Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protocolo: Larysa. Férias forçadas (15/04/2024)


Nei of

Posts Recomendados

 

 

Em 01/12/2023 em 14:35, felipevalle disse:

Cadê o save Genghis Khan pra nós?

Tá chegando hehehe Tive que rever alguns conceitos, mas agora vai.

Em 03/12/2023 em 00:58, Herr Jones disse:

Dale. Acompanharei. 

Só uma coisa: você não vai poder competir internacionalmente com nenhum clube russo e nem com a própria seleção russa, porque o FM incorporou o banimento do país feito tanto pela UEFA quanto pela FIFA. Boa sorte!

Sabia não. Eu só vi se dava para jogar e não pensei na parte internacional.

A princípio devo ter resolvido isso com o arquivo Russia back. A ver.

Em 03/12/2023 em 07:27, Andreh68 disse:

Como tem objetivos internacionais e é um save para uns 3 anos de duração espero que o @Nei of tenha usado aquele arquivo que joga a Rússia para URSS e volta para as competições europeias

Reiniciei o jogo (mas como não sou o Marcio, não irei perder o save por abrir outro tópico).

Valeu pela dica.

5 horas atrás, Fujarra disse:

De nada sei

Ma man.

3 horas atrás, LC disse:

@Nei of vai ficar de namoro com o @Fujarra ou vai postar uma atualização?

Baby, eu já cansei de me esconder
Entre olhares, sussurros com você
Somos dois homens e nada mais

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BANNERaaace576c01f53fd.jpeg

O lobo das estepes - Parte 1

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg 

O sinal está fechado e vejo um casal discutindo no carro à frente. Ele gesticula, ela rebate, para depois encostar a cabeça em sua mão, inclinada à janela direita. O homem aumenta visivelmente o movimento das mãos, seguido pelos braços, como se esse malabarismo fosse convencer sua parceira. Eles me parecem tão idiotas: devem discutir por nada, por qualquer motivo idiota que tenha incomodado a insignificante vida que devem levar.

Como gostaria de estar numa discussão idiota, por motivos idiotas.

Ao meu lado, no banco do passageiro, quem discute comigo é o passado, lutando para sobreviver ao presente. Ressoa da minha infância uma voz amiga, conduzindo-me a um lugar que não posso mais voltar.

🎶 Tili-tili-bom
Zakroj glaza skoree,
Kto-to xodit za oknom,
I stučitsja v dveri. 🎶

Sou arrebatada por uma lembrança maravilhosa. Nela, um homem passa a mão em meus cabelos, deitada em seu colo me sinto a pessoa mais segura do mundo. Enquanto ele canta para me fazer dormir. Aos poucos, o mundo exterior desaparece. 

🎶 Tili-tili-bom.
Krichit nochnaya ptitsa.
On uzhe probralsya v dom.
K tem, komu ne spitsya.🎶

A buzina do carro de trás me desperta do devaneio. O casal de idiotas já andou uns vinte metros enquanto permaneço parada. Um xingamento é proferido. O trânsito é igual em qualquer lugar do mundo. Lugar de violência e imbecilidade.

🎶Tili-tili-bom.
Ty slyshish', kto-to ryadom?
Pritailsya za uglom,
I pronzayet vzglyadom.🎶

Novamente, lanço o olhar aos documentos no banco do passageiro. São minha vida agora, meu protocolo de conduta, o objetivo exclusivo pelo qual ainda continuo aqui. Eles me puxam ao presente enquanto quero correr de volta. Duas almas habitam no meu peito, uma da outra separar-se anseiam. Aquela que fui precisa morrer para que Larysa possa viver.

🎶Tili-tili-bom.
Vse skroyet noch' nemaya.
Za toboy kradetsya on,
I vot-vot poymayet.🎶

 

o-mapa3b8b1486aa3bda16.jpeg

A montanha que paira sobre o sul de Ulaanbaatar (Ulan Bator) é a primeira montanha protegida do mundo, desde 1778. Devido ao seu significado religioso, esta bela montanha está intocada há séculos em termos de utilização de seus recursos e caça de animais. A cerimônia de adoração da montanha foi interrompida entre 1921 e 1995. No entanto, foi restaurada nos últimos anos.
Esta montanha está no limite de uma zona natural de estepe e estepe florestal. Também marca a fronteira sul da floresta siberiana e florestas da Mongólia.

Bogdkhan Uul Strictly Protected Area | Mongolia, Asia | Attractions -  Lonely Planet

O lugar é estritamente protegido e tem uma área de 416 km quadrados. Seu ponto mais alto é Tsetsee Gun, que está a 2256 metros acima do nível do mar. A Montanha Bogd Khan tem mais de 220 espécies de plantas, alguns animais raros e muitos veados, como veado vermelho, veado-almiscarado, veado siberiano, ibex siberiano, javali e muitas espécies de aves, como urubu-comum, pica-pau, cegonha e outros. A montanha é ótima para caminhadas e é popular por sua floresta com larvas, pastagens, plantas deslumbrantes e sua vida animal.
Subir até o topo do pico do penhasco de granito, Tsetsee Gun para vistas esplêndidas é realmente desafiador. O pico é uma caminhada de três horas e cinco a seis horas para a caminhada de ida e volta. A montanha foi registrada na "World Biosphere Reserve Network" em 1996.

 

O-CAMPOa1705fc979ecf6eb.jpeg 

Larysa chegou para trabalhar como preparadora física do Anduud City FC , um clube criado - em cima do Goyo FC - em 2013. Administrado por Christian Wolff de 2015 - 2020, alemão que agora é CEO do Deren FC (o que me leva a crer que devem trabalhar num sistema de franquias).

Assim como a maioria dos times da Mongólia (sim, do país), e como todos os times da segunda divisão, manda os jogos no MFF Football Centre, estádio da Federação de Futebol Mongol.

ESTADIOb6cf6bce9cd67465.jpeg

O magnânimo MFF com capacidade para 5.000 torcedores.

 

Por alguma razão, Larysa foi a única a chegar, tendo que tocar o time nos amistosos de pré-temporada. Suas ideias e bons jogos frente aos maiores clubes da cidade Ulaanbattar FC e City convenceram - até por falta de opção - conceder a ela o comando técnico durante a competição.

O elenco se reuniu num Starbucks - com Larysa prometendo que pagaria metade da conta - para se conhecer. A ucraniana esteve preocupada com o dinheiro, até perceber que só oito jogadores entraram no estabelecimento.

ELENCOeac8987edd3f9b7e.jpeg

Os melhores jogadores são os japoneses Yokoyama, Ozawa e Sase, que são gerentes (Sase, logística; Yokoyama, venda) na APU Company. Ozawa vende hot-horse numa barraquinha próximo ao estádio, e quando joga, sua esposa fica responsável.

O lobo das estepes, título dessa etapa, era o mongol Enkhbileg, que tocava o time antes de eu ter que reiniciar (para derrubar o banimento da Rússia).

Purevdorj-Enkhbileg_-Perfild98daa39ab52d 

Tsendjav e Lumbengarav trabalham na construção civil. Esse time é melhor que o que Larysa tinha na primeira versão dessa história, porém tinha tido mais tempo para preparar a equipe (comecei numa data base um ano antes da Mongólia e ficamos só nos amistosos).

ANDUUD-CITY2884bbdb19784b98.jpeg

A expectativa do clube é termina em terceiro, considerando que primeiro sobe e segundo disputa play-offs. Acredito que dá para ser campeão, mas as coisas não serão muito fáceis. Devem chegar novos jogadores, cuja contratação está a cargo do presidente.

Larysa não tem muito a oferecer como treinadora, senão boa vontade e adaptabilidade. Espera evoluir junto com o clube.

ESTILO-DE-GESTAOa7a621b1f8762286.jpeg 

Jogamos quatro amistosos, com dois empates e duas derrotas. O empate final, contra o forte FC definiu a tática 343 para a competição.

jogose92e1f151d044461.jpeg

TATICAd392d6a9a9bdd592.jpeg

vs-FC-Ulaanbatar4415a3cef255d054.jpeg

 

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg 

Caminho até o escritório de Christian Wolf. 

- Eglөөnij mènd! (bom dia) Tenho horário com o Sr. Wolf.
- Ah sim, Sra. Larysa?
- Exato.
- Ele está voltando da Federação, mas logo chegará. Aceita ayrag?  Meus pais trouxeram ontem, está uma delícia.
- Aceito. (devia ter recusado).

O alemão chegou duas horas depois. Se pudesse já havia ido embora. Mas ele é a ponte inicial para essa jornada.

- Fräulein Glodan. Desculpe o atraso.
- Senhora, retruco, mostrando a aliança.
- Ah sim, mil perdões. Você tão nova, sinto muito por tudo.

A conversa segue amistosa, Wolf é um homem expansivo, porém agradável. Explica que estava tocando o Deren FC, sempre gostou de futebol, então teve a oportunidade de tocar alguns projetos em Ulan Bator. Uma coisa levou a outra e agora ele estava administrando o clube, enquanto tocava sua empresa de construção (muitos jogadores do clube também trabalhavam na empresa).

- Desculpe, mas o nome que Alexey me passou era outro. Androide, algo assim.
- Ah, velho Romanoff, meu irmão. Deixei o Anduud há dois anos, sou Deren. Resolvi ficar na primeira divisão, enquanto o Anduud foi relegado à segunda. 
- E o trabalho então será na primeira divisão?
- Não, não, não aceitariam uma... pessoa de fora, digo, você acabou de chegar né. Eu tenho meus contatos no Anduud. Estão esperando você para iniciar a pré-temporada, querem subir esse ano, precisam mesmo de uma preparadora física.
- Ah, entendi. Compreendo completamente, não quero pular etapas. Onde fica a sede deles?
- Sede? Ah, eles jogam no estádio da Federação, como todo mundo. Sede não tem, tem um grupo de Telegram, passa teu número que eles adicionam.

Após ser adicionada, combino o encontro num Starbucks que vi ao chegar no escritório, pois era a única referência de lugar público que tinha até aquele momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to Protocolo: Larysa. O lobo das estepes - Parte 1 (04/12)

Essa liga é interessante, por ser desconhecida. Já treinei uma das equipas de Ulan Baatar numa das edições antigas do FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço esse cara da estatua ai

A imagem do Okoyama ta trocada

Olha, eu encaro muita coisa,gosto de experimentar, conhecer a cultura

Mas Ayrag é uma das coisas que provavelmente nunca provarei

Meus primeiros 5 amistosos no Mazaalay foram 5 derrotas. Me senti vc! 😂

imagino que vc nao use o newgan faces dos regens ne

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Cadete213 disse:

Essa liga é interessante, por ser desconhecida. Já treinei uma das equipas de Ulan Baatar numa das edições antigas do FM.

Já estou completamente envolvido. Vontade é de ficar na Mongolia hahaha

17 horas atrás, Andreh68 disse:

Conheço esse cara da estatua ai

A imagem do Okoyama ta trocada

Olha, eu encaro muita coisa,gosto de experimentar, conhecer a cultura

Mas Ayrag é uma das coisas que provavelmente nunca provarei

Meus primeiros 5 amistosos no Mazaalay foram 5 derrotas. Me senti vc! 😂

imagino que vc nao use o newgan faces dos regens ne

 

Um molequinho qualquer aí dono do maior império do mundo.

Trocada já, valeu.

Eu estava pesquisando, aí quando vi a descrição, leite de cavalo fermentado, não vai hahaha

Acabei de bater o Mazaalay. O Anduud é bom, lógico que contra os times grandes não dá. O Ulaanbaatar City tem até brasileiro: um craque formado pelo Coritiba.

Não usei, foi muita coisa para atualizar, mas nas próximas vou ver se coloco o newgan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BANNERaaace576c01f53fd.jpeg

O lobo das estepes - Parte 2

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg

- Ты с ума сошёл? (você está louca?)

- Pois é Aleksey, tive que tomar uma decisão rápida e ficaria estranho recusar. Mas está tudo sob controle.

- Controle, sei. Nadezdha, a ideia era ficar low profile e agora, com a mídia e tudo?

- Eu preciso da mídia, Romanoff, sabes disso. E mais, mídia, na segunda divisão daqui? Os caras publicam num site alguma coisa e só da primeira.

Em certa medida ele estava certo, porém, chamar Aleksey pelo sobrenome era a forma que eu usava para ressaltar minha autoridade. Vim para Mongólia para reorganizar a vida e fundar as balizas do meu plano.  Do nosso plano. A mudança apresentada por Christian Wolf era um obstáculo, e não gosto de improvisar, mas a vida não pergunta se você gosta do adversário.

E como diz o ditado, quem quer vencer...

Trabalhar no Anduud propiciava o acesso que eu precisava. Mesmo que desejasse permanecer nos bastidores, no trabalho parcial de preparadora física, estar no comando técnico poderia adiantar o cumprimento dos nossos objetivos. Inclusive, que Aleksey não me ouça, mas já estava pensando em trazê-lo, assim que conseguisse reconhecimento o suficiente aqui.

Aceitar o trabalho como treinadora não se mostrava um absurdo. Tenho conhecimento teórico e, bem, o futebol aqui não é o que podemos chamar de alto nível.

No primeiro dos poucos treinos que fizemos tive que adaptar alguns termos. Lembro da cara dos jogadores quando, em mongol, gritei:

- Quero que joguem com amplitude e forcem na temporização dos extremos desequilibrantes.

Precisei reduzir a exigência, até porque o zagueiro Donrov (45 anos) veio reclamar, alegando não ter idade para treinar tanto. Simplifiquei as coisas e a resposta foi espetacular. Esperava um pouco mais de rejeição, é verdade; recebi respeito e apoio.

Estou gostando demais de trabalhar aqui, o plano está desenrolando bem. Quem dera pudesse ficar, viver minha vida e curtir esse momento.

Quem dera.

 

********

 

- Glodan, Larysa Glodan. O Sr. Sanjaagiin está a minha espera.

- Sim, srta. Larysa. Aceita ayrag enquanto aguarda?

- É senhora, por favor. E não, obrigado.

Dali a quinze minutos eu daria inicio a reunião mais determinante da minha vida. O sr. Sanjaagiin Temuujin, ex-primeiro-ministro mongol, era a chave de ignição do Protocolo.

 

O-CAMPOa1705fc979ecf6eb.jpeg

Invasão Japonesa à Mongólia

Após muitos jogos atrasados, lideramos

 

Um gol tomado no primeiro jogo indicou a mudança no esquema tático, saindo do 343 para o 442. Sem bons laterais, improvisei o zagueiro Odbayar na lateral direita, e ele não comprometeu, apesar de reclamar da improvisação.

image.thumb.png.0f36ffbf8d7d174248b2461f5e832f16.png

Porém, se a mudança para o 442 deu resultado, preciso agradecer ao trio japonês Sase, Yokoyama e Ozawa, que foram a espinha dorsal desse time.

image.thumb.png.f5f64c0e95131f26c16bc20b27179cfb.png

DMYu - Mazaalay - Arvis - Khukh - Khaan

image.png.321b39948ac793d181de8464c2c0592d.png

Íntegra Elenco Finanças

 

o-mapa3b8b1486aa3bda16.jpeg

Os ventos de Takashima

A primeira invasão Mongol ao Japão

 

Não se sabe ao certo o motivo da invasão mongol ao Japão, mas justamente pelos relatos de Marco Polo, sabemos que era de conhecimento da China que o Japão extraia uma boa quantidade de ouro desde o século VIII, chegando a haver o rumor de que haveriam palácios de ouro flutuando sobre as águas do arquipélago. Sabemos que o Rei Wojong da Coréia (1259-1274), aliado ao Bakufu antes da conquista mongólica sobre seu território, alertou o Shogunato do interesse de Kublai Khan em conquistar todo o mundo conhecido, como um Destino Manifesto dos Khans, instituído pelo Céu Tiàn.

Independente das razões de Khublai Khan, em 02 de novembro de 1274 a frota de incursores mongóis deixou os portos coreanos e atacaram Sasuura, na ilha de Tsushima, enfrentando 80 samurais liderados por Sô Sukekuni (1207-1274) na praia de Komoda. Em 13 de novembro atacaram a ilha de Iki, derrotando seu lorde, Taira Kagetaka do Castelo Hinotsume, antes de avançarem entre os dias 15 e 16 sobre a península de Matsuura e por fim arremetendo nas praias da Baía de Hakata em 19 do mesmo mês.

4.jpg.webp

A resistência da ilha de Kyushû foi bem sucedida mesmo sem receber os devidos reforços do Bakufu. Era esperado que o Shogunato enviasse tropas para resistir a invasão, já que a Baía de Hakata era um dos poucos lugares lógicos onde poderia haver desembarque das tropas mongóis, entretanto, sem a chegada dessa ajuda levou aos samurais terem que repensar sua forma de combate. E esse é um momento crucial para a história militar japonesa, pois ali naquela praia diante da escassez de força armada os samurais tiveram que convocar do campo até os camponeses para que pudessem massificar o exército contra o inimigo que vinha em grande número.

5.jpg.webp

 

Na noite do dia 19 para 20 de novembro os navios que saíram foram atingidos por uma forte tempestade que fez os navios serem jogados contra rochedos em Tsushima causando uma grande baixa nos números. Esse evento muitas vezes é creditado como tufões, apesar de não haver indícios claros na documentação. Nem mesmo para os mongóis fica claro o que aconteceu, visto que Kublai Khan parecia otimista que tinham conseguido intimidar os japoneses ignorando nas fontes que tivesse sabido da perda de sua frota.

6.jpg

 

A segunda invasão Mongol ao Japão: Kamikaze ou os ventos divinos

A Armada da Rota Sul enfim chegou no final de Julho e início de Agosto, se estabelecendo com a Armada da Rota Oriental em Kyushu nas proximidades de Hirado. Assim, em 12 de Agosto iniciou a batalha de Takashima que durou dois dias, até que em 13 de Agosto, sem os mongóis serem capazes de se manter acampados em terra, uniram seus navios por cordas, correntes e plataformas de madeira para fazer uma fortaleza flutuante na baía de Imari. Foi nessa noite, na virada para 14 de Agosto que um mau tempo e ondas fortes novas voltaram a acontecer e a frota foi dizimada pelos chamados Ventos Divinos, ou Kamikaze. Agora, foram esses ventos apenas fortes ou tufões de facto?

É nesse evento que o Prof. Thomas D. Conlan defende sua “tese de pouca necessidade para intervenção divina”, ou seja, independente de uma catástrofe climática ter atingido a frota mongol ou não, isso não é o principal motivo da derrocada da invasão. Mas sim a capacidade dos samurais se adaptarem para lutar contra uma cultura bélica de conceitos e virtudes tão diferentes da sua. A massificação do exército convocando camponeses para formarem infantarias, a fortificação de muros de pedra envolta da baía para deter o avanço rápido do inimigo, a mudança de tática atacando diretamente os navios com o uso da katana como destaque (que inclusive foi melhorada as técnicas de forja da primeira para a segunda invasão) no convés dos navios inimigos e, no geral, a capacidade de resistirem e manterem os estrangeiros no mar é o principal motivo da vitória. Os tufões, se existiram, só foram capazes de destruir a frota armada da Dinastia Yuan porque os samurais impediram que ficassem em terra.

 

Recortes de História Militar em Debate | Os Ventos de Takashima: As invasões mongóis ao Japão e a pouca necessidade de intervenção divina (historiamilitaremdebate.com.br)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to Protocolo: Larysa. O lobo das estepes - Parte 2 (07/12)

Povo Mongol foi (e é) algo especial. O teritório que conquistaram foi algo incrível...e agora vais conquistando os relvados da Mongólia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Ozawa ai fez gol em mim.

E o Gantsolmon o adjunto sempre pede para eu por mas nao tenho dado muitas chances.

Tudo muito junto ai no topo,mas acho que vem a promoção

Incrivel, 2 tempestades destruindo as frotas.

Ja vi muito save viking, mas mongol nao tem ne, um pecado com tudo que tivemos na historia.. Falta tb um macedonico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cadete213 disse:

Povo Mongol foi (e é) algo especial. O teritório que conquistaram foi algo incrível...e agora vais conquistando os relvados da Mongólia.

O maior da história. Pararam no nosso inimigo em comum: os rus🫣

19 minutos atrás, Andreh68 disse:

Esse Ozawa ai fez gol em mim.

E o Gantsolmon o adjunto sempre pede para eu por mas nao tenho dado muitas chances.

Tudo muito junto ai no topo,mas acho que vem a promoção

Incrivel, 2 tempestades destruindo as frotas.

Ja vi muito save viking, mas mongol nao tem ne, um pecado com tudo que tivemos na historia.. Falta tb um macedonico!

Ozawa meteu dez assistências e oito gols em 14 jogos, simplesmente. (Sim, eu já terminei a temporada)

O negócio dos khan era cavalo no chão.

Assistiu Marco Polo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu chegar e se adaptar bem à nova cultura, teve sorte de encontrar um lugar que permitiu conquistar o espaço para treinar uma equipe principal e pelo que dá pra perceber dos amistosos ao começo da temporada valendo mesmo na liga, o time deu um belo salto de qualidade e certamente será um adversário a ser batido.

Conseguiu arrumar o negócio da Rússia não se classificar para as vagas continentais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2023 em 18:44, Andreh68 disse:

Da netflix, com muita liberdade historica e poetica que suspenderam do nada sem um encerramento digno? essa sim

Quão sem graça seria a vida sem liberdade histórica e poética, hein? E o encerramento diz muito das pessoas, que não conseguem enxergar no diferente algo muito interessante, no máximo peculiar. 

Até considero que hoje teria uma repercussão melhor e, quem sabe, mais temporadas. Posso estar errado, mas o cinema chinês (existe?🤭) não tem o mesmo embalo do sul-coreano, por exemplo. (dei uma pesquisada aqui e parece que tem coisa de lá sim. eu gosto, inclusive recomendo sempre a série Kingdom, pra quem gosta de zumbi).

Vi também que teve um filme cazaque muito premiado, sobre a juventude de Chinggis Khan. Procurei nos meios oficiais, mas acho que vou ter que apelar para a corsaria.

Em 08/12/2023 em 14:36, Herr Jones disse:

Conseguiu chegar e se adaptar bem à nova cultura, teve sorte de encontrar um lugar que permitiu conquistar o espaço para treinar uma equipe principal e pelo que dá pra perceber dos amistosos ao começo da temporada valendo mesmo na liga, o time deu um belo salto de qualidade e certamente será um adversário a ser batido.

Conseguiu arrumar o negócio da Rússia não se classificar para as vagas continentais?

Então, entre o antigo save o reload para colocar a URSS livre (já respondendo, parece que consegui arrumar a russia para vagas continentais) eu tive a chance de melhorar algumas coisas, pelo menos em termo de ideias. No primeiro save, tive oito meses de preparação (já que comecei numa data base de outro pais, sei lá porque), o que deu chance de conhecer melhor os jogadores, testar muito em amistosos. Nesse, com pouco tempo de preparação, arrumei algo que vi que poderia dar certo: jogar com template tático padrão (controle da posse de bola) e não deixar no personalizado que tinha criado, que priorizava a qualidade dos jogadores: afinal, eles não tem qualidade.

Eu estava bem no outro save, mas via o desempenho cair e não sei se conseguiria chegar bem até o final, mudando de esquema com o trem andando.

Por outro lado, o time atual é melhor que o anterior. Lá, quando chegou a data de transferências no meio do ano, os craques saíram (os japoneses) e fiquei só com mongóis. E assim, um japonês de 45 anos como o Yokoyama aqui, é como ter o Seedorf no Brasil. O cara deita.

Ou seja, tive menos tempo para preparar, mas tenho um time mais qualificado e mais conhecimento do campeonato e do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BANNERaaace576c01f53fd.jpeg 

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg 

Pascha

File:Pascha, Köln-1739.jpg

Pode fotos tiradas em um prédio, incomodar tanto algum político?

 

Havia um grande espaço a percorrer entre a porta e a cadeira que me foi oferecida. Caminhei diante daquela suntuosidade e só conseguia pensar que o Sr. Temuujin tinha mais espaço em seu escritório que meus jogadores para treinar. Dias antes, inclusive, pedi a ampliação do local de treinos, e recebi um sorriso sarcástico em troca.

Observo a parede, com quadros famosos e condecorações. Pelo dossiê que carrego nas mãos, chego a duvidar que ele merecesse tanta honraria. Mas, não deixo transparecer meu desgosto de ter que interagir e dividir o mesmo cômodo que ele.

A tranquilidade na fala nem de longe entregava o político implacável que fora durante sua vida: contra tudo e contra todos, costumava dizer, limparia a nação. No discurso político, amava a família, a pátria e a justiça. Na prática de gabinete, parece esquecer de sua teoria. Toca em meu ombro, sugerindo que me sentasse, deixando seu braço descer e, de maneira supostamente acidental, sua mão é percebida em impedimento.

Olho em sua direção, de maneira firme e séria. Ele se retrai, demonstrando que não está acostumado a ser rebatido. Porco. Pulha.

De certa forma, agradeço o ato indecoroso. Deu-me o que precisava para continuar com a missão.

Começamos a reunião, que deveria se tratar sobre mulheres no esporte, ou algo do gênero, como se eu estive levemente interessada neste assunto. É incrível como colam nas pessoas motes ideais, causas intrínsecas; o que, por outro lado, favorece momentos como esse, onde precisamos massagear o ego dessa cambada de hipócritas. Ah, como eles amam se sentir necessários. Otários.

Enfim, fingi interesse na conversa fiada sobre incentivos e indicações, do desejo de ver a neta ser livre para... Ah, chato, muito chato. Mudo repentinamente de assunto.

- Desculpe a pergunta, Sr. Sanjaagin (posso te chamar assim, espero): você que estudou em Moscou, o que acha dessa guerra na Ucrânia?

- Hã, ah sim, você quer dizer a operação militar especial no Donbass?

- A gente mastiga e rumina palavras dos outros e depois as devolve, sem digerir. E, se estamos falando de eufemismo, sabe o que isso me lembra? Um prédio rosa, com boas companhias.

- Desculpe, Srta. Glodan, não consegui acompanhar teu raciocínio.

- Foi exatamente por isso que trouxe um portfólio, com bastante informação, fotos, vídeos, muito interativo. Você vai gostar bastante da qualidade das imagens que foram tiradas em Colônia, na Alemanha. Espero que esteja com a tarde livre.

Senti dele a compreensão esperada as palavras que proferi. Seu tom de pele ficou um tanto mais claro, e o rubor que combinava com a intumescência em suas pernas, quedou tão rápido quanto a precoce queda do seu governo.

Deixei o envelope na mesa e saí. Tinha treino aquela tarde ainda.

 

O-CAMPOa1705fc979ecf6eb.jpeg

Heineken Club

Ayrag no chopp

 

Conhecemos nossa primeira derrota na competição após golear o ARD na Taça da Mongólia. É verdade que o nosso desempenho estava caindo, mas sofremos indevidamente contra um time mais fraco.

Contra um time que em russo significa “de bom humor” ou algo assim e que no início se chamava Heineken, foi água no nosso chopp. E perder pontos ao Khromkhon me deixou foi de mau humor. No jogo seguinte, pegamos novamente eles (coisas da organização mongol) e o resultado não foi muito diferente: controle nosso, uma chance deles.

image.thumb.png.5f2e1c7df6e61e8b96101ed2e8d4ce3d.png

Cheguei a pensar que o 442 controle da posse estava em risco, especialmente verificando que os caras nos venceram no contra-ataque Argel Fuck. Mas, como costumo dizer aos jogadores: confiem no processo e tudo dará certo.

Confiei e voltamos a vencer.

image.thumb.png.914046b36d4172b41c3c6a78248ede9c.png

ARD - Arvis - DMYu

 

Por alguma razão, a tabela veio sem pontos ganhos, mas na íntegra estão os dados todos. Abrimos três pontos do vice-líder e seis do terceiro colocado, que tem um jogo a menos.

image.thumb.png.2d1b867c7a936a9cc40256e0e05dbcfe.png

Íntegra - Finanças - Tática - Confiança - Jogadores - Sem torcida

 

Os destaques ofensivos do elenco, ainda comandados pelos japoneses, são a dupla de ataque mongol: o lobo solitário (que não anda sozinho) Enkhbileg - que aos poucos vai se apresentando como um apoiador, e o goleador Khan Enkhsaik.

 

o-mapa3b8b1486aa3bda16.jpeg

O jugo tártaro-mongol

Os efeitos da invasão mongol à Rússia

 

A dependência das terras russas da Horda foi chamada de “jugo” pelo cronista polonês Jan Dlugosz, em 1479, nas Crônicas do Glorioso Reino da Polônia. Em russo, essa palavra foi registrada pela primeira vez em 1674, no livro histórico "Sinopse", de Innokénti Giesel, publicado em Kiev e muito popular na Rússia. A partir daí, o termo foi abraçado pelo historiador russo Nikolai Karamzin, que criou e fundamentou o conceito de "jugo tártaro-mongol".

image.png.1dcaddd40a6809e8b9b68492d747f169.png

"Os baskaki", de Serguêi Ivanov.

 

Assim, descrevendo a invasão do exército mongol, Karamzin oferece imediatamente uma interpretação desse evento e depois analisa tudo só com base nessa interpretação. Ao descrever como o príncipe Iaroslav Vsevolodovitch foi a Batu Cã, em 1243, para receber o primeiro "iarlik", um tipo de documento mongol que permitia governar, Karamzin diz inequivocamente: “assim, nossos soberanos renunciaram solenemente aos direitos de um povo independente e curvaram seus pescoços sob o jugo dos bárbaros."

Leia mais sobre essa história em: Jugo Tártaro-Mongol: realidade ou especulação de historiadores? - Russia Beyond BR (rbth.com)

 

O jugo russo

liberdade histórica e poética aplicada

 

No início da invasão da Ucrânia pela Rússia, era amplamente esperado que a guerra teria um impacto profundamente negativo na economia mongol. A Mongólia é o vizinho direto do sul da Rússia e sua economia depende significativamente da importação de bens estrategicamente importantes da Rússia.

A Mongólia importa cerca de 28% de seus produtos da Rússia e é totalmente dependente dos produtos petrolíferos russos. A vulnerabilidade do país a essa dependência já foi exposta várias vezes no passado. Em 2008, a petrolífera russa Rosneft propôs a construção de 100 postos de gasolina na Mongólia. Embora o Parlamento da Mongólia não tenha aprovado o plano no início, Ulaanbaatar mais tarde reconheceu a importância da empresa russa como principal fornecedora de combustível do país e, posteriormente, assinou contratos favoráveis à Rosneft.

Os laços económicos, geográficos e históricos entre a Mongólia e a Rússia tornaram difícil para a Mongólia resolver a sua dependência de Moscovo. Como os líderes políticos e diplomatas mongóis têm um forte desejo de preservar suas relações com a Rússia, a Mongólia optou por permanecer politicamente neutra sobre a guerra na Ucrânia, recusando-se repetidamente a apoiar resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas que condenam os atos de agressão russos.

Ao contrário da Mongólia, países da antiga União Soviética, como Quirguistão, Geórgia e Armênia, dependem da Rússia para comércio, investimento, turismo e remessa. As sanções internacionais à Rússia levaram a um aumento dos fluxos de capitais russos, comércio exterior e turismo para esses países, aprofundando sua dependência da Rússia.

O risco da guerra para a economia mongol é limitado à sua dependência de produtos petrolíferos importados. Mas pesadas sanções internacionais à Rússia tornaram difícil para a Mongólia manter suas importações de petróleo. Para reduzir o custo de importação de produtos petrolíferos e estabilizar o seu abastecimento, o gasóleo foi isento do imposto especial de consumo da Mongólia até julho de 2023. Após longas discussões com fornecedores russos, as autoridades mongóis garantiram um fornecimento constante dos principais produtos petrolíferos até 2027.

 

fonte traduzida: Mongolia in the middle of the Russia–Ukraine war | East Asia Forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to Protocolo: Larysa. O lobo das estepes - Parte 3 (11/12)

Estou gostando bastante da parte histórica que traz todo post, e da separação das seções.

Em campo parece que as coisas vão dar certo. Fora dele, ainda está bem nebulosa a trama, com o papel desempenhado pela personagem principal se desenrolando aos poucos, bem interessante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cadete213 disse:

Esse prédio nem dá nas vistas, kkkkk. Boa forma e boa liderança, mas 3 pontos é curto.

Como o campeonato é bagunçado na questão de rodadas, já que jogamos no mesmo estádio, logo os pelotões estarão separados. Por isso incomodou perder pontos ao Khromkhom, pois dá a oportunidade para me alcançarem.

Circulou uma notícia do Patcha hoje e deu uma ideia. O cidadão que inspirou o personagem do Sr Temuujin é uma criatura política que se daria muito bem nas canteras brasileiras de politicagem. Corrupto e pilantra.

Musei o nome pra evitar alguma má vontade, embora se tratando de uma ficção.

4 horas atrás, Marcolation disse:

Estou gostando bastante da parte histórica que traz todo post, e da separação das seções.

Em campo parece que as coisas vão dar certo. Fora dele, ainda está bem nebulosa a trama, com o papel desempenhado pela personagem principal se desenrolando aos poucos, bem interessante.

 

Eu queria trazer curiosidades mais específicas, pois imagino que de certa forma, nós temos um bom conhecimento do império mongol. Em relação à Mongolia, devo deixar de lado histórias do império, a não ser algo que faça sentido, como a da atualização passada. 

No entanto, acabei tendo um certo adversário não pensado, que é o alfabeto: não é tão fácil pesquisar em Cirilo😅

Sobre a trama, a ideia é essa mesmo, entrar pouco e apostar no efeito série para manter o interesse hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim os japoneses foram imparaveis, e as datas do calendario realmente sao meio caoticas. Acabei por nao verificar direito a questao dos jogos simultaneos 😂Nas rodadas finais eu querendo acompanhar, e esqueci que é um estadio so. A questao dos japoneses poe um dedo num defeito da SI. Eles nao foram parar ali por acaso, mas o jogo nao permite que se repita, se contrate, se reponha a altura.

Vou te falar, playoff de promoção é a morte, a distancia das equipes é muito grande.

Poxa, temos gado em Ulaanbaatar? Fiquei bem por dentro do aspecto politico-cultural da Calmúquia, mas confesso que dahistoria Moderna daMongóliameu conhecimento é parco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2023 em 11:43, Andreh68 disse:

Para mim os japoneses foram imparaveis, e as datas do calendario realmente sao meio caoticas. Acabei por nao verificar direito a questao dos jogos simultaneos 😂Nas rodadas finais eu querendo acompanhar, e esqueci que é um estadio so. A questao dos japoneses poe um dedo num defeito da SI. Eles nao foram parar ali por acaso, mas o jogo nao permite que se repita, se contrate, se reponha a altura.

Vou te falar, playoff de promoção é a morte, a distancia das equipes é muito grande.

Poxa, temos gado em Ulaanbaatar? Fiquei bem por dentro do aspecto politico-cultural da Calmúquia, mas confesso que dahistoria Moderna daMongóliameu conhecimento é parco.

Sim, os japoneses são de outro nível. 

Olhei aqui agora e é assim. Tem um time na segunda divisão, o time 2 do Khan Khuns Erchim (que é o maior time da Mongolia), com estádio próprio. Aí, quando tem jogo dele, acaba tendo outro no mesmo dia. Os demais jogos da rodada são espalhados durante a semana. Acaba tendo jogo todo dia, o que me leva a pensar se os torcedores que comparecem aos jogos são dos times ou são habituais torcedores de futebol hahahha

Eu ainda não mexo nas contratações, então não posso qualificar ou buscar qualificação da minha equipe. Ao que vi, tem muito jogador mongol livre que são melhores que os meus. Não peguei playoff dessa vez, mas fui a frente na Copa da Mongólia e tomamos um pau do Deren FC, que nem é tão forte.

Se tem gado de Ulanbaatar: liberdade poética. Do que eu pesquisei, por enquanto (pesquisei as cabeças, não a oposição), é tudo socialista né, maoísta, no caso. Com as influências chinesas. Eu coloquei de zoeira, até para fazer um paralelo com Pascha e a hipocrisia tem que professa bons costumes. Se fossemos fazer um paralelo entre Mongólia e Brasil, os políticos na cabeça estariam mais próximos da fase Lava-Jato - Empreteiras (para não citar partidos e tirar o foco de que político é tudo uma porcaria só): o cara em que me inspiro foi preso envolvido com desvio de dinheiro em minas de carvão (sei lá) e depois escondendo em off-shores.

Ele cai em 2008 (se não me engano), depois de protestos e mortes de populares. Enfim, o mundo é tão globalizado que até as porcarias são iguais.

Na próxima atualização eu vou trazer alguns aspectos da Mongólia Moderna, considerando que algumas coisas que me chamaram atenção foram levando a pesquisa para elas. É total curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BANNERaaace576c01f53fd.jpeg 

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg 

Doveryai, no proveryai

image.thumb.png.41e59956de48328571d077bb60ca5b0f.png

Há uma bíblia aberta em minha frente, na mesa de centro do escritório de Christian Wolff. Leio alguns versos, que em russo declamam o destino dos maus: “Com perversidade no coração, trama o mal, em todo tempo semeia contendas. Por isso, de repente lhe sobrevirá a desgraça; de improviso ruirá, irremediavelmente!”. Enquanto reflito sobre tais provérbios, o alemão aparece, todo agitado.

- O que vocês fizeram? O partido está uma loucura, nunca vi tanta movimentação. Os caras estão animados, animados demais. Demais!

Fazia sentido. Ao contrário de sanguessugas habituais, o meu dossiê trazia uma tábua de salvação ao establishment mongol – especialmente no contexto geopolítico Rússia-China-Ucrânia. O pulha Temuujinn não deve ter entendido nada, afinal, quem ameaça um político a fazer algo bom?

Logicamente, eu tinha minha própria agenda, e o interesse mongol coincidia com o meu naquele momento. Eu semeara contendas sem perversidade no coração.

Wolff me entregou um buquê gigante de Artemisia, disse que representava o sucesso e a boa sorte. Sua assistente chegou toda animada com mais ayrag que sua mãe teria enviado especialmente para a grande treinadora de futebol. Pensei em aceitar e jogar na primeira lixeira que encontrasse, mas ela estava preparada com três copos. Brindamos. O pior é que já estou me acostumando com o sabor.

Guardei meu copo na bolsa, peguei os presentes e me despedi. Já na rua, juntei-me ao grupo de espectadores que aguardava ansiosamente pela ação policial que fechara o perímetro. Notei que havia mais gente ali que torcedores nos nossos jogos.

Minutos depois, um alemão de meia-idade saía escoltado pela polícia. É, senhor Wolff, não vale a pena me sacanear.

image.thumb.png.fc30cb2e2a98a9b190392f18943fa4e0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nei of disse:

Sim, os japoneses são de outro nível. 

Olhei aqui agora e é assim. Tem um time na segunda divisão, o time 2 do Khan Khuns Erchim (que é o maior time da Mongolia), com estádio próprio. Aí, quando tem jogo dele, acaba tendo outro no mesmo dia. Os demais jogos da rodada são espalhados durante a semana. Acaba tendo jogo todo dia, o que me leva a pensar se os torcedores que comparecem aos jogos são dos times ou são habituais torcedores de futebol hahahha

Eu ainda não mexo nas contratações, então não posso qualificar ou buscar qualificação da minha equipe. Ao que vi, tem muito jogador mongol livre que são melhores que os meus. Não peguei playoff dessa vez, mas fui a frente na Copa da Mongólia e tomamos um pau do Deren FC, que nem é tão forte.

Se tem gado de Ulanbaatar: liberdade poética. Do que eu pesquisei, por enquanto (pesquisei as cabeças, não a oposição), é tudo socialista né, maoísta, no caso. Com as influências chinesas. Eu coloquei de zoeira, até para fazer um paralelo com Pascha e a hipocrisia tem que professa bons costumes. Se fossemos fazer um paralelo entre Mongólia e Brasil, os políticos na cabeça estariam mais próximos da fase Lava-Jato - Empreteiras (para não citar partidos e tirar o foco de que político é tudo uma porcaria só): o cara em que me inspiro foi preso envolvido com desvio de dinheiro em minas de carvão (sei lá) e depois escondendo em off-shores.

Ele cai em 2008 (se não me engano), depois de protestos e mortes de populares. Enfim, o mundo é tão globalizado que até as porcarias são iguais.

Na próxima atualização eu vou trazer alguns aspectos da Mongólia Moderna, considerando que algumas coisas que me chamaram atenção foram levando a pesquisa para elas. É total curiosidade.

Até onde sei nos docs que vi a capital é bem poluída pra se viver. Tipo uma Cubatão (SP) piorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, felipevalle disse:

Até onde sei nos docs que vi a capital é bem poluída pra se viver. Tipo uma Cubatão (SP) piorada.

E tem mais isso. Uma das cidades mais poluídas do mundo. 

O que é meio ridículo, considerando que tem um parque maior que cidade de preservação, e não tem gente o suficiente pra justificar. E eles tão vendendo um programa de plantar um bilhão de árvores.

Vou investigar.

4 horas atrás, Cadete213 disse:

Oh oh, a corrupção é contagiante e espalha-se por esse mundo fora.

Só não é mais contagiante que o fascismo. O fascista fascinante deixa gente ignorante fascinada.

😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BANNERaaace576c01f53fd.jpeg 

O-CAMPOa1705fc979ecf6eb.jpeg

A mão invisível do mercado

Os efeitos de uma diretoria inútil

 

É sempre bom destacar que não tenho ingerência nas contratações ou renovações do time. Essa é uma regra que será desbloqueada após o primeiro título: de primeira divisão. Portanto, no momento só posso observar o presidente fazendo suas brincadeiras (e quem viu a atualização anterior, sabe como são os dirigentes por aqui).

Pois bem, a janela de transferências abre em fevereiro e fecha em julho. Ou seja, praticamente todo o segundo turno os times ficam a mercê de perder jogadores. Bem, todo mundo que joga em time não profissional sabe como funciona, eu não devia estar tão indignado. Agora, "venderam", na reta final do campeonato, simplesmente três dos melhores jogadores do time: os japoneses Sase (ZAG) e Ozawa (PONTA), além do artilheiro Sükhbaatar Enkhsaikhan. Por sorte, nos tínhamos uma boa gordura, e perdê-los não tremeu tanto.

Aí, analisemos a reposição: dois goleiros, um meia esquerdo e um atacante (não vou considerar Bat-Orgil, zagueiro, que chegou após o fim do campeonato. E o que nós precisávamos? Um zagueiro e um lateral direito. É pra acabar mesmo.

image.thumb.png.b32ef7885ee2b2c3f18c7e65e88be5ab.png

Spoiler

Bat-Erdene-Munhbat_-Perfil009344e24df1de 

Enkhtaivan-Munbat_-Perfil50c7a6aba7d60da 

Sergelen-Zolbayar_-Perfil23c63bf8f0e9642 

Gajkhuu-Monkhsuld-Usuhjargal_-Perfil1fbc 

E assim, não é como não tivesse jogadores, o próprio setor de observação tem vários nomes LIVRES (!!!), que sequer são cogitados pelo diretor.

image.thumb.png.5ab09c789a5372fa7edd6c64db9e120a.png

 

Copa da Mongólia

Derrubamos um gigante

 

As odds não eram boas para gente. Vencer o líder da primeira divisão parecia impossível. Fizemos história, nos pés e na cabeça de Sükhbaatar Enkhsaikhan, QUE A DIRETORIA DEU DE GRAÇA PARA UM TIME DA TERCEIRA DIVISÂO!!!!!!!!

image.png.263b6560a5ec332d58b91975acbc85fe.png

image.thumb.png.2bd0d48999c5d6df8bd97cc137eb604e.png

 

 

Ultrapassar o U-City nos fez acreditar que o céu era o limite. Aí o time do Christian Wolff (de verdade) tratou de nos devolver à realidade.

Taca-da-Mongolia_-Fases50d245ea9187330f.

 

Segunda Divisão (Aqui, chamada de Primeira Liga... Assim como a Primeira Divisão)

Para quem duvidou, olha aonde nós chegamos

 

O time vinha bem, segurando a liderança. Emendamos três vitórias seguidas e, após eliminar o U-City, estávamos com a motivação apontada pro céu. Aí veio a diretoria e fez o favor de atrapalhar o meu trabalho.

Perdemos pontos para o lanterna Khan-Ul e fomos eliminados pelo Deren. Ainda assim, os outros times patinaram, fazendo com que chegássemos frente ao Western "fora" com a chance de levar o título com um empate. 

Seria o primeiro jogo sem Sase e o Enkhsaikhan. Depois de quinze dias parados, eu não sabia como o time voltaria - se desconsiderar a Copa, ficamos mais de um mês sem competição (coisas do calendário). 

O jogo começou, cinco minutos e pênalti: Ozawa bateu e errou. Tudo bem, o empate era o que precisávamos. Então, brilhou a estrela de Teemujin, substituindo o Enkhsaikhan: hattrick e goleada para comemorar.

E SOMOS CAMPEÕES!

Western---Anduud-City_-Relatorio8fab625e

Cumprimos tabela nos jogos (meses) seguintes, garantindo dez pontos a frente do... Maazalay do @Andreh68, que subiu via playoffs.

image.thumb.png.abb5334e76b265fd19e39e7a15bc27a2.png

Western U-City KKErchim2 DoAndre Kahn-Ul Deren Western Khukh Khan-Ul Khad

 

image.thumb.png.866677f113f6358a07d78951fe3a700e.png

Finanças Jogadores Domínio Anduud Equipes

 

Com o título encaminhado, pedi para estudar e tirar a Licença B. Enquanto isso, comecei a sondar vagas em outras equipes. Infelizmente, parece que um título não é suficiente para contratar uma mulher como treinadora.

Recusas:

 

Speranta Drochia (MOL)

Dinamo Auto-Tiraspol (MOL)

Victoria Bardar (MOL)

FC Ulaanbaatar (MON)

 

Após sair a notícia de que Larysa estava interessada no cargo do FC Ulanbaatar, o Anduud anunciou  a chegada de Sedbazar Vandan como “adjunto”. Como eu não queria correr riscos, aceita a renovação de contrato com um bom aumento de salário.

Renovação de Contrato

 

o-mapa3b8b1486aa3bda16.jpeg 

Tentando entender porque a Mongólia escreve em Cirilo

 

Mongólia: desvendando as narrativas conturbadas de uma nação

Na primavera de 1991, Franck Billé sentou-se em um cinema do norte de Londres assistindo ao filme Urga. O premiado filme de Nikita Mikhalkov conta a história da improvável amizade que se desenvolve entre um caminhoneiro russo e um pastor mongol. Billé, um estudante de língua russa da Universidade de Westminster, ficou cativado pela narrativa do filme e pelas paisagens deslumbrantes. Ele decidiu que, em vez de ir para Moscou para o semestre no exterior exigido por seu curso, ele iria viajar para Ulaanbaatar.

Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, a Mongólia compartilha uma fronteira com duas das maiores potências do mundo, que há muito desempenham um papel fundamental em sua identidade. A Rússia, situada ao norte da Mongólia, é um ator em declínio no cenário global. A China, ao sul, é uma economia florescente e faminta pelos recursos que a Mongólia possui – notadamente carvão, cobre e ouro.

Preparado por avisos terríveis nas páginas de seu guia, Billé estava nervoso de que, como um estranho de língua russa, ele não seria bem-vindo. Seus temores eram infundados. Em vez disso, ele ficou impressionado com a falta de ressentimento pós-socialista demonstrado pelos mongóis que conheceu, incluindo a família com quem se hospedou. No entanto, como Buriads, um grupo étnico mongol que vive principalmente na Federação Russa, ao norte da Mongólia, sua comunidade sofreu tremendamente, particularmente nos expurgos políticos da década de 1930. Muitos dos considerados "intelectuais" eram Buriad e, como "inimigos do povo", foram deportados para a Sibéria, para nunca mais serem vistos.

Desde que a fronteira sul da Mongólia reabriu no início da década de 1990, os chineses investiram pesadamente na Mongólia, tornando-se rapidamente seu principal parceiro comercial. Os recursos de carvão da Mongólia foram cruciais para o rápido crescimento da China. Por sua vez, a China conseguiu fornecer bens domésticos que não estão mais disponíveis na Rússia. Embora os mongóis tenham sem dúvida beneficiado da sua posição na fronteira com a China, permaneceram profundamente desconfiados das intenções do seu vizinho do sul. A China é suspeita de enviar homens para se reproduzir com mulheres mongóis e diluir o pool genético. Diz-se que os vegetais chineses são propositadamente envenenados. Há até rumores de que a China está dando seu tempo para assumir o controle do país.

 

"No ocidente, vemos a Mongólia como parte da Ásia, seu povo e cultura entrelaçados com os de seus vizinhos. Mas não é assim que os mongóis se veem. Eles traçam uma linha clara entre eles e outros asiáticos, particularmente os chineses. Como os mongóis estão tão interessados em negar qualquer sobreposição cultural e étnica, ser chamado de chinês é percebido como um grande insulto", diz Billé.

 

Em seu ponto mais extremo, a sinofobia toma a forma de Dayaar Mongol (Toda a Mongólia), um grupo nacionalista de extrema direita. Em 2009, a Dayaar Mongol sinalizou sua desaprovação aos relacionamentos sino-mongóis ao postar um vídeo de uma mulher com o cabelo raspado como punição pelo "crime" de fazer sexo com um homem chinês.

"Esses grupos extremistas não gozam de apoio generalizado e geralmente são vistos como hooligans. Mas, para a grande maioria dos mongóis, a antipatia pela China não é vista como racista. É percebido principalmente como legítima defesa. Expressar críticas aos chineses é funcionalmente equivalente a uma declaração patriótica", diz Billé.

 

Trechos de: https://www.cam.ac.uk/research/features/mongolia-unravelling-the-troubled-narratives-of-a-nation 

 

A Grande Mongólia

Pan-mongolismo é um conceito irredentista defendendo a união dos territórios contíguos habitados por mongóis em um único Estado soberano independente. O território proposto, denominado "Grande Mongólia" (Dayaar Mongol), geralmente inclui o estado independente da Mongólia, a região chinesa da Mongólia Interior, e a região russa de Buriácia.Às vezes, Tuva, República de Altai e Krai de Altai estão incluídos também. Todas as áreas na Grande Mongólia com exceção da Mongólia têm maiorias não-mongóis.

O movimento nacionalista surgiu no século XX, em resposta ao colapso da dinastia Chingue e a possibilidade de um estado independente da Mongólia. Depois que o Exército Vermelho ajudou a estabelecer a República Popular da Mongólia, a política externa da Mongólia priorizou a busca do reconhecimento da independência sobre a expansão territorial. Após a Revolução Democrática da Mongólia em 1990 que terminou com o regime comunista na Mongólia, várias organizações surgiram promovendo o pan-mongolismo, mas estas têm pouco apoio popular.

image.thumb.png.a88c5522ddf2af6be4c2a91567c28986.png

 Zona de influência do império mongol

 

Fontes:

https://eh-oron.blogspot.com/2008/10/blog-post_09.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan-mongolismo

 

Um passeio linguístico

A Mongólia possui uma população de pouco mais de três milhões de pessoas, espalhadas em um dos maiores países do mundo em extensão territorial. Isso faz com que seja o menos densamente populado do mundo.

Para se ter uma ideia, a capital e maior cidade do país, Ulaanbaatar (Ulan Bator), tem menos habitante que a minha cidade natal (do escritor, no caso) Curitiba. Na verdade, a população da Região Metropolitana de Curitiba é maior que a da Mongólia. Piraquara, famosa por ter sido a residência de muitos presos na Lava-Jato, é tão populosa quanto a segunda maior cidade mongol.

Mas isso é conhecimento padrão. Tenho outra coisa em mente. Uma dúvida que chamava a atenção enquanto passeava pela cidade: os letreiros em alfabeto Cirilo. Ora, esse país não é chinês?

image.thumb.png.c1891ff85ff51567ca4d58681773603d.png

Fachada de algum estabelecimento em Ulaanbaatar

 

image.thumb.png.6dc9d005f6fcd0f698c795cc78a8376e.png

Outra fachada (Coca-Cola mundial).

 

Aí, fui pesquisar e descobri que o alfabeto mongol tradicional descidia do uigur, que por sua vez vinha do siríaco. Se você não sabe do que eu estou falando, pense em perso-árabe. Sim, nem russo nem chinês, o alfabeto mongol vinha do Irã (Pérsia, no caso).

 

image.thumb.png.d6f2e37a09cc72a8c6bfb80f2a136386.png

Várias escritas usadas na Mongólia em uma tábua existente à entrada de um templo: Mongol clássico

 

image.png.b6a8ead37aa0cda6d24db292e440f5aa.png

Bichig mongol

 

Por volta de 1204, Genghis Khan derrota os naimans e captura Tata Tonga (chinês :塔塔 統 阿; pinyin: tǎtǎtǒng'ā), um escriba uigur, que adapta o uigur abjad, um descendente do alfabeto siríaco por meio do alfabeto sogdiano . Também é nomeado em Oïrate, "Hudum bitchig", hudum que significa tradicional em oposição a "todo bitchig", todo significando exato. Também é nomeado em Oïrate, "Hudum bitchig", hudum que significa "tradicional" em oposição a "todo bitchig", todo significa "exato".

O alfabeto mongol mais recente é um Cirilo adaptado e foi implementado pela revolução comunista na Mongólia (malditos comunistas, pas).

Isso dá o que pensar sobre as transformações geopolíticas na Ásia Interior, que não nos chega pelos livros escolares (alguém lembra alguma coisa além do sudeste, aka tigres asiáticos?). Para além da ascensão e queda do Império Mongol, tão conhecido, mas especialmente a história recente, as repercussões das revoluções comunistas em Rússia e China, a Guerra Civil Russa, que impacta todo o mundo oriental (da Polônia ao Japão), as Guerras Mundiais (ou Patriótica) e Guerra Fria, até as Guerras “Operações Especiais no Donbass” e outras invasões com narrativas das mais diversas.

 

Um pouco mais sobre a língua mongol

 

A origem do nome "mongol"  image.png.60a9f3708a4b535e6ac5f5fb231b1815.png é incerta. As hipóteses mais populares são:

 

a)       Extraído de um nome ancestral para uma montanha ou um rio, que ainda não foi identificado;

b)      Corruptela do termo "mongkhe-tengri-gal" ("Fogo Eterno do Céu"), da religião tradicional turco-mongol do Tengriismo;

c)       Exônimo dado pelo povo uigur, significando "idiota" ou "não-inteligente";

d)      Exônimo dado pelo Reino de Khotan ou pela Dinastia Tang, significando "filhos de Mugulu".

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_mongol

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_uigur

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_mongol

https://pt.frwiki.wiki/wiki/%C3%89critures_mongoles

 

O-PROTOCOLOd77c4f6226bab926.jpeg 

A fase mongol do protocolo estava implantada e desde já eu poderia tomar o rumo da próxima fase.

O objetivo acabou sendo fácil, até porque na última década, a questão política tem sido bastante conturbada na Mongólia, interna e externamente. Sabíamos que expor a corrupção do governo não seria suficiente para a repercussão que precisávamos. Além do mais, minhas digitais (de fato e metafóricas) não podiam aparecer no caso. Para quem interessar possa, deveriam parecer arroubos patrióticas de um pecador arrependido, não interferência externa. Ou, ainda, a interferência, caso constatada, deveria ter nome e sobrenome.

Christian Wolff estava envolvido até o talo com o governo mongol, de forma extraoficial, é claro. Mover Teemujin contra ele não foi nada difícil, pois usamos uma arma muito eficaz: a frágil masculinidade do homem poderoso. A corrupção ativa, escancarada pelo escândalo das off-shore não foi suficiente para tirá-lo do poder; mas vídeos e fotos de, digamos assim, uma corrupção mais passiva, causou-lhe terror imediato.

Além disso, entregamos a ele outra motivação: a independência da Mongólia. Independência econômica, política, territorial. Uma revolução ao país, uma redenção ao político Saangayv Teemujin.

A começar pela matriz energética do país, tão dependente dos combustíveis fósseis dos vizinhos Rússia e China. Sob o nome fictício de “One Billion Trees”, um suposto programa de reflorestamento, criaríamos a maior usina solar e eólica do mundo, utilizando 1,85 gigawatts de energia solar e 370 megawatts de vento para produzir 66,9 mil toneladas de hidrogênio verde por ano. De importadores de derivados de petróleo, passariam a exportadores de energia limpa ao mundo. Internamente, essa ideia seria vendida como “das grüne Khanat”.

Por que em alemão? Bem, alguém precisaria levar os créditos dessa ideia, e o melhor para nós era que China enxergassem os dedos do BND nessa empreitada. Como Wolff tinha relações com o governo Alemão, Russo e Mongol, não era difícil alguém traçar a relação.

A princípio, Wolff seria o testa de ferro do programa, mas quis me passar a perna e pagou o pato.

Quanto a Rússia, bem ela tinha outros problemas.

 

Para saber mais:

https://www.reuters.com/article/mongolia-oyutolgoi/mongolia-anti-graft-agency-arrests-two-prime-ministers-amid-mine-probe-idUSL3N1RO3OP/

https://piaui.folha.uol.com.br/como-o-maior-escritorio-de-advocacia-dos-estados-unidos-cria-offshores-para-magnatas-fabricantes-de-armas-e-politicos/

image.png

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to Protocolo: Larysa. O lobo das estepes - Parte Final 15/12

Pois, país muito interessante e como uma história fantástica. Mas quem está mesmo fazendo história, é o clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom ver que mesmo perdendo as principais peças nessa reta final do campeonato o time conseguiu se segurar e manteve uma boa campanha para conquistar o título, e o consequente acesso. Até que Larysa tentou sair, mas acho que a barreira ainda é algo que possa impedir nesse primeiro momento e até pensei que havia possibilidade da diretoria do clube a demitir, mesmo tendo conquistado o título, por se oferecer a outros clubes. Felizmente eles viram isso como um sinal de que seria importante assegurar as condições necessárias para sua permanência e assim o fizeram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to Protocolo: Larysa. Férias forçadas (15/04/2024)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
×
×
  • Criar Novo...