Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - O fim de uma era (22.04)


CCSantos

Posts Recomendados

Erros fazem parte, mas mais importante foi a conquista do título. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negócio de rubro negro cara, larga isso :/

Esses países iugoslavos tem ligas muito interessantes de um nível bastante interessante. Vai ser bacana de acompanhar.

E parabéns pelo acesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domésticamente já se estabeleceu. Agora continuar mantendo-se no topo doméstico e criando raízes numa Conferencia, daqui a pouco uma Europa Liga...aos poucos o Celik vai evoluindo. Bacana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo dominio do time. Apesar de tudo foi o campeão e foi de maneira inquestionável. As finanças parecem ter dado uma derretida, mas acredito que logo se estabilizem positivamente.

Em 23/01/2024 em 21:23, CCSantos disse:

além de melhorias na equipe técnica (essa, uma imposição do empresário).

Acredito que isso deva acontecer no futebol do mundo real, mas confesso que sempre fico irritado com essas exigências quando vou negociar um contrato, porque dependo do jogador/empresario gostar da nova contratação e não eu na minha livre vontade achar que x é melhor que y. Na minha visão, vira quase um caso Mbappe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma campanha irrepreensível na Liga e mereceu o acesso, que nunca ficou a perigo, mesmo quando a diferença caiu para menos de seis pontos. 

Agora na Copa, fez uma semifinal tensa, mas mereceu a passagem para a final e nela parece que fez jus ao ditado de que a semifinal é mais importante que a final, porque dominou de uma forma o duelo que não houve contestação. 

Agora espero que avance um pouco na Conference para pegar uma grana e arrumar a casa financeiramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando a acompanhar a partir da última atualização meu mano.

Campanha incrível do Celik com os títulos da liga e da copa Bosnia. Parabéns!! Deu para ver como entrosado tava a equipe com uma boa relação entre ataque e defesa sendo os melhores da segunda divisão. Agora é estruturar a equipe para não ser um ioiô e garantirem a permanência na elite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2024 em 21:43, Nismo disse:

Apesar dos sustos, garantiu o título e a promoção. Parabéns!

Parece que essa final da Copa foi difícil até a péssima tomada de decisão do técnico adversário, tanto que a equipe desempatou a peleja depois da troca do Cvjetkovic. Belo título, e a injeção de grana da Conference League, mesmo que não atinja a fase de grupos/liga, será crucial para evoluir a equipe como um todo.

Agora, manter o McKenzie nessas condições é impossível mesmo. Acho que vai conseguir repor bem o jamaicano.

Boa sorte para a próxima temporada.

@Nismo, valeu pelas congratulações ao título da Liga e da Copa. Foram conquistas difíceis da equipe, e acho até que adiantadas, principalmente a da Copa, por mais que o histórico recente da competição - altamente imprevisível - dê a possibilidade de ter uma decisão com dois times de Segunda Divisão. Mas passamos por dois times da elite pra conquistar o título.

E o Mladost, como havia dito na própria atualização, era uma equipe muito tinhosa, muito perigosa, a linha de frente deles era bem rápida. E era um estilo que não casava com o nosso, por isso essa final travada, mas foi muito nisso, foi na falha do treinador deles que conseguimos recuperar o meio-campo e conquistar o título.

Finalmente, sobre o McKenzie, realmente não tem condições dele assinar com o Celik, e um novo empréstimo (já avisando que, no fim, ele renov tá fora de cogitação pois o clube teve problemas de relacionamento em relação ao empréstimo do Dimitrijevic. Triste, mas temos que seguir.

Valeu pelo comentário, rapaz.

Em 23/01/2024 em 22:49, Andreh68 disse:

Fácil ou dificil fez o que se esperava e ganhou tudo. Curioso quanto a liga principal do pais.

Uma pena o FM nao permitir que peçamos ao jogador mandar seu agente pro espaço sempre. Mesmo que desse muito ruim, é uma opção que podemos falar a qualquer momento na vida real.

Você diz em respeito ao fato da final da Copa ter sido entre dois times de segunda divisão, @Andreh68? Isso eu também achei curioso, tanto que fui ver o histórico nas edições anteriores. Não era nenhum absurdo, por incrível que possa parecer.

Se o FM não permite, eu sempre faço questão de fazer isso no jogo. Garantia de quem já conseguiu ter uma relação de ÓDIO com empresário. hahahaha

Muito obrigado pelo comentário, tamojunto, Andreh!

Em 24/01/2024 em 06:44, Cadete213 disse:

Erros fazem parte, mas mais importante foi a conquista do título. Parabéns.

Ele que errou, @Cadete213. Ele que assuma o BO dele e pronto! hahahahaha Valeu pelo comentário, vamos ver no que vai dar essa nova temporada, rapaz. 

Em 24/01/2024 em 09:12, Fujarra disse:

Negócio de rubro negro cara, larga isso :/

Esses países iugoslavos tem ligas muito interessantes de um nível bastante interessante. Vai ser bacana de acompanhar.

E parabéns pelo acesso!

Ah, um dos saves mais legais foi o do CCC, não tenho culpa, @Fujarra! Hahahahahahaha

Mas sim, tem uma série de clubes legais nessa região dos Balcãs. É muito bom ver tantos saves na região, é um dos bons 'poços de histórias' que a PM vez ou outra, gosta de enveredar.

E valeu pelas congratulações e pelo comentário, rapaz. Bom te ver aqui por aqui, viu? Abração!

 

Em 24/01/2024 em 22:28, Carlos Magno22 disse:

Domésticamente já se estabeleceu. Agora continuar mantendo-se no topo doméstico e criando raízes numa Conferencia, daqui a pouco uma Europa Liga...aos poucos o Celik vai evoluindo. Bacana!

Não diria que sou estabelecido localmente não, @Carlos Magno22. Diria que a Copa da Bósnia pode ser um acidente. Tudo vai depender da próxima temporada, do quanto o time vai evoluir, entre outras coisas.

Já por conseguir ir para a Conference é uma coisa boa, mas ainda temos muito a evoluir, como por exemplo, deixar de ser uma equipe excessivamente dependente do Maric.

Mas vamos tentando evoluir de forma sustentável.

Abração, e valeu pelo comentário.

Em 27/01/2024 em 07:26, boblk disse:

Parabéns pelo dominio do time. Apesar de tudo foi o campeão e foi de maneira inquestionável. As finanças parecem ter dado uma derretida, mas acredito que logo se estabilizem positivamente.

É apenas questão de momento, viu @boblk? Na próxima temporada, tudo vai depender do quão longe formos na Conference. Quanto mais avançarmos, melhor financeiramente ficamos. Já por avançar até uma 3ªfase qualificatória seria ótimo, não estou pedindo muito neste instante. Temos que evoluir aos pouquinhos.

Em 27/01/2024 em 07:26, boblk disse:

Acredito que isso deva acontecer no futebol do mundo real, mas confesso que sempre fico irritado com essas exigências quando vou negociar um contrato, porque dependo do jogador/empresario gostar da nova contratação e não eu na minha livre vontade achar que x é melhor que y. Na minha visão, vira quase um caso Mbappe.

Eu sou muito direto no que diz respeito a isso:

EU DEFINO AS EXIGÊNCIAS.
EU QUERO SEU JOGADOR, EU DEFINO.
EM LUGAR QUE EU COORDENO, SÃO AS MINHAS REGRAS QUE VALEM.
EMPRESÁRIO QUE IMPÕE REGRA, NÃO PASSA NEM DO COMEÇO DA NEGOCIAÇÃO.
E SIM, EU SABOTO JOGADOR COM EMPRESÁRIO MERDA.

Abração rapaz, tamojunto!

Em 28/01/2024 em 17:52, #Vini disse:

Fez uma campanha irrepreensível na Liga e mereceu o acesso, que nunca ficou a perigo, mesmo quando a diferença caiu para menos de seis pontos. 

Agora na Copa, fez uma semifinal tensa, mas mereceu a passagem para a final e nela parece que fez jus ao ditado de que a semifinal é mais importante que a final, porque dominou de uma forma o duelo que não houve contestação. 

Agora espero que avance um pouco na Conference para pegar uma grana e arrumar a casa financeiramente.

Eu entendo que os números e os resultados demonstram muito disso, @#Vini. Mas ali pro fim do campeonato, eu achei que o caldo ia entornar, muito pela situação de dividir prioridades com a Copa, pois sabia que financeiramente seria uma conquista enorme, pra estabilizar o clube. Acabou que deu pra conquistar as duas. Foi um alívio, mas não foi toda essa facilidade.

Na semifinal da Copa, eu me irritei DEMAIS, principalmente na volta. Eu fiquei satisfeito com o empate fora, pois meu time tem uma tendência de jogar BEM MELHOR em casa do que fora. Então, apostava no resultado em Zenica. Contudo, o time simplesmente não existiu ofensivamente no jogo. Martelou, martelou, e nada do gol sair. Eu achava que seria roteiro de eliminação, mas o Kanuric tava lá.

Já a decisão, como comentei acima pro Nismo, foi muito 'jogo de xadrez', pois o time deles tinha um contra-golpe muito rápido, e o meu meio-campo era mais lento, que praticamente só o Sabanadzovic batia e voltava (Arezina é veterano, e ele cresceu no jogo, justamente quando teve mais espaço pra criar; aquele MC na tática não está de graça, era pra aproveitar desta forma), então era um risco.

O treinador deles errou ao abrir mais o meio, e aí apareceu o Begic, o Brkic (que entrou no lugar do Sabanadzovic - acabou com o jogo, junto com o Arezina)... uma prova clara que eles me anularam bem são as notas do McKenzie (6.9 com assistência) e do Maric (6.7 com gol). Ficou bem claro que a decisão foi um 'jogo de xadrez' mesmo.

No mais, vamos ver no que vai dar na Conference. Tentar pelo menos avançar umas duas fases que já recupera financeiramente o clube.

Valeu pelo comentário. nobre. Abração!

21 horas atrás, Gui Souza disse:

Começando a acompanhar a partir da última atualização meu mano.

Campanha incrível do Celik com os títulos da liga e da copa Bosnia. Parabéns!! Deu para ver como entrosado tava a equipe com uma boa relação entre ataque e defesa sendo os melhores da segunda divisão. Agora é estruturar a equipe para não ser um ioiô e garantirem a permanência na elite.

Opa @Gui Souza, seja bem-vindo! Pra entender um pouquinho de como foi a montagem, fica a vontade pra ver como ela foi feita, pois o Celik tinha um conjunto mediano quando assumi, mas com certas arestas, sobretudo ofensivas.

Algumas arestas ainda existem (a Maric-Dependência ainda tá muito forte - não sei como é seu estilo, mas odeio depender de um único jogador pra gol; eu gosto que o time tenha uma distribuição com mais jogadores fazendo gols, e não ficando somente em um só, mas só ele encaixou até o momento, e não faltaram tentativas), mas como você bem disse, o negócio é se preparar e evitar ser um time iôiô. O Celik possui ótima estrutura pra Primeira Liga, e eu tenho certeza que o time consegue se segurar na elite do País.

Valeu pelo comentário, e pela participação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nIzxWGM.png

Uma temporada inesperada

Chegamos a terceira temporada (segunda temporada completa) com o Celik, onde temos o desafio de jogar três competições na temporada.

Além da Primeira Liga Bósnia e da Copa da Bósnia, teremos o desafio de jogar as fases preliminares da Conference League. Esta competição foi um acaso, que veio com o título da Copa da Bósnia, temporada passada.

Nesta atualização, eu vou mostrar quais são os caminhos que o clube terá na temporada. Vamos começando pela Liga.

zFokBKp.png

eeHinsF.jpg

Acima: Borac Banja Luka, Celik, Igman, Kozara, Krupa e Sarajevo;
Abaixo: Siroki Brijeg, Slavija, Sloboda Tuzla, Tuzla City, Velez Mostar e Zrinjski

A elite do futebol bósnio é disputada por 12 equipes, que se enfrentam em três turnos, totalizando 33 rodadas.

Nós vamos enfrentar duas vezes em casa, as seguintes equipes: Igman, Kozara, Siroki Brijeg, Slavija, Sloboda Tuzla e Tuzla City.
Seremos visitantes em duas oportunidades contra: Borac Banja Luka, Krupa, Sarajevo, Velez Mostar e Zrinjski.

Nossa equipe está cotada para a vice-lanterna, ficando a frente do Slavija, que quase caiu temporada passada.

O que pesa é a questão financeira, e vinda dos patrocínios. Pra se ter um ideia, o patrocínio do Sarajevo é maior que o patrocínio de nove dos outros onze participantes JUNTOS. O Sarajevo ganha mais de 2,5 milhões de euros/temporada.

Ainda assim, eles sofrem pra conquistar títulos. Na última temporada, bateram o Borac Banja Luka por um único ponto, com o Zrinjski ficando a três pontos de distância.

O campeão vai para a Champions League, vice-campeão e 3ºcolocado se classificam para a Conference League (o 4ºcolocado também pode ir, dependendo do campeão da Copa da Bósnia).

A nossa conta para a sobrevivência na divisão - que é nossa meta na temporada - é 35 pontos, que é a média dos times que sobreviveram na Liga.

Contudo, na temporada passada, o último time que sobreviveu teve que fazer 40 pontos, e o rebaixado, fez 37. Mas a distância do primeiro rebaixado para o 4ºcolocado foi de somente nove pontos. Muito equilíbrio na competição.

Contra os times da Primeira Liga na temporada passada (levando em consideração apenas a Copa da Bósnia), nós conquistaríamos seis pontos, mas obviamente, é uma outra realidade. Vamos seguir e trabalhar para chegar, pelo menos, a 38 pontos.

Nossa estreia será no dia 20/7, contra o Zrinjski, jogando fora de casa.

Dito isso, vamos falar de Copa da Bósnia.

X9A8V47.png

A Copa da Bósnia para o Celik, vai começar no dia 27 de agosto, ainda sem adversário definido, mas torço para que seja um time da fase preliminar da competição.

A expectativa da direção é baixa: Ser uma equipe competitiva. Logo, expectativas no chão, mas é justamente uma coisa que não encaixaria com este elenco do Celik.

Dito isso, agora vamos para a cereja (improvável) do bolo do Celik nesta temporada: A UEFA Conference League.

DmNUhhk.png

Vamos retornar a gramados continentais nesta temporada, por conta da conquista da Copa da Bósnia, temporada passada.

O sorteio já aconteceu em Amsterdam, sede da final da temporada, e vamos começar desde a 1ªfase de qualificação, pelo caminho das Ligas.

As duas fases já foram devidamente sorteadas, e vão ocorrer na metade de julho, antes da temporada da Liga Bósnia começar.

E a minha pretensão é chegar na 3ªfase de qualificação. Muito ambicioso? Talvez, mas o chaveamento nos ajuda a ser assim.

Muito, pelo fato que nossa estreia será contra o Inter d'Escaldes, de Andorra.

E5rPSOJ.png

O jogo de ida está marcado para o dia 10/7, lá no Estadi Nacional, em Andorra-la-Vella.
A partida de volta será no Bilino Polje, uma semana depois.

Passando deste jogo, o desafio será enfrentar o vencedor Petrocub Hincesti, da Moldávia e Dila, da Geórgia. Ambas as equipes vem participando da Conference League nas últimas temporadas, porém, sem ir além da 2ªfase de qualificação.

Entendo que somos favoritos para chegar a 3ªfase, e a partir daí, o negócio é aproveitar.

Além disso, tem obviamente o fator financeiro que irá nos favorecer. Só de participar, a gente recebe 100 mil euros em cada fase. Caso nossa expectativa se confirme, e cheguemos na 3ªfase, em caso de eliminação, nós teremos 550 mil euros garantidos, fora os 100 mil da participação.

Somando tudo, dá 850 mil euros, o que nos recupera financeiramente, com maior chance de terminarmos no azul até o fim da temporada.

Aliás, vamos falar de finanças agora.

1VTwcMy.png

Ylu0cuC.png

Nosso 'jênio jestor' fez o favor de tirar a grana das transferências e jogar novamente para os salários, mas quando puder, eu ajusto esta questão.

Já estivemos em situação pior, e nosso patrocínio quase triplicou - o que ainda não é muito, pois recebíamos 50 mil; agora recebemos valor próximo a 145 mil euros, contrato de uma temporada - mas não estou preocupado com ele neste momento, muito por conta da grana da Conference League.

fmkcudK.png

nRzrxPQ.png

Na próxima atualização, eu foco em reforços (ainda não virou o fim de junho aqui), mas já vamos chegar também com futebol, pois teremos o começo da Primeira Liga Bósnia, além do nosso começo na Conference League, contra o Inter d'Escaldes.

Pela Liga, dois jogos em casa, contra Slavija e Sloboda Tuzla, além da estreia, contra um Zrinjski (provavelmente mordido da eliminação da Copa da Bósnia temporada passada), começando os trabalhos na temporada, em âmbito local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - Uma temporada inesperada (30.01)

Vem aí uma época interessante. Viagem a Andorra terá que ser profissional e não um passeio, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o caminho da Conference lhe ajudou, o que é muito bom financeiramente. Dentro da Bósnia, infelizmente não conheço muito destas equipes, mas acredito que irá conseguir se manter na elite nessa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato das competições europeias é bem parecido com o da Eslováquia. Acho um porre não ter vaga direta para UEL. 

A parte boa é que chegando na 3ª fase a grana que entra é legalzinha mesmo, dá pra segurar a onda por uma temporada e preparar o time para se virar melhor na primeira divisão. 

Achei melhor esse formato da liga, com 3 turnos, mas sem a divisão de grupos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto o foco principal do clube na temporada será a Conference League. É fundamental que a equipe alcance o seu objetivo de avançar até a terceira fase para arrecar um bom dinheiro o que ajudará na competição à longo prazo que é a liga Bósnia. Das equipes do país eu só conheço (por nome) o Zrinjski, e pegar eles logo na estreia e ainda por cima duas vezes fora de casa pela liga, vai ser complicado hein. Qualquer pontinho somado contra eles será ouro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po mlk eu olhando a foto do lindo Camp d'Esports d'Aixovall e pensando "caralho, que edifício incrível esse torto pro lado, maravilha da engenharia moderna" ai paro pra pensar por alguns segundos e "porra, é só o refletor do estádio...". 9:57 da manhã de uma segunda e ainda não acordei, brincadeira.

Aliás, contra o clube andorrano, deve passar sem grandes problemas (a não ser que um certo manager esteja controlando o time do outro lado 🇦🇩)

E dinheiro não tá tendo. Tem que tentar avançar mesmo na Conference hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 31/01/2024 em 05:54, Cadete213 disse:

Vem aí uma época interessante. Viagem a Andorra terá que ser profissional e não um passeio, hehe.

Concordo plenamente, @Cadete213. Até por ser jogo de ida. Espero conseguir uma vantagem sólida, para atuar tranquilo em Zenica.

Valeu pelo comentário, rapaz.

Em 31/01/2024 em 08:51, Carlos Magno22 disse:

Estou ansioso para saber com o será esse confronto contra o clube de Andorra, confio no Celik.

Também vejo com confiança este jogo, acredito sinceramente que consiga ir até a 3a fase, @Carlos Magno22. Depois disso, já estou no lucro.

Abração, valeu pelo comentário.

Em 31/01/2024 em 10:30, Johann Duwe disse:

Acredito que o caminho da Conference lhe ajudou, o que é muito bom financeiramente. Dentro da Bósnia, infelizmente não conheço muito destas equipes, mas acredito que irá conseguir se manter na elite nessa temporada.

@Johann Duwe, acredito que tenha nível para permanecer na elite. O time se portou bem, sobretudo contra o Zrinjski. Mas prefiro esperar o começo do campeonato, quando teremos que conciliar com a Conference League, e, a partir daí, ver qual vai ser a nossa disputa. Já sobre a liga, o Sarajevo é o grande time da competição, mas temos equipes como o Zrinjski, a dupla de Tuzla (Sloboda Tuzla e Tuzla City), além do Siroki Brijeg, que tem um bom conjunto.

Sobre a Conference, concordo que ajudou bastante, estou bem aliviado de ter esse caminho, pois vai tirar o time do vermelho. Daí pra frente, será lucro. 

Abração, e muito obrigado pelo comentário, rapaz.

Em 31/01/2024 em 15:01, #Vini disse:

O formato das competições europeias é bem parecido com o da Eslováquia. Acho um porre não ter vaga direta para UEL. 

A parte boa é que chegando na 3ª fase a grana que entra é legalzinha mesmo, dá pra segurar a onda por uma temporada e preparar o time para se virar melhor na primeira divisão. 

Achei melhor esse formato da liga, com 3 turnos, mas sem a divisão de grupos. 

Engraçado que eu até gosto do formato do Eslovacão, @#Vini. Acho mais justo que o Bosnião, pois todos jogam na mesma quantidade em casa e fora. O complicado acaba sendo esta questão de não ter vaga para a Europa League (tudo depende do desempenho continental pra jogar um time pra lá - provavelmente o campeão da Copa).

Entra uma bela grana ao todo (850 mil, somando a grana da participação - 300 mil - e da eliminação - 550 mil), e ela já ajuda na programação da temporada, em montagem de elenco, enfim.

Vamos ver o que nos espera, mas já estou feliz por resolver um grave problema do clube, que era o financeiro.

Valeu pelo comentário, nobre. Abração!

Em 31/01/2024 em 20:56, mikhailbakunin9 disse:

Começando a acompanhar aqui agora! muito top suas artes.

Opa @mikhailbakunin9, muito obrigado pelo elogio. Aliás, vi suas artes e, sem querer, vi algumas referências de saves meus. Fiquei feliz, pois são traços positivos.

Abraço, e continua teu save do Estrela Vermelha (olha com carinho o time do Graficar, que lá tem ouro puro!), que tá bem legal.

Em 03/02/2024 em 19:19, Gui Souza disse:

Pelo visto o foco principal do clube na temporada será a Conference League. É fundamental que a equipe alcance o seu objetivo de avançar até a terceira fase para arrecar um bom dinheiro o que ajudará na competição à longo prazo que é a liga Bósnia. Das equipes do país eu só conheço (por nome) o Zrinjski, e pegar eles logo na estreia e ainda por cima duas vezes fora de casa pela liga, vai ser complicado hein. Qualquer pontinho somado contra eles será ouro!

Nesse comecinho, o negócio será com a Conference mesmo, @Gui Souza, até pelo fato que vai ser no modelo 'calendário brasileiro': jogo domingo e quinta. hahaha

Mas sério, tô confiante na possibilidade de avançar até a 3a fase, e depois, ver no que vai dar. Sobre a Liga, acho que o panorama é interessante, não vejo meu time tão atrás em relação aos outros. Dá pra sonhar.

Valeu pelo comentário, rapaz. Abraço!

Em 05/02/2024 em 10:00, Fujarra disse:

Po mlk eu olhando a foto do lindo Camp d'Esports d'Aixovall e pensando "caralho, que edifício incrível esse torto pro lado, maravilha da engenharia moderna" ai paro pra pensar por alguns segundos e "porra, é só o refletor do estádio...". 9:57 da manhã de uma segunda e ainda não acordei, brincadeira.

Aliás, contra o clube andorrano, deve passar sem grandes problemas (a não ser que um certo manager esteja controlando o time do outro lado 🇦🇩)

E dinheiro não tá tendo. Tem que tentar avançar mesmo na Conference hahahah

@Fujarra CARALHO, cê foi prestar atenção no refletor?!?! hahahahahaha

Também acredito em classificação, tanto contra o time de Andorra, quanto em quem chegar na 2a fase. Daí, o negócio vai ser jogar pra sorte.

Tô contando com o dinheiro da Conference, pois ele não vier, a gente vai parecer o Corinthians: Prometendo dinheiro onde não tem. hahahahaha

Abraço pra ti, ferah. Muito obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nIzxWGM.png

Começou o caminho da Conference

Primeira atualização MESMO da temporada do Celik em 2024/25, esta atualização traz a chegada de alguns reforços, além dos primeiros jogos também pela Primeira Liga Bósnia.

Portanto, vamos começar pelas transferências.

lQ8PRVm.png

Neste começo de temporada, eu tinha algumas preocupações, e elas vinham principalmente devido a jogadores insatisfeitos.

Peças como os atacante Stijakovic e Plicanic foram emprestados, além de Saric e Kovac, que foram embora sem custos.

Além disso, também tivemos a saída de Aljkanovic, que foi vendido para o Zvijezda 09, por 10 mil euros. Ele era um dos que mais reclamava pedindo oportunidades. Mas, convenhamos: Seria difícil ele ter chances com Kanuric sendo O protagonista do time.

Daí veio a busca por reforços, começando justamente pela meta, onde conseguimos o empréstimo de uma revelação.

Marko Cikus é uma boa promessa do Kozara, e que chega por empréstimo de duas temporadas, com status de Reserva.

Cikus possui um enorme talento, além de ótimos atributos físicos e técnicos. Não vejo ele tão atrás ao Aljkanovic, e ele possui curva de evolução.

Logo, deve dar trabalho para Kanuric na meta do Celik ao avançar de seu período em Zenica.

jTI5yxM.png

Tivemos também a chegada inusitada de um zagueiro, para auxiliar no revezamento do setor.

av5HhS2.png

Marek Kristian Bartos chega por empréstimo sem custos do Podbrezova até o fim da temporada, e também quando vai terminar seu contrato lá na Eslováquia.

Bartos não é aquele zagueiro de força, mas é um defensor muito mais ligado a velocidade, além de possuir bons atributos de Desarme e Marcação, vitais para ser um bom zagueiro.

Ele irá revezar com Stapic e Cubara, mas a tendência é que seja titular ao lado do primeiro. O fato de ter 28 (indo pra 29) anos atrapalha para uma possibilidade de contratação efetiva, mas se ele for muito bem, posso cogitar.

vsHkCY1.png

Para fechar a janela (até o momento), chegou um atacante do futebol sérvio.

Davor Rakic chega por empréstimo sem custos por duas temporadas junto ao Indija, e é mais uma tentativa de se achar uma sombra para Maric no ataque.

Rakic possui excelentes atributos físicos, e acredito que pode ser uma opção válida para uma posição que ainda não consegui retirar uma certa 'Maric-Dependência'.

É mais novo que Maric, logo tem curva de evolução.

GeMp4wi.png

Reforços apresentados, vamos começar pela Liga.

zFokBKp.png

Começamos nosso retorno a elite bósnia indo para Mostar, enfrentar a dura equipe do Zrinjski, em uma partida que até foi bem movimentada.

Indo com time misto, por conta da Conference League, acabamos perdendo de forma fácil por 2 a 0, mas foi um jogo até que bem agitado.

6hUY2nC.png

Depois, recebemos o Sloboda Tuzla, onde conseguimos ir com nossa formação titular na Liga, e a partida foi bem movimentada.

Cubara abriu o placar, mas Fontemachi empatou, após lançamento de Ilic. Acabou que o empate em 1 a 1 acabou sendo justo, pelo que foi a partida.

TbQvLrx.png

Liga devidamente jogada, vamos agora de Conference League.

DmNUhhk.png

Nosso caminho na Conference League começou fora de casa, contra o Inter D'Escaldes, time andorrano, e onde éramos os grandes favoritos a avançar de fase, tendo em vista o nível da equipe.

Nas duas primeiras fases preliminares, eu não irei me estender, pois foram jogos mais 'amenos', por assim dizer.

Nós fomos com Kanuric, Dojcinovic, Stapic, Cubara e Popovic; Sabanadzovic, Arezina, Camber, Begic e Behram, com Maric na frente.

Em 20 minutos, nós já estávamos vencendo por 3 a 0, com três gols de Maric. Depois disso, até que martelamos, pressionamos, mas o quarto gol saiu apenas no segundo tempo, com Arezina.

No finalzinho, ainda tomamos o gol de Recio, mas o placar foi dominante para a equipe visitante, que fez 4 a 1, e praticamente selou a vaga para a próxima fase.

FnrkYIc.png

Indo para o jogo de volta no Bilino Polje, nossa expectativa era de goleada até que bem tranquila para nós.

Repetimos a escalação da partida de ida, e ela rendeu bastante no primeiro tempo, com Maric fazendo dois gols, e deixando um sólido 2 a 0 no intervalo.

Só que decidimos forçar, para conseguir a goleada, e ela veio. Maric fez mais dois, com Camber e Begic fechando a goleada.

Com um ótimo 6 a 0 no jogo, e 10 a 1 no agregado, eliminamos o Inter D'Escaldes, e passamos de fase.

9vbX7TM.png

Para a segunda fase eliminatória, o Celik provavelmente teria um adversário um pouco mais complicado.

Vja6OW4.png

Iríamos para a Geórgia, enfrentar a equipe do Dila Gori, com o jogo de ida sendo feito fora de casa, e onde não poderíamos vacilar.

Fomos com nossa formação base, e a partida contra os georgianos foi até bem parelha, mas acabamos conseguindo fazer o resultado no começo do segundo tempo.

Boa bola de Begic, para Maric fazer o dele aos 5' do segundo tempo. As alterações não chegaram a surtir efeito no time, mas o solitário gol de Maric nos valeu a vitória apertadinha por 1 a 0, jogando fora de casa.

7hR2Zxy.png

Tínhamos um bom cenário para a partida de volta, em Zenica, mas por ser um time georgiano, não poderíamos achar que estava tudo resolvido, como foi na fase anterior.

O time teve uma mexida, com a entrada de Gavric na ponta-direita, mas quem definiu a partida foi o lado esquerdo da equipe, tanto que Popovic e Behram deram assistências para os gols de Maric, que selaram a classificação do Celik para a terceira fase qualificatória.

A vitória tranquila por 2 a 0 no jogo, e 3 a 0 no agregado nos fez avançar de fase, e ter a ideia de que, talvez fosse possível buscar mais coisas na Conference League.

y5AOtJc.png

Eis que fomos para o sorteio que definiria nosso adversário, e aí...

EJoQSJC.png

Agora temos uma pedreira pela frente, o FCSB. Time vice-campeão romeno, da capital. Parada duríssima, e pela 1ªvez, nós iríamos como zebras.

Partidas duríssimas pela frente.
Jogo de ida dia 7, em Zenica.
A volta, uma semana depois, na capital romena.

eNM0nEa.png

Dva2lBt.png

JlWof9p.png

zFokBKp.png

G1hekIC.png

Honestamente, não estou tão preocupado com o começo de temporada da equipe, pelo menos na Liga.

Enquanto o time estiver em caminhada na Conference League, a tendência é que deixemos a Primeira Liga de lado, pelo menos, no momento.

Acredito que essa situação na parte baixa da tabela, seja momentânea.

EkqB10p.png

FbvqUku.png

Os números vão ser bem positivos, devido aos jogos fáceis da Conference League. Logo uma análise mais aprofundada acaba ficando em segundo plano.

A 'Maric-Dependência' continua bastante presente. Porém, o time pode melhorar um pouco mais do meio pra frente, pois estamos procurando reforços pelas pontas, que sentem demais a ausência de McKenzie.

1VTwcMy.png

blqIL7X.png

Aqui, a questão não preocupa. Esses dados em vermelho também são momentâneos.

O motivo é que nós temos, pelo menos, 650 mil euros garantidos (100 mil garantidos por jogar a fase + 550 mil após eliminação). Essa quantia virá em caso de eliminação para o FCSB, o que é provável.

Passando pello FCSB, nós não recebemos os 550 mil, mas caso o time caia no playoff, vamos receber 850 mil, já que o eliminado recebe 750 mil, caso seja eliminado.

Enfim, na próxima atualização, teremos dados bem diferentes do que estes, com a importância que uma competição europeia possui para os clubes de países menores.

fmkcudK.png

dflYzx7.png

Agosto será bem corrido, pois teremos sete jogos pela Primeira Liga, sendo três deles em Zenica.

Vamos enfrentar Siroki Brijeg, Slavija e Velez Mostar no Bilino Polje, enquanto vamos jogar Krupa (este com o time misto), Sarajevo, Tuzla City e Borac Banja Luka fora de casa.

Mas obviamente que o foco são os jogos contra o FCSB pela Conference League. Passando deles, os jogos contra Slavija e Borac devem mudar de data. Não é muito provável, mas seria legal que isso acontecesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - Começou o caminho da Conference (20.02)
Em 21/02/2024 em 10:34, Carlos Magno22 disse:

A equipe vem embalada, então espero que consiga levar esse embalo adiante e passar pelos romenos

Tomara, @Carlos Magno22. Mas será uma partida bem complicada, os romenos possuem um time bem interessante.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nIzxWGM.png

Um agosto caótico

Na atualização anterior, você percebeu que agosto seria um mês movimentadíssimo, e realmente foi. Tivemos muitos reforços, muitos jogos, tivemos até problemas de relacionamento entre os atletas, enfim...

Muita coisa pra falar, então vamos para a atualização, começando justamente pelos reforços do Celik.

lQ8PRVm.png

Foram quatro reforços que chegaram para o Celik, e todos eles foram do meio-campo para a parte ofensiva, sendo que todos chegam por empréstimo.

Vamos começar por uma promessa, que chega para compor o elenco.

s0gQJWY.png

Eu estava buscando opções para fazer parte do meio-campo, muito pela queda (sobretudo física) de Arezina, e aí apareceu o nome de Harun Karic, do Tuzla City.

Meia com passagem nas categorias de base, Karic virá para compor elenco, e ser opção, por ter atributos bons ligados a velocidade.

Karic é mais passador, além de possuir uma chance maior de evolução, com o passar o tempo. Fica até o fim da próxima temporada.

d6DFlKR.png

Indo agora para a armação de jogadas, eu queria uma opção de jogador para revezar com Begic e Behram na parte de MO C, e acabei por encontrar um bom nome estrangeiro.

Zqc5o4w.png

Sem atuar no Buducnost, Andelko Jovanovic surge como opção para um setor que possui dificuldades para reforços no âmbito local.

Meia-atacante com um jogo atuando pela seleção de Montenegro (justamente é a partida da foto, contra o Cazaquistão em 2020, entrando no segundo tempo do empate em 0 a 0), Jovanovic possui ótimos atributos para a Primeira Liga, além de ser um atleta que tem atributos até superiores do que o titular, Begic. Por sinal, a chegada dele causou estresse com o capitão Arezina. O jogador entendeu que perderia espaço no time titular.

Jovanovic, contudo, começa como peça no banco, muito por conta do momento de Begic na equipe. Seu empréstimo dura até o fim da temporada, e dependendo do quanto ele produzir, nós podemos contratar ele em definitivo.

Cf9S7XT.png

Indo para as pontas, eu achei dois jogadores que podem ser bem úteis, sendo que um deles tem potencial de buscar titularidade na equipe.

4t2yHne.png

David Vukovic é um negócio que surgiu após buscas nos elencos da Primeira Liga. Ponta rápido que atua em ambos os lados, ele chega por empréstimo do Borac Banja Luka, por empréstimo de duas temporadas.

Vukovic não é apenas um ponta rápido e com qualidade de finta, mas também é um ponta com ótima Imprevisibilidade (o que acho excelente para jogadores que atuam em funções ligadas a criação) e tem bom nível de Cruzamento para a divisão.

Deve entrar como titular na equipe, muito pelo fato que encaixa melhor em uma posição que tem Behram como titular, mas que pode sentir a falta de McKenzie, que retornou ao Estrela Vermelha.

0YFCMcn.png

Para fechar os reforços, fomos no Dinamo Zagreb, para buscar um atleta que funciona bem, tanto pelas pontas, quanto para o ataque.

Adrian Manuel Peric vinha de uma boa temporada pelo Dubrava, onde fez 1/4 dos gols da equipe (9 gols dos 36 marcados pelo time) pela 2ªDivisão Croata, salvando a equipe do rebaixamento.

Peric é um nome interessante por ser um jogador com bons atributos físicos, além de parecer um atleta com boa presença de área. O baixíssimo nível de Concentração me preocupa, mas prefiro apostar na parte técnica e física.

Por atuar tanto na ponta-esquerda, quanto no ataque, Peric se torna opção em ambos os setores, e fica por empréstimo até o fim da temporada, quando também termina seu contrato com o Dinamo.

9ow24Hr.png

Jogadores apresentados, vamos começar falando da Copa da Bósnia, onde tivemos o nosso sorteio realizado.

X9A8V47.png

Em um universo de 32 equipes, onde só 12 são da Primeira Liga da Bósnia, eis que nosso adversário será o...

83rjXWs.png

Pois é, caímos contra um time da Primeira Liga, e que bem conhecido por nós, o Kozara.

O jogo vai acontecer no dia 17 de setembro, no Bilino Polje, assim como foi na temporada passada.

O único adendo é que nós enfrentamos eles temporada passada na fase de oitavas de final, enquanto esse jogo acontece ainda na fase de 1/16 de final.

Mas, tivemos um lado bom que este não foi o único confronto entre times da Primeira Liga. Vão acontecer Sarajevo x Igman e Sloboda Tuzla x Slavija. Logo, metade dos times da Primeira Liga já vai ter que se 'matar' no começo da Copa.

É por situações assim que a Copa da Bósnia fica tão imprevisível nas fases finais.

Dito isso, vamos falar agora de Primeira Liga.

zFokBKp.png

No primeiro jogo do mês, nós recebemos o Siroki Brijeg, as voltas com o compromisso contra o FCSB pela Conference, onde decidi ir com o time principal.

Arezina perdeu pênalti no começo da partida, mas Maric e Stapic na segunda etapa deram tranquilidade, frente a um Siroki Brijeg que só chutava de fora da área, mas conseguiu apenas diminuir com Raguz nos minutos finais.

Boa vitória por 2 a 1, para dar tranquilidade frente a maratona que iríamos ter.

Daí, fomos de time misto contra o Krupa, e aí...

Tkiqnge.png

Por conta do jogo contra o FCSB na partida de volta, fui enfrentar o Krupa com o time 'misto', mas...

28b5jCX.png

Como esperado, o Krupa não teve nenhum problema para dominar as ações, e conquistar um cômodo 3 a 0, jogando em Banja Luka.

Não foi uma atuação daquelas para se esquecer, mas serviu como um bom alerta que precisamos de maior profundidade no elenco, principalmente do meio pra frente.

Com Maric ainda cansado do jogo de volta da Conference, apostei minhas fichas em Rakic, e o atacante abriu o placar no difícil jogo contra o Sarajevo, fora de casa.

Vrhovac empatou para o time da casa, que vivia as voltas da disputa da Europa League, onde enfrentaria o Shamrock Rovers, valendo vaga na fase de Liga.

Aconteceu que conseguimos segurar o ímpeto dos donos da casa, e conseguimos um precioso empate em 1 a 1, atuando fora de casa.

JxhQyaB.png

Depois fomos até o Tulanj, enfrentar o Tuzla City, onde sabia que seria um jogo chato, pois o Tuzla City é uma das equipes que não tinha o estilo de jogo que encaixasse no do Celik.

Em um jogo muito pegado, muito marcado, a bola parada decidiu: O jovem Vasilj acertou linda cobrança de falta na segunda etapa, mas Duderija empatou para o Tuzla aproveitando falha de Kanuric ao sair em um escanteio (a nota 6.2 evidencia a falha dele).

Outro empate em 1 a 1, este com um gosto meio agridoce, de quem sentiu que, mesmo com as poucas finalizações, poderia ter saído com um resultado melhor.

DQhrcp7.png

Para fechar, recebemos o Velez Mostar, em um confronto que seria importante pois eram dois times da parte baixa da tabela.

O grande destaque dessa partida foi Gavric. O ponta fez uma atuação de gala, com direito a duas assistências para Leon Maric, além de ter feito seu gol.

O bósnio/russo Sumin havia aberto o placar para o Velez, mas Gavric e Maric decidiram a parada em um ótimo 3 a 1 conquistado em Zenica.

iDTK5tH.png

Primeira Liga passada a limpo, agora vamos ver o que aconteceu com o Celik pela Conference League, onde teríamos um enorme desafio contra o FCSB.

DmNUhhk.png

Chegamos na 3ªfase eliminatória da Conference League com um status de que havíamos feito a nossa missão na competição. Um dos motivos que nos fez acreditar nisso foi o fato de enfrentarmos o FCSB, da Romênia.

A equipe, que foi vice-campeã romena na última temporada, manteve a base do time que é treinado por Mihai Teja. Os destaques ficam por conta do experiente zagueiro romeno Iulian Cristea, do meia marroquino Edjouma e do ponta romeno Florinel Coman, sendo que todos tem passagem pela seleção principal.

As nossas expectativas obviamente, foram baixas para esta partida. Mas fomos com o que tínhamos de melhor, com Kanuric na meta, defesa com Dojcinovic, Stapic, Cubara e Popovic; Sabanadzovic, Arezina, Camber, Begic e Behram, com Maric no ataque.

Já o FCSB veio em um ousado 4-3-3, com Tarnovanu no gol, defesa composta por Sorescu, Cristea, Tamm e Dragu; a meia-canja tinha Sut, Edjouma e Olaru, com Coman na ponta-esquerda, Panoiu na direita e o centroavante Ianis Stoica, fechando a escalação.

O FCSB teve um primeiro tempo de muita pressão, e eu sabia que essa seria a síntese de ambas as partidas. Olaru acertou o travessão aos 15' de partida, o que deu ainda mais ânimo para os romenos.

Kanuric teve um confronto a parte contra Coman, com 4 finalizações e 3 defesas do goleiro - o outro chute foi pra fora. Já o Celik teve poucas chances, as duas com Maric, em sequência, mas o goleiro Tarnovanu fez a defesa, aos 10 e 11 minutos.

Com isso, fomos empatados para o intervalo, onde quase fiz a alteração clássica do cartão amarelo, já que Cubara recebera o amarelo, mas ele estava bem no jogo, além do fato que Bartos havia tido uma lesão dias antes. Logo, preferi arriscar e manter o defensor.

A segunda etapa seguiu em uma mesma toada, o que acabava sendo bom para o Celik, e ficou melhor ainda para o time da casa aos 14'.

Após cobrança de lateral, Arezina recebeu de Camber, e jogou na área. Behram veio como elemento-surpresa, surpreendeu o zagueiro que acabou 'indo lento' e o 'Messi bósnio' voou para cabecear e abrir o marcador para o Celik.

Isso fez com que acontecessem duas coisas: O Celik recuasse e o FCSB viesse e chutasse de tudo quanto era lado. Depois do gol, foram 17 finalizações (metade das finalizações deles na partida) do FCSB, sendo que apenas três obrigaram Kanuric a trabalhar. Já o Celik? Nenhuma finalização.

O gol do Behram foi a última no jogo, e isso obviamente, me desagradava, mas só ousei mexer lá pelos 30' do segundo tempo, primeiro fazendo a alteração lógica: Maric (apagadíssimo, 6.2) para colocar Rakic. O FCSB também mexeu, tirando o lateral Dragu para colocar Valentin Ticu.

Chegando aos 36', fiz logo as outras mexidas, quase todas no âmbito ofensivo. O único não-ofensivo que saiu foi Popovic (estava mal, mas saiu mais por cansaço) e entrou Selmir Kovac. Sabanadzovic (regular) saiu para dar espaço a Brkic, enquanto Begic e Behram deram espaço a Korkutovic (avancei Arezina nos minutos finais, para Korkutovic dar fôlego no meio, já que ambos atuam nas mesmas funções) e Micunovic, que é lateral de origem, mas consegue atuar bem em todo o lado esquerdo.

No mesmo minuto, a paciência de Mihai Teja com Stoica acabou (pra se ter uma ideia, ele tentou cabecear em 16 oportunidades, e perdeu TODOS OS CONFRONTOS pelo alto, e não é um jogador baixo - 1,83m) e ele saiu para a entrada de Moraru, enquanto Oaida entrara no lugar de Sut, como cabeça de área.

Nos cinco minutos finais, mais na base do abafa, ele tirou Panoiu (que teve a melhor chance de empatar instantes antes de sair, mas Kanuric defendeu) e o zagueiro Tamm, para colocar Coza e Gruszkowski, mas o roteiro não modificou.

Os números de finalizações do FCSB assustam, mas a verdade é que eles só se inflamaram mesmo após o gol do Behram, e o Celik teve controle, principalmente pelo grande jogo de Kanuric e Cubara.

Acabamos conquistando um valioso 1 a 0, mas sabendo que a partida de volta seria ainda mais complicada, ainda mais jogando na Romênia.

DtIthlL.png

Após ter poupado atletas pela Primeira Liga, o negócio era tentar segurar o tempo que fosse necessário frente ao FCSB, em Bucareste. Seria um jogo duríssimo, tendo em vista que eles teriam novidades em comparação ao time titular.

O FCSB teve duas mexidas em relação ao time que jogou na ida. Oaida seria titular no lugar de Sut, enquanto Stoica - muito pelo desempenho na ida - saiu para dar lugar ao italiano Andrea Compagno, que só não jogou a ida, devido a uma lesão no Campeonato Romeno. O italiano era a referência ofensiva do time, com 40 gols em duas temporadas. No mais, a mesma equipe da ida.

Já em relação ao Celik, não tivemos mexidas, o time era o mesmo da ida.

Era nítido que iríamos contra-golpear, e tentar segurar o placar, mas esse discurso quase foi pro chão, pois Stoica abriu o placar aos 3'. Contudo, ele teve o gol anulado por impedimento.

O roteiro da volta era igual ao roteiro da ida, com um FCSB mais enérgico, talvez um pouco mais em comparação ao jogo de ida, mas com o marroquino Edjouma querendo arriscar mais, o que obrigou Kanuric a fazer duas defesas em 20' de partida.

A única diferença é que o Celik entrou menos na partida, em comparação ao jogo de ida. Contudo, o empate sem gols evidenciava que estávamos segurando o placar da forma correta. Popovic havia tomado amarelo no intervalo, mas mantive o critério que tive com Cubara na ida, o deixando na partida.

O segundo tempo foi mais moroso, com um FCSB que, de tão dominante, em posse de bola, poderia garantir a vaga a todo instante.

Quando chegávamos na metade do 2ºtempo, começaram as mexidas: Saíram Compagno e Oaida (não achei que deveriam sair, principalmente o segundo) para a entrada de Stoica e Sut. A saída de Oaida - que era o melhor do FCSB naquele momento - abriu uma brecha na frente da zaga. Achei um erro por parte deles, pois o time ficou mais travado.

Depois aos 30', eles fecharam as alterações, tirando toda a zaga: Saíram Tamm, Cristea e Dragu, para dar espaço a Valentin Ticu, Coza e Harut. Pensei: 'Opa, é hora de mudar no ataque'. Fiz a primeira, tirando Behram e colocando Gavric.

Dois minutos depois, na única chance real do Celik na partida, Arezina abre a jogada, passa pra Gavric, que puxa pra dentro a marcação. Valentin Ticu marca a bola, mas não percebe que Begic passou sem marcação. Gavric só serve o camisa 10, que ajeita e finaliza na saída de Tarnovanu.

1 a 0 Celik no jogo, 2 a 0 no agregado, e sem o FCSB mexer mais na partida. Alívio nosso, desespero deles.

Logo após o gol, eu saquei Cubara (este estava mal na partida, 6.3) e Camber, para a entrada de Bartos e Micunovic aos 32'. Seis minutos mais tarde, tirei Sabanadzovic para colocar Torlakovic, completando minhas alterações. Até pensei em tirar Maric ou o Begic, mas vai se eles empatam ou viram o jogo? Preferi a precaução.

Mas, felizmente, nada de novo aconteceu, e conseguimos uma vitória enorme por 1 a 0, em um compromisso que eu achava que sofreria mais, devido ao fato de jogar na Romênia.

No contexto do confronto, acho que merecemos a classificação, principalmente do goleiro Kanuric (melhor em ambas as partidas - não concordei nessa da volta, até pelo bom jogo do Popovic e o poder de decisão do Gavric), mas também com bons lampejos dos laterais.

vMOu4Dt.png

Já estava feliz por ter eliminado o FCSB e chegado na 4ª e última fase eliminatória para a fase de Liga. Contudo, eu estava muito tranquilo, pois, após o confronto contra o FCSB, sentia que, quem viesse, seria lucro, ainda mais no âmbito financeiro, pois seriam 750 mil euros, em caso de eliminação.

Aconteceu que o adversário que nos veio foi o...

yGK2d0i.png

Omonoia Nicosia, equipe que vinha de um vice-campeonato do Campeoanto Cipriota, e é um time bem encardido, treinado pelo português Jorge Manuel Rebelo Fernandes, mais conhecido como Silas, que como jogador, conseguiu atuar pela seleção portuguesa sem ter passado por Porto, Sporting (foi treinador em 2019-20) ou Benfica.

Os destaques da equipe eram o goleiro nigeriano Francis Uzoho (quem acompanhou o save da Gimnástica lembra bem deste goleiro), o zagueiro colombiano Jorge Segura, o meia finlandês Pyry Hannola, o meia de Guiné-Bissau Moreno Cassamá, fechando com o centroavante cipriota (e ídolo) Andronikos Kakoullis. A equipe era montada em um perigoso 4-3-3, com um recém-chegado do Cluj (ROM) Rangelo Janga, atacante que atua pela seleção de Curaçao.

A partida de ida seria no GSP, lá em Nicósia, apenas uma semana após o confronto em Bucareste.

O Omonoia foi a campo com Uzoho, Lyratzis, Kousoulos, Segura e Antonov; Brown, Hannola e Kasami no meio, com Kakoullis e Ozegovic nas pontas, tendo Janga como referência.

Com melhor forma de Bartos, decido pela entrada dele na zaga no lugar de Stapic, com problemas físicos, devido a sequência de jogos. Behram foi outro que reclamou da sequência de jogos, e Camber entrara na equipe. Para fechar, ainda tivemos a ausência de Popovic, suspenso. Selmir Kovac seria o responsável por entrar na equipe nessa fogueira.

No mais, o mesmo time dos jogos anteriores: Kanuric, Dojcinovic, Bartos, Cubara e Kovac; Sabanadzovic, Arezina, Gavric, Begic e Camber, com Maric no ataque.

O Omonoia teve mais domínio do que o Celik nos primeiros 45 minutos, e chegaram a abrir o marcador com Janga, aos 15'. Contudo, o gol foi anulado. Ozegovic quase fez de cabeça aos 27', mas a trave impediu.

Com um time nulo na primeira etapa, mas conseguindo segurar - e sim, estava apostando em segurar o placar, pensando no jogo de volta, em Zenica - fomos para o intervalo. Camber e Gavric só ficaram no time, pois seria quebrar de vez colocar um cansado Behram e um quebra-galho Micunovic no lugar dos dois, amarelados.

O plano era esperar o que o Omonoia ia mudar, e ajustar o time depois. Silas começou a mexer aos 20' da etapa complementar, tirando o colombiano Segura e o meia albanês Kasami, para dar lugar ao zagueiro islandês Gretarsson e o meia-atacante georgiano Gvilla.

Cinco minutos mais tarde, tiraram o finlandês Hannola e o defensor Kousoulos, para dar lugar a Moreto Cassamá e ao zagueiro sérvio Calasan. Finalmente, aos 32', tiraram um cansado Ozegovic para colocar a promessa cipriota Antoniou.

E eu? Decidi mudar apenas após tudo isso aí. No momento seguinte ao gol anulado de Kakoullis, mexi aos 35', pra dar um fôlego nos instantes, e com cinco mexidas mesmo. Saíram o zagueiro Cubara, o meia Arezina e três da linha de frente: Begic, Camber e Maric. Entraram Stapic, Brkic, Behram, Adrian Peric e Rakic.

Acabei arriscando por essa ideia, muito pela quantidade de finalizações, mas que não eram de jogadas trabalhadas, mas sim, de chutes da fora da área - foram 11 do Omonoia em 21 finalizações, e as 'oportunidades flagrantes' vieram em escanteios - o que simboliza que o time estava me agradando, acertadinho lá atrás.

Fiquei feliz com o 0 a 0 na ida? Um pouco pelo que o time não produziu, foi uma atuação bem pobre ofensivamente, mas o importante era garantir que o time tivesse condições de enfrentar o Omonoia lá no Bilino Polje, onde podemos fazer frente, e ir para casa com um empate ia além do esperado - uma derrota pelo placar mínimo seria mais justo, pelo que foi a partida.

nOnaBcG.png

E chegamos ao Bilino Polje para a partida que poderia levar o Celik para a fase de Liga da Conference League. Nossa equipe teria o retorno de Popovic ao time titular, além da entrada de Stapic no lugar de Cubara, esta por questões físicas. Para fechar, Adrian Peric entraria no lugar do cansado Gavric.

Fomos a campo com Kanuric, Dojcinovic, Stapic, Bartos e Popovic; Sabanadzovic, Arezina, Camber, Begic e Peric, com Maric no ataque.

Enquanto isso, o Omonoia teve apenas uma entrada no time titular, a de Tajouri-Shradi, experiente ponta líbio no lugar de Kakoullis, que teve uma contratura muscular divulgada logo após o jogo de ida.

O Omonoia começa a partida pressionando bastante, e um elemento-surpresa abre o marcador: O russo Antonov pega sobra de escanteio tirada pela defesa, recebe na entrada da área, e acerta lindo chute, abrindo o placar, logo aos 3'.

Depois disso, o Omonoia continua pressionando, e tem chances para ampliar. Todavia, o Celik tinha um jogador que queria mostrar serviço no time. Adrian Peric recebe bom passe de Sabanadzovic e chuta cruzado para empatar o jogo aos 18'.

Eles sentem o gol de empate, e o ânimo que o time cipriota tinha deu uma diminuída, e o jogo equilibrou. Eis que, quando o relógio caminhava para o fim da primeira etapa, Peric volta a aparecer no jogo.

Após cruzamento de Dojcinovic, a zaga do Omonoia afasta mal a bola, que cai em Peric, que escapa da marcação de Kousouris, e chuta forte para virar a partida em Zenica.

Fomos para o intervalo com a vantagem e, ao mesmo tempo, com um enorme receio de mudar no time. Decidi apenas tirar Begic (cansado, mal na partida e amarelado) para colocar Behram como MO C.

O segundo tempo, no geral, foi bem nervoso, principalmente pelo lado do Omonoia, que sentiu bastante o gol antes do intervalo, e o que aconteceu aos 15' da etapa complementar, quando Ozegovic, que não vinha fazendo bom jogo, mas do ataque, era o melhor naquele momento, saiu lesionado para a entrada de Antoniou.

Quando Ozegovic saiu, também aproveitei e fiz duas mexidas, tirando Arezina e Camber, para colocar Korkutovic e Gavric.

Sete minutos depois, Kousoulos saiu para dar espaço a Gretarsson na linha defensiva do time cipriota. Aos 27', o técnico Silas esqueceu que só tinha uma parada para mudar, e fez uma única mexida, tirando Brown para colocar Frantzis, e deixando o meia Moreto Cassamá e meia-atacante Gvilla no banco.

Além disso, isso deixou bem claro que ele não tinha banco de reservas, pois ele era composto basicamente por homens de defesa, exceção feita a Cassamá, Gvilla e Antoniou. Centroavante? Nenhum.

Enquanto isso, o Celik quase fez 3 a 1, em finalização de Korkutovic, mas o goleiro Uzoho fez a defesa. Só fui mexer no time aos 36', tirando Behram (sim, o que entrou no intervalo) para colocar Brkic (assim, eu avançava Korkutovic para a armação) e Rakic no lugar de um APAGADÍSSIMO Maric (NOTA 6 pra ele!!!).

O Omonoia sentiu a carência de um banco sem opções, enquanto o Celik soube controlar nos instantes finais e se garantir na fase de Liga.

A vitória por 2 a 1 foi muito mais por conta de opções do elenco. No caso, a ausência delas pesou para o Omonoia. Bom para o Celik, bom para o futebol bósnio.

MSz3YQa.png

Com esta classificação a fase de Liga, o futebol da Bósnia tinha duas equipes jogando competições europeias: O Sarajevo jogaria a Europa League, enquanto o Celik iria para a Conference League, que será disputada por estas equipes.

TiIg8yQ.jpeg

Primeira fila: AIK (SUE), Anorthosis Famagusta (CHP), Astana (CAZ), Basel (SUI), Braga (POR), Celik (BOS), CSKA-Sofia (BUL), Djugardens (SWE) e Fenerbahce (TUR);

Segunda fila: Genk (BEL), Hannover (ALE), Hapoel Beer-Sheva (ISR), Hibernian (ESC), Liepava (LET), Lokomotiva Zagreb (CRO), Maccabi Haifa (ISR), Mechelen (BEL) e Midtjylland (DIN);

Terceira fila: Nice (FRA), OB Odense (DIN), Pafos (CHP), PAOK Salonika (GRE), Qarabag (AZE), Radomlje (ESL), Real Sociedad (ESP), Roma (ITA) e Shakhtar Donetsk (UCR);

Quarta fila: Shamrock Rovers (IRL), SJK (FIN), Sparta Praga (TCH), Sutjeska (MON), TNS (GAL), Trnava (ESV), Vikingur Reijavik (ISL), Vitória de Guimarães (POR) e Zorya (UCR).

Uma série bem variada, com os times da BIG5 (exceção a Inglaterra, que não teve participantes, por ter unificado os títulos de Champions, Europa League e Conference na temporada passada) participando e bem fortes.

O favoritismo vai rodar entre Roma, Real Sociedad e Nice, mas não dá pra fechar os olhos para os times da Dinamarca. O que surpreende são as presenças de duas equipes de Israel, assim como dois times belgas, além da inusitada presença do Vikingur, da Islândia.

Nossa tabela foi definida desta seguinte forma:

5VtTwSt.png

Vamos estrear fora de casa, contra o Sutjeska, em Montenegro. A partida será em Podgorica, longe de Niksic, que é a sede do clube.

Depois, três jogos em casa, contra o finlandês SJK, o cipriota Pafos, fechando com a grande favorita ao título, a Roma de José Mourinho.

Fechando a fase, dois compromissos complicados fora de casa contra Trnava e Maccabi Haifa.

Estou com expectativa de fazer quatro pontos, contra Sutjeska e SJK. Nos outros quatro jogos, o que vier é lucro.

A Conference League começa sua fase de Liga em outubro. Vamos aguardar.

Dva2lBt.png

lLpflWi.png

zFokBKp.png

QUXyVYW.png

A vitória contra o Velez Mostar foi muito importante para o Celik, pois nos evita de estar próximo do Slavija, time que abre a zona do rebaixamento.

Contudo, uma coisa preocupa, que é o ataque. Em que pese o fato de termos dois jogos a menos que a ampla maioria dos times, não é normal ter o pior ataque da competição.

Na ponta, temos Sloboda Tuzla e o surpreendente Kozara, mas o 'virtual líder' é o Sarajevo, que pode chegar a 22 pontos, caso vença todos os compromissos que tem em dívida, por conta das competições europeias.

Já nas duas segundonas, o Zeljeznicar vai disparando na 1ªLiga da Bósnia, enquanto a ponta da República Sérvia está entre Radnik e Rudar Prijedor.

EkqB10p.png

B5dO9Dc.png

Kanuric foi o Homem do Mês no Celik. Melhor em campo em três dos quatro jogos 'europeus', o goleiro foi bastante decisivo, sobretudo na ida contra o FCSB.

Também gostei do mês de Stapic e Dojcinovic, o lateral participou bastante no mês. Já indo para o meio, Sabanadzovic foi decisivo, principalmente nos dois jogos contra o Omonoia, com direito a assistência para o segundo gol de Peric.

Aliás, o jovem Peric foi decisivo para a equipe, e em um função que não vinha sendo muito destacada, a de ponta-direita.

Também não posso esquecer do pavoroso mês de Maric, que fez gol apenas no começo e no fim do mês, tendo uma média de 6,57 juntando todos os jogos em que ele nota em agosto. Muito abaixo do esperado.

1VTwcMy.png

hE3fwQO.png

Estamos aliviados. A Conference League nos salvou!
Ainda prefiro não fazer mudanças estruturais, mas, neste momento, podemos respirar aliviados.
A era das contas em vermelho parece que foi embora.

fmkcudK.png

jKKmaVS.png

Após um caótico mês de agosto, teremos um setembro tranquilo, e sem preocupações com competições continentais.

Dos cinco jogos no mês, quatro serão em casa, sendo três pela Liga, contra Slavija, Igman e Kozara, sendo que, contra o último, também teremos o confronto pela Copa da Bósnia.

O único compromisso fora de Zenica será contra o Siroki Brijeg, adversário duro, jogando lá no Pecara. Expectativa de bons ventos pelo lado rubro-negro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - Um agosto caótico (27.02)

Gostei dessa curva ascendente nas finanças hehe, nada que um torneio continental não de uma boa injeção de grana logo mais, mas indo muito bem já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que seria eliminado para o Steaua, time forte (para os padrões) mas conseguiu fazer 2 bons jogos (difíceis, vale-se lembrar). A fase na UEL parece mais tranquila, por incrível que pareça, vai enfrentar times que permitem sonhar. E claro, a gigantesca Roma.

E grana. Muita grana. Toda grana possível. hahahahaha

Na liga tá naquelas né, ainda dividindo muito as atenções e com jogos atrasados, logo logo as coisas devem voltar ao normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita trajetória para chegar à Conference. O sorteio trouxe um chaveamento interessante. Geralmente 8,9 pontos são suficientes para colocar um time no playoff, mas como estreante achei sua avaliação honesta.

Fez bem em segurar investimentos nesse momento. A grana é boa, mas ainda não segura a onda caso as coisas compliquem. Talvez com mais uma ou duas participações dê para brincar um pouco mais nesse sentido. 

Na liga, tudo muito incerto nesse momento. Numa liga com poucos times, creio que logo conseguirá sair da pasmaceira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos jogos e a equipa acusou o cansaço. Temos que melhorar na Liga, mas muito bem a nível europeu. Gostei que tivesses derrotado o FCSB, que nem é o original Steaua Bucareste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/02/2024 em 18:02, Carlos Magno22 disse:

Gostei dessa curva ascendente nas finanças hehe, nada que um torneio continental não de uma boa injeção de grana logo mais, mas indo muito bem já.

Também adorei demais esse aumento nas finanças, @Carlos Magno22. Nada melhor que uma disputa continental para dar esta segurança.

Valeu pelo comentário, rapaz. Vamos ver no que vai dar essa participação na Conference.

Em 01/03/2024 em 11:55, Fujarra disse:

Achei que seria eliminado para o Steaua, time forte (para os padrões) mas conseguiu fazer 2 bons jogos (difíceis, vale-se lembrar). A fase na UEL parece mais tranquila, por incrível que pareça, vai enfrentar times que permitem sonhar. E claro, a gigantesca Roma.

E grana. Muita grana. Toda grana possível. hahahahaha

Na liga tá naquelas né, ainda dividindo muito as atenções e com jogos atrasados, logo logo as coisas devem voltar ao normal.

Te contar que, pelo contexto dos jogos, foram classificações muito baseadas em atuações individuais (o que o Kanuric pegou nos dois jogos contra o FCSB e na ida contra o Omonoia, não tá escrito) do que pelo coletivo, onde conseguimos poucos ataques, mas aproveitamos. Acho que os dois primeiros jogos são bem possíveis, sendo que o jogo-chave será o de estreia, contra o Sutjeska, fora de casa, @Fujarra. Depois dos dois primeiros jogos, o que vier é lucro.

A parte da grana já me deixa feliz por si só. Depois de quase ver o time quebrado, nada que mais que 2M de Euros não me deixem feliz.

Sobre a Liga, eu priorizei a Conference, e concordo contigo: Logo, a gente se acerta (pelo menos, é o que tô esperando hahaha).

Valeu por comentar, rapazote. Abração!

Em 03/03/2024 em 11:50, #Vini disse:

Bonita trajetória para chegar à Conference. O sorteio trouxe um chaveamento interessante. Geralmente 8,9 pontos são suficientes para colocar um time no playoff, mas como estreante achei sua avaliação honesta.

Fez bem em segurar investimentos nesse momento. A grana é boa, mas ainda não segura a onda caso as coisas compliquem. Talvez com mais uma ou duas participações dê para brincar um pouco mais nesse sentido. 

Na liga, tudo muito incerto nesse momento. Numa liga com poucos times, creio que logo conseguirá sair da pasmaceira.

Bonita, mas bem sofrida, diga-se @#Vini. Principalmente, os jogos contra o FCSB, mas o bom é que avançamos. Sobre o chaveamento, eu não peço muito, viu? O time tem potencial pra 4 pontos (me vejo superior o SJK, ainda mais jogando em Zenica, e acho que, pelo menos, dá pra sonhar com um empate em Montenegro na estreia, mas até tem lá sua chancezinha de ganhar o jogo, pois são times meio parelhos).

Então, só teve uma temporada na fase de liga, e vi que teve time passando com 6 pontos. Vi que a margem que garante a vaga são um pouco do que você disse: 7 pontos passa de fase. Dá pra pensar numa pontuação dessas? Dá, mas vamos trabalhar com 4 pontos nesse começo.

E eu já sou bem 'pão-duro' nos outros saves (lembra do save do Atlético Acreano, que eu tinha lá uns 100 milhões, e não fazia reformas, ou nenhum gasto absurdo? A régua aí tá do mesmo nível hahahahaha), não mudaria meu estilo por aqui, convenhamos.

Finalmente, concordo sobre a Liga, tá tudo muito cedo, ainda mais que tive que priorizar a Conference. Vamos ver se este mês sem a Conference será útil para o time.

Saudações, rapazote portenho. Fica na paz.

Em 05/03/2024 em 09:58, Cadete213 disse:

Muitos jogos e a equipa acusou o cansaço. Temos que melhorar na Liga, mas muito bem a nível europeu. Gostei que tivesses derrotado o FCSB, que nem é o original Steaua Bucareste.

Pois é, @Cadete213. O time teve que priorizar a Conference, por questão financeira mesmo. Mas o bom é que conseguimos chegar na fase de Liga.

Abração e fica na paz, rapaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - O fim de uma era (22.04)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
×
×
  • Criar Novo...