Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Gringo e os meninos de Sabac | Fim de save


Tsuru

Posts Recomendados

1 hora atrás, Fujarra disse:

Aja investimento em estrutura, gostamos.

Achei a tática exótica mas funcionando tudo show deus é fiel hahahaha

Bom, mudar as diretrizes do save vão te ajudar a mantê-lo vivo. No cargo? Já não sei. hahahahha

Boa sorte com essa sequência, promete.

Aproveitei o moral com a diretoria pra pedir tudo que era possível. Em alguns casos eles encrencaram mas com uma insistência liberou hahaha

Assim, é minha primeira experiência no FM 24, então sinceramente não sei se vai funcionar. Foi o mais próximo que eu encontrei do que vinha fazendo até então no 23, a ideia é seguir por aí mas essa primeira temporada ainda vai ser de bastante experimentação nesse sentido.

Rapaz, eu tô mais preocupado nem é com essa temporada atual porque tipo, ainda tem bastante jogador contratado na anterior. O nível do time certamente desce um pouco mas não despenca, acho que dá tranquilo pra arrumar ali um meio de tabela. Pra mim a dificuldade maior vai ser se os jovens atuais não evoluírem o suficiente e chegar um momento onde ficarem só eles, ou então quando começarem a sair por uma mixaria e me deixarem com garotos de 15 anos pra encarar a Superliga.

Mas esses desafios me deram um ânimo novo, sabe, uma forma diferente de jogar FM, bem distante de tudo que eu sempre fiz. A questão da fluidez pesa, claro, mas acho que eu tava enjoado do jeito anterior e nem tinha me dado conta. Então passar por esses perrengues é parte de jogar um save de base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem trabalha em empresa grande já deve ter ouvido mais de uma vez a tal da reestruturação. Chegamos ao futebol e as SAFs alterando a forma de administrar e pensar o negócio. E, por fim, o FM vem oportunizar a mudança anual de versão.

Wind of change.

E o Gringo recebe a oportunidade de todo bom gerente: tocar os ventos da mudança do Sabac, com a alteração da cultura, estilo de gestão e futuro da equipe. Se transforma numa equipe de base. Bem, Pet já jogou no Santos, então teria know-how.

Boa sorte nessa nova fase, que deve trazer uma interessante curiosidade ao jogo de base. Afinal, costumamos ver o jogador tocando uma equipe pequena, com jogadores veteranos que aos poucos vão sendo substituídos; agora, já vem com experiência e moral no comando, o que deve facilitar a manutenção do treinador, pois terá uma boa equipe em mãos, ao mesmo que tempo que permitirá o tranquilo desenvolvimento da base em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizando no save aqui, achei interessante a brusca mudança de rumo. O gringo agora é um desenvolvedor de jovens e tem a chance de não ser um aventureiro estrangeiro e ser um ícone do clube, de deixar um legado. E, se o incentiva mais a jogar, é obviamente válido.

No mais, como o Macva está no estágio de começar a brigar por vagas europeias (e ser bem pago por isso), terá bastante dinheiro para investir na infraestrutura do time. Estamos vendo o nascimento de um Barcelona dos balcãs? Veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2024 em 17:30, Nei of disse:

Quem trabalha em empresa grande já deve ter ouvido mais de uma vez a tal da reestruturação. Chegamos ao futebol e as SAFs alterando a forma de administrar e pensar o negócio. E, por fim, o FM vem oportunizar a mudança anual de versão.

Wind of change.

E o Gringo recebe a oportunidade de todo bom gerente: tocar os ventos da mudança do Sabac, com a alteração da cultura, estilo de gestão e futuro da equipe. Se transforma numa equipe de base. Bem, Pet já jogou no Santos, então teria know-how.

Boa sorte nessa nova fase, que deve trazer uma interessante curiosidade ao jogo de base. Afinal, costumamos ver o jogador tocando uma equipe pequena, com jogadores veteranos que aos poucos vão sendo substituídos; agora, já vem com experiência e moral no comando, o que deve facilitar a manutenção do treinador, pois terá uma boa equipe em mãos, ao mesmo que tempo que permitirá o tranquilo desenvolvimento da base em si.

Tem muito gerente por aí que detesta essa parte de gestão da mudança. Mudar realmente dá muito trabalho, exige esforço, mudança de cultura, transformação na forma de pensar...e com a SI modificando o jogo de uma versão pra outra, faz jus a isso muito bem. Hehehe

Cheguei a cogitar uma mudança de save pra continuar só com a base, já que a proposta aqui era outra. Mas o Macva me surpreendeu, gostei do time e estava com pena de encerrar, achei que valia a pena investir na transformação da equipe. Sábia decisão. Agora veremos o técnico Pet desenvolvendo os meninos, algo que o Pet original de certa forma fez inclusive no Flamengo menos com os garotos que eram fechados com o Edilson.

Acredito que a manutenção da equipe vai ajudar mesmo, ao menos num primeiro momento teremos um time pra colocar em campo e sem grandes perdas, é quase a mesma equipe da temporada passada. Espero que a base consiga mesmo evoluir o suficiente pra que daqui há duas, três temporadas os meninos de Sabac já estejam mais que consolidados no escrete principal.

Em 18/03/2024 em 22:26, LuisSilveira disse:

Me atualizando no save aqui, achei interessante a brusca mudança de rumo. O gringo agora é um desenvolvedor de jovens e tem a chance de não ser um aventureiro estrangeiro e ser um ícone do clube, de deixar um legado. E, se o incentiva mais a jogar, é obviamente válido.

No mais, como o Macva está no estágio de começar a brigar por vagas europeias (e ser bem pago por isso), terá bastante dinheiro para investir na infraestrutura do time. Estamos vendo o nascimento de um Barcelona dos balcãs? Veremos.

A fluidez é impressionante, o tempo que a gente gasta com prospecção e contratações é gigantesco (ao menos pra fazer um trabalho bem feito). Tem sido uma experiência bem interessante e fazia tempo que não me divertia assim com o FM. Fora que em um save "normal" a gente acaba dando pouca atenção à base e contrata mais jogadores prontos né, eu acho legal essa parte de desenvolver.

Hahahaha, a diferença aqui é que certamente nossos meninos serão atraídos por mercados maiores e com tendência a saírem a preço de banana, então um dos desafios é manter eles no clube para deixarmos de fato um legado.

21 horas atrás, Gui Souza disse:

Está fazendo uma boa estratégia de gerenciamento e fez mudanças significativas no elenco que gostei. Estou curioso para ver como vai funcionar na prática esse novo sistema tático.

Seja bem-vindo Gui.

O 4-2-3-1 com dois MCs é um clássico do FM mas nas últimas versões tem sido preterido pelo outro com dois volantes, vamos ver como vai ser aqui. É interessante mas ainda estou com o pé atrás.

Tomara que as estratégias resultem em boas fornadas e bons jogadores para o clube ter um futuro brilhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Vamos ver o que essa mudança trará, acho que é uma tentativa válida, já que agiliza muito o processo do jogo na pré-temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Me atualizando aqui... mt legal que você não tenha desistido do save, Tsuru. Pra mim são sempre leituras enriquecedoras, e "perder" mais uma vez uma história sua seria frustrante. E o caminho pra continuar não poderia ser mais desafiador, hahahaha! Gostei bastante.

A 1ª campanha na Superliga foi ótima, a vaga na UEL vai ajudar imenso nessa nova fase e ainda bem que a diretoria já topou melhorar tudo o que envolve suas canteiras de jovens, rs rs. Importante demais. Agora é torcer pra que venham boas safras né? E até quanto a isso, queria te perguntar: você tem uma opinião formada sobre o quanto é em função da aleatoriedade e o quanto é a qualidade das categorias de base no que diz respeito ao nível das safras geradas pelo jogo?

 

 

edit// lembrei de outra pergunta, haha: por que você diz que o 4-3-3 ficou ruim nessa nova versão do FM?

Editado por Leho.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2024 em 14:55, Henrique M. disse:

Vamos ver o que essa mudança trará, acho que é uma tentativa válida, já que agiliza muito o processo do jogo na pré-temporada.

Pois é...na realidade não só na pré temporada. Eu não contrato apenas baseado nos olheiros, gosto de ir time a time, analisar estatísticas de campeonatos, olhar ligas e seleções diferentes, segundas divisões, montar listas de observação. Some a isso as propostas, negociações de contrato, conversas com agentes e o tempo gasto é gigantesco, inclusive na intertemporada. Agora a coisa flui bem melhor, é apertar o botão de avançar e colocar a garotada pra jogar. 

Tem também um foco mais interessante na parte tática que é bem legal, acho que vai render bons frutos mais pra frente.

4 horas atrás, Leho. disse:

Me atualizando aqui... mt legal que você não tenha desistido do save, Tsuru. Pra mim são sempre leituras enriquecedoras, e "perder" mais uma vez uma história sua seria frustrante. E o caminho pra continuar não poderia ser mais desafiador, hahahaha! Gostei bastante.

A 1ª campanha na Superliga foi ótima, a vaga na UEL vai ajudar imenso nessa nova fase e ainda bem que a diretoria já topou melhorar tudo o que envolve suas canteiras de jovens, rs rs. Importante demais. Agora é torcer pra que venham boas safras né? E até quanto a isso, queria te perguntar: você tem uma opinião formada sobre o quanto é em função da aleatoriedade e o quanto é a qualidade das categorias de base no que diz respeito ao nível das safras geradas pelo jogo?

edit// lembrei de outra pergunta, haha: por que você diz que o 4-3-3 ficou ruim nessa nova versão do FM?

Então, começando de tras pra frente, a SI mudou a estrutura do motor de jogo no 24, que ficou mais posicional. E uma dessas mudanças é que estruturar um 433 com alas avançados ficou mais difícil em táticas proativas. Quem quer atacar e dominar o jogo num 433 faz isso muito mais facilmente usando laterais que jogam por dentro (defesa ala ou o novo lateral invertido) e um volante mais solto, em geral um MD Apoiar. Ou um Pivô Defensivo com dois DL Apoiar. 

E por que acho isso ruim? Porque te obriga a ter um tipo de jogador bem específico ou adaptar alguém. Daria pra usar alas avançados e jogar de forma mais reativa? Daria se o FM não fosse tão chato com táticas mais defensivas. Pô, a gente joga com time pequeno, nem sempre acha jogadores tão específicos. Fora que esses "determinismos" (faça isso, faça assim, senão não funciona) é bem irritante. Parece que estamos jogando a versão manager do Fifa hahahaha

Rapaz, quase larguei mesmo. Depois quase troquei de save. Mas como tu disse, era mais uma boa ideia que ia embora, achei um desperdício. Se muitas vezes desistir é a melhor coisa, insistir também é quando a gente tá se divertindo.

Olha, pelo que eu já andei lendo e ouvindo falar, as fornadas são baseadas em varias coisas, tipo estrutura, estafe, reputação, e tem uma parte aleatória. Quando o clube investe e cresce, essa parte aleatória diminui, mas vai sempre estar lá. Na linha que o clube conhecido e com boa estrutura depende menos da sorte pra achar bons talentos, saca?

A ideia é continuar enchendo a diretoria pra melhorar ainda mais, temos boa situação financeira e só tende a melhorar hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

w3NdnkZ.png

 

Oito ou oitenta
Atualizado em 30/03/2023

Em sua segunda temporada na elite da Sérvia, o FK Macva Sabac mudou radicalmente sua filosofia de contratações e passou a ser um clube formador, apostando unicamente em utilizar jovens saídos de suas categorias de base. E agora, quais desafios aguardariam o clube na transição do antigo para o novo modelo?


Superliga Sérvia

A temporada 24/25 começou mais ou menos dentro do esperado. Mas nada que me deixasse satisfeito: eu tinha sempre a sensação que o time estava péssimo defensivamente, deixando muitos espaços entre os setores e sofrendo demais para segurar qualquer vantagem no placar. É claro que contra Partizan e Estrela não se esperava nada, mas quase sofremos o empate depois de abrir 3 a 0 no Mladost, fomos amassados pelo Radnicki SM após assumirmos uma larga vantagem no primeiro tempo e vencemos o Novi Pazar com um gol de pênalti no finalzinho.

Com alguma sorte surpreendemos o então líder Cuckaricki, mas o time voltou a oscilar e tomamos um vareio de bola do Kolubara e do TSC, dois jogos onde a minha expectativa era vencer. Aí engatamos mais duas vitórias no sufoco diante do Vozdovac e do Mladost GAT, pensei, “agora vai”, mas fora a boa atuação de Ficovic, não conseguimos muita coisa contra o Radnik Surdulica e o Spartak.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-15190559ea93a

 

Napredak e Vojvodina estão brigando na parte baixa da tabela e o Javor é adversário direto pelo octogonal final, então a conta aqui era vencer os dois primeiros e pelo menos arrancar um empate diante do terceiro. Mas fizemos tudo ao contrário, vencemos a partida mais difícil e deixamos pelo caminho seis pontos que eu considerava quase obrigatórios.

Ajustando um pouco a abordagem tática, novembro e dezembro foram meses melhores: tirando a derrota para o Estrela Vermelha somamos outras quatro vitórias na melhor sequência da temporada até aqui. Os destaques vão para a segunda vitória sobre o sempre difícil Cukaricki e para a primeira vez em que derrotamos o Partizan, em pleno JNA Stadium: fomos amassados desde o início, levamos dois gols e a partir daí o Macva acordou, o jogo virou de uma maneira tal que eu de alguma forma sabia que venceríamos. E vencemos mesmo.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-1519202b4e718

 

O Macva tem sido o time do oito ou oitenta: em 21 jogos são 11 vitórias, nove derrotas e apenas um empate. 

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-152054f5b2a75

 

Ou seja, os números corroboram a minha percepção de que a equipe está oscilando bastante, alterna ótimas partidas com outras bem ruins onde é dominada por times de mesmo nível ou em situação mais complicada na tabela. Em alguns momentos surpreende o Cuckaricki e o Partizan, em outros sua sangue para vencer um time que luta pra não cair ou toma dele um vareio de bola.

Ainda assim estamos em sexto lugar, já com nove de vantagem para o primeiro fora do G-8 e a apenas dois do Spartak, quarto colocado. Considerando que a expectativa da diretoria é um meio de tabela e que o time está em transição, com os jovens ainda buscando seu espaço, a vaga no octogonal final me parece bem encaminhada e tudo leva a crer que teremos um fim de temporada tranquilo.

 

Copa da Sérvia

O sorteio nos colocou diante do Novi Sad, que disputa a segunda divisão do país. Infelizmente esse foi um dos jogos ruins da equipe, ainda por cima com calendário apertado. O time misto não deu conta, muito menos os titulares no segundo tempo: perdemos nos pênaltis e fomos eliminados.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-23141046ecc3e

 

Noites Europeias

O adversário na estreia na Liga Europa foi o Rapid Viena, um time com muito mais casca que nós. Fizemos um primeiro jogo bem ruim, mas de alguma forma vencemos…com aquele golzinho deles no fim que geralmente faz diferença na volta.

E fez mesmo. Em Viena fomos amassados o tempo todo e resistimos bravamente, até sofrermos dois gols no fim da partida e darmos adeus à competição.

Fomos então para a Liga Conferência e caímos na fase de liga. Nossa, que formato horroroso esse que inventaram. Um monte de jogos sem sentido entulhando o calendário, gerando partidas inúteis e prejudicando nossa condição física para os campeonatos nacionais onde temos muito mais chances. Eu preferia mil vezes os jogos eliminatórios e uma fase de grupos: disputou os jogos, cai fora e pronto.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-15175886f1139

 

Fora a vitória sobre o HB, das Ilhas Faroe, nos outros jogos só empatamos e perdemos. E assim, é claro, demos adeus à competição.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-151829d150986

 

Esse formato de liga pode ser bom para times um pouco mais preparados, mas para as equipes menores é um desperdício absoluto.

 

Proximos jogos

O campeonato faz uma pausa e só retorna agora em fevereiro, fechando a fase de pontos corridos antes de começarmos os octogonais. Não enfrentaremos nenhum dos 3 primeiros colocados, o que significa que se o time engrenar e fizer boas partidas, temos chance de subir mais um pouco na tabela e chegar na próxima fase colados nos líderes.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-152036f156a30

 

Tática

Ainda estou buscando entender essa parte no FM 24 e tenho experimentado bastante, mesmo não sendo o mais recomendável - sem tentar, nunca vou saber o que funciona melhor. Além do 4231 inicial que falei no post passado, tentei também uma versão dele com dois volantes, não gostei do resultado e acabei voltando ao 4-3-3. Nesse momento nossa principal estratégia é o Contra-Ataque Fluido, mas temos também uma tática mais proativa Tiki Taka Vertical e uma de estacionar o ônibus na frente da baliza.

 

Captura-de-ecra-2024-03-30-232706c2f1892

 

Faz tempo que eu não usava mais de uma estratégia, mas comecei a sentir necessidade de me adaptar. Em várias partidas o time começava bem, dominava os jogos, mas tinha muitas dificuldades de segurar o placar. Ainda não sei bem se mudar a estratégia é mesmo a melhor solução mas é como eu disse, sem tentar nunca vou descobrir.
 

E pra fechar a conta...

Dois times que brigam na parte de baixo da tabela me procuraram propondo entrevistas para ser seu treinador. Por acaso são duas equipes que eu adoro, mas é claro que nesse novo contexto ambas as ofertas foram recusadas.
 

Captura-de-ecra-2024-03-08-2333524aee4d6

Captura-de-ecra-2024-03-12-000400ac3aae5


Além de me oferecer um novo contrato, prontamente aceito, a diretoria do Macva ainda topou melhorar o centro de formação e o centro de treinos do clube. São ótimas notícias para as nossas futuras fornadas de base e para o desenvolvimento dos nossos jovens jogadores.


Captura-de-ecra-2024-03-14-231153eb26ca5

Captura-de-ecra-2024-03-16-22312622260fe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Oito ou oitenta (30/3)

Gosto muito de apostar nas camadas jovens. Os resultados estão dentro do esperado e foi uma boa experiência europeia. Agora é continuar a fazer o clube crescer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da oscilação, o time está em um viés de alta e o calendário mais acessível pode consolidar essa evolução na tabela, já livre dos compromissos europeus. Por falar nisso, entendo sua reclamação, mas o formato da Conference é parecido com o das competições atuais, então não sei se entendi a sua reclamação neste caso.

Pensando na transição do formato, acho que atacou dois pontos bem importantes na infraestrutura e com um custo relativamente ok. Agora é focar nesses aspectos, bem como a evolução da equipe técnica, que pode te ajudar muito em momentos sem a grana das competições europeias. 

Taticamente falando, quero acompanhar como o time se portará com essas formações com poucos jogadores na tarefa de ataque.

Gostei do formato resumido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de gostar dos clubes,fez bem em continuar no clube!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizei por aqui. Não sou muito fã de alterar proposta de save no meio dele, mas entendo as circunstâncias que levaram à mudança nesse caso, e porque tu preferiu continuar o mesmo tópico em vez de começar outro do zero. 

O que vai ser interessante de observar nesse caso é como o time vai se portar com a mudança tendo ocorrido de forma tardia. Normalmente save de base começa com uma equipe que não tem expectativa nenhuma e que está enfrentando outras equipes cheias de pernas de pau. Pelo que vi, a distância entre o nível dos atletas do profissional e os da base é bem grande. Terá um desafio e tanto pela frente, e não me surpreenderia se acabasse com demissão. Espero que não, é claro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2024 em 13:32, Cadete213 disse:

Gosto muito de apostar nas camadas jovens. Os resultados estão dentro do esperado e foi uma boa experiência europeia. Agora é continuar a fazer o clube crescer. 

Vamos em frente. Com a nova fornada teremos um grande desafio pela frente que é adaptar os jovens a um cenário de primeira divisão de uma liga média da Europa, sem tempo pra maturar isso em divisões inferiores. Estou bem curioso para ver como vai ser.

Em 31/03/2024 em 22:58, #Vini disse:

Apesar da oscilação, o time está em um viés de alta e o calendário mais acessível pode consolidar essa evolução na tabela, já livre dos compromissos europeus. Por falar nisso, entendo sua reclamação, mas o formato da Conference é parecido com o das competições atuais, então não sei se entendi a sua reclamação neste caso.

Pensando na transição do formato, acho que atacou dois pontos bem importantes na infraestrutura e com um custo relativamente ok. Agora é focar nesses aspectos, bem como a evolução da equipe técnica, que pode te ajudar muito em momentos sem a grana das competições europeias. 

Taticamente falando, quero acompanhar como o time se portará com essas formações com poucos jogadores na tarefa de ataque.

Gostei do formato resumido. 

É, acho que teremos um bom fim de temporada, tudo aponta nessa direção.

Sobre o formato da Conference, não sei se ficou claro pelo tópico mas a reclamação é geral, é contra toda fase de liga dos campeonatos europeus - seja Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference, enfim, eu realmente não gostei.

A equipe técnica já vem evoluindo, até vou atualizar essa parte na próxima pré-temporada. Temos um dos melhores grupos de estafe da Superliga, melhorando ainda mais a tendência é o time voar ainda mais alto.

Sempre li que o importante é o encaixe das tarefas, mais que o número delas, mas também nunca funcionou bem assim. Tomara que aqui seja diferente.

Foi a primeira vez nesse novo formato e também curti bastante, obrigado pelo feedback!

Em 02/04/2024 em 16:02, LC disse:

Apesar de gostar dos clubes,fez bem em continuar no clube!

É a nova proposta né. Pela proposta anterior eu teria ao menos ponderado, aqui não tive nenhuma dúvida.

40 minutos atrás, Danut disse:

Me atualizei por aqui. Não sou muito fã de alterar proposta de save no meio dele, mas entendo as circunstâncias que levaram à mudança nesse caso, e porque tu preferiu continuar o mesmo tópico em vez de começar outro do zero. 

O que vai ser interessante de observar nesse caso é como o time vai se portar com a mudança tendo ocorrido de forma tardia. Normalmente save de base começa com uma equipe que não tem expectativa nenhuma e que está enfrentando outras equipes cheias de pernas de pau. Pelo que vi, a distância entre o nível dos atletas do profissional e os da base é bem grande. Terá um desafio e tanto pela frente, e não me surpreenderia se acabasse com demissão. Espero que não, é claro. 

É, te falar mesmo que eu quase comecei outro. Estive mesmo pra vir aqui escrever a mensagem e fechar, exatamente pelos motivos que tu citou, inclusive tinha definido em qual país e liga ia jogar com a base.

Depois achei que, com o tópico já aberto e o save em andamento, eu tinha muito pouco a perder. O máximo que vai acontecer, se der tudo errado, é fechar esse aqui e partir pra outra ideia que já estava formatada. Pior seria eu nem tentar aqui e depois me arrepender de não ter dado essa chance ao Macva.

Vai ser um grande desafio, sem dúvida, espero que os garotos consigam amadurecer o suficiente pra atuarem numa primeira divisão - e que eu consiga manter o máximo de titulares possíveis até lá hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, estou passando por um momento pessoal um pouco complicado e enfrentando alguns problemas, portanto sem cabeça pra jogar e postar. Assim que as coisas acalmarem eu retomo o save e a história.

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa
On 4/14/2024 at 7:25 PM, Tsuru said:

Pessoal, estou passando por um momento pessoal um pouco complicado e enfrentando alguns problemas, portanto sem cabeça pra jogar e postar. Assim que as coisas acalmarem eu retomo o save e a história.

Obrigado a todos!

As melhores. Que recuperes rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2024 em 15:25, Tsuru disse:

Pessoal, estou passando por um momento pessoal um pouco complicado e enfrentando alguns problemas, portanto sem cabeça pra jogar e postar. Assim que as coisas acalmarem eu retomo o save e a história.

Obrigado a todos!

Que tudo se acerte Tsuru!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Me atualizando aqui na leitura: achei que fosses sofrer até mais nessa 1ª temporada usando só a base, mas até aqui os resultados são relativamente bons sim.

É claro que essa oscilação e a sua percepção de insegurança com o time é bem ruim, mas eu condiciono isso justamente ao fato de estares lançando mão de mais jovens, ou seja, é natural que oscilem em seus desempenhos e sendo assim, o rendimento coletivo vai junto também. Se nessa segunda perna o time conseguir se estabilizar um pouco mais, dá pra pensar num bom octogonal e quem sabe, mais uma vaguinha europeia (o que financeiramente seria incrível).

Quanto ao formato das ligas europeias, a minha sensação é que, pensando só no lado financeiro a mudança é bem interessante, já no lado desportivo fica mais relativo. Se teu time tem bom nível, o calendário tende a te complicar menos; agora se teu time ainda está abaixo dos outros aí os jogos acabam se tornando um obstáculo a mais no decorrer da temporada mesmo, entendi tua crítica nesse sentido e acho verdadeiro.

 

No mais, desejo melhoras pra ti aí @Tsuru, e que possa retornar o quanto antes. Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/04/2024 em 20:42, Cadete213 disse:

As melhores. Que recuperes rápido.

Em 19/04/2024 em 14:25, LC disse:

Que tudo se acerte Tsuru!

Obrigado Cadete e LC. Aos poucos as coisas vão se ajeitando.

Em 20/04/2024 em 10:26, Leho. disse:

Me atualizando aqui na leitura: achei que fosses sofrer até mais nessa 1ª temporada usando só a base, mas até aqui os resultados são relativamente bons sim.

É claro que essa oscilação e a sua percepção de insegurança com o time é bem ruim, mas eu condiciono isso justamente ao fato de estares lançando mão de mais jovens, ou seja, é natural que oscilem em seus desempenhos e sendo assim, o rendimento coletivo vai junto também. Se nessa segunda perna o time conseguir se estabilizar um pouco mais, dá pra pensar num bom octogonal e quem sabe, mais uma vaguinha europeia (o que financeiramente seria incrível).

Quanto ao formato das ligas europeias, a minha sensação é que, pensando só no lado financeiro a mudança é bem interessante, já no lado desportivo fica mais relativo. Se teu time tem bom nível, o calendário tende a te complicar menos; agora se teu time ainda está abaixo dos outros aí os jogos acabam se tornando um obstáculo a mais no decorrer da temporada mesmo, entendi tua crítica nesse sentido e acho verdadeiro.

No mais, desejo melhoras pra ti aí @Tsuru, e que possa retornar o quanto antes. Força!

É, eu achava também que ia ser mais complicado. Não sei se foi a estrutura do time que ajudou ou se foram as boas contratações da temporada anterior que geraram uma espinha dorsal interessante. E olha que vários desses atuais titulares estavam cotados pra deixar o clube, eu mesmo me surpreendi como consegui tirar o máximo de uns caras que eu nem acreditava mais.

Acho que a oscilação vem sim pelo que tu comentou, mas também é preciso lembrar que de uma temporada pra outra eu migrei do FM 23 pro 24 e são duas versões bem diferentes, ainda tô apanhando um pouco pra me adaptar a um jogo mais posicional. Dadas as circunstâncias uma vaga europeia seria mesmo ótima.

É como falei né, pra um time médio esse regulamento funciona. Pra uma equipe pequena, sem grandes pretensões, é complicado porque é muito jogo sem perspectiva, a gente sabe que não vai avançar muito e fica um monte de jogo empatando o calendário.

Aos poucos as coisas vão melhorando e retomo a rotina aos poucos. Obrigado Leho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

w3NdnkZ.png

 

A volta dos que não foram
Atualizado em 30/04/2023

Diante de um período de muitas mudanças - como um time que de repente só pode usar a base e uma migração do FM 23 para o 24 - fora outras transformações na vida pessoal deste que vos fala, o Macva Sabac iniciou a terceira temporada sob o comando do Gringo em um ritmo bem “oito ou oitenta”, oscilando bastante. Em alguns jogos fazia partidas ótimas e goleava, em outros jogava mal, em muitos deles começava melhor e sofria no fim. Vamos descobrir agora como terminou essa temporada para a equipe.

 

Superliga Sérvia - Fase regular

Após a pausa de inverno, entre dezembro e fevereiro, os rubro-negros de Sabac voltaram ainda buscando o melhor ritmo: tomamos a virada do Kolubara depois de abrir o placar aos 4 do primeiro tempo, derrotamos o TSC com gol de pênalti e perdemos para o lanterna Radnicki, esse um resultado absolutamente inaceitável.

Depois de uma mudança tática e estratégica, o time respondeu bem: dos 18 pontos restantes na fase regular somamos 13, perdendo apenas para o Surdulica e garantindo a passagem ao octogonal final entre os cinco melhores, três pontos a frente do Kolubara.

 

Captura-de-ecra-2024-04-29-231905d10a4fa

 

A mudança tática veio quando comecei a experimentar um 4-3-3 criado para simular no FM um pouco do que faz o Tottenham (e que supostamente é um jogo posicional, embora eu não seja especialista). Ela usa basicamente laterais por dentro, volante mais solto, dois meias centrais de chegada à área e dois pontas definidores que jogam abertos, colados na linha por meio de instruções individuais, para puxar a marcação e abir espaço pelo centro. O print abaixo é da tática original.

 

Spursformation2a.png.42cd9a01158d56519d1

 

A escolha aqui não foi aleatória: os dois meias centrais permitiriam a Ficovic e Dimitric atuarem juntos; os pontas definidores invertidos me permitem utilizar Pejovic e Jovanovic ao mesmo tempo; o volante mais solto é a melhor função do Ilic, melhor volante do elenco, bem como para os jovens volantes do time; e o atacante central é um definidor, característica dos nossos principais centroavantes.

Aos poucos e com ajuda do Rate my Tactic a tática foi ganhando uma cara própria, buscando maior equilíbrio defensivo e se ajustar à realidade do Macva. Uma equipe com MC Atacar e Mezzala Apoiar, sem volante fixo e com mentalidade Positiva, joga um futebol de pressão muito alta, no campo do adversário, na linha "alto risco, alta recompensa". Achei um pouco arriscado demais, ainda mais considerando que somos um time focado em desenvolver a base e nem sempre teremos talento de topo disponível a qualquer momento.

Eu falei de Dimitric e Ficovic juntos e eles não aparecem no print, mas é porque Dimitric se machucou e só volta na temporada que vem.

 

Captura-de-ecra-2024-04-29-2343434b1dbb5

 

Lembrando que uso e abuso das instruções individuais. Os pontas têm instruções de jogarem abertos, o MAA tem liberdade para atuar mais próximo do que seria um Mezzala (chegando na área e abrindo o campo, se aproximando do ponta-direita) e os laterais são orientados a afunilarem o jogo e atuarem por dentro quando têm a bola.

Dava para ter feito isso usando funções e tarefas em vez de instruções individuais? Dava. Mas não fiz isso de propósito e é nesse ponto que vou voltar na próxima atualização.

 

Superliga Sérvia - Fase final

Depois da boa campanha na reta final da fase regular, eu sonhava manter a boa forma aqui. Foi ruim? Não de todo, ainda que as derrotas para o Kolubara e o empate com o Spartak - depois de abrir 2 a 0 - não estivessem definitivamente nos planos. Ainda deu pra arrancar ali um pontinho do Cukariki que por pouco não virou mais uma vitória.

 

Captura-de-ecra-2024-04-29-231939649a963
 

No fim os pontos perdidos quase fizeram a diferença, mas deu tudo certo: conseguimos terminar em quinto e pegamos a última vaga europeia, uma vez que o Partizan venceu a Copa da Sérvia. A febre da Liga Conferência continuará ardendo em Sabac!

 

Captura-de-ecra-2024-04-07-223239c4254c9

 

Detalhe para a danutada incrivel do Estrela Vermelha, que terminou a fase regular na liderança, quatro pontos atrás do arquirrival, e deixou escapar o título ao terminar em segundo.

 

Estatísticas

A volta dos que não foram: de encostados no banco e cotados para sair ao fim da temporada passada, Dimitric e Ficovic foram para o time titular diante da necessidade, corresponderam e passaram até mesmo a jogarem juntos. Dimitric inclusive foi o único jogador com média acima de 7 e Ficovic foi o segundo melhor nesse aspecto.

 

Captura-de-ecra-2024-04-29-2322214afe245

 

Destaque ainda para o menino Jovanovic, única contratação da temporada, pinçado após ótima temporada na segunda divisão do país. Jogador barato e versátil, correspondeu e segue firme no time titular na próxima época. 

Outra boa surpresa nas estatísticas é o zagueiro Tanasijevic, líder do time em passes completos. Permanecendo como acho que vai, será peça fundamental para ajudar a guiar os bons zagueiros jovens da equipe.

 

Sala da direção

Nada como superar as expectativas para ter os pedidos atendidos. A gente pede daqui, insiste dali e aos poucos a coisa vai melhorando. 

Captura-de-ecra-2024-04-11-232134c7cb078


Mas de que adianta recrutar melhor se os meninos treinam numa várzea? Não, tem que melhorar o orçamento de treino também. Pedido feito, pedido aceito, pedido atendido.

Captura-de-ecra-2024-04-11-2321081147a40

 

Os meninos de Sabac

Já temos aqui algumas indicações de como será nossa próxima fornada de jovens.

 

Captura-de-ecra-2024-03-28-225232e569f9a

 

Também saiu o mapa com as posições preferidas dos novos jovens do clube. A distribuição é boa e, fora os M(E) e M(D), que serão adaptados, no geral vejo os jogadores encaixando muito bem no nosso 4-3-3.

 

Captura-de-ecra-2024-03-28-225240e0cc255

 

E agora, quem são esses jovens? Teremos saídas do clube? Os principais jogadores vão renovar? E os jovens que já estavam, o que vai acontecer? Sexta, no Globo Repórter.

Digo…em breve, na nossa próxima atualização. Até lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | A volta dos que não foram [30/4]

Sempre bom ver as condições do clube melhoradas e principalmente conseguir qualificar a equipa para as competições europeias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2024 em 09:42, Cadete213 disse:

Sempre bom ver as condições do clube melhoradas e principalmente conseguir qualificar a equipa para as competições europeias.

Pois é, agora já veremos mais jovens na equipe e a exigência vai aumentar, precisamos estar bem preparados e com boa estrutura para receber os meninos.

E vamos ver se conseguimos ir um pouco mais longe na Europa.

Obrigado Cadete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comunicado

Pessoal, depois de um mês fui voltar a jogar o save - a atualização tinha sido jogada anteriormente - mas não está fluindo. Entre mudanças de propostas, mudança de versão, duas pausas, enfim, as coisas estão melhores mas ainda não tô com cabeça pro FM. Tentei o máximo que deu mas desanimei e aí não tem jeito, não tem mesmo nada a fazer.

Vou dar um tempo, jogar outras coisas e de repente mais adiante, com a cabeça mais tranquila, eu me organizo pra voltar, aí sim com uma proposta mais uniforme desde o início.

Obrigado a todos que comentaram e acompanharam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Fim de save

Até breve. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2024 em 19:52, Tsuru disse:

Comunicado

Pessoal, depois de um mês fui voltar a jogar o save - a atualização tinha sido jogada anteriormente - mas não está fluindo. Entre mudanças de propostas, mudança de versão, duas pausas, enfim, as coisas estão melhores mas ainda não tô com cabeça pro FM. Tentei o máximo que deu mas desanimei e aí não tem jeito, não tem mesmo nada a fazer.

Vou dar um tempo, jogar outras coisas e de repente mais adiante, com a cabeça mais tranquila, eu me organizo pra voltar, aí sim com uma proposta mais uniforme desde o início.

Obrigado a todos que comentaram e acompanharam o save.

Eu acho que trabalhar somente com a base dá muita dor de cabeça. E aí, a gente acha que o problema são as táticas quando na verdade, são os jogadores.

Acho que poderia ter uma mescla entre o desafio da base e uma filosofia de contratação com um pouco de rigidez. Pense em... Sei lá? Athletic Bilbao? Ou então o Ajax. Utilizar muito a base porém dando prioridade à equipe principal.

Eu gosto muito dos seus saves e eu sempre fico triste porquê aqueles que mais gosto, acabam sendo terminados pelo trajeto.

Dito isso, se voltar com o save ou não. Achei bacana a história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...