Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa


Tsuru

Posts Recomendados

13 horas atrás, Herr Jones disse:

Foi uma eliminação até precoce na Copa, ainda mais em um jogo amplamente dominado pela sua equipe mas que acontecem. Realmente dão um incômodo, mas felizmente não acabou afetando o moral do elenco e seguiu fazendo uma grande campanha na liga. Agora com menos jogos dá pra conseguir os jogadores em melhor forma física para cada jogo e acredito que o acesso é uma questão de tempo, até porque a classificação para o qualificatório de acesso me parece muito bem encaminhada.

É, eu teria ficado bem mais chateado se a gente tivesse alguma chance de chegar a fases realmente avançadas da copa. Mas com o elenco atual e a eventual entrada das equipes da Superliga, mais a divisão de calendário, ia ser difícil pra nós. Ainda que tenha sido uma derrota ridícula, agora teremos semanas cheias pra descansar e treinar enquanto os adversários continuam nas duas competições. Acredito eu que mantendo a boa forma isso vai fazer toda a diferença lá na frente.

Pela distância para o oitavo/nono colocado, também acredito que a vaga no octogonal está bem encaminhada. O objetivo então passa a ser somar o máximo de pontos pra chegar nessa fase final com bastante margem e assim subir com a taça nas mãos. Temos na sequência uma final antecipada contra o Zeleznicar, quem vencer leva uma vantagem importantíssima para o returno e quem perder vai precisar oscilar o mínimo possível. E se der empate, melhor pra nós. Esse jogo promete ser decisivo para definir o que acontecerá no restante da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, confesso que quando olhei o post de apresentação e vi o Pet com a camisa do Flamengo, isso serviu como um repelente para ler o save: "eu lá quero saber de Pet...". Mas, revendo minha própria ótica clubista, li as atualizações e achei interessantíssimo que isso tudo é um plano de fundo para o desbravamento da liga sérvia, que é uma das que eu tinha mais curiosidade para jogar também. O save está muito bem organizado e fácil de ler, a propósito.

O time vem performando muito bem na liga local, ainda que algumas eliminações dolorosas tenham surgido em copas. Gostei das táticas adotadas e até ensaiei umas variações no rate my tatic. O bom do 433 é essa versatilidade e imagino que você esteja explorando opções também.

Estarei acompanhando aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, LuisSilveira disse:

Vamos lá, confesso que quando olhei o post de apresentação e vi o Pet com a camisa do Flamengo, isso serviu como um repelente para ler o save: "eu lá quero saber de Pet...". Mas, revendo minha própria ótica clubista, li as atualizações e achei interessantíssimo que isso tudo é um plano de fundo para o desbravamento da liga sérvia, que é uma das que eu tinha mais curiosidade para jogar também. O save está muito bem organizado e fácil de ler, a propósito.

O time vem performando muito bem na liga local, ainda que algumas eliminações dolorosas tenham surgido em copas. Gostei das táticas adotadas e até ensaiei umas variações no rate my tatic. O bom do 433 é essa versatilidade e imagino que você esteja explorando opções também.

Estarei acompanhando aqui!

Então, essa foi uma preocupação que eu tive desde o início. Quando pedi o banner ao @GG., uma das opções dele era essa aqui:
 

F1mxTCQ.png


Ficou super legal em termos de arte e como homenagem, mas optei pela outra versão porque eu não queria um save relacionado ao Flamengo. Foi também um dos motivos que me levaram a rejeitar o próprio Pet como personagem e a não colocar objetivo relacionado a algum clube em específico. Acabou que outros fatores ajudaram, como a história do Macva e a decisão por utilizar um treinador uruguaio-sérvio. 

Eu não tinha noção que a imagem dele com a camisa do Flamengo, ali no post inicial, podia ter esse peso todo, sei lá, servir como repelente ou soar clubista, eu coloquei por ser muito mais ligado a um momento inesquecível pra mim, te juro que se soubesse eu teria optado por outra imagem. Enfim, que bom que tu leu, curtiu e conseguiu captar a essência do que eu pretendo fazer. :)

Obrigado pelos elogios. Assim, sou suspeito pra falar da liga sérvia né, adoro jogar por lá. E por causa do save tenho feito uma verdadeira jornada, uma espécie de "mergulho" pela história do futebol das ex-repúblicas iugoslavas (que já está se expandindo pra outros países da antiga Cortina de Ferro). Tenho ouvido podcasts e lido bastante, livros inclusive, estudado os clubes, enfim, bom saber que cê também tem interesse. Se quiser, manda uma mensagem que a gente troca uma ideia sobre o assunto :)

O Rate my Tactic é uma baita ferramenta, mas entendo que ele funciona melhor quando você já chega com uma ideia mais pronta, sabe? Tipo, eu armei o time dentro do que os jogadores sabiam fazer de melhor, tentei seguir uma lógica mínima, botei no RMT e fui usando pra ajustar as instruções e dar mais equilíbrio às funções e tarefas. Acho que se você usa o RMT "do zero", sem ter uma ideia mais definida do que vai fazer (seja com um estilo específico ou dentro do que os jogadores sabem fazer), corre o risco de você montar uma tática excelente mas que teus jogadores não têm habilidade ou capacidade pra executar. Tipo, se eu botar lá um 442 inglês e achar uma variação com 5 estrelas parece lindo na teoria, mas tá cada vez mais difícil encontrar pontas que saibam jogar mais recuados e meias que façam de tudo no centro (defender, dar suporte e atacar a área), ou seja, não necessariamente 5 estrelas rende. Então levar uma ideia já mais definida faz com que a ferramenta te ajude a dar os toques finais, e aí depois é questão de ir a campo pra ver na prática.

Por acaso tenho tentado jogar sem mexer na tática. O que eu fiz foi montar um plano B que é uma formação um pouquinho diferente mas que usa praticamente a mesma estrutura, pro caso assim de eu realmente precisar - mas quero que seja mesmo meu último recurso. Tática nas versões atuais ficou muito sensível, é difícil achar o equilíbrio certo e mudanças constantes acabam atrapalhando mais que ajudando. 

Ufa, espero não ter exagerado na resposta, obrigado por acompanhar e comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Então, essa foi uma preocupação que eu tive desde o início. Quando pedi o banner ao @GG., uma das opções dele era essa aqui:
 

F1mxTCQ.png


Ficou super legal em termos de arte e como homenagem, mas optei pela outra versão porque eu não queria um save relacionado ao Flamengo. Foi também um dos motivos que me levaram a rejeitar o próprio Pet como personagem e a não colocar objetivo relacionado a algum clube em específico. Acabou que outros fatores ajudaram, como a história do Macva e a decisão por utilizar um treinador uruguaio-sérvio. 

Eu não tinha noção que a imagem dele com a camisa do Flamengo, ali no post inicial, podia ter esse peso todo, sei lá, servir como repelente ou soar clubista, eu coloquei por ser muito mais ligado a um momento inesquecível pra mim, te juro que se soubesse eu teria optado por outra imagem. Enfim, que bom que tu leu, curtiu e conseguiu captar a essência do que eu pretendo fazer. :)

Obrigado pelos elogios. Assim, sou suspeito pra falar da liga sérvia né, adoro jogar por lá. E por causa do save tenho feito uma verdadeira jornada, uma espécie de "mergulho" pela história do futebol das ex-repúblicas iugoslavas (que já está se expandindo pra outros países da antiga Cortina de Ferro). Tenho ouvido podcasts e lido bastante, livros inclusive, estudado os clubes, enfim, bom saber que cê também tem interesse. Se quiser, manda uma mensagem que a gente troca uma ideia sobre o assunto :)

O Rate my Tactic é uma baita ferramenta, mas entendo que ele funciona melhor quando você já chega com uma ideia mais pronta, sabe? Tipo, eu armei o time dentro do que os jogadores sabiam fazer de melhor, tentei seguir uma lógica mínima, botei no RMT e fui usando pra ajustar as instruções e dar mais equilíbrio às funções e tarefas. Acho que se você usa o RMT "do zero", sem ter uma ideia mais definida do que vai fazer (seja com um estilo específico ou dentro do que os jogadores sabem fazer), corre o risco de você montar uma tática excelente mas que teus jogadores não têm habilidade ou capacidade pra executar. Tipo, se eu botar lá um 442 inglês e achar uma variação com 5 estrelas parece lindo na teoria, mas tá cada vez mais difícil encontrar pontas que saibam jogar mais recuados e meias que façam de tudo no centro (defender, dar suporte e atacar a área), ou seja, não necessariamente 5 estrelas rende. Então levar uma ideia já mais definida faz com que a ferramenta te ajude a dar os toques finais, e aí depois é questão de ir a campo pra ver na prática.

Por acaso tenho tentado jogar sem mexer na tática. O que eu fiz foi montar um plano B que é uma formação um pouquinho diferente mas que usa praticamente a mesma estrutura, pro caso assim de eu realmente precisar - mas quero que seja mesmo meu último recurso. Tática nas versões atuais ficou muito sensível, é difícil achar o equilíbrio certo e mudanças constantes acabam atrapalhando mais que ajudando. 

Ufa, espero não ter exagerado na resposta, obrigado por acompanhar e comentar!

Só para colocar uma tréplica, não há nenhum problema em colocar o Pet para isso. Como eu disse, o problema, o erro, foi meu próprio clubismo. A ideia é bem válida. Seria algo parecido com usar o Loco Abreu como treinador em um save no Uruguai (que é até uma ideia interessante).

Então, a região dos Balcãs como um todo é bem legal tanto por intrincadas relações geográficas como pelos bons jogadores que revela. Não a toa, o save do Zaragoza é bem azeitado pelos prodígios croatas/sérvios/bósnios que surgem diariamente. As ligas são relativamente desconhecidas, então há também aquela sensação de frescor, aliada à possibilidade de disputar a Champions e coisa e tal. Uma das ideias pós-Zaragoza, não a toa, era por aí.

Então, uso também o RTM como laboratório. Penso no esquema tático principal com o que tenho em mãos e faço experiências no site. Ajuda a pensar como algumas relações podem se desenvolver e tal. Também gosto de usar quando tenho algum jogador que destoa, em como posso fazer a equipe jogar bem com uma posição modificada, sem ter que levar um gol bobo nas costas da defesa para descobrir. Obviamente o RTM não leva em consideração as instruções individuais, mas dá ótimos insights em como o time como um todo deve atuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, LuisSilveira disse:

Obviamente o RTM não leva em consideração as instruções individuais, mas dá ótimos insights em como o time como um todo deve atuar.

Apenas um pequeno adendo, a última versão dele já inclui as instruções individuais. Basta você clicar em cima do jogador e do lado direito vai aparecer um menu onde é possível acrescentá-las. E o mais legal de tudo é que elas impactam na tática, tipo, pode ficar 5 estrelas (ou não) dependendo da instrução de um jogador, então dá pra testar essa parte também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mantém a boa posição, mas tem uma luta acirrada pela posição principal da tabela, e talvez pela forma um pouco pior do segundo colocado ainda esteja na liderança, mas a margem é pequena e não dá margem para tropeços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Achei correta a abordagem de poupar o time na Copa, é uma eliminação dolorida de qualquer forma mas o foco principal precisa ser a Liga e foi o que você fez. Correto.

E justamente priorizando a Liga o time continua numa fase excelente, vencendo e se impondo bem aos adversários. Tem ali um Zeleznicar páreo duro na disputa e que vai te forçar a manter esse sarrafo alto, o que me parece estranhamente positivo, já que vocês não vão ter tempo pra vacilar. Rumo ao acesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manteve a toada da atualização anterior e com a prioridade na liga, a queda na Copa nem foi tão ruim assim. Brigando cabeça a cabeça com o Željezničar, acredito que deva vencer o confronto direto e abrir distância na liderança, fazendo bom uso da parada de final/início de ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Henrique M. disse:

Mantém a boa posição, mas tem uma luta acirrada pela posição principal da tabela, e talvez pela forma um pouco pior do segundo colocado ainda esteja na liderança, mas a margem é pequena e não dá margem para tropeços.

De fato se o Zeleznicar não estivesse em uma fase ruim os líderes seriam eles e teríamos de reassumir a ponta via confronto direto. Felizmente soubemos aproveitar a chance e é como você disse, se quisermos seguir na briga pelo título não temos margem pra errar.

14 horas atrás, Leho. disse:

Achei correta a abordagem de poupar o time na Copa, é uma eliminação dolorida de qualquer forma mas o foco principal precisa ser a Liga e foi o que você fez. Correto.

E justamente priorizando a Liga o time continua numa fase excelente, vencendo e se impondo bem aos adversários. Tem ali um Zeleznicar páreo duro na disputa e que vai te forçar a manter esse sarrafo alto, o que me parece estranhamente positivo, já que vocês não vão ter tempo pra vacilar. Rumo ao acesso!

Pois é, como você e o Henrique observaram bem, o Macva vem bem mas não há margem pra erros. Se a classificação pro octogonal de acesso parece encaminhada, está tudo aberto em relação a título e disputa pelas duas vagas de acesso direto. Um deslize nosso e eles reassumem a ponta, um deslize deles e nos afastamos na liderança. Vai levar quem errar menos - e isso tem o lado bom de não deixar a gente relaxar, precisamos encarar cada partida como uma final.

Tenho sido muito rigoroso com essa questão de elenco, beirando o chato, mas não tem jeito. Quando o calendário aperta muito preciso rodar o time, senão ninguém aguenta. E aí temos que priorizar, e é claro que vale muito mais brigar pra subir que pra avançar na copa, ao menos nesse momento. É aquele dolorido necessário hehehe

11 horas atrás, felipevalle disse:

Espera aí, tem podcast sobre time sérvio? No caso em português ou com legendas?

Tem sim. O Fronteiras Invisíveis do Futebol tem um episódio excelente sobre a Sérvia:

Fronteiras Invisíveis do Futebol #55 – Sérvia - Xadrez Verbal https://xadrezverbal.com/2018/05/09/fronteiras-invisiveis-do-futebol-55-servia/

2 horas atrás, #Vini disse:

Manteve a toada da atualização anterior e com a prioridade na liga, a queda na Copa nem foi tão ruim assim. Brigando cabeça a cabeça com o Željezničar, acredito que deva vencer o confronto direto e abrir distância na liderança, fazendo bom uso da parada de final/início de ano.

Dos males o menor né, com esse calendário tive que priorizar.

Gostei da escrita em sérvio-croata original, deu até gosto ler "Gelesnichar" hahahaha. O confronto direto vai ser duríssississimo, ainda mais fora de casa, e eu chutaria que quem vencer dá um passo fundamental rumo ao acesso e título. Espero que sejamos nós.

Eu quero usar a parada de meio de temporada pra fechar algumas lacunas do elenco e chegar ainda mais forte na reta final, vamos ver se consigo colocar o plano em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


Não se mede a cauda do lobo antes que ele esteja morto
Atualizado em 04/10/2023


Depois de um bom início e de alguns ajustes, o Macva Sabac assumiu a liderança da Primeira Liga da Sérvia, na briga por título e acesso. Com a equipe sendo o time a ser batido ainda havia muito campeonato pela frente, e o primeiro desafio a seguir, abrindo o mês de outubro, era justamente contra o vice-líder Zeleznicar fora de casa.
 

Primeira Liga

vs. Zeleznicar
Quase uma final antecipada, o jogo mais importante do turno, com o adversário jogando em casa...e metade da nossa equipe já chegou exausta, sem as condições físicas ideais, devido ao confronto com o Indjija três dias antes (e à maratona de jogos, claro). Não quis nem saber, mandei o time principal...e o adversário foi quem abriu o placar após um bom momento deles no primeiro tempo. Na segunda etapa eles recuaram, passaram a cozinhar o jogo, e já aos 44 do segundo tempo, Vrastanovic tocou para Pejovic, que avançou e soltou uma bomba na saída do goleiro para empatar o jogo e manter o Macva na liderança.

 

liga---zelez0402876f7affe45c.png

 

vs. OFK Vrsac
Para este jogo não tivemos Chalov nem Stjepanovic, suspensos por excesso de cartões amarelos. Também decidi experimentar Stevanovic como DL-At pela esquerda em vez de Ala-Apoiar, por ser uma função mais natural para ele, mudança que, adianto, foi só para esta partida. 
A experiência foi do lado esquerdo mas o primeiro gol saiu mesmo pela direita: Bojat lançou Novakovic, que cruzou de primeira para Jobe escorar de cabeça para as redes. Já aos 45 do primeiro tempo, em noite inspirada, Novakovic recebeu, avançou, puxou a marcação e tocou para Belic, que cruzou para Jobe de frente pro crime; a zaga adversária derrubou o gambiano e a bola sobrou limpa para Pejovic empurrar para o gol. Aos dois do segundo tempo, Dokic - que substituía Stevanovic, cansado - lançou Jobe, que tocou para Brankovic (no lugar de Pejovic), dominar e devolver para o gambiano partir na saída do goleiro, tocar pro gol e correr pro abraço: 3x0.

vs. Metalac
Iniciando o returno enfim tivemos uma folga maior antes da rodada - 6 dias - o que nos permitiu descansar a equipe e chegarmos inteiros para essa partida. 
O início do jogo foi amarrado, com o Macva criando poucas chances de perigo, até Vrastanovic ver Jobe em boa condição e lançar com açúcar e afeto; o gambiano matou no peito, partiu em velocidade com ela dominada e soltou uma bomba para abrir o placar. A noite era mesmo de Jobe, que fez o segundo aproveitando cruzamento rasteiro de Novakovic após lançamento preciso de Bojat. Cabia mais: Bojat acertou outro lançamento perfeito, agora para a jovem promessa Panic (na vaga de um cansado Belic); o garoto avançou pela direita e cruzou para Pejovic surgir como um foguete no meio da zaga do Metalac e desviar para as redes. E virou goleada: Novakovic tocou em profundidade para Panic, que partiu mais uma vez como um foguete pela direita e cruzou rasteiro para Jobe tocar para o gol e anotar sua tripletta

Para ficar ainda melhor, o Zeleznicar tropeçou no Jedinstvo - esteve perdendo até o finalzinho, quando conseguiu o empate. Ainda assim abrimos três pontos de vantagem na liderança.
 

liga---metalacd52a82cd1cd929c1.png

 

vs. Rad
Foi uma longa pausa desde o jogo anterior - era para termos enfrentado o Zlatibor antes, mas um temporal adiou a partida e pudemos descansar um pouco mais antes de encarar o Rad. Descansado, o Mach iniciou o jogo à toda velocidade. Aos três minutos Novakovic lançou Belic, que partiu em velocidade e cruzou rasteiro para Jobe; o gambiano dominou e soltou uma bomba em cima do goleiro adversário, que engoliu um frangaço. Seguimos melhor na partida, sem o adversário chutar uma vez a gol sequer, e ampliamos na segunda etapa: Stevanovic cobrou escanteio e Chalov testou para as redes. No finzinho o Rad descontou mas era tarde para reagirem: 2x1.

vs. Zlatibor
O adversário era o lanterna da competição e dois dias depois enfrentaríamos o Graficar: não tive dúvidas e mandei a campo um time misto. 
O primeiro tempo foi horroroso, cedemos um pênalti, eles abriram o placar e o Macva estava tenso, nervoso, errando lances bobos, para piorar ainda perdemos Belic por lesão. No intervalo coloquei alguns titulares e, com o ânimo renovado, empatamos em jogada de escanteio: Novakovic bateu, Chalov testou, o goleiro espalmou e o zagueiro marcou contra. O Zlatibor quase botou água no nosso chope ao fazer o segundo, mas felizmente o jogador deles estava impedido. Até que, em boa trama pelo meio, o jovem Panic (que substituía Belic) tabelou com Vrastanovic, recebeu e descolou um passe em profundidade, com açúcar e afeto, para Jobe fazer sua jogada clássica: partir em velocidade nas costas da zaga e tocar para as redes na saída do goleiro. A situação deles ainda se complicou quando tiveram um expulso, mas não concretizamos as chances que criamos e ficou nisso: 2x1

Com a vitória no jogo anterior abrimos cinco pontos de vantagem para o vice-líder Zeleznicar, que empatou em 0x0 com o Trayal.

vs. Graficar
Alguns jogadores chegaram cansados para enfrentar o satélite do Estrela Vermelha e eu não quis arriscar: escalei Basic na zaga no lugar de Chalov, Brankovic foi para a ponta-esquerda na vaga de Pejovic, e o jovem Neskovic assumiu o comando de ataque mandando um exausto Jobe para o banco - era talvez a última chance de Neskovic, que das outras vezes que jogou foi muito mal. Outra mudança foi Panic na vaga de Belic, que ainda não estava totalmente recuperado de lesão. Iniciamos melhor e o gol não demorou. Aos 8 do primeiro tempo Vrastanovic tocou para Novakovic, que lançou Panic; o garoto avançou, cruzou rasteiro e Neskovic emendou de primeira, num chutaço direto para o ângulo. O segundo veio menos de dez minutos depois: Vrastanovic recuperou bola no perde-pressiona e tocou para Stevanovic, que lançou Novakovic do outro lado; o ponta dominou, abriu o campo e cruzou para Neskovic emendar mais uma vez de primeira, agora rasteiro, para guardar seu segundo gol, corresponder totalmente à minha confiança e fechar uma vitória tranquila: 2x0. 

Enquanto isso o Zeleznicar seguiu sua série negra, perdeu por 2x0 para o IMT (com direito a levar gol aos 45 do segundo tempo) e nossa vantagem subiu para oito pontos.

vs. Radnicki (SM)
Para esse jogo não teríamos Stjepanovic, servindo à seleção de base da Sérvia. Também antes da partida o treinador adversário desdenhou da nossa campanha e disse que era muito mais por complacência dos adversários do que por mérito nosso. Tratamos de colocá-lo em seu lugar logo no início, com Jobe acertando passe espetacular para Belic ganhar do zagueiro na corrida e bater cruzado para abrir o placar. No intervalo tirei Novakovic, que estava ansioso, e Bojat que não estava bem, entrando respectivamente Lainovic e Popovic (que voltava de lesão). E foi justamente Lainovic quem ampliou de cabeça após cruzamento de Jobe, fechando o placar e garantindo ao Macva a sexta vitória seguida: 2x0.

vs. Novi Sad
Antes da partida eu disse em uma entrevista coletiva que a nossa série de vitórias não iria durar para sempre, e aqui ela chegou ao fim. Jogamos melhor, criamos mais oportunidades (6 chutes, 5 no alvo) contra um adversário que finalizou duas vezes certo. Mas paramos no goleiro adversário e eles fizeram o que não conseguimos: botaram a bola na rede ao menos uma vez e venceram (0x1). Felizmente o Zeleznicar perdeu para o Radnicki Beograd e a situação na tabela não se alterou.
 

liga---jogosdisputados121e502fb6a8d593.p


Foram oito jogos disputados, seis vitórias, um empate e uma derrota, com dezenove pontos somados em 24 possíveis. Nesse período marcamos dezesseis gols (média de dois por partida) e sofremos quatro tentos (média de 0,5 por jogo).

Os números representam um excelente aproveitamento de 79%, subindo um pouco em relação ao mês anterior e mantendo a equipe entre os 70%-80%. Ou seja, chegamos à reta final da temporada com campanha de topo de tabela, mais do que nunca na briga por acesso e título.

E aos poucos o octogonal final da Primeira Liga da Sérvia vai se definindo.
 

liga---tabelacurta688d747738e4606f.png
(Clique na imagem para ver a tabela completa)


Tivemos sorte também, empatando com o Zeleznicar no finalzinho, e quando perdemos para o Novi Sad eles também perderam. No fim a vantagem de oito pontos é ótima mas ainda não está nada definido, o campeonato ainda não acabou e ainda temos o octogonal final pela frente. É como diz um velho ditado sérvio: não se mede a cauda do lobo antes que ele esteja morto. Ou, em bom português, nada de cantar vitória antes do tempo.

Destaque também para a excelente fase de Jobe, artilheiro isolado da competição com 17 gols em 16 jogos. O curioso é que o vice-artilheiro também é um africano, o ganês Maxwell Quaye, e também defende um clube de Sabac, nosso arquirival Loznica.
 

artilharia8e1ad010441b5ff1.png

 

A seguir...

A Copa do Mundo do Catar já começou, o campeonato sérvio ficou em pausa e o elenco do Macva entrou em férias, retornando aos treinos no dia 26 de janeiro. Como a Primeira Liga só reinicia um mês depois, marquei alguns amistosos que servirão para recuperarem a forma e para entrosarmos novas contratações que estão a caminho.
 

proximosjogos92f32badee5a8f56.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo | Não se mede a cauda do lobo antes que ele esteja morto (4/10)

A equipa entrou numa senda vitoriosa e daí não deverá sair. Ritmo terá que ser mantido na fase decisiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa pausa pode ser uma quebra no ritmo da equipe, que vem forte e abriu uma boa margem de pontos para o segundo colocado. Foi importante marcar esses amistosos de intertemporada para deixar o time na ponta dos cascos e ter atenção para a volta, a fim de assegurar a subida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho difícil que deixe escapar essa liderança depois de abrir uma boa gordura sobre o vice-líder - que, aliás, conseguiu segurar fora de casa. Tem tudo para chegar na fase octogonal com bons pontos de frente, talvez até mais que os 8 atuais visto que enfrenta apenas 4 equipes entre os atuais 8 primeiros, e além dos 3 piores entre estes o jogo mais complicado, jogo de 6 pontos contra o Zeleznicar, é em casa.

Vem título por aí, e o lobo vai ter sua cauda medida mais cedo ou mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem muito bem no campeonato nesse momento, acredito que a parada não vá interferir nos bons resultados, pelo contrário, deve melhorar com a vinda de novos reforços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Macva vem muito bem no campeonato, inclusive melhorando o desempenho com relação ao período anterior. Aquele empate com Zeleznicar parecia uma final antecipada, mas ninguém contava que depois daquela partida, a campanha dos dois adversários se distanciaria e deixaria o Macva com essa vantgem de pontos em um momento importante da liga.


Será que a parada para a Copa do Mundo interferirá em algo no Macva? Creio que não, mas espero que sim.😁 Contudo você está bem precavido com relação ao lobo que ronda sua casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2023 em 07:46, Cadete213 disse:

A equipa entrou numa senda vitoriosa e daí não deverá sair. Ritmo terá que ser mantido na fase decisiva.

Todos esperamos que a pausa não seja um freio nas pretensões do Macva e que o time chegue ainda mais forte no octogonal!

Em 04/10/2023 em 18:43, #Vini disse:

Essa pausa pode ser uma quebra no ritmo da equipe, que vem forte e abriu uma boa margem de pontos para o segundo colocado. Foi importante marcar esses amistosos de intertemporada para deixar o time na ponta dos cascos e ter atenção para a volta, a fim de assegurar a subida. 

Em termos de ritmo não acredito muito, até pela questão do entrosamento e da forma consolidada de jogar, além dos amistosos que você mencionou. Poderia acontecer caso houvesse muitas perdas de peças importantes durante a janela, mas não acredito nisso e mesmo que acontecesse, poderíamos eventualmente ir ao mercado compensar.

Me preocupa mais uma eventual complacência da equipe mesmo, relaxar, sentar em cima da vantagem e achar que está tudo resolvido, isso não está. Temos as nove partidas da reta final e mais sete do octogonal, são aí 16 jogos ou 48 pontos em disputa. Abrimos boa dianteira mas ainda tem muito por acontecer.

Em 04/10/2023 em 19:27, Marcolation disse:

Acho difícil que deixe escapar essa liderança depois de abrir uma boa gordura sobre o vice-líder - que, aliás, conseguiu segurar fora de casa. Tem tudo para chegar na fase octogonal com bons pontos de frente, talvez até mais que os 8 atuais visto que enfrenta apenas 4 equipes entre os atuais 8 primeiros, e além dos 3 piores entre estes o jogo mais complicado, jogo de 6 pontos contra o Zeleznicar, é em casa.

Vem título por aí, e o lobo vai ter sua cauda medida mais cedo ou mais tarde.

Difícil também acho, a tendência é que a gente chegue ao octogonal na liderança. O que provavelmente vai fazer a diferença aqui é qual a margem que vamos abrir, se é como tu comentou, com mais ainda que os 8 atuais, ou com um pouco menos e o campeonato mais aberto, digamos assim. Também vai depender de quem conseguir ficar entre os oito, principalmente na parte mais baixa da metade da tabela - esses times acabam sendo sempre os fiéis da balança. Nesse sentido acho que o confronto direto com o Zeleznicar vai ser muito importante e felizmente jogaremos em casa.

Será que Petrovic vai levantar logo a primeira taça na primeira temporada? Espero bem que sim hahaha

22 horas atrás, Johann Duwe disse:

Vem muito bem no campeonato nesse momento, acredito que a parada não vá interferir nos bons resultados, pelo contrário, deve melhorar com a vinda de novos reforços.

Assim eu espero...manter a equipe e torná-la ainda mais forte. Como disse ao Vini, me preocupa mais a complacência que o ritmo, que é mais fácil de resolver com os amistosos.

21 horas atrás, felipevalle disse:

cacador-e-lobo.gif

A disputa entre Macva e Zeleznicar resumida em uma imagem hahahahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GG. disse:

O Macva vem muito bem no campeonato, inclusive melhorando o desempenho com relação ao período anterior. Aquele empate com Zeleznicar parecia uma final antecipada, mas ninguém contava que depois daquela partida, a campanha dos dois adversários se distanciaria e deixaria o Macva com essa vantgem de pontos em um momento importante da liga.


Será que a parada para a Copa do Mundo interferirá em algo no Macva? Creio que não, mas espero que sim.😁 Contudo você está bem precavido com relação ao lobo que ronda sua casa.

Complacência né...time vem de uma ótima sequência, perdeu pouco, sofreu poucos gols, abriu uma boa vantagem pro segundo colocado (cujo próximo confronto direto é apenas na penúltima rodada) mas...se achar que tá tudo ganho todo o trabalho vai por lobo abaixo. Hora de manter a atenção e o foco pra continuar na liderança depois da Copa do Mundo do Catar.

Você observou bem, o jogo com o Zeleznicar foi mesmo um ponto de virada. Sabe aquela encruzilhada onde duas pessoas se encontram e depois seguem caminhos totalmente diferentes? Foi essa imagem que me veio na cabeça agora. O Macva tem todos os méritos pelo momento atual mas é inegável que o contexto também ajudou (como costuma ajudar), inclusive com eles perdendo ao mesmo tempo que a gente. Vamos ver o que a sequência a seguir nos reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png

A fome come simplesmente come o que ver pela frente
Atualizado em 12/10/2023


Gana, Tunísia e Polônia foram talvez as maiores surpresas das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. A partir daí Inglaterra, França, Portugal, Alemanha, Brasil e Croácia seguiram brigando pelas vagas na semi, e EUA e Tunísia duelaram pra ver quem seria a zebra da vez. Deu EUA, que em seguida caíram para o Brasil enquanto a Alemanha despachou a Inglaterra sem dó. Na decisão a Seleção veio cheia de fome para vingar o 7 a 1, mas foram os "chucrutes" que saíram mais uma vez de barriga cheia: vitória nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação.
 

copadomundocd382c360a4df35d.png


Janela de inverno

Eu tinha dois reforços acertados para chegarem ao Macva em janeiro e estava bem tranquilo da vida: com um bom elenco e boas opções, e um time que vinha em ótima sequência, não havia porque fazer grandes mudanças. Sem contar o fato que, apesar de ter dinheiro em caixa e margem na folha salarial, o clube começou a operar no vermelho, o que me desanimava de fazer qualquer gasto extra.

Até achei que, com a eleição de um novo presidente - já que o antigo não quis concorrer à reeleição - pudessem vir, quem sabe, novos investimentos. Mas o mandatário recém-empossado apenas me desejou bom trabalho e informou que, fora as mudanças de diretores, tudo continuaria como dantes no castelo de abrantes.
 

eleicoes6f92f5b66ac06280.png

Ou melhor, nem tanto. Durante as férias dos jogadores, Belic - Mezzala titular e um dos nossos principais jogadores - veio me procurar e disse que "manteria as opções em aberto até o fim do contrato", que se encerra no fim da temporada atual. Ou seja, ele não estava disposto a renovar (como de fato não quis) e ficaria aberto a negociações com outras equipes. Portanto, a escolha era ou manter o jogador no elenco, aproveitar ao máximo o entrosamento e deixá-lo sair de graça ao fim da época, ou tentar vendê-lo agora e ganhar alguma coisa.

Troquei uma ideia com o @#Vinie decidi arriscar a venda, oferecendo Belic ao mercado sem listá-lo para transferências. Quase imediatamente o FK Javor-Matis, que disputa a Superliga da Sérvia e já sondava o jogador faz um tempinho, botou na mesa uma proposta e estiquei a corda até o máximo que deu. E lá foi o nosso meia disputar a elite do país por 400 mil dinares, à vista. Não é muito, é verdade, mas temos que considerar que é um atleta que poderia ir embora de graça.

Outro que não andava muito satisfeito era Micanovic, que vinha sendo o reserva de Vrastanovic na meia central e pediu mais tempo de jogo. Respondi que, se era tempo que ele queria, que fosse arrumar em outro lugar. Listei para empréstimo, ninguém se interessou, então ofereci ao mercado. E quase não acreditei quando o Radnicki Nis, também da Superliga, ofereceu 7 milhões e meio de dinares, à vista, por um reserva - cerca de uma vez e meia todo o nosso orçamento inicial de transferências. Aceitei sem pestanejar e o jogador também.

De repente a fome dos adversários começou a aumentar e queriam morder tudo o que viam pela frente: praticamente todos os dias recebíamos propostas por algum jogador nosso ou tentativas de assinar contrato com nossas jovens promessas, num nível tal que eu fiquei perdido e já nem sabia mais quem ia ficar e ia sair.

Nesse momento o olho da nova diretoria cresceu (ou seria a fome de dinheiro?) e começaram a aceitar propostas sem me consultar. Consegui convencê-los por exemplo a manter o jovem atacante Neskovic; logo em seguida o Radnicki 1923 quis levar nosso zagueiro titular, Jevtic, por 5,6 milhões de dinares à vista, mais cláusulas que podem levar a transferência a 10 milhões, oferta que também foi aceita sem me consultar. Lamentei imenso mas concordei que era irrecusável, ainda mais considerando ser um atleta de 25 anos, e assim ele se tornou o terceiro a deixar o cardápio.

O apetite continuava alto e chegou num ponto tal que os diretores nem me davam oportunidade de protestar, aceitavam as ofertas e pronto ("e não reclame de barriga cheia!"). Nessa bocada o Cuckariki papou nosso jovem lateral-esquerdo reserva Dokic por 260 mil dinares (podendo chegar a 800 mil) e, com muito peso no coração, o jovem Panic - que era reserva e vinha entrando muitisisisisimo bem na vaga de Belic, estando cotado inclusive para virar o titular - foi se sentar à mesa do FK Vojvodina por 1,42 milhões de dinares (podendo atingir 1,67 milhões de acordo com algumas cláusulas).

Outros dois jogadores vão pedir a conta ao fim da temporada: o zagueiro titular Chalov (tentei vender para não sair de graça, mas dessa vez não consegui) e o meia Mihailovic, que vinha entrando muito mal e ultimamente nem reserva era mais (e que também ninguém quis comprar de imediato).

O assédio também foi grande em cima de Samurovic, nosso goleiro titular, mas sabendo da dificuldade de repor, joguei as ofertas lá em cima e os clubes desistiram. Também felizmente nesse caso a diretoria não interferiu.
 

saidasad02606041933c90.png


Diante dessas mudanças precisei rever minha estratégia de mercado: agora eram necessários dois titulares, um para a zaga e outro para o meio. Para a reserva a princípio busquei atletas emprestados mesmo, visando nos dar mais opções sem aumentar demais os gastos.

Era preciso levar em conta que estamos no fim da temporada e que existe uma perspectiva de acesso, portanto investir demais agora poderia significar trazer atletas que não necessariamente renderiam na elite, onde certamente atrairemos mais atenção e interesse de jogadores ainda melhores. 

Começando pelo miolo de zaga, nossos alvos não mostraram muito apetite pelo projecto macvista. Investimos em propostas para bons nomes da própria Primeira Liga (que tem atletas com salário acessível ao nosso bolso), as ofertas foram aceitas pelos clubes mas os atletas não quiseram negociar (ou quando quiseram não houve acordo). Em dado momento me vi oferecendo cerca de 3 milhões de dinares por jogadores já na faixa dos 27, 28 anos, com salário que não era baixo e que eu tinha dúvidas sobre eventual rendimento futuro; achei que estava indo com sede ao pote errado e simplesmente desisti. 

Diante desse cenário, decidi promover o reserva Igor Basic a titular e buscar um jovem para comer pelas beiradas no banco de reservas. Porém, sem muito onde procurar e com os relatórios dos olheiros não apontando nada, decidi dar uma olhada nas seleções de base da Sérvia. Foi quando encontrei o jovem Durdevic, que pertence ao Vozdovac, time da Superliga: com um físico realmente muito bom para nosso nível atual, fora os atributos mentais e técnicos, foi emprestado totalmente de graça e tem exatamente o perfil que eu procurava. Basic que se cuide ou Durdevic pode acabar mordendo a vaga de titular.
 

entradas---durdeviced129303eb9ae413.png


Para repor a saída de Belic comecei a procurar algum Mezzala disponível, mas estava difícil encontrar um jogador com esse perfil em específico. Uma das sugestões dos olheiros foi Ilic, que segundo eles era "bem próximo" do que buscávamos e ainda estava com recomendação máxima (20). Por ele pagamos uma pequena bocada, 2,5 milhões de dinares ao OFK Vrsac, podendo alcançar 4 milhões dependendo das metas alcançadas.

É um jogador bom em quase tudo, o detalhe é que não o vejo bem como um Mezzala Atacar devido exatamente aos poucos pontos fracos que tem, como por exemplo Finalização e Imprevisibilidade. 

Como resolvemos essa questão então, vamos ficar de estômago vazio? Nada disso, continuem lendo para descobrir.
 

entradas---ilica933e3e58bd77db6.png


Com a saída de Panic eu sabia que precisava, além de um novo Mezzala titular, de um jogador que fosse reserva e pudesse eventualmente entrar com fome no segundo tempo ou em caso de lesão. Já estávamos com tudo acertado com o IMT para o empréstimo totalmente de grátis do jovem Vukic, mas mal ele chegou e seu clube, faminto por dinheiro, decidiu vendê-lo ao TSC, outra equipe da Superliga da Sérvia. Assim ficamos foi de prato vazio mesmo.

Uma nova olhada na seleção de base da Sérvia e acabei não encontrando exatamente o perfil que buscava, mas achei um jogador extremamente interessante.
 

entradas---laban69cb7cf913099aad.png

Emprestado totalmente de graça pelo Napredak, também da Superliga, Luka Laban sabe jogar como volante, meia central, terceiro homem de meio ou meia ofensivo, o que significa que é um reserva que pode cobrir todas as funções do meio-campo. Não é um jogador muito técnico, lhe faltam um bocado de Imprevisibilidade e Determinação, mas de um curinga nós esperamos muito mais a versatilidade não é mesmo? Tanto é assim que ele é dos poucos jogadores do time que treina uma posição genérica em vez de uma função e tarefa específicas.

Outro reforço importante é o atacante croata Niko Gajzler. Emprestado de graça pelo Rijeka, clube de seu país natal, ele vem para fazer o que nenhum atacante do Macva conseguiu até agora: ser uma sombra e cobrir os dias ruins de Modou Jobe (o que convenhamos, não tem sido tarefa fácil).


entradas---gazjlerd968fa0de6ec447e.png 


Jogador bom fisicamente, rápido, não chega a ser um "assassino na frente da baliza" mas compensa com bastante fome em termos de entrega e espírito de luta. O detalhe é que poderá ficar normalmente no banco de reservas porque as regras do futebol sérvio determinam 2 estrangeiros entre os 11 titulares mas não especificam nada sobre os suplentes.

Por fim tivemos o caso de Silvia Popovic, ótimo lateral-esquerdo cedido de graça pelo Zeleznicar e que veio cobrir a saída de Dokic fechando o buraco ali na cozinha. Estaria tudo certo se eu não tivesse esquecido de inscrever o cara no campeonato...eu jurava que ele era sub-19, ou seja, jogador que não precisa de inscrição, me enrolei na hora de enviar a lista, ficou de fora e agora a janela já fechou.

Na Sérvia as regras são muito estritas: mesmo que eu contrate um atleta sub-19 com a janela fechada, que teoricamente não precisaria de inscrição, a transferência é direcionada para a próxima abertura de janela e ponto final. E isso vale inclusive para os atletas em transferência livre, ou seja, nada feito. E também não posso devolver o coitado do Popovic porque o empréstimo só pode ser encerrado com a janela aberta.

Menos mal que é o Zeleznicar quem paga o salário dele, já que vai ficar por aqui só treinando e fazendo mentoria até o campeonato acabar. E que temos Ristvojevic que sabe jogar de lateral-esquerdo se necessário.

Para quem tiver curiosidade, aqui tem um print do elenco completo ao fim da janela de transferências.
 

tatica6bd83f8ea7310238.png


Ilic é volante de origem e um bom meia central, mas seus atributos combinam muito mais com um Construtor de Jogo Recuado do que com um Mezzala. Ao mesmo tempo, Vrastanovic - que vinha sendo nosso CJR até a saída do Belic - sabe fazer muito bem a função de Mezzala. Então movi o Vrastanovic para Mez-At e pus o Ilic para ser o novo CJR.

É claro que isso vai exigir um pouco de adaptação de ambos mas assim, preciso pensar no time e encaixar as peças da melhor forma. Alternativas seriam recuar Novakovic para o meio e arrumar um outro ponta-direita, ou transformar Stjepanovic no CJR, colocar Ilic na volância e o Vrastanovic como terceiro homem, enfim, quanto mais se pensa em outras opções parece que mais complicado fica. 
 

proximosjogosaeaa2f99548473f2.png


Depois dos amistosos de intertemporada retornamos famintos de bola contra o Radnicki de Belgrado. Temos alguns jogos contra times que dificultaram nossa vida no primeiro turno - Trayal e Jedinstvo -, o confronto com nosso arquirrival Loznica, alguns jogos contra equipes teoricamente da parte de baixo da tabela - Sloboda, IMT e Vrsac - e dois jogos mais desafiadores contra Indjija e Zeleznicar.

Ou seja, teremos um pouco de tudo no fim do returno. E como chegará o Macva ao octogonal final do campeonato? Em breve saberemos, neste mesmo restaurante...digo, nesta mesma hora (ou quase isso) e neste mesmo fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo | A fome come simplesmente come o que ver pela frente (12/10)
  • Vice-Presidente

Considerando que a equipe já vinha bem antes dessas mudanças no elenco, é ver o impacto que todo o mercado terá na equipe, mas, creio que será tudo positivo, já que se livrou dos insatisfeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haja fome.

Perder jogadores importantes nessa etapa do campeonato, com título na mesa, pode complicar a vida mais para frente, principalmente quando afunilar para o octagonal de subida.

Existe uma grande diferença entre o necessário para jogar como CJ e como Mezzalla que é a mobilidade, não a toa o segundo é mais difícil de se encontrar nos níveis mais baixos. Que bom que conseguiu uma solução "caseira", assim como um reserva para Jobe - nunca se sabe quando seu artilheiro vai se machucar ou entrar numa seca daquelas. O substituto parece bom, à primeira vista, só deixa a desejar na Compostura, vamos ver como se sai.

A tática parece bem azeitada, não a toa levou o Macva à liderança inalcançável até aqui, mas não gosto muito dessa dupla PD e CJ-Apoiar. Vejo o PD como basicamente um armador recuado, e como a ideia parece ser acelerar um pouco o jogo, acho que um CJA-Apoiar poderia dar mais suporte ao ataque ainda fazendo a ligação da defesa com o ataque. Como você mesmo costuma dizer, se está funcionando, segue o baile.

De qualquer forma tem uma boa vantagem e acredito que consegue segurar essa liderança, mesmo sem Belic (que, pessoalmente, eu não venderia nessa situação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Que diretoria tu foi arrumar hein, meu amigo? Hahahaha... ainda bem que o treineiro é um ótimo scout também, foi buscar boas reposições pra saídas importantes do time. Time esse aliás que está mt bem dentro de campo, consolidando uma ótima campanha pra ir bem pro octogonal final.

Qual tua expectativa pra essa reta final? Qual time pode acabar surpreendendo (além claro do Zeleznicar)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/10/2023 em 23:48, Henrique M. disse:

Considerando que a equipe já vinha bem antes dessas mudanças no elenco, é ver o impacto que todo o mercado terá na equipe, mas, creio que será tudo positivo, já que se livrou dos insatisfeitos.

Tem razão, e eu aqui preocupado com o encaixe das novas peças. Nem me dei conta que os que saíram foram basicamente os que não queriam estar aqui né, teve jogador jovem que aceitou nossa proposta a um contrato de fora e preferiu ficar. Veremos agora o impacto no jogo da equipe.

21 horas atrás, Marcolation disse:

Haja fome.

Perder jogadores importantes nessa etapa do campeonato, com título na mesa, pode complicar a vida mais para frente, principalmente quando afunilar para o octagonal de subida.

Existe uma grande diferença entre o necessário para jogar como CJ e como Mezzalla que é a mobilidade, não a toa o segundo é mais difícil de se encontrar nos níveis mais baixos. Que bom que conseguiu uma solução "caseira", assim como um reserva para Jobe - nunca se sabe quando seu artilheiro vai se machucar ou entrar numa seca daquelas. O substituto parece bom, à primeira vista, só deixa a desejar na Compostura, vamos ver como se sai.

A tática parece bem azeitada, não a toa levou o Macva à liderança inalcançável até aqui, mas não gosto muito dessa dupla PD e CJ-Apoiar. Vejo o PD como basicamente um armador recuado, e como a ideia parece ser acelerar um pouco o jogo, acho que um CJA-Apoiar poderia dar mais suporte ao ataque ainda fazendo a ligação da defesa com o ataque. Como você mesmo costuma dizer, se está funcionando, segue o baile.

De qualquer forma tem uma boa vantagem e acredito que consegue segurar essa liderança, mesmo sem Belic (que, pessoalmente, eu não venderia nessa situação).

Sabe que eu lamentei mais a perda do Jevtic do que a do Belic? É claro que em um caso teve a proposta financeira altíssima enquanto no outro foi só pra não sairmos de mãos abanando, mas o Belic de certa forma tem substitutos dentro do elenco mesmo (era o caso do Panic que saiu depois) enquanto ninguém hoje no plantel tá à altura do Jevtic (e nem no mercado). Durdevic pode encaixar, Basic de repente se firma por ali, mas em termos técnicos e táticos achei uma saída mais sentida.

Eu tava aqui cheio de medo do Jobe se machucar e os gols escassearem - não que ele seja o único do time que faz gols, mas é o que mais faz hehehe. O Gajzler não é o reserva dos sonhos mas acho que pode substituir bem, eventualmente até num esquema de rotação, tendo ele eu já fico um pouco mais tranquilo.

Sobre a tática, olha que legal esse print aqui do nosso posicionamento tático. Pra te dar um referencial melhor, esse à direita do Durdevic é o nosso Pivô Defensivo que desceu pra zaga pra formar uma saída de 3.

 

image.thumb.png.71f76183df967df2a15025d7982a1332.png


Repara como o PD ao fazer esse movimento "espalha" os dois zagueiros, encostando eles nos laterais. E o próprio Durdevic aqui tem 3 opções, ele pode tocar pro lateral esquerdo, pode tocar pro construtor de jogo recuado (que é esse bem na frente dele) ou pode devolver pro PD. Isso ajuda demais a qualificar a saída de jogo.

E observa ali do lado esquerdo outra coisa interessante: o uso do CJR, que é um armador...recuado (hehe) acabou levando um adversário a encostar nele pra tentar atrapalhar a saída de jogo. Aí você tem ali uma espécie de efeito cascata: o nosso lateral-esquerdo está sozinho, sozinho e com o corredor livre pra avançar. Se o adversário tenta ir pra cima dele, pode acabar deixando o CJR com mais espaço no meio, e se não for, o lateral tem o corredor inteiro pra jogar. E lá no fundo à esquerda vemos o nosso AI-Ap praticamente no mano a mano com um adversário; se for outro pra cima dele quem fica no mano a mano é o Jobe. 

Daria pra usar um CJA-Ap? Claro que sim, ele provavelmente ficaria mais a frente (talvez mais ou menos ali na direção onde está o juiz), eu inclusive cheguei a testar. Mas isso nos daria menos opções de saída de bola e facilitaria a marcação porque ele jogaria mais encostado no AI-AP, em alguns casos mesmo batendo cabeça. A ideia do CJR aqui não é apenas melhorar a saída de jogo mas recuar de forma a abrir espaço pro ponta invertido poder se movimentar, e atrapalhar a marcação adversária. Fora que jogando mais atrás ele ajuda demais a "reciclar a posse" e achar espaços em uma defesa muito fechada (em vez de ir pra cima dela desesperadamente).

E quando eu usaria um CJA-Ap com um Pivô Defensivo? Assim, de prima, eu chutaria que é quando os laterais são de alguma forma mais construtores, por exemplo Defesa Ala Invertido ou Lateral Invertido. O PD desce pra espalhar a zaga, os laterais usam o espaço por dentro e dessa forma conseguem conectar melhor com os meias que ficam mais avançados. Ou quando o outro meia central é de alguma forma mais encostado na defesa pra fazer o papel que aqui é do CJR.

Também acho interessante usar um CJA se meu ponta tem tarefa Atacar. Nesse caso por conta da tarefa o ponta joga mais avançado no campo, e aí em vez do recuo do CJR puxar a marcação acaba é abrindo um buraco, não raro criando o famoso "efeito enceradeira".

Adoro essas coisas hehehe, acho que assim ficou mais claro o que tô tentando fazer - e que dá pra funcionar de mais de uma maneira, é questão mesmo de tentar visualizar o encaixe das peças como um todo.

12 horas atrás, Leho. disse:

Que diretoria tu foi arrumar hein, meu amigo? Hahahaha... ainda bem que o treineiro é um ótimo scout também, foi buscar boas reposições pra saídas importantes do time. Time esse aliás que está mt bem dentro de campo, consolidando uma ótima campanha pra ir bem pro octogonal final.

Qual tua expectativa pra essa reta final? Qual time pode acabar surpreendendo (além claro do Zeleznicar?

Olha, no início eles até deixavam eu protestar, de repente desistiram e começaram a aceitar todas as propostas mesmo. É mole? Deu um trabalhão conseguir repor, ainda mais a essa altura da temporada, felizmente deu tudo certo - com uma mãozinha ali das soluções caseiras do elenco, vide Vrastanovic na vaga do Belic hehe. Agora é ver como vai ser esse encaixe pro octogonal e se as mudanças não mexem muito com a equipe.

Te diria que o Novi Sad pode roubar esse segundo lugar do Zeleznicar e eventualmente encostar na gente, ainda mais se o Zeleznicar continuar jogando mal como está. O Novi inclusive nos derrotou né, olho neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso como são as coisas, a proximidade a Tito e aos Partisans para mim seria um atrativo.

Entendo exagero o clubismo do @LuisSilveira, que ele mesmo pontuou. No fim das contas Pet nao tinha tanto pele rubro negra, foi muito profissional tanto no Vasco como no Flu. A fase Pet - Lenny foi legal mas nao deixou saudade, especialmente agora, mas tb nenhum ressentimento. Se aquele gol de falta tivesse sindo contra a gente provavelmente a historia seria diferente.

Dito isto, como clube rubronegro espero que apodreça e morra! 😅

Vejamos se essa bagunça da janela conseguirá @GG.feliz ao fim da temporada. Torço por ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • LC
      Por LC
      Nova Iguaçu FC - Rio de Janeiro - Brasil
       
      Eu voltei ao Brasil para curtir minha férias forçadas, pedi demissão do Barakaldo e estava na casa do meu pai. Meu tio é um famoso treinador e nesse dia ele me convidou para almoçar no Nova Iguaçu FC, junto com alguns amigos e entre eles o ex-jogador e hoje comentarista, Zinho. Hoje eu vim almoçar a famosa Rabada do Nova Iguaçu FC, com meu tio LC, os amigos Zinho, Agá e Gilbertinho. Estávamos almoçando quando o Presidente do Nova Iguaçu,Jânio Moraes, nos viu e veio nos dar as boas vindas. Depois com um sorriso no rosto nos convidou a ir  até a sala da presidência quando o almoço terminasse.  Meu tio LC, olhou com uma cara de poucos amigos para o Zinho. Terminado o almoço, eu, meu tio e seus amigos, nos encaminhamos para a sala da presidência.
      - Sejam, todos bem vindos ao Nova Iguaçu FC.
      - Obrigado presidente, mas o senhor não nos convidou a sua sala para ficarmos jogando conversa fora! Por favor seja direto! - Disse meu tio.
      - As vezes eu esqueço que você é mais europeu do que brasileiro. Afinal de contas viveu tanto tempo na Europa e ainda tem a nacionalidade espanhola.
      - E não esqueça que sou do País Basco!
      - É verdade! Então eu serei direto. O Nova Iguaçu realizou uma excelente temporada ano passado e com isso nós nos classificamos para a Série D desse ano. Nosso treinador, Carlos Victor, recebeu uma proposta do Mundo Árabe e aceitou. Resumindo: Estamos sem treinador e gostaríamos de conversar com você sobre a possibilidade de assumir essa tarefa. Sei que se aposentou, mas quem sabe não aceita esse desafio?
      - Presidente, se eu aceitar treinar o Nova Iguaçu, a minha esposa pede o divórcio na hora. Fiz uma promessa que me aposentaria de vez do futebol(FM) e por este motivo, aliado ao cansaço de estar na estrada a tanto tempo, que tenho que declinar do convite.
      - Eu entendo LC, mas você tem certas influências no meio do futebol. Tenho alguns nomes e talvez possa indicar alguém.
      Pensei com meus botões: Meu Tio poderia me indicar. Seria bom ficar no Brasil e mais perto da minha mãe do meu pai, que não anda muito bem de saúde e por isso vim passar as férias com eles. Meu tio parou, coçou a cabeça e disse:
      - Vou ser sincero com você Jânio, não tenho ninguém em mente!
      - Eu entendo LC! Bom, fiquem a vontade e vou pedir ao Zinho que lhes mostrem as nossas novas estruturas e o Estádio, que foi reformado.
      - Espera Jânio!
      - O que foi Zinho?
      - O LC está esquecendo do sobrinho dele!
      - Eu? Estou esquecendo mesmo! Moleque porque não falou nada?
      - Poxa Tio, nem sabia o que falar.
      - Rapaz, o cavalo selado passando na sua frente e tu de boca fechada! Tem certeza que você é filho do meu irmão?
      - Mas...
      - Cala a boca! Bom Jânio! Se confia tanto na minha indicação, te apresento o meu sobrinho Lllorente. Ele estava treinando o Barakaldo, time da 3ª Divisão da Espanha e possui o Curso Continental C, da UEFA. O Zinho também conhece o trabalho dele.
      - Sim, é verdade presidente. O garoto merece essa chance.
      - Bom, depois desses dois falarem tão bem de você, acredito que mereça ser entrevistado pela nossa direção.
      - Obrigado residente!
      - Presta atenção moleque! Não vá fazer merda, pois eu e o Zinho que te indicamos. Presta bastante atenção!
      - Que isso Tio! Vou ser o cara mais disciplinado que já passou pelo Laranjinha da Baixada.
       
      Então eu fiz a entrevista e a direção do Nova Iguaçu pediu algumas semanas para entrevistar outros treinadores. Passadas algumas semana e eu estava jogando futevôlei na Praia do Leblon, contra o Renato Gaúcho e o Romário e meu celular tocou. Era o Presidente Jânio:
       

       
       

       

      Nova Iguaçu Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi fundado a 1 de abril de 1990.Foi concebido por 25 profissionais liberais encabeçados por Jânio Moraes, diretor-presidente do clube desde sua fundação até hoje. Teve seu início em uma sala de quarenta metros quadrados, localizada na Rua Topázio, número dez, no Centro de Nova Iguaçu. Um dos idealizadores do clube foi o ex-jogador Zinho, que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1994.
      A cor adotada pelo time foi o laranja, em homenagem ao período em que Nova Iguaçu foi um dos maiores exportadores de laranjas do mundo, na década de 1930 (a fruta é, ainda hoje, um dos principais símbolos da cidade).Em 1991, os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 metros quadrados para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Fernando Collor, o ex-jogador Zico.Estreou no futebol profissional, em 1994, na Série B do Campeonato Estadual, na prática uma Terceira Divisão, pois havia acima o Módulo Intermediário, que, na realidade, era a verdadeira Segunda Divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo, atrás somente do América de Três Rios. Na fase final, se habilitou à final contra o Goytacaz Futebol Clube, vencendo-o nos pênaltis por 3 a 2, pois a partida terminou sem contagem no marcador. Foi o primeiro título da equipe comandada pelo técnico Paulo César.
      Em 1995, o clube laranja da Baixada Fluminense passou para o chamado Módulo Intermediário. Na primeira fase ficou em quarto lugar, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube. Naquele ano Barra Mansa e Bayer não foram promovidos à Primeira Divisão por uma polêmica decisão da FFERJ que culminou com o afastamento desses dois times do futebol profissional. O Bayer jamais retornaria à disputa de um campeonato profissional por conta daquela injustiça.
       

       

       
      O Estádio Jânio Moraes ou Laranjão é um estádio de futebol localizado em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. O estádio pertence ao Nova Iguaçu Futebol Clube. O estádio Jânio Moraes ou popularmente chamado de "Laranjão" é o estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube, está localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, Nova Iguaçu, Centro, RJ. O acesso é bastante fácil, o Estádio fica próximo ao Top Shopping e da Avenida Presidente Dutra, porém um pouco distante da Estação Rodoviária de Nova Iguaçu, cerca de 10 minutos de carro. Possui capacidade para 4.000 espectadores(Com projeto de ampliação para 20.000).A capacidade deverá estar dentro do regulamento de FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para poder receber times grandes (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo), é claro que, sem melhoramentos no acesso, cabines de imprensa e segurança, não iria adiantar nada, aumentar o número de cadeiras.
       
       
       

       


       
       

       

       
       

       

       
      Update do @F J
      Ligas selecionadas: 19 ligas e Base de dados grandes - 89.370 jogadores.
      Banner:   @GG.
       

      *** Levar o Nova Iguaçu FC da Série D do Brasileiro até ser campeão da Libertadores.
      *** Me divertir e divertir a todos os amigos do fórum.
       
      Bom amigos, como falei no save anterior, esse deve ser o meu ultimo FM que irei jogar. Só devo mudar de ideia caso o FM25 seja algo fenomenal, o que eu duvido muito. E para encerrar o FM, nada mais natural que fazer um save de clube, aonde começamos na camada mais baixa da pirâmide do futebol, da Liga de um país. No caso do Brasil é a Série D Nacional e o clube escolhido foi o Nova Iguaçu FC, clube que tenho uma certa simpatia e que quarta ou sexta eu estou comendo uma rabada ou uma feijoada no restaurante do clube. E sim, conheço o Zinho e o Presidente, pois sempre que possível estão almoçando no mesmo restaurante junto com outras pessoas do futebol. A proposta do save é levar o Nova Iguaçu FC a jogar a Libertadores e claro ser campeão da mesma. Isso denota tempo e acredito que este save deverá durar até o final do ano.Dezembro de 2024. Desde já agradeço aqueles que irão acompanhar e comentar o save.
      Eskerrik asko.
       

×
×
  • Criar Novo...