Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa


Tsuru

Posts Recomendados

21 horas atrás, Danut disse:

Achei o nível dos jogadores um pouco acima do que eu esperaria. Principalmente no meio de campo e no gol. Acho que tem tudo para subir de divisão.

Também me surpreendeu, eu imaginava um plantel menos qualificado. Não sei se é mesmo pela impressão que a liga da Sérvia seria mais fraca do que de fato é né, está entre as 15 melhores nos coeficientes da UEFA a frente por exemplo de Noruega, Suécia, Dinamarca, Grécia, Croácia, República Checa, Israel e Ucrânia. 

Essa é a ideia hahaha, espero que com um bom encaixe e a manutenção da base que estava no clube possamos brigar na parte de cima da tabela.

20 horas atrás, IlPartigiano disse:

Gostei da temática do save e do clube escolhido, amo futebol alternativo e ctz vou acompanhar. O time parece ser relativamente acima da média para o padrão da liga, mas vamos ver se em campo dá certo.

Opa, seja bem-vindo e obrigado!

Também adoro essas ligas alternativas e sair um pouco do óbvio no FM (embora um clássico seja sempre um clássico hehehe).

Vamos ver se a equipe encaixa bem, como foram poucos reforços e apostei bastante na base que estava no clube, esse encaixe e o entrosamento serão fundamentais.

16 horas atrás, Cadete213 disse:

Tudo desconhecidos para mim e tática que gosto muito e está a resultar, pelo menos pelos amistosos.

Rapaz, nunca imaginaria que você não era familiarizado com a liga da Sérvia né, sempre tive a impressão que você adorava essas ligas mais, digamos, alternativas e que já tinha explorado um pouco de tudo hehe.

Tentei fazer uma tática mais baseada nos meus jogadores do que em uma ideia específica, o inverso do que sempre fiz. Nos amistosos fluiu bem, vamos ver se resulta também nos jogos oficiais.

9 horas atrás, GG. disse:

Com os reforços, o rubro-negro Macva será campeão!

Gostei do otimismo hahaha, que assim seja!

8 horas atrás, #Vini disse:

Concordo com o Danut, o nível dos jogadores parece bastante bom para a divisão. Se você manter a simplicidade, como apresentou nas táticas, creio que o time pode fazer grandes coisas no campeonato. E interessante que o clube escolhido seja rubro-negro, como o Gilson apontou, duas das camisas mais icônicas que o Pet vestiu aqui no Brasil. 

Eu também fiquei surpreso, não lembrava de ser assim da outra vez que joguei no país. O curioso é que em teoria é um clube de meio de tabela né, então não sei se o bom nível se estende também aos adversários - o que nesse caso tornaria a jornada mais desafiadora. Em breve vamos descobrir.

Quanto à tática a ideia é tirar o máximo dos jogadores que temos e ao mesmo tempo fazer isso da maneira mais simples possível. Nunca joguei assim, pelos amistosos parece bom, estou bem curioso para saber como vai ser nos jogos a valer.

Curioso também que uma das razões da minha antiga simpatia pelo Sloboda era exatamente o fato de ser rubro-negro. Depois que desisti dele e comecei a procurar uma alternativa, eu só queria mesmo encontrar um clube tradicional e com identidade própria. Quando bati o olho na história do Macva e ainda por cima era rubro-negro, não tive a menor dúvida hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Poxa, com essa camisa alternativa aí você me ganhou, hahahaha... igualzinha a do meu Trikas porra. Coisa linda.

Quando se trata de Sérvia no FM a gente sabe que vai sobrar atributos técnicos na rapaziada, e vendo esse resumo do elenco a gente constata isso. Grupo com boa qualidade, gostei das contratações e achei bem importante essa austeridade com relação aos salários. Vai ajudar mt no médio/longo prazo financeiro sem dúvida nenhuma.

Taticamente foi na "bola de segurança" com o 4-3-3 (escolha sábia), conseguiu encaixar suas melhores peças sem inventar demais nas funções. Agora é ver como isso vai se comportar no campeonato, amistosos foram bem empolgantes mas né, são amistosos rs rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira observação que eu queria fazer antes de qualquer outro comentário é: tenta segurar o Branković, porque ele fica muito bom pro nível da liga sérvia.

Ademais, o nível do seu plantel está excelente e os reforços foram muito bem pinçados para qualificar ainda mais o time. Acho que tem tudo para brigar pelo título com Železničar e o Indjija. O esquema tático me parece bem coeso e tem tudo para determinar uma grande campanha na liga. A pré-temporada foi muito boa, mas é apenas uma pré-temporada. Estou ansioso para ver como o time vai se dar nos jogos valendo mesmo e tenho confiança de uma grande campanha! Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leho. disse:

Poxa, com essa camisa alternativa aí você me ganhou, hahahaha... igualzinha a do meu Trikas porra. Coisa linda.

Quando se trata de Sérvia no FM a gente sabe que vai sobrar atributos técnicos na rapaziada, e vendo esse resumo do elenco a gente constata isso. Grupo com boa qualidade, gostei das contratações e achei bem importante essa austeridade com relação aos salários. Vai ajudar mt no médio/longo prazo financeiro sem dúvida nenhuma.

Taticamente foi na "bola de segurança" com o 4-3-3 (escolha sábia), conseguiu encaixar suas melhores peças sem inventar demais nas funções. Agora é ver como isso vai se comportar no campeonato, amistosos foram bem empolgantes mas né, são amistosos rs rs.

Rapaz, cê tocou num ponto interessante...olha que lindas algumas dessas camisas número 2 do Macva, especialmente essa do meio. Deu até vontade de fazer kits hahaha
 

image.jpeg.a5e27d141d2eb982c3bf553783d402e7.jpegimage.jpeg.db79be970f396a84b18ce9c29acb77c0.jpegimage.jpeg.2263654a77db823bde256eec65bceb82.jpeg


Eu sempre fui mais da linha de que enquanto o clube tem dinheiro, temos que gastar, mas aí parei e pensei...qual é o sentido de pagar 100 mil pratas por mês pra um cara que vai ficar no banco e mal vai jogar? É claro que em um ou outro caso pode acontecer, normal, mas pra mim passou a fazer muito mais sentido que os reservas sejam jogadores mais jovens que estejam se preparando pra quem sabe assumir a titularidade algum dia, independente de virem de outro clube ou serem da nossa base. E com isso passei também a trabalhar com um elenco um pouco mais enxuto, ficou mais fácil de administrar e inclusive de dar mais oportunidades a todos. O caixa do clube agradece.

Também sempre segui, digamos, uma escola mais "dinizista", aquele treinador que tem uma ideia e tenta adaptar os jogadores a ela. É legal quando você tem dinheiro e estrutura pra buscar no mercado os atletas que se encaixem na tua forma de jogo, mas quando se treina um time pequeno (ou muito pequeno) o risco de fazer isso aumenta porque tu não tem muito como escolher jogadores né, é preciso trabalhar com o que se tem. Daí dessa vez decidi tentar juntar os melhores naquilo que eles sabem fazer de melhor - e olha, com isso e mais treino individual específico por posição, a familiaridade tática disparou. Os amistosos me pareceram já um bom sinal, vamos ver se a boa impressão se confirma quando a bola rolar pra valer.

7 horas atrás, Herr Jones disse:

A primeira observação que eu queria fazer antes de qualquer outro comentário é: tenta segurar o Branković, porque ele fica muito bom pro nível da liga sérvia.

Ademais, o nível do seu plantel está excelente e os reforços foram muito bem pinçados para qualificar ainda mais o time. Acho que tem tudo para brigar pelo título com Železničar e o Indjija. O esquema tático me parece bem coeso e tem tudo para determinar uma grande campanha na liga. A pré-temporada foi muito boa, mas é apenas uma pré-temporada. Estou ansioso para ver como o time vai se dar nos jogos valendo mesmo e tenho confiança de uma grande campanha! Boa sorte! 

Cara, muito obrigado pela dica. Eu até fui ver aqui e o Branko tinha mais 2 anos de contrato, então ofereci a ele um novo acordo válido a partir do fim dessa temporada por outros 2 anos (eu propus 3 mas ele não quis), com aumento de status, aumento salarial significativo, possibilidade do salário subir se ele fizer mais jogos, aumento nas bonificações e tal. Ele gostou da proposta e está estudando, temos tudo pra renovar. Infelizmente não consegui colocar cláusula de rescisão, não sei se as regras da Sérvia não permitem.

Sabe que o Indija era um dos clubes que eu considerei além do Macva? Um dos motivos que pesou pra me deixar em Sabac foi exatamente o fato de que a equipe vojvodina já era candidata à parte de cima da tabela. Agora que a nossa cotação subiu teremos mesmo um duelo interessante pela parte de cima da classificação.

Como você comentou, parece que estamos num bom caminho...também estou curioso para ver o que vai acontecer quando a bola rolar para valer. Qual será o destino do Uruguai Provincial? Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
9 horas atrás, Tsuru disse:

Rapaz, cê tocou num ponto interessante...olha que lindas algumas dessas camisas número 2 do Macva, especialmente essa do meio. Deu até vontade de fazer kits hahaha
 

image.jpeg.a5e27d141d2eb982c3bf553783d402e7.jpegimage.jpeg.db79be970f396a84b18ce9c29acb77c0.jpegimage.jpeg.2263654a77db823bde256eec65bceb82.jpeg

[...]

Pô, maneiras mesmo (apesar de que nenhuma lembra a do SPFC, hahahah mas ok). São fantasy? Ou são modelos reais antigos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2023 em 21:04, Leho. disse:

Pô, maneiras mesmo (apesar de que nenhuma lembra a do SPFC, hahahah mas ok). São fantasy? Ou são modelos reais antigos?

Pelo que vi aqui no Google são modelos de temporadas anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


Com o pé direito
17/09/2023

No capítulo anterior vimos que, após uma atuação bastante cirúrgica no mercado, focando em dar mais profundidade ao plantel e a buscar qualidade para atuar num 4-3-3, o Macva Sabac subiu sua cotação - se antes era candidato a um meio de tabela, agora a imprensa acha que temos potencial para brigar pela subida de divisão. Mas a janela de transferências não se encerrou e ainda houve alguma movimentação durante o primeiro mês do campeonato.
 

Transferências

Eu tinha algumas dúvidas se um Defesa Ala Invertido seria uma boa opção pelo lado direito da nossa defesa, jogando atrás de um Extremo aberto e de um meia central mais ofensivo. Olhando o mercado encontrei Mirkovic listado para empréstimo pelo Novi Sad e eles toparam ceder o jogador emprestado de graça. Ele veio, foi testado, mas não gostei dos resultados e o devolvi assim que terminou o prazo mínimo de 28 dias de empréstimo.

Pensando ainda em mais opções para nosso banco de reservas resolvi investir em Milos Jankovic, que estava muitíssimo bem avaliado pelos olheiros e era descrito por eles como um jogador capaz de fazer quatro funções no ataque - meia esquerda e direita, meia central e ataque. Achei um reserva tão interessante que optei por pagar 60 mil dinares de salário a ele, vindo em transferência livre e abrindo uma exceção de investimento em jogadores que não são necessariamente titulares.
 

jankovic27231eeab13ecad7.png


O mais estranho é que a opinião do meu auxiliar é totalmente diferente da dos olheiros: para ele, Jankovic é um meia ofensivo que poderia ser adaptado para jogar na meia central e no máximo quebra um galho no ataque. Tentei transformar o jogador no reserva que eu precisava de fato, mas ele jogou mal no ataque, não conseguiu se adaptar à ponta esquerda (como um ponta invertido, por dentro, como opção a Pejovic) e hoje disputa a vaga de reserva de Armador Recuado, ali no centro do meio campo mesmo. Não é nenhum desastre mas essa confusão entre observação e realidade vai custar algum dinheiro ao clube que poderíamos simplesmente economizar.

Com Brankovic se firmando como reserva de Pejovic, Mijailovic adaptado para ser o Mezzala reserva na vaga de Belic, e Neskovic e Radunovic como alternativa no comando de ataque, encerrei os empréstimos de Gajilovic, Susnar e Zogovic que estavam sem espaço no clube. Assim fechamos o plantel até a próxima janela de transferências em janeiro.
 

elenco7543c0bfc5f418fc.png


Segunda Liga

Observando nosso plantel é possível observar que temos uma série de jogadores marcados como sub-21. Mas por que isso é importante?
 

regrasescalacao91e080fbb92257cd.png


Esse é o motivo: aparentemente existe no país uma política para incentivar a formação de jovens jogadores, de forma que toda equipe precisa ter dois atletas sub-21 e pelo menos um sub-21 sérvio. O número de estrangeiros também é bastante limitado - lembrando que a Sérvia, ao contrário da Croácia, é candidata mas não entrou ainda na União Europeia, portanto europeus também são estrangeiros - e podemos inscrever no máximo 30 atletas. Assim, se quisermos um elenco mais numeroso e com mais opções investir em jovens e em meninos da base é muito importante.

Em relação ao campeonato em si, a Segunda Liga da Sérvia é disputada por 16 times com uma temporada regular entre agosto e maio, seguindo portanto o calendário do restante da Europa (e que sofre algumas alterações na temporada 2022/23 em função da Copa do Mundo do Catar).

A competição (a Segunda Liga, não a Copa do Mundo) é dividida em duas fases, preliminar e final. Na preliminar as 16 equipes se enfrentam em ida e volta, em um campeonato normal de pontos corridos. Ao fim dessa etapa a tabela se divide em dois octogonais: do 1o ao 8o colocado para decidir título e acesso, e do 9o ao 16o para definir quem serão rebaixados. Em ambos os casos as equipes levam para essa etapa 100% da pontuação obtida na fase anterior, portanto nada de inventar divisão pela metade, zerar pontos e etc. Também são octogonais razoavelmente rápidos: as equipes jogam uma vez contra cada adversário dentro do seu grupo (7 partidas, portanto) e é isso aí.

Ao fim desses sete jogos, no grupo de baixo os quatro últimos caem direto para a terceirona. Já no grupo de cima os dois primeiros colocados sobem direto para a Superliga da Sérvia, enquanto o terceiro e o quarto disputam um mata-mata contra o quinto e o sexto colocados da elite do país (que segue o mesmo formato dos dois octogonais).
 

regraspreliminar89cedefec7ae80ef.png


Com as regras entendidas e compreendidas era hora da bola rolar na segunda divisão.

1x0 vs. Metalac
Depois de um início nervoso, onde o adversário criou algumas chances, dominamos o jogo de ponta a ponta, empurrando o Metalac para o próprio campo. O gol era questão de tempo: Vrastanovic acertou um lançamento perfeito para Pejovic partir em velocidade nas costas da zaga e bater cruzado na saída do goleiro. No segundo tempo eles pouco fizeram, não ampliamos o placar apesar do domínio e saímos com nossa primeira vitória.

3x1 vs. Zlatibor
Iniciamos arrasadores e com dez segundos de jogo Pejovic lançou Radunovic, que avançou e tocou para o gol na saída do goleiro. Depois do gol nosso ímpeto esfriou e eles só não empataram porque Samurovic pegou um pênalti. Melhor para nós que Pejovic estava inspirado e ampliou no segundo tempo em uma belo chute cruzado de fora da área, em troca de passes após cobrança de escanteio. Cabia mais: Stevanovic cobrou falta na trave e no rebote Vrastanovic empurrou para as redes. No finalzinho do jogo o adversário ainda marcou o gol de honra mas nada que causasse preocupação.

0x0 vs. FK Rad
Um "empate sem sabor", como diria o FM. Fomos um pouquinho melhores mas não muito melhores, a pontaria dos dois times estava péssima - muitos chutes, poucos no alvo - e ninguém mexeu no placar.

6x2 vs. Graficar
Era hora de enfrentar as promessas do Estrela Vermelha e descobrir se eles têm mesmo futuro. Belic não vinha jogando bem até então, nem como MC Atacar nem como CJA Atacar, por isso nessa partida decidi experimentar ele como Mezzala Atacar (até porque sabe fazer a função), além de fazer alguns outros ajustes táticos que viriam a se tornar definitivos.

 

tatica4ba3fb398bf291b8.png


E de quem foi o primeiro gol? Ele mesmo, Belic, recebendo excelente enfiada de bola de Pejovic, aparecendo livre por trás da zaga e mandando uma bomba de primeira, no ângulo. Ampliamos na sequência com um lindíssimo chute de Vrastanovic, em curva, de fora da área, e fizemos o terceiro de novo com Belic, mais uma vez invadindo a área e acertando outra bomba de primeira, agora após passe de Stjepanovic. Ainda no intervalo tirei Radunovic, que fazia péssima partida, e coloquei Jobe. E o gambiano viu de camarote Novakovic fazer o quarto de cabeça após cobrança de falta de Stevanovic. Com o quatro a zero no placar o Macva relaxou e o Graficar diminuiu em um golaço de Pirgic, que recebeu livre e driblou até nosso goleiro. Mas o dia era mesmo nosso: Vrastanovic fez boa trama pela esquerda e tocou para Pejovic, que cruzou para Jobe acertar um belo chute de primeira e marcar o quinto gol. E quem disse que o Graficar se entregou? Foram lá e marcaram mais um diminuindo para 5x2. Só que nós temos Jobe, que aproveitou boa jogada de Novakovic pela direita, deu um pinote e se posicionou livre no centro da área para receber o cruzamento, cabecear e fechar o placar.
 

jogo---graficarbe0335ef8f5afd3d.png

 

3x0 vs. Radnicki (SM)
A excelente atuação no jogo anterior me fez escalar Jobe como titular contra o Radnicki e não me arrependi: antes dos cinco minutos já estava 1 a 0, gol de cabeça do gambiano após cobrança de escanteio. Ele mesmo ampliou aos 28 após ótima tabelinha com Belic, saindo livre na frente do goleiro e fuzilando (literalmente, porque foi um chute fortíssimo). E o mesmo Belic fechou o placar após receber a bola no meio, dar uma arrancada e bater cruzado sem chances para o goleiro.

 

2x0 vs. Novi Sad
Jogo difícil e complicado contra um adversário direto na parte de cima da tabela - ao menos na teoria. Em campo o Macva controlou as ações e o Novi Sad pouco fez, mas desperdiçamos uma série de oportunidades e o gol não saía. Passava dos 25 do segundo tempo quando a zaga deles fez um corte e a bola sobrou para Stjepanovic, que avançou livre pelo meio e arriscou um chute quase despretensioso; a pelota desviou num jogador do Novi Sad, pegou efeito, enganou o goleiro e foi morrer no fundo da rede. Três minutos depois, Belic recebeu pelo meio e...uma imagem vale mais que mil palavras.

 

giphy-downsized-large.gif

 

0x0 vs. Radnicki Beograd
O adversário era o lanterna da competição e três dias depois teríamos um jogo mais difícil contra o Loznica. Mesmo a partida sendo fora de casa, arrisquei e mandei aqui um time misto, tentando fazer ao menos parte dos titulares chegarem inteiros na rodada seguinte. Em termos desse jogo em si, não deu muito certo: Jankovic fez péssima partida como armador recuado, Mijailovic não jogou nada como Mezzala, Brankovic não esteve nem perto de substituir Pejovic à altura e o jovem Neskovic foi um desastre na frente da baliza. O jogo foi ruim, arrastado e quem abriu o placar foi o Radnicki...mas felizmente o jogador deles estava impedido. Na segunda etapa coloquei alguns titulares em campo (Belic e Jobe, por exemplo) e melhoramos um pouquinho, mas desperdiçamos as chances que criamos e ficou mesmo nisso. Felizmente o Zeleznicar também tropeçou, e o empate aqui não chegou a ser um problema.

 

jogosdisputadose7dee854d9b00aa1.png


Até aqui foram sete jogos, cinco vitórias, dois empates, 15 gols marcados e apenas três sofridos. Somamos 17 pontos em 21 possíveis, um aproveitamento de 80%, portanto, campanha de time campeão - e a liderança do campeonato é perfeitamente condizente com os números.
 

classificacaoc12c9d2d4d4eca1b.png


Também é verdade que ainda é muito cedo e não jogamos nem um terço da competição, e que temos o Zeleznicar com o mesmo número de pontos, assim como o Novi Sad logo atrás. Mas essa arrancada inicial foi importante para estabelecer o Macva no grupo dos oito primeiros, já abrindo onze de diferença para o Graficar e o Loznica. Uma vez estabelecidos e mantendo a boa campanha, aí podemos começar a sonhar um pouco mais.
 

proximosjogosc6b3eabafaa8451c.png

 

Abriremos o mês de setembro visitando nossos rivais do Loznica, cidade que também fica na província de Sabac. Depois temos uma sequência mista: o Jedinstvo, time da parte de cima da tabela, seguido por Sloboda que briga contra o rebaixamento, Trayal e Indija que estão ali pelo meio, e o último colocado IMT. Ainda vai rolar uma espécie de "mini lei do ex" contra o Jedinstvo que tem como titular o Zogovic, aquele atacante/ponta que estava emprestado ao Macva e que devolvemos. Olho nele. 
 

Copa da Sérvia

A atual Copa da Sérvia é a herdeira da antiga Copa da Sérvia e Montenegro, que por sua vez é a herdeira da antiga Copa da Iugoslávia. Entre 1923 e 1940, a competição foi chamada oficialmente de Copa do Rei Alexandre (que era o...rei da Iugoslávia) e entre 1947 e 1991 foi rebatizada para Copa Marechal Tito. Seus maiores vencedores são o Estrela Vermelha (27 títulos), o Partizan (16 taças) e o OFK Belgrado (5 vezes campeão).

Atualmente a competição se inicia com uma fase de qualificação de 64 equipes, que pelo que apurei aqui são todas da segunda divisão e demais níveis inferiores. Os confrontos são em jogo único e definidos por sorteio, e os vencedores avançam para uma segunda fase de qualificação com 32 equipes, com as mesmas regras da etapa anterior. Os vencedores da segunda fase de qualificação avançam para a Primeira Eliminatória, que pelo que entendi é onde já entram os times da Superliga da Sérvia. Desse ponto em diante a competição segue em fases eliminatórias em jogo único até a grande decisão, que dá ao vencedor uma vaga no mata-mata da Liga Europa.

O sorteio nos colocou diante do Mladi Radnik, que atualmente disputa a terceira divisão. Com o calendário apertado e a apenas três dias do importante confronto com o Novi Sad, mandei a campo uma equipe totalmente reserva.
 

4x1 vs. Mladi Radnik
Não começamos muito bem: muita afobação, muitos chutes e poucos levavam algum perigo. Tirei o "Manter Formação", pedi para o time "Levar a Bola até a Área" e melhorou significativamente, até Lainovic cruzar para Mijailovic abrir o placar de cabeça. Pouco depois, Dokic fez um cruzamento perfeito da esquerda e Lainovic pegou de primeira direto para o fundo da rede. Ainda no primeiro tempo eles descontaram numa bobeada da nossa zaga, que não cortou bola longa e deixou o adversário livre para concluir. Mas a alegria do Radnik não durou muito: na volta do intervalo Chalov marcou um golaço de falta, em um chute em curva ao melhor estilo Petkovic, e Micanovic fechou o placar em um chute de fora da área que o goleiro deles aceitou.
 

jogo---radnikf41d4376c1f8806b.png


Assim, classificação mais que garantida e na próxima fase vamos enfrentar o Graficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo | Com o pé direito (atualizado em 17/9)

entrada muito forte numa liga com equipas interessantes. Bom resultado na taça. Que venha agora o Graficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Começo mt forte da equipe, que já se coloca - por que não? - como candidata a esse caneco aí. Dá pra sonhar, hahaha. Time me parece bem encaixado já e a tendência é se manter assim. O que tem achado do nível das outras equipes?

Na Copa fez o dever-de-casa e ainda rodou o elenco. Maravilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Cadete213 disse:

entrada muito forte numa liga com equipas interessantes. Bom resultado na taça. Que venha agora o Graficar.

É a Lei de Guardiola né...o campeonato em geral se perde nas 8 primeiras rodadas e se ganha nas 8 últimas. Com esse bom começo demos um passo importante pra poder ganhar.

Enquanto outros times vão pegar equipes sem divisão, enfrentaremos o Graficar que é adversário na segundona, e sendo eliminatória não espero facilidade como foi no jogo anterior contra eles. Ainda mais que a partida está ensanduichada entre outras da liga e é muito possível que eu mande a campo um time reserva, porque a prioridade máxima continua a ser a disputa do título e da subida de divisão.

8 horas atrás, Leho. disse:

Começo mt forte da equipe, que já se coloca - por que não? - como candidata a esse caneco aí. Dá pra sonhar, hahaha. Time me parece bem encaixado já e a tendência é se manter assim. O que tem achado do nível das outras equipes?

Na Copa fez o dever-de-casa e ainda rodou o elenco. Maravilha!

Olha, tenho achado o campeonato bem equilibrado, só ver que não teve ainda um time que disparou - e do mesmo jeito que tropeçamos duas vezes, também aconteceu com o Zeleznicar. 

Essa fase inicial deve ter sido surpreendente para os adversários - no início da temporada não éramos candidatos à parte de cima da tabela, de repente viramos uma equipe ofensiva, que marca muitos gols, sonhando ali com subida e título, a coisa encaixou rápido. A verdadeira prova de fogo vai vir provavelmente a seguir, quando os adversários começarem a entrar mais fechados e precisarmos lidar com cansaço e eventuais lesões. Aí é que vamos separar os meninos dos homens.

Ainda que com eventuais perdas de qualidade, rodar o elenco vai ser fundamental tanto na copa, por não ser de fato prioridade, quanto na liga mesmo. É importante que os reservas tenham algum tempo de jogo, deixem descansar os titulares e estejam prontos para entrar em ação se necessário. O campeonato é longo e preciso de todos os jogadores na ponta dos cascos. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de ligas com regras específicas e a liga sérvia trouxe eu sabor ao campeonato, que ainda terá a divisão das equipes mais adiante. Isso promete diversão para quem lê.

Como o próprio FM sugeriu o Macva é um forte candidato ao título e à promoção para a elite do futebol sérvio. Não há porque duvidar disso com essa arrancada inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GG. disse:

Gosto de ligas com regras específicas e a liga sérvia trouxe eu sabor ao campeonato, que ainda terá a divisão das equipes mais adiante. Isso promete diversão para quem lê.

Como o próprio FM sugeriu o Macva é um forte candidato ao título e à promoção para a elite do futebol sérvio. Não há porque duvidar disso com essa arrancada inicial.

Clássico é clássico né...um save num top 5 europeu com um time legal, ou começando da última divisão inglesa, ou um início numa Série C/D do Brasil são daquelas coisas que sempre rendem. Mas tenho um apreço especial por ligas menos exploradas e histórias que foram contadas pouco ou nenhuma vez. Se tivermos regras diferentes (embora não precisem ser esquisitas), aí a coisa fica ainda mais divertida. O legal desse octogonal é que, como são poucas partidas, dependendo da pontuação as últimas rodadas tendem a ser bem interessantes.

Também gosto da Sérvia porque o formato apesar de único é mais próximo de outras ligas europeias, se você for por exemplo pra Croácia, Macedônia e arredores, os campeonatos têm poucos times e há situações de enfrentar quatro vezes os mesmos adversários. Nesse caso já fica um pouco esquisito pro meu gosto.

Começamos cumprindo direitinho a Lei de Guardiola e parece que a briga pelas primeiras posições será diretamente com o Zeleznicar. Algo me diz que essa vai ser uma disputa imprevisível e emocionante até o fim, vejamos se meu palpite está certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade que talvez vá gostar, @Tsurué que o seu time se pronuncia Mashva Shabac. Esse acento ao contrário no c e no s se chama caret, e aparece em alguns idiomas, inclusive bem raramente no português.

O Estrela Vermelha também tem o seu charme e pronúncia bem peculiares em sérvio.

Sobre o desafio, joga com um fixo na frente para explorar o estilo de jogo dos atacantes dessa região ou teve alguma outra razão maior?

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vrastanovic e Pejovic vem apontando o caminho dos gols, que é pelo lado. Mas ainda bem que Jobe entrou na jogada também para dar mais opções de gols a equipe. Começo forte em ambas as frentes, tal qual imaginava pela força da equipe na apresentação inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, felipevalle disse:

Uma curiosidade que talvez vá gostar, @Tsurué que o seu time se pronuncia Mashva Shabac. Esse acento ao contrário no c e no s se chama caret, e aparece em alguns idiomas, inclusive bem raramente no português.

O Estrela Vermelha também tem o seu charme e pronúncia bem peculiares em sérvio.

Sobre o desafio, joga com um fixo na frente para explorar o estilo de jogo dos atacantes dessa região ou teve alguma outra razão maior?

Então, já li que esse acento ao contrário no "c" pode soar como "ch" (de chocolate) ou "tch" (de "tcheco"), o que suspeito que varie conforme a região/país. Se for isso mesmo, o clube poderia ser o "Matchva Shabac" ou o "Machva Shabac". Como ficar escrevendo o acento é chatinho e acaba sendo mais difícil de falar, eu aportuguesei pra Macva Sabac mesmo, meio que lendo como se escreve.

Ainda não aprendi a falar Estrela Vermelha em sérvio mas chego lá. Hehehe

Então, eu simplesmente peguei o elenco que tinha e fui tentando encontrar um equilíbrio entre as funções mais familiares para os jogadores e um pouco de lógica (do tipo não usar dois armadores, escalar um atacante mais definidor e outro mais de suporte etc.). O Radunovic e o Neskovic, que eram os atacantes que já estavam no clube, são naturalmente centroavantes mais definidores, daí eu armei pra funcionar com um goleador no centro. Depois chegou o Jobe que é PL Fixo e encaixei ele assim, deu certo e foi ficando.
 

1 minuto atrás, #Vini disse:

Vrastanovic e Pejovic vem apontando o caminho dos gols, que é pelo lado. Mas ainda bem que Jobe entrou na jogada também para dar mais opções de gols a equipe. Começo forte em ambas as frentes, tal qual imaginava pela força da equipe na apresentação inicial.

A dupla Vra-Pe é realmente incrível. Parte do sucesso é que essa combinação de Armador Recuado Apoiar e AI Apoiar rende muito, seja na ocupação de espaços, seja na armação de jogadas, seja abrindo espaço para quem atua do outro lado. Já tinha lido sobre ela mas sempre fui meio desconfiado com o Armador Recuado, até agora vem funcionando muito bem.

O Jobe é aquele cara que chega no clube meio que pra ser opção, uma aposta do treinador, entra, corresponde e não sai mais. Impressionante como cresceu de rendimento e se encaixou em tão pouco tempo.

Começamos bem mesmo e entramos na briga pelo título, vamos ver agora que somos o time a ser batido e que encararemos (com os reservas) um rival mais complicado nas copas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como imaginei, o time teve um começo avassalador na liga e vai se impondo como franco candidato mesmo para a fase de acesso, que é onde a bagunça começa a rolar de verdade. O esquema tático se mostra bem equilibrado, capaz de um bom poder ofensivo sem se descuidar na defesa. Tem absolutamente tudo para dar o devido protagonismo aos jogadores que estiverem em campo, o que é um mérito enorme para todo e qualquer treinador.

Na Copa da Sérvia acho que você deu muita sorte de pegar o Grafičar, já que é comum (pelo menos em temporadas mais avançadas) o Estrela Vermelha subir uma galera pro time principal só pra disputar os jogos preliminares da Copa e o Grafičar ficava jogando com o próprio sub19, ou seja, com os reservas dos reservas do Estrela Vermelha. O mesmo acontecia com o Partizan, que subia a galera do Teleoptik na Copa. Hahahaha! Então é bem possível que seus reservas se deem bem nessa eliminatória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O bom começo condiz com a análise inicial de que tinha um time forte para a liga, já larga com tudo em busca desse acesso e com um bom jogo na Copa para dar um gostinho extra para os próximos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/09/2023 em 22:35, Herr Jones disse:

Como imaginei, o time teve um começo avassalador na liga e vai se impondo como franco candidato mesmo para a fase de acesso, que é onde a bagunça começa a rolar de verdade. O esquema tático se mostra bem equilibrado, capaz de um bom poder ofensivo sem se descuidar na defesa. Tem absolutamente tudo para dar o devido protagonismo aos jogadores que estiverem em campo, o que é um mérito enorme para todo e qualquer treinador.

Na Copa da Sérvia acho que você deu muita sorte de pegar o Grafičar, já que é comum (pelo menos em temporadas mais avançadas) o Estrela Vermelha subir uma galera pro time principal só pra disputar os jogos preliminares da Copa e o Grafičar ficava jogando com o próprio sub19, ou seja, com os reservas dos reservas do Estrela Vermelha. O mesmo acontecia com o Partizan, que subia a galera do Teleoptik na Copa. Hahahaha! Então é bem possível que seus reservas se deem bem nessa eliminatória.

Então, não sei se foi sorte pegarmos o Graficar né...porque mesmo que sejam os reservas/jovens do Estrela Vermelha, ainda é um time da mesma divisão que a nossa, enquanto outras equipes da segundona vão enfrentar times sem divisão. Ainda assim, melhor o Graficar que o Indija ou o Zeleznicar.

Começamos bem mesmo, o desafio agora vai ser manter essa pegada sendo que não somos mais uma surpresa. Enfrentar defesas mais fechadas e não deixar o time se acomodar serão nossos principais objetivos a seguir.

23 horas atrás, Henrique M. disse:

O bom começo condiz com a análise inicial de que tinha um time forte para a liga, já larga com tudo em busca desse acesso e com um bom jogo na Copa para dar um gostinho extra para os próximos jogos.

O mais interessante é que a maior parte do time principal já estava no clube quando eu cheguei - dos onze titulares atuais, de contratados foram um zagueiro, um volante e um atacante. É bem verdade que o elenco ganhou mais opções, mais profundidade, mas acho que um dos segredos desse bom início do Macva foi conseguir tirar o máximo do elenco que já encontrei por aqui. Agora é manter essa pegada na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


O jogo de gato e rato
24/09/2023

Na última atualização eu havia dito que a segunda divisão da Sérvia se chamava "Segunda Liga". Mas a verdade é que o segundo escalão do país é a "Primeira Liga" (Prva Liga, em sérvio), e a elite dos times de lá joga a "Superliga". Então peço desculpas pelo lapso e daqui por diante passarei a utilizar os nomes corretos.

Conforme vimos anteriormente o Macva Sabac passou por uma reorganização, aprofundou seu elenco, ganhou novas peças e iniciou a temporada no alto da tabela, na briga pelo título da Primeira Liga e pelo acesso à divisão superior. Agora que não era mais uma surpresa, conseguiria o time enfrentar defesas mais fechadas, não se acomodar e seguir lutando lá em cima? É o que descobriremos a seguir. 

Mas antes vamos conferir como foi a segunda eliminatória da copa nacional, após nossos reservas passarem com tranquilidade pelo Mladi Radnik (4x0) na fase anterior.
 

Copa da Sérvia

vs. Graficar
Acho que na última atualização talvez não tenha deixado claro mas o Graficar é o clube-satélite do Estrela Vermelha, onde jogam reservas e jovens promessas da equipe, assim como ocorre entre o Teleoptik e o Partizan. Com o jogo contra o Jedinstvo apenas três dias depois, decidi priorizar a liga e mandei um time misto a campo. Mal o jogo começou, Radunovic sentiu e deu lugar a Jobe, que fez péssima partida. Parece que quando Jobe vai mal o Macva vai mal: sofremos o primeiro gol, em seguida criamos inúmeras chances mas não conseguimos empatar, com os jogadores em uma tarde pavorosa. Achei que a sorte ia virar quando eles tiveram um jogador expulso e de fato o segundo tempo foi um jogo de ataque contra defesa - 12 chutes a 0. Mas mesmo assim não conseguimos o gol de empate e fomos eliminados.


copa---graficar66cd320468f2b0fe.png


Foi uma vergonha e eu disse isso ao time aos berros no vestiário. O que eu não disse a eles (e nem deveria) é que essa eliminação ridícula tem um lado bom: vamos ter menos divisões de calendário entre liga e copa, sendo que dificilmente conseguiríamos ir muito mais longe na copa. A diretoria também só esperava passarmos da primeira fase e não se incomodou, então menos mal.


Primeira Liga

vs. Loznica
O mês de setembro se iniciou com o confronto contra nosso arquirrival, que também é do distrito de Sabac. E mostramos quem manda em casa: Jobe marcou logo dois gols para nos dar boa vantagem (um chute fortíssimo e outro de cabeça) e não deixar o rival sonhar. Ampliamos ainda no primeiro tempo em uma belíssima jogada de três toques na bola: lançamento de Jevtic para Novakovic, que deixou descair e cruzou de primeira para Pejovic tocar para as redes. Cabia mais: Pejovic fez mais um (o quarto) agora tocando por cobertura após excelente passe de Ristvojevic. Com o time cansado vários reservas foram a campo, o Loznica aproveitou, descontou duas vezes e felizmente ficou nisso.

 

liga---loznica1eebd6fb62ed3b6d.png


vs. Jedinstvo
Abrimos o placar aos nove minutos: após cobrança de escanteio Pejovic tocou para Novakovic, que avançou pela direita e fez cruzamento certeiro para Jobe desviar para as redes. Infelizmente a zaga cochilou e teve mini lei do ex: numa bola longa, Zogovic - aquele mesmo que devolvemos do empréstimo - se antecipou a Samurovic, que saiu mal do gol, e chutou para empatar o jogo. A partir daí a partida seguiu equilibrada, com o adversário melhor no início do segundo tempo e nós, da segunda metade da segunda etapa em diante. Criamos várias oportunidades, mas a pontaria não estava boa e o placar não se mexeu mais: 1x1.

vs. Sloboda Uzice
O relógio nem marcava três do primeiro tempo e o Macva já estava no ataque. Num perde-pressiona perfeito, Belic recuperou bola no campo de ataque e tocou para Vrastanovic, que lançou Pejovic; o ponta emendou de primeira e mandou a bola direto para o fundo da rede. 
Sete minutos depois, Popovic recebeu de Chalov no meio, partiu como um foguete pela direita, deixou um adversário para trás e cruzou rasteiro da linha de fundo para Jobe se antecipar à zaga e ampliar. Seguimos melhor no segundo tempo, apesar do Sloboda ter descontado, e vencemos mais uma, chegando a dez partidas sem derrota na liga: 2x1.

vs. Trayal
Sexto colocado, o adversário veio fechado e disposto a achar um contragolpe para matar o jogo. Do outro lado, tivemos todo o espaço do mundo, mas diria que uma mistura de azar e displicência não permitiu balançar as redes - com direito a Jobe tocando para fora só ele e o goleiro, com o ângulo aberto e o gol vazio, entre outras chances perdidas. Melhor para o Trayal, que aproveitou uma lambança de Chalov - um passe errado na saída de jogo, sem a menor necessidade - para puxar contragolpe, matar o jogo, decretar nossa primeira derrota na competição e permitir que o Zeleznicar abrisse três pontos de vantagem na liderança: 0x1.

vs. IMT
Eles queriam nos surpreender e somar pontos importantes para fugirem do rebaixamento; queríamos voltar a vencer, não deixar o Zeleznicar abrir distância e nem correr o risco de sermos ultrapassados pelo Metalac, então terceiro colocado. As coisas não começaram bem quando concedemos um pênalti e eles abriram o placar, mas viramos rapidamente o jogo com Jobe e Belic ainda no primeiro tempo, em dois lances quase idênticos - enfiada de bola/lançamento no ponto futuro, saída em velocidade nas costas da zaga e toque na saída do goleiro. Brankovic ainda perdeu um pênalti mas felizmente não fez falta. E para ficar ainda melhor o Zeleznicar empatou com o Radnicki SM, nos deixando a apenas um ponto da liderança: 2x1.

vs. Indija
O jogo começou equilibrado e na nossa primeira chance abrimos o placar: cobrança de escanteio, bola pererecando na área, Belic pegou a sobra de primeira, sem deixar a bola cair, e mandou uma bomba no ângulo. Seguimos melhor na partida, não ampliamos e também pouco fomos ameaçados, garantindo mais uma vitória. Vitória por sinal importantíssima, contra um dos times mais fortes da liga e grandesessímo candidato ao título.
 

liga---indijaf02241c45631f9f7.png
 

Ao todo foram seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 13 pontos somados em 18 possíveis - aproveitamento de 72%, portanto. Oscilou pouca coisa em relação aos 80% do mês anterior e mantivemos um rendimento de alto de tabela, condizente com briga por título e acesso.
 

liga---jogosdisputados23e88eebbfb2e344.p


Nesse jogo de gato e rato com o Zeleznicar terminamos o mês levando a melhor, porque enquanto vencíamos o Indija eles empatavam pela terceira vez em três jogos, agora com o Novi Sad.

Ambos também abrimos uma vantagem significativa para o terceiro colocado, até aqui o Indija, o que nesse momento deixa apenas duas equipes em posição de briga pela taça.
 

liga---classificacaoe6c6fb8576933c2e.png


Observem que as campanhas dos dois primeiros colocados são muito similares: marcamos o mesmo número de gols e também sofremos praticamente os mesmos tentos. A diferença até o momento é que eles, apesar de não terem perdido nenhum jogo, empataram cinco vezes contra três nossas.

E adivinhem quem é justamente o nosso próximo adversário, ainda por cima fora de casa? 
 

liga---proximos-jogos6a4126e49515bf39.pn


Por causa da Copa do Catar, outubro/novembro serão na verdade um bimestre com oito jogos; em seguida o campeonato vai entrar em recesso e só retornamos em fevereiro de 2023. Eu tentei agendar amistosos para esse período sem jogos oficiais, na linha de fazer uma intertemporada, mas até agora as datas não estão disponíveis (e infelizmente nem sei se estarão em algum momento).

Tivemos também duas notícias sobre nossos jogadores, uma ruim e outra boa. A má é que Popovic, que vinha se destacando na lateral-direita, se machucou sério e fica de fora entre 7 e 9 semanas. Isso dá aí uns dois meses, ou seja, considerando a pausa entre novembro e fevereiro, ele só volta a jogar no ano que vem. Será a chance do menino Dragan Bojat entrar no time e mostrar que o Partizan não o emprestou apenas para vir a Macva esquentar o banco de reservas.

Já a notícia boa é que Jobe assumiu a artilharia do campeonato e está sendo cotado até mesmo para defender a seleção da Gâmbia. Seria a sua primeira internacionalização e claro, um orgulho para a nossa equipe.
 

jobeehselecao5c692b66ea82567f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo | O jogo de gato e rato (atualizado em 24/9)

Bem, a taça ficou pelo caminho mas temos uma grande fase até ao momento na liga, que pode culminar com a subida...mas não vamos colocar o carro à frente dos bois. E até já tens aí um potencial internacional, num país que já visitei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperava-se que o Macva seguisse adiante na Copa ao enfrentar o satélite do Estrela Vermelha que não vem bem na temporada. Porém, essas partidas únicas sempre trazem surpresas e em um dia ruim, o Graficar se saiu melhor. Contudo, na Primeira Liga, o time vem muito bem duelando palmo a palmo pelo título com o Zeleznicar. Essas campanhas quase iguais deixam no ar a pergunta sobre quem se sairá melhor ao término da temporada. Você já sabe para quem eu torcerei, né?😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cadete213 disse:

Bem, a taça ficou pelo caminho mas temos uma grande fase até ao momento na liga, que pode culminar com a subida...mas não vamos colocar o carro à frente dos bois. E até já tens aí um potencial internacional, num país que já visitei.

Com certeza, ainda temos um turno inteiro pela frente. Com tamanho equilíbrio, qualquer deslize (de qualquer um dos lados) pode ser decisivo. Devagar com o andor que o santo é de barro.

Vamos ver se a especulação não sobe à cabeça do Jobe. Hehehe

2 horas atrás, GG. disse:

Esperava-se que o Macva seguisse adiante na Copa ao enfrentar o satélite do Estrela Vermelha que não vem bem na temporada. Porém, essas partidas únicas sempre trazem surpresas e em um dia ruim, o Graficar se saiu melhor. Contudo, na Primeira Liga, o time vem muito bem duelando palmo a palmo pelo título com o Zeleznicar. Essas campanhas quase iguais deixam no ar a pergunta sobre quem se sairá melhor ao término da temporada. Você já sabe para quem eu torcerei, né?😄

Ora, é claro que você vai torcer pro Macva, imagina se ia torcer pro adversário. Hehehehe

O jogo com o Graficar foi mesmo daqueles dias em que nada funciona e a bola simplesmente não entra. Ao menos agora podemos focar 100% na briga pela subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma eliminação até precoce na Copa, ainda mais em um jogo amplamente dominado pela sua equipe mas que acontecem. Realmente dão um incômodo, mas felizmente não acabou afetando o moral do elenco e seguiu fazendo uma grande campanha na liga. Agora com menos jogos dá pra conseguir os jogadores em melhor forma física para cada jogo e acredito que o acesso é uma questão de tempo, até porque a classificação para o qualificatório de acesso me parece muito bem encaminhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • LC
      Por LC
      Nova Iguaçu FC - Rio de Janeiro - Brasil
       
      Eu voltei ao Brasil para curtir minha férias forçadas, pedi demissão do Barakaldo e estava na casa do meu pai. Meu tio é um famoso treinador e nesse dia ele me convidou para almoçar no Nova Iguaçu FC, junto com alguns amigos e entre eles o ex-jogador e hoje comentarista, Zinho. Hoje eu vim almoçar a famosa Rabada do Nova Iguaçu FC, com meu tio LC, os amigos Zinho, Agá e Gilbertinho. Estávamos almoçando quando o Presidente do Nova Iguaçu,Jânio Moraes, nos viu e veio nos dar as boas vindas. Depois com um sorriso no rosto nos convidou a ir  até a sala da presidência quando o almoço terminasse.  Meu tio LC, olhou com uma cara de poucos amigos para o Zinho. Terminado o almoço, eu, meu tio e seus amigos, nos encaminhamos para a sala da presidência.
      - Sejam, todos bem vindos ao Nova Iguaçu FC.
      - Obrigado presidente, mas o senhor não nos convidou a sua sala para ficarmos jogando conversa fora! Por favor seja direto! - Disse meu tio.
      - As vezes eu esqueço que você é mais europeu do que brasileiro. Afinal de contas viveu tanto tempo na Europa e ainda tem a nacionalidade espanhola.
      - E não esqueça que sou do País Basco!
      - É verdade! Então eu serei direto. O Nova Iguaçu realizou uma excelente temporada ano passado e com isso nós nos classificamos para a Série D desse ano. Nosso treinador, Carlos Victor, recebeu uma proposta do Mundo Árabe e aceitou. Resumindo: Estamos sem treinador e gostaríamos de conversar com você sobre a possibilidade de assumir essa tarefa. Sei que se aposentou, mas quem sabe não aceita esse desafio?
      - Presidente, se eu aceitar treinar o Nova Iguaçu, a minha esposa pede o divórcio na hora. Fiz uma promessa que me aposentaria de vez do futebol(FM) e por este motivo, aliado ao cansaço de estar na estrada a tanto tempo, que tenho que declinar do convite.
      - Eu entendo LC, mas você tem certas influências no meio do futebol. Tenho alguns nomes e talvez possa indicar alguém.
      Pensei com meus botões: Meu Tio poderia me indicar. Seria bom ficar no Brasil e mais perto da minha mãe do meu pai, que não anda muito bem de saúde e por isso vim passar as férias com eles. Meu tio parou, coçou a cabeça e disse:
      - Vou ser sincero com você Jânio, não tenho ninguém em mente!
      - Eu entendo LC! Bom, fiquem a vontade e vou pedir ao Zinho que lhes mostrem as nossas novas estruturas e o Estádio, que foi reformado.
      - Espera Jânio!
      - O que foi Zinho?
      - O LC está esquecendo do sobrinho dele!
      - Eu? Estou esquecendo mesmo! Moleque porque não falou nada?
      - Poxa Tio, nem sabia o que falar.
      - Rapaz, o cavalo selado passando na sua frente e tu de boca fechada! Tem certeza que você é filho do meu irmão?
      - Mas...
      - Cala a boca! Bom Jânio! Se confia tanto na minha indicação, te apresento o meu sobrinho Lllorente. Ele estava treinando o Barakaldo, time da 3ª Divisão da Espanha e possui o Curso Continental C, da UEFA. O Zinho também conhece o trabalho dele.
      - Sim, é verdade presidente. O garoto merece essa chance.
      - Bom, depois desses dois falarem tão bem de você, acredito que mereça ser entrevistado pela nossa direção.
      - Obrigado residente!
      - Presta atenção moleque! Não vá fazer merda, pois eu e o Zinho que te indicamos. Presta bastante atenção!
      - Que isso Tio! Vou ser o cara mais disciplinado que já passou pelo Laranjinha da Baixada.
       
      Então eu fiz a entrevista e a direção do Nova Iguaçu pediu algumas semanas para entrevistar outros treinadores. Passadas algumas semana e eu estava jogando futevôlei na Praia do Leblon, contra o Renato Gaúcho e o Romário e meu celular tocou. Era o Presidente Jânio:
       

       
       

       

      Nova Iguaçu Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi fundado a 1 de abril de 1990.Foi concebido por 25 profissionais liberais encabeçados por Jânio Moraes, diretor-presidente do clube desde sua fundação até hoje. Teve seu início em uma sala de quarenta metros quadrados, localizada na Rua Topázio, número dez, no Centro de Nova Iguaçu. Um dos idealizadores do clube foi o ex-jogador Zinho, que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1994.
      A cor adotada pelo time foi o laranja, em homenagem ao período em que Nova Iguaçu foi um dos maiores exportadores de laranjas do mundo, na década de 1930 (a fruta é, ainda hoje, um dos principais símbolos da cidade).Em 1991, os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 metros quadrados para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Fernando Collor, o ex-jogador Zico.Estreou no futebol profissional, em 1994, na Série B do Campeonato Estadual, na prática uma Terceira Divisão, pois havia acima o Módulo Intermediário, que, na realidade, era a verdadeira Segunda Divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo, atrás somente do América de Três Rios. Na fase final, se habilitou à final contra o Goytacaz Futebol Clube, vencendo-o nos pênaltis por 3 a 2, pois a partida terminou sem contagem no marcador. Foi o primeiro título da equipe comandada pelo técnico Paulo César.
      Em 1995, o clube laranja da Baixada Fluminense passou para o chamado Módulo Intermediário. Na primeira fase ficou em quarto lugar, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube. Naquele ano Barra Mansa e Bayer não foram promovidos à Primeira Divisão por uma polêmica decisão da FFERJ que culminou com o afastamento desses dois times do futebol profissional. O Bayer jamais retornaria à disputa de um campeonato profissional por conta daquela injustiça.
       

       

       
      O Estádio Jânio Moraes ou Laranjão é um estádio de futebol localizado em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. O estádio pertence ao Nova Iguaçu Futebol Clube. O estádio Jânio Moraes ou popularmente chamado de "Laranjão" é o estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube, está localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, Nova Iguaçu, Centro, RJ. O acesso é bastante fácil, o Estádio fica próximo ao Top Shopping e da Avenida Presidente Dutra, porém um pouco distante da Estação Rodoviária de Nova Iguaçu, cerca de 10 minutos de carro. Possui capacidade para 4.000 espectadores(Com projeto de ampliação para 20.000).A capacidade deverá estar dentro do regulamento de FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para poder receber times grandes (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo), é claro que, sem melhoramentos no acesso, cabines de imprensa e segurança, não iria adiantar nada, aumentar o número de cadeiras.
       
       
       

       


       
       

       

       
       

       

       
      Update do @F J
      Ligas selecionadas: 19 ligas e Base de dados grandes - 89.370 jogadores.
      Banner:   @GG.
       

      *** Levar o Nova Iguaçu FC da Série D do Brasileiro até ser campeão da Libertadores.
      *** Me divertir e divertir a todos os amigos do fórum.
       
      Bom amigos, como falei no save anterior, esse deve ser o meu ultimo FM que irei jogar. Só devo mudar de ideia caso o FM25 seja algo fenomenal, o que eu duvido muito. E para encerrar o FM, nada mais natural que fazer um save de clube, aonde começamos na camada mais baixa da pirâmide do futebol, da Liga de um país. No caso do Brasil é a Série D Nacional e o clube escolhido foi o Nova Iguaçu FC, clube que tenho uma certa simpatia e que quarta ou sexta eu estou comendo uma rabada ou uma feijoada no restaurante do clube. E sim, conheço o Zinho e o Presidente, pois sempre que possível estão almoçando no mesmo restaurante junto com outras pessoas do futebol. A proposta do save é levar o Nova Iguaçu FC a jogar a Libertadores e claro ser campeão da mesma. Isso denota tempo e acredito que este save deverá durar até o final do ano.Dezembro de 2024. Desde já agradeço aqueles que irão acompanhar e comentar o save.
      Eskerrik asko.
       

×
×
  • Criar Novo...