Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa


Tsuru

Posts Recomendados

bannergringo753c91d0d792b2cf.png
Banner por @GG.
 

Apresentação

Além do indiscutível talento, algo que sempre me impressionou em relação a Dejan Petkovic, o Pet, foi sua trajetória tão incrível quanto improvável. Qual a chance de um meia-atacante nascido em Majdanpek, uma vila do interior da Sérvia, atravessar o oceano e se tornar ídolo de milhões de brasileiros? 
 

pet3c1e3d87e3f41b82.png


Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense…por onde passou, o Gringo se tornou praticamente uma unanimidade. Nunca faltaram belas jogadas, passes perfeitos, gols, e claro, cobranças de falta onde ele parecia colocar a bola com a mão. 

Como torcedor do Flamengo é claro que o fim da década de 2010 e o início da de 2020 foram marcantes em termos de títulos e conquistas. Mas para mim os gols do Gabigol em 2019 e em 2022 nunca serão tão marcantes quanto o gol do tricampeonato em 2001 e do retorno messiânico do Pet em 2009, especialmente os dois gols contra o Palmeiras no Parque Antarctica.

É daquelas coisas que tornam o futebol tão fantástico por ser assim, imprevisível, incrível, mágico. É daquelas coisas que transformam um jogador talentoso em um grande ídolo.
 

pet2461e3f89f0e85513.png


Toda essa admiração, mais a trajetória tão interessante (para quem tiver curiosidade, leia sobre ele e/ou veja o documentário "O Gringo" porque realmente vale a pena), são alguns dos motivos pelos quais penso, há muito tempo, em criar um save no FM em homenagem ao Pet. E bem, chegou a hora.

A ideia inicial era fazer uma carreira em modo JeT, portanto com bastante liberdade e sem obrigatoriedade de me manter no mesmo clube até o final do save. Mas, a partir de dezembro de 2023, a chegada do meu segundo filho mudou os planos. O tempo ficou mais curto ao mesmo tempo que a vontade de jogar não diminuiu, e assim O Gringo virou um save de desafio da base com o FK Macva Sabac, que era para ser a primeira equipe da carreira do "técnico Pet". E o foco passou a ser contar a história de um sul-americano fazendo sucesso no futebol da Sérvia, um pouco o inverso do que aconteceu com o próprio Petkovic.

Também quero agradecer ao @#Vini, ao @Nismoe ao @CCSantospor todo o apoio na construção e na formatação do save.

 

Objetivos

  • Vencer o Campeonato Sérvio;
  • Vencer a Copa da Sérvia;
  • Conquistar um título europeu.

 

Ligas carregadas

O Pet também teve uma passagem pelo Shanghai Shenhua, da China, mas colocar mais ligas diminuiria mais a velocidade do computador e achei sinceramente que não faria grande diferença.
 

ligascarregadasc013d870c488ae3c.png


Índice
 

  1. A história por trás da história
  2. Prazer, Macva Sabac
  3. Com o pé direito
  4. O jogo de gato e rato
  5. Não se mede a cauda do lobo antes que ele esteja morto
  6. A fome come simplesmente come o que ver pela frente
  7. A Baba Yaga da Primeira Liga
  8. As bruxas já não vêm da Jamaica, agora vêm da Gâmbia
  9. A opção pela manutenção
  10. Prazer, Superliga Sérvia
  11. A Europa também não é assim tão longe, é logo ali
  12. A permanência é uma realidade
  13. A pausa de dezembro
  14. Reiniciando os trabalhos
  15. A base do sucesso
  16. Oito ou oitenta

 

Área reservada

Aqui vão ficar os textos das atualizações enquanto vão sendo produzidos. Não leia se não quiser spoiler :P 
 

Spoiler

w3NdnkZ.png


A Baba Yaga da Primeira Liga
Atualizado em 12/10/2023

Primeira Liga - Fase Preliminar

Depois de um jogo de gato e rato onde brigaram pela ponta da Primeira Liga da Sérvia, o líder Macva Sabac e o vice-líder Zeleznicar chegaram à intertemporada separados por oito pontos. Empolgada com o trabalho, a direção do Macva inclusive me ofereceu um novo contrato, prontamente aceito.

 

||||||||

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2023 em 02:15, Nismo disse:

Boa Tsuru!

Boa sorte! Acompanhando!

 

Em 22/08/2023 em 06:09, Cadete213 disse:

Grande Pet. Boa sorte.

Obrigado Nismo e Cadete!

23 horas atrás, Johann Duwe disse:

 

Melhor vídeo que existe. Uma pena que esse em específico não consegui encontrar com maior qualidade.

O melhor. Mas não deixe de ver esse aqui também:

16 horas atrás, LC disse:

Boa sorte na ideia de save número 1.999.

Na verdade a ideia 1999 é uma saga com um treinador uruguaio na América do Sul, começando desempregado e buscando conquistar a Libertadores como técnico uruguaio, algo que não ocorre desde os anos 90. O save do Pet é a ideia 2001 (entendedores entenderão). Hahahaha

Obrigado LC!

10 horas atrás, BabudneyII disse:

Boa sorte!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Petkovic, um dos primeiros jogadores que realmente gostei e admirei fora do Corinthians, boa sorte Tsuru

E como ele mesmo disse "animo, tudo vai melhorar depois da copa"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2023 em 23:10, Guilhererme disse:

Grande Petkovic, um dos primeiros jogadores que realmente gostei e admirei fora do Corinthians, boa sorte Tsuru

E como ele mesmo disse "animo, tudo vai melhorar depois da copa"

Sabe que apesar de ser fã do cara eu não conhecia esse meme? Hahahahaha

O Pet é quase uma unanimidade né, todo mundo que eu conheço gosta dele. Certamente deve ter quem não goste mas...é impressionante, não importa o time, você sempre ouve um elogio, o respeito pelo Gringo é coisa como poucas vezes eu vi.

Obrigado Gui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png


A história por trás da história

Minha ideia inicial era criar um personagem, um treinador sérvio-brasileiro, e começar a carreira na Sérvia. Sendo uma homenagem ao Petkovic, as escolhas mais naturais seriam ou um clube de Majdanpek, a cidade natal dele; ou o próprio clube de juventude do Gringo, o RFK Majdanpek; ou o Radnicki Nis, primeiro time profissional da carreira.

Acontece que o RFK Majdanpek foi extinto; o Rudar Majdanpek, único clube da cidade que encontrei no FM, está na Serbian Zone League, equivalente à quarta divisão, e só seria acessível por db alternativa, que não quero usar depois dos problemas que tive no Equador e no Japão. Já o Nis está na primeira divisão sérvia e eu queria iniciar mais embaixo.

Curiosidade: o Nis é apenas um dos muitos "Radnicki" que podem ser encontrados no futebol balcânico. A palavra "Radnicki" significa "trabalhadores", e em geral designa times com origem operária.
 

petnisd0efeb9a4b0673c2.png
Pet em ação pelo Radnicki Nis, em 1988.
 

Uma vez que as opções mais naturais estavam descartadas, abri a lista de times na segunda divisão da Sérvia e dei uma olhada para ver com qual simpatizava. A escolha inicial foi por uma equipe rubro-negra chamada Sloboda Uzice, e cheguei mesmo a carregar e iniciar o save.

Porém, numa conversa com o @CCSantos, vim a saber que em certo ponto da história os jogadores do Sloboda fizeram um desfile em homenagem ao Marechal Tito, o ditador iugoslavo. Achei curioso porque o que eu sabia do Sloboda é que era um clube de origem operária, fundado por trabalhadores e inclusive com (enormes) influências comunistas. Na realidade as duas coisas não são excludentes: o clube foi sim fundado por operários e tinha ligação umbilical com o partido comunista da Iugoslávia, o mesmo partido do Tito e o mesmo partido único dos tempos da ditadura. 

 

tito2ea19278154e38124.png
Manifestação dos jogadores do Sloboda em apoio ao Marechal Tito. Retirado da capa do livro "The Politics of Football in Yugoslavia, Sport, Nationalism and The State", de Richard Mills.

 

Não apenas isso mas o clube foi utilizado como fachada para as atividades do partido enquanto este havia sido proibido, o que levou a monarquia iugoslava a perseguir o Sloboda e obrigá-lo a mudar de nome. Tem mais: comandados por Tito, os Partisans - milícia armada que depois se tornaria o Exército Militar Iugoslavo (JNA) - reconquistaram a cidade de Uzice em 1941 dos países do Eixo, após a invasão da Iugoslávia, e criaram ali a chamada “República de Uzice”, funcionando como um país à parte no meio de uma península balcânica dominada pelos nazi-fascistas. 

Não durou muito, é verdade, mas fato é que a cidade e o Sloboda têm uma ligação umbilical com a ditadura titoísta e isso me incomodou profundamente. Pesquisando os demais clubes da segunda divisão do país, comecei a procurar algum que tivesse uma identidade própria, sem conexão com o governo iugoslavo. 

Na realidade um time sem tanta relação, ou com o mínimo possível: o titoísmo teve grande influência no futebol local, fazendo clubes trabalharem a favor do regime, extinguindo outros, realizando fusões e outras mudanças na linha de utilizar o esporte como propaganda e como distração. Não à toa um dos grandes do país, fundado após a Segunda Guerra, se chama exatamente Partizan e era o time do Exército Militar. O estádio do clube (abaixo) inicialmente era chamado JNA Stadium e permaneceu assim por muito tempo até mudar o nome para Estádio Partizan, embora muitos torcedores continuem a utilizar a antiga denominação. Oficialmente o Partizan se separou do JNA no final da década de 1950.
 

partizan93c21166bd6156a9.png


Por ser mesmo desafiador encontrar um clube local, digamos, com história mais independente, cheguei mesmo a pensar em iniciar na Eslovênia. A outra opção dentro da antiga Iugoslávia, fora da Sérvia e ao abrigo da db oficial seria a Croácia, mas não vou muito com a cara da liga nem dos clubes de lá. Eu poderia também iniciar em outro país do Leste Europeu, mas aí achei que abria demais o leque e que sairia muito da ideia original.

Mesmo sendo um desafio, a pesquisa revelou alguns clubes na Sérvia sem tanta influência titoísta e eu simpatizei logo com o que tinha mais identidade própria. O Mačva Šabac (“Matchva Shabac”, em sérvio) é um dos mais antigos do país (1919) e tem o apelido de “Uruguai Provincial”. Isso porque disputava o campeonato provincial da época (mais ou menos como um estadual no Brasil) e porque diziam que seu estilo de jogo nos anos 20 lembrava muito o da seleção uruguaia campeã olímpica, em voga na época. 
 

FK Mačva Šabac: 2027: The Next Step | From Eleven, One


Sobre o nome do time, “Mačva” é a região onde ele está localizado (no oeste do país, fronteira com a Bósnia) e “Šabac” é a cidade. O nome do clube é mais ou menos como se um time de Niterói se chamasse “Rio Niterói”, ou um de Uberlândia fosse o “Minas Uberlândia” (ficou parecendo nome de time de vôlei). Para evitar dificuldades na hora de escrever e pronunciar, daqui por diante passarei a mencioná-lo sem o “č” e o “Š”, usando a forma “Macva Sabac” mesmo (ou pelo apelido “Mach”).

Segundo a Wikipedia o clube manda seus jogos no Gradski Stadion Sabac, com capacidade para 8 mil espectadores.
 

estadio2f984a8db23782244.png


Já no FM o estádio se chama Stadion FK Macva e a capacidade é a mesma - imagino eu que seja o mesmo Gradski Stadion com nomes diferentes, por motivos de "vá lá se saber".


infra9013e20c55ab067d.png


Famoso por seu estilo de jogo, o Macva nunca teve muitas glórias. Como campanhas de destaque, venceu o campeonato provincial algumas vezes nos anos 30 - o que o credenciou a disputar a liga nacional da Iugoslávia - mas depois caiu para as divisões inferiores no início da ditadura e por lá permaneceu até 2017.

Já que o clube tem essa ligação com o Uruguai, criei um treinador uruguaio com dupla nacionalidade sérvia chamado Carlos Petrovic e o coloquei com as credenciais que o FM recomenda para assumir a equipe. Foi mais uma ótima sugestão do @CCSantos.

 

carlospetrovic84ad0e2d48e05d51.png


O interessante é que isso não é incomum: a colônia sérvia na América do Sul é enorme, com mais de 20 mil indivíduos só no Brasil, e descendentes de imigrantes daquele país podem ser encontrados, além do Uruguai, também na Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo - A história por trás da história (27/8)
  • Diretor Geral

Petkovic, tá aí. Exalava habilidade, poucos batiam na bola como ele... realmente eu desconheço pessoas que não simpatizam com o sérvio, até porque o cara é puro carisma fora do campo também kkkkkkk, e o português dele é uma delícia de se ouvir (tá, aqui posso ter exagerado rs, rs).

Gostei da "metodologia" pra escolher o clube inicial da saga, e mt legal esse preâmbulo que você abriu antes de anunciar, de fato, o clube escolhido. Adoro esses posts sobre História relacionada ao mundo do futebol.

Por fim, sem uma dB alternativa pra atrapalhar rs, vamos torcer pela longevidade do nosso Carlinhos e sua carreira.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim senhor, tens um enorme desafio pela frente, num clube com história muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser uma saga bem tranquila para progredir e, inclusive, o Macva Sabac é um time que vira e mexe acaba revelando jogadores interessantes no FM mesmo sem muita estrutura para tanto. Isso sem contar que existe a possibilidade de "sequestrar" vários jovens emprestados do Crvena zvezda, do Partizan, do Cukaricki e até do Indija. Sem contar que a Sérvia (e a Croácia) são máquinas de produzir bons newgens no FM.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2023 em 12:17, Leho. disse:

Petkovic, tá aí. Exalava habilidade, poucos batiam na bola como ele... realmente eu desconheço pessoas que não simpatizam com o sérvio, até porque o cara é puro carisma fora do campo também kkkkkkk, e o português dele é uma delícia de se ouvir (tá, aqui posso ter exagerado rs, rs).

Gostei da "metodologia" pra escolher o clube inicial da saga, e mt legal esse preâmbulo que você abriu antes de anunciar, de fato, o clube escolhido. Adoro esses posts sobre História relacionada ao mundo do futebol.

Por fim, sem uma dB alternativa pra atrapalhar rs, vamos torcer pela longevidade do nosso Carlinhos e sua carreira.

Boa sorte!

Rapaz, o Gringo tem a admiração até mesmo de muitos vascaínos, mesmo depois do gol do tricampeonato. Acho que o fato de ele ter jogado no Vasco - e bem - colaborou bastante para essa percepção. O que me surpreende é esse reconhecimento mesmo em São Paulo, ainda que ele não tenha defendido nenhum dos três clubes da capital, diferente do Rio onde passou por três dos quatro grandes. Sobre a popularidade acho que você matou a charada, além da habilidade, o carisma parece fazer toda a diferença.

Eu também adoro essa parte de história do futebol e inclusive tenho uma pilha de livros aqui pra ler sobre o assunto, incluindo esse mesmo que citei no preâmbulo sobre futebol iugoslavo. Até considerei manter uma rotina de posts históricos, tipo, como um extra mesmo, mas meu tempo anda curto e prefiro focar nas atualizações do FM.

Sem db alternativa acho que posso relaxar a cada virada de temporada. O mais irônico de tudo é que eu, que sou o Sr. Inquieto e adoro experimentar ideias novas no FM estava super satisfeito com o save no Equador, sem considerar mudança e...bomba, não calendarizou. Aí depois de muito pensar decidi ir pro Japão, estava super satisfeito com a trajetória no ASC e bomba...bug de novo. Agora acredito que da minha parte e da parte do jogo vai fluir legal, sem problemas.

Em 27/08/2023 em 15:34, Cadete213 disse:

Sim senhor, tens um enorme desafio pela frente, num clube com história muito interessante.

Temos mesmo, especialmente pra superar os favoritos da divisão e, no futuro, Estrela Vermelha e Partizan. Hora do Uruguai Provincial mostrar sua força.

Em 27/08/2023 em 23:20, Herr Jones disse:

Acho que vai ser uma saga bem tranquila para progredir e, inclusive, o Macva Sabac é um time que vira e mexe acaba revelando jogadores interessantes no FM mesmo sem muita estrutura para tanto. Isso sem contar que existe a possibilidade de "sequestrar" vários jovens emprestados do Crvena zvezda, do Partizan, do Cukaricki e até do Indija. Sem contar que a Sérvia (e a Croácia) são máquinas de produzir bons newgens no FM.

Boa sorte!

Também creio em uma boa progressão, a liga da Sérvia tem boa estrutura, revela bons jogadores e, em termos de Leste Europeu, acho que dá pra competir em nível continental numa boa. 

E você tem razão sobre a base do Mach, já vi que tem uns nomes interessantes aqui. Fico imaginando o que não faremos com mais estrutura e um pessoal mais qualificado.

Achei os empréstimos um pouco mais renhidos nessa versão, não é a festa que era antigamente e em muitos casos os clubes pedem pra pagar o salário. Mas ainda assim na Sérvia tem muito jovem bom e que aceita vir e isso facilita bastante na hora de montar nosso elenco - eu sofri muito mais em outros testes que fiz, em ligas onde essa facilidade não era tão grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa escolha de clube, num país interessante e com um pano de fundo homenageando um dos maiores jogadores que vi jogar.

Estarei acompanhando, e dessa vez não vai ter bug pra atrapalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 05:06, Marcolation disse:

Boa escolha de clube, num país interessante e com um pano de fundo homenageando um dos maiores jogadores que vi jogar.

Estarei acompanhando, e dessa vez não vai ter bug pra atrapalhar.

Estamos diante de um grande save, iniciando numa liga legal, homenagem a um dos nossos maiores ídolos, com chance ínfima de bug. O Pet merece e eu também!

17 horas atrás, Henrique M. disse:

Acho que um dos objetivos deveria ter sido ser campeão brasileiro com o Vitória.

Boa sorte, Tsuru.

Então, eu pensei nisso mas não quis atrelar objetivos a nenhum clube em específico, pra me deixar mais livre e pra homenagem ser mais um pano de fundo mesmo, com foco na trajetória e sem compromisso com a carreira do Pet na vida real.

Obrigado Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannergringo753c91d0d792b2cf.png

Prazer, Macva Sabac
06/09/2023
 

perfilmacva066134829d0ebc3c.png


Se do lado dos jogadores do Macva houve desconfiança inicial por eu ser um treinador que em sua vida pregressa foi apenas um reles futebolista amador (alô @Fujarra, baixou aqui o Piatã), da minha parte foi meio que o inverso: fiquei bem confiante com o plantel que encontrei no clube.
 

elencobac358e14a0f51c1.png

 

Temos três bons goleiros, todos bastante jovens. O mais novo de todos, Samurovic, chamou atenção pela Agilidade 18 e logo de cara se tornou meu homem de confiança embaixo da baliza.
 

samurovic589848adb37d71fb.png


No miolo de zaga lá estava Jevtic, de 25 anos, promovido imediatamente a titular absoluto, mas até então sem um colega à altura. Outro destaque é a lateral esquerda: por ali atua Nemanja Stevanovic, um dos principais jogadores da equipe, que pode ainda ser ala mais avançado ou ponta.

 

stevanovicb79ce32a1f79a37c.png

 

No meio-campo o Macva reuniu um trio de jogadores muito interessante. Vrastanovic é um armador clássico, aquele jogador que pode ser o primeiro ou o segundo homem de meio; Belic seria mais um terceiro homem, no meu entender, rendendo mais como um armador mais avançado (com tarefa atacar), ou um meia central atacar, Mezzala ou eventualmente como um meia ofensivo; e Novakovic pode fazer todas as funções de meio (volante, primeiro, segundo ou terceiro homem) além de saber atuar também como meia lateral ou extremo aberto pela direita.
 

novakovic95c2368cdcf06ab4.png


Da meia para a meia ofensiva temos como destaques Mijailovic no centro (um clássico faz-tudo, Meia Ofensivo natural) e pela esquerda o destro Pejovic como um ponta invertido (Extremo ou Atacante Interior). Também gostei muito de Ristic que, se não é um jogador brilhante, compensa com a polivalência: ponta ambidestro que pode jogar nos dois lados do ataque ou mesmo como centroavante.
 

ristice464b74b010dda2a.png


As carências, é claro, não passaram despercebidas. Como já comentei, faltava um colega de zaga à altura de Jevtic; e Cukic é muito novo e Popovic precisava de um reserva na lateral direita. Também havia poucas opções para o lado direito do ataque e para o próprio comando do ataque em si. Isso porque Radunovic é muito mais um extremo aberto pela esquerda e Neskovic, o único atacante de ofício, é ainda muito jovem e precisa de mais experiência antes de assumir a titularidade.

Se fosse apenas pelas características do elenco (e dos principais jogadores) a formação natural seria um 4-2-3-1 com dois meias centrais (sem volante), ou eventualmente um 4-4-1-1 (porque desconsiderei a sugestão de um 4-4-2 inglês que o adjunto tirou sabe-se lá de onde). Não gosto muito do 4-4-1-1 e acho o 4-2-3-1 muito ofensivo, especialmente para um time como o nosso que é candidato a um meio de tabela; assim, fui mais conservador e optei por um 4-3-3 (ou 4-1-4-1 DM Wide, como queiram).

Essa opção naturalmente sacrifica Mijailovic, que vai precisar se adaptar e jogar em outro lugar, mas cada um com seus problemas; e seria preciso decidir o que fazer com Novakovic, que ou seria adaptado como volante ou deslocado para jogar aberto na ponta direita. A princípio prefiro ele na ponta, até por ser uma função com a qual ele tem mais familiaridade, portanto contratar um volante se somou à lista de prioridades que supriam as já mencionadas carências do elenco inicial.


Transferências

O Macva iniciou a temporada no azul, com cerca de 4 milhões e 600 mil dinares em caixa, e uma margem salarial de cerca de 200 mil dinares. A margem em si não é muita, porque o salário de um bom atleta para o nosso nível gira em torno de 120-150 mil dinares, e ao mesmo tempo os 4 milhões não chegam para comprar o passe de todos os atletas que precisamos. Sendo assim, a estratégia passou naturalmente por investir em jogadores em transferência livre e emprestados.
 

financas5337f0fdfbfb2668.png


Também decidi que seria bem rigoroso dentro dessa política de transferências: jogador que vem para ser titular eu pagaria o salário numa boa, agora, pagar salário de reserva seria uma (grandessíssima) exceção e não a regra. Sendo assim, ou os reservas seriam quase que totalmente contratados em empréstimo gratuito ou usaríamos a nossa própria base para nos dar mais opções.

Para completar, as regras da segunda divisão sérvia permitem apenas dois estrangeiros no onze inicial, o que limitava bastante nossas opções - e ao mesmo tempo dava mais foco à busca no mercado interno.

Começando pela zaga, trouxe em transferência livre o russo Danill Chalov para ser o companheiro de Jevtic. Chalov não era a primeira opção e eu de fato preferia um zagueiro mais veloz, de preferência sérvio por conta da questão dos estrangeiros, mas dentro dos jogadores que fizeram teste no clube, foi aquele com quem a negociação salarial avançou. Se não é assim um primor de velocidade, compensa especialmente na força e na bravura, com bom nível de impulsão (ou será a altura mais importante?).
 

entrada---chalovcedec28c156b0e47.png


Ainda para a zaga, mais precisamente para a lateral-direita, o Partizan nos emprestou Bojat de graça para ser o reserva de Popovic. Com 18 anos e vários atributos interessantes, acho que a briga do garoto vai ser é pela titularidade.

E o volante que eu tanto queria também encontrei no Partizan. Stjepanovic tem apenas 18 anos e impressiona por seus ótimos atributos técnicos, mentais e físicos, podendo fazer muito bem qualquer função dentro dessa posição. Veio emprestado com o Macva pagando (com gosto) o salário de 120 mil dinares por mês, para fechar o trio de meio-campo titular com Vrastanovic e Belic.
 

entrada---stjepanovicc99b8432711f4769.pn 


Também por empréstimo (dessa vez sem pagarmos os salários) chegaram mais opções para as pontas: o TSC nos cedeu o bósnio Susjnar (18 anos, extremo esquerdo), do Zeleznicar veio Lainovic (20 anos, extremo direito) e o Napredak concordou em nos ceder Zogovic (21 anos, extremo direito ou centroavante). 

Fechando o pacote, faltava pelo menos um centroavante. Eu queria alguém veloz, driblador e com faro de gol, um definidor mesmo, porque vejo Pejovic muito mais como um atacante de suporte e portanto gostaria de alguém que complementasse as qualidades do nosso titular.

O mercado não estava muito favorável e a busca chegou a ser cansativa, tanto pela falta de opções quanto pela falta de alguém que se encaixasse mesmo no perfil - e aceitasse o que eu estava disposto a pagar.

Sem muita alternativa decidi apostar no gambiano Modou Jobe: tem boa velocidade para a segunda divisão da Sérvia (embora não seja nenhum foguete), alguns atributos mentais interessantes (reparem na frieza do rapaz) e sobretudo, é jovem e com bom potencial de crescimento. Para alguém que vem brigar pela titularidade com Radunovic e Neskovic, não é bem o que eu queria mas está de bom tamanho.
 

entrada---jobebbcedb84642a22ee.png

 

Se somando aos recém-chegados e aos que já estavam no clube, subi alguns jovens da nossa base para irem treinando com os mais velhos e pegando alguma experiência, quem sabe atuando em jogos menos complicados (como por exemplo pela Copa da Sérvia). Entre aqueles com maior potencial estão por exemplo Brankovic, Krsmanovic e o já mencionado Neskovic.
 

elencofinal18b04a4be896fe7e.png


No fim, entre ajustes e remanejamentos financeiros as finanças ficaram no azul: sobraram cerca de 2 milhões de dinares em caixa e 30 mil de espaço na folha salarial. Ainda acho que podemos agregar mais qualidade ao plantel, eventualmente dispensando algum dos emprestados de graça, portanto continuo de olho em potenciais reforços e podemos ter novidades também na janela do meio do ano.

Interessante também que, depois da contratação dos reforços, a imprensa subiu nossa cotação e hoje acha que temos potencial para terminar o campeonato um pouco mais acima do que se imaginava inicialmente.
 

Tática

Uma vez escolhido o 4-3-3 era necessário decidir qual seria nossa forma de jogo, até porque as possibilidades com essa formação são inúmeras. Cheguei a testar uma tática feita por outro jogador, na linha mesmo de baixar e usar, mas as funções em si eram bem específicas e pouco familiares aos meus atletas (dois Ala Completo, dois Meia Area a Area, um Sombra e dois Atacantes Interiores). Fiquei com receio de forçar demais os jogadores que temos e criar uma espécie de "bateria barata" - começa cheio de energia mas não se sustenta ao longo do tempo.

Também não gosto muito de usar templates (os testes com eles foram em geral ruins nos saves em off), então me restava criar algo. Eu buscava alguma coisa simples e eficiente, não me preocupava muito em criar um estilo muito específico e queria jogar aproveitando nossos melhores jogadores em funções naturais para eles (em vez de tentar impor um estilo e as funções de fora para dentro).

Com a ajuda de um YouTuber chamado LewisH90 (que eu não faço ideia de quem seja mas que felizmente o vídeo apareceu na minha linha do tempo), um pouco de lógica e um toquezinho final do Rate My Tactic, desenhei o 4-3-3 com o qual vamos iniciar nossa jornada na segunda divisão da Sérvia. Tudo sujeito, claro, a ajustes conforme as coisas forem acontecendo.
 

tatica7c1b0c273decbce1.png
 

Diretoria e equipe técnica

A equipe técnica era pequena e a quantidade de olheiros era nenhuma, portanto foi preciso buscar profissionais para me ajudarem no dia a dia do clube.

Curioso que pela primeira vez passei pela situação de em alguns casos nenhum profissional responder aos anúncios e eu ter que desistir - foi o caso por exemplo da vaga de analista. 

Não ficou uma coisa que se diga "minha nossa, mas que supimpa, que equipe", mas dá para começar o trabalho.
 

equipetecnicad3892c2c92b6754d.png


Em relação às expectativas, a diretoria não está preocupada com grandes feitos - terminar na metade superior da tabela e fazer uma boa participação na Copa da Sérvia são suficientes. Cheguei a ponderar subir um pouco a régua, o que me obrigaria a passar da primeira fase da copa, mas achei que a diferença financeira era pouca e não compensava o aumento de expectativa.
 

visaodoclube94f3a0eac3a7e477.png


Amistosos

Talvez o mais interessante dos jogos de pré-temporada tenha sido enfrentar o Radnick Surdulica, que disputa a primeira divisão da Sérvia. Eu nem fazia ideia que eles estavam na elite e de qualquer forma foi legal ver o Macva jogar bem, de igual pra igual e sair com um empate diante de um adversário teoricamente mais forte.
 

amistososecb030c6de6f22bf.png

 

De resto, muitos gols nos tradicionais jogos para dar ritmo e deixar o time bem familiarizado com a tática antes de iniciarmos o campeonato. 

No próximo post faremos uma rápida análise da segunda divisão da Sérvia antes da bola rolar para valer. Até lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo - Prazer, Macva Sabac (6/9)

Achei o nível dos jogadores um pouco acima do que eu esperaria. Principalmente no meio de campo e no gol. Acho que tem tudo para subir de divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da temática do save e do clube escolhido, amo futebol alternativo e ctz vou acompanhar. O time parece ser relativamente acima da média para o padrão da liga, mas vamos ver se em campo dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo desconhecidos para mim e tática que gosto muito e está a resultar, pelo menos pelos amistosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo | Prazer, Macva Sabac (atualizado em 6/9)

Concordo com o Danut, o nível dos jogadores parece bastante bom para a divisão. Se você manter a simplicidade, como apresentou nas táticas, creio que o time pode fazer grandes coisas no campeonato. E interessante que o clube escolhido seja rubro-negro, como o Gilson apontou, duas das camisas mais icônicas que o Pet vestiu aqui no Brasil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to O Gringo e os meninos de Sabac | Save em pausa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • LC
      Por LC
      Nova Iguaçu FC - Rio de Janeiro - Brasil
       
      Eu voltei ao Brasil para curtir minha férias forçadas, pedi demissão do Barakaldo e estava na casa do meu pai. Meu tio é um famoso treinador e nesse dia ele me convidou para almoçar no Nova Iguaçu FC, junto com alguns amigos e entre eles o ex-jogador e hoje comentarista, Zinho. Hoje eu vim almoçar a famosa Rabada do Nova Iguaçu FC, com meu tio LC, os amigos Zinho, Agá e Gilbertinho. Estávamos almoçando quando o Presidente do Nova Iguaçu,Jânio Moraes, nos viu e veio nos dar as boas vindas. Depois com um sorriso no rosto nos convidou a ir  até a sala da presidência quando o almoço terminasse.  Meu tio LC, olhou com uma cara de poucos amigos para o Zinho. Terminado o almoço, eu, meu tio e seus amigos, nos encaminhamos para a sala da presidência.
      - Sejam, todos bem vindos ao Nova Iguaçu FC.
      - Obrigado presidente, mas o senhor não nos convidou a sua sala para ficarmos jogando conversa fora! Por favor seja direto! - Disse meu tio.
      - As vezes eu esqueço que você é mais europeu do que brasileiro. Afinal de contas viveu tanto tempo na Europa e ainda tem a nacionalidade espanhola.
      - E não esqueça que sou do País Basco!
      - É verdade! Então eu serei direto. O Nova Iguaçu realizou uma excelente temporada ano passado e com isso nós nos classificamos para a Série D desse ano. Nosso treinador, Carlos Victor, recebeu uma proposta do Mundo Árabe e aceitou. Resumindo: Estamos sem treinador e gostaríamos de conversar com você sobre a possibilidade de assumir essa tarefa. Sei que se aposentou, mas quem sabe não aceita esse desafio?
      - Presidente, se eu aceitar treinar o Nova Iguaçu, a minha esposa pede o divórcio na hora. Fiz uma promessa que me aposentaria de vez do futebol(FM) e por este motivo, aliado ao cansaço de estar na estrada a tanto tempo, que tenho que declinar do convite.
      - Eu entendo LC, mas você tem certas influências no meio do futebol. Tenho alguns nomes e talvez possa indicar alguém.
      Pensei com meus botões: Meu Tio poderia me indicar. Seria bom ficar no Brasil e mais perto da minha mãe do meu pai, que não anda muito bem de saúde e por isso vim passar as férias com eles. Meu tio parou, coçou a cabeça e disse:
      - Vou ser sincero com você Jânio, não tenho ninguém em mente!
      - Eu entendo LC! Bom, fiquem a vontade e vou pedir ao Zinho que lhes mostrem as nossas novas estruturas e o Estádio, que foi reformado.
      - Espera Jânio!
      - O que foi Zinho?
      - O LC está esquecendo do sobrinho dele!
      - Eu? Estou esquecendo mesmo! Moleque porque não falou nada?
      - Poxa Tio, nem sabia o que falar.
      - Rapaz, o cavalo selado passando na sua frente e tu de boca fechada! Tem certeza que você é filho do meu irmão?
      - Mas...
      - Cala a boca! Bom Jânio! Se confia tanto na minha indicação, te apresento o meu sobrinho Lllorente. Ele estava treinando o Barakaldo, time da 3ª Divisão da Espanha e possui o Curso Continental C, da UEFA. O Zinho também conhece o trabalho dele.
      - Sim, é verdade presidente. O garoto merece essa chance.
      - Bom, depois desses dois falarem tão bem de você, acredito que mereça ser entrevistado pela nossa direção.
      - Obrigado residente!
      - Presta atenção moleque! Não vá fazer merda, pois eu e o Zinho que te indicamos. Presta bastante atenção!
      - Que isso Tio! Vou ser o cara mais disciplinado que já passou pelo Laranjinha da Baixada.
       
      Então eu fiz a entrevista e a direção do Nova Iguaçu pediu algumas semanas para entrevistar outros treinadores. Passadas algumas semana e eu estava jogando futevôlei na Praia do Leblon, contra o Renato Gaúcho e o Romário e meu celular tocou. Era o Presidente Jânio:
       

       
       

       

      Nova Iguaçu Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi fundado a 1 de abril de 1990.Foi concebido por 25 profissionais liberais encabeçados por Jânio Moraes, diretor-presidente do clube desde sua fundação até hoje. Teve seu início em uma sala de quarenta metros quadrados, localizada na Rua Topázio, número dez, no Centro de Nova Iguaçu. Um dos idealizadores do clube foi o ex-jogador Zinho, que foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 1994.
      A cor adotada pelo time foi o laranja, em homenagem ao período em que Nova Iguaçu foi um dos maiores exportadores de laranjas do mundo, na década de 1930 (a fruta é, ainda hoje, um dos principais símbolos da cidade).Em 1991, os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 metros quadrados para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Fernando Collor, o ex-jogador Zico.Estreou no futebol profissional, em 1994, na Série B do Campeonato Estadual, na prática uma Terceira Divisão, pois havia acima o Módulo Intermediário, que, na realidade, era a verdadeira Segunda Divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo, atrás somente do América de Três Rios. Na fase final, se habilitou à final contra o Goytacaz Futebol Clube, vencendo-o nos pênaltis por 3 a 2, pois a partida terminou sem contagem no marcador. Foi o primeiro título da equipe comandada pelo técnico Paulo César.
      Em 1995, o clube laranja da Baixada Fluminense passou para o chamado Módulo Intermediário. Na primeira fase ficou em quarto lugar, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube. Naquele ano Barra Mansa e Bayer não foram promovidos à Primeira Divisão por uma polêmica decisão da FFERJ que culminou com o afastamento desses dois times do futebol profissional. O Bayer jamais retornaria à disputa de um campeonato profissional por conta daquela injustiça.
       

       

       
      O Estádio Jânio Moraes ou Laranjão é um estádio de futebol localizado em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. O estádio pertence ao Nova Iguaçu Futebol Clube. O estádio Jânio Moraes ou popularmente chamado de "Laranjão" é o estádio do Nova Iguaçu Futebol Clube, está localizado na Avenida Governador Roberto Silveira, Nova Iguaçu, Centro, RJ. O acesso é bastante fácil, o Estádio fica próximo ao Top Shopping e da Avenida Presidente Dutra, porém um pouco distante da Estação Rodoviária de Nova Iguaçu, cerca de 10 minutos de carro. Possui capacidade para 4.000 espectadores(Com projeto de ampliação para 20.000).A capacidade deverá estar dentro do regulamento de FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) para poder receber times grandes (Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo), é claro que, sem melhoramentos no acesso, cabines de imprensa e segurança, não iria adiantar nada, aumentar o número de cadeiras.
       
       
       

       


       
       

       

       
       

       

       
      Update do @F J
      Ligas selecionadas: 19 ligas e Base de dados grandes - 89.370 jogadores.
      Banner:   @GG.
       

      *** Levar o Nova Iguaçu FC da Série D do Brasileiro até ser campeão da Libertadores.
      *** Me divertir e divertir a todos os amigos do fórum.
       
      Bom amigos, como falei no save anterior, esse deve ser o meu ultimo FM que irei jogar. Só devo mudar de ideia caso o FM25 seja algo fenomenal, o que eu duvido muito. E para encerrar o FM, nada mais natural que fazer um save de clube, aonde começamos na camada mais baixa da pirâmide do futebol, da Liga de um país. No caso do Brasil é a Série D Nacional e o clube escolhido foi o Nova Iguaçu FC, clube que tenho uma certa simpatia e que quarta ou sexta eu estou comendo uma rabada ou uma feijoada no restaurante do clube. E sim, conheço o Zinho e o Presidente, pois sempre que possível estão almoçando no mesmo restaurante junto com outras pessoas do futebol. A proposta do save é levar o Nova Iguaçu FC a jogar a Libertadores e claro ser campeão da mesma. Isso denota tempo e acredito que este save deverá durar até o final do ano.Dezembro de 2024. Desde já agradeço aqueles que irão acompanhar e comentar o save.
      Eskerrik asko.
       

×
×
  • Criar Novo...