Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Golpes em apps bancários (celular desbloqueado!)


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

 

Esse tema tá bastante em alta, depois da thread do rapaz que tomou um preju' violento no início desse mês viralizar no Twitter. Muita gente comentando sobre, dando dicas, contando seus próprios estresses nesse tipo de golpe e etc, etc etc.

E vocês, se ligam nisso? Passaram a se ligar?

Quais medidas tomaram? Acho importante debater sobre, até pra ficar como "utilidade pública".

 

 

edit//

A famosa thread:

Editado por Leho.
Adicionando tweet.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

 

Esse tema tá bastante em alta, depois da thread do rapaz que tomou um preju' violento no início desse mês viralizar no Twitter. Muita gente comentando sobre, dando dicas, contando seus próprios estresses nesse tipo de golpe e etc, etc etc.

E vocês, se ligam nisso? Passaram a se ligar?

Quais medidas tomaram? Acho importante debater sobre, até pra ficar como "utilidade pública".

 

 

edit//

A famosa thread:

Mano, eu trabalho em um banco, quase todo dia eu atendo uma pessoa que "sofreu" um golpe, metade dos que eu pego sofreu porque foi ganancioso e pensou que ia ganhar um dinheiro em cima de alguém a outra é por causa de um cartão que alguém viu ou pegou ou alguém invadiu o celular, por causa dessas coisas que eu sempre deixo para entrar pelos apps com senha e não digital/face e coloco uma restricao de compra nos cartões, já ajuda muito, só fui roubado uma faz no propio nuBank, uns 5/6 anos atras com um fdp que comprou pes 2016 na psn, mas consegui recuperar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 horas atrás, Moura Edu disse:

Mano, eu trabalho em um banco, quase todo dia eu atendo uma pessoa que "sofreu" um golpe, metade dos que eu pego sofreu porque foi ganancioso e pensou que ia ganhar um dinheiro em cima de alguém a outra é por causa de um cartão que alguém viu ou pegou ou alguém invadiu o celular, [...]

Hum, entendi Edu. Então você tá me dizendo que esse tipo de golpe aí do cara do Twitter é mt menos recorrente do que estão fazendo parecer ser? É isso?

E sobre acessar os apps com senha, você utiliza algum tipo de app bloqueador? Pra tipo, colocar uma camada extra de proteção no acesso a esses aplicativos de banco, por exemplo? Ou só deixa as senhas por definição do celular nativas mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bom, depois de ler/assistir um pouco sobre o tema nos últimos dias, tomei as primeiras atitudes:

 Redefini meu padrão (desenho) do celular pra um mais difícil/seguro (o meu antigo era ridículo de fácil, hahaha!); 
 Criei um novo e-mail pra servir como recuperação de senha (especialmente nos apps de banco), sem logá-lo no celular obviamente;
 Instalei um app bloqueador de apps (Norton App Lock).

 

Com essas três medidas já dá pra deixar a vida do meliante um pouco mais difícil, mas ainda quero dificultar um pouco mais. Dá pra melhorar isso, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Diretor Geral

Revivendo o tópico pra deixar uma dica: depois de experimentar alguns apps bloqueadores sem mt sucesso (a maioria deles deixa brechas mt infantis para serem burladas), inclusive o Norton App que eu citei lá em Maio, acabei testando um antivírus famosíssimo na versão mobile:

YWJzOi8vZGlzdC9zL2thc3BlcnNreS1tb2JpbGUtc2VjdXJpdHlfMjQ1OTc2X2Z1bGwucG5n.jpg

⬇️ Link da PlayStore

Pois é, o Kaspersky já tem uma fama antiga entre os usuários, porém eu não tinha me atentado ao fato de que esse tipo de app também poderia fornecer a função de "app lock", como realmente traz (entre outras funções bem interessantes vale dizer).

Porém, pra ter essa função você precisa assinar/pagar o app, e é aí que entra o estudo de cada caso pra cada um. Eu achei um valor razoável (R$30 pela anuidade, ou $2.50 por mês), mas cada um sabe das suas contas e suas prioridades, não é mesmo? De toda forma, achei legal deixar a dica aqui, já estou perto de acabar o mês de testes (sim, eles permitem que você teste por 30 dias sem pagar pela assinatura) e já dá pra dize que o app é leve, dinâmico e o principal: realmente consegue bloquear os apps que eu quero, de forma eficiente (sem brechas).

 

p.s: É claro que tudo isso não vai impedir as gangues de roubo de celular de roubarem sua grana, seu dados e etc etc, essas medidas são "apenas" para ganharmos tempo de inutilizarmos/bloquearmos nossos aparelhos estando na mão de ladrões. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Diretor Geral


As dicas que ele dá no fio são para aparelhos iPhone, então não me foi tão útil... mas deixo aí pra quem tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Diretor Geral

Trazendo essa dica de podcast bastante necessário nos dias de hoje... e que envolve o tema do tópico:

 

Interessante ver o lado que a gente raramente é apresentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iphone com os apps de ver/2et ajuda bem mais mesmo.

agora no android ideal é tê-lo só pra trabalho/coisas pessoais e ter um tablet maroto caso queira lotar de joguinhos e afins. E principal, só vincular outros emails de não uso pessoal nesse tablet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Moura Edu
      Por Moura Edu
      Como não tinha nenhum tópico para falarmos desses picaretas decidi criar um, segue abaixo esses bandidos burros:
       
      É um mais burro que o outro, vídeo chamada, tomar o cartão errado, pqp, que sejam todos banidos e presos.
    • Leho.
      Por Leho.
      Inteligência artificial criada para prever crimes promete acerto de até 90%
      por Hemerson Brandão,
      publicado em 25 de agosto de 2022
       
      Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova IA (Inteligência Artificial) que promete prever crimes com uma precisão entre 80% e 90%. O assunto gerou polêmica por parte de alas da sociedade que questionam essa eficácia.
      Segundo o estudo, publicado na Nature, essa tecnologia tem a função de otimizar políticas públicas e alocar recursos para áreas que mais precisam de assistência policial. O modelo preditivo de IA já foi testado em oito grandes cidades dos EUA, incluindo Chicago.
      O algoritmo funciona a partir do histórico de crimes de uma determinada cidade. Tendo como base registros de eventos disponíveis em domínio público, o sistema analisa o tipo de crime, onde aconteceu, assim como data e hora. Em seguida, a IA usa aprendizado de máquina para gerar séries temporais e prever onde e quando esses crimes ocorrem com maior frequência.
      O modelo pode informar, por exemplo, “provavelmente haverá um assalto à mão armada nesta área específica, neste dia específico”. Porém, isso não significa necessariamente que esse crime ocorrerá de fato.
      Inteligência artificial imita a arte
      Na ficção científica, a capacidade de prever crimes antes que eles aconteçam foi abordada no filme “Minority Report” – estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg.
      No longa-metragem de 2002, pessoas eram colocadas na prisão antes mesmo delas cometerem crimes, a partir de um sistema policial batizado de “Pré-crime” – que utiliza uma mistura de tecnologia e paranormalidade para prever e evitar assassinatos. No sistema preditivo ficcional, o suspeito é preso quando ele já está próximo ao local do crime, segundos antes dele cometer o homicídio.
      Porém, na vida real, o professor Ishanu Chattopadhyay — o pesquisador líder do estudo — explica que o algoritmo desenvolvido não tem a capacidade de identificar pessoas que vão cometer crimes ou a mecânica exata desses eventos. A IA prevê apenas os locais que são mais propensos a acontecer crimes.
      Segundo Chattopadhyay, a IA pode ser um aliado para a polícia, pois permite otimizar a logística do policiamento, permitindo intensificar a fiscalização em locais mais propensos a ocorrerem crimes. Ele diz que o sistema não será mal utilizado.
      “Meus companheiros e eu temos falado muito que não queremos que isso seja usado como uma ferramenta de política puramente preditiva. Queremos que a otimização de políticas seja o principal uso dele”, disse o pesquisador à BBC.
      Repercussões
      Porém, conforme lembrou o site IFLScience, algoritmos anteriores já tentaram prever comportamentos criminosos, incluindo a identificação de potenciais suspeitos. O software, claro, foi duramente criticado, por ser tendencioso, não ser transparente, além de gerar preconceito racial e socioeconômico.
      Um grupo com mais de mil especialistas de diversas áreas assinaram uma carta aberta afirmando categoricamente que esses tipos de algoritmos não são confiáveis e trazem muitas suposições problemáticas.
      Nos EUA, por exemplo, onde as pessoas de cor são tratadas com mais severidade do que os brancos, esse comportamento poderia gerar dados distorcidos, com esse preconceito também sendo refletido na IA.
      Como bem demonstrou o filme de Spielberg, o uso de grandes bases de dados para prever crimes pode gerar não apenas benefícios, mas também muitos malefícios.
      @via Gizmodo
      ⇤--⇥
       
      E aí, qual a vossa opinião?
    • Everett
    • Moura Edu
      Por Moura Edu
      Assisti apenas o primeiro episódio, mas pelo que vi fiquei empolgado para ver o resto, a qualidade das cenas é algo que parece de filme, tem uma luta no primeiro episódio tão bem coreografada e filmada que lembrou o John Wick, recomendo demais.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Brasilzão tá bem demais, puta que pariu.
×
×
  • Criar Novo...