Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação


LuisSilveira

Posts Recomendados

spacer.png

 


Olá a todos! Como vão?

Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.

 

 

spacer.png

 

A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.

 

spacer.png

Equipe do Real Zaragoza - 1932

 

A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.

 

spacer.png

 

Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.

 

spacer.png

"Os Zaraguayos" - 1974

 

Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:

https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes

https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/

https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza

 

 

spacer.png

 

Objetivos

 

O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.

 

Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.

 

Ligas habilitadas

 

Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.

 

 

spacer.png

 

Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.

Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.

 

spacer.png

 

 

spacer.png

 

As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.

Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.

 

spacer.png

 

spacer.png

 

 

spacer.png

 

Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.

Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.

 

spacer.png

 

 

spacer.png

 

spacer.png

A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:

 

Cristian Alvarez

Spoiler

spacer.png

 

Valentin Vada

Spoiler

spacer.png

 

Narváez

Spoiler

spacer.png

 

Vigaray

Spoiler

spacer.png

 

Alberto Zapater

Spoiler

spacer.png

 

(Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)

 

 

spacer.png

 

spacer.png

 

De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.

 

 

spacer.png

Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.

 

spacer.png

 

 

Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graaaaaande Luis, de volta ao lado de cá dos contadores de história. Boa sorte com o Zaragoza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Também gostei da escolha do clube, gosto das ligas espanholas dentro do FM inclusive. Estarei acompanhando, boa sorte!

A imprensa te coloca em qual posição ao final do campeonato? Meio de tabela? Acho que dá pra brigar no pelotão de cima nessa Segundona hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma bela de uma escolha de clube meu amigo. Espero que seja um save longo e de sucesso. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte, grande clube. Saudades de ver o Aimar a jogar com essas cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2022 em 21:53, LC disse:

Boa sorte no save. Que seja longo e próspero.🖖🖖🖖

 

Obrigado, LC! Também espero que assim seja!

 

Em 29/04/2022 em 23:18, Fujarra disse:

Graaaaaande Luis, de volta ao lado de cá dos contadores de história. Boa sorte com o Zaragoza!

Estou lendo saves demais. Acabei querendo contar alguma coisa também, ver se consigo fazer um negócio com início, meio e fim. Valeu, Marcio!

 

Em 30/04/2022 em 01:14, Nismotoquinha disse:

Boa sorte Luís! Gostei da escolha do clube

Valeu, Nismo! Confesso que só conhecia o Zaragoza de "ouvir falar", mas achei o time bacana depois de alguma pesquisa.

 

Em 30/04/2022 em 07:58, Leho. disse:

Também gostei da escolha do clube, gosto das ligas espanholas dentro do FM inclusive. Estarei acompanhando, boa sorte!

A imprensa te coloca em qual posição ao final do campeonato? Meio de tabela? Acho que dá pra brigar no pelotão de cima nessa Segundona hein?

Até então não tinha experimentado o país em si no FM. Tinham vários outros clubes bacanas na segundona espanhola, mas notei que nunca vi niguém falar do time de Aragão por aqui. Espero que a história te entretenha então! Valeu!

Ah, a imprensa nos cotou para a 10ª posição, o que é a meiuca da tabela mesmo. Vamos ver agora o quão competente é esse De León aí, huhuaha.

 

Em 30/04/2022 em 17:05, victor095 disse:

Uma bela de uma escolha de clube meu amigo. Espero que seja um save longo e de sucesso. Boa sorte!

Pois é, é um clube bem bacana quando se vê coisas da história dele. O lance dos Zaraguayos achei muito curioso, poderia até fundamentar um save só com a proposta de contratar sul americanos... bom, a ideia só veio agora, hahuhua.

Também espero que esse eu consiga levar adiante, mesmo que cadencie mais as atualizações. Valeu!

 

14 horas atrás, Cadete213 disse:

Boa sorte, grande clube. Saudades de ver o Aimar a jogar com essas cores.

Realmente o Zaragoza tem uma história muito rica que eu ignorava. Estou empolgado, acho que vai dar para contar uma saga bacana.

Embora Aimar tenha se lesionado bastante na época que defendeu o Zaragoza, realmente ficou como um dos grandes ícones hermanos que passaram por lá. Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Sorte, vou acompanhar.

Sou outro que não conheço muito da liga espanhola, tenho pouca experiência nela no FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte no Zaragoza!

Lembro-me perfeitamente do Aimar lá e dos Militos. O clube morreu num ano em que tinha uma equipa de Champions League.

O próprio D'Alessandro ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2022 em 14:41, Johann Duwe disse:

Boa Sorte, vou acompanhar.

Sou outro que não conheço muito da liga espanhola, tenho pouca experiência nela no FM.

Opa, bem vindo.

Pois é, e o curioso é que uma liga recheada de gigantes caídos e boas ideias de save. Espero que se divirta aqui!

 

Em 02/05/2022 em 15:51, El Guaro disse:

Boa sorte, acompanhando daqui!

Valeu! Bem vindo!

 

Em 07/05/2022 em 11:10, Martini Branco disse:

Boa sorte no Zaragoza!

Lembro-me perfeitamente do Aimar lá e dos Militos. O clube morreu num ano em que tinha uma equipa de Champions League.

O próprio D'Alessandro ❤️

Estou acompanhando o Zaragoza em algumas de suas redes sociais e é incrível mesmo a ligação que o clube tem com a Argentina. Tenho até a intenção de trazer mais jogadores do país, mas nossa abrangência de observação ainda é muito limitada.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

banner_betaaa9c83a81907d235.jpg

 

Temporada 2021/2022 - "Los colmillos del león"

 

Olá a todos! Antes de tudo, obrigado a todos pela recepção calorosa do save.

Agora vamos de fato para o início dos trabalhos do novo técnico Juan De León, recém-contratado do Real Zaragoza.

 

 

 

transf_banner145a7c2d3e0149ab.jpg

 

Equipe técnica

Como mostrei no post introdutório, o Zaragoza era muito deficiente em termos de equipe técnica e essa foi a área que mais investi assim que De León chegou ao clube. Contratamos muita gente e efetivamente devemos ter mudado as estatísticas de desemprego na Espanha. Abaixo estão apenas os que vieram sob minha intervenção, pois a diretoria continuou trazendo gente para o sub-19 a minha revelia (profissionais medíocres, diga-se de passagem).

transf_eqtec3fe3a1a2b1e1b313.jpg

 

Saídas

Outro evento ocorrido quando De León colocou o primeiro pé na Ciudad Deportiva do Real Zaragoza, é que a diretoria emprestou doze jogadores. Isso teve consequências, nem todas boas, que depois explico melhor. Da parte do técnico, só saíram, por empréstimo, os seguintes jogadores:

 

🇪🇸 Raúl Rubio – Nosso jovem atacante reserva era a quarta opção em um esquema que só usa um centro-avante. Algumas propostas de empréstimo chegaram e escolhi a única que se comprometia a pagar 100% do salário do rapaz. A diretoria, estranhamente, não gostou do negócio. Vai para Castellón, da divisão de baixo. Foi para o Castellón.

 

🇪🇸 Sergio De Cea – Cada um tem o De Gea que merece. A equipe técnica sugeriu emprestá-lo para ganhar rodagem e achei uma boa. Saiu para o Deportivo Guijuelo.

 

Entradas

🇨🇲 Baron Kibamba – Tentando suprir a demanda pela contratação de jovens e a busca por bons zagueiros, encontrei esse rapaz por um preço relativamente baixo, bem recomendado pelos meus olheiros. Foi um engano. Ruinzinho e com potencial para ser no máximo um feijão com arroz. A base do Real Zaragoza fornece coisas melhores. Como castigo por ter me ludibriado, coloquei-o em regime de treinamento intenso. A qualidade vai ter que vir na base da porrada. Veio do Sevilla A.C. (filial do famoso dono da UEL) por R$180m.

 

🇨🇦 Aribim Pepple – Na busca de jovens bons e razoavelmente promissores encontrei esse atacante canadense, livre no mercado. Muito fraco para ser qualquer coisa útil agora, o movi para o Deportivo Aragón para ter mais chances de se desenvolver. Veio do limbo, de grátis.

 

🇫🇷 Jeremy Blasco - Depois de um mercado conturbado, onde ou não tínhamos dinheiro para a contratação de jogadores decentes ou tomávamos chapéu de basicamente qualquer um que aparecesse na competição (até do Vasco tomamos), consegui fechar com esse francês de 22 anos para dar opções na defesa, nossa área mais fraca. Tenho esperanças no desenvolvimento do rapaz. Veio do Real Sociedad B, por R$650m.

 

 

taticas_banner0fef5ec1bcec2ed6.jpg

 

Mantive o famigerado 4-3-3 gegenpress na maior parte do campeonato, pois os resultados estavam vindo. Em diversas ocasiões as funções dos pontas foram modificadas de Extremo Invertido para Avançado Interior pois os meias nem sempre chegavam pelo meio para a armação como eu inicialmente pretendia. Fiz alguns testes nesse meio justamente para sanar esse problema e a combinação CJ-Ap / Mc-Ap (que se torna At a depender do jogo) me pareceu a mais fluida.

tatica1a72024ae90374658.jpg

 

Ainda assim, anular a capacidade de criação dos pontas se revelou uma tarefa simples para uma defesa bem postada. Nessas ocasiões eu virava, geralmente durante o jogo, para a formação 2, o 4-2-3-1. Embora eu coloque algumas instruções de pressão nesse esquema também, nem sempre jogo com um gegenpress propriamente dita, usando-a com fins mais reativos também.

tatica2aa6198c58e530c6c.jpg

 

 

jogos_banner7cfeaa71478e4aa7.jpg

 

Amistosos

A diretoria já havia agendado diversos jogos consecutivos em Portugal para fazermos a pré-temporada. Embora tenha gostado das equipes escolhidas, detestei o intervalo de dois jogos entre cada partida. No final, deu para fazer os ajustes necessários nas táticas e ter noção do nível atual do time.

amistososb0f8ccd6ac10ccf8.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 1 Real Sociedad B

 

Estreia em casa. O time, empolgado, estabeleceu a pressão ofensiva na equipe B do Real Sociedad desde o primeiro minuto, ainda que tenha demorado a acertar a pontaria. No final, uma vitória tranquila, com direito a pênalti despediçado por Vada.

Spoiler

XrealsociedadB_1329022839a7dc62c.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Málaga 0 x 1 Real Zaragoza

 

Contra um time que a imprensa cotava como ocupante da mesma zona da tabela que nós, ou seja, o meio, fiz algumas mudanças táticas pois achei que nossos avançados interiores seriam facilmente parados por uma defesa mais competente. O resutado final foi estabelecido nos primeiros minutos de jogo e não condizem com o que se viu em campo, onde nosso volume de jogo foi muito superior e um placar bem mais elástico faria mais justiça. A notícia ruim é que nosso principal atacante, Juanjo Narvaéz, torceu o joelho antes do jogo e ficará alguns meses for a de atividade.

Spoiler

Xmalaga_17ecf262e87ae497e.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Fuenlabrada 0 x 4 Real Zaragoza

 

Apesar do placar sugerir uma supremacia do Zaragoza, o início da partida foi bem parelho, com as equipes trocando ataques nem tão perigosos. Quando eu já pensava em fazer alguma alteração, Álvaro Gimenéz recebeu um belo lançamento nas costas da defesa e ia para o mano a mano com o goleiro quando levou o famoso totózinho por trás no limite da área. O VAR, que apareceria ainda em outros momentos da partida, confirmou o penal e Vada converteu. A partir daí o Zaragoza começou realmente a ditar o ritmo e os gols foram surgindo naturalmente em cima do crescente desespero do Fuenlabrada.

Spoiler

Xfuenlabrada_1d1911c811537df1d.jpg

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Real Oviedo

 

Embalados pela última vitória, que nos deu a liderança da tabela, recebemos um muito organizado Oviedo. O visitante dominou os primeiros minutos graças à um erro de… bem, meu, que espacei demais as linhas. Assim que o equívoco foi corrigido, acontece um lance de bola parada para o Oviedo e em uma bola aérea eles guardam. Passam-se alguns minutos nos quais o Zaragoza se organiza e devolvemos na mesma moeda, Álvaro Gimenez acertando uma cabeçada muito similar. Oferecemos mais perigo que o oponente no resto da partida mas, não o suficiente.

Spoiler

Xrealoviedo_168f7b89c575e6c40.jpg

 

🔴 LaLiga Smartbank – Las Palmas 3 x 2 Real Zaragoza

 

Infelizmente, um resultado justo. A equipe sofreu um apagão no primeiro tempo, errando (e muito) posicionamento e passes, além de distribuir faltas em zonas perigosas. O Las Palmas teve o mérito de aproveitar a maioria das oportunidades. Reagimos no segundo tempo, mas não o suficiente para que o time do Nismo sepultasse a nossa modesta invencibilidade em jogos oficiais.

Spoiler

Xlaspalmas_178f03ea13a45affa.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 4 x 0 Ibiza

 

Vindo de uma derrota e enfrentando mais um dos postulantes ao título, me preparei para o pior. Não deu nem tempo de analisar como o Ibiza nos faria sofrer pois Nuno Mesa recebeu um lançamento mágico e abriu o placar a nosso favor com 15 segundos de jogo. O segundo gol não tardou e resolvi deixar a rapaziada se divertir até o intervalo. Adotei medidas mais conservadoras e o Ibiza veio para cima. Ainda assim conseguimos ampliar e meter um chocolate no time do Loco Mía.

Spoiler

Xibiza_1dde35e062be12632.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Girona 0 x 4 Real Zaragoza

 

Um duelo do líder, jogando em casa, contra o vice-líder, no caso nós, é sempre um momento único no campeonato. Esperava sofrer muito nesse jogo e, de fato, o início foi parelho, com leve vantagem para o Girona. No entanto, depois de Narvaéz acertar um míssil de fora da área, o time da casa desmontou e levamos uma vitória que nos deu de novo a liderança e 300 arrobas de moral.

Spoiler

Xgirona_161adf1a7d58e77f3.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 0 Ponferradina

 

O Ponferrandina veio à nossa casa com a promessa de jogar fechado e explorar os contra-ataques, e assim o fez. Depois de um início truncado, impomos nosso ritmo de jogo e os gols foram sendo anotados cruel e metodicamente.

Spoiler

Xponferradina_129e2e39afb429aa2.jpg

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Cartagena

 

Para uma partida onde éramos os favoritos, resolvi fazer uma certa rotação e lancei um time misto. Jogo aberto onde nós voltamos a errar muitos passes simples. Conseguimos abrir o placar mas os erros persistiam, não importando as medidas tomadas, permitindo o Cartagena anotar o deles. Ainda assim, tivemos um volume de jogo muito superior e ficou a sensação de empate com gosto de derrota.

Spoiler

XCartagena_1344550fb46e3b419.jpg

 

🔴 LaLiga Smartbank – Almería 2 x 1 Real Zaragoza

 

Uma partida que prometia ser difícil e foi. Enfrentando o tiki-taka em profundidade do Almería, tentamos anular eles desde o campo de defesa e abrimos logo o placar. Tivemos pelo menos mais 4 chances claríssimas de gol, que fizemos o favor de desperdiçar. O mais batido dos jargões “quem não faz leva” apareceu. Tomamos a virada e demos adeus à liderança (de novo).

Spoiler

Xalmeria_1ab833f6bc6718145.jpg

 

🟡 LaLiga Smartbank – Lugo 0 x 0 Real Zaragoza

 

Dois gols anulados. Jogo ruim sob vários aspectos. Ainda por cima, Vada saiu lesionado e não volta por algumas semanas. Dia para esquecer.

Spoiler

Xlugo_153c6597ab0a99823.jpg

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 3 Leganés

 

De bom, é meu dever destacar que tivemos coração para correr atrás do resultado. Mas foi uma partida ditada por erros, onde o primeiro gol do adversário foi o típico recuo errado que se torna desastre. Caímos demais na linha burra deles e, quando não o fazíamos, simplesmente disperdiçávamos a chance criada. Essa foi a primeira partida em que eu resolvi trocar o 4-3-3 de pressão pelo 4-2-3-1, por entender que os meias que subiam não estavam dando conta de criar oportunidades, intervenção que nos deu o empate. Já são 4 partidas sem vitória e nossas asas de cera continuam derretendo.

Spoiler

Xleganes_1210eaa109f2791e1.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Amorebieta 1 x 5 Real Zaragoza

 

Fomos visitar o lanterna do campeonato em busca de reabilitação e o bom anfitrião fez questão de ter um jogador expulso logo no início do jogo. Apesar de um boa dose de desperdício de chances, o Zaragoza deitou e rolou, com direito a hat trick de Narváez.

Spoiler

Xamorebieta_18518ac88019f17c9.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Huesca 2 x 5 Real Zaragoza

 

Tínhamos 20 dias de treinamento até o primeiro encontro com nosso rival, o Huesca, na casa deles. TODOS os zagueiros se lesionaram no período. Como Petróvic vinha reclamando de tempo de jogo, escalei o volante ao lado de Lluís, meu zagueiro recém-recuperado e fomos para o campo. Aos 24 segundos o Huesco achou um lançamento nas costas da minha zaga improvisada e abriram o placar. Sorte que tivemos um pênalti ao nosso favor logo em seguida, convertido por Eugeni. Depois disso a partida tornou-se infernalmente aberta, mas pior para eles. Depois do nosso quinto gol, recuei as linhas e fiz o inferno congelar. Álvaro Gimenéz leva mais um hat trick para casa e o triunfo sobre o outro time de Aragão.

Spoiler

Xhuesca_1bc3e8e7b19326024.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 2 x 0 Real Sporting Gijón

 

O Gijón começou o jogo fechando a defesa e sofremos um bocado para sequer acertar o gol. Em uma curta janela de oportunidade, Merino e Bermejo definiram o placar e só os cozinhamos até o apito final.

Spoiler

Xrealsporting_11c1d94952e7d44d3.jpg

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Mirandés

 

Time apático, começamos tomando um sufoco do Mirandés, o que resultou em um gol deles. Álvaro Gimenez igualou em um lance de bola parada mas não tivemos ânimo para mais.

Spoiler

Xmirandes_1159d3cf7ce683f9c.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 1 Alcorcón

 

Jogo no qual as bolas paradas fizeram toda a diferença (todos os nosso gols, para ser exato), embora tenhamos sufocado o Alcorcón desde o primeiro minuto. No final, eles ainda conseguiram um bom contra ataque para descontar.

Spoiler

Xalcorcon_1a8915a5703346afb.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Tenerife 1 x 2 Real Zaragoza

 

Uma partida muito equilibrada. Pela primeira vez em muito tempo não tivemos o ímpeto ofensivo do jogo e o Tenerife ameaçou muito, inclusive abrindo o placar. Tivemos mais sorte do que competência na virada, com dois gols de Álvaro Gimenez. O Tenerife ainda quase nos matou do coração nos acréscimos com um gol que foi anulado.

Spoiler

Xtenerife_1aab19e2e9278e199.jpg

 

🔴 Copa de Su Majestad el Rey – Unionistas 1 x 0 Real Zaragoza

 

Entramos com a equipe reserva para a primeira eliminatória da Copa, já que meio time já me enchia o saco por tempo de jogo. Embora tenhamos chutado muito a gol durante a partida, ou chutamos sem perigo ou o goleiro adversário, em um dia inspirado, pegava. Em uma das poucas chegadas do Unionistas na nossa área, Dani Lausure, um dos que pedia para jogar, cometeu um pênalti bobo, que foi convertido. Ainda continuamos atacando mas com uma incompetência absoluta para fazer a bola entrar. Resultado mais do que decepcionante em uma competição que poderíamos ter avançado mais um bocado.

Spoiler

Xunionistas_175beda0998a5733b.jpg

 

🟢 LaLiga Smartbank – Burgos 0 x 2 Real Zaragoza

 

Voltamos a campo para encarar o Burgos, que há tempos habita a zona de rebaixamento. Depois da vergonha da eliminação na Copa, coloquei o time titular no campo. Vencemos tranquilamente e fechamos o ano.

Spoiler

Xburgos_15c2e1de50d93e141.jpg

 

E esse é o retrospecto da temporada até aqui.

AGENDAFULL471df5567cfd0e80.jpg

 

Fechamos o ano com um desempenho muito superior ao que eu esperava, fruto de um futebol de agressivo e intenso. No entanto, senti a relativa falta de precisão e a dificuldade do time em abrir espaços principalmente contra equipes que entravam com formações de três zagueiros. A dependência de certos jogadores (leia-se Álvaro Gimenéz e Cristian Alvaréz) também me preocupa um bocado pois o primeiro está aqui sob empréstimo e o segundo já está velho o suficiente para cogitar a aposentadoria. 

Bom, por hora, vamos focar nas coisas boas. Estamos liderando, nação de Saragoça!

classificacao1c453071d7c3f729.jpg

 

 

analise_desempenho_banner5f86ee1eac6818f

 

Primeiramente, vamos às notas da rapaziada. O grande número de jogadores com notas 7.0+ (no limite do print) reflete o bom desempenho do time até aqui, com Álvaro Gimenéz se destacando.

pantel_notas153faea9015521ff.jpg

 

Tendo em vista a LaLiga 2 como um todo, já que nossa participação na Copa foi breve (e irrelevante), novamente Álvaro Gimenéz se destaca como o artilheiro da competição. Importante também destacar o papel de Lluís, esse rapaz de belo nome nas interceptações, sendo o destaque da nossa até agora sólida defesa.

estatis_jogadores21dd2bddd9575cc2.jpg

 

E usando o novo recurso da Central de Dados, vemos como a equipe é segura defensivamente e muito forte ofensivamente, com a tendência de desperdício de gols se reflitindo nos números.

central-de-dados1ff0ac313e5ff51e.jpg

 

 

Destaques individuais

 

Como não poderia deixar de ser, Álvaro Gimenéz se sobressaiu até aqui, ao contrário do que eu esperava no início do campeonato, quando em apostaria minhas fichas em Juanjo Narváez. Gimenéz se mostrou muito oportunista e com um jogo aéreo sólido o suficiente para nos dar lideranças confortáveis ou nos tirar de situações tensas. A única coisa que lamento é que o jogador está no Real Zaragoza por empréstimo e o técnico do Cádiz, detentor de seu passe, já manifestou que nem quer negociar.

alvaro-gimenez--en-su-presentacion-como-

Álvaro Gimenéz. Que homão.

 

A ideia era também trazer o destaque negativo do time até aqui, para crucificarmos o infeliz a análise de como o seu desempenho poderia ser melhor. No entanto, como o time todo teve uma ótima atuação, seria injusto eu trazer algum reserva que pouco atuou para levar chute nas costelas. Se eu tomar ódio por alguém ao longo da temporada, trago para esse lugar todo especial.

 

 

financas_banner0894cbbdefbcd8a9.jpg

 

finacas4afb5c0856c9d4f8.jpg

 

Talvez a parte que mais me preocupe do save até aqui. Não entendi bem como mas a diretoria fez péssimos acordos nos contratos de empréstimos de jogadores e a conta está erodindo os cofres do clube mês a mês. Olhei os contratos dos nossos jogadores emprestados e achei salários muito altos pagos geralmente no valor integral por nós. Espero ter tempo para controlar a sangria no futuro e corrigir os equívocos dessa diretoria de clube carioca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - "Los colmillos del león" (15/05)

Giménez está dando cartas, tal como o clube na Liga. Está no lugar merecido e gostaria que assim ficasse até final da época. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo forte na Liga e espero que continue assim.

 

PS: Luis você pode colocar uma screen  da tabela completa para que eu possa ter noção de quantas vitórias, empates,derrotas e número de gols marcados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Cadete213 disse:

Giménez está dando cartas, tal como o clube na Liga. Está no lugar merecido e gostaria que assim ficasse até final da época. 

Pois é. Também queria Gimenéz ficasse até a próxima época mas parece que o Cádiz não almeja o mesmo. Seria ótimo mesmo finalizarmos essa temporada com uma taça, vamos ver o que acontece.

Obrigado pelo comentário!

 

1 hora atrás, LC disse:

Começo forte na Liga e espero que continue assim.

 

PS: Luis você pode colocar uma screen  da tabela completa para que eu possa ter noção de quantas vitórias, empates,derrotas e número de gols marcados?

Eu mesmo esperava oscilar bem mais. Pode ser o gegenpress que veio com mais eficácia nesse fm, mas o time está superando bem as expectativas. Uma hora a máquina vai manjar em como parar isso, vamos ver o que acontece então.

Coloquei a agenda completa. A ferramenta que eu estava usando para extrair as imagens estava dando uma redimensionada esquisita, mas bolei uma gambiarra aqui para contornar isso.

Obrigado pelo comentário! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho na Liga é bem curioso, ao mesmo tempo que demonstra muita facilidade e enfia goleadas em alguns, demonstra dificuldades contra outros e sai com aquele empate apertado. Somando as goleadas e os pontos perdidos, a campanha é muito boa e a liderança é animadora nessa primeira metade da temporada, imaginando que não venha acontecer uma quebra de rendimento (até porque nem tem motivos pra isso), o Zaragoza pinta como um bom favorito a conquista e ao acesso.

Quanto a tática, achei curioso o gegenpress em 451, algo que sempre tive medo em fazer porque o time pressiona baixo mas como tem dado resultados não temos do que reclamar. Minha real curiosidade, e queria te perguntar, como funciona a instrução de "Cruzamento rasteiro"? Eu acho a ideia bem interessante pra uma vez ou outra, porém, bate o receio de ver o lateral sem conseguir cruzar e queria ver se você nota muita diferença pro que acontece normalmente.

Boa sorte com o save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Zaragoza é um dos meus times preferidos na Espanha, lembro da época que o Sávio passou por lá. Sempre considerei que renderia um bom save e cá estamos! Curti bastante a parte gráfica também.

Eu ia dar uns pitacos ali na tática mas com esse desempenho vou ficar até quieto. Fez uma ótima parte inicial da temporada e entrou com tudo para conseguir o acesso, quiçá o título e já chegar forte na La Liga. Vai que dá!

11 horas atrás, Peepe disse:

Quanto a tática, achei curioso o gegenpress em 451, algo que sempre tive medo em fazer porque o time pressiona baixo mas como tem dado resultados não temos do que reclamar.

Sei que a pergunta foi pro Luis mas...entendo que o 4-5-1 (4-3-3, 4-1-4-1 DM Wide, como queira...) não pressiona baixo. Para mim, formações que pressionam baixo são aquelas que têm mais jogadores atrás da linha da bola, aí incluídas por exemplo o 4-4-1-1 e o 4-4-2 inglês. E formações que pressionam alto seriam aquelas que têm mais jogadores do meio para a frente, por exemplo o 4-2-3-1 com dois meias centrais e o 4-2-4.

Nessa perspectiva o 4-5-1 com pontas avançados (ou 4-3-3, 4-1-4-1 DM Wide...) seria uma formação "híbrida", porque com três jogadores na frente e nenhum na meia ofensiva ela é equilibrada o suficiente tanto para ser utilizada em esquemas que pressionam mais alto quanto em outros mais reativos. No momento por exemplo venho utilizando o 4-5-1 com pressão mais alta e até aqui tem funcionado muito bem. Outro exemplo de formação híbrida seria o 4-4-2 diamante.

Isso também não quer dizer que você não possa usar pressão mais alta com formações que em teoria pressionariam mais baixo (como o próprio 4-4-1-1, o 4-4-2 e formações com três zagueiros). Dá um pouquinho mais de trabalho pra ajustar, exige talvez um pouco mais de paciência, mas entendo que dá pra fazer sim. 

11 horas atrás, Peepe disse:

Minha real curiosidade, e queria te perguntar, como funciona a instrução de "Cruzamento rasteiro"? Eu acho a ideia bem interessante pra uma vez ou outra, porém, bate o receio de ver o lateral sem conseguir cruzar e queria ver se você nota muita diferença pro que acontece normalmente.

Também venho usando essa instrução e entendo que a princípio é adequada pra um jogo mais focado na posse de bola, quando seus atacante são mais móveis ou não são assim tão fortes no jogo aéreo. Em geral tem funcionado bem, então desde que coloquei não tirei mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2022 em 00:52, LuisSilveira disse:

esse rapaz de belo nome

alerta de clubismo favoritismo hehehe

Campanha bem forte até aqui, time vai mostrando que pode ser uma Liga bem tranquila. Uma pena mesmo ter saído na copa, deve ter sido um típico jogo de fm, daqueles de dar muita raiva... boa sorte pra sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2022 em 21:01, Peepe disse:

O desempenho na Liga é bem curioso, ao mesmo tempo que demonstra muita facilidade e enfia goleadas em alguns, demonstra dificuldades contra outros e sai com aquele empate apertado. Somando as goleadas e os pontos perdidos, a campanha é muito boa e a liderança é animadora nessa primeira metade da temporada, imaginando que não venha acontecer uma quebra de rendimento (até porque nem tem motivos pra isso), o Zaragoza pinta como um bom favorito a conquista e ao acesso.

Quanto a tática, achei curioso o gegenpress em 451, algo que sempre tive medo em fazer porque o time pressiona baixo mas como tem dado resultados não temos do que reclamar. Minha real curiosidade, e queria te perguntar, como funciona a instrução de "Cruzamento rasteiro"? Eu acho a ideia bem interessante pra uma vez ou outra, porém, bate o receio de ver o lateral sem conseguir cruzar e queria ver se você nota muita diferença pro que acontece normalmente.

Boa sorte com o save!

Pois é, parece que o time simplesmente chega com vontade de fazer um treinamento leve para o goleiro, chutando todas sem perigo. Pelo menos, ainda estamos entrando mais ligados do que não. O prosseguimento da temporada parece que será mais difícil, mas tenho esperanças no acesso.

Então, o 451 eu não desenhei para o gegenpress em si (para isso temos a nossa tática principal, o 433). Coloco por vezes algumas instruções de pressão mas elas são bem cambiáveis. A ideia principal desse 451 seria algo mais equilibrado, voltado à posse de bola. No meu entendimento, com cruzamento rasteiro os pontas tendem a se aproximar mais da área e/ou os meias centrais se colocam em posição de receber esse cruzamento (que no final é um passe). Faço quando quero evitar o excesso de chuveirinhos inúteis e confio na habilidade do par ponta-meia central/ofensivo de reter essa bola.

Valeu pelo comentário, Peepe!

 

Em 16/05/2022 em 08:15, Tsuru disse:

O Zaragoza é um dos meus times preferidos na Espanha, lembro da época que o Sávio passou por lá. Sempre considerei que renderia um bom save e cá estamos! Curti bastante a parte gráfica também.

Eu ia dar uns pitacos ali na tática mas com esse desempenho vou ficar até quieto. Fez uma ótima parte inicial da temporada e entrou com tudo para conseguir o acesso, quiçá o título e já chegar forte na La Liga. Vai que dá!

É um time bem interessante, com uma boa estrutura e até títulos curiosos. Que bom que você gostou da parte gráfica! Eu fiz no improviso já pensando em mendigar coisas melhores para o Gilson, huahhua.

Pode dar os pitacos. Dá certo, mas eu sinto uma certa incapacidade na parte de criação do time, embora tenha a benção do RMT. A continuidade da temporada (só joguei dois jogos depois do post) já está me revelando alguns problemas. Espero que consigamos manter a colocação mesmo.

Respondi o Peepe ali acima, acho que concordamos na maior parte das observações.

Valeu pelo comentário, Tsuru! 

 

Em 16/05/2022 em 13:30, victor095 disse:

alerta de clubismo favoritismo hehehe

Campanha bem forte até aqui, time vai mostrando que pode ser uma Liga bem tranquila. Uma pena mesmo ter saído na copa, deve ter sido um típico jogo de fm, daqueles de dar muita raiva... boa sorte pra sequência!

Huhauha, por isso que tornei ele sub-capitão do time.

Mais forte do que eu esperava até aqui, mas já vejo alguns espinhos ali na frente. Espero que mantenhamos a posição.

Pois é, saímos de bobeira. Uma certa apatia na concretização das jogadas e um dia inspirado do goleiro adversário. O pior é que o pênalti deles veio em uma jogada totalmente sem perigo, onde o jogador adversário já estava deixando a área.

Valeu pelo comentário, Victor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Que belíssima arrancada nesse primeiro turno! Acho que nem o torcedor mais otimista em Saragoça esperava por isso, hehehe... gosto da veia goleadora desse time, mesmo que em alguns jogos isso não funcione tão bem. Álvaro Giménez com 15 tentos na conta se destaca mesmo, tá comandando o ataque com sobras.

Se o time oscilar pouco, creio que o caneco dessa Série B do Espanholzão venha até com certa folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentíssimo início de temporada, com variadíssimos resultados interessantes e até bem folgados e um 1º lugar que até ver, é justíssimo e completamente inequívoco. Fico apenas um pouco de pé atrás com a alguma irregularidade que a equipa apresenta em termos de padrão exibicional. E isto porquê? Porque como disse o @Peepe e muito bem, tão depressa és capaz de golear, como depois pode aparecer um jogo em que sentes muitas dificuldades em desbloquear em teu favor! Os empates ocorreram quase todos nos jogos que fazes em tua casa... Foste melhor do que os adversários e poderias ter aí uma vantagem ainda mais confortável e "fácil" de gerir!

Financeiramente o clube está saudável e fico contente pelo Gimenez estar a ser um jogador de destaque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 19/05/2022 em 14:53, Leho. disse:

Que belíssima arrancada nesse primeiro turno! Acho que nem o torcedor mais otimista em Saragoça esperava por isso, hehehe... gosto da veia goleadora desse time, mesmo que em alguns jogos isso não funcione tão bem. Álvaro Giménez com 15 tentos na conta se destaca mesmo, tá comandando o ataque com sobras.

Se o time oscilar pouco, creio que o caneco dessa Série B do Espanholzão venha até com certa folga.

Foi um começo muito bom mesmo, surpreendendo o próprio técnico. As infiltrações dos pontas deram muito certo e mesmo quando não davam, Giménez estava sempre bem posicionado.

"Se o time oscilar pouco..." então, huahuahuahu, em breve eu posto mais.
Obrigado pelo comentário!

 

Em 21/05/2022 em 11:59, Martini Branco disse:

Excelentíssimo início de temporada, com variadíssimos resultados interessantes e até bem folgados e um 1º lugar que até ver, é justíssimo e completamente inequívoco. Fico apenas um pouco de pé atrás com a alguma irregularidade que a equipa apresenta em termos de padrão exibicional. E isto porquê? Porque como disse o @Peepe e muito bem, tão depressa és capaz de golear, como depois pode aparecer um jogo em que sentes muitas dificuldades em desbloquear em teu favor! Os empates ocorreram quase todos nos jogos que fazes em tua casa... Foste melhor do que os adversários e poderias ter aí uma vantagem ainda mais confortável e "fácil" de gerir!

Financeiramente o clube está saudável e fico contente pelo Gimenez estar a ser um jogador de destaque!

Opa, o início foi muito bom mesmo, mas essa inconsistência ficou muito evidente. Alguma coisa acontece no último terço que não permite que sejamos mais eficazes. Criamos muito, mas temos uma tendência a entregar a bola para o goleiro ou para os gandulas. A defesa, até esse ponto, garantiu que não sofrêssemos tanto por esses erros.

Posso adiantar que muitas mudanças ocorreram desse post para cá, incluindo uma coisa ou outra sobre a situação financeira.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini unfeatured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...