Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação


LuisSilveira

Posts Recomendados

banner_betaaa9c83a81907d235.jpg

 

Temporada 2021/2022 - Arame liso

 

Oi, galera. Tinha a ideia de já fechar a temporada nesse post mas não estou com tanto tempo para jogar e tive um desenrolar… interessante. Sendo assim, a pedidos, venho aqui vos dar satisfações.

Em um longínquo post falei sobre a vertiginosa arrancada do Real Zaragoza, encerrando o ano de 2021 no topo e intimidando os adversários. Talvez até os times da LaLiga já começassem a se preocupar com o rolo compressor de Aragão. De León estava em êxtase e sendo louvado.

 

E isso teve continuidade? Ha! Veremos...

 

transf_banner145a7c2d3e0149ab.jpg

 

Saídas

 

🇦🇷 Cristian Álvarez – Milagreiro e um dos pilares do sistema defensivo do Zaragoza, o argentino Cristian Alvaréz vinha sendo sondado pelo Boca Juniors. Com a vontade dele voltar para casa e uma proposta acima do valor de mercado sobre a mesa, não tive opção. Saiu por R$4,25M.

 

🇨🇦 Aribim Pepple – Comprado no início da temporada a custo zero, emprestei-o ao Calahorra (terceira divisão espanhola) para ganhar rodagem.

 

🇪🇸 Alejandro Vela – Jovem da base e sem grande potencial. Emprestei-o ao Club Deportivo Guadalajara por sugestão da comissão técnica.

 

🇪🇸 Dani Lasure – Lateral que só teve lugar no elenco principal nos primeiros amistosos e já estava pedindo mais tempo de jogo. Foi emprestado ao Eldense (quarta divisão da Espanha) para não encher mais o saco.

 

Entradas

 

🇲🇪 Lazar Carevic - Com a saída de Cristian Alvaréz, saí desesperado para achar um novo goleiro de qualidade para proteger a nossa meta. Não encontrei um substituto a altura mas encontrei esse jovem arqueiro montenegrino criado em La Masía por um preço bem módico. Vem para revezar com Ratón, nosso goleiro ex-reserva.

 

🇩🇪 Marian Prinz – Enquanto negociava com Lazar, achei esse jovem goleiro alemão com passe livre. Acabei contratando sem uma análise aprofundada. Não é grande coisa por hora (e talvez nunca venha a ser) mas vai ganhando ritmo ali com o Deportivo Aragón e, quem sabe, possa render algum caixa no futuro.

 

🇩🇪 Tobias Heiland – Outro rapaz das terras germânicas que estava por aí sem eira nem beira, embora tenha sido criado na base do Bayern München. É um meio campo também com potencial para ser só medíocre, mas a diretoria fica deliciada quando eu contrato essa garotada. Vai aprender a jogar no Aragón também.

 

jogos_banner7cfeaa71478e4aa7.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Real Valladolid

 

Entramos como favoritos mas tomamos pressão em casa do Valladolid, que habita a parte de baixo da tabela. Fomos salvos da derrota por Álvaro Gimenéz, mais uma vez.

Spoiler

x_valladolida42fdb3adc7aeedc.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Sociedad 3 x 5 Real Zaragoza

 

Partida estranhíssima. Começamos dominando as ações do jogo e os dois primeiros gols vieram quase sem esforço, com direito a todas aquelas chances desperdiçadas. Zapater se machucou antes do intervalo e coloquei Petrovic, que pedia tempo de jogo, em seu lugar. Como se fosse mágica a nossa defesa foi soprada pelo vento e em dois ataques o Real Sociedad empatou o jogo. Fiz alterações e Merino e Narvaéz corresponderam. Mais um ataque do Real Sociedad, mais um gol. Eficácia absurda. Sorte que ainda tivemos ímpeto ofensivo para sepultar as esperanças deles.

Spoiler

x_realsociedadBcf2e80c7cb550480.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Eibar 0 x 0 Real Zaragoza

 

Na nossa primeira partida sem Alvaréz no gol, fomos enfrentar o vice-líder fora de casa. Ambos os times criaram pouco, mas com direito a perder chances claras.

Spoiler

x_eibaree59947213124a07.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 0 x 0 Málaga

 

Enquanto o empate sem gols e fora de casa com o segundo colocado parecia algo aceitável e até desejável, o mesmo resultado em La Romareda contra o primeiro time fora da zona de rebaixamento é, sem dúvidas, desastroso. Ainda por cima o Málaga ainda teve melhores chances que nós. Apagão ofensivo.

Spoiler

x_malaga11199ee6f13b75b7.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 0 Fuenlabrada

 

O jogo começou bem aberto contra o lanterna do campeonato, com nossas únicas ameaças oriundas de chuveirinhos na área. Em uma dessas, Álvaro Gimenez abriu o placar e conseguimos nos infiltrar mais facilmente na defesa adversária, com Sabin Merino e Valentín Vada (de pênalti) completando o placar.

Spoiler

x_fuenlabrada80a2dfdfca412c63.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank – Real Oviedo 3 x 0 Real Zaragoza

 

Em uma partida que já prometia ser difícil por se tratar do quarto colocado jogando em casa, Zapáter, capitão do time, levou um (questionável) cartão vermelho logo nos primeiros minutos e o resto da partida derivou desse evento. O curioso é que era justamente a partida número 350 pelo time, ironicamente celebrada pela imprensa.

Spoiler

x_realoviedo3552bc5a4d755608.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 3 Las Palmas

 

Momentaneamente perdendo a liderança para o Oviedo, recebemos o Las Palmas, time que já havia nos derrotado. O jogo começou aberto e conseguimos abrir o placar com Nuno Mesa, que havia entrado no lugar de Álvaro Gimenéz, que se lesionou sozinho nos minutos iniciais. Tudo estava bem até Fran Gaméz levar o segundo amarelo e ficarmos desfalcados pelo segundo jogo seguido. Estacionei o ônibus mas o time ligou o modo ‘full retarded’, errando tudo o que dava. Levamos uma virada inapelável e nos firmamos na segunda colocação da competição.

Spoiler

x_laspalmas97732f8d4a7e0895.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Ibiza 0 x 0 Real Zaragoza

 

Mostrando que também podemos atuar mal fora de casa, empatamos com o Ibiza na incompetência para fazer a bola entrar.

Spoiler

x_ibiza78c8e274d7806323.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 0 x 0 Girona

 

Mudei o esquema básico da equipe e voltamos a ter um bom volume de jogo. Infelizmente, nossos melhores ataques pararam na noite inspirada de Juan Carlos, goleiro do Girona. A merecida vitória não veio e vemos o acesso começar a ficar realmente ameaçado.

Spoiler

x_girona841aba95b8dc8f90.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank – Ponferradina 1 x 0 Real Zaragoza

 

Jogo equilibrado mas levamos a pior contra um adversário mais fraco. Frustrante é pouco.

Spoiler

x_ponferrandinac9eb008f9669d82e.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Almería

 

Não fizemos um mau jogo, mas estamos com uma tendência de consagrar o goleiro adversário. Atacamos bastante mas acabando levando um gol no final do jogo em um contra-ataque besta (2 deles contra 5 nossos). Tivemos até sorte de Ivan Azón conseguir empatar em um rebote e continuamos atacando, mas sem sair do empate.

Spoiler

x_almeria3f8015b3be1a0c4d.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Cartagena 2 x 2 Real Zaragoza

 

Perdemos boas chances em cabeçadas inofensivas de Merino, mas também achamos um gol de sorte em uma falta bem batida de Vada. Os dois gols do Cartagena vieram de bolas paradas nas quais a defesa basicamente assistiu os eventos se desenrolando. Resultado decepcionante contra o 15º colocado, mas nem de todo injusto. O time tem melhorado depois da troca do 4-3-3 para o 4-2-3-1, mas nem de longe o suficiente. E lá se vão eras desde a última vitória.

Spoiler

x_cartagenaca04de5eab592d90.jpg

 

E aí fica o demonstrativo dos últimos jogos.

jogos05c6b785c4ca2348.jpg

 

Foram 13 pontos em 36 possíveis. Uma campanha risível para quem pensava em título. Despencamos do ápice da tabela para a sexta colocação e ainda temos que considerar que tivemos nossa parcela de sorte pois muitos competidores diretos também oscilaram.

 

classificacao300776745d438966.jpg

 

 

taticas_banner0fef5ec1bcec2ed6.jpg

 

tatica1ab5bd087f349a6eb.jpg

 

Usamos o nosso 4-3-3 gegenpress que tantas glórias efêmeras nos trouxe. De um tempo para cá os adversários aprenderam a nos anular e boa parte dos nossos ataques tem sido inofensiva, simples cabeçadas para o goleiro. Alguns jogos me mostraram a existência persistente de um espaço vazio no ataque e uma consequente dificuldade de criar chances realmente perigosas. Por isso, lancei mão da tática 2 em jogos recentes.

 

tatica2bd61f89a78a3a1ae.jpg

 

Embora o volume de jogo pareça por muitas vezes ter melhorado com esse armador entre os pontas, o time ainda faz muitas jogadas inofensivas. O famoso arame liso.

Criei uma tática 3 recentemente mas ainda não fiz o teste. Trago ela e seu desempenho no próximo post.

 

analise_desempenho_banner5f86ee1eac6818f

 

Analisando as partidas, não fomos fragorosamente derrotados nem tivemos péssimas atuações (pelo menos, não com os 11 em campo). No entanto, nossa contínua falta de eficacia frente ao gol adversário somada à perda de Alvárez, que nos salvava quando tudo mais dava errado, nos trouxe ao mundo real. Taí os números da equipe.

relatorio_equipa5ca051424dd2a464.jpg

 

 

financas_banner0894cbbdefbcd8a9.jpg

 

E como tudo o que é ruim pode piorar, aí vai a situação financeira da equipe. Lembrando que ainda nem passamos para a segunda temporada. A erosão das reservas financeiras é veloz demais para se acompanhar.

financasc73d7a253ef1a864.jpg

 

Fui checar de novo as despesas e entendi que muitas se deviam à empréstimos prévios feitos pelo clube. Ou seja, não há muito o que eu possa fazer para tapar esse buraco. O máximo que posso fazer é dar um jeito imediato de angariar fundos (e agiotagem está na mesa). Será que Jontex não quer comprar um time em Aragão.

 

despesas0a0d123ca503818e.jpg

 

Bom, pelo menos a base vem forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LC disse:

Atualizações?

Aí está!

10 horas atrás, CCSantos disse:

Vai ser um bom save, desde que consiga continuar o mesmo. Boa semana.

Assim espero. Emocionante está sendo, pelo menos. Pena que a emoção do momento é a frustração, huauha.
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - "Arame liso" (05/06)

Vida não está fácil nestes últimos meses e onde há uma escassez de vitórias. Temos que vencer um jogo e rápido para animar a equipa, rumo aos playoffs e quem sabe à subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fevereiro e Março foram sinistro e como disse o Cadete...Necessita de uma vitória para que a moral do grupo volte ao normal. Qual sua análise dessa queda? Física, técnica ou tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os meses de fevereiro e de março foram muito apertados, deixando a equipa em maus lençóis e em contas matemáticas mais difíceis de operar. É evidente que houve uma quebra de rendimento no padrão exibicional, mas também é evidente que nada está perdido e/ou estragado. O caminho faz-se caminhando e ainda faltam três meses de competição. Será fulcral entrar na mente dos jogadores, fazendo-os perceber que é chegado o momento do tudo ou do nada!

Percebo completamente que tenhas alterado o esquema tático, tentando dar mais vivacidade e ligação aos setores, com a colocação de um número 10. Infelizmente, surtiu pouco efeito e já estás a trabalhar numa versão 3. Espero que consigas melhorar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Rapaz, que oscilada gostosa hein? hahahahah, pena que no sentido negativo. Mas de consolo fica a tabela, que tá achatada e ainda te reserva um potencial pra voltar a pensar em topo. Problema é que agora tem mais gente brigando por isso também, rs rs.

A questão financeira é delicada, e acho que só com vendas você conseguirá respirar um pouco. Pra tanto, precisa melhorar o rendimento em campo. É uma coisa puxando a outra, não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei um bom tempo tendo dificuldade em ver serventia, ou ver o cara ali da meia ofensiva central fazendo diferença. Preferia jogar com 2 atacantes, 3 meias centrais, sei lá, qualquer coisa, mas exatamente pelo motivo que você citou, achar meio inofensivo. Não sei se isso se aplica no seu caso, mas quis comentar só pela tática e por você ter citado a questão do armador. 

No mais, despencou legal e agora é lutar pra se manter nessa briga aí, parece que vai estar de bom tamanho! Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz o time foi de 0 a 100 muito rápido (ou melhor de 100 a 0 kkk) mesmo em queda livre o time não saiu da zona dos playoffs de acesso, ficando 2 meses sem vencer está só a 4 pontos do acesso direto tbm, mas precisa voltar as vitórias kkkk

Trocar o goleiro com o carro andando eu sempre acho bem complexo, uma pena que teve que vender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O alerta não só está ligado, como brilha e grita igual uma festa rave.

Janeiro é um mês muito crítico na Espanha. Normalmente se você vai bem a equipe embala até o fim da temporada, mas se vai mal a coisa rola ladeira abaixo. E foi o caso aqui: muitos pontos perdidos e a equipe caiu bem na tabela. O alento é que o time ainda está nos playoffs, mas não tem nenhuma gordura para quem vem abaixo e qualquer resultado agora vai fazer diferença no final. Precisa reagir, ainda mais olhando essas dívidas corroendo o caixa do clube.

Sobre as contratações, gostei do Carevic, mas os dois alemães não muito, especialmente o goleiro. Muito baixo.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2022 em 08:38, Cadete213 disse:

Vida não está fácil nestes últimos meses e onde há uma escassez de vitórias. Temos que vencer um jogo e rápido para animar a equipa, rumo aos playoffs e quem sabe à subida.

Pois é, parece que a ressaca do reveillón durou bastante. De León conseguiu animar o pessoal com seus discursos no vestiário mas não foi o bastante. Agora é tentar conseguir o máximo possível de pontos nas poucas rodadas restantes para pelo menos disputar essa vaga.

Obrigado pelo comentário!

 

Em 06/06/2022 em 09:37, LC disse:

Fevereiro e Março foram sinistro e como disse o Cadete...Necessita de uma vitória para que a moral do grupo volte ao normal. Qual sua análise dessa queda? Física, técnica ou tática?

Foi uma decepção e eu não estou muito certo se consigo explicar. O time não parece jogar necessariamente mal, mas alguns problemas antigos (falta de eficácia na concretização) agora parecem ter relevância dobrada. Fora isso, Ratón é um bom goleiro mas não faz os milagres que Álvarez fazia, o que acaba impactando um bocado. Estou tentando fazer pequenas adaptações nas táticas usadas pois não tenho muito espaço para experiências agora, é ver no que dá.

Obrigado por comentar!

 

Em 07/06/2022 em 12:55, Martini Branco disse:

Os meses de fevereiro e de março foram muito apertados, deixando a equipa em maus lençóis e em contas matemáticas mais difíceis de operar. É evidente que houve uma quebra de rendimento no padrão exibicional, mas também é evidente que nada está perdido e/ou estragado. O caminho faz-se caminhando e ainda faltam três meses de competição. Será fulcral entrar na mente dos jogadores, fazendo-os perceber que é chegado o momento do tudo ou do nada!

Percebo completamente que tenhas alterado o esquema tático, tentando dar mais vivacidade e ligação aos setores, com a colocação de um número 10. Infelizmente, surtiu pouco efeito e já estás a trabalhar numa versão 3. Espero que consigas melhorar!

É. O tempo é curto para a reação mas nada impossível. Embora eu ache que o título, que parecia assegurado no ano anterior, já é uma utopia, ainda dá para tentar conseguir uma vaga nesses playoffs. O time não joga necessariamente mal, mas algumas falhas individuais cobram sempre um preço muito alto e não temos força de reação.

O armador central no ataque deu alguma fluidez para o time em algumas partidas mas também não chegou a resolver o problema, que parece ser algo mais coletivo. Não tenho como experimentar muito nesse final de campeonato, mas estou fazendo alterações sutis para tentar conseguir um ganho de performance.

Obrigado pelo comentário!

 

Em 08/06/2022 em 15:04, Leho. disse:

Rapaz, que oscilada gostosa hein? hahahahah, pena que no sentido negativo. Mas de consolo fica a tabela, que tá achatada e ainda te reserva um potencial pra voltar a pensar em topo. Problema é que agora tem mais gente brigando por isso também, rs rs.

A questão financeira é delicada, e acho que só com vendas você conseguirá respirar um pouco. Pra tanto, precisa melhorar o rendimento em campo. É uma coisa puxando a outra, não tem jeito.

É danutada que chama, né? Huauhauha. Olha, a queda só não foi mais acentuada porque todo o pelotão da frente oscilou um pouco em solidariedade. Ainda podemos tirar algo de bom desse campeonato se não repetirmos esse janeiro-fevereiro.

Quanto as finanças é o seguinte: eu não tenho ideia do que fazer, uhauhauha. O ideal era ver se a subida de divisão dava um alívio nas contas, mas até isso pode não acontecer. Fico na expectativa de um bilionário ocioso comprar o time mesmo.

Obrigado pelo comentário!

 

Em 11/06/2022 em 11:02, victor095 disse:

Eu passei um bom tempo tendo dificuldade em ver serventia, ou ver o cara ali da meia ofensiva central fazendo diferença. Preferia jogar com 2 atacantes, 3 meias centrais, sei lá, qualquer coisa, mas exatamente pelo motivo que você citou, achar meio inofensivo. Não sei se isso se aplica no seu caso, mas quis comentar só pela tática e por você ter citado a questão do armador. 

No mais, despencou legal e agora é lutar pra se manter nessa briga aí, parece que vai estar de bom tamanho! Boa sorte

Pois é, eu coloquei um porque senti que os três do meio não estavam se aproximando o suficiente para ajudar nas jogadas e resistia em compactar o esquema de jogo (mais do que já estava, com extremos invertidos e avançados interiores) pois senti o time muito fácil de marcar dessa forma. Em algumas partidas isso surtiu algum efeito, em outras não. Ainda estou buscando uma solução melhor.

É, se a taça ficou um bocado distante, acho que os playoffs ainda são um objetivo palpável.

Obrigado pelo comentário!

 

Em 11/06/2022 em 15:11, Guilhererme disse:

Rapaz o time foi de 0 a 100 muito rápido (ou melhor de 100 a 0 kkk) mesmo em queda livre o time não saiu da zona dos playoffs de acesso, ficando 2 meses sem vencer está só a 4 pontos do acesso direto tbm, mas precisa voltar as vitórias kkkk

Trocar o goleiro com o carro andando eu sempre acho bem complexo, uma pena que teve que vender

A sorte é que ainda tínhamos muita gordura acumulada e o povo da frente também pipocou em algumas rodadas. Tem algumas poucas partidas fácies nos meses restantes e é nelas que eu espere que o time volte a brilhar.

Foi a coisa mais chata do save até aqui. Não gosto de manter jogador insatisfeito no time mas o baque foi forte. Carevic tem potencial para herdar o status dele mas isso ainda deve demorar.

Obrigado por comentar!

 

17 horas atrás, Nismotoquinha disse:

O alerta não só está ligado, como brilha e grita igual uma festa rave.

Janeiro é um mês muito crítico na Espanha. Normalmente se você vai bem a equipe embala até o fim da temporada, mas se vai mal a coisa rola ladeira abaixo. E foi o caso aqui: muitos pontos perdidos e a equipe caiu bem na tabela. O alento é que o time ainda está nos playoffs, mas não tem nenhuma gordura para quem vem abaixo e qualquer resultado agora vai fazer diferença no final. Precisa reagir, ainda mais olhando essas dívidas corroendo o caixa do clube.

Sobre as contratações, gostei do Carevic, mas os dois alemães não muito, especialmente o goleiro. Muito baixo.

Boa sorte para a continuação.

Pois é, toda a vantagem criada nas primeiras rodadas serviu apenas para que não caíssemos ainda mais na tabela. A pressão pela reação agora é grande e um acesso para a divisão de cima seria importantíssimo para equilibrar um pouco nossas finanças. Nunca vi as economias de um clube (do FM) serem corroídas tão rápido. O complicado agora é que tenho pouco tempo para tentar coisas muito diferentes no âmbito tático. Não obstante, estou fazendo algumas substituições e é possível que a próxima atualização dê razão para alguns jogadores. Eu realmente joguei muito pouco até agora, então estou na mesma expectativa que os leitores, huauhauh.

Fiquei com a mesma impressão. Comprei os alemães pelo desespero de fazer caixa no futuro com vendas mas nem sei se compensou. Espero que algum time com o serviço de scout ainda pior pague alguma quantia razoável por eles.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nossinhora, capotou o corsa durante a temporada e o título que parecia óbvio se tornou imprevisível.  Tá, tiveram contratempos, mas realmente isso me pegou de surpresa na leitura. Apesar de ainda estar perto da classificação direta, eu acho que vai flopar e ficar com os playoffs mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fujarra disse:

Nossinhora, capotou o corsa durante a temporada e o título que parecia óbvio se tornou imprevisível.  Tá, tiveram contratempos, mas realmente isso me pegou de surpresa na leitura. Apesar de ainda estar perto da classificação direta, eu acho que vai flopar e ficar com os playoffs mesmo.

Se te pegou de surpresa na leitura, imagina como me deixou no jogo. "Mas eles estão jogando bem...", seguido de outro empate/derrota.

Será que flopamos? Acabei a temporada ontem, já vou colocar a atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto do Gegenpress. Talvez seja cisma minha, mas ele entrega duas coisas: lesões e queda de desempenho no decorrer da temporada. Além disso, essa queda absurda tem nome e sobrenome: Cristian Alvarez; ou, a saída dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Nei of disse:

Não gosto do Gegenpress. Talvez seja cisma minha, mas ele entrega duas coisas: lesões e queda de desempenho no decorrer da temporada. Além disso, essa queda absurda tem nome e sobrenome: Cristian Alvarez; ou, a saída dele.

Concordo. Nunca tinha aplicado a tática realmente e não estava ciente desses revezes. Acho que as lesões só não aconteceram com mais frequência porque a carga de treinos estava leve demais, dado que o treineiro recém-aprendeu a como fazer isso direito. Nos últimos jogos da temporada eu aliviei algumas opções de pressão para valorizar mais um estilo voltado para passes. Meu adjunto, esse purista do gegenpress, não gosta.

Vou abordar isso na atualização, mas, sim. Espero que a Bombonera seja atingida por um meteoro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_betaaa9c83a81907d235.jpg

 

 

Temporada 2021/2022 - Sobre conclusões e reflexões

 

Olá a todos! Espero que estejam bem.

Voltamos depois de um hiato razoavelmente longo (avisei que esse seria um save cadenciado) para concluir a primeira temporada de De León a frente do Real Zaragoza, os leões de Aragão. Como vimos anteriormente, a equipe começou dominando o campeonato mas teve uma monstruosa perda de desempenho, colocando em risco até a vaga nos play-offs para a subida de divisão. Triunfamos frente a adversidade ou danutamos fragorosamente? Veremos…

 

jogos_banner7cfeaa71478e4aa7.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 0 Lugo

 

Foi uma partida bonita? Não. Ganhamos? Sim. Goleada? Um a nada. De pênalti? Por favor.

Não é a vitória que eu queria mas não estamos podendo escolher muito.

Spoiler

xLugo4c0900736cca970e.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Leganés 1 x 1 Real Zaragoza

 

Tentei reinventar o nosso 4-3-3 e de fato começamos bem, mas rapidamente a equipe começou a ficar burocrática de novo e buscar cruzamentos infrutíferos. Ainda assim, conseguimos abrir o placar em um contra-ataque concretizado por Gimenéz. O Leganés criava mais chances e abriu a nossa defesa com uma infiltração, empatando o negócio. Nos acréscimos Zapáter ainda cometeu um pênalti que Ratón pegou. Empate doloroso pela situação, mas ainda saímos no lucro.

Spoiler

xleganes9e99545efdd6a69e.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 1 Amorebieta

 

Enfrentando um time na zona de rebaixamento e em casa, fizemos o que esperava-se de nós e empurramos o Amorebieta para o campo deles, criando oportunidades a cada dois minutos. As notas dos nossos jogadores estava lá em cima e o nosso gol era só questão de tempo… até que eles fizeram o deles em um contra-ataque maroto. Continuamos com a mesma toada e o placar fez justiça ao que fizemos em campo. O detalhe interessante é que tirei Narváez da escalação (por sugestão do @Nismotoquinha) e coloquei Bermejo, que vinha reclamando aos quatro ventos que não tinha tempo de jogo. Não é que ele estava certo?

Spoiler

xAmorebietaaaab18eb225a6ee3.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank – Real Sporting Gijón 3 x 1 Real Zaragoza

 

Encarar o líder fora de casa nunca é uma tarefa muito fácil, mas o início do jogo deu a entender que seria. Criamos mais e dominávamos a posse de bola até levarmos um gol em um cruzamento derivado de bola parada. Jogo segue, novo lance de bola parada, mais um gol deles. Coloco o time para a frente e em uma falha de marcação bizarra da zaga, outro gol adversário. Narváez, vindo do banco, ainda descontou na pressão final que fizemos. Ainda perdemos outras duas chances claras. Novamente, o time foi bem. O detalhe é que perdeu.

Spoiler

xRealSporting55e8001431ac4e3c.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Mirandés 0 x 1 Real Zaragoza

 

Depois de uma primeira etapa travada, me levando à algumas alterações no intervalo, melhoramos e chegamos a colocar uma bola na trave. Merecemos um dois a zero da vida mas acabamos ganhando pelo placar mínimo no pênalti convertido pelo Vada (que eu coloquei durante o VAR só para isso).

Spoiler

xMirandesc8e69cee80549216.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 2 x 1 Huesca

 

Recebendo nosso principal rival em casa, começamos com muito mais ímpeto, com direito a bola na trave aos 3’. Não deixamos o Huesca respirar até o famoso modus operandi do FM dar as caras e Gaich achar uma ótima bola de contra-ataque 34 minutos, não desperdiçando. Mantive o plano de jogo e viramos no segundo tempo, com dois de Gimenéz. Mais um dérbi aragonês para nós e em ótima hora.

Spoiler

xHuesca8d436db4b9cd853b.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 1 x 1 Tenerife

 

Jogo travado mas com resultado justo. Abrimos o placar mas deixamos o Tenerife igualar em lance de bola parada.

Spoiler

xTenerife479a656117e5200e.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Alcorcón 2 x 2 Real Zaragoza

 

Resultado dolorido pois merecemos a vitória desde o primeiro minuto, desperdiçando nosso tradicional caminhão de gols mas convertendo em duas oportunidades. Manu Appeh (que já foi um câncer no meu time em um save em off) achou duas bolas vadias e converteu ambas. Coisas do futebol, diz o chavão.

Spoiler

xAlcorcon1756b2f9fe032d79.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 3 x 2 Burgos

 

Um caminhão de gols, de novo, desperdiçados para o nosso lado e duas bolas absolutamente despretensiosas a favor do Burgos, ganhamos com um resultado que não reflete o que foi a partida. No fim nos importou mais a vitória e a ingrata tarefa de sacramentar o rebaixamento do Burgos.

Spoiler

xBurgos02065400501c203e.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank – Real Zaragoza 0 x 1 Eibar

 

“Nunca confie no seu adjunto” é o mote do jogo. Estudei o Eibar e me preparei a equipe para o confronto, mas cedi à um apelo que me pareceu plausível de “estamos muito distantes do nosso real estilo de jogo”. Logo nos primeiros minutos o Eibar dominou as ações ofensivas e conseguiu seu gol em um cruzamento na pequena área. Desfiz as besteiras implementadas de última hora e conseguimos readquirir o domínio, como mostram os números. Chegamos a merecer o empate (inclusive com uma bola na trave de Bremejo) mas o futebol pode ser cruel também. Perdemos esse jogo de 6 pontos e demos adeus a qualquer chance de título.

Spoiler

xEibar60380d34e0ab08d3.jpg

 

 

🟡 LaLiga Smartbank – Real Valladolid 1 x 1 Real Zaragoza

 

Precisávamos de um ponto para assegurar a vaga nos play-offs e eu sabia que tínhamos uma equipe melhor que a do Valladolid para isso. No entanto, o ímpeto ofensivo inicial foi deles e no primeiro ataque que eles acertaram a meta, abriram o placar. Fiz sutis alterações e exortei o time para o ataque, mas parecia que o gol adversário era protegido por um campo de força. A torcida atrás da baliza deles ia tomando várias boladas enquanto os minutos passavam e eu ia perdendo as esperanças. Até que Vada, que coloquei em campo para criar chances melhores, converteu uma falta com categoria e deixou tudo igual. O Zaragoza continuou perdendo boas chances até o minuto final, mas garantimos a maldita vaga. O Zaragoza é o time do empate, Zaragoza é o time do amoooor...!

Spoiler

xValladolid97f9ba281bbaf070.jpg

 

 

🟢 LaLiga Smartbank (Play-offs) – Real Zaragoza 3 x 1 Eibar

 

Com um time desfalcado por lesões e cartões, além de bem cansado, recebemos o Eibar que há pouco tempo havia nos derrotado em casa. Corrigi alguns erros da partida anterior e armei o time para anular a principal arma do Eibar, que eram as bolas cruzadas para a área. O banho de água fria veio no gol convertido por Copas na nossa pequena área. Joguei o time para a frente e fiz pequenos ajustes no posicionamento. Convertemos três vezes e o placar se manteve na segunda etapa, apesar do ímpeto do Eibar. Que vitória deliciosa, para variar.

Spoiler

xEibar_playoffs_17396610fa597f200.jpg

 

 

🔴 LaLiga Smartbank (Play-offs) – Eibar 2 x 0 Real Zaragoza

 

Com uma boa vantagem embaixo do braço, fomos enfrentar o Eibar na casa deles. Controlamos o jogo na primeira etapa e criamos algumas chances meio inofensivas, mas a coisa parecia bem encaminhada. Voltamos confiantes para a segunda etapa, até Stoichov chutar cruzado em uma posição desfavorável e o Ratón aceitar. Ainda tínhamos a vantagem mas, aos 88’ em um lance que a nossa defesa se desentendeu, Quique recebeu uma bola sozinho na pequena área e converteu. Não houve tempo para mais e demos adeus às possibilidades de subida graças ao gol fora deles. A maldição de jogar melhor e não vencer, que dominou a temporada, reapareceu com força onde não deveria.

Spoiler

xEibar_playoffs_284082e8be096c066.jpg

 

 

Assim foi a sequência de jogos no final. O suficiente para nos dar uma sobrevida na competição mas não para concretizar a sonhada subida de divisão.

jogosd8b3f74aa076b880.jpg

 

E essa é a classificação final.

classificacao998734fcb930d2d4.jpg

 

Ah, e o Eibar também bateu na trave e perdeu a promoção para o Almería (4x2 no agregado). Espero duas vinganças contra eles na próxima temporada.

Curioso notar que fomos a equipe com o melhor saldo de gols e também a com o maior número de empates (inclusive igualando um recorde pretérito) e menor número de derrotas. A análise mais aprofundada da coisa vai abaixo.

 

 

analise_desempenho_banner5f86ee1eac6818f

 

De merecedor do título, com atuações de domínio absoluto, à repetente da segunda divisão muita coisa aconteceu. Não há um motivo solitário que explique a queda de rendimento do time (principalmente nos tenebrosos meses de fevereiro e março), mas um conjunto.

Um evento que, com certeza, comprometeu bastante a equipe foi a saída de Cristian Álvarez, que nos dava uma segurança absurda sob as balizas e salvou o time algumas vezes. Ratón é apenas um goleiro básico, que entrega a paçoca nas piores horas (como visto no último jogo). Carevic tem um ótimo potencial mas ainda não tem a habilidade necessária para assumir a meta.

Erros pontuais de escolha e erros consistentes de finalização que vinham desde a época das vacas gordas também tiveram um grande impacto no resultado final. Se tivéssemos convertido um pouquinho mais o que criamos, o papo aqui seria outro e eu estaria falando de como seria pegar o Barcelona em breve. E se minha avó tivesse duas rodas ela seria uma motocicleta e não a minha avó. O “se”, no final, é irrelevante.

No final, o principal fator que aponto para o nosso (relativo) insucesso não poderia ser outro que não a incompetência desse que vos escreve. Cometi diversos erros táticos e de gestão, principalmente no nosso período mais crítico, que levei tempo para identificar e corrigir. Obviamente, tempo demais. Dos táticos eu deixarei uma explicação no tópico devido, mas sobre gestão é fácil explicar: eu não sabia nada a respeito. Recentemente eu resolvi me educar pelas internets sobre esse aspecto do jogo que eu negligenciava e percebi o estrago que estava sendo feito. Os treinos estão genéricos e não visam os adversários (porque deixei com a equipe técnica), o desenvolvimento da base estava seriamente comprometido, com o Deportivo Aragón às moscas (pelo mesmo motivo) e nosso scout era deficiente. Nos últimos dias aprendi um bocado a respeito e espero trazer isso de uma forma ou de outra para o fórum e quem sabe ajudar outros que talvez se enrolem com a extensa gama de opções que o jogo oferece, o que pode acabar levando-se a apertar o ‘automático’.

Sem mais da necessária autocrítica, trago alguns dados interessantes sobre o desempenho do time.

 

desempenho-global129f9bfafa459656.jpg

Possuímos durante a maior parte da temporada um ímpeto ofensivo absurdo, mas que como acompanhamos foi raramente aproveitado. Tivemos também um bom a mediano desempenho defensivo.

 

graf-rematesae861c7e9a3e97fe.jpg

É um resultado meio ilusório mas traz a compreensão de que a equipe sempre criou muito e chegou consistentemente ao gol adversário. No entanto, como salientado na atualização anterior, fomos também muitas vezes inofensivos, o famoso arame liso.

 

Agora vamos ao levantamento da competição.

visao-geral-jogadores2bb315a83f0c5d2d.jp

 

Nosso outro salvador, Álvaro Gimenéz, terminou como vice-artilheiro da competição. Vada também teve um ótimo desempenho nos pênaltis, como nosso cobrador oficial.

 

visao-geral-equipesbbef53e8b9e94ddd.jpg

 

Como colocado lá em cima, fizemos muitos gols. Ainda acho isso estranho e desconcertante.

 

 

plantel_banner208b774844aebf4a.jpg

 

plantel_desempenhos1bfde58138dd1d89.jpg

Se nem sempre Álvaro Gimenéz resolveu, ele foi consistente o suficiente para ser nosso melhor jogador, pelo menos na classificação do jogo. É justo que ele seja o destaque do time, ainda que outros tenham sido fundamentais em alguns momentos.

 

Embora isso não esteja refletido nas notas, coloco Francho como a maior revelação do time. Para um rapaz de 20 anos, que deveria estar pegando rodagem nas nossas divisões de base (agora em amplo funcionamento), ele é importantíssimo no nosso meio campo e faz uma ótima parceria com o veterano Zapáter, o tutor da galera e um excelente cão de guarda.

 

Particularmente, minha maior decepção foi Juanjo Narváez. Para quem ostenta o status de estrela do time, ele deixou a desejar em diversos momentos, sendo um jogador lento e previsível. Parte disso pode estar ligada à escolhas táticas, das quais falarei em breve, mas esperava um desempenho melhor.

 

 

taticas_banner0fef5ec1bcec2ed6.jpg

 

Vou falar majoritariamente da nossa tática principal terminou por ser o 4-3-3 original do início da temporada, mas com pequenos ajustes que fui fazendo ao ter uma consciência maior do que andava acontecendo com o time. E, para falar a verdade, algumas coisas só foram resolvidas nos play-offs.

 

tatica12ba976b69cfa3467.jpg

Mudei primeiramente as funções dos jogadores de meio de campo para o formato atual. Zapáter, verdade seja dita, foi utilizado tanto como MRB-Ap, quando não fazia o favor de levar cartão amarelo, como MD-Ap, uma posição que considero mais segura. Não fazia sentido mais em colocá-lo para defender pois os índices de trabalho e stamina dele o fazem recompor a defesa rapidamente caso necessário e a instrução de apoiar o torna outra peça nas nossas criações ofensivas.

Com Zapáter cuidando da zona defensiva central, permiti Francho avançar mais para a criação de jogadas pelo meio como um MAA-Ap. Em geral isso correu bem e gostei de como sanamos o problema de falta de homens na parte central do ataque.

Originalmente eu pretendia que Vada ou Eugeni entrassem pelo meio como um Mezzala-At fulminando o gol adversário em uma posição de vantagem. Isso não ocorreu muito bem na prática, acredito, por dois motivos: 1 – Tanto Vada quanto Eugeni não são rápidos o suficiente para essa função. Quando eles chegam, geralmente, a defesa também já está postada; 2 – Eu não havia percebido como não estávamos alargando suficientemente a linha defensiva adversária, facilitando a anulação de qualquer ofensiva pelo meio. Assim sendo, mantive essa posição como um MC-At pois, embora queira aproveitar esse perigo de fora da área, sei que não será por uma infiltração rápida como então planejado.

Os pontas jogaram em diversas funções durante a temporada, mas a que mais usei foi a de EI-At, como evidenciado na imagem. A ideia inicial era que eles fizessem sobreposições rápidas, mas isso funcionou só ocasionalmente. Ao analisar uma das muitas instruções estranhas que meu adjunto (que vai perder o cargo já já) me deu, pedindo para atacar de forma mais estreita em um jogo em que fomos anulados, percebi um padrão. Os pontas atacavam da entrada da área, buscando sempre o cruzamento para o atacante. O padrão mais estreito facilitava a chegada dos laterais adversários neles, prejudicava a jogada e facilitava a compactação da defesa. O que acabava acontecendo é que a bola chegava em Gimenéz e esse só dava um cabeceio em arco para a defesa fácil do goleiro. Houve remate? Sim. Em direção ao gol? Geralmente. Foi perigoso? Só se o goleiro desmaiasse. Isso explica um bocado os números ofensivos extraordinários em cada partida e falta de eficácia. Para sanar esse problema eu comecei a estabelecer a instrução para ambos os pontas manterem-se abertos, forçando a defesa adversária a dar combate a eles e alargarem a linha, permitindo uma infiltração mais perigosa de quem quiser que esteja no meio. O 3x1 no Eibar nos play-offs se apoiou muito nessa nova dinâmica.

A defesa continua no padrão inicial mas as funções de Al-Ap podem ser revistas conforme a necessidade do jogo. Por vezes preferi adotar Al-De ou DL-Ap/De. Tanto do ponto de vista tático (controle de espaço) quanto técnico (capacidade dos jogadores) a função atacar não é interessante.

Acabado o textão, a segunda tática permanece a mesma que foi apresentada no outro post. A ideia dela é a mesma da primeira mas também precisa do ajuste de algumas funções, coisa que ainda não fiz. A depender do desempenho, ela pode até a vir a ser a principal.

Cheguei a mencionar uma terceira tática mas não a cheguei a colocá-la na prática. Ensaiei uns 4-4-2 e 3-5-2, mas nem tirei do papel pois a ideia de jogo não ficou clara e não achei que cabiam experiências na situação na qual o clube estava. Pré-temporada que vem está aí para isso.

 

 

financas_banner0894cbbdefbcd8a9.jpg

 

Talvez a maior preocupação que tenhamos agora por não subir de divisão é a do ponto de vista financeiro. A coisa tá feia e o aumento de receitas pela promoção seria muito bem-vindo.

 

financas7642098c14e4c7c0.jpg

 

Como demonstrei no post passado, a maior parte do prejuízo deriva de empréstimos financeiros feitos pelo clube em um período anterior ao save. Parece que essa dívida ainda perdurará por um bom tempo, o que vai nos deixar no aperto por um bom tempo e limitar bastante a melhora do elenco. Isso é, se algo não mudar drasticamente.

financas-projecao3d868fb8dea4cc56.jpg

 

 

Considerações finais

 

E é isso. A temporada acabou com um final melancólico, principalmente em comparação a como começamos. Assim como o técnico está passando por uma reciclagem e pretende voltar melhor no próximo ano, os jogadores também comerão o pão que o diabo amassou na pré-temporada para, com sorte, não danutarmos de novo. De qualquer forma, a diretoria está ainda feliz comigo (até porque as expectativas não eram muito altas) e estarei à frente do time. Espero que essa montanha-russa tenha sido pelo menos um entretenimento interessante. O @Nei of recomenda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - "Sobre conclusões e reflexões" (04/07)

Também jogo no 4-3-3. A Liga foi extremamente equilibrada e por pouco não subias diretamente. Infelizmente, acabas mesmo caíndo nos playoffs, devido à regra estúpida dos golos fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não foi possível subir. Fez uma boa partida em casa, mas foi eliminado no critério de gol fora. Após ler sua análise final eu espero que as coisas melhorem na próxima temporada. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Ééé... a oscilação custou caro. Nem tanto pelo resultado final da temporada, mas sim por desestabilizar algo que vinha bem. A saída do goleirão Alvarez foi bastante sentida também. No fim, acho que essa não-subida pode ser vista com bons olhos, já que você naturalmente tá buscando conhecimentos novos, em áreas que até então ficavam nas mãos da máquina e isso pode ser determinante nas próximas temporadas.

Talvez se tivesse subido seu senso crítico não teria te mexido tanto a ponto de buscar material de estudo sobre o que você ainda não domina dentro do jogo.

Boa sorte com os agiotas aí, hahahahah!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 04/07/2022 em 18:27, Cadete213 disse:

Também jogo no 4-3-3. A Liga foi extremamente equilibrada e por pouco não subias diretamente. Infelizmente, acabas mesmo caíndo nos playoffs, devido à regra estúpida dos golos fora.

Realmente, os times de cima da tabela venciam ou oscilavam juntos. Infelizmente os dois meses de resultados ruins cobraram um preço grande, nem consigo ficar tão chateado com o que aconteceu nos playoffs. O 4-3-3 voltará, repaginado!

Obrigado por comentar!

 

Em 04/07/2022 em 21:45, LC disse:

Infelizmente não foi possível subir. Fez uma boa partida em casa, mas foi eliminado no critério de gol fora. Após ler sua análise final eu espero que as coisas melhorem na próxima temporada. Boa sorte.

Eu também espero, huahua! Embora tenha servido para me fazer estudar mais o jogo, a situação financeira do clube pode ser um limitante feroz agora.

Obrigado pelo comentário!

 

Em 05/07/2022 em 16:31, Leho. disse:

Ééé... a oscilação custou caro. Nem tanto pelo resultado final da temporada, mas sim por desestabilizar algo que vinha bem. A saída do goleirão Alvarez foi bastante sentida também. No fim, acho que essa não-subida pode ser vista com bons olhos, já que você naturalmente tá buscando conhecimentos novos, em áreas que até então ficavam nas mãos da máquina e isso pode ser determinante nas próximas temporadas.

Talvez se tivesse subido seu senso crítico não teria te mexido tanto a ponto de buscar material de estudo sobre o que você ainda não domina dentro do jogo.

Boa sorte com os agiotas aí, hahahahah!

Então, no fim eu fiquei com a sensação de que ergui um castelo de cartas no início. A retirada de uma peça importante (Alvarez) fez com que tudo desabasse. Já joguei alguns saves com equipes de segundo escalão e a subida nunca foi um grande problema, dado que situações financeiras saudáveis me faziam contratar bem e proporcionar desempenhos consistentes. O save com o Zaragoza têm revelado pra mim as minhas deficiências e estou empolgado em aprender mais sobre o funcionamento das táticas e da dinâmica do jogo. Nisso, como você bem observou, foi ótimo.

A situação financeira está um inferno mesmo. Estou oferecendo pagamento em paçocas para o povo vir jogar, huahua.

Obrigado por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_betaaa9c83a81907d235.jpg

 

Temporada 2022/2023 - Lá e de volta outra vez

 

Oi, meus bacanos. Começamos nossa segunda temporada (com esse título de Bilbo Bolseiro) com foco na subida que nos escapou. Para variar estamos cheios de problemas que podem dificultar esse objetivo, sendo o principal a situação econômica do clube. Estou testando skins aqui e já peço desculpas pela falta de coerência gráfica que possa vir a acontecer.

 

transf_banner145a7c2d3e0149ab.jpg

 

Embora o orçamento do clube esteja muito apertado, o que abordarei a seguir, a janela foi muito movimentada por alguns motivos. O primeiro é que muitos empréstimos de jogadores com capacidade para a equipe principal foram feitos a custo zero para os clubes que o receberam, em mais uma cagada decisão questionável da diretoria ou antigo manager. A volta desses jogadores praticamente contou como uma operação agressiva nossa no mercado. Uns foram aproveitados, outros foram vendidos para ajudarem a dar um respiro para as nossas contas, que até então não fechavam. São eles: Javi Ros, Haris Vuckic, Federico Bikoro e Gaizka Larrazabal.

 

Como já salientado ali acima, a situação financeira do clube não é das melhores. O pessoal do scout fez um trabalho legal, mas como entramos no vermelho na janela, muitas vezes eu não tinha nem verba para oferecer de salário, o que nos fez perder ótimos negócios. A coisa só melhorou um pouco depois de algumas vendas, mas o custo zero norteou a maior parte das novas aquisições. Vamos falar desses:

 

Entradas

 

🇩🇪 Torben Müsel – Chega a custo zero já que estava em fim de contrato com o Borussia Monchengladbach. Oferece uma opção interessante para as pontas, já que eu poderia ter que mover um desses para o ataque.

 

🇫🇷 Virgil Thérésin – Zagueiro jovem e também em fim de contrato com o Recreativo Granada. Talvez não seja usado imediatamente mas ajudará a consolidação do ‘pojeto’.

 

🇨🇿 Jan Morávek – Completando o povo que veio via Lei de Bosman, Jan estava no final do seu acordo com o Augsburg e vem para me dar uma opção no meio de campo, possuindo versatilidade suficiente para entrar como um reserva razoável em diferentes estilos de jogo.

 

🇵🇹 Kévin Rodrigues – O lateral português estava livre no mercado e vem para ser titular na nossa ala esquerda. Um achado em um mercado que apanhamos um bocado.

 

🇨🇴 Jorge Segura – Outro que estava na rua da amargura e fechamos um acordo sem custos. Era para ser reserva, mas a qualidade já o concedeu a condição de titular no time. Uma opção segura. Desculpa.

 

🇬🇦 Ulrick Enémé Ella – O jovem vem por empréstimo pois me pareceu a única opção razoável para a reserva do ataque, já que fomos desfalcados lá (ver abaixo). Não é grande coisa e talvez tenha que ser devolvido antes. Ainda bem que nem estamos pagando o salário dele.

 

🇪🇸 Juan Iglesias – Nosso maior gasto da janela (150m), o lateral estava sendo posto para fora do Getafe e aproveitamos, já que o nosso titular da lateral direita (Vigaray) está lesionado e demorará para voltar. Será reserva do menino-prodígio Alejandro Francés, mas deixa o manager bem aliviado.

 

🇪🇸 Alfredo Ortuño – E caçando mais uma opção para o ataque, achamos esse brutamontes para ser a referência (reserva) na área adversária. Chega de graça também, já que estava sem vínculos.

 

Não vou destacar um por um, mas um grupo numeroso de jovens mancebos deixou o nosso sub-19 por alcançarem a vida adulta de fato. Quase todos foram colocados na lista de empréstimos e, os que não saíram, ficaram no Deportivo Aragón para ganharem a rodagem que certamente não teriam na equipe principal. Nesse ínterim, alguns contratos sequer foram renovados e outro grupo de jovens saem a custo zero do clube.

Agora abordando o pessoal que realmente faria parte da nossa equipe principal, tivemos alguma movimentação também. Desses vale a pena falar um pouco mais.

 

Saídas

 

🇨🇻 Jair – O veterano da nossa zaga pediu valores não condizentes com sua habilidade e idade para a renovação e acabou acertando com o Hapoel Be’er Sheva a custo zero.

 

🇬🇶 Jannyck Buyla – Nem sabia que ele estava no elenco de alguma forma. Acertou com o Bologna e também não me apercebi. Uma pena, poderia ter sido útil.

 

🇪🇸 Miguel Sanz – Sai para o Ávila a custo zero pois queria jogar mais e eu não consegui emprestá-lo.

 

🇸🇮 Haris Vuckic – Um dos recém-retornados de empréstimo que já foi sacrificado para gerar alguma renda para o clube. Não tinha uma função direta para ele no novo esquema tático e o valor de 220m euros pagos pelo Mallorca por ele já deram um alívio financeiro.

 

🇪🇸 Gaizka Larrazabal – Outro que tinha retornado ao clube e até seria escalado como reserva. O Eibar, sem aviso prévio, fez uma proposta razoável (500m podendo ascender a 600m) e eu o deixei ir, já que o dinheiro era bom e ele era apenas uma opção.

 

🇪🇸 Iván Azón – Nossa promessa no ataque foi alvo de uma proposta do Hellas Verona. Fiz uma pequena queda de braço, pois queria mantê-lo, mas era desejo do jogador sair. Acrescentou 425m aos nossos cofres (podendo chegar a 525m) mas foi a saída mais dolorida.

 

🇪🇸 Fran Gaméz – Embora titular na nossa lateral, Gaméz era um jogador apenas mediano e o Real Sporting Gijón chegou colocando o dinheiro (700m) na mesa, contando também com o desejo do jogador sair. A diretoria já achava que eu era o mago das finanças a esse ponto.

 

🇪🇸 Eugeni – Eu até gostava do Eugeni, apesar de sua inconsistência. No entanto, o meia deixou claro que era seu último ano de contrato no clube e eu forcei a barra para vendê-lo. Vai para o Tenerife por 250m (300m) euros só para não nos deixar no total prejuízo.

 

Não citando os diversos empréstimos, essa foi nossa janela. Não consegui um goleiro que imponha respeito, que era a minha prioridade, mas juntamos alguma coisa que talvez nos permita trazer um na próxima. Vamos tocando com o que temos.

 

 

taticas_banner0fef5ec1bcec2ed6.jpg

 

Embora eu tenha estipulado grandes mudanças no meio para o final da temporada passada, percebi que nem teria capital humano para a maioria. Lendo um pouco pela internet, vi também que o mais importante era a compreensão do que estávamos fazendo em campo do que uma reorganização agressiva. Nisso, redefini o nosso um dia bem-sucedido 4-3-3 tomando como base duas premissas: o uso eficiente dos cinco corredores de ataque e a tentativa da implementação de um jogo posicional. O resultado é a seguinte tática, que ainda está sofrendo pequenos ajustes.

 

tatica142278f3956e8d295.jpg

 

Ela difere da antiga principalmente por buscar abrir mais o campo e utilizar passes mortais de média distância, buscando sempre abrir a defesa adversária para um jogador desmarcado.

A segunda tática é o projeto de nossa tática defensiva. Não foi testada ainda pois foi estabelecida só após a pré-temporada.

 

tatica2357b660515566169.jpg

 

Já a terceira se baseia também no jogo de posição e oferece sutis mudanças no jogo ofensivo da primeira tática, ocupando permanentemente o limite da área adversária.

 

tatica3bf9bbad50a3f8218.jpg

 

 

jogos_banner7cfeaa71478e4aa7.jpg

 

Depois de alguns amistosos para testar as táticas e dar algum ritmo de jogo, recomeçamos nossa jornada na LaLiga 2 (ou SmartBank). A imprensa nos projetou para a décima posição, tal qual no ano passado.

 

🟡 LaLiga SmartBank - Girona 0 x 0 Real Zaragoza

 

Com um time cheio de desfalques, entramos na liga para ver se nossas ideias funcionavam. Acabou que a coisa virou uma guerra de linhas de impedimento em um jogo bem travado e ruim de assistir.

Spoiler

gironaxrealzaragoza98e44ced0567d472.jpg

 

🟢 LaLiga SmartBank - Real Zaragoza 3 x 1 Osasuna

 

O Osasuna foi recém-rebaixado e possui um elenco absurdamente bom, o que por si só já dava contornos dramáticos ao jogo. Onde eu esperava apanhar, batemos. Vada perdeu um pênalti logo no início mas dominamos as ações ofensivas no primeiro tempo até abrir o placar. Quase todos os conceitos que concebi para a repaginada formação tática deram certo e só não ganhamos de mais pela zarolhice do nosso time. Ratón ainda cometeu um erro bizarro para deixar um gol de honra para o Osasuna.

Spoiler

zaragozaXosasuna14da918306b72795.jpg

 

🟢 LaLiga SmartBank – Barcelona B 0 x 3 Real Zaragoza

 

E lá fomos ao Stadi Johann Cruyff para enfrentar a própria La Masía. Um time também muito qualificado mas que pecava em posicionamento e jogadas aéreas. Exploramos essas fraquezas e saímos com um resultado inacreditável.

Spoiler

barcelonaBxZaragoza9b45df2061a257ef.jpg

 

🟢 LaLiga SmartBank - Real Zaragoza 2 x 0 Leganés

 

Acuamos o Leganés no campo de defesa e lá eles ficaram, só ameaçando a meta de Carevic uma vez. Vitória tranquila.

Spoiler

zaragozaxleganes1de19ca78fe3682a.jpg

 

🟡 LaLiga SmartBank - Real Zaragoza 1 x 1 Huesca

 

Um jogo mais travado mas que conseguimos abrir bem o placar com Francho. Infelizmente eles igualaram e ficou por isso mesmo. É sempre ruim não ganhar do rival.

Spoiler

zaragozaxhuesca48cf7f09dbd96745.jpg

 

🟢 LaLiga SmartBank – Gimnàstic de Tarragona 0 x 3 Real Zaragoza

 

Tive que colocar Musel no ataque porque Gimenéz estava exausto. O rapaz só fez um hat-trick e me deu esperanças de que o substituto do veterano emprestado pelo Cádiz já está conosco.

Spoiler

gimnsaticXzaragoza8936a79502ac3be6.jpg

 

E esses foram os jogos até o momento. Somos o único time invicto até o momento

jogos68dbb7f09ee4d6c5.jpg

 

E esta é a classificação do campeonato até agora. Curioso notar como Barcelona B e Osasuna, ambos com elencos cheios de qualidade, estão tomando uma relativa piaba.

 

classificacaod9b184090ebbde40.jpg

 

Começamos bem e isso empolga, mas também já vi esse filme antes. Ainda precisamos criar mais alternativas de jogo e certamente necessitamos de peças importantes para o esquema tático. Vamos nos virando com quem temos e, quem sabe, nosso próximo início não seja pensando em como anular o Real Madrid?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - "Lá e de volta outra vez" (16/07)

Quando vi 22 milhões no caixa fiquei assustado. Depois vi que era em real, fiquei um pouco decepcionado. Achei que teríamos um novo Málaga vindo por aí.

Cara, já tive umas experiências dessas, com times que tem muitas dívidas e não entra nada no caixa. O dinheiro só vai sugando e sugando e na maioria das vezes, eu acabo sendo demitido ou desisto do save pela tamanha dificuldade.

Eu gostei do seu primeiro 4-2-3-1. Simples, objetivo e quando tem as ferramentas certas, consegue ser efetivo. É o que eu costumo jogar.

Real Zaragoza tem toda estética de time grande. Vamos ver se você consegue torná-lo! Pelo visto, você tem preferência no mercado alemão. Já é uma característica interessante do treinador e que pode tornar-se até mesmo uma metodologia, por quê não? O Barcelona gosta de Holandeses.

Sobre as finanças, não tem jeito. É tentar tirar os salários altos, abusar de empréstimos e tentar revelar jogadores para subir com tranquilidade para a La Liga. 

Agora só uma sugestão. Eu preferiria que você postasse os resultados das atualizações, dessa forma do que ele em spoiler. Acho que fica muito cansativo e atrapalhar o ritmo da leitura. Boa sorte e vamos nessa!

jogos68dbb7f09ee4d6c5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Mexestes bem no elenco, entre entradas e saídas, e acho que pro nível que a divisão pede o Zaragoza pode almejar novamente o acesso. A questão financeira não tem mt o que fazer, aliás, até tem e você tá executando dentro do possível.

No campo esse início é animador, mas com um elenco bom porém curto, vamos ver se haverá fôlego pra sustentar essa boa fase. Espero que sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Banton disse:

Quando vi 22 milhões no caixa fiquei assustado. Depois vi que era em real, fiquei um pouco decepcionado. Achei que teríamos um novo Málaga vindo por aí.

Cara, já tive umas experiências dessas, com times que tem muitas dívidas e não entra nada no caixa. O dinheiro só vai sugando e sugando e na maioria das vezes, eu acabo sendo demitido ou desisto do save pela tamanha dificuldade.

Eu gostei do seu primeiro 4-2-3-1. Simples, objetivo e quando tem as ferramentas certas, consegue ser efetivo. É o que eu costumo jogar.

Real Zaragoza tem toda estética de time grande. Vamos ver se você consegue torná-lo! Pelo visto, você tem preferência no mercado alemão. Já é uma característica interessante do treinador e que pode tornar-se até mesmo uma metodologia, por quê não? O Barcelona gosta de Holandeses.

Sobre as finanças, não tem jeito. É tentar tirar os salários altos, abusar de empréstimos e tentar revelar jogadores para subir com tranquilidade para a La Liga. 

Agora só uma sugestão. Eu preferiria que você postasse os resultados das atualizações, dessa forma do que ele em spoiler. Acho que fica muito cansativo e atrapalhar o ritmo da leitura. Boa sorte e vamos nessa!

jogos68dbb7f09ee4d6c5.jpg

Fala, Banton!

No início eu deixei em reais mesmo pela brincadeira. Acho que isso contribuiu para eu mesmo achar que a situação financeira do clube era confortável.

Nunca tinha pegado um save assim, de recuperação econômica. Pelo visto, o Real Zaragoza está cheio de dívidas com o governo e levará mais uns 3 a 4 anos para pagar tudo nesse ritmo. Até lá terei que ser muito cauteloso em quaisquer compras.

Eu estou mais acostumado com 4-2-3-1 em um esquema de extremos lançando para um centro-avante alto. Jogando 'pelo chão' é a primeira vez que estou tentando montar. Funcionou bem na única experiência que fiz aqui. Como espero que o jogo vá tentar colocar times mais defensivos contra mim em breve, essa é uma opção para abrir defesas.

Pois é, eles tem uma boa estrutura, uma base decente. A preferência pelo mercado alemão se deu pelo que meus olheiros trouxeram, hauha. Agora mudei um pouco os focos de observação (traziam muitos jogadores incontratáveis do campeonato inglês), mas as ligas inferiores da Alemanha trazem coisas mais palpáveis para o nosso bolso.

É, ainda tem uma lista enorme de jogadores que estou colocando a venda, mas não recebi propostas razoáveis na janela. Empréstimos a baixo custo foram impossíveis agora, mas espero que na próxima tenhamos mais sorte. Em paralelo, vou tocando a procura por prodígios. Acho que uma boa venda de um desses poderia quitar a dívida do clube de uma vez.

Valeu pela dica! Já estava pensando mesmo em mudar esse esquema.

Obrigado por comentar!

 

5 horas atrás, Leho. disse:

Mexestes bem no elenco, entre entradas e saídas, e acho que pro nível que a divisão pede o Zaragoza pode almejar novamente o acesso. A questão financeira não tem mt o que fazer, aliás, até tem e você tá executando dentro do possível.

No campo esse início é animador, mas com um elenco bom porém curto, vamos ver se haverá fôlego pra sustentar essa boa fase. Espero que sim!

Eu queria ter mexido até mais, mas alguns jogadores estão agarrados aqui. Eu só lamento os bons negócios que perdemos na abertura da janela por estarmos no vermelho. É isso que você disse, estamos fazendo o que dá. De vez em quando damos uma bola dentro.

Considero que o campeonato nessa temporada ficou mais disputado pela entrada de bons times (Osasuna, Barcelona B...) que ou caíram da primeira divisão ou já deviam ter subido a mais tempo. No entanto, se não dermos outro tombo de meia-temporada, acho que temos boas chances sim.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mexidas interessantes no mercado e ainda foste buscar o Kevin Rodrigues. As táticas parecem estar a funcionar e os resultados positivos a surgir. Como dizes, interessante ver as campanhas menos boas de Barça B e Osasuna. Cheira-me que os treinadores vão levar um pontapé no traseiro, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu uma rejuvenescida no elenco nessa janela, uma pena a caída no começo da segunda metade da temporada passada, mas é isso a temporada já recomeçou e mais uma vez começa forte na luta pelo acesso

E sobre a parte econômica tudo é psicológico olha o barça ai pra provar lkkkkk

Boa Sorte ai Silveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini unfeatured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Bruno Trink
      Por Bruno Trink
      O início da Era Haaland em Bryne
      06. mar 2023 14:08
       
      O futebol norueguês tem uma nova esperança para voltar a ser uma referência mundial, graças à iniciativa do craque Erling Haaland, que decidiu investir nas categorias de base do Bryne FK, clube onde foi formado. Seu pai, Alf-Inge, assumirá o cargo de treinador da equipe, e juntos eles têm o objetivo de fortalecer o futebol norueguês e colocá-lo entre os melhores do mundo.
       

       
      O Bryne FK é um clube histórico da Noruega, fundado em 1926 na cidade de Bryne, localizada na região sudoeste do país. Durante seus primeiros anos de existência, o clube disputou competições regionais, até que, em 1965, conseguiu o acesso à segunda divisão do campeonato norueguês. O sucesso continuou nos anos seguintes, com o Bryne FK alcançando a elite do futebol norueguês em 1970. Desde então, o clube teve altos e baixos, mas sempre se manteve entre as principais equipes do país. Chegou até a participar de competições continentais na década de 1980, quando conquistou também a Copa da Noruega. Hoje, está na segunda divisão do campeonato nacional.
      Erling Haaland, filho de Alf-Inge, começou a jogar futebol nas categorias de base do Bryne FK, antes de ser contratado pelo Molde FK, onde se destacou e chamou a atenção de clubes de todo o mundo. Em 2019, Haaland se transferiu para o RB Salzburg, da Áustria, e depois para o Borussia Dortmund, da Alemanha, onde se tornou uma das grandes estrelas do futebol europeu. Em maio de 2022, o Manchester City ativou a cláusula de rescisão de €60 milhões e levou o atacante com um contrato de cinco anos.
      Agora, Haaland decidiu voltar suas atenções para o clube onde tudo começou, e anunciou que investirá na melhoria das categorias de base do Bryne FK. Seu pai, Alf-Inge, ex-jogador da seleção norueguesa e com passagens por clubes como Manchester City e Leeds United, assumirá o cargo de treinador da equipe. A ideia é formar jogadores talentosos e prepará-los para uma carreira de sucesso no futebol profissional.
      Alf-Inge afirmou que está muito animado com a oportunidade de treinar o Bryne FK, clube onde ele próprio começou sua carreira como jogador. "É uma honra poder voltar ao Bryne FK como treinador, e ainda mais com a ajuda do meu filho Erling. Acredito que podemos fazer um grande trabalho aqui, e ajudar a fortalecer o futebol norueguês como um todo", disse ele em entrevista coletiva. Como jogador, teve uma carreira de sucesso no futebol inglês. Defendendo as cores do Nottingham Forest, conquistou uma Copa da Liga Inglesa e uma Supercopa da UEFA. Depois, se transferiu para o Leeds United, onde se destacou como um jogador aguerrido e de muita garra. Por fim, teve uma passagem pelo Manchester City, onde ficou marcado por um lance polêmico com o lendário Roy Keane, do Manchester United.
      Erling Haaland, por sua vez, destacou que a iniciativa é uma forma de retribuir ao clube que lhe deu a oportunidade de começar sua carreira no futebol. "O Bryne FK é um clube muito especial para mim, onde fiz meus primeiros jogos e tive a chance de crescer como jogador. Agora é minha vez de ajudar o clube a crescer, e tenho certeza de que com a ajuda do meu pai, podemos formar grandes jogadores e tornar o futebol norueguês ainda mais forte", afirmou o craque.
       

       
      A notícia da iniciativa de Haaland e Alf-Inge causou grande repercussão na Noruega e em outros países do mundo. Muitos veem a iniciativa como uma forma de incentivar o desenvolvimento do futebol em um país que tem um grande potencial, mas ainda não conseguiu se firmar como uma potência mundial na modalidade. A expectativa é que, com o investimento nas categorias de base do Bryne FK, o futebol norueguês possa se fortalecer e ganhar mais espaço no cenário internacional. Haaland e Alf-Inge certamente estão comprometidos com esse objetivo e têm todo o potencial para torná-lo uma realidade.
       
       
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
×
×
  • Criar Novo...