Jump to content

Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro lll: The wall.[Atz 24/01].

LC
 Share

Recommended Posts

moIFnIi.png

B3qtT4T.png

Meu nome é Gabriel Llorente e sim, sou Basco. Nasci em Bilbao a quase 80 anos. Minha filha mais velha disse que seria bom manter um diário ou algo parecido. Me deu um caderno de criança, tipo esses diários que vendem em papelaria. Ela esqueceu que fui eu a ensina-la a usar um computador, tablet ou mesmo um Not. Não lembro direito. Neste momento eu bebo um vinho escondido da enfermeira, parece aquelas Fräulein de filme alemão. Mas vamos ao que interessa. Sou um premiado treinador de futebol aposentado e já recebi vários prêmios de melhor treinador em vários países: Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Holanda, Inglaterra( A Rainha Elizabeth ainda está viva! Ela realmente é imortal!) e um ou outro país da Escandinávia. Mas você deve estar se perguntando como tudo começou,certo? Vou usar uma frase que ninguém espera: Tudo começou em...Bilbao é claro. Estava na Universidade de Bilbao para acompanhar a palestra do Renomado Treinador de Futebol, Luiz César:

“ Começa a anoitecer em San Sebastian. A longa tarde de verão escurece rapidamente sob o véu do “sirimiri”, uma chuva fina e permanente que ensopa as roupas e, por fim, os ossos. Dois engarruçados sobem ao palco que preside ao comício da Henrri Batasuna – Unidade Popular, HB. Queimam duas bandeiras. Uma espanhola e outra francesa. O ritual, que antecede os discursos, surpreende os fotógrafos menos precavidos. Celebradas as palavras de ordem do último orador, a assistência ergue o punho direito e inicia um segundo momento ritualista, entoando o “Eusko Gudariak”, hino dos combatentes bascos. De repente, em uníssono, milhares de gargantas soltam um arrepiante grito contínuo e modulado, que acompanha a música e as palavras. O “irrintzi” é um grito trágico, remoto e perturbador que parece arrancado as entranhas de um antiquíssimo e inacessível mistério. De semelhante, talvez haja apenas para lhe comparar os gritos cerimoniais das mulheres árabes. Ou, mais sintonizados com o conhecimento comum, os gritos característicos das tribos índias americanas. Quem algum dia o escutou percebe por razão a historiografia basca chama ao povo de Euskadi, “os índios da Europa”.
Recuar no tempo através desse grito insólito, devolver-nós-á uma imagem de imemorial crueldade. Fosse em nome do bom Deus, em prol do “Estado uno e forte”, ou da Democracia Ocidental, a verdade é que aos “índios da Europa” raramente bastou calar o seu grito. Pela violência, a assimilação, ou de outra forma qualquer, com pretextos diversos e em graus diferentes, o lento passar dos séculos foi-lhes invariavelmente adverso, quanto á sua língua, território, cultura e, consequentemente, no que diz respeito, até, ás suas próprias opções de cidadânia.”
EUSKADI: A guerra desconhecida dos Bascos – RUI FERREIRA

Esse texto é parte do livro que ganhei em 2009 de um amigo de Lisboa, Portugal. Joaquim Cycle é torcedor do Sporting e tem o Athlétic como um 2º clube. Algumas pessoas acham que o povo basco é composto por terroristas por causa da Euskadi Ta Askatasuna. Tinha um amigo que por pouco não deixou de ser meu amigo por causa de um comentário infeliz sobre o Athlétic. Ele recriminou a forma de como o Athlétic só contrata jogadores de origem basca e que no mundo globalizado de hoje é um retrocesso. Ledo engano meus amigos. Isso é uma forma de mantermos nossa unidade, nossa nacionalidade, pois até mesmo nas escola é proibido ensinar Euskara, a língua basca. Não vou entrar na parte política da situação, apesar de que as vezes é deveras necessário para poder explicar o nosso povo, a nossa nação. Meu bisabuelo era basco e foi morar ainda jovem no Brasil. Se encantou por uma bela morena carioca e o restante é óbvio. Sou casado e tenho duas filhas, que procuro ensinar as origens da nossa família. Sou Basco e me orgulho disso. Somos um povo alegre e amigável e que amamos o futebol. Em termos de clubes Bascos existem pelo menos mais de 20 clubes, sendo que os mais famosos são: Athlétic Club Bilbao, Real Sociedad, CA Osasuna, SD Eibar, Deportivo Alavés, Barakaldo CF, CD Baskônia e Club Portugalet. Já treinei alguns desses, menos Real Sociedad por que detesto. É questão de torcedor. Hoje estou aqui em Bilbao para dar essa palestra a vocês sobre os times Bascos na Liga da Espanha. Algumas pessoas falam sobre eu ser um Basco, pois muitos pensavam que eu era um espanhol que mora em Nottingham. Vou aproveitar o espaço e falar sobre a cultura, as comidas e principalmente do futebol basco. Farei o possível para não enveredar para o lado político.

- Boa noite a todos e vamos começar a palestra com uma frase de Victor Hugo:

" Um Basco não é Francês. Não é Espanhol. É simplesmente um Basco."

A palestra fora maravilhosa e aproveitei para pegar um autógrafo e conversar mais um pouco com um dos maiores treinados bascos. Foi de certa forma emocionante e na conversa informal eu pedi orientação sobre como começar no mundo do futebol:

- Sabe jogar futebol?

- Muito mal!

- Então faça um curso de treinador pela UEFA. Começa nas categorias de baixo de uma importante liga e vai se aperfeiçoando temporada a temporada. Se for um bom treinador é capaz de treinar o Athlétic.

- Desculpe mister, mas sou torcedor do Osassuna.

- Então que seja o Osassuna, o Alavés, O Eibar, menos a Real Sociedad. Essa eu detesto.

Depois dessa rimos muito. Me despedi do mister e fui seguir seu conselho. Fui fazer um curso na UEFA e escolhi Portugal.

Consegui fazer os cursos da UEFA de Licença C, B e A e com os cursos nas mãos eu me candidatei as vagas que estavam abertas. Recebi algumas propostas de clubes que estavam disputando a terceirona da Espanha, da Série Regional do Brasil e também das divisões Prio de Portugal. Propostas que chamaram mais a minha atenção, principalmente por causa de estar gostando de morar em Portugal. Três me chamaram a atenção e todos os clubes na última colocação dos seus grupos:

União da Madeira, Atlético clube de Vila Meã e Praiense.

Fui nas três entrevistas e no final aceitei a do União da Madeira:

IMlpkkQ.png

J12ylA0.png

*** Database: Brasil Update.

*** Ligas Selecionadas:  36 Ligas Selecionadas.

*** Tentar me divertir com o FM2022.

yb9T6hh.gif

Grande Gabriel está de volta e num clube da minha terra, que infelizmente fechou portas à pouco tempo. Vamos lá levar o 3º maior da ilha a voos mais altos.

18 minutos atrás, Cadete213 disse:

Grande Gabriel está de volta e num clube da minha terra, que infelizmente fechou portas à pouco tempo. Vamos lá levar o 3º maior da ilha a voos mais altos.

Eu li algo a respeito no Jornal Record e nem acreditei.Muito triste isso.😪

Devo usar essa informação no save e por isso não espere muito da passagem do Llorente no União da Madeira. Deixar o save um pouco mais realista.

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanhavam e principalmente comentavam o save.

IsDGn5r.png

L6Ihaev.png

Quando assumimos a direção do União da Madeira a intenção era tentar não cair de divisão e no nosso grupo existiam 11 clubes e os jornalistas nos davam a 11ª posição. Resumindo: Nós cairíamos. Conseguimos bons jogos, mas no dia 23 de Novembro de 2021 uma notícia caiu como uma bomba na cabeça dos torcedores e principalmente dos funcionários do clube. O que vinha se arrastando desde 2019 se tornou realidade:

dEFpEUy.png

Houve a dissolvência do clube. Uma dívida de mais de €10 Milhões de Euros se tornou impagável e dessa forma o Tribunal de Funchal decretou a dissolução e o encerramento de todas as atividades do CF União da Madeira. Uma das notícias mais triste que um torcedor poderia receber do seu clube. Um clube de 108 anos fechar as portas. No meu caso eu dei continuidade a minha vida. Me candidatei a diversos clubes e apareceu uma oportunidade de me candidatar a vaga de treinador no Vitória de Setubal:

49gQf7y.png

Eu fui a entrevista e conversei por mais de 2 horas com o Diretor esportivo. Ele me perguntou até se eu gostaria de realizar algumas modificações nos funcionários da equipe técnica. Disse que não iria fazer isso, pois primeiro precisava conhecer cada funcionário do clube. Conheci as instalações do clube e gostei do que vi, mas em relação a resposta eu teria que aguardar.

AOwl1eT.png

Os torcedores souberam da novidade e ponderaram a minha contratação como sendo aceitável. Fiquei feliz em ler esta notícia, pois hoje a opinião dos torcedores nas mídias sociais são muito importantes. Fiquei aguardando a resposta e me candidatei a treinar outros clubes de Portugal, Espanha e mesmo do Brasil. Até que no dia 20/12/2021 eu recebi a boa notícia:

zKSnYL7.png

FQwOlx7.gif

• LC changed the title to Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro I: Vitória de Setúbal.

Pois, triste o que aconteceu. Clube por onde passaram, entre outros, Ruben Micael, Edgar Costa ou André Moreira. Mas boa sorte no histórico Vitória de Setúbal, clube da terra do Mourinho.

4 horas atrás, Cadete213 disse:

Pois, triste o que aconteceu. Clube por onde passaram, entre outros, Ruben Micael, Edgar Costa ou André Moreira. Mas boa sorte no histórico Vitória de Setúbal, clube da terra do Mourinho.

Fiquei triste também, pois tive dois saves com o União da Madeira e acabamos por apreciarmos os clubes que jogamos nesse FM quase realístico. Agora é tentar chegar longe com o Vitória.

BO1M6ks.png

iZmxG6F.png

Deixei de lado a tristeza pelo fechamento do União da Madeira e passei a me dedicar ao novo clube: O Vitória de Setúbal.

O Vitória Futebol Clube, também conhecido como Vitória de Setúbal, ou pela sigla VFC MHIH • OB • MHIP, é um clube multidesportivo português fundado a um Domingo, 20 de Novembro de 1910 e sediado na cidade de Setúbal, em Portugal.A modalidade principal do clube é o futebol, sendo que os principais feitos conquistados são 3 Taças de Portugal (1964-65, 1966-67, 2004-05), 1 Taça da Liga (2007-08), 1 Mini-Copa do Mundo (1970), 2 Troféus Ibéricos (1968, 1974), 1 Supertaça Ibérica (2005), 3 Taças Ribeiro dos Reis (1962-63, 1968-69, 1969-70) e 1 Troféu Teresa Herrera (1968).O Vitória é também o 6º clube mais titulado do futebol nacional, é o 4º clube com mais finais da Taça de Portugal (10, ao todo) além de ser também o 6º clube com mais presenças no Campeonato Nacional da Primeira Liga, com 72 presenças.

O lema do clube diz que o ''Vitória não é grande, é ENORME''.

O clube utiliza como cores principais o verde e o branco e a sua mascote é o ''Sadino'', um roaz corvineiro (espécie de golfinho que habita o Rio Sado).O Vitória é um dos clubes mais eclécticos do país, sendo que tem diversas modalidades (algumas delas já extintas), tais como: futebol, andebol, aikido, atletismo, basquetebol, chinquilho, ciclismo, futsal, ginástica, halterofilismo, hóquei em campo, jogo de pau, judo, karaté, natação, motorismo, pesca desportiva, pólo aquático, râguebi, ténis, ténis de mesa, tiro, voleibol, xadrez, taekwondo e futebol de formação, tendo já vencido inúmeros troféus nacionais e internacionais. O clube conta com mais de 2.000 atletas nas suas fileiras em todas as modalidades.O Vitória tem mais de 12.767 sócios e cerca de 300.000 adeptos espalhados pelo distrito de Setúbal, pelo país e por todo o mundo, sendo 1 dos clubes com maior massa associativa de Portugal, muito devido aos seus adeptos apaixonados aliado com um forte espírito bairrista que se vive em Setúbal.

Esse é o clube que neste momento se encontra na Terceira Divisão de Portugal e que no início do campeonato os jornalistas estavam previam que terminaríamos em 1º. Infelizmente não foi isso que aconteceu e por este motivo fui contratado.

oS2p2GM.png

Até a minha chegada ao Vitória, era essa a situação: 4 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, sendo uma na Taça de Portugal. A equipe se encontrava na 8ª posição na tabela, com 16 pontos em 15 jogos. Corria o sério risco de ter que disputar os playoffs de despromoção,como se diz em Portugal. A primeira coisa que eu fiz foi analisar o elenco e observei que era bem envelhecido, com grande parte dos titulares com idade acima dos 32 anos. Mas no momento eu teria que contar com esses jogadores para sair dessa situação complicada. Comecei alterando a tática:

xNL0N29.png

Mudei da 4-4-2, usada pelo antigo treinador, e passei a usar minha tática preferida: A 4-2-3-1 - Gengepress e mentalidade Equilibrada ou Atacante.Teríamos 7 jogos até o final da primeira fase, aonde teríamos a classificação para os playoffs de acesso ou de despromoção. Resumindo: Ou jogaremos para subir ou para tentar não descer. Preferi lutar para subir. Nosso primeiro jogo foi contra o Oriental Dragon.

KypeC7z.png

Ganhamos por 2x0, gols de Mendy e Mesquita. Mas o mais importante da vitória foi que nossa tática funcionou muito bem, tanto que os Dragões  conseguiram chutar uma bola  em direção a nossa baliza. Depois desse jogo nós tivemos mais 5 jogos:

BpCbdvJ.png

Em todos os jogos nós conseguimos ser melhores do que nossos adversários em relação a posse de bola, finalizações, passes trocados e escanteios. Simplesmente dominamos os jogos e não demos chances ao azar. O time estava jogando tão bem que até o velho Mourinho apareceu:

0qeg8ca.png

Nosso trabalho ser elogiado por um bom treinador nos deixa com o ego nas nuvens, mas tinha que voltar a minha realidade e tínhamos um jogo importantíssimo, pois ele definiria aonde poderíamos chegar. Com as 6 vitórias seguidas ainda faltava um jogo e seria contra o Oliveira do Hospital.

IXJsCAS.png

Nossa equipe estava na 5ª colocação na Liga com 34 pontos e logo atrás do próprio Oliveira do Hospital. Seria o chamado jogo de 6 pontos. Dependendo dos outros resultados era possível até chegar aos playoffs de subida com um empate, bastava o Torrense perder sua partida. Saímos cedo de Setúbal em nosso ônibus, seriam 2 h 16 min (238,6 km) de estrada até Oliveira do Hospital, Distrito de Coímbra. Pedi para que os jogadores cantassem algumas músicas para descontrair o ambiente e diminuir a tensão antes do jogo. Chegamos ao Estádio Municipal e fomos bem recebidos pela torcida local com canções que lembravam as nossas mães. Coisa linda de se ouvir, ou não. O primeiro tempo foi tenso, pois embalado pelo sua torcida o Oliveira do Hospital tentou pressionar desde o início. Conseguimos segurar o ímpeto dos locais e aos poucos equilibramos o jogo. No segundo tempo eu adiantei as linhas de forma a surpreender o adversário. Aos 46 do segundo tempo Zéquinha manda um míssil em direção ao gol do Oliveira do Hospital e o goleiro adversário manda a escanteio. Zéquinha cobra rápido e André Pedrosa cruza certeira na cabeça de Mendy:

NJ4FXqJ.png

Mendy cabeceia no canto esquerdo do goleiro adversário. Gol do Vitória de Setúbal. Gol da nossa classificação para os playoffs de promoção a Segunda Liga.

OLlw4Nu.png

Acabamos por ficar em segundo lugar no nosso grupo. Terminamos com 37 pontos, sendo 11 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Nossa tática deu resultado e com isso vamos confiantes para os playoffs. Serão mais 6 jogos e contra duas equipes do Grupo Norte e uma do Grupo Sul,Amora. Clube que ficou em terceiro lugar no nosso grupo de acesso.

nFpN3EM.png

Nosso primeiro jogo será contra o UD Oliveirense(c) e na sequência Amora(f) e Fafe(c). No segundo turno nós jogamos contra o Amora(c) e UD Oliveirense(f) e Fafe(f). Vamos jogar os dois últimos jogos fora, por isso será fundamental ganhar os 3 primeiros jogos, principalmente dentro de casa.

UKlmb0o.png

dVOh5sU.gif

• LC changed the title to Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro I: Que venham os playoffs.[Atz 08/01].

Simplesmente o Vitória de Setúbal a 3 meses longe de seu nome cara, que absurdo, só não mais absurdo que colocar 6 vitórias seguidas

halterofilismo é sacanagem de um clube se ter cara kkkkk, realmente um clube polivalente

Uma pena que deu ruim o outro save PC, mas boa sorte em Portugal

11 horas atrás, Gabigordo disse:

Muito legal!

Valeu.🤙

10 horas atrás, Guilhererme disse:

Simplesmente o Vitória de Setúbal a 3 meses longe de seu nome cara, que absurdo, só não mais absurdo que colocar 6 vitórias seguidas

halterofilismo é sacanagem de um clube se ter cara kkkkk, realmente um clube polivalente

Uma pena que deu ruim o outro save PC, mas boa sorte em Portugal

Tem modalidade ali que desconheço totalmente.

Em relação as vitórias a explicação é quase simples. Primeiro a tática Gengepress que adotei foi bem aceita pelos jogadores, normalmente a I.A do jogo usa uma 442 para a maioria dos clubes. E neste caso tem o fator treinador humano, aonde sabemos qual tática é melhor, qual jogador desempenha um papel melhor. Um exemplo é Mendy e Kamo-Kamo  nem eram titulares da equipe.

DeQHzH4.png

Resumindo é que o fator treinador humano e mais a tática produziram bons resultados.

A situação era complicada mas foste um milagreiro. Agora sim o ENORME Setúbal irá subir.

5 horas atrás, Cadete213 disse:

A situação era complicada mas foste um milagreiro. Agora sim o ENORME Setúbal irá subir.

A tática deu resultado e dessa forma ficou mais fácil. Pelo o que a equipa vem demonstrando a possibilidade de subida é de 80%, mas o problema não é subir. O nosso maior problema é em renovar os contratos dos jogadores, pois não se tem dinheiro e irá nos prejudicar no futuro. Para o clube será péssimo e com o histórico de mercenário do treinador...😱😱🤣🤣🤣

Eskerrik asko.

• Vice-President

Melhor sorte nesse save.

O jogo encerrou o União da Madeira mesmo ou foi algo que você adicionou da vida real na história?

Bela recuperação assim que chegou, deu outra cara mesmo com as mudanças que estabeleceu. Foco nos playoffs que vai dar certo!

4 horas atrás, Henrique M. disse:

Melhor sorte nesse save.

O jogo encerrou o União da Madeira mesmo ou foi algo que você adicionou da vida real na história?

Obrigado Henrique.

Quando lancei o save eu não sabia que o União da Madeira havia sido fechado. O Cadete me informou e procurei nos jornais de Portugal algo a respeito e se confirmou.Usei a informação para acrescentar no save e torna-lo um pouco realista. Como a ordem do Tribunal de Funchal para o fechamento do clube só ocorreu em Novembro/2021, eu acredito que não tenha dado tempo para os criadores do jogo retirar o clube. Provavelmente no FM2023 o União já não estará no FM ou se aparecer talvez seja com outro nome.

2 horas atrás, victor095 disse:

Bela recuperação assim que chegou, deu outra cara mesmo com as mudanças que estabeleceu. Foco nos playoffs que vai dar certo!

Valeu Victor. O principal foi que a tática deu resultado e isso facilitou o meu trabalho.

Eskerrik asko.

wJKBDN.png

wJKkAg.png

Com a classificação a fase final dos playoffs garantida eu conversei com alguns jogadores sobre a possibilidade de renovação dos seus contratos, mas por problemas financeiros que o clube estava passando ficou inviável. Até mesmo alguns integrantes da Comissão Técnica resolveram não aceitar as propostas de renovação. Vida que segue.

wJKFVW.png

Seriam 6 jogos, sendo que só sobe de divisão aquele clube que terminar em 1ª lugar na tabela. Nosso primeiro jogo foi contra o UD Oliveirense dentro da nossa casa. Precisávamos ganhar a partida para dar moral a equipe e continuar com os sonhos dos torcedores.

wJKvT1.png

Vencemos o jogos por 2x1, com gols de Kamo-Kamo e Mesquita.O detalhe é que o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos e comemoramos muito. O segundo jogo foi contra o Amora e vencemos por 4x2. Com um belo hat-trick de Mendy.Bruno Ventura completou a goleada. O último jogo da primeira fase foi contra o Fafe e vencemos por 3x0. Terminamos a primeira fase com 9 pontos, marcamos ainda 9 gols e sofremos apenas 3. Saldo positivo de 6. 

wJKpuj.png

No primeiro jogo da segunda fase nós perdemos os nossos primeiros pontos depois que assumi a direção do Vitória de Setúbal. Jogo extremamente chato porque o Amora se entrincheirou na defesa e com saídas rápidas de contra-ataque. Chegou a dar um pouco de trabalho no primeiro tempo, mas no segundo nós conseguimos neutralizar seus atacantes. O jogo terminou empatado em 0x0. Vida que segue e seguiu.  Veio o jogo contra o UD Moreirense, 2x1 a nosso favor, sendo que saímos atrás no placar. Com gols de Zéquinha e Mendy nós conquistamos o direito de jogar a grande final. O jogo contra o Fafe foi apenas protocolar e ainda vencemos por 2x1. A grande final seria contra o Felgueiras 1932, aonde vencemos por 2x1, com gols de Bruno Ventura e Rodrigo Mathiola. Meu primeiro título como treinador.

wJJCZ8.png

Após as festividades eu recebi a pior notícia que eu poderia receber: A saída de 28 pessoas, entre jogadores e Staf. Ainda tentei conversar com um ou outro, mas a parte financeira pesou, tanto que até as condições de treinos pioraram. Marquei uma reunião com o presidente, mas ele deixou bem claro que não tínhamos dinheiro. E que eu teria que planejar a próxima temporada, pois com a saída dos jogadores eu teria uma sobra nos salários. E que apesar da minha pouca idade(26 anos) ele confiava no meu trabalho. Ele falou dessa forma, mas na minha mente a frase certa seria: " Dá teu jeito moleque."

wJK0jc.gif

• LC changed the title to Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro I: " Dá teu jeito moleque."[Atz 10/01].

bela campanha, culminada com o título, mas com essas finanças e saída desse pessoal todo, não há quem resista.

Parabéns pela campanha e título, mais que merecidos.

Fui dar uma olhada nos nomes que saíram e os destaques estão no meio, vai ser uma janela bem agitada de reconstrução tentando equilibrar novamente esse elenco. Os problemas financeiros e de estrutura também vão ser um desafio. Boa sorte no planejamento.

22 horas atrás, Cadete213 disse:

bela campanha, culminada com o título, mas com essas finanças e saída desse pessoal todo, não há quem resista.

Fica complicado ter que renovar toda a equipe de uma vez, mas isso faz parte da vida de treinador. Agora é tentar pesquisar bem e trazer jogadores abaixo dos 23 anos e que aceitem ganhar pouco.

20 horas atrás, victor095 disse:

Parabéns pela campanha e título, mais que merecidos.

Fui dar uma olhada nos nomes que saíram e os destaques estão no meio, vai ser uma janela bem agitada de reconstrução tentando equilibrar novamente esse elenco. Os problemas financeiros e de estrutura também vão ser um desafio. Boa sorte no planejamento.

Obrigado Victor.

Infelizmente a parte financeira pesou na hora de tentar renovar os contratos. Já iniciei a pesquisa por jogadores jovens e livres no mercado, inclusive uma nova comissão técnica.  De diretor, treinador adjunto, preparador, etc. Vai ser trabalhoso, mas acredito que possamos lutar para ficar entre os 12 primeiros da LigaPro.

• Vice-President

A temporada que parecia que ia terminar super bem, acabou terminando com muito trabalho para Llorente. Vamos ver se consegue se adaptar a nova realidade, já que o nível agora é um pouco mais acima.

Ia desejar boa sorte na nova tentativa, mas pela última atualização, nem precisa haha

Parabéns pelo título e vamos ver como será a campanha numa divisão mais complicada. Será que engata duas subidas seguidas?

9 horas atrás, Henrique M. disse:

A temporada que parecia que ia terminar super bem, acabou terminando com muito trabalho para Llorente. Vamos ver se consegue se adaptar a nova realidade, já que o nível agora é um pouco mais acima.

Vou ter que abrir o centro de pesquisas do jogo e tentar achar jovens jogadores livres e que aceitem ganhar pouco. Espero montar uma boa equipe e não fazer feio na LigaPro.

5 horas atrás, div disse:

Ia desejar boa sorte na nova tentativa, mas pela última atualização, nem precisa haha

Parabéns pelo título e vamos ver como será a campanha numa divisão mais complicada. Será que engata duas subidas seguidas?

A temporada foi excelente e o título foi a cereja do bolo.Acho difícil subir de novo, mas quem sabe.

Vou ter que pesquisar bem e tentar trazer jogadores de boa qualidade e jovens, mas que aceitem receber pouco. Depois ficar esta temporada e depois ver o que acontece.

Eskerrik asko.

6XzUNzt.png

t2J7Psf.png

Fim de temporada e sem férias. Precisava montar uma equipe razoavelmente competitiva e também com bons profissionais para me ajudar a gerir as estruturas do clube. A primeira coisa que eu fiz foi conversar com meus olheiros e pedir a eles indicações de jogadores jovens e livres. Poderia tentar jogadores de até 28 anos no máximo. Definido os parâmetros da pesquisa eu recebi uma lista de mais de 50 nomes. Verifiquei um por um(Quase 2 horas na frente do PC) e fui conversar com seus agentes.

7hkoiW7.png

Contratei 9 jogadores, sendo 7 abaixo da linha dos 23 anos e dois acima. Eron de 27 anos será nosso lateral direito e Cassiano como nosso xerife na zaga. A tática eu usei duas para treinamento: 4-2-3-1 - Gengepress Positiva que usei na temporada passada e a 4-1-2-3 - Equilibrada. Com essas formações táticas eu coloquei o grupo para treinar na Ilha da Madeira.

3ro3Yuz.png

Na pré-temporada na Ilha da Madeira eu usei todo o meu plantel. Jogadores contratados, alguns que ficaram e 4 jogadores da base entre 15 e 18 anos. Contratei também um jogador Koreano: Wan Cho. Joga como extremo direito e Médio Ofensivo.Com a equipe montada eu realizei apenas dois amistosos. União Leiria, vencemos por 2x1 e contra o Cova da Piedade e vencemos por 4x0.

bw222Qx.png

Faltavam poucos dias para começar a temporada com jogos pelas taças e pelo campeonato quando Zéquinha veio conversar comigo.

- Bom dia Mister.

- Fala Zéquinha!

- Mister eu gostaria que coloca-se meu nome na lista de transferências. Sinto que meu tempo aqui já passou, fora que a maioria dos meus amigos saíram. Me sinto um tio velho na frente dessa garotada.

- Que isso Zéquinha! Você não pode me deixar na mão. Você será nosso capitão e irá ajudar essa garotada a tentar levar o Vitória a primeira divisão portuguesa.

- Não sei chefe. Tem um monte de Minios aqui e não sei se eles iriam me escutar.

- Tenho certeza que podemos ser os malvados deles. Eu fora de campo e você dentro. Você ainda tem um ano de contrato, Certo? Então te dou dois anos de contrato e você será o capitão dessa molecada. O que acha?

- Ok Mister! Aceito os 2 anos de contrato e vamos tentar levar a equipe para a metade superior da tabela e quiçá a subida.Apesar das finanças em Modo Inseguro eu consegui montar um bom time e agora é começar os jogos.

NhAzkao.png

Diretoria deixou claro que não poderíamos cair de divisão, mas os jornalistas nos colocavam na 16ª colocação ao final da temporada e nós precisávamos reverter essa desconfiança. Nosso primeiro adversário da temporada foi o Leixões pela Taça Allianz.

WklssIS.png

Vencemos por 4x1 com show de Zéquinha e um gol de um avançado de 16 anos: Ronaldo. O garoto tem futuro. Com a classificação nós enfrentamos o Moreirense, vitória por 3x1 e novo show de Zéquinha. No Sorteio nós caímos num grupo forte com Sporting e Vitória de Guimarães. Veio enfim a nossa estreia na LigaPro:

GkhjDXV.png

Vencemos o Tondela na casa do adversário com gols de Zéquinha e outro do Koreano Wan Cho. O moleque tem futuro também. Na sequência vieram os empates contra Acadêmica de Coimbra, 1x1 e Benfica, 1x1. Destaque para Zéquinha que marcou os gols desses dois jogos.

DJAZ0kY.png

Vencemos o Leixões por 3x1, logo depois conhecemos nossa primeira derrota depois de um longo tempo invicto. Perdemos por 1x0 para a Trofense. Engraçado que nesse jogo o nosso domínio foi de 62% de posse de bola, mas como já dizia o poeta...Isso não ganha jogo, o que interessa é bola na rede. Vida que segue. Na sequência do campeonato e das taças nós tivemos mais algumas vitórias e derrotas e a mais dolorida até o momento foi contra o Nacional da Madeira:

AzDE4db.png

Perdemos feio. Eles tiveram mais de 60% de posse de bola e mais finalizações. Conversei de forma séria e pedi mais comprometimento da equipe para se evitar esse tipo de atuação. Zéquinha também pediu a palavra e olhou nos olhos dos seus companheiros e disse que entendiam uma oscilação aqui ou ali, por causa da juventude do elenco, mas que isso não poderia se repetir mais.

a2dXX5S.png

Tivemos também uma eliminação na taça de Portugal para o Boa Vista e uma derrota na estreia do grupo da Allianz Cup. Vitória de Guimarães 2x1 Vitória de Setúbal. Em outubro nós realizamos mais 5 partidas, sendo 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Foram 17 jogos no total, sendo 5 pelas taças e 12 pela LigaPro. Na liga nós temo até o momento 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Marcamos 15 gols e sofremos 16. Saldo negativo de 1 gol. Neste momento estamos em 5º lugar na tabela com 18 pontos. Uma temporada muito boa para quem subiu de divisão e que na visão dos jornalistas acabaria em 16º ao final do campeonato.Parece que o " Moleque" deu o jeito dele.

pUSuAlS.png

vjN7Q37.png

*** Direção injeta dinheiro.

*** Finanças do Clube.

*** Dsempenho do Treinador.

*** Análise de Dados.

*** Estatísticas dos Jogadores e Equipe.

OWwqwaB.gif

• LC changed the title to Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro I: " E o moleque deu o jeito dele."[Atz 12/01].

mesmo com equipa construída praticamente do zero, estás a fazer um excelente trabalho. Zequinha ama o clube e tinha mesmo de ficar. Nas taças deste o teu melhor, mas agora é foco total na Liga.

Uma campanha solida até aqui, o fato de perder para Nacional e Feirense realmente mostra que o Setubal ainda está um degrau abaixo, mas tambem oq não falta é agua para rolar por debaixo dessa ponte

Eu te entendo é muito difícil avançar nas taças cara kkkk

Boa Sorte LC

• LC changed the title to Gabriel Llorente: Diário de um treinador - Livro lll: The wall.[Atz 24/01].