Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Fotógrafo


Cadete213

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Uma pena que o sorteio colocou sua equipe logo de frente para o PAOK na Champions League, contudo, tem boa chance de continuar com o sonho europeu nesse confronto contra o BATE Borisov.

A equipe vai bem na Islândia e fiquei surpreso por ter conseguido o Berahino na idade que conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, Henrique M. said:

Uma pena que o sorteio colocou sua equipe logo de frente para o PAOK na Champions League, contudo, tem boa chance de continuar com o sonho europeu nesse confronto contra o BATE Borisov.

A equipe vai bem na Islândia e fiquei surpreso por ter conseguido o Berahino na idade que conseguiu.

PAOK foi demasiado forte mas vamos continuar a sonhar, para a Liga Europa. Quando me foi recomendado Berahino, nunca esperei que o conseguisse. Começou bem mas está baixando o nível. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salis Abdul Samed jogou comigo na primeira versão do Mathis Liam. Lembro que ele foi razão de destaque em post inclusive, mas não tenho certeza se foi porque jogou muito ou porque eu esperava que ele jogasse muito e decepcionou. Acho que foi por ter sido decepção.

No mais, li o tópico e gostei muito das fotos e histórias que tu trouxe. Quanto à parte esportiva, uma pena essa eliminação por 1 a 0 no agregado da Champions. Era esperado que perdesse dado o nível do adversário, mas fica o gostinho de que dava pra fazer o crime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutes ago, Danut said:

Salis Abdul Samed jogou comigo na primeira versão do Mathis Liam. Lembro que ele foi razão de destaque em post inclusive, mas não tenho certeza se foi porque jogou muito ou porque eu esperava que ele jogasse muito e decepcionou. Acho que foi por ter sido decepção.

No mais, li o tópico e gostei muito das fotos e histórias que tu trouxe. Quanto à parte esportiva, uma pena essa eliminação por 1 a 0 no agregado da Champions. Era esperado que perdesse dado o nível do adversário, mas fica o gostinho de que dava pra fazer o crime.

Espero que comigo não seja uma desilusão. Fico feliz por teres gostado das fotos e histórias. Fiquei orgulhoso da equipa na champions, mas agpra há que se concentrar na Liga Europa. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3EqSein.png

 

Foto do dia

A minha foto de hoje é de Kerið, um lago de cratera vulcânica localizado na área de Grímsnes, no sul da Islândia, ao longo do Círculo Dourado. É um dos vários lagos de cratera na área, conhecida como Zona Vulcânica Ocidental da Islândia, que inclui a península de Reykjanes e o Glaciar Langjökull, criada à medida que a terra se movia sobre um hotspot localizado, mas é o que tem a caldeira mais visualmente reconhecível ainda intacto.

A caldeira, como a outra rocha vulcânica na área, é composta por uma rocha vulcânica vermelha (em vez de preta). A caldeira em si tem aproximadamente 55m de profundidade, 170m de largura e 270m de diâmetro. A caldeira de Kerið é uma das três crateras vulcânicas mais conhecidas porque, com aproximadamente 3.000 anos, tem apenas metade da idade da maioria das características vulcânicas circundantes. Os outros dois são Seyðishólar e Kerhóll. Enquanto a maior parte da cratera é de paredes íngremes com pouca vegetação, uma parede é inclinada mais suavemente e coberta com um musgo profundo, e pode ser descida com bastante facilidade.

O lago em si é bastante raso (7 a 14 metros, dependendo da chuva e de outros fatores), mas devido aos minerais do solo, é uma água-marinha opaca e surpreendentemente vívida.

X6igXIt.jpg

 

Liga

Vamos primeiro à Liga. A luta continuava intensa e começamos esta fase logo com um jogo contra o FH, que apesar de estar uma época desapontante, é sempre um adversário complicado. E assim o foi, mas conseguimos uma vitória importante por 2-1, seguida de uma vitória estrondosa contra o Leiknir, por 4-0, e que nos deixou mais confortáveis no topo.

A equipa deslumbrou-se e com a rotação do plantel, devido aos jogos europeus, perdemos no terreno do Akureyrar. Voltamos às vitórias contra o IBV e KR Reykjavik, em casa, sendo depois surpreendidos, também em casa, contra o Valur. A distância já era confortável e estava mais concentrado nas competições europeias. Mesmo assim, era necessário vencer na Liga e assim o fizemos contra Grindavik, fora, e Stjarnan em casa. No último jogo, que não contava para nada, fomos derrotados pelo KR Reykjavik. Mais um dérbie perdido.

Y3XMzf0.png

Acabamos assim em primeiro, renovando o título. Curiosamente, tirando a derrota contra KR, as outras duas derrotas foram contra as equipas que viriam a terminar em 2º e 3º. O Leiknir teve uma reta final desapontante e ainda acabou em 4º lugar. FH confirmou a má época ao terminar em 8º. Stjarnan e IBV desceram de divisão.

mqFTv1I.png

No que às estatísticas de jogador dizem respeito, Bushiri acabou por se confirmar como a melhor contratação da época, tendo a melhor classificação média e também mais vezes o melhor em campo. Aasgaard também teve uma excelente época, sendo o 2º em termos de classificação média, seguido de K. Ingason. Este último foi o rei das assistências e o 2º melhor marcador.

pDYTIS1.png

Mais uma época memorável para o Vikingur com 3 troféus conquistados. Juntamos assim a Liga, à Taça da Liga e à Supertaça. O que ficou a faltar foi mesmo a Taça, onde a imprensa descreveu que fomos eliminados de forma humilhante, mas acabamos por rir por último.

jYJnIbp.png

 

Liga Europa

Liga Europa, competição internacional em que o Vikingur tinha que mostrar o seu valor e o dos clubes islandeses. Depois da eliminação na Champions contra um adversário superior, como foi o PAOK, tínhamos pela frente o BATE Borisov. O primeiro jogo foi fora, na Bielorrússia e chegamos voltamos para casa com uma vitória na mala. Jogo incrível da nossa parte. Na segunda mão, perante os nossos adeptos, dominamos por completo e vencemos por 3-0.

No play-off de acesso à fase de grupos, o adversário era o IFK Norrkoping, da Suécia. Um confronto entre Vikings. Desta vez, jogamos primeiro em casa. Mais um jogo quase perfeito da nossa parte, com uma vitória importante por 2-0, que nos dava algum conforto para a segunda mão. Na Suécia, defendemos bem, mas acabamos por sofrer um golo. O melhor, é que marcamos por duas vezes e voltamos a derrotá-los.

9br2XKq.png

Conseguimos assim uma qualificação histórica para a fase de grupos da Liga Europa. Não só é a primeira vez que nos qualificamos, como é a primeira vez que uma equipa islandesa se qualifica. Como já esperava, o grupo será muito complicado e iremos defrontar equipas muito mais fortes que nós. Marselha, Southampton e Dínamo Zagreb serão os nossos adversários. Iremos disfrutar ao máximo desta experiência.

IFxJujE.png

 

Notícias

No que às notícias diz respeito, posso adiantar que são duas boas notícias. A primeira é em relação às finanças. Com a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, recebemos um bom prémio monetário e saímos da linha vermelha. Se antes devíamos mais de 2 milhões de euros, agora temos saldo positivo. Só em prémios, foram quase 4 milhões de euros a entrar nos nossos cofres. Já podemos respirar melhor.

cruLwgW.png

Já as camadas jovens, acabam a época com o título de campeões da Divisão A da sua categoria. O futuro continua garantido e tenho mantido alguns jogadores debaixo de olho.

W6kzny1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - Vikingur Reykjavík - 2024 (Atualizado: 03/02)

Excelente série de resultados a coroar mais uma fantástica temporada na Islândia e com derrotas que nem afetam assim tanto dada a larga vantagem que tinhas. Já há muito pouca competição aí e a prova disso é o top3 da classificação média ser todo teu.

Quanto à Liga Europa, fantástico trajeto! Uma demonstração de força ao eliminar dois clubes teoricamente melhores como o BATE e os suecos. O sorteio da fase de grupos não foi simpático, mas como dizes e bem, é desfrutar ao máximo de poder jogar num estádio inglês e no Velodrome. Quem sabe não somas até uns pontos engraçados que te permitam ir para Conference. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutes ago, Vltx said:

Excelente série de resultados a coroar mais uma fantástica temporada na Islândia e com derrotas que nem afetam assim tanto dada a larga vantagem que tinhas. Já há muito pouca competição aí e a prova disso é o top3 da classificação média ser todo teu.

Quanto à Liga Europa, fantástico trajeto! Uma demonstração de força ao eliminar dois clubes teoricamente melhores como o BATE e os suecos. O sorteio da fase de grupos não foi simpático, mas como dizes e bem, é desfrutar ao máximo de poder jogar num estádio inglês e no Velodrome. Quem sabe não somas até uns pontos engraçados que te permitam ir para Conference. Boa sorte!

Derrotas acabaram por não afetar pois o Leiknir perdeu imenso gás na fase final. O domínio é cada vez maior e com o dinheiro das competições europeias poderá aumentar ainda mais. Na Liga Europa, excedemos as expetativas e fiquei contente por defrontar o Norrkoping e não uma equipa mais forte. Jogar no St Mary e no Velodrome será fantástico, tal como no terreno do Dinamo Zagreb que tem um ambiente assustador com seus adeptos fanáticos. Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, temporada já é enorme não só por confirmar o título e o domínio nacional, mas também pela classificação histórica para a fase de grupos! O trajeto não foi fácil e bateu equipes acostumadas a entrar nessas fases. Agora vai sem pressão, o que conseguir nessa fase já vai ser histórico para o clube e o país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutes ago, victor095 said:

Parabéns, temporada já é enorme não só por confirmar o título e o domínio nacional, mas também pela classificação histórica para a fase de grupos! O trajeto não foi fácil e bateu equipes acostumadas a entrar nessas fases. Agora vai sem pressão, o que conseguir nessa fase já vai ser histórico para o clube e o país.

Obrigado. O domínio nacional começa a se tornar evidente e agora é ir o mais longe possível a nível europeu. Conseguimos boas vitórias e agora é continuar a fazer história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como era de se esperar, já domina completamente o cenário nacional. Agora o que importa é a disputa europeia mesmo, onde conseguiu uma excelente classificação para a fase de grupos. Deve ser o saco de pancadas, mas só chegar ali já merece os parabéns. E vale muito em termos financeiros. 

Uma pergunta: como são os planos do treinador no momento? Continuar no clube por mais uns anos ou já pensa em um futuro em outro lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Danut said:

Como era de se esperar, já domina completamente o cenário nacional. Agora o que importa é a disputa europeia mesmo, onde conseguiu uma excelente classificação para a fase de grupos. Deve ser o saco de pancadas, mas só chegar ali já merece os parabéns. E vale muito em termos financeiros. 

Uma pergunta: como são os planos do treinador no momento? Continuar no clube por mais uns anos ou já pensa em um futuro em outro lugar?

Pois é. Mesmo sendo saco de pancadas, irá valer pela experiência e pelo dinheiro para o clube. De momento, estou à procura de nova aventura, mas enquanto não aparecer nada, irei ficar no Vikingur. Não está fácil arranjar novo clube. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um ano de sonho para o Vikingur! A tríplice coroa local é um feito sempre extraordinário, que pode virar rotina para o time.

Quanto ao sorteio da Liga Europa, acredito que vai ter muitos problemas contra OM e Southampton, mas que se vencer o Zagreb e arrancar alguns pontos dos favoritos, pode até brigar pelos playoffs, vamos ser otimistas aqui!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutes ago, PedroJr14 said:

Mais um ano de sonho para o Vikingur! A tríplice coroa local é um feito sempre extraordinário, que pode virar rotina para o time.

Quanto ao sorteio da Liga Europa, acredito que vai ter muitos problemas contra OM e Southampton, mas que se vencer o Zagreb e arrancar alguns pontos dos favoritos, pode até brigar pelos playoffs, vamos ser otimistas aqui!

Boa sorte!

Mais uma bela época a nível interno com troféus a prová-lo. Na Liga Europa, também temos que ser realistas e saber que será extremamente complicado pontuar, mas há que sonhar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nível nacional o Vikingur já domina completamente, tanto que a  tríplice coroa veio. Na fase de grupos eu espero que se classifique junto com o Marseille. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitou o embalo das partidas na liga pra engatar uma classificação simplesmente histórica para o futebol islandês, chegando à fase de grupos da Liga Europa. Ali, seu adversário é o Dínamo. É pouco provável que tire pontos dos outros 2, mas essa experiência internacional é sempre boa.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título nacional! 

Na UEL o grupo não é dos mais fáceis, mas de todo modo já fez uma boa campanha, eliminando um rival nórdico no caminho e dando um respiro pras finanças com o dinheiro da competição continental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de inscrever-me por cá e já tenho visto/lido a dinâmica do fórum há uns dias, portanto, o meu primeiro comentário tinha que ser neste teu save :D

Muito bem apresentado (como é apanágio teu) e com resultados interessantes. Já se nota o crescimento do clube e já começa a haver algum respeito mesmo em termos de competições europeias. Neste tipo de ligas é sempre difícil conseguir algum prestígio europeu, até porque os calendários são por norma desfasados daquilo que vemos nos principais campeonatos do continente. Ainda assim, parece-me claramente que tens já algum domínio a nível interno e que isso irá aumentar nas próximas temporadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, LC said:

A nível nacional o Vikingur já domina completamente, tanto que a  tríplice coroa veio. Na fase de grupos eu espero que se classifique junto com o Marseille. Boa sorte na sequência.

domina mesmo e é para continuar. Estamos a sonhar demasiado alto amigo. Obrigado.

10 hours ago, Fujarra said:

Aproveitou o embalo das partidas na liga pra engatar uma classificação simplesmente histórica para o futebol islandês, chegando à fase de grupos da Liga Europa. Ali, seu adversário é o Dínamo. É pouco provável que tire pontos dos outros 2, mas essa experiência internacional é sempre boa.

Boa sorte!

Embalou bem e a qualificação acabou por surgir, abrindo assim um capítulo bonito na história do futebol islandês. Vamos aproveitar a experiência. Obrigado.

25 minutes ago, div said:

Parabéns pelo título nacional! 

Na UEL o grupo não é dos mais fáceis, mas de todo modo já fez uma boa campanha, eliminando um rival nórdico no caminho e dando um respiro pras finanças com o dinheiro da competição continental.

Obrigado. Nada fácil e teremos que dar tudo em todos os jogos, para deixar uma boa imagem. Finanças já respiram bem agora.

6 minutes ago, Martini Branco said:

Acabei de inscrever-me por cá e já tenho visto/lido a dinâmica do fórum há uns dias, portanto, o meu primeiro comentário tinha que ser neste teu save :D

Muito bem apresentado (como é apanágio teu) e com resultados interessantes. Já se nota o crescimento do clube e já começa a haver algum respeito mesmo em termos de competições europeias. Neste tipo de ligas é sempre difícil conseguir algum prestígio europeu, até porque os calendários são por norma desfasados daquilo que vemos nos principais campeonatos do continente. Ainda assim, parece-me claramente que tens já algum domínio a nível interno e que isso irá aumentar nas próximas temporadas. 

Olha lá quem é ele...benvindo amigo. Obrigado pelos elogios, fico lisonjeado. Domínio interno já foi estabelecido e agora vamos disputar a fase de grupos, com o campeonato já terminado. Veremos o que sai daqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3EqSein.png

 

Foto do dia

Ora bem meus caros, chegou a hora de mudar de cenário em relação à minha foto do dia, dos locais que já visitei. Próxima paragem é o Gambia. 

Oficialmente República da Gâmbia, é um pequeno país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal, que cerca a Gâmbia por todos os demais lados. Sua capital é Banjul.

A língua oficial é o inglês. Os portugueses foram o primeiro povo europeu a decidir estabelecer uma colônia no Rio Gâmbia, ponto estratégico no comércio de escravos. Em 1765, a Gâmbia tornou-se colônia britânica, sendo unida ao país vizinho, sob o nome de Província da Senegâmbia. Em 1965, a Gâmbia tornou-se independente do Reino Unido. Desde que se tornou um país independente, a Gâmbia teve apenas três presidentes – Dawda Jawara, que comandou o país por três décadas, até 2004 o governante Yahya Jammeh, que ascendeu ao poder ao comandar o golpe que derrubou seu antecessor e Adama Barrow eleito por eleições diretas em 2016.

A economia da Gâmbia é centrada na agricultura, pecuária, pesca e principalmente no turismo. Em Julho de 2017, a população era de 2 051 363 de habitantes.

tbjPjli.jpg

 

Liga Europa

Vamos aos jogos e ao nosso estimado e amado Vikingur Reykjavik, que tornou-se na primeira equipa islandesa a disputar a fase de grupos da Liga Europa. O jogo de estreia era extremamente complicado. Fomos ao sul de Inglaterra, defrontar os Saints. Sabíamos das dificuldades que tínhamos pela frente mas fomos enormes e orgulhamos o nosso país. Como esperado, fomos dominados mas Aasgaard, aos 58mn, marcou o 1º do encontro. Teríamos surpresa? Não. O Southampton, apoiado pelos seus adeptos, empatou aos 75mn e manteve a pressão até marcarem o golo da vitória, aos 80mn. Deixamos boa imagem.

g4WON9m.png

No segundo jogo, estreia em casa, mas emprestada. Devido aos regulamentos da UEFA, tivemos que ir ali ao lado, ao Estádio Nacional, para receber o Marselha. Um gigante do futebol francês mas que demos mais luta e até que foi um jogo bem equilibrado. A eficácia dos franceses foi o que lhes valeu. Caleta-Car e Milik marcaram os golos dos visitantes. Ainda conseguimos reduzir por Ingason, mas não foi o suficiente para evitarmos a derrota.

M8inFF2.png

Outro marco histórico para o clube, foi a quebra do recorde de assistência. Quase 9 mil espetadores no estádio a ver o jogo contra o Marselha. Quase que dobramos o anterior recorde.

raVdaJN.png

Mais um jogo em casa, mais um jogo equilibrado...e mais uma derrota por 2-1. Diria que é a maldição do 2-1. Dinamo Zagreb foi o adversário e fomos para casa com um sabor amargo a injustiça no marcador. O que é certo, é que esta é uma fase de aprendizagem para o clube e jogadores e espero que aprendam muito com esta experiência.

yi49GGS.png

Voltamos a viajar e desta vez fomos ao Maksimir, com seu ambiente infernal, devido aos adeptos fervorosos do Dinamo Zagreb. Este, foi um jogo onde o nosso adversário teve maior posse de bola, mas nós fomos mais objetivos e eficazes, com imensos remates. Jogamos o suficiente para marcar um golo e não sofrer, garantindo assim a primeira vitória na fase de grupos desta competição. Samed foi o herói do jogo e escreveu seu nome na história do clube. Que bem que sabe vencer uma partida nesta fase da prova.

sEeTTU4.png

O estádio que mais queria visitar era o Velodrome, na bela cidade de Marselha. Infelizmente, era o que os meus jogadores também queriam e acabaram por se deslumbrar um poucos com o ambiente e arredores. Foi um daqueles jogos (mais um) que valeu de lição para tudo e todos. O placar espelha o que aconteceu dentro das 4 linhas e aceito o 3-0 final. 

bOq40JZ.png

No último jogo, recebemos o Southampton e a maldição do 2-1 voltou. Os ingleses foram melhores, há que admiti-lo e ao intervalo venciam por 2-0. Esboçamos uma pequena reação na 2ª parte, mas só marcamos aos 88mn. Foi tarde e apesar de um forcing final, não conseguimos o tão desejado golo que nos daria o empate e mais algum dinheiro para os nossos cofres.

vkgdkLh.png

E assim terminou a primeira participação na fase de grupos da Liga Europa. Adorei a experiência mas infelizmente, acabamos em último lugar. Apesar dos mesmos pontos que o Dínamo Zagreb e melhor diferença de golos, ficamos atrás na tabela devido ao confronto direto. Enfim, para o ano é tentar novamente a qualificação e lutar por fazer melhor. Southampton venceu o grupo, com os mesmos pontos que o Marselha.

YVuZcym.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - Vikingur Reykjavík - 2024 (Atualizado: 07/02)

Caramba. Último lugar na fase de grupos da Liga Europa. Espera um pouco mais, pois o time é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fez história com a classificação, sabíamos que seria tudo novo para os jogadores e muito difícil para o clube, mas ganhar experiência europeia com certeza foi o diferencial nessa participação. Apesar disso, ainda fez jogos duros contra os 3 adversários. Na próxima acredito que pode surpreender mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

História feita! Batendo o recorde de assistência de adeptos do clube e vencendo pela primeira vez numa fase de grupos das competições europeias. Grande vitória em Zagreb. Referir que nos restantes jogos, deste imensa luta a todas as equipas e que acabas por sair de pé! O caminho faz-se caminhando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, LC said:

Caramba. Último lugar na fase de grupos da Liga Europa. Espera um pouco mais, pois o time é bom.

Estreias têm destas coisas. Mas valeu pela experiência. Foi a maldição do 2-1, hehe. Obrigado.

2 hours ago, victor095 said:

Já fez história com a classificação, sabíamos que seria tudo novo para os jogadores e muito difícil para o clube, mas ganhar experiência europeia com certeza foi o diferencial nessa participação. Apesar disso, ainda fez jogos duros contra os 3 adversários. Na próxima acredito que pode surpreender mais.

Experiência contou muito e fez a diferença. Queremos chegar lá outra vez, mas para surpreender. Obrigado.

1 hour ago, Martini Branco said:

História feita! Batendo o recorde de assistência de adeptos do clube e vencendo pela primeira vez numa fase de grupos das competições europeias. Grande vitória em Zagreb. Referir que nos restantes jogos, deste imensa luta a todas as equipas e que acabas por sair de pé! O caminho faz-se caminhando. 

Já nos recordes do clube. Não esperava pela vitória em Zagreb, depois da derrota em casa. Demos luta mas não foi suficiente para a surpresa. Devagar, devagarinho, faz-se o caminho. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena os resultados na Liga Europa. O time chegou bem perto de fazer mais em várias partidas, mas sempre faltou um pouco.

Não que a campanha não tenha sido boa. Chegou na fase de grupos pela primeira vez, ganhou experiência, e sai até com uma vitória pra contar (olha o Abdul Samed aí sendo destaque). E ainda jogou diante de uma multidão histórica para o clube. Acho que dá pra ficar contente, apesar da maldição do 2 a 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está com o time voando e alcançando muita coisa pelo tempo de trabalho, uma vitória na europa league é pra se comemorar sim e muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cadete213 changed the title to O Fotógrafo - SC Braga - Problema com o jogo (Atu 11/09)
  • div changed the title to O Fotógrafo
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • whcampos123
      Por whcampos123
      Alguém sabe onde posso baixar uma atualização para FM22?
×
×
  • Criar Novo...