Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

Apresentação

Fala, pessoal, tudo bem? Não sei se posso bem me chamar de um contador experiente mas, após o sucesso do Hernandéz Fernandéz na busca para ser um milionário, resolvi voltar com um desafio que tem alguma relação com o que se passou por lá.

Para quem não me conhece, sou Pedro Ribeiro, professor de história oficialmente e um antigo jogador de FM nas horas vagas, que busca aprender um pouco mais sobre esse cativante jogo. Uma das coisas que está na minha lista de aprendizado é a gestão individual de um clube: por ser muito apegado a saves carreiras, estilo preferido, eu nunca aprendi a ser um grande gestor que se preocupa e revoluciona cada etapa de sua equipe, sempre fiz o básico para funcionamento do time principal e aquilo era suficiente. Portanto, ao pensar o novo save eu tinha em mente que ele precisava ser de clube, faltava só decidir qual. Meu coração futeboleiro está na América do Sul e eu não tive entusiasmo para assumir clubes europeus nesse momento, então, logo me voltei ao continente e decidi escolher a Colômbia por 2 motivos: o primeiro é que o Nandéz não passou pelo país e eu senti falta de conhecer melhor uma liga que manteve-se grande durante todo meu save (arrisco dizer que era a 3ª ou a 4ª em disputa com o Paraguai), o segundo motivo é que o campeonato nacional se decide em mata-mata, o que impede o save de se tornar monótono caso eu monte um mega time, afinal, vou continuar tendo o frio na barriga na fase final do campeonato.

Quando comecei a pesquisar, logo bati o olho no time, nas histórias que lhe permeiam e sabia que queria repetir o principal feito de sua história: ganhar uma Copa Libertadores! Ficou fácil, agora todos sabem, o time escolhido é o Once Caldas!

thumb2-once-caldas-4k-leather-texture-logo-green-red-lines.jpg

O Once Caldas S.A é um clube de futebol colombiano localizado na cidade de Manizales, uma das cidades que compõem o eixo do café. O clube foi fundado em 1947 como Deportes Caldas, sendo campeão nacional em 1950, em uma primeira gloriosa fase da equipe.

É a partir apenas de 1961 que a equipe adota o nome de Once Caldas, após fechamento do Deportes Caldas e fusão com o Deportivo Once. Engana-se quem pensa que foi a única troca de nome da equipe colombiana, o Once Caldas foi pioneiro na comercialização de naming rights e negociou o próprio nome: foi chamado de Cristal Caldas e Once Phillips, entre outras marcas, durante os anos 70 e 90, retornando ao Once Caldas de 1996 em diante.

Curiosamente falando, a fase de retorno ao nome original marcou o grande período da história do clube: em 1997, sob o comando de Javier Álvarez, a equipe se fortalece e chega a um vice-campeonato nacional no ano seguinte. Continentalmente, o Once participa da Copa Conmebol em 1998 e debuta na Libertadores em 1999, quando demonstra a força do estádio Palogrande ao vencer o River Plate por 4-1 e o Deportivo Cali por 3-0 (nota importante: o Deportivo Cali acabou vice-campeão daquela Libertadores). A força da equipe em casa vai ficar marcada pois a primeira derrota em Manizales só vem a acontecer na Libertadores de 2011 contra o Universitario San Martin após mais de 20 jogos de invencibilidade.

A grande fase da história da equipe fica marcada por dois títulos: o Apertura de 2003, conquistado no templo Palogrande em cima do Junior de Barranquilla, que garantiu vaga para a mística Libertadores de 2004.

Verdadeiro motivo pela escolha do clube, é possível dizer de forma mais empolgada que talvez tenha sido a maior campanha da história da Libertadores. Pelo menos no século eu afirmo com alguma tranquilidade isto. O Once Caldas sai de um grupo relativamente tranquilo mas já elimina o Vélez Sarsfield, passa nos pênaltis contra o Barcelona de Guayaquil nas oitavas e aí começa a façanha: elimina o Santos, que viria a ser campeão brasileiro em 2004, passa pelo São Paulo, o campeão da Libertadores no ano seguinte, com um gol aos 45’ do segundo tempo, sobrevive a uma temível Bombonera e na grande final diante do Boca Jrs de Tevez, Bianchi e cia, atuais campeões da Libertadores na ocasião, o Once levanta o caneco após o empate em 1-1 no tempo regulamentar e um 2-0 nas penalidades. Quem diria que o Once Caldas faria o Boca Jrs tremer ao ponto de perder as 4 cobranças. Todos os jogos decisivos acontecem em Palogrande, que se consolida como uma verdadeira fortaleza. Para quem quiser conhecer mais detalhadamente a campanha, recomendo esse texto ou esse podcast, que já fala sobre a final do Intercontinental contra o Porto.

A campanha do Once Caldas naquela Copa não tem grandes destaques individuais, o goleiro Henao talvez tenha sido o nome de maior impacto e ele será assunto mais a frente. O que fica bem marcado como tipicamente Once é o forte sistema defensivo, capaz de sofrer poucos gols mesmo fora de casa e que deu força ao completo azarão. 

Once-Caldas-Libertadores.jpg?fit=1366,768&ssl=1

Após a conquista da Libertadores, o Once Caldas disputou o último Intercontinental da história no formato consagrado pelos anos 80-90 contra o Porto e por pouco, muito pouco, não carregou também a alcunha de campeão mundial. Após resistir mais uma vez, a partida termina num 0-0 que leva a disputa para os pênaltis. Após 4 cobranças para cada lado, o Once estava a 1 gol de ser campeão mas Jonatan Fabbro desperdiçou a cobrança, o Porto empatou e acabou vencendo por 8-7 a disputa.

(Nota irrelevante: Jonatan Fabbro, o homem que perdeu esse pênalti, é ex-marido de Larissa Riquelme. Aos que ganharam idolatria por ela e sua relação com o Nandéz, vale a menção)

Como todo time de sucesso na América, o Once foi desfeito rápido por mercados de maior dinheiro, viu seus destaques ruindo e seu treinador, dono da estratégia defensiva de sucesso, terminou tetraplégico dias após a derrota para o Porto. Com isso, a equipe não galgou maiores sucessos, sendo vice na Recopa para o Boca Jrs, campeão da Sula, e eliminado nas oitavas da Libertadores seguinte.

O último suspiro de grandeza do Once se deu com o bicampeonato colombiano no Apertura 2009 e Finalizacion 2010, sendo o último dos 4 títulos nacionais que a equipe tem em sua sala de troféus. Desde então, o Once Caldas é um time que nunca caiu mas também que não disputa mais os títulos, na posição de médio do futebol colombiano.

Será que agora voltará aos anos de glória? Ao menos, um velho conhecido promete mudar tudo!

 

O Treinador

20170104145813764186o00f2e1698753d6b0.jpg

De todos os nomes possíveis, talvez ninguém simbolize mais aquela conquista de 2004 que Juan Carlos Henao, goleiro que passou 18 anos de sua carreira defendendo as cores do Once Caldas. Nascido em 30/12/1971, Henao tinha 20 anos quando fez sua estreia pela equipe em 1992 e galgou espaço pouco a pouco até se tornar uma referência no clube em 2004. Na mágica campanha, Henao era o homem de segurança de uma defesa que raramente era vazada ou cedia espaço aos atacantes adversários, além disso, aquele título tem a cara de Henao: foi ele que parou a cobrança final xeneize e pôde partir para a galera como o herói (foto acima).

Após o título, Henao foi mais um dos que acabou saindo do clube, contratado pelo Santos mas sem maiores sequências desde então, quando passou pelo Millonarios, Atletico Maracaibo e Real Cartagena. Em 2010 retornou ao Once Caldas onde ficou até 2016, encerrando sua carreira com 45 anos.

(Nota importante: o ex-goleiro Henao é preparador de goleiros de um pequeno time colombiano. A fim de “apagá-lo” foi criada uma alcunha para ele, como se fosse outra pessoa)

 

Objetivo Principal:

- Ganhar novamente a Libertadores

Confesso que poderia fazer uma intensa lista e criar relações com as regras mas não me sinto confortável com isso. É claro que desejo ser campeão nacional, pretendo ter uma defesa de respeito e quero fazer valer o fator casa com a mística que Manizales merece, mas são coisas pouco palpáveis e de difícil controle. Resumir isso ao fato mais difícil, e motivador para a história, me parece suficiente.

- Tornar o Once Caldas uma referência dentro da Colômbia

Essa talvez seja uma meta “vazia” por assim dizer mas eu explico: na motivação para criar o save, eu queria ser capaz de desenvolver o clube como um todo, aprendendo um pouco sobre fornadas, comissão técnica e afins. É difícil criar parâmetros para colocar isto em objetivos, então, reúno neste ponto tornar a equipe a mais rica do país, ter condições de treino de topo, tal qual base e comissão técnica.

 

Regras:

- O sistema tático deve sempre ter mentalidade defensiva.

Pois bem, se o ferrolho de Once ficou tão marcado na conquista da Libertadores de 2004, a forma mais justa de homenageá-lo é repetir o feito. Eu pensei até em repetir o sistema tático mas para isso existe um grande problema: eu teria de rever jogos do Once Caldas para definir sistema, jogadores e funções. Como o trabalho seria demais, ainda que sejam jogos muito bacanas, vou me limitar a sempre adotar a postura defensiva independente de qualquer coisa. Para mim, um adepto da parte tática mas viciado no “positiva” vai ser uma experiência bem curiosa.

 

Informações do Save:

Database

data-basefdaba175625fcb30.png

O save foi criado na Colômbia em fevereiro de 2020 mas por razões românticas, explicadas a frente, foi andado randomicamente até 01 de julho. Carreguei as ligas todas sul-americanas, tal qual todos os jogadores do continente, para aumentar a competitividade no torneio. Também acrescentei algumas divisões europeias para tornar o save um pouco maior do outro lado da fronteira. Ao todo são 88 mil jogadores e 2,5 estrelas de desempenho, posso eliminar ligas ao longo do período se considerar necessário mas avisarei caso aconteça.

O estilo de postagem será todo voltado para os jogos, sem nenhum elemento ficcional. Visando diminuir meu trabalho e dar uma razão de ser, os posts serão escritos em dois formatos: como um blog de torcedor do Once Caldas, para melhor contar jogos, e um diário do treinador, para acompanhar a parte tática e crescimento da equipe. É um modelo experimental que me parece mais satisfatório, tal qual a Db se preciso for mudar, aviso dentro do desenvolvimento da história.

A apresentação do time no jogo, do treinador e tudo que percebi de entrada estarão postos no primeiro post que vai abaixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

1 de Julio – Um novo mágico dia!

16 anos atrás, exatos 16 anos atrás, a maior das histórias se concluía. Eu era garoto, um jovem colombiano ainda deslumbrado ao ver o time de minha cidade numa final que só os vendidos de Medellín foram campeões. Lembro como se fosse hoje quando Cangele ajeitou a bola, partiu e Henao atajó! Naquela que viria a ser a narração de minha vida. Eu tinha 15 anos em 2004, já me chamava Pedro Pompeo, mas naquela euforia vivida em Palogrande eu ganhei uma referência eterna que atende pelo nome de Juan Carlos Henao.

Hoje inauguro este blog como uma singela homenagem ao maior dos maiores, ao predestinado, ao herói de uma grande torcida. “La Fortaleza de Manizales” nasce com o intuito de cobrir nosso gigante Once e mais do que isso, cobrir a volta da lenda ao local que ele sempre foi e fez feliz.juan-carlos-henao-e56faf3c-26ad-47bf-b896-2037a1a4251-resize-750.jpeg

Nesta tarde, em uma modesta mas digna entrevista, Juan Carlos Henao foi apresentado como goleiro do nosso Once Querido. Um nome surpreendente, haja visto que o próprio goleiro já recusara esse convite em outras oportunidades, mas que agora se diz preparado para recolocar o Once Caldas de volta a maior prateleira do país, custe o tempo que custar, e sabemos que paciência é um forte de nosso herói, assim como é uma virtude de nossa torcida:

Todos sabem o quanto amo e quero passar meus dias dentro deste clube, por mim eu teria assumido a equipe muito antes mas precisava estar preparado. Pude estudar, fiz cursos e hoje me sinto respaldado por algo a mais que paixão. O convite existiu e assumo a equipe para o Finalización com as melhores expectativas do mundo”

Abaixo está um breve perfil de nosso treinador, com ênfase as atribuições de goleiro por razões óbvias, e experiências adequadas ao cargo de comando do Once Caldas.

estilo-treinador812e00c2790f3772.png

A cerimônia teve de lembrar, é claro, a boa campanha da equipe na primeira fase e os agradecimentos feitos ao treinador Robert Hubdert, na equipe desde 2017, que vinha entregando bons resultados mas nenhum extraordinário. Para melhor entendermos, o que se passou com o Once Caldas, a equipe LFM composta por mim e eu mesmo, traz uma breve retrospectiva do Nacional nesta temporada.

 

Campeonato Colombiano

Disputado no já consagrado modelo de Apertura e Clausura, a Colômbia mantém seus torneios de forma independente, isto é, o campeão de cada um desses torneios é campeão e ponto final, não há um confronto entre os dois campeões para definir o título nacional, modelo que existe no Uruguai, por exemplo.

Tanto Apertura quanto Clausura ocorre com 20 times que se enfrentam em turno único e os 8 melhores avançam para a segunda fase, onde as equipes são divididas em 2 grupos com 4 times cada: as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo e os campeões do grupo se enfrentam na verdadeira final. O rebaixamento se define a partir do somatório de todo o ano, ou seja, são 2 torneios “independentes” mas só uma geração de 2 rebaixados por ano, assim como, as vagas continentais: os campeões ganham 1 vaga na Libertadores, o campeão da Copa ganha uma terceira e a 4ª vaga fica com a equipe que mais pontuou e não foi campeã na primeira fase somada de Apertura e Clausura. Seguindo essa “classificação anual” mais 4 times vão para a Copa Sul-Americana de acordo com a sua posição na tabela.

Em 2020, o Apertura foi disputado e teve uma primeira fase bastante acirrada, com nosso Once arrancando na reta final para conquistar a 7ª colocação e a vaga na segunda fase. Entretanto, com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, o Once ficou em terceiro no seu grupo, conquistado pelo Santa Fé que viria a ser campeão do Apertura nos pênaltis diante do Millonarios.

Haja visto a expectativa da imprensa e mesmo de nossa torcida sobre as possibilidades, eu diria que a campanha foi até superior ao imaginado: a primeira fase ficou marcada por um período de derrotas pesado, entretanto, na reta final a equipe cresceu e na fase de grupos carrega a honra de ter vencido o Santa Fé por 4-2 2 jogos antes deles se consagrarem campeões. Eu acompanhei o trabalho como torcedor, sei que há uma base e não farei grandes mudanças a priori, é possível até que mantenhamos o 4231 praticado que o elenco tem familiaridade, mas se cheguei aqui foi para fazer algo diferente e quero utilizar esse Clausura para testar bastante, quem sabe chegar forte na segunda fase”. Essas foram as palavras de Henao ao ser questionado sobre o primeiro semestre do El Blanco Blanco, deixando claro que podemos mais se fizermos diferente. Abaixo a ilustração desse campeonato, divididos em 1ª fase, fase de grupos e grande final.

lfm-campeonato-nacional9a90b8e5b08419e7.

Outra competição jogada é a Copa da Colômbia. O torneio tem um formato um pouco mais compleo mas também de simples compreensão: é levado em conta o desempenho dos times no ano anterior, os 8 melhores da liga nacional entram na segunda fase da competição, enquanto os outros times da Série A e B disputam uma fase de grupos. São 7 grupos de 4 times, jogando entre si turno e returno, onde o líder de cada grupo e o melhor segundo colocado de todos os grupos, avança para a segunda fase com os melhores times do país. A partir de então, é mata-mata direto, em 2 jogos por fase. O Once Caldas estreia na competição diante do Alianza Petrolera.

 

Elenco

plantel-052085f6bd5bbe4cf.png 

A primeira coisa a ser dita sobre o conjunto de jogadores é com relação a sua quantidade: são 30 jogadores no elenco principal, muitos deles com pouca participação nesse primeiro semestre. Tal número é sempre um complicador pois, nas palavras de Henao, “para trazer um jogador é necessário abrir mão de 2, pelo menos. Trinta já é um número excessivo e que supera o ideal”. Para melhor entender as carências e os excessos, falemos setor por setor numa análise bem detalhada.

Goleiros

Um clube que tem Henao no comando precisa de um grande camisa 1 e a bem da verdade, o Once hoje conta com 3 de bom nível. Dono da posição, o paraguaio Gerardo Ortíz é cotado para ser o titular e o capitão dessa equipe, tal qual já foi de forma satisfatória no primeiro semestre. Sergio Román e Jeison Truque são bons e nacionais, é importante mantê-los para apostar na evolução de duas figuras que claramente estão abaixo de Ortíz.

plantel-1ortiz346a88aa2390c7ba.png

Defesa

A equipe conta atualmente com 7 zagueiros em seu elenco e somente Jorge Cardona destoa pelos baixos atributos técnicos. Os demais não são espetaculares mas todos mantém a qualidade na defesa, com destaque para o veterano Andrés Correa, de 36 anos, mas fisicamente impecável a ponto de ser uma segurança para a defesa nesses primeiros momentos.

plantel-2correaf1430d123b8d23c8.png

Na outra ponta, Luis Payares e Sebastián Palma são jovens com alto potencial e capacidade de formar um trio de zaga sólido, caso seja do interesse de Henao. É um leque de opções fartos e que só vai ser melhor entendido quando as partidas começarem.

Na lateral esquerda, destaque absoluto para Elvis Mosquera, de cara o dono da posição pelo bom conjunto de atributos técnicos e físicos, enquanto na direita são 3 jogadores aptos a atuar em bom nível, sendo Carlos Pájaro aquele que merece maior destaque.

 

Meio Campo

Se ter defensores de bom nível mas nenhum espetacular é olhar o copo meio cheio para um setor que exige regularidade, o Once Caldas tende a ter problemas com meio campistas também de bom nível mas sem exceder em nada a média. Nesta faixa do campo, os bons nomes são todos de maior idade: Alejandro Bernal, de 32 anos, é um meio defensivo completo e vive a última boa fase física na carreira; Sebastián Hernandéz, com 33 anos, é outro que decai fisicamente e é a peça de maior criatividade para Henao no comando desse meio campo; e sem exalar jovialidade mas curtindo o auge, Kevin Londoño e Juan Rodríguez são homens capazes de compôr bem esse meio campo e bem avaliados pelo mercado financeiro da bola.

plantel-7bernalea8b32377f10492d.png

 

Ataque/Pontas

Reúno os pontas junto dos atacantes pois os segundos são uma extensão dos primeiros e é aqui que se encontra o pior dos setores da equipe.

Nas pontas, dá para se dizer que não se salva praticamente ninguém, a única exceção é Pablo Rojas, que veio emprestado pelo Jaguares. Mais técnico e menos físico, o jogador parece ser inteligente para a função mas não vai jamais ser o homem de velocidade que um bom ponta costuma ser.

plantel-10rojas98ac71a15d476af8.png

No ataque, o grande nome atende por Roberto Ovelar: centroavante clássico, forte, boa impulsão e um finalizador de alto nível, homem que garante os pênaltis mais difíceis sempre que necessário. De tão clássico, Ovelar tornou-se velho e é preocupante ter como melhor atacante um jogador de 35 anos com essa capacidade física.

plantel-10ovelard4402f4b18c8bd06.png

Além dos já mencionados, Johan Carbonero, David Lemos e Marcelino Carreazo são as outras peças que merecem menção no ataque. Todos os três são atacantes por dentro com pouca capacidade de ser um ponta, o que de cara vai ser um desafio a Henao: a herança do time era um 4231 mas as condições para repeti-lo são muito ruins.

 

Diário de um Treinador

Pois é, leitor do Fortaleza de Manizales, você achou que ficaria sem surpresa? Para melhor desenvolver o diário de acompanhamento de nosso Deus Henao, nada mais justo que abrir para ele um espacinho para comentários sobre o andamento do time. Hoje a palavra dele é quanto a questão tática:

Sim, eu sei que no meio desse texto eu prometi em coletiva que manteria o 4231 do antigo treinador para não dificultar as coisas, mas a verdade é uma só: sem pontas e com muitos defensores, o esquema era insano e me obrigaria a investir em novos jogadores, o que não é algo pensado por agora.

O que vocês verão abaixo é a minha prancheta e ela é um mero rascunho, mas eu conto como cheguei até ela. Temos bons zagueiros, bons mesmos, e laterais que jogam na ala como posição natural. A combinação por si só era um convite a uma linha de 5 com maior liberdade a esses laterais para compensar a ausência definitiva de pontas. Palma é um jogador de bom passe e boa capacidade mental, tenho nele a expectativa de servir como cobertura aos zagueiros mas também ser o homem da saída quando tivermos a bola.

Para além disso, é meu objetivo ter um time que nos garante defensivamente e pretendo trabalhar com uma pressão mais baixa, dessa forma acho importante ter peças de frente que incomodem os construtores de jogo adversário nessa pressão defensiva em nosso campo além de ter uma escapada rápida de contra-ataque, o que me levou a desenhar um triângulo a frente onde o F9 recompõe na marcação e troca constantemente com o MOC, numa combinação vista como ideal mas que só a prática vai dizer se funciona ou não.

diario---tatica3197bf9e38dbda3a.png

 

Como forma de registro inicial, a termos comparativos, os sonhos são altos e a próxima temporada nos coloca em posição de disputar o título, ainda que nessa a direção esteja satisfeita com o meio de tabela. A cultura do clube muito me agrada, uma equipe jovem e contra velhos é a receita de sucesso em qualquer lugar do mundo, gosto desse modelo e pretendo seguir.

diario---expecaf829f6de9ec5e05.png

 

Financeiramente falando, o time é estável: tem um saldo global alto, um orçamento de transferências razoável mas um orçamento salarial estourado que será corrigido. Não é nada que me permita ir ao mercado de transferências mas também não é do meu interesse, o elenco é grande e nos dá opções, só vou agir quando conhecer melhor os jogadores que tenho em mãos. Salvo uma oportunidade única no mercado, não contem com o Once Caldas para povoar as capas de jornal.

diario---financase08dd5ce272ed38e.png

 

Cabe também observar por onde pretendo começar as mudanças que é a equipe técnica. Temos um número de preparadores bem razoável e dentro da média nacional mas a qualidade cai um pouco. Percebo que nossos treinadores têm a melhorar, curiosamente o que está bem positivo são os de goleiro, e vejo espaço para melhoras imediatas. No recrutamento estamos bem na média, gostaria de engordar a equipe mas aqui há menos espaço para mudanças e estou refém do contrato de quem está no clube. Na questão média, estamos acima da média nas 2 categorias avaliadas, é improvável uma mexida mais imediata.

diario---equipe-tec7078f7dce03b969a.png

 

Quanto a infraestrutura, exposta abaixo, temos ótimas condições de treino mas uma fraca estrutura de análise de dados, o que precisa ser atacado imediatamente, e bem ou mal impacta em nosso recrutamento para a base também. Há um trabalho necessário a ser feito se o clube almeja crescimento.

diario---infrab772ad4069a8f50a.png

 

Por fim e apenas para registro, o Once Caldas não dispõe de um time reservas e tem apenas o sub-20 em suas categorias de base. Ou seja, o trabalho de enxugar elenco consiste mesmo em dispensar quem está dentro do clube. Os talentos de nossa base serão melhor observados com o tempo, haja visto minha chegada em meio de temporada, não pretendo recorrer aos nossos pupilos neste momento. E também se fosse recorrer não tem nenhum grande talento por agora, embora haja boa expectativa em Esteban Ocampo e Luis Mendoza, mas isso é assunto mais para frente.

Não irei mais me estender, creio ser uma apresentação merecida para um trabalho que carrega boas expectativas. Vamos Once, que tenemos que salir campeones! Até a próxima, hincha amigo!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Pepee se eu te falar que na minha cabeça o Once Caldas era Mexicano o porque eu não faço ideia, talvez as cores mas enfim, boa sorte

 

Ah estou bem feliz com a regra de ter time defensivo, coisa que mesmo gostando eu ainda não consegui nesse FM21, no Brescia também estou usando uma tática bem parecida em questão posicional, mas muito mais ofensiva principalmente pelo apoio dos laterais curioso para ver como vai funcionar

 

E de novo boa sorte ao grandessimo goleiro agora técnico kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte no save, Peepe!

Once Caldas foi o "queridinho da América" em 2004 e será interessante vê-lo retornar aos grande palcos.

Tem um time interessante em mãos, mas com os melhores jogadores em final de carreira, precisará começar a desenvolver os substitutos.

 

Obs.: Tinha faltado deixar a tag como prefixo, mas já arrumei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ver seu nome por aqui de novo, quando voltei a ficar ativo pela área, seu último save foi um dos primeiros que peguei pra acompanhar (mesmo que pelo meio do caminho) e curti demais. Independente da pegada das postagens, certeza que vou acompanhar. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Peepe. Tem tudo para ser mais uma ótima história - bom save com o Once "Pessegos em" Caldas!

Tenho muita curiosidade pela liga colombiana, nunca joguei por lá e vi poucos saves aqui na área - lembro de um do @ggpofmcom o Millionarios e outro do @Bruno Trinkcom o Envigado. No caso do Millionarios o save era legal mas na época acho que não existia sistema de reputação de ligas no FM, então por mais que o jogador fizesse a reputação da liga colombiana não aumentava e isso tornava quase impossível competir com Brasil e Argentina. Hoje em dia as coisas já são diferentes e também por isso vai ser legal de acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, Peepe. Vou poder acompanhar o save. Bom desafio para você.

Acho a Colômbia um país bem legal para se jogar. Tens uns 7 times bem legais, fora o Tolima e o Once Caldas, que para ser sincero nem curto tanto. Mas isso pouco interessa. A escolha do Henao como personagem foi muito boa.

Eu já joguei na Colômbia, como o Tsuru disse e gostei. Gosto desses modelo (apertura e clausura) com dois campeões por ano, gosto do mata-mata para decidir o título e ainda tem a Copa Colômbia que congestiona o calendário, principalmente com a Copa Libertadores. Se bem que agora eu não sei como as coisas ficaram com a Libertadores distribuída por todo ano. Mas, enfim, acho bastante divertido jogar lá.

Gostei da proposta de jogar com mentalidade defensiva e vai se interessante ver como você trabalhará essa mentalidade mais cuidadosa. Como você bem sabe, ter ativado as demais ligas sul-americana é fundamental para ter o mínimo de competitivade na América do Sul. Não dá para jogar na América do Sul com ligas "ver apenas". Vai ser legal.

Em outros saves que vi sendo jogados por aqui, principalmente com o América de Cali, rapidamente as pessoas conseguiam se tornar dominantes na Colômbia, mesmo vindo da 2ª divisão. O roteiro, quase sempre era um só, várias contratações a cada janela, muitas vezes enfraquecendo concorrentes diretos, contratação de argentinos e brasileiros e outros estrangeiros. Se permite, faço esse alerta, e sugiro um olhar atencioso às categorias de base.

Eu vou torcer para você ter dificuldades desde o início e até ser rebaixado.😄

2 hours ago, Tsuru said:

Tenho muita curiosidade pela liga colombiana, nunca joguei por lá e vi poucos saves aqui na área - lembro de um do @ggpofmcom o Millionarios e outro do @Bruno Trinkcom o Envigado. No caso do Millionarios o save era legal mas na época acho que não existia sistema de reputação de ligas no FM, então por mais que o jogador fizesse a reputação da liga colombiana não aumentava e isso tornava quase impossível competir com Brasil e Argentina. Hoje em dia as coisas já são diferentes e também por isso vai ser legal de acompanhar.

Legal que tenha lembrado dele, foi El Ballet Azul👍 Por incrível que pareça, só joguei duas temporadas com ele. Também joguei na Colômbia no "Atacar. Pressionar. Protagonizar." Eu desconheço, se a reputação das ligas funciona direito na América do Sul, já que não há um ranking de pontuação como existe na Europa. @Peepe, você se lembra dessa questão no save do Hernandéz Fernandéz?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Peepe disse:

(Nota irrelevante: Jonatan Fabbro, o homem que perdeu esse pênalti, é ex-marido de Larissa Riquelme. Aos que ganharam idolatria por ela e sua relação com o Nandéz, vale a menção)

Irrelevante pra quem?

E eu que fiquei tentando entender o que o Once Caldas fazia disputando o colombianão? Ia até comentar, save no Paraguai é sempre legal.

Cerro Porteno, Once Caldas, tudo mesma coisa. Sqn.

Gostei do clube, gostei do treinador, gostei do esquema. Gostei da história.

Lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro do Henao no Santos. Na época jogava com o Santos no PS2 e ele era o goleiro. Só não me recordo porque ele não vingou no time.

@Peepe parece-me que o Once de 2004 jogava com a formação 4-4-1-1 com volantes. Mas estou curioso pra ver a sua ferrolhinha fazendo sucesso, logo no futebol ofensivo e da cumbia.

Já o River Plate do Gallardo também é algo parecido na formação, mas é mais ofensivo. É um 4-4-2 legal de se ver.

Agora, é engraçado o Montoya na entrevista falando do contraste do futebol europeu para o sulamericano, ao se referir a característica mais de talento, criatividade e encanto dos daqui, enquanto que o dele era mais pragmático e defensivo.

Por falar nisso, ele e o compatriota do seu save Cabañas que tiveram uma trajetória trágica, e quase morreram.

16 horas atrás, felipevalle disse:

 

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah grande Once Caldas. Boa sorte nesse clube pelo qual nutro algum carinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 06/07/2021 em 22:02, div disse:

[...] Once Caldas foi o "queridinho da América" em 2004 e será interessante vê-lo retornar aos grande palcos. [...]

"Queridinho da América" não sei pra quem, pros são-paulinos, santistas e torcedores do Boca as lembranças não tem nada de amistosas não, hahahaha! Time chato dos infernos. Acho que foi o maior ferrolho que eu vi enfrentando o SPFC e se dando bem, nos dois jogos inclusive.

Mas gostei da escolha do @Peepe, boa sorte ao amigo nessa jornada. Estarei acompanhando! 👏🏽

Curioso pra ver seu rendimento dentro dessa proposta tática mais cautelosa.

 

p.s: Henao como goleiro era bem OK apenas, mas como "figura folclórica" era sensacional hahahaha! Você pensa em reproduzir isso durante o save também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2021 em 21:28, Guilhererme disse:

Pô Pepee se eu te falar que na minha cabeça o Once Caldas era Mexicano o porque eu não faço ideia, talvez as cores mas enfim, boa sorte

 

Ah estou bem feliz com a regra de ter time defensivo, coisa que mesmo gostando eu ainda não consegui nesse FM21, no Brescia também estou usando uma tática bem parecida em questão posicional, mas muito mais ofensiva principalmente pelo apoio dos laterais curioso para ver como vai funcionar

 

E de novo boa sorte ao grandessimo goleiro agora técnico kk

Fala, Gui!

Essa confusão não sei mesmo te explicar hahaha mas como o Once é pouco conhecido pelos títulos nacionais, pode ser que confunda sim.

Assim, a proposta do time defensivo é um desafio para mim também, tive alguns sucessos específicos com o time em "cautelosa" mas nunca preparei o time do zero pra jogar dessa forma. Estou curioso com a aplicação e sei que vou suar pra me adaptar também, vamos acompanhar se eu consigo.

 

Em 06/07/2021 em 22:02, div disse:

Boa sorte no save, Peepe!

Once Caldas foi o "queridinho da América" em 2004 e será interessante vê-lo retornar aos grande palcos.

Tem um time interessante em mãos, mas com os melhores jogadores em final de carreira, precisará começar a desenvolver os substitutos.

 

Obs.: Tinha faltado deixar a tag como prefixo, mas já arrumei.

Fala, div!

Perdão pela tag, considerando que é meu segundo tópico a ser criado, eu ainda estou pegando o jeito da coisa.

De fato o time mais velho é um problema mas também uma solução, gosto da ideia de montar o elenco conforme esse novo estilo de jogo. Ao menos nesse primeiro momento, vou dar tempo pros mais velhos jogarem.

 

Em 06/07/2021 em 22:42, Victor Duque disse:

Bom ver seu nome por aqui de novo, quando voltei a ficar ativo pela área, seu último save foi um dos primeiros que peguei pra acompanhar (mesmo que pelo meio do caminho) e curti demais. Independente da pegada das postagens, certeza que vou acompanhar. Boa sorte!

Obrigado pela considerção, Victor!

 

Em 07/07/2021 em 06:00, Tsuru disse:

Oi Peepe. Tem tudo para ser mais uma ótima história - bom save com o Once "Pessegos em" Caldas!

Tenho muita curiosidade pela liga colombiana, nunca joguei por lá e vi poucos saves aqui na área - lembro de um do @ggpofmcom o Millionarios e outro do @Bruno Trinkcom o Envigado. No caso do Millionarios o save era legal mas na época acho que não existia sistema de reputação de ligas no FM, então por mais que o jogador fizesse a reputação da liga colombiana não aumentava e isso tornava quase impossível competir com Brasil e Argentina. Hoje em dia as coisas já são diferentes e também por isso vai ser legal de acompanhar.

Obrigado pela consideração, Tsuru!

Desde que idealizei o save, o formato da Colômbia caiu no meu gosto. Por mais que os pontos corridos sejam mais estáveis, quando você passa a sobrar no país é bom ter esse friozinho na barriga e esse é um país de onde sempre surgem bons valores, então, dá condições aos times de brigarem bem contra Brasil e Argentina, mesmo que superá-los em tudo seja praticamente impossível.

 

Em 07/07/2021 em 07:52, ggpofm disse:

Que legal, Peepe. Vou poder acompanhar o save. Bom desafio para você.

Acho a Colômbia um país bem legal para se jogar. Tens uns 7 times bem legais, fora o Tolima e o Once Caldas, que para ser sincero nem curto tanto. Mas isso pouco interessa. A escolha do Henao como personagem foi muito boa.

Eu já joguei na Colômbia, como o Tsuru disse e gostei. Gosto desses modelo (apertura e clausura) com dois campeões por ano, gosto do mata-mata para decidir o título e ainda tem a Copa Colômbia que congestiona o calendário, principalmente com a Copa Libertadores. Se bem que agora eu não sei como as coisas ficaram com a Libertadores distribuída por todo ano. Mas, enfim, acho bastante divertido jogar lá.

Gostei da proposta de jogar com mentalidade defensiva e vai se interessante ver como você trabalhará essa mentalidade mais cuidadosa. Como você bem sabe, ter ativado as demais ligas sul-americana é fundamental para ter o mínimo de competitivade na América do Sul. Não dá para jogar na América do Sul com ligas "ver apenas". Vai ser legal.

Em outros saves que vi sendo jogados por aqui, principalmente com o América de Cali, rapidamente as pessoas conseguiam se tornar dominantes na Colômbia, mesmo vindo da 2ª divisão. O roteiro, quase sempre era um só, várias contratações a cada janela, muitas vezes enfraquecendo concorrentes diretos, contratação de argentinos e brasileiros e outros estrangeiros. Se permite, faço esse alerta, e sugiro um olhar atencioso às categorias de base.

Eu vou torcer para você ter dificuldades desde o início e até ser rebaixado.😄

Legal que tenha lembrado dele, foi El Ballet Azul👍 Por incrível que pareça, só joguei duas temporadas com ele. Também joguei na Colômbia no "Atacar. Pressionar. Protagonizar." Eu desconheço, se a reputação das ligas funciona direito na América do Sul, já que não há um ranking de pontuação como existe na Europa. @Peepe, você se lembra dessa questão no save do Hernandéz Fernandéz?

 

Fala, GG!

A Colômbia é um país carismático, o futebol em si costuma colocar em ênfase times que são bons de ver curiosamente pelo ímpeto ofensivo, o que será uma tônica diferente. Por lá, eu gosto muito dos grandes Atlético Nacional e o América de Cali, esse último por pena do tetravice continental, mas acabei escolhendo o Once e ganhando admiração por ter conquistado uma Copa Libertadores do tamanho que foi aquela.

Com relação ao calendário, percebo o quanto pode ser sofrido pois no início o Clausura tem praticamente 7 jogos por mês mas a quantidade de partidas vai diminuindo da metade pro final. Em observação ao Atlético Nacional, único colombiano nas oitavas da Libertadores, o calendário parece bem encaixado pois na fase de grupos nenhum jogo foi espremido e as oitavas aconteceram antes do início do Clausura. Como eles foram eliminados, não pude ver como

Com relação as dificuldades, não digo ser rebaixado pois um campeonato com 20 times como o colombiano baixa bem o nível lá embaixo, entretanto, prevejo sofrimento para me adaptar ao estilo bem mais defensivo, sem apelar para linha alta e intensidade de pressão mais alta. A partir dessa adaptação, vejo como caminho natural ganhar força no país e disputar com mais força os campeonatos nacionais, porém, sempre surgem obstáculos como a parte financeira, que o Once não é a melhor do país, e a baixa reputação para contratar grandes destaques.

Sobre a reputação das ligas, a Conmebol não tem um ranking de pontuação mas o FM importou o sistema para dentro do jogo sim, então ao final de cada temporada as ligas ganham pontos e vão se alternando de acordo com os critérios de cálculo. A Liga Águila colombiana em 2037 é a 3ª nesse ranking.

 

Em 07/07/2021 em 10:19, Johann Duwe disse:

Boa sorte com o save, estarei acompanhando.

Valeu, Johann!

 

Em 07/07/2021 em 13:45, Nei of disse:

Irrelevante pra quem?

E eu que fiquei tentando entender o que o Once Caldas fazia disputando o colombianão? Ia até comentar, save no Paraguai é sempre legal.

Cerro Porteno, Once Caldas, tudo mesma coisa. Sqn.

Gostei do clube, gostei do treinador, gostei do esquema. Gostei da história.

Lindo.

Fala, Nei!

A informação é curiosa, por isso veio, mas não mudará a vida de nosso herói.

E apesar da confusão, tem quilômetros de distância entre Paraguai e Colômbia, o formato da liga é outra e etc. Só o carisma que continua igual.

Quanto ao esquema, conto com seus pitacos pois é o mestre defensivo, se algum dia eu optar por uma linha de 6 na defesa, certamente lembrarei de você.

 

Em 07/07/2021 em 20:28, felipevalle disse:

Lembro do Henao no Santos. Na época jogava com o Santos no PS2 e ele era o goleiro. Só não me recordo porque ele não vingou no time.

@Peepe parece-me que o Once de 2004 jogava com a formação 4-4-1-1 com volantes. Mas estou curioso pra ver a sua ferrolhinha fazendo sucesso, logo no futebol ofensivo e da cumbia.

Já o River Plate do Gallardo também é algo parecido na formação, mas é mais ofensivo. É um 4-4-2 legal de se ver.

Agora, é engraçado o Montoya na entrevista falando do contraste do futebol europeu para o sulamericano, ao se referir a característica mais de talento, criatividade e encanto dos daqui, enquanto que o dele era mais pragmático e defensivo.

Por falar nisso, ele e o compatriota do seu save Cabañas que tiveram uma trajetória trágica, e quase morreram.

 

Fala, Felipe!

Acho que ele não vingou pq não se adaptou mesmo, tenho vagas lembranças mas acho que o Santos em 2005 ainda sofria com a falta do Fábio Costa. Ele fez poucos jogos pelo time santista também, já era veterano.

Então, quanto aquele Once, a prancheta tática dos jogos costuma apontar um 433, que na verdade era algo próximo ao 451 do FM. Eu pude perceber que era um time com o Rematar Frequentemente e Jogar para as bolas paradas ativado pois é assim que faz praticamente todos os gols na Libertadores, mesmo assim, era complexo demais repetir um sistema tão distante e sem tanta certeza. De toda forma, vou montar o ferrolho e pretendo ir adaptando conforme o elenco me permitir, o 352 atual pode virar essas 2 linhas de 4 e elas talvez sejam até mais tranquilas de armar.

A fala do Montoya é curiosa mas acredito que justamente por esse excesso de talento e criatividade fosse necessário montar uma retranca, já que o Once não tinha maiores destaques. O que aconteceu com ele é mesmo trágico, a carreira ainda era relativamente breve e vivia o auge, acho que o Cabañas e mais tragicamente o Andres Escobar sejam exemplos próximos.

 

Em 08/07/2021 em 10:30, LC disse:

Boa escolha e clube. Boa sorte.

Valeu, LC!

Em 08/07/2021 em 18:12, Cadete213 disse:

Ah grande Once Caldas. Boa sorte nesse clube pelo qual nutro algum carinho.

Valeu, Cadete!

Eles quase, quase mesmo, fizeram uma parte de Portugal se calar. 

Em 09/07/2021 em 08:46, Leho. disse:

"Queridinho da América" não sei pra quem, pros são-paulinos, santistas e torcedores do Boca as lembranças não tem nada de amistosas não, hahahaha! Time chato dos infernos. Acho que foi o maior ferrolho que eu vi enfrentando o SPFC e se dando bem, nos dois jogos inclusive.

Mas gostei da escolha do @Peepe, boa sorte ao amigo nessa jornada. Estarei acompanhando! 👏🏽

Curioso pra ver seu rendimento dentro dessa proposta tática mais cautelosa.

 

p.s: Henao como goleiro era bem OK apenas, mas como "figura folclórica" era sensacional hahahaha! Você pensa em reproduzir isso durante o save também?

Fala, Leho!

Queridinho da América é complicado porque tocou em 3 grandes torcidas mas foi um título improvável que fez história, ganhou seus simpatizantes haha contra o São Paulo ainda tem o fator "gol aos 45 do segundo tempo" que é realmente dolorido.

Eu até posso reproduzir isso durante o save em algum momento mas não é muito meu objetivo, pretendo mais conduzir o jogo normalmente e em algum momento, se tiver oportunidade, reproduzo.

 

Em 11/07/2021 em 21:55, AllMight disse:

Boa sorte com o save Pedro, este eu pretendo acompanhar desde o início, já que o outro não deu. Já estou até seguindo o tópico.

Valeu, Diogo!

Vamos juntos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Nem tão bom quanto sonhado, nem tão ruim quanto temido

Hola, mi hincha Caldista!

Este será o que podemos chamar de nosso relatório periódico dos avanços de mitico Henao por nosso querido, amado e celebrado Once Caldas. Este relatório não pretende seguir regras exatas de temporização, o recorte aqui abaixo é de 3 meses e a proposta é de atualizar 2 vezes por semestre, mas sem a pretensão de ter isso enquanto regra, vamos conduzindo como o tempo nos permitir.

Enquanto torcedor posso dizer que não foi fácil e nem tão bom quanto a gente esperava. Ao vermos Henao de volta, sentíamos um desejo grande em ver o time sendo revolucionado. Dias antes da estreia no campeonato, contratamos 6 elementos de equipe técnica mas as mudanças por ali pararam: o time não contratou nenhum jogador, do mesmo modo como nenhum foi vendido, muito embora Palma tenha recebido proposta da Europa, chorado ao treinador para ser vendido ao Spal e só não foi pois a diretoria consciente barrou os 3 milhões oferecidos por achar pouco dinheiro.

Em campo, doeu: a tabela nos reservou os dois melhores times do país de casa e duas derrotas acachapantes foram a marca dos primeiros jogos de Henao. Atlético Nacional e Santa Fé não fizeram força para vencer e a estreia em Palogrande foi decepcionante, com um atropelo do Santa Fé registrado nas estatísticas e no 2-0 do placar.

1-vs-santa-febd67c45b34c746c4.png

A vida parecia melhorar quando atropelamos o Patriotas Boyacá por 3-0 naquele que foi o melhor jogo do Once Caldas neste período, um 3-0 onde todos jogaram bem e a força ofensiva surpreendeu para um time que sempre foi tão defensivo: foram 24 finalizações, 3 gols marcados e um deles na jogada que viria a ser característica de virada para o ala finalizar, mas uma das grandes marcas foi o alto número de remates de longe, 10 nessa ocasião.

2-vs-patriotasb2c4f8df3bea290d.png

O mês termina de forma decepcionante, um empate contra o fraco Alianza Petrolera pela Copa da Colômbia, uma derrota terrível para o Envigado e um empate conquistado nos lances finais diante do Bucaramanga, partida em que os adversários abriram 2-0 mas fomos buscar de forma aguerrida.

Nesse primeiro mês, o que se viu foi um Henao perdido: a equipe era trocada frequentemente, as instruções renovadas jogo após jogo e a solução para velhos erros criavam novos erros. Uma das principais dificuldades era controlar a quantidade de finalizações adversárias e o local finalizado: diante do Envigado, por exemplo, foram 24 finalizações sofridas e apenas 2 de longe. Por outro lado, a defesa compacta impediu que o adversário tivesse claras chances de marcar mas a persistência nos cruzamentos acabou premiando os laranjas, assim como premiaria alguns adversários em todo esse período.

calendario-julho3c235cd4fae1d3bb.png

Entramos em agosto desesperados e já ameaçando protestos caso a equipe não atingisse a segunda fase. Até então nossa posição girava entre 15º e 10º. Abrimos o mês com 2 vitórias sobre Deportivo Cucuta e Jaguares, em duas partidas defensivamente mais seguras, em que nossa linha foi posicionada de forma mais avançada e o ataque parecia bem treinado nas jogadas de bola parada: Andres Correa e Luis Payares são zagueiros que estavam entre os marcadores dessa ocasião.

 

Copa Colômbia – Oitavas de Final

E se vamos falar de desempenho ofensivo, permitam-me abrir um espaço para documentar o torneio mata-mata até aqui. Chama a atenção que o gol de Mender García na Copa Colômbia contra o Alianza Petrolera na ida foi o único marcado por um atacante em julho de 2020. Mender sequer é titular, jogou no espaço aberto por Ovelar por ser o único atacante com porte físico de força para ser nosso alvo. Deu certo mas parou por ali, saímos com um empate de 1-1 na ida e confiando que a volta seria melhor com mais tempo de trabalho.

E arrisco dizer que a volta foi mesmo melhor: a equipe, apesar do relatado, vivia momentos de muita eficiência ofensiva e para cada 2 chutes do Alianza mal dados, o Once chegava em um com perigo. Infelizmente, foi pouco e o 0-0 levou o jogo para pênaltis. O torcedor que disser que não tremeu quando Ovelar, na ocasião sem marcar gols há 12 jogos, partiu pra bola é um mentiroso mas o paraguaio marcou batendo mal, assim como todos os nossos cobradores. Na 6ª cobrança, após todas serem convertidas, o goleirão Ortíz se inspirou em seu treinador, buscou a penalidade de Alzáte e nos colocou nas quartas de final para enfrentar o Tolima.

3-vs-alianzaa821a062b7ba0005.png

 

De volta a Liga Águila, perdemos para o surpreendente Rionegro Águilas por 2-0 naquela derrota que marcaria a principal mudança em nosso time: largamos o 352 com um MOC e adotamos o 352 com um Médio Recuperador de Bolas a frente da linha defensiva. A estreia foi ruim mas Henao aparentava satisfação com o total de 0 chances flagrantes e meias oportunidades criadas pelo vencedor do jogo.

Para provar que tinha razão, o Once vence o Deportivo Cali com mais um gol de zagueiro, Payares após cobrança de falta, empata com o América de Cali num raro jogo em que teve o mesmo número de finalizações que seu adversário. O doblete do ala esquerdo Mosquera ratificou uma das principais jogadas ofensivas da equipe, virada de jogo rápida para o ala pisando na área finalizar.

5-vs-americadc72804aa1536626.png

E o mês foi concluído com a ida contra o Tolima, em um empate relatado mais a frente, e mais uma vitória de bons números ofensivos: o Once abriu 3-0 contra o Pasto e viu o adversário descontar em desatenção sua, mas nada que ameaçasse o placar. Marcelino Carreazo, autor de dois gols, foi o único atacante a marcar naquele mês.

 

Copa Colômbia - Quartas de Final

Se enfrentar o Alianza Petrolera havia sido duro, o Tolima prometia muito mais, porém, chegamos com a confiança em dia. O jogo de ida em Ibagué tem a marca de Henao: o adversário chuta e chuta muito mas não cria grandes oportunidades, ao passo que o Once com sua eficácia acerta mais de 90% das finalizações. Num cenário desses, o 1-0 Tolima era injusto e no último minuto de jogo Rodríguez torna a empatar a peleja.

6-vs-tolima-ida53c153a57d38d16b.png

Para a volta, a expectativa era alta porque o time entregava bons jogos. E aquele foi o ponto mais baixo da sequência: com uma atuação segura no que diz respeito a ceder chances, sofremos o primeiro gol cedo, não reagimos e Juan Pablo Nieto fechou a conta de cabeça há pouco mais de 10 minutos do fim. Eliminação sofrida e vaiada, a postura excessivamente defensiva foi cobrada pela torcida ainda que a expectativa na Copa fosse exatamente a fase que fomos eliminados.

7-vs-tolima-voltac7f31cfad0340d26.png

 

Pela Liga Águila, boa vitória em mais um gol de Payares contra o Unión Magdalena e a grande fase chegou ao seu fim. Depois desse jogo vem a eliminação, entretanto, o Once fincava seus pés no grupo dos oito que avançam para os quadrangulares finais.

Três dias após a eliminação para o Tolima, voltamos a campo para enfrentar o Tolima. Com o moral baixa e o adversário empolgado, sofremos o 2-0 fácil e as piadas cresciam entre a torcida adversária, mas num jogo para ser lembrado: Ovelar marcou seu gol, dando fim a um jejum de 20 jogos sem marcar, e ainda teve tempo para servir David Lemos, jovem que voltava de grave lesão, para empatar a partida no apagar das luzes. O resultado foi razoável mas é pra comemorar quando a dupla de ataque marca no mesmo jogo.

ovelar5b7485aae3e6958c.png

E em dois jogos bem apertados, a bola entrou em uma e não em outra. Vencemos o Huila por 1-0, gol do ala García, perdemos de La Equidad pelo mesmo 1-0.

calendario-agosto--setembrod19e5e9bc742c

 

Classificação

classificacao2f67aa90c7e7697c.png

Se durante o primeiro mês o sentimento era de eliminação, durante o mês seguinte o sentimento era de seremos campeões. Entre o pesadelo e o sonho, uma campanha bem regular que dá ao Once Caldas uma posição bem mediana: 6º lugar, bem próximo do corte entre os 8 que se classificam para a próxima fase. Restam 5 partidas para o fim da primeira fase e o Once está apenas 1 ponto a frente do América de Cali, em 9º, a situação não é tranquila mas o time caminha para a classificação.

Cabe a observação que o time foi presa fácil para os três da frente nessa primeira fase e teve suas melhores partidas contra os três últimos. Podemos perceber que a boa qualidade técnica, superior aos piores, tem feito diferença em prol do Once e a classificação surge como uma obrigação mas sonhar com título talvez seja exagero mesmo para hinchas tão apaixonados.

Por falar em nós, uma coisa é consenso: nós odiamos o Catenaccio! O time sofre gols demais, toma sufocos desnecessários e em todos os jogos o adversário finaliza mais de 10 vezes. A voz da torcida tem que ser a voz de Deus e Henao precisa mudar!

confianca23ac32da58d56c5d.png

 

Diário do Treinador

Buenas, meus caros de La Fortaleza de Manizales! Cá estou aqui, Juan Carlos Henao, em carne, osso e cabelos jogados ao vento para contar um pouco sobre as mudanças neste primeiro momento e finalizar a descrição do período.

A primeira grande mudança é silenciosa mas entendo fundamental: ao chegar nossa equipe técnica em comparação aos rivais estava em um patamar fraco, éramos quando muito o 7º melhor em determinado aspecto de treino e observação. Em partes o problema era o tamanho da equipe, tanto que ninguém foi dispensado por questões contratuais mas um bom número foi contratado: 2 olheiros, 2 preparadores e 1 analista de dados chefe. Foram 5 peças que nos elevaram as melhores comissões técnicas no país, comparando setores por setores, nossa pior posição é a 4ª colocação em defesa de remates e distribuição dos goleiros, setor do qual eu nem cheguei a contratar ainda, ao passo que estamos em 3° e 2° em algumas delas.

treino-2ed6b8ec03712a508.png

Nossos treinos, como visto abaixo, estão bem distribuídos. É claro que há aonde melhorar mas pra isso é preciso mexer em quem está empregado no momento, o que não senti necessidade ainda. É interessante notar que a qualidade dos profissionais também pesa, então, temos hoje algo muito próximo do melhor que podemos ter.

treinob49d7ef545013f5b.png

 

Tática

tatica2d65261863e77a0a.png

Uma das principais mudanças foi a questão tática. A proposta inicial tinha um MOC e 2 Mcs no meio mas era um desenho que não privilegiava a defesa e o time acabara com sua frente de área bem exposta, facilitando a vida do adversário que tinha bons chutadores. Recuei, portanto, o Bernal e passei a trabalhar com um Meia Recuperador de Bolas que é uma função contraditória ao sistema de pouca pressão mas aí a ideia é que ele seja o cão-de-guarda, o volante que fica correndo atrás da bola e sendo responsável pela pressão na frente da área, que era o problema da ocasião. Eu diria que funcionou para corrigir esse problema mas, como dito, novas soluções geram novos problemas: sem o meia mais avançado, o adversário usa e abusa da linha baixa pra lançar bola na área e disputar na cabeça.

De toda forma, como bem dito pelo Tsuru algumas vezes, quem opta por defender tem que se preparar para sofrer e eu aceitei que esse 5122 foi feito para gerar sofrimento mesmo. Ofensivamente, ao menos, o time melhorou bastante com a inversão de papéis: inicialmente eu tinha um Alvo – Atacar e um Falso 9, o que dava certo em partes porque o F9 participa bem da defesa e combatia a construção adversária, mas o time era inoperante quando atacava. Passei a adotar um Alvo em apoiar e um Avançado Recuado, o que tornou a dupla um pouco mais lógica pra proposta tentada: o alvo recua e disputa pela primeira bola, aqui se faz necessário um jogador de força, pra fazer o pivô e lançar o Avançado Recuado que parte em velocidade. Embora eu reconheça que o ideal é um Ponta de Lança nesse sistema, me incomoda um pouco a inércia dessa função pra combater e o Avançado Recuado tem dado conta do recado. Outra coisa mudada e sentida foi a maior participação dos laterais como finalizadores, agora responsáveis pelas funções mais ofensivas do meio pra trás, o time quando tem a bola e avança costuma acionar os jogadores em virada de jogo, encontrá-los na diagonal da área para o chute forte cruzado. Tem dado certo, não somos o melhor ataque do mundo mas estamos longe de ser o pior.

 

Plantel

plantel722413d3f94b5a9a.png

E para melhor entender como é o time taticamente que trago por fim os comentários sobre nossa evolução no plantel. Primeiro ponto que cabe destacar: a rotatividade tem sido mínima. Haja visto as dificuldades para encaixe tático, privilegiei aqueles que aparentam ser os melhores jogadores e não me arrependo da escolha, faço até uma exaltação, mesmo com um calendário de jogo a cada 3 dias, a equipe quase nunca está cansada e isso tem permitido levar a mesma escalação quase sempre.

Ao todo foram 22 jogadores utilizados, e isso inclui alguns que jogaram apenas uma vez. Não há grandes destaques individuais mas cabe a menção ao trio de zaga titular, que jogou junto em praticamente todas as partidas até aqui, e detém o artilheiro Luis Payares até aqui. Mérito total pro jogo de bola parada da equipe. Há uma perceptível queda no desempenho quando chegamos ao ataque, com David Lemos salvando a média em poucos jogos até aqui pois voltara de lesão. No ataque, por falar nele, vivo um dilema: Ovelar marcou 1 gol em 20 jogos, entretanto, é o único centroavante de força e que ganha bolas dos zagueiros como pivô, então sou obrigado a engolir e até adoto o jogador em partes pelo carisma e o coitadismo de vê-lo sem marcar gols.

Na imagem acima deixei em destaque alguns numeros defensivos dos jogadores: total de desarmes, média de desarmes por jogo e as interceptações. Chama minha atenção que os laterais tem disparada a maior média de desarme, José Clavijo e David Gómez, dois alas reservas, ultrapassam a média de 5 desarmes por jogo. É fácil perceber que nossos adversários concentram jogo pelas laterais e abusam dos chuveirinhos, inclusive é na bola aérea o maior número de gols sofridos, mas não sei se compensa trocar de novo o pneu com o carro em movimento.

Por fim, é isso! Vamos pela classificação e dali em diante, seja o que Deus quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Nem tão bom quanto sonhado, nem tão ruim quanto temido. 13/07)

Altos e baixos naturais de um início de trabalho, além das mudanças pra achar alternativas. Lembro de ter usado o 3 5 2 e testado exatamente essas variações (MO x vol) pra sentir qual era a mudança no comportamento e principalmente no poder de marcação.

Na classificação, pode ir de 4° até 9° em um jogo, tudo pode acontecer. Confiando na classificação! Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito impressionante é ver como o Santa fé esta sobrando no campeonato ninguém nem perto, e quanto a formação eu acho o MRB muito importante nesse esquema defensivamente eu uso um parecido com variações com esse MRB para me proteger mais ou troco ele por um meia ofensivo para ter mais criação dependendo do contextos dos jogos

Mas boa sorte no restante dos jogos e tirado o Bayern, eh quer dizer Santa Fé ta tudo bem aberto sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que você tenha um desfibrilador, porque você vai precisar reviver o Once Caldas, ou provocar outra zebra que se iguale a do ano em que o clube conquistou a América, a maior zebra da história da libertadores, para mim.

Espero que consiga, aparentemente o elenco tem uma boa qualidade e acho que esse ano dá pra buscar uma semi no colombianão, se contar com a sorte de pegar um time em uma fase não tão boa nas quartas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tabelinha complicada pra começar o campeonato, mas felizmente depois conseguiu melhorar o desempenho da equipe e é interessante que mesmo a poucas rodadas do fim da primeira fase, só um time já garantiu vaga. Final de temporada promete emoção na briga pelas vagas pro mata-mata.

Enquanto isso, a direção e torcida ainda não se acostumaram com o estilo defensivo de jogar. Não me lembro se tu trouxe isso antes, mas existe alguma diretriz da diretoria para jogar ofensivamente, com intensidade, ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Do inferno ao céu em menos de um mês, eu diria hahahaha!

Início de campeonato pra lá de emocionante, mas aos poucos e com os ajustes táticos certos o Henao conseguiu equilibrar a campanha. Tá bem em aberto ainda, mas se o ataque conseguir melhorar um pouco esse rendimento, acho que a classificação pros playoffs vem sim. Ovelar, coitado, precisa se benzer hahahaha!

Sobre o STAFF Técnico, no meu save no Brasil eu abuso demais na contratação de colombianos pra minha comissão, são bem baratos e com ótimas qualidades em várias áreas de treino. Inclusive na parte de observação. Deve estar sendo uma tarefa gostosa pro Henao construir sua equipe nesse sentido, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de todos os problemas vividos por Henao, o time está entre os oito que avançam para a fase seguinte. Como bem disse, ainda não há nada garantido, mas o América de Cali e o Junior parecem em um pior momento do que o Once Caldas. Se conseguir ficar sem perder já será um grande alento para as rodadas finais na fase de classificação.

Infelizmente, Henao ainda está tateando com seu elenco, mas isso é bem divertido, dá para ver como o time está sendo construído por ele. Inclusive, isso ficou bem claro na eliminação da Copa Colômbia.

No que diz respeito à comissão técnica, os passos foram dados de forma bastante certeira, elevando o nível dela.

No momento, parece bastante difícil fazer funcionar esse catenaccio e talvez, a proposta defensiva deva ser vista mais como um ideia de jogo de uma equipe que sofre poucos gols do que necessariamente um estilo tático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro mês foi bem tenso, mas depois o time engrenou uma sequência boa de 4 vitórias em 5 jogos que os credenciou a briga pelo G8 mesmo tendo uma performance bem irregular na sequência.

Se tem uma tática que eu admire muito, são as com 3 zagueiros. Eu simplesmente amo, mas ao mesmo tempo não consigo fazer funcionar de forma alguma, tá certo que nunca paguei para fazer durante uma temporada toda como você está fazendo, mas ainda assim me parece que jogar sem laterais e pontas é pedir pra ser atacado pelas alas. De qualquer forma estou de olho e quem sabe não me inspire em suas táticas.

Sobre a comissão técnica vi que mesmo contratando 5 novos membros você ainda não preencheu todas essas vagas, tem relação com a oferta do mercado que é baixa ou é uma questão de orçamento financeiro que não permite novas contratações?

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da grandessíssima história de Hernández Hernández, vemos aqui mais uma bela odisseia.

Que tu tenha uma boa jornada e se divirta no comando do glorioso Once Caldas, meu caro, @Peepe!
Boa sorte na caminhada!

- Um abraço!

p.s. Bela linha de ataque tens a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o início não foi dos melhores mas lá endireitaste um pouco e os resultados começaram a aparecer. Tática está ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • div featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...