Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

Em 14/07/2021 em 10:54, Victor Duque disse:

Altos e baixos naturais de um início de trabalho, além das mudanças pra achar alternativas. Lembro de ter usado o 3 5 2 e testado exatamente essas variações (MO x vol) pra sentir qual era a mudança no comportamento e principalmente no poder de marcação.

Na classificação, pode ir de 4° até 9° em um jogo, tudo pode acontecer. Confiando na classificação! Boa sorte.

Fala, Duque!

Pois é, oscilamos mas até que encontramos o caminho nesse fim. O 352 sem volante talvez funcione se puxar um MC pra fazer as vias de volante e colocar um 3º zagueiro bloqueando, eu podia ter testado assim mas optei pela forma mais segura de agir e coloquei um volante pra garantir.

 

Em 14/07/2021 em 13:46, Guilhererme disse:

Muito impressionante é ver como o Santa fé esta sobrando no campeonato ninguém nem perto, e quanto a formação eu acho o MRB muito importante nesse esquema defensivamente eu uso um parecido com variações com esse MRB para me proteger mais ou troco ele por um meia ofensivo para ter mais criação dependendo do contextos dos jogos

Mas boa sorte no restante dos jogos e tirado o Bayern, eh quer dizer Santa Fé ta tudo bem aberto sim

Fala, Guilherme.

Rapaz, o Santa Fé já levou o primeiro turno e caminha a passos largos para liderar o Clausura. De fato são o time a a ser batido no campeonato.

Quanto ao MRB é uma solução que encontrei para ter um balanço na pressão, gosto da participação dele embora ofensivamente seja uma peça mais nula do que eu lembrava em outros sistemas.

 

Em 14/07/2021 em 18:52, PedroJr14 disse:

Espero que você tenha um desfibrilador, porque você vai precisar reviver o Once Caldas, ou provocar outra zebra que se iguale a do ano em que o clube conquistou a América, a maior zebra da história da libertadores, para mim.

Espero que consiga, aparentemente o elenco tem uma boa qualidade e acho que esse ano dá pra buscar uma semi no colombianão, se contar com a sorte de pegar um time em uma fase não tão boa nas quartas.

Fala, Pedro!

O coração tá em paz e novo, ele aguenta essa emoção hahaha maior zebra da história da Libertadores eu não posso afirmar mas  defendo que foi o maior título de Libertadores do século, não só era um time improvável como tirou os 3 melhores do continente na campanha.

 

Em 15/07/2021 em 15:53, div disse:

Tabelinha complicada pra começar o campeonato, mas felizmente depois conseguiu melhorar o desempenho da equipe e é interessante que mesmo a poucas rodadas do fim da primeira fase, só um time já garantiu vaga. Final de temporada promete emoção na briga pelas vagas pro mata-mata.

Enquanto isso, a direção e torcida ainda não se acostumaram com o estilo defensivo de jogar. Não me lembro se tu trouxe isso antes, mas existe alguma diretriz da diretoria para jogar ofensivamente, com intensidade, ou algo assim?

Fala, div!

Campeonato bom e equilibrado é isso aí, qualquer 3 vitórias consecutivas tira um time da zona do chorume pra brigar ativamente lá em cima. No meio disso, até que a regularidade do Once vem sendo premiada.

Quanto a questão das diretrizes, a diretoria só se preocupa com a idade: pede pra contratar jogadores de 23 anos ou menos e proíbe de contratar jogadores com mais de 30 anos. Não há nada que fale sobre estilo de jogo ou identidade tática, quem sabe com o tempo eu não convença eles da importância de uma boa retranca (ou eles cortem minha cabeça querendo atacar)

 

Em 16/07/2021 em 09:04, Leho. disse:

Do inferno ao céu em menos de um mês, eu diria hahahaha!

Início de campeonato pra lá de emocionante, mas aos poucos e com os ajustes táticos certos o Henao conseguiu equilibrar a campanha. Tá bem em aberto ainda, mas se o ataque conseguir melhorar um pouco esse rendimento, acho que a classificação pros playoffs vem sim. Ovelar, coitado, precisa se benzer hahahaha!

Sobre o STAFF Técnico, no meu save no Brasil eu abuso demais na contratação de colombianos pra minha comissão, são bem baratos e com ótimas qualidades em várias áreas de treino. Inclusive na parte de observação. Deve estar sendo uma tarefa gostosa pro Henao construir sua equipe nesse sentido, rs.

Fala, Leho!

Pois é, um começo terrível mas logo o Henao pegou o jeito da coisa. A classificação pra playoffs já pinta como obrigação, a questão é o que vai acontecer no quadrangular mesmo. E pra ser honesto, eu desisti do Ovelar fazer gols e tento aproveitar o que ele consegue fazer, que é esse pivô.

Tem sido interessante sim montar o staff, a reputação do Once não permite trazer nenhum cara de ponta e meus olheiros mal tem 11 em atributos chaves, por exemplo, mas com o passar dos anos, a máquina vai gerando staffs desconhecidos e o próprio time tende a crescer. Por ora, a comissão está fechada mas sei que é importante manter tudo atualizado, e esse não deixa de ser um desafio pessoal pra mim que nunca dei tanta importância a tal.

 

Em 16/07/2021 em 17:29, ggpofm disse:

Apesar de todos os problemas vividos por Henao, o time está entre os oito que avançam para a fase seguinte. Como bem disse, ainda não há nada garantido, mas o América de Cali e o Junior parecem em um pior momento do que o Once Caldas. Se conseguir ficar sem perder já será um grande alento para as rodadas finais na fase de classificação.

Infelizmente, Henao ainda está tateando com seu elenco, mas isso é bem divertido, dá para ver como o time está sendo construído por ele. Inclusive, isso ficou bem claro na eliminação da Copa Colômbia.

No que diz respeito à comissão técnica, os passos foram dados de forma bastante certeira, elevando o nível dela.

No momento, parece bastante difícil fazer funcionar esse catenaccio e talvez, a proposta defensiva deva ser vista mais como um ideia de jogo de uma equipe que sofre poucos gols do que necessariamente um estilo tático.

Fala, GG!

A tabela de fato parece controlada e o nível do colombiano pesou a nosso favor, faltando 5 jogos a conta está em fazer 9 pontos para ter certeza que classifica mas com 6 ainda há chances. Depois que classificar, tudo é lucro também. Quanto ao elenco, confesso que gosto de promover mudanças graduais e aproveitar o que já existe, é interessante esse processo de conhecer os jogadores com o campeonato em andamento e por vezes as coisas dão erradas, caso da Copa, mas faz parte do caminho ter derrotas dessa forma.

Sobre o catenaccio, ao mesmo tempo que sinto pegar o jeito dele, sinto também que ele é um sistema feito para ser vulnerável dentro do jogo. Evito fazer grandes trocas nesse primeiro momento, até porque o time parece bem adaptado, mas talvez algo mais próximo de um contra-ataque fluído com a postura cautelosa funcione melhor. Prefiro pensar nisso a partir da próxima temporada, embora concorde que é urgente parar de tomar tantos gols ou de dar tanta finalização para os adversários.

 

Em 16/07/2021 em 23:42, AllMight disse:

O primeiro mês foi bem tenso, mas depois o time engrenou uma sequência boa de 4 vitórias em 5 jogos que os credenciou a briga pelo G8 mesmo tendo uma performance bem irregular na sequência.

Se tem uma tática que eu admire muito, são as com 3 zagueiros. Eu simplesmente amo, mas ao mesmo tempo não consigo fazer funcionar de forma alguma, tá certo que nunca paguei para fazer durante uma temporada toda como você está fazendo, mas ainda assim me parece que jogar sem laterais e pontas é pedir pra ser atacado pelas alas. De qualquer forma estou de olho e quem sabe não me inspire em suas táticas.

Sobre a comissão técnica vi que mesmo contratando 5 novos membros você ainda não preencheu todas essas vagas, tem relação com a oferta do mercado que é baixa ou é uma questão de orçamento financeiro que não permite novas contratações?

Boa sorte na sequência!

Oi, Diogo!

A irregularidade de meses foi uma marca, concordo, mas no final das contas a posição média é bem satisfatória.

Não sei se aconselho a inspiração em minha tática não hahaha o sistema sem pontas é um convite a ser atacado pelas laterais, e isso acontece bastante com esse Once, por outro lado, há vantagens em ser atacado pelas laterais e a maior delas é a qualidade da finalização adversária, boa parte dos chutes que sofro são cabeçadas tortas que pouco ameaçam meu goleiro. Com 3 zagueiros fortes e altos é um sistema que funciona bem, além do mais os alas em atacar são ótimas alternativas para os pontas, só que essa é uma função mais rara no jogo.

O time vai bem de orçamento, a questão é a qualidade dos profissionais e o foco que dei nesse primeiro momento aos treinos. Como a partir da virada de temporada acaba o contrato dos staffs, achei melhor procurar mais pro fim do ano e tentar "roubar" dos rivais colombianos melhores preparadores.

 

16 horas atrás, v_martins disse:

Depois da grandessíssima história de Hernández Hernández, vemos aqui mais uma bela odisseia.

Que tu tenha uma boa jornada e se divirta no comando do glorioso Once Caldas, meu caro, @Peepe!
Boa sorte na caminhada!

- Um abraço!

p.s. Bela linha de ataque tens a disposição.

Valeu, V!

Não sei se o ps foi ironia mas levei como tal, está difícil fazê-los desencantar...

 

16 horas atrás, Cadete213 disse:

o início não foi dos melhores mas lá endireitaste um pouco e os resultados começaram a aparecer. Tática está ajudando.

Valeu, Cadete!

Apesar dos pesares, vamos avançando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

As improváveis curvas de um destino em linha reta

Abaixo, meu querido hincha e leitor, o nosso La Fortaleza de Manizales resume o fim de ano do Once Caldas, um fim de temporada que terminou como todos previam e que ainda assim conseguiu ser imprevisível. Acompanhe conosco, iniciando pela...

Liga Águila – Clausura – 1ª Fase

Nos restavam 5 jogos e a posição na tabela não era confortável mas estava sob controle. O Once só precisava cumprir o seu papel para chegar a segunda fase e foi com essa mentalidade que La Banda del Eje levou a arquibancada seu material e entusiasmo para o jogo diante do Millonarios. Naquela tarde de domingo, Henao levou a campo Carreazo na vaga de Ovelar e gerou expectativa de gols do nosso ataque. Pois ela foi cumprida cedo: aos 16’ García cruzou bola longa, Carreazo cabeceou firme, o goleiro bateu roupa e o próprio Matías conferiu seu rebote para abrir a contagem, 1-0. Dali em diante, o Once fez o que tenta fazer sempre e sem ceder sua área viu o ex-clube de Alfredo Di Stéfano tentar em vão empatar. O 1-0 era bom diante de um adversário direto, aumentava a confiança de time e torcida na hora certa.

1-fase-1f7e489defcef969d.png

Diante do Independiente Medellín, o último jogo em Palogrande do Once nessa fase, a atuação foi curiosa: até os 38’ somente rojo y azul jogou, criou, agrediu e chegou ao 1-0 merecidamente com Cadavid. Na bola seguinte literalmente, García cruza, Ovelar, de volta ao time por lesão de Carreazo, faz o corta luz e Mosquera empata, 1-1. A empolgação garantiu a virada, com Andres Correa, nos acréscimos daquele curioso primeiro tempo. O resultado diante de outro confronto direto garantia o Once na fase seguinte. O segundo tempo foi outro jogo e o Once melhorou muito, porém foi o Independiente que celebrou: Arregui bateu falta de longe visando o cruzamento, Ortiz saiu muito mal e a bola caiu direto nas redes. 2-2 foi o placar final de um frustrante empate.

1-fase-21835acead485eb51.png

Se aquele gol tirava o doce da boca de uma criança, a melhor chance de classificar nos últimos 3 jogos fora era diante do Alianza Petrolera, entretanto, os petroleros fizeram ótimo jogo, nunca deram chances para a derrota e adotaram a sofrida tática do gol no fim, aos 90+2’, para vencer e nos jogar no meio do caldeirão, 0-1.

A situação não era bem desesperadora, o Once tinha 3 pontos de vantagem mas faria 2 jogos difíceis fora de casa contra Junior e Rionegro Águilas. Uma vitória bastava, dois empates talvez fosse suficiente. Só que o futebol é um jogo irônico em momentos cruciais. Em Barranquilla, abrimos a contagem em bonito chute de Hernandéz aos 4’ nos colocando em boa vantagem, como o Junior era um dos concorrentes e estávamos a frente o empate não chegava a ser mal visto. Suportamos naquele lenga lenga até os 40: Sherman Cárdenas também acertou seu belo chute pra empatar. Só que a beleza do futebol está na ironia que ele prega: aos 44’ Mosquera cruza, a defesa afasta mal e Roberto Ovelar, o homem que nunca marca, acerta uma pancada de esquerda cruzada, a bola é indefensável, nos coloca na frente e mesmo que o Junior quisesse empatar, fizesse força, aquela noite estava marcada para garantir a classificação de Once com a assinatura de Ovelar.

1-fase-3ae0d1c22e372691a.png

Os mais atentos podem observar que a partida diante do Junior foi na 19ª rodada num campeonato com 20 times. Sem maiores explicações, o campeonato colombiano tem 2 turnos de 20 rodadas cada e isso nos faz enfrentar repetidamente o mesmo time no mesmo turno. Fomos a Rionegro enfrentar o Rionegro Águilas. Nem a torcida se mobilizou a ir, nem os titulares foram em peso. Henao poupou todos os pendurados e saiu de Manizales com um discurso que normalizava a derrota diante de um surpreendente Rionegro. Aquele foi um jogo de entristecer até no VT: ainda que tenha tentado finalizar, o Rionegro nunca conseguiu criar perigo. O Once também não mas numa estocada, Mosquera acertou a trave e no rebote, sozinho, David Cortés fez contra o gol da vitória do Once Caldas, 1-0.

1-fase---calendario2ec950984655b294.png

Sem muito o que resumir, o 5º lugar veio até com certa folga. O Once Caldas se acerta na reta final e consegue a posição média que lhe garante vaga na segunda fase e a 2 pontos de distância do segundo colocado Rionegro Águilas. O líder dessa primeira fase foi o Santa Fé, que se antes folgava na liderança, sofreu reveses e conseguiu a façanha de tomar 12 gols e marcar 1 nas últimas 4 partidas.

1-fase-classificacao-geralda9adfbd1e3001

Os grupos foram divididos de forma aleatória, sem correlação com nenhuma classificação, e colocou lado a lado Once Caldas, Millonarios, Rionegro Águilas e Tolima. Dois times vencidos nessas últimas rodadas e o campeão da Copa Colômbia Tolima, que eliminou o Once nessa trajetória.

 

Liga Águila – Clausura - Segunda Fase

É dever de todo colombiano conhecer a obra de Gabriel García Marquez, especialmente “100 anos de solidão”. Não contarei o que acontece para o leitor que não leu mas uma coisa Gabriel nos ensina: o destino é tão forte que por vezes nos impele a algo que não queremos, que não lutamos por tal mas aceitamos, afinal, este é o nosso destino.

Em 15 de novembro, em Ibagué, campo do Tolima, lá estavam os desbravadores de nossa torcida acanhados no setor visitante de um time recém-campeão nacional. Aquela era a 7ª vez que enfrentamos o Tolima na temporada, tínhamos 0 vitórias. Quem olhar para aquele jogo vai entender que não fomos mal: atacamos pouco mas mantivemos nosso goleiro sem grandes trabalhos, a equipe da casa rodava bem a bola mas a marcação específica a seus pontas travava seu jogo. Só que o destino é inexorável… Aos 39’ e aos 59’, dois cruzamentos longos, uma defesa parada e o Tolima abria vantagem, 0-2. O Once vai acima, encontra uma variação ofensiva sem 3 zagueiros, pressiona e desconta com o Ovelar. Tarde demais para empatar mas ainda cedo para recuperar.

2-fase-1e07d2c712d4238e8.png

Diante do Millonarios, nossa torcida tratou a partida como protocolar e sem maiores festas, colocamos 13 mil pessoas em Palogrande. O jogo ofensivamente ruim era travado como um todo até aos 51’, Jhon Duque expulso e o Once Caldas com 1 a mais. Nos inflamos, pedimos mais, o volume foi maior mas o time outrora eficaz perdera aquela facilidade em acertar o alvo e caminhamos para um melancólico 0-0. Com 6 pontos conquistados em 2 jogos, o Tolima já parecia inalcançável.

2-fase-261f338d99fa540e8.png

O Tolima faria 9 pontos na 3ª rodada e só um aparente milagre tirava sua classificação. Ainda assim, o aguerrido Once em seu pior jogo nessa fase supera o Rionegro Águila com um santo gol aos 90+3’. Se nosso destino é morrer, que seja lutando. Diante o Millonarios, o roteiro se repetiu: pressão de um time e um 0-0 com pouca explicação para quem perde. Dessa vez apenas os lados se invertem, a equipe de Bogotá pressiona durante todo o jogo mas esbarra em um Ortíz inspirado.

O Tolima empatara diante do Rionegro Águilas e vinha a Manizales carimbar a classificação diante de seu melhor freguês naquela temporada. Para nós, vencer era questão de orgulho e no fundo, quem não acreditava num milagre precisa rever seus conceitos de futebol.

Em campo e na arquibancada, o Once Caldas era um lutador disposto a dar um último golpe antes de cair. A equipe fez valer o fator casa e dominou o volume ofensivo, García beliscou a trave, Lemos desperdiçou boa chance de cabeça e aos poucos o empate começava a ser frustrante ainda que o adversário tivesse peso. Henao abandona seus critérios e aos 81’ lança a variação ofensiva, tímida na postura mas lançando a equipe a frente. Passamos a ter mais bola, rodar o jogo, procurar espaços e a recompensa vem em gol: aos 90+1’ Hernandéz invade a área, a defesa afasta e Londoño enche o pé cruzado pra nos dar a vitória. O Once estava vivo e há 1 rodada do fim parecia mais perto da classificação do que nunca esteve.

2-fase-3180f5eca8526f0dc.png

Nós nos iludimos. Eu mesmo comprei fogos, ninguém sabia dizer como mas o sentimento é de que nós iríamos a final. E daí que o Tolima seguia a 2 pontos de vantagem e a combinação de resultados era matematicamente improvável? O destino nos reservava a final! O cenário para o último e decisivo jogo era esse:

classificacao-ultima-rodada30230cbcca046

Tudo precisava dar certo e a esperança estava viva mas...

Aos 33’ o Tolima abria 2-0 diante do Millonarios em sua casa e a lamentação era enorme em Manizales, o público de Palogrande assistia atônito a um Once extremamente nervoso e errando demais. O Millonarios descontaria em Ibagué mas antes que pudessemos empolgar, Palma falha, é driblado pelo quique da bola e Andrés Rentería marca aquele que seria o gol da vitória do Rionegro Águilas.

2-fase-40ad4ebe194c6b1ea.png

Pra quem quase não classificou, o Once até que foi bem demais. Henao parece ter ganho a confiança do time, descobriu os limites do elenco para seu uso e foi capaz de variar o time sempre que necessário. A defesa que era um ponto criticado sofreu 3 gols nos 6 jogos finais e concedeu bem menos finalizações aos adversários, por outro lado o ataque marcou apenas 3 gols nesses mesmos 6 jogos. Não se pode melhorar em tudo ao mesmo tempo…

Por fim, é justo dizer que a classificação do Grupo A fez justiça: o Tolima ganhou de todas as equipes e chega com ar de favorito para enfrentar um impressionante Santa Fé, já vencedor do Apertura. A equipe que também liderou o Clausura passou apertado por essa fase e conseguiu levar um 5-0 dentro da própria casa do Atlético Nacional, porém, se recuperou e se aproveitou de um grupo sem nenhum dominante para arrancar a final com seus 10 pontos.

2-fase-classificacao4c76b828066cb3f9.png

santa-fe-campeao465e01ef6a17dd0d.png

Como visto acima, na grande final deu Santa Fé. Com alguma tranquilidade e 3-0 no agregado, a equipe já campeã do Apertura faturou o Clausura e pode se autoproclamar rei da Colômbia após essa temporada. O título premia uma campanha impecável desde a primeira fase e rechaça as desconfianças das pesadas derrotas sofridas entre outubro e novembro.

classificacao-geral0470dbc0ae3e61db.png

Média de Pontos nos últimos 3 anos (que justificará o rebaixamento)

Na classificação geral, que leva em conta os playoffs e a fase de pontos corridos, chama atenção que o Once Caldas completa o pódio e termina o ano como o 3º melhor time da Colômbia, posto que garante o retorno a Copa Libertadores! Pelas regras da Colômbia, são 4 vagas para a maior competição continental, 2 para os campeões de turno e outras 2 para os mais bem qualificados. Ainda segundo as regras, o Once inicia a competição na 2ª fase de qualificação.

E talvez o querido leitor se pergunte “Como terminou em 3º se acabara o Clausura em 5º e o Apertura em 7º?” e a resposta é mais simples do que parece: além de regulares campanhas dentro do grupo nos playoffs, o Once Caldas é um dos 5 times a classificar para a segunda fase nos dois turnos, o que lhe concede ampla vantagem contra 15 times no campeonato. Além do que, Millonarios e Atlético Nacional, os outros 2 além do pódio a avançar duas vezes, também penaram pela suas vagas nas duas oportunidades. Nesse sentido, chama muito a atenção o Deportivo Cali, que foi líder do Apertura, e terminou o Clausura com a 18ª campanha.

 

Diário do Treinador

Hola, hincha!

Sem maiores delongas, pois as festas de fim de ano se avizinham e o resumo de meu querido Pedro foi perfeito até aqui, vamos olhar um pouco sobre o desempenho do plantel, já traçando os planos para a próxima temporada e sem desenrolar muito o desempenho.

zplantele76b0b10913c8a85.png

A análise anterior a essa pode ser estendida em todos os aspectos, a defesa se manteve forte e atingimos um número de gols sofridos próximo do ideal nesses últimos jogos, o que manteve os defensores bem avaliados, mas por outro lado nosso ataque caiu consideravelmente em gols marcados e manteve os homens de frente com dificuldades em suas avaliações.

Para defender o indefensável, a participação de Ovelar no quadrangular foi bem positiva, o gol contra o Junior aumentou sua confiança e mesmo quando Carreazo retornou de lesão os dois se alternaram bem na função. Apesar disso, o veterano paraguaio já é veterano, um dos maiores salários do elenco e não entrega os gols de outrora, com o contrato prestes a expirar ele deve ser carta fora do baralho. Compondo a dupla, David Lemos foi uma peça surgida ao acaso quando retornou após grave lesão de ligamentos no joelho e mereceu a titularidade, entretanto, seu físico decaiu muito e não quero contar deixá-lo sob tanta responsabilidade para o próximo ano. Fato é que os homens de frente serão trocados mas ainda não observei com tanto afinco o mercado para conhecer as possibilidades.

A dupla Londoño e Rodríguez no meio campo termina a temporada em alta e são parte da espinha dorsal pensada para o próximo ano, dois jogadores que se conhecem, que se complementam, de bons valores defensivos e versáteis o suficiente para suportar mudanças no desenho tático. Bernal que complementa o meio como MRB foi bem mas a alta idade e a capacidade física o tornam fácil de ser sacrificado.

Estamos bem representados nas alas e nos zagueiros, aquele que sempre foi nosso melhor setor e por isso foi tão privilegiado na escolha tática. Agora que assumo o time com liberdade e conhecimento suficientes para promover dispensas, o objetivo maior é equilibrar essa balança, quero ter bons atacantes no mesmo número de bons zagueiros para que assim eu possa adaptar o time para algo mais competitivo ofensivamente: do que adianta apostar em contra-ataques rápidos se não tenho pontas e minha dupla de frente é pesada? Se essa foi nossa grande dificuldade, é daqui que partimos para planejar o elenco pela próxima temporada.

ztatica101f2694d8003170.png

Acima, apenas como ilustrativa, está a nossa variação ofensiva relatada dentro dos jogos. Nasceu por acaso e pela necessidade, abro mão do líbero e coloco um organizador de jogo mais próximo dos atacantes, subo a linha ofensiva e tiro a disciplina na liberdade criativa. Pela proposta do save ser defensiva taticamente, esse sistema só adota a mentalidade até a positiva e foi usado somente nos 15 minutos finais de alguns jogos.

Essa é uma necessidade que não imaginei quando propus o save mas que logo se mostrou necessária e, portanto, acho justo ter esses parâmetros para me permitir o desespero no final: uso da mentalidade positiva e somente nos 15 minutos finais.

inicio272f98619b297a73.png

E é isso. O time vai bem financeiramente, a diretoria ficou satisfeita mas o torcedor não aliviou minha avaliação sobre o catenaccio, como mostra esse recorte ainda da primeira fase, eu enfrento dúvidas. Para o ano que vem temos o dever de brigar pelo título e essa terceira posição improvável ratifica a cobrança, eu não sei se estou pronto mas só saberei a partir do momento que tiver o elenco em mãos.

Estou ansioso para voltar a Copa Libertadores, para sentir esse estádio pulsando e o adversário tremendo, mas é preciso ter calma, ainda falta tempo e trabalho.

Até qualquer dia, então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (As improváveis curvas de um destino em linha reta 21/07)

Curiosa essa questão das 20 rodadas com 19 equipes. Dei uma olhada e no mundo real essa rodada extra se dá com as equipes enfrentado um rival regional.

Como eu disse, o America e o Junior pareciam em um momento ruim e confirmaram isso em campo. Quem seu deu bem foram os Millonarios e o Once Caldas, de Henao. Gostei dessa ideia de grupos aleatorios. Deixa tudo mais imprevisível, né?

O Once Caldas esteve perto de se classificar, mas o Tolima fez seu papel e o Once, diante do Rionegro, não. Mas concordo com sua avaliação a campanha no fim pode ser considerada muito boa e na temporada, a equipe mostrou isso também, terminando em 3º lugar.

Pois é, a generalização que o FM faz e muito outros também, que o Catennaccio é algo um modelo de jogo defensivo conta só uma parte da história, né? Nenhuma modelo tático sobrevive pensando em se defender 100% do tempo.

Legal a análise final do elenco, indicando por onde deverá mexer para elevar o nível do Once Caldas para a próxima temporada. Agora, teremos que esperar para ver se consegue fechar as lacunas que identificou. Eu acredito que conseguirá.

Torcida corneteira. Vou me unir a eles.😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabaste a fase regular bem e por muito pouco não disputaste o título. Acaba por ser uma campanha positiva, coroada com a qualificação para a Libertadores. Não percebo essas dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Mesmo passando perto da final, há de se comemorar e muito! A temporada que parecia ser morna e monótona, acabou trazendo bons resultados pro time do Henao no seu afunilamento. E isso vai servir como excelente base pra temporada seguinte, já que o time mostrou consistência e os pontos a melhorar já foram identificados.

E falando em próxima temporada, o Henao já tá olhando pra ela? Como tá sendo a análise e a busca por reforços pra esse time?

No mais, parabéns pela campanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente achei que você chegaria a final, mas acredito que o Tolima tenha merecido mais, fez um primeiro turno de segunda fase muito bom. 

A defesa brilhou nesta temporada o que é muito bom para o estilo de jogo que você pretende implantar e ainda bem que o time está saudável financeiramente, assim deve conseguir trazer bons nomes para as fases ofensivas da sua tática.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, não vi que já tinha começado um save novo (talvez o fato de ter ficado ausente da área por mais de 2 semanas tenha ajudado? kkkkkkkkk) mas enfim, sempre achei que você viria com um certo time boliviano amarelo e preto, porém me surpreendeu fazendo save com o Once Caldas, bravo time campeão da Libertadores.

Li por alto e deu pra ver que essa primeira temporada foi de altos e baixos (com muitos mais altos) a se considerar o nível da equipe. Mais importante do que isso, acho que fica uma sensação normal de que agora você já entendeu bem o elenco que tem e o que pode fazer pra dar o primeiro salto de qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2021 em 09:36, Peepe disse:

Valeu, V!

Não sei se o ps foi ironia mas levei como tal, está difícil fazê-los desencantar...

Pior que nem foi, @Peepe!
- kk'

O Marcelino Carreazo e o Johan Carbonero já me salvaram a pele algumas vezes num save in off que joguei na Coreia do Sul com o Suwon Bluewings.
O Marcelino fedia a gol naqueles lados. E o Carbonero vinha incomodar o volante adversário e quando roubva a bola iniciava uns "contra-ataque fulminante".
E de vez em quando marcava também, kk'.

...

Bons tempos [^-^]


Mas eu entendo sua dor.
Pra mim tem sido difícil fazer funcionar qualquer jogador numa função diferente de "Avançado Trabalhador".

Até porquê a dinâmica que essa função dá ao jogo coletivo, é algo diferenciado.
E eu uso o atacante, muito mais voltado ao "ethos" do trabalho coletivo de marcação e transição, do que propriamente dito pra ser um destaque em si.

É aquilo do: se marcou gol tá bom.
Se não marcou gol e ajudou no funcionamento coletivo, outro acaba fazendo.
E vida que segue!

Boa sorte na continuação do save!
Sigo acompanhando!

- Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tolima fez a parte dele, mas o Cerro Porteno peidou na farofa após essa derrota ao Rio Negro.

O curioso é que mesmo com um esquema defensivo, a defesa foi bastante vazada.

Se cria poucas oportunidades e os atacantes não concretização, fica difícil mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou no quase pra ir à final, mas, mesmo uma vitória no último jogo não garantiria a classificação, o que ameniza um pouco a derrota.

De todo modo foi uma temporada positiva, que culminou na classificação para a Libertadores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2021 em 09:08, ggpofm disse:

Curiosa essa questão das 20 rodadas com 19 equipes. Dei uma olhada e no mundo real essa rodada extra se dá com as equipes enfrentado um rival regional.

Como eu disse, o America e o Junior pareciam em um momento ruim e confirmaram isso em campo. Quem seu deu bem foram os Millonarios e o Once Caldas, de Henao. Gostei dessa ideia de grupos aleatorios. Deixa tudo mais imprevisível, né?

O Once Caldas esteve perto de se classificar, mas o Tolima fez seu papel e o Once, diante do Rionegro, não. Mas concordo com sua avaliação a campanha no fim pode ser considerada muito boa e na temporada, a equipe mostrou isso também, terminando em 3º lugar.

Pois é, a generalização que o FM faz e muito outros também, que o Catennaccio é algo um modelo de jogo defensivo conta só uma parte da história, né? Nenhuma modelo tático sobrevive pensando em se defender 100% do tempo.

Legal a análise final do elenco, indicando por onde deverá mexer para elevar o nível do Once Caldas para a próxima temporada. Agora, teremos que esperar para ver se consegue fechar as lacunas que identificou. Eu acredito que conseguirá.

Torcida corneteira. Vou me unir a eles.😄

Fala, GG! obrigado pela participação

A princípio eu achei que essa rodada extra fosse uma compensação para todos os times terem o mesmo número de jogos em casa e fora mas não é bem assim que funciona.  O formato sempre curioso reserva esse sorteio mais aleatório, eu gosto da ideia embora nesse primeiro momento não fez tanta diferença, já que salvo o Santa Fé a classificação foi bem mexida e não teve nenhum time mais forte.

Concordo que não basta só defender mas o equilíbrio é difícil de ser encontrado a partir das sugestões que o catenaccio dá. Veremos na virada de temporada o que vou conseguir arrumar, com melhores jogadores a tendência é o sarrafo subir.

Em 22/07/2021 em 10:18, Cadete213 disse:

acabaste a fase regular bem e por muito pouco não disputaste o título. Acaba por ser uma campanha positiva, coroada com a qualificação para a Libertadores. Não percebo essas dúvidas...

Obrigado por participar, Cadete!

Há dúvidas porque o desempenho foi inferior aos resultados mas ainda faz parte da adaptação ao sistema.

 

Em 23/07/2021 em 16:29, Leho. disse:

Mesmo passando perto da final, há de se comemorar e muito! A temporada que parecia ser morna e monótona, acabou trazendo bons resultados pro time do Henao no seu afunilamento. E isso vai servir como excelente base pra temporada seguinte, já que o time mostrou consistência e os pontos a melhorar já foram identificados.

E falando em próxima temporada, o Henao já tá olhando pra ela? Como tá sendo a análise e a busca por reforços pra esse time?

No mais, parabéns pela campanha.

Oi, Leho, obrigado por participar!

A regularidade do Once acabou premiada em todos os sentidos, fomos um time que nunca empolgou mas também nunca deixou as derrotas abalarem, salvo as primeiras rodadas com Henao. Ele olha para o ano que se avizinha desesperado por atacantes, um homem gol de confiança faria o time ir além do que já foi mas devo esbarrar no baixo patamar financeiro do Once, a folha salarial é bem modesta para contratar grandes nomes.

 

Em 25/07/2021 em 19:26, AllMight disse:

Eu realmente achei que você chegaria a final, mas acredito que o Tolima tenha merecido mais, fez um primeiro turno de segunda fase muito bom. 

A defesa brilhou nesta temporada o que é muito bom para o estilo de jogo que você pretende implantar e ainda bem que o time está saudável financeiramente, assim deve conseguir trazer bons nomes para as fases ofensivas da sua tática.

 

Fala, Diogo!

Quando cheguei vivo a ultima rodada eu imaginei que nada impediria o Once de ir a final, só que a vida não é romântica sempre e acabou dando o óbvio: Tolima por lá. 

O caminho é bem esse, repetir e potencializar os bons números defensivos dessa reta final mas melhorar individualmente o ataque para deixar o time mais competitivo. Por ora parece fácil, a ver como o mercado vai reagir a nosso interesse.

 

Em 26/07/2021 em 14:45, marciof89 disse:

Boa, não vi que já tinha começado um save novo (talvez o fato de ter ficado ausente da área por mais de 2 semanas tenha ajudado? kkkkkkkkk) mas enfim, sempre achei que você viria com um certo time boliviano amarelo e preto, porém me surpreendeu fazendo save com o Once Caldas, bravo time campeão da Libertadores.

Li por alto e deu pra ver que essa primeira temporada foi de altos e baixos (com muitos mais altos) a se considerar o nível da equipe. Mais importante do que isso, acho que fica uma sensação normal de que agora você já entendeu bem o elenco que tem e o que pode fazer pra dar o primeiro salto de qualidade. 

Fala, Marcio!

Eu queria muito jogar com o Strongest, tive uma tentativa em off e gostei do desenvolvimento mas é um desafio pouco atraente porque o time já é muito bom a nível nacional e o formato da liga em pontos corridos torna cansativo a proposta de postagem. O Once acabou sendo uma escolha mais de acordo com o que eu gosto e o que eu quero.

 

Em 27/07/2021 em 01:25, v_martins disse:

Pior que nem foi, @Peepe!
- kk'

O Marcelino Carreazo e o Johan Carbonero já me salvaram a pele algumas vezes num save in off que joguei na Coreia do Sul com o Suwon Bluewings.
O Marcelino fedia a gol naqueles lados. E o Carbonero vinha incomodar o volante adversário e quando roubva a bola iniciava uns "contra-ataque fulminante".
E de vez em quando marcava também, kk'.

...

Bons tempos [^-^]


Mas eu entendo sua dor.
Pra mim tem sido difícil fazer funcionar qualquer jogador numa função diferente de "Avançado Trabalhador".

Até porquê a dinâmica que essa função dá ao jogo coletivo, é algo diferenciado.
E eu uso o atacante, muito mais voltado ao "ethos" do trabalho coletivo de marcação e transição, do que propriamente dito pra ser um destaque em si.

É aquilo do: se marcou gol tá bom.
Se não marcou gol e ajudou no funcionamento coletivo, outro acaba fazendo.
E vida que segue!

Boa sorte na continuação do save!
Sigo acompanhando!

- Um abraço!

oi, Victor, obrigado pela participação!

Bacana que você tenha experiência com a dupla, gosto muito do atributo dos dois mas tive dificuldades em fazê-los se encontrar nesse início. Eles devem ser mantidos mas sem tanto prestígio quanto já tiveram.

Sobre o Avançado Trabalhador, eu particularmente não sou fã da função não, reconheço que a função é importante para marcar desde cima mas você acaba sendo forçado a ter um meio campo de ataque pra compensar e isso abre espaço na tua marcação mais baixa. 

Em 28/07/2021 em 14:59, Nei of disse:

O Tolima fez a parte dele, mas o Cerro Porteno peidou na farofa após essa derrota ao Rio Negro.

O curioso é que mesmo com um esquema defensivo, a defesa foi bastante vazada.

Se cria poucas oportunidades e os atacantes não concretização, fica difícil mesmo.

Fala, Nei!

O time é o Once Caldas, não o Cerro kkkk e sim, sofri muito para encaixar a defesa, aprendi que retranca boa não é só defensiva. Espero evoluir numa próxima temporada para evitar que isso volte a se repetir.

Em 29/07/2021 em 18:26, div disse:

Ficou no quase pra ir à final, mas, mesmo uma vitória no último jogo não garantiria a classificação, o que ameniza um pouco a derrota.

De todo modo foi uma temporada positiva, que culminou na classificação para a Libertadores.

 

Fala, div!

Como a vaga na final teria sido um presente caído do céu, não ir para lá nem chega a ser um lamento e a derrota fica amenizada com a vitória do Tolima sim. O saldo é positivo mas o caminho a melhorar parece enorme também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

O começo de 2021 e a sonhada volta a América.

Diário do Treinador

Ué?

Eu sei o que você se pergunta, caro hincha, mas veja bem, se vamos falar de uma virada de temporada, é justo começar por quem a comanda, dando a palavra apenas no fim para o dono desta página. Abaixo estão as considerações sobre elenco, reforços e o mais burocrático da vida de um técnico.

Como desfecho de nossa última atualização, era evidente a necessidade de reforçar o ataque e ir atrás de um bom homem gol. Diversos nomes foram listados mas havia um pequeno grande problema: o maior salário do Once Caldas era de Ovelar na casa dos 10 mil reais semanais. O clube dispõe de certo dinheiro, a folha estava maior e finalizamos o período com mais de 7 milhões em caixa para transferências, mas é um risco trazer alguém que receba 2 vezes mais que o 2º salário, os pedidos por renovação e correção salarial são um peso que não estamos dispostos a arcar. Fixei o valor de salário em 15 mil semanais e fui atrás do homem gol. Os olheiros trabalharam bem e em pouco tempo tudo estava certo com Miguel Murillo. Em cima da hora, o Santa Fé dobrou o salário oferecido e o nosso artilheiro subiu no telhado fechando com os campeões nacionais.

Conto essa passagem pois a dificuldade em contratar passou sempre pela cruel concorrência de adversários com menos pudor para queimar dinheiro em salários e projetos mais ambiciosos. Ao Once, a expectativa não era tão diferente da última temporada: avanço de fase na Liga, semifinal na Copa e fase de grupos na Libertadores, de forma que não valia a pena tentar dar o passo maior que a perna contratando reforços acima de nosso patamar.

direcao-expectativas8b9fbccdd94fa1b8.png

Antes de falar dos reforços, uma coisa precisou ser pensada: que estrutura de jogo eu quero? Ciente de que o 352 não deu os resultados que eu tanto esperava, armei o time no tradicional 4231 com postura defensiva baseada na ideia de Contra Ataque Fluído. É um sistema que precisa de mais velocidade pelas pontas e tem um atacante mais móvel, está em desenvolvimento e será detalhado mais a frente, ainda assim, vale o destaque para entender meu ponto de partida nos reforços.

E enfim, vamos aos nomes contratados:

transferenciasb8709481d32356de.png

Se Murillo subiu no telhado, resolvi ir atrás de alguém com fama dentro do país: procurei os artilheiros da última temporada na Colômbia e encontrei dois perfis, o veterano em fim de carreira ou o garoto de potencial em clube grande. Ali perdido no top-10, emprestado ao modesto Bucaramanga, com 14 gols em 29(4) jogos no ano estava Kevin Aladesanmi. Atacante sueco de nascimento, criado na Noruega, com pai nigeriano e mãe colombiana, Aladesanmi era jogador do Deportivo Udinese, um projeto da equipe italiana dentro da Colômbia, e após passagens frustradas pela Europa, o jogador vivia pulando de clubes dentro do país. Longe de ser o finalizador que a torcida tanto sonha, Kevin vem como uma aposta que começa como titular mas tem em Marcelino Carreazo e Mender García dois remanescentes que vão disputar posição.

transferencias-1e29db5df79c46b47.png

Segundo problema desse novo padrão tático era a total ausência de pontas, salvo Carbonero. Aproveitando jogadores que teriam fim de contrato no primeiro dia de 2021, fomos atrás de Fredy Salazar para a direita…

transferencias-30453eeae6f1ab85d.png

Romir Balanta e Romeesh Ivey para a esquerda. Todos os três são jogadores bem equilibrados, sem nenhum grande ponto forte mas também sem nenhum ponto fraco em evidência. Por serem oportunidades de mercado, achei contratações bem adequadas para iniciar a transição para o 4231. Com dois meses de campo penso que talvez compense investir parte do dinheiro de transferências em um cara acima da média para a posição mas não sei até onde nossa reputação e capacidade salarial comportaria esse cara.

O meio campo também foi apontado como uma carência pela falta de reposição e para tal seguimos o padrão de contratar jogadores sem contrato e com baixo salário. Destaque para Yeison Carabalí, volante de boa pegada e bem técnico.

transferencias-77c84d5d22fe570d0.png

Gonzalo Zárate e Carlos Castillo também são bons para elenco, por isso vão ao banco, sinal de que sigo satisfeito com o entregue por Londoño e Rodríguez, titulares na última temporada.

Sobraram da lista Hinestroza, um pequeno arrependimento de minha parte pois é rápido e burro, Felix Charrupí que viera por empréstimo e já voltou, mesmo tendo feito 5 jogos em 10 o Atlético Nacional ficou incomodado com o tempo de jogo dele, e o jovem Ferlys García, aposta para os próximos anos. Os demais listados foram iniciativa de nossa comissão técnica sub-20.

Nas saídas, fora os dispensados, David Lemos foi o único vendido. Os demais emprestados são, em boa parte, jogadores que estouraram idade para o sub-20, tem algum potencial mas dificilmente jogariam na atual temporada, de forma que foi preferível encontrar empréstimos para eles. Valledupar, da segundona colombiana, e Zamora, da elite venezuelana, agradeceram por encorparem o time com 4 jogadores cada e eu aprovei a ideia de reunir tantos jogadores no mesmo time, uma forma de ter um clube satélite mesmo com a ideia rejeitada pela direção.

Com os reforços, nosso plantel ficou avaliado dessa forma:

plantelc92bae46114fc6cd.png

Cabe o breve comentário que é preciso enxugar mais esse tamanho de elenco, e eu tentei mas o mercado foi pouco receptivo a algumas peças oferecidas. De toda forma, é fácil perceber quem será utilizado e quem não a partir das avaliações. Considero ainda o elenco bem equilibrado como um todo, temos bons jogadores em todos os setores do campo mas insisto que falta aquela espinha dorsal acima da média para galgar sonhos maiores.

O desenho tático já com ajustes meus ficou assim:

plantel-tatica3f1f8a5f2df13626.png

Mantivemos a mentalidade defensiva, ajustei a linha defensiva pois a proposta dela muito recuada gera problemas incontornáveis, aumentei a capacidade de pressão e em campo deixei os jogadores o mais confortável possível nas suas funções, até por serem combinações que casam baseei o time nas funções que cada atleta melhor desempenha em campo. A ideia continua a mesma: atrair o adversário para nosso campo e escapar em velocidade com uma dupla a frente, agora Salazar na direita e um atacante de maior mobilidade.

financas36f4c69d6167ad6b.png

O time vai bem financeiramente falando também, conforme dado anexo, e a expectativa de voltar a América era alta nessa nova temporada. Só que isso é papo para o torcedor correspondente mais apaixonado da Colômbia, e para tal eu deixo a palavra com Pedro Pompeo.

 

La Fortaleza de Manizales

A volta a América e o começo de 2021

Todo e qualquer torcedor de Once Caldas que não tiver colocado um X em seu calendário para 3 de fevereiro é um insensível. Desde o sorteio e a calendarização fico definido que aquela data mágica marcaria nossa estreia na maior competição do continente na fase eliminatória.

Janeiro foi o mês de estreia da Liga Colombiana e é por aqui que nós começamos. Os reforços prometiam mexer com o estilo da equipe e todos começamos animados a temporada, em grande caravana para o Daniel Villa Zapata contra o Alianza Petrolera. O jogo foi realmente muito bom, ficamos um tempo inteiro com 1 a mais e conseguimos ser superiores em todas as fases do jogo. Porém, maldito como só o futebol, os Petroleros venceram por 1-0 em uma de suas 2 finalizações em todo o jogo. Placar para esquecer mas desempenho para criar expectativas.

janeiro-01e14254356212c226.png

O segundo jogo manteve as boas expectativas e vencemos com autoridade o Deportivo Pasto em Palogrande, gol único de Romeesh Ivey criando uma marca para a temporada, ou melhor resgatando a marca: é difícil demais fazer gol.

janeiro-02c663699f50d65c99.png

Os dois jogos que fecham o mês são atuações para esquecer próximas ao 3 de fevereiro. Empate contra o Bucaramanga e derrota para o La Equidad, onde Henao poupou boa parte do time.

janeiro-calendario8854352d7b36ca6e.png

 

Fevereiro/2021

Por questões de calendário, foram só mais dois jogos de Liga em fevereiro e o saldo não foi tão ruim: vitória chorada em uma atuação ruim contra o Deportivo Cali, com o primeiro gol de Kevin Aladesanmi com a camisa blanca, e um empate contra o Boyaca Chicó por 0-0. Ambos os jogos ocorrem com time misto por conta da Copa Libertadores que se deu durante todo o mês de fevereiro.

fevereiro-01ba6455f6a1ad19d6.png

Justamente por essa confusão no calendário é difícil dizer como está o Once Caldas no campeonato: a 13ª colocação incomoda, mas são 2 jogos a menos e possivelmente 6 pontos que nos colocariam firmes na disputa pela 8ª colocação. Ainda é cedo para o desespero, o sinal de alerta está ligado mas Henao justifica corretamente que as partidas poupando jogadores impactam no desempenho desse começo tão abaixo e promete que daqui para frente a subida é o padrão.

Eu não tenho motivos para desacreditar, especialmente pelo que aconteceu em paralelo…

liga-classificacao94d229e0b4195ce1.png

 

Copa Libertadores

A vida na Pré-Libertadores sempre é condicionada por quem o sorteio te reserva e podemos dizer que a vida do Once Caldas ganhou um refresco as vésperas do amargor. Isso porque o primeiro adversário seria o River Plate (URU) enquanto o adversário final provavelmente seria o Atlético Mineiro.

Sem sofrer antecipadamente, em 3 de fevereiro estávamos eu e mais 91 colombianos no vazio e histórico Estádio Monumental para acompanhar uma surpreendente estreia de nosso time amado. Os uruguaios não viram a cor da bola apenas o amarelo de cartões após apelarem para mais de 20 faltas como forma de cozinhar o jogo. O Once merecia e devia ter vencido mas as dificuldades ofensivas frustraram as chances de vitória.

libertadores-10bcfaed221382bde.png

Sem problemas, em casa a gente conversa.

E foi uma conversa rápida: com 25 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Correa já colocava a segunda bola no fundo das redes. 10 minutos antes Salazar marcara o seu e aquela noite sim era uma estreia digna de Copa. A vantagem aberta cedo, as dificuldades técnicas uruguaias e a confiança defensiva colombiana ditaram o ritmo de uma classificação que veio tranquila. A 10 minutos do fim, Mosquera acertou bonito chute cruzado e fechou o placar em 3-0. Que venha o Atlético Mineiro!

libertadores-26aef231afa260424.png

Caro hincha que me lê,

Dos jogos mais tristes de minha vida, a partida na Arena MRV é tranquilamente top-5 delas. Não porque perdemos, não porque os brasileiros realmente se impuseram, mas sim porque aquele primeiro tempo foi de almanaque: defesa gigante, vencendo todas, Salazar escapando pela direita, criamos boas jogadas, finalizamos mais vezes e tivemos mais posse. Comecei o jogo querendo evitar goleada e lá pelos 30 eu tinha a certeza que venceríamos no Brasil. Mas o gol não saiu, o Galo voltou outro do intervalo, ganhou campo, virou as finalizações e marcou 3 vezes: Maidana de cabeça, di Santo e Gustavo Blanco decretaram a justa e dolorida derrota do Once Caldas.

libertadores-3f9e3446b842a7be3.png

Sem chances de classificação para a fase de grupos da Libertadores mas disposto a jogar pela honra, o Once Caldas voltou a ser superior ao Atlético Mineiro em uma partida menos movimentada que a de ida. Infelizmente o bom trabalho defensivo local jogou sozinho, o Galo pouco criou, enquanto os atacantes perderam chance atrás de chance num momento em que até o relógio caminhava lentamente, como quem quisesse acompanhar nossos gritos entalados de gol. A bola da vitória não veio, Victor saiu de campo com baliza inviolada e o sonho da América fica pelo caminho num confronto em que fomos melhores 3 tempos de 4 ao todo.

libertadores-4157502e6147c94f9.png

Aquela bola que não entrou fez pouca diferença para a classificação a fase de grupos, mas olha a ironia do destino: por regulamento, as duas campanhas menos piores dessa fase ganham vaga para a Sul Americana. O Atlético Nacional com 3 pontos passou e o Barcelona (ECU) com 1 ponto e -1 de saldo também. Aquela bola que não entrou nos eliminou também da Sul Americana. Fazer o que?

libertadores-59fab5fd3945067df.png

 

Copa da Colômbia

Quem respondeu “jogar e esquecer os problemas” talvez tenha mais razão. Um dos motivos que congestiona o calendário em fevereiro é a Copa da Colômbia, aquela que tem uma fase de grupos de 4 times onde só o líder classifica e costuma aliviar aos melhores times do país, que entram direto nas oitavas. Diferente de 2020, nesse ano o Once não foi aliviado e começou desde a primeira fase em um grupo com 3 times da segundona, entre eles o Real Cartagena que é mais cotado pela imprensa.

Foram 2 jogos nesse princípio e 2 tranquilas vitórias. Mesmo diante do Bogotá F.C, onde entramos com os reservas, não sentimos muitas dificuldades e abrimos 2-0 com sobras e gols de Balanta e Palma. O segundo jogo, e despedida desse mês, diante do Valledupar foi outro em que o Once sobrou mas aqui cabe a nota triste: jogo fácil costuma servir para consagrar atacante, nesse em questão Aladesanmi perdeu pênalti quando ainda estava 0-0 e saiu no intervalo com péssima nota. Não fez falta, o 3-0 foi bem construído mas nos primeiros jogos o ataque parece que vai dar tantos problemas para Henao como no último ano.

copa-colombia-134919a055a9f500d.png

 

Na classificação, somos líderes e devemos de fato resolver a vida nos 2 confrontos diretos diante do Real Cartagena.

copa-colombia-2a44b1ffeae987c58.png

 

Ao menos, pelo que parece e para quem olha de forma descuidada o calendário abaixo, a defesa parece se consolidar como fortaleza: 8 jogos, 3 gols sofridos mas todos no mesmo jogo. Foram 7 balizas invioladas em fevereiro. Para um time com histórico defensivo tão forte, esse dado é animador. É claro que o nível dos adversários deve ser levantado mas se não sofrer era obrigação, palmas para uma obrigação que foi tão bem cumprida.

fevereiro-calendariofcb3ad0a545641aa.png

E é isso, hincha amigo, temos motivos para lamentar e outros para ficar ansioso, o Once se fortalece e agora, depois das precoces eliminações continentais, deve enfim começar sua temporada local.

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (O começo de 2021 e a sonhada volta a América. 05/08))

Atualizando a leitura.

Foi uma primeira temporada muito legal, ajeitando ali as questões da equipe e a campanha no final foi boa para um início de trabalho.

Engraçado que nessa segunda temporada eu ia dizer que a campanha não me parecia tão boa, aí fui ver o relato dos jogos e só perdeu uma vez. 

Já vou chegar logo dando um pitaco tático (hehehe): ainda que eu não tenha achado as instruções de equipe muito boas, não sairia mexendo em tudo pra não complicar. Mas mentalidade Defender com qualquer linha mais baixa não fica muito passivo? De repente não vale ou subir a mentalidade ou subir a linha de pressão para o padrão da Defender?

As funções e tarefas é que no fim me parecem mais importantes, e nesse sentido eu sugiro testar duas mudanças. Eu colocaria o Mezzala Apoiar na direita, mais coberto por um lateral mais contido e encostando no ponta mais aberto, e o CJ Ap na esquerda cobrindo mais as subidas do Ala e ao mesmo tempo lançando no espaço o ponta que joga por dentro, que nesse caso estaria se movimentando na frente dele. E em vez de um Extremo Invertido você pode testar um Atacante Interior Apoiar, para formar uma dupla de ataque de fato (AI-PL). Como o AI é mais focado em passes/enfiadas/chutes de longe ele também funciona bem em um esquema mais reativo, o EI tende a ser um pouco mais passivo e jogar por vezes até aberto, o que em algumas situações pode isolar o seu atacante.

Outra sugestão: qualquer hora dessas pega o seu Extremo aberto, o que joga na direita, e coloca ele como Extremo Invertido Atacar, depois acrescenta a instrução individual "Manter-se Aberto". Observa então se ele não fica mais imprevisível ao mesmo tempo que continua a jogar no flanco cruzando a bola e, ao mesmo tempo, aproveita melhor eventuais espaços por dentro do que o Extremo comum.

São ideias relativamente simples mas que de repente podem tornar seu time mais sólido defensivamente e te dar mais variações no ataque. ;)

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E vamos para o 2º ano de trabalho de Henao no comando do Once Caldas procurando reviver os bons tempos da Fortaleza de Manizales. Defensivamente, a equipe vem bem nas últimas partidas, mas a temporada pode ser novamente complicada e a eliminação na Libertadores, incluindo a Sul-Americana por tabela, pode indicar isso. Contudo, a forma como foi eliminado também dá para avaliar como algo positivo. Como Henao percebeu, a eliminação pode facilitar e muito o desempenho doméstico, seja na copa ou na liga, mas para isso precisará melhorar o desempenho fora de casa, que parece ser um ponto fraco da equipe de Manizales.

Teremos diversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se a bola não entra não é fácil eliminar o Atl Mineiro. A nívl interno, vejo dificuldades nos jogos fora. No mercado de transferências, é como dizem, quem não tem cão caça com gato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas não estão muito bem no campeonato local, mas o time fez uma boa campanha na libertadores e ainda sonha com o título da Copa. Tem que sonhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito da hora essa proposta de save, acompanhando, aqui.

Acho legal esses resultados mais "under" com poucos gols, a maioria dos saves é bem over haha.

Dá pra aprontar nessa Copa da Colômbia e também beliscar vaga nos playoffs do colombianão, hein?

Quanto à Libertadores, não pintou a zebra 😐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

O time tem tido bom desempenho nesse início, inclusive contra adversários mais fortes, mas a ineficácia ofensiva cobrou seu preço. Uma pena, e pior ainda ter ficado fora da Sula também, que seria um torneio bem mais acessível que a Liberta e ajudaria nas finanças. Enfim, paciência.

O lado bom é que defensivamente o time tá se comportando mt bem, mesmo com as várias mudanças no esquema de uma temporada pra outra. Isso pode ser a base do sucesso dentro da campanha nacional.

Gostei das investidas no mercado. Contidas é verdade, respeitando o teto financeiro, mas agregando boa qualidade ao elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2021 em 07:06, Tsuru disse:

Atualizando a leitura.

Foi uma primeira temporada muito legal, ajeitando ali as questões da equipe e a campanha no final foi boa para um início de trabalho.

Engraçado que nessa segunda temporada eu ia dizer que a campanha não me parecia tão boa, aí fui ver o relato dos jogos e só perdeu uma vez. 

Já vou chegar logo dando um pitaco tático (hehehe): ainda que eu não tenha achado as instruções de equipe muito boas, não sairia mexendo em tudo pra não complicar. Mas mentalidade Defender com qualquer linha mais baixa não fica muito passivo? De repente não vale ou subir a mentalidade ou subir a linha de pressão para o padrão da Defender?

As funções e tarefas é que no fim me parecem mais importantes, e nesse sentido eu sugiro testar duas mudanças. Eu colocaria o Mezzala Apoiar na direita, mais coberto por um lateral mais contido e encostando no ponta mais aberto, e o CJ Ap na esquerda cobrindo mais as subidas do Ala e ao mesmo tempo lançando no espaço o ponta que joga por dentro, que nesse caso estaria se movimentando na frente dele. E em vez de um Extremo Invertido você pode testar um Atacante Interior Apoiar, para formar uma dupla de ataque de fato (AI-PL). Como o AI é mais focado em passes/enfiadas/chutes de longe ele também funciona bem em um esquema mais reativo, o EI tende a ser um pouco mais passivo e jogar por vezes até aberto, o que em algumas situações pode isolar o seu atacante.

Outra sugestão: qualquer hora dessas pega o seu Extremo aberto, o que joga na direita, e coloca ele como Extremo Invertido Atacar, depois acrescenta a instrução individual "Manter-se Aberto". Observa então se ele não fica mais imprevisível ao mesmo tempo que continua a jogar no flanco cruzando a bola e, ao mesmo tempo, aproveita melhor eventuais espaços por dentro do que o Extremo comum.

São ideias relativamente simples mas que de repente podem tornar seu time mais sólido defensivamente e te dar mais variações no ataque. ;)

Boa sorte na continuação!

Fala, Tsuru!

O começo realmente não foi tão bom, apesar do baixo número de derrotas, mas como a Libertadores foi priorizada, trato com alguma normalidade. Os problemas começam agora.

Quanto a questão tática, a questão da linha tinha o objetivo de tornar o time mais compacto defensivamente mas foi algo que acabei tendo de corrigir para a pressão padrão mesmo pois a ideia de compactação com ela mais baixa funciona mais num 4231, não nesse 451 proposto. Vou testar também a inversão dos meias centrais, apesar de gostar de utilizar o Mezzala em lado oposto ao ponta com função de atacar, que sempre é um homem de chegada em gol. A ideia é então ter armadores de um lado cruzando em diagonal para os finalizadores do outro. Por enquanto não funcionou mas gostei da sugestão e acho que vai combinar com a troca do EI por um AI.

Obrigado pela participação e pitacos. Gosto das instruções coletivas e elas refletem um meio simples pra montar o time: passe e temporização na metade, sem conflitar com o perder tempo da mentalidade defensiva, um enfrentar defesa como estímulo aos pontas para serem individualistas no 1 pra 1 e cruzamentos tensos aproveitando a boa estatura dos centroavantes mas sem a esperança do ponta oposto, que funciona bem no "cruzamentos largos". Em transição e sem bola eu segui o padrão, única coisa fora da curva é a distribuição aos laterais mas isso eu peguei como hábito desde os tempos do Nandéz e não largo, inclusive recomendo: são jogadores constantemente livres na saída e o time ganha mais campo que a saída com os zagueiros dentro da própria área.

 

Em 06/08/2021 em 08:36, ggpofm disse:

E vamos para o 2º ano de trabalho de Henao no comando do Once Caldas procurando reviver os bons tempos da Fortaleza de Manizales. Defensivamente, a equipe vem bem nas últimas partidas, mas a temporada pode ser novamente complicada e a eliminação na Libertadores, incluindo a Sul-Americana por tabela, pode indicar isso. Contudo, a forma como foi eliminado também dá para avaliar como algo positivo. Como Henao percebeu, a eliminação pode facilitar e muito o desempenho doméstico, seja na copa ou na liga, mas para isso precisará melhorar o desempenho fora de casa, que parece ser um ponto fraco da equipe de Manizales.

Teremos diversão.

Fala, GG!

Você viu bem o copo meio cheio, hoje entendo as dificuldades de calendário que você apontou lá atrás e essa eliminação precoce limpou nossa barra. Tenho de aproveitar esse tempo e o fato do time não cansar tão fácil para manter a regularidade da última temporada, como vi ela beneficia o time no Colombiano.

Sobre melhorar fora de casa, é inegável a necessidade e os primeiros resultados foram bem difíceis. Até em jogos como contra o River, onde houve superioridade do Once, a bola teimou em não entrar. 

 

Em 06/08/2021 em 12:58, Cadete213 disse:

se a bola não entra não é fácil eliminar o Atl Mineiro. A nívl interno, vejo dificuldades nos jogos fora. No mercado de transferências, é como dizem, quem não tem cão caça com gato.

Fala, Cadete

Pois é, infelizmente éramos azarões e cumprimos com as expectativas de forma lamentável contra o Atlético, a grana da Sul Americana que seja teria feito a diferença mas tudo bem, vamos seguir caçando com gatos.

Em 06/08/2021 em 15:04, PedroJr14 disse:

As coisas não estão muito bem no campeonato local, mas o time fez uma boa campanha na libertadores e ainda sonha com o título da Copa. Tem que sonhar!

Fala, xará!

Temos que sonhar e sonharemos mas também é preciso viver e a realidade tem sido dura.

 

Em 06/08/2021 em 22:12, Megalodonte disse:

Muito da hora essa proposta de save, acompanhando, aqui.

Acho legal esses resultados mais "under" com poucos gols, a maioria dos saves é bem over haha.

Dá pra aprontar nessa Copa da Colômbia e também beliscar vaga nos playoffs do colombianão, hein?

Quanto à Libertadores, não pintou a zebra 😐

Valeu, Mega!

Todo treinador tem um certo desejo pelo ataque, falando até por mim, a gente aprende a atacar, combinar funções de ataque, fica feliz com o artilheiro do campeonato e etc etc etc. Faz parte e realmente a beleza do futebol é o gol mas eu quis aprender a ser anti-artistico e impedir gols.

 

Em 07/08/2021 em 08:23, Leho. disse:

O time tem tido bom desempenho nesse início, inclusive contra adversários mais fortes, mas a ineficácia ofensiva cobrou seu preço. Uma pena, e pior ainda ter ficado fora da Sula também, que seria um torneio bem mais acessível que a Liberta e ajudaria nas finanças. Enfim, paciência.

O lado bom é que defensivamente o time tá se comportando mt bem, mesmo com as várias mudanças no esquema de uma temporada pra outra. Isso pode ser a base do sucesso dentro da campanha nacional.

Gostei das investidas no mercado. Contidas é verdade, respeitando o teto financeiro, mas agregando boa qualidade ao elenco.

Fala, Leho!

Pois é, um golzinho contra o Atlético teria dado moral, afinal era vencer um time brasileiro, e tinha as chances de chegar na Sula onde o dinheiro ajudaria quem tanto sofreu para montar o time. Mas no começo em uma liga de médio escalão, a gente fica refém de um bom sorteio e agora não foi diferente, faltou sorte porque o Atlético talvez seja o melhor time dessa pré.

Sobre a tática, eu entendi que o contra-ataque é a melhor forma de defender e larguei um pouco a ideia do Catenaccio, também me surpreendeu com a rápida aceitação e tenho de ver até onde isso vai mas sinto que será uma temporada superior a última, que já foi boa. Pelo menos é bom ver o Once ganhando mais a cara do Henao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada... Eu tô vendo direito ou o centroavante é o camisa 1 do time mesmo? haha

Começo de ano complicado pro Once Caldas, especialmente porque o sorteio na Libertadores não favoreceu, poderia ter tido melhor sorte se o sorteio fosse um pouco mais favorável.

Mas ainda tem bastante chão pra se recuperar dentro da Colômbia e superar a campanha do último ano, é normal que no começo seja um pouco mais complicado, com o time ainda pegando entrosamento.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2021 em 20:06, div disse:

Antes de mais nada... Eu tô vendo direito ou o centroavante é o camisa 1 do time mesmo? haha

Começo de ano complicado pro Once Caldas, especialmente porque o sorteio na Libertadores não favoreceu, poderia ter tido melhor sorte se o sorteio fosse um pouco mais favorável.

Mas ainda tem bastante chão pra se recuperar dentro da Colômbia e superar a campanha do último ano, é normal que no começo seja um pouco mais complicado, com o time ainda pegando entrosamento.
 

Fala, div!

Esse seu antes de mais nada me trouxe a lembrança de incluir isso na próxima atualização, quando fiz a numeração estava com preguiça e decidi por ordem alfabética. O centroavante começa com A e pegou a 1.

Pois é, o ano começou com o pé esquerdo mas nada está perdido, apenas continentalmente onde tínhamos poucas chances. Superar a campanha do último ano é uma boa meta mas a coisa é toda tão aleatória, e a campanha foi positiva, que nem sei se consigo colocar isso como parâmetro. Eu pretendo estar mais feliz com o desempenho do time antes de me pautar por resultados.

Obrigado pela participação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Cobrança em dia!

Hola, hincha que aqui nos acompanha!

Esse período aqui relatado nos contará a primeira fase de todo o Apertura colombiano e bem, que período intenso nós vivemos. Como breve recapitulação, o Once foi eliminado da Libertadores e da Sul Americana no mesmo jogo. Na Copa a classificação estava encaminhada e na Liga o início irregular trouxe pressão a Palogrande e é por aqui que vamos contar nossa história.

 

Apertura Colombiano – 1ª Fase

Março de 2021

Nosso drama se instala em 07/03 em visita ao Independiente Medellín. Em campo, um Once nervoso sucumbiu ao 433 adversário em um apertado 1-0 para o time local. A má atuação dos homens de frente começava a cobrar um preço caro.

marco-1a7a4fcf4ebe5db1f.png

Não a toa, segundo fontes, Henao foi obrigado a explicar porque perdeu e o mesmo me confidenciou que aquela era uma situação nova em sua vida, a diretoria não perguntou sobre futuro apenas “por que perdemos para o Medellín?”. A resposta apontou para a falta de sorte e aquilo satisfez o presidente.

reuniao-demissaoc153c2a555b87834.png

O jogo contra o Patriotas Boyacá não era vida ou morte, a imprensa tratava como morte imediata ou adiamento da morte, a vitória era tão obrigatória que nem ela limpava a barra de Henao e seu nervosismo foi perceptível. Mesmo assim, cumpriu-se a obrigação: Balanta serviu Salazar, 1-0, e Salazar serviu Balanta, 2-0. A partida é marcada ainda pela condução de Gonzalo Zárate pelo meio campo, que no período conquista um espaço que não era seu.

marco-251d63bd492d949ff.png

E a data definitiva da morte já parecia marcada…

demissao-pre-americafa143809d76bf2e5.png

Mas o Once resolveu se impôr no momento mais crítico da temporada na grande aposta do treinador: a defesa! O 0-0 foi o placar diante do América de Cali com a dupla de zaga do Blanco Blanco sendo os melhores em campo.

marco-379713f34769f1fd5.png

Henao ficou, ao menos por enquanto. A seguir, para fechar março, três importantes jogos selaram o destino dele nesse semestre: vitória diante do Unión Magdalena por um largo 3-0, em grande noite de Salazar e um importante gol de Carreazo.

A salvação defensiva vem nos dois jogos finais: Correa, zagueirão, marca no empate diante do Envigado por 1-1 e em jogo extremamente apertado, que caminhava para o 0-0, Palma desvia escanteio cobrado por Zaráte a 3 minutos do fim e vai pra galera como autor do gol da vitória. Os 7 pontos em 9 disputados marcaram uma virada e dali pra frente o Once começou a olhar para cima.

marco-41749a3c3f002c1cc.png

Abril e Maio de 2021

A essa altura, o Once Caldas estava no bolo, não tinha uma posição consolidada dentro dos 8 a frente mas toda vitória lhe jogava para dentro da zona, assim como derrotas lhe colocavam para fora. A direção, a imprensa e nós da torcida passamos a aliviar Henao, e os jogadores começavam a responder melhor aos seus comandos. Abrimos o mês diante do velho conhecido Tolima e o empate em 1-1 tornou a deixar os malditos entalados na garganta.

E foi nesse cenário que vivemos o grande jogo da temporada: Atlético Nacional dentro de um Atanásio Girardot com bom público. Ok que o Atlético faz uma má temporada mas segue como o grande time do país e todos aguardavam o momento que eles reagiriam. Demos todo campo que eles queriam, a estratégia de sair em contra-ataque foi acertada e aos 6’ Carreazo se pôs na frente de um fraco chute de Rodríguez, desviou e matou o goleiro abrindo a contagem para o Once. Dali pra frente nossa proposta era clara: defesa forte, que fez um partidaço, e ataque com cautela. Nos acréscimos a porteira abriu: troca de passes rápida, disposta a perder tempo, Ivey cruza em diagonal e Carreazo vai as redes dobrando seu número de gols. Com a torcida local indo embora e nós visitantes ditando o ritmo da festa, deu tempo de Carreazo receber mais uma atrás da linha defensiva, conduzir e acertar o ângulo de Cuadrado. Um 3-0 para dar moral a Henao e principalmente a Carreazo.

naio-10d6109829b5b92b0.png

O segundo teste de fogo era em Palogrande contra o badalado Santa Fé. Em jogos como esse o quanto se joga tem mais peso do quanto se ganha e a atuação do nosso Once foi digna de aplausos, tanto pelos números quanto pelo placar que se constrói em 4 minutos: Carbonero aos 64’ e Carreazo aos 68’ abrem um 2-0 surpreendente.

Infelizmente para nós, o futebol é um esporte imprevísivel. O Santa Fé abriu sua equipe num 424 insano e começou a bombear bola para área. Numa dessas, aos 87’, Gordillo pegou sobra e acertou bonito chute para descontar. Henao fez o que podia para ganhar altura na bola aérea, o time resistia quanto podia mas aos 90+7’ Payares empurrou Velázquez e o juiz deu pênalti. Carlos Henao, zagueiro do Santa Fé, cobrou bem e deu alegrias a parte errada da família Henao. Resultado a se lamentar mas uma atuação a ser lembrada.

naio-25133d1e2c2dc04e2.png

Essa sequência de dois grandes testes tanto marcou o crescimento Blanco que a classificação se encaminha nas duas partidas seguintes, com atuações ofensivas de destaque: mais um 3-0, agora diante do Rionegro Águilas, e um magro mas merecido 1-0 diante do Junior que premia a persistência de quem martelou, martelou e martelou.

naio-38ef8c833307140f1.png

Restavam 3 jogos, dois clássicos do Eje Cafetero (eixo cafeteiro) diante do Pereira na casa deles e uma partida diante do líder Millonarios em Palogrande. Pois bem, já adianto: os clássicos foram um poço de frustração, no primeiro deles com Zárate melhor em campo por muito, o gol simplesmente não veio e o lado errado do clássico pôde comemorar.

naio-4524ce7b59ea07a81.png

Pior ainda foi a rodada final, onde o gol saiu, abrimos o placar mas simplesmente cedemos a virada ao não resistir a pressão local. Os cânticos de freguesia incomodaram mas os de cá chamando de eliminados também e pelo menos nisso nós empatamos.

Com as duas derrotas a classificação veio aonde podia vir: mostrando a força de nossa torcida e com um Kevin em grande, colocamos o Millonarios na roda, viramos o jogo em ótimo segundo tempo e ganhamos moral com os grandes times. O 3-1 fez jus ao jogo e carimbou nossa classificação há 1 rodada do fim.

naio-50b6f6cd28bc083cf.png

E assim ficou o calendário final desse último mês…

naio-77e8e7c940787e504.png

Flertamos com posições mais avançadas, há 3 rodadas do fim ficamos em 3º lugar e fomos o 4º time a confirmar a classificação, mas a campanha ruim no início não nos permitiu ir muito além e terminamos essa primeira fase em um satisfatório 6º lugar. Na ponta em cima chama a atenção o Millonarios que liderou, liderou, liderou e viu o Santa Fé terminar a frente mais uma vez nos pontos corridos.

Na disputa que também nos importa, um vice! Fomos a segunda melhor defesa da competição com um ótimo número de 13 gols sofridos, atrás apenas do Millonarios com 12. Naturalmente os 24 gols marcados são pouco animadores, nos deixam na média do campeonato, mas esta nem parece ser nossa preocupação.

naio-61854e5febb65dee3.png

E não é dessa vez que enfrentaremos os líderes. Nosso grupo A conta com Junior Barranquilla, Independiente Medellín e o sempre enjoado Tolima. Se levarmos em conta o desempenho nessa temporada, temos 1 derrota diante do Medellín, um empate diante do Tolima e uma vitória sobre o Junior, todos os placares com 1 gol de vantagem ou de empate. Resumindo: é para esperar um equilíbrio natural no grupo, o que pode ser bom tendo em vista que todos estão aptos a tirar ponto de todos. Por ora, como estratégia, o objetivo é ganhar as 3 em casa e torcer para isso ser suficiente.

naio-88de091c140047b70.png

 

Copa Colômbia

Relembrando a situação, o grupo era fácil e a classificação era obrigação nessa primeira fase. O rival que parecia ser temido era o Real Cartagena, apontado pela imprensa como o melhor cotado entre os demais times do grupo, e a terceira rodada tinha ares de decisão: uma vitória garantiria a vida de Blanco Blanco.

Em poucas palavras, vida resolvida! Não foi um show de atuação mas o Once fez o suficiente para abrir o 2-0, administrou e nem o desconto no fim assustou.

opa-15c24c8ac828bcb90.png

Dali em diante, foi cumprimento de protocolo. Os três jogos restantes serviram para rotação de elenco, o que funcionou bem diante do Bogotá, falhou contra o Valledupar e foi a única derrota no campeonato, ao passo que o time recuperou e venceu a rodada final contra o ora bem cotado Cartagena para carimbar a vaga nas Oitavas.

copinhac6d4a253f433bfbf.png

Surpreende que o segundo tenha sido o Valledupar, mais ainda pela campanha impressionante de apenas 2 derrotas. A boa campanha garantiu a equipe reforçada por alguns jogadores nossos com uma das melhores segundas colocações e a classificação para a próxima fase.

opa-29fcb4e3f22aa6a9b.png

Nas oitavas de final, ocorridas a partir do próximo semestre, fica o sentimento ambíguo quanto ao adversário. Enfrentaremos o Atlético Nacional, a vítima de um hat-trick de Carreazo que nem classificou para a segunda fase do Apertura, mas que segue sendo um dos grandes times do país.

opa-36552604705487b14.png

 

Diário do Treinador

Salve, hincha amigo!

Pedro não quis dizer pois é um canalha, mas é justo destacar que depois de muito tempo, enfim, os torcedores estão mais satisfeitos, inclusive com a parte tática da equipe.

treinador-1ada2e1bdd0ed220f.png

Os pontos de dúvidas são simples: na visão do clube há o problema de eu não ter contratado jogadores abaixo de 23 anos para a equipe principal, entretanto, para solucionar buscarei utilizar mais Ferlys García que vem tendo bons números em nosso sub-20; e nos jogos o torcedor se ressentiu com a derrota nos clássicos.

E antes de detalharmos elenco, cabe a menção que nosso goleiro outrora titular Ortiz foi vendido ao Kansas City por 1,9M. Gerardo era bom em atributos, tinha 32 anos e lenha para queimar, por outro lado sofria gols que eram claramente defensáveis com alguma frequência. Sem chorar por uma transferência que o jogador ansiava, apostaremos em Sérgio Román nesse primeiro momento e caso seja necessário, a janela entre Apertura e Clausura é logo ali.

treinador-2fcdf918dc6eb6d8c.png

E enfim, olhamos para o elenco nesse momento…

treinador-4c63e6c33d8b83dfb.png

O desempenho individual já foi um ponto de atenção em outros momentos, relembro meu desespero ao fim da última temporada pois a equipe simplesmente não conseguia jogar bem e o reflexo nas notas era um pequeno desastre. Pois bem, o jogo virou: do considerado 11 titular, que se mantém por atributos e atuações, são 7 jogadores com média acima de 7 e o destaque continua na defesa, pois toda a linha defensiva está verdinha nas avaliações, e o próprio Correa, primeiro reserva da zaga, também tem média satisfatória. Isso por si só já é uma comprovação que evoluímos como um todo mas também na proposta defensiva.

Do meio para frente tivemos problemas mas também tivemos soluções. No momento em que se lesionou, Salazar era o artilheiro e maior assistente da equipe, entretanto, sua saída abriu espaço para Carbonero, que mesmo sem grandes números é uma peça capaz de construir boas jogadas, e foi o momento de insistência em Carreazo, nosso atual artilheiro com 8 gols, todos eles marcados nos últimos 60 dias. São dois os jogadores que vão ser mais responsáveis diretamente por nossa evolução: Carreazo, com o mencionado crescimento, e o surgimento de Gonzalo Zárate como o meia que ninguém esperava, hoje ele as assistências e cria praticamente 1 oportunidade por jogo, atingindo 13 ao total enquanto seus concorrentes de posição tem 1 ou 2.

É claro que no meio das soluções seguimos com problemas, não temos um ponta esquerda confiável, por exemplo, mas, tal qual tem sido via de regra, o time cumpre bem aquilo que pode fazer diante das peças que temos, a classificação tranquila na Copa e na Liga tem de ser valorizada. Não a toa é improvável ver grandes movimentos de nossa parte para fazer contratações, no máximo insistir para as peças que sobram no elenco consigam arrumar de vez um destino, já pedi em outra oportunidade um clube satélite e não fui atendido mas penso em insistir, cairia como uma luva na transição de jogadores como Gómez, Betancourt e Estácio.

Ah, e antes que eu me esqueça, uma observação: no momento de escolher numeração de atletas, escolhi pelo fácil e os nomeei por ordem alfabética. Não se espantem ao ver Aladesanmi, centroavante, com a 1. Vale lembrar que se um dia Pelé foi eternizado camisa 10, a responsabilidade é toda dessa metodologia. O lateral reserva Clavijo ainda não fez por merecer mas quem sabe um dia ele não seja nosso Pelé.

Pelo menos a 10, e pelos mesmo motivos, ele já tem. Enquanto o milagre não acontece e ele não vira o Pelé, vamos em frente.

Numa próxima quem sabe ele já tenha desabrochado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Cobrança em dia! 11/08)

Gostei da diretoria. Impaciente. Botando pressão no Henao após a derrota para o Medellín. O time conseguiu bons resultados contra equipes tradicionais do futebol cafetero, mas terminou em 6º na classificação geral com apenas 13 gols sofridos. Agora o campeonato começa para valer e veremos se o Once manterá a melhor defesa e conseguirá avançar para a decisão.

Na Copa,  o grupo com equipes da 2ª divisão não deixavam espaço para a eliminação. Rodando o elenco e com apenas uma derrota, o Once Caldas ficoi em 1º lugar e terá um confronto excelente para se medir, o Atlético Nacional, que apesar da temporada ruim, busca a recuperação para o Clausura.

Quanto à numeração,  muitos não viveram, mas a Argentina jogou com uma numeração diferente nas Copas de 78, 82 e 86. Alguns jogadores "especiais" jogavam com seus números preferidos, mas eram poucos. A maioria seguia a ordem alfabética e assim tivemos o goleiro Fillol com a 5 em 78 e depois com a 7 com 82. O meia Ardilles com a 1. Era legal. Por outros motivos, o Brasil em 1958 teve Gilmar com a camisa 3, Zagallo na esquerda com a 7 e Garrinhcha com a 11. A Itália costumava numerar os jogadores da seleção na Copa do Mundo pelos setores. Os goleiros nos clássicos 1 e 12 e 22. Os restantes eram numerados segundo o setor. Primeiro os defensores, depois os meio-campistas e depois os atacantes. Foi assim até a Copa de 98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa segunda fase onde só passa 1 de 4 em 6 jogos rápidos é bem cruel. Colombianão é foda.

Uma dúvida: na fase regular, há 20 jogos com 20 times, sendo que a lógica seriam 19 jogos. No caso o jogo extra é feito contra alguma específica ou é aleatório?

E a Copa da Colômbia só pedreira, também, pqp.

Reta final de ambas promete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num primeiro momento ali achei que "la vaca se iba al pantano", mas depois da chamada de atenção da diretoria o time engrenou, tá focado e vai galgar. Hehehehe

O time fez alguns jogos muito bons e no fim a classificação foi boa também mas é aquilo, difícil fazer qualquer previsão e o mesmo vale para a Copa da Colômbia. Melhor aguardar a próxima atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • div featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...