Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra


div

Posts Recomendados

Banner-Viking-Saga-FC.png

Elevador-escada.png

Na última atualização, vimos que os Vikings estão firmes e fortes na busca pelos playoffs de acesso da National League, enquanto o título começa a ficar cada vez mais distante. Nas copas, o Viking Saga repete a campanha da última temporada e chega na 2ª eliminatória da FA Cup e cai no primeiro jogo da FA Trophy. Agora vamos ver o que o final de temporada reservou para os Vikings e se eles pegaram o elevador para a League Two ou preferiram a escada, subindo mais lentamente.

 

National-League.png

FEV.png

Ao contrário dos meses anteriores, fevereiro não foi um mês repleto de empates. Empatamos apenas um dos quatro jogos do mês, mas isso não significa dizer que o mês foi positivo. Logo no primeiro jogo encaramos o Leyton Orient, líder disparado na divisão. E o jogo foi como esperado, mesmo que tenha sido no estádio Valhalla. Tivemos poucas chances e até conseguimos marcar, mas não conseguimos segurar o líder e acabamos derrotados.

32-Leyton.png

Nos outros três jogos do mês, acabamos com uma vitória, uma derrota e um empate, fazendo de fevereiro um mês não muito positivo.

6-Fevereiro.png

Kidderminster Harriers | Chorley | Fylde

 

MAR.png

Em março era preciso acordar para a vida. Se repetíssemos o aproveitamento de fevereiro corríamos risco de sair da zona de playoffs. Em um primeiro momento parecia realmente que era isso que se desenhava para o mês, quando recebemos o Dag & Red. Apesar do resultado não ser aquele que eu gostaria, não há como se negar que foi um grande jogo. Saímos vencendo por 2x0, eles viraram, nós empatamos novamente e no final da partida eles selaram a vitória. Grande jogo, péssimo resultado no confronto contra um time que estava na zona de rebaixamento.

36-Dad-e-Red.png

Depois da derrota no primeiro jogo do mês, conseguimos nos estabilizar e não perdemos mais até o final do mês. Não tivemos nenhuma exibição de luxo, mas foram todas muito seguras. Como destaque o jogo contra o Sutton United, marcou-se por ser aquele em que Jamie Lyons (jovem atacante chamado da base – lembrando que ele estava no clube antes de eu assumir, não é oriundo da fornada da última temporada) marcou seu 2º gol pela equipe, mostrando que insisti demais em Clare que, em duas temporadas (!!), jogou 12 jogos como titular e 25 saindo do banco e marcou apenas 1 gol e deu 2 míseras assistências.

37-Sutton.png

De resto, três vitórias e apenas um empate, num mês bastante positivo.

7-Mar-o.png

Hartlepool | Dulwitch Hamlet | Barnet | Torquay United

 

ABR.png

Em abril, o último mês da fase de pontos corridos, já sabíamos que o Leyton Orient era o campeão da divisão e o primeiro time a ter o acesso para a League Two. Nossa briga, como já era esperado, era por um bom lugar nos playoffs. Para isso, era importante ir bem nos cinco últimos jogos.

Contra o Stockport County, no começo do mês, tivemos uma boa exibição e vencemos por uma boa margem num jogo em que o jovem atacante norueguês Hansen fez dois gols na mesma partida pela primeira vez.

42-Stockport.png

Com a classificação nos playoffs garantida ao longo de abril, chegamos na última rodada com o 3º lugar garantido, já que não poderíamos passar o Aldershot, nem ser ultrapassados por Wrexham e Notts County, nosso último adversário antes dos playoffs. Nos últimos jogos da temporada, resolvi colocar alguns jogadores que não vinham atuando para que tivessem ritmo de jogo para uma eventualidade nos playoffs e (não apenas, mas também) por isso acabamos levando uma goleada no último jogo.

46-Notts.png

De resto, conseguimos vencer todos os outros jogos do mês.

 

8-Abril.png

Halifax Town | Wrexham | Ebbsfleet United

 

12-CLASSIFICA-O.png

E assim, como já mencionei, terminamos a fase de pontos corridos em 3º lugar, com vaga garantida nas semifinais dos playoffs, aguardando o adversário que viria das quartas de final.

3-Final.png

Um ponto que acho interessante nesta classificação é que apenas um dos quatro times que subiram da 6ª divisão caiu.

 

6-PLAYOFFS.png

Chegada a hora dos playoffs de acesso, nosso adversário seria o Ebbsfleet United, que passou pelo Wrexham.

O jogo começou bastante equilibrado e as duas equipes foram pra cima no primeiro tempo. Com 20 minutos de partida, abrimos o placar numa cobrança de escanteio no 2º poste que Johansen desviou pro gol. Saímos em vantagem

1-Ebbs.gif

O balde de água fria veio 10 minutos depois em cobrança de falta.

2-Ebbs.gif

E cinco minutos mais tarde, contra-ataque dos visitantes e gol num belo chute cruzado.

3-Ebbs.gif

Fomos para o intervalo com a desvantagem, mas com a esperança de reverter a situação. Obviamente xinguei os jogadores no vestiário e eles ficaram motivados em razão do xingamento. Adiantou algo? Não, mas às vezes funciona. Se o primeiro tempo foi bastante equilibrado, no segundo tempo ficou claro que o Ebbsfleet veio para defender o resultado. Infelizmente nosso craque, Heardman, não estava em dia inspirado e não conseguimos fazer o segundo gol. No final da partida, sofremos novo gol de falta, idêntico ao primeiro.

4-Ebbs.gif

Talvez um goleiro melhor teria defendido as duas faltas? Talvez, mas nesse nível não se pode esperar tanto assim dos jogadores. Eventualmente falharão e nessa partida foi o dia do nosso goleiro.

47-Ebbsfleet.png

Com a derrota, fomos eliminados e não conseguimos subir de divisão nessa temporada, enquanto o Ebbsfleet simplesmente não tomou conhecimento do Aldershot e ficou com a segunda vaga na League Two.

Ficar na 5ª divisão é bom e ruim ao mesmo tempo. É bom porque teremos uma nova temporada para reforçar o time e chegar ainda melhores na 4ª divisão, além de ter mais chances de brigar para chegar em Helheim na próxima temporada, ou seja, conquistar o acesso direto para a divisão acima, o que também significaria o primeiro título do clube. E é ruim pois ficamos mais um ano na 5ª divisão e uma eventual não subida na próxima temporada significaria o desespero numa eventual 3ª temporada na divisão, por conta da aproximação do Fimbulvetr.

De todo modo, foi uma temporada extremamente positiva, superando minhas próprias expectativas para o primeiro ano na 5ª divisão.

 

5-PLANTEL.png

Vamos às estatísticas do plantel nesta temporada.

35-Plantel-1.png

Caso queira ver outros dados, como avaliações dos preparadores, salários, etc., clique aqui. A respeito das estatísticas, os destaques são os seguintes:

  • Defensivamente, os grandes desarmadores do time, surpreendentemente, foram dois meias de lado de campo;
  • Pelo alto, Sikora, apesar de poucos jogos, acabou surpreendendo e certamente terá mais espaço na próxima temporada;
  • O grande destaque negativo da defesa é Demetriou. O lateral de 9 assistências na última temporada, deu apenas 2 passes para gol nesta e ficou aquém em desarmes, interceptações e nota média. Hora de repensar se vale a pena pagar o maior salário do time para o cipriota;
  • No meio de campo, rodei bastante o elenco, com exceção de McKinney, que jogou mais, o que é compreensível pela boa forma do meia, vice artilheiro da equipe na temporada e segunda melhor média;
  • Para o ataque e meias laterais, destaco Wollerton, líder em assistências e Heardman, artilheiro, mais vezes melhor em campo e melhor média.

 

7-CATEGORIAS-DE-BASE.png

Em abril saiu a fornada desse ano e contrariando as minhas expectativas tivemos uma fornada razoável. Nenhum craque, mas muito melhor que a última.

34-Fornada.png

Os dois destaques são o atacante Nuno Afonso e o lateral Anthony Lee. Embora os preparadores digam que o primeiro tem mais potencial, gostei mais do Lee, que já tem bons atributos para o nosso nível. Contratei todos até Brian Nixon.

 

MAIS-DESTAQUES.png

Mercenários, os Vikings são vendidos e o novo presidente injetou incríveis € 16m nos cofres do clube (tamo rico!);

Heardman foi o artilheiro da National League 2020/2021;

Enquanto Ask Einherjar foi eleito o 3º melhor técnico da competição;

O treinador ainda terminou os estudos para obtenção da licença continental C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - Elevador ou Escada? / Revisão de Sagas (17/06/2021)

Banner-Viking-Saga-FC.png

Revis-o-de-Sagas.png

Terminada a temporada, é hora de ver os avanços (ou não) feitos nas sagas nesta temporada.

 

4-YGGDRASIL.png

A saga que conta a história dos Vikings avançando pelas divisões. Com a permanência da equipe na National League, não foram feitos avanços pela Yggdrasil do futebol inglês.

 

5-BATALHANDO.png

Como será por muito tempo, falta um longo percurso para começarmos a contar esta saga.

 

8-evitando-o-rag.png

Lembrando que são três passos para o Ragnarok e que não podemos deixar que aconteçam. Enquanto a morte de Balder (rebaixamento) e o desaparecimento do sol e da lua (demissão) estão longe de acontecer, começamos a sentir a brisa do Fimbulvetr (estagnação por três temporadas na mesma divisão), já que não subimos de divisão.

 

6-ATRAVESSANDO-A-BIFROST.png

Trouxemos os quatro nórdicos necessários nesta temporada, contudo grande parte deles chegaram apenas em dezembro. Dos quatro contratados, Jensen deixará o clube no começo da próxima temporada, optando por voltar à Noruega. Os demais, Avric, Magnusson e Milde jogaram alguns jogos nesta temporada.

No geral, entre todos os viajantes da Bifrost, por enquanto os que tem mais destaque são Johansen e Hansen, vindos na última temporada e que são atualmente titulares na equipe.

 

7-COLETANDO-TESOUROS.png

Para esta saga não vou trazer em detalhes os avanços em cada tesouro todas as temporadas, por serem muitos tesouros e por terem poucos avanços em cada um deles. Então, em princípio, trarei de volta no final da 4ª temporada, porque, aí sim, poderemos ver se houve, ou não, real avanço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fase final fantástica que permitiu acesso aos playoffs em boa posição. Infelizmente, perdes contra um Ebbsfleet num jogo cheio de grandes golos. Valeu pela experiência e para o ano há mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, div disse:

2) Pé atrás com ele então (pergunta honesta: Sérvia fez parte da Rússia antigamente? Fui um péssimo aluno no ensino médio haha).

Na minha cabeça são tudo a mesma coisa. Porém, parece que não. A Rússia de Kiev, a qual me referia (os Rus), não compreendia a Sérvia, apenas Rússia, Bielorússia e Ucrânia.

Location of Kyivan Rus.png

Servia fica mais perto da Itália.

Agora, tienemos um porém: Relações entre Rússia e Sérvia – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

São amigos pra mais de metro.

18 horas atrás, div disse:

É bom porque teremos uma nova temporada para reforçar o time e chegar ainda melhores na 4ª divisão, além de ter mais chances de brigar para chegar em Helheim na próxima temporada, ou seja, conquistar o acesso direto para a divisão acima, o que também significaria o primeiro título do clube.

Pois eu não disse hehehe

Falando no dito cujo, o Avric cumpriu com o esperado, não fez nada.

O time tens uns caras muito bons e jovens.

Anthony Lee é filho do Marcos Assunção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou negar que gostei da permanência do Viking na 5 divisão. Prefiro um certo esforço para subir de divisão do que subidas seguidas. Entretanto, acho que o Viking fez uma campanha muito boa e já desponta como um forte candidato ao título e/ou promoção na próxima temporada, tanto que vou torcer até pelo rebaixamento.😄 Porém, fique tranquilo, nunca acertei essa previsão, mas já as apostas para subidas de divisão tenho altas taxas de acerto. Vamos ver se acerto mais uma.

Fez alguma mudança tática para romper aquela fase ruim entre o fim e o início de ano? Conte para gente.

Imagino que o time ficará mais forte na próxima temporada. Ficaria surpreso se a campanha fosse ruim. Siga no bom trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, div said:

Eu sempre jogo sem máscara de atributos. Gosto de pesquisar os jogadores por conta própria, por vezes pesquiso por atributos só por pesquisar mesmo, de curiosidade, pra, por exemplo, ver os melhores newgen, mesmo que eu não tenha dinheiro pra contratar (tipo entrar numa loja só pra olhar haha).

Eu prefiro jogar com a máscara de atributos por achar que ela deixa o jogo um pouco mais realista. Tipo, atributos não são realistas nunca, ok. Mas ao menos simula o fato de ter jogadores que tu conhece bem e outros que tu não faz a menor ideia de como jogam.

Mas uma parte negativa realmente é isso de não poder ver jogadores aleatórios. As vezes quero ver alguém só pela curiosidade, especialmente jogadores mais obscuros que conheço da vida real e quero ver como o jogo retratou eles, e daí não consigo sem gastar recursos de observação.

 

---------

Sobre a última atualização, conseguiu a classificação para os playoffs em um ótimo 3º lugar. O ruim é que só um sobe direto, esses campeonatos ingleses de divisões inferiores não perdoam. Com o Leyton Orient fazendo 111 pontos não tinha condições de outra equipe brigar pela subida sem playoff.

No playoff a coisa parece ter desandado. Apesar do gol do Jonas Johnsen Johansen (provavelmente tu já mencionou ele antes, mas só agora fui prestar atenção no belo nome do rapaz), levou uma paulada do Ebbsfleet.

Achei que eram dois jogos e que ainda teria que ler como foi a volta, mas pelo visto era jogo único. É, deu ruim então. Que pena. O Ebbsfleet veio com tudo nessa fase final.

Sobre a fornada de jovens, o problema nesse tipo de save é que o avanço do clube costuma ser muito mais rápido que o desenvolvimento dos atletas. Tem uns ali que poderiam chegar ao time titular com base no nível da equipe hoje. Mas até eles se desenvolverem o Viking certamente vai estar com atletas de outro nível. Não há muito o que fazer, a base acaba sendo pouco utilizada nesses saves mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2021 em 19:05, Cadete213 disse:

fase final fantástica que permitiu acesso aos playoffs em boa posição. Infelizmente, perdes contra um Ebbsfleet num jogo cheio de grandes golos. Valeu pela experiência e para o ano há mais.

Sim, melhoramos bastante de rendimento nos últimos meses, mas, infelizmente, o Ebbsfleet chegou muito forte nos playoffs e não deu pra subir nesta temporada, mas acredito que chegaremos ainda melhores na próxima temporada.

Valeu pelo comentário!

11 horas atrás, Nei of disse:

Na minha cabeça são tudo a mesma coisa. Porém, parece que não. A Rússia de Kiev, a qual me referia (os Rus), não compreendia a Sérvia, apenas Rússia, Bielorússia e Ucrânia.

Location of Kyivan Rus.png

Servia fica mais perto da Itália.

Agora, tienemos um porém: Relações entre Rússia e Sérvia – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

São amigos pra mais de metro.

Pois eu não disse hehehe

Falando no dito cujo, o Avric cumpriu com o esperado, não fez nada.

O time tens uns caras muito bons e jovens.

Anthony Lee é filho do Marcos Assunção.

 

Ah, entendi o teu ponto de vista, seriam Rus de coração haha.

Hehehe, melhor ver o copo cheio, né? haha

Realmente, não jogou muito (apesar de ser polivalente) e quase não renovou porque falhou para a licença de trabalho em primeira instância (apelamos e conseguimos a licença). Espero que ele seja mais utilizado nesta temporada.

Sim, nosso plantel é bem jovem e olha que nem foi proposital haha. Nessas divisões inferiores os jogadores livres são, pelo o que vejo, na grande maioria, ou muito jovens (menos de 22 anos) ou muito experientes (pra lá dos 33), difícil encontrar opções num meio termo.

Pior que parece mesmo haha. Gostaria que ele soubesse bater falta que nem o Assunção hehe

Valeu pelo comentário!

11 horas atrás, ggpofm disse:

Não vou negar que gostei da permanência do Viking na 5 divisão. Prefiro um certo esforço para subir de divisão do que subidas seguidas. Entretanto, acho que o Viking fez uma campanha muito boa e já desponta como um forte candidato ao título e/ou promoção na próxima temporada, tanto que vou torcer até pelo rebaixamento.😄 Porém, fique tranquilo, nunca acertei essa previsão, mas já as apostas para subidas de divisão tenho altas taxas de acerto. Vamos ver se acerto mais uma.

Fez alguma mudança tática para romper aquela fase ruim entre o fim e o início de ano? Conte para gente.

Imagino que o time ficará mais forte na próxima temporada. Ficaria surpreso se a campanha fosse ruim. Siga no bom trabalho.

Hahaha Acho que até poderíamos ter conseguido subir se algumas circunstâncias do jogo fossem diferentes, mas não é de todo ruim ficar na divisão hehe.

Também acho que podemos imaginar pelo menos a briga pela liderança na próxima temporada, pelo menos é o que vou mirar. Eita, pro rebaixamento seria uma queda e tanto de rendimento e a certeza da chegada do Fimbulvetr (já que, pelas minhas contas, não conseguiríamos subir para a 4ª divisão pelo menos até 2023/24 e o longo inverno chegaria em 2022/23). Vamos ver, espero que acerte sua previsão e não a torcida haha.

Pior que não fiz nenhuma mudança. Sou um jogador um tanto teimoso e preguiçoso (com uma pitada de convicção no que estava dando certo antes haha) pra fazer mudanças na tática (salvo quando realmente vejo o time não jogando bem). Em fevereiro, joguei todos os jogos no 4-4-2 apresentado no começo da temporada. Após a derrota por 3x4 para o Dag & Red no primeiro jogo de março, usei o 4-1-4-1 nos dois próximos jogos (Sutton e Hartlepool) para tentar ter mais solidez defensiva. Funcionou, tivemos uma vitória e um empate, ficando sem sofrer gols nos dois jogos. Então voltei para o 4-4-2 para o final da temporada e tivemos uma boa sequência de vitórias. A volta pro 4-4-2 se dá porque quero fazer esse esquema funcionar, então apostei na repetição com ele durante a temporada, mesmo sem grandes atacantes (com exceção do Heardman). Tô pensando se preciso fazer algum ajuste na tática ou se ela bateu no teto com o elenco e a questão era a qualidade dos jogadores.

Acredito que sim, pelo menos é a tendência melhorar o time para a próxima temporada. Não utilizei todo o orçamento de salários na temporada que passou e a direção ainda o aumentou para a temporada seguinte, então devo procurar alguns reforços pra melhorar a equipe, embora esteja tentando salvar dinheiro para que o clube possa adquirir o estatuto profissional (pelo menos a desculpa da nova direção é que falta dinheiro pra isso hehe).

Valeu pelo comentário!

7 horas atrás, Danut disse:

Eu prefiro jogar com a máscara de atributos por achar que ela deixa o jogo um pouco mais realista. Tipo, atributos não são realistas nunca, ok. Mas ao menos simula o fato de ter jogadores que tu conhece bem e outros que tu não faz a menor ideia de como jogam.

Mas uma parte negativa realmente é isso de não poder ver jogadores aleatórios. As vezes quero ver alguém só pela curiosidade, especialmente jogadores mais obscuros que conheço da vida real e quero ver como o jogo retratou eles, e daí não consigo sem gastar recursos de observação.

 

---------

Sobre a última atualização, conseguiu a classificação para os playoffs em um ótimo 3º lugar. O ruim é que só um sobe direto, esses campeonatos ingleses de divisões inferiores não perdoam. Com o Leyton Orient fazendo 111 pontos não tinha condições de outra equipe brigar pela subida sem playoff.

No playoff a coisa parece ter desandado. Apesar do gol do Jonas Johnsen Johansen (provavelmente tu já mencionou ele antes, mas só agora fui prestar atenção no belo nome do rapaz), levou uma paulada do Ebbsfleet.

Achei que eram dois jogos e que ainda teria que ler como foi a volta, mas pelo visto era jogo único. É, deu ruim então. Que pena. O Ebbsfleet veio com tudo nessa fase final.

Sobre a fornada de jovens, o problema nesse tipo de save é que o avanço do clube costuma ser muito mais rápido que o desenvolvimento dos atletas. Tem uns ali que poderiam chegar ao time titular com base no nível da equipe hoje. Mas até eles se desenvolverem o Viking certamente vai estar com atletas de outro nível. Não há muito o que fazer, a base acaba sendo pouco utilizada nesses saves mesmo.

 

Concordo com a questão do realismo do jogo e até acrescento que, mesmo nunca tendo jogado assim, imagino que aumente a imersão no jogo. No meu caso não é necessariamente minha praia no jogo, então não faço questão de aumentar o realismo hehe

Sim, essas divisões inferiores na Inglaterra são complicadas para título, porque sempre a tendência é que seja campeão algum time que caiu de divisão, como foi o caso com o Leyton Orient, que fez uma campanha espetacular.

Pois é, mesmo com o gol do melhor nome do time não conseguimos fazer o suficiente pra passar pelo Ebbsfleet. Embora eu tenha comentado na atualização que não condenaria o goleiro por levar dois gols que seriam defensáveis de falta, fica difícil não pensar que poderia ter levado o jogo para os pênaltis não fosse o Paulo Victor goleiro.

Pelo menos nas duas últimas divisões são jogos únicos, não cheguei a olhar nas divisões acima. Particularmente gosto do jogo único porque há mais emoção envolvida, mas é maior o risco também. O Ebbsfleet passou de passagem pelos playoffs, mostrando que nem sempre sobe quem ficou melhor colocado. Ruim pra nós haha

Pois é, tem essa questão da demora no desenvolvimento de atletas, ainda mais em clubes em ascensão. Mas inclusive por ser parte de um dos objetivos do save, espero conseguir utilizar bem a base do clube futuramente.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi um grande esforço dessa armada Viking, mas não estava escrito que a subida fosse este ano. Aguardamos que venham mais notícias e que sejam excelentes.

PEACE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, six_strings disse:

Foi um grande esforço dessa armada Viking, mas não estava escrito que a subida fosse este ano. Aguardamos que venham mais notícias e que sejam excelentes.

PEACE

Pois é, fomos ao máximo nessa temporada, ninguém colocava os vikings com chance de brigar por algo, mas esqueceram que lá são vikings. Vamos ver o que os ventos trazem para os vikings.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Viking-Saga-FC.png

Sem-Licen-a.png

Após uma ótima temporada na National League, mas sem a subida de divisão, vamos para nossa segunda temporada na 5ª divisão inglesa, com a expectativa de melhorar o que já foi bom. E para isso, era necessário ir bem antes mesmo da temporada começar.

 

3-TRANSFER-NCIAS.png

Como usual, vamos começar pelas mexidas no elenco. E tivemos bastante movimentação no Valhalla.

 

9-SA-DAS.png

Entre dispensados e vendidos, tivemos poucos jogadores que saíram do Viking Saga FC. O grande destaque entre as saídas foi Demetriou, o lateral esquerdo que era o melhor jogador do elenco quando cheguei. Além de ter a chance de ganhar uma grana com a venda dele, ele já estava um tanto defasado para a divisão, o que ficou claro com o fraco desempenho na última temporada. Além dele, conseguimos ganhar um pouco de dinheiro com Lund.

15-Sa-das.png

 

8-ENTRADAS.png

Ah, as contratações! Antes de apresentar os novos guerreiros a comporem o exército Viking, preciso contar uma história para vocês.

Não sei se vocês lembram, mas na 2ª atualização da última temporada (“Um velho inimigo”), eu trouxe a notícia de que o Reino Unido abandonou a União Europeia. Com isso, se tornou necessária uma licença de trabalho para jogadores de fora do Reino Unido, o que acabou sendo o caso dos nórdicos. E isso foi um problema. Absolutamente nenhum nórdico que aceite jogar no nosso clube recebe a licença de trabalho, por conta das regras para sua obtenção (as quais não tenho muito claras ainda).

Isso significa que não trouxe nórdicos e descumpri a Saga de fazer com que nórdicos atravessem a Bifrost? Não. Contratei quatro nórdicos. Contudo, apenas um deles pode jogar, por ter a segunda nacionalidade inglesa. Não gostaria que fosse assim, queria que os nórdicos tivessem chance de jogar, entretanto, era isso ou não cumprir a meta. Preferi cumprir a meta, mesmo que não seja a situação ideal.

Assim, vamos começar pelos nórdicos que cruzaram a Bifrost para se juntar ao Viking Saga. O grande destaque é aquele Viking sem nome de Viking, o “Viking-Saxão” (seria um Uthred do futebol?), Alex Bradley. Meia muito bom nos atributos mentais, deve disputar a segunda vaga no meio de campo (a primeira já tem dono, que será apresentado daqui a pouco).

Bradley.png

 Os outros nórdicos, que não obtiveram licença de trabalho, são os laterais Christoffersen e Juhl e o atacante Ahlmann.

Com todo esse imbróglio envolvendo os jogadores nórdicos e suas licenças de trabalho, me embananei (porque tínhamos alguns nórdicos para a equipe principal em negociação e cujas negociações melaram em razão das licenças) e demorei para contratar jogadores. Com isso, acabei perdendo algumas boas oportunidades que o mercado oferecia. Como poderão ver na imagem com o resumo das contratações, os jogadores chegaram relativamente tarde.

Assim, não foi o mercado que eu gostaria e, para ter capacidade de reforçar o elenco, acabei recorrendo a alguns empréstimos, algo que não gosto muito de fazer, porque prefiro que os jogadores sejam do clube mesmo. Mas, enfim, vamos aos destaques.

O principal reforço, na minha avaliação, foi o meia Graham. Emprestado pelo Bolton, é um jogador muito técnico para os nossos padrões e com boa capacidade física.

Graham.png

Outro jogador emprestado que chega para ser uma peça fundamental da equipe é o atacante Reilly, que pertence ao Lincoln City. Ele chega para ser uma complementação a Heardman no ataque. Enquanto o goleador do Viking Saga se destaca no jogo pelo alto, Reilly é rápido e pode ser uma boa peça para lançamentos.

Reilly.png

Os outros reforços vieram para o setor defensivo. Para a zaga, mais um jogador emprestado, também vindo do Lincoln City, o nanico Bucci deve fazer dupla com Jonas Johnson Johanssen. Ainda tenho receio com jogadores baixos na zaga, mesmo com boa impulsão, mas vamos ver, já me disseram aqui na área que o que importa é o atributo impulsão, então, em tese, a bola aérea não deve ser tanto problema. E para as laterais, dois jogadores em definitivo: Armstrong na esquerda e Al-Oyouni na direita. O primeiro deverá ser titular, enquanto o segundo fica como opção no banco.

16-Entradas.png

 

5-PLANTEL.png

Antes de apresentar o plantel, cabe fazer uma menção à criação de uma equipe sub-23 para o Viking Saga. Muitos jogadores atingiram a idade limite para o sub-18 e eu não gosto de ter um plantel muito extenso na primeira equipe (tentei isso uma vez no último save e não deu muito certo haha), então pedi a criação da equipe sub-23 para alocar jogadores que não seriam utilizados. Enfim, com as contratações, saídas e mexidas de jogadores para o sub-23, o elenco principal ficou assim:

11-Principal.png

Apesar da dificuldade de contratar (causada por burrice minha mesmo), acho que conseguimos melhorar levemente o elenco, especialmente no ataque. Entretanto, na tela de comparação, ainda ficamos devendo na maioria dos atributos técnicos, mentais e físicos.

 

Centro-de-Desenvolvimento.png

Mudança de nome da seção em razão de agora termos uma equipe sub-23, então não faz muito sentido continuar chamando de categorias de base.

Assim, vamos aos times:

No sub-23 temos alguns jogadores que estavam no plantel principal na última temporada, mas que não seriam utilizados nesta temporada e jogadores que subiram do sub-18. Os preparadores destacam Cox como mais promissor, mas não tenho visto muita evolução nos atributos do meia.

13-Sub-23.png

Já no sub-18, não temos muitos jogadores tão promissores, lembrando que, como na última temporada, não inclui no print os jogadores com potencial menor a uma estrela dourada.

14-Sub-18.png

 

8-FINAN-AS.png

As finanças do time melhoraram em relação ao ano passado, mas ainda não estamos esbanjando.

7-Finan-as.png

 

EXPEC.png

Novamente a direção espera que não façamos fiasco na 5ª divisão. Na FA Cup e na FA Trophy seguiram as mesmas expectativas, enquanto tivemos a inclusão de uma nova copa na temporada. A Irn-Bru Cup, que é uma competição escocesa (mais ao final explicarei a minha teoria para estarmos jogando essa copa), e nela qualquer coisa é lucro para a direção.

4-Expectativas.png

Ao contrário do que eu imaginei, apesar dos reforços e da boa última temporada, a imprensa não melhorou a previsão para o Viking Saga (detalhe: Vejam quem é cotado para a 8ª colocação).

Falando das minhas expectativas para a temporada, tenho para mim que temos que pelo menos brigar pelo título, apesar de achar que o Northampton chega mais favorito do que o Leyton Orient na última temporada. Pelo menos era o que eu esperava...

 

TAT.png

Aqui, fiz apenas uma mudança com relação às táticas utilizadas na última temporada. Com a chegada de Reilly para o ataque, os dois melhores centroavantes não têm características para jogarem como atacante trabalhador (apoiar) ou avançado recuado (apoiar), então resolvi colocar os dois com funções semelhantes no ataque. Heardman continuou com PL Fixo e Reilly será usado como PL clássico.

8-T-tica.png

O time acima deve ser o titular durante a temporada, com Bradley brigando pela vaga de McKinney no meio de campo.

 

National-League.png

 

Jul-e-Ago.png

Nossa estreia esse ano foi em julho, mas foi no último dia do mês, por isso coloco os dois juntos. O começo não foi dos melhores, com dois empates antes do jogo contra um dos rebaixados da League Two na última temporada, o Yeovil Town, e mesmo sem criar chances claras, o time da casa conseguiu marcar três vezes e nós nenhuma.

3-Yeovil.png

Depois da derrota para o Yeovil o time se acertou e conseguiu encaixar uma sequência de vitórias para encerrar o mês numa grande recuperação. E como ponto alto da recuperação, podemos destacar a vitória sobre o Stockport County, que, atualmente, está entre os líderes da competição.

5-Stockport.png

Nos demais jogos, como comentei, 2 empates e 3 vitórias

1-Julho-e-Agosto.png

Soluhull Moors | Harrogate Town | Kettering Town | Halifax Town | Wrexham

Setembro.png

Começando setembro, tivemos a reedição do clássico de York, contra o York City. Clássico é sempre quente e McKinney, um remanescente da primeira temporada, entrou de cabeça quente e foi expulso ainda no primeiro tempo. Com um a menos, a partida ficou difícil, ainda mais quando logo depois o adversário abriu o placar. Mas os vikings não desistem e no final da partida Reilly empatou, garantindo um ponto para o Viking Saga.

8-York.png

Porém, setembro foi um mês péssimo para o Viking Saga e o auge disso foi a partida contra o Barrow. Não há muito o que falar aqui, apenas lamentar que eles acertaram 6 chutes no gol e fizeram 5 gols.

10-Barrow.png

Nos outros jogos, uma vitória, um empate e uma derrota.

2-Setembro.png

Sutton United | Maidenhead United | Northampton

 

12-CLASSIFICA-O.png

Chegamos a liderar a competição após o jogo contra o Wrexham, mas derrapamos feio depois disso e nos vimos despencando na tabela. A vitória na última rodada nos deu um gás a mais e até o 2º colocado a coisa tá bem apertada.

1-12rodadas.png

 

Irn-Bru-Cup.png

Esse ano também jogamos uma copa sediada na Escócia e, pelo que entendi, alguns times de outros países do Reino Unido são convidados e, no que interessa ao Viking Saga, deduzo que a classificação para essa competição acontece para os dois melhores times da 5ª divisão inglesa que não conseguirem acesso à 4ª divisão. Este ano participamos nós e o Aldershot, 3º e 2º lugar na última temporada, respectivamente, e na anterior também participaram os dois melhores colocados que não subiram. Nosso primeiro jogo foi contra o Greenock Morton, que joga a 2ª divisão escocesa. Foi duro e, apesar de saímos na frente, cedemos o empate, que levou o jogo para os pênaltis. Nas penalidades, o único erro foi de Heardman, logo na primeira cobrança. Erro que definiu a eliminação do Viking Saga, que não vem se mostrando um time copeiro no início de sua história.

Greenock.png

 

MAIS-DESTAQUES.png

A reputação do Viking Saga sobe um pouco nesta temporada;

A pedido do treinador, foram anunciados aumentos no recrutamento jovem e no orçamento para treino de jovens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - Sem Licença (20/06/2021)

Estava me atualizando e ganhei de brinde uma fresquinha hehe

vamos lá, o acesso que não veio não chega a ser decepção, a primeira campanha na National league foi mais consistente do que a direção esperava, e concordo que mais um ano pode ser importante pensando no processo de estabilizar o clube e elenco.

Sobre os nórdicos que não podem atuar, podem apenas atuar nas competições sub 23 e 18? 

Graham é de fato um bom nome, tomara que corresponda com a expectativa.

Vamos pelo acesso nessa temporada, tem muita coisa pra acontecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inicio complicado mas logo conseguiste uma serie de boas vitorias. Infelizmente em Setembro nao conseguiste continuar na senda de vitorias e ainda acabas goleado contra o Barrow. Apesar disto, estas numa boa posição na tabela e ainda falta muito campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os jogadores que entraram, em especial os empréstimos, parecem ser muito bons para este nível. Mas tem de entrar no espirito Viking, caso contrário não vai lá. O início foi meio fraco, mas acredito que vão ficar mais fortes.

PEACE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há possibilidade de mudar a função de um jogador do ataque? Os dois são bem similares e não tenho certeza sobre a eficácia desse sistema ofensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas legais de jogar na 5ª e 6ª divisões da Inglaterra é ver que existem fotos dos jogadores. Gosto disso, me divirto.

Gostei do Reino Unido ter saído da União Europeia e dos problemas que isso gerou. Gostei da forma que você decidiu enfrentar essa questão, trazendo um pouco mais de dificuldades. E aí, eles vão ficar no clube treinando? Pretende emprestá-los?

Sobre a questão do zagueiro, posso lhe afirmar com absoluta certeza que a altura não conta diretamente e é apenas um número no perfil do jogador, assim como o peso. Por exemplo, se você tivesse um jogador de 1,50 e outro de 1,90 com 12 de impulsão (jumping reach), no jogo eles saltariam o mesmo. Acontece que no FM isso não aconteceria porque a impulsão é determinada por faixas de altura. Por exemplo, o jogador de 1,50 pode ter impulsão entre 6-10, já um de 1,60 entre 9-12, jáo de 1,90 estaria em uma faixa de 18-20. 

Para quem está jogando, a expectativa da diretoria é muito boa. Praticamente sem pressão diante do que você fez.  Mas como já havíamos conversado antes, o Viking é um dos candidatos ao título e pelo menos para uma vaga nos playoffs.

Com relação à outra temporada, creio que a equipe melhorou bem nos atributos técnicos e mentais, mesmo não tendo chegado à média da divisão ainda.

Particularmente, tenho reservas ao uso desse dois atacantes com as funções que estão. Juntamente com a composição MAA (ap) e MRB (de) e dois extremos (At) pelo lado acho que fica um buraco ali, na intermediária do seu ataque. Fica a curiosidade para ver como as coisas correrão. E aí está a graça.

O campeonato é bem longo e apesar do começo não ser tão bom quanto o anterior, precisamos aguardar.

Acho que o @Tsuru disputou esse campeonato com o Wrehxam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2021 em 13:36, Victor Duque disse:

Estava me atualizando e ganhei de brinde uma fresquinha hehe

vamos lá, o acesso que não veio não chega a ser decepção, a primeira campanha na National league foi mais consistente do que a direção esperava, e concordo que mais um ano pode ser importante pensando no processo de estabilizar o clube e elenco.

Sobre os nórdicos que não podem atuar, podem apenas atuar nas competições sub 23 e 18? 

Graham é de fato um bom nome, tomara que corresponda com a expectativa.

Vamos pelo acesso nessa temporada, tem muita coisa pra acontecer!

Hahaha, percebi pelas curtidas que tu estava lendo enquanto eu finalizava o post 

Com certeza não. Ser eliminado nunca é bom, mas o time foi além do que eu imaginava na temporada passada. É como falei, não subir de primeira tem pontos bons e pontos ruins, cabe a nós olharmos o copo meio cheio agora hehe.

O time sub-23 não disputa nenhuma competição e eles não tem idade para competir no sub-18, então eles não estão atuando atualmente. A ideia é emprestá-los, mas dois deles não têm contrato profissional e não podem ser emprestados. De momento vou continuar tentando conseguir as licenças fazendo pedidos a cada 4 meses. Para a próxima temporada eu ACHO que já entendi um meio de conseguir licenças, mas cabe ver se ele vai ser aplicável.

Para o nosso nível, é um ótimo meio campo e ajuda nas bolas aérea. Em princípio, é titular absoluto.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 20/06/2021 em 14:12, Cadete213 disse:

inicio complicado mas logo conseguiste uma serie de boas vitorias. Infelizmente em Setembro nao conseguiste continuar na senda de vitorias e ainda acabas goleado contra o Barrow. Apesar disto, estas numa boa posição na tabela e ainda falta muito campeonato.

Pois é, por enquanto vamos nesses altos e baixo, espero estabilizar no alto logo, para ter chance de disputar algo a mais nessa temporada.

Não estamos muito abaixo e a diferença para os primeiros colocados não é grande, então só temos que nos encontrar em campo.

Valeu pelo comentário!

Em 21/06/2021 em 08:29, six_strings disse:

Os jogadores que entraram, em especial os empréstimos, parecem ser muito bons para este nível. Mas tem de entrar no espirito Viking, caso contrário não vai lá. O início foi meio fraco, mas acredito que vão ficar mais fortes.

PEACE

Sim, conseguimos bons acordos de empréstimos e são jogadores que acrescentam bastante ao elenco, especialmente porque deixei passar as melhores oportunidades de mercado (tinha dois zagueiros muito bons para o nosso nível que acabei perdendo). Pois é, vamos ver se além de qualidade eles têm aquele espírito guerreiro. Não foi o melhor dos começos, mas os líderes não estão tão longe e há muito campeonato pela frente.

Valeu pelo comentário!

Em 21/06/2021 em 10:46, Johann Duwe disse:

Não há possibilidade de mudar a função de um jogador do ataque? Os dois são bem similares e não tenho certeza sobre a eficácia desse sistema ofensivo.

Pois é, depois de publicar essa atualização joguei bastante no domingo e fui testando opções tanto no ataque, quanto no meio de campo, e na próxima atualização devo falar um pouco sobre isso. Todavia, não senti tanto problema ofensivo com essas funções, já que estávamos com um dos melhores ataques da liga, o problema, ao meu ver, foi defensivo e talvez mudar uma das funções no ataque possa ajudar não no ataque, mas na defesa, tendo um jogador a mais incomodando o time adversário quando está com a bola. Vamos ver, acho que acabei encontrando uma combinação de funções interessante.

Valeu pelo comentário!

19 horas atrás, ggpofm disse:

Uma das coisas legais de jogar na 5ª e 6ª divisões da Inglaterra é ver que existem fotos dos jogadores. Gosto disso, me divirto.

Gostei do Reino Unido ter saído da União Europeia e dos problemas que isso gerou. Gostei da forma que você decidiu enfrentar essa questão, trazendo um pouco mais de dificuldades. E aí, eles vão ficar no clube treinando? Pretende emprestá-los?

Sobre a questão do zagueiro, posso lhe afirmar com absoluta certeza que a altura não conta diretamente e é apenas um número no perfil do jogador, assim como o peso. Por exemplo, se você tivesse um jogador de 1,50 e outro de 1,90 com 12 de impulsão (jumping reach), no jogo eles saltariam o mesmo. Acontece que no FM isso não aconteceria porque a impulsão é determinada por faixas de altura. Por exemplo, o jogador de 1,50 pode ter impulsão entre 6-10, já um de 1,60 entre 9-12, jáo de 1,90 estaria em uma faixa de 18-20. 

Para quem está jogando, a expectativa da diretoria é muito boa. Praticamente sem pressão diante do que você fez.  Mas como já havíamos conversado antes, o Viking é um dos candidatos ao título e pelo menos para uma vaga nos playoffs.

Com relação à outra temporada, creio que a equipe melhorou bem nos atributos técnicos e mentais, mesmo não tendo chegado à média da divisão ainda.

Particularmente, tenho reservas ao uso desse dois atacantes com as funções que estão. Juntamente com a composição MAA (ap) e MRB (de) e dois extremos (At) pelo lado acho que fica um buraco ali, na intermediária do seu ataque. Fica a curiosidade para ver como as coisas correrão. E aí está a graça.

O campeonato é bem longo e apesar do começo não ser tão bom quanto o anterior, precisamos aguardar.

Acho que o @Tsuru disputou esse campeonato com o Wrehxam.

 

Eu também gosto de jogar podendo ver as fotos dos jogadores, até porque é mais legal poder atrelar o desempenho ao rosto do que meramente ao nome. Infelizmente meu facepack não tem de TODOS os jogadores, mas tem da maioria.

Pois é, a saída do Reino Unido era até um tanto previsível já que ocorreu no meu outro save aqui na área, mas não esperava que tivesse tanto problema com licenças de trabalho (o que pode ser reflexo do estatuto semiprofissional do clube, que certamente não deve ajudar nesse sentido). Então, eu tinha duas opções (que eu consegui vislumbrar): Suspender o objetivo de trazer nórdicos até conseguir passar pelas licenças, ou trazer mesmo sem licença, mesmo que alguns jogadores não queiram assinar depois da rejeição. Acredito que assim fica melhor, não queria ter que suspender o objetivo com o save em andamento. De momento, como comentei para o @Victor Duque, eles estão apenas treinando no clube. A ideia é emprestá-los para deixá-los ter rodagem, o problema é que só posso fazer isso com um deles, porque os outros não têm contrato profissional.

Entendo a questão da impulsão e da altura e acho que o nome em português fica bastante ambíguo (o que não acontece com o nome em inglês, que é mais claro sobre o que se refere). De todo modo, particularmente eu preferiria se houvesse um atributo de "salto" e o treinador humano tivesse que avaliar o atributo salto em combinação com a altura. Entendo que unificando as duas coisas em um atributo de "alcance de salto" (jumping reach) é mais simples, mas ainda preferiria que o atributo fosse utilizado em combinação com a altura. De todo modo, é uma preferência pessoal apenas.

É bem isso que tu comentou, não há pressão da diretoria, mas para as minhas expectativas, estamos bem abaixo em termos de tabela, ainda mais com a melhora do elenco como tu mencionou.

Como comentei acima, com o @Johann Duwe, depois de publicar essa atualização joguei bastante no domingo e fui testando outras funções no meio e no ataque. A ideia do MRB (de) era para ter um jogador com mais funções defensivas no meio de campo, já que temos um jogador a menos no setor se comparado com o 4-2-3-1, por exemplo.

Pois é, estamos no começo, mas precisamos estabilizar com resultados positivos, senão ficaremos longe dos nossos objetivos.

Acredito que é o mesmo campeonato, mas com outro nome (no caso do save dele era chamado de Challange Cup, se não me engano). Infelizmente não fomos muito longe, o que seria bom porque é uma competição que vai premiando os clubes que avançam.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do momento de queda está a  apenas um ponto de diferença para os primeiros fora da zona dos playoffs. Dá pra chegar.

Eu ia comentar ali que em termos de funções e tarefas não achei a distribuição do time muito legal - não gostei, na verdade - mas você já disse que andou mexendo e testando outras opções, então vou aguardar para ver o que mudou. 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Tsuru disse:

Apesar do momento de queda está a  apenas um ponto de diferença para os primeiros fora da zona dos playoffs. Dá pra chegar.

Eu ia comentar ali que em termos de funções e tarefas não achei a distribuição do time muito legal - não gostei, na verdade - mas você já disse que andou mexendo e testando outras opções, então vou aguardar para ver o que mudou. 🙂 

Diferença pequena e agora chegamos naquele momento em que a temporada se afunila. Vamos ver pelo que vamos brigar no final.

Pois é, acabei mudando duas tarefas, na atualização daqui a pouco explicarei as mudanças e o que as motivou.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Viking-Saga-FC.png

Lideran-a-Indigesta.png

Na última atualização, vimos que o Viking Saga estava fazendo um campeonato de altos e baixos, tendo começado mal, melhorado e piorado novamente. Com o miolo de temporada se aproximando, era hora dos Vikings fincarem a bandeira e mostrarem o que querem no campeonato.

 

3-TRANSFER-NCIAS.png

8-ENTRADAS.png

Ao contrário do que foi feito nas últimas temporadas, desta vez me vi obrigado a reforçar a equipe durante a temporada. Reflexo dos problemas apresentados na última atualização, mas também por ver que o desempenho de alguns atletas estava abaixo da linha do aceitável.

E o principal deles era o goleiro Shelvey. Jogo sim, jogo também, o goleiro estava comprometendo e falhando constantemente em chutes de longe e cobranças de falta. Em determinado momento acabei perdendo a paciência com ele e busquei um reforço. Depois de duas negativas de licenças para jogadores não ingleses, encontrei um ótimo goleiro inglês para o nosso nível, Jake Turner. Ele é consideravelmente melhor que Shelvey e me fez pensar como a relatividade das coisas muda nossa perspectiva. Quando contratei Shelvey (na virada da 1ª para a 2ª temporada), ele parecia um ótimo goleiro para o nosso time, em comparação com os goleiros anteriores. Hoje, ele parece um pereba, mesmo que nós ainda estejamos na 5ª divisão.

Turner.png

O outro reforço foi para a lateral-direita. No começo da temporada eu havia contratado Al-Oyouni para ser reserva, mas a falta de opções no momento me fez tomar uma escolha não tão boa e contratar um jogador bem fraco. Para remediar isso, contratei Oliver Turton, que chega com status de titular e coloca Moore no banco. Além disso, ele tem algo que prezo muito nos jogadores desse nível, que é a versatilidade. Podemos levar apenas 5 jogadores no banco, então ter jogadores que saibam jogar em várias posições é essencial para o decorrer dos jogos

Turton.png

 

Centro-de-Desenvolvimento.png

Saíram as expectativas para a fornada desse ano e elas ficam cada vez mais animadoras.

18-Fornada.png

Olha que investimos no recrutamento no começo da temporada.

 

TAT.png

Como comentei entre a última atualização e esta aqui, acabei testando algumas combinações de funções especialmente entre os meias-centrais e os atacantes. Para contextualizar, é a primeira vez que me aventuro no 4-4-2 clássico, a última vez que utilizei um esquema com 2 atacantes (que eu me lembro), era utilizando o 4-1-3-2 com 1 volante e 3 meias centrais, e isso foi antes da inclusão de funções no jogo, no saudoso FM 08. Inclusive, acho que cabe um pouco de divagação e nostalgia aqui: Cheguei a comentar em uma resposta no Save do Mês de Fevereiro de 2021 que antigamente eu compartilhava saves no finado Orkut (RIP), e as imagens para aparecerem nas postagens eram upadas no google fotos. Como meu e-mail não mudou de lá pra cá, ainda tenho acesso à grande parte delas. Então, vou deixar aqui uma imagem que tenho desse esquema, utilizado com, sem sombra de dúvida, o melhor time que já montei no FM.

Enfim, divagação e nostalgia à parte, como vinha falando, nunca cheguei a utilizar o 4-4-2 clássico e me percebi um tanto sem saber pra onde correr nas funções de meio-campo e ataque. Como já falei algumas vezes, tenho preferência pelo 4-2-3-1 ou 4-3-3 (ou 4-1-4-1 com pontas, como preferir chamar) e a distribuição de funções é mais simples nesses esquemas (ao meu ver). No meio coloco um jogador em defender, um em apoiar e um em atacar e a combinação casa bem, enquanto no ataque sempre utilizo um jogador em atacar. Pelo menos é a “fórmula” que costumo aplicar nesses esquemas e que não se aplica ao 4-4-2 justamente pela ausência de um jogador no meio.

De todo modo, na última temporada joguei com uma combinação de MRB (de) e MAA (ap) nos meias-centrais e AT (ap) e PLF (at) no ataque e o esquema funcionou bem. Porém, para esta temporada, eu queria aproveitar o melhor de Reilly, atacante que veio emprestado, e não seria como AT (ap), então testei o PLF (at) e PL (at) juntos. O time até marcou muitos gols, mas estava sofrendo outros tantos e muitas vezes os dois atacantes saíam correndo pra cima do mesmo jogador e nos deixava com um a menos para a marcação, além de quando o adversário estava com a bola no ataque, eles pouco voltavam para ajudar.

Assim, fui testando alternativas no ataque. Fiquei entre duas opções: Jogador Alvo (apoiar) com Ponta de Lança (atacar) e a utilizada na última temporada, Avançado Trabalhador (apoiar) e Ponta de Lança Fixo (atacar). Resolvi ficar com a segunda, primeiro, porque ela me convenceu mais nos jogos que a utilizei; segundo, porque havia dado certo na última temporada, mesmo sabendo que isso sacrificaria uma boa qualidade do Reilly no ataque e priorizaria algo que ele não é tão bom, que é o passe.

Para o meio, confesso que não me incomodava tanto a combinação de MAA e MRB em defender. Porém, o comentário do @ggpofm me colocou uma pulga atrás da orelha e resolvi testar outras alternativas no meio de campo sem, contudo, abrir mão do MAA, que é uma tarefa que sempre gosto de ter no time. Então testei MRB em apoiar, mas não aprovei, e posteriormente, a função que tenho utilizado agora e tenho gostado, que é uma combinação que já usei no 4-2-3-1, que é o CJ (de). Em princípio estou gostando do Graham nessa função. Apesar dela ter a instrução “manter posição”, tenho sentido ele mais presente no ataque e participando mais das jogadas (algo um tanto óbvio, eu diria haha).

Enfim... explicado o que mudei e por quê mudei, vamos à imagem da tática:

19-T-tica.png

Nas funções “laterais” (laterais e meias de lado), não quero mexer por enquanto porque estou gostando da atuação deles e não temos grandes laterais que justifiquem colocar um dos laterais em atacar e um dos meias em apoiar ou até mudar a função dos meias laterais.

Por fim, devo dizer que não me lembro em quais jogos usei quais funções, então não me lembro exatamente desde qual jogo passei a usar exatamente a formação acima.

 

National-League.png

Outubro21.png

Continuamos nossa caminhada na National League em outubro e, a exemplo da última temporada, tivemos uma série de empates no mês. Um deles foi contra o Fylde, num daqueles típicos jogos de tirar qualquer um do sério. Dominamos o jogo todo, tivemos um a mais por mais da metade do tempo e, mesmo assim, não conseguimos vencer.

15-Fylde.png

No polo contrário, tivemos o empate contra o Boreham Wood, onde, claramente, deveríamos ter saído derrotados. Fazíamos um jogo parelho e até estávamos vencendo a partida, quando, aos 19 da segunda etapa, Major foi expulso e o jogo virou. Não conseguimos segurar a vitória e quase deixamos até o empate escapar.

18-Boreham.png

Nos demais jogos, 1 vitória, 2 empates e 1 derrota.

3-Outubro.png

Dover Athletic | Notts County | Kidderminster Harriers | Barnet

 

Novembro21.png

Novembro foi um mês muito melhor para o Viking Saga. A grande vitória do mês foi contra o Hartlepool, onde dominamos completamente a partida, cedendo apenas duas finalizações (e um gol).

20-Hartlepool.png

Apesar de um mês de bons resultados, tivemos uma derrota feia no mês, quando enfrentamos o Torquay United. Saímos cedo na frente, mas não conseguimos segurar o ataque do Torquay, que marcou quatro vezes.

21-Torquay.png

Ainda tivemos dois jogos no mês. Vencemos os dois, sem deixar de ceder gols, contudo.

4-Novembro.png

Aldershot Town | Woking

 

Dezembro21.png

Após os resultados de novembro, parecia que o time engrenaria, porém não foi bem assim.

Já começamos dezembro jogando mal e não conseguindo evitar a derrota contra o Northampton.

23-Northampton.png

E novamente perdemos pontos contra o Fylde. É verdade que poderia ser pior, não fosse o gol de Lyons nos acréscimos, porém é incrível como não conseguimos converter em gols a superioridade que tivemos em campo.

25-Fylde.png

Ainda tivemos duas vitórias e um empate nos outros jogos do mês.

5-Dezembro.png

Dulwich Hamlet | Maidenhead United | Harrogate Town

 

Janeiro22.png

Por fim, por enquanto, tivemos janeiro, um mês de grande melhora defensiva. O grande destaque do mês fica por conta da goleada sobre o vice-líder, Yeovil Town.

28-Yeovil.png

De resto, uma vitória e um empate, sofrendo apenas um gol no mês, algo que não é do nosso feitio.

6-Janeiro.png

Solihull Moors | Kettering Town

 

12-CLASSIFICA-O.png

Continuamos fazendo uma campanha de altos e baixos, mas janeiro me deu boas esperanças para uma recuperação na parte final da temporada, especialmente pelo desempenho. Faltando 16 jogos e 12 pontos (com um jogo a menos), acho que há tempo suficiente para buscar a liderança, o problema é manter o desempenho de janeiro e que o líder perca bastante rendimento, o que não parece ser a tendência.

2-30-rodadas.png

E o líder é ninguém menos que o York City. Absolutamente inacreditável vê-los na liderança no primeiro ano deles na National League. Não quero nem pensar na hipótese de eles serem campeões e nós não subirmos de divisão.

 

6-FA-CUP.png

Enquanto isso, tivemos as tradicionais copas. Na FA Cup passamos tranquilamente pelo Chester na 4ª fase de classificação.

1-Chester.png

Já na primeira eliminatória, acabamos cedendo para um time da mesma divisão, numa derrota pesada, que culminou, claro, na nossa eliminação.

2-Stockport.png

 

7-FA-TROPHY.png

E na FA Trophy fizemos nossa melhor campanha na competição até o momento, o que não era difícil porque era preciso apenas vencer um jogo. E vencemos no sufoco do Gateshead, finalmente avançando na competição. Avançando para um jogo mais tranquilo contra o Tiverton, que teve um jogador expulso aos 11 minutos, facilitando nossa vida. Já na 3ª eliminatória encaramos nossos rivais do York City e num jogo que poderia ter ido para qualquer lado, melhor pro menor time de York.

3-York.png

 

MAIS-DESTAQUES.png

- Ask Einherjar renova o contrato até 2023;

- Viking Saga FC firma parceria com Cardiff City. Parceria permite que o Viking Saga tenha jogadores do Cardiff por empréstimo sem pagamento de salários e renderá € 33,94m anualmente aos cofres dos vikings, o que, neste momento, é bastante dinheiro. Em princípio, para a temporada atual, o Viking Saga não exercerá o direito de ter jogadores emprestados do Cardiff.

- Jonas Johnson Johansen, zagueiro norueguês que via seu vínculo sendo extinto ao final da temporada, renovou contrato. Entretanto, a melhor notícia foi a concessão da licença de trabalho ao zagueiro, reforçando uma tese que eu já vinha formulando de que haveria interferência do salário para a concessão da licença de trabalho. Aumentei o salário do zagueiro e, mediante apelação, foi concedida a licença. Cabe ver se isso se confirmará com jogadores que nunca atuaram na Inglaterra. Formulei essa teoria quando tentei contratar um goleiro estrangeiro e não consegui a licença para ele. Alguns dias depois ele assinou com outro clube inglês, com licença concedida e um salário maior, despertando essa pulga de que o salário poderia interferir na concessão da licença. No começo da próxima temporada vamos ver se, comprometendo mais do orçamento, conseguimos trazer nórdicos que possam jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra - Liderança Indigesta (23/06/2021)

Timinho fraco esse seu da época do Orkut, hein? Gareth Bale ainda como lateral esquerdo. O 2 era o Dani Alves? E o 10? e o 21? E as famosas setinhas...

Na realidade, se você observar bem meu comentário sobre o uso MAA (ap) e MRB (de) não era exatamente sobre eles, mas na composição com os dois EXT (at) e os dois atacantes com tarefa atacar, deixando um buraco entre o 2º e o 3º terço de sua equipe,  que foi resolvido com o Avançado Trabalhador (apoiar).

O time não está conseguindo deslanchar e o título está bem distante no momento, mas a distância para o 2º colocado é de apenas cinco pontos. Levando-se em conta que faltam 16 rodadas,  eu diria que dá para fazer muita coisa ainda, mas vai precisar melhorar o desempenho fora de casa se quiser algo. O York City parece que vai aproveitar a oportunidade que o Viking teve na temporada passada e não conseguiu. Se o York ganhar nem pode reclamar.😄

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, MUITO nostálgico, as famigeradas setinhas nos jogadores hahaha muito bom relembrar. Aliás, timaço.

Eu sempre tive muito preconceito em testar/confiar/acreditar no 4 4 2 tradicional dentro do jogo. Pra mim sempre faltava algo. Até que no fm20 consegui fazer funcionar, e o problema era exatamente a função dos atacantes.

Duro de ver o rival lá na frente, mas vamos com calma, pior nem é o título em si, mas vai ser se eles subirem e o Viking não...vamos buscar esse acesso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a abordagem tática, sabe que eu não dispenso uma - e nem um pitaco 😄 

Geralmente quando se refere a formações sem volante, eu acho meio arriscado usar Ala - a menos que você realmente precise deles mais no centro do campo (como é o caso no 4-2-3-1 tradicional por exemplo). Para mim parte dos gols sofridos vem daí, sem entrar na questão da estratégia de risco muito alto (mentalidade muito alta + linhas mais altas + contra-pressão), tentando recuperar a bola muito cedo usando um desenho que só tem dois homens no último terço. Geralmente costuma ser mais fácil emplacar sistemas de pressão inicial mais alta com pelo menos três ou quatro jogadores da intermediária para a frente (4-4-2 diamante, 4-2-3-1, 4-1-4-1 DM Wide, 4-2-4 etc.) porque a chance de ficarem em inferioridade numérica na saída de bola é menor. Tipo, a maioria das equipes faz a saída com três, quatro ou cinco jogadores, então se você só tem um ou dois pra pressionar, rola ali um "efeito barata tonta".

Mas entendo que mexer na estratégia agora possa ser meio arriscado. O que talvez eu tentasse é trocar na esquerda o Ala Apoiar por um DL Apoiar mesmo, colocando talvez o Extremo em Apoiar (defende melhor e não perde nada em termos de profundidade), e na direita eu consideraria uma estratégia diferente. Talvez um Extremo Invertido Atacar ou com um Ala Defender ou Apoiar mesmo (porque tem mais cobertura do CJR - D) ou então inicialmente com um DL Apoiar - e se achasse que o DL estivesse apoiando pouco, acrescentaria a instrução "Fazer Sobreposição Externa pela Direita", de forma que o meia lateral tivesse menos ímpeto ofensivo e o lateral um pouco mais, ajudando-os a trabalharem juntos naquele flanco.

Acho que o EI ficaria muito interessante nesse seu desenho, porque jogaria "por dentro" - entre o meia que joga mais recuado e o atacante que volta - e ao mesmo tempo o atacante que recua abriria campo para entradas e enfiadas de bola em velocidade dentro da área.

Caso você não tenha um Extremo Invertido ou não queira utilizar essa função, pode tentar um Médio Ala Atacar. Geralmente em formações com meias laterais ele ataca e defende melhor que o Extremo Atacar, que é um cara que normalmente não tá nem aí pra defesa - o que piora quando a função atrás dele, no caso o Ala, defende menos. 

Apesar das oscilações são só cinco pontos de diferença para o atual vice-líder, dá tranquilo para encostar no York. Vamo que vamo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ggpofm disse:

Timinho fraco esse seu da época do Orkut, hein? Gareth Bale ainda como lateral esquerdo. O 2 era o Dani Alves? E o 10? e o 21? E as famosas setinhas...

Na realidade, se você observar bem meu comentário sobre o uso MAA (ap) e MRB (de) não era exatamente sobre eles, mas na composição com os dois EXT (at) e os dois atacantes com tarefa atacar, deixando um buraco entre o 2º e o 3º terço de sua equipe,  que foi resolvido com o Avançado Trabalhador (apoiar).

O time não está conseguindo deslanchar e o título está bem distante no momento, mas a distância para o 2º colocado é de apenas cinco pontos. Levando-se em conta que faltam 16 rodadas,  eu diria que dá para fazer muita coisa ainda, mas vai precisar melhorar o desempenho fora de casa se quiser algo. O York City parece que vai aproveitar a oportunidade que o Viking teve na temporada passada e não conseguiu. Se o York ganhar nem pode reclamar.😄

 

Haha, fraquinho mesmo. Pois é, save da época que o Bale ainda jogava como lateral, acho que o começo do save deve ser logo que ele foi para o Tottenham. O 2 é o Dani Alves, sim, paguei uma fortuna nele haha. O 21 é o Dani Aquino, um wonderkid do FM 08, dava pra contratá-lo de graça do Real Murcia e crescia muito, como dá pra ver na ficha dele no link. O 10 era o Miguel Veloso, meia português do Sporting, se não me engano, outro que era um monstro (pena que não tenho a ficha dele). Ah, essas setinhas... lembro de uma tática que fiz uma vez que parecia um mapa de tesouro de tanta setinha pra lá e pra cá haha.

Ah sim, entendi. De todo modo, o teu comentário me levou a testar outras opções no meio e tô realmente gostando do rendimento da equipe com o CJ (de) ao lado do MAA nesse esquema.

Pois é, o time teve grandes alternâncias de períodos em termos de resultados e o York acabou abrindo na liderança, especialmente em dezembro. De todo modo, o desempenho do York não está perto do desempenho do Leyton Orient na última temporada e vejo os times de baixo incomodando mais os de cima do que na última temporada, o que me deixa mais esperançoso. Então, eles estão com a mão na taça, mas já os vimos perder um título em condições semelhantes e eu não ficaria triste se acontecesse de novo haha. De fato, reclamar não dá, mas não deixaria de lamentar haha.

Valeu pelo comentário!

17 horas atrás, Victor Duque disse:

Caraca, MUITO nostálgico, as famigeradas setinhas nos jogadores hahaha muito bom relembrar. Aliás, timaço.

Eu sempre tive muito preconceito em testar/confiar/acreditar no 4 4 2 tradicional dentro do jogo. Pra mim sempre faltava algo. Até que no fm20 consegui fazer funcionar, e o problema era exatamente a função dos atacantes.

Duro de ver o rival lá na frente, mas vamos com calma, pior nem é o título em si, mas vai ser se eles subirem e o Viking não...vamos buscar esse acesso!!

Pois é, esses dias que me lembrei que ainda tinha esses álbuns no google fotos. Não tenho todas as imagens, mas ainda tem grande parte lá. Infelizmente meu maior feito no FM não está registrado lá (fica o suspense haha).

Estamos no mesmo barco, eu também tinha receio com esse esquema, mas pensei que esse save era o ideal para mudar isso. Combinações de funções é sempre uma das partes mais difíceis da tática, em especial de jogadores que ficam lado a lado, porque é preciso pensar em funções que se complementem e que possam ser desempenhadas pelos jogadores que temos.

Esse seria o cenário mais trágico, temos que batalhar pra ele não acontecer!

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, Tsuru disse:

Legal a abordagem tática, sabe que eu não dispenso uma - e nem um pitaco 😄 

Geralmente quando se refere a formações sem volante, eu acho meio arriscado usar Ala - a menos que você realmente precise deles mais no centro do campo (como é o caso no 4-2-3-1 tradicional por exemplo). Para mim parte dos gols sofridos vem daí, sem entrar na questão da estratégia de risco muito alto (mentalidade muito alta + linhas mais altas + contra-pressão), tentando recuperar a bola muito cedo usando um desenho que só tem dois homens no último terço. Geralmente costuma ser mais fácil emplacar sistemas de pressão inicial mais alta com pelo menos três ou quatro jogadores da intermediária para a frente (4-4-2 diamante, 4-2-3-1, 4-1-4-1 DM Wide, 4-2-4 etc.) porque a chance de ficarem em inferioridade numérica na saída de bola é menor. Tipo, a maioria das equipes faz a saída com três, quatro ou cinco jogadores, então se você só tem um ou dois pra pressionar, rola ali um "efeito barata tonta".

Mas entendo que mexer na estratégia agora possa ser meio arriscado. O que talvez eu tentasse é trocar na esquerda o Ala Apoiar por um DL Apoiar mesmo, colocando talvez o Extremo em Apoiar (defende melhor e não perde nada em termos de profundidade), e na direita eu consideraria uma estratégia diferente. Talvez um Extremo Invertido Atacar ou com um Ala Defender ou Apoiar mesmo (porque tem mais cobertura do CJR - D) ou então inicialmente com um DL Apoiar - e se achasse que o DL estivesse apoiando pouco, acrescentaria a instrução "Fazer Sobreposição Externa pela Direita", de forma que o meia lateral tivesse menos ímpeto ofensivo e o lateral um pouco mais, ajudando-os a trabalharem juntos naquele flanco.

Acho que o EI ficaria muito interessante nesse seu desenho, porque jogaria "por dentro" - entre o meia que joga mais recuado e o atacante que volta - e ao mesmo tempo o atacante que recua abriria campo para entradas e enfiadas de bola em velocidade dentro da área.

Caso você não tenha um Extremo Invertido ou não queira utilizar essa função, pode tentar um Médio Ala Atacar. Geralmente em formações com meias laterais ele ataca e defende melhor que o Extremo Atacar, que é um cara que normalmente não tá nem aí pra defesa - o que piora quando a função atrás dele, no caso o Ala, defende menos. 

Apesar das oscilações são só cinco pontos de diferença para o atual vice-líder, dá tranquilo para encostar no York. Vamo que vamo!

Hahaha, faz jus aos textos que traz para o centro tático hehe

Pois então, eu costumo jogar mesmo nessa estratégia de "grande risco, grande lucro", sabendo que vou deixar a defesa vulnerável, mas confiando que o ataque fará sua parte para ganhar os jogos. Prefiro jogar assim, embora me incomode um pouco sofrer gol em quase todos os jogos, me incomodaria mais não fazê-los. A questão dos gols sofridos nessa temporada eu destaquei porque não foi uma questão na temporada passada (por exemplo, no mesmo período da temporada passada, com um jogo a mais, sofremos 15 gols a menos). Claro que pode ter a ver também com uma variação na qualidade dos elencos da divisão, mas isso é algo difícil de mensurar. De todo modo, digo isso porque as funções de laterais e meias laterais são exatamente as mesmas da última temporada em que conseguíamos ter média de menos de 1 gol sofrido por jogo (que nessa estratégia de risco alto é aceitável). Com as mudanças feitas no centro do campo com os atacantes e meias-centrais, é perceptível que o desempenho da defesa melhorou, especialmente a partir de janeiro (falo isso porque já joguei alguns jogos de fevereiro e noto que a solidez defensiva permanece), onde, com certeza, já estava utilizando exatamente a tática apresentada. Por isso, apesar de entender teu raciocínio e de achar que ele faz sentido, acredito que o time está mais sólido defensivamente agora a partir de mudanças no meio de campo, não precisando alterar as laterais.

Sobre o extremo invertido, confesso que não me lembro de já ter aberto a parte de editar a função e não tinha reparado que ele tem disponível a opção de encurtar linhas, é bom saber que tem essa opção. Por vezes a gente lê a descrição da função uma vez, nunca mais olha pra ela e acaba criando uma imagem mental da função que não corresponde com o que ela realmente faz (por exemplo, pra mim o extremo invertido, por ser extremo, se manteria aberto também haha).

De todo modo, agradeço os pitacos e, embora eu não vá alterar mais a tática para esta temporada, porque já está no final e o time começou a render melhor agora, fica de anotação para o futuro, inclusive para caso algum bom jogador com características para jogar nessas funções.

Sim, ainda tem muito campeonato pela frente se pensarmos que faltam 16 jogos, mas agora não depende apenas do Viking Saga. Contudo, como o desempenho dos líderes também é oscilante, dá pra sonhar.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jake Turner parece ser bom jogador. Outubro dos empates e Novembro das vitórias. Dezembro foi um mês regular enquanto Janeiro foi mais positivo. York City já está longe mas lugar nos playoffs está ao alcance. Nas taças, acabam por ser derrotas aceitáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ar nostálgico ver essa tua tática e alguns nomes que surpreenderam por outros lados, Bale era lateral completo mas tão completo que ninguém lembra mais dele na lateral kkkk o que mais sinto saudades não era nem das setinhas e sim de montar um time sem pontas que era bem funcional, algo mega comum nessa geração de FMs.

Bom, quanto a liderança indigesta, pode-se dizer que ganhou um rival de alto nível com o York e eles estão em condições de desafiá-los. Eu diria até que foi uma pretensão ousada de sua parte querer tirar 12 pontos em 16 jogos, teria de fazer um campeonato praticamente perfeito daqui pra frente para recuperar essa pontuação. Levando em conta a média de 2 pontos do York por jogo, dá pra dizer que eles chegarão ao final com cerca de 94 pontos, ou seja, você precisaria fazer 45 pontos em 51 a disputar. É possível? Claro, mas seria uma façanha. Acertar o time para crescer nos playoffs talvez seja mais prudente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Viking Saga FC: Uma Nova Invasão na Inglaterra
  • div featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • #Vini unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...