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Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM - parte 1


Tsuru

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Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM - parte 1
Por sporadicsmiles
Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/473595-tactical-frameworks-and-squad-building-an-in-depth-guide-to-how-i-approach-fm/
Tradução e adaptação: Tsuru


“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você vai sucumbir em todas as batalhas.”
Sun Tzu


Recentemente, tenho lido “A Arte da Guerra”, pois é algo que vejo citado em várias formas o tempo todo. Enquanto o lia, algumas citações realmente me chamaram a atenção em relação ao futebol, e em relação a como eu abordo o Football Manager. Percebi que estava, inconscientemente, na maior parte do tempo, seguindo algumas dessas regras. A citação acima é espetacularmente reveladora em termos de como abordar o jogo de uma maneira bem-sucedida. Tudo se resume a duas coisas; conheça a si mesmo e conheça sua oposição. Parece tão simples. Duas coisas a fazer para ter sucesso (em média) no jogo.

No final das contas, isso me inspirou a finalmente escrever minha abordagem para o jogo. É bom colocar as coisas em um só lugar. Tentarei enquadrar isso como uma abordagem bastante básica do jogo. Como tenho ideias e como tento colocá-las no jogo. 

Não sou um especialista em táticas de futebol, nem no jogo. Há anos que jogo da mesma forma, sendo assim, os exemplos a partir dos quais vou extrair são todos do meu salvamento principal. Tudo o que vou mostrar a vocês é como eu mesmo jogo o jogo, não preparando algo especificamente para este tópico. Espero que isso seja útil para as pessoas que estão procurando aprender a jogar ou para desenvolver sua própria maneira. Discutirei não apenas o lado tático, mas como recruto jogadores e gerencio meu time, gerencio a felicidade do time e provavelmente outras coisas.

Com esse preâmbulo relativamente longo (muito bem se você leu tudo isso), vamos começar com a primeira coisa que você deve fazer. Conheça a si mesmo.
 

Conhecendo a mim mesmo. Como eu quero jogar?

O primeiro aspecto de conhecer a si mesmo é saber como você deseja jogar o jogo. Isso não é apenas tático, mas também como filosofia geral de administração de um clube. Cleon discutiu essas ideias anteriormente (e em seu blog), assim como Rashidi. Portanto, observe que as coisas que escrevo aqui quase nunca são exclusivamente minhas próprias idéias. Eu tirei bastante desses fóruns, outros blogs, youtube, etc.

Então, como eu quero jogar. Quais são os principais aspectos da minha filosofia futebolística? Vamos dividi-los ponto por ponto.
 

  1. Quero jogar um futebol positivo e atraente, sempre que possível. Quero curtir ver meu time jogar, não apenas ganhar partidas.
     
  2. Quero ter certeza de que cada jogador que joga para mim saia melhor do que quando chegou. Sejam os jogadores jovens que nunca vão jogar para mim ou os jogadores de primeira equipe que vão para clubes maiores. O desenvolvimento do jogador é importante.
     
  3. Quero que meus jogadores sejam determinados e trabalhem duro. Eles devem dar tudo pelo clube.
     
  4. Eu quero tentar favorecer os jovens e evitar gastar salários estupidamente altos com jogadores.

 

Essas coisas me dão algumas regras pelas quais posso jogar (mais como diretrizes, como se fosse um código pirata). Eu não tenho que me apegar a elas religiosamente. Posso contratar um jogador mais velho se for realmente necessário, por exemplo. Isso serve como um ponto de partida importante, no entanto, para a discussão a seguir. Podemos dividir essas filosofias em 3 grupos, essencialmente. 

O primeiro é tático. Eu decidi como quero jogar, de forma ampla. Eu tenho que descobrir como quero implementar isso. Vamos passar muito tempo discutindo isso. 

O segundo é o treinamento. Quero fazer meus jogadores melhores, então devo treiná-los o mais próximo possível de seu potencial. Gastaremos menos tempo falando sobre isso, já que é uma coisa pessoal em que talvez os outros não estejam interessados. 

O terceiro é o gerenciamento do time; manter os jogadores felizes, ter jogadores com os contratos corretos e recrutamento. Vou passar muito tempo falando sobre isso, porque é algo vital para meus sucessos de longo prazo.
 

Capítulo 1: O processo de design tático

Como já observei, jogo dessa maneira há anos. Conseqüentemente, eu realmente trabalhei em como essa tática funciona e a adaptei com o tempo. Observe também que essa é a maneira básica de jogar, pensando nos jogos em que espero poder ganhar. Haverá várias coisas que farei em situações reais durante as partidas. Discutirei tudo isso mais tarde, o objetivo inicial é mostrar o processo de pensamento por trás de como colocar em ação minha visão discutida no início do texto.

Vamos iniciar com a distribuição dos jogadores (shape).
 

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Esta é a base de tudo que farei. Ainda não tenho nenhuma função de jogador, nenhuma mentalidade, nenhuma instrução, nada. Como eu escolhi essa distribuição? Bem, eu normalmente não inicio em uma grande equipe, então eu gosto de ter um volante para dar um pouco de cobertura defensiva. Também gosto de empurrar meus zagueiros bem altos no campo - futebol de ataque atraente na minha cabeça significa que temos muitas opções de ataque, incluindo os zagueiros. Também pode ser força do hábito. Você poderia facilmente pensar em maneiras de fazer tudo o que discuto funcionar também em outras estruturas táticas (ou com pequenas variações dependendo de uma série de fatores, como por exemplo os jogadores que você tem à disposição, as características do seu time e a maneira como prefere jogar).

Então, o que eu preciso fazer a seguir é descobrir como quero marcar gols. Como vou criar meu futebol de ataque atraente? Como acabei de dizer, quero muitas opções de ataque. Quero ter muitos jogadores que possam fazer gols. Isso deve criar variedade, e a variedade é atraente no futebol. Então, como vou criar meu espaço? Vou começar com meu atacante. Onde há espaço ao redor dele? Está atrás dele. Eu quero que ele se mova para este espaço. Então, vou escolher a função Atacante Recuado com tarefa Apoiar (DLF-S, em inglês), que se moverá para este espaço.
 

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Então, que espaço será criado pelo Atacante Recuado Apoiar e seu movimento? Com sorte, ele vai tirar os zagueiros centrais da posição, o objetivo é fazer um dos beques segui-lo mais de perto. Por outro lado, se ninguém fizer isso, ele estará em posição de receber a bola. Imagine que criei um pouco de espaço no centro do campo arrastando um DC com meu atacante. Quem posso colocar na lacuna que acaba de ser criada?

Bem, existem duas opções. Posso tentar colocar um jogador de flanco em uma posição central, ou posso tentar fazer com que um meio-campista central se sobreponha ao atacante. Vamos fazer as duas coisas, e isso me dá mais dois papéis; uma função Atacante Interior com tarefa Atacar (IF-A, em inglês) e uma função Meia Central com tarefa Atacar (CM-A, em inglês). Vou colocá-los em lados opostos para tentar explorar espaços dos dois lados e sobrecarregar a defesa. Note que eles podem estar em qualquer um dos lados, aqui eu ilustro como eu jogo quando tenho jogadores de flanco com o pé direito.

 

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Agora tenho dois métodos/caminhos para marcar gols, e ambos contam com o movimento do Atacante Recuado. Ele “desce no campo” e pega a bola. Um zagueiro ou vem com ele, ou corre para apertar a marcação porque ele tem a bola em um pequeno espaço de uma área perigosa. O AR pode então passar a bola para o Atacante Interior ou o MC Atacar. Esses dois jogadores podem então chutar ou apoiar um ao outro na criação de uma oportunidade, este é outro bom motivo para que os dois jogadores se sobreponham. Eles podem apoiar um ao outro depois que o Atacante Recuado tiver feito seu trabalho, com uma defesa toda atrapalhada. No papel, isso parece muito bom.

Ok, ainda temos muitos jogadores que não têm funções. O que devemos fazer com eles? Comecemos com o outro meio-campista. Ele precisa ser mais contido, já que temos um colega baseado em movimento próximo a ele. O que eu realmente quero que ele faça? Uma coisa é sempre fornecer a bola para o Atacante Recuado. Ele também precisa ser capaz de aproveitar o espaço que o AR cria sem necessariamente passar a bola para ele. Ou para “reciclar a posse”, leia-se, receber e girar a bola para outro jogador se não houver naquele momento uma chance clara de criar uma jogada. Acabei de descrever um organizador de jogo para você.

Eu geralmente uso um Construtor de Jogo Recuado com tarefa Apoiar (DLP-S, em inglês), mas não há razão para que um Construtor de Jogo Avançado não funcione. Eu normalmente o quero um pouco mais atrás, porque estou sempre preocupado com a possibilidade de muitos jogadores atuarem avançados. Isso adiciona outra “camada” de criação de jogadas e marcação de gols: o Construtor de Jogo Recuado pode passar a bola para o MC (A) ou para o AI (A) conforme eles correrem para o espaço criado pelo Atacante Recuado. Também não há razão para que o atacante não possa fazer seu próprio movimento para frente e receber um desses passes.

Que outro espaço criamos? Bem, o AI (A) está “flutuando por dentro”, então temos espaço no flanco esquerdo. Vamos colocar alguém nesse espaço também. Isso significa que precisamos de um lateral com visão de ataque, normalmente eu uso um Defesa Lateral com tarefa Atacar (FB-A, em inglês).

 

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Esse movimento está criando uma sobrecarga à esquerda do meu ataque, ou seja, a defesa terá que comprometer os jogadores com o seu lado direito para lidar com esta ameaça. Se meu atacante flutuar para a esquerda também, melhor ainda. Mais sobrecarga, mais defensores necessários. Por que isso é bom? Bem, se eu posso forçar a defesa a desviar para a minha esquerda, automaticamente aparece espaço no meu flanco direito. Espaço, aliás, no qual quero colocar meu MC (A).

E o ponta da direita? Você poderia ter outro Atacante Interior para explorar este espaço, mas normalmente não é assim que eu jogo. Se eu inundar a esquerda da defesa também, a oposição pode não se comprometer jogadores demais em defender seu flanco direito. Portanto, vamos manter a largura com um Extremo. Com tarefa Apoiar, porque quero ele com espaço para operar (não pressionado contra a linha defensiva, ele vai ser menos perigoso lá).

Isso cria outra maneira de marcar gols diretamente. Duas maneiras, realmente. O primeiro seria um cruzamento do flanco esquerdo para o direito, com o Extremo entrando em velocidade, MC (A) ou Atacante Recuado, todos potencialmente disponíveis para um cruzamento. Da mesma forma, um cruzamento da ala direita para a esquerda encontrará um AI (A) e, possivelmente, o Atacante Recuado. Às vezes, até o lateral esquerdo fica superaventureiro.

 

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Com qual tipo de lateral devo colocar o Extremo no flanco direito? Bem, na verdade, esse papel depende muito da situação. Um DL Atacar também pode funcionar aqui se eu quiser realmente sobrecarregar a defesa, isso torna muito difícil para uma equipe comprometer homens suficientes em qualquer área. Eu também poderia usar uma função mais defensiva se eu quiser ter cobertura defensiva adicional, um DL (D) por exemplo. E com o bombardeio do MC (A) adiante, há espaço para usar um Defesa Ala Invertido para me dar outro jogador no meio do campo (eu não faço isso com frequência).

Nota do tradutor: Uma opção mais conservadora mas não muito seria utilizar um DL Apoiar. E dependendo da configuração, um Ala Apoiar pode funcionar também.

Existem mais 4 funções para atribuir, apenas uma delas é interessante. O que eu quero que o volante faça? Bem, um pouco de tudo. Ele precisa ser um pouco destruidor, não deixando ninguém passar facilmente por ele. Ao mesmo tempo, ele precisa manter sua posição para fornecer cobertura defensiva em todos os momentos, porque uso uma configuração muito agressiva. Finalmente, quero que ele atue como um pivô para ajudar a reciclar a bola da esquerda para a direita e vice-versa (em combinação com o Armador Recuado). Então eu normalmente jogo um simples Médio Defensivo com tarefa Defender aqui, e me certifico de ter (ou comprar) um jogador que é capaz de fazer todas essas coisas. É um papel muito exigente.

Finalmente, os zagueiros são simples: DC (D), e o goleiro um Goleiro (D). Eu não preciso que eles façam nada extravagante, apenas evitem (tentem...) que gols sejam marcados.

As conclusões a tirar são:

  1. Criei uma tática baseada apenas no que quero que aconteça, usando o bom senso.
     
  2. Eu criei pelo menos 4 maneiras comuns de marcar um gol. Isso é apenas contar o que eu faço com a posse, não jogadas definidas ou contra-ataques.
     
  3. Você notará que não falei sobre as instruções da equipe, instruções do jogador, mentalidade, etc. Acho que isso é secundário para mim.

 

Capítulo 2: Transformando “O que você quer/gosta/precisa” em “Instruções de FM”

Podemos finalmente começar a falar sobre as instruções do time, do jogador e do adversário. Eles são importantes para a minha configuração tática, mas ao projetar um estilo de jogo, normalmente as adiciono depois para gerar o tipo de futebol que desejo. Haverá situações em que você saberá algumas instruções que deseja com base em suas próprias idéias de como deseja jogar, então não tome essas postagens como a única maneira de fazer as coisas. Eles são apenas a maneira como gosto de pensar sobre os problemas. Observe também que essas são configurações “padrão” que usarei quando achar que posso aplicar meu próprio estilo. Eu faço alterações para situações específicas e detalharei algumas delas mais tarde.

 

Instruções da equipe

Então, como vou decidir quais instruções de equipe quero usar? Posso voltar ao primeiro post e pensar no que quero fazer. Meu objetivo é jogar um futebol atraente. Isso é muito amplo/vago e por um bom motivo: ainda não defini o que considero um futebol atraente. No post anterior, mencionei que quero criar muitos tipos diferentes de chances de ser o mais atraente possível. Vamos aprofundar no que eu gosto.

Quais times eu gosto de assistir jogar atualmente? Por mais que me dói dizer que sou um mancuniano (embora seja um torcedor do Huddersfield, por favor, tenha pena de mim nesta temporada), eu realmente gosto de assistir o jogo do Liverpool, leia-se, Klopp em geral. Alta intensidade, relativamente direta, eu também adoro assistir gols de contra-ataque. Nada desse absurdo de tiki taka para mim, prefiro um movimento com 4 passes incisivos sobre um com 40.

Como isso se traduz em FM? Posso pensar em 3 coisas que selecionarei imediatamente: ritmo mais alto e contra-pressão (elementos do estilo de Klopp de que gosto) e contra-ataque (gosto de contra-ataques).

Haverá algumas coisas complementares a serem adicionadas aqui. Se eu quiser jogar um jogo de pressão, vou definir minha linha de engajamento para mais alta, para colocar pressão sobre as equipes em seu próprio campo. Também usarei uma linha defensiva mais alta, para colocar mais jogadores em posição de pressionar mais jogadores sem sair muito da posição original. Agora, eu percebo que isso vai me deixar aberto a bolas por cima e contra-atacar. Este é um risco que corro de boa vontade. Eu quero jogar um futebol de ataque positivo. Às vezes vai dar errado e podemos conceder gols. Desde que isso não aconteça o tempo todo, o risco é aceitável.

Você também notará que quero usar jogadores próximos à área para jogar a bola para os jogadores que passam por eles e entram na área. Por esta razão, eu seleciono “Levar a Bola Até a Área” (Work Ball Into Box, em inglês). Eu realmente não quero meu atacante pegando a bola no espaço, girando e chutando, idem para qualquer outro jogador. Quero ser paciente e dar chance para que todas as coisas que descrevi anteriormente aconteçam.

Finalmente, eu normalmente não jogo com fortes ameaças aéreas na frente. Portanto, sou contra meu goleiro iniciar o jogo com passes longos, melhor tentar construir por trás. Para isso, vou usar "Jogar A Partir da Defesa" e dizer ao goleiro para distribuir para os zagueiros ou laterais. Fica assim:

 

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Vê como é simples? Selecionei apenas coisas que sei que quero. Tentei evitar que isso fosse complicado e sei exatamente por que todas as instruções estão lá.

 

Instruções individuais

As instruções dos jogadores são muito simples no meu caso, quase nunca uso. Peço aos 3 da frente para Pressionar Mais, assim como o MC (A). Este último porque ele frequentemente se encontra no alto do campo quando perdemos a bola, então ele também pode ajudar a tentar forçar um passe longo. Por que não tenho mais? Bem, simplesmente porque não tenho motivo para selecionar mais. Se eu adicionar mais, será circunstancial, porque vi algo durante uma partida.

 

Instruções de oposição

Finalmente, uma palavra sobre as instruções da oposição, tenho a sensação de que não são muito populares. Na verdade, eu me lembro de ter lido uma das pessoas aqui (esqueci quem) dizendo que são para pessoas que não sabem o que sua tática está fazendo. Vou fazer um contra-argumento para isso, com base na criação de zonas de pressão.

Atualmente, no jogo, você não pode criar zonas do campo onde você pressiona e outras onde não, e tento replicar isso com instruções da oposição, visando posições específicas. Isso significa que minha equipe irá apertar jogadores de formas diferentes em áreas específicas do campo. O que é muito bom.

Eu faço isso selecionando a intensidade de pressão mais alta em qualquer jogador jogando na posição de volante, goleiro e zagueiro. Também instruo minha equipe a enfrentar esses jogadores com mais força (Desarme Agressivo). Isso é para realmente colocar pressão sobre esses jogadores. Pressione-os com força, coloque um pé, faça um desarme. Em vez da pressão desfocada que você obtém dos TIs, criei algo que só deve acontecer em áreas específicas. Eu também pressionarei os meias laterais/pontas, que eu realmente não quero dar tempo para cruzar se eu puder evitar. Além disso, peço para levar ao pé mais fraco.

Do meio para a frente eu não pressiono mais, eu defini para sofrerem Marcação Apertada. Por quê? Os jogadores que estão sendo pressionados vão querer limpar a jogada rapidamente, eles vão tentar fazer a bola avançar. Se eu retirar o máximo possível desses passes para frente, aumentamos as chances de recuperar a bola. Esse é o ponto de urgência. Ou ganhe a bola de volta com um desarme, ou force o outro lado a devolver a bola com um passe ruim ou apenas uma folga sem objetivo para aliviar a pressão. Espero que você possa ver porque o uso de IOs também pode conseguir isso, e aqui estão as configurações pictoricamente, para torná-lo mais claro.

 

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Isso lida com os fundamentos da minha configuração tática. Escrevi muito, o que faz com que pareça muito mais difícil do que é. Quando você pensa sobre o que eu realmente fiz, porém, é bastante simples. Acabei de escrever muitas palavras para explicar as coisas com o máximo de detalhes possível. Eu faço mudanças táticas durante as partidas com bastante frequência, e irei lidar com isso em um post futuro. Em seguida, porém, vou falar sobre os jogadores. Que jogadores quero, como os escolho, etc. Isso é tão importante quanto criar uma tática.

 

Capítulo 3: Construindo um elenco

“Conheça o seu inimigo e conheça a si mesmo e você pode lutar uma centena de batalhas sem nenhum desastre".
Sun Tzu, A Arte da Guerra

Mais Sun Tzu. Sinto-me um intelectual ao adicionar essas citações, mas, honestamente, muitas das coisas que li ressoaram em mim (citarei mais antes de terminar). Isso ajuda em jogos Total War também! Nesse caso, estou interessado em me conhecer novamente. Em particular, conhecendo meu time.

Existem dois aspectos a serem tratados aqui. Conhecer os jogadores que você tem e conhecer os jogadores que deseja. Ambos são importantes para construir uma equipe (não apenas uma tática aqui). Como estou escrevendo isso com base no meu save atual, é difícil mostrar exemplos precisos para saber o time com que você começa, porque eu tive 2,5 temporadas no meu time atual para moldá-los como eu quero. Vou começar conhecendo os jogadores que quero.
 

Como os jogadores se encaixam no meu time?

Nos posts anteriores, escrevi em detalhes sobre o que quero que os jogadores façam. Agora preciso garantir que eles possam realmente fazer essas coisas, e isso significa selecionar os jogadores corretos nas posições corretas. Nem todos os jogadores serão capazes de fazer o que você está procurando e, por essa razão, as primeiras janelas de transferência em um clube são para comprar jogadores para encaixar no elenco. Discutirei alvos de transferência e gerenciamento do time mais tarde. Aqui, eu me concentro em entender quais atributos quero dos meus jogadores. Vou pegar o que quero que eles façam e traduzir em quais atributos eles precisam ter.

Antes de mergulhar nas características específicas de posição que procuro, há algumas coisas que quero em todos os meus jogadores.

Determinação, Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho. Quero um elenco muito empenhado e determinado, porque na minha cabeça esses atributos vão criar um lado resiliente que sempre dará o seu melhor, e não ficará muito desanimado se ficar em desvantagem. Não estou interessado em jogadores com determinação abaixo de 13 (para níveis superiores, isso pode ser escalonado com a liga em que você joga e eu devo estar entre os 3 primeiros em determinação na liga).

Qualquer jogador abaixo de 13 de determinação não é interessante para mim, a menos que seja espetacular. Da mesma forma, costumo apontar para mais de 15. Isso tudo porque quero que meus jogadores se importem, lutem, não desistam. Eu acho (embora nunca tenha testado) que se você tiver um monte de jogadores idênticos em todos os atributos, exceto aquele que tem 15 para determinação e o outro 5, o grupo com 15 teria mais sucesso.

Para Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho, tudo se resume a coisas semelhantes. Quero que os jogadores trabalhem como parte de um todo que pode ser maior do que a soma de suas partes. Da mesma forma, estou pedindo muito para muitos jogadores na tática que descrevi, então eles precisam ser capazes de trabalhar duro. Sou menos rigoroso com jogadores abaixo de 13 nesses atributos, mas, novamente, eu os evitaria se pudesse.

 

Iniciando de trás para a frente

Vamos começar com as posições mais fáceis, o goleiro e os zagueiros centrais, eu só preciso que eles sejam os melhores possíveis. Meu goleiro precisa ser capaz de defender os chutes (o que minha postura agressiva provavelmente dará ao adversário, não raramente), não há nada de especial aqui, e os defensores centrais também, eles precisam ter os melhores atributos possíveis para os defensores. Já que estou jogando de costas, vai ajudar se eles tiverem compostura e não forem péssimos no passe. Não quero que entrem em pânico e entreguem a bola sob pressão. Já que estou jogando com uma linha alta, um pouco de ritmo não vai doer. Eu realmente não estou incomodado com PPMs para esses caras. Esteja ciente deles para saber o que esperar de um jogador. Aqui estão o meu atual goleiro e zagueiros (Maguire e Schmeichel já estavam no clube).

 

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Podemos ficar com essa zaga e olhar para os laterais, eles precisam ser meio que bons em tudo. Resistência é muito útil, porque eu os quero subindo e descendo pelos flancos durante todo o jogo. Eles também precisam ser capazes de cruzar muito bem, porque vou pedir-lhes que cruzem a bola. Quanto melhor eles puderem cruzar, mais perigosos serão. Nem é preciso dizer que estatísticas defensivas decentes sempre serão úteis para um lateral. Além disso, passe decente (eles precisam ser capazes de se conectar com o jogador à sua frente e o meio-campo para reciclar a bola devido ao “Levar a Bola Até a Área”) e visão (localizar uma possível bola para fazer um “passe a rasgar”) é bom.

Isso cobre praticamente todos os laterais do jogo, então não há muito especial aqui. Aqui estão os jogadores que estou usando no momento: ambos estavam no clube quando assumi e não vi necessidade de substituí-los (e também temos boas opções de rotação).

 

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Vou passar para o atacante agora, principalmente porque é bastante simples. Estou procurando um Atacante Recuado ou Completo bem típico para jogar aqui, e os atributos que acompanham isso são obviamente importantes. Além disso, acho que os movimentos preferidos “joga de costas para o gol” e “vem atrás para buscar jogo” são bastante úteis, dada a descrição de como vou usar o atacante para criar chances para os outros: ele deve ser um criador tanto quanto um finalizador. Como tal, passe e visão também são atributos muito importantes e, por esse motivo, você pode até converter um meia ofensivo para essa função, se ele for forte o suficiente para segurar a bola. Esse tipo de atacante funciona quase como um organizador de jogo avançado.

O jogador atual que tenho aqui, na verdade, não se encaixa nessa função ... ainda. Ele era alguém que meus olheiros encontraram e que parece ter um potencial incrível (e veio de graça). Portanto, estou jogando o jogo com ele e esperando que ele melhore. Seus MPJs são perfeitamente adequados para o que eu disse acima, mas seu passe e visão ainda não são bons o suficiente. Observe que também quebrei minha regra de trabalho em equipe para esse cara. Uma observação importante, você pode quebrar suas próprias diretrizes se achar que o jogador vale a pena. O pior cenário aqui é vendê-lo com um lucro enorme em algum momento.

 

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Os dois pontas são os próximos. Aqui, temos que prestar atenção primeiro ao pé. Quando assumi o Leicester, os pontas eram todos destros - e isso faz sentido pela forma como eu jogo. Um jogador com o pé direito corta pela esquerda e um jogador com o pé direito cruza da direita. Isso significa que simplesmente não estou interessado em pontas canhotos no momento, a menos que eles possam usar bem os dois pés, algo a que também se deve prestar bastante atenção.

Novamente, não há nada muito especial aqui, estou usando esses papéis como o jogo os descreve. Portanto, uso o jogo como um guia do que é bom para cada função. Gosto que meu Atacante Interior tenha boa antecipação, drible, ritmo, visão, passe e finalização. Um bom tiro de longa distância também não faz mal. É útil ter um MPJ de cortar para o centro a partir da esquerda. E a Imprevisibilidade é adorável, nunca subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Este é o meu Atacante Interior, que contratei na minha primeira temporada completa especificamente para desempenhar esse papel. Ele é o meu artilheiro na atual temporada, com 19 gols (o que significa que minhas ideias estão funcionando, aliás!).

 

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O mesmo vale para o extremo, uso o jogo como guia. Ritmo, drible, cruzamento são importantes. Mais uma vez, é bom ter Imprevisibilidade. Não há realmente muito a dizer sobre escolher um bom pontas que as pessoas ainda não conheçam ou que ainda não esteja no jogo. 

O jogador que tenho aqui também foi contratado na minha primeira temporada completa e acabou por ser um roubo. Ele não é um jogador ideal (e eu tenho um jovem que estou preparando que vou falar mais tarde para assumir), mas ele tem sido espetacular às vezes. Uma coisa que quero salientar é que sua combinação de talento e chutes de longa distância levam a alguns dos gols mais insanamente maravilhosos, em que ele desvia pela direita após um toque sublime de habilidade. Não subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Ele também sabe jogar bem com os dois pés, o que é sempre bom.

 

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Então, agora chegamos à parte realmente interessante para mim: meu meio-campo. O meio-campo é absolutamente crítico para tudo o que faço, e nem sempre quero me ater aos atributos padrão que o jogo diz serem importantes aqui.

Em primeiro lugar, preferia que todos os meus meio-campistas fossem defensores decentes. Ou, na pior das hipóteses, não defendessem absolutamente mal. Preciso que eles sejam capazes de interromper o jogo e que todos sejam bons nisso. Não tenho espaço para jogadores de luxo no meu time - eu não jogaria com um jogador do tipo Ozil, por exemplo. Vamos agora olhar para cada posição, uma por uma, e ver de onde eu me afasto das ideias padrão de atributos.

O volante é provavelmente o mais importante, mas menos apreciado (definitivamente pela classificação) dos membros do meu time. Ele tem que ser um jogador de dupla função: em primeiro lugar, ele está lá para proteger a defesa, quebrar os contadores, fazer desarmes etc. Portanto, ele precisa ser bom, seja com tarefa apoiar ou defender.

Em segundo lugar, ele é meu pivô. Eu o uso para mover os ataques da esquerda para a direita, bem como para achar alguém que está sempre livre para um passe, e então o repasse para outra pessoa. Ele não precisa fazer coisas extravagantes, mas também precisa agir como um construtor de jogo auxiliar. Portanto, ele precisa ser um jogador muito bom e versátil. Você pode se safar com um volante regular, mas o dinamismo da tática é muito auxiliado por ter um jogador versátil. 

Aqui está o cara que eu utilizo, trazido especificamente para essa função. Ele ainda tem o MPJ “Faz Passes a Rasgar”, o que o fará agir como um criador de jogos com mais frequência. Ele é exatamente o que eu quero.

 

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O Construtor de Jogo Recuado no meio-campo é meio que o oposto do DM. Quero que ele seja principalmente um organizador de jogo, um craque, que também possa defender muito bem. Eu basicamente quero o mesmo jogador que tenho para o papel de MD, mas coloco mais peso em passes, visão, etc. ao escolher este jogador. Eu quero que o Armador Recuado e o DM sejam basicamente intercambiáveis. Isso é novamente crítico para fazer meu meio-campo funcionar. Selecionei um MD (S) e um CJR (S), mas eles estão desempenhando funções muito semelhantes em minha tática. Mais uma vez, poderia ser um craque que não é bom na defesa, mas acho que meu time sofreria defensivamente. Tive a sorte de assumir o Leicester não muito depois de eles terem comprado o Tonali, por isso tinha um jogador pronto nesta posição.

Finalmente, o MC (A). Ele é meu jogador favorito, na verdade. Pense no que eu quero que ele faça. Ele precisa agir como um Atacante Sombra às vezes (sobrepor o atacante e chutar a gol), e um armador avançado outras vezes (pegar a bola na intermediária adversária e criar chances para os outros). Ele precisa ser capaz de pressionar. Ele precisa ser capaz de defender. Estou pedindo muito a este jogador. Não há muitos jogadores que serão capazes de fazer tudo isso, então você pode ter que priorizar. Eu geralmente torno a defesa menos importante, pois ele é o mais avançado do meio-campo, e seu trabalho principal é criar e marcar gols.

Então, quais atributos eu quero? Bem, para começar ele precisa de uma boa finalização, sem bola, passe, visão, decisões, primeiro toque. O que provavelmente não é uma lista exaustiva. O MPJ “avança sempre que possível” é ótimo aqui. Assim como “faz tabelinhas”, o que incentiva boas interações com o atacante. Esses jogadores são difíceis de encontrar. Na verdade, eu tendo a tentar converter AMCs ou mesmo atacantes para esse papel.

Eu também priorizo a pontuação sobre a criação sobre a defesa ao olhar para os atributos. Usei Maddison neste papel (já no clube), ou Hojbjerg (que foi contratado por uma ninharia de Southampton porque não achavam que ele era bom o suficiente). Novamente, você pode ver como seus atributos se encaixam perfeitamente no molde do jogador de que preciso.

 

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Conclusões

Aí está você. Não tenho certeza se isso ficará tão claro quanto as partes anteriores, porque eu me tornei muito bom em escolher jogadores inconscientemente depois de fazer isso por vários anos. Isso significa que pode ser difícil articular exatamente o que procuro. 

O que quero deixar claro é que você precisa pensar sobre o que os jogadores precisam fazer em sua tática, não apenas quais atributos as funções que você selecionou exigem. Para mim, isso é mais importante no meio-campo, onde quero ter muita versatilidade. Sinta-se à vontade para perguntar aqui, para que eu possa tentar explicar coisas que não estão tão claras!

Na próxima parte vou expandir como gerencio meu time. Isso afastará o lado tático das coisas para discutir como construir para o sucesso a longo prazo (espero) e estabilidade.

Nota do tradutor: a próxima parte será postada na seção Jogadores e Staff.

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15 minutos atrás, bstrelow disse:

Bom demais, parabéns pelo empenho e trabalho na tradução!

Obrigado! Espero que ajude o pessoal aqui 🙂

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  • 1 mês depois...

Tinha lido um tempo atrás esse post em inglês. Acho que até testei esse estilo dele.

Mas alguém tentou replicar?

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17 horas atrás, felipevalle disse:

Tinha lido um tempo atrás esse post em inglês. Acho que até testei esse estilo dele.

Mas alguém tentou replicar?

Eu testei. Mas fiquei com a sensação que essa tática é bem específica para os jogadores que ele tem.

Outro detalhe é que esse Armador Recuado Apoiar é absolutamente irritante (e faz umas versões que noto isso). Tem gente que adora usar ele como segundo homem de meio campo, o que eu vejo é um meia capenga que não defende direito e não apoia o ataque o suficiente. Quando usei eu mudei para CJA Apoiar e fluiu bem melhor (mas aí talvez valha experimentar com um Trinco em vez de MD).

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4 horas atrás, Tsuru disse:

Eu testei. Mas fiquei com a sensação que essa tática é bem específica para os jogadores que ele tem.

Outro detalhe é que esse Armador Recuado Apoiar é absolutamente irritante (e faz umas versões que noto isso). Tem gente que adora usar ele como segundo homem de meio campo, o que eu vejo é um meia capenga que não defende direito e não apoia o ataque o suficiente. Quando usei eu mudei para CJA Apoiar e fluiu bem melhor (mas aí talvez valha experimentar com um Trinco em vez de MD).

Será que o médio criativo seria muito arriscado? Confesso que essa função ainda não me aprofundei.

Sempre curti a ideia de um meia na volância regendo o meio.

Tenho a impressão que aí teria que fortalecer o meio na frente dele, fora que sobrecarregaria os alas nessa 433 né

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1 hora atrás, felipevalle disse:

Será que o médio criativo seria muito arriscado? Confesso que essa função ainda não me aprofundei.

Sempre curti a ideia de um meia na volância regendo o meio.

Tenho a impressão que aí teria que fortalecer o meio na frente dele, fora que sobrecarregaria os alas nessa 433 né

Você pode tentar ele coberto por um MC-D ou um Armador Recuado Apoiar. Há algumas versões atrás eu tentei e não gostei do resultado, mas a ME mudou bastante e não sei se agora funcionaria melhor.

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  • 4 semanas depois...
4 minutos atrás, Leho. disse:

Vai ter a "parte 2", @Tsuru?

Vai sim, vou pegar pra traduzir assim que terminar a tradução do guia de instruções à oposição no FM 😉 

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    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por Jack 722
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      Nota do tradutor:
      Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário. Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo. Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
        1. Introdução
      Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.
      Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
       
      2. Futebol Defensivo
      Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 
      Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

      Atacante
       

       
      Defensivo
       

       
      Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.
      Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.
      Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
       
      3. O bloco baixo
      A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
       

       
      As três características principais são que: 
      A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
        Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
       
      4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo
      Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:
      Jogar uma partida como o azarão.  Planos de jogo: Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final. Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 
      Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
       
      5. Análise FM
      No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
       

       

       

       

       

       
      6. Táticas
       

       
      A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.
      Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:
      Linha defensiva mais baixa; Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área; Pressionar com menos frequência; Manter Formação para evitar aberturas de brechas; Linha de engajamento muito mais baixa; Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo; Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical; Defender mais estreito; Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral; Formação 4411DM: Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
        7. O estilo em campo
       
      Manchester United (F) Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
       

       
       
      Brighton (F) Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
       

       

       

       
      Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por herne79
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/487345-no-tactic-and-lots-of-experimental-shouting/

      Tenho feito algumas experiências e brincado com o uso dos gritos à beira do gramado sem instruções táticas. Ou seja, não uso nenhuma instrução de equipe, de jogador ou à oposição, e escolho sempre mentalidade Equilibrada.
      Tudo o que fiz foi escolher um time, uma formação e juntar algumas funções e tarefas dos jogadores. Então, durante as partidas, eu apenas uso gritos da linha lateral, sem outras alterações (além de substituições). Nunca fiz isso antes, então queria ver duas coisas:
      O efeito de não usar nenhuma instrução. Quero deixar as coisas o mais "baunilha" possível, sem sobrecarregar os jogadores com instruções táticas. Em outras palavras, eu dou a eles a estrutura (mentalidade, formação e tarefas) e, em seguida, deixo que eles prossigam com as coisas. Não tenho nenhum estilo tático em mente (uma razão primária para usar TIs, etc.) e quero remover (na medida do possível) qualquer influência externa que possa distrair meus jogadores. Quero focar nos jogadores tanto quanto possível.
        O que acontece ao usar os gritos na beira do gramado? Isso faz alguma coisa? Seria ainda mais difícil avaliar isso se eu jogasse um monte de TIs na minha equipe ou fizesse mudanças táticas constantes durante o curso de uma partida. Minha configuração:
       

      Funções:
      CD - Defesa Central
      WB - Ala
      CM - Meia Central
      T - N10
      AM - Meia Ofensivo
      IF - Atacante Interior
      AF - Ponta de Lança

      Tarefas:
      D - Defender
      Su - Apoiar
      At - Atacar

      Eu queria usar uma equipe prevista para terminar no meio da tabela. Portanto, devo esperar alguns jogos disputados contra times semelhantes, alguns (espero) jogos mais fáceis contra os candidatos ao rebaixamento e jogos mais difíceis contra os melhores times. Eu quero uma variedade de níveis diferentes de jogo, que eu não conseguiria se eu fosse com um clube superior ou inferior. É também por isso que escolhi a mentalidade equilibrada. Então, escolhi o West Ham. Sim, sou fã, mas também estou bastante familiarizado com os jogadores, o que me ajuda a definir as coisas.
      É literalmente isso. A única mudança tática leve que às vezes fazia era trocar o Ponta de Lança por um Oportunista, mas isso era raro.
      Portanto, meu objetivo era nada mais do que atingir meu objetivo de início de temporada (9º lugar). Com o West Ham, posso ganhar a primeira temporada da Premier League se estabelecer um certo estilo de jogo usando o criador tático e bagunçar as coisas durante as partidas, mas aqui não estou fazendo nada disso, então tudo que quero fazer é terminar na pior das hipóteses, 9º. Daqui para frente, o plano é melhorar gradualmente os jogadores do clube - então as melhorias na posição na liga viriam de jogadores melhores, e não do meu gênio tático (* ahem *). Veja como eu me saí no final da primeira temporada:
       

       
      Terminei em 3º, o que me surpreendeu muito para ser sincero. Eu sei que uma abordagem de "nenhuma (ou poucas) instruções táticas" ainda pode produzir bons resultados se as funções e tarefas dos jogadores forem bem definidos, mas a parte interessante aqui para mim é o impacto dos gritos da linha de lateral em jogo. Eu nunca os uso e para ser justo, é difícil decifrar o impacto que eles realmente têm - pode ser nada mais do que um placebo - mas depois de usá-los durante toda a temporada, vi as reações do jogador a eles (nem sempre positivas, para ser sincero) e o resultado, é difícil descontar seu efeito.
      Acabei de terminar a primeira temporada e estou construindo um time. Moise Kean e Donny van de Beek por 20m e 15m respectivamente lol (Juve e Ajax devem estar loucos) junto com Jack Butland no gol também por 15m farão muito bem. Assim, quando eu começar a jogar novamente, irei passar em mais detalhes (com exemplos) de como tenho usado os gritos.
      Eu tenho que dizer, a primeira temporada foi muito interessante e um pouco reveladora.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por FM Rensie
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://coffeehousefm.com/fmrensieblog/2021/6/11/my-fm21-attacking-corner-routines

      Todos nós temos algum desenvolvimento como jogadores do Football Manager. Eu não sou uma exceção, sempre quis marcar o maior número possível de gols nas bolas paradas. Mas deixei de ser o criador de bolas paradas “excitantes” para marcar muitos gols e passei a ser o criador paciente que está gostando de fazer pequenas mudanças e ajustes e vendo como a coisa se desenvolve: cada gol marcado em alguma rotina de bola parada é a melhor recompensa. E estas são minhas rotinas de escanteios ofensivos no FM 21.
      Gosto de assistir à partida no modo Alargado para poder ver minhas rotinas. Isso atrasa um pouco meu tempo de jogo, mas eu realmente gosto disso. Eu não tenho que chegar a um futuro distante, prefiro seguir o save mais devagar e ver o impacto dos meus ajustes.
      E a versão FM21 é perfeita para isso porque eu sabia antes de iniciar o save que não duraria muito. Isso significa que não vejo motivo para acelerar apenas para progredir.
       
      Escanteios ofensivos - Primeiro Pau
      Ainda é um dos meus tipos favoritos de rotina. Normalmente vejo algo como "basta colocar aqui o melhor cabeceador e pronto". De alguma forma, sim, isso mesmo. Você precisa de um jogador muito forte. Mas, como mencionei no passado, na postura atual do jogo as bolas paradas são sobre o movimento Sem Bola.
      Normalmente tento testar qual jogador se encaixa melhor aqui. Eu também gostei de colocar o melhor jogador possível para Esperar o Primeiro Poste em vez de Atacar Primeiro Poste porque era mais perigoso no início do save.
      Quando contratei Niklas Backman, ele era uma escolha lógica para as rotinas de ataque como homem principal. Ele é corajoso e suas decisões vão até 15. Os atributos de cabeceio e salto de alcance também são muito bons.
      Mas ele não entregou o que se esperava e seu movimento Sem Bola (6) nos escanteios foi uma piada. Outra prova da minha teoria. Eu realmente estava ansioso para usá-lo como ponto focal, mas tinha que tentar outro jogador.
      Os exemplos de gols de Markus Nakkim.
       


      Às vezes, a bola pode chegar ao poste mais distante quando os jogadores ao redor do primeiro poste não a acertam. E pode ser assim, é por isso que tenho um jogador definido para Esperar ao Segundo Poste.
       
      Escanteios ofensivos - Curto
      Comecei a usar a rotina curta logo após o início do save. Mas eu removi essa rotina durante a primeira temporada porque percebi que não tinha jogadores bons o suficiente para as funções-chave - o cobrador aquele que oferece a opção curta.
      Não importava o que eu tentasse, geralmente terminava com o impedimento ou com uma má decisão do jogador "curto", que demorava demais a decidir o que fazer e o adversário recuperava a bola. Ou pior, ele apenas dava uma bolada no adversário e a mesma coisa acontecia três ou quatro vezes seguidas.
      Mas comecei a usá-lo novamente durante o save, quando a qualidade dos meus jogadores era maior e alguns dos jogadores desenvolveram os atributos principais.
      Não sei se minha teoria sobre o movimento Sem Bola está certa, mas vou viver com isso. Principalmente porque o atacante, que  está marcado para atacar o primeiro poste, é capaz de marcar gols na área do segundo pau porque consegue encontrar o espaço. E outro jogador é capaz de encontrá-lo desmarcado com um cruzamento bem feito (veja mais no vídeo abaixo).
      De vez em quando, eu mudo a função Ir a Frente para Atacar a Bola no Limite da Área. Mas eu sempre tento manter dois jogadores com a função de Aguardar Fora da Área para proteger as bolas desviadas ou rebatidas.

       
      2020 vs 2023
      Mencionei que usei a rotina do canto curto no início do save. A rotina parecia um pouco diferente, mas o ponto principal era o mesmo. Dois jogadores foram colocados à espreita fora da área para ajudar em tudo ao redor da grande área.
      Funcionou bem com o defesa-lateral nestes dois jogadores, visto que foi muito útil graças à sua velocidade e também à capacidade de cruzamento.
      A maior diferença é que os jogadores que deveriam ser a principal ameaça para o oponente foram definidos para atacar o poste mais distante, pois eu queria ver o cruzamento para este lugar ou para oferecer espaço suficiente ao redor do poste mais próximo para a opção curta.
      Você pode ver como estava a rotina em 2020 AQUI. Como já escrevi, assim como a defesa, o clube ou a liga se desenvolveram ao longo dos quatro anos, os jogadores também se desenvolveram e suas decisões são muito melhores dentro da curta rotina. É por isso que decidi tentar novamente com pequenos ajustes e melhorias. E dei aos meus jogadores outra oportunidade de provar que essa rotina pode funcionar.
      Três exemplos recentes no meu save com o GAIS. Não estou jogando muito rápido, então são exemplos bem recentes.
       
      Equipes juvenis como o melhor teste
      Uma das minhas coisas favoritas provavelmente nas últimas três edições FM é verificar os destaques de minha reserva / equipe B ou times juvenis. Todos os meus times jogam com a mesma tática. Isso significa que todas as equipes também estão usando as mesmas rotinas de bolas paradas.
      Considero isso uma opção de teste fantástica de como minhas rotinas funcionam para outras equipes. E eu sempre recebo as informações sobre a partida na caixa de correio com o simples botão Assistir os destaques para que seja fácil assistir apenas os gols. Gosto de fazer isso, principalmente se vejo que um dos zagueiros está na súmula, pois isso significa um escanteio ou um gol de cobrança de falta.
      Mas gosto de verificar também por causa dos gols de laterais, porque minha equipe sub-19 está marcando muitos gols, graças à rotina de reposição curta.
      E se eu não tenho tempo para assistir os destaques, ou me esqueci de assistir, eu só checo o relatório / pontuação e tela de assistências do analista do time juvenil. Infelizmente, e não tenho ideia do porquê, mas você não pode selecionar mais do que as últimas 5 partidas aqui dentro do time de juniores.

       
      Filtro de pesquisa de conjunto de ataque
      Já escrevi sobre isso (aqui) e ainda estou usando o mesmo método. Você pode encontrar alguns jogadores muito bons, não apenas para bolas paradas, com o filtro incluindo os principais atributos para funções como ataque próximo ao poste, enfrentar goleiro, etc.
      A maioria deles também é útil para as rotinas defensivas, pois alguns desses atributos são os mesmos para funções de ataque e defesa.
      É principalmente para brincar com os valores dos atributos dentro do filtro. Você pode definir todos esses atributos para 15, mas não pode esperar que ele encontre algum jogador quando você jogar fora das principais nações / ligas. Ou melhor, não encontrará jogadores que não estejam interessados em transferir / emprestar ao seu clube. E o valor razoável / taxa de transferência esperada / salário também desempenham um papel nisso.
      Eu defini o limite de atributos para 13 neste FM21, exceto para os melhores atributos - verde brilhante. Portanto, também defino o valor padrão para esses atributos-chave como 13. Se encontrar alguns jogadores, ótimo. Caso contrário, baixarei todos os valores. Ou apenas alguns deles.
      No exemplo abaixo, eu reduzi os atributos para 10, exceto os atributos Bravura e Sem Bola. Encontrou nove jogadores. Posso ver os valores desses 7 atributos diretamente graças à visualização personalizada. Todos nós podemos ver que o atacante finlandês de 19 anos Joni Kovanen parece promissor e comecei a observá-lo.

       
      Treinamento?
      Como eu compartilhei anteriormente, este é o meu esquema de treinamento atual. As sessões de bola parada têm o seu lugar, mas geralmente apenas as sessões de canto de ataque e entrega antes da partida.
      Não tenho mais agora, até porque ainda me lembro do que o Oliver Jensen sugeriu há algum tempo durante o FM20.
      Você pode ou não saber disso, mas a razão de não notar qualquer diferença com mais treinamento de bola parada é porque você só pode obter resultados uma vez por partida partida dessas sessões, então se você colocar três sessões de escanteio ofensivo antes de uma partida, vai obter o mesmo resultado que teria apenas com uma.
      Perguntei a SI quando escrevi sobre o treinamento e eles disseram que você pode adicionar muitas sessões na semana, mas apenas uma funcionará. Não faz sentido que você possa fazer mais sessões, nesse caso deveria limitar-se a um antes de cada partida.
      Uma coisa que provavelmente vou mudar no futuro é a sessão de defesa na quinta-feira para as cobranças de falta do ataque. Mas isso não é tão importante.


      Só quero dizer que o seu principal jogador nos escanteios não precisa ser o defensor mais forte apenas por cabecear ou pular. É mais sobre como combinar todos os atributos necessários juntos. E pensar em coisas simples. Não é tão complicado como alguns jogadores de FM pensam e preferem ignorar lances de bola parada.
      Para ser honesto, deixe as peças predefinidas como padrão, especialmente os lançamentos laterais são uma ideia realmente ruim no FM21. Mas essa é uma história para outro dia...
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Lateral. Função consagrada por muitos brasileiros como Nilton Santos, Cafu, Roberto Carlos, Jorginho, Marcelo, Daniel Alves e outros - a tal ponto que “lateral brasileiro” chegou a resumir um tipo específico de jogador - é hoje essencial nos times de elite. Geralmente nessas equipes o lateral é o jogador responsável por colocar a bola na área enquanto os pontas marcam gols, se deslocam para o centro e ajudam a armar as jogadas. Mas em times pequenos o lateral ainda pode dar apoio ou ajudar um ponta clássico a abrir espaço - ou em times sem pontas, fazer todo o trabalho de flanco. Fora que um bom lateral fecha os lados corretamente, o que é fundamental num jogo que desde os anos 90 vem cada vez mais se deslocando do centro para os lados do campo. Deixar um flanco exposto ou errar na dose da marcação por ali pode significar grandes problemas, e por isso saber escolher a função e tarefa do seu lateral ajuda bastante no Football Manager.
      Mais fácil falar que fazer, admito. As opções não são muitas em si, mas como equilibrar agressividade, apoio ao ataque e não expor tanto a defesa? Esse é um dos objetivos desse guia: explicar o que cada função/tarefa de lateral faz no FM para ajudar num melhor processo de escolha  e mesmo para corrigir eventuais problemas que surjam.
      Não abordarei aqui de forma específica a função Automática, mas tentem pensar essencialmente que, em Automático, o lateral joga com a tarefa igual à mentalidade da equipe, em vez de ser previamente definida como "Defender" / "Apoiar" / "Atacar".
       
      Defesa Lateral
      O chamado “Lateral básico”, é uma função que vem sofrendo algumas modificações nas últimas versões do FM. Resumidamente, é um defensor de flanco - ainda que usando uma tarefa mais agressiva, ele tende a subir menos, só ataca “na boa” e sua prioridade é proteger a defesa antes de agredir. 
      E as tarefas? Há várias formas de abordar, mas eu resumiria de forma bem simples: quanto mais agressiva for a tarefa (Defender-Apoiar-Atacar), mais o seu lateral vai subir no campo (ainda que apenas “na boa”), mais adiante ele tende a iniciar a pressão/marcação, e mais ele vai aparecer no último terço para cruzar a bola para a área. Por exemplo, em Defender ele tende a atacar bem raramente (quase um zagueiro de lado de campo), com Apoiar ataca de vez em quando, e em Atacar, ataca com uma frequência maior.
      Eu tenho observado o DL bem limitado nas últimas versões - mesmo em suas formas mais agressivas, no último terço ele tende a simplesmente cruzar a bola para a área, sem pensar nem elaborar muito a jogada. E na defesa, limpa o jogo e distribui para os mais avançados. É bom? É ruim? Depende do que você quer e do que seu time precisa.
       
      Ala
      Se até o FM 17 o Defesa Lateral parecia ser a “função básica para não complicar a vida”, desde o 18 o jogo parece estar reservando um pouco mais esse papel ao Ala (especialmente Ala Apoiar). É um movimento visto também na vida real: assim como quase todas as funções, os laterais hoje precisam atacar e defender com a mesma efetividade, equilibrando as ações e aparecendo em quase todos os setores, marcando e agredindo de forma eficiente e proativa. Ainda que eu ache que o Ala não é exatamente assim no FM, talvez ele seja o mais próximo disso.
      Eu diria que, se o DL se preocupa primeiro em defender e depois em atacar - daí o nome “Defesa” Lateral - o Ala faz o movimento contrário, ou seja, o primeiro pensamento dele é atacar, subir no campo e dar apoio aos jogadores mais avançados, e só depois defender. E esse ímpeto geralmente é calibrado pelo uso das três tarefas disponíveis, ou seja, Defender, Apoiar e Atacar (não entrando aqui no mérito das instruções individuais de jogador).
      Então um Ala em Defender também ataca (confuso, não?), mas faz isso com menos riscos e em situações onde tenha mais segurança para fazer isso (ou ache que tenha). Um Ala Apoiar é um pouco mais equilibrado, avança mais no campo mas não tanto a ponto de se descuidar muito da defesa. E o Ala Atacar é aquele lateral que não tá nem aí, se manda pro campo de ataque o tempo todo, joga no último terço e faz literalmente o mesmo papel de um Extremo aberto, se preocupando bem pouco se está ou não deixando espaço às costas.
      Particularmente o meu preferido é o Ala Apoiar, para mim o mais equilibrado e “sensato”, mas mesmo quando eu o uso, tento sempre fazer de forma que a defesa fique o menos desguarnecida possível, pelo simples fato de que fechar espaços ou se preocupar com a zaga são coisas que essa função faz menos do que o DL.
      Lembrando ainda que o Ala, além de ser uma função dos laterais, pode também ser uma posição - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Ala Completo
      Sabe o Atacante Completo, aquele que falamos que é o centroavante forte, rápido, bom de finalização, movimentação e cabeceio, a quem posso dar mais liberdade porque o talento extraordinário dele compensa tudo? Então, grosso modo o Ala Completo é a mesma coisa - mas em relação aos laterais.
      É aquele lateral excepcional, bom na marcação, muito rápido, forte fisicamente, com excelente passe, movimentação, visão de jogo, lançamento, tudo e mais um pouco, a quem eu posso dar liberdade para jogar como achar melhor. Isso inclui se movimentar dos flancos para o centro, cruzar ou passar a bola, chutar, lançar, enfim, ele faz o que bem entende e quando entende. Há quem diga que funciona melhor em sistemas onde o lateral joga sozinho, sem pontas na frente - eu particularmente acho que isso depende muito.
      Eu o enxergo essencialmente como “um Ala bom de bola a quem dou muita liberdade para fazer o que quiser”. Em Apoiar ele tende a ser um pouco mais equilibrado em relação à defesa, e em Atacar, bem mais agressivo, quase um “Ponta Completo” no último terço.
      Apesar de não gostar muito de exemplos da vida real no FM, acho que o Maestro Júnior é um bom exemplo de Ala Completo.
      Lembrando ainda que o Ala Completo, além de ser uma função dos laterais, pode também jogar na posição de Ala - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Defesa Ala Invertido
      É simples, portanto não vamos complicar: o Defesa Ala Invertido é um lateral que, em condições normais, afunila o jogo e se desloca para o centro do campo, jogando como um meia central em vez de atuar aberto e dando amplitude dos lados. Essa movimentação pode servir para várias coisas, desde levá-lo a ser um elemento surpresa - porque é incomum que laterais façam isso -, abrir espaço para um extremo jogar, “cobrir” a movimentação de um jogador de meio campo que esteja mais avançado no último terço, ou ainda para exercer um papel que seu time não tem na formação.
      Considerando as características do DAI, faz sentido para mim que seu pé bom seja oposto ao do flanco em que está - ou seja, um DAI destro faz mais sentido para mim na esquerda, e um canhoto, na direita. É regra? Não - da mesma maneira que eu já usei um DL destro na esquerda pelo simples motivo que não reparei que ele era destro, e o cara foi muito bem, você pode usar o lateral como DAI do lado do pé bom. Vai depender muito da capacidade do jogador, da estratégia de jogo do seu time e principalmente, de funcionar no campo, porque é isso que dá a última palavra.
      Com tarefa Defender, o DAI inicia normalmente no flanco e, ao se movimentar, meio que assume o papel de um volante, ficando pela zona da própria intermediária e ajudando a organizar o jogo por ali. Já as tarefas seguintes, Apoiar e Atacar, basicamente o definem como um meia que inicia na posição de lateral, flutua por dentro e avança mais agressivamente com a equipe, sendo que em Atacar essa agressividade atinge níveis maiores que com Apoiar, inclusive aparecendo mais frequentemente para finalizar as jogadas na área adversária.
      Lembram que eu disse que “em condições normais” o DAI corta por dentro? Pois é. Se sua formação utilizar dois volantes de ofício ou se o DAI for o único jogador a atuar no flanco (sem pontas ou meias laterais na frente), ele tende a não cortar para dentro e em jogar no flanco mesmo. O interessante é que, como possui instruções únicas em relação às demais funções, você nesses casos tem um “DAI aberto”, uma mistura de meia e lateral com um comportamento bem diferente e bem específico.
      Um comentário pessoal: eu já testei o DAI sozinho no flanco e particularmente não gostei do resultado, porque ao contrário do que disse a descrição do FM, ele afunilou o jogo sim e meu time ficou sem largura/amplitude/profundidade, fora que ele trombava bastante com o Carrilero. Mas talvez em outra circunstância, com um jogador melhor e com um outro meia daquele lado até funcionasse melhor.
      Uma última observação: eu acho o DAI muito, muito interessante, mas lembre-se que ele simplesmente tende a abandonar o flanco para jogar pelo meio - portanto a falta de cobertura dos lados pode custar caro se seu time não estiver de alguma forma preparado para lidar com isso, ou se simplesmente não aceitar o risco. Acho ainda que é um jogador que precisa ter excelente sentido de decisão e movimento para saber a hora certa de fazer as coisas, portanto em times menores pode ser mais difícil de encontrar.

      Lateral Limitado
      Não gosto muito desse nome, admito - eu prefiro o original em inglês “No-Nonsense Fullback”, cuja tradução mais literal seria “Lateral Sensato”. Ou pelas características dele poderia ser ironicamente chamado de “Lateral Sem Noção”, ou quem sabe ainda “Lateral Botinudo”, menos conhecido como "Lateral do Celso Roth" (hehehehe). 
      Disponível apenas com a tarefa Defender, eu diria que o Limitado é uma versão de flanco do Defesa Central Eficiente. Ou seja, é focado em limpar a jogada, correr poucos riscos e, com a posse, abusar de passes longos tentando armar o contra-ataque e fazer ligações diretas. Ele não vai chegar a frente, não vai apoiar o ataque e não vai cruzar, vai simplesmente assumir a posse e dar uma bicuda para o mais longe possível. Portanto usá-lo por exemplo em uma formação onde ele é o único elemento no flanco (sem pontas ou meias laterais a frente) pode não ser muito boa ideia.
      Alguns o definem como “o melhor amigo dos times azarões”, o que eu não concordo muito. Isso porque, quando se é azarão, você precisa cuidar da bola com carinho, não terá muitas oportunidades de atacar, e simplesmente ter um cara que limpe a jogada - talvez basicamente devolvendo a posse ao adversário - seja um pouco arriscado.
      O curioso é que eu não me lembro de ver nenhum jogador assim no futebol da vida real e não sei realmente onde o FM foi buscar essa função. Mas está lá e precisamos entender e saber como funciona, até porque talvez algum dia possamos precisar dela.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante
      Por nick1408
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Original: https://community.sigames.com/forums/topic/551917-my-take-on-a-4-4-2-diamond/
      Não sou um gênio tático. Pode (e provavelmente vai) haver muitas coisas aqui com as quais as pessoas não concordem. Tudo bem e podemos ter opiniões diferentes. Com isso dito, vamos nessa!
      No momento, estou gerenciando um bom time do Everton. Eu reuni alguns jogadores realmente bons, mas um dos meus principais jogadores (Dominic Calvert-Lewin) decidiu que não queria mais estar no clube, então meu uso dele como Avançado de Referência não poderia mais acontecer. Não tive substituição e os Avançados de Referência são difíceis de encontrar. Dei uma boa olhada no meu time, pensei no que eu queria fazer e decidi que uma formação em diamante era melhor. Tomei esta decisão devido ao seguinte:
      Eu queria jogar com dois atacantes (prefiro sistemas com dois atacantes); Eu queria Tonali, Castrovilli e Yusef Demir no campo juntos; Eu queria usar Tomiyasu como lateral direito. Uma rápida olhada no meu plantel mostrou que eu realmente só tinha dois jogadores que seriam mais prejudicados por um sistema estreito (Richarlison e Marcos Leonardo). Ambos podem ser usados como atacantes, então não é de todo ruim para eles e eu não preciso vendê-los devido ao novo formato tático.
      Com essas decisões tomadas, acabei com o seguinte:
       

       
      Funções e tarefas, da direita para a esquerda: Goleiro Líbero Apoiar, Defesa Ala Invertido Atacar, dois Defesa Central Defender, Ala Apoiar, Trinco Defender, Meia Central Apoiar, Construtor de Jogo Avançado Apoiar, Atacante Sombra Atacar, Atacante Trabalhador Atacar, Atacante Recuado Apoiar.
      Instruções:
      Com a Posse: Antecipar Cruzamentos, Sobreposição Exterior Esquerda, Ritmo Mais Alto, Jogar Mais Largo. Em Transição: Bater Pontapés Curtos, Distribuir para os Flancos, Distribuir Rapidamente, Contra-Atacar. Sem a Posse: Forçar ataques pelo centro, Linha de Engajamento Mais Alta, Pressionar Mais Urgente, Evitar Distribuição Curta do Goleiro, Usar Linha de Impedimento.
        Muitas pessoas vão olhar para a tática e ver os problemas. Deixe-me explicar por que tomei certas decisões. Vou falar sobre muitas das instruções da equipe dentro das funções dos jogadores, pois tomei muitas dessas decisões para trabalhar com as funções.

      Goleiro Líbero: Quero dar a Donnarumma a flexibilidade de pensar fora da caixa, se necessário. Eu quero que ele seja capaz de fazer passes longos se houver possibilidade (o diamante é muito bom no contra-ataque). Eu provavelmente poderia me safar com Goleiro Líbero-Defender (SK-De, em inglês), mas tenho Donnarumma, então posso também dar a ele alguma licença de ataque. Eu escolhi adicionar ainda as instruções Distribuir Rapidamente, Fazer Passes Curtos & Distribuir para os Flancos. Acho que essas instruções complementam a instrução Contra-Atacar. O Distribuir para os Flancos pode parecer contra-intuitivo sem alas. Em geral, eu concordo, mas deixe-me mostrar isso: 
      https://imgur.com/KzUQ1t4
      A distribuição para Hickey é o motivo pelo qual eu tenho o Distribuir para os Flancos. Se optasse por distribuir para os laterais, isso arrastaria ambos para mais perto do goleiro, o que não é o que eu quero. Eu os quero bem mais acima no campo para potencialmente iniciar um contragolpe.

      Defesa Ala invertido: Esta é a primeira decisão que tomei e que terá muitas reações de "Por quê!?" - mas há uma razão. O diabo está nos detalhes do DAI. Dê uma olhada na própria função: 
       

      “Driblar Mais”, “Cortar Para Dentro com a Bola”, “Correr Mais Riscos”, “Cruzar Menos Vezes”, “Chegar mais a frente”, “Afunilar Jogo”, “Deambular da Posição”.
      Segundo a própria descrição da função, existem duas circunstâncias em que o DAI não corta para dentro com a bola:
      Quando há dois volantes; Quando ele é o único homem do flanco, sem nenhum meia lateral ou ponta à sua frente. Como você pode ver, caio na opção dois aqui. O papel foi escolhido especificamente devido às instruções individuais pré-determinadas. Quero que ele atue mais ou menos como meio-campista a partir da posição lateral direita, que jogue com a bola no pé e faça passes, em vez de cruzar. Eu quero que ele ainda forneça a largura e jogue alto no campo, mas de uma maneira diferente:
       


      Eu destaquei os passes-chave aqui, pois é isso que quero que ele faça nesta função. Você pode ver que Tomiyasu (# 3) fez alguns aqui. É uma área perigosa que muitos opositores lutam para defender.
      Zagueiros: Fácil aqui - evitar gols! Eu não preciso de um Defesa com Bola fazendo passes longos. Na verdade, sem jogadores laterais, não quero “pular” o meio-campo a menos que haja um contra-ataque, então estou feliz em jogar com DCs para tentar manter a posse de bola um pouco mais.
      Ala: Inicialmente eu tinha o Ala definido para Atacar. Notei algum movimento que não gostei: 
      https://imgur.com/MXmokps
      https://imgur.com/rNEhRdN
      Eu odiava que os cruzamentos estivessem sendo bloqueados. Eu adicionei Antecipar Cruzamentos, mas sozinho não obteve o efeito desejado. Eu dei uma olhada um pouco mais no que estava acontecendo e quais outras opções o lateral pode ter. Então percebi - ele não tem suporte:
       

       
      O pobre coitado não tem apoio. Que outra opção ele tem aqui? Para aliviar isso, coloquei a tarefa de volta a Apoiar, acrescentei Driblar mais e Cruzar com mais frequência (ambos que vêm por padrão no Ala-At), em seguida, adicionei Sobreposição Exterior para aumentar sua mentalidade de volta ao ataque. A última peça do quebra-cabeça era transformar o meia lateral esquerdo em um CJA (falarei mais sobre isso depois). O resultado final é um lateral esquerdo que faz o que eu quero - fornece largura, movimento de ataque e não tem os cruzamentos bloqueados o tempo todo.
      Trinco/Primeiro Volante: Porque eu gosto dos filmes de Will Ferrell ... nah, em um diamante, acredito que existem algumas opções aqui, mas a escolha terá um efeito geral na tática:
      Um craque (Regista, CJR, OM), o que significa que os jogadores nas posições de MC precisam jogar um pouco mais na defensiva para cobrir o craque e dar-lhe espaço para operar; Uma "rolha" (PD, TR, MD) para cobrir a defesa e permitir que os MCs sejam um pouco mais atacantes. Acho um pouco mais fácil configurar um diamante com a opção dois. Não tenho certeza do porquê, apenas faço. Além disso, meus jogadores de defesa escolhidos são DCs convertidos, suas habilidades de passe não são boas o suficiente para estar em minhas posições de MC.
      Como vim para o Trinco? Basicamente porque ele não se move de seu lugar (nota do tradutor - em inglês a função se chama "Anchorman", o "Homem Âncora", enfatizando seu comportamento mais "preso"). Eu queria que ele fosse uma opção atrás de jogadores atacantes, mas sem o flash extra que um organizador pode ter. Eu não quero que ele desça para a defesa, então PD/TZ foi descartado. Eu não preciso que ele pressione pesadamente como um MRB faz ou como um MD pode. O Trinco é perfeito para o que preciso tanto na defesa quanto no ataque: seu simples passe para a frente é perfeito para os dois caras mais acima no campo.
      Meia Central: Foi uma função muito difícil de escolher. Comecei inicialmente com o MAA, depois brinquei com um Carrilero, mas acabei optando pelo “quadro em branco”. O MC-Ap não deambula da posição (o DAI atrás dele faz isso) e pode ser solicitado a fazer qualquer coisa. Eu adicionei Pressionar Mais & Passes Mais Diretos. Eu quero que ele pressione mais para ajudar a apertar o flanco e fazer com que os jogadores adversários tomem decisões precipitadas. Eu quero que ele faça passes mais diretos para colocar a bola no ataque mais cedo, se for possível. É uma função simples em que um excelente jogador pode realmente se sobressair. Um jogador inferior também pode ser eficaz, pois você não está pedindo a ele para fazer muito. É mais sobre o que o jogador pode fazer do que sobre o que ele não pode.
      CJA: começou a vida na formação como um CJR, mas algumas coisas me levaram a mudar:
      Ao perceber que o CJR não estava apoiando o lateral esquerdo, precisava de uma função que atuasse um pouco mais a frente e de forma mais ampla para permitir a reciclagem da posse se e quando o lateral estivesse sob algum risco; Perceber que um Trinco poderia ter um jogador mais atacante na sua frente; Tonali sendo um jogador de mentalidade relativamente defensiva, permite-me usar uma função um pouco mais agressiva. Eu a princípio não usaria um CJA aqui. Eu sempre me inclinei para um jogador do tipo CJR, eu ainda preciso de um pouco de cobertura defensiva, pois novamente estou pedindo a ele para pressionar mais e para atuar mais avançado. Ambas as instruções são para ajudar a cobrir o movimento de ataque do lateral esquerdo. Ocasionalmente, eu o troco para tarefa Atacar para entrar mais na área, mas gosto do espaço que ele ocupa quando definido como suporte. É um papel engraçado para mim, já que não me lembro de alguma vez ter usado um CJA no local do MC em qualquer tática que experimentei antes. Estou feliz por ter usado aqui.
      Atacante Sombra: Este é um papel que eu realmente gosto, e se encaixa muito bem aqui. Sem um AS, meu ataque se tornaria muito limitado apenas ao AT. Adicionar um Atacante Sombra dá algum poder ofensivo e adiciona outro elemento para puxar os defensores para fora da posição. Devido aos jogadores atrás dele, não preciso dele na formação e ele só precisa atuar na ponta da jogada. Um N10/Trequartista foi considerado, mas eu não preciso desse nível de deambulação. O Sombra se encaixa aqui.
      Atacantes: Farei esses dois juntos, pois essa é uma parceria muito importante. Originalmente, eles jogavam do lado contrário ao que estão agora. Então percebi que provavelmente quero o lateral esquerdo cruzando para o poste mais distante, onde o mais avançado dos dois atacantes está operando. A troca foi feita e o resto é história. O Atacante Recuado antes da mudança foi experimentado principalmente com um F9. O F9 ficou muito "profundo" e deixou o outro atacante e o AS solitários. O Recuado acabou vencendo.

      Eu também pedi ao Recuado para passar mais direto na tentativa de colocar o AS e o Trabalhador ainda mais na ponta da jogada. Ao segurar a bola e mover-se pelos espaços, ele deve arrastar os defensores para fora da posição para que o Sombra ataque. O AT começou como um Ponta de Lança, mas não foi eficaz o suficiente. Troquei-o para AT para ajudar a pressionar a retaguarda (além de pedir a toda a equipa que pressionasse mais).
      A pressão alta nesta formação é grande. E ao mesmo tempo que os adversários deveriam ter uma saída fácil para os flancos, torna-se uma passagem que leva nada a lugar nenhum, já que estou com o centro todo fechado para eles tentarem um ataque.
       

       
      Em posse: Ritmo Mais Alto se deve à habilidade dos meus jogadores em acertar passes. Também não posso deixar a bola estagnada no meio-campo, pois um meio-campo estreito pode ser mais fácil de fechar. Para aliviar isso, pedi mais largura de ataque. A formação é estreita de qualquer maneira (nota do tradutor: toda formação que usa apenas um homem em cada flanco é considerada "estreita"), então pedir que eles se movam um pouco mais para os lados permitirá um pouco mais de espaço para operar.
      Fora de posse: não discuti nenhum desses anteriormente. Estou forçando os adversários a atacar pelo meio, pois é lá que está a maior parte dos meus defensores. Isso torna mais fácil para mim defender. A linha mais alta de engajamento, a pressão mais urgente e evitar distribuição curta do goleiro são simplesmente colocar a oposição sob pressão mais cedo. Se eles puderem contornar isso, ainda tenho MCs e um MD para cobrir. A armadilha do impedimento é simplesmente porque eu gosto.
      Eu mudo entre mentalidade Positiva e Atacante dependendo do adversário. O Treinador Adjunto geralmente me lembra antes do jogo para dar uma olhada. Não descarte a opinião do seu auxiliar - você não o teria contratado se não quisesse que ele fizesse algo.
      Posso ter perdido algo aqui, então fique à vontade para fazer perguntas. Não sinta que não pode usar uma função específica porque não faz sentido. Como eu mostrei com o Defesa Ala Invertido, se você tem um plano e quer que algo específico aconteça, um papel sem sentido pode realmente fazer sentido para você.
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