Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rotinas de Treinos #FM21 & 22 (by Leho.)


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

1652143583_banner_treinosleho.png.4c80a493a6984bbf9794efa1aa58cc69.png

 

E aí comunidade, beleza? Seguinte...

📌 PREFÁCIO

Spoiler

Desde o FM20 que eu venho me aventurando na sessão de treinos do jogo, experimentando de forma empírica, indo ler sobre o assunto um pouco, deixando nas mãos do Adjunto e observando seus treinos, baixando rotinas internet afora, vendo os resultados de tudo isso ao longo dos saves, enfim.

No FM21 eu dei sequência a esse meu desenvolvimento pessoal dentro da área até que experimentei fazer algo do zero, sozinho, levando em conta toda essa bagagem anterior pra ver no que dava. Apliquei em alguns saves, fiz algumas correções e... gostei dos resultados.

Assim sendo, cá estou eu compartilhando "esses resultados" com vocês para, primeiramente contribuir com essa seção do fórum e segundamente para aprender também com vossa senhoria, afinal, eu não sou o dono da verdade e aprendo DEMAIS dentro do FManager, por isso, quero deixar claro nesse post inicial: essas rotinas NÃO SÃO a verdade absoluta com relação a treinos no FM 2021!

Como já disse, quero contribuir com o conteúdo mas estou completamente aberto à críticas e sugestões de vocês neste tópico, e aí quem sabe a gente não possa ir evoluindo e construindo novas versões dessas rotinas de base mais pra frente? Vou adorar aprimorar tudo isso junto de vocês, então, bora meter o bedelho aqui sim hahaha!

Sem mais delongas, vamos à elas. 👇🏽

 

📌 ROTINAS DE BASE

Bom, eu gosto mt de times propositivos e que se valem do controle da posse de bola pra se impor e ganhar seus jogos. Isso na vida real e no FM também. Assim sendo, esse foi meu ponto de partida pra estipular essas rotinas de base que eu alterno ao longo da temporada, semana a semana, pra manter meu elenco afiado dentro da filosofia. São cinco no total:

  • Pré-temporada global
  • Rotina Ofensiva
  • Rotina Defensiva
  • Rotina de Posse
  • Rotina para 2 jogos na semana (2J)

Bom, já no nome dá pra sacar o intuito de cada uma delas, sendo que a "2J" foi pensada especialmente pra quem joga no Brasil, com um calendário absurdo de inchado, com jogos quarta/domingo em várias semanas do ano. Mas obviamente que ela se encaixa também em saves europeus, quando as ligas nacionais e as competições europeias disputam espaço na agenda.

Vamos dar uma olhada em cada uma delas, e aí faço considerações importantes sobre cada uma:

Pré-temp. Global

l1LsUzy.png
(clique para ampliar)

Aqui não tem segredo: rotina voltada ao início da temporada, pra acelerar e aprimorar a condição física do elenco, abordando num segundo plano praticamente todas as áreas técnicas importantes nos treinos 'S2' (Táticas, Defesa, Posse e Atacante). No Domingo, treinos voltados ao aprimoramento da familiaridade tática e um "rachão" pra simular jogos (aqui, no lugar de "ritmo de jogo" pode ser agendado os amistosos, ao passo que a temporada avance).

 

Rotina Ofensiva

OYxTIKy.png
(clique para ampliar)

Com exceção da rotina da pré-temp., todas as outras começam a semana (segunda) imaginando um jogo da equipe tendo ocorrido no domingo, por isso o "dia de descanso & recuperação" ali. Novamente reitero: meu ponto de partida foi a filosofia de posse, por isso, alguns treinos da seção atacante podem ter ficado de fora, aí vai de cada um ajustar (as seções ofensivas aí no caso) até encontrar o cenário perfeito pro teu time e tua filosofia em questão. Na véspera de jogo, gosto de trabalhar em cima das táticas planejadas e também com bolas paradas.

 

Rotina Defensiva

uXr0NtX.png
(clique para ampliar)

Bom, deu pra perceber que existe um padrão entre elas, né? Hahaha. Aqui o foco é defender, então além dos treinos específicos, a bola parada da véspera também é voltada pro posicionamento defensivo. Além disso, em todas as rotinas em deixo um treino pra "coesão de equipa" (que pode ser também o "actividades comunitárias"), importante pra criar um forte entrosamento e conexão entre o grupo.

 

Rotina de Posse

I72jiIF.png
(clique para ampliar)

Essa daqui é a que especifica da forma mais incisiva minha filosofia dentro do grupo, o trabalho da posse. Geralmente é a que mais uso também, por motivos óbvios. Se por um acaso você não gosta ou o seu clube no save não pede esse tipo de estilo, aconselho a fazer alterações ou simplesmente deixar de usá-la.

Obs.: aqui podemos debater a construção de outras rotinas, privilegiando outros estilos (contra-ataque, forte retranca, ataque mais vertical e etc, etc).

 

Rotina 2J

gExfO5z.png
(clique para ampliar)

Essa daqui é a que eu mais modifico após aplicá-la no meu calendário de jogos, até por isso deixei ela o mais básica possível. Os dois treinos 'S1' de véspera podem ser modificados de acordo com o adversário: se for um jogo que você quer o time atacando melhor, dá pra optar pela seção "mov. ofensivo"; já se for um jogo pra se fechar mais, dá pra optar pelo "formato defensivo". A seção "antevisão de jogo" é a única que eu não mexo.

Já os treinos 'S2' estão setados no "descanso", mas dá pra mudar aqui também pelos treinos de bola parada, ofensiva e defensiva — a depender do adversário. Livres ou cantos, eu gosto de trabalhar de véspera nesse sentido porque pode ser o diferencial pro seu time vencer ou não uma partida, seja marcando, seja evitando gols assim.

Por fim, os treinos no único dia que dá pra trabalhar sem riscos nessa semana "turbulenta" - aqui no caso setado é a sexta-feira - também podem ser alterados, dependendo do que você tá precisando aprimorar naquele momento, eu só não aconselho a mexer no treino "coesão de equipa", pra manter seu grupo coeso e entrosado.

 

📌 INSTALAÇÃO E DOWNLOAD

Pra instalar os treinos é molezinha, basta extrair os arquivos do arquivo .RAR disponibilizado para a pasta:

📁 C:\[...]\Documents\Sports Interactive\Football Manager 2021\schedules
(se não existir tal pasta é só criar!)

 

⬇️ DOWNLOAD (Mediafire servidor)

SENHA PARA EXTRAÇÃO:

Spoiler

🔐 cantera21

---

Bom, é isso. O que eu tinha pra falar e postar tá aí, mas volto a reiterar: este NÃO É um pacote de rotinas de treino DEFINITIVO e ABSOLUTO, onde você baixa, instala e simplesmente a mágica acontece. Não esperem milagres, o intuito é contribuir com o conteúdo ao mesmo tempo que se absorve sugestões, palpites e críticas e usa isso pra aprimorar ainda mais o material, criando até quem sabe novas rotinas e etc e etc, ampliando o leque de opções.

Mas pra isso conto com a colaboração de quem quiser se envolver e pitacar.

Bons treinos, bons saves.

 

 

 

 

p.s: um salve ao nosso querido @Masca, pioneiro nisso tudo aqui e criador do famoso "Masca Training", que por anos embalou os treinos da galera do FManager.

p.s²: agradecimento ao @Henrique M. também pelo banner.

Link para o comentário

Ótimo post! Acho que para muita gente isso já pode se tornar um passo inicial a se explorar. Como você também tenho explorado isso desde o FM20 e percebi que nesse 21 tem feito até mais efeito que no 20. Mas eu exploro bem aos poucos, baixo as planilhas prontas e altero conforme se encaixa no meu time!

Só um detalhe muito importante que acho que faltou no post. Avisar que quando você, treinador, escolhe por ser responsável pelos treinos, tem que ficar de olho nisso semanal! Principalmente para quem joga no Brasil, pois se um jogo "aparece" (devido ao sorteio da Copa do Brasil) no meio de uma semana que não estava prevista,  você pode acabar tendo um jogo e não tendo recuperação pós jogo e indo direto pra treino. Isso VAI fazer seus jogadores se machucarem.

Outra coisa também que faço. Tenho uma rotina de treinos apenas para bolas paradas. Quando meu time é muito inferior ao adversário, treino a semana toda bolas paradas, já que meu time joga por "Set Pieces". Aí vem aqueles resultados surpreendentes!! Vale a pena explorar bolas paradas a semana toda sim!

Link para o comentário
  • Diretor Geral
2 hours ago, Zap! said:

Ótimo post! Acho que para muita gente isso já pode se tornar um passo inicial a se explorar. Como você também tenho explorado isso desde o FM20 e percebi que nesse 21 tem feito até mais efeito que no 20. Mas eu exploro bem aos poucos, baixo as planilhas prontas e altero conforme se encaixa no meu time!

[...]

Obrigado pela resposta, Zap! Eu comecei a me aventurar nos treinos dessa mesma maneira, até que criei coragem de criar minhas próprias rotinas, hahaha. É bem legal quando você consegue ir acertando as arestas, deixando bem customizado de acordo com teu time e ver o elenco evoluindo gradativamente nos treinos. Eu raramente tenho jogadores infelizes por aqui, e a gestão de lesões é bem assertiva também.

Que isso sirva de propulsão pra você mergulhar de vez também, hehehe! Vamos crescer juntos.
 

2 hours ago, Zap! said:

[...] Só um detalhe muito importante que acho que faltou no post. Avisar que quando você, treinador, escolhe por ser responsável pelos treinos, tem que ficar de olho nisso semanal! Principalmente para quem joga no Brasil, pois se um jogo "aparece" (devido ao sorteio da Copa do Brasil) no meio de uma semana que não estava prevista,  você pode acabar tendo um jogo e não tendo recuperação pós jogo e indo direto pra treino. Isso VAI fazer seus jogadores se machucarem. [...]

Ah sim, mas aí a gente pressupõe que o manager já vai estar ligado nisso quando optar por tomar conta sozinho dos treinos, né? Até por isso não fiz nenhuma ressalva inicial, mas fica aqui o alerta, bem lembrado amigo!

Uma alternativa pra não ser penalizado dessa maneira também é manter o Adjunto responsável pelos treinos, mas ir alterando de acordo com o que o manager achar necessário. Acho que é até mais seguro assim.
 

2 hours ago, Zap! said:

Outra coisa também que faço. Tenho uma rotina de treinos apenas para bolas paradas. Quando meu time é muito inferior ao adversário, treino a semana toda bolas paradas, já que meu time joga por "Set Pieces". Aí vem aqueles resultados surpreendentes!! Vale a pena explorar bolas paradas a semana toda sim!

Olha só, que interessante! Nunca me passou pela cabeça apostar a semana toda nesse tipo de treino, hehe. Se possível, posta pra gente a imagem dessa sua rotina voltada pras bolas paradas, pode ser? Se não quiser também fique à vontade.

Mais uma vez, obrigado pelo retorno! 💪🏽

Link para o comentário

Eu usei esta algumas vezes. Mas foram poucas para dizer se foi ela que fez eu ganhar/perder. Eu treino bastante escanteio para conseguir marcar assim.

ueBuQ4q.png

Também treino Endurance para os atletas conseguirem "trombar" melhor na área com os adversários

 

É um treino bem pontual mesmo.

Link para o comentário

Excelente trabalho, @Leho.! Melhor ainda tu esmiuçar isso aí e trazer pra gente. Muito bom mesmo!

Confesso que não mexo muito nessa parte dos treinos (olha a ironia aí! hahaha). Tenho vontade de ler mais sobre os treinos no FM e me arriscar, mas é aquilo: tenho vontade, mas ela tá bem guardada. hahaha

De qualquer maneira, acho que vou testar esses teus treinos na minha próxima temporada com o Recreativo. Como você, sou adepto demais do jogo posicional, de um modelo propositivo, então acaba casando bem.

Minha dúvida é: ali na rotina 2J, tu chegou a testar de repente encaixar um pouco menos de "descanso", inserindo algum trabalho mesmo que numa intensidade mais baixa? Ou não arriscou com medo de lesões?

Link para o comentário
  • Diretor Geral
14 hours ago, Zap! said:

Eu usei esta algumas vezes. Mas foram poucas para dizer se foi ela que fez eu ganhar/perder. Eu treino bastante escanteio para conseguir marcar assim.

ueBuQ4q.png

Também treino Endurance para os atletas conseguirem "trombar" melhor na área com os adversários. É um treino bem pontual mesmo.

Caramba, tu colocou até "pênaltis" ali hahaha maneiro! Legal a ideia Zap!, acho que dá pra dar uma equilibrada um pouco nisso daí com algumas sessões táticas/técnicas, mas num geral e como você mesmo disse, é uma rotina bem pontual e específica. Vou deixar guardadinha a ideia aqui pra usar numa possível atualização das rotinas.

Mais uma vez obrigado pela interação! 😉

 

10 hours ago, Bigode. said:

[...]

Minha dúvida é: ali na rotina 2J, tu chegou a testar de repente encaixar um pouco menos de "descanso", inserindo algum trabalho mesmo que numa intensidade mais baixa? Ou não arriscou com medo de lesões?

Poooooxa Bigodera, pra mim é uma honra poder contribuir com vossa senhoria, hahahaha fico lisonjeado se puder ajudar nem que seja um tiquinho o amigo a continuar o sucesso com o Recre (e em quaisquer save que quiser também). Obrigado pelo post!

Sobre a sua dúvida: já fiz esse tipo de teste sim, mas acho arriscado. Quando testei não tive lesões decorrentes dos treinos, mas senti meu time mais cansado que o normal durante as partidas, então vai de cada um, saber pesar os prós e contras e aplicar. Até por isso eu deixei essa rotina "2J" beeeeem básica — como falei no texto inicial —, pra servir realmente como uma base customizável (de acordo como o cenário, claro) nessas semanas duras pro elenco com 2 jogos.

O mais importante é ficar ligado na SOBRECARGA dos treinos: sempre manter do meio pra baixo na barrinha ali de intensidade. 

Link para o comentário

Baita material Léo! Show de bola. Parabéns!!!
Confesso que desde o "sumiço" do Masca, eu delego os treinos pro adjunto hehe, mesmo em times menores.
Vou testar esse seu "programa".

Uma dúvida: você acha que ele encaixa bem, mesmo em times pequenos, com preparadores, digamos, ruins? kkkkkkk

Link para o comentário
  • Diretor Geral
3 hours ago, Stay Heavy said:

[...] Uma dúvida: você acha que ele encaixa bem, mesmo em times pequenos, com preparadores, digamos, ruins? kkkkkkk

Cara, eu sempre acredito que exista um impacto positivo de boas rotinas de treino no elenco, a questão é que com uma infraestrutura limitada e um STAFF "ruim" hahaha, esse impacto com certeza será bastante reduzido né?

Aí pode ser que valha a pena o manager customizar um pouco mais as minhas rotinas privilegiando, por exemplo, mais sessões de treinos físicos, já que esses atributos em divisões inferiores costumam se sobressair e tudo mais.

 

Mas eu parto do princípio de que sempre vão valer a pena, seja no cenário ruim, seja no cenário ideal.

Link para o comentário
15 horas atrás, Leho. disse:

Cara, eu sempre acredito que exista um impacto positivo de boas rotinas de treino no elenco, a questão é que com uma infraestrutura limitada e um STAFF "ruim" hahaha, esse impacto com certeza será bastante reduzido né?

Aí pode ser que valha a pena o manager customizar um pouco mais as minhas rotinas privilegiando, por exemplo, mais sessões de treinos físicos, já que esses atributos em divisões inferiores costumam se sobressair e tudo mais.

 

Mas eu parto do princípio de que sempre vão valer a pena, seja no cenário ruim, seja no cenário ideal.

Entendi Léo. O que deve ocorrer é um "resultado" menor, o que seria comum por conta da baixa infraestrutura e staff. De todo modo, acredito que seja melhor do que deixar o adjunto (que é bem ruim aqui kkkkkk) comandar.
Sobre a parte física, concordo. 

Link para o comentário

Muito bom, Leho, parabéns. Treino é uma questão muito importante e, se numa primeira vista não fosse tão complicado, acho que a galera daria mais atenção. Realmente é bem simples, mas as coisas devem ter coerência e o teu trabalho tem isso. Vou testar!

Só faria uma alteração: em dias de treinos físicos - com rapidez, resistência e afins - eu colocaria em vez do descanso uma sessão de recuperação, pois acho muito importante que após um trabalho muito pesado, tem que haver um "desaquecimento" e só descanso não proporciona isso. É uma questão científica até.

Abraço!

Link para o comentário

Dá pra baixar pro FM Touch também?

Outra coisa: se no relatório médico do jogador diz que ele possui baixo risco de lesão, valeria a pena usar dupla intensidade durante o treino?

Editado por felipevalle
Link para o comentário
  • Diretor Geral
On 3/24/2021 at 6:37 PM, schacoffee said:

[...]

Só faria uma alteração: em dias de treinos físicos - com rapidez, resistência e afins - eu colocaria em vez do descanso uma sessão de recuperação, pois acho muito importante que após um trabalho muito pesado, tem que haver um "desaquecimento" e só descanso não proporciona isso. É uma questão científica até.

Abraço!

Obrigado amigo! Fico feliz que tenha se interessado em testar, depois não esquece de voltar aqui pra nos contar os resultados e sua opinião.

Sobre a alteração, poxa faz TODO o sentido! Muito bom, já vou anotar também pra fazer a atualização mais pra frente. Valeu demais!

 

8 hours ago, felipevalle said:

Dá pra baixar pro FM Touch também?

Outra coisa: se no relatório médico do jogador diz que ele possui baixo risco de lesão, valeria a pena usar dupla intensidade durante o treino?

Então Fê, não sei cara. Se o Touch conseguir ler os arquivos de extensão .FMF, acho que vai dar bom sim. Caso contrário, não. Testa aí e me conta pô, hahahah!

Sobre a dupla intensidade, eu sigo uma dica que o Fefux deu num dos vídeos dele sobre treinos no FM20, naquela aba de descanso, se liga (dá o play a partir de 18:40).

Spoiler

 

 

Ou seja, a correlação da intensidade é diretamente com a condição física, e não com a informação sobre o risco de lesão do atleta. Eu faço nesse esquema desde então e nunca tive grandes problemas quanto a isso.

Link para o comentário

@Leho. queria saber como vc configura os treinos para o Mês... vamos colocar que o mês tem 4 semanas, outros 5 semanas...
Como vc escala esses treinos, uma semana cada tipo intercalando? Troca o tipo quando sente necessidade? 

Essa é uma área que nunca explorei... puder esclarecer melhor...

Link para o comentário
  • Diretor Geral
9 hours ago, marcss34 said:

@Leho. queria saber como vc configura os treinos para o Mês... vamos colocar que o mês tem 4 semanas, outros 5 semanas...
Como vc escala esses treinos, uma semana cada tipo intercalando? Troca o tipo quando sente necessidade? 

Essa é uma área que nunca explorei... puder esclarecer melhor...

Eu gosto de pensar semana a semana (até porque o calendário no Brasil é terrível e você sabe). Se os próximos confrontos nesse período são mais complicados, rotina defensiva; jogos em que eu jogo em casa ou sou favorito, ofensiva; e a posse vai intercalando nos quadros mais equilibrados.

Tem dado certo assim. Mas obviamente nada impede de você pensar a rotina pro mês todo, dá pra aplicar também, só acho que nem todos os jogos dentro desse período serão contemplados da melhor maneira pelo tipo do treino.

Link para o comentário
15 horas atrás, marcss34 disse:

@Leho. queria saber como vc configura os treinos para o Mês... vamos colocar que o mês tem 4 semanas, outros 5 semanas...
Como vc escala esses treinos, uma semana cada tipo intercalando? Troca o tipo quando sente necessidade? 

Essa é uma área que nunca explorei... puder esclarecer melhor...

Nesse aspecto eu sigo o conselho do adjunto sempre que ele manda e-mail.

Se ele colocou treino defensivo em uma semana, analiso pra ver se faz sentido de acordo com o adversário, se fizer, eu deixo como treino defensivo, mas modifico quase toda a rotina.

Os treinos do Leho estão bons, nada a acrescentar aqui em termos de qualidade. Basicamente estou usando os treinos dele de acordo com os conselhos do meu adjunto.

Claro que isso vai de acordo com o teu estilo de jogo. Como o meu também tende a ser baseado em posse, estou usando.

Uma coisa que não gosto muito é o tal do treino equilibrado, foca em várias áreas e não é suficientemente bom em nenhuma. Sempre que o adjunto coloca o treino equilibrado, eu modifico ele acrescentando alguns aspectos físicos e de coesão. Posse, distribuição e afins, eu deixo para as rotinas semanais mais "especializadas".

Link para o comentário

@Leho. @schacoffee sim entendo...
é que sempre fiquei perdido com treinamentos e preferia sempre deixsar o padrão do jogo e investir em preparadores excelentes em times grandes, mas com times pequenos sempre tive certa dificuldade em evoluir os atletas.

Vou fazer testes aqui e vamos ver no que vai dar. Obrigado aos dois.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
4 hours ago, schacoffee said:

[...] Uma coisa que não gosto muito é o tal do treino equilibrado, foca em várias áreas e não é suficientemente bom em nenhuma. Sempre que o adjunto coloca o treino equilibrado, eu modifico ele acrescentando alguns aspectos físicos e de coesão. Posse, distribuição e afins, eu deixo para as rotinas semanais mais "especializadas".

Adjunto setando rotina de treino como "equilibrado" geralmente é "encheção de linguiça" hahahahahaha, impressionante isso. Quando a gente contrata bons membros pra comissão técnica e, em especial o nosso auxiliar, essas dicas são sempre legais de se observar. Eu levo isso em conta também, é uma ótima mescla.

Link para o comentário

Ótimo post. Está me ajudando demais, comecei a implementar os treinos, fazendo alterações de acordo com o dia que caem os jogos, e a equipe deu uma melhora muito boa, principalmente em jogadas ofensivas.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
7 hours ago, Galford Strife said:

Ótimo post. Está me ajudando demais, comecei a implementar os treinos, fazendo alterações de acordo com o dia que caem os jogos, e a equipe deu uma melhora muito boa, principalmente em jogadas ofensivas.

Obrigado pelo feedback, Galford! Fico mt feliz que os resultados tenham surgido pra você, essa é a intenção sempre.

Com relação às lesões, notou alguma diferença ou não? Mesma coisa?

Link para o comentário
11 horas atrás, Leho. disse:

Obrigado pelo feedback, Galford! Fico mt feliz que os resultados tenham surgido pra você, essa é a intenção sempre.

Com relação às lesões, notou alguma diferença ou não? Mesma coisa?

Então, com relação a lesões acho que anda o mesmo. Acho que por estar em um time com o ct que não é aquelas coisas influencia nisso.

Link para o comentário

@Leho. Aqui fez uma diferença absurda também. Seu treino de pré temporada poderia ser encaixado como treino físico durante a temporada? Exemplo... quando tem a semana toda livre sem jogos? Caso não, poderia fazer qdo tiver tempo e disposição uma rotina pra físico com seus conceitos? Outra coisa... já pensou também em fazer um para cada estilo de treino... tipo gegenpress, tiki taka, etc?

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Duas semanas após a postagem e temos 33 downloads realizados. MUITO OBRIGADO! 👏🏽

É uma resposta mt positiva ver esse número, e mais gostoso ainda poder ler os comentários aqui no tópico de quem tá testando e/ou querendo ajudar no projeto. Muito obrigado especialmente à vocês também! E aproveito pra já deixar o convite pra quem baixou e tá usando mas ainda não se manifestou, pra que venha postar aqui pra nós o seu feedback!

 

19 minutes ago, marcss34 said:

@Leho. Aqui fez uma diferença absurda seus treinos, seu treino de pré temporada poderia ser encaixado como treino físico durante a temporada? Exemplo... quando tem a semana toda livre sem jogos? Caso não, poderia fazer qdo tiver tempo e disposição uma rotina pra físico com seus conceitos? Outra coisa... já pensou também em fazer um para cada estilo de treino... tipo gegenpress, tiki taka, etc?

Pô Marcelão, fico contente que as rotinas tenham respondido bem aí no teu save, feliz demais na verdade! A intenção é sempre ajudar.

Quanto à rotina de pré-temporada funcionando como rotina física (dentro da temporada), é claro que dá pra usar, mas aqui eu ressalto a importância de você equilibrar bem sua carga de treinos pro elenco. Essa rotina obviamente vai exigir bastante dos atletas, logo, eu não recomendaria usá-la por várias semanas consecutivas não, dado o risco de lesão aumentar bastante por conta do aumento da carga de treino.

Ou você pode fazer pequenas adaptações nela diminuindo um pouco essa carga de treinos e usando-a por um tempo mais estendido. Dá também. Se quiser que eu inclua numa próxima atualização, pode ser também hehehe, sem problemas, mas só me diz qual seria a PRINCIPAL finalidade dessa rotina física no seu entendimento: manter os atletas em bom nível físico somente? Aprimorar mais a resistência? A parte do Cardio? Enfim, diz pra mim aí que fica mais fácil depois de formatar a rotina.

Eu já pensei sim em fazer outras rotinas para cada estilo, mas pra isso preciso de ajuda hahahah, até porque eu não domino tanto assim os outros estilos a ponto de me dar base pra criar cada rotina específica à eles. Se quiserem ir pitacando nesse sentido, vou agradecer MUITO!

Link para o comentário
14 hours ago, Leho. said:

Pô Marcelão, fico contente que as rotinas tenham respondido bem aí no teu save, feliz demais na verdade! A intenção é sempre ajudar.

Então o que eu fiz foi pegar mensalmente e trocar as rotinas padrão de posse, ofensivo e defensivo pelas suas, o mesmo na pré temporada, porém as outras mantive as padrões.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
On 3/19/2021 at 1:20 PM, Leho. said:

p.s: um salve ao nosso querido @Masca, pioneiro nisso tudo aqui e criador do famoso "Masca Training", que por anos embalou os treinos da galera do FManager.

Oooorra, reapareço (do nada) no fórum e sou agraciado com uma homenagem dessas hahahaha

 

Maneiro demais, Leho. Pena que nem comprei o FM21, pra testar =/

Link para o comentário
  • Leho. changed the title to Rotinas de Treinos #FM21 & 22 (by Leho.)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...