Jump to content
Sign in to follow this  
Leho.

Rotinas de Treinos #FM21 (by Leho.)

Recommended Posts

Leho.

1652143583_banner_treinosleho.png.4c80a493a6984bbf9794efa1aa58cc69.png

E aí comunidade, beleza? Seguinte...

ūüďƬ†PREF√ĀCIO

Spoiler

Desde o FM20 que eu venho me aventurando na sessão de treinos do jogo, experimentando de forma empírica, indo ler sobre o assunto um pouco, deixando nas mãos do Adjunto e observando seus treinos, baixando rotinas internet afora, vendo os resultados de tudo isso ao longo dos saves, enfim.

No FM21 eu dei sequ√™ncia a esse meu desenvolvimento pessoal¬†dentro da √°rea¬†at√© que experimentei fazer algo do zero, sozinho, levando em conta toda essa bagagem anterior pra¬†ver no que dava. Apliquei em alguns saves, fiz algumas corre√ß√Ķes e... gostei dos resultados.

Assim sendo, cá estou eu compartilhando "esses resultados" com vocês para, primeiramente contribuir com essa seção do fórum e segundamente para aprender também com vossa senhoria, afinal, eu não sou o dono da verdade e aprendo DEMAIS dentro do FManager, por isso, quero deixar claro nesse post inicial: essas rotinas NÃO SÃO a verdade absoluta com relação a treinos no FM 2021!

Como j√° disse, quero contribuir com o conte√ļdo mas estou completamente aberto √† cr√≠ticas e sugest√Ķes de voc√™s neste t√≥pico, e a√≠ quem sabe a gente n√£o possa ir evoluindo e construindo novas vers√Ķes dessas rotinas de base mais pra frente? Vou adorar aprimorar tudo isso junto de voc√™s, ent√£o, bora meter o bedelho aqui sim hahaha!

Sem mais delongas, vamos √† elas.¬†ūüĎáūüŹĹ

ūüďƬ†ROTINAS DE BASE

Bom, eu gosto mt de times propositivos e que se valem do controle da posse de bola pra se impor e ganhar seus jogos. Isso na vida real e no FM também. Assim sendo, esse foi meu ponto de partida pra estipular essas rotinas de base que eu alterno ao longo da temporada, semana a semana, pra manter meu elenco afiado dentro da filosofia. São cinco no total:

• Pr√©-temporada global
  • Rotina Ofensiva
  • Rotina Defensiva
  • Rotina de Posse
  • Rotina para 2 jogos na semana (2J)

Bom, j√° no nome d√° pra sacar o intuito de cada uma delas, sendo que a "2J" foi pensada especialmente pra quem joga no Brasil, com um calend√°rio absurdo de inchado, com jogos quarta/domingo em v√°rias semanas do ano. Mas obviamente que ela se encaixa tamb√©m em saves europeus, quando as ligas nacionais e as competi√ß√Ķes europeias disputam espa√ßo na agenda.

Vamos dar uma olhada em cada uma delas, e a√≠ fa√ßo considera√ß√Ķes importantes sobre cada uma:

Pré-temp. Global

l1LsUzy.png
(clique para ampliar)

Aqui não tem segredo: rotina voltada ao início da temporada, pra acelerar e aprimorar a condição física do elenco, abordando num segundo plano praticamente todas as áreas técnicas importantes nos treinos 'S2' (Táticas, Defesa, Posse e Atacante). No Domingo, treinos voltados ao aprimoramento da familiaridade tática e um "rachão" pra simular jogos (aqui, no lugar de "ritmo de jogo" pode ser agendado os amistosos, ao passo que a temporada avance).

Rotina Ofensiva

OYxTIKy.png
(clique para ampliar)

Com exce√ß√£o da rotina da pr√©-temp., todas as outras come√ßam a semana (segunda) imaginando um jogo da equipe tendo ocorrido no domingo, por isso o "dia de descanso &¬†recupera√ß√£o" ali. Novamente reitero: meu ponto de partida foi a filosofia de posse, por isso, alguns treinos da se√ß√£o atacante podem ter ficado de fora, a√≠ vai de cada um ajustar (as se√ß√Ķes ofensivas a√≠ no caso) at√© encontrar o cen√°rio perfeito pro teu time e tua filosofia em quest√£o. Na v√©spera de jogo, gosto de trabalhar em cima das t√°ticas planejadas e tamb√©m com bolas paradas.

Rotina Defensiva

uXr0NtX.png
(clique para ampliar)

Bom, deu pra perceber que existe um padrão entre elas, né? Hahaha. Aqui o foco é defender, então além dos treinos específicos, a bola parada da véspera também é voltada pro posicionamento defensivo. Além disso, em todas as rotinas em deixo um treino pra "coesão de equipa" (que pode ser também o "actividades comunitárias"), importante pra criar um forte entrosamento e conexão entre o grupo.

Rotina de Posse

I72jiIF.png
(clique para ampliar)

Essa daqui √© a que especifica da forma mais incisiva minha filosofia dentro do grupo, o trabalho da posse. Geralmente √© a que mais uso tamb√©m, por motivos √≥bvios. Se por um acaso voc√™ n√£o gosta ou o seu clube no save n√£o pede esse tipo de estilo, aconselho a fazer altera√ß√Ķes ou simplesmente deixar de us√°-la.

Obs.: aqui podemos debater a construção de outras rotinas, privilegiando outros estilos (contra-ataque, forte retranca, ataque mais vertical e etc, etc).

Rotina 2J

gExfO5z.png
(clique para ampliar)

Essa daqui √© a que eu mais modifico¬†ap√≥s aplic√°-la no meu calend√°rio de jogos, at√© por isso deixei ela o mais b√°sica poss√≠vel. Os dois treinos 'S1' de v√©spera podem ser modificados de acordo com o advers√°rio: se for um jogo que voc√™ quer o time atacando melhor, d√° pra optar pela se√ß√£o "mov. ofensivo"; j√° se for um jogo pra se fechar mais, d√° pra optar pelo¬†"formato¬†defensivo". A se√ß√£o "antevis√£o de jogo" √© a √ļnica que eu n√£o mexo.

J√° os treinos 'S2' est√£o setados no "descanso", mas d√° pra mudar aqui tamb√©m¬†pelos treinos de bola parada, ofensiva e defensiva ‚ÄĒ¬†a depender do advers√°rio. Livres¬†ou cantos, eu gosto de trabalhar de v√©spera nesse sentido porque pode ser o diferencial pro seu time vencer ou n√£o uma partida, seja marcando, seja evitando gols assim.

Por fim, os treinos no √ļnico dia que d√° pra trabalhar sem riscos nessa semana "turbulenta" - aqui no caso setado √© a sexta-feira - tamb√©m podem ser alterados, dependendo do que voc√™ t√° precisando aprimorar naquele momento, eu s√≥ n√£o aconselho a mexer no treino "coes√£o de equipa", pra manter seu grupo coeso e entrosado.

ūüďƬ†INSTALA√á√ÉO E DOWNLOAD

Pra instalar os treinos é molezinha, basta extrair os arquivos do arquivo .RAR disponibilizado para a pasta:

ūüďĀ¬†C:\[...]\Documents\Sports Interactive\Football Manager 2021\schedules
(se não existir tal pasta é só criar!)

‚¨áÔłŹ¬†DOWNLOAD¬†(Mediafire servidor)

SENHA PARA EXTRAÇÃO:

Spoiler

ūüĒź cantera21

---

Bom, √© isso. O que eu tinha pra falar e postar t√° a√≠, mas volto a reiterar: este N√ÉO √Č um pacote de rotinas de treino DEFINITIVO e ABSOLUTO, onde voc√™ baixa, instala e simplesmente a m√°gica acontece. N√£o esperem milagres, o intuito √© contribuir com o conte√ļdo ao mesmo tempo que se absorve sugest√Ķes, palpites e cr√≠ticas e usa isso pra aprimorar ainda mais o material, criando at√© quem sabe novas rotinas e etc¬†e etc,¬†ampliando o leque de op√ß√Ķes.

Mas pra isso conto com a colaboração de quem quiser se envolver e pitacar.

Bons treinos, bons saves.

p.s: um salve ao nosso querido @Masca, pioneiro nisso tudo aqui e criador do famoso "Masca Training", que por anos embalou os treinos da galera do FManager.

p.s²: agradecimento ao @Henrique M. também pelo banner.

Zap!

√ďtimo post! Acho que para muita gente isso j√° pode se tornar um passo inicial a se explorar. Como voc√™ tamb√©m tenho explorado isso desde o FM20 e percebi que nesse 21 tem feito at√© mais efeito que no 20. Mas eu exploro bem aos poucos, baixo as planilhas prontas e altero conforme se encaixa no meu time!

Só um detalhe muito importante que acho que faltou no post. Avisar que quando você, treinador, escolhe por ser responsável pelos treinos, tem que ficar de olho nisso semanal! Principalmente para quem joga no Brasil, pois se um jogo "aparece" (devido ao sorteio da Copa do Brasil) no meio de uma semana que não estava prevista,  você pode acabar tendo um jogo e não tendo recuperação pós jogo e indo direto pra treino. Isso VAI fazer seus jogadores se machucarem.

Outra coisa também que faço. Tenho uma rotina de treinos apenas para bolas paradas. Quando meu time é muito inferior ao adversário, treino a semana toda bolas paradas, já que meu time joga por "Set Pieces". Aí vem aqueles resultados surpreendentes!! Vale a pena explorar bolas paradas a semana toda sim!

Leho.
2 hours ago, Zap! said:

√ďtimo post! Acho que para muita gente isso j√° pode se tornar um passo inicial a se explorar. Como voc√™ tamb√©m tenho explorado isso desde o FM20 e percebi que nesse 21 tem feito at√© mais efeito que no 20. Mas eu exploro bem aos poucos, baixo as planilhas prontas e altero conforme se encaixa no meu time!

[...]

Obrigado pela resposta, Zap! Eu comecei a me aventurar nos treinos dessa mesma maneira, at√© que criei coragem de criar minhas pr√≥prias rotinas, hahaha. √Č bem legal quando voc√™ consegue ir acertando as arestas, deixando bem customizado de acordo com teu time e ver o elenco evoluindo gradativamente nos treinos. Eu raramente tenho jogadores infelizes por aqui, e a gest√£o de les√Ķes √© bem assertiva tamb√©m.

Que isso sirva de propulsão pra você mergulhar de vez também, hehehe! Vamos crescer juntos.

2 hours ago, Zap! said:

[...] Só um detalhe muito importante que acho que faltou no post. Avisar que quando você, treinador, escolhe por ser responsável pelos treinos, tem que ficar de olho nisso semanal! Principalmente para quem joga no Brasil, pois se um jogo "aparece" (devido ao sorteio da Copa do Brasil) no meio de uma semana que não estava prevista,  você pode acabar tendo um jogo e não tendo recuperação pós jogo e indo direto pra treino. Isso VAI fazer seus jogadores se machucarem. [...]

Ah sim, mas a√≠ a gente pressup√Ķe que o manager j√° vai estar ligado nisso quando optar por tomar conta sozinho dos treinos, n√©? At√© por isso n√£o fiz nenhuma ressalva inicial, mas fica aqui o alerta, bem lembrado amigo!

Uma alternativa pra não ser penalizado dessa maneira também é manter o Adjunto responsável pelos treinos, mas ir alterando de acordo com o que o manager achar necessário. Acho que é até mais seguro assim.

2 hours ago, Zap! said:

Outra coisa também que faço. Tenho uma rotina de treinos apenas para bolas paradas. Quando meu time é muito inferior ao adversário, treino a semana toda bolas paradas, já que meu time joga por "Set Pieces". Aí vem aqueles resultados surpreendentes!! Vale a pena explorar bolas paradas a semana toda sim!

Olha só, que interessante! Nunca me passou pela cabeça apostar a semana toda nesse tipo de treino, hehe. Se possível, posta pra gente a imagem dessa sua rotina voltada pras bolas paradas, pode ser? Se não quiser também fique à vontade.

Mais uma vez, obrigado pelo retorno!¬†ūüí™ūüŹĹ

Zap!

Eu usei esta algumas vezes. Mas foram poucas para dizer se foi ela que fez eu ganhar/perder. Eu treino bastante escanteio para conseguir marcar assim.

ueBuQ4q.png

Também treino Endurance para os atletas conseguirem "trombar" melhor na área com os adversários

√Č um treino bem pontual mesmo.

Bigode.

Excelente trabalho, @Leho.! Melhor ainda tu esmiuçar isso aí e trazer pra gente. Muito bom mesmo!

Confesso que não mexo muito nessa parte dos treinos (olha a ironia aí! hahaha). Tenho vontade de ler mais sobre os treinos no FM e me arriscar, mas é aquilo: tenho vontade, mas ela tá bem guardada. hahaha

De qualquer maneira, acho que vou testar esses teus treinos na minha próxima temporada com o Recreativo. Como você, sou adepto demais do jogo posicional, de um modelo propositivo, então acaba casando bem.

Minha d√ļvida √©: ali na rotina 2J, tu chegou a testar de repente encaixar um pouco menos de "descanso", inserindo algum trabalho mesmo que numa intensidade mais baixa? Ou n√£o arriscou com medo de les√Ķes?

Leho.
14 hours ago, Zap! said:

Eu usei esta algumas vezes. Mas foram poucas para dizer se foi ela que fez eu ganhar/perder. Eu treino bastante escanteio para conseguir marcar assim.

ueBuQ4q.png

Tamb√©m treino Endurance para os atletas conseguirem "trombar" melhor na √°rea com os advers√°rios.¬†√Č um treino bem pontual mesmo.

Caramba, tu colocou at√© "p√™naltis" ali hahaha maneiro! Legal a ideia Zap!, acho que d√° pra dar uma equilibrada um pouco nisso da√≠ com algumas sess√Ķes t√°ticas/t√©cnicas, mas num geral e como voc√™ mesmo disse, √© uma rotina bem pontual e espec√≠fica. Vou deixar guardadinha a ideia aqui pra usar numa poss√≠vel atualiza√ß√£o das rotinas.

Mais uma vez obrigado pela intera√ß√£o!¬†ūüėČ

10 hours ago, Bigode. said:

[...]

Minha d√ļvida √©: ali na rotina 2J, tu chegou a testar de repente encaixar um pouco menos de "descanso", inserindo algum trabalho mesmo que numa intensidade mais baixa? Ou n√£o arriscou com medo de les√Ķes?

Poooooxa Bigodera, pra mim é uma honra poder contribuir com vossa senhoria, hahahaha fico lisonjeado se puder ajudar nem que seja um tiquinho o amigo a continuar o sucesso com o Recre (e em quaisquer save que quiser também). Obrigado pelo post!

Sobre a sua d√ļvida: j√° fiz esse tipo de teste sim, mas acho arriscado. Quando testei n√£o tive les√Ķes decorrentes dos treinos, mas senti meu time mais cansado que o normal durante as partidas, ent√£o vai de cada um, saber pesar os pr√≥s e contras e aplicar. At√© por isso eu deixei essa rotina "2J" beeeeem b√°sica ‚ÄĒ¬†como falei no texto inicial ‚ÄĒ, pra servir realmente como uma base customiz√°vel (de acordo como o cen√°rio, claro)¬†nessas semanas duras pro elenco com 2 jogos.

O mais importante é ficar ligado na SOBRECARGA dos treinos: sempre manter do meio pra baixo na barrinha ali de intensidade. 

Stay Heavy

Baita material Léo! Show de bola. Parabéns!!!
Confesso que desde o "sumiço" do Masca, eu delego os treinos pro adjunto hehe, mesmo em times menores.
Vou testar esse seu "programa".

Uma d√ļvida: voc√™ acha que ele encaixa bem, mesmo em times pequenos, com preparadores, digamos, ruins? kkkkkkk

Leho.
3 hours ago, Stay Heavy said:

[...] Uma d√ļvida: voc√™ acha que ele encaixa bem, mesmo em times pequenos, com preparadores, digamos, ruins? kkkkkkk

Cara, eu sempre acredito que exista um impacto positivo de boas rotinas de treino no elenco, a questão é que com uma infraestrutura limitada e um STAFF "ruim" hahaha, esse impacto com certeza será bastante reduzido né?

A√≠ pode ser que valha a pena o manager customizar um pouco mais as minhas rotinas¬†privilegiando, por exemplo, mais sess√Ķes de treinos f√≠sicos, j√° que esses atributos em¬†divis√Ķes inferiores costumam se sobressair e tudo mais.

Mas eu parto do princípio de que sempre vão valer a pena, seja no cenário ruim, seja no cenário ideal.

Stay Heavy
15 horas atr√°s, Leho. disse:

Cara, eu sempre acredito que exista um impacto positivo de boas rotinas de treino no elenco, a questão é que com uma infraestrutura limitada e um STAFF "ruim" hahaha, esse impacto com certeza será bastante reduzido né?

A√≠ pode ser que valha a pena o manager customizar um pouco mais as minhas rotinas¬†privilegiando, por exemplo, mais sess√Ķes de treinos f√≠sicos, j√° que esses atributos em¬†divis√Ķes inferiores costumam se sobressair e tudo mais.

Mas eu parto do princípio de que sempre vão valer a pena, seja no cenário ruim, seja no cenário ideal.

Entendi Léo. O que deve ocorrer é um "resultado" menor, o que seria comum por conta da baixa infraestrutura e staff. De todo modo, acredito que seja melhor do que deixar o adjunto (que é bem ruim aqui kkkkkk) comandar.
Sobre a parte física, concordo. 

schacoffee

Muito bom, Leho, parabéns. Treino é uma questão muito importante e, se numa primeira vista não fosse tão complicado, acho que a galera daria mais atenção. Realmente é bem simples, mas as coisas devem ter coerência e o teu trabalho tem isso. Vou testar!

S√≥ faria uma altera√ß√£o: em dias de treinos f√≠sicos - com rapidez, resist√™ncia e afins - eu colocaria em vez do descanso uma sess√£o de recupera√ß√£o, pois acho muito importante que ap√≥s um trabalho muito pesado, tem que haver um "desaquecimento" e s√≥ descanso n√£o proporciona isso. √Č uma quest√£o cient√≠fica at√©.

Abraço!

felipevalle

Dá pra baixar pro FM Touch também?

Outra coisa: se no relatório médico do jogador diz que ele possui baixo risco de lesão, valeria a pena usar dupla intensidade durante o treino?

Edited by felipevalle

Leho.
On 3/24/2021 at 6:37 PM, schacoffee said:

[...]

S√≥ faria uma altera√ß√£o: em dias de treinos f√≠sicos - com rapidez, resist√™ncia e afins - eu colocaria em vez do descanso uma sess√£o de recupera√ß√£o, pois acho muito importante que ap√≥s um trabalho muito pesado, tem que haver um "desaquecimento" e s√≥ descanso n√£o proporciona isso. √Č uma quest√£o cient√≠fica at√©.

Abraço!

Obrigado amigo! Fico feliz que tenha se interessado em testar, depois n√£o esquece de voltar aqui pra nos contar os resultados e sua opini√£o.

Sobre a alteração, poxa faz TODO o sentido! Muito bom, já vou anotar também pra fazer a atualização mais pra frente. Valeu demais!

8 hours ago, felipevalle said:

Dá pra baixar pro FM Touch também?

Outra coisa: se no relatório médico do jogador diz que ele possui baixo risco de lesão, valeria a pena usar dupla intensidade durante o treino?

Ent√£o F√™, n√£o sei cara. Se o Touch conseguir ler os arquivos de extens√£o .FMF, acho que vai dar bom sim. Caso contr√°rio, n√£o. Testa a√≠ e me conta p√ī, hahahah!

Sobre a dupla intensidade, eu sigo uma dica que o Fefux deu num dos vídeos dele sobre treinos no FM20, naquela aba de descanso, se liga (dá o play a partir de 18:40).

Spoiler

Ou seja, a correlação da intensidade é diretamente com a condição física, e não com a informação sobre o risco de lesão do atleta. Eu faço nesse esquema desde então e nunca tive grandes problemas quanto a isso.

marcss34

@Leho. queria saber como vc configura os treinos para o Mês... vamos colocar que o mês tem 4 semanas, outros 5 semanas...
Como vc escala esses treinos, uma semana cada tipo intercalando? Troca o tipo quando sente necessidade? 

Essa é uma área que nunca explorei... puder esclarecer melhor...

Leho.
9 hours ago, marcss34 said:

@Leho. queria saber como vc configura os treinos para o Mês... vamos colocar que o mês tem 4 semanas, outros 5 semanas...
Como vc escala esses treinos, uma semana cada tipo intercalando? Troca o tipo quando sente necessidade? 

Eu gosto de pensar semana a semana (até porque o calendário no Brasil é terrível e você sabe). Se os próximos confrontos nesse período são mais complicados, rotina defensiva; jogos em que eu jogo em casa ou sou favorito, ofensiva; e a posse vai intercalando nos quadros mais equilibrados.

Tem dado certo assim. Mas obviamente nada impede de você pensar a rotina pro mês todo, dá pra aplicar também, só acho que nem todos os jogos dentro desse período serão contemplados da melhor maneira pelo tipo do treino.

schacoffee
15 horas atr√°s, marcss34 disse:

Nesse aspecto eu sigo o conselho do adjunto sempre que ele manda e-mail.

Se ele colocou treino defensivo em uma semana, analiso pra ver se faz sentido de acordo com o advers√°rio, se fizer, eu deixo como treino defensivo, mas modifico quase toda a rotina.

Os treinos do Leho est√£o bons, nada a acrescentar aqui em termos de qualidade. Basicamente estou usando os treinos dele de acordo com os conselhos do meu adjunto.

Claro que isso vai de acordo com o teu estilo de jogo. Como o meu também tende a ser baseado em posse, estou usando.

Uma coisa que não gosto muito é o tal do treino equilibrado, foca em várias áreas e não é suficientemente bom em nenhuma. Sempre que o adjunto coloca o treino equilibrado, eu modifico ele acrescentando alguns aspectos físicos e de coesão. Posse, distribuição e afins, eu deixo para as rotinas semanais mais "especializadas".

marcss34

@Leho. @schacoffee sim entendo...
é que sempre fiquei perdido com treinamentos e preferia sempre deixsar o padrão do jogo e investir em preparadores excelentes em times grandes, mas com times pequenos sempre tive certa dificuldade em evoluir os atletas.

Vou fazer testes aqui e vamos ver no que vai dar. Obrigado aos dois.

Leho.
4 hours ago, schacoffee said:

[...] Uma coisa que não gosto muito é o tal do treino equilibrado, foca em várias áreas e não é suficientemente bom em nenhuma. Sempre que o adjunto coloca o treino equilibrado, eu modifico ele acrescentando alguns aspectos físicos e de coesão. Posse, distribuição e afins, eu deixo para as rotinas semanais mais "especializadas".

Adjunto setando rotina de treino como "equilibrado" geralmente é "encheção de linguiça" hahahahahaha, impressionante isso. Quando a gente contrata bons membros pra comissão técnica e, em especial o nosso auxiliar, essas dicas são sempre legais de se observar. Eu levo isso em conta também, é uma ótima mescla.

Galford Strife

√ďtimo post. Est√° me ajudando demais, comecei a implementar os treinos, fazendo altera√ß√Ķes de acordo com o dia que caem os jogos, e a equipe deu uma melhora muito boa, principalmente em jogadas ofensivas.

Leho.
7 hours ago, Galford Strife said:

√ďtimo post. Est√° me ajudando demais, comecei a implementar os treinos, fazendo altera√ß√Ķes de acordo com o dia que caem os jogos, e a equipe deu uma melhora muito boa, principalmente em jogadas ofensivas.

Obrigado pelo feedback, Galford! Fico mt feliz que os resultados tenham surgido pra você, essa é a intenção sempre.

Com rela√ß√£o √†s les√Ķes, notou alguma diferen√ßa ou n√£o? Mesma coisa?

Galford Strife
11 horas atr√°s, Leho. disse:

Obrigado pelo feedback, Galford! Fico mt feliz que os resultados tenham surgido pra você, essa é a intenção sempre.

Com rela√ß√£o √†s les√Ķes, notou alguma diferen√ßa ou n√£o? Mesma coisa?

Ent√£o, com rela√ß√£o a les√Ķes acho que anda o mesmo. Acho que por estar em um time com o ct que n√£o √© aquelas coisas influencia nisso.

marcss34

@Leho. Aqui fez uma diferença absurda também. Seu treino de pré temporada poderia ser encaixado como treino físico durante a temporada? Exemplo... quando tem a semana toda livre sem jogos? Caso não, poderia fazer qdo tiver tempo e disposição uma rotina pra físico com seus conceitos? Outra coisa... já pensou também em fazer um para cada estilo de treino... tipo gegenpress, tiki taka, etc?

Leho.

Duas semanas ap√≥s a postagem e temos 33 downloads realizados. MUITO OBRIGADO!¬†ūüĎŹūüŹĹ

√Č uma resposta mt positiva ver esse n√ļmero, e mais gostoso ainda poder ler os coment√°rios aqui no t√≥pico de quem t√° testando e/ou querendo ajudar no projeto. Muito obrigado especialmente √†¬†voc√™s tamb√©m! E aproveito pra j√° deixar¬†o convite pra quem baixou e¬†t√° usando mas ainda n√£o se manifestou,¬†pra que venha postar aqui pra n√≥s o seu feedback!

19 minutes ago, marcss34 said:

@Leho. Aqui fez uma diferença absurda seus treinos, seu treino de pré temporada poderia ser encaixado como treino físico durante a temporada? Exemplo... quando tem a semana toda livre sem jogos? Caso não, poderia fazer qdo tiver tempo e disposição uma rotina pra físico com seus conceitos? Outra coisa... já pensou também em fazer um para cada estilo de treino... tipo gegenpress, tiki taka, etc?

P√ī Marcel√£o, fico contente que as rotinas tenham respondido bem a√≠ no teu save, feliz demais na verdade! A inten√ß√£o √© sempre ajudar.

Quanto √† rotina de pr√©-temporada funcionando como rotina f√≠sica (dentro da temporada), √© claro que d√° pra usar, mas aqui eu ressalto a import√Ęncia de voc√™ equilibrar bem sua carga de treinos pro elenco. Essa rotina obviamente vai exigir bastante dos atletas, logo, eu n√£o recomendaria us√°-la por v√°rias semanas consecutivas n√£o, dado o risco de les√£o aumentar bastante por conta do aumento da carga de treino.

Ou voc√™ pode fazer pequenas adapta√ß√Ķes nela¬†diminuindo um pouco essa carga de treinos e usando-a por um tempo mais estendido. D√° tamb√©m. Se quiser que eu inclua numa pr√≥xima atualiza√ß√£o, pode ser tamb√©m hehehe, sem problemas, mas s√≥ me diz qual seria a PRINCIPAL finalidade dessa rotina f√≠sica¬†no seu entendimento: manter os atletas em bom n√≠vel f√≠sico somente? Aprimorar mais a resist√™ncia? A parte do Cardio? Enfim, diz pra mim a√≠ que fica mais f√°cil depois de formatar a rotina.

Eu já pensei sim em fazer outras rotinas para cada estilo, mas pra isso preciso de ajuda hahahah, até porque eu não domino tanto assim os outros estilos a ponto de me dar base pra criar cada rotina específica à eles. Se quiserem ir pitacando nesse sentido, vou agradecer MUITO!

marcss34
14 hours ago, Leho. said:

P√ī Marcel√£o, fico contente que as rotinas tenham respondido bem a√≠ no teu save, feliz demais na verdade! A inten√ß√£o √© sempre ajudar.

Ent√£o o que eu fiz foi pegar mensalmente e trocar as rotinas padr√£o de posse, ofensivo e defensivo pelas suas, o mesmo na pr√© temporada, por√©m as outras mantive as padr√Ķes.

gustavo922

Boa! Vou usar nessa temporada, vamos ver qq consigo notar aqui e tento passar um feedback! Valeu pelo trampo @Leho.