Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista da Área - entrevista com Div


Fujarra

Quem deve ser o próximo entrevistado?  

19 votos

  1. 1. Quem deve ser o próximo entrevistado?

    • div
    • tricolor de coraçao
      0
    • Cadete213

Esta votação está fechada para novos votos


Posts Recomendados

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Entrevistas da Área

Olá, pessoal.

Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:

@div

@tricolor de coraçao

@Cadete213


Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.

Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.

Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Entrevistas da Área - Março/21
  • Fujarra unlocked e locked this tópico

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Olá, pessoal!

Está definido o próximo entrevistado da área. Em uma votação bem equilibrada, com 10 votos @div foi o escolhido.

A partir de agora você pode elaborar perguntas e enviá-las via mensagem aos moderadores do "Profissão: Manager" (@marciof89, @Neyguaín ou @AllMight) com o título "Entrevista". Elas serão repassadas ao entrevistado, que as devolverá respondidas à moderação do PM para publicação. Por favor, não faça perguntas neste tópico, pois elas serão apagadas.

Lembre-se que a temática das perguntas é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não as perguntas.

O prazo final para o envio de perguntas é 02/04, às 23h59min.

Sua participação é muito importante para a área. Por favor, participe!

Qualquer sugestão ou crítica, por favor, faça-a no Boteco 3.0.

 

entrevista.thumb.png.3309562dada2a6615390fa71a626abfe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight changed the title to Entrevistas da Área - Março/21
  • AllMight unlocked this tópico

ACtC-3fPjtZg1QL8lXFxLyqwToGnt1TJiu5vep8O

Olá!

Os membros da área escolheram, e o primeiro entrevistado do ano foi o @div, mais um tricolor na lista de entrevistados. desta vez tricolor gaúcho. Nas perguntas abaixo, conheceremos um pouco mais do advogado que tem a altura do Romário. Na entrevista ele falou sobre Grêmio, FM, Futebol como um todo e sobre questões filosóficas.

Ao todo, foram 77 perguntas de dois membros. Agradecemos tanto a quem participou da atividade enviando seus votos quanto aos membros que enviaram as perguntas: @Nei não cai (38D): 57 perguntas e @Tsuru: 20 perguntas.

 

 

1.     Quando você se olha no espelho, quem enxerga? Disserte.

Meu espelho rachou quando fui colocá-lo na parede, portanto, posso dizer que vejo duas imagens. Se for utilizar essa analogia, por um lado vejo um cara do tamanho do Romário (um eufemismo pra dizer que é baixinho haha), com sobrepeso, cabelo mais desgrenhado que o normal pela falta de corte (devido à pandemia) e barba com falhas. Por outro, vejo um cara que não tem problemas com possíveis defeitos, calmo, que tenta levar as coisas com bom humor. O famoso: “posso ser feio, mas sou gente boa” haha.

 

2.     Um fato é que o FM16 (segundo a Seguradora Gralha Azul) é o melhor desenvolvido até hoje. Quais os argumentos que você usaria destruí-lo? 

Bah, não joguei o FM 16. Logo, vou dar uma de Glória Pires e dizer que não posso opinar.

 

3.     E por que você indicaria o FM19 como melhor?

Não acho o melhor, na verdade esses jogos anuais de esportes (FM, FIFA, PES, NBA, Madden, etc.), com poucas exceções, têm mudanças muito sutis entre as versões. Pega um FIFA 17 e um FIFA 19, é basicamente o mesmo jogo, com algumas melhorias gráficas e uma ou outra mudança na Engine etc. O FM não foge dessa regra. Entre as versões mais novas joguei bastante o 17 e o 19 e um pouco do 20. Entre as 3, preferi o 20 por questão de melhor qualidade de vida (só o fato de poder salvar e carregar todas as bolas paradas uma única vez, ao invés de ter que salvar e carregar cada jogada, já o coloca na frente do FM 19).

 

4.     Por que estar casado é melhor que estar solteiro?

Não acho que a afirmação é correta, nem que o contrário seria correto. Como tudo na vida, há momentos e momentos. Em certos momentos é melhor estar solteiro, em outros, é melhor estar em um relacionamento. Mas se fosse pra defender a afirmação de que estar casado é melhor do que estar solteiro, eu diria que só o fato de ter alguém pra te socorrer caso tu passe mal e não consiga ligar pro SAMU já é algo que pode salvar a tua vida haha.

 

5.     Advocacia pode ser considerada uma profissão honesta?

Infelizmente a figura do advogado é muito vista como aquela pessoa oportunista, que quer passar a perna no outro para tirar uma vantagem. Nunca olhei a fundo pra saber de onde veio essa percepção, mas imagino que deve haver uma razão para isso. O que posso falar é que hoje a advocacia é tão honesta quanto qualquer profissão, existem advogados que são honestos (a maioria) e os que não são, assim como existem médicos, zeladores, motoristas, servidores públicos, etc. que são honestos e os que não são. Acho que vai muito mais da pessoa do que da profissão que ela exerce.

 

6.     Por que a batalha do Arruda (Coritiba x Santa Cruz em 2007) é mais emocionante que a Batalha dos Aflitos? 

Discordo da afirmação, o jogo do Arruda não teve 5 expulsos e dois pênaltis marcados contra o time que, mesmo assim, ganhou a partida. Além disso, no jogo dos Aflitos o perdedor sequer subiria de divisão, já no Arruda, pelo o que eu vi, o Coritiba apenas perderia o título, mas já tinha vaga garantida na Série A. Por isso, a batalha do Arruda não é mais emocionante que a batalha dos Aflitos (até o nome é mais emocionante).

 

7.     Leandro Pedro Vuaden ou Renato Gaúcho?

Briga feia essa, hein? Apesar de tudo que eu tenho contra a permanência atual dele, iria de Renato nessa.

 

8.     Qual é o nível de atividade física em sua vida? Dê nos um exemplo.

Olha... zero. Já era extremamente baixo antes da pandemia, mas ainda tinha alguns lampejos de ir uns 15 dias na academia, ou jogar bola de vez em nunca, agora é zero mesmo. É algo que sei que deveria mudar, mas falta força de vontade.

 

9.     Sendo obrigado a escolher entre um romance de verão com Zac Efron ou uma noite tórrida e quente com The Rock qual seria tua decisão e por que?

Um romance de verão dura o quê? Algumas semanas, no mínimo? Com o The Rock é só uma noite. Por isso, iria de The Rock.

 

10.  FM deveria ter modo futebol feminino?

Com certeza. Na verdade, qualquer jogo de esporte deveria ter modo feminino. Isso, embora não seja determinante, claro, ajudaria a fomentar e divulgar o esporte.

 

11.  Entre Jair Bolsonaro presidente do Grêmio, Dilma presidenta da Federação Gaúcha, Lula técnico do Juventude e Dunga presidente do Brasil, qual se daria melhor?

Embora Bolsonaro provavelmente se daria muito bem com o Renato (já se dão até, se não me engano), ele governando qualquer coisa seria um desastre. Lula corre o risco de ter que sair no meio do campeonato e tem um problema quando ele quiser dar instruções pra fazer uma linha de cinco com a mão. Dunga seria muito semelhante ao Bolsonaro, eu imagino. Então sobra a Dilma como mandatária da FGF. Além de ser a única opção que sobra pela eliminação dos demais, convenhamos que presidente de Federação estadual de futebol não faz muita coisa também, né?

 

12.  Preferia ser um técnico estilo Argel Fucks treinando o Tottenham ou estilo Guardiola treinando o Grêmio (eu sei que o estilo Guardiola é odiado nos pampas, mas tudo bem)?

Considerando o currículo (em termos de sucesso nos clubes) dos dois treinadores, não há qualquer dúvida que Guardiola treinando o Grêmio. Primeiro, porque o estilo do Guardiola (e aí eu incluo metodologia de treinamento, variação tática, entre outros) por onde passa é bem-sucedido. Segundo, porque hoje em dia um treinador estilo Argel não se daria bem nas principais ligas do mundo e logo seria substituído e não seria lembrado (ou seria lembrado negativamente). Quanto ao estilo ser odiado aqui, te digo que já foi mais, hoje em dia o futebol gaúcho mudou bastante daquele que ficou famoso no século XX e hoje em dia há uma pressão não apenas por resultados, mas por jogar bem (que não se resume apenas a ter a posse da bola, mas a posse da bola de modo agressivo, que é o que o Guardiola faz no City). Além disso, se até no FM eu vou parar no Grêmio, imagina se não iria na “vida real”?

 

13.  A história vai dizer quem foi melhor atacante de todos os tempos, mas pra você, qual dos André ou Jael?

Não tem como colocar a vaca do Tabajara FC? Se sou obrigado a escolher fico com o Jael. Ruim por ruim, pelo menos tem vontade. Além disso, já deu assistência em final de Libertadores pro Grêmio.

 

14.  Teu time tem copinha e tem mundial?

Respondendo diretamente, não tem copinha, mas tem mundial e quem discorda é clubista. Quanto à copinha, tenho o posicionamento de que o título da copinha, por si, não vale de absolutamente nada. Como eu sempre falo, de nada vale ganhar títulos na base e não formar jogadores para o time profissional. Mil vezes não ganhar a copinha e ter Diego Rosa vendido a um valor que pode chegar em mais de R$ 150M sem sequer ter jogado no profissional; Vanderson pedindo passagem no time titular (embora agora com Rafinha deva ser banco) e Elias já estreando no time principal, do que ser campeão da copinha e só usar um jogador do time campeão e os outros ficar emprestando/dando pra serem reservas em Botafogo, Cuiabá, etc. (pra quem não entendeu, tô pegando como exemplo os times de Grêmio e Inter da final da copinha de 2020, vencida pelos colorados).

Enfim, não consigo entender por que surgiu isso de zoar os times que não tem copinha, não faz o menor sentido.

Quanto ao mundial, como eu disse, só discorda quem não ganhou antes de 2005.

 

15.  O Vannces preferiu sexo a final da Champions dirigindo o Nacional da Ilha da Madeira. O Cleiton preferiu tomar uma bolada nas genitais. O Diogo, já escolheu ser o Vinicios por um mês. Peepe argumentou que o fantástico mundo de Marcio é um lugar confortável para se viver (próximo de um hospital off course). Mas, para você, daria um beijo no bumbum do Fernando Diniz caso ele vencesse o impossível campeonato brasileiro ao Grêmio?

Depende... é na nádega ou na zona do agrião? Se for no agrião, não faço tanta questão desse título. Se for na nádega, dá pra fazer esse sacrifício pela torcida tricolor.

 

16.  Douglas Costa ou Ronaldinho Gaúcho? Disserte.

Como jogador, Ronaldinho é um ou dois degraus acima do Douglas Costa. Ronaldinho, no auge, é um dos melhores da história, infelizmente é um ingrato do caralh*. Douglas Costa parece não ser, mas tá numa lenga lenga pra dizer se vem ou não, então prefiro aguardar antes de tecer qualquer comentário. Porém, hoje, por eliminação, Douglas Costa, mesmo que tenha jogado muito pouco no Grêmio, ainda é mais “ídolo” (nenhum dos dois é de fato) do Grêmio do que o Ronaldinho.

 

17.  FM precisa melhorar ou já tá bom até demais?

Tudo sempre pode melhorar. Há muita complexidade no jogo, é verdade, mas eu mesmo não uso 25% do que o jogo oferece e jogo de boa. O que eu acho que deveria melhorar, mesmo sabendo que não é o foco do jogo, é em relação ao treinador em si. Por exemplo, opções de como gastar o salário recebido, colocar algo como “estilo de vida”, que poderia dar bônus ao treinador, compra de cursos específicos para aumento de atributos, essas firulas. Quanto ao resto, há o que melhorar, embora eu não saiba o que e como haha.

 

18.  E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim?

19.  Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderias: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" Pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?

Por serem partes de um mesmo texto (não, eu não li Nietzsche, mas procurei no google porque sabia que havia algo estranho nas perguntas haha), responderei como uma só.

Minha primeira reação seria levar um cagaço dos infernos com esse demônio se esgueirando assim. Passado o susto, provavelmente o questionaria se carregaria as memórias de uma “vida” para outra ou se iria “zerar” tudo e começar tudo de novo e de novo, mas sem memórias anteriores. Se começa tudo de novo, sem memórias, ficaria tranquilo, não tive uma vida tão ruim que não possa viver de novo. Mas se carregasse as memórias, me lançaria ao chão e rangeria os dentes e amaldiçoaria o demônio que falou isso. Há coisas muito dolorosas para serem vividas novamente sabendo que vão ocorrer e que não há nada que possa fazer para mudar.

Me considero, apesar dos pesares, uma pessoa de sorte e, se entendi o cerne da frase da questão 19, não trocaria minha vida por outra aleatória, já que a chance de ser pior é maior, até onde eu saiba.

 

20.  Qual o melhor save você já leu na área?

Difícil essa, mas gostei muito do save do Tupi, do Márcio.

 

21.  Qual o melhor save do Alex cabeção você já leu na área?

Infelizmente ainda não tomei vergonha na cara pra ler nenhum deles. Falha minha.

 

22.  Você tem interesse em trabalhar como manager ou essa área fica para hobby mesmo?

Só hobby, não teria qualidade, capacidade e vontade de trabalhar como treinador.

 

23.  RB Leipzig, Red Bull Salzburg, Red Bull Bragantino ou Cuiabá para um novo save, qual escolheria?

Diferente de muitos, não sou contra esses clubes de empresários/empresas, logo, poderia fazer com qualquer um. Mas no caso acho que ficaria com o Cuiabá por ser uma novidade e ser de uma região pouco representada no futebol brasileiro.

 

24.  Quer ver Maycon na seleção de 2022? 

Maycon, com “y” é o do Shakthar (ex-Corinthians)? Se for, nunca nem vi jogar, mas se não estourou até agora, não acho que vá merecer uma vaga em 2022. Se for o do Grêmio (que é com “i”), duvido que ele chegue a 2022 jogando.

 

25.  E o Renato Gaúcho, ainda é o melhor treinador do mundo ou podemos questionar seus métodos?

Nunca foi o melhor treinador do mundo (exceto na cabeça dele). Fez um ótimo trabalho de 2016 a 2018, mas não soube se reinventar. Não apenas podemos, como devemos questionar os métodos dele, especialmente quando ele se atravessa na direção e contrata jogador, se escala e desescala para jogo, etc.

 

26.  Se tivesse que dar uma dica (tática) vencedora para um iniciante no FM, qual seria?

Dica tática eu diria que entre na seção “Táticas” e quando surgir a tela para escolher um layout tático, escolha, sem pestanejar, o Geggenpress. Seu time vai jogar bem e fazer muitos gols (levar também). Depois, quando entender mais a mecânica do jogo, se esse estilo não agrada, troca, mas de início sugiro Geggenpress sem sombra de dúvida.

 

27.  A maioria prefere ficção a JET e você? Disserte.

Gosto muito das ficções por tentarem dar um sentido às coisas (muitas vezes bisonhas) que acontecem no jogo. Não desgosto de JET, claro, e há muitos JET’s melhores que ficções. Mas como gosto pessoal, sempre prefiro a ficção.

 

28.  Capitu tinha um amante?

Bah, faz uns 13/14 anos que li o resumo desse livro pro ensino médio/vestibular, não lembro de mais nada. Mas pra responder, depende de quem tivesse me pagando pra contar a sua versão.

 

29.  O que você diria para quem gosta de carne bem passada?

Que a sapataria fica em outra rua.

 

30.  Rio de Janeiro existe ou é uma peça do Romero Britto?

Acredito que os cariocas tenham mais propriedade pra responder essa pergunta. De longe fica difícil distinguir.

 

31.  Beira-Rio ou Beira-Lago?

Lago, claramente. É só olhar o mapa pra ver que o Guaíba não é um rio.

 

32.  O que você acha da moderação na área, o que (quem) pode (sair) mudar ou melhorar? 

Acho muito boa. Estou no fórum há pouco tempo (como membro ativo e que, portanto, vê mais as movimentações da moderação) e não tenho do que reclamar, ainda mais porque a moderação é uma coisa feita por vontade, né? Imagino que não haja pagamento, de modo que não me vejo na posição de poder cobrar qualquer coisa. Até pelo pouco tempo de fórum, não acompanhei outras moderações, de modo que não consigo dizer se mudaria algo.

 

33.  Qual tua relação com os sonhos que tem?

Geralmente os esqueço logo que acordo. Brincadeira, não sou uma pessoa tão sonhadora e vivo um dia de cada vez.

 

34.  O que você está pensando neste exato momento, se alguém perguntasse, poderia responder francamente? Ou sentir-se-ia envergonhado?

Tô pensando exatamente que deveria estar pensando em algo para responder essa pergunta. Acho que o restante da pergunta, por já ter respondido, já está respondida.

 

35.  Treinador de futebol precisa ter diploma de educação física ou isso não faz o menor sentido?

Como qualquer profissional, treinador de futebol precisa ter qualificação. Se essa qualificação é a Educação Física, eu não sei, mas diria, sem pensar muito a respeito, que não é suficiente. A meu ver seria necessário um curso superior para a carreira de treinador de futebol, inclusive um curso que desse um certificado válido para UEFA, por exemplo. Mas, claro, falta vontade dos representantes da CBF, senão já teria sido feito há muito tempo.

 

36.  Com sua opinião sobre a cidade Curitiba e o povo curitibano? Por que eles são os melhores brasileiros ou humanos?

Fui uma vez à Curitiba, gostei bastante da cidade e cheguei a pensar que se me obrigassem a viver numa capital brasileira, seria Curitiba (não gosto de capitais, prefiro o interior). Quanto ao povo Curitibano, nunca tive muito contato, mas pelo o que vejo são bem parecidos com os gaúchos, ou seja, arrogantes (em sua parcela mais vocal) e acham que só lá faz frio de verdade. Se são os melhores brasileiros ou humanos, não conheço todos os brasileiros e humanos pra poder afirmar isso.

 

37.  Ypiranga ou Novo Hamburgo? E porque não escolhe Avenida?

Para torcer, Ypiranga; para um save, Novo Hamburgo. Não escolho o Avenida porque não era uma das alternativas, ué. Se bem que pra um save o Avenida seria uma boa opção. Dá até pra fazer uma ficção em que o Paulo Brito (narrador mais famoso por aqui) assume o comando do time do coração.

 

38.  Melhor livro que já leu?

O nome do vento, de Patrick Rothfuss. Fantasia com uma escrita praticamente perfeita. É o primeiro livro de uma trilogia ainda não finalizada.

 

39.  Pra rimar, que time é teu?

Ba dum tss. Sabe que por escrito o trocadilho não tem o mesmo impacto, né? haha

 

40.  Sobre Deus ou espiritualidade, o que tens a dizer?

Não gosto, nem desgosto. Tenho até amigos que são. Haha

Falando sério, sou ateu e não me vejo mudando de posicionamento quanto a isso, mas respeito todas as religiões e espiritualidades. Reconheço que são aspectos da vida importantes para muitas pessoas poderem se sentir em paz e até felizes. Então, se faz bem pros outros, quem sou eu pra dizer que tá errado? Dito isso, a religiosidade por vezes pode ser prejudicial, com pessoas que se aproveitam da fé dos outros para ganhos pessoais, mas é mais da índole da pessoa do que da religião (como conceito) que ela representa (salvo a cientologia, ali não tem muita distinção mesmo).

 

41.  Você se considera um Millenial? 

Sempre ouvi a expressão, mas nunca soube exatamente o que significava (sabia que significava um grupo de pessoas de uma determinada época, apenas isso), então fui pesquisar no google e, de acordo com o google, devo ser, já que a resposta é que teve começo em 81 e fim em 96. Sou de 90, logo, devo ser.

 

42.  Se disse que não, por que começou a chorar revoltado?

.

 

43.  Se você estivesse de bobeira num bar e visse alguém furtando um notebook, após a perseguição ao bandido conseguisse recuperar o aparelho e – por ironia/curiosidade – descobrisse lá um save em que um time venezuelano chegou a final, o que faria: jogaria a final ou deletaria os arquivos?

Deletar os arquivos beira a psicopatia. Entre as duas, jogaria a final e, se vencesse, tiraria um print e me mandaria, se não vencesse reclamaria que o cara não sabe montar o elenco.

 

44.  Um monstro desse merece perdão?

De modo algum.

 

45.  Racionais MC’s é melhor que Nego Di? 

Na música? Sim.

Na comédia? Talvez*.

*Exceto quando o assunto do vídeo do Nego Di é o fracasso do Inter, esses vídeos são sensacionais.

 

46.  Naruto é desenho ou obra de arte?

“Não é desenho, é anime”, diria meu eu de 16 anos. Mas também não é obra de arte. Márcio que me perdoe.

 

47.  Qual tua cor favorita?

Para vestir, preto, porque não tem muito erro. Mas como cor gosto muito de verde (no tom do Juventude, pra ficar mais específico). Pensou que eu ia falar azul, né?

 

48.  Com quantos anos você casou ou deseja casar?

Não sou casado, mas sou “ajuntado” desde 2017.

 

49.  Quantos filhos tem ou deseja ter?

Não tenho, nem pretendo ter filhos no momento.

 

50.  Casa na praia, no campo ou na cidade?

Na cidade, mas numa cidade média/pequena, não numa metrópole. E provavelmente um apartamento ao invés de uma casa. Casa dá muito trabalho pra cuidar.

 

51.  Melhor série de TV?

Apesar do final, Game of Thrones foi a que eu mais gostei. Mas poderia indicar várias.

 

52.  Jamanta ou Tonho da Lua?

Não sou noveleiro, mas Tonho da Lua é mais conhecido.

 

53.  Caldas Novas ou Poços de Caldas? Disserte.

Não conheço nenhuma das duas, mas Caldas Novas parece mais atraente.

 

54.  Você tivesse um toque para dar a alguém da área, sobre o estilo do save ou a postura do colega, como chegaria nele? Chamaria ele no privado?

Se é algo sobre uma postagem específica, comentaria no tópico. Se fosse algo além, chamaria no privado, não há por que expô-lo.

 

55.  Sobre a política brasileira, você tem a sensação que passamos por tempos muito complicados ou tem a confiança de que isso faz parte da democracia? Ou ainda, tem esperança que estamos no caminho certo?

Faz parte da democracia, porque foi realizada uma eleição e o representante foi eleito pela maioria. Mas isso não tira o fato que passamos por períodos muito complicados, cada dia é um teste de sanidade para o pobre brasileirinho. E espero que em 2022, se ainda houver democracia (não sou daqueles que acha que está se armando um golpe militar, mas também não seria pego de surpresa), que ela sirva para remover esta coisa que ocupa a presidência da República.

 

56.  O que falta pra Paulo Victor ser lembrado na seleção?

Nascer de novo. Ou o empresário do Doni.

 

57.  E o Pablo Vittar, terá estátua no lugar do Cristo Redentor?

Não, se algum dia isso foi espalhado, foi em grupo de tiozão no wpp, como quase todas as fake News.

 

58.  Você frequentava a área e lia os tópicos antes de se aventurar como contador?

 Sim. Frequentei a área sem login em 2017 ou 2018, mas foi por pouco tempo (um ou dois meses) e retornei em junho ou julho de 2020, até resolver criar esse perfil. E nesse período li algumas histórias, que serviram para ajudar a finalmente começar a contar aqui.

 

59.  O que te leva a acompanhar um save, o que faz com que deixe de acompanhar, e o que te levaria a acompanhar um?

Embora não seja essencial para que passe a realmente acompanhar um save, é inegável que uma apresentação bonita faz diferença. Não precisa ser nenhum mestre do Photoshop, mas um banner bacana (a Galeria de Gráficos tem ótimos banners genéricos e o pessoal da área é bastante solicito para ajustar para o save, caso não haja conhecimento nenhum com edição de imagens) e imagens bem recortadas, em tamanho legível e bem-posicionadas em relação ao texto são essenciais pra dar aquela boa primeira impressão. Além disso, claro, a organização do texto faz diferença, algumas vezes textos confusos acabam prejudicando a leitura. Basicamente é isso que me faz ler um save ou deixar de lê-lo. Claro que há o critério de tempo também, dependendo de quanto tempo se tem livre, mais ou menos saves são possíveis de serem lidos. Hoje em dia, em razão da pandemia, trabalho de casa e muito mais por produtividade do que por tempo de trabalho (se terminar pela manhã tudo que preciso fazer, tenho a tarde disponível, salvo se surgir alguma demanda nova), então consigo acompanhar mais saves do que conseguiria na normalidade.

 

60.  Tem algum clube ou liga que você tenha vontade de fazer save no FM? Se sim, quais e por quê?

Ligas não tenho muito apego não, só gostaria de, no futuro, refazer um save no Japão (fiz um com o Kawasaki Frontale no FM 08 ou 09), mas não sei em qual divisão. A respeito de times, há muitos times que dariam bons saves que nunca fiz. Pra citar poucos aqui, teria o Nottingham Forest, Rio Grande ou São Paulo/RS (clubes do sul do RS) e o Paris FC (o primo pobre do PSG).

 

61.  Prefere acompanhar save estilo JeT ou ficção?

Acho que já respondi na questão 27.

 

62.  Já começou a acompanhar algum time ou liga fora do Brasil por ter jogado com a equipe ou no país no FM? Se sim, qual/quais?

Sim, passei a torcer (de realmente olhar a programação da tv pra saber quando vai passar o próximo jogo e de saber músicas da torcida) para o Liverpool depois de jogar um save com o clube no FM 09 e depois outro no 08 (sim, primeiro no 09 e depois no 08 haha). Mas foi a única vez, de resto nunca cheguei a me apegar tanto num clube ou liga.

 

63.  Faria um save só com seleção/seleções no FM (sem ser assumindo uma em um modo carreira)? Sim ou não, e por quê?

Faria apenas um tipo específico, que tentei fazer no FM 10 e falhei miseravelmente, que é jogar a Copa com todas as seleções classificadas (um save pra cada, claro). Como save normal, não faria, o FM fica muito chato quando estamos na seleção. Para um save onde pode conciliar com o clube ou num save de carreira e assumir só a seleção por pouco tempo, vale a pena a experiência.

 

64.  Acompanharia um save legal mas com uma parte gráfica meio ruim? E se fosse meio desorganizado?

Com parte gráfica meio ruim acompanharia, embora provavelmente demorasse um pouco mais pra me cativar. Mas desorganizado fica difícil, porque é essencial que quem está lendo entenda o que está sendo passado.

 

65.  Qual conselho daria a quem está com vontade de abrir save por aqui mas ainda não "criou coragem"?

Claro que a reposta óbvia é um simples: “te atira e faz”. Mas é exatamente esse tipo de conselho que a pessoa não vai ouvir. Se o problema é “criar coragem” para postar, imagino que há uma questão de um medo de rejeição ou vergonha. Para isso, o que pode ser feito é adotar um “nick” e utilizar uma foto neutra, como muitos aqui, inclusive eu (na verdade só a grande minoria usa o nome próprio). Agora, se o problema for não saber se vai ficar do seu agrado, infelizmente, o único meio de saber isso é fazendo, mas tu não precisa postar na hora que acabou de escrever, pode esperar algumas horas ou dias e revisar o texto antes de postar. Eu mesmo revisei os primeiros capítulos do meu (por enquanto) único save aqui pelo menos umas 6 vezes antes de abrir o tópico.

 

66.  Mudaria alguma coisa na PM de forma geral (a área, não a instituição policial)? Cite e explique.

A instituição policial precisa de mais mudanças do que a área, pra ser sincero. Como sugestão, indicaria a criação de um prêmio para o melhor save novo nas eleições de save do mês, de modo a estimular os novos contadores a participar das atividades da área e os leitores a verem os saves novos no mês de lançamento. Mas imagino que possa acontecer de ter meses que simplesmente não tem tantos saves novos assim (o que poderia ser contornado ao dizer-se que a eleição só ocorrerá se houver ao menos 3 saves novos naquele mês). A segunda mudança que eu faria, que daria mais trabalho, seria trazer o @Jirimias de volta e amarrá-lo* para que escreva um save novo, já que não tive o prazer de ler nenhum save “ao vivo” dele.

*Trata-se de uma brincadeira e o autor não compactua com nenhum tipo de coação ou ação criminal, nem se responsabiliza por eventual cometimento de crime de cárcere privado contra o membro citado.

 

67.  Se trabalhasse na SI e tivesse esse poder, o que mudaria no FM? 

Pouca coisa, na verdade. Como respondi na questão 17, mudaria mais aspectos relativo ao treinador do que relativos à Engine, táticas, contratações, IA fora da partida, etc. Também poderia ser incluída a opção de contratação de um agente para o treinador, que participaria da negociação com o clube. Nesse ponto, inclusive poderia ter uma ferramenta para que ele chegue no treinador e diga: “olha, eles ofereceram X” e tu possa responder com Aceitar, Recusar ou Negociar e dar um piso para o salário, que ele pode conseguir ou não, com possibilidade inclusive do clube se retirar da negociação.

 

68.  Há quanto tempo joga jogos managers? Conte um pouco da sua história nesse sentido. 

Comecei com o Brasfoot, acho que por volta de 2004 ou 2005, não sei ao certo e logo depois fui para o FM. Comecei com o FM 07, apresentado por um amigo, e joguei o 08, 09 e 10, sendo que o 08 foi o que mais joguei, inclusive depois de testar os outros e voltar para ele. Tive um hiato bem longo depois disso, acho que joguei uma versão entre o 12 ou o 13 e depois só o 17, então pulei o 18 e voltei com o 19, sendo agora o período que mais joguei desde o meu “auge” no vício do FM. Outros jogos managers nunca joguei. Tentei alguns para celular, mas essas porcarias são tudo online e os que tem modo offline são daqueles que tu só pode jogar uma quantidade específica de partidas por vez (por conta daquelas barras de energia que gastam cada vez que entra numa partida e só recarregam com o tempo... ou pagando).

 

69.  Sente falta de algo que havia nos managers mais antigos e sumiu nos atuais? E os atuais, em que são melhores do que os antigos?

Fora poder contratar Messi e CR7 no auge, não haha (inclusive, é algo que nunca fiz – os dois ao mesmo tempo, o Messi contratei uma vez -, mas gostaria de ter feito). De modo geral, não me lembro de nada que havia nas edições antigas que eu sinta falta mesmo. Talvez em razão do tempo que se passou e pelo costume que tenho com as versões mais novas impacta nessa resposta.

 

70.  442, 4231, 4123, 5-3-2, uma, todas, ou nenhuma? Cite, explique e justifique.

Sou fã confesso do 4-2-3-1, acho que preenche muito bem todos os cantos do campo e, se tu quiser, consegue colocar 5 jogadores na área, sem ficar tããão exposto atrás (vai ficar exposto, dependendo do jeito que tu quer que o time jogue, mas não vai ser aquele terreno baldio lá atrás).

 

71.   Já leu a área de Memoráveis e o Recanto? Se sim, cite algumas histórias por lá que são marcantes para você.

Li alguns saves aqui e ali, não cheguei a ler tantos. Como já citei, a história do Tupi achei muito boa enquanto li, gostei também da história do Steve Parker e, mais recentemente, para o CAS, a Revolução Húngara (todas das Histórias Memoráveis). Dos saves que estão no Recanto, o que mais gostei foi o save dos 12 trabalhos de Hércules.

 

72.  Quais saves você acompanhou/está acompanhando aqui na área e considera inesquecíveis? Discorra.

Além dos citados acima, hoje em dia temos o save do Boston, que já é uma memorável história do crescimento do clube só usando a base, o Profissão Técnico, que busca se espelhar um pouco mais a realidade e o Eu amo Dinheiro, que é uma ficção bem leve e engraçada. Coincidentemente (ou não) os três primeiros colocados na eleição pra save do ano de 2020.

 

73.  Você se considera um treinador de algum estilo tático mais específico - ou gosta mais de algum em especial? Se sim, quais e por quê?

Gosto bastante de colocar os times pra cima. Não sou tão adepto, no FM, do Tiki Taka e de esquemas defensivos ou de controle da posse, gosto de ver meu time atacando (sabendo que ele será atacado). Mas no final das contas, gosto mesmo é de vencer partidas e campeonatos haha. Prefiro um time que ganhe de qualquer jeito, do que um time que jogue como eu quero, mas não vença hehe.

 

74.  Qual foi o melhor time que você já viu jogar, e por quê?

Considerando que eu sou de 90 e passei a acompanhar futebol em geral (não apenas Grêmio e Copa do Mundo) na metade da 1ª década do século XXI (ou seja, não acompanhei os invictos do Arsenal, por exemplo), não vi time melhor do que o Barcelona do Guardiola. Eu não sei se isso é algo exclusivo aqui da minha região, mas na época eu via muita gente torcendo o nariz pra esse time/estilo de jogo, o que eu simplesmente não conseguia entender. O time jogava bem, colocava todo mundo na roda, praticamente não deixava os outros tocarem na bola e ainda ganhava. Ah sim, e tinha jogadores sensacionais como Xavi, Iniesta e, claro, Messi.

 

75.  Há quem defenda que, no atual cenário do futebol brasilino, a divisão da cota de TV acaba por criar um abismo para o Flamengo que dificilmente será superado. Concorda ou não? Justifique.

Havia um tempo em que era comum se dizer: “Ainda bem que o Flamengo é essa bagunça, senão já era.”. E era verdade, o Flamengo sempre teve mais receitas (ou possibilidade de ter mais receitas) que os outros times do Brasil. Ele passou por uma reorganização na década passada e hoje, sem dúvidas, há um abismo entre o potencial financeiro do Flamengo e dos outros, se não levarmos em conta mecenas ou empresas que bancam tudo.

Resolvi olhar os números no blog do Rodrigo Capelo do GloboEsporte, pra ter um embasamento, e dá pra colocar parte do abismo nas cotas de TV sim. Ele coloca como “Televisão”, sem separar por competição ou transmissão em tv fechada ou aberta, mas dá pra ter uma base. Entre janeiro e setembro de 2019 (utilizo esse ano porque 2020, com a pandemia, não é parâmetro), o Flamengo arrecadou R$ 159M de TV, enquanto o Vasco arrecadou R$ 78M e o Fluminense, R$ 68M (não encontrei os dados do Botafogo). Mais que a soma dos outros dois, que disputam o mesmo mercado (muito embora Flamengo e Vasco também sejam populares em outros estados). Palmeiras e Corinthians, que, acredito, sejam dois times que tenham boas receitas de televisão, não divulgaram valores em 2019. Dos demais times que tem levantamento: São Paulo recebeu R$ 119M, Grêmio R$ 112M, Inter R$ 99M, Cruzeiro R$ 77M (ainda na Série A) e Santos R$ 68M. Ou seja, o Flamengo teve 33% a mais que o 2º maior no quesito.

 

76.  Como você vê o cenário do futebol brasilista daqui a 5 anos? E 10?

Salvo situações extraordinárias, como a aprovação de uma Lei para clube-empresa, ou mais clubes com projetos semelhantes a Palmeiras e Galo, a tendência óbvia é que o Flamengo nade sozinho e os outros times fiquem brigando pra tentar chegar perto. Porém, a gente nunca pode deixar de levar em consideração a capacidade dos gestores de clubes brasileiros em fazer merda e há a possibilidade do Flamengo começar a fazer mais dívidas do que consegue pagar e voltar pros anos 2000. São os dois cenários que eu vejo: ou o Flamengo continua organizado e todo mundo tem que correr atrás, ou o Flamengo se deslumbra, gasta tudo e dá chances pros outros.

 

77.   Se você fosse o presidente do seu time e tivesse esse poder, o que ou quais coisas mudaria nele? 

Faria o óbvio, apenas isso:

1)     Esperaria o Renato testar negativo para Covid, o abraçaria, daria um aperto de mão, agradeceria por tudo que ele já fez e tiraria ele do clube;

2)     Contrataria um treinador de fora, no perfil do Abel Ferreira (não necessariamente um perfil tático semelhante, mas alguém novo e com boas ideias);

3)     Tentaria me desfazer daqueles jogadores que são nitidamente limitados, como David Braz, Paulo Victor, Cortez, Victor Ferraz, Luiz Fernando, Churín e Everton Sembolinha. Talvez tenha esquecido de algum nome;

4)     Pegaria o valor do salário deles e contrataria um ou dois jogadores que realmente fossem agregar ao time;

5)     Ampliaria campanhas antirracismo no clube;

6)     Investiria um pouco mais no futebol feminino, mas não sei exatamente como;

7)     Limitaria a idade para o jogador subir ao profissional como 20 anos.

Mas, claro, tudo isso é muito mais fácil dizer do que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, AllMight said:

38.  Melhor livro que já leu?

O nome do vento, de Patrick Rothfuss. Fantasia com uma escrita praticamente perfeita. É o primeiro livro de uma trilogia ainda não finalizada.

@div esse livro é muito massa mesmo, gostei demais, só não li a sequência pq não tenho muito tempo livre e deu agonia ver um livro daquela grossura. Mas O Nome do Vento é sensacional mesmo. Neste estilo de fantasia, você já leu Cronicas do Mundo Emerso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, AllMight disse:

@div esse livro é muito massa mesmo, gostei demais, só não li a sequência pq não tenho muito tempo livre e deu agonia ver um livro daquela grossura. Mas O Nome do Vento é sensacional mesmo. Neste estilo de fantasia, você já leu Cronicas do Mundo Emerso? 

O temor do sábio é gigante também, mas não é tão bom quanto o primeiro (ainda é ótimo, mas tem algumas sequências muito arrastadas). Cara, não li, na real nem conhecia, vou dar uma olhada aqui, valeu pela indicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Entrevistas da Área - Veja as respostas do Div!
Em 11/04/2021 em 10:50, AllMight disse:

16.  Douglas Costa ou Ronaldinho Gaúcho? Disserte.

Como jogador, Ronaldinho é um ou dois degraus acima do Douglas Costa. Ronaldinho, no auge, é um dos melhores da história, infelizmente é um ingrato do caralh*. Douglas Costa parece não ser, mas tá numa lenga lenga pra dizer se vem ou não, então prefiro aguardar antes de tecer qualquer comentário. Porém, hoje, por eliminação, Douglas Costa, mesmo que tenha jogado muito pouco no Grêmio, ainda é mais “ídolo” (nenhum dos dois é de fato) do Grêmio do que o Ronaldinho.

Ronaldinho trocou a chance de ser ídolo do Grêmio para ser do menor time de Minas. Vai entender.

Rolês aleatórios.

 

Em 11/04/2021 em 10:50, AllMight disse:

59.  O que te leva a acompanhar um save, o que faz com que deixe de acompanhar, e o que te levaria a acompanhar um?

Embora não seja essencial para que passe a realmente acompanhar um save, é inegável que uma apresentação bonita faz diferença. Não precisa ser nenhum mestre do Photoshop, mas um banner bacana (a Galeria de Gráficos tem ótimos banners genéricos e o pessoal da área é bastante solicito para ajustar para o save, caso não haja conhecimento nenhum com edição de imagens) e imagens bem recortadas, em tamanho legível e bem-posicionadas em relação ao texto são essenciais pra dar aquela boa primeira impressão. Além disso, claro, a organização do texto faz diferença, algumas vezes textos confusos acabam prejudicando a leitura. Basicamente é isso que me faz ler um save ou deixar de lê-lo. Claro que há o critério de tempo também, dependendo de quanto tempo se tem livre, mais ou menos saves são possíveis de serem lidos. Hoje em dia, em razão da pandemia, trabalho de casa e muito mais por produtividade do que por tempo de trabalho (se terminar pela manhã tudo que preciso fazer, tenho a tarde disponível, salvo se surgir alguma demanda nova), então consigo acompanhar mais saves do que conseguiria na normalidade.

@AllMight e @marciof89 boas dicas.

 

Em 11/04/2021 em 10:50, AllMight disse:

60.  Tem algum clube ou liga que você tenha vontade de fazer save no FM? Se sim, quais e por quê?

Ligas não tenho muito apego não, só gostaria de, no futuro, refazer um save no Japão (fiz um com o Kawasaki Frontale no FM 08 ou 09), mas não sei em qual divisão. A respeito de times, há muitos times que dariam bons saves que nunca fiz. Pra citar poucos aqui, teria o Nottingham Forest, Rio Grande ou São Paulo/RS (clubes do sul do RS) e o Paris FC (o primo pobre do PSG).

@LC curtiu isso.

 

Em 11/04/2021 em 10:50, AllMight disse:

66.  Mudaria alguma coisa na PM de forma geral (a área, não a instituição policial)? Cite e explique.

A instituição policial precisa de mais mudanças do que a área, pra ser sincero. Como sugestão, indicaria a criação de um prêmio para o melhor save novo nas eleições de save do mês, de modo a estimular os novos contadores a participar das atividades da área e os leitores a verem os saves novos no mês de lançamento. Mas imagino que possa acontecer de ter meses que simplesmente não tem tantos saves novos assim (o que poderia ser contornado ao dizer-se que a eleição só ocorrerá se houver ao menos 3 saves novos naquele mês). A segunda mudança que eu faria, que daria mais trabalho, seria trazer o @Jirimias de volta e amarrá-lo* para que escreva um save novo, já que não tive o prazer de ler nenhum save “ao vivo” dele.

*Trata-se de uma brincadeira e o autor não compactua com nenhum tipo de coação ou ação criminal, nem se responsabiliza por eventual cometimento de crime de cárcere privado contra o membro citado.

Sou a favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tsuru disse:

Muito boa a entrevista, @div. Até baixei uma amostra desse livro no Kindle pra dar uma olhada, fiquei bem curioso.

Valeu, @Tsuru! Sobre o livro, são mais de 600 páginas, mas vale bastante a pena.

1 hora atrás, Nei não cai (38D) disse:

Ronaldinho trocou a chance de ser ídolo do Grêmio para ser do menor time de Minas. Vai entender.

Rolês aleatórios.

É verdade, mas são escolhas que ele fez. Tinha a chance de apagar a saída conturbada no início da carreira e fazer todo mundo esquecer disso, mas piorou a situação, não apenas indo para outro time brasileiro (Flamengo), como iludindo a torcida (famoso caso das caixas de som).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, div said:

O temor do sábio é gigante também, mas não é tão bom quanto o primeiro (ainda é ótimo, mas tem algumas sequências muito arrastadas). Cara, não li, na real nem conhecia, vou dar uma olhada aqui, valeu pela indicação!

Cara, eu terminei o Nome do Vento e tava animadão pela sequência, mas quando vi que o Temor do Sábio tinha umas mil páginas eu dei uma brochada hahahaha. Em questão de grossura, o livro parecia uma bíblia antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom te conhecer melhor Div. Confesso que esperava respostas com muito mais laudas! Pena que perdi o prazo de perguntas, ou talvez tenha sido melhor, já que as perguntas seriam sobre a República de Curitiba de @Nei não cai (38D)

Fiquei coçando para polemizar as respostas sobre religião e política mas não é nem o local ou o momento! 😄

Em 11/04/2021 em 10:50, AllMight disse:

66.  Mudaria alguma coisa na PM de forma geral (a área, não a instituição policial)? Cite e explique.

A instituição policial precisa de mais mudanças do que a área, pra ser sincero. Como sugestão, indicaria a criação de um prêmio para o melhor save novo nas eleições de save do mês, de modo a estimular os novos contadores a participar das atividades da área e os leitores a verem os saves novos no mês de lançamento. Mas imagino que possa acontecer de ter meses que simplesmente não tem tantos saves novos assim (o que poderia ser contornado ao dizer-se que a eleição só ocorrerá se houver ao menos 3 saves novos naquele mês). A segunda mudança que eu faria, que daria mais trabalho, seria trazer o @Jirimias de volta e amarrá-lo* para que escreva um save novo, já que não tive o prazer de ler nenhum save “ao vivo” dele.

*Trata-se de uma brincadeira e o autor não compactua com nenhum tipo de coação ou ação criminal, nem se responsabiliza por eventual cometimento de crime de cárcere privado contra o membro citado.


Ilumine-me. Nos dias atuais a incitação à violência deixa ou não de ser crime apesar de clara demonstração de comicidade e fantasia irrealizável? E se sim, o mesmo se aplica a injúria e ofensa?

 

Citar

5)     Ampliaria campanhas antirracismo no clube;

 Não tenho idéia o quão intenso e palpável seja isso. É muito intenso e prevalente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Andreh68 disse:

Bom te conhecer melhor Div. Confesso que esperava respostas com muito mais laudas! Pena que perdi o prazo de perguntas, ou talvez tenha sido melhor, já que as perguntas seriam sobre a República de Curitiba de @Nei não cai (38D)

Hahaha não falo tanto quanto aparenta no save, acho que são tipos de comunicação diferentes e numa delas acabo sendo mais expressivo que em outras hehe. Uma pena, mas a situação não tá nada fácil pro pessoal da área da saúde.

6 horas atrás, Andreh68 disse:

Fiquei coçando para polemizar as respostas sobre religião e política mas não é nem o local ou o momento! 😄

Vish, me escapei da polêmica então haha.

6 horas atrás, Andreh68 disse:

Ilumine-me. Nos dias atuais a incitação à violência deixa ou não de ser crime apesar de clara demonstração de comicidade e fantasia irrealizável? E se sim, o mesmo se aplica a injúria e ofensa?

Sobre a questão da incitação à violência (ou ao crime, como prega o Código Penal), não sou penalista, mas há o tipo penal de incitação ao crime sim, tipificado no art. 286 do Código Penal. Todavia, contudo, entretanto... neste caso há o claro animus jocandi (ou seja, a intenção era claramente uma brincadeira) da frase, inclusive porque fiz questão de dizer embaixo, embora em tom de brincadeira, que não compactuo com o cometimento de crime, o que, ao meu ver, desconfiguraria a suposta incitação. Sobre a descaracterização de modo geral, não é possível fazer uma análise porque, como diria o dito popular, "Cada caso é um caso", ou seja, há muitas variáveis envolvidas para se ter uma posição certa se há ou não o cometimento de crime, sendo o mais óbvio delas, o dolo (a intenção) de cometer ou não (inclusive porque não há forma culposa desse delito, até onde eu saiba) naquele caso específico. Quanto à aplicação para casos de injúria e ofensa: minha posição pessoal é de que deveria ser penalizado independente do ânimo de piada, porque, como o próprio nome diz, a ofensa ofende alguém que é lesado em sua honra. Porém, resolvi pesquisar jurisprudência para ter um mínimo de embasamento e parece conceito geral e pacífico que o animus jocandi, se comprovado, retira o elemento de dolo do crime.

6 horas atrás, Andreh68 disse:

 Não tenho idéia o quão intenso e palpável seja isso. É muito intenso e prevalente?

Cara, é uma pergunta complicada de te responder, inclusive porque não sou negro, então tudo que eu disser é de uma perspectiva de quem não é o ofendido, mas que consegue enxergar algumas coisas da torcida que me fazem acreditar que o que o clube faz hoje não é suficiente.

Vou dar dois exemplos de coisas que são comuns de se ouvir por parte de alguns torcedores (que são a minoria, mas que são uma minoria infelizmente bastante vocal):

- Caso Aranha: Acredito que seja de conhecimento geral o fato ocorrido num jogo pela Copa do Brasil de 2014 entre Grêmio e Santos, quando, em determinado momento da partida, uma torcedora gritou a palavra "macaco" ao goleiro Aranha (salvo engano houve outros torcedores que fizeram atos racistas ao goleiro, mas não tenho certeza e o grito da torcedora ficou mais marcado porque dá pra fazer a leitura labial perfeita). O caso gerou repercussão na época e o Grêmio foi excluído (ou eliminado, não sei ao certo a nomenclatura) da competição. Desde então, uma parcela dos torcedores gremistas acredita que o clube foi injustiçado na questão e "pego pra Cristo" ao ser excluído da Copa do Brasil, porque não houve punição semelhante em outros casos análogos. Ou seja, o cara foi ofendido e chamado de "macaco" e a torcida acha que é a vítima. Claro que eu entendo quem fale que os outros casos posteriores deveriam ter medidas iguais, e é uma pena que essa punição não fosse mais aplicada, mas dizer que o clube foi injustiçado nesse caso me soa como se parte da torcida não tivesse aprendido nada com o fato e que é questão de tempo pra ocorrer novamente.

- Cantos com a palavra "macaco": Durante muito tempo foi comum a palavra "macaco" ser utilizada pela torcida gremista para se referir aos torcedores rivais e isso foi transposto para as músicas da "Geral do Grêmio". Eu realmente não sei se a origem do termo para se referir ao rival teve conotação racial ou não (uns dizem que não, que teria uma origem numa tira de um jornal ou no modo como os torcedores colorados assistiam às partidas, mas sabendo um pouco sobre a sociedade das décadas de 1910 e 1920, acho até mais provável o cunho racista mesmo) e acho que hoje em dia a origem disso não importa mais. Não cabe na nossa sociedade a gente identificar outras pessoas com um termo notadamente racista e achar que é só uma "provocação saudável" sobre um rival. Esses tempos estava assistindo um mini-documentário do canal Peleja, no Youtube, sobre a rivalidade grenal, onde eles entrevistam membros da Geral do Grêmio e falam sobre o assunto. Na fala dos representantes da Geral, tu vê que eles não concordam que o termo é racista e só tiraram o cantos por pressão externa (não sei se de dentro do clube, de outros setores da torcida ou de outro lugar).

Ou seja, nesses dois exemplos dá pra ver que parte da torcida não entende o que é racismo, por isso eu acredito que o clube tinha, sim, que ter campanhas mais fortes no combate do racismo, de modo a conscientizar a torcida que não é "mimimi" ou "futebol nutela" aquele que tu não pode xingar o teu rival com palavras que representam ofensas raciais (independente da intenção de ofender racialmente), mas que isso é uma questão que ultrapassa o futebol.

Desculpa o desabafo, mas acho realmente que é algo que o clube deveria se atentar, até pra tentar tirar um pouco do estigma que tem sobre o clube e sobre a torcida, mas isso só seria possível se essa parte da torcida entendesse que tá errada e quisesse melhorar.

Obs.: Tá aí as laudas que tu pediu hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Entrevista da Área - entrevista com Div
  • Fujarra unpinned e unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • AllMight
      Por AllMight
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      • @ElPerroMG
      • @Peepe
      • @Valismaalane

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 23/10/2020 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo sábado, dia 31 de outubro às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...