Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recre: Las Inolvidables Historias del Abuelo Decano


Bigode.

Posts Recomendados

Banner.png.97692995fe565da8f126c28936748f24.png

1134666078_Presentacin.png.2fe76961ef8c0e214cd3cfeddb36bd4e.png

Olá, meus caros. Depois de quase um ano desde o fim da minha última saga por aqui, acho que está mais do que na hora de voltar.

2020 foi um ano difícil para todos nós e, mesmo com mais tempo disponível por causa da pandemia, acabei me afastando bastante daqui por questões pessoais. Aos poucos, fui voltando nesse início de ano, aquele famigerado bichinho que todos nós, contadores de histórias, conhecemos começou a coçar e decidi dar esse passo. Deixar de só acompanhar as sagas alheias e contar também a minha.

Já vinha com essa ideia plantada na mente há algum tempo, mas sempre brequei na questão da proposta. O que fazer? Como fazer? Objetivos, metas... como me orientar? Acredito que meu save de maior sucesso aqui foi 'Um Gigante Renascido', com a Pro Vercelli, que foi até agraciado com um lugar nas Histórias Memoráveis, e depois dele tive alguma dificuldade em realmente embalar um novo save da mesma maneira que embalei aquele. Até creio que fiz coisas decentes, como no save com o Farense e com o Sheffield, ambos no Recanto, mas sempre ficou um certo sentimento de frustração.

A verdade é que, pra mim, é muito difícil escolher um save. Dei uma sorte tremenda com a Pro Vercelli, que acabou ganhando um espaço no meu coração, que ocupa até hoje. Era, inclusive, uma hipótese fazer uma reedição com o clube italiano. Abortei, porém, visto que já vinha jogando offline com eles e acabaria não sendo empolgante parar e iniciar outro por lá assim, da noite pro dia.

Decidi então trazer uma velha ideia, algo que já havia anotado fazia tempo, e que ficou ali esquecida no bloco de notas do celular. Não lembro bem como a proposta veio a minha mente, mas tenho quase certeza que pensei no clube escolhido por se tratar de um decano, de um dos precursores da história do futebol. Um dos membros do famoso Clube dos Pioneiros.

Mais adiante, em outro post, trarei mais detalhe sobre o clube, na vida real e in-game. Mas, sem mais delongas, já ficou claro: está iniciado o desafio de clube e aqui contaremos a história do 'vovô' Real Club Recreativo de Huelva, S.A.D.; ou apenas Recreativo de Huelva.

1215355679_LosObjetivos.png.c4794ea0fb6ad687e9e8883503fcf07e.png

O objetivo principal é simples: diversão. A gente gosta de complicar, né? De prometer mundos e fundos, de pensar em objetivos e metas ousados e muitas vezes (aparentemente) impossíveis. Mas aqui quero simplificar: meu intuito é que não só eu me divirta jogando e contando o save, como vocês possam também ter um dose de diversão enquanto acompanham esse desafio.

Mas, claro... eu sou um cara competitivo e que busco sempre o melhor. Então é óbvio que durante esse save vou em busca do topo. Levar o clube a elite, melhorando as estruturas durante o percurso e, chegando lá, melhorar a cada temporada em busca dos títulos. Liga e taça nacionais, competições continentais, tudo...

E vamos ver... quem sabe eu não estabeleça objetivos concretos conforme a gente conheça um pouco mais da história desse centenário clube somada aos desdobramentos do save?

382850348_ElEntrenador.png.fdcde337e3a0085d982a098407597332.png

Para assumir o desafio de treinador dessa saga, pensei em buscar algum nome que tenha marcado passagem pelo clube ou até criar um personagem que fosse herdeiro de um dos fundadores do Recreativo.

Por fim, porém, decidi por utilizar um perfil próprio e pessoal. Até cogitei a possibilidade de alterar o ano de nascimento, deixando o perfil mais velho para evitar possíveis problemas com jogadores experientes, mas optei por deixar a informação verdadeira. Nada como um bom desafio, não é mesmo?

A licença e a experiência anterior foram escolhidas de acordo com aquilo que o jogo sugeriu: 'Licença Continental B' e 'Jogador Profissional (nível local)'.

438164984_PerfilTreinador.thumb.png.b8706e901ff60a3fb6d3ad7d4a569a71.png

373407679_InformacionesdelSave.png.8b8ca62c27c6172724b5f26cab0f29c7.png

Esse save será rodado na versão limpa do jogo, com o mais atual patch (21.3).

Para as ligas, decidi selecionar as cinco grandes ligas (Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Itália) por questões óbvias. Selecionei também Argentina e Brasil, por serem dois grandes formadores de jogadores - ambos, inclusive, sempre exportando para a Espanha. Portugal e Holanda são dois países secundários que acho sempre interessante estarem presentes, também pelo que podem proporcionar no que diz respeito ao mercado.

Já a presença de Bélgica, Croácia e Sérvia se deve ao fato de serem três países que sempre revelam ótimos jogadores e que, portanto, sempre estou de olho. Achei por bem deixá-los ativos (algo que nunca faço) para ver o que isso pode impactar na produção de regens por aquelas bandas.

2115114028_DadosdoSave.thumb.png.3d7a1064360b3dddefc6b75357da3fb6.png

Além disso, e também baseado nos motivos citados acima, selecionei uma base de dados grandes, com a adição de jogadores como pode ser vista abaixo. No que diz respeito a América do Sul, a ideia é aumentar um pouco mais a diversidade por ali, já que sabemos que eventualmente sempre surgem bons jogadores fora de Argentina e Brasil, como colombianos e uruguaios, por exemplo.

981595069_DadosdoSave2.thumb.png.0cd34a44f5748b46b75add73c7fc35a8.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bigode.

Proposta muito interessante com um clube muito legal - ambos escolhemos membros do Clube dos Pioneiros e teremos grandes desafios para consolidá-los em ligas dominadas por equipes mais jovens que eles. Hehehehe

Curiosamente Huelva é uma das cidades mais próximas da fronteira com o Algarve, mais ou menos uma hora de carro. Dá até pra ir assistir um jogo do Recre e voltar no mesmo dia hehehehe

Boa sorte no desafio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte com o Huelva. 

Já tinhas mencionado o teu save com o Pro Vercelli, espero estar à altura também. Seja como for, ideia interesante esta dos clube pioneiros, é mais uma ideia que me dás 😄 

PEACE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, bigode! Bom te ver por aqui, de novo entre os contadores. 

O desafio é grande, mas é adequado para um save de clube, algo que volta e meia tenho uma coceirinha em fazer. Tem tudo para fazer um belo save por aqui. 

Boa sorte e novamente, que banner lindão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2021 em 07:16, Henrique M. disse:

Boa sorte nesse retorno.

Obrigado, Henrique.

Em 01/03/2021 em 09:19, AllMight disse:

Gostei muito da proposta. Boa sorte!

Obrigado, meu caro!

Em 01/03/2021 em 10:11, Tsuru disse:

Oi Bigode.

Proposta muito interessante com um clube muito legal - ambos escolhemos membros do Clube dos Pioneiros e teremos grandes desafios para consolidá-los em ligas dominadas por equipes mais jovens que eles. Hehehehe

Curiosamente Huelva é uma das cidades mais próximas da fronteira com o Algarve, mais ou menos uma hora de carro. Dá até pra ir assistir um jogo do Recre e voltar no mesmo dia hehehehe

Boa sorte no desafio!

Oi, Tsuru!

Pois é, eu até tinha pensado em citar seu save ali na introdução, mas depois quando escrevi o texto, esqueci. hahaha

O desafio certamente será grande, mas é pra isso que estamos aqui, né? Se fosse fácil, não teria graça. Sim, Huelva é "logo ali" mesmo! Curiosamente, já fui pra Sevilla, que é mais longe, mas ainda não parei em Huelva. Mas é algo que está nos planos, com certeza. Quem sabe agora com o save não me anime a fazer isso quando a pandemia passar?

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 11:07, six_strings disse:

Boa sorte com o Huelva. 

Já tinhas mencionado o teu save com o Pro Vercelli, espero estar à altura também. Seja como for, ideia interesante esta dos clube pioneiros, é mais uma ideia que me dás 😄 

PEACE

Obrigado, meu caro!

Tenho certeza que honrará Vercelli! E sigo acompanhando por lá. Acho que o Clube dos Pioneiros é mesmo um prato cheio, viu? Dou meu apoio para que você também explore isso no futuro!

Em 01/03/2021 em 11:21, Johann Duwe disse:

Boa sorte no Recreativo, essa ideia de equipes decanas é com certeza muito inspiradora.

É sempre um tema bem interessante, né? Por mais que não seja algo novo, acho que faltam histórias com essa temática. Obrigado!

Em 01/03/2021 em 13:12, #Vini disse:

Boa, bigode! Bom te ver por aqui, de novo entre os contadores. 

O desafio é grande, mas é adequado para um save de clube, algo que volta e meia tenho uma coceirinha em fazer. Tem tudo para fazer um belo save por aqui. 

Boa sorte e novamente, que banner lindão! 

É bom estar de volta também! Já estava ensaiando isso faz tempo, o pessoal do grupo sabe... rs

Eu percebi que tenho uma preferência mesmo por saves de clube, não tem como. Ainda quero me aventurar mais em saves carreira, mas gosto dessa conexão que o save de clube proporciona, não sei explicar. Espero mesmo que seja um belo save!

Olha, depois de anos sem mexer no Photoshop, até que não me saí mal, né? hahaha

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 13:52, Nei não cai (38D) disse:

Saudades Bigode. Huelva é querido.

Boa sorte!

É hora de matar essa saudade!

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 14:07, Valismaalane disse:

Boa sorte nessa empreitada! Acompanharei

Obrigado! 

Em 01/03/2021 em 14:26, Cheng disse:

Boa sorte na jornada! Irei acompanhar.

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 14:38, skp disse:

Boa sorte no novo desafio.
Na história, o Hueva traz em seu elenco sempre jogadores de origem sulamericana, vai tentar manter essa forte ligação com o Uruguai e Argentina?
 

Então, como falei ali sobre os países selecionados, a gente sabe que o mercado sul-americano sempre tem as portas abertas na Espanha. O Recreativo, como você bem apontou, não foge disso e já contou inclusive com nomes como Marco Ruben e Martín Cáceres (embora apenas uma temporada cada, ambos por empréstimo). Levando em conta ambos os fatores, vou sim buscar reforços no mercado sul-americano (como um todo, não só Argentina e Uruguai) a medida que isso for possível e que a região proporcionar valores que estejam de acordo com nosso nível.

A título de curiosidade, o clube conta hoje com três estrangeiros (a confirmar se estão também no FM): o brasileiro Matheus Santana, o argentino Alexander Szymanowski e o venezuelano Yaimil Medina.

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 15:38, div disse:

Boa sorte! Acompanhando.

Obrigado!

Em 01/03/2021 em 15:53, Cadete213 disse:

Boa sorte. Vou acompanhar. 

Obrigado!

7 horas atrás, ElPerroMG disse:

Boa sorte, Bigode!!

Obrigado, ElPerro!

6 horas atrás, LC disse:

Bom retorno a área Bigode. 

Obrigado, LC! É bom estar de volta como contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png.0df5d4f654105cc1cddfa73f38f71d07.png

1. Um pouco de história e os primeiros passos

898947338_ElClub.png.c6354013032596c189594da6e344729e.png

Acredito que o primeiro passo para se iniciar um save da melhor maneira, é conhecer um pouco mais do território no qual estamos adentrando. Sendo assim, nada melhor que a primeira atualização traga um pouco da história do clube, atrelada já a alguns dados in-game.

Hoje nomeado Real Club Recreativo de Huelva, ou apenas Recreativo de Huelva, o clube foi fundado no dia 23 de Dezembro de 1889, na cidade de Huelva, na Andaluzia, sul da Espanha. Para entender a origem do Decano, porém, é preciso voltar alguns bons anos no calendário, mais precisamente para 1878. Foi nesse ano que, coincidindo com a chegada do Dr. Williams Alexander Mackay, o Club Inglés de Río Tinto decidiu criar, na capital onubense (em tempo: onubense diz respeito a Huelva; quem nasce em Huelva, é onubense, por exemplo), uma "Sociedad de Juego de Pelota". Através dessa sociedade, vinculada ao clube, eram praticados o futebol bem como outras modalidades tipicamente disputadas pelos ingleses, como o críquete.

É importante notar que, em documentos hoje expostos em museu da Federação Espanhola de Futebol, já é possível encontrar citações a um "Club de Recreo" em 1888, pelo menos um ano antes da criação de fato do Recreativo de Huelva.

Praticado na cidade desde meados da década de 1870, o futebol chegou a região através de mineiros de origem anglo-saxônica e rapidamente se popularizou. Com a chegada em massa de ingleses à partir de 1863, devido a compra de algumas minas, a cidade ganhou novos contornos. Os recém-chegados trouxeram consigo sua cultura, tentando integrar a mesma com a já existente cultura local. E depois de já terem realizado diversas partidas de futebol contra marinheiros ingleses, surgiu a ideia, destes empresários ligados a mineração em conjunto com alguns membros da sociedade onubense, de criar um clube no qual poderiam praticar suas modalidades favoritas.

1791474500_Apresentao1.thumb.png.476e4bafbed0ffc1d4a29fd5597e1d10.png
Com um estádio de boa capacidade e boas estruturas físicas, já iniciamos o desafio com boas ferramentas para rumar em direção ao sucesso.

E é aí que entra o já citado médico escocês Dr. Alexander Mackay, que juntamente de Charles Adams, fundou o então denominado Huelva Recreation Club. Depois de uma primeira reunião a 18 de Dezembro de 1889, uma nova reunião no dia 23 de Dezembro de 1889 confirmou oficialmente a fundação do clube. Cinco nomes se destacam na reunião: Dr. Alexander Mackay e Guillermo Sundheim (empresário alemão já assentado em Huelva e diretamente envolvido no desenvolvimento e crescimento econômico da região), que convocaram a reunião; o já citado Charles Adams, nomeado Presidente de Honra, além de Pedro Nolasco de Soto e José Muñoz, os dois únicos espanhóis ali presentes.

[...]

Fazemos então um pulo para o futuro. Há muita coisa para se contar ainda sobre esse início de caminhada, mas deixemos para outro momento. Teremos ainda muitas oportunidades para saber mais detalhes relacionados a criação do clube. Vamos ao que interessa...

Dentro de campo, o que fez o Recreativo de Huelva?

Não podemos dizer que se trata, exatamente, de um clube muito vencedor ou participante frequente da elite espanhola. Segundo a Wikipedia, foram apenas 5 temporadas na La Liga. No segundo escalão espanhol, foram 38 temporadas. É, de longe, o nível que o clube mais frequentou. O terceiro escalão do futebol espanhol contou com a presença do clube 12 vezes, enquanto o quarto escalão viu a equipe por 23 vezes. Por fim, foram duas as participações nas divisões regionais.

Atualmente, o Recreativo de Huelva disputa a Segunda División B, equivalente ao terceiro escalão do futebol espanhol. A atual temporada, 2020/2021, é a sexta consecutiva nesse nível, depois do rebaixamento como 20ª colocada na temporada 2014/2015. A última vez em que disputou a elite foi em 2008/2009. Era o terceiro ano seguido disputando La Liga até o rebaixamento naquele ano como lanterna.

Sempre disputando o grupo 4 da divisão, a verdade é que o Recreativo penou bastante nessas cinco temporadas, com exceção de uma: em 2018/2019 foi líder do grupo, com 78 pontos conquistados (38 jogos, 23 vitórias, 9 empates e 6 derrotas), mas acabou eliminado nos play-offs de promoção. Nas temporadas 2015/2016 e 2019/2020, terminou na 13ª colocação; na temporada 2016/2017, terminou na 12ª colocação; na temporada 2017/2018, terminou na 15ª colocação. Sempre com pontuações próximas aos clubes da "zona vermelha".

E a temporada 2020/2021 não tem sido diferente. Agora com o grupo sendo dividido em dois sub-grupos de 10 clubes cada, a situação do Recreativo Huelva é bem delicada, ocupando um dos quatro postos para os 'grupos de rebaixamento', que numa fase posterior definem os clubes rebaixados. A tabela abaixo, mais o histórico recente, mostra que a missão, no FM, provavelmente também não será fácil, apesar da imagem postada anteriormente indicar uma previsão bem mais otimista da imprensa.

1270128833_ClassificaoReal.png.f28b6a4c439afb012b58bea3c0478955.png

Aliás, não é só a visão da imprensa in-game que é otimista.

1941375395_Apresentao3.thumb.png.418cf9daa583ff75d5df47e33300a85c.png

O clube segue a mesma tendência e deixa isso bem claro na Visão do Clube, no qual estabelece como expectativa mínima a classificação para o playoff de promoção. Isso tudo, claro, enquanto também tenho a obrigação de tratar dos danos financeiros.

1106303095_BalanoInicial.thumb.png.7ecfc45bb95965fa06ad390a2cdf3c7e.png

Olhando o balanço atual, a impressão que passa é até que eles estão loucos (apesar de estarmos gastando levemente mais do que o devido com salários), afinal, temos saldo positivo. Mas não se enganem: nem tudo são flores. O balanço esperado para o final dessa temporada é de pelo menos €4 milhões negativos. O valor dobra para o final da próxima temporada e é superior a €12 milhões negativos para a temporada 2022/2023.

902895179_LaPlantilla.png.2a73af3867352f4b16fc7930ded536c4.png

Não irei me alongar muito aqui, porque ainda não olhei profundamente o elenco, pra ser sincero. Além disso, é bem possível que mudanças ocorram, então prefiro me aprofundar numa próxima atualização, com o elenco fechado.

Dito isso, tenho em mãos um elenco com um total de 23 jogadores, sendo 4 estrangeiros. O goleiro Louis Yamaguchi tem dupla nacionalidade francesa, enquanto o argentino Alexander Szymanowski tem dupla nacionalidade espanhola. De se notar que o brasileiro Matheus Santana tem dupla nacionalidade espanhola na vida real, pelo que me consta, mas não tem no jogo.

Como apoio, o clube ainda tem o Sub-19 e o Huelva B. O primeiro, infelizmente, não tem nenhum jogador, apenas os famigerados jogadores cinzas. Já o Huelva B conta com 18 atletas, todos entre 18 e 21 anos. Numa rápida vista de olhos e sem conhecer o nível do elenco principal e da divisão, porém, não me parece que nenhum deles tenha o que é necessário para agregar.

1215641756_ElencoInicial.thumb.png.56dc31ff97ec21a7ce8a89e785263038.png

Vale notar que só podemos inscrever 22 atletas para a disputa da Segunda División B, sendo no máximo 3 goleiros e no máximo 20 jogadores de linha. Além disso, não podemos ter mais do que 16 jogadores acima dos 23 anos (atualmente temos 14 inscritos, mas 16 no elenco).

1894560433_CuerpoTcnico.png.9909f4fd7bcb0625f05da9d2b1c3e7e4.png

Assim como no caso do elenco, não me falarei muito desse setor por agora, visto que ele precisa de melhoras.

1725521242_ComissoInicial.thumb.png.df29c9d01fcd533f23095a8655188414.png

Felizmente, o nível inicial dos treinos já é razoavelmente bom. Digo 'felizmente' porque é a área na qual temos menos espaço de manobra, no que diz respeito ao número atual de profissionais vs vagas disponíveis. As áreas médica e de recrutamento, porém, precisam urgentemente ter suas vagas preenchidas, de modo a tentar melhorar o nível por lá, que de maneira geral está apenas na média.

2128166735_NvelTreinosInicial.thumb.png.eedef27691ea35459d0c2c87ddd75188.png

Apresentações feitas... que comecem os jogos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bigode. changed the title to Recre: Las Inolvidables Historias del Abuelo Decano [att: 02/03]

Acho que fez bem em não fazer o save com a Pro Vercelli. E nem por já estar jogando off (isso também), mas porque refazer o mesmo save que deu certo antes não costuma funcionar. Dois saves nunca são iguais, e se os outros não deram tão certo quanto tu queria a tendência é que a nova versão com a Pro Vercelli também acabasse nas sombras da anterior.

Sobre simplificar nos objetivos, eu também acho que é melhor não ficar estabelecendo grandes metas, até porque a meta de qualquer um no FM é ser campeão. Mas acho que estabelecer limitações e regras para dificultar um pouco as coisas é algo que pode ser feito. Pelo que entendi, tu não quer fazer isso, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um desafio bem legal em um dos países mais divertidos pra se jogar, o que a Espanha tem de difícil para superar a dupla Barça e Real Madrid tem de interessante por sempre ter os melhores times do jogo como adversários.

Boa sorte na sequência e perdão se já estou pensando lá na frente. Ao que consta nesse primeiro momento é uma defesa boa e um ataque com problemas mas imagino que isso será tratado conforme analisar melhor o elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vida real eu torço o nariz para o futebol espanhol, mas a história dos clubes rendem bons saves, como temos e tivemos aqui (Rayo, Las Palmas 123, Andorra, Gimnastic, Hércules, Prat..).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2021 em 22:15, Seguradora Gralha Azul disse:

Boa sorte Bigode! Curioso pra ver esse abuelo voltar aos bons momentos.

Obrigado, Nismo!

Em 02/03/2021 em 23:48, Victor Duque disse:

boa sorte na sequência do desafio! acompanhando!

Obrigado!

Em 02/03/2021 em 23:55, Danut disse:

Acho que fez bem em não fazer o save com a Pro Vercelli. E nem por já estar jogando off (isso também), mas porque refazer o mesmo save que deu certo antes não costuma funcionar. Dois saves nunca são iguais, e se os outros não deram tão certo quanto tu queria a tendência é que a nova versão com a Pro Vercelli também acabasse nas sombras da anterior.

Sobre simplificar nos objetivos, eu também acho que é melhor não ficar estabelecendo grandes metas, até porque a meta de qualquer um no FM é ser campeão. Mas acho que estabelecer limitações e regras para dificultar um pouco as coisas é algo que pode ser feito. Pelo que entendi, tu não quer fazer isso, certo?

Então, quanto a não dar certo, não sei. Essas últimas duas tentativas (com Farense e Sheffield United) eu encerrei de forma prematura - embora tenha jogado umas quantas temporadas em ambos os saves - mas assim... nenhum dos dois clubes é a Pro Vercelli, né? Eu criei uma identificação com o clube italiano a partir daquele save que compartilhei aqui na área, então é uma vibe diferente e acho que dificilmente teria perdido a empolgação. Tem outros fatores envolvidos também, como, no save do Farense, a dificuldade que sabemos (e o @Tsuru tá aí pra confirmar) que existe pra evoluir e progredir no Tugão.

De qualquer maneira, concordo que existe mesmo essa questão da sombra daquela primeira saga na Pro Vercelli, embora eu também acredite que não pesa tanto porque lá ficaram coisas por fazer também (encerrei o save na 11ª temporada, com a conquista da UCL, mas nunca consegui o título italiano, por exemplo; no máximo, fui vice, numa versão em que a Juventus ainda era muitíssimo dominadora).

Sobre a questão dos objetivos: como falei, o principal é me divertir. E, claro, que os leitores que me acompanhem também possam se divertir. Mas não excluo a possibilidade de estabelecer alguns pontos futuramente. Nesse início, jogarei "livre", mas tenho em mente, mas pra frente, estabelecer de forma oficial questões como uma porcentagem mínima de jogadores da base no elenco principal (e na seleção nacional, por que não?), talvez a nacionalização do elenco, quem sabe buscar a formação de atletas que criem identidade com o clube (construindo a carreira toda aqui e estabelecendo novos recordes, por exemplo), a construção de um novo estádio, o topo do Quadro de Honra... 

Foi como falei ali: é tudo uma questão de ver como o save irá correr e para onde ele me levará, criando diretrizes mesmo durante essa caminhada (e não pré-caminhada, como é habitual fazermos).

Em 03/03/2021 em 00:05, Peepe disse:

Um desafio bem legal em um dos países mais divertidos pra se jogar, o que a Espanha tem de difícil para superar a dupla Barça e Real Madrid tem de interessante por sempre ter os melhores times do jogo como adversários.

Boa sorte na sequência e perdão se já estou pensando lá na frente. Ao que consta nesse primeiro momento é uma defesa boa e um ataque com problemas mas imagino que isso será tratado conforme analisar melhor o elenco.

Rapaz, acredita que faz uma eternidade que não jogo na Espanha? Tenho a ideia de que a última vez foi com a Real Sociedad, ACHO que ali pelo FM15 ou FM16.

Acho que é um campeonato bem interessante mesmo, porque você tem Real e Barça, além do Atlético, que são bem difíceis de bater, mas tem diversos outros times interessantes, que fazem a liga não ser monótona. Fora que vendo os saves alheios, tu percebe que vira e mexe esses três caem de rendimento, possibilitando que a gente chegue lá, então não é uma liga impossível de ganhar (o que é bom porque não desmotiva).

Na próxima atualização falarei certinho do elenco, não precisa pedir desculpa, mas sua análise está no caminho certo, embora não seja todo o sistema defensivo que passe confiança.

Obrigado!

11 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Na vida real eu torço o nariz para o futebol espanhol, mas a história dos clubes rendem bons saves, como temos e tivemos aqui (Rayo, Las Palmas 123, Andorra, Gimnastic, Hércules, Prat..).

 

Eu gosto bastante do futebol espanhol na vida real, porque vejo como uma liga que te proporciona um número muito alto de treinadores num nível interessante, seja qual for a dimensão e qualidade da matéria-prima dos clubes que eles treinam. Tanto é que tu vira e mexe vê equipes que tecnicamente são bem limitadas dando trabalho pra Barcelona e Real, por exemplo (em que pese o péssimo momento dos dois gigantes).

Soma-se a isso o que tu disse dos bons saves que surgem aqui pelo país e é impossível, pra mim, não gostar de lá. O que é até engraçado, porque como falei acima, faz MUITO tempo que não jogo na Espanha. Ok que isso é culpa de basicamente só fazer save com a Pro Vercelli, mas mesmo assim... quando saí dessa zona de conforto, pra compartilhar aqui, acabei indo pra Inglaterra (que gosto muito, por diversos motivos, entre eles todo o dinheiro envolvido) e pra Portugal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png.e9fa4b853d17ff3e47cf229905a0ae7e.png

2. La Revolución Onubense!

Após a atualização inaugural, com a breve apresentação do elenco, foi hora de colocar a mão na massa.

Ao analisar o elenco - e somente isso, sem olhar para os adversários de divisão - notei um grupo com alguma qualidade, mas muito desequilíbrio e fraquezas nítidas. Com 23 jogadores (24, se contarmos Jesús López, que estava emprestado a outro clube), estávamos no limite de tudo: de número de jogadores possíveis, de folha salarial...

Precisando fortalecer o elenco, fui ao mercado sabendo que eu basicamente teria apenas uma saída: empréstimos. Jogadores livres passariam a ser alternativa apenas se eu conseguisse liberar espaço na folha salarial.

E às vezes surpresas acontecem. Modéstia à parte, me considero muito bom no que diz respeito ao mercado de transferências. Vejamos...

Transferencias.png.80696bc82fa5797575d368e82fa5e81c.png

Em relação às saídas, de forma a abrir espaço na folha salarial, que estava estourada, encerrei os empréstimos de Matheus Santana (€6 mil/mês) e Seth (€1,5 mil/mês). Além disso, acertei a dispensa de Fran (€1,6 mil/mês) e consegui concretizar duas vendas. A primeira delas foi a ótima ida de Chuli ao Las Palmas, por €525 mil. O jogador, que podia atuar pela ponta direita ou no comando do ataque, recebia €25 mil/mês e, na minha opinião, não tinha qualidade que justificasse esse salário, além de já ter 29 anos. A segunda venda, mais modesta, foi a de Moha ao FK Vojvodina, por €64 mil. Podendo atuar nas mesmas posições de Chuli, Moha recebia €8 mil/mês.

686323147_TransfernciasSadas.thumb.png.19ac299dc335de79f6905d016bb0b077.png
*as transferências ocultas são aquelas da vida real que já iniciam o save concretizadas

Ainda tentei concretizar as vendas de Nauzet (goleiro, €21 mil/mês), Antonio Ponce (volante, €1,6 mil/mês), Víctor Barroso (ponta, €6 mil/mês), Jesús Sillero (ponta, €8 mil/mês) e Alberto Quiles (atacante, €16 mil/mês), mas não obtive sucesso, mesmo oferecendo alguns deles de graça. Com isso, decidi transferir todos os cinco para o nosso time B e voltarei a tentar suas saídas no meio do ano.

1015804495_TransfernciasChegadas.thumb.png.641b0b45b1de19d956a65845d9f21c99.png
*as transferências ocultas são aquelas da vida real que já iniciam o save concretizadas

Se por um lado concretizamos a saída de 10 jogadores (os cinco que saíram efetivamente + os cinco relegados para o time B), por outro lado anunciamos a chegada de ONZE reforços. Basicamente um time inteiro. Dentre as novas caras, nomes de muita qualidade e que me surpreendi muito ao conseguir trazer, como o lateral Thierry Correia e o atacante Pietro Pellegri.

Como antecipado, o foco foi nos empréstimos e apenas um dos reforços acertou em definitivo. Além disso, dos dez jogadores emprestados, não pagaremos salário para seis deles. Pagaremos parte dos salários apenas de Pedro Álvaro (€6,5 mil/mês), Alessandro Tripaldelli (€4,6 mil/mês), Filippo Ranocchia (€325 euros/mês) e Pietro Pellegri (€10 mil/mês). Com isso, como mostrarei a frente, conseguimos diminuir drasticamente nossa folha salarial.

38137346_LaPlantilla.png.b7c2fff1534293eeee634843dbf8fe93.png

  • GOLEIROS

Goleiros.thumb.png.328ad77889fa2a817662089183a3e39e.png

Aqui, inicialmente, eu não pretendia fazer nenhuma mudança. Em uma primeira avaliação, acreditava que o experiente Nauzet tinha qualidade mais do que suficiente para a divisão, com Louis Yamaguchi sendo um reserva decente. Aí veio a pré-temporada e vi que nunca estive tão enganado. Nauzet nos proporcionou um verdadeiro show de horrores. Tive então que correr atrás de um titular e achei o experientíssimo Mariano Barbosa, com longa experiência no futebol espanhol, incluindo uma passagem aqui mesmo pelo Recreativo na temporada 2007/2008, na elite. Será nosso titular.

  • LATERAIS DIREITOS

1383097520_LateraisDireitos.thumb.png.7fecd0c881653ea916f5f61ead6be9b1.png

Um dos focos de carência e desequilíbrio que notei no elenco foi o flanco. Ambos os flancos, na verdade. Defensiva e ofensivamente. Faltavam opções (e qualidade) nas laterais, enquanto sobravam opções de pontas, mas faltavam qualidades. Não à toa o primeiro reforço dessa nova era no Recreativo foi também a primeira grande surpresa: Thierry Correia me pegou desprevenido ao aceitar jogar por dois anos no Nuevo Colombino. É um jogador que, acredito, deve SOBRAR no atual escalão. Miguel Ángel Cera será seu reserva, mas espero não precisar contar muito com ele.

  • ZAGUEIROS

Zagueiros.thumb.png.a87d576edbf70c4e181ea1ed2d5e7419.png

Um dos pontos fortes do elenco que me recebeu era a zaga, com três fortes nomes e experientes nomes se destacando: Diego Jiménez e Jesús Valentín, que iniciarão a temporada como titulares, e Jorge Morcillo, que será opção. Ainda consegui o excelente empréstimo de Pedro Álvaro, por duas temporadas. O português inicia como opção, mas tem tudo para assumir a titularidade. O também jovem Antonio Leal fica como última opção, suprindo eventuais problemas com lesões e suspensões.

  • LATERAIS ESQUERDOS

1445036765_LateraisEsquerdos.thumb.png.8e91b20038b7951223d322c2d4283a03.png

Do lado esquerdo, a coisa era ainda pior do que do lado direito e até cogitei a venda de Luis Madrigal e a chegada de dois laterais, mas ninguém quis o espanhol e as opções com quem conversamos rejeitaram, então preferi manter o jogador como reserva, esperando não precisar utilizar o mesmo. Para assumir a titularidade absoluta, chegou da Itália o promissor Alessandro Tripaldelli, por um empréstimo de duas temporadas.

  • VOLANTES

Volantes.thumb.png.c95faae802e27ddd54634faef48d21ef.png

Para atuar a frente da nossa linha defensiva, atuando inicialmente como Regista, temos o experientíssimo Alberto Martín, que pode também atuar como zagueiro. Vindo da Dinamarca por dois anos, Jacob Christensen começará como uma forte sombra ao veterano, tendo grandes possibilidades de roubar a vaga.

  • MEIAS E PONTAS

545352148_MeiasePontas.thumb.png.36a191e6862d1983c2c44e8ec9118f3f.png

Para esse início de trabalho, resolvi optar pelo uso do 1-4-3-3 (treinando, como opção, um 1-4-2-3-1 semelhante ao utilizado pelo clube na vida real) e felizmente, para isso, já contava no elenco com dois interessantes nomes: José Antonio González e Dani Molina, que foi revelado pelo próprio Recreativo, mas depois de passagem pelo Celta de Vigo B, hoje está aqui emprestado pelo Extremadura. Ambos partem como titulares, embora uma lesão na pré-temporada prejudique o início de González.

Precisando de pelo menos dois nomes para fazer sombra aos dois, fui buscar Filippo Ranocchia, na Juventus, e Onni Valakari, no cipriota Pafos, para inicialmente serem reservas de ambos, respectivamente. Como na pré-temporada sofremos com algumas lesões, achei por bem buscar outro nome, para compor elenco e não ter problemas no decorrer do ano. Essa decisão resultou na chegada do romeno Cătălin Itu, junto ao CFR Cluj.

Como falei anteriormente, tínhamos um excesso absurdo de jogadores que podiam atuar na linha de frente, como pontas e/ou armadores. Aqui, porém, era a famigerada relação "muita quantidade, pouca qualidade". Depois de muito filtrar, acabei por manter apenas três nomes. O experiente argentino Alexander Szymanowski, que já havia passado pelo clube entre 2012 e 2014, será nosso titular pelo lado direito, enquanto o também veterano José Carlos, revelado pelo clube e com passagens por clubes como Sevilla, AEK e Rayo Vallecano, será o reserva do lado esquerdo.

Para fazer sombra ao argentino, mantive no elenco o venezuela Yaimil Medina, enquanto o jovem Lukas Vorlicky chegou da Atalanta com a missão de assumir a titularidade do lado esquerdo.

  • ATACANTES

Atacantes.thumb.png.1b19c2e8aef95d950101085b8a2623f9.png

O ataque sofreu uma revolução total. Não confiava em Alberto Quiles - e ele confirmou minha análise ao não fazer muito quando teve chance na pré-temporada - e Seth chegava a me dar arrepios. Dentre os 12 jogadores que passaram algumas semanas fazendo testes conosco, estava o experiente Ikechukwu Uche, ídolo do clube. O nigeriano passou pelo clube entre 2003 e 2007, foi peça importante no título que garantiu a promoção a La Liga (conquistando o Trofeo Pichichi da hoje nomeada LaLiga 2) e é um dos maiores artilheiros da história do clube na elite espanhola. Demorei um pouco, porém, para oferecer um contrato a ele, em parte porque ainda não tinha liberado verba suficiente para pagar o que ele queria. Quando oferecemos, foi um pouco abaixo da pedida inicial do jogador, que acabou preferindo acertar com os holandeses do RFC Waalwijk. Uma pena, pelo que mostrou na pré-temporada.

Precisando então de um nome de qualidade, depois de já ter acertado com o croata Dion Drena Beljo para a reserva, e tendo acabado de liberar mais dinheiro (através da venda de Moha), consegui outra grande e muito surpreendente contratação: o jovem e muito promissor Pietro Pellegri. O italiano era meu sonho de consumo, mas eu não acreditava que ele aceitaria. Não só aceitou como foi sem titubear, sem pensar duas vezes. Com isso, garantimos dois anos de uma grande promessa da posição. Será nosso titular absoluto.

Finanzas.png.82ca1144af71d6bb41de3ee54d08f063.png

Lá na primeira atualização, comentei sobre a projeção financeira do clube, que era horrível. Acostumado a jogar na Itália, que paga muito mal os clubes nas divisões inferiores (e só a partir da chegada a Serie A é que é possível começar realmente a botar ordem na casa), achei que fosse o mesmo caso aqui. Talvez exista esse problema também, mas durante a pré-temporada acabei descobrindo o real problema do clube, que acabei não percebendo antes, já que não olhei todos os menus relacionados a parte financeira.

1066347843_Dvida.thumb.png.73248eb9d9a60e9ae46650bdfe32c43b.png

É isso mesmo: o Recreativo tem uma dívida que beira os €25 milhões. Com pagamentos mensais na casa dos €210 mil, sofreremos com isso até Junho de 2030. Claro, as coisas podem mudar: o clube pode ser comprado e o novo dono quitar tudo ou podemos ter sucesso desportivo que acarretará em muito dinheiro entrando e a diretoria resolva quitar tudo de uma vez. Mas, até segunda ordem, será isso aí, o que torna o desafio ainda mais interessante.

Em relação a nossa situação atual, a excelente venda de Chuli alavancou um pouco nosso balanço. Isso, somado a boa diminuição da folha salarial, melhorou razoavelmente a projeção para essas próximas temporadas, embora a situação ainda seja delicada.

Às vésperas da nossa estreia na Segunda División B, nosso balanço financeiro é pouco mais de €400 mil superior ao balanço do início do save. A folha salarial, que estava na casa dos €298 mil/mês (€2 mil/mês a mais do que o limite) caiu para pouco menos de €225 mil/mês. E isso não só ocorreu sem perder qualidade, como na verdade melhoramos o elenco. A tendência é que esse valor diminua ainda mais, visto que temos aqueles cinco jogadores que não conseguimos nos desfazer.

129297831_FinanasPr-Liga.thumb.png.c2b84983e437719da80acf92cbea545f.png

Transferências, elenco e finanças apresentados, é hora do próximo passo.

Na próxima atualização, falarei sobre o sistema tático e modelo de jogo escolhidos, darei mais detalhes sobre como a pré-temporada foi importante em diversos aspectos e veremos também nossos primeiros passos na disputa da Segunda División B.

Vamos, Recre! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Recre: Las Inolvidables Historias del Abuelo Decano
  • Fujarra locked e unlocked this tópico
  • Fujarra locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...