Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

The Mighty Wrexham


Tsuru

Posts Recomendados

CYMRU-AM-BYTH90e46e23967e4ca1.png

 

7a10c8a7fe7773a18.png
 

Durante a pesquisa para o save do Druida, me deparei com o lema oficial de Gales, “Cymru Am Byth” (se lê “Kimiru Am Bith”) que quer dizer “País de Gales para sempre” (Wales Forever) ou “Vida longa ao País de Gales” (Long Live Wales). Na ocasião eu li erradamente “Galês para sempre” (que em inglês seria “Welsh Forever”), e apesar de estar incorreto - porque originalmente o lema se refere ao país e não à nacionalidade - a ideia ficou na minha cabeça como uma espécie de conceito de fidelidade à nacionalidade em questão.

Na época li que as maiores equipes de Gales jogam há muitos anos na pirâmide inglesa e que decidiram permanecer assim mesmo após a criação da liga galesa, em 1992 (eu sinceramente não os culpo). Isso gera uma inusitada situação de mais de um time de um país atuando em outro (são quatro na db oficial do FM, mas soube que há outros em divisões ainda mais baixas). E por fim, pesquisando sobre experiências de jogadores com essas equipes no FM, achei no fórum oficial um jogador que decidiu criar uma espécie de “Athletic Bilbao inglês”, com a regra de contratar apenas jogadores galeses (https://community.sigames.com/forums/topic/438707-fm-18-wrexham-the-welsh-red-dragons/?tab=comments). 

Eu adorei e percebi que ele estava basicamente materializando em um save o conceito de “Galês para sempre”. A ideia ficou guardada no porão (porque a gaveta já estava cheia delas) e ao pensar em qual save seria o primeiro no FM 21, foi a que mais me empolgou. Não só pelo desafio em si, mas por misturar uma série de elementos que eu não costumo utilizar nos meus saves, permitindo fazer mesmo algo diferente do meu usual. Entre eles estão restrição de contratações, desenvolvimento da base (que aqui vai acabar tendo papel fundamental) e o sistema que batizei de “Cafundó League”, aquele que você pega um time de uma divisão ali perto do Pré-Sal e segue nele até o mais alto possível. Eu pensei em fazer mais uma coisa diferente que seria jogar a primeira temporada antes de postar, mas empolguei e decidi compartilhar de uma vez.

Por fim, temos a escolha do clube. Eu considero que o “nível fácil” desse desafio (isso existe?) é com Swansea e Cardiff, times maiores, com mais dinheiro e estrutura, que militam na segunda divisão e já possuem boa parte de seu elenco nacionalizada. O “nivel médio” seria com o Newport County, hoje na League Two, a quarta divisão, com um elenco com bom número de galeses mas menos estrutura e recursos do que os outros dois. E o “nível difícil” é com o Wrexham, que há algum tempo milita na Football League, quinto escalão inglês, e que por seu natural estado de penúria, contrata o que é possível (não devem nem olhar o nome do sujeito, imagina onde o cara nasceu).

Um deles eu já queria treinar desde que fiz a entrevista aqui no PM, e foi uma escolha natural. Ok, pelo banner já dava para saber, mas quis explicar assim mesmo. Hahahaha

 

652cd330d1fe5304c.png

 

Fundado em 1864, o Wrexham Association Football Club (galês: Clwb Pêl-droed Cymdeithas Wrecsam - tente dizer isso rápido três vezes!) é o mais antigo do País de Gales e se define como o terceiro clube mais antigo do mundo (embora esse critério possa ser variável), sendo inclusive membro do Club of Pioneers. O nome é uma homenagem à cidade natal, Wrexham, próxima a locais de muita tradição no futebol como Liverpool e Manchester. E a equipe é conhecida como The Red Dragons, provavelmente por utilizar em seu escudo dois dragões semelhantes aos da bandeira do País de Gales.

 

0CoWFvC7_400x400-11edf631007fae570.png

 

O time manda seus jogos no Racecourse Ground, a arena internacional mais antiga do mundo que ainda recebe jogos internacionais. Ela foi aberta em 1807, sendo que recebe jogos de futebol desde 1864, e o recorde de público foi estabelecido em 1957, quando o Wrex sediou uma partida contra o Manchester United diante de cerca de 35 mil espectadores. 

 

1200px-Eric_Roberts_Stand55019f6e4f5628b

 

Após iniciarem a vida esportiva disputando competições locais em sua terra natal, os Red Dragons entraram para a pirâmide inglesa em 1905, na Liga de Birmingham e Distrital. Em 1958 o campeonato inglês foi reorganizado e o Wrex foi para a terceira divisão, de onde oscilou desde a segundona (em fins dos anos 70), o mais alto que já chegou, e flutuou daí para baixo até o quinto escalão, a partir de 2008, quando não conseguiu mais ser promovido. 

Depois de algumas décadas sendo administrado por um fundo de torcedores, em novembro de 2020 o clube foi vendido aos atores hollywoodianos Ryan Reynolds (o Deadpool - que aliás tem um ótimo gosto para esposas) e Rob McElhenney. Isso ocorreu depois do fechamento da db do FM, o que significa que o 21 é o último com os Red Dragons ainda sob propriedade dos seus adeptos e iniciando em dezembro de 2019 sem investidores externos (embora eu não saiba se isso vai mudar no update final).

Em termos de títulos, o Wrexham venceu a Copa Galesa 23 vezes - o que permitiu algumas participações na antiga Taça dos Vencedores das Taças -, ganhou o FA League Trophy em 2005 e o FA Trophy em 2013, além de ter 11 títulos da FAW Premier Cup, torneio que reunia os outros galeses que jogam na Inglaterra.

Apesar de existirem naturalmente rivalidades locais entre as equipes de Gales, os maiores rivais do Wrexham são três ingleses, nos chamados Derbies Transfronteiriços: Shrewsbury Town, Tranmere Rovers e o arquirrival Chester. Separados por apenas 20 km, Wrexham e Chester fazem um duelo muito nervoso, marcado por uma rivalidade bastante agressiva e um clima de guerra (no campo e em volta dele).

 

mapagales89d9d38cc84c4fa9.png

 

Jogadores que atuaram em um ou nos dois clubes dizem que é tão intenso quanto Arsenal vs Spurs, parecendo um verdadeiro confronto Inglaterra x País de Gales. Outra curiosidade é que o estádio do Chester, o Deva, transpassa a fronteira e seu campo está localizado totalmente em Gales - o que meio que faz dele um time inglês que joga no país vizinho (!).

No FM o Chester está uma divisão abaixo, portanto caso esse encontro aconteça de forma oficial, deve ser mais adiante no save. Enquanto isso penso em criar uma copinha chamada Cross Border Trophy com o Wrex e os três rivais, vamos ver se eles topam.

 

89f375cf528cd3708.png

 

  • Contratar apenas jogadores de nacionalidade galesa; (removido em 19/08/21 para tornar o save mais dinâmico e adequado ao tempo disponível)
  • Dar preferência à equipe técnica de nacionalidade galesa (alterado em 18/10/2021 para evitar que a restrição comprometa a melhoria da equipe técnica do clube)

 

9e7d2e234a0d4aab6.png

 

  • Conquistar a Premier League;
  • Conquistar uma copa inglesa;
  • Conquistar um torneio europeu;
  • Ter pelo menos um jogador formado no clube convocado para a seleção galesa;
  • Ter instalações de primeiro mundo em todos os níveis;
  • Entrar para a lista dos 10 times mais ricos da Europa.

 

10c51da8e4df2f62c0.png

 

Criei um personagem fictício chamado Oliver Jones para ser o treinador, mas decidi não arriscar nessa parte e deixei as licenças de acordo com o que o jogo sugeria, apenas dando maior foco ao desenvolvimento de formação.

 

treinadorb76abed0887c1c51.png

 

Para me dar mais opções em termos de jogadores, ativei as cinco divisões de Gales utilizando o update do Timo e personalizei a database. A opção por incluir as primeiras divisões de outros países foi para deixar o save mais realista quando o Wrexham começar a subir um pouco mais na pirâmide.

 

ligascarregadas826cebf59ca58107.png
 

Depois que iniciei eu me dei conta que deveria ter carregado Escócia e Irlanda, onde certamente há galeses jogando. Adicionei as duas nos primeiros dias de jogo e elas estarão disponíveis a partir da próxima temporada, porém a Irlanda do Norte acabou ficando de fora por limitações de hardware.
 

indice460c9015a848a8e7.png

 

  1.  Apresentação
  2.  "Os números não mentem jamais"
  3.  "Iniciar o trabalho é fazer dois terços dele"
  4.  "Independente da situação, olhe sempre os dois lados da moeda"
  5.  "Gol, o grande detalhe do futebol"
  6.  "O ataque é a melhor defesa?"
  7.  "A adversidade traz conhecimento, e o conhecimento traz sabedoria"
  8.  "Não há azar que sempre dure e nem sorte que nunca se acabe"
  9.  "O pagamento vem ao fim da canção"
  10.  "Se a vida te der limões..."
  11. "O que não tem remédio, remediado está"
  12. "Os diamantes galeses"
  13. "A batida insistente quebra a pedra"
  14. "Chegou a hora de recomeçar"
  15. "Poucos pregos, muitas marteladas"
  16. "Subidas e descidas"
  17. "Se um é ótimo, Dois é ainda melhor"
  18. "É sempre bom olhar na direção de casa"
  19. A reestreia na Liga Dois
  20. No rumo certo
  21. Acima das previsões e abaixo das expectativas
  22. Seja como o camaleão: mude e adapte-se sem perder a sua essência
  23. Nem tudo que reluz é ouro
  24. Derrapada ou solavanco?
  25. Não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas
  26. Quando o futebol é justo
  27. A chaleira ferve e estamos prontos
  28. Oi, tio Pep!
  29. Outubro/novembro 2026
  30. Tem novo líder na área

 

Posts históricos:

  1. O nascimento do futebol galês
  2. O gramado inglês era mais verde que o galês
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que estou um pouco cético com a proposta, acho que tu pegou um desafio bem complicado e dado o histórico me questiono como vai ser quando enfrentar dificuldades. Mas torço muito para que dê tudo certo.

No mais, discordo um pouco da avaliação que iniciar com Swansea ou Cardiff seria o modo fácil. Sim, são equipes de mais estrutura. Mas o futebol galês não tem muito jogador bom, e são equipes que já iniciam enfrentando adversários bem mais fortes também. O Wrexham tem muito menos condições, mas os adversários também são de baixo nível. Também não vou afirmar que começar com o Wrexham seja mais fácil, só acho que a resposta não é tão óbvia quanto "time mais estruturado = mais fácil".

Quanto à lista de divisões, senti falta dos demais países vizinhos. Tu já explicou que ativou Escócia e Irlanda, o que achei bom. Mas será que não valia colocar a Irlanda do Norte? Não seria mais importante pro teu save do que Argentina ou Brasil? Ou mesmo França, que é só o PSG mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, mfeitosa disse:

Bacana, Tsuru. Boa sorte com o save!

Obrigado Feitosa!

10 horas atrás, Victor Duque disse:

Acompanhando tsuru, isso vai ser muuito interessante!!

Vai sim Victor. Obrigado!

10 horas atrás, marciof89 disse:

Boa escolha. Vamos ver se esse vinga hahaha

Boa sorte!

Obrigado Marcio. Mas vingar não...não há nada mais feio que a vingança. A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena. Hehehehe

9 horas atrás, ggpofm disse:

Ótima proposta de save. Tem tudo para ser desafiador e um grande save. Agora é ver até aonde ele vai. Bom save.

Obrigado Gilson. Sendo divertido já fico satisfeito.

9 horas atrás, Cadete213 disse:

boa sorte. Vai ser o Bilbao da zona?

Oi Cadete.

É a ideia. Espero que eu não seja uma zona de Bilbao. Hahahahaha

8 horas atrás, Danut disse:

Confesso que estou um pouco cético com a proposta, acho que tu pegou um desafio bem complicado e dado o histórico me questiono como vai ser quando enfrentar dificuldades. Mas torço muito para que dê tudo certo.

No mais, discordo um pouco da avaliação que iniciar com Swansea ou Cardiff seria o modo fácil. Sim, são equipes de mais estrutura. Mas o futebol galês não tem muito jogador bom, e são equipes que já iniciam enfrentando adversários bem mais fortes também. O Wrexham tem muito menos condições, mas os adversários também são de baixo nível. Também não vou afirmar que começar com o Wrexham seja mais fácil, só acho que a resposta não é tão óbvia quanto "time mais estruturado = mais fácil".

Quanto à lista de divisões, senti falta dos demais países vizinhos. Tu já explicou que ativou Escócia e Irlanda, o que achei bom. Mas será que não valia colocar a Irlanda do Norte? Não seria mais importante pro teu save do que Argentina ou Brasil? Ou mesmo França, que é só o PSG mesmo.

Oi Danut.

Sendo bem sincero, não tô preocupado. Me deu vontade de fazer, fui lá e fiz. Se der certo ótimo, se não der - for demitido, cansar, encher o saco etc. - eu encerro o tópico, abro outro e começo de novo. FM e PM são uma grande brincadeira, é pra relaxar dos problemas do dia a dia, não vejo mais como um compromisso ou qualquer coisa assim. Já fiz um monte de save simples/objetivo que cansou rápido e não me divertia - o Santos AP a partir de determinado ponto no FM 15, a carreira no Uruguai, o Nacional duas vezes - portanto acho que não é por aí. 

Sobre o nível fácil, eu até brinquei com isso no post de abertura - não existe nivel fácil em uma coisa assim né. Mas é mais simples quando você tem mais grana e estrutura porque tem um desenvolvimento de base mais forte, atrai melhores profissionais e pode rapidamente formar galeses em alto nível. Fora que os dois da segunda divisão estão a um passo da Premier, com duas ou três boas campanhas caem na elite, enchem o bolso de dinheiro, passam a atrair jovens e profissionais ainda melhores, enfim. Some-se a isso o fato de que os elencos deles já são cheios de galeses, o ponto de partida nesse sentido é mais direto. Eu tenho a sensação que em vários momentos o save vai se assemelhar a um de base, com os moleques ocupando o time principal e resolvendo o problema da falta de opções no mercado.

Brasil e Argentina acabam por ser essenciais pela geração de jogadores fora de série e que fazem diferença na Europa, e a França é para manter a Champions o mais próximo possível do real. O que talvez eu faça é adicionar mais a Irlanda do Norte assim mesmo e ver se o computador aguenta, se der algum problema eu tiro.

Uma última reflexão sobre ser fácil ou difícil: às vezes o fato de você poder contratar quem quiser te deixa tão sem critério, sem saber nem por onde começar ou o que filtrar exatamente, que a margem de erro é maior. Quando você estabelece um critério qualquer e busca o que existe ou o que é melhor dentro daquilo - no caso, galeses - tem menos opções, mas a margem de erro também é menor.

7 horas atrás, dantenetocosta disse:

Boa sorte! Tomara que anime nesse save.

Obrigado Dante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte, Tsuru!

Como ja te disse, ideia interessante demais e tem tudo pra te desafiar ao máximo. Espero que se divirta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre simpatizei com Gales.

Quanto ao questionamento do Danut, mais que se o  critério do mais "fácil ou difícil", é porquê escolheu o mais difícil. Não sei se o fun factor esta tão relacionado assim a dificuldade do save.

Dessas opções eu faria mesmo com o Wrexham, me parece que será bem interessante. E SEM pressa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, ggpofm disse:

O que é a diversão em um save para você?

É quando eu tenho vontade de continuar jogando e postando aqui, é o "dedo coçando" quando eu não posso jogar, é quando ligo o jogo e não consigo mais largar de tão empolgado. A partir do momento que não tenho mais vontade de ligar o FM, ou que tenho vontade de ligar para jogar outro save, ou que vou fazer outra coisa no tempo disponível, ou que começa a me irritar e me frustrar mais do que me animar, perde o sentido, acaba a diversão e acaba o save.

Poderíamos entrar aqui em uma discussão mais profunda, mas como já disse algumas vezes, considero o FM e a PM uma grande brincadeira, então não acho que seja para tanto. 😉 

34 minutos atrás, Andreh68 disse:

Sempre simpatizei com Gales.

Quanto ao questionamento do Danut, mais que se o  critério do mais "fácil ou difícil", é porquê escolheu o mais difícil. Não sei se o fun factor esta tão relacionado assim a dificuldade do save.

Dessas opções eu faria mesmo com o Wrexham, me parece que será bem interessante. E SEM pressa.

Oi Andreh.

Eu também, é um país interessante.

Eu escolhi o "mais difícil" por dois motivos - o desafio sim, mas a simpatia com o time também. Não teria problema nenhum em jogar com os outros três, mas gosto mais do Wrex e isso é fundamental em uma jornada assim.

Me preparei "pepsicologicamente" antes, é um desafio pra ser jogado com calma e a progressão é lenta e gradual, com possíveis quedas pelo caminho, muito parecido com o de um save de base por exemplo. Em alguns momentos a gente simplesmente não vai avançar por falta de qualidade, em outros vamos sofrer algumas quedas, em outros vai demorar para subirmos de patamar, mas isso é parte da jornada que eu escolhi.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutes ago, Tsuru said:

É quando eu tenho vontade de continuar jogando e postando aqui, é o "dedo coçando" quando eu não posso jogar, é quando ligo o jogo e não consigo mais largar de tão empolgado. A partir do momento que não tenho mais vontade de ligar o FM, ou que tenho vontade de ligar para jogar outro save, ou que vou fazer outra coisa no tempo disponível, ou que começa a me irritar e me frustrar mais do que me animar, perde o sentido, acaba a diversão e acaba o save

Só mais uma pergunta, eu prometo.😉

O que você disse é mais como você sabe que está se divertindo ou não com um save, mas o que save precisa ter ou lhe dar para você ficar com o dedo coçando para continuar jogando. Já parou para pensar nisso? Tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ggpofm disse:

Só mais uma pergunta, eu prometo.😉

O que você disse é mais como você sabe que está se divertindo ou não com um save, mas o que save precisa ter ou lhe dar para você ficar com o dedo coçando para continuar jogando. Já parou para pensar nisso? Tem alguma ideia?

O contexto importa. No save do Olimpio Celeste era um inferno jogar a terceira divisão; o Santos AP era no 15, cansou e foi preterido por uma versão mais nova; o save do Druida, o Nacional e do Sacchi simplesmente cansaram e eu queria fazer outra coisa; o save luso iniciou numa liga chata que demorava demais pra avançar; o segundo do Nacional eu fui demitido...

Não existe uma resposta única e certa, cada save tem um motivo e como eu disse, não acho que valha a pena ficar aprofundando a questão. Para mim é simples até demais, encheu o saco, não quer mais, o motivo não importa, fecha e abre outro.

Um adendo: eu entendo que haja leitores que possam ter receio de acompanhar por acharem que é mais um save onde eu não chegarei a lugar nenhum ou qualquer coisa assim. Eu respeito isso, mas por outro lado não posso continuar a fazer algo sem estar com vontade, para mim é pior do que sempre recomeçar. E pessoalmente acho que o importante é a jornada em si, não o ponto de chegada. 😉 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, six_strings disse:

Boa sorte com a tarefa. Estarei espreitando.

PEACE

 

5 horas atrás, LC disse:

Na torcida que dê tudo certo e que o save seja longo e próspero. Boa sorte Tsuru.

 

10 minutos atrás, Henrique M. disse:

Boa sorte.

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, serei um pouco grosseiro, mas vai ser justo:

Você se divertindo, é o que importa. Se é fácil, difícil, limitado, enfim... como você falou: deu vontade de fazer, e você fez. Pronto.

Precisa se justificar não, só vai e joga, mas vê se joga bem, hein?

Vou acompanhar aqui.

Em tempo: NÃO VAI FALAR DO DONO DO TIME NÃO, É?

vancityreynolds_46436117_523501201463667

Lamentável!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, quando você comentou do save, sobre ser desafiante e tudo mais, jamais imaginei onde tu iria parar. Irônico que semanas atrás joguei no grupo justamente a notícia sobre a aprovação da compra do clube pelo Ryan Reynolds. E você ali quietinho! HAHAHA (agora faz sentido também o @CCSantos com os trocentos gifs do Ryan outro dia hahaha)

Vou dizer que gostei da escolha do clube, justamente por causa dessa notícia da vida real, já que gosto muito do atual queridinho de Hollywood. Apesar da mudança não estar presente na atual versão do jogo que você usará, confesso estar ansioso por possíveis referências durante as postagens.

Mas também gostei porque é um desafio e tanto e porque, como tu disse, é um save que te empolgou pra caramba já desde antes de iniciar de fato. E isso acho que é o mais importante: nos divertirmos. E foda-se o que é "se divertir" pra cada um de nós. Contanto que tu, que é quem joga, esteja se divertindo, é isso que importa - inclusive pros leitores, já que a sua diversão (ou falta dela) acaba sendo demonstrada durante as postagens.

Como falei já no outro tópico, estarei presente por aqui acompanhando a nova jornada. Espero que seja regada a muitas doses de gin comemorando possíveis sucessos. Boa sorte, meu caro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, CCSantos disse:

Rapaz, serei um pouco grosseiro, mas vai ser justo:

Você se divertindo, é o que importa. Se é fácil, difícil, limitado, enfim... como você falou: deu vontade de fazer, e você fez. Pronto.

Precisa se justificar não, só vai e joga, mas vê se joga bem, hein?

Vou acompanhar aqui.

Em tempo: NÃO VAI FALAR DO DONO DO TIME NÃO, É?

vancityreynolds_46436117_523501201463667

Lamentável!

Oi Cleyton.

Bem, tecnicamente ele ainda não é o dono...não na realidade paralela do clube no FM. E eu fiz isso de propósito, talvez no próximo update já seja, venha com grana e tudo mais. Deixa ser dos torcedores mesmo e deixa o Deadpool quietinho. Hehehehe

Hora de levar o Wrex ao topo. Vamos ver o que as divisões inferiores inglesas me reservam, a experiência com o Forest Green Rovers e com o York City foram muito boas, acho eu que vai ser tão ou mais divertido e no fim é isso que importa né? Se o dedo não coçar, não adianta. 

Obrigado pelo comentário!

6 horas atrás, Bigode. disse:

Rapaz, quando você comentou do save, sobre ser desafiante e tudo mais, jamais imaginei onde tu iria parar. Irônico que semanas atrás joguei no grupo justamente a notícia sobre a aprovação da compra do clube pelo Ryan Reynolds. E você ali quietinho! HAHAHA (agora faz sentido também o @CCSantos com os trocentos gifs do Ryan outro dia hahaha)

Vou dizer que gostei da escolha do clube, justamente por causa dessa notícia da vida real, já que gosto muito do atual queridinho de Hollywood. Apesar da mudança não estar presente na atual versão do jogo que você usará, confesso estar ansioso por possíveis referências durante as postagens.

Mas também gostei porque é um desafio e tanto e porque, como tu disse, é um save que te empolgou pra caramba já desde antes de iniciar de fato. E isso acho que é o mais importante: nos divertirmos. E foda-se o que é "se divertir" pra cada um de nós. Contanto que tu, que é quem joga, esteja se divertindo, é isso que importa - inclusive pros leitores, já que a sua diversão (ou falta dela) acaba sendo demonstrada durante as postagens.

Como falei já no outro tópico, estarei presente por aqui acompanhando a nova jornada. Espero que seja regada a muitas doses de gin comemorando possíveis sucessos. Boa sorte, meu caro!

Fala Bigode!

Cara, o que mais me surpreendeu é que, de todas as ideias que eu tenho de save (e você sabe que não são poucas), essa foi a que mais me empolgou. Eu tinha pensado inicialmente em uma carreira na América do Sul, depois um save de clube no Uruguai, ambas numa linha bem simples, e aí me lembrei do Galês para Sempre e o dedo coçou, eu disse, "isso dá um grande save". E aí começou a vir tudo rapidamente...banner, barrinhas, abri o save, comecei a jogar...foi indo, indo e iu. 

Eu adoro o clube e apesar de achar legal o novo dono, também curto a forma anterior em que era administrado pela própria torcida. O momento era agora mesmo, é provável que haja investidor e injeção de capital a partir do próximo update - o que não é ruim, mas fica um save menos "de raiz".

Concordo que no fundo o importante é isso, quem quer ler uma história onde o autor posta de saco cheio e de qualquer jeito né? Como eu disse acho que não é questão de aprofundar esse tipo de questão, afinal é uma brincadeira.

Obrigado pelo comentário e que venha muito gin para comemorar os sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CYMRU-AM-BYTH90e46e23967e4ca1.png


Nid yw'r niferoedd byth yn gorwedd - “Os números não mentem jamais”
Temporada 1, parte 1

A primeira coisa que fiz ao chegar ao Wrexham foi receber as boas-vindas da diretoria e saber o que é esperado de mim nesse início de trabalho. Eles querem que o orçamento seja respeitado (o que eu também quero) e desejam que o time alcance os playoffs da National League, o que significa a expectativa de terminar a competição entre os sete primeiros. 

 

expectativas8cc9dd9c13e91468.png

 

Lendo nas entrelinhas, podemos dizer que a diretoria deseja que o Wrex brigue por uma vaga na quarta divisão já nessa temporada inicial. A imprensa seguia por um caminho parecido e nos colocava como postulantes naturais ao oitavo lugar na tabela.

 

previsaoiniciale4d9f0ba969414e9.png

 

Também chamou atenção a expectativa bastante alta no FA Trophy - espero que a gente possa corresponder e quem sabe ir além.

 

estruturaf286c01d87a11756.png

 

No geral achei a infraestrutura boa para um clube que há 13 anos não sai da divisão atual. Curioso que em outros saves com o Wrexham que eu li o estádio era de propriedade pública e os jogadores o compraram no FM, mas aqui ele aparece já como privado e de propriedade do clube, como alias o é na vida real.

 

equipetecnica07e0380c1d22b608.png

 

Formar um “Bilbao inglês” vai exigir não apenas paciência e um garimpo muito bom em relação aos jogadores que vêm de fora, mas uma equipe técnica muito forte capaz de auxiliar na busca por atletas, e no trabalho e desenvolvimento da base. Portanto, outra das primeiras coisas que fiz foi avaliar como o Wrexham estava nesse sentido.

Em relação à equipe de preparadores inicial, faltava para mim o mais importante, que era exatamente o Diretor de Futebol Jovem. Aproveitei e contratei também analistas de desempenho, fazendo o número de profissionais subir de cinco para oito.

 

diretor882c13cee98fb6e2.png

 

Também reforcei o departamento médico (que só tinha dois profissionais) e formei uma equipe de observação (que não existia). 

 

equipetecnica2d2c4fe35829f16a.png

 

No geral fiquei bem satisfeito com o resultado, que colocou a equipe com uma ótima comissão técnica para o nível da divisão.

 

35451ffcedcc4163d.png
 

Na gestão de elenco vou usar o mesmo princípio de saves de base: quem estava no clube quando cheguei pode continuar e inclusive renovar contrato, existindo a restrição de nacionalidade apenas para quem vier de fora. Em relação à base, num primeiro momento vou aceitar todos os que surgirem, independente da nacionalidade; mais adiante esse critério deverá ser revisto conforme o andamento do save.

Ao contrário da equipe técnica, achei o elenco inicial com boas opções e bem distribuído, embora entenda que faltava qualidade no meio campo. 

Os destaques apontados pelo auxiliar técnico foram os ingleses Theo Vasell (zagueiro) e James Horsfield (lateral/meia recuperador de bolas), o galês Jordan Davies (extremo) e, para mim, o principal deles, o irlandês Fiacre Kelleher (zagueiro). 

Com quase dois metros de altura, o “Gigante Irlandês” tem ótimos atributos físicos e de cabeceamento para o nível atual, o que significa que é uma segurança na defesa e uma arma poderosa na bola parada.

 

jogadorinicial---keleherefde437d466faf32

 

Tendo em mente o que tinha e o que precisava, fui ao mercado. Além de buscar opções em transferência livre, bati na porta de todos os clubes de todas as divisões jogáveis da Inglaterra e mais a primeira divisão de Gales inteira a fim de localizar e listar os atletas relevantes. A ideia na temporada que vem é ampliar a relação acrescentando os galeses que atuam na Escócia e Irlanda, assim que as ligas ficarem disponíveis no jogo, bem como com todos os que surgirem na base de outras equipes.

 

listapreferenciala61c5e082816cd1a.png

 

Por fim, aos cerca de 500 que encontrei, somei mais quase 100 de conhecimento dos olheiros, resultado em uma lista de aproximadamente 600 jogadores. Achei inclusive galeses com contrato de formação e que topariam assinar em definitivo, porém (ainda) não temos dinheiro para pagar multas rescisórias e isso inviabilizou essa opção. Assim sendo, ficamos mesmo com os emprestados e os desvinculados.

 

jogador---entradas56fe3576a4e272e4.png

 

Começando de trás para a frente, nosso goleiro titular Rob Lainton está com 30 anos e eu não tenho confiança no reserva Christian Dibble, portanto Luke Pilling e seus 11 de Reflexos e 16 de Agilidade me pareceram uma boa alternativa. Ainda mais que ele e o Notts County aceitam a condição de reserva numa boa.

Adam Sharif é uma aposta para a zaga - é alto e tem boa impulsão, trouxe mais para observar como ele vai se desenvolver. Também como aposta, embora nesse caso uma aposta que parece melhor, fechamos com Harry Pinchard, que apesar de ser um meia central mais ofensivo segundo o adjunto, é capaz de fazer também outras funções no meio campo e até mesmo quebrar um galho na volância.

Outro meia bastante polivalente é Callum Jones, emprestado pelo Hull City, que pode atuar como volante ou meia central conforme a necessidade da equipe. Chegou ainda Dylan Boillard, 19 anos, em transferência livre, como alternativa para ser um centroavante veloz e com espaço e capacidade para se desenvolver.

Um dos três destaques da janela é o veloz e inteligente Oliver Cooper, emprestado pelo Swansea, capaz de jogar como meia ofensivo e nas duas laterais ofensivas do campo - e se precisar, ainda quebra um galho de centroavante.

 

jogador---cooper94c989a43343661c.png

 

Para disputar posição com Cooper (ou jogar junto com ele, dependendo da configuração), o Barnsley topou nos emprestar Isaac Christie-Davies. Uma curiosidade sobre o jogador é que ele nasceu na Inglaterra mas se naturalizou galês - obrigado, Davies.

 

jogador---daviesb7c77c44ed3795ac.png

 

Fechando o grupo temos o polivalente ala Cole Dasilva, integrante da seleção Sub 21 de Gales, que ataca bem, defende bem, tem bom nível de cobrança de falta, é natural com os dois pés e sabe jogar nas duas laterais do campo. Para ficar ainda melhor, veio de graça.

 

jogador---dasilvaeeedb08032df4fb6.png

 

Outro jogador que está no nosso radar é o atacante Alex Samuel, do Wycombe. O clube topou emprestar, ele recusou mas decidi tentar novamente e estou aguardando retorno do atleta. Porém, nessa segunda tentativa temos a concorrência do Forest Green Rovers, atualmente na quarta divisão - e que acho sinceramente que será a opção dele.

O Wrexham tem boa situação financeira, existindo dinheiro em caixa e margem na folha salarial, portanto não vi necessidade de vender ninguém correndo, ainda mais antes de avaliar melhor o elenco nos jogos oficiais. 

 

jogador---saidasac4b14d8e3694721.png

 

Assim sendo, os jogadores que saíram foram realmente aqueles que não teriam chance nenhuma e/ou precisavam de mais oportunidades para se desenvolver.

 

elencofinala4b8aad2e076fc1a.png

 

Ficou um elenco grande e aparentemente com muitas opções para cada posição, mas a polivalência dos jogadores - que não aparece na imagem - acaba por torná-lo bastante completo e versátil (os pontas e atacantes conseguem jogar em todas as funções na frente do meio campo, por exemplo). E principalmente, nos protege de quedas de rendimento e eventuais flops que possam ocorrer. A ideia é que na janela de inverno ele possa ser um pouco mais enxugado.

 

amistososdd7d864823807379.png

 

Organizei uma copinha galesa na pré-temporada, fizemos uma excursão ao País de Gales e disputamos alguns amistosos contra equipes escocesas (e também o St. Pat´s Athletic).

 

amistosos7a825c103182b3da.png

 

No geral pude observar o comportamento dos jogadores em campo, testar algumas variações táticas e fiquei bem satisfeito com a evolução do time.

 

aseguirf1ba92df7a7a823f.png

 

Depois de todo o trabalho na pré-temporada, a imprensa subiu a cotação do Wrexham e agora espera que fiquemos em terceiro lugar. Isso é importante porque interfere no meu planejamento de metas a curto e médio prazo.

 

proximosjogos1a63220fe14301e8.png

 

O Solihull Moors é cotado para posição diretamente acima de nós na tabela, portanto talvez um empate seja o resultado mais provável. Sutton e Maidenhead estão bem abaixo do Wrexham nas previsões, e aqui eu somaria seis pontos a nosso favor. Yeovil e Barnet estão previstos para posições diretamente abaixo de nós, portanto acho que podemos prever mais dois empates. Torquay e Bromley eu ficaria em dúvida por não estarem tão abaixo, portanto poderia ser uma vitória ou um empate. Hartlepool eu somaria três pontos, e Notts County, cotado ao primeiro lugar, eu não somaria nenhum. Dover e Eastleigh também três pontos cada por estarem cotados para a parte mais baixa da tabela.

Por essa previsão mais, digamos, grosseira, fecharíamos o primeiro bimestre com algo entre 18 e 24 pontos em 33 disputados, o que renderia um aproveitamento de aproximadamente 60% e uma vaga na parte de cima da tabela. Dando uma pequena margem de erro, menos de 15 pontos - um meio de tabela - significa desempenho abaixo do esperado e que precisamos mudar o rumo das coisas se quisermos atingir a expectativa da diretoria. Se o desempenho ficar dentro do esperado, tudo bem. Qualquer coisa na linha de 25 ou mais pontos é excelente e indica que as coisas não poderiam estar melhores.

A médio e longo prazo, minhas metas são obviamente subir na pirâmide inglesa e levar o Wrexham à Premier League, antes obviamente de subir ainda mais. Tomando como referência o save “Wokington, A Base do Sucesso”, o Baltazar levou 30 temporadas para chegar na elite inglesa só com a base - e aqui, tendo contratações ainda que restritas, acredito que isso possa acontecer em menos tempo, mas não muito menos. Calculo que, numa previsão realista, levaríamos entre 15 e 20 temporadas para alcançar a Premier, o que significa 4-5 temporadas em média em cada divisão. Importante manter sempre o olho na meta menor, levando em conta que dependendo da divisão podemos levar mais ou menos tempo, assim a maior serve como um segundo parâmetro geral da progressão.

Deixei minha parte favorita, a tática, para o final - portanto se não quiser prosseguir, a leitura termina por aqui. E se quiser continuar comigo, será um prazer.

 

21db3168e103cf679.png

 

Quando cheguei e olhei o elenco com a zaga como força principal, me veio naturalmente um 5-3-2 como formação, seguindo o mesmo estilo de jogo que usava no Timor Leste. Mas não só achei os resultados muito ruins, como de repente parei e disse a mim mesmo “você quer utilizar um esquema com três zagueiros, apenas um homem em cada flanco, com Mezzala e Carrilero, na quinta divisão? Isso vai ser caro, complicado e não vai prestar”.

Descartada a “viagem” inicial, eu pensei em construir um estilo de jogo aos poucos, iniciando com uma mentalidade Equilibrado sem instruções e ajustando conforme o que via em campo. Melhorou significativamente, mas eu tinha a sensação que levaria muito tempo para descobrir exatamente qual instrução adicionar e poderia custar resultados importantes. Não me senti seguro e decidi que a escolha precisava de uma base mais sólida do que...bem...do que o meu olho combinado com tentativa e erro.

Me pareceu que a melhor forma de fazer isso seria analisando os atributos da equipe. Mas além disso me parecer subjetivo, em outros momentos não me levou a lugar nenhum - naquelas ocasiões, com a conclusão óbvia que a equipe não tinha atributos suficientes para fazer nada muito bem ou de forma específica.

Lembrei então de uma parte da versão mais moderna do Pairs and Combinations onde o autor utiliza a comparação dos atributos da equipe dele não de forma absoluta, mas em relação à média da liga, para fazer a escolha de como o time vai jogar, e decidi experimentar. Então vejamos:

 

comparacao---goleiros4a7801b1da4a59a4.pn

 

Nossos goleiros têm baixo nível de Pontapé e Reflexos em relação à média da liga, embora sejam mais ágeis do que o comum na Football League, lancem bem e tenham Jogo de Mãos bom. Para mim, favorecem uma saída de bola mais curta, com laterais ou zagueiros, em vez de serem instruídos a darem pontapés na direção do ataque, nas quais existe o sério risco de errarem e perderem a posse. E isso foi exatamente o que eu vi nos amistosos.

 

comparacao---defesad89a1e709a4c8c38.png

 

Minha leitura sobre a defesa ser o ponto forte do Wrexham também parece estar certa. Apesar de Força e Impulsão estarem abaixo da média, estão na média da Football League - considero 10 ou superior bom para o nível da divisão - e todos os demais atributos estão acima da “linha de água”. Minha leitura é que a defesa conseguiria jogar tanto com bloco baixo, absorvendo pressão, quanto com linha mais alta se necessário, por conta dos bons índices de agilidade e velocidade.

 

comparacao---meias375aa8185909bb61.png

 

O meio campo é o coração de uma equipe e, para mim, é um dos pontos chave na escolha de como se vai abordar o jogo. De cara me chamam a atenção os baixos índices de Passe e Resistência, e por quê? Ora, se o passe é ruim e eu escolher um estilo onde ele seja muito necessário - como mais toque ou controle de bola - estou arriscando confiar e usar demais uma “ferramenta” que meus jogadores não sabem utilizar bem. E se a Resistência é ruim, o time tende a cansar mais rápido, portanto um jogo como o "perde-pressiona" pode desgastar a equipe e não funcionar o tempo todo. Também não aparece na imagem, mas eu observei os atributos de Desarme e Marcação dos meias e da mesma forma estão abaixo da média - o que confirma a percepção que desarmar muito e o tempo todo, "mordendo a bola", pode ser difícil para eles.

Assim, me parece que vamos caminhar para um estilo de poucos toques na bola (o mínimo possível, de preferência) e onde a pressão seja menos necessária, usando talvez um bloco baixo. “Contra Ataque Direto” está gritando na nossa cara, e já sabemos que a defesa comporta isso. Mas ainda não acabou.

 

comparacao---ataquebc003ce25aa4fbe7.png

 

Bingo, os pontos fortes dos nossos atacantes são exatamente Aceleração e Velocidade, com Antecipação a bom nível. De forma que a nossa melhor chance de fazer gols é explorar obviamente o que eles têm de melhor - e para isso é muito mais fácil abrir espaço recuando a defesa e “chamando” o adversário para cima, respondendo com o passe longo em seguida. Essa escolha também nos dá alguma segurança porque, quando se joga de forma mais direta, é mais comum ceder a posse ao adversário, mas estando fechados, corremos menos risco quando isso acontece.

Antes de tomar uma decisão final, fui dar uma olhada nos estilos que o adjunto sugeria para o time: Jogar Pelos Flancos, Bater Direto e Estacionar o Autocarro. Fora o último, que parece uma ideia ruim considerando as expectativas do time para a liga, os outros dois vão na mesma direção que eu e sugerem que a análise dos atributos tem algum fundamento.

Bem, jogaríamos no contra-ataque e eu escolhi um contra-ataque “ativo”, um jogo de transições rápidas que se defende de forma recuada mas busca marcar gols e vencer (em oposição a um estilo “passivo”, que ficaria todo fechado gastando tempo e jogando por uma bola milagrosa). E ficamos com o jogo pelos flancos como uma opção em termos de estilo, caso a escolha atual não funcione por alguma razão.

Faltava decidir a formação. Não tínhamos nenhum MAC natural e não quero jogar sem pontas, e considerando o estilo, o 4-4-2 inglês seria uma opção razoável. Porém, eu o acho meio limitado - é literalmente bicuda para os centroavantes resolverem. Fora que, se mais para a frente eu decidir ajustar o estilo da equipe - quiser por exemplo uma forma mais fluida de contragolpe, ou trocar para um estilo de posse - teria que desmanchar a formação e adaptar, permitindo menos continuidade a médio e longo prazo. Por isso decidi escolher uma outra formação mais versátil e que funciona também nesse estilo, o 4-1-2-3.

 

planoa17c73b759b63adf4.png

(Eu esqueci de setar a distribuição do goleiro para os laterais antes do print, mas ela estará na versão final).

Comecei da frente para trás: nossos atacantes são mais velozes do que fortes (para segurar a bola) ou inteligentes (para se movimentar e abrir espaços), e nós não temos no elenco ninguém com grande capacidade para ser um MC Atacar (que faria o papel de primeiro ou de segundo atacante se os dois pontas jogassem como Extremos abertos). Assim sendo, um goleador no centro com um ponta flutuando para dar apoio me parece fazer mais sentido como dupla de ataque. Testei várias combinações e a que mais me agradou foi o Trabalhador combinado com o Extremo Invertido.

Como não preciso do MC Atacar, escolhi como terceiro homem de meio campo o CJA Atacar, que além de ser uma função mais responsável defensivamente, “puxa” um pouco a bola para o centro, carrega-a para a frente e atua como um imã, evitando que o nosso jogo já direto fique insanamente direto e aliviando o peso do centroavante nos contragolpes.

O MRB foi escolhido por ser uma função natural de Horsfield, embora aqui coubessem outras opções (e cabem, porque nada é tão definitivo que não possa ser ajustado). Como os pontas atuam bem avançados - um por dentro e outro na linha de fundo - e os laterais são bons, Ala Apoiar acabou sendo a função natural em ambos os lados. Com isso, o volante precisa cobrir essas subidas, quase como um zagueiro número 3. Testei inicialmente o Pivô Defensivo mas gostei mais do Trinco. 

Como eu sempre digo, quem joga de forma reativa faz bem em adotar um plano B, porque em algumas partidas vamos sofrer gols primeiro, e em outras o adversário vai se fechar e nossa bola longa não vai ter espaços para encontrar os atacantes. Fiz um então, bem simples e básico e baseado no A, até porque não me interessava perder tempo demais com ele. Testei no jogo contra o Dunfermline, no qual saímos perdendo, empatamos o jogo, estivemos perto de virar, e me dei por satisfeito.

 

planobe45ba2957536bc95.png

 

Por fim, ainda desenhei um plano C - o 4-4-2 inglês pensado para os mesmos objetivos, a ser utilizado apenas caso as coisas deem muito errado. Acho que assim estou bem coberto em termos de tática, seguindo sempre a análise que fiz da equipe e evitando qualquer mudança baseada apenas em resultados. E a partir daí usei os conselhos do adjunto em termos de adequação e os atributos para distribuir o elenco pelas funções e tarefas. 

Ufa. Foi uma pré-temporada longa e de muito trabalho, agora chegou a hora de colocar o time em campo e iniciar a jornada rumo ao topo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru changed the title to The Mighty Wrexham - Fim de save
  • div changed the title to The Mighty Wrexham
  • div featured this tópico
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
×
×
  • Criar Novo...