Jump to content
Sign in to follow this  
Henrique M.

Como o treinador adjunto define os treinos no FM?

Recommended Posts

Henrique M.

VFIp5Vr.png

Desde o FM 2019 que a forma como o Football Manager encarava os treinamentos das equipes dentro do universo do jogo mudou completamente. Antes, era algo simples, com a definição de alguns regimes de treino como padrão e alguns focos aqui. E não tinha mais nada. Se você quisesse editar algo para um dia ou alguns dias, era impossível, pois o FM apenas lidava com semanas e com seus focos específicos. Entretanto, com a novidade no Football Manager 2019, agora era possível calendarizar todo o treino e você, obviamente, poderia deixar tudo a seu gosto para obter os resultados que desejasse. Entretanto, os que não são muito fãs de microgerenciamento, ou não tem muito entendimento da questão, acabam deixando tudo nas mãos do adjunto, por isso, esse guia busca demonstrar como o treinador adjunto define os treinos no FM para que você possa entender como ele impacta o seu time.

O treinador adjunto não reinventa a roda

A primeira coisa que é importante dizer é que o treinador adjunto não irá tirar calendários e treinamentos da sua imaginação. Ele irá utilizar apenas os calendários padrões do FM, automatizando um processo que você mesmo seria capaz de fazer. Logo, para quem não tem o interesse de se dedicar a isso, deixar o adjunto ou escolher qualquer opção é basicamente a mesma coisa, com a exceção de que o adjunto sabe o que está fazendo.

Quais os critérios definem os treinos escolhidos?

Bem, se o treinador adjunto escolhe seus treinos baseados naquilo que o jogo lhe fornece, qual o processo de decisão que leva ele a escolher tão tipo de treino em detrimento de outros? Eles vão basear as decisões em cinco critérios:

  • O estilo de jogo preferido do treinador adjunto;
  • As preferências táticas do treinador adjunto;
  • As tendências táticas do treinador adjunto;
  • A previsão climática para a sessão do treino;
  • As táticas escolhidas pelo treinador;

treinador-adjunto-treino-fm-28c1e7312639

Ou seja, é importante observar se o seu treinador adjunto e você são uma boa dupla. Vamos supor que você é um treinador adepto do Tiki-Taka Vertical, mas os estilos e tendências do adjunto encaixam melhor com outro estilo de jogo, como o Contra-Ataque Direto, por exemplo. A forma como ele irá calendarizar os treinos não será muito produtiva para você e seu time.

No exemplo acima, temos uma calendarização onde os focos são o estilo tático da equipe e dois tipos de treinos distintos, defensivo e posse. Entretanto, o time tem como uma das táticas o 4-1-2-3 com pontas, ou 4-3-3 com pontas. E um dos estilos táticos é o Gegenpress. Na tela de criação de tática, esse é a terceira tática, logo, o adjunto está priorizando as outras táticas no seu treinamento. Por isso, é importante ver se o planejamento do seu adjunto encaixa com seus planos de jogo para determinada semana. Se você pretende usar uma tática mais ofensiva, e na semana, o adjunto está treinando uma tática defensiva, talvez não seja a melhor decisão em termos de treino.

Por fim, podemos notar que pelo menos um estilo de jogo do treinador e o estilo de jogo favorito do adjunto também não batem. Quem favorece um jogo de pressão, não pode ter um treinador adjunto que favorece a famigerada ligação direta. Mas, quem favorece um jogo de passes longos, irá se beneficiar de ter um adjunto assim.

treinador-adjunto-treino-fm-35dc477a8b8f

Caso não queira trocar seu adjunto, talvez seja melhor você assumir essa função. Afinal de contas, não é lá muito difícil modificar as sessões de treino planejadas pelo adjunto, já que ele te manda uma mensagem e você só precisa escolher um calendário padronizado.

treinador adjunto treino fm 1

Mas, no frigir dos ovos, se essa é uma situação que te incomoda, o ideal é que você e seu adjunto compartilhem táticas e estilo de jogos preferidos, pois assim, você saberá que ele estaria fazendo a mesma coisa que você, enquanto te economiza um tempinho para focar em outras coisas.

Como o treinador adjunto define os treinos baseado na sua tática personalizada?

Todo o cenário descrito acima trabalha com a ideia de que você escolheu os estilos táticos e táticas que o jogo lhe oferece. Então, é meio óbvio o caminho para você ou o assistente montarem o calendário de treinos. É só seguir as recomendações ou confiar no adjunto. Mas e se você criou sua própria tática ou modificou algumas instruções de um estilo que já estava lá antes?

Não se preocupe, seu treinador adjunto tem a capacidade de identificar qual o estilo de jogo mais parecido baseado nas suas instruções e ele calendariza as sessões de treinos baseados nessa aproximação dada por aquilo que você montou na tela de táticas.

treinador-adjunto-treino-fm-4dcf2d164786

Outras considerações

  • No curto prazo, treinadores adjuntos com estilos, preferências e tendências similares tendem a ter um calendário diferenciado, contudo, no longo prazo, os calendários tendem a se tornar similares, mesmo que ordens de calendarização diferente. Portanto, não é necessário se preocupar com detalhes como aleatoriedade, atributos escondidos na hora de decidir entre dois assistentes com estilos semelhantes;
  • Analisei meu adjunto e nós somos incompatíveis, mas, ele é bom em outras coisas que são importantes para você, qual é a perda em treinamento? Todo e qualquer adjunto do jogo, levando em consideração tudo já falado são perfeitamente competentes quando se trata de calendarização dos treinos. É óbvio que se você fizer o ajuste perfeito daquilo que deseja com as táticas que usa, os resultados irão ser satisfatórios, mas aquilo que o treinador adjunto lhe dá é pelo menos 70% do caminho para o mundo ideal.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

P.S: Agradecimento especial ao @Bruno Trink por fornecer as imagens desse guia.

Share this post


Link to post
Buzzuh

Interessantíssimo.

Share this post


Link to post
Leho.

Baita conteúdo @Henrique M., parabéns e obrigado amigo! 👏🏽👏🏽

Desde quando reformularam os treinos (FM19) que eu delegava totalmente essa função para o Adjunto. E nunca tive problemas quanto a isso.

Sempre tratei a escolha desse profissional com bastante cuidado (e isso desde sempre, olhando muito pros atributos de análise de potencial e capacidade primeiramente, e conforme o jogo foi evoluindo, olhando também pra outras características que passaram a ser importantes), mas sem imaginar que o perfil e as preferências táticas dele impactassem tanto nos treinos; eu sempre escolhi Adjuntos que se aproximassem das minhas filosofias de jogo porque queria que, ao entrar de férias por exemplo, ele mantivesse o time dentro do mesmo padrão. De certa maneira, eu acertava (nessa questão dos treinos) sem saber hahahaha.

Agora, a partir do FM20 eu passei a explorar mais essa área, fui aprender melhor sobre calendarização de treinos e me arrisquei mais dentro dessa tarefa. Inclusive passei a tomar conta sozinho dos treinos em determinado save. (eu falei bastante sobre isso num outro tópico aqui da área, que recomendo também: como montar rotinas de treino e treinos individuais).

 

Mas no fim das contas acho que o melhor dos mundos é: colocar o Adjunto pra fazer a função e ir customizando à sua maneira, com base no que ele vai formatando ao longo das semanas.

Share this post


Link to post
Nery2888

Eu praticamente comecei a jogar(levando á sério) com o fm15; então quando decidi fazer um "upload", então já tinha o fm19, é aonde estou agora e pretendo ficar por um bom tempo(no mesmo save).

Meu estilo é ter um save e continuar nele sempre criando mais técnicos e esticando o tempo passado, já cheguei a passar 80 anos no save do fm15.

Infelizmente ainda estou passando por problemas no fm19 na questão de treinos, isso bagunçou todos os meus conhecimentos e preciso de ajuda.... como treinar meus jogadores com o estilo tiki-taka---em profundidade? No modo individual e no modo coletivo...

Nota: Peguei o Barça para restaurar aquele time temido do período 2009-2011.(ainda estou na pré temporada, então algumas peças podem vir)

Basicamente meu esquadrão de Jogadores é:

Gol:-------------------Ter Stegen e Cillessen

Zaga:----------------Piqué, Vermaelen, Umtiti e Lenglet

Volantes:----------S. Busquets e Samper

Meias:--------------Rakitic, Carles Aleña(aqui aparece com bom potencial então vou segurá-lo), Arthur, A. Vidal e Riqui Puig(apesar de não estar pronto, deixei ele para a copa do rei e liberado para o sub 19)

Pontas:------------Messi, P. Coutinho, O. Dembélé e .... Contratei o A. Martial(veio do M. United)

Atacantes:------Suárez, Munir.

quero manter o esclão assim:

4-1-2-2-1(ou se preferir 4-3-3 com pontas) 2 na zaga -2 laterais -1 volante -2 meias - 2 pontas - 1 centro avante

Edited by Nery2888

Share this post


Link to post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  
  • Similar Content

    • juliommc
      By juliommc
      Resolvi criar este post comentando uma questão que demorei a entender no FM.

      Isso porque, a meu ver, as explicações fornecidas no centro tático, eventualmente, geram um pouco de confusão.

      E fica como dica, pra quem quiser experimentar. Vamos lá...


       
      Eis o que se explica:



       
      Entendemos, então, que só é possível jogar pelo meio em equipes com largura reduzida. E que, ao contrário, se desejarmos explorar as “beiradas” do campo, precisaremos aumentar a largura da equipe.
      Isso não é uma verdade absoluta.
      A relação entre comprimento do passe e largura atacante é mais importante que a largura, isoladamente.
      Uma boa forma de circular a posse e "rodar o jogo" (fazendo a defesa adversária flutuar) é aumentando a largura atacante EM RELAÇÃO AO COMPRIMENTO DO PASSE. E você pode fazer isso reduzindo o comprimento do passe.
       
      Qual a razão disso?
      A largura atacante maior que o comprimento do passe faz a sua equipe jogar menos em profundidade...
      O contrário também é verdade: o comprimento do passe maior que a largura atacante faz você jogar mais em profundidade.
       
      Um exemplo:


        Você, em um determinado momento de qualquer partida, deseja circular mais a bola e criar espaço nas laterais, contra uma equipe que se defende de forma mais estreita...
      Digamos que você esteja com essa configuração:

       
       
      Uma das formas de se fazer o que deseja é trocando para esta configuração:

      E, se desejar, pode acelerar o ritmo e acrescentar as instruções devidas de foco pela direita e esquerda (o que vai enfatizar ainda mais a instrução).
       
      Lógico que tudo ainda é influenciado por questões como mentalidade e funções dos jogadores...
      E depende também da inteligência tática do seu elenco (antecipação, decisões, trabalho em equipe).
       
      E, daí, a gente chega a conclusões interessantes... Do tipo:

      Isso aqui tende a jogar em profundidade. Mesmo com comprimento razoavelmente largo...
       

      Isso aqui tende a jogar em largura. Mesmo estando estreito...
       
      Boa noite a todos.
       
       
       


    • Ibarra
      By Ibarra
      É com muita alegria, prazer, esforço e dedicação que continuarei a postar muita coisa bacana para este fórum com o FManager Brasil Ultimate Update agora e em breve, ou seja: a partir do dia 24 de Novembro, dia do lançamento do FM21 irei soltar a primeira atualização desde o Campeonato Brasileiro Série A até as divisões regionais do Brasileirão, além de Ligas e Copas do Brasil e do Mundo Inteiro juntamente com os elencos dos times nacionais e internacionais atualizados.
      Bom galera desta vez o Brasil Ultimate Update vai ser de maneira diferente, ou seja: vai ser o Brasil em formato europeu, eu decidi fazer assim o update devido aos jogos acumulados dos estaduais que ao meu ver acaba por enjoar os saves no Brasil, por isso decidi retirar os estaduais e manter as seguintes ligas e copas no update, vejam abaixo:
      Brasileirão Série A Brasileirão Série B Brasileirão Série C Brasileirão Série D Brasileirão Divisões Inferiores Copa do Brasil Supertaça do Brasil Países fundamentais são: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Japão, Qatar, Bolívia, Equador, Paraguai, Venezuela e Egipto. Outros conteúdos também foram inseridos, como lesões e suspensões retiradas, cores reais dos clubes brasileiros e muito mais.
      Peço também desculpa pelos incômodos causados pq eu ontem estava enfrentando "crash dumps" no jogo e não pude mandar o download como prometido.
       
      Tutorial de Instalação: extraia o arquivo .RAR para a seguinte pasta
      🗂️ C:\documentos\sports interactive\football manager 2021\editor data
       
      Download Liberado e Atualizado até dia 22/01/2021 junto com as transferências de jogadores e staff.
      Vale também lembrar que as transferencias do Mercado da Bola serão feitas diariamente a partir de 2021.
      Link para download:
      ⬇️ FManager Brasil Ultimate Update [mediafire]
       
      Agradecimentos
      pr0 (arquivos de outros conteúdos extra)
      RodrigoFec (cores reais dos clubes brasileiros)
      Adriano Roberto (arquivo dos jogadores e staff das ligas japonesas,fontes de imprensa,jornalistas e premiações)
      ASC15 (pelo calendario do Brasil e pela libertadores e sulamericana atualizadas e configuradas)
      Thiago.Rocha (pelas regras de partidas e substituições nos Campeonatos Brasileiros)
      Lohan (pelo arquivo de relações e tendências entre Países)
      Bom Divertimento !
    • Wlt2015
      By Wlt2015
      *Boletim informativo* ! Rádio Ton FM informa: 
      Wellington Richard com 23 anos começa sua carreira em busca da glória como treinador, após Várias Tentativa , Chegou acordo foi anunciado como _Treinador_ 
       *Araruama futebol clube* temos prazer de anúnciar : *Wellington Richard* como novo treinador da equipe do Rio de janeiro ! 
       *Rádio Ton FM* teve privilégio de acompanhar grata supresas , onde sem gastar com jogadores , tendo feito bom uso de empréstimos conseguio algo inesperado para o *Araruama futebol clube*
      Foi a conquista da Série d Do campeonato carioca! Estabelecendo um supresas geral Para o Rio de janeiro onde a espera evitar decida divisão! Algo histórico para clube e para _Wellington Richard_ !! Graças esses Feitos _Wellington Richard_  consegui um curso patrocíonado pelo Clube *Araruama Futebol Clube*, direção também devido ao uso de vários jovens mesmo por empréstimo, aumentou orçamento de treino para jovens que Saio de ```~básico~``` para ```médio``` , foi permitido aumentar também a equipe de preparadores onde *Wellington Richard* escolheu um Preparador Físico! 
       *Araruama Futebol Clube* informa que foi eliminado precoce na pré regional dando azar de perde nos pênaltis , esperamos manter *Wellington Richard*para ano que vem, com a manutenção de elenco com todos da camadas jovens contratado esperamos fazer dinheiro para melhorar as finanças dos clubes!! *Araruama Futebol Clube* Agradece *Wellington Richard* pela conquista , espera que a derrota na pré regional tenha feito amadurece aprender com todos!! 
      Obrigado há Todos por acompanhar a *Rádio Ton FM* esse foi nosso resumo da Wellington Richard em busca da glória como treinador! 
      Sua primeira temporada como treinador! Melhor resultado: *Araruama x Futuro bem próximo* 1x0 que deu o título ao *Araruama*
      Pior resultado: *Araruama x Fluminense do itaum* 2x1 no tempo normal perdendo no pênalti por 3x2 !! Esse foi *Ton FM* pra você !
    • marcss34
      By marcss34
      Olá pessoal, seguindo a dica do membro @Hajdučki sin, estou deixando aqui um software para testar uniformes 3D. Nele é possível visualizar com detalhes utilizando rotação e zoom os posicionamentos exatos de cada pedaço do uniforme completo em 3D.
      Existem duas versões a WEB e pra PC que podem ser testados e baixados nesses links: 
      WEB: Acessar   |    PC: Download  |    Projeto: Github 
      O projeto é da autoria do membro DokteurHaisse, da comunidade do sortitoutsi.net.
      Ele também disponibiliza o código aberto no Github para desenvolvedores que tenham interesse em aprender e/ou colaborar.
      Abaixo vou deixar um arquivo do Template do FM21 que adicionei algumas informações para melhor entendimento. Carreguem o arquivo no Visualizador 3D para melhor compreensão.

       
      E abaixo um exemplo que testei aqui e me ajudou a reposicionar o que estava fazendo de equivocado nas edições.

       
      Para quem tem interesse em criar Kits 3D usando templates abaixo deixo o link de alguns disponíveis para vocês:
      Usuário Avançados: Download | PSD Templates: Download |  Vídeo: Assistir
       
    • LC
      By LC
      Meu nome é Andoni Arieta e sou um treinador de futebol.Meu bisabuelo nasceu em Bilbao e sempre foi um ativista pela unificação do país basco. Não gostava de violência, pois acredita que uma revolução pode ser feita através de palavras e de conquistas através da paz. Um discípulo de Gandi? Talvez, mas as autoridades espanholas não o viam dessa forma. Diziam que ele e seus amigos pacifistas eram na verdade terroristas. Meu bisabuelo foi preso  e ao fim de 2 anos, ele foi solto. Por medidas de segurança se estabeleceu em Bayonnais, na França. Apesar de estar fora da Espanha ele sempre fora considerado um anarquista, um terrorista. Meu pai saiu de Bayonnais com 18 anos e voltou a morar em Bilbao e com 12 anos fiz um teste nas Canteras do Athlétic  e por mais 18 anos fui jogador profissional dos Leões Bascos, Com 30 anos sofri um acidente de moto e acabei fora dos gramados. Aproveitei e fiz alguns cursos na UEFA e passei a fazer parte do Staff do Athlétic B até que consegui treinar o Portugalete. Hoje sou treinador do Málaga, mas isso vai mudar...
       
       
       
       

       
       
      José Irriaga, Basque News
      - Jauna, zer garrantzi du Real Madrilen aurkako garaipen honek?
      Andoni Arieta
      - Oso garaipen garrantzitsua izan zen. Errege Kopako final laurdenetan gaude ...
      Filipe Juan de Castella
      - Mister pode falar em espanhol. Dessa forma não conseguimos entender a pergunta e nem a resposta.
      Andoni Arieta
      - Se o senhor deixar eu terminar de responder a pergunta do seu colega periodista...
      Filipe Juan de Castella
      - Acho uma falta de respeito isso, mas sendo bisneto de quem é...
      Andoni Arieta
      - Presta atenção seu gilipollas. Lave sua boca para falar do meu Bisabuelo. Falta de respeito é você vir a uma entrevista coletiva com essa cara de idiota e interromper o seu colega jornalista. Isso é falta de respeito com um colega de profissão. E se falar mal do meu Bisavô eu te cubro de porrada.
       
      Após a minha fala a entrevista coletiva terminou em confusão, pois não me contive e dei um soco na cara de Filipe Juan. Fui chamado pela direção do Málaga e mesmo com a equipe em 9º lugar na Liga Adelante e classificado para as quartas de finais da Copa del Rey, após eliminar o poderoso Real Madri...
       
       

       
       
       

×
×
  • Create New...