Jump to content
Sign in to follow this  
Henrique M.

Como o treinador adjunto define os treinos no FM?

Recommended Posts

Henrique M.

VFIp5Vr.png

Desde o FM 2019 que a forma como o Football Manager encarava os treinamentos das equipes dentro do universo do jogo mudou completamente. Antes, era algo simples, com a definição de alguns regimes de treino como padrão e alguns focos aqui. E não tinha mais nada. Se você quisesse editar algo para um dia ou alguns dias, era impossível, pois o FM apenas lidava com semanas e com seus focos específicos. Entretanto, com a novidade no Football Manager 2019, agora era possível calendarizar todo o treino e você, obviamente, poderia deixar tudo a seu gosto para obter os resultados que desejasse. Entretanto, os que não são muito fãs de microgerenciamento, ou não tem muito entendimento da questão, acabam deixando tudo nas mãos do adjunto, por isso, esse guia busca demonstrar como o treinador adjunto define os treinos no FM para que você possa entender como ele impacta o seu time.

O treinador adjunto não reinventa a roda

A primeira coisa que é importante dizer é que o treinador adjunto não irá tirar calendários e treinamentos da sua imaginação. Ele irá utilizar apenas os calendários padrões do FM, automatizando um processo que você mesmo seria capaz de fazer. Logo, para quem não tem o interesse de se dedicar a isso, deixar o adjunto ou escolher qualquer opção é basicamente a mesma coisa, com a exceção de que o adjunto sabe o que está fazendo.

Quais os critérios definem os treinos escolhidos?

Bem, se o treinador adjunto escolhe seus treinos baseados naquilo que o jogo lhe fornece, qual o processo de decisão que leva ele a escolher tão tipo de treino em detrimento de outros? Eles vão basear as decisões em cinco critérios:

  • O estilo de jogo preferido do treinador adjunto;
  • As preferências táticas do treinador adjunto;
  • As tendências táticas do treinador adjunto;
  • A previsão climática para a sessão do treino;
  • As táticas escolhidas pelo treinador;

treinador-adjunto-treino-fm-28c1e7312639

Ou seja, é importante observar se o seu treinador adjunto e você são uma boa dupla. Vamos supor que você é um treinador adepto do Tiki-Taka Vertical, mas os estilos e tendências do adjunto encaixam melhor com outro estilo de jogo, como o Contra-Ataque Direto, por exemplo. A forma como ele irá calendarizar os treinos não será muito produtiva para você e seu time.

No exemplo acima, temos uma calendarização onde os focos são o estilo tático da equipe e dois tipos de treinos distintos, defensivo e posse. Entretanto, o time tem como uma das táticas o 4-1-2-3 com pontas, ou 4-3-3 com pontas. E um dos estilos táticos é o Gegenpress. Na tela de criação de tática, esse é a terceira tática, logo, o adjunto está priorizando as outras táticas no seu treinamento. Por isso, é importante ver se o planejamento do seu adjunto encaixa com seus planos de jogo para determinada semana. Se você pretende usar uma tática mais ofensiva, e na semana, o adjunto está treinando uma tática defensiva, talvez não seja a melhor decisão em termos de treino.

Por fim, podemos notar que pelo menos um estilo de jogo do treinador e o estilo de jogo favorito do adjunto também não batem. Quem favorece um jogo de pressão, não pode ter um treinador adjunto que favorece a famigerada ligação direta. Mas, quem favorece um jogo de passes longos, irá se beneficiar de ter um adjunto assim.

treinador-adjunto-treino-fm-35dc477a8b8f

Caso não queira trocar seu adjunto, talvez seja melhor você assumir essa função. Afinal de contas, não é lá muito difícil modificar as sessões de treino planejadas pelo adjunto, já que ele te manda uma mensagem e você só precisa escolher um calendário padronizado.

treinador adjunto treino fm 1

Mas, no frigir dos ovos, se essa é uma situação que te incomoda, o ideal é que você e seu adjunto compartilhem táticas e estilo de jogos preferidos, pois assim, você saberá que ele estaria fazendo a mesma coisa que você, enquanto te economiza um tempinho para focar em outras coisas.

Como o treinador adjunto define os treinos baseado na sua tática personalizada?

Todo o cenário descrito acima trabalha com a ideia de que você escolheu os estilos táticos e táticas que o jogo lhe oferece. Então, é meio óbvio o caminho para você ou o assistente montarem o calendário de treinos. É só seguir as recomendações ou confiar no adjunto. Mas e se você criou sua própria tática ou modificou algumas instruções de um estilo que já estava lá antes?

Não se preocupe, seu treinador adjunto tem a capacidade de identificar qual o estilo de jogo mais parecido baseado nas suas instruções e ele calendariza as sessões de treinos baseados nessa aproximação dada por aquilo que você montou na tela de táticas.

treinador-adjunto-treino-fm-4dcf2d164786

Outras considerações

  • No curto prazo, treinadores adjuntos com estilos, preferências e tendências similares tendem a ter um calendário diferenciado, contudo, no longo prazo, os calendários tendem a se tornar similares, mesmo que ordens de calendarização diferente. Portanto, não é necessário se preocupar com detalhes como aleatoriedade, atributos escondidos na hora de decidir entre dois assistentes com estilos semelhantes;
  • Analisei meu adjunto e nós somos incompatíveis, mas, ele é bom em outras coisas que são importantes para você, qual é a perda em treinamento? Todo e qualquer adjunto do jogo, levando em consideração tudo já falado são perfeitamente competentes quando se trata de calendarização dos treinos. É óbvio que se você fizer o ajuste perfeito daquilo que deseja com as táticas que usa, os resultados irão ser satisfatórios, mas aquilo que o treinador adjunto lhe dá é pelo menos 70% do caminho para o mundo ideal.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

P.S: Agradecimento especial ao @Bruno Trink por fornecer as imagens desse guia.

Share this post


Link to post
Buzzuh

Interessantíssimo.

Share this post


Link to post
Leho.

Baita conteúdo @Henrique M., parabéns e obrigado amigo! 👏🏽👏🏽

Desde quando reformularam os treinos (FM19) que eu delegava totalmente essa função para o Adjunto. E nunca tive problemas quanto a isso.

Sempre tratei a escolha desse profissional com bastante cuidado (e isso desde sempre, olhando muito pros atributos de análise de potencial e capacidade primeiramente, e conforme o jogo foi evoluindo, olhando também pra outras características que passaram a ser importantes), mas sem imaginar que o perfil e as preferências táticas dele impactassem tanto nos treinos; eu sempre escolhi Adjuntos que se aproximassem das minhas filosofias de jogo porque queria que, ao entrar de férias por exemplo, ele mantivesse o time dentro do mesmo padrão. De certa maneira, eu acertava (nessa questão dos treinos) sem saber hahahaha.

Agora, a partir do FM20 eu passei a explorar mais essa área, fui aprender melhor sobre calendarização de treinos e me arrisquei mais dentro dessa tarefa. Inclusive passei a tomar conta sozinho dos treinos em determinado save. (eu falei bastante sobre isso num outro tópico aqui da área, que recomendo também: como montar rotinas de treino e treinos individuais).

 

Mas no fim das contas acho que o melhor dos mundos é: colocar o Adjunto pra fazer a função e ir customizando à sua maneira, com base no que ele vai formatando ao longo das semanas.

Share this post


Link to post
Nery2888

Eu praticamente comecei a jogar(levando á sério) com o fm15; então quando decidi fazer um "upload", então já tinha o fm19, é aonde estou agora e pretendo ficar por um bom tempo(no mesmo save).

Meu estilo é ter um save e continuar nele sempre criando mais técnicos e esticando o tempo passado, já cheguei a passar 80 anos no save do fm15.

Infelizmente ainda estou passando por problemas no fm19 na questão de treinos, isso bagunçou todos os meus conhecimentos e preciso de ajuda.... como treinar meus jogadores com o estilo tiki-taka---em profundidade? No modo individual e no modo coletivo...

Nota: Peguei o Barça para restaurar aquele time temido do período 2009-2011.(ainda estou na pré temporada, então algumas peças podem vir)

Basicamente meu esquadrão de Jogadores é:

Gol:-------------------Ter Stegen e Cillessen

Zaga:----------------Piqué, Vermaelen, Umtiti e Lenglet

Volantes:----------S. Busquets e Samper

Meias:--------------Rakitic, Carles Aleña(aqui aparece com bom potencial então vou segurá-lo), Arthur, A. Vidal e Riqui Puig(apesar de não estar pronto, deixei ele para a copa do rei e liberado para o sub 19)

Pontas:------------Messi, P. Coutinho, O. Dembélé e .... Contratei o A. Martial(veio do M. United)

Atacantes:------Suárez, Munir.

quero manter o esclão assim:

4-1-2-2-1(ou se preferir 4-3-3 com pontas) 2 na zaga -2 laterais -1 volante -2 meias - 2 pontas - 1 centro avante

Edited by Nery2888

Share this post


Link to post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  
  • Similar Content

    • Bigode.
      By Bigode.
      Olá, meus caros. Depois de quase um ano desde o fim da minha última saga por aqui, acho que está mais do que na hora de voltar.
      2020 foi um ano difícil para todos nós e, mesmo com mais tempo disponível por causa da pandemia, acabei me afastando bastante daqui por questões pessoais. Aos poucos, fui voltando nesse início de ano, aquele famigerado bichinho que todos nós, contadores de histórias, conhecemos começou a coçar e decidi dar esse passo. Deixar de só acompanhar as sagas alheias e contar também a minha.
      Já vinha com essa ideia plantada na mente há algum tempo, mas sempre brequei na questão da proposta. O que fazer? Como fazer? Objetivos, metas... como me orientar? Acredito que meu save de maior sucesso aqui foi 'Um Gigante Renascido', com a Pro Vercelli, que foi até agraciado com um lugar nas Histórias Memoráveis, e depois dele tive alguma dificuldade em realmente embalar um novo save da mesma maneira que embalei aquele. Até creio que fiz coisas decentes, como no save com o Farense e com o Sheffield, ambos no Recanto, mas sempre ficou um certo sentimento de frustração.
      A verdade é que, pra mim, é muito difícil escolher um save. Dei uma sorte tremenda com a Pro Vercelli, que acabou ganhando um espaço no meu coração, que ocupa até hoje. Era, inclusive, uma hipótese fazer uma reedição com o clube italiano. Abortei, porém, visto que já vinha jogando offline com eles e acabaria não sendo empolgante parar e iniciar outro por lá assim, da noite pro dia.
      Decidi então trazer uma velha ideia, algo que já havia anotado fazia tempo, e que ficou ali esquecida no bloco de notas do celular. Não lembro bem como a proposta veio a minha mente, mas tenho quase certeza que pensei no clube escolhido por se tratar de um decano, de um dos precursores da história do futebol. Um dos membros do famoso Clube dos Pioneiros.
      Mais adiante, em outro post, trarei mais detalhe sobre o clube, na vida real e in-game. Mas, sem mais delongas, já ficou claro: está iniciado o desafio de clube e aqui contaremos a história do 'vovô' Real Club Recreativo de Huelva, S.A.D.; ou apenas Recreativo de Huelva.

      O objetivo principal é simples: diversão. A gente gosta de complicar, né? De prometer mundos e fundos, de pensar em objetivos e metas ousados e muitas vezes (aparentemente) impossíveis. Mas aqui quero simplificar: meu intuito é que não só eu me divirta jogando e contando o save, como vocês possam também ter um dose de diversão enquanto acompanham esse desafio.
      Mas, claro... eu sou um cara competitivo e que busco sempre o melhor. Então é óbvio que durante esse save vou em busca do topo. Levar o clube a elite, melhorando as estruturas durante o percurso e, chegando lá, melhorar a cada temporada em busca dos títulos. Liga e taça nacionais, competições continentais, tudo...
      E vamos ver... quem sabe eu não estabeleça objetivos concretos conforme a gente conheça um pouco mais da história desse centenário clube somada aos desdobramentos do save?

      Para assumir o desafio de treinador dessa saga, pensei em buscar algum nome que tenha marcado passagem pelo clube ou até criar um personagem que fosse herdeiro de um dos fundadores do Recreativo.
      Por fim, porém, decidi por utilizar um perfil próprio e pessoal. Até cogitei a possibilidade de alterar o ano de nascimento, deixando o perfil mais velho para evitar possíveis problemas com jogadores experientes, mas optei por deixar a informação verdadeira. Nada como um bom desafio, não é mesmo?
      A licença e a experiência anterior foram escolhidas de acordo com aquilo que o jogo sugeriu: 'Licença Continental B' e 'Jogador Profissional (nível local)'.


      Esse save será rodado na versão limpa do jogo, com o mais atual patch (21.3).
      Para as ligas, decidi selecionar as cinco grandes ligas (Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Itália) por questões óbvias. Selecionei também Argentina e Brasil, por serem dois grandes formadores de jogadores - ambos, inclusive, sempre exportando para a Espanha. Portugal e Holanda são dois países secundários que acho sempre interessante estarem presentes, também pelo que podem proporcionar no que diz respeito ao mercado.
      Já a presença de Bélgica, Croácia e Sérvia se deve ao fato de serem três países que sempre revelam ótimos jogadores e que, portanto, sempre estou de olho. Achei por bem deixá-los ativos (algo que nunca faço) para ver o que isso pode impactar na produção de regens por aquelas bandas.

      Além disso, e também baseado nos motivos citados acima, selecionei uma base de dados grandes, com a adição de jogadores como pode ser vista abaixo. No que diz respeito a América do Sul, a ideia é aumentar um pouco mais a diversidade por ali, já que sabemos que eventualmente sempre surgem bons jogadores fora de Argentina e Brasil, como colombianos e uruguaios, por exemplo.

       
    • Gui.Hoffmann
      By Gui.Hoffmann
      Apresentação:
      A ideia do Save é bem simples até, levar o México para o topo do mundo a melhor colocação da seleção em copas foi chegando as quartas de finais 2x (70 e 86), além disso ou antes de chegar na seleção o objetivo é ganhar um mundial com algum time mexicano, feito inédito até hoje se até eu chegar neste patamar algum time já tiver ganho meu objetivo vira conquistar 2 mundiais de clubes kk
      Enfim, começaremos la de baixo pra variar, no desemprego com 20 aninhos o treinador Guillermo Hoffmann tenta a sorte no futebol com um sonho
       
      Detalhes Técnicos:
      Objetivos:
      -Ganhar uma Copa do Mundo com o México
      -Ganhar um Mundial de Clube a mais que todos os times do Mexicanos Juntos
      -Fazer uma pequena dinastia antes de assumir a seleção seria legal também
       
      Regras:
      -Posso trocar de clubes a vontade
      -Não usar meio ilícitos para chegar no topo mais rápido 
       
      Detalhes mais:
      -Estão selecionadas todas as ligas da América do Norte/Central
      -Informações do Treinador:

       
       
       
      Bom é minha primeira vez aqui e estou com medo de colocar muita coisa na apresentação do save então vou deixar o clube que aceitou o desafio de ter um treinador de 20 anos e a pré temporada pra outra att
       
      Então vamos nessa chegar ao topo do mundo
       
    • apad_93
      By apad_93
      Salve rapaziada! Seguinte, eu sempre joguei FM iniciando com o meu time(Fluminense) ou com algum médio/grande europeu, mas dessa vez resolvi iniciar um save com o Goytacaz, time da minha cidade. Estou usando o Brasil Mundi Up e coloquei o formato do Brasil real, com isso o calendário fica tendo a Série B do Carioca e a Copa Rio. Como eu nunca comecei tão embaixo não estou sabendo qual rumo certo tomar. Mal tem staff e os jogadores são fraquíssimos, todos cinzas... então estou a procura de dicas de quem tá acostumado a jogar nas divisões mais inferiores(treinos, shortlists, contratos e etc), qualquer ajuda será muito bem vinda. Agradeço desde já!
      OBS: Não sei se estou postando no lugar certo, se tiver errado me avisem pra eu corrigir.
       
    • schacoffee
      By schacoffee
      Queria escrever sobre um save que criei, mas não é necessariamente uma história.
      Gostaria de falar bastante sobre as táticas do time e a evolução dos jogadores, familiaridade com as táticas etc.
      Também, é claro, o decorrer da temporada.
      ***
      Seria nos "Saves e Desafios" ou no "Centro Tático"?
    • Rc92s
      By Rc92s
      Como fizeram pra instalar? Não consigo instalar aqui
×
×
  • Create New...