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Fernando Custódio

Funcionamento do FM no XBox

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Fernando Custódio

Boa noite. Alguém tem ideia de como o jogo rodará nos consoles. Será possível editar como no PC?

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Ariel'

Fernando, boa noite

Até onde sei, não tem versão de FM para consoles.

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David Reis
22 minutos atrás, Ariel' disse:

Fernando, boa noite

Até onde sei, não tem versão de FM para consoles.

Na realidade vai ter sim:

 

 

Não sei bem como funciona porque não to muito por dentro das últimas notícias. Mas recomendo ao @Fernando Custódio acompanhar esse tópico aqui, onde todas as novidades do jogo estão sendo postadas a medida que eles vão divulgando:

 

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Ariel'

Porrax, top, hein? Imagino que a jogabilidade não vai ser a mesma sem o mouse, mas pra quem tem console e ama o jogo.

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    • VinnySampdoria
      By VinnySampdoria
      Olá amigos Fm.
      sou um grande fã da franquia Football Manager, dos tempos ainda de CM onde pude ter a oportunidade de crescer e aprender cada vez mais esse grande modo de jogo e entretenimento.
      FM não é apenas um jogo no qual podemos ter a imersão absoluta do futebol e todo seu glamour e desafios, mas também é a forma de nos conectar com algo que tentamos por muito tempo que é fazer parte do mundo futebolisitco. Alguns tentam jogar em times, ser técnicos, preparadores ou olheiros.. mas nem sempre conseguem por varios motivos que a vida costuma nos surpreender. Por isso quero agradecer a SEGA e a Eidos Interactive por sempre aperfeiçoarem e melhorarem o FM, contudo gostaria de citar alguns pontos que na minha opinião seriam de mais valia ao game:
      1. Treinador de time e seleção ao mesmo tempo: Quando tiver jogo em que o calendário apertado não permitiria comandar clube e seleção(na vida real), deveria podermos escolher qual dos dois queremos conduzir no jogo. Calendarios como no Brasil no qual temos jogo da seleção no mesmo periodo de jogos dos clubes é um exemplo disso. No FM20 podemos treinar com a Inglaterra em um jogo na Europa e no mesmo dia comandar o Flamengo em um jogo do Campeonato Brasileiro, o que na vida real seria impossivel.
      2.  Opção de técnicos já feitos pelo jogo: no Pro Evolution Soccer 2020 é possivel escolher técnicos já consagrados para jogar, como Romário, Maradona, Rijkaard, etc. Imagina que sensacional seria podermos escolher conduzir um grande idolo nosso como técnico já com seus históricos de conquistas como jogador já feito pelo jogo. Essa opção seria de fácil colocação no jogo tendo em vista que existem milhões de jogadores e técnicos na data base do jogo. Poderiamos escolher entre criar um técnico (como sempre foi) e podermos pegar algum técnico já conhecido com toda sua bagagem junto. Sensacional.
      3. Vida real em conduta de jogadores: Hoje em dia infelizmente somos bombardeados com inumeras situações constragedores de jogadores de futebol, normal são pessoas comuns.. eles brigam em bares, são pegos com drogas, em dopping, noitadas..etc. Não vimos isso no FM. Seria interessante incluir que o jogador tem uma conduta de indole questionavel e logo durante o game ele pode ser banido por meses ao ser pego com drogas ou brigar na rua por algum motivo banal. Na vida real vimos Luis Suares ser banido por meses por morder Chielline na copa de 2014. Jogadores Russos presos por brigarem em bar. Gonzalo Carneiro suspenso por uso de cocaina. Drinkwater saiu do Chelsea por brigar em bar. Assim é a vida e o FM por ser imerssivo e maravilhoso deveria olhar para esse lado também.
      4. Album de conquistas: Essa ideia é que o jogo tenha uma parte como um album de fotos com as conquistas do manager. Imagina ganhar uma FA CUP com o AFC Wimbledon e ter uma foto com a taça registrada no album. Seria muito interessante tendo em vista a imersão que isso causaria. Não é difícil colocar uma foto do manager com a taça ao lado. Coisa simples mas de muita relevância para os adeptos.
      5. Dar alguma razão para o salario Manager: Hoje sabemos que quando negociamos um contrato de nada vale o salario que o manager recebe, pois então podemos pensar em algo como comprar uma equipe amadora no futuro, comprar partes de jogadores em ascensão, etc. Não penso em algo muito amplo como comprar casas ou carro (FIFA MANAGER) penso em algo mais sútil mas que possa entreter seus fãs.
      6. Sair de Férias: Hoje no FM podemos sair de férias a qualquer momento, de qualquer forma.. coisa que foge da realidade. Minha proposta é que podemos sim sair de férias mas que seja algo mais especifico. Podemos ter a opção de sair por periodo sabático, para resolver problemas pessoais, para estudar em algum lugar do mundo,.. etc. Somente clicar ali sair de férias parece que foge da ideia da imersão que é o ponto forte do FM.

      @milesSI @SEGA @EidosMontreal @eidos_de @FootballManager 

      Agradeço o retorno de vocÊs e também um grande abraço para todos.
    • Tsuru
      By Tsuru
      Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
       
      Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
      Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.
       
      Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
      Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).
      É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.

      Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
      Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.
      Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.

      Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
      Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).
      Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
       
      Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
      Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 
      Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
       
      Segundo Volante
      Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área a Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.
       
      Regista / Médio Criativo
      O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.
      Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
       
      Organizador Móvel / Roaming Playmaker
      É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Area a Area, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.
      Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.
      Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
       
      Algumas fontes:
      Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/
      Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0
      Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html
    • Zicogalinho
      By Zicogalinho
      Já que esses clubes têm os seus serviços de inteligência, resolvi criar esse tópico para que os membros possam colocar nomes que estejam surpreendendo ou surpreenderam  nos campeonatos locais. Vai que aparece algum técnico num clube grande que a gente já tenha apontado como feito um bom trabalho.
      Eu não posso dizer muita coisa de outros campeonatos que não o carioca porque foi o que acompanhei mais. Com certeza os colegas que acompanharam paulista e acompanham gauchão e mineiro podem ter visto algo de bom.
      Para começar, se eu fosse dirigente, eu contrataria o Bonamigo para meu time. Deve custar pouco e fez um bom trabalho com o Boa Vista, time jogava um futebol bem envolvente. O problema foi a parada. Vamos ver o que os colegas viram em outros campeonatos regionais.
    • Leho.
      By Leho.
      Estive pensando aqui, e resolvi criar o tópico por curiosidade: cada um joga FM de uma forma, de um jeito, carregando determinadas ligas, países, com clubes diferentes e objetivos também diferentes.
      Mas e as ferramentas que o jogo te fornece, você utiliza todas elas? Algumas? Queria compartilhar aqui algumas que uso, e aprender a usar outras também com vocês.
      Vamos lá, até pra dar o exemplo:
      Uso mt os atalhos do teclado, principalmente do F1 ao F10; Uso quase que sempre a "Continuação automática do jogo", setando em 2 seg; Uso bastante também o "Alt+S", pra tirar screenshots (isso nessa versão 2020); E vocês, usam quais? Eu não uso só isso aí não, mas foi o que lembrei de cabeça rápido aqui.
       
       
      p.s: alguém usa aquele "Criar nota"? Se sim, onde e como?
    • PMLF
      By PMLF
      Algum dia todos os clubes no jogo vão estar com nome falso a não ser que estejam licenciados...
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