Jump to content
Sign in to follow this  
Bozeno

És orgullo del pueblo canario - Ninguém quer largar o osso! (17/10)

Recommended Posts

Bozeno

Banner52dfc0853f09a282.png

Presac7ea9011a3eaccb.png

Consegui adquirir o FM 2020 através da promoção da Epic Games e resolvi trazer novamente o Las Palmas para contar. A experiência de jogar com a equipe canária no FM 2016 foi bem legal e acabei adquirindo simpatia pela equipe. Cheguei a acompanhar as redes sociais e alguns jogos dos amarillos após a retomada do futebol e, vez ou outra, pinga alguma notícia deles.

Durante o save anterior, senti falta de algumas coisas, como os Derbis das Canarias contra o Tenerife (o mais próximo de acontecer foi na Copa do Rei na primeira temporada, mas o Tenerife caiu para o Valladolid), e a possibilidade de trabalhar melhor o Las Palmas Atletico (time B, que não conseguia subir para a Segunda Division). Agora no FM 2020 vou ter essas possibilidades e estou bastante curioso.

A última temporada, na vida real, do Las Palmas foi de instabilidade. Desde 2018-19 na Segunda División, os canários começaram frequentando a zona de rebaixamento e, à exceção de duas rodadas onde entraram na zona de playoffs, oscilaram entre as posições do meio da tabela. Com o resultado da rodada final, terminaram em nono lugar. Ao menos nos comentários que eu vi, o resultado final não agradou a torcida, criticando as escolhas do treinador Pepe Mel e a pouca eficiência do ataque.

E neste momento da temporada atual o Las Palmas ocupa a 15ª colocação na tabela, com um empate e uma derrota. Imagina a alegria da torcida...

Essa é apenas a ponta do iceberg. Com o tempo vou contando mais coisas.

Dados534d41d3379906d5.png

Football-Manager-2020_-Escolher-Paises3e

Resolvi adotar a ideia de carregar todas as ligas apenas da liga com o qual vou jogar e deixar apenas a primeira divisão de outras ligas. O objetivo é uma base de dados mais leve para dar algum respiro para minha máquina e abrir espaço para carregar ligas periféricas, se assim achar necessário

Treinador

Mais um Molowny em Las Palmas. Dessa vez o personagem criado é Tanausú Molowny, nascido em 1980. Esses são os atributos dele:

Jogo_-Sem-Titulo_-Adicionar-Novo-Treinad 

Objsc5f74aa2335b6c66.png

Dividi os objetivos de três maneiras:

Clube

Retornar à LaLiga e se manter competitivo na divisão;

Conquistar LaLiga e a Copa do Rei;

Conquistar torneios continentais – UEFA Conference League, UEFA Europa League e UEFA Champions League;

Tornar o clube saudável financeiramente;

Ampliar a rede de afiliados do Las Palmas;

Subir o Las Palmas Atletico para a Segunda Division.

Jogadores

Colocar jogadores nas seleções espanholas principal e de base;

Colocar jogadores em outras seleções principais da Europa e América do Sul;

Ter vencedores dos Trofeus Pichichi (Artilheiro de La Liga), Zarra (Artilheiro Espanhol) e Zamora (Melhor Goleiro);

Repatriar ex-jogadores do clube, como Vitolo, Roque Mesa, David Simon e Vicente.

Guanartemes versus Menceys

Guanartemes e Menceys são os nomes pelos quais os chefes das tribos aborígines das duas principais ilhas do arquipélago das Canarias (Tenerife e Gran Canaria) eram chamados. Guanartemes eram os chefes da Ilha de Gran Canaria, e Mencey, os chefes da ilha de Tenerife. Ou seja, estamos falando dos derbis entre Las Palmas x Tenerife.

Geral: 22 vitórias do Las Palmas x 24 empates x 15 vitórias do Tenerife

La Liga: 1 vitória do Las Palmas x 1 vitória do Tenerife

Segunda División: 9 Vitórias do Las Palmas x 18 empates x 11 vitórias do Tenerife

Copa do Rei: 10 vitórias do Las Palmas x 6 empates x 3 vitórias do Tenerife

Manter o retrospecto geral contra o Tenerife;

Terminar acima do Tenerife nas classificações gerais.

Hist4d6cce2e47521c9a.png 

2019-20:

LaLiga Smartbank -

Copa de Su Majestad El Rey -

Cap. 1 - O que mudou entre 2015-16 e 2019-20?

Cap. 2 - O pedido, a despedida e os 25 gols

Cap. 3 - Nasce uma estrela?

História #1 – Os Dérbis Canários, pt. 1

Cap. 4 - Um mês que pode custar caro

Cap. 5 - Ninguém quer largar o osso!

AllMight

Boa!

Acho muito legal quando criamos uma identidade com algum clube, e não da para negar que você criou isso. Se o novo save manter o mesmo nível do anterior, será show de bola, vou me divertir bastante. 

Boa sorte!

Tsuru

Agora vai.

Que venham títulos europeus, nacionais e tempos gloriosos para o povo das Canárias.

Bom save!

ggpofm

Com o FM20 e o Las Palmas, acho que agora está tudo certo para começar o save e levá-lo adiante.  Boa sorte. Desejo que siga adiante com ele e com dificuldades que lhe tragam desafio. Estabeleceu vários objetivos interessantes para trabalhar com o clube Las Palmas e não apenas com o time principal, que é o que geralmente acontece.

Se fosse eu a configurar o seu save também selecionaria todas as divisões da Espanha, deixando somente as primeiras divisões de outros países importantes da Europa, mas não incluiria também a Argentina e o Brasil. Contudo o mais importante foi ter selecionado como jogáveis as principais ligas europeias ativas, já que o objetivo é ter um desafio o mais real. 

E por falar em desafio, por que não utilizar a reputação mais baixa possível para técnico já que a ideia é um save de clube? Você acha muito complicado de se levar adiante a relação de um técnico inexperiente com jogadores profissionais, mas de uma em um liga secundária? Ou há alguma outra questão envolvida?

Henrique M.

Boa sorte, espero que agora consiga seguir mais além.

Chackal099

Eu também voltei ao FM graças ao Epic Games Store, como não tinha um PC muito poderoso, não me interessei pelo Game Pass, mas já que estavam dando de graça, fui na onda...
Estou pensando em começar um save também aqui no Profissão: Manager, na verdade, REcomeçar, pegar a história do Stevenage que deixei no meio do caminho e começar outra vez, por enquanto, estou com o time da cidade que nasci, o SC Atibaia, "molhando os pés" tentando sentir o que há de novo na versão, antes de entrar de cabeça.
Vou acompanhar teu save, daí busco algumas inspirações hehehehe, boa sorte!

div

Boa sorte no novo save!

MitoMitológico

É um desafio bacana, o Las Palmas é outro clube que possui a minha simpatia, gosto das cores e do escudo. Espero que consiga ir ainda melhor nessa "segunda passagem" pelo maior das Ilhas Canárias.

Boa Sorte.

Bozeno
21 hours ago, AllMight said:

Boa!

Acho muito legal quando criamos uma identidade com algum clube, e não da para negar que você criou isso. Se o novo save manter o mesmo nível do anterior, será show de bola, vou me divertir bastante. 

Boa sorte!

Obrigado Diogo! 

Espero que curta a história!

13 hours ago, Tsuru said:

Agora vai.

Que venham títulos europeus, nacionais e tempos gloriosos para o povo das Canárias.

Bom save!

Obrigado Tsuru!

Que assim seja!

11 hours ago, ggpofm said:

Com o FM20 e o Las Palmas, acho que agora está tudo certo para começar o save e levá-lo adiante.  Boa sorte. Desejo que siga adiante com ele e com dificuldades que lhe tragam desafio. Estabeleceu vários objetivos interessantes para trabalhar com o clube Las Palmas e não apenas com o time principal, que é o que geralmente acontece.

Se fosse eu a configurar o seu save também selecionaria todas as divisões da Espanha, deixando somente as primeiras divisões de outros países importantes da Europa, mas não incluiria também a Argentina e o Brasil. Contudo o mais importante foi ter selecionado como jogáveis as principais ligas europeias ativas, já que o objetivo é ter um desafio o mais real. 

E por falar em desafio, por que não utilizar a reputação mais baixa possível para técnico já que a ideia é um save de clube? Você acha muito complicado de se levar adiante a relação de um técnico inexperiente com jogadores profissionais, mas de uma em um liga secundária? Ou há alguma outra questão envolvida?

Obrigado Gilson!

Na criação do técnico me surpreendeu que a qualificação sugerida pro Las Palmas é Licença Pro Continental/Jogador Global. Eu resolvi usar um meio termo, pois talvez um treinador com reputação muito baixa pudesse não ter uma duração muito longa no cargo. Por mais que seja um save de clube e eu não pretenda encerrar em caso de demissão, não quero demissões e criações de novos treinadores com tanta sequencia.

Além disso, tem a questão financeira do Las Palmas. No save anterior tive muitos problemas nesse ponto, mesmo com um controle mais rigoroso de salários para tentar estancar a sangria financeira rápida, e praticamente não consegui os cursos de treinador por conta da corrosão financeira rápida. Então ao menos um grau continental menor achei interessante.

5 hours ago, Henrique M. said:

Boa sorte, espero que agora consiga seguir mais além.

Obrigado Henrique!

4 hours ago, Chackal099 said:

Eu também voltei ao FM graças ao Epic Games Store, como não tinha um PC muito poderoso, não me interessei pelo Game Pass, mas já que estavam dando de graça, fui na onda...
Estou pensando em começar um save também aqui no Profissão: Manager, na verdade, REcomeçar, pegar a história do Stevenage que deixei no meio do caminho e começar outra vez, por enquanto, estou com o time da cidade que nasci, o SC Atibaia, "molhando os pés" tentando sentir o que há de novo na versão, antes de entrar de cabeça.
Vou acompanhar teu save, daí busco algumas inspirações hehehehe, boa sorte!

Obrigado, Chackal!

Independente de qual ideia tenha em mente, retorne. Tem a seção de Central de Informações para ajudar com as principais dúvidas, o Boteco onde pode tirar dúvidas e fazer pedidos de banner. O pessoal ajuda bastante aqui.

Espero que curta o save.

2 hours ago, div said:

Boa sorte no novo save!

Obrigado Div!

1 hour ago, MitoMitológico said:

É um desafio bacana, o Las Palmas é outro clube que possui a minha simpatia, gosto das cores e do escudo. Espero que consiga ir ainda melhor nessa "segunda passagem" pelo maior das Ilhas Canárias.

Boa Sorte.

Obrigado Mito!

ggpofm
4 hours ago, Khroiskantis said:

Na criação do técnico me surpreendeu que a qualificação sugerida pro Las Palmas é Licença Pro Continental/Jogador Global. Eu resolvi usar um meio termo, pois talvez um treinador com reputação muito baixa pudesse não ter uma duração muito longa no cargo. Por mais que seja um save de clube e eu não pretenda encerrar em caso de demissão, não quero demissões e criações de novos treinadores com tanta sequencia.

Além disso, tem a questão financeira do Las Palmas. No save anterior tive muitos problemas nesse ponto, mesmo com um controle mais rigoroso de salários para tentar estancar a sangria financeira rápida, e praticamente não consegui os cursos de treinador por conta da corrosão financeira rápida. Então ao menos um grau continental menor achei interessante.

E a confiança no próprio taco, onde fica?😀

Bozeno
12 minutes ago, ggpofm said:

Tá alta, mas também estou tentando prever situações.

Bozeno

O que mudou entre 2015-16 e 2019-20?

Hora de apresentar o que há com o Las Palmas nesse FM 2020:

Clube

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Geral8a1f35cff1b

As informações gerais do clube não se alteraram em sua esmagadora maioria, incluindo a rede de afiliados. Houve perda de reputação e de avaliação financeira, mas é compreensível, dadas as circunstâncias atuais do Las Palmas.

Infraestruturas

Gran-Canariaed1640f3ab80cb29.png

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Infra-estruturas

O Estádio de Gran Canaria continua com a mesma capacidade. Mas as estruturas de treino e recrutamento tiveram sutis mudanças. As condições corporativas e de treino permaneceram as mesmas, mas as condições de trabalho e o treino do time junior melhoraram. Porém, o recrutamento de jovens parece ter piorado.

Finanças

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Sumariodcaba053b

O saldo financeiro é bom, até melhor que em 2016, mas os orçamentos de transferências e salários estão um pouco menores e a equipe está gastando pouca coisa acima do orçamento de salários.

A grande dúvida é: as finanças vão escorrer pelo ladrão como no FM 2016, ou vão ser mais estáveis?

Visão do clube

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Visao-Geral3b245

Uma das minhas principais preocupações a partir de agora, a visão do clube está bem “visionaria” por assim dizer. A imprensa coloca o Las Palmas cotado para a décima colocação na tabela e a diretoria já exigiu no mínimo a chegada aos playoffs da LaLiga Smartbank, porém sem necessariamente conquistar o acesso nessa temporada. E da próxima o acesso não pode passar.

Ao que tudo indica, qualquer sequência mínima de resultados ruins pode colocar o cargo em perigo.

Pessoal

Agora vem a principal parte dessa atualização, ao meu ver. Eu já dei algumas pistas na postagem anterior, mas os principais destaques daquele Las Palmas do FM 2016, como David Simon, Jonathan Viera, Nabil El Zhar, Roque Mesa, Vicente e Hernán, não estão no elenco mais. Hora de conhecer o elenco.

Equipe técnica

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Todos87ee4d4b61c

Ao saltar os olhos pela equipe técnica, chama a atenção a presença de um nome conhecido: Momo, que jogou a primeira temporada daquele save. Hoje é preparador. Outros funcionários reapareceram: Zeljko Cicovic, então preparador de goleiros hoje olheiro, e Gerardo Garcés, então fisioterapeuta hoje medico do clube.

A cobertura da equipe técnica do time principal está na média das equipes de LaLiga Smartbank, bem como a do Las Palmas Atletico está na média da Segunda Division B, mas faltam ainda muitos profissionais. Reforçá-la durante a pré-temporada será uma prioridade.

Las Palmas C

Resolvi alterar um pouco a forma de apresentar os times, e vou começar por algo que me surpreendeu: o Las Palmas tem um time C. Achei que fosse algum bug do FM 2020, mas ele existe desde 2006 na vida real. Creio que a pesquisa do FM 2016 deixou passar essa.

O Las Palmas C joga neste momento a Tercera Division (4ª na pirâmide espanhola), no grupo das Ilhas Canarias, tendo jogado as divisões abaixo na maior parte do tempo. Por conta das regras da federação espanhola, que não permitem times B e C jogando as mesmas divisões das equipes principais, só vai poder subir caso o Las Palmas Atlético (equipe B) suba da Segunda Division B para a LaLiga Smartbank e obviamente isso só vai acontecer se o Las Palmas subir para LaLiga Santander.

U.D.-Las-Palmas-C_-Plantel2e0c6d9bb3b054

Apresentação feita, não vou me tecer muitos comentários. O time tem pouquíssimos jogadores e dois jogadores chamam a atenção positivamente: David Camacho, zagueiro, e Juan Fernández, meia/ponta/atacante. Ambos devem subir ao time B para irem se desenvolvendo.

O restante deve ir ao Sub-19 (que neste momento não tem nenhum jogador) ou até o time B, mis para compor elenco.

Las Palmas Atlético

O Las Palmas Atlético, equipe B do Las Palmas, está atualmente na Segunda Division B – Grupo 1, onde joga contra equipes do norte do país (especialmente Galícia, Astúrias e Região de Madrid), das Ilhas Baleares, e o Melilla, da região territorial localizada na costa marroquina, que teve um save recente na área contado pelo Johann Duwe.

U.D.-Las-Palmas-Atletico_-Plantel785bcc7

O elenco do Las Palmas Atletico é bastante vasto e conta com algumas opções interessantes para o time principal, como os goleiros Alvaro Valles e Álex Domínguez, os defesas Manu Alemán e Carlos Quintana, e o volante Josemi Castañeda. Pelo menos dois jogadores deverão subir para o time principal.

Las Palmas

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Jogadores759d7e0

O time principal. Apenas seis jogadores permanecem daquela equipe que iniciou no FM 2016: Aythami, Dani Castellano, Javi Castellano, Mauricio Lemos (estava no time reserva naquele save) Tana e Sergio Araujo (nesse momento emprestado ao AEK).

A média de idade do time é a maior de LaLiga Smartbank: são 8 jogadores acima dos 30 anos, a grande maioria na defesa. Além disso, são 5 jogadores cedidos por outras equipes para o Las Palmas, porém estes ganham salários dentro da média do clube.

Há vários jogadores com larga experiencia no futebol espanhol, como Martin Mantovani (ex-Leganés), Íñigo Ruíz de Galarreta (ex-Athletic Bilbao), Alberto De La Bella (ex-Real Sociedad), Raúl Fernández (ex-Athletic Bilbao) e Rubén Castro (ex-Deportivo La Coruña e ídolo do Real Bétis).

Estes são os destaques que eu elenquei:

Aythami: Um dos remanescentes do FM 2016, o zagueiro está demonstrando os sinais de decadência na carreira, mas ainda é um dos líderes do elenco, segundo a hierarquia. Os atributos mentais estão bons, mas os físicos vêm em queda. Provavelmente vai ser reserva neste ano final de contrato.

Aythami_-Perfil2818cd9dec8c9d5f.png

Dani Castellano: Mais um dos remanescentes, o lateral-esquerdo parece ter alguma gasolina no tanque ainda. Deve ser titular no começo do campeonato.

Dani-Castellano_-Perfilb9a3f3020e81c320.

Josep Martinez: Goleiro de potencial, já está vendido ao RB Leipzig, da Alemanha. Tem tudo para ser um dos destaques futuros da seleção espanhola.

Josep-Martinez_-Perfil1a5e525261c6500a.p

Pedri: Outro produto da base do Las Palmas, Pedri não demorou a chamar a atenção dos principais times e o Barcelona garantiu a sua contratação, cedendo-o por empréstimo ao Las Palmas nesta temporada. É um dos chamados Wonderkids do FM 2020.

Rubén Castro: O interminável. Rubén Castro voltou na temporada passada (18-19) ao Las Palmas, seu clube formador. Como Aythami, vem em queda nos atributos físicos. Apesar da idade, ainda tem interesse de algumas equipes e pode ser vendido, até num esforço para rejuvenescer o time. Na vida real entrou em atrito com o presidente Miguel Ángel Ramirez (xará do treinador do Del Valle) e saiu do clube, reforçando o Cartagena para 20-21.

Ruben-Castro_-Perfilb8339006c16e2a52.png

Tana: Remanescente. A carreira de Tana no Las Palmas é cheia de altos e baixos. Considerado jogador com algum potencial, teve um histórico problemático no clube e até na cidade. Teve seu contrato rescindido pelo clube no inicio deste mês por “razões disciplinares”, com o clube chegando a contratar um detetive para investigar o jogador. A situação tende a se tornar mais delicada, pois o jogador pretende processar o clube para receber o restante do contrato. Em resumo: uma mistura de Cazares com Thiago Neves.

Tana_-Perfil02b9d2165a341fd5.png

No FM a coisa não muda muito de figura, o jogador recebe o salário mais alto do elenco. Caso não tope uma redução de salário, deve ser vendido ou emprestado.

Próxima atualização: Pré-temporada.

ggpofm

Uma das coisas que eu gosto de jogar na Espanha são esses times ligados ao time principal. Se quiser dá para fazer algo bem interessante envolvendo-os, tentando promovê-los até onde é possível. Boa sorte com os seus canarinhos.

Em um campeonato com 22 equipes estar cotado para o 10º lugar é sinal, para o treinador humano, que é totalmente viável ficar entre os cinco primeiros colocados, ou seja uma vaga nos playoffs (3º ao 6º lugar) como a diretoria almeja. Muitos chegam a ganhar títulos com contratações de início de temporada. Estranho será se não disputar a vaga nos playoffs. Aí sim será um problema. Particularmente, não acho a diretoria "visionária".

Quando começar o campeonato, tire uma dúvida, por favor, e veja qual é a colocação da folha salarial do Las Palmas com relação aos outros adversários.

As finanças não deviam preocupá-lo, sempre pode existir uma injeção de dinheiro, um magnata, ou um grupo de sócios para ajustar isso. Claro que, se você pode ter um elenco melhor com folha salarial mais baixa e com qualidade melhor ou pelo menos igual ao que tem, é melhor caminhar para essa direção, mas as finanças não deviam ser um limitador para você, já que não há fairplay financeiro na Liga 2. Adotar um política de restrição financeira é que pode levar sua equipe ao buraco.

Boa trabalho. 

Bozeno
On 9/26/2020 at 7:54 AM, ggpofm said:

Uma das coisas que eu gosto de jogar na Espanha são esses times ligados ao time principal. Se quiser dá para fazer algo bem interessante envolvendo-os, tentando promovê-los até onde é possível. Boa sorte com os seus canarinhos.

Em um campeonato com 22 equipes estar cotado para o 10º lugar é sinal, para o treinador humano, que é totalmente viável ficar entre os cinco primeiros colocados, ou seja uma vaga nos playoffs (3º ao 6º lugar) como a diretoria almeja. Muitos chegam a ganhar títulos com contratações de início de temporada. Estranho será se não disputar a vaga nos playoffs. Aí sim será um problema. Particularmente, não acho a diretoria "visionária".

Quando começar o campeonato, tire uma dúvida, por favor, e veja qual é a colocação da folha salarial do Las Palmas com relação aos outros adversários.

As finanças não deviam preocupá-lo, sempre pode existir uma injeção de dinheiro, um magnata, ou um grupo de sócios para ajustar isso. Claro que, se você pode ter um elenco melhor com folha salarial mais baixa e com qualidade melhor ou pelo menos igual ao que tem, é melhor caminhar para essa direção, mas as finanças não deviam ser um limitador para você, já que não há fairplay financeiro na Liga 2. Adotar um política de restrição financeira é que pode levar sua equipe ao buraco.

Boa trabalho. 

Obrigado, Gilson!

Sobre os times B e C eu confesso que me inspirei na sua história com o Cádiz e até gostaria de ver uma nova versão dela, se um dia fosse possivel. Achei o processo muito interessante e até era uma meta minha no outro save do Las Palmas, mas o Las Palmas Atletico não subia para a Segunda Division B e não foi possivel, infelizmente.

Eu acho possivel chegar nos playoffs. Pelo que eu joguei da pré-temporada até agora, é um time ajeitadinho. Vai depender muito de como trabalhar com as transferências, e da equipe saber segurar o tranco durante os momentos que a instabilidade acontecer. O campeonato vai até junho, com a fase de playoffs praticamente adentra julho, mas administrar as quedas na produção é algo chave pra ter sucesso.

Nas finanças eu me preocupo um pouco pois mesmo com a boa grana da La Liga acontecia alguma coisa que o clube não conseguia fechar a temporada no azul, mesmo gerindo bem a questão salarial. E, pelo que eu percebi, o clube ainda tem uma "herança maldita" dos tempos de La Liga (o salário do Tana). Ao menos enquanto o clube não subir eu devo ser meio restrito com as finanças. E vai ser desafiador.

Neyguaín

Bozeno
22 hours ago, Neyguaín said:

E lá vamos noix | Memes Hu3 BR Amino

Pois é, lá vamos nós de novo. Espero que curta a história

Andreh68

Bom save pra nós!

Em 25/09/2020 em 23:53, ggpofm disse:

E a consciência da nossa qualidade, como fica? 😋

Bozeno
3 hours ago, Andreh68 said:

Bom save pra nós!

Obrigado, Andreh

Bozeno

O pedido, a despedida e os 25 gols

A pré-temporada do Las Palmas foi relativamente tranquila. Nada muito de extraordinário aconteceu, mas houveram momentos importantes:

Fala, Ramirez, bom dia cara.

Uma das primeiras coisas que Tanausú Molowny percebi foi que o orçamento apertado não permitia muitas movimentações no mercado. Restou ao treinador pedir ao presidente Miguel Angel Ramirez no melhor estilo Thiago Neves. Após alguma insistência, o presidente aceitou e subiu o orçamento para salários.

Tanausu-Molowny_-Recebidas-224708fee032a

O presidente não se manteria atarefado somente com os pedidos do treinador. Em 13/julho, 12/agosto e 18/agosto ele teve que ir à imprensa esclarecer rumores de aquisição do clube. Neste momento não apareceu nenhuma proposta de compra, mas ao que tudo indica as coisas podem mudar logo.

Finalizando esta parte, apresento as camisas do Las Palmas para esta temporada. A teuto-dinamarquesa Hummel foi escolhida como a fornecedora das camisas, e atualmente ela fornece o material do Las Palmas. Como terceiro modelo, mantenho a homenagem aos clubes fundadores, e o primeiro escolhido foi o Real Club Victoria, que usava modelos alvinegros.

No patrocínio foi mais ou menos seguida a lógica que foi usada no outro save, usando algum patrocinador da equipe. A escolhida foi a companhia de óleo e combustíveis Disa, que aparece na parte traseira da camisa, acima do nome e dos números dos jogadores.

E desta vez resolvi seguir uma ideia que vi algumas vezes no Brasil (suco Santal Active, da Parmalat, na camisa do Palmeiras e modelos da FIAT nas camisas dos clubes patrocinados por ela, por exemplo) e na Europa (Dreamcast, da Sega, nas camisas de Arsenal e Deportivo La Coruña, e modelos da Opel na camisa do Milan, por exemplo), quando a empresa usa o espaço da camisa para divulgar algum produto. A escolhida foi a gasolina da empresa, DisaMAX.

Shirts0584a504e4814fd2.png

Traspasos2bb9e05e6281360d.png

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Historico-de-Tra

As movimentações realizadas no dia 24/06 já tinham sido feitas automaticamente pela IA quando o save foi criado, algo que me surpreendeu nesse FM 2020. Por tanto, para contratações, considerem a partir de Leandrinho e, para vendas, a partir de Martin Mantovani.

Nas movimentações do elenco o objetivo central era diminuir a média de idade da equipe e ter mais opções na zaga e no ataque.

Saídas

Nas saídas de jogadores, Tanausú Molowny teve que lidar com um problema chamado Tana. O jogador recebia um salário de La Liga para uma entrega de Segunda Division B (provavelmente seu contrato foi renovado durante a estadia do Las Palmas em La Liga). O jogador não queria reduzir o salário, insatisfeito por estar na lista de transferências, e o clube não conseguia um comprador. Então restou o empréstimo ao Alcorcon, que teve gosto de derrota, pois o Las Palmas ainda paga 90% do salário de Tana.

Outra saída importante foram a de Martin Mantovani, que já estava na fase final da carreira e desejava retornar à Argentina, assinando com o Huracan. E a principal foi a despedida de Rubén Castro. Com 38 anos, o atacante já vinha em forte decadência física e, mesmo assim, ainda tinha o interesse de alguns times. O Sporting Gijón veio primeiro e levou o jogador, com uma proposta pouca coisa maior que seu valor estimado. Saímos no lucro.

Entradas

O processo de contratações foi feito com a ajuda do diretor de futebol Rocco Maiorino e do diretor de futebol juvenil Tonono. Maiorino trouxe dois jogadores, cabendo a negociação contratual sendo feita pelo Tanausú Molowny, Tonono trouxe os jovens Juanito López e Adrián Granado, e Tanausú Molowny trouxe outros dois jogadores.

Vamos às contratações do time principal:

Cris Salvador: Veio do Sporting Gijón e pode jogar como zagueiro, volante ou meia central. A principio deve jogar como zagueiro. Tem bons atributos de cruzamentos, passe e índice de trabalho, e deve ser treinado para jogar como lateral. Trazido pelo diretor Maiorino, com os bônus pode ser a contratação mais cara do clube nessa temporada.

José Carlos: Também trazido do Lugo pelo diretor Maiorino, José Carlos é zagueiro de origem e, tal qual Salvador, deve ser retreinado para a lateral. Tem bastante margem de evolução.

Leandrinho: Formado na Ponte Preta e logo vendido para o Napoli, o brasileiro pode jogar como ponta ou atacante. Trazido por empréstimo, deve dividir responsabilidades no ataque com Juanjo Narváez e a próxima contratação. Jogador trazido pelo treinador Tanausú Molowny.

Leandrinho_-Perfil6994317e7393ea19.png

Javi Ontiveros: A outra contratação trazida por Tanausú Molowny é um atacante. Ontiveros é jovem, tem bastante potencial. Nessa primeira temporada deve ser uma opção a mais no ataque, aparecendo aos poucos no time.

Com essas contratações, as promoções de Alvaro Valles (goleiro) e Josemi Castañeda (volante) e a devolução de Jean Armel Drolé (meia) ao Antalyaspor, o elenco ficou com a sexta maior folha salarial de La Liga Smartbank e está dividido assim:

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Jogadores9f068b0

Finanças após a pré-temporada

Comissão técnica

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Historico-de-Tra

Através de anúncios a comissão técnica foi bem reforçada e agora está entre as melhores da Liga em diversas áreas. Zeljko Cicovic voltou a seu cargo anterior, de preparador de goleiros. Confira aqui a divisão dos cargos.

Amistosos

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Calendario-2ee33

A lista de marcadores não coube numa imagem só.

Para completar a pré-temporada, o Las Palmas fez alguns amistosos, incluindo uma semana de treinos em Marseille, na França. O que chama mais a atenção na imagem foram os insanos 25 gols marcados em dois amistosos contra times amadores franceses. Nessas partidas foi possível dar motivação e testar a principal tática nossa, um 4-1-4-1 DM com foco em atacar pelos flancos.

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Visao-Geralfdffb

Também foram feitas partidas contra equipes das Ilhas Canárias e contra o time B do Atlético de Madrid e o Granada, que milita em La Liga e serviu para testar a outra de nossas táticas, outro 4-1-4-1 DM, dessa vez voltado ao contra-ataque.

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Visao-Geral-283d

Juanjo Narváez foi o artilheiro da pré-temporada, com 8 gols.

LaLiga220377d2eb38d7b1f.png

A segunda divisão espanhola, chamada de LaLiga 2, comercialmente La Liga Smartbank, por razões de patrocínio, é composta por 22 times, que se enfrentam em turno e returno, totalizando 42 partidas. O campeão e o vice sobem diretamente à LaLiga e os times situados entre terceiro e sexto lugar (em caso de posições ocupadas por equipes B, o sétimo colocado ou posições abaixo entram nos playoffs) disputam um playoff de acesso, instituído a partir da temporada 2010-2011, aos moldes da Football League Championship inglesa.

Junto com a competição inglesa e a alemã 2.Bundesliga, é uma das poucas divisões de acesso europeias, dentre as principais, que conseguiram manter formato e quantidade de equipes por bastante tempo.

O Las Palmas é cotado para o décimo lugar pela imprensa e apostadores.

Abaixo, uma pequena tabela com os principais dados dessas dez temporadas – incluindo 2019-2020 – em que o playoff foi instituído:

Captura-de-Tela-288e80e931d2c4a6ec5.png

Análise geral:

Campeões

Pontos: Entre 70 (Huesca, 2019-20) e 91 pontos (Deportivo La Coruña, 2011-12) – Média: 80,3 pontos;

Vitórias: Entre 19 (Eibar, 2013-14) e 29 vitórias (Deportivo La Coruña, 2011-12) – Média: 23,5 vitórias;

Gols marcados: Entre 49 (Eibar, 2013-14 e Deportivo Alavés, 2015-16) e 85 gols marcados (Real Betis, 2010-11) – Média: 62,4 gols marcados.

Vice-Campeões (promoção direta)

Pontos: Entre 69 (Cádiz, 2019-20) e 85 pontos (Celta de Vigo, 2011-12) – Média: 75,9 pontos;

Vitórias: Entre 19 (Deportivo La Coruña, 2013-14 e Cádiz, 2019-20) e 26 vitórias (Celta de Vigo, 2011-12) – Média: 21,2 vitórias;

Gols marcados: Entre 48 (Deportivo La Coruña, 2013-14) e 83 gols marcados (Celta de Vigo, 2011-12) – Média: 61,6 gols marcados.

Playoffs (ultimo classificado)

Pontos: Entre 61 (Córdoba, 2013-14¹²; Real Zaragoza, 2014-15; e Elche¹, 2019-20) e 71 pontos (Córdoba, 2011-12) – Média: 64,6 pontos;

Vitórias: Entre 15 (Real Zaragoza, 2014-15) e 20 vitórias (Córdoba, 2011-12) – Média: 17,2 vitórias;

Gols marcados: Entre 47 (Córdoba, 2013-14¹²; e Osasuna¹, 2015-16) e 65 gols marcados (Real Valladolid², 2010-11) – Média: 54 gols marcados.

¹Córdoba, na temporada 2013-14, Osasuna, na temporada 2015-16 e Elche, na temporada 2019-20, conseguiram vencer os playoffs de acesso a partir da obtenção da última vaga do playoff.

²Real Valladolid, na temporada 2010-11, e Córdoba, na temporada 2013-14, jogaram os playoffs de acesso mesmo terminando em sétimo lugar, por conta da regra que proíbe equipes B de jogarem as mesmas divisões do time principal. Em ambos os casos, a equipe que liberou a vaga para os times foi o Barcelona B.

Como podem ver, a média geral do desempenho para o acesso é bastante alta. Uma campanha com pelo menos 75 pontos, sendo 21 vitórias e 60 gols pode ser suficiente no mínimo para um playoff. Estes números devem variar conforme o desempenho das equipes.

Considero a divisão das equipes de LaLiga 2 da seguinte forma, baseado principalmente na previsão da temporada e no desempenho na ultima temporada:

Briga pelo acesso direto e playoffs: Os recém-descendidos: Huesca, Rayo Vallecano, e Girona; Real Zaragoza, Cadiz, Almeria e Sporting Gijon;

Briga pelos playoffs e parte superior da tabela: Las Palmas, Fuenlabrada, Alcorcon, Mirandés, Tenerife e Elche;

Meio de tabela e luta pra não cair: Lugo, Malaga, Deportivo, Oviedo e Albacete;

Luta pra não cair: Racing Santander, Extremadura, Numancia e Ponferradina.

Estes são os primeiros jogos:

U.D.-Las-Palmas-S.A.D._-Calendario-45cfc

Próxima atualização: O início dos jogos oficiais.

ggpofm

Gostei da inspiração do 3º uniforme do clube. Bonita homenagem. Os dois primeiros também ficaram bonitos.

Concordo com a ideia de se desfazer de um jogador caro, mas achei um negócio ruim o do Tana. Não seria melhor ter mantido o jogador no elenco e ter o ganho esportivo com ele na equipe mesmo com o passado 'polêmico" no clube?

Por favor, explique um pouco mais como funcionou o processo de contratações feito com o auxílio do diretores de futebol?  Quem escolhe os jogadores? Usou apenas a observação dos olheiros?

Com vaga até 6º lugar, a 2ª espanhola é legal de jogar porque dá bastante esperança durante a temporada. É bem verdade que os play-offs podem se cruéis, mas faz parte. Cotado em 10º e com a 6ª folha salarial só gostaria de saber se o seu elenco está neste nível ou se está superestimado. Geralmente estão subestimados. O que você nos diz em comparação ao demais elencos da divisão?

15 hours ago, Andreh68 said:

Não é o caso do Nismo, que não posta por aqui há muito tempo e nem sei do que ele é capaz. Mas chamo atenção é daqueles que jogam por anos a fio e ainda pensam que são os novatos do FM que pouco sabem do funcionamento do jogo e que não sabem do que são capazes com uma equipe. Essa época já passou.😉

Bega Gomes

Curti essa sua análise de vitórias, pontos e gols. Pra vc ter chegado a isso deve estar realmente empolgado com a história, legal demais. Muito bom tb o saldo das finanças. 

Fiquei com a ideia de que se o LP chegar a 19 vitórias terá grandes chances de estar entre os candidatos à subida, mas, como vc falou, depende muito do desempenho dos adversários.

Qt a tabela, o começo tende a ser mais suave, o meio mais brigado e nos últimos dois encontros a "calmaria" tende a voltar, porém, agt sabe que um candidato ao rebaixamento pode ser mais encardido do que um indicado ao acesso em certos momentos, hehe. Vai do humor do FM.

Andreh68

Acho muito legal usar as equipes formadoras como terceira camisa. Acho que quanto mais velho mais nostálgico ficamos.

Não entendi bem o que vc espera do Las Palmas nessa temporada.

Nacho Libre

Vai jogar uma liga encardida e equilibrada, mas pelos relatórios e o plantel tem totais condições de brigar pela promoção.

Bozeno
On 10/4/2020 at 9:58 AM, ggpofm said:

1 - Gostei da inspiração do 3º uniforme do clube. Bonita homenagem. Os dois primeiros também ficaram bonitos.

2 - Concordo com a ideia de se desfazer de um jogador caro, mas achei um negócio ruim o do Tana. Não seria melhor ter mantido o jogador no elenco e ter o ganho esportivo com ele na equipe mesmo com o passado 'polêmico" no clube?

3 - Por favor, explique um pouco mais como funcionou o processo de contratações feito com o auxílio do diretores de futebol?  Quem escolhe os jogadores? Usou apenas a observação dos olheiros?

4 - Com vaga até 6º lugar, a 2ª espanhola é legal de jogar porque dá bastante esperança durante a temporada. É bem verdade que os play-offs podem se cruéis, mas faz parte. Cotado em 10º e com a 6ª folha salarial só gostaria de saber se o seu elenco está neste nível ou se está superestimado. Geralmente estão subestimados. O que você nos diz em comparação ao demais elencos da divisão?

5 - Não é o caso do Nismo, que não posta por aqui há muito tempo e nem sei do que ele é capaz. Mas chamo atenção é daqueles que jogam por anos a fio e ainda pensam que são os novatos do FM que pouco sabem do funcionamento do jogo e que não sabem do que são capazes com uma equipe. Essa época já passou.😉

Obrigado, ggpofm!

1 - Gosto bastante de trabalhar com esse template que eu uso (CPv), mas pena que não está sendo mais atualizado - ou ao menos não estou encontrando. Mas dá pro gasto.

2 - O negócio do Tana realmente admito que foi ruim, mas o salário dele é algo que só um time de La Liga conseguiria pagar, e não tinha nenhum time dessa divisão interessado, infelizmente. Sobre o ganho esportivo, nessa temporada seria minimo, pois tem muito jogador na frente dele em termos de qualidade, como Pedri, Juanjo Narvaez, Cristian Cedrés e Srnic. Para a próxima temporada ele deve retornar, até porque o clube vai ter uma debandada forte de jogadores que foram emprestados e ele deve ganhar minutos em campo. Mas, pessoalmente, se oferecerem um saquinho de jujubas pelo Tana, eu vou aceitar.

3 - O processo de contratação foi simples. O diretor fazia a proposta e eu verificava qual era a posição do jogador, idade dele e valor. Se caso eu visse que não atendia aos requisitos, especialmente idade e posição, eu nem abria negociação de contrato.

4 - Acho que o elenco se sustenta muito pelos jogadores emprestados. Se fosse depender só de jogadores trazidos em definitivo, provavelmente ficaria um pouco aquém da previsão da imprensa. A LaLiga 2 é muito equilibrada, as vezes ter um elenco muito "estrelado" pode ser um tiro no pé.

5 - Tudo bem que eu tenho praticamente 10 anos de fórum e não conseguia ao menos por alguma história no Recanto e agora esteja começando a contar mesmo. Mas acho ótimo que os veteranos da área tenham essa consciência de novato. Isso motiva a buscar novas histórias, novas ideias, as vezes a revisitarem alguma ideia antiga, a encontrarem soluções para problemas que venham a aparecer. Nenhum FM é igual ao outro, ainda que muitas vezes tenham aparências semelhantes, e mesmo cada liga, cada clube, cada save pede uma abordagem diferente.

Acho que cada um de nós reconhecer que pode aprender e crescer cada vez mais dentro do FM só renova a vontade de jogar. E é o que eu vejo em cada um aqui. Muitas vezes jogar e contar uma história é uma maneira que as pessoas tem de tirar um tempo para elas no meio da correria do dia-a-dia, mesmo que o jogo as vezes tire a paciência. E eu espero que cada vez mais os veteranos aqui tenham essa "consciência de novato", porque vão trazer ideias e histórias ainda melhores. A área só tem a crescer com isso, Gilson.

On 10/4/2020 at 3:07 PM, Bega Gomes said:

Curti essa sua análise de vitórias, pontos e gols. Pra vc ter chegado a isso deve estar realmente empolgado com a história, legal demais. Muito bom tb o saldo das finanças. 

Fiquei com a ideia de que se o LP chegar a 19 vitórias terá grandes chances de estar entre os candidatos à subida, mas, como vc falou, depende muito do desempenho dos adversários.

Qt a tabela, o começo tende a ser mais suave, o meio mais brigado e nos últimos dois encontros a "calmaria" tende a voltar, porém, agt sabe que um candidato ao rebaixamento pode ser mais encardido do que um indicado ao acesso em certos momentos, hehe. Vai do humor do FM.

Obrigado Bega!

19 vitórias é a meta minima, mas como diz a Dilmãe: "Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta." haha

O inicio realmente foi um pouco mais calmo, mas os jogos principais acabaram sendo um pouquinho turbulentos, como vou mostrar daqui a pouco.

On 10/5/2020 at 6:22 PM, Andreh68 said:

Acho muito legal usar as equipes formadoras como terceira camisa. Acho que quanto mais velho mais nostálgico ficamos.

Não entendi bem o que vc espera do Las Palmas nessa temporada.

Obrigado Andreh!

Eu sou apaixonado por camisas de futebol, especialmente algumas antigas, tipo a do Ajax/1995, Barcelona 97 e 99 ou as do Gremio e Vasco com a Kappa lá nos anos 90. Gosto bastante quando os times e as empresas puxam essas referencias do passado. Usar os fundadores do Las Palmas vai ser uma rotina, o estilo de cada um é bastante variado.

Sobre a equipe, espero pelo menos que brigue pelo acesso, mas vai ser dificil. Essa divisão esta bem equilibrada.

On 10/5/2020 at 10:13 PM, Nacho Libre said:

Vai jogar uma liga encardida e equilibrada, mas pelos relatórios e o plantel tem totais condições de brigar pela promoção.

Obrigado Nacho Libre!

Vamos ver o que a temporada nos reserva.

ggpofm
1 hour ago, Bozeno said:

5 - Tudo bem que eu tenho praticamente 10 anos de fórum e não conseguia ao menos por alguma história no Recanto e agora esteja começando a contar mesmo. Mas acho ótimo que os veteranos da área tenham essa consciência de novato. Isso motiva a buscar novas histórias, novas ideias, as vezes a revisitarem alguma ideia antiga, a encontrarem soluções para problemas que venham a aparecer. Nenhum FM é igual ao outro, ainda que muitas vezes tenham aparências semelhantes, e mesmo cada liga, cada clube, cada save pede uma abordagem diferente.

Acho que cada um de nós reconhecer que pode aprender e crescer cada vez mais dentro do FM só renova a vontade de jogar. E é o que eu vejo em cada um aqui. Muitas vezes jogar e contar uma história é uma maneira que as pessoas tem de tirar um tempo para elas no meio da correria do dia-a-dia, mesmo que o jogo as vezes tire a paciência. E eu espero que cada vez mais os veteranos aqui tenham essa "consciência de novato", porque vão trazer ideias e histórias ainda melhores. A área só tem a crescer com isso, Gilson.

A "consciência de novato" que me referi não foi no mesmo sentido que a sua. É claro que esse frescor de buscas ideias e histórias novas é muito legal e importante, diria até fundamental. Mas a minha referência foi ao fato de que muitos que jogam há muito tempo e já são amplamente vencedores em seus saves, até mesmo porque já jogaram muito e em muitas versões, ainda se comportam como se fosse novatos, inseguros de seu potencial e como se  ainda estivesse conhecendo o jogo mais a fundo e que por isso mesmo, tem dúvidas de sua capacidade. Mas isso é uma conversa mais longa e uma opinião bastante particular. Boa trabalho no save.

1 hour ago, Bozeno said:

3 - O processo de contratação foi simples. O diretor fazia a proposta e eu verificava qual era a posição do jogador, idade dele e valor. Se caso eu visse que não atendia aos requisitos, especialmente idade e posição, eu nem abria negociação de contrato.

Sobre a porcesso não entendi uma coisa. Quem indica/escolhe os jogadores? Apenas o diretor ou você também?