Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

 

Banner-Principal.png

Cap-tulo-17.png

 

09 de dezembro de 2022

Nossa, a festa foi grande aqui em Governador Valadares, desfile em carro de bombeiros, festa no estádio, champanhe e cerveja pra todo lado, até parece que ganhamos a Copa do Mundo. Não que a festa não seja merecida, longe disso. Acho que talvez eu que não estivesse preparado para esse tipo de celebração.

E nesse clima, o pessoal da Univale veio falar comigo de novo, parece que a edição do memorial do Democrata ano passado fez sucesso e vai se tornar algo anual. Tive que arranjar tempo até para uma entrevista, vê se pode. Parece que o presidente tem alguma ligação com o diretor da faculdade de jornalismo e garantiu que eu responderia algumas perguntas dos garotos:

- André, primeiramente, parabéns pelo título da Série D, é um momento mágico na vida do torcedor do Democrata. – Começou um dos estudantes.

- Obrigado, fico feliz de fazer parte desse momento.

- Em qual momento acreditou que seria possível subir de divisão e conquistar o título?

- Olha, eu sempre acreditei, conheço meu grupo de jogadores e sei da capacidade deles. – Respondi burocraticamente.

- Sim, e qual momento acredita ter sido mais importante?

- Ah, difícil. Mas acredito que o jogo de volta contra o River. Tínhamos muitos desfalques para aquela partida e saímos do 1º jogo apenas com um empate. A vitória no jogo de volta nos deu toda a confiança necessária para passar pelos próximos adversários.

- Quais as expectativas para a Série C do ano que vem?

- Difícil dizer qualquer coisa agora, temos que esperar o sorteio dos grupos, mas com certeza será uma competição muito difícil. Por outro lado, confio nesses jogadores e sei que farão uma grande temporada novamente.

- Falou-se muito sobre uma eventual saída sua no meio da última temporada, houve algum momento em que chegou a pensar em não continuar no Democrata?

- Honestamente, não. Tive algumas sondagens de alguns clubes, sim, mas eu tinha e tenho um contrato com o Democrata e pretendo cumpri-lo.

- O seu contrato vai até o final do próximo ano, você se vê no Democrata em 2024?

- Mas nem começou 2023 e tu já quer falar sobre 2024? – Disse eu, dando uma risada. – Olha, isso depende muito da vontade do presidente e do momento. Vamos deixar para acertar as coisas quando for a hora.

- E como é para o treinador ver jogadores sendo premiados numa competição?

- Nossa, é gratificante, sabe? Ver o Isaque sendo nomeado o 3º melhor jogador do torneio e o Antônio Carlos garantindo a chuteira de ouro, é muito gratificante e eles merecem, são excepcionais jogadores e merecem todo o reconhecimento.

- Falando em reconhecimento, o Sr. foi apontado como melhor treinador da Série D. Conte um pouco para a gente como foi.

- Foi uma sensação especial, fiquei muito feliz com a nomeação dos meus atletas e posso dizer que fiquei igualmente feliz de ter sido nomeado melhor treinador, é uma honra.

- Agora você já tem 1 título e 03 prêmios individuais na sua carreira aqui no Democrata, acredita que consegue levar o time além?

- Acredito muito no potencial do clube, sei que estão destinados a grandes coisas.

- Na 3ª pessoa?

- Treinadores vem e vão, o clube fica e esse ficará muito bem, mesmo que eu não esteja aqui.

Depois da entrevista, o presidente veio falar comigo.

- André, o que é isso? – Disse ele, colocando o memorial da Universidade na minha mesa.

Fiquei olhando tentando entender o que ele queria dizer, até me atentar à manchete, que dizia: “André despista sobre o futuro e deixa porta aberta para sair do Democrata”.

- Mas que guri filho da p... Olha presidente, deve ter algum erro de interpretação pelo estudante, eu não disse que ia sair do Democrata.

- “Treinadores vem e vão, o clube fica e esse ficará muito bem, mesmo que eu não esteja aqui” – Leu ele.

- Então, presidente, é uma utopia acreditar que ficarei para sempre no Democrata. Uma hora o time pode não render mais, pode trocar de presidente e o novo não me querer aqui, posso ser atropelado, muita coisa pode acontecer. – Disse eu, tentando explicar minha colocação.

- André, não me tire pra idiota. Você pode pensar o que quiser sobre ficar ou não aqui por tanto tempo, mas uma coisa é pensar e outra é falar publicamente. No momento em que você fala isso, enfraquece o clube e enfraquece sua aceitação entre os torcedores, não perca isso. Não saia pela porta dos fundos.

- É... desculpe presidente, não tinha pensado nesse caminho, só fui sincero. Não há como saber o que vai acontecer até o final da próxima temporada.

- Vou repetir: pense, mas não fale. Entendido?

- Sim, presidente.

- E quanto aos reforços? Já analisou quem vamos trazer para a próxima temporada? Sua lista de dispensa é grande.

- Já foi maior, presidente. Mas estamos avaliando os reforços, não podemos errar.

- Não se enrole muito para definir os alvos, logo mais eles poderão receber ofertas de contrato e não podemos ficar para trás. – Disse ele saindo.

Após essa conversa um tanto estranha do presidente, me cobrando por ter falado uma verdade, percebi que ele deixou o memorial na minha mesa e resolvi ler as matérias. Eles começam exaltando nosso título e os prêmios individuais da Série D, depois eles voltam com aquele papo de melhor 11. Fiquei feliz que todos os jogadores que aparecem na seleção deles jogaram comigo.

38-Melhor-11.png

Melhor 11 – Democrata GV – 2019 a 2022

Depois eles fizeram as eleições com os torcedores de novo e claro que o artilheiro levou a maioria dos prêmios;

39-Pr-mios.png

Prêmios Individuais – Democrata GV – 2022

Quanto ao que o presidente falou sobre reforços, acho que ele está se precipitando, não precisamos ter pressa pra fechar o elenco. O grupo é bom e só 4 jogadores não continuarão em 2023, o resto dos dispensados não fazem parte do elenco principal. Mas claro que vamos nos reforçar, acredito que na zaga e nas pontas sejam os principais focos. Na zaga estou sentindo que estamos sofrendo mais que o necessário e nas pontas tenho minhas dúvidas se o herói Alex Santiago conseguirá repetir uma temporada com 30 jogos como titular. Além disso, só teremos ele para a ponta esquerda.

43-Elenco.png

Estatísticas do Elenco – Democrata GV – 2022

A temporada em si começa em janeiro, mas a pré-temporada já começa agora em dezembro. Certamente o presidente não quer deixar a bola cair. E acho que ele faz bem.

 

30 de dezembro de 2022

Adeus ano velho. Feliz ano novo

Quase 2023 e as pessoas ainda escutam essa música. Impressionante que ninguém consegue fazer uma música natalina ou com essa temática pra dar uma variada nas playlists de comerciais de televisão durante o natal. Mas não é sobre isso que escrevo aqui. Tivemos uma reunião ontem à tarde e o presidente fez alguns anúncios interessantes. Primeiro, ele trouxe um balanço financeiro, que mostra coisas boas. O clube tem bastante dinheiro em caixa devido à premiação da Série D e do tal jogador revendido, que não me foi revelado quem seria. Dito isso, o presidente então anunciou que melhorará as condições de treino a partir do final de 2023. Acho um passo importante para o clube, mas fico com medo em relação ao valor, me pareceu um tanto caro. E, por fim, entre as coisas que interessam, foi a apresentação das expectativas da temporada.

2-Expectativas.png

Expectativas para a temporada 2023

Em que pese eu normalmente acredite que os dirigentes tem sido um tanto quanto pessimistas em relação ao meu trabalho, desta vez concordei com o presidente, embora não tenha entendido o que ele quis dizer com “Alcançar Campeonato Mineiro”, mas creio que seja se classificar. Na Série C tem alguns bons times e acredito que as expectativas não devem ser muito altas mesmo esse ano.

Agora, com essa margem de salários e transferências podemos pensar em trazer alguns bons jogadores. Um, inclusive, chega dia 1º.

 

10 de maio de 2023

Acredito que nunca fiquei tanto sem escrever aqui. Mas a verdade é que além de trabalhar bastante, tive alguns problemas com a escola do Edu, ele vem se metendo em brigas esse ano. Parece que um dos garotos zoou ele porque a mãe faleceu (mereceu o olho roxo esse moleque) e pelo o que a diretora me falou, ele está tendo problemas para se enturmar nessa turma, talvez ele tenha que mudar de colégio.

E assim fui levando as coisas e acabei esquecendo de registrar aqui. Pois vamos lá:

Vou começar pelas transferências. Além dos dispensados, nos desfizemos de 3 jogadores, um por empréstimo e outros dois em definitivo.

1-Tranfer-ncias.png

Transferências Democrata GV

E nas contratações, só 5 reforços (meu menor nº de transferências desde que comecei essa empreitada), mas que chegam para titularidade absoluta ou para brigar por ela, nenhum vem pra ser banco absoluto. Na zaga, trouxemos dois jogadores: Bruno Fuchs, que chega no final de seu contrato com o Internacional, e Rony Fernandes, contratado junto ao Confiança (SE), ambos chegam na minha ideia de ter zagueiros mais velozes. Para o meio de campo, chegou Jonathan Lucca, um ótimo jogador e nossa contratação mais cara. De quebra, ele ainda pode bater faltas e escanteios. Para as pontas, o reforço foi Gabriel Justino, do Bangu. Ele joga nas duas e com ele, temos 4 jogadores que podem jogar nas duas pontas. Por fim, no ataque, contratei o argentino Pablo Pereyra, que até pode ser considerado um flop, por enquanto, dei a titularidade em alguns jogos, não me convenceu e Antônio Carlos voltou à titularidade.

Por enquanto, como sempre, tivemos apenas o campeonato mineiro. Nossa tabela foi infeliz no sentido de que enfrentamos os 3 maiores em casa, ou seja, a maioria dos confrontos diretos seria fora. E esse ano eu quis dar uma olhada em um outro ponto que não estava atentando antes. Temos dois times, além do Democrata, na Série C (e já sabemos que ambos estão no nosso grupo no nacional): Boa Esporte e Caldense. O Tupi agora está na B, junto com o Galo, que vai para seu 3º ano seguido na 2ª divisão, e Cruzeiro e América continuam na A. Queria ver como o time se sairia principalmente contra os rivais de série C e contra o Tupi (que estava na C ano passado).

Começamos a caminhada contra a Tombense. E o que posso dizer? Foi um massacre, um ataque contra defesa, um bombardeio, como queira falar. Ao total, demos 34 chutes contra 4. Nossa superioridade não se traduziu no 4x1, sendo que deveríamos ter feito, pelo menos, mais uns 2, sendo bondoso. Depois, recebemos o Uberaba, time recém promovido. Novamente vitória por 4x1, porém sem o mesmo nº de chances criadas. Antônio Carlos já dava pinta que se contratássemos um centroavante, este teria que jogar muito. Na 3ª rodada, para a 3ª vitória, enfrentamos o URT, antigo rival da Série D. Num gol muito parecido com os gols da final da Série D, Alex Santiago recebeu no 2º poste e empurrou pro gol, fazendo o 1x0, que nos deu confiança para enfrentar o Atlético (MG). Apesar do placar registrar derrota por 1x3, fizemos nosso melhor jogo contra um time do top-3, foi um jogo muito acirrado, que seria derrota por apenas um gol de diferença, não fosse um gol achado nos acréscimos. Isso mostra nossa evolução.

Em seguida, o primeiro daqueles jogos que eu queria ver o meu time, o jogo contra a Caldense. Tivemos um amplo domínio e jamais sofremos perigo de perder pontos, um ótimo teste para a Série C nessa vitória por 3x1. Na 6ª rodada, enfrentamos o Vila Nova, e o clube de Nova Lima dificultou nossa vida, tivemos que recorrer a remates de longe em 1/3 das nossas finalizações e erramos mais de 2/3 das finalizações totais. Assim, não conseguimos sair do empate em 2x2, sendo o primeiro revés, excetuando-se o contra o Galo. Após esse empate, pegamos nossos sempre algozes do Cruzeiro, que agora é treinado pelo ex-zagueiro Gum (que jogou muito tempo no Fluminense e encerrou sua carreira no Corinthians). E como não podia deixar de ser, perdemos de novo pro cabuloso. Diferente do jogo contra o Atlético, desta vez não jogamos bem e merecemos a derrota por 1x2, ou até mais. Depois, mais um daqueles jogos em que queria testar minha equipe, o jogo contra o Boa Esporte, que deveria se chamar “Bipolar Esporte”, por que, vou te contar... Em 2021 foram rebaixados da B pra C com folga na lanterna, no início de 2022 quase caíram no mineiro, ai do meio do ano passado pra cá mudaram da água pro vinho: Ganharam a Taça MG, quase se classificaram no grupo da Série C e agora lideram o campeonato mineiro com 7 vitórias em 7 jogos. Era evidente que não era mais aquele time que goleamos por 7x0 ano passado. E isso se provou em campo. Eles foram superiores e mereciam vencer, não fosse uma bobeada da zaga no final do jogo, quando um zagueiro foi afastar a bola, acertou em cheio a cara do outro e a bola entrou aos 46 do segundo tempo. Empate em 1x1, que liga o sinal de alerta para esse time na Série C.

Chegando para os últimos 3 jogos, o primeiro confronto foi contra o Guarani. E as coisas sempre ficam mais fáceis quando se faz um gol com 29 segundos. Soubemos jogar em vantagem e até ampliamos para ganhar de 2x0 e garantir a classificação. Na penúltima rodada, enfrentamos um surpreendentemente enfraquecido América (MG). Eles vinham mal das pernas e corriam risco de não ficar entre os 8. Nós, que nada tínhamos a ver com isso, fizemos nosso jogo e pela primeira vez na história desse país, meu time ganhou de um time de Série A. E olha, 2x1 até que ficou barato. Com o resultado eu ia pra última rodada já sabendo que terminaria em 4º (não tinha como chegar no 3º e o 5º, justamente o próximo adversário, não nos alcançava). Assim, poupei muitos jogadores para o jogo contra o Tupi. Essa estratégia foi baseada em dois fatores: 1) alguns jogadores estavam com 2 cartões e eu não queria perde-los para o mata-mata; 2) O Tupi estava em 5º e o América em 6º. Mesmo que não venha bem, o América ainda é um time melhor e com mais chances de nos eliminar, perder para o Tupi garantiria que os enfrentaríamos na próxima fase, o que nos dava mais chances de avançar. É uma estratégia que pode ser considerada de “antijogo”? Sim. Mas quem não lembra do Palmeiras na Libertadores de 2018? Eu não quero correr riscos. E assim, fomos pro jogo. Claro que não falei pro time perder de propósito, mas sabia que aqueles jogadores sem ritmo dificilmente conseguiriam conter o campeão da Série C. E não conseguiram. Derrota por 1x2 e a derrota que menos lamentei na minha carreira, se bem que no fim das contas o América perdeu e ficou em 8º.

1-Final.png

Classificação 1ª Fase – Campeonato Mineiro 2023

Com isso, como já disse, pegamos o Tupi, nas quartas-de-final, em jogo único, no Mamudão. E foi uma partida completamente diferente. O campeão da Série D amassou o campeão da Série C, 20 chutes totais contra 3 e o placar de 2x0, que nos colocou novamente nas semifinais do campeonato mineiro. Novamente contra o Cruzeiro. Este ano complicamos mais o time da capital no jogo de ida. Claro que não evitamos a derrota e sequer fizemos gol, novamente, mas os gols deles saíram de lances fortuitos: um escanteio e um chute de fora da área. Derrota por 0x2. O jogo de volta no Mineirão foi diferente. Parecia que nenhum dos times queria jogar e o total de 12 chutes a gol somado entre as equipes demonstra isso. O problema foi que o Cruzeiro fez gols nos 3 chutes que foram na nossa meta, terminando o jogo num irreal 0x3. Infelizmente para minha reputação, a televisão me captou aos 48 do segundo tempo, logo após levar o 3º gol, falando para o meu auxiliar: “Eu não aguento mais perder pro Cruzeiro”. Essa frase virou meme e os torcedores mais fanáticos até cogitaram pedir a minha cabeça por causa disso. Um alarde, mas como diria um renomado treinador: “O torcedor é passional”. Com os resultados, evidentemente fomos eliminados do campeonato mineiro, novamente nas semifinais, novamente para o Cruzeiro.

1-Mineiro.png

Resultados Democrata GV – Campeonato Mineiro 2023

Analisando o campeonato, alguns pontos merecem meu destaque:

  • Foi o nosso melhor campeonato, com 20 pontos na 1ª fase, contra 15 e 14 dos anos anteriores;
  • Desta vez chegamos nas semifinais sem depender de pênaltis;
  • O Boa Esporte deve ser o principal candidato do nosso grupo na Série C, com uma defesa muito sólida, levou 3 gols na primeira fase inteira;
  • Nosso ataque vem funcionando bem, sendo o 2º melhor da 1ª fase;

O campeonato mineiro terminou nesse final de semana, consagrando o Cruzeiro como campeão.

Desde a eliminação, o foco tem sido total no estudo do nosso grupo da Série C. Com dois grupos de 10 times cada, onde os integrantes se enfrentam em 2 turnos, os 2 piores são rebaixados e os 4 melhores se classificam para as quartas de final, sendo que os semifinalistas são promovidos. Fomos sorteados para o grupo B:

0-Grupo.png

Grupo B – Série C 2023

A imprensa tem nos cotado como a 15ª força da divisão e 2º pior do nosso grupo, cotando os demais integrantes do grupo da seguinte maneira:

  • Avaí – 1º
  • Boa Esporte – 5º
  • Botafogo (SP) – 10º
  • Caldense – 20º
  • Juventude – 4º
  • Operário (PR) – 7º
  • RB Brasil – 11º
  • Santo André – 9º
  • São Bernardo – 8º

Não querendo menosprezar nenhum time, mas acho que nosso grupo é bem mais complicado que o grupo A, inclusive porque o outro grupo tem 3 times que foram promovidos (Remo, Sergipe e Rio Branco-ES) e apenas 1 rebaixado da B (CSA), enquanto o nosso só tem o Democrata que veio da D e tem Operário (PR), Botafogo (SP) e São Bernardo que vieram da B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Khroiskantis disse:

Que temporada hein! Foi bem no Mineiro, no Brasileirão nem se fala. A equipe parece acertada, e tem potencial para voos maiores.

Boa sorte para a próxima temporada.

 

E aí, Khroiskantis.

Foi uma ótima temporada, se não tivéssemos levado aquele gol em casa contra o Boa, talvez pudéssemos ter chegado, pelo menos, na final da Taça Minas Gerais, mas com o resultado da Série D não dá pra reclamar. Vamos ver onde o time chega em 2023.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela conquista e pelo acesso! Carreira promissora, já vai empilhando trofeus nesse começo de vida.

O Mineiro tem um formato bem acessível e a chegada ao mata-mata era obrigação, cumpriu e com estilo, chegar ao 4º lugar num estado como Minas é uma vitória e tanto para um clube como o Democrata, esteve a frente de equipes tradicionais como o Tupi e o América MG. 

O trabalho é todo muito bom e tem razões para estar otimista na Série C, apesar de recém-chegado, não é qualquer time que joga assim contra Cruzeiro e América MG. O grande problema é que os clubes em grupos do sul/sudeste são bem ricos e tradicionais, os paulistas dão trabalho constantemente, o Avaí é bem tradicional e o Boa Esporte foi esse fenomeno no Mineiro e vem embalado. Boa sorte na sequência, vai ser complicado mas dá pra subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2020 em 21:05, Peepe disse:

Parabéns pela conquista e pelo acesso! Carreira promissora, já vai empilhando trofeus nesse começo de vida.

O Mineiro tem um formato bem acessível e a chegada ao mata-mata era obrigação, cumpriu e com estilo, chegar ao 4º lugar num estado como Minas é uma vitória e tanto para um clube como o Democrata, esteve a frente de equipes tradicionais como o Tupi e o América MG. 

O trabalho é todo muito bom e tem razões para estar otimista na Série C, apesar de recém-chegado, não é qualquer time que joga assim contra Cruzeiro e América MG. O grande problema é que os clubes em grupos do sul/sudeste são bem ricos e tradicionais, os paulistas dão trabalho constantemente, o Avaí é bem tradicional e o Boa Esporte foi esse fenomeno no Mineiro e vem embalado. Boa sorte na sequência, vai ser complicado mas dá pra subir.

E aí, Peepe.

Valeu, vamos tendo um início de carreira até melhor do que o que eu imaginava, pelos times assumidos.

No mineiro é aquela coisa, ou se classifica ou tá brigando pra não cair, não tem muito meio-termo, felizmente desde a 1ª temporada do Democrata consegui fazer o time ficar na zona de classificação. O América-MG esse ano foi bem mal, classificando só em 8º e nos rendendo uma vitória. Mas, foi o que eu disse, eu não tenho nada a ver com isso e ganhamos mesmo haha.

O grupo tem umas equipes mais tradicionais mesmo, acho que o Grupo B é mais forte, pelo menos em nome. O que é ruim pra nós, mas tem uma passagem no próximo capítulo que eu explico porque acho a Série C a mais fácil de subir. 

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-18.png

 

20 de maio de 2023

Amanhã estreamos na Série C e seguindo minha tradição, escrevo algumas coisas aqui antes da estreia, não sei se por superstição ou para me acalmar, a questão é que tem surtido efeito. De mesmo modo como nos anos anteriores, fizemos alguns amistosos para nos prepararmos para o campeonato nacional. Nosso grupo reserva adversários centrados no sul e sudeste, com 2 mineiros, 4 paulistas, 1 gaúcho, 1 catarinense e 1 paranaense. Será interessante voltar a Santa Catarina, embora não tenha enfrentado o Avaí no meu tempo no Operário. Vou gostar também de jogar contra o Juventude, especialmente em Caxias, praticamente do lado de Gramado, talvez até dê pra fazer uma visitinha pra Marina. Adversários de São Paulo são sempre muito fortes em razão do poder econômico do estado e, pra terminar, o Operário do Paraná me derrotou em alguns amistosos quando estava em SC, quero dar-lhes o troco. Quanto às nossas chances na Série C, a imprensa nos coloca como candidato à rebaixamento no nosso grupo, mas o bom campeonato mineiro me dá um indicativo de que podemos um pouco mais, talvez até brigar para classificar. Acredito que a Série C, entre todas as divisões nacionais, é a mais propensa a zebras, pois os grupos são curtos e com uma boa sequência é possível ficar entre os 4 e classificar. Depois basta ganhar uma eliminatória pra garantir o acesso. E quando se fala em zebra, um time preto e branco que ganhou a Série D ano passado contra as expectativas pode ser apontado como tal. Diferente do que estava no início do ano, estou confiante para uma boa Série C.

Inclusive porque temos o 3º artilheiro do campeonato mineiro no elenco. Antônio Carlos, mesmo revezando com Pereyra, ficou a apenas um gol do lugar mais alto. E quanto aos treinadores, posso dizer que estava ansioso para ser tricampeão. Acho, talvez, que o meme criado ao redor da minha fala após a eliminação no campeonato possa ter prejudicado minhas chances, talvez os tenha feito notar meu retrospecto contra o Cruzeiro, ou talvez eu já não seja novidade. De qualquer maneira, ainda consegui um 2º lugar, só o Gum, do campeão Cruzeiro, à minha frente.

8-Treinador.png

André foi o 2º melhor treinador do Campeonato Mineiro 2023

Não vou reclamar, sempre que o treinador campeão é eleito o melhor do torneio, é com méritos.

Agora tenho que tentar dormir um pouco antes da nossa estreia contra o RB Brasil, já são quase 03:00 e eu ainda não preguei o olho.

 

12 de junho de 2023

Quem faz os calendários do futebol brasileiro deve ser uma pessoa realmente muito amargurada, viu. E olha que foi só uma semana, mas, bah, que semana. Não sei como treinadores dos maiores times conseguem treinar com jogo duas vezes na semana. Quer dizer, já tive meus momentos assim, mas sem grandes viagens. E olha que nem viajamos tanto assim também essa semana. Mas enfim, antes de chegar no ponto da minha reclamação, vamos ao começo.

A estreia na Série C foi contra o RB Brasil, em casa, e não poderia esperar estreia melhor. O RB não era cotado como uma das principais forças do grupo, mesmo assim o temor por um revés na estreia era real. O time tratou de mandar esse temor embora, chegando a abrir 4x0 quando faltavam 10 minutos para acabar o jogo. Nos desconcentramos depois do 4º gol e levamos dois, para terminar o jogo em 4x2. O próximo jogo foi contra um dos times que tentou me contratar ano passado, o Santo André, nossa primeira fora de casa. O jogo foi até bem parelho, mas com dois gols ainda no primeiro tempo, conseguimos boa vitória por 2x1. O próximo jogo foi contra o Juventude, em Caxias do Sul, jogando a 2ª´seguida fora. Num jogo em que pude contar com uma torcida pessoal nas arquibancadas, entre familiares e amigos de Gramado. Infelizmente a torcida não adiantou muita coisa. Saímos perdendo por 2x0, conseguimos empatar o jogo, mas aos 30 do segundo tempo levamos o 3º. Aos 35, Isaque foi expulso e nossa vida complicou. O placar terminou em derrota por 2x3, mesmo conosco jogando melhor. E na primeira vez que tenho família no estádio (com exceção do Edu, que já me acompanhou em alguns jogos), perdemos. Bando de pé-frio. Saindo de Caxias do Sul, voltamos para Governador Valadares para um jogo no meio de semana contra o Operário (PR). Com 3 gols no início do jogo, conseguimos fazer uma boa vantagem. Ainda levamos um gol no 2º tempo, mas que não mudou nada no jogo. Vitória por 3x1. Aí, no final de semana agora, voltamos a viajar e fomos até Florianópolis enfrentar o Avaí. Em pouco menos de 10 dias saímos de Governador Valadares, fomos para Caxias do Sul, voltamos a Governador Valadares, fomos para Florianópolis e voltamos novamente para Governador Valadares, após o jogo. Não tem como se treinar um time dentro do ônibus! Felizmente tenho jogadores que estão comigo há um bom tempo e os novos jogadores parecem já ter assimilado a nossa filosofia de jogo. Isso é importantíssimo quando o calendário fica apertado assim. Quanto ao jogo contra o Avaí? Um dos jogos mais divertidos que tive a oportunidade de estar na beira do campo. Divertido porque terminou em vitória do Democrata, se tivéssemos perdido talvez tivesse outra opinião. Foi um jogo em que nosso time mostrou uma grande vontade de vencer e garra que poucas vezes vi. E acho que mereço um pouco do crédito no resultado, se me permito. O campo do Avaí é bastante estreito, mas não é muito longo, ou seja, é bem pequeno. Mesmo ciente disso, mandei o time à campo da mesma maneira que o normal. Aos 22 segundos de partida, Justino recebeu bola de Antônio Carlos na marca do pênalti e abriu o placar. Aos 33 da primeira etapa eles já tinham virado e ampliado e o placar estava 3x1 para o Avaí. Os três gols em lançamentos para Togni, um dos artilheiros do campeonato por enquanto, ele fez dois e deu uma assistência. Vendo que tudo estava dando errado lá atrás e tentando me aproveitar do campo, falei para os jogadores, no intervalo, que não era para marcarem tão em cima do adversário, mandei esperarem eles saírem e quando roubassem a bola, acionassem nossos jogadores de frente em lançamentos. Funcionou. O nosso 2º gol saiu aos 2 minutos da 2ª metade (tá certo que num cruzamento da linha de fundo, não exatamente como eu tinha falado pra eles, mas os jogadores tem uma certa liberdade para fazerem o que acham correto). Nosso empate, aos 5 minutos, saiu, sim, de um lançamento. E a virada, aos 11 saiu de outro lançamento. Depois disso o Avaí martelou, mas não conseguiu marcar e o placar final terminou em 4x3 a nosso favor. Os próximos dois jogos são contra times que estão brigando lá embaixo, temos a obrigação de ganhar, afinal, estamos numa improvável liderança do grupo!

 

10 de julho de 2023

Não me lembro exatamente quando comentei isso, mas lembro de já ter escrito aqui que jogos que colocam um time com muito favoritismo perante o outro, tendem a ser mais propensos a zebras. E dessa vez foi exatamente isso que aconteceu. E posso dizer que isso afetou muito os jogadores. Nosso jogo na 6ª rodada nos colocou frente a frente contra o São Bernardo, jogo em casa, que colocava o 1ª colocado contra o 9º do grupo. E a nossa série vitoriosa parecia que iria continuar, quando, aos 2 minutos de jogo, Justino abriu o placar a nosso favor. O problema foi que criamos muito, mas muito mesmo, e não conseguimos ampliar o placar. O time foi ficando frustrado com a própria falta de pontaria e acabou deixando o adversário virar o jogo com dois gols no final da partida. O jogo terminou em 1x2, mas ainda tínhamos a liderança. O próximo jogo foi contra o Botafogo (SP), outro time que esnobei ano passado. E o roteiro do jogo anterior se repetiu. Abrimos o marcador antes dos 10 minutos, criamos mais que o adversário (embora não tanto quanto no outro jogo) e fomos penalizados pela falta de zelo na hora de chutar. Vinícius Tanque fez dois e virou o jogo para os paulistas. 1x2 novamente. Os próximos jogos, que fechariam o 1º turno, eram contra nossos adversários locais. Primeiro, contra o Boa Esporte, eu tinha plena ciência que seria um confronto difícil, pois o time de Varginha fez um grande campeonato minero e concedeu pouquíssimos gols. E foi mais ou menos isso que aconteceu, no confronto entre um ataque muito efetivo, mas em má-fase, contra uma ótima defesa, o 0x0 era um placar previsível, embora eu tenha que dizer que se houvesse a necessidade de um vencedor, nós merecíamos mais. E pra fechar o 1º turno, visitamos a Caldense. E pela terceira vez em 4 jogos, repetimos o mesmo roteiro, marcando um gol muito cedo, perdendo gols e deixando o adversário virar e, dessa vez, ampliar o placar. Nova derrota, desta vez por 1x3. Com as 3 derrotas e 1 empate nos últimos jogos, terminamos o 1º turno na 5ª colocação, fora da zona de classificação. E 2021 volta a me assombrar. Se posso levar algo positivo, pelo menos desta vez o time até vem jogando bem, só não está tendo sorte/competência na hora de finalizar.

Nesse período fizemos apenas uma contratação, mas diferente de 2021, não acredito que ela tenha impactado de modo a fazer o time se desestabilizar. Acontece que Maílton se lesionou feio esses dias e ficará muito tempo fora, voltando apenas no final dessa fase. Assim, contávamos com apenas um lateral-direito no grupo. Além disso, eu estava precisando de mais um zagueiro, já que tenho convivido com suspensões e lesões e, principalmente, pelo anúncio da convocação de Oracius Wilmond para a Copa Ouro da CONCACAF, ficando fora, pelo menos, 15 dias. Assim, me vi na necessidade de trazer alguém que pudesse fazer a lateral e a zaga para quebrar um galho numa eventual necessidade. Consegui, então, acertar a contratação do garoto Kléber, por empréstimo, junto ao Vila Nova de Goiás. E, confesso, estou tento uma coceira para trocar o goleiro. Matheus Kayser ficou só um jogo sem levar gol nesse 1º turno e alguns gols foram culpa dele. Mas estou me segurando, lembrando-me de Zé Carlos.

 

31 de julho de 2023

Pleno julho e o presidente já me chamou para renovar meu contrato. Não sei ainda o que será do futuro, quero esperar a Série C terminar para definir se permanecerei para a 4ª temporada no Democrata, ou se vou buscar novos ares. Fui bem franco ao presidente que, daquele jeito sisudo, parece ter entendido e disse que voltaria a conversar comigo sobre o assunto quando terminasse a Série C, mas que era para eu ter a minha decisão até lá, afinal, este ano seria novamente ano de eleição e imagino que ele talvez queira me usar como garoto propaganda de sua campanha. Assim como no ano passado, recebi contato de outros clubes, entre eles Ponte Preta, e assim como ano passado, rejeitei conversar durante as competições.

E no campo, o time parece ter melhorado a pontaria. O início do returno foi contra o RB Brasil, fora de casa. E, apesar do que eu disse na última frase, ela não se aplica a esse jogo. Esse jogo foi um terror, nosso pior jogo no campeonato. Acertamos apenas 1 dos 10 chutes que demos e foi o jogo, a exceção do Avaí, em que sofremos mais riscos e tais riscos se converteram em gols para o adversário. Passamos em branco pela 2ª vez no campeonato e sofremos um pesado 0x3. Felizmente, o time respondeu da melhor forma possível e no jogo seguinte, contra o Santo André, tivemos uma tarde muito inspirada e conseguimos converter 5 dos nossos chutes, fazendo uma sonora goleada por 5x0, para tentar espantar a má-fase e acabando com uma série incômoda de 5 jogos sem vencer. Na sequência, o nosso último jogo, por enquanto, o jogo contra o Juventude, aqui em Minas. E tudo me levava a crer que voltaríamos para o mesmo roteiro que tanto tivemos nos últimos jogos do primeiro turno. Abrimos o placar cedo e sofremos a virada. Porém, dessa vez, se posso dizer que isso é positivo: sofremos a virada cedo. Tivemos tempo para nos reestruturar na partida e partir para cima novamente. Mesmo com poucos chutes acertando o alvo, tivemos a sorte de uma tarde não tão inspirada do goleiro adversário, para fazer 4x2 e voltar ao G4 antes da nossa estreia na Taça MG, neste meio de semana.

3-S-rie-C-1.png

Resultados – Democrata GV – Campeonato Brasileiro Série C 2023 – 1ª a 12ª Rodada

2-12-R.png

Classificação – Campeonato Brasileiro Série C 2023 – 12ª Rodada

***

Edu, que havia imergido no diário do pai, sentado no banco da praça, já estava muito atrasado para seus compromissos daquele dia. Porém, Edu somente perceberia isso mais tarde. Naquele momento, em que lia sobre o 3º ano do pai à frente do Democrata, Edu tentava se lembrar até qual série estudou em Governador Valadares, tentando adivinhar qual destino seguinte e quando aconteceu, mas o tempo misturou bastante suas memórias. De repente, Edu ouviu uma voz falando consigo:

- Olá... com licença. – Disse a voz de um senhor aparentemente muito velho.

- Olá, posso ajudar? – Respondeu Edu, tentando parecer simpático àquele velho que se apoiava em uma bengala. – O senhor quer se sentar aqui? – Completou Edu, se levantando e tentando ajudar o senhor a se sentar no banco da praça.

- Ah, sim... muito obrigado, meu jovem.

Jovem? A Nat ia rir se ouvisse isso, mas acho que em comparação, devo ser bem jovem pra ele”, pensou Edu, enquanto ajudava o senhor a se sentar ao seu lado.

- Me desculpe a intromissão, mas tu não és o filho do André Bittencourt? – Questionou o senhor.

- É... sim, sou eu mesmo. – Respondeu Edu, um tanto confuso se perguntando se aquele seria um fã de seu pai.

- Tu não deves se lembrar de mim, mas sou um conhecido muito antigo do seu pai. Uma pena ele ter ido tão jovem.

Edu estava tão confuso pela situação que sequer sabia dizer se aquele senhor estava sendo irônico quando disse que André teria partido tão jovem.

- Obrigado. – Agradeceu Edu, complementando: - Me desculpe, mas realmente não estou lembrando do senhor.

- Te conheci quando era ainda muito pequeno, adorava brincar nos balanços dessa praça. Como disse, conheço seu pai há muito tempo. Inclusive, sabia que fui eu quem incentivou ele a começar a carreira de treinador?

- É mesmo? – Respondeu Edu, não se lembrando do pai mencionar no diário qualquer incentivo para a nova carreira.

- Ah sim, eu trabalhei muito tempo no futebol e eu sempre soube que seu pai seria um treinador de sucesso. Sempre disse isso pra ele.

- Que interessante, e qual o seu nome mesmo? – Perguntou Edu, imaginando saber de quem se tratava.

- Me chamo Anderson, mas seu pai costumava me chamar de Fumaça. – Disse ele, fazendo uma pequena pausa e dando uma risadinha. – Não queira saber de onde vem esse apelido haha.

- Não quero mesmo. – Respondeu Edu, com um sorriso amarelo no rosto. Edu, então olhou o relógio, sem sequer notar que horas eram, e disse: - Ah meu Deus, estou completamente atrasado! O senhor consegue voltar sozinho? – Falou, já se levantando.

- Claro, minha filha foi na farmácia pra mim, acha que um senhor da minha idade ia sair sozinho na rua?

- Desculpe, não quis presumir nada. De qualquer jeito, foi muito bom “re-conhecer” o senhor. – Disse Edu, estendendo a mão para despedir-se.

- Entre em contato comigo se quiser saber alguma história do seu pai. – Respondeu o senhor, completando o cumprimento de Edu.

- Pode deixar. – Falou, finalmente, Edu, que saiu em direção ao hotel, tendo notado que já não teria muito tempo para fazer o que queria fazer naquele dia.

Ao chegar no quarto do hotel, Edu resolveu reler o que o pai escreveu no diário sobre Anderson, o Fumaça, tendo certeza que o que estava escrito no diário era ligeiramente diferente da versão do senhorzinho.

- Mas que diabos? Pelo o que o pai escreveu aqui esse cara tentou desencorajar ele, não incentivar. Por que ele mentiria no próprio diário? Ou por que o senhor mentiria pra mim? Não faz muito sentido isso. - Pensou alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha na Série C é muito boa para um recém chegado, senti até que a liderança viria mas o time foi vacilar justamente nos jogos que não pode vacilar. De qualquer forma, se vai perder de alguém, que seja de alguém que não é concorrente direto. Vale pensar talvez na questão tática, os gols no final podem significar que o time cansou ou talvez que chegue uma hora que necessite ser pragmático e fechar a casinha.

No mais, o caso Fumaça é tradicional: sujeito só fala mal, fala mal, fala mal e quando as coisas acontecem, a carreira de sucesso vem, o dito cujo aparece dizendo que tem responsabilidade naquilo tudo que aconteceu. A menos que tenha uma reviravolta improvável no futuro, não é de assustar que agora ele queira os louros da vitória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor treinador da Série D. Acho que está na hora do André procurar outro clube ou depois ficará difícil abandonar a culinária mineira e o Democrata, logicamente será mais difícil por conta da culinária.

Fez uma campanha muito boa no Mineiro e ainda mostrou que o técnico é capaz de várias coisas para conseguir um melhor caminho para sua equipe. Isso pode se tornar uma via perigosa mais adiante. Mesmo assim, a escolha se mostrou acertada. Passou facilmente pelo Tupi, mas diante do Cruzeiro...virou até meme.

A Série C talvez não seja tão difícil quanto parece, ainda mais se as equipes forem muito equilibradas. Eu, particularmente e para manter a má fama, vou torcer contra, mas parece que vai ser difícil, apesar das cinco derrotas nas 12 primeiradas rodadas. O time é bem desequilibrado e espero que isso pese negativamente na reta final. Agora vai entrar na reta final e minha torcida contra precisa ser muito forte.😜

Independentemente do resultado eu opino pela mudança de clube.

OBS. Dê uma olhada ali no dia "30 de dezembro de 2022". Tem um link quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Peepe disse:

A campanha na Série C é muito boa para um recém chegado, senti até que a liderança viria mas o time foi vacilar justamente nos jogos que não pode vacilar. De qualquer forma, se vai perder de alguém, que seja de alguém que não é concorrente direto. Vale pensar talvez na questão tática, os gols no final podem significar que o time cansou ou talvez que chegue uma hora que necessite ser pragmático e fechar a casinha.

No mais, o caso Fumaça é tradicional: sujeito só fala mal, fala mal, fala mal e quando as coisas acontecem, a carreira de sucesso vem, o dito cujo aparece dizendo que tem responsabilidade naquilo tudo que aconteceu. A menos que tenha uma reviravolta improvável no futuro, não é de assustar que agora ele queira os louros da vitória.

E  aí, Peepe.

Estamos indo bem e salvo engano chegamos a liderar depois da vitória contra o Avaí, mas aí o time entrou numa sequência ruim e voltar pro G4 já foi um alívio hehe

Concordo contigo, se é pra escolher um jogo pra perder, que seja pra alguém que não representa perigo na tabela. Essa questão dos gols no final realmente pode ser uma questão física, não tinha me passado essa possibilidade, vou dar uma atentada quanto a isso. Sobre fechar a casinha, raramente consegui fazer isso funcionar, o adversário vem muito pra cima e normalmente consegue fazer um gol, mas é algo que preciso ver melhor mesmo, não dá pra ficar a vida toda dependendo do ataque.

O caso do Fumaça é bem isso mesmo. Ou será que não? Veremos. Hahaha

Valeu por comentar!

3 horas atrás, ggpofm disse:

Melhor treinador da Série D. Acho que está na hora do André procurar outro clube ou depois ficará difícil abandonar a culinária mineira e o Democrata, logicamente será mais difícil por conta da culinária.

Fez uma campanha muito boa no Mineiro e ainda mostrou que o técnico é capaz de várias coisas para conseguir um melhor caminho para sua equipe. Isso pode se tornar uma via perigosa mais adiante. Mesmo assim, a escolha se mostrou acertada. Passou facilmente pelo Tupi, mas diante do Cruzeiro...virou até meme.

A Série C talvez não seja tão difícil quanto parece, ainda mais se as equipes forem muito equilibradas. Eu, particularmente e para manter a má fama, vou torcer contra, mas parece que vai ser difícil, apesar das cinco derrotas nas 12 primeiradas rodadas. O time é bem desequilibrado e espero que isso pese negativamente na reta final. Agora vai entrar na reta final e minha torcida contra precisa ser muito forte.😜

Independentemente do resultado eu opino pela mudança de clube.

OBS. Dê uma olhada ali no dia "30 de dezembro de 2022". Tem um link quebrado.

E aí, GG.

Quanto ao futuro do André, aguarde as cenas do próximo capítulo hehe. Olha, a culinária mineira deve ser algo difícil mesmo de se largar haha

Às vezes, deve-se escolher entre fazer o que é certo e o que é melhor para si. André já mostrou em que lado ele joga, vamos ver se no futuro haverão outras encruzilhadas desse tipo. Conseguimos perder para o Cruzeiro nos 3 campeonatos mineiros até o momento, nas 3 primeiras fases e nas 3 eliminatórias (salvo engano, 8 jogos e 8 derrotas). De se entender a frustração do André ao extravasar (e virar meme por causa disso).

A sua torcida contra já é de praxe hahaha, será que vai ser suficiente pra segurar o Democrata? Veremos. E realmente, o time está bem desequilibrado, o ataque vem funcionando muito bem e a defesa vem vazando muito. Isso, provavelmente, é um problema em relação às linhas, gosto de jogar com as linhas lá em cima e isso deixa a zaga mais exposta. Num time que não é dos melhores, isso acaba gerando muitas oportunidades pros adversários. Mas como vem dando certo até então e o ataque vem conseguindo fazer mais gols do que os adversários, tenho optado por manter assim e assumir o risco.

Quanto à mudança de clube, agradeço a opinião, vamos ver se o destino em 2024 será em Governador Valadares ou em outro lugar.

Obrigado pelo aviso, já arrumei o link.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-19.png

 

Resumo do último capítulo

Spoiler

 

No último capítulo, André ansiava pela estreia com o Democrata GV na Série C do Campeonato Brasileiro. Enquanto escrevia no diário, tentou esconder uma ligeira frustração por não ter conseguido um tricampeonato como melhor treinador do campeonato mineiro. Depois de 12 rodadas na Série C, a campanha do Democrata GV oscilou bastante entre um início fulminante, com 12 pontos ganhos em 15 disputados, para uma sequência de 4 derrotas em 5 jogos e terminando com duas vitórias maiúsculas, garantindo o time na 4ª posição do grupo com 19 pontos.

No presente, Edu foi abordado por um senhor de idade enquanto lia o diário do pai num banco de praça. Após uma curta conversa, Edu descobriu que aquele senhor na verdade era Fumaça, um ex-patrão do pai, que, de acordo com o diário, tentou desincentivar André de seguir uma carreira como treinador de futebol. Agora, Fumaça revela que, na sua versão, ele que incentivou André a se tornar treinador, pairando uma dúvida na cabeça de Edu sobre toda a situação.

Com o final da Série C e a Taça Minas Gerais por vir, André tem a frente um grande desafio se quer levar o time para a Série B. Em meio a tudo isso, paira no ar a questão da renovação de contrato de André com o Democrata GV. Seria este o último ano de André em Governador Valadares?

 

 *** 

Após um dia intenso, em que Edu prometeu a si mesmo que só tocaria no diário após terminar tudo que tinha pra fazer, Edu finalmente chegou de volta ao hotel no começo da noite e, após pedir uma janta para ser entregue no quarto, abriu um bom vinho, sentou-se na cama e voltou a conhecer a história do pai.

***

04 de setembro de 2023

Muito estranho esse calendário da Série C, mas talvez ele tenha uma lógica. Enfim. Jogamos ontem nossa penúltima partida na 1ª fase, a última será daqui mais de mês. Com a Taça Minas Gerais tomando lugar agora, imagino que essa “folga” seja para dar espaço às copas estaduais e não acumular o calendário. Inclusive pois os times da Série C, em teoria, são os mais fortes dessas copas e tendem a chegar mais longe. De qualquer forma, vamos voltar para onde parei da última vez que escrevi aqui.

Após o jogo contra o Juventude, chegamos na 13ª rodada na 4ª posição para enfrentar o Operário, no Paraná. Durante poucos minutos acreditei que nosso roteiro tão comum nos últimos jogos, tinha sido virado de cabeça para baixo. Explico: começamos o jogo perdendo, sofrendo um gol bem cedo. No segundo tempo conseguimos a virada e, nos próximos 7 minutos acreditei que aplicaríamos o veneno que tanto provamos, mas não foi esse caso, 7 minutos depois da virada sofremos o empate e o 2x2 permaneceu até o fim. Pelo menos não sofremos uma nova virada. Na 14ª rodada, contra o Avaí, tivemos uma grande atuação e mesmo sofrendo dois gols, conseguimos fazer 4 (2 deles após os 45 do segundo tempo) e ganhamos novamente do favorito do grupo, desta vez por 4x2. Com 3 vitórias e 1 empate nos últimos 4 jogos, pegamos o São Bernardo para confirmar a boa fase. E assim como o 1º turno sofremos diante um time que até o momento não saiu da zona de rebaixamento, desde o início do campeonato. Criamos bastante, mas também deixamos criar. E quando deixamos o adversário criar e não convertemos nossas possibilidades, perdemos. O placar de 1x2 constituiu nossa 2ª derrota pra um dos piores times do grupo. Depois, contra o Botafogo (SP), alertei os jogadores que precisávamos basicamente de 2 vitórias nos últimos 3 jogos pra garantir a classificação. Com isso em mente, o time foi bem a campo, abrimos o placar cedo, e, com uma expulsão do adversário logo aos 15 minutos, as coisas ficaram mais fáceis. No final do jogo também tivemos um expulso, mas não alterou o placar, que terminou em vitória por 3x0. No último jogo por enquanto, jogamos contra o Boa Esporte. Como tinha dito no último jogo, uma vitória praticamente nos classificava. E o time não decepcionou. Num jogo em que criamos pouco, conseguimos converter em 2 dos 3 chutes que acertaram o alvo pra ganhar por 2x0. A classificação ainda não está garantida pois Operário e Juventude ainda tem um jogo atrasado e, em caso de vitória do Operário, ainda teríamos dois times que podem nos ultrapassar.

Agora teremos quase um mês até o jogo contra a Caldense para terminar a primeira fase, podendo estar classificado quando jogarmos. Nesse meio tempo, temos o mata-mata da Taça Minas Gerais. Como é bom ver a evolução do time na competição com o passar dos anos. No primeiro ano, ficamos na primeira fase com 3 pontos; ano passado, classificamos com 6; e desta vez conseguimos 100% na primeira fase. Primeiro, enfrentamos o Araxá, devido a acúmulo de jogos, poupei alguns jogadores. Se o time sentiu o desentrosamento, não me falaram. Chutamos 28 vezes, tá certo que fizemos só 1, mas foi suficiente para a vitória por 1x0. Na segunda rodada, em meu jogo de nº 100 à frente do Democrata, pegamos o Funorte e mesmo sendo uma data especial, resolvi poupar de novo, pois o Funorte era facilmente o pior time da competição e isso ficou claro no jogo. Mesmo com boa parte do time sendo composto por reservas, fizemos 5x0, que ficou até barato. Praticamente classificados, enfrentamos o principal concorrente do grupo, a Caldense, nosso rival na Série C. E foi um jogo que os gols demoraram pra sair, nosso 1º saiu apenas aos 37 da segunda etapa. Depois ainda fizemos mais 2 para ganhar por 3x0 e garantir os 100%. Na próxima fase, enfrentaremos o Atlético Patrocinense.

Agora podendo voltar totalmente a cabeça para a Taça Minas Gerais, acredito que temos grandes possibilidades na competição.

 

12 de outubro de 2023

Vamos direto ao ponto desta vez. Os confrontos contra o Atlético Patrocinense, pela Taça Minas Gerais foram mais ou menos aquilo que eu já esperava. No primeiro jogo, fora de casa, fizemos uma boa partida, não sofremos na defesa e conseguimos um gol para a vitória de 1x0 e levar uma vantagem pro jogo de volta. Vantagem que nem foi tão necessária, pois amassamos o Atlético e com 3 gols e 1 assistência de Antônio Carlos, fizemos 4x0 e já melhoramos nossa campanha do ano passado. O confronto seguinte foi contra o Vila Nova (MG). Não entendi por que, mesmo com melhor campanha, decidimos fora. Mas isso não nos atrapalhou, se não podemos decidir no jogo de volta, decidimos na ida mesmo, num acachapante 6x1, que basicamente nos garantia na final. Destaque para mais um “hat-trick” de Antônio Carlos. Na volta, ciente da grande vantagem, fui com um time completamente reserva. O time não jogou muito bem e mereceu a derrota por 0x1, que nada mudou o fato de que iríamos para a final tentar nos vingar do Boa Esporte e impedir seu bicampeonato. Dessa vez o primeiro jogo foi fora e se eu disser que nada aconteceu, estarei sendo generoso ao jogo. Num jogo sem gols e até sem cartões (o que é muito raro no nosso caso), terminou em 0x0 e a decisão era no Mamudão. Cabe dizer que não tem gol qualificado, então qualquer empate levaria para as penalidades. Não foi o caso, fazendo dois gols antes dos 15 minutos e mais um no segundo tempo, num total de 26 finalizações contra 4, conseguimos uma grande vitória por 3x0, que sagrou o DEMOCRATA COMO CAMPEÃO DA TAÇA MINAS GERAIS 2023!

19-Campe-o.png

Democrata é Campeão da Taça Minas Gerais de 2023

5-Ta-a-MG.png

Resultados – Democrata GV – Taça Minas Gerais 2023

Ainda, tivemos ontem o último jogo da 1ª fase da Série C. Como já estávamos classificados em razão do resultado daquele jogo atrasado do Operário com o Juventude, fui de sangue doce para a rodada final. E aproveitei para descansar alguns jogadores e tirar aqueles que acumulavam cartões, para evitar suspensões no 1º jogo das quartas de final. Com isso, mesmo jogando melhor, acabamos perdendo de 0x1 para a Caldense, que nos passou e assumiu a 2ª posição do grupo, nos deixando em 3º.

4-S-rie-C-2.png

Resultados – Democrata GV – Campeonato Brasileiro Série C 2023 – 13ª a 18ª rodada

3-Final.png

Classificação Final – Campeonato Brasileiro Série C 2023 – Grupo B

Com o resultado e a perda de uma posição, decidiremos fora de casa e o nosso adversário nas quartas de final é um time que, como nós, também subiu da Série D no último ano. Ou seja, um dos times vai fazer duas subidas seguidas.

21-C-x-Rio-Branco.png

Rio Branco (ES) x Democrata GV nas Quarta de Final do Campeonato Brasileiro Série C 2023.

Serão dois jogos que determinarão nosso destino no próximo ano. Vou ter que preparar muito bem a equipe para esses jogos e, especialmente, fazer um bom jogo de ida.

 

30 de outubro de 2023

Se no início da competição me perguntassem quem eu imaginaria que brigaria por uma vaga na Série B de 2024, provavelmente Democrata e Rio Branco estariam entre as últimas opções. Talvez seja aquela nossa crença de sempre achar que os times mais fracos são aqueles que recém subiram e que os times mais fortes são aqueles que recém caíram. Embora isso seja verdade muitas vezes, em muitas outras não é. E o Democrata e o Rio Branco mostraram isso com grandes campanhas nos seus grupos.

Nosso confronto na ida foi em Governador Valadares e quase lotou o Mamudão. A torcida cantou, empurrou e apoiou o time. E isso deu resultado, abrimos o placar, como de costume, com um gol cedo. Ainda no primeiro tempo sofremos o empate, mas na metade do 2º tempo conseguimos, em uma cabeçada de Pereyra, conseguimos fazer o 2x1 e obter uma pequena vantagem para o jogo de volta, no Espírito Santo. A volta foi um jogo que tinha tudo para ser muito, mas muito tranquilo, mas se tornou um teste para cardíaco até próximo de seu final. Começamos o jogo com tudo que tínhamos para mostrar, todo o futebol que o time tinha para a partida foi usado nos primeiros 25 minutos. Em 21 minutos de partida, Antônio Carlos já tinha 3 gols e nós ganhávamos por 4x0, obrigando o adversário a fazer 5 gols. Parecia impossível, mas quando eles fizeram 1, 2...3 gols e perdiam oportunidade atrás de oportunidade, pensei que o acesso estaria indo pelo ralo. Fechei a casinha (alô Peepe), botei todo mundo pra defender próximo à área e disse pra gastar o máximo de tempo possível. Com isso esfriamos o jogo e conseguimos manter a vitória por 4x3, que garantiu a segunda promoção seguida do Democrata GV! Simplesmente espetacular o que esses jogadores fizeram, ainda mais pensando naquela fase em que a bola teimava em não entrar e teimávamos em sofrer viradas. Já conhecemos nosso adversário nas semifinais e acho que podemos passar para a final.

23-C-x-Botafogo-PB.png

Democrata x Botafogo (PB) nas semifinais do Campeonato Brasileiro Série C de 2023

 

13 de novembro de 2023

O destino nos colocou contra o Botafogo (PB) nas semifinais da Série C. Eles, que eliminaram o Avaí para chegar aonde chegou. Considerei um resultado positivo, pois, apesar de termos ganho os dois jogos do Avaí, tivermos muitos problemas com eles e acho que o time da Paraíba poderia oferecer menos riscos. E posso dizer que, se esperava facilidade, nada feito. Novamente jogamos a ida na nossa casa e ficamos atrás no placar por duas vezes. Eles abriram o placar com Matheus Antônio, nós empatamos com Wilmond. Matheus Antônio colocou eles na frente de novo e Schutz empatou de novo, aos 44 do 1º tempo. Dei um puxão de orelha nos jogadores e mais ao final da partida (precisamente aos 33 e aos 40 do 2º tempo) Pereyra e Bruno Fuchs viraram e apliaram o placar para nós, que saímos de casa com uma vantagem de 2 gols depois da vitória por 4x2. O jogo de volta na Paraíba foi extremamente complicado e quem diria que se passaria o que se passou. A nossa vantagem de 2 gols se esvaiu com menos de 15 minutos de jogo e no finzinho do 1º tempo passamos a jogar na desvantagem, quando perdíamos por 3x0. Mais uma vez tive que chamar a atenção dos jogadores. Deu resultado imediato. Aos 5 minutos, Matheus Santana, que substituía Isaque (que, apesar de estar à disposição, não estava nas melhores condições físicas), entrou na área para completar um cruzamento e mandar a bola pro fundo do gol. Com cerca de 15 minutos da 2ª etapa olhei para os jogadores aquecendo e vi Isaque entre eles, com uma cara tal qual um cachorro que pede para entrar em casa num dia de chuva, querendo participar do jogo. Ponderei seriamente chamá-lo para entrar em campo. Felizmente não o fiz. Apostando em Matheus Santana, que estava bem no jogo, deixei o meia em campo e aos 20 minutos, aproveitando rebote do goleiro depois de chute de Antônio Carlos, Matheus Santana fez o 2º gol do Democrata. O Botafogo (PB) nada conseguiu fazer e os gols de Matheus Santana levaram o democrata à final da Série C com o 2x3. Com o resultado do outro jogo, já sabemos que enfrentaremos o CSA, que derrotou a Caldense e impediu uma final mineira.

24-C-x-CSA.png

Democrata x CSA na final do Campeonato Brasileiro Série C 2023

Agora a mídia faz muitas perguntar antes da final, entre elas: Seria o Democrata capaz de ganhar a Série D e a Série C em dois anos seguidos? André ficaria no Democrata para a Série B (parece que a notícia de que eu ainda não havia renovado correu a mídia)?

Para uma delas eu já sabia a resposta, para a outra só daqui 15 dias.

 

28 de novembro de 2023

Mais uma vez, o primeiro jogo da eliminatória foi no Mamudão. E como nas fases anteriores, o estádio estava praticamente lotado. Um estádio praticamente lotado que viu os visitantes dominando as ações, indo pra cima, testando o goleiro Matheus Kayser e abrindo o placar logo aos 14 minutos. Mas, a tal da lei do ex. Ah, a lei do ex é implacável. E não, o CSA não possui nenhum jogador ex-Democrata (ao menos de meu conhecimento), mas o Democrata tem Lucca, ex-CSA. E Lucca, aos 25 minutos, recebeu livre na entrada da área, ajeitou para a perna direita e fuzilou no canto pra empatar. Os visitantes voltaram a ficar na frente, num gol de pênalti. O empate do Democrata veio nos acréscimos do 1º tempo, numa falha bisonha do goleiro do CSA, que deixou a bola escapar ao dominar um recuo e Matheus Santana, muito esperto, aproveitou e fez o gol. Mas o dia era dos visitantes, que voltaram a ficar na frente pra selar o placar de 2x3, num jogo onde jogaram melhor. Embora o placar seja ruim, uma vitória simples levaria o jogo para os pênaltis.

Antes do 2º jogo tivemos dois momentos importantes para a minha história. A primeira foi uma conversa que tive com o presidente no dia seguinte ao 1º jogo:

- Com licença, presidente. Posso entrar? Queria ter uma palavrinha com o sr. – Disse eu, na entrada da sala dele.

- Claro, tudo para o homem que nos colocou na Série B. – Respondeu ele, estranhamente feliz.

- Então presidente, vou tirar logo o band-aid.

- Que?

- Vou falar de uma vez. O jogo de volta contra o CSA será meu último jogo como treinador do Democrata. Queria te avisar antes de qualquer coisa. Vou anunciar ao público depois do jogo.

- O que? Mas vamos para a Série B ano que vem, a torcida te ama, eles vão querer te ter na casamata, não há outro treinador no país que eles gostariam de ver aqui.

- Eu entendo, presidente. Mas acho que preciso de um novo desafio, dar um passo além, assumir um clube... bem, um clube...

- Um clube maior, e isso que você quer dizer?

- Bem... sim. Veja, presidente, estou no meu auge na carreira até o momento, tenho que aproveitar esse auge e ir para palcos maiores, times com mais visibilidade. Sabe, eu quero treinar um time de ponta no Brasil. Pode ser que não seja agora que assuma um desses, mas tenho plena convicção que tenho capacidade e estou num momento em que posso assumir um clube que frequenta regularmente a Série A. Sou muito grato a tudo que o Democrata me ofereceu e garanto que levo esse clube no peito. E, sinto, mas a minha decisão é definitiva.

- É... – Começou a dizer ele, aparentemente desconcertado pelo meu pequeno discurso. – Entendo, André, entendo todos os seus argumentos e você deixou bem claro que não mudará de opinião, então tudo que posso lhe pedir é para que dê tudo de si para o próximo jogo e se despeça com a taça. – Disse ele, se levantando e me estendendo a mão. Respondi o cumprimento, e saí da sala, certo que, dessa vez, estava fazendo a despedida do jeito correto, sem brigas.

O 2º momento importante foi uma notícia terrível para ser recebida poucos dias antes do jogo.

- Até 6 semanas. – Disse o Dr. Lourenço.

- 6 semanas? O jogo é daqui 4 dias! Não posso perder Justino nesse jogo, ele deu 14 assistências essa temporada! – Respondi eu ao saber que nosso ponta e um dos destaques do time, Gabriel Justino, estaria de fora até a próxima temporada.

- Bom, podemos arriscar as infiltrações. Mas ele corre o risco de agravar a lesão.

- Puta que pariu, mas aplica isso agora, depois na próxima temporada se ele perder uns jogos no campeonato mineiro não tem problemas.

- Tem certeza? Ele pode sentir durante o jogo.

- Melhor tê-lo em campo.

- Tá bem, você que sabe.

Eu sabia dos riscos que estava correndo, mas sabia também que precisava desse jogador para a final, por isso mandei o Dr. Lourenço aplicar as infiltrações e liberá-lo para o jogo.

E o que se passou no jogo foi um roteiro de cinema. Começamos o jogo num estado meio morno, sem muita pressão, mas aos 25 minutos, Matheus Santana achou Antônio Carlos, o centroavante entrou a área, tirou do goleiro e marcou nosso 1º gol, empatando o jogo no agregado. 4 minutos depois, após cobrança de falta na área, o CSA empata o jogo e volta a ficar na frente no agregado. Aos 40, nossa vez de ter uma cobrança alçada na área e quem Lucca encontra livre pra fazer o nosso 2º? Antônio Carlos? Não. Gabriel Justino! Aos 44, Gustavo Schutz carregou a bola pela esquerda e da intermediária mesmo mandou na área. Gabriel Justino de novo apareceu no 2º poste e de peixinho nos colocou na liderança do agregado. E com 17 segundos do 2º tempo, Schutz fez outra boa jogada pela esquerda, Antônio Carlos deu uma casquinha e claro que a bola sobrou para o predestinado Gabriel Justino, marcar seu 3º na partida, o 4º do Democrata. Um leve copo de água fria (não dá chamar de balde) veio aos 23 minutos, quando o CSA descontou de pênalti. O time da casa pressionou no final do jogo, mas aos 41, aparecendo no 1º poste em cruzamento de Maílton, Antônio Carlos selou o caixão e garantiu a vitória por 5x2, que DEU O TÍTULO DA SÉRIE C 2023 AO DEMOCRATA GV!

26-Democrata-campe-o.png

Democrata GC é campeão da Série C de 2023

6-S-rie-C-3.png

Resultados – Democrata GV – Brasileirão Série C – Mata-Mata

E claramente que o predestinado foi eleito o melhor em campo. Os jogadores o levantaram depois do jogo pois sabiam o sacrifício que ele fez para estar ali.

Hoje pela tarde o clube convocou uma entrevista coletiva para que eu pudesse anunciar minha saída. Fiz um discurso emocionado, praticamente repetindo o que disse ao presidente (omitindo aquelas questões sobre clube maior, etc.). Muitas perguntas foram feitas, perguntaram até se eu havia brigado com o presidente. Parece que minha fama me precede. Quando estava saindo do estádio um grupo de torcedores gritava canções pedindo para que eu ficasse, confesso que isso me tocou, mas não quero voltar atrás, sei que será o melhor para a minha carreira.

 

02 de dezembro de 2023

Ainda estou em Governador Valadares e acho que ficarei aqui até definir meu futuro. Achei muito legal que o pessoal da Univale (aqueles que fazem anualmente o memorial do Democrata) vieram aqui no prédio e me deixaram uma cópia exclusiva do memorial desse ano. Além dos já tradicionais “Melhor XI” e Prêmios da época, uma longa matéria sobre a Série C desse ano, culminando nos premiados pelo Democrata. Com os dois gols na final, Antônio Carlos foi o artilheiro da Série C e, mais importante, ao menos para mim, fui eleito o melhor treinador da Série C.

31-Treinador.png

André Bittencourt é o melhor treinador da Série C de 2023

Depois, uma carta dos torcedores para mim, o que achei bem tocante e um resumo com minhas estatísticas na carreira e no comando do Democrata. Ao final, uma espécie de matéria investigativa, onde eles tiveram acesso aos balancetes do ano e terminam perguntando o que o clube fez com o saldo de mais de R$ 6M que terminou como R$ 1M. Eles ainda tiveram tempo de apresentar as estatísticas do elenco, que mostram, evidentemente, Antônio Carlos como artilheiro e melhor jogador e Schutz e Justino como destaques em assistências.

33-Elenco.png

Estatísticas Democrata GV em 2023

O que eles não falam, e que demonstra que eu fiz um bom trabalho em segurar essas informações, foi que já deixei 4 jogadores acertados para o próximo ano. O goleiro Caio, o lateral-esquerdo Victor Lindenberg, o volante Thiago Souza e o jovem meia Ravanelli, que é um bom prospecto para o futuro do clube.

Depois de ler o memorial do Democrata, fui ao estádio para a assinar a rescisão e oficialmente não ser mais o treinador do Democrata GV.

40-Demiss-o.png

Oficializada a saída de André Bittencourt do Democrata GV

Com título da Série C, sinto que minha reputação teve um sensível aumento este ano e imagino meu próximo clube será um clube de uma das primeiras prateleiras do futebol brasileiro.

 

13 de dezembro de 2023

Hoje fui apresentado no meu novo clube. Fiquei muito pouco tempo sem clube, o que confirma o que eu pensava, se havia um momento para sair do Democrata, era esse, quando meu nome estava sendo falado, até a nível nacional. Reportaram interesse de Fluminense, Vasco e Cruzeiro no meu trabalho, mas todos decidiram seguir com seus treinadores, o que demonstra que, se eu fizer um bom trabalho agora, meu próximo clube pode ser um dos gigantes. Assim como faria caso estivesse no Democrata, vou jogar a Série B em 2024, porém em um clube que já estava nela em 2023 e que tem plenas condições de acesso no próximo ano. Então hoje, como falei, ao lado do presidente Adyr Seber, fui apresentado como novo treinador da Chapecoense. Os detalhes desse acerto relato outro dia, hoje só quero dormir, foi uma viagem longa e foi difícil achar um hotel vago.

1-Andr-Assume-a-Chape.png

André Bittencourt é contratado pela Chapecoense.

 

 

Spoiler

 

Pessoal, queria uma opinião de vocês:

O que acham de ter um resumo do capítulo anterior antes do capítulo? Acham desnecessário ou ajuda a lembrar como está o save? E em relação à disposição desse resumo no post, acham que fica melhor do jeito que está (abaixo dos dois banners – principal e do capítulo) ou entre os banners? Ou até uma 3ª opção?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-20.png

 

Resumo do último capítulo

Spoiler

 

No 19º capítulo, vemos os últimos jogos de André e do Democrata GV na 1ª fase da Série C de 2023. O calendário um tanto estranho reservou os confrontos da Série C até a penúltima rodada e a paralisação do campeonato por quase um mês para a disputa das copas estaduais. No campeonato nacional, o Democrata GV voltou à boa fase e chegou à paralisação podendo se classificar em caso de resultado negativo do Operário (PR) contra o Juventude em jogo atrasado (que ocorreria nesse período de paralisação). Enquanto aguardava se precisaria pontuar ou se chegaria à última rodada classificado, o Democrata GV jogou a Taça Minas Gerais, fazendo uma 1ª fase impecável, com 100% de aproveitamento e sem levar gols. Passando por Atlético Patrocinense e Vila Nova (MG), o time desafiou os atuais campeões do Boa Esporte. Com um empate fora de casa e uma vitória por 3x0 em seus domínios, o Democrata GV ganhou a Taça Minas Gerais pela 2ª vez na sua história (a primeira há mais de 40 anos, em 1981).

Com a taça no armário, o Democrata GV chegou na última rodada da Série C sabendo que estava classificado, em razão do resultado do jogo que estava atrasado. Optando por colocar um time menos qualificado, André viu o Democrata ser derrotado pela Caldense, que passou o Democrata na classificação e empurrou o time de André para a 3ª colocação. Com a posição, o Democrata enfrentaria o 2º colocado do grupo A, o Rio Branco (ES), decidindo fora de casa. Sem mostrar remorso por não manter a 2ª posição do grupo, André mandou o time para cima dos capixabas nos dois jogos e com duas vitórias garantiu o acesso do Democrata GV à Série B de 2024.

Com sensação de dever mais que cumprido, o Democrata teve fôlego ainda para passar pelo Botafogo (PB), para decidir o título da 3ª divisão contra o CSA. O primeiro jogo da final foi bastante difícil para os mineiros, que perderam em casa por 2x3. Antes do jogo decisivo, André comunicou ao presidente do Democrata que deixaria o time após a final. Além disso, tomou uma decisão ousada ao ver que um dos destaques do time se lesionou na semana da final e resolveu pedir aos médicos que lhe aplicassem infiltrações para que pudesse entrar em jogo. E talvez seja essa uma das decisões mais acertadas da carreira do treinador até o momento, pois Gabriel Justino foi o destaque da final com 3 gols, que ajudaram o Democrata a vencer por 5x2 e levar o título da Série C de 2023. Com o título, André ainda foi nomeado o melhor treinador do campeonato e anunciou seu desligamento do clube mineiro.

Sem ficar muito tempo fora do futebol, André acertou logo com outro clube e foi anunciado como treinador da Chapecoense.

Como será a volta do treinador a Santa Catarina? Que tipo de clube estava a sua espera e quais desafios teria pela frente?

 

  17 de dezembro de 2023

Ô fim de ano trabalhoso esse, pelamor. Creio que ainda não consegui descrever como cheguei até aqui. Vamos lá.

Quando saí do Democrata GV, sabia que precisava de um clube que me desse maiores condições de trabalho e um clube que pudesse almejar coisas maiores para a próxima temporada, tenho que aproveitar a boa fase dos últimos anos. Inclusive ciente do interesse de clubes gigantes no futebol brasileiro, sabia que era questão de tempo até ter algum clube grande disponível e eu teria que agarrar a chance. Quase que ao mesmo tempo, fiquei sabendo que Chapecoense e Atlético Mineiro haviam despedido seus treinadores, entrei em contato e consegui agendar entrevistas com eles. Sinceramente, minha primeira opção era o time mineiro. Edu já estava habituado à Minas Gerais e não seria necessária uma mudança desse calibre novamente. Mas os mineiros não me deram muita bola, mesmo eu tendo sido eleito, por duas vezes, o melhor treinador do campeonato que eles disputam. Vai entender. Pouco antes da Chapecoense me dar a resposta se queria contar comigo ou não, o Coritiba também ficou sem treinador e já aproveitei e entrei em contato com eles também, como um “backup” caso a vaga na Chape não desse certo. Felizmente, não foi o caso e a Chape queria contar comigo. Agora vem a parte interessante: se eu havia ficado assustado pela quantia oferecida pelo Democrata no meu 1º contrato com eles, não dá pra descrever o que eu senti quando me foi oferecido um contrato de R$ 111.000,00 mensais. Novamente tentei segurar ao máximo minha cara de espanto e negociei o valor, chegando em estrondosos R$ 136.000,00 mensais. Dá quase pra comprar uma casa por mês pelo “minha casa, minha vida”. É muita grana, meu Deus. Além disso, pela primeira vez eu tenho um contrato válido por 2 temporadas.

2-Detalhes.png

Detalhes da Apresentação de André Bittencourt na Chapecoense

Como falei antes, tive muito trabalho depois de assinar o contrato, mas é tudo para um bem maior. Muitas reuniões, conversas, análises, mais reuniões, enfim, imergi e quase que praticamente vivi dentro do clube nesses 4 dias para me atualizar sobre a Chapecoense. Muita coisa é bem diferente do que eu pensava, e não digo isso como uma crítica ao clube, muito pelo contrário. As coisas aqui estão muito, mas muito melhores do que eu pensava. A começar pela equipe técnica: Quando comecei meus trabalhos no Operário de Mafra, eram apenas eu e a presidente; no Democrata, tinha ainda um auxiliar, um olheiro e um médico. Mas agora na Chape já vejo que as coisas são diferentes, temos uma multidão de preparadores, olheiros e fisioterapeutas. Até me assustei quando vi esse monte de gente na minha apresentação à equipe técnica. Só não temos auxiliar, a direção disse que o antigo foi embora com Cuca, quando foi demitido. Entre eles, reconheci dois rostos. Não, não eram pessoas que trabalharam comigo nos outros clubes, mas sim jogadores conhecidos do meio do futebol: Cícero, ex-jogador de Grêmio, São Paulo, Botafogo, entre outros, é nosso diretor esportivo e Ilsinho, ex-jogador do São Paulo, do Shakthar e do Internacional é um dos nossos olheiros.

Após me apresentar aos companheiros de equipe técnica, o presidente sugeriu que Cícero me entregasse uma análise do elenco, o que seria feito até o final da tarde de quinta. Saí com o presidente da reunião, a pedido dele, para que ele pudesse me mostrar todas as instalações do clube (que são ótimas, por sinal) e me contar um pouco da história da Chapecoense. Grande parte da história da Chape, confesso, eu já conhecida (eu e qualquer pessoa que acompanhe futebol): O time foi fundado em 1973, surgido, assim como a maioria dos clubes do Brasil (creio eu) da visão de alguns jovens apaixonados pelo esporte. Logo nos primeiros anos de vida, a Chapecoense já mostrou força no futebol local, ganhando o Campeonato Catarinense de 1977. O próximo título veio em 1996 com grande polêmica, contou-me o presidente.

A final do Campeonato Catarinense daquele ano colocou a Chapecoense para enfrentar o Joinville. No jogo de ida em Joinville, os anfitriões ganharam a partida por 2x0. Tentando ajudar o clube, atrapalhar os adversários, ou só pra causar mesmo, um grupo de torcedores iniciou um foguetório na frente do hotel onde estava hospedado o Joinville. Até aí, tudo normal no futebol brasileiro. A polícia entrou em ação, dispersou o grupo, que voltou quando a polícia saiu e parece que isso continuou durante a madrugada, cada vez que a polícia saia do local, o grupo voltava. O Joinville, porém, se recusou a jogar no dia seguinte, alegando que a integridade física de seus atletas estava em risco. A Chapecoense foi considerada campeã por W.O., mas o Joinville recorreu à Justiça e conseguiu ganhar o direito de disputar o jogo final em campo neutro. Nada adiantou para os tricolores, a Chapecoense revidou o placar no tempo normal e fez mais um na prorrogação ganhando, no campo, o campeonato de 1996. (Fonte)

Depois disso, a Chape venceu outras 6 vezes o catarinense: 2007, 2011, 2016, 2017 e, mais recentemente, 2022 e 2023, sendo, portanto, a atual bicampeã. O presidente me falou sobre esses títulos recentes com empolgação, chegando a declarar que se vencermos esse ano seremos o primeiro time tricampeão do Campeonato Catarinense desde o Figueirense de 2002-2004 e o 2º time a conseguir essa façanha nos últimos 30 anos. Pouca pressão tá colocando o presidente!

Além das fronteiras estaduais, a Chapecoense disputou a Série D pela primeira vez em 2009 (até porque foi a primeira edição da 4ª divisão) e fez parte dos primeiros times a subirem da 4ª para a 3ª divisão do futebol nacional. Após apenas 3 temporadas, o time conseguiu o acesso à Série B em 2012, ao chegar nas semifinais do torneio. Logo no ano seguinte, em sua primeira temporada na Série B, o time conseguiu o vice-campeonato e subiu para a Série A. Em 2016, o auge e a tragédia muito bem conhecidos por todos: O time trilhava uma campanha brilhante na Copa Sul-Americana de 2016 e no deslocamento para o primeiro jogo da final do campeonato, um terrível acidente aéreo vitimou 71 dos 77 tripulantes do voo. À Chapecoense foi dado o título da Copa Sul-Americana daquele ano. 2017 foi um ano de recuperação para a Chape, que ainda conseguiu classificação para a pré-libertadores. Em 2018* a primeira queda para a 2ª divisão, sem ficar muito tempo na B, a Chape conseguiu o acesso novamente à Série A em 2019, ficando em 4º lugar. Porém, em 2021, o clube caiu novamente para a Série B, com uma péssima campanha. Em 2022, a Chape fez um campeonato mediano e ficou em 10º, o que marcou o primeiro ano da Chape na Série B sem conseguir o acesso. Este ano, a Chape não voltou à elite por muito, muito pouco. Apenas um pontinho separou a Chapecoense da 1ª divisão (em caso de empates de pontos, a Chape teria vantagem pelo nº de vitórias).

Spoiler

*Alterado em razão da data do save começar em janeiro de 2019, com os times nas divisões que disputam em 2020. Problemas de usar uma db atualizada em FM antigo.

Tendo me contado isso, e enquanto passávamos por todos os cantos da Arena Condá, o presidente me contou uma inusitada história que faço questão de escrever aqui. Certa vez, disse ele, em 1997, foi contratado um roupeiro, chamado Johnson, que trouxe o seu irmão para o ajudar nas funções. Aparentemente, eles brigavam todos os dias, até que um dia o irmão de Johnson ameaçou se matar e Johnson aparentemente o estava incentivando e o desafiando, perguntando como ele ia fazer. O irmão então disse que ia se enforcar numa das torres de iluminação do estádio. Johnson então forneceu ele mesmo uma corda pro irmão, que pegou a corda, saiu e foi em direção à torre de iluminação. Carlinhos, ex-preparador físico do clube, seguiu o irmão de Johnson e viu ele passando a corda pela torre, fazendo nó, etc. Então saiu correndo para avisar a Johnson que o irmão se mataria mesmo. Johnson finalmente mostrou preocupação e foi lá conversar com o irmão para tentar reverter a cagada. A notícia de que alguém estava tentando se matar tomou conta do clube e rapidamente as pessoas foram se juntando ali perto para ver o que estava acontecendo e Johnson começou a gritar pro irmão “não é aí que a lâmpada está queimada, é na outra torre, desce daí” pra tentar contornar a situação (Fonte- história “Briga de Família”). O presidente não me falou o que aconteceu no final, mas quero acreditar que o irmão de Johnson desceu da torre e ficou bem. Não que eu acredite nestas coisas, mas não gostaria de ver um fantasma passeando pelos corredores do estádio.

Depois de todos esses “causos”, o presidente me apresentou à minha sala e, em cima da mesa, Cícero já tinha deixado o relatório que o presidente havia pedido. E... cacildis... quanto jogador, peloamordosmeusfilinhos. Tá certo que o relatório dele comportava os jogadores não utilizados, que treinam em separado e os garotos do sub-20, mas mesmo assim temos muitos atletas.

5-Elenco-1.png

6-Elenco-2.png

Elenco Principal, Reserva e Sub-20 da Chapecoense

Vou precisar analisar muito bem esse time, são tantos jogadores que fiquei até meio perdido. E tem mais: em separado ele me fez uma lista dos nossos jogadores que estão por empréstimo em outras equipes.

7-Elenco-3.png

Jogadores da Chapecoense por empréstimo em outros clubes

Além disso, Cícero compilou também uma lista das negociações que o clube já tem encaminhadas. Quanto às chegadas, o clube já tinha acertado as compras de Gilberto, lateral-direito e Diego Sosa, lateral-esquerdo. Ambos jogaram no clube este ano por empréstimo e chegam definitivamente. Boas contratações. Além deles, o clube está contratando dois meio-campistas para a base. Em relação às saídas, uma situação parecida com as chegadas. O clube acertou a venda do lateral-direito Mac Allister e do meia Roniel ao Atlético-GO, onde jogaram por empréstimo, além da venda do jovem Cristiano para o Benfica. E pra finalizar, também arrematou dizendo que se eu precisasse emprestar algum jogador e não houvesse mercado, eu poderia recorrer ao CRB, que é um clube parceiro.

Por isso que eu disse que fiquei imerso nisso nos últimos dias, creio que consegui filtrar bem o time e consegui avaliar aqueles que serão aproveitados e aqueles que serão negociados, pra aliviar a folha e render uma grana para transferências. Pensei que agindo assim, teria como fazer algumas contratações para a próxima temporada, imaginando como seria a situação financeira de um clube que iria para a 3ª temporada na 2ª divisão. Redondamente enganado estava eu, diria Yoda. Esse clube tem dinheiro. MUITO DINHEIRO! Fiquei sabendo disso sem alertar o presidente. Ontem eu fiquei até mais tarde no clube para analisar os jogadores, ver alguns vídeos de jogos antigos, etc., e nem tinha notado que estava sozinho até que fui à sala do presidente e ele não estava lá. Estranhamente a porta estava aberta, não sei se é algo comum aqui ou foi um lapso dele, mas acabei entrando pra dar uma olhada na sala. É daquelas salas bem clean, tipo aquelas imagens do Instagram. Só que em cima da mesa, quase que esquecidos ali, os balancetes financeiros do clube que demonstravam uma situação muito confortável.

8-Finan-as.png

Finanças da Chapecoense

Com cerca de R$ 160M em caixa, R$ 33M disponíveis para contratações (pelo o que consta ali, o presidente não me disse nada ainda, teremos uma reunião semana que vem para definir essas situações) e R$ 5M para salários, teremos muita força no mercado, embora, conforme vou relatar abaixo, eu ache que não precise usar muito, não.

Quanto ao elenco, minha primeira atitude foi avisar àqueles emprestados que não ficarão em definitivo (Yuri e Danilo) que não iremos prosseguir com eles, ganham muito (inclusive a Chape paga aos outros um valor além dos salários) e dificilmente seriam titulares. Os números do elenco na Série B mostra algumas virtudes do time: A Chape teve a 3ª melhor defesa, mas apenas o 11º melhor ataque. Se as coisas correrem como correram com o Democrata, inverteremos essa lógica aqui. Ainda na série B, poucos jogadores se destacaram. Entre eles, o goleiro Jordi, que faturou 7 vezes o prêmio de melhor em campo e foi um dos que mais passou jogos sem conceder gol.

Agora individualmente sobre os jogadores... Vamos lá:

Goleiros - João Ricardo vai se aposentar. Jordi parece ter sido um monstro nessa temporada e tem dois goleiros promissores (Guilherme Alexandre, de 16 anos, se destaca). Não vejo razões pra mexer nessa posição.

Zagueiros - A grande maioria dos jogadores que podem jogar como zagueiros, jogam também no meio campo. O destaque na última temporada foi Luiz Otávio. Continuará como titular, já que, mesmo com idade um pouco avançada, ainda tem boa velocidade, fôlego, etc. Yuri, que, na verdade é natural como volante, vai deixar o clube. Dos demais, apenas Frazan, Quintero e Parisoto, outro garoto, me agradaram, Consenday deverá jogar no meio e o resto vou tentar me desfazer, o que vai ser difícil, pois a maioria já é mais velho.

Lateral Direita - Mac Allister está de saída e Gilberto de chegada, não haverá muita perda com a saída do argentino, portanto. Ainda temos 3 outros jogadores que podem fazer a função, são 3 jogadores similares. Provavelmente ficarei com Igor Julião por ser um pouco mais novo.

Lateral Esquerda - Com 3 opções (excluindo-se os que jogam em outras e quebram galho ali), Diego Sosa estava emprestado e chega em definitivo agora e será o titular. Paulo Otávio é bom reserva e Odair não acrescenta muito e será negociado.

Volante/Meia Central - Não costumo jogar com volantes, prefiro sempre jogar com dois meias centrais, e aqui temos uma grande variedade de jogadores. Temos muitos jogadores de nível parecido. Destacam-se Cosendey, Mansilla, Andrada, Carrizo, Bigode e Kappes, mais um garoto. O que me causa preocupação é o excesso de estrangeiros em uma mesma posição, são 3 só pra essa posição.

Meia-Atacante - Com o retorno do empréstimo, Moya é o único que pode jogar nessa posição, vou trazer pelo menos mais um jogador.

Ponta Direita - Com alguns jogadores em boas condições para titularidade, possivelmente Carlinhos Júnior, que joga nas 4 de ataque, deve ser o titular. Temos ainda Matheus Alessandro e Willyan como opções. Ignacio Cacheiro - em razão do limite de estrangeiros -, bem como os demais jogadores dessa posição serão negociados.

Ponta EsquerdaDudu e Erik devem ser a dupla da esquerda, cada um com uma característica, o primeiro é um jogador de pé canhoto para buscar cruzamentos, o 2º é destro e busca cortar para dentro. Talvez seja necessário reforçar aqui.

Atacantes - Bruno Silva foi o artilheiro da equipe esse ano e devo tê-lo como titular. Os outros jogadores são insuficientes e devemos ter reforços aqui também.

Além daqueles que já mencionei, acredito que o time possa se fazer valer de um zagueiro mais dominante. Mas isso vai depender dos negócios que consigamos fazer pelos jogadores listados como negociáveis.

 

27 de dezembro de 2023

Depois de mais um tempo estudando o clube, acho que defini meu plantel para o início do ano . Ainda quero me desfazer de pelo menos 2 jogadores estrangeiros. Cacheiro e Carrizo puxam a fila. E finalmente o presidente abriu o jogo e me falou os orçamentos da temporada e aqueles orçamentos que eu vi quando invadi olhei na sala dele estavam errados, ele refez as contas e teremos R$ 75M para contratações e quase R$ 6,5M para salários. Confesso que sempre pedi maiores verbas e cheguei a brigar com uma presidente por causa disso, mas me sinto como um cachorro que alcança a roda do carro: não faço ideia do que fazer. Jogadores que realmente tem condições de fazer parte do time principal, não tem interesse em jogar a B, então está difícil achar reforços. Tenho pensado que, se conseguir poupar dinheiro nesta temporada e mesmo assim subir, posso usar esse dinheiro para reforçar o time para a 1ª divisão. Mas vamos ver. Outra alternativa é investir um pouco mais e pegar jovens promissores, talvez seja até melhor.

Nessa mesma reunião, o presidente estabeleceu quais seriam as expectativas para a temporada.

19-Expectativas.png

Expectativas da Chapecoense para 2024

Acho que são expectativas reais e sinto que são possíveis de serem atingidas, dependendo da sorte na Copa do Brasil. E por falar nela, destaque que vou jogar essa competição pela primeira vez. Perdi a oportunidade de jogar quando saí do Operário de Mafra (o título da Copa Santa Catarina deu direito a disputar a Copa do Brasil em 2021) e jogaria em 2024 pelo Democrata GV, em razão do título da Taça Minas Gerais e, creio eu, pela classificação para a Série B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba seu save é sensacional! Estreou com pé direito na área. 

Foi muito legal acompanhar a trajetória do André desde o Operário até aqui na Chape. A carreira do jovem treinador está em franca ascensão, mas será que um salto tão grande não pode ser perigoso para o treinador? Qualquer coisa menos do que um grande sucesso pode ser visto como fracasso, e aparentemente André ainda não se acostumou com o grande salto de nível. De qualquer forma, estarei na torcida. 

Sobre os resumos, eu acho interessante da forma como você vem apresentando, eu só cuidaria de ser um pouco mais sucinto nele.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela dobradinha com o Democrata. Finalizou sua trajetória no clube com sucesso. O mata-mata da Série C foi repleto de placares bailarinos, mas o Democrata levou o título com uma goleada fantástica na partida final. Deve ter deixado muitos torcedores do CSA enfurecidos e tristes ao perceberem que de nada valeu a partida de ida.

Chegamos à Chapecoense e agora não tem mais possibilidade de fracasso. Vencer o Catarinense e conseguir a promoção é obrigação. Sem contar a campanha boa na Copa do Brasil. 

Mas lhe faço uma pergunta, as vezes você não sente que o save está mais fácil do que poderia ser para você? Ou isso não é uma questão para você?

Para mim não faz diferença ou não ter o resumo. Gosto de olhar o post anterior para ver o que rolou antes, mas reconheço que para saves que são atualizados com periodicidade muito longa, o resumo se torna algo muito valioso, já que acabamos perdendo o fio da meada. Então, se você está com vontade de fazer o resumo no início do post, acho interessante, mas pode tentar resumi-lo ainda mais como sugeriu o AllMight. Talvez, apenas com frases.

Sobre o local, eu acho que após os banners fica bem legal, mas acho os spoilers muito ruins. O título (resumo do capítulo) e o itálico do texto ajudam.

Sobre a apresentação não gosto muito é desse tipo de imagem que pouco agrega ao post, já que estamos lendo e é uma informação repetida. Seria melhor ter mais imagens de partidas postadas diretamente no post.

Boa sorte na Chape.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, AllMight disse:

Caramba seu save é sensacional! Estreou com pé direito na área. 

Foi muito legal acompanhar a trajetória do André desde o Operário até aqui na Chape. A carreira do jovem treinador está em franca ascensão, mas será que um salto tão grande não pode ser perigoso para o treinador? Qualquer coisa menos do que um grande sucesso pode ser visto como fracasso, e aparentemente André ainda não se acostumou com o grande salto de nível. De qualquer forma, estarei na torcida. 

Sobre os resumos, eu acho interessante da forma como você vem apresentando, eu só cuidaria de ser um pouco mais sucinto nele.

Boa sorte na sequência!

E aí, Allmight!

Cara, muito obrigado pelo elogio! É muito importante esse retorno.

É um passo arriscado, mas às vezes temos que dar um passo mais longo pra não ficar estagnado. Só não podemos dar um passo maior que a perna haha, mas acho que não seja o caso, o treinador já estava pedindo passagem.

Quanto aos resumos, concordo contigo. Acho que preciso resumir mais e esse último em especial acabou ficando mais longo que o necessário.

Valeu, e valeu por comentar!

2 horas atrás, ggpofm disse:

Parabéns pela dobradinha com o Democrata. Finalizou sua trajetória no clube com sucesso. O mata-mata da Série C foi repleto de placares bailarinos, mas o Democrata levou o título com uma goleada fantástica na partida final. Deve ter deixado muitos torcedores do CSA enfurecidos e tristes ao perceberem que de nada valeu a partida de ida.

Chegamos à Chapecoense e agora não tem mais possibilidade de fracasso. Vencer o Catarinense e conseguir a promoção é obrigação. Sem contar a campanha boa na Copa do Brasil. 

Mas lhe faço uma pergunta, as vezes você não sente que o save está mais fácil do que poderia ser para você? Ou isso não é uma questão para você?

Para mim não faz diferença ou não ter o resumo. Gosto de olhar o post anterior para ver o que rolou antes, mas reconheço que para saves que são atualizados com periodicidade muito longa, o resumo se torna algo muito valioso, já que acabamos perdendo o fio da meada. Então, se você está com vontade de fazer o resumo no início do post, acho interessante, mas pode tentar resumi-lo ainda mais como sugeriu o AllMight. Talvez, apenas com frases.

Sobre o local, eu acho que após os banners fica bem legal, mas acho os spoilers muito ruins. O título (resumo do capítulo) e o itálico do texto ajudam.

Sobre a apresentação não gosto muito é desse tipo de imagem que pouco agrega ao post, já que estamos lendo e é uma informação repetida. Seria melhor ter mais imagens de partidas postadas diretamente no post.

Boa sorte na Chape.

E aí, GG.

Valeu! Realmente, fui olhar de novo os placares e em nenhum jogo (salvo engano) algum dos times ficou zerado. Em todos os jogos fizemos e sofremos gols (não acho isso particularmente um problema, vale o ingresso da torcida haha). É dureza ganhar o jogo de ida fora e perder o campeonato em casa na volta, mas... melhor pro Democrata haha.

É agora que o André vai ter que provar ser o treinador que acha que é. O time é bom e acho que dá pra conseguir cumprir as expectativas (na Copa do Brasil tem um detalhe que abordarei no próximo capítulo, que torna mais fácil conseguir o objetivo da diretoria, algo que eu não tinha visto quando escrevi esse porque ainda não tinha o calendário).

Quanto à facilidade do save, particularmente não me incomodo muito. Gosto de acompanhar as histórias daqueles que se desafiam (categoria de base, ou a sua por exemplo, sem poder contratar), mas eu tenho um histórico de me desmotivar muito fácil quando o save não está indo bem, então venho optado por dar passos para frente para que isso não ocorra, porque quero contar essa história até o final (claro que terão dificuldades, por exemplo, caso eu suba esse ano, a próxima temporada tende a ser difícil). E também tem uma questão, pensando nos clubes assumidos quando saí dos anteriores, de tentar evoluir na carreira e não voltar divisões (exceto um eventual rebaixamento) , acho que isso condiz com a personalidade do técnico, que se mostra ambicioso (o que reflete um pouco do jeito que eu jogo FM também hehe).

Quanto aos resumos, concordo contigo e com o AllMight, preciso deixar mais conciso, umas poucas linhas só pra lembrar mesmo.

Quanto aos spoilers, optei por colocar assim para quem não quiser ler (se está "maratonando", por exemplo) pular direto, mas entendo que possa atrapalhar.

Sobre a apresentação, vou te confessar uma coisa: acho os placares e informações de jogos do FM 19 e do FM 20 (do 18 não sei pois não joguei), muito, muito feios. Até agora não achei uma skin que me agradasse e deixasse, pra mim, essa parte mais atrativa e visualmente interessante para ficar no post (inclusive, se tiver uma dica, estou aceitando, já tentei a OPZ e a Google Light). Por isso tenho optado por colocar essas imagens das "notícias", mas entendo completamente que acaba por trazer informações repetidas.

Valeu pelo feedback e pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, div said:

Valeu! Realmente, fui olhar de novo os placares e em nenhum jogo (salvo engano) algum dos times ficou zerado. Em todos os jogos fizemos e sofremos gols (não acho isso particularmente um problema, vale o ingresso da torcida haha). É dureza ganhar o jogo de ida fora e perder o campeonato em casa na volta, mas... melhor pro Democrata haha.

Também não acho um problema, mas se puder, prefiro marcar os gols que você marcou, mas sem sofrê-los ou sofrendo menos.😜

2 hours ago, div said:

Quanto à facilidade do save, particularmente não me incomodo muito. Gosto de acompanhar as histórias daqueles que se desafiam (categoria de base, ou a sua por exemplo, sem poder contratar), mas eu tenho um histórico de me desmotivar muito fácil quando o save não está indo bem, então venho optado por dar passos para frente para que isso não ocorra, porque quero contar essa história até o final (claro que terão dificuldades, por exemplo, caso eu suba esse ano, a próxima temporada tende a ser difícil). E também tem uma questão, pensando nos clubes assumidos quando saí dos anteriores, de tentar evoluir na carreira e não voltar divisões (exceto um eventual rebaixamento) , acho que isso condiz com a personalidade do técnico, que se mostra ambicioso (o que reflete um pouco do jeito que eu jogo FM também hehe).

Muito bom o relato de sua experiência pessoal. Compreendo perfeitamente o que você quer dizer quando fala sobre desmotivação. Se depender da minha leitura e comentário para manter a motivação, continuarei por aqui, mas com críticas também.

2 hours ago, div said:

Sobre a apresentação, vou te confessar uma coisa: acho os placares e informações de jogos do FM 19 e do FM 20 (do 18 não sei pois não joguei), muito, muito feios. Até agora não achei uma skin que me agradasse e deixasse, pra mim, essa parte mais atrativa e visualmente interessante para ficar no post (inclusive, se tiver uma dica, estou aceitando, já tentei a OPZ e a Google Light). Por isso tenho optado por colocar essas imagens das "notícias", mas entendo completamente que acaba por trazer informações repetidas.

Eu também não gosto. E você acha o que eu e outros usam ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Também não acho um problema, mas se puder, prefiro marcar os gols que você marcou, mas sem sofrê-los ou sofrendo menos.😜

Muito bom o relato de sua experiência pessoal. Compreendo perfeitamente o que você quer dizer quando fala sobre desmotivação. Se depender da minha leitura e comentário para manter a motivação, continuarei por aqui, mas com críticas também.

Eu também não gosto. E você acha o que eu e outros usam ruim?

É, marcar muitos e sofrer poucos é o objetivo, mas nem sempre é possível haha

Agradeço o apoio e as críticas, como falei na apresentação do save, elas são sempre bem-vindas e nos ajudam a melhorar.

A que tu utiliza eu gosto (inclusive porque me lembra os FM mais antigos, então bate uma nostalgia com o placar e marcadores bem grandes a esquerda e estatísticas a direita). Estava me referindo a esta e esta, que são as telas da skin padrão do FM (a não ser que tenha uma opção pra mudar isso e eu nunca tenha visto haha), inclusive porque se transportadas pro post acaba ficando pequeno e difícil de ler sem abrir em nova aba. Como falei, tentei trocar de skin, mas também não gostei das que testei e acabei aceitando que não tem uma opção que me agrade no FM 19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutes ago, div said:

É, marcar muitos e sofrer poucos é o objetivo, mas nem sempre é possível haha

Agradeço o apoio e as críticas, como falei na apresentação do save, elas são sempre bem-vindas e nos ajudam a melhorar.

A que tu utiliza eu gosto (inclusive porque me lembra os FM mais antigos, então bate uma nostalgia com o placar e marcadores bem grandes a esquerda e estatísticas a direita). Estava me referindo a esta e esta, que são as telas da skin padrão do FM (a não ser que tenha uma opção pra mudar isso e eu nunca tenha visto haha), inclusive porque se transportadas pro post acaba ficando pequeno e difícil de ler sem abrir em nova aba. Como falei, tentei trocar de skin, mas também não gostei das que testei e acabei aceitando que não tem uma opção que me agrade no FM 19.

Também não gosto da nova. A que eu uso serve para qualquer skin, mas não sei se funcionará no FM21. Enviei uma mensagem para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o sucesso é meteórico! Uma temporada melhor que a outra, vai respeitando o momento certo de crescer na carreira e assumindo bons desafios. Achei acertada a saída do Democrata, a vida na Série B não seria fácil e a tua reputação permitia times e sonhos bem maiores.

Imagino que a Chape seja favorita a tudo que disputa, salvo exceção da Copa do Brasil. Estar em posição de força é uma coisa vantajosa, principalmente nos pontos corridos onde a regularidade leva ao sucesso. Boa sorte no desafio que te aguarda! Vai ter trabalho para organizar um elenco desse tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ggpofm disse:

Também não gosto da nova. A que eu uso serve para qualquer skin, mas não sei se funcionará no FM21. Enviei uma mensagem para você.

Já agradeci no privado, mas agradeço de novo. Fica melhor até pra acompanhar o jogo.

21 horas atrás, Peepe disse:

E o sucesso é meteórico! Uma temporada melhor que a outra, vai respeitando o momento certo de crescer na carreira e assumindo bons desafios. Achei acertada a saída do Democrata, a vida na Série B não seria fácil e a tua reputação permitia times e sonhos bem maiores.

Imagino que a Chape seja favorita a tudo que disputa, salvo exceção da Copa do Brasil. Estar em posição de força é uma coisa vantajosa, principalmente nos pontos corridos onde a regularidade leva ao sucesso. Boa sorte no desafio que te aguarda! Vai ter trabalho para organizar um elenco desse tamanho.

E aí, Peepe.

Realmente, a carreira tem sido muito favorável e a Chapecoense permite um bom desafio presente e futuro, além de ser uma volta a SC, o que pode render bons momentos.

No estadual é favorita sim, inclusive sendo bicampeã. Na Série B tem o Atlético-MG (que já tá na B há alguns anos, mas ainda é um grande) e caiu mais um grande esse ano que deve ser o favorito, mas com certeza estamos no bolo. Na copa do Brasil, com sorte dá pra chegar longe, mas título e improvável.

O elenco levei umas boas horas pra decidir quem ficaria e quem não ficaria, especialmente no meio/ataque, pois os jogadores costumam jogar em mais de uma posição, aí tem que ficar analisando e vendo quem são as melhores opções pra cada posição. E tem a questão dos estrangeiros também, mas o elenco já tá definido, agora é torcer pra não ficar muita gente incomodando e pedindo minutos haha

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas conquistas e boa sorte na Chape! Trajetória muito justa e realista, pude ler perfeitamente essa transferência como se fosse em OFF. Tens tudo p fazer um baita trabalho e ciclo na Chape e de lá sair p primeiro "gigante"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Nacho Libre disse:

Parabéns pelas conquistas e boa sorte na Chape! Trajetória muito justa e realista, pude ler perfeitamente essa transferência como se fosse em OFF. Tens tudo p fazer um baita trabalho e ciclo na Chape e de lá sair p primeiro "gigante"

E aí, Nacho.

Valeu, acho que já estava na hora de sair do Democrata e a Chape é um clube que tem carinho da maioria, e, no jogo, tá muito bem organizada. Vamos ver até onde chegamos e se depois conseguimos dar aquele passo para chegar num dos maiores.

Valeu por comentar!

1 hora atrás, ElPerroMG disse:

Tô mais atrasado com a leitura do que com minhas matérias de estudo, mas to quase chegando hahahha

E aí, El Perro.

Hahaha, força, foco e fé já diriam alguns

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-21.png

 

Resumo do último capítulo

No 20º capítulo, André conta suas primeiras impressões sobre a Chapecoense, estruturas do clube, elenco, equipe técnica e finanças. Fala também sobre as histórias do clube contadas pelo presidente, desde um título muito polêmico nos anos 90 até o atual bicampeonato estadual, passando por momentos tristes, como o acidente na Colômbia, e curiosos, como uma ameaça de suicídio nos refletores do estádio. Um pouco mais familiarizado e por dentro da situação atual do clube, André tem no campeonato estadual sua primeira competição oficial no comando da Chapecoense. E sua estreia será contra um adversário especial.

***

04 de fevereiro de 2024

Hoje jogamos nosso 6º jogo no campeonato estadual, enfrentamos um time que eu havia enfrentado poucas vezes nos meus tempos de Operário de Mafra, o Inter de Lages. Mas logo chego lá, vamos, como sempre digo, começar pelo começo. E o começo, nesse caso, antecede a estreia. Na verdade, há algo na minha entrevista de emprego que havia esquecido de mencionar aqui. Quando conversei com o presidente, ele me alertou que trabalhavam com um executivo (diretor) de futebol e me questionou se eu teria problemas em trabalhar com alguém nesse cargo. Como uma entrevista para trabalhar na Chapecoense é uma coisa que a gente não recebe todo dia, disse que não teria problema algum em trabalhar com um. Pois bem, já contei aqui como conheci o Cícero. Depois daquela reunião no final do ano passado, nós conversamos e estabelecemos que eu teria a liberdade de contratar jogadores para o plantel principal, dentro do orçamento que me foi dado, e que o Cícero poderia fazer o mesmo para a base. Pensei: “um clube que olha para o futuro, isso que é trabalho”. Mas havia um problema e eu só fui perceber essa semana: o Cícero não sabe observar futebol. Sexta-feira perdi a paciência com ele.

- Opa, André. Esse aqui é Felipe Andrelino, nosso novo jogador da base, joga na meia. – Disse ele, à minha porta, com o garoto do lado.

- Ah, tudo bem, Felipe? – Disse eu, que já estava ciente da “competência” do executivo. – Porque não vamos pro campo pra te ver bater uma bolinha? – Sugeri, olhando para o garoto.

- É pra já! – Respondeu ele.

Fomos ao gramado e pedi a um dos preparadores para me ajudar com o “teste”.

- Vamos testar o domínio. Lança umas bolas mais fáceis e umas mais difíceis, vamos ver como ele reage. – Orientei o preparador, que fez exatamente o que eu pedi. O garoto dominou quase todas as bolas. Talvez esse tivesse futuro, mas eu precisava de mais informações. – Agora faz ele correr, quero ver se tem velocidade. – Mais uma vez, o preparador fez o que pedi, mas dessa vez o resultado não foi muito promissor, mas não erra terrível.

- Tu disse que ele é meia né?

- Isso, meia-ofensivo, como eu. – Disse Cícero, com um certo sorriso de expectativa para impressionar.

- Então quero ver o passe dele. – Orientei o preparador. Ele montou alguns cones e pediu para Felipe lançar as bolas entre os cones e o resultado foi preocupante, de 20 tentativas, ele acertou só 6 passes, os mais simples... tudo sem marcação.

- Ok... por fim, vamos ver a finalização dele, com o pé e com a cabeça, meus meias precisam saber pisar na área. – Falei pro preparador organizar os treinos de finalização e cabeceio. Um terror! O garoto tem um tempo de bola terrível e nas poucas vezes que acertou a bola, mandou longe. Infelizmente eu já esperava por isso.

- Ele já assinou o contrato? – Perguntei para o Cícero.

- É.. sim. – Respondeu o executivo, constrangido.

- Acomode ele e vá para a minha sala, precisamos conversar sobre as tuas contratações. – Falei seriamente e saí do campo.

Alguns minutos depois, Cícero entrou na minha sala e demonstrei pra ele que esse já era o 10º (!) jogador que ele trazia e que nenhum deles teria condições de jogar no time profissional de um clube como a Chape, não hoje, nem nunca. Ele concordou comigo, até se desculpando. Como eu havia prometido ao chefe que trabalharia com Cícero, fiz um acerto com ele: Ele continuaria buscando jovens para nossas categorias de base, mas eu decidiria se eles assinariam o contrato ou não.

E nem só de contratações do Cícero para as categorias de base viveu a Chapecoense nesse início de ano. Até o momento contratamos 4 jogadores para o plantel principal (embora 3 deles sejam bem jovens ainda): O primeiro a chegar foi Pedrinho, um meia de 21 anos, vindo do Grêmio por R$ 1M. Uma barganha por um dos mais promissores jovens do tricolor gaúcho. O guri é tão balado desde a base que com 11/12 anos participou do programa da Fátima Bernardes e passou em testes até no Real Madrid, apadrinhado por Ronaldo Fenômeno. A saída do Grêmio se deu pela falta de oportunidades, e aqui não faltarão. O segundo, que foi nosso jogador mais caro até agora, foi o também meia Wilson, que tem todas qualidades de um atacante completo (deixa a desejar um pouco na impulsão, mas compensa na velocidade). Ele disse não estar muito habituado a jogar no ataque, mas será por ali que o colocarei mais. Se ele se adaptar – e posso estar me deixando levar um pouco pelo o que vou dizer – será um dos melhores atacantes do Brasil. Depois, no dia 21/01, desembarcaram o lateral-esquerdo destro Nelson, por R$ 2,3M, vindo do Vasco da Gama, e o meia-esquerdo, também destro, Robinho, que estava livre. O primeiro, é mais um jovem, tem apenas 18 anos e vou pedir para ser treinado para jogar pelo lado direito, se for bem sucedido, se tornará um jogador que faz as duas, o que é muito útil, embora ainda fique aquém das duas primeiras opções tanto pela esquerda, quanto pela direita. Robinho vem pra brigar por vaga. Em relação às saídas, me desfiz de vários jogadores e consegui não só levantar uma grana, mas também aliviar ainda mais a folha de pagamento (não que estivéssemos precisando, mas se os jogadores não seriam utilizados, não tem por que ficar pagando seus salários).

Com esses reforços, encaramos essas primeiras rodadas do campeonato catarinense, e o destino me reservou um adversário muito especial para a estreia. O Operário de Mafra? Infelizmente não, eles não aguentaram a 1ª divisão e foram rebaixados no ano que saí. O Guarani de Palhoça, então? Exato!

Ah, o mundo dá voltas (já diria CPM22) e voltaria e encarar Janílton. Meu arquirrival de carreira, acho que posso dizer assim. Então, dia 14 de janeiro, fui à Arena Condá (o pessoal tem chamado de Regional Índio Condá, eu acho mais fácil chamar pelo nome como sempre conheci), com duas expectativas: a expectativa da estreia no comando da Chape e a expectativa para esfregar meu sucesso na cara de Janilton. Para minha surpresa, eu não poderia concluir minha segunda expectativa: o cagão decidiu não acompanhar o time na viagem até Chapecó. Restou apenas, portanto, a frustração pela expectativa não correspondida e a ordem aos jogadores para me impressionarem e darem o melhor de si. Levei a campo o melhor que tinha à disposição para enfrentar o Guarani de Palhoça. E posso dizer que a estreia foi promissora. Nosso time atacou e amassou o adversário do início ao fim. Destaque para o olho do técnico que contratou Wilson, um meia, e disse que ele seria centroavante. Com dois minutos em campo (ele começou no banco e entrou aos 59’) ele já guardou o seu, o 3º na vitória por 4x1.

1-Guarani.png

Chapecoense x Guarani

Na 2ª rodada, um adversário mais complicado, o primeiro numa sequência 4 jogos contra os outros grandes do estado. O jogo foi na Ressacada contra o Avaí, um adversário que bati duas vezes ano passado na Série C, com um time relativamente inferior. Talvez eu tenha ido a campo achando que com um time mais forte, a vitória viria facilmente. Um erro. O jogo “foi feio, mas foi pareio”, já diria meu avô. O Avaí abriu o placar no 1º tempo, nós empatamos de pênalti aos 37 do 2º tempo. Quando parecia que o empate permaneceria, aos 48 do segundo tempo o atacante Togni (ele, que fez 2 gols e deu 1 assistência em um jogo contra o Democrata ano passado) fez o 2º do Avaí após cobrança de escanteio. Placar final: 1x2. Depois, o jogo contra o Joinville, uma das forças do estado, apesar de jogar a Série D. Sem sofrer qualquer susto, dominamos o jogo e vencemos num 2x0 confortável. Seguindo para o jogo contra o Criciúma, tivemos uma enorme falta de mira. Apesar de em nºs totais termos mais que o dobro de finalizações (23x11), no alvo só tivemos uma a mais (6x5). Felizmente o goleiro deles não estava inspirado e Jordi foi bem confiável para ganharmos por 3x0. Depois, para terminar a série contra os grandes, Figueirense. Mais uma vez fomos dominantes, mas desta vez o domínio quase não garantiu a vitória. Abrimos o placar logo aos 4 minutos, com Fabrício Bigode. Aos 33 do 2º tempo eles empataram. Mas aos 46 conseguimos voltar a ficar na frente, com gol de Luiz Otávio. Vitória por 2x1 e 4ª vitória em 5 jogos.

5-Figueirense.png

Figueirense x Chapecoense

O último adversário, como já falei, foi o Inter de Lages. Se para o Operário era um adversário complicado, para a Chape é daqueles em que vencer é obrigação. E sem deixar o Inter de Lages sequer chutar no alvo, conseguimos uma vitória muito boa por 3x0. Começamos muito bem no campeonato, o que era esperado.

 

11 de março de 2020

E quem diria que eu já teria 200 jogos como treinador. É... o tempo voa. E tanto é que voa que pelo o que vejo da minha última página, parei no confronto contra o Inter de Lages. Mais 5 rodadas se passaram desde então.

A 7ª rodada me colocou frente a frente contra um dos meus algozes na carreira. Antes do Cruzeiro, a minha pedra no sapato era o Metropolitano. Time enjoado que teimava em ganhar do meu Operário e, inclusive, foi campeão em cima de mim. Agora, com um elenco mais forte, eu tinha gana e obrigação de ganhar. Coloquei o menino Wilson como titular pela primeira vez. Como centroavante, claro. E ele foi uma decepção, não conseguiu render. Apesar disso, ganhamos com gol de Pedrinho aos 44 do segundo tempo. Se não era a goleada que eu queria, o 1x0 me dava pelo menos uma vitória. Na sequência, jogo contra o Brusque, e mais um jogo com Wilson como titular e mais um jogo em que a bola teimava em não entrar, fizemos apenas um gol, de pênalti, que serviu para nos dar a vitória por 1x0. Depois, na 9ª rodada voltamos a enfrentar o Guarani de Palhoça. Por questões de calendário dos times, acabamos enfrentando eles duas vezes na 1ª metade do campeonato. Desta vez como o jogo era em Palhoça, pude ver a cara de Janilton, que se mordia por dentro, me vendo no comando de um dos principais times do estado. Estava tudo perfeito, 6 vitórias seguidas e time pronto para a 7ª. Estava. Nosso time, mais uma vez, perdeu chance atrás de chance. Foi chute errado, atrás de chute errado. Não preciso nem dizer que a torcida já pega no pé do Wilson, né? 3º jogo seguido como titular, 3º jogo que o time chuta muito mal. E quem não faz, leva. Aos 10 do segundo tempo, num cruzamento no 2º pau, Robert chuta, a bola bate na trave, volta pra ele e ele guarda. 0x1 e tive que aguentar os risos de Janilton no final do jogo, junto do técnico José Macena na beira do campo (nem sei se ele poderia estar ali). Prometi a mim mesmo que isso não ficaria assim.

Mesmo com essa derrota, terminamos o 1º turno na liderança do campeonato, com o surpreendente Guarani de Palhoça em 2º. Janilton no meu encalço.

No início do 2º turno, enfrentamos pela 1ª vez o Hercílio Luz, um time que costumava me dar problemas no Operário. Mas com 2 de Bigode e 1 de Moya (Wilson novamente em branco), vencemos por 3x0. O próximo jogo era contra o Avaí, e seria meu jogo de nº 200 na carreira. Olha, tem algo a mais que um técnico pode pedir do que ter uma marca dessa contra um rival e em casa? TEM! Ah, se tem! 3 gols do nosso volante é um bom início de conversa. Mais 3 pra fechar em 6x1 (contra um rival, em casa, pode-se dizer que é o jogo perfeito para se atingir uma marca dessa.

11-Ava.png

Chapecoense x Avaí

E uma curiosidade. Não sei se deveria ficar procurando esse tipo de coisa, mas fiquei feliz e irritado ao ler uma notícia cuja manchete era: “Sem André, Democrata não perde para o Cruzeiro”. Feliz por ver o Democrata seguindo um bom caminho, irritado porque no 1º jogo contra o Cruzeiro depois que eu saio, o time deixa de perder pra eles.

 

05 de maio de 2020

Amanhã é dia de jogo decisivo, jogo eliminatório, jogo grande, jogo que vale muito. Pra mim ainda mais. Mas vamos lá, recapitulando rapidamente como cheguei aqui:

Depois da goleada contra o Avaí, jogamos contra o Joinville, e, apesar de termos quase 30 chutes, vencemos por apenas 2x1, mas vitória é vitória. Em seguida, contra o Figueirense, um jogo em que buscamos o empate em 1x1 com mais um gol de Fabrício Bigode, que já tem 8 gols e é nosso artilheiro no campeonato, mesmo sendo meia-central/volante. Depois, contra o Criciúma, nosso pior jogo até agora e a 3ª derrota no campeonato, desta vez por 1x2.

14-Criciuma.png

Criciúma x Chapecoense

Para nos recuperar de dois tropeços, vitória contra o Inter de Lages por 2x0. Depois, um novo tropeço, agora contra o Brusque, no empate por 1x1. Na 17ª rodada, confronto contra o Metropolitano. Se no 1º turno eu fiquei chateado por não ter vencido de goleada, desta vez não posso reclamar, pois conseguimos grande vitória por 4x1 E pra terminar, o jogo do returno contra o último colocado e rebaixado há muito tempo, Hercílio Luz. Jogo tranquilo, que rendeu uma vitória por 2x0.  Com esses resultados, ficamos na liderança da 1ª fase.

2-2-Turno.png

Classificação – Campeonato Catarinense – 1ª Fase

Antes de encerrar por hoje, já que são 2:34 e amanhã tem jogo da semifinal contra o 4º colocado, o Guarani de Palhoça, que será em jogo único aqui em Chapecó, mais algumas coisas que gostaria de registrar aqui.

Primeiro, finalmente entramos na Copa do Brasil. Confesso que eu ainda não consegui entender por que estamos entrando somente nas oitavas de final, mas se a expectativa da diretoria é chegar até as quartas, só preciso passar de um adversário. E não pegamos um adversário tão difícil. Ainda é um clube da Série A, mas não é um daqueles gigantes.

22-Sorteio-Cd-B.png

Caminho da Chapecoense na Copa do Brasil

E pra terminar, me lembro de ter escrito aqui no final do ano passado que talvez meu melhor caminho para reforçar a equipe seria na contratação de jovens de futuro e foi nisso que trabalhei dia e noite nos últimos meses. Montei uma força-tarefa com o grupo de olheiros e observamos mais de 200 jovens em toda a américa latina (clube rico é outra história, bah). A maioria não quer vir também, mas deu pra trazer alguns valores. Tive que pagar um pouco caro em alguns, mas creio que pode ser uma boa estratégia de mercado, daqui um ou dois anos conseguimos vender por 3 ou 4 vezes o preço. E melhor, conseguimos adquirir 100% do passe de todos eles, ou seja, em caso de venda, o valor fica todo com a Chape. São eles:

Linnick, meia atacante de 18 anos da Juventus (SP), que chega para integrar a base, por R$ 30m, sendo o mais barato dessa leva. Amaral, zagueiro de 18 anos vindo do Santos, vai ser alternativa no time principal (talvez até possa vender um dos zagueiros de salário alto do time), chegou por R$ 3,2M. Seu ponto fraco é o jogo aéreo, terá que melhorar nisso. Do Cruzeiro, contratei dois, os dois mais caros dessa leva. Por R$ 5M chegou o jovem atacante José Henrique, de apenas 16 anos, que chuta muito bem e tem um senso de movimentação muito bom; Ele treinará no time principal, mas não deve ter muitas chances esse ano. Por R$ 6M, o ponta direita de 18 anos Jomar Jorge, que deve brigar até por titularidade. Por fim, um jogador mais barato, o volante de 16 anos vindo do Operário (PR), Juarez Skrzypiec, que já foi apelidado de “Alemão” pelos colegas (algo me diz que esse sobrenome é polonês, não alemão, mas todo loiro é alemão aqui no Brasil). Esse deve demorar um pouco mais para receber oportunidades, não me parece pronto para o time principal ainda e treinará com a base, embora seja um jogador de passe refinado.

Vendemos e emprestamos quase tantos jogadores quanto adquirimos (até mais, se considerarmos os 11 reforços do Cícero – ele trouxe mais um em março, sem que eu me desse conta).

1-Transf-Parte-1.png

Transferências da Chapecoense – Estadual de 2024

Tivemos um prejuízo de R$ 14M, mas meu orçamento era de R$ 75M, então posso dizer que poupei bastante por enquanto. E, também... quando cheguei aqui a folha era de R$ 4,3M, agora é de R$ 3,2M, então estou poupando nisso também, caso o presidente queira me cobrar por estar pagando muito caro nesses jovens (o que talvez possa até ser verdade). Mas acho que vou trazer ainda mais jovens. É bom pensar no futuro. Mas chega por hoje. Hora de dormir, que amanhã é um grande dia, dia de mandar Janilton pra casa.

 

06 de maio de 2024

“Memorável!”, “Para a história!”, “Um massacre!”, foram alguns dos comentários que ouvi pelo rádio ontem após o jogo. E posso dizer que concordo. Coloquei a força máxima do time em campo, mesmo sabendo que no meio de semana teremos o 1º jogo da Copa do Brasil. Eu não falei para os jogadores sobre minhas desavenças com o mandatário do time de Palhoça, e nem precisava, estava escancarado na minha cara que mais do que uma vaga na final, a vitória seria para fazê-lo engolir aquele riso amarelo de fumo. E os jogadores foram a campo com uma missão: acabar com o jogo. Com 1 minuto abrimos o placar e no final do 1º tempo já estava 3x0. Aos 16 da segunda etapa chamei Wilson para substituir Bruno Silva, centroavante que havia aberto o marcador. Houve um chiado da torcida. Compreensível, pois o menino já acumulava 12 jogos com a camisa da Chape (5 como titular e 7 entrando no 2º tempo) e só havia marcado 1 gol. Acredito que se o jogo estivesse mais complicado, a chiadeira seria maior, mas com 3x0 a favor, era o momento perfeito para ele brilhar, mesmo ainda não estando habituado à nova posição. E ele foi lá e brilhou. Invejosos dirão que ele só fez aqueles dois gols porque o jogo já estava resolvido. Eu prefiro acreditar que não, eu prefiro acreditar que ele está desabrochando e logo logo será um goleador nato. Devaneios sobre o centroavante à parte, enfiamos um sonoro 7x0. O pessoal da segurança me falou que Janílton saiu do estádio no 5º gol (o 1º de Wilson) esbravejando que até “aquele moleque xexelento faz gol n’agente”.

19-Guarani.png

Chapecoense x Guarani

A final agora será contra o Criciúma (em jogo único, fora de casa, o que não faz sentido, pois fomos melhores o campeonato todo), mas antes temos o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e a estreia na Série B contra o próprio Criciúma, tudo na mesma semana.

1-Parte-1.png

Calendário - Chapecoense

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa confusão no Catarinense de 77 e 78. E dá-lhe tribunal.

Não imaginei que fizesse contatrações depois de ter encontrado um elenco repleto de jogadores. Era realmente preciso?

O legal do Catarinense é que tem vários clubes considerados "grandes" no estado. Agora imagine se perde o título para o Guarani? Brincadeira. Atropelou o time de Palhoça. O time está voando, mas na final, tudo pode acontecer em uma partida, mas acho que vencerá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Não sabia dessa confusão no Catarinense de 77 e 78. E dá-lhe tribunal.

Não imaginei que fizesse contatrações depois de ter encontrado um elenco repleto de jogadores. Era realmente preciso?

O legal do Catarinense é que tem vários clubes considerados "grandes" no estado. Agora imagine se perde o título para o Guarani? Brincadeira. Atropelou o time de Palhoça. O time está voando, mas na final, tudo pode acontecer em uma partida, mas acho que vencerá.

E aí, GG.

Pois é, é sempre complicado quando a Justiça acaba tendo que interferir para decidir uma questão que deveria ser resolvida no campo. Nesse caso até pode ser que a Chape tenha um pouco de razão (depende do que preveem as regras da competição em caso de desistência - se é que preveem), mas dá a impressão que tentaram ganhar o título no grito.

Sobre as contratações... preciiiiiso, preciso não era haha, mas como me desfiz de bastante gente, dá pra dizer que reciclei o elenco (lembrando que 11 dessas contratações que aparecem na imagem são do Cícero pra base). Além disso alguns jogadores que não seriam utilizados tinham salários altos. O time titular basicamente só tem o Pedrinho dos recém-chegados. Essas últimas contratações são para o futuro, uma espécie de investimento, para vendê-los mais caro depois. 

Sim, hoje em dia acredito que Chape, Criciúma, Avaí, Figueirense e Joinville (esse um pouco menos) tem chances de título. Embora nenhum deles seja destaque a nível nacional, no nível estadual as coisas ficam equilibradas e não termos tricampeões desde 2002-2004 comprova isso. 

Acho que se perdesse pro Guarani o André ia entrar em depressão haha. Felizmente não precisou passar por isso. O problema do jogo único pro time que tá bem é que é mais fácil vacilar em um do que em dois jogos.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Guarani queria emoção KKKKKKKK

Eu gostei das contratações visando uma base forte, no futuro pode até repor vendas boas c jovens q já estão no plantel, economizando ainda mais e direcionando o dinheiro para melhorias. Espero que as fornadas sejam boas e a Chape desenvolva internamente. Boa sorte na decisão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...