Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

É, André, já pensando em aposentadoria? A idade chega mesmo para todos...

Fez uma boa janela e uma análise precisa do elenco, reforçou onde precisava e depois de uma temporada cheia é natural que tenha domínio do que melhorar e não precisou mexer no time supercampeão da última temporada. Curioso como ganhou bem o City, que parecia melhor adversário, e sofreu contra o Valencia. É uma derrota que não deve ser tão importante mas é uma derrota, será um sinal que a temporada vai ser difícil?

Bom, por falar em sinais, o grupo na Champions é classificável, digamos assim, mas é sempre um susto enfrentar times de 3 ligas ativas e em bom nível na Europa. É o tipo de grupo que qualquer ponto perdido faz falta e é impossível dizer quem ficará com a segunda colocação, haja visto que o Chelsea é favorito a liderar.

Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/03/2021 em 21:57, Victor Duque disse:

gostei da janela também, depois de ter um elenco forte, vale muito caçar jovens para integrar na base. E o futebol e seus reencontros hehe logo dois bem marcantes nessa champions. Boa disputa nesse grupo de uma forma geral. Boa sorte!

E aí, Victor.

Sim, concordo, vale a pena pra ir formando os jogadores e é mais barato do que contratar o cara quando ele tá no auge. Além disso, na Europa é essencial, já que precisamos ter 3 jogadores formados no clube e 8 no país. Pois é, vamos ver se dá bom esses reencontros, as últimas vezes foram favoráveis.

Valeu pelo comentário!

Em 30/03/2021 em 08:13, Cadete213 disse:

bom mercado de transferências mas na minha opinião pessoal, gostava de ver mais ingleses no plantel. Já começaste bem com um troféu e foi pena perderes o outro na lotaria que são os penalties. Que venha mais uma época recheada de sucesso, depois das férias no Brasil e passeios na praia.

E aí, Cadete.

O problema dos ingleses é que eles são mais caros e as nossas fornadas não ajudam (só tenho pego uns 4 ou 5 de cada fornada pra ter alguns jogadores na base, pq nesses anos que estou no Chelsea, não surgiu um newgen decente haha). Pois é, de um lado fomos felizes contra o City, de outro acabamos sucumbindo ao Valencia, mas dos males o menor. Assim espero!

Valeu pelo comentário!

Em 30/03/2021 em 17:10, Henrique M. disse:

Bom mercado de transferências, mas, esperava que ia deixar o Chelsea nessa temporada, não sei porquê. Vamos ver como será essa nova temporada, que já começou com um título e um dissabor.

E aí, Henrique.

Como o clube ganhou a Champions e disputará o mundial, não havia como deixá-lo agora, afinal é um título que falta ao clube e ao treinador. Começamos fifty-fifty, já diria o Capitão Fábio (Tropa de Elite) haha.

Valeu pelo comentário!

8 horas atrás, ggpofm disse:

Como estava bem encaminhado, o Chelsea conquistou o título da Premier, merecidamente. Apesar da falta de confiança do André no título, particularmente nunca tive dúvida de que ele viria. Na verdade, acho que era, senão uma obrigação, uma exigência.

E parabéns pelo título da FA Cup. Passou tranquilo pelo Burnley e uma difícil semifinal contra o Liverpool, mas que acabou premiado pela final contra o Arsenal, rival local, e a vitória por 4 a 2. Parabéns pela tripla.

Contra o Dortmund, o Chelsea teve um grande volume no 1º tempo, mas o 2º tempo foi bem abaixo do que foi feito no 1º. Contudo, a volta foi excelente. Que goleada! Na semifinal, o placar merecia ter sido melhor em Londres, mas na volta o gol de Farmer aos 17, deveria ter lhe dado tranquilidade, mas não entendi a tensão, diante das estatísticas da partida e da vantagem.

Grande final contra o Bayern. Melhor adversário para espantar os seus fantasmas. Grande vitória, indiscutível a conquista. O Farmer joga em qual função mesmo?

Quando será o próximo Mundial de Clubes. Logicamente, o Chelsea estará nele.

Vai para uma temporada para tentar ganhar tudo, mas a perda da Supercopa UEFA impedirá isso. Como você disse, é melhor perder esse troféu, que tem valor secundário.

Pegou um grupo legal, com equipes do Top 5 da Europa e seria legal se tivesse um grupo bem disputado. Vamos ver se teremos isso.

E aí, GG.

Pois é, faltava apenas confirmar o troféu e, felizmente, soubemos fazer isso. A falta de confiança acabou se dissipando no decorrer da temporada. Obrigação talvez seja uma palavra muito forte quando se disputa contra Liverpool, Arsenal, Spurs, City e United, exigência talvez seja mais correta mesmo. De todo modo, conseguimos cumprir a demanda.

Valeu! Era um título que faltava na Inglaterra e é sempre bom rechear a prateleira. 

Fiquei um pouco receoso depois da derrota fora, mas o time mostrou que em Londres a parada era outra e passamos com autoridade. Na semifinal a tensão se dá por aquele medo do famoso apagão, 5 minutos, dois gols e fogo no parquinho. Felizmente não passamos por isso, mas a tensão só acaba quando passa dos 90 haha.

Com certeza, nada como vencer de um time que nos venceu. O Farmer joga como Centroavante na função Atacante Completo > Atacar. Na verdade, todos os centroavantes que usei desde que assumi a Chapecoense (portanto, Chape, Grêmio, Seleção, Bétis e Chelsea) jogam com essa função, que é a minha preferida no ataque (não usava antes porque os atacantes não tinham qualidade suficiente pra desempenhar a função, então usava outras mais compatíveis).

O próximo mundial será em dezembro de 2036 mesmo, já que no FM 19, na DB do mundiup, o mundial segue o formato anual adotado em 2005. O local comentarei na próxima atualização.

Pois é, o plano de ganhar tudo já foi por terra antes mesmo de começar haha. Se fosse pra perder um, que fosse esse né?

É um grupo interessante, não da pra bobear, a promessa é de emoção.

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, Peepe disse:

É, André, já pensando em aposentadoria? A idade chega mesmo para todos...

Fez uma boa janela e uma análise precisa do elenco, reforçou onde precisava e depois de uma temporada cheia é natural que tenha domínio do que melhorar e não precisou mexer no time supercampeão da última temporada. Curioso como ganhou bem o City, que parecia melhor adversário, e sofreu contra o Valencia. É uma derrota que não deve ser tão importante mas é uma derrota, será um sinal que a temporada vai ser difícil?

Bom, por falar em sinais, o grupo na Champions é classificável, digamos assim, mas é sempre um susto enfrentar times de 3 ligas ativas e em bom nível na Europa. É o tipo de grupo que qualquer ponto perdido faz falta e é impossível dizer quem ficará com a segunda colocação, haja visto que o Chelsea é favorito a liderar.

Boa sorte na sequencia!

E ai, Peepe.

Tá quase sessentão o rapaz, hora de pensar nessas coisas haha.

Pois é, confesso que acho que o goleiro e o zagueiro foram um pouco inflacionados, mas era necessário ter jogadores que pudessem dar conta do recado e são jovens ainda. Pois é, é estranho mesmo, mas pode ser uma facilidade por jogar mais contra eles hehe. Espero que não, mas a última vez que perdi uma recopa, a temporada não foi tão boa, vamos torcer pra não ser assim dessa vez haha.

O maior susto, creio eu, é que um desses times tava no último pote e veio parar justo no nosso grupo haha. Se fosse um time qualquer, seria facilmente o ficha 1 pra saco de pancadas. Com um grupo desses, qualquer um pode classificar, vamos ver se o Chelsea confirma esse favoritismo.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-71.png

 

Resumo do último capítulo:

No 70º capítulo André relata sobre suas férias e as reflexões que teve no período. Fala sobre contratações e dispensas, expectativas, finanças e os jogos pelas supercopas, com o título da supercopa inglesa e a perda da supercopa europeia nos pênaltis, além de falar sobre o grupo na Champions.

***

15 de dezembro de 2036

Esses dias tive uma conversa séria com a Marina, a respeito das minhas reflexões durante o período de férias:

- Alô. – Respondeu ela, quando atendeu o telefone.

- Oi Marina, como tá?

- Tudo na paz. E contigo?

- Tudo bem, olha só, queria conversar contigo sobre um assunto sério.

- Fala.

- Então, esses dias que estive no Brasil fui viajar um pouco sozinho, já que o Edu não podia ir comigo por conta da faculdade e do estágio, e estive pensando... faz 18 anos desde nossa viagem para Torres, né?

- Nossa, já faz tudo isso? Como o tempo voa.

- Pois é.

- Me lembro quando tu saiu e o Edu achou que tu tinha abandonado ele, coitado.

- É verdade, naquele período comecei a trabalhar como treinador de futebol e acho que tive um caminho vitorioso na carreira.

- Pode se dizer que sim... – Falou ela, claramente esperando aonde eu queria chegar.

- Então, o que estive pensando aqui era que já alcancei quase todos os meus objetivos de carreira, sacrifiquei muita coisa em prol da carreira e penso que talvez esteja chegando a hora de parar. Mas não tenho convicção nisso ainda, o que tu achas?

- Olha, André, obviamente essa é uma decisão tua e somente tua, mas se tu quer um conselho meu, como irmã, eu concordo contigo. Não quero me intrometer na tua vida financeira, mas pelo o que divulgam na imprensa sobre salários no futebol, imagino que não dependas mais dessa carreira para viver. Teu filho se forma na faculdade em dezembro e só Deus sabe se tu estarás livre para comparecer à formatura. Tu já perdeu importantes momentos em família, quem sabe agora não seja a hora de aproveitar tudo que essa carreira já te deu, não acha? – Ela falou.

- Era exatamente isso que eu estava pensando. Obrigado pela ajuda, ainda não decidi, mas tua opinião foi bastante importante.

- Pode contar comigo sempre, maninho.

Mesmo com a cabeça embaçada pela decisão, precisava continuar no comando do time e tínhamos algumas competições pela frente.

Primeiro, a Premier League.

Começamos com dois confrontos difíceis, para pôr o elenco campeão à prova. Primeiro em casa contra o Liverpool. Num jogo que conseguimos neutralizar o adversário, Luís Campos fez o gol da vitória de 1x0.

1-Lpool.png

Chelsea x Liverpool

Depois, fora de casa, contra o Manchester City. O primeiro tempo terminou sem gols e os cinco gols da partida saíram na segunda etapa. Saímos na frente com o gol contra de Morales ao tentar desviar um chute e logo depois fizemos o segundo, com Lascu recebendo no 2º poste. Christian Breier descontou e Balão empatou antes dos 40. Inadmissível deixar o adversário empatar depois de estar vencendo por 2x0. Mais inadmissível ainda é levar o terceiro dois minutos depois. Quando estava fazendo alterações no time, chegada do Manchester City pela esquerda, cruzamento e gol de Morales, se redimindo do gol contra. 2x3 e derrota doída.

2-City.png

Manchester City x Chelsea

Depois disso conseguimos uma boa sequência de três vitórias sem levar gol. Contra o West Brom, Lascu e Campos deram conta do recado e selaram o 4x0. Contra o Leeds, 3x0 com 2 de Farmer. E contra o Bournemouth um acachapante 7x0 com hat-trick de Lacroix. Com esses jogos conseguimos nos recuperar da derrota e fizemos 14 gols de saldo. Acho que foi um bom final de agosto.

Na sequência, o que não foi bom foi o resultado do jogo contra o Manchester United. Mais uma vez ficamos na frente no placar e deixamos a vitória escapar. Agora em casa, fizemos o primeiro, eles empataram. Fizemos o segundo, eles empataram novamente. Final, 2x2.

6-United.png

Chelsea x Manchester United

E depois de um decepcionante empate em casa, um decepcionante empate fora. Mais uma vez faltou concentração ao time. Abrimos 2x0 e cedemos o empate. Dessa vez, fora de casa contra o Burnley, quando empatamos em 2x2. E o time não para com os altos e baixos. Pra mostrar a instabilidade que vivíamos, o jogo seguinte foi contra o Reading e metemos 7x1. Em seguida, mais um jogo contra um adversário difícil, desta vez o Arsenal, fora de casa. Pelo nosso desempenho recente, eu temia uma derrota, mas num jogo em que não jogamos tão bem e o adversário até merecia a vitória, fomos premiados com dois gols cedo. Seguramos até os 43, quando Simonet acertou um belo chute. Parecia que cederíamos mais um empate, mas desta vez conseguimos não apenas segurar o adversário, como garantimos a vitória com um gol nos acréscimos, mesmo com um a menos desde os 11 da segunda etapa. 3x1 a nosso favor.

9-Arsenal.png

Arsenal x Chelsea

Na 10ª rodada, um jogo movimentado contra o Watford e vitória por 4x2. Depois, empate com o Everton em 1x1 fora de casa. Neste momento ocupávamos a 2ª posição, três pontos atrás de um surpreendente e imbatível Fulham. E quem seria o adversário da 12ª rodada? Exatamente, o Fulham. Donos de uma defesa muito forte eu sabia que seria difícil fazer gols neles. E foi, pela primeira vez no campeonato passamos em branco, mesmo jogando em casa, e não saímos do 0x0 contra o líder.

12-Fulham.png

Chelsea x Fulham

Para que o jogo contra o Fulham não fosse uma exceção, tratamos de não fazer gol também contra o Preston, agora fora de casa. Num jogo sem explicação, novamente ficamos no 0x0 contra um dos times mais fracos da Premier League. Voltamos a vencer no confronto contra o Huddersfield, quando só conseguimos golear graças a dois gols nos acréscimos. 3x0. E, por fim, contra o Southampton, outro jogo movimentado. Saímos perdendo por 0x2, mudei o time antes dos 15 minutos, coloquei no modo kamikaze e funcionou, ainda no primeiro tempo viramos a partida. No segundo tempo, voltando à estratégia convencional, mais um gol pra cada lado e 4x3.

1-PL.png

Resultados Chelsea – Premier League – 1ª a 15ª rodada

Não considero um grande período esse primeiro terço da temporada. Apesar de apenas uma derrota, tivemos muitos empates, que nos custaram a liderança, que agora é do Arsenal, podendo ser retomada pelo Fulham, que tem um jogo a menos.

3-15a.png

Classificação Premier League – 15ª Rodada

Ainda tivemos duas fases da Carabao Cup, a primeira fase foi contra o Sheffield Wednesday. Com time reserva, tivemos dificuldade em superar a defesa do time da casa e quando fizemos isso, simplesmente não tivemos a frieza para matar o jogo. 0x0 e jogo pros pênaltis. Por 4x3, conseguimos a classificação para jogar nas oitavas contra o Manchester United. E contra os Red Devils fizemos um jogo melhor e, de virada, conseguimos vencer por 2x1 e nos classificamos para as quartas de final para jogar contra o West Ham.

E, claro, tivemos a fase de grupos da Champions League. O grupo era bem parelho, com Roma, Olympique de Marseille e Borussia Dortmund. Obviamente, como campeões éramos favoritos no grupo, mas isso não significava que não precisávamos nos cuidar, com outros três times tradicionais, qualquer deslize poderia ser fatal.

Começamos a jornada contra o Olympique de Marseille e fizemos uma boa partida, Farmer e Poselenov fizeram dois gols ainda cedo na partida e deram tranquilidade para levar a vitória, mesmo com pênalti marcado contra. 2x1 fora de casa, um bom começo.

1-OM.png

Olympique de Marseille x Chelsea

E seguimos bem na estreia em casa, contra a Roma. Parecia que seria daqueles jogos que o time faz de tudo, mas a bola não entra e o outro, em poucos lances, faz o gol da vitória. Felizmente não foi assim e, mesmo saindo atrás, ao sofrer gol no final do primeiro tempo, conseguimos virar no 2º, depois de um esporro no intervalo, e saímos com mais 3 pontos e uma boa situação no grupo com a vitória por 2x1. Depois, voltamos ao Signal Iduna Park e voltamos a ser derrotados diante da muralha amarela. Foi um jogo bem parecido, mas o Borussia Dortmund foi mais eficiente e saiu novamente vencedor, desta vez por 1x3.

3-Borussia.png

Borussia Dortmund x Chelsea

E assim como aconteceu no último ano, o segundo jogo contra o Borussia Dortmund foi um passeio, embora dessa vez tenha sido tudo no 2º tempo. Patel abriu o placar a nosso favor aos 14; aos 23 Pereira foi expulso e depois disso mais três gols e vitória por 4x0. E nesses jogos contra o Borussia, completei 200 jogos pelo Chelsea.

4-Borussia.png

Chelsea x Borussia Dormund

Com uma classificação praticamente encaminhada, bastava vencer o Olympique de Marseille, mas tivemos uma empatite nesses meses e não conseguimos sair do 1x1. Todavia, com o resultado do jogo paralelo garantimos, mesmo com o empate, o 1º lugar do grupo. Assim, fomos pra última rodada para cumprir tabela, dando a oportunidade de descansar alguns jogadores. Mesmo assim, fizemos um bom jogo contra a Roma, mas, novamente, não saímos do empate. 2x2.

6-Roma.png

Roma x Chelsea

Apesar dos dois empates nos últimos dois jogos, conseguimos sair líderes do grupo e isso que importava para que pudéssemos ter mais chances de um enfrentamento mais tranquilo nas oitavas de final.

3-Grupo-D.png

UEFA Champions League – Classificação Final – Grupo D – Para ver a classificação dos outros grupos, clique aqui.

Os confrontos já foram decididos e nosso adversário será outro alemão.

5-Oitavas.png

UEFA Champions League – Oitavas de Final

Embora não seja o adversário mais fácil das oitavas, também não é o mais difícil. Somos favoritos, mas a classificação não é garantida, vamos ter que brigar por ela.

Além disso tudo, tem mais duas coisas que queria registrar aqui.

Primeiro, o clube passou, agora no começo de dezembro, por um processo de reestruturação e aquisição por um grupo sueco. Há uma semana a aquisição foi concluída e o novo mandatário injetou mais £ 75M nos cofres do clube.

E, segundo, chegamos ontem em Nova Deli, aqui na Índia, onde será disputado o mundial de clubes deste ano. Amanhã faremos nossa estreia na competição. O adversário na semifinal será o LAFC, representante da CONCACAF. Mas o que todos queríamos saber, ao final do ano, era quem seria o representante da CONMEBOL, o campeão da Libertadores da América, já que, possivelmente, seria um dos finalistas. A final da Libertadores, ocorrida em 22 de novembro, foi jogada entre dois brasileiros. O Grêmio buscava manter o título e ganhar o mundial por dois anos seguidos. De outro lado, o Corinthians buscava o seu terceiro título na competição. E o Corinthians saiu atrás, mas virou e venceu o jogo, sendo campeão da Libertadores da América de 2036.

Assim, caso dê a lógica, teremos um reencontro entre Chelsea e Corinthians na final do mundial. Será nossa chance de vingança.

1-Semi.png

Mundial de Clubes - Semifinais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mundial será para ganhar e na Champions tiveste bem até ao momento e Leverkusen também será para eliminar. Na Liga, alguns empates inesperados mas só vieram aanimar a Liga. Fulham a surpreender e que bom ver o meu Arsenal na liderança 😍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha excelente na Champions e a Muralha Amarela amarelou de vez para os Blues. No Mundial é chegar, atropelar os adversários e chegar a tempo do Chá das 17 hs com a rainha. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue fazendo uma temporada muito boa, apesar dos altos e baixos como você disse. Perdeu pontos em casa (United), mas conquistou fora (Arsenal). Da minha perspectiva, só vejo a equipe melhorando no decorrer da temporada, mas legal mesmo seria ver o Fulham batendo nos líderes e vizinhos londrinos (Chelsea e Arsenal).

Não vou falar da Carabao, que é o Estadual 😄 do Chelsea e vamos direto à UCL. O grupo foi bem disputado como imaginávamos e agora terá pela frente o Leverkusen.

No Mundial, a obrigação de qualquer clube europeu é o título.

13 hours ago, div said:

Pois é, faltava apenas confirmar o troféu e, felizmente, soubemos fazer isso. A falta de confiança acabou se dissipando no decorrer da temporada. Obrigação talvez seja uma palavra muito forte quando se disputa contra Liverpool, Arsenal, Spurs, City e United, exigência talvez seja mais correta mesmo. De todo modo, conseguimos cumprir a demanda.

Só para esclarecer um pouco mais o meu raciocínio. Na 1ª temporada, o Chelsea conquistou a Premier, na 2ª perdeu o título na última rodada. Diante do que você já fez no save e vem demonstrando no Chelsea, o que se poderia almejar da equipe comandada pelo André em sua 3ª temporada no clube, ainda mais com todo conhecimento adquirido sobre o elenco? Na minha opinião, nas mãos de um treinador humano competente como você (isso é um elogio), o único objetivo a ser almejado seria o título. Por isso, eu disse que o título da Premier na temporada passada já "era, senão uma obrigação, uma exigência."

Da mesma maneira será nesta temporada e nas próximas do novo contrato do André. Você chegou em um ponto, que não há mais caminho para voltar, eles foram dinamitados pelo seu sucesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2021 em 04:38, Cadete213 disse:

Mundial será para ganhar e na Champions tiveste bem até ao momento e Leverkusen também será para eliminar. Na Liga, alguns empates inesperados mas só vieram aanimar a Liga. Fulham a surpreender e que bom ver o meu Arsenal na liderança 😍

E aí, Cadete.

Temos que ganhar o mundial mesmo, mas o jogo tem que ser jogado. Fizemos uma primeira fase que deu pro gasto, não chegou a ser aquela primeira fase dos sonhos, como a última, mas agora recomeça, vamos ver como nos saímos diante mais um alemão.

Pois é, mesmo com vários tropeços inesperados, estamos bem e o Fulham surpreende. Vamos ver se o Arsenal faz frente nessa temporada haha.

Valeu pelo comentário!

Em 01/04/2021 em 09:07, LC disse:

Campanha excelente na Champions e a Muralha Amarela amarelou de vez para os Blues. No Mundial é chegar, atropelar os adversários e chegar a tempo do Chá das 17 hs com a rainha. Boa sorte.

E aí, LC.

Como falei pro Cadete, foi uma campanha que deu pro gasto, mas o grupo também era chatinho. Vamos ver se dá pra isso, mas algo me diz que o André terá outros compromissos após a partida hehe.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 01/04/2021 em 09:19, ggpofm disse:

Segue fazendo uma temporada muito boa, apesar dos altos e baixos como você disse. Perdeu pontos em casa (United), mas conquistou fora (Arsenal). Da minha perspectiva, só vejo a equipe melhorando no decorrer da temporada, mas legal mesmo seria ver o Fulham batendo nos líderes e vizinhos londrinos (Chelsea e Arsenal).

Não vou falar da Carabao, que é o Estadual 😄 do Chelsea e vamos direto à UCL. O grupo foi bem disputado como imaginávamos e agora terá pela frente o Leverkusen.

No Mundial, a obrigação de qualquer clube europeu é o título.

Só para esclarecer um pouco mais o meu raciocínio. Na 1ª temporada, o Chelsea conquistou a Premier, na 2ª perdeu o título na última rodada. Diante do que você já fez no save e vem demonstrando no Chelsea, o que se poderia almejar da equipe comandada pelo André em sua 3ª temporada no clube, ainda mais com todo conhecimento adquirido sobre o elenco? Na minha opinião, nas mãos de um treinador humano competente como você (isso é um elogio), o único objetivo a ser almejado seria o título. Por isso, eu disse que o título da Premier na temporada passada já "era, senão uma obrigação, uma exigência."

Da mesma maneira será nesta temporada e nas próximas do novo contrato do André. Você chegou em um ponto, que não há mais caminho para voltar, eles foram dinamitados pelo seu sucesso. 

E aí, GG.

Talvez pela régua estabelecida na última temporada, saí desse período com uma certa insatisfação com o desempenho da equipe, mas conseguimos uma boa campanha, de todo modo, estando na briga no topo. Vamos ver se as coisas melhoram daqui pra frente e seria legal ver o Fulham brigando até o final.

Acho que dá pra comparar sim haha. Foi bastante disputado, como era previsto, mas até achei que passaríamos com mais pontos (novamente em razão da régua estabelecida na última temporada).

Realmente, assim como a obrigação do sul-americano é chegar na final, a do europeu é ganhar o título.

Sim sim, entendi o teu ponto, é que como falei no começo da temporada, queria focar na Champions e, caso ocorresse de ficar na briga pelos dois torneios e precisasse poupar jogadores, os pouparia na PL, para focar na Champions, sem gerar pressão extra no elenco em caso de flop na PL. Acabou que não aconteceu e fomos campeões disparados.

É, a temporada é pra ser campeão de tudo, resta ver se vamos conseguir.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-72.png

 

Resumo do último capítulo:

No 71º capítulo André comenta sobre um começo irregular na Premier League, a classificação na fase de grupos da Champions League com o sorteio para enfrentar o Bayer Leverkusen nas oitavas de final, as primeiras fases da Carabao Cup, a aquisição do clube por um grupo sueco, o chaveamento do mundial de clubes e uma conversa com a irmã a respeito de uma possível aposentadoria.

***

20 de março de 2037

Bom... já deve ser a 15ª vez que abro esse diário para tentar escrever sobre o que se passou nesses últimos meses e não consigo encontrar palavras para começar. Então, vou direto pro aspecto profissional e, quem sabe, ao longo da escrita consigo encontrar uma maneira de relatar o pessoal.

Em janeiro houve a janela de transferências de inverno, mas nossas movimentações se resumiram a emprestar o alemão Amschler para dar espaço ao jovem Lukas Malek no elenco principal. O garoto estava jogando muito bem no sub-23 e tava pedindo passagem para ser opção no grupo.

Bom, como tem sido comum nos finais de ano aqui no Chelsea, não recebemos com surpresa a informação de que Tom Farmer foi novamente premiado nos prêmios de melhor do mundo. Enquanto no prêmio de Futebolista do Ano o escocês ficou em 3º, no prêmio de Melhor Jogador do Mundo e na Bola de Ouro, ele levou o 1º lugar.

14-Bola-de-Ouro.png

Bola de Ouro 2036

No campo, continuamos nossa campanha na Premier League empatando com o West Ham em 1x1 pela 16ª rodada e parecia que nossa empatite continuaria a todo vapor. Depois pegamos um abalado Newcastle, que vinha muito mal no campeonato e conseguimos vencer pelo placar mínimo, 1x0. Também vencemos o Sheffield United por 1x0. Se por um lado era bom vencer dois jogos seguidos sem levar gols, por outro, me preocupava estarmos fazendo poucos. Preocupação que não durou muito, contudo. Para a 19ª rodada recebemos o Tottenham em Stanford Bridge e fizemos um jogo de lavar a alma. A goleada sofrida na minha primeira temporada no Chelsea ainda retumbava na minha mente de vez em quando e os gols de Farmer, Lascu (três vezes), Poselenov e Patel, com o desconto de Farley, foi o que todo torcedor do Chelsea há três anos esperava. 6x1 e goleada finalmente devolvida.

19-Spurs.png

Chelsea x Tottenham

Depois de lavar a alma contra o Tottenham, era vez de devolver a única derrota do primeiro turno, para o Manchester City. Não foi uma goleada e o gol saiu depois dos 40 do segundo tempo, mas vitória é vitória e contra um adversário como o City, não me queixarei de vencer por 1x0, o que importa são os três pontos e não os deixar pontuar.

20-City.png

Chelsea x Manchester City

Jogando a terceira em casa na sequência, recebemos o West Brom e conseguimos chegar na 5ª vitória seguida, quando derrotamos o adversário por 3x1. Em seguida, recebemos o Leeds United e num jogo que ganhamos por 4x0, com 4 gols de Tom Farmer, o que ficou marcado foram os seis amarelos distribuídos para o Chelsea, que rendeu uma multa ao clube pelo elevado nº de cartões em uma partida. Depois goleamos novamente o Bournemouth, desta vez apenas por 6x0, com dois gols contra. Em seguida, visitamos o Manchester United e vivíamos o melhor momento na temporada, com sete vitórias seguidas na Premier League. O problema era que o United tem um bom retrospecto em casa e conseguiu dois gols muito cedo na partida. Até tentamos, mas não conseguimos marcar e saímos do Old Trafford com 0x2 no lombo.

24-United.png

Manchester United x Chelsea

Duas derrotas no campeonato, as duas em Manchester. Não sei o que tem no ar daquela cidade que meus jogadores não se sentem bem lá. Comprovando que a derrota foi um mero desvio no caminho, voltamos a vencer, agora contra o Burnley, por 3x2, num jogo com uma expulsão pra cada lado. Falando em expulsão, no jogo contra o Liverpool¸ acho que podemos dizer que fomos beneficiados com a expulsão do zagueiro Ben Jones na metade do primeiro tempo. Já vencíamos por 1x0 no momento, mas a expulsão nos proporcionaria a chance de manter a vantagem ou até ampliá-la. No começo da segunda metade, tivemos a chance de ampliar, mas Farmer perdeu pênalti. A vaca parecia estar indo pro brejo quando Aguilar fez gol contra (daqueles duvidosos que é mais mérito do chutador do que demérito do defensor). Felizmente Sami Lacroix, já nos acréscimos, decretou o 2x1, que nos deu a vitória em Anfield.

26-Lpool.png

Liverpool x Chelsea

Contra o Reading, desta vez não foi de sete, mas o 2x1 já valeu para chegar mais tranquilo num confronto direto contra o Arsenal, nosso principal adversário na briga pelo título, depois que o Fulham perdeu rendimento no returno. O jogo foi no Stanford Bridge e como aconteceu em outras ocasiões, o time não conseguiu tirar o zero do placar no primeiro tempo e só no segundo as coisas pareceram andar. Aos 4, Batista cruzou rasteiro no primeiro poste e Lacroix desviou pro gol, abrindo o placar. Aos 27, Rivas bateu escanteio da direita pro segundo poste e Gutierrez subiu na quina da pequena área pra testar firme pro gol. Três minutos depois, escanteio agora na esquerda, mais uma vez Rivas colocou na direção do Gutierrez, que, desta vez, saiu do 2º poste e atacou a bola no meio da área. O cabeceio foi no cantinho e o lateral do Arsenal chegou a cortar, mas, de acordo com a tecnologia da linha, a bola passou toda antes do corte e foi validado o 3º gol do Chelsea (confesso que de onde eu estava não me pareceu que a bola tinha entrado, mas isso não impactou o resultado). Final de jogo, um ótimo 3x0 e com as duas vitórias sobre os Gunners, conseguimos 6 importantíssimos pontos no confronto direto.

28-Arsenal.png

Chelsea x Arsenal

Seguido de uma vitória num confronto direto, nada como uma pisada no freio sem cinto de segurança. Foi mais ou menos essa a sensação quando empatamos com o Watford por 1x1, que me lembrou de 2034-35, quando perdemos o título nesses confrontos assim. Em seguida, recuperamos o caminho com mais um jogo de 4 gols de Tom Farmer, na vitória contra o Everton, por 4x0. E pra fechar, ganhamos bem do Fulham por 2x0, um Fulham que, como mencionei, perdeu fôlego no returno.

2-PL.png

Resultados Chelsea – 16ª a 31ª Rodada

Foram 13 vitórias, 2 empates e 1 derrota no período, que nos possibilitaram assumir a liderança, empatados em pontos com o Arsenal, mas à frente no saldo de gols, graças àquelas goleadas do começo do campeonato. Destaque (negativo) para o Newcastle, que com 31 rodadas já caiu de divisão, numa campanha que ruma para ficar entre as piores da história.

4-31a.png

Classificação – Premier League – 31ª Rodada

Pela Carabao Cup, jogamos as quartas de final contra o West Ham. Mesmo com o desconto de jogarmos com o time reserva e todo o plantel estar desgastado da volta da Índia, já que o jogo se passou 3 dias depois do mundial de clubes, não é desculpa para ser eliminado para um rival menor da cidade. Saímos atrás no marcador e conseguimos empatar na volta pro segundo tempo, mas ao final do jogo, numa jogada que veio na direita, há um cabeceio e um corte do zagueiro e Coulibaly manda pro gol, no contrapé do goleiro.

8-W-Ham.gif

Com esse gol, o West Ham selou a classificação para as semifinais da competição, nos vencendo por 1x2.

3-West-Ham.png

West Ham x Chelsea

Na sequência da competição, o West Ham perdeu para o Liverpool, que foi campeão.

Na outra Copa nacional, a FA Cup, passamos bem no primeiro duelo, contra o Crewe, quando vencemos por 3x0. A segunda fase nos colocou de frente com o Watford e, mesmo com time reserva, vimos o desabrochar de Malek, que fez um hat-trick e nos encantou de vez na vitória por 4x1. O confronto em seguida era mais complicado, tanto é que levei time titular para confrontar o Tottenham no estádio deles. Apesar do jogo ter tido mais finalizações no primeiro tempo, os gols saíram apenas no segundo. O primeiro foi de Montagna, para o Tottenham, que aproveitou cruzamento no 2º poste e fez na segunda oportunidade.

9-Spurs.gif

O 2º gol do Tottenham saiu de pênalti, aos 27, em ótima batida de Simsek, sem chances para Idrizaj, que até acertou o canto.

10-Spurs.gif

Sem conseguirmos reagir, acabamos eliminados da FA Cup nas oitavas de final. A competição não acabou, mas o Tottenham é um dos finalistas.

3-Spurs.png

Tottenham x Chelsea

Outra competição que jogamos nesse período foi a Champions League. Havíamos sido colocados para enfrentar o Bayer Leverkusen pelas oitavas de final da competição. Apesar de não ter feito uma primeira fase dos sonhos, eu estava confiante na classificação para as quartas, afinal, éramos os atuais campeões. O jogo de ida, na Alemanha, foi um “toma lá da cá”, com duas viradas e gol no final. Começamos muito bem, abrindo o placar num pênalti convertido por Farmer. Mas em 10 minutos o Leverkusen já havia empatado e virado a partida. Viramos novamente, ainda no primeiro tempo, com Campos e mais um pênalti convertido por Farmer. A vitória parecia garantida, até que, aos 37 do segundo tempo, cruzamento rasteiro no 2º poste e Vera empatou para o time da casa. 3x3 e pequena vantagem para o jogo de volta, já que podíamos empatar por até 2x2.

7-Bayer.png

Bayer Leverkusen x Chelsea

E a volta foi um jogo complicado, muito mais complicado do que eu antecipava. Fizemos um primeiro tempo muito abaixo da média e acabamos levando um gol quando Dufrenne chegou na linha de fundo e cruzou na cabeça de Lledó, que tirou o zero do placar.

11-Bayer.gif

No segundo tempo voltamos melhores e aos 25 tivemos a grande chance de empatar e possivelmente garantir a classificação. Idrizaj, sem opções para uma reposição curta, lançou a bola em Tom Farmer. Com o corpo, o centroavante conseguiu tirar o zagueiro da jogada e seguiu livre até a área. Lá, era só fazer o que ele já fez exaustivamente nos últimos anos, guardar. Mas uma decisão errada, impediu o gol.

Lever.gif

Bate cruzado, ô filho de uma p...

Três minutos depois, Fry também teve a chance de fazer, mas o goleiro operou um milagre e salvou o Bayer. E aí ficou bem claro que não empataríamos o jogo e não nos classificaríamos. 0x1 e eliminação precoce na Champions.

8-Bayer.png

Chelsea x Bayer Leverkusen

E antes das três eliminações, tivemos o mundial de clubes e aqui que não sabia muito bem o que relatar. Não por conta do que aconteceu em campo, mas do que aconteceu fora dele. Mas primeiro, vamos ao campo.

O adversário nas semifinais foi o LAFC, representante da CONCACAF. Fui obrigado a levar um time reserva a campo, porque os jogadores titulares estavam extenuados. Como não fizemos um arranque tão bom na Premier League, não pude me dar ao luxo de poupá-los para o mundial, de modo que precisei confiar nos reservas para chegar na final. Eles quase me desapontaram, mas um titular que entrou no segundo tempo salvou minha pele. Gary Fry marcou aos 35 pegando a sobra de uma bola cruzada e afastada pela defesa. 1x0 e vaga na final para enfrentar o Corinthians, que tinha se classificado um dia antes.

1-LAFC.png

LAFC x Chelsea

O Corinthians, de Bruno Henrique, chegou na final passando bem pelo africano Sundowns, com três gols de Amaral. Mas não adianta, a distância entre Europa e América do Sul é muito grande e mesmo com a “mística” de ter ganho em 2012, e o Corinthians, dessa vez, não foi páreo pro Chelsea. Talvez seja porque o time inglês está com um treinador brasileiro, que leva a competição a sério, ou porque o time do Chelsea é melhor do que aquele, ou o Corinthians é pior. Pode ser qualquer uma das razões, pode ser uma fusão de todas. A questão é que foi um jogo completamente desparelho, no qual o time brasileiro chutou 3 vezes e nenhuma acertou o alvo.

Fizemos o primeiro gol com Gary Fry, depois de cruzamento de Batista, o meia precisou de dois chutes para ultrapassar o goleiro colombiano Restrepo.

13-Corinthians.gif

Ainda no primeiro tempo, Batista colocou a bola na área em cobrança de lateral e Farmer desviou de cabeça para fazer o 2º.

14-Corinthians.gif

O placar só não foi mais dilatado porque Restrepo salvou quase tudo e foi o melhor do Corinthians em campo. 2x0 e o CHELSEA É CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES.

2-Corinthians.png

Chelsea x Corinthians

E com o título da competição, ainda tivemos alguns prêmios. Fry ficou em 2º lugar na artilharia e para o melhor jogador, que foi dado a Batista, também do Chelsea. Além deles, eu fui nomeado o melhor treinador da competição.

11-Treinador-Mundial.png

Mundial de Clubes – Melhor Treinador

Euforia pelo título inédito, não apenas para o clube, mas para mim. Porém, esse período também foi complicado.

Como Marina já tinha falado no telefone, a formatura do Edu na faculdade foi em dezembro, justamente um dia depois da final do mundial e eu teria que me virar para conseguir ir para o Brasil prestigiar a formatura dele depois do jogo e voltar a tempo de comandar o time contra o West Ham nas quartas da Carabao Cup. Falei com meu assessor, que conseguiu uma passagem para a meia noite do dia do jogo. Com sorte, eu chegaria em São Paulo pela manhã e conseguiria assistir a formatura, voltando para Londres depois da festa. Inclusive já estava combinado que eu entregaria o diploma para ele na cerimônia (confesso que não sei como seria a logística para não haver intrusos no evento, mas aí já não era meu departamento).

Enfim, depois da entrega da taça, saí correndo para o aeroporto. Tudo que se passou até a chegada no aeroporto e depois dela parecia cena de filme. Peguei minhas coisas no vestiário (nem tempo pra tomar banho eu tive) e, como nunca acontece, todo mundo quis parar para falar comigo, do roupeiro ao presidente, enquanto eu tentava dar atenção e sair ao mesmo tempo. Levei um tempo, mas consegui sair do estádio. Quando cheguei no carro que me levaria ao aeroporto... cadê o motorista? Tava comprando um cachorro-quente. No caminho, não importava que era quase meia-noite, parece que Nova Deli inteira resolveu sair na rua, era pedestre que cortava na frente do carro, bicicleta na faixa de veículos, sinaleira que não funcionava, enfim, já tinha ouvido falar sobre o trânsito na Índia, mas não imaginei que era assim de madrugada também. Cheguei no aeroporto era 00:08 e, obviamente, quando a gente tá atrasado o voo não atrasa. Perdi o voo e o próximo para o Brasil saia apenas ao meio-dia. Conclusão: perdi a formatura do Edu.

No final, a Marina teve que entregar o diploma e eu vi uma gravação depois. Pra me deixar ainda mais pra baixo, ele entrou com “Wish you were here” do Pink Floyd, um recado direto, diria eu.

Quando liguei para avisar que havia perdido o voo e que não conseguiria chegar no Brasil a tempo, Edu falou tudo que tinha entalado dentro dele desde que a Carolina se foi. Como da outra vez que discutimos, não quero me colocar na posição de reviver isso e colocar aqui as exatas palavras que ele me falou, mas o descontentamento dele é grande e o sentimento é de que o abandonei de vez depois que vim para a Europa.

Não pude parar de pensar que ele pode estar certo e talvez seja tarde demais para qualquer coisa, mas decidi que é melhor voltar para perto do lar e aposentar minha pranchetinha. Foi uma decisão pesada, mas não há mais o que ganhar e é hora de ficar perto da família, correr atrás do tempo perdido. Fiz o anúncio depois do jogo contra o Leverkusen

18-An-ncio.png

André Bittencourt anuncia a aposentadoria

Bom, a temporada está terminando e faltam poucos jogos para encerrá-la e claro que quero terminar com título, vamos ver se consigo me aposentar com mais um título da Premier League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Mundial onde Fry foi o salvador da pátria. Jogo contra LA FC foi mais complicado do que esperava. Não foi a melhor das épocas nas competições a eliminar e também não esperava eliminação contra o Leverkusen...mas pior é perderes na Taça contra os Spurs. Valeu pela goleada que lhes deste na Liga e só por isso já não me importo que ganhes o título ao Arsenal, onde a vitória por 3-0 acabou por ser muito importante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultados contra Spurs e City que lavaram a alma mesmo, e vai ser uma reta final emocionante por tudo que está envolvido. Lembro de quando assumiu o Chelsea e pedi por favor para resgatar o clube como torcedor, mas vingar a derrota para o Corinthians saiu melhor que a encomenda hehe. Uma pena a eliminação na Champions, mas acontece. Que venha a última taça pra coleção!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2021 em 05:16, Cadete213 disse:

Parabéns pelo Mundial onde Fry foi o salvador da pátria. Jogo contra LA FC foi mais complicado do que esperava. Não foi a melhor das épocas nas competições a eliminar e também não esperava eliminação contra o Leverkusen...mas pior é perderes na Taça contra os Spurs. Valeu pela goleada que lhes deste na Liga e só por isso já não me importo que ganhes o título ao Arsenal, onde a vitória por 3-0 acabou por ser muito importante. 

E aí, Cadete.

Fry saiu do banco pra salvar mesmo. Imagina se vai pros pênaltis?

Acho que nem o mais pessimista torcedor imaginava todas essas eliminações, ainda mais depois da última temporada, mas faz parte, né? Ao menos veio o título mundial e estamos bem vivos na briga pela Premier League.

Haha, essas duas vitórias foram fundamentais para dependermos apenas de nós mesmos daqui pra frente.

Valeu pelo comentário!

Em 03/04/2021 em 13:24, Victor Duque disse:

Resultados contra Spurs e City que lavaram a alma mesmo, e vai ser uma reta final emocionante por tudo que está envolvido. Lembro de quando assumiu o Chelsea e pedi por favor para resgatar o clube como torcedor, mas vingar a derrota para o Corinthians saiu melhor que a encomenda hehe. Uma pena a eliminação na Champions, mas acontece. Que venha a última taça pra coleção!!

E aí, Victor.

Adicionaria o contra o Arsenal também, vital pra não deixar eles abrirem 6 pontos na liderança. Quando vi o campeão da Libertadores, percebi que tinha ainda mais obrigação de ganhar o título haha. 

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto eu lia a penúltima atualização, falei comigo mesmo que o Arsenal não teria fôlego para aguentar o campeonato todo, afinal, havia sido presa fácil demais para um time que quer ser campeão e aguardava ansiosamente uma clara disparada, afinal, os outros grandes da Inglaterra estavam encaixotados no meio de tabela e mais dificil ainda seria que eles alcançassem. Aparentemente o Arsenal seguiu presa fácil outras vezes mas o fato de nunca empatar deixou o time bem posicionado e a briga promete ser acirrada, ainda que eu mantenha meu palpite de que eles não brigam até o final.

Quanto às eliminações, foram doloridas, imagino eu. Nas Copas nacionais fica aquela sensação de que o time não aguentou o calendário pesado ou não levou a sério o suficiente, na Champions o resultado da ida foi tão bom, o jogo da volta foi a feição dos ingleses e mesmo assim a classificação não veio. Sensação que se o jogo ocorresse 10 vezes, o Chelsea ganharia e bem as outras 9. 

A opção pela aposentadoria é uma escolha sempre difícil mas podemos dizer que André bateu mesmo no teto: jogou em 2 grandes ligas europeias, fez sucesso na Europa e ganhou o mundo por clubes e seleção, talvez a mais difícil das competições por só acontecer 1 vez a cada 4 anos. É uma carreira de um gigante e vai terminar em alta, no auge, longe da decadência que os brasileiros adoram de assumir times brigando pelo rebaixamento.

Estendo os elogios até pela história em si, imagino que o fim trágico de André esteja encomendado mas desde já vejo que você estreia com o pé direito na área, traz uma trajetória redonda, atinge sucessos e promove um excelente entretenimento por esse ano que a história carrega. Verei os últimos capítulos com uma pontinha de saudades mas ansioso pelos próximos desafios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que temporada estranha. Parecia que seria para consagrar o Chelsea com conquistas de vários troféus, mas não é isso que acontece. Caiu na Carabao Cup e na FA Cup e se não bastasse, foi eliminado precocemente da UCL pelo Leverkusen jogando em casa. O título Mundial de Clubes não ameniza as outras eliminações, exceto pelo troco no Corinthians. A Premier está embolada com o Arsenal e perdê-la para um rival londrino seria complicado. Junte-se a tudo isso, as questões familiares do André. Que fase!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2021 em 02:33, div disse:

18-An-ncio.png

 

Me lembrou o currículo do Enéas Carneiro kkk. Monstro demais, pqp. Ganhou tudo. Save sensacional, vencedor ao extremo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, parabéns pelo Mundial, mas carvalho fostes eliminado pelo Neverkussen(Nunca foi campeão). É para ferrar com a temporada. Concordo com o GG, temporada muito estranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2021 em 21:45, Peepe disse:

Enquanto eu lia a penúltima atualização, falei comigo mesmo que o Arsenal não teria fôlego para aguentar o campeonato todo, afinal, havia sido presa fácil demais para um time que quer ser campeão e aguardava ansiosamente uma clara disparada, afinal, os outros grandes da Inglaterra estavam encaixotados no meio de tabela e mais dificil ainda seria que eles alcançassem. Aparentemente o Arsenal seguiu presa fácil outras vezes mas o fato de nunca empatar deixou o time bem posicionado e a briga promete ser acirrada, ainda que eu mantenha meu palpite de que eles não brigam até o final.

Quanto às eliminações, foram doloridas, imagino eu. Nas Copas nacionais fica aquela sensação de que o time não aguentou o calendário pesado ou não levou a sério o suficiente, na Champions o resultado da ida foi tão bom, o jogo da volta foi a feição dos ingleses e mesmo assim a classificação não veio. Sensação que se o jogo ocorresse 10 vezes, o Chelsea ganharia e bem as outras 9. 

A opção pela aposentadoria é uma escolha sempre difícil mas podemos dizer que André bateu mesmo no teto: jogou em 2 grandes ligas europeias, fez sucesso na Europa e ganhou o mundo por clubes e seleção, talvez a mais difícil das competições por só acontecer 1 vez a cada 4 anos. É uma carreira de um gigante e vai terminar em alta, no auge, longe da decadência que os brasileiros adoram de assumir times brigando pelo rebaixamento.

Estendo os elogios até pela história em si, imagino que o fim trágico de André esteja encomendado mas desde já vejo que você estreia com o pé direito na área, traz uma trajetória redonda, atinge sucessos e promove um excelente entretenimento por esse ano que a história carrega. Verei os últimos capítulos com uma pontinha de saudades mas ansioso pelos próximos desafios.

E aí, Peepe

Pois é, o Arsenal conseguiu se manter na briga, embora tenha perdido feio nos confrontos diretos. Não apenas eles fazem uma campanha melhor do que o normal até aqui, nós tivemos muitos empates bobos, em especial no começo do campeonato, que estão acirrando a briga. Vamos ver se eles continuam na briga, mas, pelo menos, dependemos apenas de nós mesmos.

Das copas nacionais não tive tanto problema, mas da UCL foi aquela derrota que te faz até sair do jogo depois, pra voltar só no dia seguinte haha. Sobre as razões, na Carabao levei o time reserva, como no último ano e, uma hora ou outra, embora o elenco seja bom, a falta dos principais nomes ia fazer falta. Na FA Cup caímos contra o Tottenham, fora de casa (e nunca havíamos vencido eles fora de casa - desde que assumi o Chelsea -, não foi dessa vez também). Então eram duas eliminações mais "aceitáveis". A da UCL foi bem isso que tu falou, saí da Alemanha acreditando que o 3x3 era um bom resultado, embora pudéssemos ter vencido, mas em casa não conseguimos colocar a bola pra dentro e perdemos alguns gols feitos que custaram caro. Fica realmente a sensação que ganharíamos a maioria das vezes que esse confronto ocorresse.

Pois é, não havia mais muito o que se estender na carreira, exceto se resolvesse colocar um novo objetivo, como ganhar mais vezes em sequência algum campeonato ou ganhar as 5 grandes ligas, mas não sinto tanta vontade de fazer isso com esse save. E é exatamente isso, melhor terminar em alta (mesmo que não com uma temporada dos sonhos), do que em baixa (embora no FM fosse difícil acontecer de acabar reduzindo o tamanho dos times treinados - exceto se isso fosse algo proposital).

Muito obrigado pelos elogios! Vamos ver como será o final da carreira do nosso treinador.

Valeu pelo comentário!

23 horas atrás, ggpofm disse:

Que temporada estranha. Parecia que seria para consagrar o Chelsea com conquistas de vários troféus, mas não é isso que acontece. Caiu na Carabao Cup e na FA Cup e se não bastasse, foi eliminado precocemente da UCL pelo Leverkusen jogando em casa. O título Mundial de Clubes não ameniza as outras eliminações, exceto pelo troco no Corinthians. A Premier está embolada com o Arsenal e perdê-la para um rival londrino seria complicado. Junte-se a tudo isso, as questões familiares do André. Que fase!

E aí, GG.

Não posso deixar de concordar, muito estranha a queda de rendimento, sendo que mexi pouco no time principal e não mudei a tática. Em termos domésticos, as eliminações nas copas, como respondi pro Peepe, ocorreram uma por jogar com time reserva e, com isso, estar sujeito a resultados mais imprevisíveis, e a outra por jogar contra um tabu que se manteve. Mas na Premier League, só posso creditar a uma melhora dos times intermediários, que acabaram tirando mais pontos nossos do que na última temporada (o que é corroborado pela distância entre o 4º e o 9º não ser tão grande como em outras temporadas, embora a distância do 3º pro 4º seja bem significativa). Na UCL foi uma queda bastante imprevisível, ainda mais jogando em casa, como tu destacou. Mas acontece, Farmer não estava nos seus melhores dias hehe. O mundial valeu pelo título inédito e pela vingança, tanto tempo depois. 

Espero que não venha essa perda contra um rival local, senão André corrido de Londres antes de conseguir se despedir haha. Agora fica o questionamento, será que o extracampo influenciou o rendimento da equipe? Não seria de se espantar.

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, Megalodonte disse:

Me lembrou o currículo do Enéas Carneiro kkk. Monstro demais, pqp. Ganhou tudo. Save sensacional, vencedor ao extremo.

E aí, Megalodonte.

Hahaha, um currículo invejável então. Valeu pelos elogios, foi uma carreira longa (pros padrões de FM), de 18 temporadas, com bastante sucesso mesmo.

Valeu pelo comentário!

4 horas atrás, LC disse:

Ok, parabéns pelo Mundial, mas carvalho fostes eliminado pelo Neverkussen(Nunca foi campeão). É para ferrar com a temporada. Concordo com o GG, temporada muito estranha.

E aí, LC.

Valeu! Acontece, fazer o que? Hahaha. Mas, como disse ao GG, concordo que foi bem estranha, ainda mais sem mexer no principal (time titular e tática).

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-Final.png

 

Resumo do último capítulo:

No 72º capítulo, André conta a respeito das eliminações na Carabao Cup, FA Cup e Champions League, além da liderança (no critério de desempate) da Premier League, o título do mundial de clubes e o anúncio de sua aposentadoria. Com poucos jogos para jogar e somente uma competição pela frente, resta saber se André se despedirá dos gramados com um título.

***

01 de junho de 2037

Mudança de volta ao Brasil finalizada, escolhi Gramado mesmo para ser meu lar pelo resto da vida. Já tenho família aqui, conheço muita gente e, quem sabe, posso abrir minha própria vinícola. Mas isso é para o futuro, vou tirar um período sabático depois de tudo que rolou, de todos esses anos envolvido no futebol. É hora de aprender a levar as coisas com um pouco mais de calma.

Bom, da última vez que escrevi, o Chelsea havido sido eliminado de três competições, mas estava na briga pelo título da Premier League. E faltando sete rodadas, dependíamos apenas de nós para garantir o título. E não durou muito isso. Na 32ª rodada, num jogo inacreditável, deixamos o Huddersfield empatar em 3x3 aos 48 do segundo tempo e perdemos a liderança da competição. Não bastasse a perda da liderança, Farmer se lesionou nesse jogo e ficou de fora pelo resto do campeonato, então precisaríamos correr atrás de um título sem o principal jogador do time. Claro que o elenco era bom o suficiente para suprir essa perda, mas haveria, indubitavelmente, uma perda de qualidade. Felizmente, no jogo seguinte, contra o Preston¸ vencemos bem por 6x2 e, com uma derrota do Arsenal, voltamos à liderança. Esse perde e ganha parecia que se prolongaria até o final. Depois, contra o Southampton, conseguimos bom 4x2, que nos manteve na liderança.

34-Southampton.png

Chelsea x Southampton

Então voltamos a jogar no London Stadium, casa do West Ham, para nos vingar da eliminação na Carabao Cup. E conseguimos, numa vitória magra, mas importante, por 1x0. O que não foi magro foi o placar do jogo contra o Newcastle. Mesmo com pênalti perdido, conseguimos fazer 6x0, num jogo em que o adversário simplesmente não chutou. Não à toa eles foram “coroados” com a pior campanha da história da Premier League e aquela com mais derrotas. E com essas vitórias, chegamos na penúltima rodada com 86 pontos, o mesmo que o Arsenal, porém com um jogo a menos e mais de 20 gols de diferença no saldo. Ou seja, se ganhássemos o jogo praticamente éramos campeões. O problema era o adversário, o Tottenham, fora de casa. Meus confrontos com os Spurs sempre foram marcados por uma constância nos resultados: os mandantes venceram 100% dos jogos. Não houve empates e, desde que comecei a dirigir o Chelsea, um visitante jamais ganhou. E isso me preocupava, claro. Não tanto, tendo em vista que mesmo perdendo continuaríamos com vantagem sobre o Arsenal e o último jogo, em tese, era mais fácil. Mas eu queria garantir logo o título.

E, olha, dessa vez foi quase. Foi quase que colocamos abaixo a escrita dos mandantes no confronto. Saímos na frente com gol de Campos. O Tottenham estava muito mal na partida e quase não chegava, até que aos 35 do segundo tempo, Farley cruzou da intermediária, Perez chutou, Idrizaj defendeu e o rebote ficou com o espanhol, que viu Farley entrando livre na área e tocou pro centroavante empatar. Aos 47, quando eu já considerava o empate um bom resultado, Girard cobrou falta no ângulo e virou o jogo. 1x2.

37-Spurs.png

Tottenham x Chelsea

Porém, como já havia falado, chegamos na última rodada ainda dependendo apenas de nós mesmos, já que estávamos na liderança. Quer dizer, dependíamos que o Arsenal não tirasse uma diferença de 20 gols, o que era impossível, então uma vitória simples nos dava o título.

O adversário era o Sheffield United¸ e começamos o jogo sem brincadeira e mostrando quem seria o campeão da Premier League novamente. Com 7 minutos Lascu já tinha feito dois gols. Rivas fez mais um no primeiro tempo. Radalj e Lascu novamente fecharam o placar. 5x0 e o CHELSEA ERA NOVAMENTE CAMPEÃO DA PREMIER LEAGUE!

38-Sheffield.png

Chelsea x Sheffield United

Apesar da derrota, foi um final muito bom, já que culminou no título da competição.

3-PL.png

Resultados Chelsea – Premier League – 32ª a 38ª Rodada

Fizemos 10 pontos a menos que a última temporada, e pela 3ª vez em 4 anos na Inglaterra, o título se decidiu na última rodada. E há quem diga que não é o campeonato mais disputado do planeta.

8-38.png

Classificação Final – Premier League

E voltamos a ter vários premiados no final da temporada. Idrizaj novamente foi o melhor goleiro, enquanto Farmer levou novamente o triplete: Futebolista do Ano, Jogador do Ano dos Jogadores e Artilheiro. E eu fui agraciado com um prêmio de melhor treinador na minha despedida.

24-Treinador.png

Melhor Treinador da Premier League – 2036/37

(Sem foto porque como optei pela aposentadoria ao final da temporada, acabei me aposentando antes do prêmio e o jogo deletou a imagem do treinador)

Nas outras competições da temporada, o Everton ganhou a FA Cup sobre o Tottenham, enquanto o Valencia, que havia nos derrotado na Supercopa da Europa, confirmou que não veio a brincadeira nesta temporada e ganhou a Champions League, numa final espanhola contra o Atletico de Madrid.

Quanto ao elenco da temporada 2036/37 serei breve, já que agora não é mais minha responsabilidade.

26-Elenco.png

Estatísticas do Chelsea

Farmer foi, novamente, o destaque. Menos gols nessa temporada, é verdade, mas foram menos jogos também. Luís Campos e Lascu também se destacaram ofensivamente com 20 gols cada. Batista e Radalj voltaram a ter ótimos números de assistências, enquanto Aguilar ficou um pouco abaixo no quesito entre os laterais. Gutierrez e Rivas continuaram como os melhores zagueiro e meia, respectivamente.

E assim, me desvinculei do Chelsea, com a aposentadoria e a volta ao Brasil.

25-Aposentou.png

Bittencourt dá adeus ao Chelsea

Foi uma grande carreira, com 34 títulos e 16 prêmios individuais. Saindo do Operário de Mafra, para o Democrata GV, para a Chape, Grêmio, Seleção Brasileira, Bétis e Chelsea, conquistando títulos em todos os lugares onde passei e ganhando 6 títulos nacionais de 1ª divisão, 6 copas nacionais (não contando a Carabao Cup), 2 títulos continentais, 1 Mundial de Clubes e 1 Copa do Mundo. Esses dias mexendo no celular me deparei com um retrospecto da minha carreira em números e quando se olha em perspectiva chega a assustar:

  • Jogos: 989
  • Vitórias: 667
  • Empates: 142
  • Derrotas: 180
  • Gols marcados: 2.442 (2,47 p/j)
  • Gols sofridos: 1.012 (1,02 p/j)
  • Jogadores contratados: 176
  • Valor gasto: £ 558M
  • Jogadores vendidos: 114
  • Valor arrecadado: £ 728M

Quase 1000 jogos na carreira, 67% de vitórias, mais que o dobro de gols feitos do que sofridos e arrecadei mais aos clubes do que gastei. Com média de mais de 1 gol sofrido por jogo, fica evidente que a defesa nunca foi o foco, mas os quase 2,5 gols por partida supriram isso na grande maioria das vezes.

Mesmo assim, com todas essas conquistas e sendo o mais vitorioso treinador brasileiro, não consegui entrar no top-10 de treinadores mais vitoriosos de todos os tempos, faltando bastante feijão ainda para alcançar o líder do ranking, Ancelotti.

27-Quadro-de-Honra-Mundial.png

Quadro de Honra Mundial

Assim se encerrou minha carreira no futebol, muito melhor do que imaginava no começo, mas com sacrifícios que não imaginava que precisaria fazer.

***

Edu leu o final da carreira do pai, mas percebeu que ainda faltavam algumas folhas do diário. Folheando, passou os olhos por páginas do pai relatando algumas tentativas de reconciliação com ele, todas sem sucesso; alguns relacionamentos curtos de André nesses anos, nenhum levado muito adiante; o diagnóstico de câncer e a dureza de passar pela quimioterapia; e a aceitação de que o fim estava próximo. Chegando ao final, Edu notou algo diferente na última página escrita do diário. Com uma letra cada vez mais irregular, Edu percebeu que aquela página era dirigida diretamente para ele. Assim, resolveu lê-la com mais calma.

***

Aos cuidados de Eduardo Matos Bittencourt.

Filho, se tudo deu certo, a Natália conseguiu te convencer a ler este diário. Uma das boas essa aí, não a deixe escapar e espero que siga este conselho: aproveite todo o tempo que estiver com ela, ame-a e a permita te amar. Faça isso, pois a vida é curta e imprevisível, não queira se arrepender do que poderia ter feito, do que deveria ter feito. Aproveite também todos os momentos que estiver com seu filho (sim, a Natália me contou sobre a gravidez), faça o máximo por ele e, também, com ele, não seja o pai ausente que eu fui. Embora tenha tido as minhas razões, às quais espero que, se ainda não tenha aceitado, ao menos tenha compreendido. Não é possível fugir do fato de que falhei na mais importante das minhas missões: estar contigo na ausência da Carolina.

Saiba que eu sempre te amei e sempre fiz tudo que pude por ti. Reconheço, contudo, que poderia e deveria ter feito mais, mas infelizmente agora é muito tarde para mim, o Dr. Lauro me informou que tenho poucos dias de vida. Por isso espero que ao ler este diário, se não puder me perdoar por ter sido tão ausente, que possa ao menos entender as minhas razões.

Sabe, quando reli este diário nos últimos meses, pensei em tanta coisa que deveria te falar, mas agora que chega a hora de colocar esses sentimentos no papel vejo que isso sempre foi uma dificuldade para mim, não consigo descrever o que quero te dizer, por isso não vou me estender, apenas te desejo que sejas o mais feliz possível e que o seu filho tenha o pai que tu não tiveste. E isso eu tenho certeza de que ele terá.

 

Considera-es-Finais.png

Bom, gente, esse é o final da minha primeira história aqui na área, espero que tenham gostado e que possa ter servido para nos tirar um pouco desse caos que vivemos atualmente (ao menos para mim serviu). Queria agradecer novamente a todos que acompanharam e comentaram na história, além de todos os votos nas votações de Save do Mês. Foi muito legal receber o reconhecimento de vocês e novamente agradeço o feedback de todos durante esse período, cada retorno é essencial para sabermos o que pode ser melhorado e o que está sendo feito corretamente.

Essa história serviu como um ótimo aprendizado para mim. Foram 9 meses de save, definitivamente o mais longo que já fiz, tanto em número de temporadas, como em tempo jogado (não apenas dentro do jogo, mas entre a data de início e o final) e isso só aconteceu por conta do retorno de todos vocês, que leram nada menos que 458 páginas do Word. Se parar para pensar dava pra ter lido uns dois livros, por isso acho que nunca é demais reforçar o agradecimento por terem escolhido utilizar o tempo lendo essa história.

Muito obrigado novamente e até o próximo save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo fim do save, div.

Legal que tenha conseguido encerrá-lo com um fim adequado. Foi um save bem redondo, bem adminstrado até na parte de ficção.

Conquistou o último título em disputa, a Premier League, em um campeonato definido no saldo de gols. Campeonato difícil, de verdade. Fechou a temporada que se anunciou muito gloriosa, mas que no fim foi até frustrante pelas várias eliminações, principalmente, a queda diante do Leverkusen, o que de forma alguma é ruim, particularmente adoro saves onde o manager encontra problemas para se impor. Se você tivesse disposto, poderia continuar o save pelas demais temporadas do novo contrato e não tenho dúvidas que conquistaria mais títulos, superando as dificuldades que estava encontrando com o Chelsea.

Quando você foi para a Europa, achei que dominaria o continente com facilidade, ainda mais depois do desempenho que teve no Brasil, mas o desempenho do Bétis e no Chelsea, mostraram que as coisas não foram tão fáceis e isso ficou bem claro, com a resposta que você deu na pergunta que lhe fiz no Save do Mês.

Até o próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo save! O teu save foi um que já estava no meio do caminho quando entrei de forma mais ativa aqui no fórum, mas foi uma das primeiras atualizações que vi. Mas mesmo assim fui olhar o início da história lá no Mafra, pra entender bem como foi o processo do treinador. Baita história, parabéns de novo e também pelo fim com mais uma taça conquistada. 

Ansioso pela próxima que poderei acompanhar do zero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente save. Boas imagens e texto muito bom. Conseguiu passar a alegria de estar jogando o FM e finalizou muito bem. Se pudesse votar, já teria meu voto para histórias memoráveis. No aguardo do novo save, pois sabemos que fica difícil jogar sem postar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande save recheado de títulos, mas depois dessa derrota contra os Spurs, merecias que o Arsenal fosse campeão, haha. Agora a sério, foi muito equilibrado até ao fim mas lá levantaste o caneco, parabéns. Acabas em grande ao vencer outra vez a melhor liga do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo save. Do pouco que acompanhei gostei. Podia ter ficado até fazer os 1000 jogos, era um número mais redondo 😄 

PEACE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2021 em 09:40, ggpofm disse:

Parabéns pelo fim do save, div.

Legal que tenha conseguido encerrá-lo com um fim adequado. Foi um save bem redondo, bem adminstrado até na parte de ficção.

Conquistou o último título em disputa, a Premier League, em um campeonato definido no saldo de gols. Campeonato difícil, de verdade. Fechou a temporada que se anunciou muito gloriosa, mas que no fim foi até frustrante pelas várias eliminações, principalmente, a queda diante do Leverkusen, o que de forma alguma é ruim, particularmente adoro saves onde o manager encontra problemas para se impor. Se você tivesse disposto, poderia continuar o save pelas demais temporadas do novo contrato e não tenho dúvidas que conquistaria mais títulos, superando as dificuldades que estava encontrando com o Chelsea.

Quando você foi para a Europa, achei que dominaria o continente com facilidade, ainda mais depois do desempenho que teve no Brasil, mas o desempenho do Bétis e no Chelsea, mostraram que as coisas não foram tão fáceis e isso ficou bem claro, com a resposta que você deu na pergunta que lhe fiz no Save do Mês.

Até o próximo.

E aí, GG.

Obrigado!

Uma das minhas preocupações quando comecei o save era conseguir dar um fim digno a ele (não falo nem em questão de conquistas, mas em questão de encerrá-lo no momento correto, sem interferência, por exemplo, de algum crash do jogo ou até mesmo em razão de desmotivação/falta de tempo). É bom saber que quem acompanha acredita que tenha sido um save bem feito.

Pois é, foi um título no sufoco mesmo. Felizmente o Arsenal tropeçou na reta final e nos deu a chance de não ser obrigados a vencer os Spurs fora de casa. Eu imaginava uma temporada de 6/7 títulos, mas, no final, vieram 3 (supercopa inglesa, mundial e Premier League), o que não é ruim, mas da forma que foi a temporada anterior, poderia ter sido melhor. Acredito que a partir da próxima temporada as coisas melhorariam sim, porque muitos dos jovens que contratei completariam 3 anos na Inglaterra e não precisaria chamar os jogadores do Sub-23 para compor o elenco e preencher a cota. Além disso, com a aquisição, o clube estava com mais dinheiro para contratar.

Pois é, acabou que as coisas ficaram um pouco mais complicadas do que eu achava, especialmente quando assumi o Chelsea (com o Bétis acho que é mais normal demorar mais tempo para o sucesso continental).

Valeu por acompanhar!

Em 07/04/2021 em 10:41, Victor Duque disse:

Parabéns pelo save! O teu save foi um que já estava no meio do caminho quando entrei de forma mais ativa aqui no fórum, mas foi uma das primeiras atualizações que vi. Mas mesmo assim fui olhar o início da história lá no Mafra, pra entender bem como foi o processo do treinador. Baita história, parabéns de novo e também pelo fim com mais uma taça conquistada. 

Ansioso pela próxima que poderei acompanhar do zero!

E aí, Victor.

Muito obrigado pelos elogios e pelos parabéns! Foi uma jornada longa, mas foi satisfatória, sem dúvida. Espero que o próximo também corra sem problemas hehe.

Valeu por acompanhar!

Em 07/04/2021 em 10:51, LC disse:

Parabéns pelo excelente save. Boas imagens e texto muito bom. Conseguiu passar a alegria de estar jogando o FM e finalizou muito bem. Se pudesse votar, já teria meu voto para histórias memoráveis. No aguardo do novo sabe, pois sabemos que fica difícil jogar sem postar. 

E aí, LC.

Muito obrigado pelos elogios! Como falei pro Victor, acima, foi uma jornada satisfatória de jogar e postar. Queria dar um final apropriado para o save e tinha medo de ser impedido por algum erro, felizmente não ocorreu e consegui dar o final que eu queria hehe. Obrigado pelas palavras, é muito bom saber que já há quem o considere memorável haha. Tô dando um tempinho do jogo, pra acumular aquela vontade de jogar, vamos ver até quando eu seguro isso haha.

Valeu por acompanhar!

Em 07/04/2021 em 13:09, Cadete213 disse:

grande save recheado de títulos, mas depois dessa derrota contra os Spurs, merecias que o Arsenal fosse campeão, haha. Agora a sério, foi muito equilibrado até ao fim mas lá levantaste o caneco, parabéns. Acabas em grande ao vencer outra vez a melhor liga do mundo.

E aí, Cadete.

Muito obrigado pelos elogios! Hahaha, complicado pro torcedor do Arsenal, acabei tendo superioridade contra os Gunners e equilíbrio contra os Spurs. Foi um campeonato disputadíssimo, pra provar que a temporada anterior tinha sido fora da curva mesmo hehe. 

Valeu por acompanhar!

Em 07/04/2021 em 14:17, six_strings disse:

Parabéns pelo save. Do pouco que acompanhei gostei. Podia ter ficado até fazer os 1000 jogos, era um número mais redondo 😄 

PEACE

E aí, Six.

Muito obrigado, Six. O pessoal que tem TOC fica louco com isso haha. Mas aí seria uns 1050 jogos se completasse a temporada, provavelmente haha.

Valeu por acompanhar!

12 horas atrás, Johann Duwe disse:

Excelente save, parabéns por todas as conquistas.

E aí, Johann.

Muito obrigado! E valeu por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos nós que agradecemos pela história, desde sempre bem escrita e que foi evoluindo junto com a carreira do André. Foi uma ótima carreira, essa retrospectiva e os trófeus ganhos falam por si só e, enquanto um cara que buscou ler do início ao fim, sei que você entregou um excelente material. Que venham mais e mais histórias!

Quanto ao desfecho, subestimei o Arsenal e olha lá eles disputando até o último ponto. Seria injusto se algo acontecesse, André merecia e teve como recompensa um título para se despedir com chave de ouro da carreira e do save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...