Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Antes de mais nada, cadê a mídia que falava que o Wilson não poderia ser atacante? O moleque tá voando e foi até artilheiro hahahah. Ponto para o treinador que percebeu isso e bancou o garoto. 

Parabéns pelo título catarinense!! Foi o melhor do início ao fim, mesmo perdendo jogadores para a seleção. Titulo merecido. Por falar nisso, essa situação da base é realmente complicado, sempre temos que ter um plano B em mente para essas possíveis situações. É só vivenciando as que a gente fica mais cabreiro.

Uma pena a saída precoce na CdB. Por outro lado é bom que o time foca no Brasileirão, que por sinal vem se saído muito bem. Importante não cair no primeiro ano, e pela tabela e futebol apresentado, o time pode até sonhar com uma vaga em competição internacional que, se não me falha memória, era o que você queria quando traçou os objetivos pós título da B. Procurei o Galo na tabela e não achei, aé...estão na B heheh.

2 excelentes contratações, parece que vem analisando muito bem o mercado de transferências. Tomara que o time continue progredindo.

Aaaa a Isabelle, Andrézão fica até mole quando fala dela hahah. Tem que pegar umas dicas com os guris de 17 anos, são mais soltos heheh.

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse estilo da Chape de você bate daí que eu respondo daqui trará muitas emoções até o fim da temporada, mas acho que passará longe de correr risco de rebaixamento. Parece que o futebol brasileiro decidiu esquecer a ideia de que sofrer gols é algo ruim e adotaram o lema é melhor um 5 a 4 do que o 1 a 0.😁

Os piores resultados estão sendo fora de casa, mas isso era esperado.

E o Bahia, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2020 em 00:57, Danut disse:

Evoluiu bem mesmo depois de um começo bastante complicado.

Não achei o Parisoto tão grande coisa pra justificar essa melhora toda na zaga. Os outros me parecem de mesmo nível ou melhores. Acha que a mudança é mesmo pela troca de pessoal?

Kaíque Rocha jogou comigo no save que estou postando na área 😄 Mas no FM18 e no começo de carreira, quando era garoto ainda. Não foi muito relevante pra minha equipe.

E aí, Danut.

Pois é, conseguimos uma boa sequência depois da 10ª rodada e fomos subindo. No início do campeonato achei que poderia ter superestimado o elenco, mas foi só uma fase ruim mesmo hehe.

Olha, acredito que deve ter sido um conjunto de coisas (baixei um pouco as linhas - jogava com as duas no mais alto, baixei pra um pouco acima da linha normal -, alterei a mentalidade de atacar para positiva e troquei a dupla de zaga), mas o fato que só paramos de sofrer gol quando coloquei ele como titular, antes só tinha reduzido o nº de gols, mas continuava levando gol todos os jogos.

O Kaíque aqui é titular, tem atributos técnicos superiores aos outros (exceto o Parisoto) e é muito bom no ar. Achei que ficou um pouco cara a transferência, mas era isso ou nada.

Valeu pelo comentário!

Em 24/10/2020 em 08:33, ElPerroMG disse:

Antes de mais nada, cadê a mídia que falava que o Wilson não poderia ser atacante? O moleque tá voando e foi até artilheiro hahahah. Ponto para o treinador que percebeu isso e bancou o garoto. 

Parabéns pelo título catarinense!! Foi o melhor do início ao fim, mesmo perdendo jogadores para a seleção. Titulo merecido. Por falar nisso, essa situação da base é realmente complicado, sempre temos que ter um plano B em mente para essas possíveis situações. É só vivenciando as que a gente fica mais cabreiro.

Uma pena a saída precoce na CdB. Por outro lado é bom que o time foca no Brasileirão, que por sinal vem se saído muito bem. Importante não cair no primeiro ano, e pela tabela e futebol apresentado, o time pode até sonhar com uma vaga em competição internacional que, se não me falha memória, era o que você queria quando traçou os objetivos pós título da B. Procurei o Galo na tabela e não achei, aé...estão na B heheh.

2 excelentes contratações, parece que vem analisando muito bem o mercado de transferências. Tomara que o time continue progredindo.

Aaaa a Isabelle, Andrézão fica até mole quando fala dela hahah. Tem que pegar umas dicas com os guris de 17 anos, são mais soltos heheh.

Boa sorte na sequência!!

E aí, El Perro.

Vou falar uma coisa, mas fica só entre nós dois: Acabei dando o braço a torcer e na verdade esse ano o Wilson tem jogado como MOC mesmo, O PL é o José Henrique; hahaha

Valeu, esse ano não demos margem pra zebras e, pra melhorar, não enfrentamos o Criciúma no mata-mata hehe. Pois é, ratiei quando montei o time tão jovem e esqueci das seleções de base. Já tinha acontecido isso comigo em outros saves, mas às vezes quando o cara começa um save novo a gente acaba esquecendo de algumas situações que já aconteceram (só lembra quando acontece de novo).

Pois é, achei que poderíamos ir mais longe, quem sabe até uma eventual final, mas tinha um Bahia no meio do caminho, no meio do caminho tinha um Bahia. De positivo, tem essa questão do calendário, sem precisar se preocupar em quem joga na quarta, pensando no jogo do domingo. Isso, minha intenção era um meio pra cima de tabela, então imaginei uma sul-americana. Mas como ano passado 9 times foram pra Libertadores, dá pra pensar em Libertadores mesmo. E te dando um pouco mais de alegria, o Galo tá brigando pra não cair na Série B.

Quando vi que o Emerson estaria disponível no meio do ano e que ele queria vir, nem acreditei hehehe. O Kaíque, como falei pro @Danut, achei um pouco caro, mas agregou qualidade na zaga.

Hahaha. Vamos ver no que vai dar esse chopp, torcendo pra ninguém colocar água nele.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 24/10/2020 em 09:19, ggpofm disse:

Esse estilo da Chape de você bate daí que eu respondo daqui trará muitas emoções até o fim da temporada, mas acho que passará longe de correr risco de rebaixamento. Parece que o futebol brasileiro decidiu esquecer a ideia de que sofrer gols é algo ruim e adotaram o lema é melhor um 5 a 4 do que o 1 a 0.😁

Os piores resultados estão sendo fora de casa, mas isso era esperado.

E o Bahia, hein?

E aí, GG.

É um estilo bem legal de se jogar, ainda mais dando resultados. Tive que diminuir um pouco os riscos que corria porque estava sendo punido por eles, mas os jogos continuam interessantes. E acho que o rebaixamento já ficou pra trás, embora no começo eu tivesse cogitado que brigaríamos contra ele, felizmente nos recuperamos e já estamos entre os 10 primeiros. Pois é, temos muitas goleadas no save (mesmo fora dos jogos da Chape). 0x0, felizmente, é raridade.

Realmente, temos mais derrotas fora, mas em casa nos complicamos nos empates.

Nem me fala do Bahia, só nessa atualização foi 8x0 pra eles. E se olhar os números, nem fomos tão mal no jogo da Copa do Brasil.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, div said:

Olha, acredito que deve ter sido um conjunto de coisas (baixei um pouco as linhas - jogava com as duas no mais alto, baixei pra um pouco acima da linha normal -, alterei a mentalidade de atacar para positiva e troquei a dupla de zaga),

Aí tu tava indo pro jogo suicida, né? hahaha

Fiquei curioso sobre a tática. Tu chegou a postar ela por aqui? Tentei dar uma procurada, mas tô numa internet horrível aqui e metade das imagens não carregou, então não consegui achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

Aí tu tava indo pro jogo suicida, né? hahaha

Fiquei curioso sobre a tática. Tu chegou a postar ela por aqui? Tentei dar uma procurada, mas tô numa internet horrível aqui e metade das imagens não carregou, então não consegui achar.

Realmente, aqui é jogo kamikaze hehehe Isso se reflete nos resultados, fazemos muitos gols, mas deixamos fazer também; Creio que fora a Série B e os estaduais, meus times sempre sofreram muitos gols nesse save, mas na Série A o buraco foi mais embaixo, então tive que mudar. Até foi bom tu me perguntar agora sobre a tática porque fui olhar e na verdade eu recuei as linhas pro normal, não pra um acima dele, como tinha te dito, acabei me confundindo.

Salvo engano a última vez que eu postei a tática foi na 1ª temporada com o Democrata. Depois como mudei só algumas funções, por ter jogadores que poderiam desempenhar elas, acabei não postando de novo pois não vi muito sentido postar a tática praticamente igual. Mas de toda forma, aqui vai a tática e o time que mais vem sendo utilizado. É basicamente o Geggenpressing padrão, com alteração de algumas funções e, agora, na linha de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-28.png

 

Resumo do último capítulo:

No 27º Capítulo, André relata em seu diário o duro início no campeonato brasileiro, os problemas na defesa e as alterações que fez para tentar estancar o sangramento defensivo. Conta sobre um primeiro contato com a repórter da qual fala há um ano. Fala um pouco sobre a troca de presidente, sobre uma goleada sofrida e a eliminação da Copa do Brasil, além de todo o 1º turno do campeonato brasileiro.

Com a Chapecoense em 10º lugar, André vem cumprindo suas metas para o campeonato, mas conseguirá ele se manter assim e cumprir as metas? Dobrará elas? Ou terá outra fase complicada e brigará contra o rebaixamento no final do campeonato?

***

20 de Setembro de 2025

Antes de entrar na continuação do campeonato brasileiro, só queria registrar rapidamente como foi com a Isabelle. Fomos num bar que ela indicou, que fica relativamente próximo ao estádio. Conversamos sobre a carreira dela, como ela entrou no jornalismo esportivo, quem foram suas inspirações, o que ela quer da carreira, etc. Falamos também sobre a minha carreira, como comecei, como foram aqueles primeiros anos no Operário, quais os planos para a Chapecoense e outras coisas. Embora eu tivesse medo de que alguma daquelas coisas pudesse vazar (não se pode confiar 100% em repórteres), senti que poderia falar abertamente com ela e isso se provou acertado até agora. Nada do que eu falei está na imprensa, exceto o fato de termos estado junto, quando um filho de uma rapariga que tirou uma foto nossa e publicou na internet. Tive que inventar uma desculpa qualquer, embora realmente nada tenha rolado naquele dia, mas já nos encontramos mais de uma vez desde então e não vou entrar em muitos detalhes aqui, mas eu tinha a casa livre um dia que o Edu foi dormir na casa de um amigo e ela veio aqui, assistimos uma comédia romântica qualquer com aquela atriz que fez Friends e a Isa passou a noite aqui em casa. Ainda não mencionei nada para o Edu pois não sei como ele vai reagir, tenho medo de ele achar que a mãe dele vai ser substituída, que de repente eu começaria a tirar as fotos dela. Isso não vai acontecer, mas tenho medo de que nossa relação fique ainda mais distante, de mesmo modo que tenho medo de perder a oportunidade de estar com alguém finalmente.

***

Então era por isso que ele vivia insistindo pra eu dormir na casa do Jonas? Que desgraçado!”, pensou Edu enquanto lia esta parte do diário, notando que faltavam cada vez menos páginas para que ele acabasse, embora a história de seu pai não parecesse perto do fim.

- Ah velho, se tivesse falado essas coisas na época talvez pudéssemos ter nos acertado. Por que as coisas eram tão difíceis contigo? – Edu pensou alto antes de voltar a atenção novamente para o diário.

***

Esses dias o Da Rosa me apresentou os garotos que fariam nossa peneira este ano. Infelizmente, a turma deste ano não era muito boa e só dois passaram, o que dependeu de muito boa vontade, já que para mim apenas Luiz Guilherme pode ter algum futuro.

Agora, retornando ao campeonato brasileiro. Quando terminamos o 1º turno, estávamos na 10ª posição, em franca ascensão, e precisávamos manter o ritmo após a grande goleada contra o Palmeiras. O primeiro jogo do returno, por questões de calendário, como já descrevi aqui, foi contra o Náutico, em casa. Se a ideia era manter o ritmo de onde paramos no último jogo, conseguimos. Logo aos 47 segundos, José Henrique completou cruzamento de Erick e mandou pro gol. Aos 4 minutos, Parisoto mostrou novamente que demorei demais para lançá-lo como titular, fazendo o 2º, e aos 13 Wilson fez o 3º, para ganharmos por 3x0 e seguirmos bem no campeonato. Detalhe que não sofremos gols em 4 dos últimos 5 jogos, mostrando a clara evolução da defesa. Dito isso, voltamos a sofrer gols nos jogos da sequência. Primeiro, contra o Botafogo, levamos dois gols no 1º tempo e, revidando o que fizeram no 1º turno, empatamos no 2º, saindo com mais um empate contra o Fogão, novamente por 2x2. Na 22ª rodada, enfrentamos o Internacional e os mais maldosos diriam que eles são meu novo Cruzeiro. Mais uma vez estivemos na frente do placar, quando Bruno Guimarães marcou no final do 1º tempo, mas eles arrancaram um empate na metade do 2º período pro jogo terminar em 1x1. O Internacional estava bem no campeonato, porém, o líder era o São Paulo, e eles eram nosso próximo adversário, no Morumbi. Mesmo ciente disso, resolvi mandar o time a campo como normalmente faço, já que estávamos a 11 jogos sem perder (6 eram empates, mas conta pra invencibilidade). Estivemos na frente duas vezes, em dois gols de Bruno Guimarães, porém deixamos o líder empatar nas duas vezes e acabamos o jogo com um empate amargo em 2x2. Amargo por ter sentido o gosto da vitória. Antes do jogo assinaria fácil um contrato propondo o empate.

23-S-o-Paulo.png

São Paulo x Chapecoense

E já que os mencionei antes, nosso último jogo no momento foi contra o Cruzeiro. Se no primeiro turno levamos 1x4, desta vez foi nossa vez de dar o troco. Com 10 minutos de jogo já abrimos dois gols de diferença e começamos a administrar o resultado, pedi pro time baixar um pouco o ritmo e tentar não se desgastar tanto, pois vínhamos numa sequência muito dura de jogos quarta e domingo. Aos 38 do segundo tempo, o Cruzeiro conseguiu descontar e meu time não gostou da atitude da Raposa. Aos 41 fez o 3º e aos 49, o 4º, para fechar em 4x1 e devolver o resultado.

Nesse período de jogos, Corinthians e Flamengo demitiram seus treinadores e eu fui especulado pela imprensa nos dois cargos. Não demorou muito e os times realmente me contataram para saber da minha disponibilidade. Eram grandes oportunidades, para treinar dois dos maiores clubes do país, com maior visibilidade e chance de sucesso. Conversei com eles por telefone mesmo. A primeira entrevista foi com o Corinthians, eles me perguntaram coisas padrão, como se eu precisaria levar staff, quais eram minhas filosofias, e tal. Mas teve uma pergunta que demorei um tempo para responder:

- Pra finalizar, André. Nós precisamos de um treinador para terminar o campeonato, você tem interesse em assumir agora? – Levei alguns segundos pensando na resposta e o dirigente do outro lado reforçou a pergunta: - André? Tá aí?

- Sim, sim. Tô aqui. – Respirei fundo e disse com pesar: – Eu quero terminar esta temporada antes de assumir. Tenho completo interesse em ser o treinador do Corinthians na próxima temporada, mas não quero abandonar a Chapecoense neste momento. Se vocês tiverem interesse, posso assumir ao final do campeonato brasileiro.

- Ah entendo. Vamos analisar e em alguns dias lhe passamos uma posição. Se mudar de ideia, nos avise. – Não mudaria. - Obrigado pelo seu tempo.

- Eu que agradeço.

A conversa com o Flamengo seguiu basicamente a mesma linha e me fizeram a mesma pergunta. Dei a mesma resposta.

Após as entrevistas fui alertar o presidente sobre a possibilidade de deixar o clube ao final da temporada. Ele tentou me convencer, alegou que o time estava voando, que estávamos invencíveis há um bom tempo e que daria até pra sonhar com Libertadores. Eu disse que pensaria sobre o meu futuro ao final da temporada.

Depois, vi na mídia que em nenhuma das entrevistas tive sucesso. Provavelmente o fato de não querer assumir agora deve ter me atrapalhado. Embora sejam dois gigantes, não é o fim do mundo, gosto daqui e poderia perfeitamente ficar em Chapecó mais algum tempo.

 

19 de outubro de 2020

As coisas estão ficando sérias. Não falo apenas sobre futebol, mas na vida pessoal também. Esta semana Edu conheceu a Isa. E não foi bem como eu imaginava: Eu estava passeando com ela no Shopping (perfeitamente disfarçado com boné e óculos escuros, disfarce que durou cerca de 3 minutos até ser reconhecido por um torcedor), quando vejo a mãe do amiguinho do Edu na frente da loja de brinquedos. Antes que eu pudesse perceber, Edu saiu correndo da loja e me viu de mãos dadas com a Isa. Ele ficou paralisado por uns momentos e eu, sem saber direito como proceder, tentei apresentar a Isa pra ele, mas ele se virou e saiu correndo de volta pra loja. Não quero entrar em detalhes, inclusive porque não me orgulho disso, mas o invés de tentar contornar a situação com ele na hora, combinei com a mãe do amigo dele que ela deixaria o Edu aqui em casa no começo da noite. Naquela noite tentei falar com ele, explicar o que estava acontecendo, mas tudo que consegui dizer foi que ele precisaria se acostumar com a Isa, já que ela passaria a vir aqui em casa. Sinto que caguei tudo, e não sei como limpar.

Problemas familiares à parte, disputamos mais cinco jogos desde 20 de setembro. O primeiro deles foi o primeiro jogo no campeonato contra o Vitória. E nada mais contraditório do que perder a invencibilidade num jogo contra uma equipe chamada vitória. Num jogo horrível de nossa parte, fizemos por merecer o resultado adverso em 0x1. Contra o América (MG) voltamos a encontrar o bom futebol e com dois gols de Erick, fizemos 2x0 pra retomar logo o bom momento. E falando em bom momento, seguimos com ele quando Jomar Jorge fez 2 gols na vitória por 2x1 contra o Flamengo. Contra o Bahia, era nossa chance de vingarmos o resultado pela Copa do Brasil. E apesar de termos conseguido devolver, e bem, o resultado, fazendo 4x1, acredito, sinceramente, que o placar não reflete muito o jogo e o Bahia mereceu bem mais no jogo, embora tenham nos dado bastante espaço para criar grandes chances.

28-Bahia.png

Bahia x Chapecoense

Depois, enfrentamos o Vasco no Rio, e, mesmo sem jogar tão bem, seguramos o empate em 1x1. Por fim, recebemos meu quase novo time, Corinthians, num jogo onde ganhou o time mais eficiente, que, felizmente, fomos nós ao fazer 2x0.

Com esses resultados impressionantes no começo do 2º turno, decolamos no campeonato e ocupamos uma surpreendente 5ª posição, quando, finalmente, se ajeitaram os números de jogos das equipes.

3-30.png

Classificação – Campeonato Brasileiro Série A 2025 – 30ª rodada

 

23 de novembro de 2025

É... minha vida parece um foguete decolando, tantas coisas acontecem em tão pouco tempo, que às vezes fica até difícil acompanhar. Mas, enfim... Essa semana a Isa veio morar aqui em casa. É surreal como há menos de dois meses nós estávamos apenas tomando um chopp no bar e agora ela já está de mala e cuia aqui. Claro que hoje em dia ela não cobre mais a Chapecoense, ela pediu isso na redação do jornal, pra não gerar nenhum tipo de atrito ou desconfianças de “informações privilegiadas”, ou algo do tipo. Infelizmente o Edu não tem levado muito bem isso, ele passa mais tempo no quarto, fala menos, não tem fome. Acho que tá na hora de procurar alguma ajuda profissional pra ele.

Mas enquanto a Isa vinha morar aqui, jogamos outros 5 jogos no campeonato e nossa boa fase vem se confirmando cada vez mais e quem sabe podemos brigar por coisas inimagináveis nesse final de temporada. Primeiro, fomos ao Rio Grande do Sul enfrentar o Grêmio. Com uma justa derrota por 2x3, com a curiosidade que Erllymax fez um gol a favor aos 13 e um contra aos 14. Na 32ª rodada o adversário era o Fluminense. Em jogo parelho, não conseguimos mais que o 0x0. A sequência de placares nos tirava um pouco da briga pelo G4. Por isto, vencer era tão importante e conseguimos, mesmo chutando menos que o adversário, uma vitória sobre o Athlético Paranaense por 3x1. Contra o Vitória, criamos mais e merecemos a vitória de virada por 2x1. Depois, num jogo muito movimentado contra o Santos, saímos perdendo por 3x0, descontamos logo em seguida do 3º gol e tivemos forças para buscar o empate aos 50 do segundo tempo, para terminar em 3x3.

35-Santos.png

Santos x Chapecoense

 

08 de dezembro de 2025

Acabado o campeonato brasileiro, vou passar direto para os jogos, não quero me enrolar muito hoje falando sobre a minha vida. Na 36ª rodada recebemos o Sport e em um jogo abaixo do nosso potencial, perdemos por 1x3. Depois, fomos à Goiania enfrentar o Atlético (GO). E num jogo que viramos e chegamos a fazer 3x1, sofremos mais dois gols, terminando em um empate em 3x3, com a nossa defesa voltando a apresentar fragilidade nessa reta final. Pra terminar, encerramos em grande estilo contra o Ceará. Se fechamos o primeiro turno fazendo 6, repetimos a dose, com a diferença de levar um gol desta vez. De quebra, o hat trick de Wilson o fez ficar entre os artilheiros do campeonato.

38-Ceara.png

Chapecoense x Ceará

4-BR-2.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Brasileiro 2025 – 2º Turno

Com isso, terminamos o campeonato na 5ª posição, excedendo até as minhas expectativas. Destaque para nosso ataque, que fez 16 gols a mais do que o 2º melhor. Porém, a defesa apresentou problemas, sendo a 7ª pior do campeonato.

4-Final.png

Classificação – Campeonato Brasileiro 2025 – Final

A 5ª posição nos rendeu uma vaga na Libertadores do ano que vem. Tô muito contente com esse time, fizeram algo praticamente impensável este ano.

Falando neles, analisando o nosso elenco para a próxima temporada, acho que estamos muito bem servidos em todas as posições e não vejo um setor que esteja muito abaixo dos outros. Acredito que para a próxima temporada devemos continuar investindo na base e contratar para o principal apenas se houver um grande negócio. Isso se eu ficar, ainda não renovei o contrato.

45-Plantel-Estat-sticas.png

Estatísticas do Plantel da Chapecoense em 2025 – Para outras informações, clique aqui.

 

09 de dezembro de 2025

Ontem foi a cerimônia dos melhores do brasileirão, fiz-me presente para prestigiar a cerimônia, levemente esperançoso para ver se haveria algum reconhecimento para a Chapecoense na premiação. Eles começaram os melhores por posição. Para o melhor goleiro, sem indicação para Guilherme Alexandre, quem ganhou foi Luiz Carlos, do São Paulo. Em seguida, na lateral-direita, também sem jogadores da Chape, o eleito foi Danilo (Aquele mesmo ex-Real, Juve e City), também do campeão. Na Zaga, levamos o 2º e o 3º lugar, com Parisoto e Kaíque Rocha, respectivamente. Na lateral esquerda, mais uma posição sem jogadores da Chapecoense, quem levou o 1º lugar foi Marcelo Hermes, do Vasco. Para volantes, o Internacional dominou a posição, com os 3 premiados. No meio campo, tivemos dobradinha, Wilson em 1º e Erick em 2º. Também tivemos medalha de ouro no ataque, com José Henrique levando o 1º lugar.

Em seguida, o anúncio do artilheiro da competição e, como já se sabia, Luciano do Corinthians levou o 1º lugar com 14 gols, um a mais que Wilson, que ficou em 2º. Wilson foi nosso jogador mais premiado, levando também o prêmio de revelação do campeonato e Melhor Jogador.

41-Melhor-Jogador.png

Melhor jogador do Campeonato Brasileiro 2025

Também faturamos o 1º lugar com Julian Santamaria no prêmio de melhor estrangeiro. Para o final, o prêmio que eu mais aguardava, o de melhor treinador.

43-Melhor-treinador.png

Melhor treinador do Campeonato Brasileiro 2025

Não vou ficar triste com esse segundo lugar, mas acho que a campanha da Chape é mais surpreendente que a do Bahia. Mas deve ser só chatice minha mesmo. Parece que Lincoln não esqueceu de fazer lobby pra mim, talvez sem ele eu nem premiado fosse. Enderson Moreira, o campeão, nem entre os 3 ficou.

 

17 de dezembro de 2025

Às vezes a vida te apresenta uma encruzilhada e tu deves escolher um caminho para rumar, sabendo que não há como voltar atrás. Encontro-me numa dessas encruzilhadas. Semana passada recebi uma ligação de um nº com DDD 031. Por já ter morado em Minas, sabia que era um número de lá. Fiquei me perguntando se tinha deixado algum assunto em aberto em Governador Valadares, alguma conta que não paguei ou o que fosse. Nada disso, era um vice-presidente do Cruzeiro. Ele me falou que eles tinham acabado de rescindir com o antigo treinador e que meu nome foi o primeiro que surgiu na mente deles, pelo meu trabalho no Democrata e agora na Chapecoense. Nós conversamos por um tempo, como se fosse uma entrevista mesmo. Ele me questionou minha disponibilidade e tentei deixar em aberto, sem falar que sim, nem que não, falei que dependia de valores e projetos. Ele ficou de me dar um retorno com uma proposta em alguns dias e me ligou hoje para informar que eles poderiam me pagar cerca de R$ 107m p/mês. Falei que recebia bem mais na Chapecoense e que eles deveriam pelo menos igualar a proposta. Depois de muito choro deles, consegui convencê-lo a igualar meu salário na Chape e me enviaram uma proposta formal por e-mail. Pedi um tempo para pensar e ele me deu até o final do dia para responder e, sinceramente, não sei como vai ser meu futuro.

Ficando na Chapecoense, vou disputar a Libertadores do ano que vem, já conheço o elenco, a comissão técnica e as estruturas do clube e vice-versa, coisas que não terei no Cruzeiro. Entretanto, indo para Minas Gerais, treinarei um dos maiores times do Brasil, que era um dos meus sonhos no começo de carreira; posso colocar meu nome de vez no radar; e, fazendo um bom 2º trabalho na Série A, abriria praticamente todas as portas para qualquer clube no Brasil. O problema é que numa análise superficial, o plantel parece pior que o da Chape, mas tem dinheiro para contratações e é um clube com uma reputação levemente maior.

Passaram-se algumas horas desde que coloquei esta singela lista de prós e contras acima e já tomei minha decisão. Não foi uma decisão que tomei de coração leve, mas meu destino em 2026 será...

***

Edu corria os olhos pelo diário do pai tão rápido que não notou que estava na última página.

- Como assim acabou? – Perguntou-se Edu, que depois viu na contracapa do diário que estava escrito “Diário nº 01”. – Então tem mais? Onde será que ele guardou os outros? Devem estar nas caixas que ficaram na casa da Tia Marina. – Edu pensou alto novamente, já se levantando e trocando de roupas para ir à casa da tia reaver os diários do pai. O destino de seu pai em 2026 ele já sabia, mas tinha coisas sobre 2026 que ele ainda precisava conhecer o outro lado, e as respostas estariam naquele diário.

Sem sequer olhar para o relógio, Edu colocou um casaco, calçou os sapatos e saiu do quarto em direção ao carro. Passando pelo saguão do hotel, estranhou o pouco movimento, mas imaginava que seria por causa do frio que fazia naquela noite.

Edu entrou no carro no estacionamento do hotel e ao sair notou que caia uma chuvarada na rua.

- Quando começou a chover? – Questionou-se Edu, no caminho para a casa da tia Marina.

Sem guarda-chuva, Edu foi até o portão de metal e tocou a campainha. Somente quando percebeu a ausência de movimentação na casa que Edu finalmente olhou para o relógio, para ver que já eram 00:24. Após um tempo sem sinal de resposta no interfone, Edu resolveu voltar ao carro. Porém, quando se virou para sair, Edu ouviu a tia falando pelo interfone:

- Oi? Quem é? Sabe que horas são?

- É o Edu, tia.

- Edu? O que faz aqui essa hora, meu filho? Tá tudo bem? – Questionou a senhora que o via provavelmente pelas câmeras de segurança.

- É... sim, tia. Desculpe o horário, não vi que era tão tarde. Volto amanhã, não é nada urgente.

- Capaz Edu, eu já não durmo muito mesmo. Venha, vou abrir a porta.

Edu ouviu o som da porta eletrônica abrindo e entrou.

- Entre, entre, vou pegar uma toalha. – Disse ela, à porta.

Edu entrou, secou-se com a toalha da tia, que, antes de deixar Edu falar qualquer coisa, perguntou:

- Vou fazer um chazinho. Qual sabor você toma?

- Não precisa se incomodar.

- Ah, para Edu, vamos escolha um. – Disse ela, mostrando uma caixinha com os saquinhos de chá, enquanto Edu apontava para o chá mate. – A que devo a honra de sua visita num horário tão inusitado?

- É... eu queria dar uma olhada nas caixas do pai. Acho que acabei empacotando algo que vou precisar.

- E o que seria?

- Um... livro. – Mentiu.

- Um livro? Isso tu não consegues comprar online?

- Temo que não, é uma edição rara. – Mentiu novamente.

- Ah, entendo. Bom, as caixas ainda estão na garagem. Não tive ânimo para mexer nelas ainda. Fique à vontade. Vou fazer nosso chá. – Disse ela, dirigindo-se para a cozinha, enquanto Edu ia em direção à garagem, rezando para que a Nat tivesse identificado o conteúdo das caixas.

----------------------------------------------------- || -------------------------------------------------------------

Assim como o treinador, estou muito dividido em aceitar o trabalho no Cruzeiro ou continuar na Chape. Assim, peço a ajuda de vocês para escolher o destino de André para a próxima temporada, pedindo a gentileza para que quem puder e quiser vote na enquete no link abaixo, registrando seu voto se André deve permanecer na Chapecoense ou voltar à Minas Gerais para aliar-se ao Cruzeiro. Vou deixar aberto para votação até dia 02/11 às 23:59.

Link para a enquete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela vaga na Libertadores. Não fossem os 9 gols em 3 jogos ali no final dava até pra subir uma posição mais, mas a campanha já foi muito boa chegando onde chegou.

Sobre o clube novo, eu não vejo razão pra assumir o Cruzeiro agora. Pode ter mais reputação que a Chape, mas a disputa da Libertadores é uma vitrine maior. E nem salário maior não teria.

Um detalhe é que tua enquete permite votar mais de uma vez, aparentemente. Ao menos aparece quando tu vota a opção de "submit another vote", e clicando nela tu volta pra tela de votar. Não que ache que alguém vai ficar votando várias vezes em algo assim aqui, mas até onde sei tem como limitar a um voto por IP, teria sido melhor.

EDIT: Pensando um pouco mais, na real acho que a própria ideia de enquete em si faz pouco sentido. A não ser que o objetivo seja dar controle total aos leitores sobre os rumos do save. De resto, acho que faz muito mais sentido tu pedir a opinião do pessoal por escrito, que pode te ajudar a tomar a decisão que tu acha melhor - em vez de só saber que x% das pessoas querem uma coisa e y% querem a outra.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Danut disse:

Parabéns pela vaga na Libertadores. Não fossem os 9 gols em 3 jogos ali no final dava até pra subir uma posição mais, mas a campanha já foi muito boa chegando onde chegou.

Sobre o clube novo, eu não vejo razão pra assumir o Cruzeiro agora. Pode ter mais reputação que a Chape, mas a disputa da Libertadores é uma vitrine maior. E nem salário maior não teria.

Um detalhe é que tua enquete permite votar mais de uma vez, aparentemente. Ao menos aparece quando tu vota a opção de "submit another vote", e clicando nela tu volta pra tela de votar. Não que ache que alguém vai ficar votando várias vezes em algo assim aqui, mas até onde sei tem como limitar a um voto por IP, teria sido melhor.

EDIT: Pensando um pouco mais, na real acho que a própria ideia de enquete em si faz pouco sentido. A não ser que o objetivo seja dar controle total aos leitores sobre os rumos do save. De resto, acho que faz muito mais sentido tu pedir a opinião do pessoal por escrito, que pode te ajudar a tomar a decisão que tu acha melhor - em vez de só saber que x% das pessoas querem uma coisa e y% querem a outra.

E aí, Danut.

Valeu! Ficamos muito próximos do Vasco, mas a defesa acabou decaindo nessas últimas rodadas, mas concordo, a campanha foi realmente muito boa. Não fosse aquele início claudicante, poderíamos chegar num G3 talvez.

Agradeço teu feedback quanto ao novo clube.

Quanto à limitação na enquete, procurei, mas não encontrei uma forma de limitar votos por IP. Até pensei em colocar um pedido para que cada pessoa vote apenas uma vez, mas acho que todo mundo tem consciência de que isso estragaria a ideia.

Em relação à ideia de se fazer em enquete ou pedido por participação, levei algumas coisas em consideração para optar pela enquete e a principal delas é dar voz para aqueles que não comentam que, como disse na minha apresentação do tópico, era o meu caso até 3 meses atrás (p.ex. enquanto escrevo isto tem 3 votos na enquete e 1 comentário) É claro que quem quiser, pode sempre manifestar a opinião aqui e todas as opiniões são bem-vindas.

Valeu pelo comentário e pelas reflexões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entregou uma colocação acima do que foi pedido pela direção. É o que eu sempre espero de um treinador humano. Parabéns pelo 5º lugar, mas o que você achou do desempenho ofensivo/defensivo da sua equipe? Muita emoção nas duas metas do gramado, né?

O elenco foi muito bem com muitas médias acima de 7. Teve quatro duplo-duplo (gols e assistências). Quero ver triplo-duplo (incluir melhor em campo) na próxima temporada. A vaga na Libertadores e na fase de grupos é algo tentando, não é mesmo?

Pensando na carreira, eu seguiria na Chape. Libertadores não se dispensa, ainda mais com uma equipe que lutará pelo Brasileirão na próxima temporada. Mas aí, tem o Cruzeiro. O que faria largar a Chape para voltar para Minas. A culinária mineira? Particularmente, não vejo muitos motivos, mas é preciso pensar um pouco mais além da próxima temporada para decidir o que será feito da carreira do André. Por exemplo, posso imaginar a Chape conquistando o Catarinense, mas também uma das grandes competições da temporada (Libertadores, BR-26 ou CdB). Se ganhar um ou mais, segue no clube em 2027? E se não ganhar em 2026, sai da Chape? E se escolhe ro Cruzeiro. Qual seria a ideia? Em X anos ganhar o Brasileirão?  Acho que vale a pena pensar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande atualização, div. Olha, vc tem que saber o que vc almeja no FM. Se quiser manter o momento tranquilo e de vitórias fica na Chape, se quiser desafio, pelo menos no início da caminhada, vai pro Cruzeiro. Agora, escolhendo o Cruzeiro, estarás preparado para ver a Chape na Liberta do sofá?

Cara, não precisa demorar tanto pra trazer uma nova atualização, kkk. Diminui esse tempo de pesquisa aí, hehe.

Bom, respondi à enquete e posso dizer que minha resposta foi mais pela história do que pelo que acho melhor para o jogador "div".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Entregou uma colocação acima do que foi pedido pela direção. É o que eu sempre espero de um treinador humano. Parabéns pelo 5º lugar, mas o que você achou do desempenho ofensivo/defensivo da sua equipe? Muita emoção nas duas metas do gramado, né?

O elenco foi muito bem com muitas médias acima de 7. Teve quatro duplo-duplo (gols e assistências). Quero ver triplo-duplo (incluir melhor em campo) na próxima temporada. A vaga na Libertadores e na fase de grupos é algo tentando, não é mesmo?

Pensando na carreira, eu seguiria na Chape. Libertadores não se dispensa, ainda mais com uma equipe que lutará pelo Brasileirão na próxima temporada. Mas aí, tem o Cruzeiro. O que faria largar a Chape para voltar para Minas. A culinária mineira? Particularmente, não vejo muitos motivos, mas é preciso pensar um pouco mais além da próxima temporada para decidir o que será feito da carreira do André. Por exemplo, posso imaginar a Chape conquistando o Catarinense, mas também uma das grandes competições da temporada (Libertadores, BR-26 ou CdB). Se ganhar um ou mais, segue no clube em 2027? E se não ganhar em 2026, sai da Chape? E se escolhe ro Cruzeiro. Qual seria a ideia? Em X anos ganhar o Brasileirão?  Acho que vale a pena pensar nisso.

E aí, GG.

Eu diria que foi bem acima do que a direção imaginava e, de certa forma, do que eu esperava também (que já achava melhor do que o pedido pela diretoria). Valeu. Pois é, estamos muito bem no setor ofensivo, o time consegue criar muitas chances. E jogando com a mentalidade atacante (agora positiva), tenho ciência dos riscos que corremos na defesa, especialmente sem craques na posição, mas prefiro jogar assim porque acho mais divertido hehe. Acredito que a lateral esquerda talvez precisaria de um jogador melhor, Borges não rendeu o esperado na temporada e até perdeu a titularidade por alguns jogos.

Triplo-duplo é difícil, mas José Henrique e Wilson poderiam tentar, o campeonato catarinense é longo hehehe. Eu diria que a fase de grupos veio como uma surpresa, como disse pro ElPerro antes dessa atualização, depois que vi que 9 times se classificaram pra última, imaginava que cumprindo minha expectativa, conseguiria uma vaga, mas na pré-libertadores.

Pois então, são dois objetivos que tenho para o save, os quais neste final de temporada acabaram se conflitando. O primeiro que é de treinar um dos gigantes do futebol brasileiro e de ser campeão da libertadores (o que teria a possibilidade já na próxima temporada, afinal, so ganha quem disputa hahaha. Acho que esses seus questionamentos são bem interessantes e parte deles são os motivos das minhas dúvidas quanto ao futuro.
Obs.: Tomei os questionamentos como perguntas retóricas, por isso não as respondi diretamente.

Valeu pelo comentário!

2 horas atrás, Bega Gomes disse:

Grande atualização, div. Olha, vc tem que saber o que vc almeja no FM. Se quiser manter o momento tranquilo e de vitórias fica na Chape, se quiser desafio, pelo menos no início da caminhada, vai pro Cruzeiro. Agora, escolhendo o Cruzeiro, estarás preparado para ver a Chape na Liberta do sofá?

Cara, não precisa demorar tanto pra trazer uma nova atualização, kkk. Diminui esse tempo de pesquisa aí, hehe.

Bom, respondi à enquete e posso dizer que minha resposta foi mais pela história do que pelo que acho melhor para o jogador "div".

E aí, Bega.

Ficou longa mesmo hahaha. Brincadeira. Valeu! São pontos interessantes, em relação ao desafio no começo e tal. Quanto a ver a Chape do sofá, imagino que sim, mas só saberia na hora haha.

Hahaha, valeu pelo entusiasmo com a história. Quero dar tempo para quem acompanha e talvez não tenha tanta disponibilidade para entrar aqui ter oportunidade de votar também. Além de dar uma pequena pausa no jogo e focar em outras coisas de vez em quando é bom também. E, claro, para gerar o suspense hehehe.

Agradeço pelo voto e pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png 

Cap-tulo-B-nus.png

 

Observação:

Este capítulo trará uma longa demonstração (é o capítulo mais longo até o momento) do que aconteceu de relevante no save fora da carreira de André Bittencourt (não faria muito sentido fazer uma recapitulação do que aconteceu na carreira dele nesse momento). É trazido a título de curiosidade mesmo, pois gosto muito de analisar e ver como as coisas acontecem na simulação. Então, inspirado no que fizeram recentemente o @ggpofm e o @ElPerroMG, trago os campeões dos principais torneios e curiosidades destes 7 anos. Para esclarecer: como o futuro de André ainda está em aberto, eu criei dois saves, um onde aceitava a proposta do Cruzeiro e um onde recusava. Adiantei um pouco o que recusava a proposta para poder jogar até a virada do ano e ter os vencedores do prêmio de melhor do mundo de 2025, mas duvido que mudarão os escolhidos caso o Cruzeiro seja o destino e eu jogue lá o final de 2025. Se acontecer, atualizo aqui e informo na primeira atualização após a escolha. Por ainda constar que estou na Chape, algumas imagens apresentarão cor diferenciada no nome da Chapecoense.

***

Enquanto procurava pelo diário nº 02 de seu pai sem, contudo, ter muito sucesso enquanto revirava caixas e caixas, Edu encontrou um outro caderno, intitulado “Memórias daquilo que não vivi”. Curioso pelo nome, resolveu dar uma lida rapidinha.

***

1º de janeiro de 2026

O número 7 sempre teve uma mística interessante para a humanidade. Na Bíblia cristã, o mundo foi criado em 7 dias. Ainda na mesma Bíblia, são 7 os pecados capitais. As maravilhas do mundo, quem diria, são 7. Se pegarmos os números anteriores ao 7 (1 a 6) e somarmos os opostos (1+6, 2+5 e 3+4), o resultado será 7. Estudos dizem também que 7 é o número mais provável a aparecer como resposta naquela brincadeira de se pensar em um número de 0 a 10. E adivinha quantas vezes mencionei o número apenas nesse parágrafo.

Qualquer que seja a razão que faça o número ser tão atrativo, o 7 invariavelmente aparece nas histórias e nos mitos.

No futebol, o nº 7 também é um número cercado de alguma mística. Por exemplo, sempre me perguntei se aquela semifinal de Copa do Mundo tivesse sido 6x0 ao invés de 7x1, se teria a mesma repercussão tantos anos depois, se viraria o meme que foi por tanto tempo. Grandes jogadores vestiram a camisa 7 também, o primeiro grande nome talvez tenha sido Garrincha. Polêmico à sua época, alguns diziam ser melhor que aquele camisa 10, que jogava na mesma seleção. Outro camisa 7 que alguns dizem ser melhor que o camisa 10 de seu tempo, é Cristiano Ronaldo, que levou o nº para sua marca pessoal (CR7). E muitos outros jogadores emblemáticos vestiram esse nº, como Cantona, Beckham e Renato Portaluppi. Cruyff vestia a 14, que nada mais é que o dobro de 7.

Por isso, com 7 anos de estrada no futebol, acho que é hora de olhar para trás e ver o que se passou no mundo da bola fora da minha bolha.

 

Brasil

Meus Ex-Clubes

Sei que acabei de escrever que falaria sobre o futebol fora da minha bolha, mas acho importante registrar resumidamente como ficaram os clubes que treinei depois que saí. Quando saí do Operário de Mafra, deixei o time recém promovido para a 1ª divisão estadual e para a Série D de 2021. Infelizmente o time não seguiu o caminho que pavimentei e caíram nas duas competições. No Campeonato Catarinense, caíram fazendo uma péssima campanha de 0 vitórias, 4 empates e 14 derrotas. Na 2ª divisão do estadual, o ano que ficaram mais próximos de voltar à elite foi em 2022, no ano após a queda, onde ficaram a 3 pontos do acesso. Depois, sempre fizeram campanhas de meio de tabela. No campeonato nacional, disputaram a Série D em 2021, e com mais uma péssima campanha, de 1 vitória, 1 empate e 12 derrotas, voltaram à divisão Regional. Nesses 4 anos desde que regressou à divisão Regional, o Operário teve altos e baixos: Em 2022 e 2023 fez campanha de meio de tabela, em 2024 se classificou para a próxima fase, mas falhou no acesso ao ser derrotado pelo Confiança (SE). Já em 2025, foi o ano mais difícil. Com apenas 10 pontos, escapou por muito pouco do rebaixamento à divisão inferior, que sequer tem campeonato em andamento. Vida dura do Operário.

O Democrata GV não faz tanto tempo que saí e compartilhamos a mesma divisão ano passado, mas coisas aconteceram. No Campeonato Mineiro se classificaram para o mata-mata nos dois anos, sendo eliminados nos dois anos nas quartas de final. Em 2024 para o Cruzeiro (novamente) e em 2025 nos pênaltis para o Galo. Na Série B, em 2024, enquanto eu treinava a Chape, eles permaneceram na divisão e achei que permanecer nesta primeira temporada na Série B poderia ajudar nas seguintes, mas nada disso. O time foi rebaixado no último lugar em 2025 e jogará a Série C este ano.

Infelizmente parece que não conseguem dar continuidade aos meus trabalhos.

 Série Regional

Disputei a Série Regional em 2019 e 2020 pelo Operário de Mafra e por ser uma divisão muito baixa, não há muitas curiosidades ou times tradicionais participando, a única curiosidade fica em relação aos campeões.

05-Campe-es-Regional.png

Campeões – Campeonato Brasileiro Divisão Regional

Um olhar atento nos campeões nota que até 2024, tivemos 6 campeões de 6 estados diferentes (Minas, São Paulo, Piauí, Amazonas, Maranhão e Goiás), o que mostra a diversidade da divisão, que também só deixou de contemplar times da região sul do país como campeões, embora tenham levado dois vices. A primeira repetição de estado campeão foi Minas, agora em 2025, quando o União Rondonópolis repetiu o feito do Guarani (MG). Outro destaque vai para o Anápolis, que chegou em duas finais em 4 anos. O lado negativo disso é que significa que foram rebaixados.

Times de divisões mais baixas costumam acolher jogadores veteranos e que tenham passagens em grandes clubes, mas que estejam longe do auge, e é o caso do vencedor do prêmio de melhor veterano deste ano, o goleiro Rafael, ex-Santos e Napoli, que jogou pelo Real Ariquemes.

 Série D

A Série D eu disputei com o Democrata GV em 2021 e 2022 e foi onde consegui meu primeiro título de expressão nacional (mesmo que de uma divisão inferior). E se na Série Regional havia uma grande diversidade de estados com vencedores, na Série D foi o oposto. Nesses últimos 7 anos, São Paulo levou o título 4 vezes, duas delas com o Santo André.

07-Campe-es-D.png

Campeões – Campeonato Brasileiro Série D

Novamente, sem muitos times que costumavam disputar a elite do futebol brasileiro, com exceção da Portuguesa, mas essa já está na draga há tempos e não vê luz no fim do túnel. O destaque fica para o treinador que ganhou o prêmio de melhor técnico um ano antes de mim: Naldo. O ex-zagueiro vem tendo uma carreira de técnico bastante interessante, começando como interino no Schalke e resolvendo voltar para o Brasil para se efetivar. No primeiro trabalho, no Santo André, teve um começo difícil com uma queda no Paulista, mas depois tomou forma seu trabalho e ele conquistou a Série D de 2021 e o paulista A2 em 2022, saindo para treinar o Oeste, onde foi rebaixado na Série A e ganhou o troféu do interior no campeonato Paulista. De lá saiu direto para o América MG, onde não teve grandes feitos e está desempregado pela primeira vez desde assumir o Santo André.

 Série C

A Série C foi uma divisão que passei voando. Joguei apenas em 2023, quando fui campeão com o Democrata GV. Mais uma vez não tivemos grandes surpresas entre os participantes, todos os times que disputaram a Série C nesse período são clubes que sobem e caem nas divisões do futebol brasileiro. O que acaba sendo interessante quando se analisa os campeões foi o tricampeonato dos mineiros, em 2022, 2023 e 2024.

09-Vencedores-C.png

Campeões – Campeonato Brasileiro Série C

Infelizmente, tal qual minha passagem pela Série C, são suas curiosidades, extremamente curtas. Nenhum técnico ou jogador se destaca.

 Série B

Na 2ª divisão do futebol nacional, treinei apenas em 2024, onde novamente consegui o título. E aqui costumamos ter mais surpresas. Dos chamados clubes grandes do Brasil, vez ou outra algum deles dá as caras na Série B e não foi diferente nesses últimos sete anos. Na verdade, foi levemente diferente do que estávamos acostumados. Normalmente esses times grandes quando caem sobem com o título, porém, a história mudou e nenhum deles conseguiu tal façanha.

10-Campe-es-B.png

Campeões – Campeonato Brasileiro Série B

Quando comecei minha carreira como treinador, o Cruzeiro estava na B, mas subiu logo em seguida. 2021 foi a vez do Atlético (MG) disputar a Série B, sendo o primeiro dos grandes a não voltar, ficando em 5º lugar, 2 pontos atrás do 4º. 2022 foi o ano do Fluminense se juntar ao Galo, mas foi só naquele ano. O Flu subiu em 2º lugar e o Galo ficou em 6º. 2023 não contou com nenhum dos outros tradicionais fora o Galo, que ficou em 8º. 2024, foi a vez do Cruzeiro dar um olá para seu rival e aparecer por um ano na B, subindo junto com a Chape, deixando o Atlético (MG) na B, em 10º. Por fim, em 2025, nenhum dos grandes, além do Galo, disputou a Série B. Continuando uma trajetória descendente, o Galo terminou apenas na 14ª posição. Para delírio dos Cruzeirenses, se continuar assim, a Série C é logo ali.

 Série A

Em 2025 disputei pela primeira vez a elite do futebol nacional e com uma campanha surpreendente, coloquei a Chape entre os 5 melhores times do Brasil neste ano. Apesar de ser a melhor campanha da história da Chape na 1ª divisão, não foi a campanha mais surpreendente nesses 7 anos. Mas vamos primeiros aos campeões.

12-Campe-es-A.png

Campeões – Campeonato Brasileiro Série A

Nos campeões, uma certa distribuição de títulos entre 4 clubes, com destaque para o Flamengo, que levou 3 títulos no período. Destaque também para a regularidade de São Paulo e Grêmio. Ambos os clubes terminaram no top-3 nas últimas 6 temporadas. O título são-paulino, portanto, demorou para vir.

Meu título simbólico de campanha mais surpreendente fica para o Coritiba, com o 3º lugar em 2019, talvez por isto Argel Fucks levou o prêmio de melhor treinador em 2019.

 Estaduais

Como já era de se esperar, pouquíssimas surpresas nos estaduais com times de mais renome o único título inesperado veio no campeonato pernambucano, com o título do Central em 2020, que ainda chegou em outras duas finais. De resto as únicas surpresas foram as ausências de títulos do Atlético (MG), que ficou 4 vezes em 2º lugar, e do Vasco, que foi vice duas vezes. De resto, todos os grandes levaram pelo menos um título.

 Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, o Grêmio igualou o Cruzeiro com 6 títulos como maiores vencedores, enquanto o Palmeiras agora aparece com 5. A grande surpresa fica por conta do Ceará, que levou o título em cima do Flamengo em 2021 e do Bahia que chegou na final este ano.

14-Campe-es-Cd-B.png

Campeões – Copa do Brasil

 Quadros de Honra

Hoje em dia um site vinculado à FIFA chamado Football Hall of Fame faz um trabalho impressionante no registro de dados de técnicos em competições do mundo todo e é possível separar por nacionalidade e por títulos dentro do país, entre outros. Deve dar trabalho fazer isso, mas é interessante para vermos novos técnicos de ponta surgindo.

17-Quadro-de-Honra-Brasileiros.png

Quadro de Honra – Nacionalidade: Brasileira

Do Top-10, apenas dois treinadores em atividade:

  • Enderson Moreira, que assumiu o São Paulo em agosto de 2019 e continua lá até hoje. Em 2019 ganhou o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste pelo Bahia, antes de assumir o tricolor. No São Paulo, ganhou 1 Série A, 2 Libertadores, 1 Mundial de Clubes, 2 estaduais e 2 recopas;
  • Ney Franco, hoje no Boca Juniors, estava no Goiás em 2019. Saiu em outubro de 19 sem títulos, indo para o Grêmio, onde ganhou 1 Série A, 1 Sul-Americana, 1 Copa do Brasil, 2 gauchões e 1 recopa gaúcha, saindo em maio de 2023 para seu time atual. No Boca ganhou 2 vezes a primeira divisão, uma supercopa argentina e uma copa da argentina.

Já dentro do país, onde contam apenas títulos nacionais ou estaduais, Enderson nem aparece entre os 10 e Ney Franco fica em 10º.

18-Quadro-de-Honra-Brasil.png

Quadro de Honra – País: Brasil

Além do Ney Franco, apenas mais um treinador em atividade aparece no top 10:

  • Mano Menezes ficou no Cruzeiro até agosto de 2021, tendo ganho apenas dois campeonatos mineiros, únicos títulos nesse período. Em 2021 foi para o Vasco, onde ficou até outubro de 2023. Na véspera de natal de 2024, mudou-se para a Europa, para dirigir o Portimonense, ficando até outubro de 2025, quando saiu para dirigir o Millwall, onde permanece até agora.

Eu? Vish, falta muito feijão pra entrar nessas listas.

Ainda quero escrever aqui sobre o período para os principais clubes brasileiros, mas antes quero falar sobre outras competições.

 

 América do Sul

Libertadores

A Libertadores continua marcada pelo predomínio de Argentinos e Brasileiros, 4 títulos para os Hermanos, 3 títulos para os brasileiros. Inclusive, não houve sequer um finalista que não fosse argentino ou brasileiro.

19-Campe-es-Libertadores.png

Campeões – Copa Libertadores da América

Outro fato que chama atenção nas finais foi de que 5 dessas 7 finais colocaram times de mesmo país para decidir o campeão, sendo que os brasileiros só conquistaram títulos quando enfrentaram outros brasileiros. Fora de sua bolha, os brasileiros sucumbiram para os argentinos.

Em termos de curiosidade, temos que Potker foi o melhor jogador em 2019 e Carlos em 2022. Imagino que pelo Potker nem o colorado mais fanático esperaria.

Se falarmos em campanhas surpreendentes, podemos considerar 2019 um ano incrível para o futebol brasileiro, onde os 4 semifinalistas eram brasileiros, inclusive um Atlético (MG) antes da crise.

 Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana costuma dar mais chances para zebras e foi isso que aconteceu nos últimos anos. Talleres levando duas vezes e Ceará ganhando seu primeiro título continental, sob o comando de Adílson Batista, no mesmo ano em que foi rebaixado à Série B, são exemplos.

22-Campe-es-Sul-Americana.png

Campeões – Copa Sul-Americana

 Quadro de Honra

O Quadro de Honra para o continente sul-americano está, evidentemente, repleto de brasileiros e argentinos, com o “pofexô” encabeçando a lista.

23-Quadro-de-Honra-Am-rica.png

Quadro de Honra – Continente: América do Sul

Outro detalhe que é interessante é o de que são poucos os treinadores na lista que ainda estão ativos: Gustavo Alfaro treina a seleção do Chile, Ariel Rolan treina a seleção da Argentina, Eduardo Berizzo mudou de continente e treina o Porto, Enderson Moreira treina o São Paulo desde agosto de 2019 e Ney Franco atualmente treina o Boca Juniors. A maior surpresa desse período foi a aposentadoria de Gallardo, o treinador mais promissor da América do Sul nos últimos anos treinou a seleção Argentina de 2019 a 2022 e decidiu pela aposentadoria naquele ano.

 

Europa

Dando uma pinceladinha rápida nos principais campeonatos europeus:

Alemanha

Na Bundesliga, quase sem novidades. Bayern de Munique ganhou 6 dos 7 campeonatos, mas o destaque mesmo vai para o 1º título da história do Bayer Leverkusen, que finalmente levou uma Bundesliga.

25-Alemanha.png

Campeões - Bundesliga

 Espanha

Na La Liga outra hegemonia, com o Barcelona do astro Mbappé ganhando os últimos 6 títulos, deixando apenas um para o Atlético, enquanto o Top-3 sempre foi o mesmo com esses dois e o Real Madrid.

26-Espanha.png

Campeões – La Liga

 França

Na Ligue 1, mais diversidade, 3 campeões diferentes! Com o PSG ganhando 5 títulos, sobrou um para o Mônaco e um para o Lyon.

27-Fran-a.png

Campeões – Ligue 1

 Inglaterra

A Premier League costuma revezar mais os campeões, mas não se pode dizer que foi assim, United com 4, Liverpool com 2 e Arsenal com 1 título, fazem a PL ter apenas 3 campeões no período.

28-Inglaterra.png

Campeões – Premier League

 Itália

Na Série A, o Milan finalmente saiu da seca este ano e levou o Scudetto. Entretanto, a Juve continua soberana com 5 dos 7 títulos. A Napoli também aparece entre os campeões.

29-It-lia.png

Campeões – Série A

 Portugal

Na Liga NOS, assim como a La Liga, é muito difícil vermos mudança no Top-3. Mas diferente dos vizinhos, os portugueses tiveram três inserções no top-3. Em 2019/20, o Braga entrou na lista em 2º e em 3º no ano seguinte. Em 2023/2024 um surpreendente Nacional da Madeira garantiu a 3ª posição, sendo, possivelmente, a única verdadeira zebra em todos esses campeonatos nacionais. Além disso, o Sporting saiu da fila depois de 24 anos.

30-Portugal.png

Campeões – Liga NOS

 Europa League

Na 2ª competição de clubes mais importante da Europa os campeões tendem a ser variados. Acredito que as surpresas ficam por conta do vice-campeonato do Athletic Bilbao e do título do Real Madrid, este porque significa que caíram na fase de grupos da Champions League.

31-Campe-es-Europa-League.png

Campeões – Europa League

 Champions League

E na competição mais visada da Europa, tivemos, por incrível que pareça, uma variedade maior de campeões do que na Libertadores, com City e PSG finalmente saindo da fila

32-Campe-es-UCL.png

Campeões – Champions League

 

Mundo

Mundial de Clubes da FIFA

No mundial de clubes, o São Paulo conseguiu ir do inferno em sua primeira participação para o céu na segunda.

33-Campe-es-Mundial-de-Clubes.png

Campeões – Mundial de Clubes

Em 2019, o São Paulo disputou o mundial como campeão da Libertadores, porém sucumbiu para o Sundowns, da África do Sul, na semifinal, deixando de ir para a final. A glória, porém, veio em 2023, quando ganhou do PSG de Neymar na final. Destaque para o bicampeonato seguido do River Plate sob comando de Eduardo Berizzo (destaque para o atual treinador), que sucedeu à altura de Gallardo. Destaque, também, para o Cruz Azul em 2021 que, pela primeira vez, deixou um europeu de fora da final.

Um detalhe também é que em 2022 não houve a competição em razão da Copa do Mundo.

 Melhor jogador do Mundo

Depois da “Era Cristiano Ronaldo-Messi”, hoje vivemos uma “Era Mbappé”, que ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo nos últimos 5 anos.

35-Melhor-Jogador.png

Vencedores – Melhor Jogador do Mundo

 Quadro de Honra

É claro que se o Football Hall of Fame faz um quadro de honra apenas com treinadores que treinaram no Brasil, também faz um quadro de honra do futebol mundial.

54-Quadro-de-Honra-Mundo.png

Quadro de Honra – Mundial

Aqui, destaques logo nas primeiras posições, com Alex Ferguson, mesmo aposentado há tanto tempo, aparecendo em 1º. Mourinho segue atrás do escocês e Guardiola fica em 3º lugar. Mourinho, hoje no Monaco, percorreu a Europa nesses sete anos, passando por City, Napoli e PSG, além do próprio Monaco. Nesse período ganhou duas Ligas dos Campeões (uma com City e uma com PSG, conseguindo o 1º troféu de cada um desses times), apenas uma liga nacional, duas copas nacionais e algumas supercopas. Guardiola saiu do City (dando lugar ao Mourinho e perdendo essa na rivalidade com o português, com o último, como disse, tendo dado a UCL para os Citzens) e foi para o Arsenal, onde está até hoje. Lá, ganhou apenas uma Premier League e uma Supercopa, sendo seu período mais infértil da carreira.

Dos técnicos no Top-20 que ainda estão em atividade, além de Mourinho e Guardiola, temos:

  • Ancelotti está no Atletico de Madrid. O treinador ficou na Napoli até 2023, saindo direto para o clube de Madrid. Ganhou apenas uma Serie A e duas Copas da Itália de relevante;
  • Zidane treina a Juventus. Ele assumiu o Liverpool em 2020 e ganhou 1 UCL, 1 Europa League e 1 Premier League. Em 2025 foi para a Juve, sem títulos por enquanto, obviamente;
  • Diego Simeone hoje está no Man. United. No Atletico ganhou 1 UCL, 1 Mundial de Clubes, 1 La Liga e 3 Copa do Rey. No United ganhou 2 Premier League;
  • Allegri é o atual treinador do City. Saiu da Juve em 2023 direto para o City. Nesse tempo, ganhou 4 Serie A e 1 Copa da Italia com a Juve; 1 UCL, 1 Mundial de Clubes e 1 Copa da Inglaterra no City;
  • Unai Emery é o treinador do Barcelona. Saiu do Arsenal, sem títulos, em 2019 e logo foi para o Barça. Ganhou 6 La Liga e algumas supercopas;
  • Por fim, Jurgen Klopp está no Bayern Munchen. Saiu do Liverpool em 2020, ganhando apenas uma Premier League. Continuou mais um ano na Inglaterra, treinando o Tottenham, sem títulos, contudo. Em 2021 assumiu o Bayern e ganhou 1 UCL, 1 Mundial de Clubes, 4 Bundesliga, 1 Copa da Alemanha e algumas Supercopas.

 

Futebol de Seleções

Seleção Brasileira

A seleção brasileira teve algumas escolhas no mínimo curiosas como treinador. Após Tite anunciar sua aposentadoria, em 2019, a Seleção escolheu Tiago Nunes para sucedê-lo, estendendo a hegemonia gaúcha no comando da canarinho (desde Dunga em 2006, passando por Mano, Felipão, Dunga novamente e Tite). Uma hegemonia, porém, sem o maior título (o único que importa para a torcida brasileira, diria eu) de seleções. Assim, a hegemonia foi quebrada após a Copa do Mundo de 2022, quando Tiago Nunes se aposentou e a seleção escolheu Jair Ventura, que treinava o Flamengo à época, para o comando da seleção, permanecendo com ele até hoje.

15-Treinadores-Sele-o.png

Treinadores da Seleção Brasileira

Hoje em dia, com Neymar já pra lá dos 30, o grande craque da seleção, de acordo com a imprensa, é Bocão, jovem revelado pelo Flamengo, que joga no Barcelona. Quem sou eu pra discordar, mas acho que tem jogadores melhores à disposição da Seleção.

 Copa América

Na Copa América foi onde a Argentina saiu da fila, ganhando o torneio em 2019 em cima do Brasil. Em 2024, foi a vez do Brasil dar o troco e ganhar da Argentina na final.

36-Campe-es-Copa-Am-rica.png

Campeões – Copa América

 Eurocopa

Na Euro, a Croácia continuou a boa campanha da Copa de 2018 e levou a taça em 2020, com a Rússia surpreendendo na 2ª colocação. Depois, voltando à tradicionalidade, foi a vez da Alemanha repetir um troféu que não vinha desde 1996.

37-Campe-es-Eurocopa.png

Campeões - Eurocopa

 Copa do Mundo

Ah, a Copa do Mundo, o grande evento do futebol mundial, onde os olhos do mundo se voltam para a competição. Este ano tem de novo, mas vou relembrar como foi 2022. Uma Copa memorável.

Tudo começou ainda no sorteio. Bolinhas foram sendo sorteadas e os grupos formados. Cada país cuida mais dos adversários de seu grupo e para o Brasil o sorteio reservou Itália, Áustria e Coreia do Sul. Apesar do clássico Brasil x Itália já na fase de grupos, não foi esse o jogo que chamou atenção. As atenções foram voltadas, com razão, para o Grupo E, que colocava Jamaica, Nigéria, Argentina e Portugal. É evidente que o confronto entre Messi x Cristiano Ronaldo tomou as manchetes por dias a fio, com projeções de quem jogaria melhor, quem faria gol, etc. O jogo foi válido pela 3ª rodada e os dois times estavam classificados com 6 pontos. Logo, a vitória decidiria o 1º lugar. Confesso que não lembro muito bem como foi o jogo, mas lembro que no duelo individual, Cristiano Ronaldo decidiu para Portugal, levando a melhor sobre Messi naquela que foi a última Copa dos dois.

38-Port-x-Arg.png

Portugal x Argentina

O Brasil na Copa? Um fiasco, talvez o maior da Seleção na história das Copas, com 2 empates e uma derrota, fazendo um mísero golzinho e levando dois, a seleção ficou em último no grupo e foi eliminada. E olha que achavam difícil superar 2014. A situação ficou tão complicada que culminou na aposentadoria de Tiago Nunes.

E numa Copa que nos presenteou com CR7 x Messi e com um incrível fracasso brasileiro, não poderia ter um final normal, não é mesmo? As fases foram passando e quando as semifinais foram definidas para serem Itália x Dinamarca e Alemanha x Ucrânia, todos os apostadores já se preparavam para ver quem seria o próximo pentacampeão. Só esqueceram de avisar os adversários de Itália e Alemanha. Nos Pênaltis a Dinamarca passou pela Itália e com 1x0 a Ucrânia despachou a Alemanha. Uma final completamente inesperada, que não poderia ser decidida de outra forma senão nos pênaltis. E nas penalidades máximas, deu Dinamarca. A mais nova campeã mundial (chora Holanda).

40-Copa-2022.png

Copa do Mundo de 2022

Como já falei, este ano tem outra Copa, pela 3ª vez no México e agora com mudança no regulamento, com 48 seleções, divididas em 16 grupos de 3 times, onde os 2 melhores passam para os 16 avos de final.

 

Os 12 grandes

Há alguma discussão sobre quantos clubes grandes realmente existem no Brasil. Alguns acham que não temos apenas os 2 gaúchos, os 2 mineiros, os 4 cariocas e os 4 paulistas, devendo incluir os campeões brasileiros, como Bahia, Coritiba, Guarani, etc. Outros, acham que o grupo deveria, na verdade, ser mais seleto, devendo-se colocar nesse patamar apenas aqueles que efetivamente disputam regularmente os títulos grandes. Não atrever-me-ei a adentrar nessa discussão, utilizando o conceito convencional de que temos 12 grandes (os já citados). Assim, acho interessante dar uma pincelada aqui sobre como foi esse período nesses 12 clubes.

Atlético (MG)

O Galo depois da semifinal de libertadores em 2019 entrou numa draga danada e vem piorando a cada ano. Não ganhou título algum no período e está no seu 7º treinador definitivo, o ex-lateral, Apodi.

Botafogo

O Botafogo segue sua sina de não ter uma era vitoriosa desde os anos 60, tendo arrecadado apenas alguns títulos estaduais e sem grandes campanhas nos torneios que disputou. Embora não tenha muito sucesso esportivo, Felipe Conceição permanece como treinador desde 14/10/2021.

Corinthians

O Timão foi treinado pelo argentino Gustavo Alfaro e pelo ex-meia Lúcio Flávio, que jogou no Botafogo. Hoje é treinado por Pepinho, que teve uma carreira meteórica deixando a preparação física do time sub-20 do Vitória para assumir o posto de treinador, de lá indo para o Inter e agora assumindo o Corinthians. Em termos de conquistas, uma sul-americana e dois estaduais, além de ser o atual bi-vice-campeão da Libertadores.

Cruzeiro

O Cruzeiro foi um dos que caiu no período, mas mesmo com os anos na B, dominou o estadual de Minas Gerais. E só, sem grandes conquistas para a Raposa até o momento.

Flamengo

O Flamengo fez grandes campanhas no Brasileirão, levando o título 3 vezes, além de 4 estaduais, mas ficou nisso, sem glórias em terras estrangeiras. Hoje é treinado pelo ex-goleiro Marcelo Lomba.

Fluminense

O Fluminense foi outro que caiu, mas voltou em seguida. Sem campanhas relevantes no período, é treinado por Eduardo Coudet desde o final de 2024, ainda teve no comando o ex-zagueiro Henrique e, por alguns dias, Marquinhos Gabriel como interino.

Grêmio

O Grêmio foi um dos times mais vitoriosos do período ganhando todos os títulos possíveis, exceto o Mundial de Clubes, quando perdeu para o Bayern nos pênaltis. Também foi um dos times que menos trocou de treinador, tendo apenas Renato Portaluppi, Ney Franco e Fabio Carille no comando. Registrou também uma das maiores compras do futebol brasileiro no período, adquirindo Bernard “Alegria nas Pernas” por mais de R$ 100M.

Internacional

O Inter, é verdade, ganhou mais estaduais que o Grêmio no período, mas fora isso e os dois títulos na Copa do Brasil, pouco fez em termos nacionais e internacionais. Sendo comandado por Henrique, ex-treinador do Fluminense, o time vem fazendo campanhas medianas no campeonato brasileiro.

Palmeiras

Atual vice-campeão brasileiro, o Palmeiras é comandado pelo argentino Carlos Ranelli. Nesse período conquistou um brasileirão e duas copas do Brasil. Protagonizou a maior compra do futebol brasileiro no período ao adquirir Tetê por R$ 139M.

Santos

O Santos tem em Daniel Paulista um dos trabalhos mais longevos do futebol brasileiro, com mais de 5 anos seguidos, mas que parecem não levar a nada, tendo ganho apenas uma Copa do Brasil.

São Paulo

O clube mais vitorioso do futebol brasileiro nesses 7 anos é o São Paulo. Depois de alguns anos sem títulos, voltaram com 2 libertadores, 2 recopas, um brasileirão e um mundial de clubes. Tudo sob a tutela de Enderson Moreira, que está há mais de 6 anos no cargo.

Vasco

O Vasco só não está pior que o Atlético (MG). Junto com o Galo foram os únicos times que não conquistaram títulos no período, nem estadual. Hoje treinados por Ramon Menezes, os vascaínos conseguiram uma boa posição no campeonato brasileiro do ano passado e a única grande campanha nos últimos anos foi na sul-americana de 2022, quando perderam a final para o Talleres.

58-Resumo.png

Resumo dos títulos por clube

Acho que é isso, gastei um pouco de tempo preparando isso, mas acho que ficou como eu queria. Quem sabe não transformo isso em algo regular a cada 7 anos?

***

- Interessante. – Pensou Edu. – Mas não entendo por que se dar ao trabalho de anotar tudo aqui, essas informações estão todas na internet.

- OI?? – Falou Marina, voltando à garagem.

- Nada não, tava pensando alto. – Respondeu Edu.

- Não gostou do chá? – Perguntou Marina ao ver a caneca intocada.

- Ah, desculpa. Nem vi que tu tinha colocado ele ali, nem precisa se dar o trabalho de aquecer. Se tu não te importar, vou levar essas caixas comigo pra ver se encontro esse livro.

- Claro que não me importo. Ele era seu pai.

Edu carregou o carro com as caixas dos livros de André e precisou de algumas “viagens” entre o carro e o quarto para subir com tudo. Chegando finalmente no quarto com a última caixa, Edu pensou alto novamente:

- Tá, agora... cadê a porcaria do diário nº 02

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, div said:

Para delírio dos Cruzeirenses, se continuar assim, a Série C é logo ali.

Frases que ganham outro sentido se aplicadas à vida real.

 

Mano Menezes no Milwall é curioso.

Esse predomínio brasileiro/argentino na Libertadores é bem comum no FM. Claro que na vida real brasileiros e argentinos também tem bem mais títulos, mas acontecem bem mais finais com equipes de outros países. É algo que o jogo não consegue reproduzir direito.

O Bayer Leverkusen também é segunda força alemã no meu save. E já vi em outros. Acho curioso que no FM o time quase sempre vai melhor do que na vida real.

Já o Grêmio é o Bayer Leverkusen do Brasil. Todo save parece que o time vai bem e ganha um monte de coisa. Quem me dera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral, acho que ficou dentro do normal os resultados dos campeonatos/time ao longo desses 7 anos, tirando uma outra surpresa durante ano "x". No Brasileirão, teve três times que ao longo desses anos se destacaram e "trocaram" de posições durante os Brasileiros, situação do Cruzeiro está bem complicada, pelo jeito "os caras" conseguiram "acabar" com o clube mesmo . Na Liberta, acredito que ocorreu dentro de normalidade, apesar da "sina" dos Brasileiros contra os Argentinos. Nas competições Europeias, tirando a Champions e a Liga Europa, nas competições nacionais, os clubes mais tradicionais seguem dominando em seus respectivos países, sendo o Real uma das exceções(apesar do título da Liga Europa). Tomara que o Milan esteja voltando a ser aquele Milan de décadas passadas, que batia de frente com outros gigantes europeus(apesar que as campanha da equipe ao longo desses 7 anos não foram ruins)). 

Na Copa Do Mundo, o Brasil decepcionou bastante, mas as outras seleções do continente também não ficam muito longe(até mesmo a Argentina não chegou ir muito longe na competição). Acho que quase ninguém apostaria que a final serie entre Dinamarca e Ucrânia, mas futebol é isso, uma caixa de surpresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaram algumas atualizações pelo caminho, e o André subiu bem de patamar: o começo foi um pouco claudicante mas o time encaixou, foi tendo resultados positivos e a 5ª colocação reflete bem o excelente trabalho que faz, com um time que sempre teve potencial (vide esse vice continental ali) mas que precisava de um nome ou outro para voltar bem a Série A.

É curioso como sai gol no Brasileirão do FM, vendo os seus 5 sofridos no jogo do Bahia e os 12 marcados contra o Ceará isso fica mais evidente. Joguei no Brasileirão uma vez nesse FM e me impressionou como os jogos são abertos, sinal inclusive que o investimento maior é em ataque porque é ali que se resolve.

Sobre a escolha, votei convicto na Chape. Entendo que tradição mexe com qualquer um, e imagino que esteja balançado, mas observando friamente, nesse save a Chapecoense está um degrau acima do Cruzeiro: foi campeã da B com o vice do Cruzeiro, tem o vice da Sula, está na Libertadores, fora o 7x2 da última temporada. Até pensando em sucesso, o caminho está muito mais fácil na Chapecoense do que no Cruzeiro, e meu voto vai muito nesse caminho. Além do mais, é bacana ver um time tão simpático como a Chape no caminho das glórias, e espero que o André permaneça por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que enfim o Lula resolveu largar a política e acabou indo pro futebol. Espero que em pouco tempo o Jair "Ventura" o passe heheh. 

Não sei se é bug do próprio jogo ou do MundiUp, mas desde o FM18 que eu percebo que treinadores quando acabam saindo da seleção, se aposentam. Claro que isso foge da realidade e fica até chato, mas acontece com certa frequência em diversos saves.

River e Cruzeiro ganhando títulos e Galo e Boca sem ganhar nada é bem comum, que continue dessa maneira. 

Chamou a atenção o Lyon batendo de frente com PSG e o Leverkusen com o Bayer, achei bem legal e tomara que outros times apareçam. 

Mano na PL é uma realidade, quero ver ele jogar no 550 contra o City. 

Legal demais o Ceará ganhando a Sulamericana, assim como aconteceu aqui no save. Ver os times nordestinos se dando bem é bem legal. 

Grêmio vindo bem nacionalmente falando, quem sabe não pinta uma proposta do tricolor gaúcho no futuro? Por agora tô torcendo pra que vença a libertadores pelo Cru hahh.

Que Copa do Mundo é essa?  Dinamáquina esta de volta, bela campanha, digasidipassagi. 

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar essa informações do seu save. Gostei que os argentinos estão vencendo bastante na Libertadores. Vai ser um desafio quando chegar lá.

Aqui, o Jair Ventura também assumiu a Seleção. Imagina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2020 em 14:24, Danut disse:

Frases que ganham outro sentido se aplicadas à vida real.

 

Mano Menezes no Milwall é curioso.

Esse predomínio brasileiro/argentino na Libertadores é bem comum no FM. Claro que na vida real brasileiros e argentinos também tem bem mais títulos, mas acontecem bem mais finais com equipes de outros países. É algo que o jogo não consegue reproduzir direito.

O Bayer Leverkusen também é segunda força alemã no meu save. E já vi em outros. Acho curioso que no FM o time quase sempre vai melhor do que na vida real.

Já o Grêmio é o Bayer Leverkusen do Brasil. Todo save parece que o time vai bem e ganha um monte de coisa. Quem me dera.

 

E aí, Danut.

Hahahaha, pior que não tinha me ligado nisso, é verdade.

Não é só curioso por ele ter dado o salto para a Europa (que, salvo engano, ele já manifestou interesse), mas por ser no Milwall. Um tanto aleatório, eu diria hehe.

Sim, e olha que pelo menos tem argentinos ganhando a Libertadores, muitas vezes ficam só brasileiros na disputa. Provavelmente esse predomínio também tem a ver com o fato de eu ter carregado apenas Uruguai e Argentina na América do Sul. Mas, a gente tem que trabalhar com o que tem hehe.

Quanto ao Bayer Leverkusen, não tinha notado em outros saves meus, normalmente é o Borussia, mas acho legal que eles consigam aparecer bem, me surpreendi muito quando descobri que eles não tinham Bundesliga (e não faz muito tempo que descobri isso haha).

Já quanto ao Grêmio... começou a crescer quando um certo treinador saiu. Mas acho que isso deve ser só coisa da minha cabeça haha. E é fato, o Grêmio no FM sempre faz a rapa.

Quem me dera. [2]

Valeu pelo comentário!

Em 29/10/2020 em 20:49, IgorRod1991 disse:

No geral, acho que ficou dentro do normal os resultados dos campeonatos/time ao longo desses 7 anos, tirando uma outra surpresa durante ano "x". No Brasileirão, teve três times que ao longo desses anos se destacaram e "trocaram" de posições durante os Brasileiros, situação do Cruzeiro está bem complicada, pelo jeito "os caras" conseguiram "acabar" com o clube mesmo . Na Liberta, acredito que ocorreu dentro de normalidade, apesar da "sina" dos Brasileiros contra os Argentinos. Nas competições Europeias, tirando a Champions e a Liga Europa, nas competições nacionais, os clubes mais tradicionais seguem dominando em seus respectivos países, sendo o Real uma das exceções(apesar do título da Liga Europa). Tomara que o Milan esteja voltando a ser aquele Milan de décadas passadas, que batia de frente com outros gigantes europeus(apesar que as campanha da equipe ao longo desses 7 anos não foram ruins)). 

Na Copa Do Mundo, o Brasil decepcionou bastante, mas as outras seleções do continente também não ficam muito longe(até mesmo a Argentina não chegou ir muito longe na competição). Acho que quase ninguém apostaria que a final serie entre Dinamarca e Ucrânia, mas futebol é isso, uma caixa de surpresas.

E aí, Igor. Seja bem-vindo.

De fato, não tivemos muitas surpresas por enquanto, minha expectativa é que na próxima retrospectiva comecem a aparecer algumas zebras. O Brasileirão no FM quase sempre vira uma versão dos campeonatos Europeus, com poucos times se revezando nas primeiras posições, algo que não acontece na vida real (talvez pelo jogo não conseguir emular a incompetência - pra não dizer outra coisa - de alguns dirigentes haha). Eu diria que o torcedor cruzeirense deve estar meio anestesiado com a fase do Galo, então os poucos títulos, em comparação com os rivais, já são muita coisa.

Na libertadores, a sorte entre brasileiros e argentino parece algo cíclico. Na primeira década do século XXI, argentinos ganharam todas as finais envolvendo times dos dois países, na década seguinte, foi a vez dos brasileiros darem o troco. Agora, no save, é a vez dos argentinos. A Europa vai seguindo com o predomínio de alguns times nos países. Também gostei de ver o Milan fazendo boas campanhas. Um clube do tamanho deles não pode ficar tanto tempo na seca.

A Copa do Mundo foi algo que me surpreendeu quando estava fazendo a atualização. A única coisa que eu sabia da Copa foi o confronto entre Messi e CR7 pois apareceu alguma notícia sobre o jogo na aba de notícias enquanto estava jogando. O resto da Copa só fui ver agora e eu diria que, fora o desastre da participação do Brasil, deve ter sido uma Copa bem interessante.

Valeu pelo comentário!

Em 29/10/2020 em 23:13, Peepe disse:

Ficaram algumas atualizações pelo caminho, e o André subiu bem de patamar: o começo foi um pouco claudicante mas o time encaixou, foi tendo resultados positivos e a 5ª colocação reflete bem o excelente trabalho que faz, com um time que sempre teve potencial (vide esse vice continental ali) mas que precisava de um nome ou outro para voltar bem a Série A.

É curioso como sai gol no Brasileirão do FM, vendo os seus 5 sofridos no jogo do Bahia e os 12 marcados contra o Ceará isso fica mais evidente. Joguei no Brasileirão uma vez nesse FM e me impressionou como os jogos são abertos, sinal inclusive que o investimento maior é em ataque porque é ali que se resolve.

Sobre a escolha, votei convicto na Chape. Entendo que tradição mexe com qualquer um, e imagino que esteja balançado, mas observando friamente, nesse save a Chapecoense está um degrau acima do Cruzeiro: foi campeã da B com o vice do Cruzeiro, tem o vice da Sula, está na Libertadores, fora o 7x2 da última temporada. Até pensando em sucesso, o caminho está muito mais fácil na Chapecoense do que no Cruzeiro, e meu voto vai muito nesse caminho. Além do mais, é bacana ver um time tão simpático como a Chape no caminho das glórias, e espero que o André permaneça por lá.

E aí, Peepe.

O brasileirão foi muito bom mesmo. Se tivéssemos um começo um pouquinho melhor, talvez poderíamos ter conquistado um lugar no top-3, mas serviu de experiência pra fazer as mudanças necessárias pro time engrenar.

Realmente, são placares bem mais elásticos que o normal, mas isso é bom, ao meu ver. Inclusive porque gosto de jogar ofensivamente, então quanto mais abertos os times vem, melhor haha. E o investimento é bem maior no ataque sim. Além das contratações que eu destaquei na atualização, teve o Raniel, que o Flamengo contratou por quase R$ 80M e o Palmeiras também gastou bastante no ataque.

Agradeço o voto e por compartilhar as razões! Vamos ver se o caminho vai ser trilhado em verde ou em azul.

Valeu pelo comentário!

Em 30/10/2020 em 08:23, ElPerroMG disse:

Até que enfim o Lula resolveu largar a política e acabou indo pro futebol. Espero que em pouco tempo o Jair "Ventura" o passe heheh. 

Não sei se é bug do próprio jogo ou do MundiUp, mas desde o FM18 que eu percebo que treinadores quando acabam saindo da seleção, se aposentam. Claro que isso foge da realidade e fica até chato, mas acontece com certa frequência em diversos saves.

River e Cruzeiro ganhando títulos e Galo e Boca sem ganhar nada é bem comum, que continue dessa maneira. 

Chamou a atenção o Lyon batendo de frente com PSG e o Leverkusen com o Bayer, achei bem legal e tomara que outros times apareçam. 

Mano na PL é uma realidade, quero ver ele jogar no 550 contra o City. 

Legal demais o Ceará ganhando a Sulamericana, assim como aconteceu aqui no save. Ver os times nordestinos se dando bem é bem legal. 

Grêmio vindo bem nacionalmente falando, quem sabe não pinta uma proposta do tricolor gaúcho no futuro? Por agora tô torcendo pra que vença a libertadores pelo Cru hahh.

Que Copa do Mundo é essa?  Dinamáquina esta de volta, bela campanha, digasidipassagi. 

Boa sorte na sequência!!

E aí ElPerro.

Hahaha.

Pois é, eu não tnha percebido isso, mas agora que tu falou faz sentido, acontecendo com Tite, Tiago Nunes e Gallardo. Acho que Tiago Nunes (apesar do fiasco na copa) e, principalmente, o Gallardo, tinham bastante lenha pra queimar ainda. O argentino, pelo que vejo nos outros saves, costuma fazer bastante sucesso nos clubes.

Quanto ao Galo posso dizer que está na seca, mas o Boca foi tricampeão nacional (ou bicampeão, não me lembro exatamente agora), só não tem levado muita sorte nas competições continentais.

Pois é, espero que comecem a aparecer mais esses times pra desbancar os gigantes (já que na vida real vai ser difícil haha).

Pro Mano jogar na PL primeiro precisa subir com o Milwall (ou trocar de time), mas seria algo memorável um confronto entre Mano e Guardiola (no Arsenal).

Sobre o Ceará, seria melhor se não fosse no ano do rebaixamento hahaha. Mas em 2025 os times nordestinos tiveram bastante sucesso nas copas, o já citado Ceará e o Bahia na final da CdB.

Vamos ver se não aparece uma oportunidade no Grêmio, mas aí eu teria que torcer contra, porque o Carille hoje é intocável por lá.

Dinamarca mostrando pra Holanda como é que se faz haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

18 horas atrás, ggpofm disse:

Obrigado por compartilhar essa informações do seu save. Gostei que os argentinos estão vencendo bastante na Libertadores. Vai ser um desafio quando chegar lá.

Aqui, o Jair Ventura também assumiu a Seleção. Imagina...

E aí, GG.

Como eu comentei ali no começo, eu gosto muito de ver e analisar como estão indo as competições na simulação. Além de ver jogadores virando técnicos de renome (o que ainda não aconteceu no cenário europeu, com os mesmos técnicos perambulando pelos mesmo clubes), então essa retrospectiva era natural que eu gostaria de fazer.

Os times argentinos, especialmente River e Boca, sempre tem muito dinheiro, mas não costumam montar times tão competitivos, dessa vez isso parece ter mudado. Vai ser interessante enfrentá-los.

Tá aí o treinador do hexa então! Hahaha. Mas falando sério, o FM costuma acertar algumas coisas que realmente acontecem (especialmente transferências), mas essa eu acho difícil.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-29.png

 

Recado:

Antes de mais nada, queria agradecer a todos que votaram na enquete e expuseram aqui suas opiniões sobre o futuro do treinador. Foi tudo muito valioso para a escolha. Muito obrigado!

***

Resumo do último capítulo:

No 28º Capítulo, André conta o final do Campeonato Brasileiro. Com um grande 2º turno, André conseguiu levar a Chapecoense ao 5º lugar, o que garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Durante este período, André teve seu nome vinculado a gigantes do futebol brasileiro, como Corinthians e Flamengo. Optou, porém, em continuar até o final do ano na Chapecoense. Terminado o campeonato, André, que ainda não havia renovado com a Chapecoense, recebeu uma proposta do Cruzeiro para assumir o time mineiro no ano seguinte. Com muitas dúvidas, André pediu um tempo para pensar e, tomada sua decisão, foi anunciar ao mandatário da Raposa se continua na Chape ou se assume o Cruzeiro.

***

Após algum tempo procurando, Edu finalmente encontrou o diário nº 02. O sono, porém, bateu mais alto e somente no dia seguinte Edu conseguiu voltar à leitura.

***

Continuação de 17 de dezembro de 2025

[Não foi uma decisão que tomei de coração leve, mas meu destino em 2026 será...] em Santa Catarina! São muitas variáveis que precisei levar em consideração, mas a principal delas foi relacionada ao Edu e à Isa. Não sei se a Isa iria comigo para Belo Horizonte e não gostaria de impor nada a ela, ainda mais que não comentei sobre as conversas com o Cruzeiro com ela. E pro Edu também é melhor ficar por aqui, ele já passou por uma grande mudança nos últimos tempos com o meu relacionamento com a Isa, outra mudança nesse momento seria exigir demais do guri. Assim, precisei ligar para o Seu Rodrigues e anunciar minha decisão:

- Alô, Seu Rodrigues? – Falei, quando a secretária repassou a ligação.

- Oi André! E então, preparado para vir para Belo Horizonte?

- Então...

- Ah, não vai me dizer que deu para trás? Fizemos o contrato como você queria, André. Estamos negociando há semanas.

- Não acho que faz tanto tempo. – Falei bem baixinho.

- Quê? Não consegui ouvir.

- Nada não. Desculpe, presidente, é que estive pensando e não acho que uma mudança agora vai ser boa para minha família. Estamos passando por um momento delicado e precisamos manter algumas coisas como estão. – Disse eu, sem saber direito porque fui falando da minha vida pessoal para ele.

- Tá bem, então. Mas você deveria ter dito isso desde o começo, perdemos um tempo valioso para montar o plantel do ano que vem lhe esperando, André. Pense mais nisso da próxima vez. Passar bem. – Disse ele, desligando o telefone.

Provavelmente é uma porta que se fecha para mim no futuro. Menos mal que os mandatos aqui no Brasil são curtos e um novo presidente pode não ter a mesma opinião daqui uns anos. Todavia, não tiro a razão dele.

Com o presidente do Cruzeiro avisado sobre minhas intenções, era hora de renovar meu contrato com a Chapecoense:

- Opa, tudo bem, presidente? – Falei, batendo na porta da sala do presidente.

- Tudo bem. Vamos, entre. – Disse ele, me apontando uma cadeira e aguardando eu começar a falar.

- Então, presidente, o senhor deve saber que recebi uma proposta do Cruzeiro.

- Sei.

- Pois então, acabei de falar com o presidente deles no telefone e avisei que continuarei por aqui em 2026. Só tem um pequeno detalhe.

- Seu contrato?

- Isso, ainda não discutimos a renovação.

- Que não seja por isso, vamos fazer agora. É um orgulho te ter aqui, André. Fico muito feliz com a sua decisão. Acredito que fez a escolha certa.

- Obrigado, presidente. Gosto muito de trabalhar aqui.

- Antes de discutir as cláusulas de seu contrato, tem algum pedido para nos fazer?

- Quero um orçamento de transferências bem recheado. Sei que o clube tem condições.

- Hahaha, você é bem informado. Bom, considere isso feito. Algo mais?

- Por enquanto, não.

- Tá bem. Eu já havia discutido com a diretoria, então já posso te passar agora nossa posição: Nós queremos que renove por 3 anos, seu salário será de R$ 182m por mês, que tal?

- Um belo aumento. – Disse eu, que pensei uns segundos, já que não esperava por uma proposta dessas, e complementei: - Mas infelizmente três anos acho muito tempo, presidente.

- Achei que você tinha acabado de dizer que gostava de trabalhar aqui.

- Claro que gosto, mas um contrato de três anos é muito longo, por que não trabalhamos com contrato de um ano e ao final de 2026 discutimos novamente?

- Sem essa, André. Três anos é o que eu e a diretoria queremos. Precisamos demonstrar estabilidade ao torcedor.

Debatemos por cerca de uma hora sobre a duração do contrato e o salário, chegando a um acordo que, posso dizer, não era bem o que eu esperava, mas era melhor do que me comprometer mais três anos com o clube. Ainda consegui o convencer a custear todos os meus cursos enquanto ficar na Chapecoense.

1-Renova-o.png

André baixa o salário e renova por 1 ano com a Chapecoense. Perfil do Treinador.

Em certos momentos a negociação ficou tensa, mas fico feliz que tenha acabado. Até hoje nunca tinha tido problemas para acertar parâmetros salariais e duração de contrato, mas parece que quanto mais no topo você está, mais difícil fica. Talvez seja hora de contratar um agente ou um advogado para cuidar dessas questões pra mim. Já pra outras questões... talvez fosse necessário um outro tipo de advogado, mas felizmente consegui contornar:

- Como assim você ia pra Belo Horizonte e não me falou nada? – Me perguntou a Isa.

- Mas, meu bem, eu não aceitei a proposta, está tudo bem. Vamos ficar por aqui. – Respondi.

- “Vamos”? Você ia me levar como se eu fosse uma de suas malas pra lá, sem ao menos me consultar?

- É... não, claro que não. Me expressei mal, quis dizer que não precisa se preocupar com isso, já renovei meu contrato com a Chape, está tudo certo.

A resposta não convenceu muito ela, mas com algum tempo e esforço, consegui acalmar os ânimos e, no fim, deu tudo certo.

Confesso que como estava nesse impasse entre Chapecoense e Cruzeiro, não pensei na montagem do time para o próximo ano, ao passo que acredito que contratações devem chegar somente durante o campeonato catarinense. Porém... o time é muito forte e precisamos de poucas peças. Com certeza conseguimos atravessar o estadual tranquilamente com o time que temos. Devemos ir em busca de mais um zagueiro para titularidade, já que Luiz Otávio será dispensado e a defesa sofreu ano passado. Um lateral esquerdo titular, já que Borges não convenceu e Sosa faz apenas o feijão com arroz, o que não é ruim, mas alguém que entregue um pouco mais é bom. Um meia central para reforçar o grupo nessa posição, já que Mansilla e Bigode são reservas e estão um pouco abaixo dos titulares. E um atacante reserva. Este só se aparecer um negócio muito bom, começarei o ano com o jovem Natan Petruschky como opção.

Ao trabalho!

 

30 de janeiro de 2026

Toda aquela situação do final do ano, o enrosco que me meti em transferir-me ou não ao Cruzeiro acabou nos atrasando para buscar contratações. Consegui contratar apenas um jogador, que foi indicado por um de nossos olheiros. Trata-se do meia sérvio Ljubomir Kovacevic. Fiquei um tanto reticente quanto a contratar um jogador de uma cultura tão diferente, mas se Petkovic jogou o que jogou aqui, quem sabe esse aí não vira um Petkovic dessa geração. Além disso, os analistas do clube garantiram que ele se adaptará rapidamente aqui. Tendo tudo isso em vista, não tinha como não o contratar, o guri é um potencial craque, trabalha muito e consegue encontrar espaços para os passes que ninguém vê. Também não tivemos tantas saídas no elenco principal, dispensamos muitos jogadores, porém, a maioria sequer era relacionado para o jogo, e emprestamos dois garotos.

1-Parte-1.png

Transferências

Com isso, o elenco ficou fechado para o começo do ano, ainda estamos procurando alguns jogadores para nos reforçar, mas como estamos no estadual e na fase de grupos da Libertadores, creio que temos jogadores bons suficientes para passar de fase nas duas competições.

10-Plantel.png

Provável time titular: Guilherme Alexandre; Emerson Royal, Kaíque Rocha, Gelson Parisoto e Diego Sosa; Alberto, Kovacevic, Jomar Jorge, Wilson e Erick; José Henrique.

Ah sim, no final do ano passado foram distribuídos os prêmios da temporada e selecionado o melhor 11. Nada muito diferente do esperado, embora eu ache que José Henrique já jogou o suficiente com a camisa da Chape para entrar nessa seleção.

Ainda antes dos campeonatos, o presidente me perguntou o que eu considerava que seriam as nossas metas para a temporada. Embora eu esteja muito confiante para a copa do Brasil, nas outras competições preferi ser um pouco mais moderado.

8-Expectativas-2.png

Expectativas da Temporada

Acredito que são expectativas realistas, a da Libertadores talvez até um tanto otimista já que não enfrentei times estrangeiros ainda, não podendo saber exatamente qual seu nível. Melhor colocar o pé na água antes de entrar. Já no Brasileirão, acredito que estaremos no topo sim, mas não sei se temos time suficiente para ganhar, então uma briga pelo título parece-me de bom tamanho.

Agora que consegui detalhar tudo isso, aos jogos.

A estreia no catarinense foi contra o Figueirense, fora de casa. Num jogo em que os jogadores ainda estavam sem ritmo de jogo, abrimos o marcador aos 9 e ampliamos no 2º tempo, perdendo muitas chances de gol, mas terminamos em 2x0. Contra o Marcílio Dias, mais uma vitória sem gols sofridos, 3x0 com o adversário dando apenas dois chutes no total. A 3ª rodada foi contra o Joinville. Começamos perdendo o jogo, mas conseguimos virar a partida, contando com a ajuda de Gilmar, que foi expulso, e Sestriem, que fez gol contra. Ganhamos de 4x2, levando dois gols em 3 chutes certos. Ou seja, um placar mais magro do que deveria, mas pelo menos ganhamos.

3-Joinville.png

Chapecoense x Joinville

Em seguida, saímos para enfrentar o Avaí. Se no jogo contra o Joinville achei o placar muito magro, desta vez, mantendo a coerência, achei que o 4x0 foi até demais, mesmo que ainda tenhamos perdido um pênalti. Contra o Metropolitano¸ poupei, pela primeira vez, os jogadores titulares, pois precisavam de ritmo, já que mais adiante vamos precisar conciliar estadual e libertadores e eles nos levarão em frente no estadual. Jogando bem, fizemos um merecido 5x0.

 

22 de fevereiro de 2026

A 6ª rodada foi contra o Criciúma, o time que é minha sina na Chapecoense. Ou talvez eu deva dizer que era minha sina. Em pleno Heriberto Hulse fizemos 3x0, em mais um jogo que José Henrique balança as redes, tendo feito gols em todos os 5 jogos que jogou na temporada, somando 7 gols até o momento.

6-Crici-ma.png

Criciúma x Chapecoense

Seguindo na boa fase, contra o Inter de Lages José Henrique fez mais dois e com dois gols contra do adversário, fizemos mais um 4x0. Contra o Atlético Tubarão, levamos um gol na única bola que veio no gol, mas com dois pênaltis a favor, conseguimos marcar o suficiente para fazer o 4x1. José Henrique foi expulso no final do jogo, mas era o melhor jogo para ser expulso, já que no jogo seguinte utilizaria, de qualquer forma, os reservas, já que depois desse jogo, estrearíamos na Libertadores. E o jogo em que os titulares foram poupados foi o jogo de hoje contra o Brusque. Com um 2º tempo muito movimentado com 5 gols, saímos perdendo, viramos, sofremos o empate e quando parecia que perderíamos o 100%, Pedrinho aproveitou um rebote depois do escanteio para nos dar a vitória por 3x2.

1-Estadual-1-Turno.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Catarinense 2026 – 1º Turno

Com os resultados, estamos, obviamente, 100% no campeonato. Meu melhor começo até agora.

1-1-Turno.png

Classificação – Campeonato Catarinense 2026 – 1º Turno

E os jogadores foram poupados, como disse, para a estreia na Libertadores. No começo do mês os grupos foram sorteados e tivemos sorte e azar ao mesmo tempo. Teremos um adversário mais próximo, mas complicadíssimo, e dois adversários bem distantes, um deles com altitude, mas que tendem a ser mais acessíveis.

 

0-Grupos-1.png

Grupos da Libertadores - Perdão pela montagem que ficou meio tosca, acabei apanhando na hora de juntar as imagens, tive que improvisar.

Com Boca Juniors, Emelec e Deportivo Táchira, no nosso grupo, creio que passamos, talvez até tranquilamente, mas os confrontos com o Boca decidirão a colocação. Também vai ser interessante notar a nossa postura contra o Boca, atual bicampeão argentino, veremos se temos condições mesmo de chegar na semifinal. A nossa tabela reserva a estreia contra o Táchira, depois contra o Emelec e então jogamos duas vezes contra o Boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um time muito interessante em mãos. Dos jogadores que olhei, gostei muito do goleiro e do atacante, ambos bem novos e já bons de bola. O sérvio contratado também joga muito. Acho que dá pra ir longe nas competições sim, embora em mata-mata sempre tenha aquele risco de jogar mal uma vez e cair fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o coração acabou falando mais alto e vai ficar, pelo menos, mais uma temporada na Chape. Imaginei que ao renovar o contrato por mais um temporada, recusando os três oferecidos, pudesse colocar as expectativas mais altas, justamente para ter um temporada mais pressionada e quem sabe, até ser demitido. Vale pensar nisso no futuro.

Começou o Catarinense sobrando em todos os sentidos. A Chape não parece ter adversários no estado e com isso, o título se torna mais do que obrigatório. Na Libertadores deverá passar sem dificuldades juntamente com o Boca. Não creio em zebras no grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe vem tendo uma vida tranquila no estadual, até porque, o elenco é muito forte se comparado com os outros times(até mesmo os mais tradicionais). Esse sérvio que chegou ao time parece ter muito potencial, vale a pena a contratação dele. Na Libertadores, caiu num grupo com times tradicionais, os duelos com o Boca devem ser o mais aguardo pela torcida, o lado bom é que enfrentará o time argentino só na 3° rodada e 4°rodada, tendo mais tempo de preparar a equipe para esses jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei que iria ficar na Chape, ainda mais com a disputa da libertadores. Acredito que tenha sido uma decisão acertada, afinal. 

Achei a expectativa das libertadores um tanto quanto otimista, embora concorde com o Danut, seu time é espetacular, esse Sérvio é um fenômeno. Talvez falte um pouco de maturidade para o time encarar uma competição como a libertadores, mas isso só veremos quando a bola rolar. Acho que a classificação já está quase "certa", pegou um grupo realmente equilibrado. Mamão com açúcar está esse grupo A e C. 

No Catarinense já está perdendo a graça né? Deve ser campeão invicto sem muito esforço.

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Danut disse:

Tem um time muito interessante em mãos. Dos jogadores que olhei, gostei muito do goleiro e do atacante, ambos bem novos e já bons de bola. O sérvio contratado também joga muito. Acho que dá pra ir longe nas competições sim, embora em mata-mata sempre tenha aquele risco de jogar mal uma vez e cair fora.

E aí, Danut.

Pois é, acho o time bem bom também, até por isso a dificuldade em contratar, quase nenhum jogador interessado é melhor do que os que já estão (e os interessados que são melhores, são caros e eu sou mão de vaca haha), só sinto que ainda falta um pouco de qualidade na zaga. Acho que o Guilherme e o José Henrique são dois dos destaques mesmo, junto com o Jomar Jorge e o Wilson, todos muito novos. Se tu perceber, eles recebem os maiores salários do clube exatamente porque tem um assédio muito forte em cima deles e precisei garantir que eles não sairiam com a cláusula de rescisão (já umas duas vezes tive que aumentar o salário pois um clube europeu pagou a rescisão - que foi demandada pelo jogador na hora de fazer o contrato). Kovacevic é um monstro, ele poderia vir de graça no meio do ano, mas não quis assinar um pré-contrato. Aí tentei ver quanto o time queria e acho que por R$ 4,8M, considerando o orçamento, foi uma pechincha pra tê-lo aqui. Felizmente para transferência imediata ele quis.

Eu considero que podemos sonhar com as metas que coloquei. Mata-mata é isso mesmo, vide o jogo contra o Bahia na última temporada.

Valeu pelo comentário!

 

15 horas atrás, ggpofm disse:

E o coração acabou falando mais alto e vai ficar, pelo menos, mais uma temporada na Chape. Imaginei que ao renovar o contrato por mais um temporada, recusando os três oferecidos, pudesse colocar as expectativas mais altas, justamente para ter um temporada mais pressionada e quem sabe, até ser demitido. Vale pensar nisso no futuro.

Começou o Catarinense sobrando em todos os sentidos. A Chape não parece ter adversários no estado e com isso, o título se torna mais do que obrigatório. Na Libertadores deverá passar sem dificuldades juntamente com o Boca. Não creio em zebras no grupo.

E aí, GG.

Pois é, as opiniões aqui e pela enquete, além da disputa da Libertadores, fortaleceram esse sentimento de ficar mais um tempinho na Chape.

Pois então, eu cheguei a pensar nessa possibilidade de colocar as expectativas no máximo, mas eu prefiro colocar metas atingíveis, como ano passado as metas máximas eram atingíveis na minha opinião, coloquei no máximo. Mas creio que ainda são metas bem otimistas. E convenhamos que pra uma primeira temporada na Libertadores, com a Chapecoense, ninguém em sã consciência estabeleceria como meta uma final haha. Eu entendo seu ponto, mas penso que essa questão da pressão ainda não deve ser aplicada na Chapecoense, que não é um dos grandes do Brasil e estava há até um ano e pouco na Série B. Quando mudar para um clube maior, a linha começará a ser puxada, sem dúvidas, mas sempre naturalmente, sem forçar nada.

O estadual tá cada vez mais fácil e nem o Criciúma representa mais muito perigo, o que é ruim porque parece uma grande pré-temporada intercalada com Libertadores. Mas não é culpa da Chape se os outros não se desenvolvem hehe. Na Libertadores eu também acredito que a única ameaça é o Boca, especialmente porque só tenho Uruguai e Argentina (além do Brasil, claro) como ligas carregadas na América do Sul, então Emelec e Táchira tem muitos newgens e jogadores cinzas, o que os enfraquece ainda mais.

Valeu pelo comentário!

10 horas atrás, IgorRod1991 disse:

A equipe vem tendo uma vida tranquila no estadual, até porque, o elenco é muito forte se comparado com os outros times(até mesmo os mais tradicionais). Esse sérvio que chegou ao time parece ter muito potencial, vale a pena a contratação dele. Na Libertadores, caiu num grupo com times tradicionais, os duelos com o Boca devem ser o mais aguardo pela torcida, o lado bom é que enfrentará o time argentino só na 3° rodada e 4°rodada, tendo mais tempo de preparar a equipe para esses jogos.

E aí, Igor.

Como disse pro @ggpofm, o estadual tá bem monótono e não temos muita concorrência. O Kovacevic foi um achado de um olheiro que coloquei na Europa (acho que a primeira recomendação realmente boa dos meus olheiros haha), acredito que valerá cada centavo, embora nem tenha sido muito caro.

E ba Libertadores, é aquela coisa, fazer nossa parte contra os outros (que, como também comentei pro @ggpofm, não deve ser tão difícil) e jogar a vida contra o Boca. Realmente, pegamos o melhor momento pra jogar com eles, com o time mais preparado, até porque eles vêm em ritmo de temporada, então quanto mais condicionados os nossos jogadores, melhor (além de que as vitórias no estadual vão sempre dando um aumento no moral dos jogadores).

Valeu pelo comentário.

3 horas atrás, ElPerroMG disse:

Imaginei que iria ficar na Chape, ainda mais com a disputa da libertadores. Acredito que tenha sido uma decisão acertada, afinal. 

Achei a expectativa das libertadores um tanto quanto otimista, embora concorde com o Danut, seu time é espetacular, esse Sérvio é um fenômeno. Talvez falte um pouco de maturidade para o time encarar uma competição como a libertadores, mas isso só veremos quando a bola rolar. Acho que a classificação já está quase "certa", pegou um grupo realmente equilibrado. Mamão com açúcar está esse grupo A e C. 

No Catarinense já está perdendo a graça né? Deve ser campeão invicto sem muito esforço.

Boa sorte na sequência!!

E aí, El Perro.

Claro que a disputa da Libertadores pesa na decisão, ainda mais por ser a primeira, mas não foi apenas isso, levei em conta as opiniões de vocês e bolei um "plano de carreira" para as próximas temporadas, vamos ver se consigo aplicar haha (nada mirabolante, mas é um norte).

A expectativa por uma final eu achei exagerada, como comentei antes, mas semifinal, dependendo do caminho, era uma opção viável. Difícil, mas viável. E eu defini o objetivo antes de ver o grupo, esperava que se caísse com algum brasileiro ou com times médios da Argentina ou Uruguai poderia até ficar em 1º no grupo, o que facilitaria no mata-mata. Contra o Boca não sei como vai ser o desempenho (contra brasileiros eu já teria uma noção, por exemplo), temos que jogar e ver. Ficar em 2º tende a complicar um pouco mais o caminho em busca da semifinal.

O que eu gostei desse time é que grande parte dele é de jogadores jovens que ainda podem se desenvolver (se fosse um save de clube eu diria que em alguns anos seríamos dominantes no Brasil). Essa questão da maturidade, se fosse na "vida real" eu concordaria, mas no FM acredito que isso seja pautado pelos atributos psicológicos e os ocultos (se falei alguma besteira, me corrijam haha), e acredito que os jogadores estão bem desenvolvidos nessas áreas.

O grupo creio que facilitou a provável classificação, embora tenha colocado um balde de água fria na pretensão de passar em primeiro. Eu considero a classificação com folga uma certa obrigação nesse grupo (com folga não significa em 1º, mas com uma certa margem para o 3º), especialmente porque, embora eu tenha colocado como uma certa perfumaria, não acredito que tenham incluído altitude no FM (novamente, se estiver errado, alguém me corrige, por favor), o que atrapalharia na "vida real". E realmente os grupos A e C estão bem tranquilos.

No catarinense realmente está um tanto sem graça. Até pensei em jogar todo o catarinense e trazer tudo de uma vez sem muita coisa sobre as partidas e mais uma visão geral sobre o campeonato, mas como já fazia um tempo da última atualização e precisava ainda colocar algumas coisas fora os resultados, resolvi colocar o primeiro turno nessa atualização e finalizar na próxima.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A permanência na Chape foi meu voto e estou feliz com a escolha, o clube está em viés de crescimento e o fato de você praticamente não mexer no elenco é uma demonstração disso, seria injusto interromper o trabalho apenas pelo fato do Cruzeiro ser mais tradicional.

Por falar no elenco, achei o sérvio muito bom de bola e já cai justamente como titular, dependendo da adaptação ele está pronto pra figurar entre os melhores dos torneios inclusive. Aliás, me chama atenção que o time não é só bom como é jovem, tem peças titulares com 19 ou 20 anos, é sinal que o trabalho na Chape precisa ser longevo que os resultados (e o casamento...) vão acontecer. Apesar de ser ousado em prometer uma semi de Libertadores, como diria Odair Hellmann, você é do tamanho dos seus sonhos então vamos sonhar alto.

Muita sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...