Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Passagem boa pelo Democrata, melhor ainda sem deixar arestas.

Eu gosto do resumo no spoiler onde está.

Esse negocio de começar com a database atualizada numa data antiga é horrivel. Eu muitas vezes procuro algum pais com o inicio bem mais a frente, e agora no 20 fizeram um update usando Seychelles que vc consegue começar  qualquer mês do ano.

Muitos jogadores do Fluminense são subvalorizados no FM. Não é o caso do Gilberto. Acho que essa íngua não vai ser tão responsável por gols sofridos para vc como na realidade.

E parece que vai conseguir atingir as metas da diretoria né? Mas ainda não está garantido. É sempre bom detonar um rival, mas até que o Guarani surpreendeu no catarinense hein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa final em jogo único promete emoções, se fosse ida e volta dava pra garantir o título fácil mas sendo jogo único fica sempre aberto para a visita das zebras.

O início na Chape é muito bom, parece conhecer e rodar bem o elenco. Sinto que até na Copa do Brasil dá pra almejar boas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2020 em 13:07, Nacho Libre disse:

O Guarani queria emoção KKKKKKKK

Eu gostei das contratações visando uma base forte, no futuro pode até repor vendas boas c jovens q já estão no plantel, economizando ainda mais e direcionando o dinheiro para melhorias. Espero que as fornadas sejam boas e a Chape desenvolva internamente. Boa sorte na decisão!

E aí Nacho!

Tiveram sete emoções, eu diria haha

A ideia foi trazer pro futuro mesmo, e até mesmo para serem opções durante a temporada, desafogando um pouco a folha e tirando os estrangeiros do time (em países com limitação de estrangeiros eu sempre tento só ter estrangeiro no elenco se for pra ser titular).

Olha, se depender da minha sorte, não podemos contar com fornadas boas hahaha

Valeu por comentar!

Em 07/10/2020 em 21:54, Andreh68 disse:

Passagem boa pelo Democrata, melhor ainda sem deixar arestas.

Eu gosto do resumo no spoiler onde está.

Esse negocio de começar com a database atualizada numa data antiga é horrivel. Eu muitas vezes procuro algum pais com o inicio bem mais a frente, e agora no 20 fizeram um update usando Seychelles que vc consegue começar  qualquer mês do ano.

Muitos jogadores do Fluminense são subvalorizados no FM. Não é o caso do Gilberto. Acho que essa íngua não vai ser tão responsável por gols sofridos para vc como na realidade.

E parece que vai conseguir atingir as metas da diretoria né? Mas ainda não está garantido. É sempre bom detonar um rival, mas até que o Guarani surpreendeu no catarinense hein.

E aí, Andreh.

Pois é, tentei deixar o time mais estruturado do que fiz na saída do Operário, o que é mais fácil por ter ficado uma temporada a mais.

Então temos um impasse quanto ao spoiler do resumo hahaha, agradeço a tua opinião!

Essa questão da DB é complicado mesmo, mas eu não consigo começar um jogo com ele desatualizado, digamos que é uma mania pessoal mesmo. Tem gente que não se importa, eu me incomodo bastante de ver os elencos desatualizados (mesmo que nesse save, por exemplo, não fosse fazer diferença, pois eu começaria com um time que eu já não conheço o elenco). Não sabia desse update, pode ser interessante.

Quanto aos jogadores do Fluminense, ninguém melhor que o torcedor pra dizer suas opiniões, mas esses que tenho no meu elenco acho que são bem bons (confesso que o Frazan, zagueiro, eu nunca tinha ouvido falar, mas com 17 em marcação, é bem bom). O Gilberto tem alternado altos e baixos, mas no frigir dos ovos, tenho gostado dele.

Não são metas inalcançáveis, é bem possível conquistar todas, ainda mais começando a Copa do Brasil já nas oitavas, se começasse desde as primeiras fases poderia ter problema caso desse azar no sorteio.

O Guarani foi muito bem, ainda mais pensando-se que quando saí de SC pra MG eles ainda estavam na 2ª divisão do estado.

Valeu por comentar!

14 horas atrás, Peepe disse:

Essa final em jogo único promete emoções, se fosse ida e volta dava pra garantir o título fácil mas sendo jogo único fica sempre aberto para a visita das zebras.

O início na Chape é muito bom, parece conhecer e rodar bem o elenco. Sinto que até na Copa do Brasil dá pra almejar boas coisas.

E aí, Peepe

Final única sempre tende ter a dar mais chance pro time considerado zebra mesmo.

Conseguimos um bom campeonato estadual por enquanto. O elenco com o tempo a gente vai conhecendo e eu sempre busco ver quem vão ser os titulares e quem vão ser os reservas antes do início da temporada (claro que não é imutável isso, mas dá uma base). Na CdB, com um pouco de sorte dá pra chegar nas semifinais (depois, precisaria de muita sorte pra uma final).

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-22.png

 

Resumo do último capítulo

No 21º capítulo, André conta em seu diário seus primeiros meses à frente da Chapecoense. Começa relatando seu descontentamento com as contratações para o time de base do executivo de futebol, Cícero e apresenta os reforços do time principal. Depois, passa pela estreia na Chapecoense contra o Guarani de Palhoça, antigo rival de início de carreira e a ansiedade em rever um de seus maiores rivais pessoais. Depois vai passando pelas rodadas do campeonato catarinense, chegando no seu jogo de nº 200 como treinador de futebol, no jogo contra o Avaí, pelo 2º turno, vencendo por uma goleada de 6x1, que ajudou o time a terminar a primeira fase na liderança. Na Copa do Brasil, o time foi sorteado para jogar contra o Vitória. André ainda reflete sobre mais contratações feitas no decorrer do campeonato catarinense, todas com 18 anos ou menos e seus gastos e poupanças no período. Por fim, conta a história do jogo da semifinal do campeonato catarinense contra o Guarani de Palhoça, que terminou em 7x0 para a Chapecoense, com direito a centroavante (ou aspirante a centroavante) desencantando.

Agora com a estreia na Copa do Brasil e na Série B pela frente, além da final contra o Criciúma pelo campeonato Catarinense, terá a Chapecoense fôlego para passar de fase na Copa do Brasil, começar bem na Série B e ganhar o campeonato estadual?

***

12 de maio de 2024

Semana cheia essa, primeiro Copa do Brasil, depois estreia na Série B e terminando hoje com a decisão do Campeonato Catarinense. Desta vez vou começar pelo final e vou relatar aqui hoje somente a decisão do estadual, até porque foi o último jogo da competição. Ainda teremos a volta na Copa do Brasil e 37 rodadas da Série B, faz sentido encerrar esse assunto antes de passar para os próximos.

O jogo de hoje no Heriberto Hulse foi rodeado pelo clima de decisão inerente a uma final. Chegaram na decisão os dois melhores times do campeonato. Sendo uma decisão em jogo único, qualquer desatenção pode ser fatal. E foi. Fiz uma palestra num tom mais motivador aos jogadores, tentei fazê-los entrar ligados no jogo e esquecer os últimos confrontos contra o Criciúma, mas parece que ou não surtiu efeito, ou o adversário começou ainda mais ligado. A verdade é que eles abriram o placar com 3 minutos de partida, Yago (meia-esquerda adversário) avançou pelo corredor esquerdo, Gilberto errou o bote e o adversário chegou livre na linha de fundo, cruzando para Dudu, que se antecipa à zaga e desvia pro gol. Após isso, a pressão era toda nossa e o goleiro Diego era o destaque da partida pelo lado do Criciúma. Até que ele deu um azar tremendo: Pedrinho dominou a bola na entrada da área, chutou em curva, numa bola que foi saindo do alcance do goleiro, a bola acabou batendo na trave, nas costas de Diego e entrou. Fomos para o intervalo com o placar empatado e tentei novamente injetar ânimo nos jogadores, mas eles pareciam um tanto sem forças para conseguir muito mais que o empate e isso se refletiu no 2º tempo. Com apenas uma oportunidade, um chute de Pedrinho por cima do gol, os pênaltis foram a solução para decidir o campeão catarinense de 2024.

Os pênaltis começaram com cada time convertendo sua primeira cobrança. Na 2ª rodada, Erik bateu no meio do gol e Diego defendeu, enquanto Jean Mangabeira bateu alto e firme e colocou o Criciúma em vantagem. Mansilla converteu a nosso favor na 3ª rodada e o Pedrinho deles bateu no meio do gol e Jordi defendeu, deixando tudo igual. Na 4ª e 5ª rodadas, os dois times converteram suas penalidades e passou-se para as penalidades alternadas. Bruno Silva converteu para a Chape e teríamos em Jordi a esperança de vencer a disputa se defendesse a batida de Fessin. O canhoto cobrou forte e Jordi não chegou a tempo. Tudo empatado de novo. Fomos para a 7ª cobrança e nosso batedor era Carlinhos Júnior, um dos melhores jogadores do ataque. Ele foi para a batida, mas cobrou a meia altura, sem muita força no canto esquerdo do goleiro e Diego saltou para uma boa defesa. Nosso destino estava nas mãos de Jordi e nos pés de Jordan Souza, se o volante errasse o alvo ou Jordi defendesse, voltávamos ao jogo. Jordi catimbou, andou em cima da linha, falou alguma coisa que eu não consegui entender da linha lateral e o cobrador partiu para a cobrança. Um chute no meio do gol, passando por cima do goleiro, que saiu um pouquinho antes e não conseguiu voltar a tempo, assim selando o título do campeonato catarinense para o Criciúma.

20-Criciuma.png

Criciúma x Chapecoense

Uma desilusão, tínhamos o melhor time, o maior investimento e mesmo assim falhamos quando não podíamos falhar. Meu desânimo com o resultado era tamanho que nem queria ir à coletiva após o jogo, pensei em pedir para Eduardo Barros, meu auxiliar, ir em meu lugar, mas não seria correto. Não posso dar as caras somente nas vitórias. A imprensa fez seu trabalho, perguntou como isso afetaria o resto da temporada, perguntou sobre as derrotas em sequência para o Criciúma, o que o torcedor podia esperar da Série B, entre outras coisas. Confesso que tive um pouco de dificuldade em me concentrar nas respostas por conta de uma repórter do TN Sul. Não se coloca uma mulher dessas para fazer essas perguntas quando o cara tá fragilizado. Já tinha a visto no jogo da última sexta-feira, porém ela cobriu a coletiva do Titi e acabei não conseguindo vê-la mais de perto. Vou até anotar aqui: Isabelle o nome dela, pelo o que consigo me lembrar antes dela me perguntar algo sobre os cobradores de pênalti. Mas, daqui a pouco estamos voltando para Chapecó e ela ficará aqui. E na minha mente.

 

24 de julho de 2024

Depois da decepção no campeonato catarinense, dei um tempo antes de escrever aqui novamente, creio que isto fez bem para mim e para o meu trabalho. Às vezes é preciso mudar um pouco as coisas, nem que sejam coisas simples, como mudar a cama de lugar, reorganizar a ordem dos livros na estante, ou, neste caso, trocar por um tempo os hobbies. Se escrever aqui por muito tempo foi um processo terapêutico, depois virou uma necessidade e nos últimos tempos, quase uma obrigação comigo mesmo. Não acho que se continuasse assim seria saudável manter este diário. Assim, me afastei da escrita aqui por dois meses, enquanto buscava outras formas de manter minha saúde mental em meio a um turbilhão de jogos. Desde a final do campeonato catarinense, se passaram pouco mais de 70 dias e tivemos 19 partidas, numa média de mais ou menos dois jogos por semana.  Em junho tivemos 9 jogos e em julho, ao final, teremos o mesmo número. Como quero algum dia reler este diário e me lembrar de todo o meu período como treinador, vou fazer um esforço para me lembrar de todos os jogos deste período e relatar aqui. Vamos ver se sou capaz.

Antes, foram anunciados os prêmios do campeonato catarinense e fiquei surpreso ao não ver meu nome entre os melhores treinadores. O que um pênalti mal batido não faz numa análise. Se eu não fui premiado, pelo menos os jogadores foram. O prêmio de melhor jogador foi dominado pela Chape.

29-Melhor-Jogador.png

Prêmio de melhor jogador do campeonato catarinense de 2024

Bigode ainda foi o 3º artilheiro do campeonato e Pedrinho a revelação.

Deixando o estadual para trás, vamos de algo que começou antes mesmo da final do estadual, nossos jogos contra o Vitória pela Copa do Brasil. Em razão do sorteio, demos a sorte, digamos assim, de decidir em casa. Com isso, o primeiro jogo foi na Bahia. Foi um jogo bem igual e qualquer time poderia ter saído com a vitória. Fui com time titular por ser uma competição eliminatória e porque precisaria fazer um rodízio nos jogos de sexta e domingo, então fazia sentido usar titulares na quarta, reservas na sexta e titulares novamente no domingo. O Vitória teve a primeira grande chance do jogo, quando Luiz Otavio salvou uma cabeçada em cima da linha. Pouco depois, Pedrinho pegou rebote dentro da pequena área e abriu o placar. Aos 28 minutos, Carlos cabeceou e Jordi aceitou uma finalização que foi em cima dele. Depois disso, o Vitória teve algumas chances, principalmente com Carlos, e nós conseguimos ter as nossas, em sua maioria em lances de bola parada. Porém, ninguém mudou o marcador e o placar terminou em 1x1. No jogo de volta, não existia a regra do gol qualificado, então era como se começasse do zero. O que, por jogarmos em casa, poderia ser considerada uma vantagem... que não durou muito. O Vitória em menos de 25 minutos já fez dois gols, o primeiro em cruzamento da esquerda e o segundo em rebote depois de uma jogada de escanteio. Conseguimos diminuir com Wilson (jogando de meia), que iniciou a jogada no campo de defesa e concluiu dentro da área num chute forte. No início da segunda etapa empatamos com Bruno Silva sendo a nossa vez de fazer gol de um cruzamento. Aos 40 do segundo tempo, Fabrício Bigode cobrou escanteio, Luíz Otávio foi empurrado e o juiz marcou pênalti. O próprio Bigode foi pra batida e... bola pra um lado, goleiro pro outro. Festa da Chape. O Vitória não conseguiu mais atacar e mantivemos o resultado de 3x2 que nos classificou para as Quartas de Final.

2-Vit-ria.png

Chapecoense x Vitória

Nosso caminho já está traçado e o adversário pela frente é outro nordestino, desta vez os pernambucanos do Sport.

1-Quartas.png

Caminho da Copa do Brasil 2024

E não foi só de Copa do Brasil que viveu a Chapecoense neste período que me ausentei aqui. Já decorreu todo o primeiro turno da Série B e temos (gratas) surpresas. Mas vamos do começo.

Primeiro, contratamos um jogador nesse período, o volante que pela estatura jogará como zagueiro, Fábio Luís, mais um garoto, que chega por empréstimo junto ao Fluminense, porém com passe fixado em R$ 3,4M, metade de sua multa rescisória. Ainda, nos desfizemos de uma série de jogadores por empréstimo. A única partida em definitivo e que deixou grana nos cofres do clube foi a do volante argentino Andrada. Vamos reduzindo o nº de estrangeiros para, quem sabe, poder pincelar alguns talentos da américa latina no futuro.

2-Transf-Parte-2.png

Transferências da Chapecoense no Período

Antes do início da competição, como é de praxe, a imprensa fez suas previsões e pela primeira vez estou treinando um time que é um dos cotados ao título da competição nacional. O grande favorito é o recém-rebaixado Cruzeiro, mas nós aparecemos como 2º favorito. Os quatro promovidos da Série C são os principais candidatos a rebaixamento e isso significa que o Democrata estava cotado para cair este ano. Não me surpreende a previsão da imprensa, afinal é protocolar que quem sobe é favorito pra cair e quem cai é favorito pra subir.

O primeiro jogo da Série B foi contra o Criciúma, num jogo que ocorreu dois dias antes da final do campeonato catarinense. Como já falei aqui, levei a campo um time completamente reserva, preservando os jogadores para a final. Talvez o resultado mais justo tivesse sido um empate, mas não posso dizer que fizemos o suficiente para tal e a eficiência do Tigre valeu para estrearmos com derrota por 0x1 contra aquele time que nos tiraria o título do estadual. Depois, outro confronto complicado, contra o Coritiba. Mesmo jogando com time titular e tendo uma ótima pontaria, não conseguimos passar pelo Coxa ficando no empate em 0x0. para, após o jogo acumularmos 4 jogos sem vencer somando todas as competições. Depois de garantir a vaga nas quartas da Copa do Brasil, enfrentamos o vice-campeão da Série C, o CSA. Com um pênalti no início do segundo tempo, fizemos nosso primeiro gol na Série B, completando o 2x0 no final do jogo. Para confirmar uma boa fase, enfrentamos o Brasil de Pelotas, em Chapecó. O time de Pelotas era o lanterna da competição e neste jogo ficou clara a razão. Resolvendo o jogo em menos de meia hora, conseguimos uma grande goleada por 5x1 e começamos a decolar no campeonato, já diria um certo treinador (que, inclusive, passou pela Chape nos últimos anos). A 5ª rodada nos reservou o Náutico. Era a chance de começar a encostar no G4 ou talvez até entrar nele. Como sempre, o uso do verbo demonstra o resultado: era. Num jogo irreconhecível, não fizemos nada de suficiente para garantir qualquer coisa melhor no jogo e a derrota por 1x2 foi justa.

5-N-utico.png

Náutico x Chapecoense

Passado primeiro bloco de jogos, teríamos uma sequência de 4 jogos teoricamente mais fáceis e a 10ª rodada botava-nos frente a frente contra o favorito (e meu algoz pessoal) Cruzeiro. Primeiro, contudo, tivemos um tropeço contra o Oeste, fizemos o primeiro gol foi tarde no jogo, aos 37 do segundo tempo, mas sofremos o empate numa cobrança de escanteio em que Jordi saiu completamente atabalhoado do gol aos 46 do segundo tempo. 1x1 e mais um tropeço, que nos deixava na 8ª posição, longe do previsto, por enquanto. Para começar uma nova retomada, enfrentamos nossos parceiros do CRB. Num jogo com um placar mais bailarino que as estatísticas mostram, conseguimos vencer por 3x2. O jogo seguinte foi contra o São Bento. Numa grande virada, com dois gols de Bruno Silva, conseguimos o 2x1. Depois, contra o Bragantino, finalmente tivemos um novo jogo sem sofrer gols, numa vitória por 2x0, para enfrentar o Cruzeiro estando pela primeira no G4. A raposa vinha fazendo um grande campeonato com 8 vitórias e 1 derrota, justamente na estreia, justamente contra, quem diria, o Democrata GV. Fui pro jogo no Mineirão com aquele sentimento de ansiedade e medo por conta de meu histórico contra o Cruzeiro. O time sentiu isso e logo aos 4 minutos levamos um gol em uma bola perdida pelo lateral Paulo Otávio no campo de ataque e uma ligação direta que resultou no gol deles. Felizmente o time não se abalou, segurou o Cruzeiro e conseguimos empatar perto dos 30 do segundo tempo quando, após cruzamento de Gilberto, Robinho escorou pras redes. Final em 1x1 e a minha primeira não derrota para o Cruzeiro. Um avanço, posso dizer.

10-Cruzeiro.png

Cruzeiro x Chapecoense

Nesta altura do campeonato, estávamos na 2ª colocação a uma certa distância para o líder Cruzeiro. Mas o destaque mesmo é para a campanha do meu ex-time. Ninguém, nem eu, nem o torcedor mais fanático do Democrata, poderia prever que o time estaria em 4º lugar ao final de 10 rodadas.

1-10-Rodada.png

Classificação – 10ª rodada – Campeonato Brasileiro Série B 2024

Depois de um resultado até que bom contra o Cruzeiro, um resultado muito ruim contra o Botafogo (PB). Num jogo em que jogamos mais de 60 minutos com um a menos, nosso goleiro pegou pênalti e chegamos a empatar a partida com um a menos, levar o 2º gol momentos antes do intervalo foi um golpe duro e a equipe não reagiu no 2º tempo, nos levando à derrota por 1x2. Porém, depois desse jogo, vivemos nossa melhor fase no campeonato até então. Primeiro, fora de casa contra o Paraná, nosso melhor jogo no campeonato depois do jogo contra o Xavante. Vitória por 3x0. Destaque para Bruno Silva, que havia marcado no 4º jogo dos 5 últimos daquele período. Na 13ª rodada, um reencontro contra a Caldense, em mais um jogo muito bom da Chape. Apesar dos dois gols sofridos, o adversário não criou tanto, mas foi efetivo. Felizmente fizemos um a mais e levamos por 3x2. Depois, contra o Sampaio Corrêa, um jogo em que nenhum dos times jogou bem, mas fomos levemente melhores e poderíamos ter saído com a vitória, mas não conseguimos tirar o 0x0 do placar. Voltamos a vencer num jogo muito ruim contra a Ponte Preta, onde conseguimos fazer 2x0 em um jogo praticamente sem melhores momentos. E mais um empate veio na rodada seguinte, contra o Atlético-GO, num jogo que foi da euforia à desilusão. Quando fizemos dois gols em menos de 10 minutos, todos acreditavam que viria uma goleada. O time goiano segurou nossa pressão e em 2 minutos ao final do primeiro tempo empataram a partida. Sentimos o baque e não conseguimos fazer mais um e tirar o 2x2 do marcador.

A 17ª rodada reservou um jogo especial para mim. Seria a primeira vez na carreira em que enfrentaria um ex-clube. Não fazia ideia do que esperar e do que eu ia sentir. O Democrata, que me proporcionou 2 títulos nacionais de divisões inferiores, lutava e lutava muito bem pelo G4 da Série B, estando em 5º lugar no momento. Esse momento de forma do time de Governador Valadares me deixou com uma pulga atrás da orelha: será que meu trabalho era tão bom assim ou será que o elenco era melhor do que eu dava crédito e qualquer um conseguiria os resultados que obtive? Essa vai para a minha lista de perguntas sem respostas. Tentando não deixar que qualquer sentimento afetasse o campo de jogo, fomos para cima pois precisávamos de vitórias se tínhamos intenção de brigar pelo título do campeonato. Quando fizemos 4x0 no primeiro tempo, pedi para o time se preservar, tendo em vista as próximas partidas. Mas a verdade é que não queria aplicar uma derrota maior no Democrata e o placar permaneceu assim até o final.

17-Democrata.png

Chapecoense x Democrata

Seguimos na penúltima rodada do 1º turno para enfrentar o último mineiro que faltava, o Atlético-MG. Outro time que eu não consegui bater com o Democrata em Minas. Mas se com o Democrata eu não consegui, com a Chape foi diferente. Com os 3 gols da partida no segundo tempo, fizemos dois e levamos um nos acréscimos para conseguir uma importante vitória por 2x1. Para terminar o 1º turno, enfrentamos o Fortaleza. O time cearense faz uma campanha bem aquém de suas capacidades e o 2x0, sem conceder qualquer chute no gol foi um reflexo disso para elevar nossa invencibilidade para 8 jogos.

Após todos esses jogos, terminamos o 1º turno a apenas um ponto do líder e a 8 de distância para o 3º colocado (mesma distância, curiosamente, do 3º colocado para o 17º).

2-1-turno.png

Classificação – 19ª rodada – Campeonato Brasileiro Série B 2024

2-Parte-2.png

Resultados Chapecoense – 1º turno – Campeonato Brasileiro Série B 2024

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou perdendo a decisão do Catarinense.Final em um jogo tem dessas coisas.  As estatísticas mostram o que você contou, mas o time chutou muito, mas errou também. Nos pênaltis ficou com o vice. E parece que está sofrendo uma oposição forte de um grupo aí no estado. Passou em branco na votação de melhor treinador. Deve ser coisa de gente pequena que se une para combater quem tem opinião divergente. Algo bastante comum. Mas o vice é bom para o save.

Eliminatória dura contra o Vitória. A Partida de volta teve muita dramaticidade, mas imprensa baiana disse que o juiz foi caseiro. Só tem campeão brasileiro nas quartas-de-final e a Chapecoense de intrusa. Coincidentente pegará o campeão do asterisco.

Na série B, o Criciúma mostrou que já se preparava para aprontar no estadual. O título do Tigre não foi casual. Contudo, o time vem mostrando que as apostas estão corretas e Cruzeiro e Chapecoense lutam pelo título e há um outro grupo com muitos querendo as outras duas vagas. Disputa boa com a Raposa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 em 14:12, div disse:

Yago (meia-esquerda adversário) avançou pelo corredor esquerdo, Gilberto errou o bote e o adversário chegou livre na linha de fundo, cruzando para Dudu, que se antecipa à zaga e desvia pro gol.

Não quis azarar! 🤣 Esse Robinho é aquele que passou e não parou no Fluminense? Quanto dinheiro jogado fora!

Esse FM está realmente esquisito na hora de premiar os treinadores! Mas olha a pinta do Gotardão!

Estou preocupado com o Democrata. A Chape sobe.

 

Em 09/10/2020 em 16:35, ggpofm disse:

Coincidentente pegará o campeão do asterisco.

https://www.significados.com.br/wo/

😋☮️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Save muito bem estruturado até aqui! Bela estreia na área 🙂

Gostei bastante do caminho traçado no Democrata, com direito a 2 títulos de divisão. O trabalho foi tão bom que mesmo sem você, o time ainda tá ali, lutando, mas fora do Z4 da Série B. Porém foi para a Chapecoense e pode até surpreender na Copa do Brasil. Na Série B, só deu azar que tem o Cruzeiro essa temporada por lá, mas se bobear, bate eles também haahahah

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim consegui me atualizar com a história hahah. 

Confesso que fico assombrado, no bom sentido, com sua facilidade em escrever, principalmente a história contada de fundo do FM e é quase impossível não se entreter com a história e ficar ansioso em saber o futuro. Sem sombra de dúvidas não deixa nada a desejar a vários livros que já li ao longo da vida. Parabéns!!

Quanto ao save, a carreira do André vem sendo bem elaborada até aqui. As duas passagens no Operário de Mafra e no Democrata renderam bons frutos para o treinador e para os clubes, que hoje podem disputar divisões acima do imaginado na abertura do save, graças ao bom trabalho do André.

Não vou me prender a comentários antigos, se não ficará muito grande. No entanto, tô curtindo a maneira como você vem levando a Chape, fazendo um trabalho a longo prazo com esses jovens jogadores. Quem sabe pode até pensar em disputar uma competição continental daqui uns anos, se não aparecer alguma proposta que lhe seduza, claro. É nítido o futuro dos jovens que você trouxe, muitos com 16 anos já bem melhores do que os que aí ja estavam. A insistência no Wilson é super válida, ele com "cerveja" tem tudo para ser um dos melhores atacantes do país por aí.

Espero que consiga repetir essa campanha do primeiro turno e assegurar logo essa vaguinha para a Série A. Tomara que o Democrata possa se recuperar e entrar nesse bonde do G4 aí, quem sabe? No mais, tomara que o Galo se afunde de vez para a Série C e fique lá por anos hahahha. 

Boa sorte na sequência, Div!! E mais uma vez lhe dou os parabéns pelo save, como disse o All Might, estreando com o pé direito na área, e espero que possa ficar aqui por longos anos nos entretendo com uma leitura e aventuras sensacionais. 

Vida longa ao save!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 em 16:35, ggpofm disse:

Acabou perdendo a decisão do Catarinense.Final em um jogo tem dessas coisas.  As estatísticas mostram o que você contou, mas o time chutou muito, mas errou também. Nos pênaltis ficou com o vice. E parece que está sofrendo uma oposição forte de um grupo aí no estado. Passou em branco na votação de melhor treinador. Deve ser coisa de gente pequena que se une para combater quem tem opinião divergente. Algo bastante comum. Mas o vice é bom para o save.

Eliminatória dura contra o Vitória. A Partida de volta teve muita dramaticidade, mas imprensa baiana disse que o juiz foi caseiro. Só tem campeão brasileiro nas quartas-de-final e a Chapecoense de intrusa. Coincidentente pegará o campeão do asterisco.

Na série B, o Criciúma mostrou que já se preparava para aprontar no estadual. O título do Tigre não foi casual. Contudo, o time vem mostrando que as apostas estão corretas e Cruzeiro e Chapecoense lutam pelo título e há um outro grupo com muitos querendo as outras duas vagas. Disputa boa com a Raposa.

E aí, GG.

Pois é, jogo único é mais propenso à zebras. O número alto de finalizações reflete o desespero no final da partida, marcando a opção de rematar de longe e colocando para os dois pontas e o MO a opção de rematar mais, não adiantou muito, já que 8 das 14 finalizações foram de longe e erradas, mas pelo menos tentamos haha. É, o Criciúma é um oponente um tanto inesperado, porque o Figueirense tá na Série A, então seria mais provável que eles dessem mais trabalho, mas o legal de estados como SC é que coisas assim podem acontecer. Concordo, acho que o pessoal de SC deve simpatizar com o Guarani de Palhoça, por isso não votaram no André.

Contra o Vitória foi importante o time ter capacidade mental pra reverter o resultado e, se fosse preciso, usar a malandragem para garantir isso (não estou dizendo que Luiz Otávio deixou o corpo mole e esperou o contato, longe disso). É verdade, não tinha notado essa questão dos campeões. Quanto ao Sport ser campeão do asterisco, deixo essa pra ti e pro @Andreh68, não me meto nesse debate haha

Na B vamos seguindo o esperado e não deixado eles desgarrarem (não perder o confronto direto foi fundamental). A briga pelas outras vagas tá boa mesmo.

Valeu por comentar!

Em 10/10/2020 em 21:39, Andreh68 disse:

Não quis azarar! 🤣 Esse Robinho é aquele que passou e não parou no Fluminense? Quanto dinheiro jogado fora!

Esse FM está realmente esquisito na hora de premiar os treinadores! Mas olha a pinta do Gotardão!

Estou preocupado com o Democrata. A Chape sobe.

 

https://www.significados.com.br/wo/

😋☮️

E aí, Andreh.

Se azarou ou não, não sei, mas com certeza me fez perceber que o bote errado foi dele hahaha

Não, esse Robinho que eu contratei joga no Bragantino (Transfermarkt), embora dentro do save ele tenha passado pelo Fluminense, em 2021 ou 2022, não me lembro agora.

Depois de Lisca e Argel melhores técnicos da Série A, não duvido de nada. HAHAHA, fez até pose pra foto.

Pois é, o Democrata flertou com o G4 no início, mas depois caiu bastante. Modéstia à parte, também acho que subimos, já abrimos uma boa vantagem, improvável que 3 times tirem essa vantagem.

Valeu por comentar!

21 horas atrás, marciof89 disse:

Save muito bem estruturado até aqui! Bela estreia na área 🙂

Gostei bastante do caminho traçado no Democrata, com direito a 2 títulos de divisão. O trabalho foi tão bom que mesmo sem você, o time ainda tá ali, lutando, mas fora do Z4 da Série B. Porém foi para a Chapecoense e pode até surpreender na Copa do Brasil. Na Série B, só deu azar que tem o Cruzeiro essa temporada por lá, mas se bobear, bate eles também haahahah

Boa sorte!

E aí Márcio.

Valeu pelo elogio, é muito importante esse feedback.

O trabalho no Democrata foi bom mesmo e os títulos nacionais me surpreenderam, esperava subir na 2ª temporada na D, mas sem título e achava ser possível subir já na 1ª na C (que, como já falei, pra mim é a mais fácil de subir), mas realmente não esperava os títulos. Diferente do que fiz na saída do Operário, quis deixar o time todo estruturado para essa temporada, com contratos renovados e contratações acertadas. Na Copa do Brasil, até agora fugimos dos gigantes, então é mais parelha a disputa, até porque o Sport estava na B na última temporada. Na B, realmente demos esse azar de pegar justamente o Cruzeiro. Ou pode ser uma forma de tentar superar esse trauma, depende do resultado haha

Valeu por comentar!

5 horas atrás, ElPerroMG disse:

Enfim consegui me atualizar com a história hahah. 

Confesso que fico assombrado, no bom sentido, com sua facilidade em escrever, principalmente a história contada de fundo do FM e é quase impossível não se entreter com a história e ficar ansioso em saber o futuro. Sem sombra de dúvidas não deixa nada a desejar a vários livros que já li ao longo da vida. Parabéns!!

Quanto ao save, a carreira do André vem sendo bem elaborada até aqui. As duas passagens no Operário de Mafra e no Democrata renderam bons frutos para o treinador e para os clubes, que hoje podem disputar divisões acima do imaginado na abertura do save, graças ao bom trabalho do André.

Não vou me prender a comentários antigos, se não ficará muito grande. No entanto, tô curtindo a maneira como você vem levando a Chape, fazendo um trabalho a longo prazo com esses jovens jogadores. Quem sabe pode até pensar em disputar uma competição continental daqui uns anos, se não aparecer alguma proposta que lhe seduza, claro. É nítido o futuro dos jovens que você trouxe, muitos com 16 anos já bem melhores do que os que aí ja estavam. A insistência no Wilson é super válida, ele com "cerveja" tem tudo para ser um dos melhores atacantes do país por aí.

Espero que consiga repetir essa campanha do primeiro turno e assegurar logo essa vaguinha para a Série A. Tomara que o Democrata possa se recuperar e entrar nesse bonde do G4 aí, quem sabe? No mais, tomara que o Galo se afunde de vez para a Série C e fique lá por anos hahahha. 

Boa sorte na sequência, Div!! E mais uma vez lhe dou os parabéns pelo save, como disse o All Might, estreando com o pé direito na área, e espero que possa ficar aqui por longos anos nos entretendo com uma leitura e aventuras sensacionais. 

Vida longa ao save!!

E aí El Perro.

Bah, muito obrigado por ler tudo. Nem queira saber o tamanho que está o arquivo do Word com todo o save até agora hahaha, ler tudo isso é uma tarefa hercúlea.

Muito obrigado também pelos elogios, sempre gostei muito de escrever e é muito bom saber que está agradando.

No Operário até acho que poderia ter deixado o time mais estruturado, mas era a primeira vez do personagem saindo de um clube, era natural que ele pensasse que seria melhor deixar nas mãos da direção. Já no Democrata, acabei me apegando mais ao trabalho e não queria deixar a diretoria desfazê-lo tão facilmente haha.

Na Chape tenho tentado usar o dinheiro em jovens promessas por duas razões, a primeira é porque não tem tantos jogadores de qualidade querendo jogar a Série B, e a segunda é porque eles podem ser valorizados e render uma boa grana para, aí sim, contratar grandes jogadores. Também vejo muito potencial nele como atacante, mas, mesmo treinando especificamente como Atacante Completo e jogando, na maioria das vezes, nessa função, não aumentou a familiaridade na função, mas seguirei insistindo haha.

Olha, já dando um pequeno spoiler do próximo capítulo, posso dizer que de certo modo há uma repetição na campanha. Também torço pro Democrata, mas eles tiveram 4 derrotas seguidas no final do 1º turno, que fez cair muito na tabela. Pra Série C eu não sei, mas da B tá difícil o galo sair, já são 4 ou 5 temporadas, salvo engano.

Valeu novamente pelos elogios. Se depender das ideias de saves, tenho o que contar por um bom tempo, já fiz até uma nota com ideias no keep haha

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-23.png

 

Resumo do último capítulo

No 22º capítulo, a Chapecoense perdeu a final do campeonato catarinense de 2024 nos pênaltis contra o Criciúma, mas avançou na Copa do Brasil batendo o Vitória. Na Série B, teve um começo complicado, mas conseguiu uma arrancada depois da 5ª rodada e terminou o 1º turno na vice-liderança do campeonato, apenas um ponto atrás do líder.

Conseguirá a Chapecoense seguir na briga pelo título da Série B ou deixará o Cruzeiro se desgarrar? Passará pelo Sport na Copa do Brasil? E André, reencontrará a repórter que o deixou sem respostas?

***

09 de setembro de 2024

Essa semana finalmente foi semana cheia, sem dois jogos, sem necessidade de viagem pra lá e pra cá. Semana de treinamento intenso? Claro. Mas semana para aproveitar. O presidente teve uma grande ideia para nos aproximar ainda mais como equipe: um happy hour num dos novos pubs da cidade. Acho que é uma boa ideia para descontrair e sair um pouco do ambiente de trabalho. Então, lá fomos nós, quase toda a equipe técnica e jogadores (sempre tem aqueles que inventam uma desculpa pra não comparecer).

Como é um grupo muito grande, precisamos nos dividir em algumas mesas, de modo que o presidente e a diretoria ficaram em uma mesa; eu, alguns membros da comissão técnica e alguns jogadores em outra; e mais membros da equipe técnica e jogadores em mais algumas mesas. Alguns jogadores diziam que queriam me ver bêbado e que fariam qualquer coisa por isso. Respondi dizendo o que qualquer técnico diria: se fossem campeões da Copa do Brasil, teriam o prazer de me ver bêbado. Alguns reclamaram, dizendo que era muito difícil, que eu deveria mudar para se fossem campeões da Série B. Não cedi e o desafio estava lançado.

Ainda antes do chopp começar a fazer efeito, eu comentava com alguns colegas e jogadores algumas questões sobre o trabalho:

- Sabe, Barroso, tu já deve imaginar isso, mas nunca trabalhei numa estrutura tão diferenciada quanto à Chapecoense. É realmente uma diferença monstruosa para os CT’s do Democrata. Do Operário, nem se fala. – Comentei para o meu auxiliar. – Mas, tudo pode melhorar. Esses dias estava vendo as instalações do Manchester City no Youtube. Já viu? – Nem esperei a resposta e complementei. – É surreal, faz as nossas estruturas parecerem de brinquedo. Tu precisa ver o CT do time sub-20 deles. Melhor que o mais... Ai! – Nesse momento, sinto um empurrão na minha cadeira. Quando começo a me virar pra ver o que estava acontecendo, ouço a voz do presidente:

- Opa, chega um pouquinho pra... fren...te, André, por... favor. – Me virei e me deparei com o presidente se apertando para passar entre a minha cadeira e o balcão do pub na direção do banheiro. A vermelhidão de seu rosto me fez imaginar que ele não estava em condições de calcular direito os espaços.

- Claro, peraí. – Me levantei e puxei a minha cadeira para frente, deixando-o passar. Ele agradeceu, passou e fez uma cara meio constrangida, como se soubesse que ainda era cedo demais para estar naquele estado. Após o presidente passar e eu voltar para a posição anterior da minha cadeira, Barroso me perguntou baixinho:

- Você acha que ele ouviu?

- Ouviu o que?

- Você reclamando das estruturas do clube.

- Eu não estava reclamando das estruturas do clube! Só estava dizendo que os times da Europa estão em outro nível. Não é nenhuma mentira.... E além do mais, no estado que ele já se encontra, duvido que lembre de alguma coisa amanhã.

Conversa vai, conversa vem, um dos momentos mais animados da noite foi quando Luiz Otávio, um marmanjo de 30 e poucos anos já, começou a lembrar de uma pegadinha que fizeram comigo esses tempos.

- Não, não... o melhor momento do ano até agora foi quando o professor achou mesmo que tinha um fantasma no vestiário! HAHAHA. – Soltou uma gargalhada que ecoou naquele ambiente fechado. – O Pedrinho que sabe contar essa! Lembra aí pra nós, Pedrinho. – Gritou ele para Pedrinho, que estava em outra mesa.

- O QUE? NÃO OUVI!

- LEMBRA DA HISTÓRIA DO FANTASMA!

Pedrinho fez uma cara de quem entendeu o recado. Levantou-se, pegou um copo, um talher e começou a bater com o talher no copo, para chamar atenção, fazendo um sinal com as mãos, pedindo para diminuírem o barulho para ele falar.

- Obrigado pelo silêncio. Meu bom amigo Tavião me pediu para contar uma das nossas mais célebres histórias de vestiário, uma história que ficará marcada na Associação Chapecoense de Futebol. Imagino que todos conheçam a história de Johnson e seu irmão, então vou pular essa parte e vou direto ao que interessa. Era noite de terça-feira, 09 de julho de 2024, a Chapecoense tinha acabado de vencer a Ponte Preta no Regional Índio Condá. Fizemos aquela festa tradicional após as vitórias e tivemos uma ideia quando lembramos que Ilsinho tinha nos contado uma vez que o professor tinha perguntado pelo clube sobre o desfecho da história do irmão do Johnson e se tinha algum fantasma no estádio.

Apenas um esclarecimento aqui, não foi exatamente assim que aconteceu. Mas isso não é importante. O importante foi que eu achei o X9. Pedrinho continuou:

- Eu, o Tavião, o Jomar e o Robinho resolvemos fazer uma pegadinha com o professor. Desculpa, professor, mas foi muito engraçado! – Disse ele, virando-se para mim, com as mãos juntas em forma de súplica antes de continuar. – O Robinho era o encarregado de segurar o professor depois da coletiva. E ele fez bem isso, conseguiu ganhar um tempinho para que todos fossem embora e o estádio parecesse vazio. Robinho saiu, e tivemos a parte 2 do plano. Tavião também participou da coletiva e é costume do professor deixar a mochila do lado da mesa para ir direto pra casa. Tavião aproveitou a desconcentração do professor e trocou a mochila. O professor achou que tava ficando maluco e quando Jomar passou por ele e perguntou o que tinha acontecido, o professor falou que tinha perdido a mochila. Jomar disse, então, que achava ter visto ela no vestiário. Com tudo escuro até o vestiário, o professor não me viu escondido no corredor. Chegando nos vestiários, ele encontrou a mochila, e no que se virou para sair da sala, empurrei a lata de lixo, aquelas que tem no estádio, com rodinhas, e ela passou na frente da porta do vestiário, suavemente batendo na parede ao final do corredor. O professor saiu do vestiário com uma cara de assustado e perguntando se tinha alguém ali. Quando ele estava distraído, indo em direção ao lixo, Tavião, que tinha entrado nos vestiários pelo outro lado, bateu a porta e o susto que o professor levou foi impagável. – Falou ele, rindo. – Mas tem mais: Ele fez o sinal da cruz, e falou... falou o que mesmo Tavião?

- “Eita caralho, to vazando daqui!

- Pra terminar, Robinho tinha trocado de roupa e colocou uma calça de abrigo e uma polo pra parecer os funcionários do clube. Enquanto o professor se encaminhava de volta pra sala de imprensa, Robinho passou no corredor à sua frente e o professor caiu no chão. Eu, então saí da sala de imprensa e falei pra ele “O que aconteceu professor? Parece que viu um fantasma,” HAHAHA. – Começaram a rir todos, menos eu. Mas confesso que a pegadinha elaborada merece seus créditos. – Claro que o irmão do Johnson não morreu naquele dia, ele inclusive me enviou um vídeo que eu mostrei pro professor depois da pegadinha.

Não preciso nem dizer quem precisou trabalhar em 3 turnos no dia seguinte, não?

Depois disso, a noite foi acabando e aos poucos o grupo começou a se dissipar, até ficarmos só eu, o Barroso e o Carlinhos Júnior, falando da vida:

- Seis anos? – Perguntou Barroso, impressionado com a informação.

- Sim, seis anos. – Confirmei.

- Seis anos que a sua esposa faleceu e até agora nada?

- Não, também não é assim. Nada sério.

- Ah, tá. Mas mesmo assim, não acha que é hora de seguir em frente?

- Pode até ser, mas não sei como o Edu vai reagir. Ele era muito apegado à ela.

- Professor, o seu filho ou você era apegado à ela? – Perguntou Carlinhos.

- Os dois, talvez.

- Olha, professor, vai em frente, você não pode ficar a vida toda assim.

- É André. Você ainda é jovem, tá fazendo sucesso, muita gente vai te querer. Aposto que aquela repórter que você me falou vai te dar uma chance. Só dê uma chance pra ela antes.

E assim continuou a noite, recebendo conselhos amorosos do meu auxiliar técnico e conselhos de vida do meu ponta direita. Talvez fosse necessário mesmo seguir em frente, finalmente.

Queria escrever aqui um pouco sobre o futebol, mas fica para outro momento, lembrar da Carolina me tirou o ânimo de escrever mais por aqui hoje.

 

06 de outubro de 2024

Depois de quase um mês sem escrever aqui e mais de dois meses sem relatar o futebol. Vamos lá:

Iniciamos o 2º turno contra o Criciúma tentando nossa vingança pelo campeonato estadual. Entre suspensos, lesionados, poupados e eventuais promessas de mais tempo em campo, entramos com 5 jogadores que não são titulares. E quando se poupa quase metade do time, a falta de entrosamento fica óbvia e isso atrapalha bastante o desempenho, tanto que erramos mais passes que o comum e o gol do Criciúma veio de um dos pontos onde entrosamento é mais crucial: a bola parada defensiva. Sem forças pra reagir, o time parece ter se acostumado a perder para o Criciúma (4J, 1V, 1E* e 2D), perdendo novamente por 0x1.

*Empate, porém, com derrota nos pênaltis.

Depois do jogo tive meu momento de alegria quando vi aquela repórter de Criciúma, mas foi por um momento muito breve, ela estava escalada para cobrir a coletiva do Criciúma e depois da minha coletiva não consegui encontrá-la. Quem sabe ano que vem.

Com duas desilusões naquele dia, o jeito era pensar no jogo contra o Sport, mas esse eu relato em outro momento. Na Série B, o próximo adversário foi o Coritiba e, olha, escapamos. O time paranaense nos pressionou em nosso campo, tivessem tido mais sorte nos chutes de longe, estaríamos fritos. Nós ainda conseguimos dois lances de perigo em bolas paradas, mas não fizemos por merecer nada melhor que o empate em 0x0. Contra o CSA, uma goleada por 5x1 para voltar à boa fase, confirmada pela vitória por 3x1 contra o Brasil de Pelotas. Depois, pegamos o Náutico. Se no primeiro turno fizemos contra eles nosso pior jogo, agora jogamos bem. O que não significa que não tenhamos perdido de novo. 0x1 e estava começando a sentir uma certa coincidência no ar, mas já já chego nisso.

A 25ª rodada foi contra o Oeste. Com um 1º tempo tenebroso, fui obrigado a esbravejar no vestiário, perguntei se eles sabiam que o objetivo do jogo é colocar a bola entre as traves e não deixar que o adversário faça o mesmo, porque parecia que não tinham entendido isso. Funcionou. O time foi outro no 2º tempo e conseguimos buscar um empate em 2x2 depois de estar com desvantagem de 2 gols.

25-Oeste.png

Oeste x Chapecoense

Depois dessa semi-remontada contra o Oeste, tivemos um jogo horroroso contra o CRB. Ao total, as equipes acertaram o alvo em 5 oportunidades apenas, sem grandes chances também. Com uma ajuda do adversário e na individualidade de Pedrinho, num chute de longe, conseguimos o 2x0 num jogo que se fosse -1 x -1 seria justo. Contra o São Bento, o placar engana. Conseguimos 4x0, porém todos os chutes que acertaram o alvo entraram. Mas desta vez não vou dizer que não merecemos a vitória, mas que o placar talvez tenha sido exagerado. E contra o Bragantino, não fosse um gol tardio da equipe da casa para empatar em 1x1, continuaríamos com uma coincidência que estava me encucando. Explico: Até este jogo, nosso começo de 2º turno estava exatamente igual ao 1º turno (em termos de vitórias, empates e derrotas, apenas mudando o placar). Vitórias contra CSA, Brasil de Pelotas, CRB e São Bento, empates contra Coritiba e Oeste e derrotas contra Criciúma e Náutico. Caso tivéssemos vencido o Bragantino, seria mais um jogo pra conta da coincidência.

Depois do Bragantino, vinha o tão esperado confronto contra o Cruzeiro. Além de botar frente a frente líder e vice líder, era mais uma chance que eu tinha de espantar esse fantasma. E parece até que chamamos o Dr. Peter Venkman e o resto dos Ghostbusters, porque... meu Deus, que jeito de se espantar um fantasma. Abrimos o placar muito cedo, logo aos 5 minutos com Carlinhos Júnior. O empate veio à galope, um minuto depois, mais uma vez na bola parada (temos um problema nessa área, aparentemente). Robinho nos colocou novamente na frente depois de um cruzamento de Gilberto do meio-campo. Cesinha (já perdi as contas de quantos gols já levei dele) empatou novamente, pegando rebote de um escanteio que ele mesmo cobrou, cortando pra dentro e batendo muito bem com a perna esquerda. José Henrique, de 17 anos, cria do Cruzeiro e que assumiu a titularidade há alguns jogos, tirou o empate de novo, finalizando um contra-ataque. O segundo tempo começou bem parelho, mas próximo aos 20 minutos, a maionese do Cruzeiro começou a desandar (E olha que nem é o Odair o treinador - ba dum tss). Aos 21, Cesinha (sim, o jogador do Cruzeiro) deu uma assistência para José Henrique só deslocar o goleiro. Dois minutos depois, Gilberto cruzou para Pedrinho ampliar (e tem gente que critica o lateral). No final do jogo ainda complementamos o placar com dois gols de escanteio de Luiz Otávio. Com um 7x2 a favor, saí de alma lavada desse jogo. De quebra, assumimos a liderança.

29-Cruzeiro.png

Chapecoense x Cruzeiro

Uma curiosidade é que a 29ª rodada foi cheia de placares bailarinos, com 4 jogos com diferenças de 4 gols ou mais. O 30º jogo foi contra o Botafogo (PB), uma vitória relativamente tranquila. Apesar do placar apertado de 2x1, não tivemos tantos problemas. Por fim, contra o Paraná, conseguimos emplacar a 3ª vitória seguida em mais um jogo tranquilo, desta vez com vitória por 3x0.

3-Parte-3.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Brasileiro Série B 2024 – 20ª a 31ª Rodada

Com todos esses resultados, conseguimos assumir e nos distanciar um pouco na liderança, graças a tropeços do Cruzeiro. Com 10 pontos de vantagem para o 5º colocado, acho que é seguro dizer que nossa briga não é mais pra subir, mas para ganhar a Série B.

3-31-Rodada.png

Classificação – 31ª Rodada – Campeonato Brasileiro Série B 2024

Na Copa do Brasil, o primeiro confronto contra o Sport é até difícil transcrever em palavras. Não jogamos mal, tivemos até mais chutes (quase 30% de longe, é verdade), mas um apagão no final do primeiro tempo nos tirou qualquer chance na partida. Primeiro, mais um gol vindo de escanteio. Depois, em um contra-ataque e o 3º veio de um cruzamento nas costas de Gilberto. Melhoramos um pouco no 2º tempo e, parafraseando um certo treinador, não perdemos o segundo tempo. Com um gol de uma jogada ensaiada de lateral, descontamos, mas cedemos o empate da 2ª etapa num novo contra-ataque. Como o que importa é o placar final, a derrota por 1x4 fora de casa praticamente nos eliminava. Com a pesada derrota no jogo de ida e um calendário apertado na série B, coloquei um time de garotos e reservas para jogar a volta, já imaginando não ser possível reverter o resultado. Com isso, o único titular em campo foi Jordi. Esse jogo foi a estreia de José Henrique no time titular, o centroavante que viria a fazer 2 gols no Cruzeiro, alguns dias depois.

E ele precisou de apenas 12 minutos para participar de um gol. Ele carregou a bola pela lateral, cruzou forte, a bola bateu no zagueiro, o goleiro rebateu no susto e Wilson aproveitou para empurrar para o gol. Ao final do 1º tempo, o volante Fábio Luís (que foi contratado para jogar de zagueiro, mas estava jogando de volante mesmo) aproveitou o lançamento lateral na área e guardou o dele. Logo no início do 2º tempo, o goleirão do Sport tentou sair jogando com os pés, entregou a bola para José Henrique, que fuzilou e marcou seu 1º gol logo na estreia. Esse placar nos colocava numa posição de pênaltis, algo que eu considerava impensável. Poucos minutos depois, cruzamento de Igor Julião, Erik cabeceou, o goleiro rebateu para o meio da área novamente e novamente Wilson estava lá pra conferir. Antes dos 20 minutos do 2º tempo, foi a vez do lateral esquerdo cruzar, José Henrique brigou com a zaga e a bola sobrou para Erik, que só conferiu e fazia um inacreditável 5x0. O Sport estava completamente morto na partida, até que aos 35 do segundo tempo, o juiz apitou um pênalti num lance que claramente o jogador se jogou. Guga foi lá e descontou. Esse gol deu ânimo para os pernambucanos, que passaram a atacar mais. Aos 45, o jogador do Sport cai na linha da área e o juiz marcou outro pênalti. Felizmente, pero no mucho, há VAR e foi dada falta fora da área. De nada nos adiantou. Guga cruzou no 2º poste, Victor Hugo cabeceou, Jordi defendeu, mas soltou nos pés do defensor que empatou o agregado. Com isso, decisão nos pênaltis. Mais uma emoção para uma eliminatória que foi da euforia de participar, à desilusão do final do 1º tempo do 1º jogo, passando por uma soberba atuação de um time reserva abrindo 5x0, terminando em um desapontante 5x2. E os pênaltis continuaram com as emoções. Erik foi nosso primeiro batedor, e perdeu. Defesa do goleiro. Thiago Santana bateu e Jordi garantiu o empate, pegando o 1º pênalti dos pernambucanos. Igor Julião, Jomar Jorge e Paulo Otávio fizeram para nós, Guga, Rafael Bilu e Matheus Sales marcaram para o adversário. Na 5ª rodada, o batedor era José Henrique, o garoto que terminou o jogo levemente lesionado, mas que pediu para bater. Com uma batida rasteira, que passou por baixo do goleiro, colocou um match point na partida. Helinho era o último batedor dos pernambucanos. Apostando na força, ele fechou os olhos e soltou a bomba. Jordi, entretanto, se colocou entre o Sport e o sonho da semifinal da Copa do Brasil, garantindo nossa classificação numa grande defesa.

4-Sport.png

Chapecoense x Sport

Conseguimos chegar às semifinais da Copa do Brasil e, como previsto, o caminho será árduo.

2-Semis.png

Caminho da Chapecoense na Copa do Brasil 2024

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passou em uma semifinal muito disputada contra o Sport que teve de tudo, certeza da eliminação na ida, goleada fantástica com os reservas e a ducha fria com os dois gols do Sport. Passou nos pênaltis. Ufa! Deve ser difícil passar  pelo Inter. Como estão as três outras equipes semifinalistas?

Na Série B, o time sempre apresenta muito volume de arremates, mesmo quando perde, mas vem fazendo uma campanha ótima. Vai ser difícil perder a vaga, mas é preciso dizer que o título precisa vir para não rolar a frustração depois da goleada de 7 no Cruzeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Passou em uma semifinal muito disputada contra o Sport que teve de tudo, certeza da eliminação na ida, goleada fantástica com os reservas e a ducha fria com os dois gols do Sport. Passou nos pênaltis. Ufa! Deve ser difícil passar  pelo Inter. Como estão as três outras equipes semifinalistas?

Na Série B, o time sempre apresenta muito volume de arremates, mesmo quando perde, mas vem fazendo uma campanha ótima. Vai ser difícil perder a vaga, mas é preciso dizer que o título precisa vir para não rolar a frustração depois da goleada de 7 no Cruzeiro.

E aí, GG.

Realmente teve de tudo, euforia, raiva, surpresa, decepção e alegria. Eu não acreditava no que tava vendo quando o time fez o 4º e o 5º gol, assim como não acreditava quando o juiz marcou o 2º pênalti, voltou e mesmo assim eles fizeram gol na jogada. Com o Inter creio que o buraco é mais embaixo, porque de certo modo o Sport é um time do nosso nível e estava na Série B na última temporada. Quanto aos outros semifinalistas vou passar como está a temporada atual deles pois pretendo fazer uma retrospectiva em pouco tempo, onde abordarei o histórico do save fora da “bolha André”.

O Inter é o atual campeão gaúcho e está em 7º no campeonato brasileiro, mas vem caindo de rendimento. Há menos de 10 jogos eram os vice-líderes. Na libertadores enfrentaram o São Paulo nas oitavas e foram eliminados. O Santos é o campeão paulista justamente em cima do São Paulo, e no campeonato brasileiro estão em 6º lugar e já tiveram de tudo, lideraram, caíram bastante e estão em recuperação. Na libertadores, assim como o Inter, caíram nas oitavas, mas para o San Lorenzo. O São Paulo perdeu a final do paulista, mas é o que está melhor dos 3 no campeonato brasileiro, em 4º. Desde a 4ª rodada só ficaram uma vez fora do G4. E na libertadores é o único nas quartas, onde enfrentam o Corinthians.

O time tá criando bastante, por isso não costumo me desesperar quando ficamos alguns jogos sem ganhar, como foi na sequência no início do ano com empate pro Vitória, duas derrotas pro Criciúma e empate contra o Coxa, uma hora a bola começa a entrar. Com 21 pontos a serem disputados, não creio que o time faça menos de 11 para ter uma chance de deixar a vaga escapar. E vamos ter que fazer a goleada valer a pena, de nada vale golear e não ganhar haha

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro ser pragmático nessas horas e te parabenizar pelo provável e merecido acesso a Série A, desenvolveu bem o time e de forma bem regular galgou as posições de cima, não dando chances para zebras e hoje está numa posição bastante confortável para o acesso. Faz bem em olhar para os concorrentes ao título e a disputa promete ser acirrada, mas a vantagem de 4 pontos parece confortável o suficiente para o fim de ano.

Sobre a Copa do Brasil, é claro que entra como o franco atirador e entendo isso como a sua vantagem, o Inter deve ser um bom time, um dos mais fortes do país mas mata-mata é imprevisível e o seu ataque tão positivo tende a criar gols tanto fora quanto em casa. Desse modo, a classificação está em aberto e acho que pode sonhar com o título de fato, e mesmo que não venha, já tem que ficar muito feliz por chegar aonde chegou, especialmente depois do jogo contra o Sport

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso! Precisa de um ano para tentar falar com a moça de novo? Edu é fruto de um milagre da natureza pelo jeito!

Ta certo que uma única vitória não apaga a freguesia, mas lava a alma por uns dias né!

Mas alucinante mesmo foi essa virada em cima do Vitória com time reserva e juiz contra, coisa para aparecer no resumo da década. Imagino a alegria com o VAR anulando o pênalti e a cara de bunda com o gol de falta. Mas aí fica a pergunta, será que o técnico escala mal?

Acho que vem a promoção né, se com título tanto melhor. Na Copa do Brasil tem que jogar sério, não é favorito, mas tem que aproveitar as chances que a vida apresentar.

É isso mesmo, Igor Julião reserva do Gilberto? Vida dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, foi só a gente falar do Wilson que ele resolveu desencantar e ser o herói da classificação. Quem sabe não falamos dos números na Mega na próxima heheh.

Medo de fantasma é sacanagem, ainda mais na Arena Condá, um mistério ronda por lá. Quase matam o professor antes dele se declarar para a reportér. Isabela o nome dela? Espero que seja a Pagliari do EI. Endosso o coro do André, 1 anos é mt tempo, bora baixar o Tinder e adiantar isso aí.

Esse Succar do Sport não é o que tava no Cruzeiro e já te eliminou no Mineiro? Hora da vingança

Não curti esses 7x2 hahahha, sacanagem dms com o maior de MG. O Democrata vai se livrando, quem tá treinando lá?

Já vou dar os parabéns pela subida, acho difícil de não subir mais. O título? Ainda to em dúvida pra quem torcer hahah. 

Sacanagem, boa sorte no restante e que venham os 2 títulos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, a Chape tá in fire ein? Meteu 7x2 no menor maior de minas, depois sentou a porrada no Ixpó tb... será que ganha a Copa do Brasil mesmo na Série B? Isso daí é pra poucos, se tu mete uma dessa tu arruma vaga em qualquer time do país hahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2020 em 20:21, Peepe disse:

Prefiro ser pragmático nessas horas e te parabenizar pelo provável e merecido acesso a Série A, desenvolveu bem o time e de forma bem regular galgou as posições de cima, não dando chances para zebras e hoje está numa posição bastante confortável para o acesso. Faz bem em olhar para os concorrentes ao título e a disputa promete ser acirrada, mas a vantagem de 4 pontos parece confortável o suficiente para o fim de ano.

Sobre a Copa do Brasil, é claro que entra como o franco atirador e entendo isso como a sua vantagem, o Inter deve ser um bom time, um dos mais fortes do país mas mata-mata é imprevisível e o seu ataque tão positivo tende a criar gols tanto fora quanto em casa. Desse modo, a classificação está em aberto e acho que pode sonhar com o título de fato, e mesmo que não venha, já tem que ficar muito feliz por chegar aonde chegou, especialmente depois do jogo contra o Sport

E aí Peepe.

Obrigado antecipadamente haha. Pois é, estamos numa situação confortável na Série B, com 10 pontos na frente do 5º, improvável não classificar. A briga com o Cruzeiro é boa, mas temos vantagem nos critérios de desempate, o que melhora as coisas.

Na Copa do Brasil é como tu disse, a pressão é toda deles, resta saber se sem pressão o time rende. Quanto ao título, no momento em que se chega numa semifinal, o mínimo que se deve fazer é sonhar haha.

Valeu pelo comentário!

Em 12/10/2020 em 20:28, Andreh68 disse:

Que isso! Precisa de um ano para tentar falar com a moça de novo? Edu é fruto de um milagre da natureza pelo jeito!

Ta certo que uma única vitória não apaga a freguesia, mas lava a alma por uns dias né!

Mas alucinante mesmo foi essa virada em cima do Vitória com time reserva e juiz contra, coisa para aparecer no resumo da década. Imagino a alegria com o VAR anulando o pênalti e a cara de bunda com o gol de falta. Mas aí fica a pergunta, será que o técnico escala mal?

Acho que vem a promoção né, se com título tanto melhor. Na Copa do Brasil tem que jogar sério, não é favorito, mas tem que aproveitar as chances que a vida apresentar.

É isso mesmo, Igor Julião reserva do Gilberto? Vida dura.

E aí Andreh

Aparentemente André não é muito familiarizado com o mundo digital haha

Realmente, no conjunto da obra, ainda há uma freguesia na relação André x Cruzeiro, mas um 7x2 tem seu valor.

Acredito que está se referindo ao jogo com o Sport, teve de tudo, gol de estreante, pênalti marcado, pênalti desmarcado, gol nos acréscimos e pênaltis. Cara, foi mais ou menos isso: "Boa! Sem pênalti nessa bagaça. Vamo lá, é só segurar ess... putaqueopariutomarnocutimepipoqueirodocaralho" hahaha. Realmente fica essa a questão, inclusive depois desse jogo alguns jogadores, como José Henrique, ganharam a titularidade.

Como tenho falado, muito improvável não subir e do jeito que estamos, a briga é pelo título. Na Copa do Brasil jogaremos sério, talvez com o time reserva que é melhor haha.

Quanto aos laterais, acho que deve ter algo pessoal com o Gilberto aí, hein? E olha, no meu save pelo menos ele é muito melhor que o Julião.

Valeu pelo comentário!

Em 12/10/2020 em 20:39, ElPerroMG disse:

Poxa, foi só a gente falar do Wilson que ele resolveu desencantar e ser o herói da classificação. Quem sabe não falamos dos números na Mega na próxima heheh.

Medo de fantasma é sacanagem, ainda mais na Arena Condá, um mistério ronda por lá. Quase matam o professor antes dele se declarar para a reportér. Isabela o nome dela? Espero que seja a Pagliari do EI. Endosso o coro do André, 1 anos é mt tempo, bora baixar o Tinder e adiantar isso aí.

Esse Succar do Sport não é o que tava no Cruzeiro e já te eliminou no Mineiro? Hora da vingança

Não curti esses 7x2 hahahha, sacanagem dms com o maior de MG. O Democrata vai se livrando, quem tá treinando lá?

Já vou dar os parabéns pela subida, acho difícil de não subir mais. O título? Ainda to em dúvida pra quem torcer hahah. 

Sacanagem, boa sorte no restante e que venham os 2 títulos!!

E aí ElPerro.

Pois então, ele jogou de meia nesse jogo, talvez a cabeça dura do técnico o estivesse atrapalhando hahaha. Olha, não sei tu, mas eu nem arrisco chutar números da Mega porque eu não aposto. Então imagina se eu falo, não aposto e saem os números que eu falei? hehe.

Não condeno os temores do André, uns tem medo de cachorro, ele de fantasmas. Imagino que não seja essa do EI, infelizmente para o André. Como falei pro Andreh (com "h" pra não confundir), o André talvez tenha um bloqueio com o mundo digital.

Até olhei aqui pra conferir esse Succar, porque realmente não me lembrava dele no Cruzeiro (só me lembro do Cesinha, esse sim faz gol toda vez que me vê), mas ele realmente jogou no Cruzeiro no save em 2023 e até metade de 2024, então deve ter contribuído sim haha.

Uma hora precisávamos ganhar do Cruzeiro haha

O treinador do Democrata é um tal de Ney Maruim. Quando comecei o save ele jogava no Mariunense (do Sergipe) e se aposentou pelo Esporte de Patos (do Paraná) naquele mesmo ano, virando treinador, assumindo o Vera Cruz (PE) em 2021 e de lá saindo direto pro Democrata. Pelo Perfil dele, não é ruim não.

Obrigado por antecipação, realmente é bastante difícil perder a promoção, quanto ao título, abra uma exceção e torça contra o Cruzeiro nesta temporada do save hahaha

Valeu pelo comentário!

Em 13/10/2020 em 00:54, marciof89 disse:

Rapaz, a Chape tá in fire ein? Meteu 7x2 no menor maior de minas, depois sentou a porrada no Ixpó tb... será que ganha a Copa do Brasil mesmo na Série B? Isso daí é pra poucos, se tu mete uma dessa tu arruma vaga em qualquer time do país hahahha

E aí Márcio.

O time tá metendo-lhe o goli, felizmente fazendo mais que do que vem levando (Como já diria o Emílio: "se levar 5, só precisa fazer 6"). Enquanto estivermos vivos na competição, dá pra sonhar com o título da CdB, mesmo estando na B, mas o caminho é difícil e só tem pedreira. Mas realmente, se ganhar passam a olhar pro treinador de outra forma.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-24.png

 

Resumo do último capítulo:

No 23º capítulo, André descreve um happy hour proposto pelo presidente do clube, onde falaram sobre as estruturas do clube, fantasmas no vestiário, seguir em frente e mais. No campo, a Chapecoense segue fazendo uma grande campanha na Série B, tendo assumido a liderança após golear o Cruzeiro. Na Copa do Brasil, a Chapecoense fez dois confrontos bem distintos com o Sport e, com o time reserva, reverteu uma desvantagem de 3 gols e se classificou nos pênaltis para as semifinais contra o Internacional.

Com 7 rodadas para o final da Série B e 4 pontos na frente do vice-líder, conseguirá a Chapecoense entregar aquilo que se espera dela ou seguirá sem títulos em 2024? Terá a Chapecoense forças para derrotar um dos grandes do Brasil na Copa do Brasil e atingir uma inédita final?

***

19 de novembro de 2024

Hoje foi um dia especial, dia de voltar à Governador Valadares e dia de retribuir tudo que me foi concedido aqui. Mas chegarei nisso. Primeiro, vamos dar um pulo na Copa do Brasil (não sei por que continuo escrevendo assim se isso é um diário e é somente eu o lerei, mas creio que acho interessante descrever as coisas assim, como se alguém fosse ler isto aqui no futuro):

O sorteio das semifinais me colocou de frente com o Internacional. Não é necessariamente um segredo, mas também não fiz questão de revelar, de modo que o público ainda não sabe que sou gremista. Logo, esse confronto valia muito. Não apenas a consolidação do trabalho com uma final de um torneio nacional; não apenas o prêmio monetário envolvido; valia também não deixar que o rival do meu time do coração tivesse a chance de ganhar um campeonato dessa magnitude. Sendo assim, busquei jogar com os melhores jogadores que eu tinha à disposição. E o primeiro tempo no Beira-Rio foi um sonho, a Chapecoense em cima, amassando o adversário e abrindo o placar em uma cobrança de escanteio, depois ampliando num contra-ataque que José Henrique saiu da área e cruzou para Cosendey finalizar. O Inter descontou em jogada dentro da área, mas fizemos o 3º ainda no primeiro tempo, também em jogada dentro da área. Mas... se o primeiro tempo foi um sonho, o segundo foi um pesadelo. Aos 16, Sandoval lançou para Richard, que invadiu a área e tirou de Jordi. Resolvi então fechar o time e segurar uma importante vitória. Funcionou por grande parte do jogo, mas aos 41, Salcedo, que jogava improvisado na lateral direita colorada, avançou até próximo à linha de fundo e tentou cruzar na área, a bola desviou em Sosa e foi na direção do gol. Jordi não voltou a tempo e era o empate colorado. E pra virar o jogo, aos 48 do segundo tempo, Ratão recebeu a bola dentro da área, chutou cruzado, a bola bateu na trave, no Jordi e sobrou para Mamute escorar. Tínhamos 8 jogadores de linha, mais o goleiro, dentro da área e ninguém conseguiu tirar essa bola. Final de jogo, derrota em 3x4. Por mais que seja um adversário difícil, é inadmissível levar virada depois de estar ganhando de 3x1. Ainda mais com gol aos 48 do segundo tempo em jogada com Ratão e Mamute.

5-Internacional.png

Internacional x Chapecoense

Na volta, o jogo começou no 220v, os dois times criando bastante. Nós perdemos uma boa chance com José Henrique, que tentou um chute de primeira dentro da área e mandou pra fora, eles com Richard, que invadiu a área, mas chutou em cima de Jordi. Depois dos 15 primeiros minutos de agito, o Internacional conseguiu cadenciar o jogo e rodou a bola. Aos 43, em jogada pela esquerda, Mamute cruzou e Fernandez escorou pro gol. Se já estava difícil fazer 1, imagina 2. Tivemos esperança quando o árbitro consultou o VAR sobre possível falta na origem do lance, mas nada feito. Gol confirmado. No segundo tempo produzimos literalmente 0 chances de gol. Pra não ser injusto, tivemos um chute do Wilson no final do jogo, mas àquela altura, a não ser que o gol valesse dobrado, de nada adiantaria. E com a derrota por 0x1 demos adeus à Copa do Brasil de 2024.

6-Internacional.png

Chapecoense x Internacional

Com uma campanha boa, entrando, por alguma razão que não consegui descobrir, nas oitavas, avançamos duas fases e ganhamos uma graninha pro clube. E o meu temor se concretizou quando o Internacional bateu o São Paulo na final para ganhar sua 3ª Copa do Brasil.

3-Final.png

Copa do Brasil 2024 a partir das oitavas

Porém, se na Copa do Brasil tivemos uma desilusão (para mim, pois para o clube só chegar nas semifinais acho que já era um grande feito), na Série B melhoramos a boa fase. Depois do jogo contra o Paraná, viemos para Minas Gerais enfrentar a Caldense. Com uma pontaria muito boa (11 dos 17 chutes foram no alvo) conseguimos vencer por 3x1, em um jogo que seria mais tranquilo se os gols tivessem saído mais cedo. Depois um tropeço no empate em 1x1 com o Sampaio Correa, mas o caminho das vitórias retornou rapidamente contra a Ponte Preta em uma vitória por 1x0, onde o placar deveria ter sido mais alargado. Falando em placar elástico, ele veio no jogo seguinte na boa vitória de 3x0 contra o Atlético-GO, que estava em 3º lugar.

E assim chegamos a hoje. 19/11/24, dia em que voltei à Governador Valadares. Mas, primeiramente, preciso descrever a situação do campeonato antes dessa rodada. Com a vitória sobre a Ponte Preta, garantimos matematicamente o acesso à Série A e as últimas 4 rodadas para nós, valiam o título da divisão. Depois do confronto contra o Atlético-GO pela 35ª rodada, estávamos com 5 pontos na liderança, graças ao mau momento do Cruzeiro, que tinha 3 derrotas nos últimos 7 jogos. Do outro lado da tabela, eu via o Democrata brigando para não cair, estavam apenas 4 pontos acima do Z4 e corriam sérios riscos no campeonato, em especial pois no primeiro turno foi exatamente nas últimas 4 rodadas que o Democrata não fez um pontinho sequer. Se por acaso alguém vier a por as mãos nesse diário algum dia, já deve imaginar onde estou querendo chegar com isso.

Ao mesmo tempo em que é algo que não me orgulho de ter feito, também é algo que não me arrependo. Mesmo com o calendário mais folgado nesse final de ano, resolvi levar a campo hoje uma equipe totalmente desfigurada. Inventei uma desculpa, dizendo que o próximo jogo contra o Atlético-MG era crucial e que precisávamos de um time 100% descansado, mas a imprensa, especialmente a local, não parece ter engolido. Minha estratégia era nítida como uma imagem em 16K: perder o jogo para o Democrata e ajudá-los a não serem rebaixados. Foi ousado e tive uma ajudinha da sorte, mas antes, a partida. O problema de estimular os jogadores a acreditarem que serão campeões é que às vezes eles acreditam; e quando a gente precisa que eles percam, fica um pouco difícil. Isso se refletiu em quanto o time criou, tivemos 24 finalizações totais e 9 no alvo, mas, felizmente, só uma entrou. Levando dois gols do Democrata, conseguimos uma suada derrota por 1x2, que me agradou mais do que pude deixar transparecer na palestra pós-jogo e na coletiva.

36-Democrata.png

Democrata GV x Chapecoense

Com esse resultado, o Democrata praticamente se salvava do rebaixamento. Teríamos uma nova chance de ajudá-los, se necessário fosse, pois na última rodada enfrentamos o Fortaleza. O que me entristece foi ver que mesmo com tudo que fiz, e continuo fazendo, pelo clube, alguns torcedores não reconhecem isso e me chamam de traidor. Mas tenho a consciência tranquila quanto a isso. Ah sim, a sorte que comentei há pouco foi que o Cruzeiro empatou, então a distância caiu para apenas 1 ponto. Uma vitória nos dá o título. E que coincidência... o próximo jogo é contra o Atlético-MG.

 

01 de dezembro de 2024

Engraçado como o futebol dá voltas e situações voltam a aparecer. É bem vívido na minha mente, embora já tenha 15 anos, o campeonato brasileiro de 2009, onde Flamengo e Internacional chegaram na última rodada do campeonato brigando pelo título. O colorado enfrentava o rebaixado Santo André e o Flamengo enfrentava o Grêmio, que nada mais tinha pra fazer no campeonato, no Maracanã. Em caso de vitória colorada e tropeço flamenguista (o empate já servia), o título iria para o lado vermelho de Porto Alegre. Porém, para isso, o lado azul teria que ajudar o maior rival e tirar pontos do Flamengo. Até hoje, os jogadores e funcionários gremistas negam qualquer tipo de “corpo mole” quando entraram em jogo contra o Flamengo. E talvez até seja verdade, pois o Grêmio saiu na frente (para a festa colorada). Mas sucumbiu ao time que veio a ser campeão. Se tem uma coisa que o torcedor gremista não ficou, foi triste ao ver essa derrota.

E vamos dizer que isto se repetiu, em menor escala, é verdade, afinal estamos falando de uma Série B e ainda haveria mais uma rodada por jogar, de modo que aquele poderia não ser o jogo derradeiro. Mas duvido que o torcedor atleticano tenha se incomodado com a apresentação do time contra a Chapecoense. Se os jogadores do Galo fizeram corpo mole, não tenho como comprovar, mas o fato é que não fizeram nada para incomodar o nosso goleiro (que, de uns jogos para cá, tem sido o jovem Guilherme Alexandre, já o testando para o ano que vem, pois não contaremos com Jordi) e com gols das maiores promessas da Arena Condá, Wilson e José Henrique, vencemos facilmente por 2x0, levando o título!

37-Galo.png

Chapecoense x Atlético-MG

36-Campe-o.png

Chapecoense campeã da Série B de 2024

Embora, vou me arriscar a dizer, o Atlético tenha se esforçado para não deixar o Cruzeiro sair campeão, a Raposa não teve o mesmo empenho para tentar reverter a situação, sendo derrotada pela Ponte Preta, o que significa que independente do nosso resultado, seríamos campeões na 37ª rodada. Mas é inegável que é muito melhor ser campeão vencendo o jogo do que dependendo de resultados paralelos.

Na última rodada, um confronto meramente para cumprir tabela contra o Fortaleza. Nós já éramos campeões e eles já estavam rebaixados. Contando mais uma vez com o brilho de nossas jovens estrelas, ganhamos o jogo por 3x1 terminando o campeonato incrivelmente 10 pontos na frente do Cruzeiro, que fez apenas 1 ponto nos últimos 9 disputados.

4-Resultados-4.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Brasileiro Série B 2024 – 32ª a 38ª rodada

5-Final.png

Classificação Final – Campeonato Brasileiro Série B 2024

Depois de um grande ano, nada melhor que umas merecidas férias ao grupo de jogadores e a mim. Semana que vem teremos a premiação da Série B. Espero ver o meu nome sendo homenageado.

 

21 de dezembro de 2024

Um descaso! Onde já se viu fazerem uma coisa dessas, premiando time que sequer disputou o título? Ah, mas vão catar caqui. É inadmissível que Antônio Carlos Zago, do Atlético-GO e Márcio Goiano do Náutico tenham feito um trabalho melhor que o meu na Chape! Eles que enfiem essa medalha de bronze naquele lugar. Sem comentários. Na Série A eles premiam direito, dando o 1 lugar pro campeão e o 2º pro vice, mas essa premiação da Série B é pa-lha-ça-da.

39-Melhor-Treinador.png

André é eleito o 3º melhor treinador do Campeonato Brasileiro Série B de 2024

E não é só isso, só tivemos um jogador premiado, e em 3º lugar também! Luiz Otávio foi eleito o 3º melhor jogador do campeonato. E já que estou falando em premiações, Wilson foi nomeado como a Revelação da Copa do Brasil de 2024. Muito legal para o jovem.

Tirado isso do meu peito, tem algumas coisas que negligenciei durante as últimas vezes que escrevi, que talvez seja bom dar uma pincelada. Contratamos o jovem Fábio Luís em definitivo após o final da Série B, gostei muito das apresentações dele. Em contrapartida, Quintero estava sobrando e foi embora, junto com um jovem e o meia-direita Willyan, que saiu por empréstimo.

3-Transf-Parte-3.png

Transferências Chapecoense

Em meados de setembro, Jonas da Rosa, nosso diretor juvenil, me apresentou os aprovados para participar da nossa peneira e disse que gostaria que eu participasse do processo de seleção. Achei legal da parte dele pensar em incluir o treinador do time principal para isto. Apareceram jogadores de quase todas as posições e jogaram contra o time sub-20. Vi o jogo e me agradei de alguns nomes, mas preferi pedir para que os preparadores fizessem um relatório deles. Os relatórios foram feitos e eles foram tão diligentes que até colocaram em ordem dos que eles acreditavam ser o maior potencial para o menor. E realmente, o primeiro nome foi o que mais chamou a atenção. Edivaldo, um volante trabalhador, que pode correr o campo todo. Tenho optado por treinar os volantes que são melhores defensivamente para se tornarem zagueiros de saída qualificada, porém, neste caso, não será possível, com 1,66m de altura e só 54kg, qualquer coisa derruba ele. Terá que ganhar mais massa muscular, mas creio que seja o nosso melhor prospecto vindo das peneiras. Para dar chances a mais garotos, disse aos auxiliares que poderiam assinar com os 9 primeiros da lista, mesmo sabendo que poucos poderiam ajudar no profissional algum dia.

Esses dias vi um anúncio no site da Conmebol onde eles ofereciam um curso de treinador. Os cursos da entidade continental iam de C a A, assim como os nacionais da CBF. Aproveitando meu bom momento no clube e que estaria de férias, falei com o presidente e consegui minha autorização para fazer o curso. E por falar em estudos, um grupo de estudantes da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) veio até a sede do clube fazer o “Anuário da Chape”. Achei um tanto familiar essa história e questionei um dos estudantes se tinha alguma ligação com o “memorial do Democrata”, lá de Governador Valadares. Ele me disse que na verdade isso é uma ação conjunta entre as “Atléticas” das faculdades de jornalismo de várias universidades do país, que começou em 2019 em algumas universidades e hoje a maioria das universidades com clubes nas primeiras divisões já têm um anuário do time da cidade, fazendo até pesquisas retroativas para todos os anuários ficarem padronizados. Isso explicava duas coisas para mim: 1º por que todas as apurações começavam em 2019 e 2º por que duas cidades tão distantes tinham a mesma ideia. Só não sei por que os guris da universidade em Governador Valadares não me falaram isso desde o princípio.

Enfim, no usual “Melhor XI”, nenhum nome que eu trouxe esta temporada e muitos que não tive a chance de treinar. Fui pesquisar e esse centroavante que eles colocaram é realmente uma joia do clube. Hoje está no Brighton, da Inglaterra. Já nos prêmios da temporada, o time selecionado foi o titular durante a maior parte da temporada. Só estranhei a escolha para a contratação da temporada. Amaral quase não jogou. Mas não se discute com o torcedor.

Pra terminar por hoje, fiz minha habitual análise do plantel. Ela ajuda até para ver em quais pontos podemos melhorar e onde não precisamos de reforços.

37-Plantel.png

Estatísticas Chapecoense – 2024

No gol, os 3 goleiros têm níveis bastante parecidos e optei por jogar quase 100% da temporada com Jordi pela experiência. Seria bom ter um goleiro experiente para a Série A ano que vem? Seria, mas esses jovens precisam começar a jogar. A princípio, Guilherme Alexandre larga na frente por ser um pouco mais completo. Devo buscar um 3º goleiro pois só temos mais um goleiro em todas as categorias, mas tem que ser alguém que aceite ser reserva do reserva.

Na zaga, a briga é boa. Luiz Otávio foi eleito o melhor jogador da Chape no ano e continuará como titular. Os outros zagueiros são todos muito jovens e Luiz Otávio deve ajudar nesse sentido. Frazan deve sair para espaço aos mais jovens Amaral, Parisoto e Fábio Luis, que, ao final da temporada adquirimos em definitivo. Ele deve começar o ano como titular ao lado do "Tavião".

Para a lateral-direita, Gilberto, apesar de alguns erros, deve permanecer como titular, mas Igor Julião não terá seu contrato renovado. Como não temos nenhum jovem capaz de desempenhar a função de maneira satisfatória, iremos ao mercado por um lateral-direito.

Na lateral-esquerda, Sosa foi um dos melhores jogadores da temporada e continuará na titularidade. Paulo Otávio, entretanto, não entregou o suficiente e, com interesse de outros clubes em seu futebol, devemos negociá-lo. Se não encontrarmos algum bom negócio para a posição, Nelson deverá ser o reserva imediato.

No meio-defensivo¸ ou seja, entre volantes e meio-campistas centrais, temos Cosendey, Mansillia, Bigode e Kappes. Bigode teve uma grave lesão que o tirou de boa parte da temporada, mas é bom jogador e começa o ano na titularidade ao lado de Cosendey. Kappes, entretanto, não me convence. Os preparadores dizem que tem potencial, mas não gostei de seu futebol, tentarei negociá-lo e trazer um novo nome. Caso não seja possível, temos alguns jovens que posso subir.

Para o meio-campo ofensivo, a princípio temos Pedrinho e Moya. Wilson é natural desta função, mas gosto dele no ataque. Moya foi mal, produzindo apenas 7 gols em 23 jogos como titular e 13 saindo do banco. Para comparação, Pedrinho participou de 16 gols em 33 jogos como titular e 4 saindo do banco. Assim, o argentino, que recebe um dos maiores salários do elenco, deverá nos deixar.

Para a ponta direita, estamos muito bem servidos. Carlinhos Júnior foi muito bem com 12 gols e 10 assistências e temos um promissor Jomar Jorge para ser reserva por enquanto.

Na ponta esquerda, a situação é diferente. Robinho é titular absoluto e Dudu e Erik não renderam à altura. Erik, inclusive, já tem sua saída acertada, enquanto Dudu, outro com grande salário, não terá o contrato renovado.

Para o ataque temos um grande ponto de interrogação. Bruno Silva foi o titular em maior parte da temporada e rendeu até que satisfatoriamente, com 25 participações em gol. Porém, os outros jogadores pedem passagem. Wilson teve um início de temporada lento, mas depois engrenou e fez gols importantes. José Henrique teve um começo meteórico e participou de 14 gols em 8 partidas como titular e 5 saindo do banco. Estou inclinado a deixar Bruno Silva sair (ele teve bastante procura esse ano), mas ainda paira a interrogação na minha cabeça.

Assim, a princípio, se efetivarmos as saídas de todos que planejo, precisamos contratar um goleiro reserva, um lateral esquerdo (reserva ou titular), um lateral direito (reserva ou titular), um meia defensivo  (reserva ou titular), um meia ofensivo reserva e um ponta esquerda titular.

 

30 de dezembro de 2024

Mais um ano chega ao fim e eu não poderia dizer que em apenas 6 anos já estaria na Série A, foi tudo tão rápido, especialmente nos últimos 3 anos, que me pergunto se realmente estou preparado para tamanho desafio. Não sei o que o clube vai esperar de mim em 2025, se eles contentar-se-ão com uma briga contra o rebaixamento, ou se já esperarão um meio de tabela. Quanto ao elenco, consegui deixar alguns jogadores com saídas acertadas e não renovamos com outros tantos. Espero que com o clube na Série A, mais jogadores tenham interesse em jogar aqui.

Mudando completamente de assunto, esses tempos relatei sobre uma conversa minha com o Barroso no pub quando tivemos um happy hour da Chape e eu falava sobre as estruturas do clube sendo “interrompido” pelo presidente. Pois bem, parece que ele me ouviu. Semana passada ele concedeu uma entrevista coletiva para anunciar que melhorariam as instalações de treino e de juniores. O custo deve ficar em torno de R$ 32,5M. Achei um exagero, mas só espero que ele não corte do futebol.

Por falar em finanças, também essa semana saiu o balancete anual da Chapecoense. O clube teve um prejuízo, mas ele é decorrente do investimento nas melhorias anunciadas pelo presidente.

47-Finan-as.png

Finanças da Chapecoense – Dez./2024

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revelação bombástica, o técnico é gremista.

Fez uma grande partida contra o Inter no 1º tempo, mas ele mostrou força para reagir e isso tem muito mérito. E confirmaram a força em Chapecó.  O título colorado acabou sendo justo. Sobre o Grêmio em 2009 só lembro disso.

Que esse diário não vaze para a imprensa, mas o Chape disfarçou bem. Já o Galo não teve nenhuma vontade.

Parabéns pelo título. A campanha foi excelente depois daquele começo mais instável. Teve uma das duas melhores defesas do campeonato e o ataque mais positivo. A Série A promete.

O André tem Relações Públicas? Está na hora de contratar um. Novamente foi preterido em um prêmio. Dureza...

Algumas sugestões... Adicione mais algumas estatísticas nas imagens das partidas, clique ali no "personalizar". Se der, ao fim do campeonato coloque uma imagem das estatísticas de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, ggpofm disse:

Revelação bombástica, o técnico é gremista.

Fez uma grande partida contra o Inter no 1º tempo, mas ele mostrou força para reagir e isso tem muito mérito. E confirmaram a força em Chapecó.  O título colorado acabou sendo justo. Sobre o Grêmio em 2009 só lembro disso.

Que esse diário não vaze para a imprensa, mas o Chape disfarçou bem. Já o Galo não teve nenhuma vontade.

Parabéns pelo título. A campanha foi excelente depois daquele começo mais instável. Teve uma das duas melhores defesas do campeonato e o ataque mais positivo. A Série A promete.

O André tem Relações Públicas? Está na hora de contratar um. Novamente foi preterido em um prêmio. Dureza...

Algumas sugestões... Adicione mais algumas estatísticas nas imagens das partidas, clique ali no "personalizar". Se der, ao fim do campeonato coloque uma imagem das estatísticas de jogo.

E aí, GG.

Acho que o time do treinador ninguém podia prever hahaha

Realmente mostraram muita força no segundo tempo e não nos deram muita chance no 2º jogo, infelizmente levaram o título, gostaria de ter visto um campeão inédito na CdB hehe. Esse vídeo de 2009 é icônico.

Dá pra dizer que os 26 chutes foram uma maneira de disfarçar a vontade de perder, já o Galo, realmente, nem se incomodou haha.

Obrigado, confesso que às vezes nos meus saves acabo não olhando tanto para a tabela quanto olho nos outros saves daqui e só fui perceber essa questão da defesa quanto tu mencionou, tinha me passado desapercebido. Tenho boas perspectivas para 2025, temos bastante dinheiro e é mais provável que jogadores melhores queiram jogar na Chape agora.

É mesmo, tá faltando alguém pra convencer as federações a darem o prêmio corretamente hahaha

Obrigado pelas sugestões, já coloquei mais estatísticas na tela da partida, começarão a aparecer na próxima atualização. E pode deixar, vou começar a trazer as estatísticas do campeonato.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, div said:

Não seria esta?

Essa você já posta e é boa para início de temporada porque vemos salários, duração de contrato, avaliações, personalidade, etc... Estou sugerindo algo do tipo para termos mais informações sobre o elenco durante e, principamente, ao tpermino das competições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ggpofm disse:

Essa você já posta e é boa para início de temporada porque vemos salários, duração de contrato, avaliações, personalidade, etc... Estou sugerindo algo do tipo para termos mais informações sobre o elenco durante e, principamente, ao tpermino das competições.

Ah, entendi. Vou fazer uma visão na tela de equipe pra conter mais dados de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo... passei as últimas semanas lendo o diário é concluí hoje.

Parabéns pelas conquistas!

Excelente trajetória! 

Boa sorte na série A!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...