Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Gostei do clube escolhido. É bem verdade que se pegasse o Rio Grande iria ser bem legal. 

Lamentei  a saída do Márcio Júnior. Seria interessante vê-lo tentando se adaptar ao estilo dele como jogador e montando uma equipe para isso. Traria um desafio para o save.

Mesmo tendo começado o campeonato já com duas rodadas, a fórmula do Mineiro não é das mais complicadas para escapar do rebaixamento e também para ir ao mata-mata. Terá o Cruzeiro pela frente. Espero a eliminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2020 em 18:53, ggpofm disse:

Gostei do clube escolhido. É bem verdade que se pegasse o Rio Grande iria ser bem legal. 

Lamentei  a saída do Márcio Júnior. Seria interessante vê-lo tentando se adaptar ao estilo dele como jogador e montando uma equipe para isso. Traria um desafio para o save.

Mesmo tendo começado o campeonato já com duas rodadas, a fórmula do Mineiro não é das mais complicadas para escapar do rebaixamento e também para ir ao mata-mata. Terá o Cruzeiro pela frente. Espero a eliminação.

E aí, GG.

Valeu, meu favorito mesmo, daqueles que me ofereceram entrevista, era o América do Rio, porém eu tinha me comprometido a ir até o final do contrato, então deixei passar. O Rio Grande era meu plano reserva caso não conseguisse lugar na Série D, mas eu ainda pretendo fazer um save no clube, acho que pouca gente sabe que é o primeiro clube de futebol do Brasil (e o fato de já ter morado na cidade também ajuda, embora goste mais do rival, São Paulo-RS). O grande problema de um save no Rio Grande é o esquema de cores dos menus. Verde e vermelho fica praticamente ilegível (exemplo). Além disso, não faria muito sentido para a história dar esse passo atrás, quis trazer o nome do clube mais como uma "homenagem" mesmo, mas ainda tenho a intenção de fazer um save com ele se aprender a mudar as cores haha. Quem sabe não compartilho aqui quando acontecer.

Quanto Márcio Júnior, até queria continuar com ele, mas mesmo pra essas divisões inferiores ele é bem ruim hahaha. Achei que dar uma nova saída dele com o André poderia render um bom momento pra história e, quem sabe, um novo inimigo na curta carreira do treinador.

Sim, o campeonato mineiro com 11 rodadas e só 2 rebaixados facilita a vida e ficar em pelo menos 8º entre 12 times também não é tão difícil assim. Quanto ao Cruzeiro pelas quartas, já foi jogado e a eliminação já veio hehehe. A decisão era em jogo único, com a vitória, eles passaram, mas o 2x3 até que não foi tão ruim pra nós, achei que seria pior haha.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-13.png

 

23 de março de 2021

Passado o campeonato mineiro, chega a hora de ver quem vai ser aproveitado e quem não será.

22-Estat-sticas.png

Estatísticas Elenco do Democrata GV – Campeonato Mineiro 2021

Luiz fez um início de campeonato formidável no gol, sem ele, provavelmente teríamos passados muitos apertos. Na zaga, tivemos um rodízio interessante e Roger Deniro se destaca pela qualidade. Gostaria de ter mais um zagueiro mais alto para o jogo aéreo ofensivo, principalmente, foi uma das minhas grandes armas ano passado. Na lateral-direita, com a chegada de Maílton já no final do campeonato, tivemos pouco tempo para testá-lo, mas a princípio será titular incontestável. Paulinho, inclusive, se despediu ontem. Já na lateral-esquerda, nenhuma das duas opções agradou e um novo jogador deve chegar essa semana. Para a função de meio-central, vendi algumas das peças que aqui estavam e tenho 4 jogadores para a função, um deles, Pedro Wágner, não é natural dali, mas está treinando na posição. Vou contratar mais um pois tivemos muitas lesões e suspensões durante o mineiro. No meio-atacante, Isaque tem assumido a função e desempenhado bem. Pena que Filipinho se lesionou no início do campeonato e ainda ficará fora um bom tempo. Temos ainda Fabrício para a função. Nas pontas, Alex Santiago havia chegado para ser reserva na esquerda, mas rapidamente surpreendeu e tomou a titularidade, que na verdade fez com que Matheus Rodrigues voltasse para o centro do ataque. Na direita, Biro Biro e Matheus Braz se revezaram e ainda não tenho um titular definido. Para o ataque, nosso maior problema. Matheus Rodrigues é o jogador que desempenha a função, mas não deslanchou, Emerson Carioca foi contratado, mas sequer conseguiu estrear devido uma lesão. Acredito que Matheus será fixado pela esquerda, a princípio como reserva, de modo que preciso de um centroavante reserva também.

Como o campeonato brasileiro começa apenas em maio, agendei o máximo de amistosos que podia, afinal queria aproveitar para dar ritmo aos reservas também. Além de treinar alguns jogadores em outras funções.

 

 07 de maio de 2021

Quase dois meses sem futebol profissional, finalmente amanhã estreamos na Série D. Consegui reforçar o time naquelas posições que estavam carentes e sinto que estamos encorpados. Contratamos Kevyn para a lateral-esquerda, Natan para o meio-campo e Michel para o ataque. Tenho começado a sentir uma falta de qualidade na defesa agora (este ano, talvez por ter um pouco de reserva para contratar, tenho sentido uma coceira que parece que sempre que reforço uma área, outras parecem precisar igualmente de reforços) e nas pontas. Mas somente negócios de ocasião. Já contratamos demais esse ano.

Ah sim, essa eu tenho que guardar aqui, não posso deixar passar. Ontem estava eu na minha sala estudando o URT, nosso primeiro adversário na Série D, quando ouço um barulhão vindo do refeitório. Gritos indistintos me deram um susto e quando estava quase levantando da minha cadeira para ver o que estava acontecendo, o estagiário Cleiton chega correndo na porta da sala:

- André!

- Eu.

- André!

- Eu.

- ANDRÉ!!

- Desembucha guri!

- Ocê ganhou, André! – Disse ele com um carregado sotaque mineirin.

- Ganhei o que? Nem apostei na mega sena.

- Cadê o... – Disse ele procurando algo na minha mesa. - Aqui. – Completou ao encontrar o controle da TV e colocando no canal de esportes local.

 

“- Resultado surpreendente, né Glauco? – Disse o apresentador.

- Surpreendente e errado, onde já se viu uma coisa dessas, Serginho. Ninguém conhecia esse cara, ele chegou aqui ontem, não fez nada, perdeu mais que ganhou, e é melhor que o campeão? Não tem explicação isso. – Retrucou um comentarista.

- É, amigo telespectador. Pra você que chegou agora, bomba! O desconhecido André Bittencourt do Democrata de Governador Valadares foi eleito o melhor treinador do campeonato mineiro de 2021.

- Serginho, eu discordo completamente do Glauco, pra mim o resultado foi merecido. Oras, o time dele tava cotado pra cair e ser saco de pancada, não só não caiu, como quase eliminou o Cruzeiro.

- Mas ocê não viu o jogo, né Gerson? – Falou rispidamente o comentarista Glauco. – Os caras fizeram gol nos únicos dois chutes a gol.”

 

23-Melhor-Treinador.png

André é Eleito o Melhor Treinador do Campeonato Mineiro de 2021

Cleiton desligou a tv e vendo minha cara no reflexo da TV recém desligada, pude perceber minha incredulidade. Incredulidade que durou pouco, logo em seguida os jogadores chegam gritando na minha sala, falando palavrões e me chamando de melhor treinador do Brasil. Não posso dizer que não gostei da massagem no ego, mas não creio que mereci o título. Afinal, Zé Ricardo venceu o campeonato com o América-MG, terminando a 1ª fase invicto. Mas... talvez isso seja a tal da síndrome do impostor que a Dra. Lourdes me comentou na última sessão. Ah, sim. Voltei a consultar com ela, agora por Skype.

Passada a euforia do prêmio, mandei os jogadores à campo e voltei a focar a atenção para a Série D, estamos cotados como uns dos principais times para cair de divisão, sendo cotados como 110º entre 128 times. Um pouco melhor que o Operário, cotado como 4º pior time do campeonato.

O nosso grupo é formado por alguns times que já enfrentamos esse ano e um velho conhecido, tanto meu, quanto do clube.

1-Grupo.png

Brasileirão Série D 2021 – Grupo H

Como preparação, fizemos um total de 12 (!!) amistosos, destaque apenas para o fato de termos ganho 3 vezes do principal time do nosso grupo. Por falar nisso, a imprensa tem cotado nosso grupo da seguinte maneira:

  •  Aparecidense - 49º
  • CRAC - 121º
  • Democrata - 110º
  • Goiânia - 107º
  • Itumbiara - 91º
  • União Rondonópolis - 75º
  • URT - 59º
  • Vila Nova MG - 25º

 Assim, nos colocando como o 2º elo mais fraco do grupo. Espero mostrar a força do nosso futebol e fazer uma campanha digna.

 

19 de junho de 2021

Estava relendo alguns dos meus últimos escritos e campanha digna uma ova, isso sim. Estamos aqui com um objetivo e esse objetivo é claro. Vamos lá. Os grupos da Série D são formados por 8 clubes que se enfrentam em ida e volta totalizando 14 rodadas. Os dois melhores se classificam para as eliminatórias e os dois piores são rebaixadas para a Série Regional.

Começamos nossa campanha contra o URT, contra quem jogamos no campeonato mineiro também. Em um jogo sem muitos perigos, conseguimos dois gols de bola parada (um escanteio e um lateral estilo Cuca) fazendo o placar de 2x0. Em seguida enfrentamos a possível 2ª força do grupo, em casa, o Aparecidense. Numa trama rápida do nosso ataque após retomada da posse de bola quase na nossa linha de fundo, Isaque abriu o placar. E assim ficou até o final, 1x0 para começar com duas vitórias. Na sequência o algoz tanto do clube, como meu, ano passado. O CRAC, começaríamos naquele campo largo deles e logo de cara a escalação deles me estranha, já que começam acumulando jogadores no meio. Gostaria de dizer que nós aproveitamos isso, mas, embora tenhamos tentado, não conseguimos marcar em jogadas pelas laterais. Vencemos o jogo por 2x1, porém os gols nada tiveram a ver com o jogo pelos lados, um saiu de um escanteio e o outro de um lançamento pelo meio mesmo aos 48 do segundo tempo. Depois disso, sabe qual o problema ruim de enfrentar um adversário muitas vezes seguidas? Eles acabam te conhecendo. E isso foi um problema no jogo seguinte, contra o Vila Nova (MG). Contando amistosos, jogamos 4 vezes com eles antes dessa partida. Possivelmente eles nos estudaram mais do que dei crédito nos jogos anteriores, ou talvez não estivessem ligando tanto pros jogos anteriores. O fato é que nesse jogo tivemos nossa primeira derrota no campeonato. 1x3, num jogo em que eles foram bem superiores, apesar de o nº de finalizações totais ser parecido, os chutes à gol demonstram a disparidade na partida. Nada preocupante, contudo, pois no jogo seguinte, contra o Itumbiara, voltamos a ganhar com gol no final da partida. Isaque chegou a 4 gols no campeonato e tem se mostrado muito bem. 2x1 para fazer a 4ª vitória em 5 jogos. No 6º jogo, recebemos o Goiânia e fizemos nosso melhor jogo, Emerson Carioca se destacou com 4 dos nossos 5 gols. Um 5x1 para nos deixar mais confortáveis no G2. Para o último jogo do 1º Turno, recebemos o União Rondonópolis, no nosso jogo mais movimentado. Eles saíram na frente, viramos o jogo aos 42 do primeiro tempo, um minuto depois eles empataram de novo, fizemos dois gols no segundo tempo e logo depois do nosso 4º, eles fizeram o 3º e pressionam no final do jogo. Felizmente seguramos a pressão e saímos com uma ótima 6ª vitória em 7 jogos. 4x3 que fechou o 1º turno do Democrata GV na 2ª posição do grupo, atrás do líder apenas no saldo de gol.

2-Turno-1.png

Brasileirão Série D 2021 – Grupo H – Classificação 1º Turno

 

05 de setembro de 2021

Algumas perguntas não têm explicação, por exemplo: Há vida após a morte? Como pode em pleno 2021 gente que achar que a terra é plana? Como Argel Fucks e Lisca vieram a se tornar os melhores treinadores do campeonato brasileiro em 2019 e 2020? E, finalmente O QUE DIABOS ACONTECEU COM O DEMOCRATA??? Sinceramente, tenho me feito essa última pergunta desde que terminaram as partidas desse ano. Sabe, parece que o Democrata funcionava como a rede elétrica de uma casa, alguém desligou nosso registro e esqueceu de ligar de novo. Começando pela janela de transferências, contratamos mais dois jogadores. O experiente goleiro Zé Carlos, o zagueiro Eduardo Bickel e o ponta direita argentino Olea, ainda nos desfizemos de alguns jogadores, com maior destaque para o goleiro Luiz que se foi depois da contratação de Zé Carlos, talvez um dos fatores que possam explicar nossa derrocada, mas chego nisso mais para frente.

02-Trasnsfer-ncias-Final.png

Transferências Democrata GV – Final 2021

Tudo começou no primeiro jogo do segundo turno da Série D, contra o URT. Em uma partida irreconhecível nosso ataque, acertamos apenas dois chutes e merecemos a derrota por 0x3. Contra o Aparecidense, parecia que a derrota contra o URT seria apenas um percalço. Vencíamos o jogo até os 42 do 2º tempo e a virada veio aos 51 depois de cobrança de falta na área. Derrota doída por 2x3. No jogo seguinte, contra o CRAC, começamos arrasadores e em menos de 25 minutos Emerson Carioca já tinha 3 gols pra conta. No segundo tempo o CRAC veio pra cima e por um momento achei que iriam empatar. Felizmente não aconteceu e conseguimos a vitória por 3x2, quem sabe a má-fase acabaria ali. Ledo engano, para minha infelicidade. Jogamos depois contra o Vila Nova (MG), levamos gol a 1 minuto, viramos em 8 e ainda no 1º tempo sofremos a virada. Sem forças pra virar de novo, levamos o 4º e descontamos novamente no final do jogo. Derrota por 3s4. Depois disso tivemos a estreia na Copa Minas Gerais, mas relato isso depois. No Brasileirão, pegamos o Itumbiara, porém, mesmo fazendo nosso melhor jogo no returno, não adiantou. Mais uma vez perecemos diante do adversário em mais uma derrota, desta vez por 1x2. Nesse momento, faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, ainda estávamos em 2º lugar do grupo. O que não duraria muito tempo. Enfrentamos o Goiânia, fora de casa, e fizemos mais um jogo horrendo. A derrota por 0x2, nos tirou da 2ª posição, a qual podíamos recuperar se vencêssemos o último jogo contra o União Rondonópolis, que havia assumido a posição. Mas é claro que nossas esperanças já tinham se esvaído antes de terminar o 1º tempo, quando eles marcavam o 4º gol. Fizemos dois ainda, mas claro que não foi suficiente e com a derrota por 2x4 deixamos escapar uma vaga praticamente garantida. Felizmente fizemos um ótimo 1º turno, caso contrário, teríamos sido rebaixados.

Além das respostas para as dúvidas universais, tenho pensado em como perspectiva e expectativa mudam as coisas. Se me falassem no início do campeonato: “Tu aceita um campeonato com 7 vitórias e 7 derrotas, em 3º lugar e sem ter corrido risco de cair?” Fecharia na hora. Agora, depois do 1º turno, não cabe outro sentimento senão de profunda frustração por ter deixado a oportunidade passar.

3-S-rie-D.png

Brasileirão Série D 2021 – Grupo H – Resultados Democrata GV

3-Final.png

Brasileirão Série D 2021 – Grupo H – Classificação Final

Mas, vida que segue. A Copa Minas Gerais segue, por exemplo. Sem nós, mas segue. Caímos num grupo com Guarani (MG), Tupi e Coimbra, onde jogamos uma vez com cada um e se classificariam os dois primeiros, bem parecido com a Copa Santa Catarina. Talvez se a Copa tivesse vindo antes, nós tivéssemos uma sorte maior, mas naquele momento estávamos na draga e a Copa veio apenas para nos afundar ainda mais. A estreia contra o Coimbra foi ótima, nosso melhor jogo nesse período e merecemos a vitória por 2x0. A 2ª rodada foi contra o Tupi e, assim como no campeonato mineiro, nem tivemos chance, 1x4 para deixar uma possível classificação para o último jogo, contra o líder do grupo, Guarani (MG). Fui para empatar e a estratégia foi pelo ralo com menos de 10 minutos, quando o adversário já tinha marcado dois gols. Por crueldade eles ainda marcaram mais um e decretaram nossa derrota por 0x3.

4-Copa-MG.png

Copa Minas Gerais 2021 – Grupo C – Resultados Democrata GV

Com isso, ficamos em 3º e não passamos de fase.

2-Classifica-o.png

Copa Minas Gerais 2021 – Grupo C – Classificação Final

Com tudo isso, foi uma parte final de temporada muito sofrida e fico feliz que tenha acabado e que tenha 3 meses para analisar o elenco e buscar reposições. Falando nisso, mencionei Zé Carlos no começo. Talvez a mudança drástica no nosso rendimento possa também ter passado pela posição de goleiro. No momento em que troquei Luiz por Zé Carlos o time parou de render. Ele não é um mau goleiro, inclusive é melhor que o Luiz em vários aspectos, porém sua baixa agilidade pode ter-nos custado pontos. Isso, ou ele é o maior pé-frio da história do Democrata. Além do gol, tivemos uma perda muito significativa na posição de meia-atacante. Isaque vinha sendo destaque no 1º turno, porém se machucou e perdeu 8 dos nossos últimos 10 jogos na temporada (contando Série D e Copa Minas Gerais).

26-Elenco-Final.png

Elenco Final 2021 – Democrata GV

Apesar de ainda dar um pouco mais de tempo antes de tomar grandes decisões sobre o elenco, temo que já tenha desenhado os pontos que precisam de reforços. Precisamos buscar 1 zagueiro, dois meias-centrais (estava errado na minha previsão no início do ano, onde disse que não precisaríamos de jogadores ali), mais uma reposição para a ponta esquerda, embora Alex Santiago tenha feito uma ótima temporada com 10 assistências, não temos reserva com características parecidas. Para o resto do time, não vejo mudanças no time titular, exceto se alguém se recusar renovar. Felizmente a espinha dorsal do time tem contratos mais longos e não precisarei me preocupar com estes.

E já me falo como treinador do Democrata no próximo ano mesmo que não tenha recebido oferta de renovação, afinal a direção parece feliz comigo, não vejo razões para eles quererem mexer no meu cargo. Aproveitando que eles estão felizes comigo, consegui convencer o Cleomar a me deixar fazer um curso da CBF durante esse período parado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, div said:

E aí, GG.

Valeu, meu favorito mesmo, daqueles que me ofereceram entrevista, era o América do Rio, porém eu tinha me comprometido a ir até o final do contrato, então deixei passar. O Rio Grande era meu plano reserva caso não conseguisse lugar na Série D, mas eu ainda pretendo fazer um save no clube, acho que pouca gente sabe que é o primeiro clube de futebol do Brasil (e o fato de já ter morado na cidade também ajuda, embora goste mais do rival, São Paulo-RS). O grande problema de um save no Rio Grande é o esquema de cores dos menus. Verde e vermelho fica praticamente ilegível (exemplo). Além disso, não faria muito sentido para a história dar esse passo atrás, quis trazer o nome do clube mais como uma "homenagem" mesmo, mas ainda tenho a intenção de fazer um save com ele se aprender a mudar as cores haha. Quem sabe não compartilho aqui quando acontecer.

Quanto Márcio Júnior, até queria continuar com ele, mas mesmo pra essas divisões inferiores ele é bem ruim hahaha. Achei que dar uma nova saída dele com o André poderia render um bom momento pra história e, quem sabe, um novo inimigo na curta carreira do treinador.

Sim, o campeonato mineiro com 11 rodadas e só 2 rebaixados facilita a vida e ficar em pelo menos 8º entre 12 times também não é tão difícil assim. Quanto ao Cruzeiro pelas quartas, já foi jogado e a eliminação já veio hehehe. A decisão era em jogo único, com a vitória, eles passaram, mas o 2x3 até que não foi tão ruim pra nós, achei que seria pior haha.

Valeu por comentar!

Meu primeiro save aqui na área foi com o America.

O Rio Grande é o "primeiro", mas até a página 2. Os mais antigos ou pararam de praticar futebol ou foram extintos. Mas é muito legal que ele exista. Se você se interessa um pouco mais pela história do futebol no Rio Grande do Sul, sugiro a leitura desse artigo.

O esquema de cores complica e muito, mas isso é muito fácil de resolver. Se um dia quiser saber, eu lhe explico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2020 em 14:07, ggpofm disse:

Meu primeiro save aqui na área foi com o America.

O Rio Grande é o "primeiro", mas até a página 2. Os mais antigos ou pararam de praticar futebol ou foram extintos. Mas é muito legal que ele exista. Se você se interessa um pouco mais pela história do futebol no Rio Grande do Sul, sugiro a leitura desse artigo.

O esquema de cores complica e muito, mas isso é muito fácil de resolver. Se um dia quiser saber, eu lhe explico.

 

Legal, não sabia do seu save com o América.

Vou dar uma lida no artigo, valeu. E quanto ao esquema de cores, dependendo de como se desenrolar esse save ou outro (assumindo clube com cores que tornam os textos ilegíveis) te peço uma ajuda hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse negócio de emoção em Natal enche o saco. Sem contar que numa dessas um cara do trabalho foi parar na UTI...

Qué isso fio, vou mandar uns currículos por aí.... tudo bem que é so FM, mas ja tenho uns títulos nacionais da quarta, terceira, segunda e primeira divisão, tem pra todo gosto. Esse saláriozinho tá bom demais.

KKK, não vá mesmo para o Sáo Luis, é muita perseguição professor.

Cara, goleiro é posição de confiança... imperdoável...se foi isso mesmo que fez a diferença, mas a diferença na média de gols tomados do primeiro turno pro segundo é gritante! Que azar/arrependimento hein!

Depois do prêmio do Argel, o seu do mineiro vale menos que nada! 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Premiação para o André foi para massagear o ego do técnico.

Juro, que para minha frustração imaginei que o Democrata subiria ao ver os resultados do 1º turno. Felizmente, o FM pesou a mão no returno e o Democrata ficou de fora. Mas para a próxima temporada, passará de fase e terá grandes chances de conseguir a promoção. Não tenho dúvidas.

Na Taça MG não foi bem. Poderia ter conseguido uma das duas vagas, já que está no Campeonato Mineiro. Próxima temporada pode vir um troféu nesse campeonato.

Vamos ver o que rola na próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi nada. Final do primeiro turno da Série D a equipe estava apenas com 1 derrota. Virou a chave para o segundo turno e virou tudo do avesso? Como diria o mineirin: Carai de trem foi isso sô?

Espero que continue no clube e consiga passar de fase na Série D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2020 em 17:46, Andreh68 disse:

Cara, esse negócio de emoção em Natal enche o saco. Sem contar que numa dessas um cara do trabalho foi parar na UTI...

Qué isso fio, vou mandar uns currículos por aí.... tudo bem que é so FM, mas ja tenho uns títulos nacionais da quarta, terceira, segunda e primeira divisão, tem pra todo gosto. Esse saláriozinho tá bom demais.

KKK, não vá mesmo para o Sáo Luis, é muita perseguição professor.

Cara, goleiro é posição de confiança... imperdoável...se foi isso mesmo que fez a diferença, mas a diferença na média de gols tomados do primeiro turno pro segundo é gritante! Que azar/arrependimento hein!

Depois do prêmio do Argel, o seu do mineiro vale menos que nada! 🤣

E aí, Andreh.

Esse "com emoção ou sem emoção" às vezes passa da conta, fui uma única vez para Natal, em 2006, e ainda me lembro disso, pra tu ver como marcou. Agora fiquei curioso pra saber qual emoção levou o teu colega pra UTI auhauhauah

R$ 42.000,00 por mês pra três anos de carreira tá decente hahaha

Seria muita sacanagem ir pra São Luiz só pra mandar ele embora de novo.

Eu nem tinha notado quão absurda foi a média de gols sofridas no 2º turno em relação ao primeiro, não teve um jogo que a gente não levou pelo menos 2 gols. Quando veio o relatório do olheiro sobre o Zé Carlos, olhei os atributos e pensei: "monstro". Contratei, e vendi o titular, me arrependo amargamente. Acho que tem outras causas para a queda de desempenho, como as lesões do Isaque, o melhor do time, ou a perda de confiança, mas acho que a troca do goleiro pode ter a ver sim. O problema é que quando me arrependi, já tinha vendido o antigo titular.

Não sei o que é mais bizarro: darem o prêmio do mineiro pra mim, o do brasileiro pro Argel ou o Jair Ventura treinando o Flamengo. Minha teoria em relação aos prêmios é que a pontuação está ligada à expectativa do clube no início do campeonato. Só assim pra explicar porque técnicos de clubes que não disputam o título ganham esses prêmios.

Valeu por comentar!

Em 13/09/2020 em 18:05, ggpofm disse:

Premiação para o André foi para massagear o ego do técnico.

Juro, que para minha frustração imaginei que o Democrata subiria ao ver os resultados do 1º turno. Felizmente, o FM pesou a mão no returno e o Democrata ficou de fora. Mas para a próxima temporada, passará de fase e terá grandes chances de conseguir a promoção. Não tenho dúvidas.

Na Taça MG não foi bem. Poderia ter conseguido uma das duas vagas, já que está no Campeonato Mineiro. Próxima temporada pode vir um troféu nesse campeonato.

Vamos ver o que rola na próxima.

E aí, GG.

Foi um afago na alma do treinador haha.

Eu estava realmente surpreso quando terminamos o 1º turno com 18 pontos em 21 disputados. Foquei igualmente surpreso ao ver que terminamos o 2º turno com 3 pontos em 21 disputados. Para o próximo ano acho que temos boas hipóteses de chegar longe, vamos ver se o suficiente para uma promoção.

A Taça MG veio em meio à crise e enquanto estava dando tudo errado. Acredito que se tivesse vindo no 1º turno da Serie D ou no período que ficamos parados antes, muito provavelmente teríamos chegado longe. Para o próximo ano, acho que iremos melhorar (até pq pior que foi só se perdermos os 3 jogos hahaha).

Valeu por comentar!

1 hora atrás, LC disse:

Não entendi nada. Final do primeiro turno da Série D a equipe estava apenas com 1 derrota. Virou a chave para o segundo turno e virou tudo do avesso? Como diria o mineirin: Carai de trem foi isso sô?

Espero que continue no clube e consiga passar de fase na Série D.

E aí, LC.

Parece que o time foi pro Upside Down no segundo turno. Ou talvez estivesse nele no primeiro e voltou para a realidade no 2º. Como comentei para o Andreh, acho que a troca de goleiros, aliado com lesões do principal jogador (cujo reserva não desempenhou tão bem) e a perda de confiança foram as chaves pra derrocada no 2º turno. Isso, ou Zé Carlos é o cara mais pé-frio do FM.

Estou gostando do Democrata, tudo indica a permanência.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-14.png

10 de Outubro de 2021

Dei um tempo a mim para refletir sobre o time e sobre o que deu errado nos últimos meses. Talvez eu esteja pegando muito leve com o elenco em treinamentos e no geral. Ou pode ser a falta de peças de reposição, causando uma superdependência dos principais jogadores, como Isaque. Ou contratar um goleiro novo em meio à temporada e tirar um que não havia feito qualquer coisa de errado podem ser algumas razões, mas sinto que talvez os adversários tivessem nos sacado e percebido nossas fraquezas antes de mim. Se for este o caso, muita coisa precisa ser corrigida para o próximo ano, especialmente em mim.

Agora, mudando de assunto, acho que o Edu se adaptou bem aqui, nós moramos perto do estádio, cerca de duas quadras, talvez nem isso, e a escola não é muito longe, apesar de ser uma cidade maior, ainda tem um clima de interior. Falando em clima de interior, fomos visitar o Parque Natural, que fica do outro lado do Rio Doce, a vista é bonita, mas não tanto quanto Cleiton, o estagiário, me falou esses dias.

- Como assim ‘cê nunca foi no parque natural?

- Bom, cheguei aqui há pouco tempo, tava com a cabeça voltada completamente para a temporada, Cleiton.

- 'Cê tem que ir lá, André. É uma maravilha, ar puro, trilhas, uma vista que ‘cê não vai esquecer tão cedo, tem até uns brinquedos em forma de tatu pro seu filho brincar. – Fiquei pensando em por que o Edu iria querer brincar num brinquedo em formato de tatu, mas preferi não perguntar.

- Acho que agora que a temporada acabou, dá pra ir. Obrigado pela dica, Cleiton. Agora, o que tu queria mesmo? Tenho que ler esses relatórios aqui o quanto antes.

- Ah é, o Cleomar te chamou na sala dele.

- Tá bem, já vou indo.

Curioso com a razão do presidente me chamar, fui de imediato na sala dele.

- Ah, André, por favor, sente-se. – Disse ele, cordialmente. - Bom, como você já deve ter ouvido, teremos eleições no clube ao final do ano.

- Sim, fiquei sabendo. Quero que saiba que se eu pudesse votar, votaria no senhor. – Disse eu, tentando parecer simpático, sem ser puxa-saco e falhando miseravelmente.

- É... muito obrigado, mas a razão que mencionei isso é pelo seguinte: seu desempenho nessa temporada foi fenomenal, cumpriu tudo que pedimos, e foi além, quase nos levou para as eliminatórias da Série D.

- Sinto que deveríamos ter chegado lá.

- Não se culpe tanto, todos sabem que você fez um trabalho incrível no primeiro turno, se o segundo foi ruim, paciência. Vamos torcer para o ano que vem ser melhor. Enfim, acredito fortemente que você é o cara que vai nos levar além. Por isso, mesmo não sabendo se ficarei por aqui, quero deixar seu contrato renovado. Você tem interesse de renovar com o Democrata?

- Claro. Não me vejo em outro lugar em 2022.

- Ótimo, todavia, não temos como te dar aumento salarial.

- Bah, Cleomar, assim... tu mesmo disse que eu sou o cara que vai levar o time além, acho que esse tipo de cara merece uma valorização, não acha?

- Evidente que falaria isso. Deixe-me ver só uma coisa. – Disse ele, se virando para o computador e depois puxando uma calculadora. – Podemos oferecer mais R$ 3.000,00 pra você e fazer um total de R$ 45.000,00 mensais.

- Ainda acho que não tem tanta valorização assim, sei que o clube pode valorizar quem quase os levou para um passo adiante.

- Disse bem, quase. Mas entendo você. Osso duro. Que tal R$ 48.000,00 no total?

- R$ 52.000,00, uma valorização de R$ 10.000,00 acho que é justa.

- Não abuse da minha boa vontade.

- Tá, R$ 50.000,00 e fechamos agora.

- Fechado. Vou passar pro jurídico redigir o contrato, até amanhã devemos estar com tudo pronto para assinar sua renovação.

- Ótimo.

- Era isso que queria, pode voltar ao que estava fazendo.

- Obrigado. – Disse eu, me levantando e saindo. Quando cheguei na porta, me virei e disse: - Realmente estou torcendo por ti nas eleições.

30-Contrato-Renovado.png

André Bittencourt renova com o Democrata GV para a temporada de 2022

 22 de novembro de 2021

Hoje entro de férias, começando um pouco mais cedo esse ano, pra voltar mais cedo para a pré-temporada. Nos últimos dias o pessoal do jornalismo da Univale fez um “memorial” dessa temporada, colocaram os feitos do time, e, entre outras coisas, ouviram torcedores para determinar alguns prêmios para a temporada.

33-Pr-mios-da-Temporada.png

Prêmios da Temporada - Democrata GV – 2021

Além dos prêmios específicos da temporada, elaboraram um “11 ideal” dos últimos anos. Pergunto-me por que resolveram começar de 2019, não de 2020, mas vai saber.

32-Melhor-XI.png

Melhor 11 – Democrata GV

Além disso, destacaram algo que eu não tinha conhecimento até o momento. Emerson Carioca terminou a temporada como 3º artilheiro da Série D. Quer dizer, ele fez muitos gols mesmo, mas não tinha notado que eram tantos assim.

Daqui umas semanas serão as eleições, há um forte sentimento no clube que precisa de uma mudança administrativa. Não concordo com essa visão, mas... quem sou eu na fila do pão, né?

 

23 de dezembro de 2022

As festas esse ano serão diferentes, com minhas férias já terminadas, precisei voltar para Governador Valadares com o Edu. Será nosso primeiro natal e ano novo só nós dois, não sei como ele vai reagir, se é que vai reagir.

Falando em não saber como reagir, fiquei sem saber como reagir quando anunciaram os resultados das eleições. Cleomar perdeu as eleições para um sujeito chamado Ildemar Manaças, que representava a oposição. Ele prontamente veio falar comigo, dizendo que sua porta estava aberta, mas que a princípio não iria efetuar nenhum investimento no clube. Essa frase me soou meio dúbia, não tinha certeza se ele estava falando sobre infraestruturas ou no elenco. Como o contrato já estava renovado mesmo, resolvi questioná-lo. Sua resposta foi música para meus ouvidos. Os investimentos no futebol continuariam e, inclusive, me ofereceria um valor maior para os salários do elenco, mas pediu para não exagerar, pois as finanças do clube não estavam das melhores.

39-Finan-as.png

Finanças Democrata GV – Dez. 2021

Esse ano não me vi em tanta evolução pessoal como nos anos anteriores, mas talvez seja porque já passei o básico da vida de treinador e, agora, cada passo dado é um passo maior.

 

05 de janeiro de 2022

Se tem uma coisa que posso dizer que não tivemos esse ano foi uma pré-temporada decente. Mal consegui treinar o time em amistosos e agora dia 09 já começa o mineiro. E o calendário foi enviado há 2 dias, eles devem tá de brincadeira com a minha cara. Só consegui contratar um reforço para a temporada, só que saíram vários jogadores, especialmente dispensados ao final do ano. Inclusive Zé Carlos, que se aposentou. Diferente do ano passado, só enfrentamos um dos 3 principais times do estado no começo do campeonato, então arrancar forte é necessário. A princípio começarei o ano no meu 4-2-3-1 tradicional, mantendo praticamente as mesmas instruções do ano anterior. Um fato trazido pela imprensa que me chamou a atenção é de que a estreia no campeonato mineiro será meu 100º jogo na casamata. Engraçado que um treinador brasileiro possa fazer tão poucos jogos em uma temporada, normalmente ouvimos falar de 60/70 jogos em um ano, levei 3 anos para chegar à marca dos 100 jogos.

1-100-Jogos.png

André Bittencourt chega a 100 jogos como treinador

E o presidente veio falar comigo depois da matéria:

- Oi André. – Disse ele, entrando na minha sala, com a habitual postura sisuda.

- Ah, oi Manaças.

- Pode me chamar de presidente. – Disse ele, sério.

- É.. ok.

- Bom, André, queria te congratular pela marca dos 100 jogos na carreira.

- Obrigado, presidente.

- E queria delinear contigo as expectativas da temporada.

- Claro, acho que...

- Nós queremos não cair no mineiro e ficar no meio de tabela do grupo da Série D. Copa Minas Gerais pode usar reservas se precisar, não nos importamos. – Disse ele, me cortando.

- Eu ia dizer que achava que dava pra, ao menos, repetir ano passado e passar de fase no mineiro e brigar para classificar na Série D. – Não quis nem falar sobre a Copa Minas Gerais.

- Se você acha que dá, tente. Mas saiba que são essas as nossas expectativas, não estão para debate.

- Tá bem. – Disse eu, começando a entender como as coisas rolariam com esse presidente. – Posso ajudar em mais alguma coisa, presidente?

- Não, era só isso. Bom trabalho. – Disse ele, se levantando e saindo.

3-Expectativas.png

Expectativas Democrata GV - 2022

 

10 de fevereiro de 2022

Depois de um início lento no mercado, já conseguimos nos reforçar decentemente. Trouxemos 6 jogadores até o momento. Mais alguns devem chegar para fechar o elenco, mas estou feliz com as contratações até o momento. Nas saídas, por enquanto só Hércules e Luan deixaram o clube.

1-Transfer-ncias-1.png

Transferências – Democrata GV

Chegaram até o momento, o goleiro Matheus Kayser, que vem para consertar minha maior cagada no último ano ao deixar Luiz sair, o zagueiro haitiano Oracius Wilmond, que brigará por vaga na defesa, o lateral esquerdo Moraes, que vem para reserva, os meio-campistas Clerc e Anderson Mello, que devem ser titulares no meio-campo atrás de Isaque, e o atacante Antônio Carlos, que vem para substituir antecipadamente Michel, que está reclamando da reserva do ataque e deverá ser negociado.

E durante esse período conclui meu 3º curso da CBF, agora tenho todas as licenças nacionais, eu acho.

Com isso fora do caminho, chega meu habitual resumo das partidas. Estive pensando se continuaria relatando isso aqui, mas acho que é algo que me mantém atento e que me dá prazer, quase como um hobbie disfarçado de trabalho. Ou vice-versa. A estreia na temporada foi num difícil jogo contra a Caldense. Eles tiveram grande temporada no ano passado, subindo no mineiro e voltando à primeira divisão do estadual, e, principalmente, chegando na final da Série D. Com isso, o jogo tendia a ser complicado e foi, fomos dominados do início ao fim e parecia que o calvário do final da temporada de 2021 se manteria em 2022. Derrota por 1x3, para continuar de onde paramos. Na 2ª rodada enfrentamos o fraquíssimo Coimbra e, finalmente, fizemos um bom jogo. Pode ser pela fraqueza do adversário? Pode, mas não quero saber, o importante era vencer. E 2x1 foi suficiente pra isso. Não irei reclamar. Ainda mais quando vem outra vitória na sequência, nem lembrava como era a sensação de ganhar dois jogos seguidos, faz meio ano já. Esta vitória veio contra o Guarani (MG). Já vencíamos o jogo quando aos 15 do segundo tempo eles tiveram um expulso, conseguimos fazer mais um e decretar uma boa vitória por 3x1 para dar uma pequena tranquilidade antes do jogo contra o Cruzeiro. E da mesma maneira que no ano passado, fomos amassados pela Raposa e levamos 0x3, sem choro, nem vela. Pior que o resultado, mais uma lesão de Isaque, que desfalcará o time nas próximas rodadas. Na sequência, jogo contra o URT, e minha tentativa de retomar logo as vitórias não deu certo, acabamos perdendo a segunda seguida e meu medo de viver uma nova fase sem vitórias era tremenda quando acabou o jogo em 1x2. O último jogo até o momento foi contra o Tupi, e podemos dizer que venceu o time mais eficiente num jogo equilibrado. Felizmente isso significa dizer que nosso time ganhou. 2x0 e minha primeira vitória contra o Tupi, que começava a ser uma pedra no sapato.

1-In-cio-Mineiro.png

Resultados Democrata GV – Campeonato Mineiro 2022 – 1ª a 6ª Rodada

Com esses resultados, terminamos a primeira metade desta fase do campeonato numa surpreendente 5ª posição com 9 pontos, imaginei que com essa pontuação ficaríamos mais atrás. Melhor pra nós, pois na segunda metade enfrentamos ainda o América-MG, atual campeão mineiro e da Série B, e o Atlético-MG, que, apesar de não ter subido novamente pra série A, ainda é um time muito forte no estado, tanto que lidera com 5 vitórias e 1 empate.

1-In-cio.png

Classificação – Campeonato Mineiro 2022 – 6ª Rodada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde a ultima vez que estive aqui, já da pra ver que saiu daonde estava, foi parar no Democrata de Governador Valadares, fez uma campanha estranha na temporada passada (do céu ao inferno na Série D) e agora ao que parece, vai empolgando dentro do mineiro (dentro da realidade possível, claro). Além do mais, fez contratações bacanas, sobretudo a do goleiro que é sempre muito difícil de contratar em times pequenos.

Ansioso pra ver o que vai dar nessa temporada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Sempre gosto quando o pessoal pega clubes de Minas aqui na área. O Democrata é um clube de grande valor na história do interior futebolístico de Minas Gerais, e vem fazendo um bom trabalho nesse Mineiro, apesar da decepção na Série D da temporada passada. Soube superar o revés e continuar construindo o caminho da equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2020 em 19:56, marciof89 disse:

Desde a ultima vez que estive aqui, já da pra ver que saiu daonde estava, foi parar no Democrata de Governador Valadares, fez uma campanha estranha na temporada passada (do céu ao inferno na Série D) e agora ao que parece, vai empolgando dentro do mineiro (dentro da realidade possível, claro). Além do mais, fez contratações bacanas, sobretudo a do goleiro que é sempre muito difícil de contratar em times pequenos.

Ansioso pra ver o que vai dar nessa temporada.

Boa sorte!

E aí, Márcio.

É, uma mudança para um time um pouco mais estruturado, com torcida (haha) e que teria mais chances de fazer uma boa campanha na Série D, o que até aconteceu, apesar ter sido bipolar. Esse ano acho que consegui resolver algumas lacunas do elenco, ainda sindo falta de algumas peças, especialmente como reposição. O goleiro acho que foi o principal foco dessa temporada, encontrar um decente e não trocá-lo de modo algum haha

Valeu por comentar!

 

7 horas atrás, Henrique M. disse:

Sempre gosto quando o pessoal pega clubes de Minas aqui na área. O Democrata é um clube de grande valor na história do interior futebolístico de Minas Gerais, e vem fazendo um bom trabalho nesse Mineiro, apesar da decepção na Série D da temporada passada. Soube superar o revés e continuar construindo o caminho da equipe.

E aí, Henrique.

Nunca tinha pego um time de Minas pra treinar, estou gostando da experiência, o grande problema é que tem 3 times que temos derrotas quase certas por enquanto e os outros, em sua maioria, estão no nosso nível, o que torna o campeonato mais equilibrado pra nós. A parte final da última temporada foi complicada, fiquei com medo disso ser carregado para esse ano, felizmente por enquanto vamos indo bem, a derrota pro URT que foi o ponto fora da curva no sentido negativo.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem fazendo um bom Campeonato Mineiro, mas URT, Caldense e Guarani estão ali, esperando uma bobeada sua. Ficar em 4º ou 5º é chance de escapar dos três mais fortes do estado na eliminatória seguinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ggpofm disse:

Vem fazendo um bom Campeonato Mineiro, mas URT, Caldense e Guarani estão ali, esperando uma bobeada sua. Ficar em 4º ou 5º é chance de escapar dos três mais fortes do estado na eliminatória seguinte.

E aí, GG.

De fato, temos que tentar escapar do trio, mas por enquanto o estadual é mais pra não cair e ir entrosando o time mesmo, com 3 times muito acima fica difícil pensar em algo mais.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-15.png

 

15 de março de 2022

Comandar esse time parece como andar numa montanha russa, numa hora se está lá em cima, no segundo seguinte lá embaixo e depois em cima de novo, e assim vai. Depois da nossa vitória contra o Tupi, na 6ª rodada, estávamos com a confiança em alta, porém, o próximo adversário era o Atlético Mineiro. Num jogo em que conseguimos conter grande parte dos ataques do Galo, o gol deles veio num bate-rebate na área após cobrança de falta lateral. O placar final ficou em 0x1. Não era o pior dos placares, mas me mantinha zerado contra o “top-3”. A sequência foi contra o Vila Nova (MG). Chegávamos pra nos vingar das duas derrotas no final do ano passado. Porém, isso não passou de um sonho, com um gol aos 19, outro aos 20 e mais um aos 23, eles rapidamente decidiram a partida. Somente após o 3º gol tivemos nossa primeira chance, mas sem sucesso. Eles fizeram ainda mais um e nós descontamos ao final do primeiro tempo, para dar números finais. Derrota pesada por 1x4 logo antes do confronto contra o América-MG. Novamente o adversário começou com tudo e fez 3 gols em menos de 20 minutos, descontamos e ao final do jogo o adversário foi lá e fez mais um para repetir o placar do jogo contra o Vila Nova (MG), 1x4 e a 3ª derrota seguida. Para nos recuperar no campeonato, precisávamos ganhar as próximas duas partidas em casa, que seriam contra times com menos pontos. Primeiro, o Mamoré. Abrimos o placar cedo com um gol de pênalti e, quando eles ensaiavam uma recuperação ao final do jogo, ampliamos e nos acréscimos e finalizamos o placar em 3x0. Para finalizar essa fase, recebemos o Boa Esporte. E não ligamos para a briga contra o rebaixamento do adversário, metemos um 7x0 pra ganhar moral novamente. Confesso que estava com saudades de fazer esse tipo de goleada, como fazia com o Operário em SC ou na Série Regional. E não sei o que aconteceu com o Boa Esporte no último ano, que foram rebaixados da Série B ano passado na lanterna, 15 pontos atrás do penúltimo colocado e agora quase foram rebaixados no estadual também.

2-Final-1-fase-mineiro.png

Resultados Democrata GV – Campeonato Mineiro 2022 – 6ª a 11ª Rodada

Com o resultado, saltamos para a 6ª colocação e nos livramos de enfrentar um dos “top-3” nas quartas.

2-Final.png

Classificação Final 1ª Fase – Campeonato Mineiro 2022

Assim, enfrentaremos o 3º colocado, que foi o Tupi. Temos chances de passar e melhorar o desempenho do ano passado, chegando numa semifinal, já que na primeira fase ganhamos deles. Único porém é que por ser jogo único, não jogaremos em casa pela pior campanha.

4-Quartas-do-Mineiro.png

Tupi x Democrata GV

 

31 de março de 2022

Ah, o mundo do futebol dá voltas. E não estou necessariamente falando do jogo pelas quartas de final do mineiro. Para contextualizar: Michel, atacante contratado ano passado, vem desde o final de 2021 reclamando da falta de jogos. Porém, não havia nada que eu pudesse fazer para deixá-lo feliz, afinal Emerson Carioca fez uma temporada sensacional ano passado e na sua lesão, Antônio Carlos, que recém chegou, vem cumprindo muito bem a função, correndo risco até de ser titular. Então, sem lugar para Michel aqui, disse a ele que poderia procurar outro clube. Pois foi o que ele fez e várias propostas vieram e foram sendo aceitas, até que uma me chamou a atenção e resolvi respondê-la pessoalmente.

- Alô, com quem eu falo? – Falei quando atenderam o telefone.

- Aqui é a Helena, quem gostaria? – Disse a moça do outro lado da linha.

- Aqui é André, sou treinador do Democrata de Governador Valadares, em Minas Gerais. Eu gostaria de falar com o responsável por uma proposta feita por um jogador do meu time.

- Só um minutinho. – Diz ela, enquanto a linha ficou muda. Alguns momentos depois: - Pois não, qual o jogador? – Complementou ela.

- É Michel, atacante.

- Ok. – Disse ela, deixando a linha muda de novo para retornar alguns segundos depois: - Vou transferir a sua ligação ao presidente.

- Perfeito. – Disse eu, com um sorriso estampado no rosto.

- Alô. Quem fala? – Disse uma voz masculina do outro lado da linha.

- Ora, Janilton, não disseram que era eu que estava ligando?

- Eu quem? – Falou o presidente do Guarani de Palhoça, confuso.

- Ué, o André... Bittencourt. Lembra?

- André? O que você quer?

- Ué, foi feita uma proposta por um jogador meu aqui do Democrata, queria conversar diretamente contigo sobre ela.

- Você está no Democrata?

- Tu não acompanha muito futebol fora de Santa Catarina, não é Janilton?

- É... bom, o que você queria falar sobre o Michel, gostou da nossa proposta?

- Olha, Janílton... eu até poderia aceitar, já aceitamos propostas pelo mesmo valor, mas pra ti vou fazer uma condição especial, o dobro ou nada, que tal?

- O que?

- É, R$ 40.000,00 e o jogador é teu.

- Você tá louco, ele não vale tudo isso.

- Tu que sabe.

- Nossa proposta é a mesma que ele já me disse que foi aceita, R$ 20.000,00 e ponto final.

- Então terei o prazer de te dizer diretamente pra ti que a proposta foi sumariamente negada. – Disse eu, desligando o telefone. Confesso que esse pequeno ato de sadismo alegrou um pouco meu dia.

5-Proposta-Negada.png

Democrata GV nega proposta do Guarani de Palhoça por Michel

No fim das contas, o atacante acabou indo para o nosso rival Ipatinga. Imagino que os torcedores não ficaram felizes com isso, mas apenas de poder negar a proposta do Guarani de Palhoça, já me sinto feliz. E não é como se o Ipatinga estivesse tendo grandes temporadas na 2ª divisão estadual e na Série Regional, dificilmente vão nos incomodar.

Aproveitando que resolvi escrever hoje, já vou relatar o jogo contra o Tupi, pelas quartas de final do campeonato mineiro. Foi um jogo bastante disputado, com muita marcação e poucas chances de gol para os dois lados. Tivemos um assombroso total de 6 amarelos e 1 vermelho na partida, mas que felizmente não atrapalhou, conseguimos segurar o empate em 0x0 e levar o jogo para ser decidido nos pênaltis. Foi minha primeira disputa de pênaltis na carreira e confesso que o nervosismo bateu forte. Pênaltis são muito legais, quando não é o seu time na disputa. As cobranças começaram conosco e Isaque foi o primeiro a ir pra bola, normalmente quando o craque do time vai pra cobrança, não dá bom. Mas nesse caso deu, conseguimos largar em vantagem fazendo o primeiro. Na sequência, Kayser defendeu um pênalti no seu canto direito e garantiu a vantagem. O segundo foi Schutz, ponta direito canhoto que chegou ao final da 1ª fase. Goleiro no meio, bola no canto, 2x0. Na segunda deles, Kayser não conseguiu chegar a tempo e eles descontaram. Para a 3ª rodada foi Matheus Rodrigues, que bateu forte no canto e fez o 3º. E quando Kayser pegou mais uma, agora no meio, e nossa vantagem estava em 3x1, senti que a vaga era nossa. Era só Moraes, lateral esquerdo, fazer. Embora eu tenha receio com cobradores canhotos, ele não me decepcionou, bateu firme no canto e garantiu a classificação para as semifinais.

6-Vit-ria-nas-Quartas.png

Democrata GV classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro 2022

Sem ter muito como escapar, nosso adversário será o Cruzeiro. Será difícil, mas acredito no meu grupo.

7-Cruzeiro-nas-Semi.png

Democrata GV x Cruzeiro na Semifinal do Campeonato Mineiro 2022

 

10 de abril de 2022

Não tenho nem palavras para descrever o que se passou nas semifinais. Talvez vergonha seja um sentimento apropriado. Diferente das quartas de final, as semifinais são jogadas em dois jogos, ida e volta, com o jogo de volta na casa do time de melhor campanha, o que significa dizer que jogaríamos a primeira em casa e a decisão seria fora.

A estratégia era segurar o Cruzeiro em casa, buscar um gol espírita, e deixar a pressão para eles. Preciso dizer que não deu certo? Quer dizer, deu quase tudo certo no primeiro tempo, mesmo com um a menos desde os 21 minutos (3ª expulsão no campeonato), conseguimos segurar o resultado e a primeira etapa terminou no 0x0. Mas a pressão era grande e, com um jogador a menos, o inevitável aconteceu, eles abriram o placar logo cedo, foram ainda mais pra cima e fizeram mais 2 ao final do jogo, encerrando o placar em 0x3. Dia infeliz para nossa torcida que quase lotou o Mamudão. Mas não o mais infeliz. A volta foi ainda pior. O jogo fora de casa foi um massacre total e com 4 gols no primeiro tempo, o time da capital conseguiu administrar esforços no segundo tempo e, sem nada que pudéssemos fazer, terminou em 0x4. Nem quero pensar muito nesse jogo por enquanto, e nem o elenco, a derrota foi bem dura pra eles. Teremos quase um mês até o início da Série D.

3-Playoffs-Mineiro.png

Resultados Democrata GV – Campeonato Mineiro 2022 - Eliminatórias

8-Eliminados.png

Democrata GV eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro 2022

Quanto elenco, fiz duas adições: Matheus Santana, um meia que vem para ser um reserva de luxo para Isaque, ao qual o time tem uma certa dependência e não rende quando ele não joga. Além do Matheus, chegou o já mencionado Schutz, ponta direita de pé canhoto para ter um jogador daquele lado que pudesse cortar pra dentro com qualidade no pé esquerdo. Com isso, tivemos a saída do reserva dessa posição, que era Biro-Biro. Além dele e do Michel, saiu também o volante Sandro, que mal jogaria.

Assim, nosso elenco está praticamente fechado para o final da temporada, creio que estamos bem qualificados em todas as posições.

9-Elenco.png

Elenco do Democrata GV para o restante de 2022

Os destaques ficam com Isaque (evidentemente), que teve a melhor média de notas, o que demonstra a dependência do meia. Antônio Carlos surpreendeu e foi nosso artilheiro no campeonato. Wilmond, o haitiano, tomou conta da zaga e foi o melhor do sistema defensivo, apesar da expulsão no jogo de ida contra o Cruzeiro. Além deles, Alex Santiago continua como nosso principal assistente.

 

05 de maio de 2022

Esta segunda aconteceu a premiação do campeonato mineiro. Com a vitória do ano passado, desta vez quis assistir a premiação.

 - Depois do prêmio aos bicampeões do América, vamos aos prêmios individuais. Começando por aqueles que fazem o jogo acontecer, aqueles que trabalham dia e noite para fazer o time entregar tudo aquilo se espera deles. Vamos conhecer os melhores técnicos do Campeonato Mineiro de 2022. – Disse a apresentadora. – Senhoras e senhores, vamos receber José Reinaldo de Lima, o Reinaldo, ídolo do Galo, para anunciar a premiação.

Reinaldo, agora um senhor de 65 anos de idade, entrou calmamente no palco, e começou a anunciar os vencedores:

- Em 3º lugar, um treinador que apesar de não evitar o rebaixamento, conseguiu fazer o time render o que não se esperava e isso também conta. O bronze fica com Walter Lima, do Coimbra. – Falou ele, com certo constrangimento. – Na segunda colocação, o treinador campeão, Lucas Góes, que assumiu o América depois de Zé Ricardo assumir o Cruzeiro. E, na primeira posição... – Disse ele, mantendo um certo suspense. – Temos um bicampeonato. André Bittencourt do Democrata de Governador Valadares é o melhor treinador do campeonato mineiro novamente.

10-Andr-bi.png

André Bittencourt ganha o prêmio de melhor treinador do Campeonato Mineiro de 2022

Confesso que pelo ano passado, esperava figurar no top-3, mas não achei que ganharia novamente. O bizarro foi Walter Lima do rebaixado Coimbra ser eleito o 3º melhor, nem o apresentador pareceu confortável ao anunciar.

Quanto à nossa preparação para a Série D. Indo um pouco além no estadual, fizemos menos amistosos esse ano, mas com a mesma intenção, manter o ritmo em todos os jogadores e ganhar moral. Nosso grupo reserva 3 caras novas esse ano:

0-Grupo.png

Brasileirão Série D 2022 – Grupo H

A imprensa nos coloca como 64ª força no geral e 2ª força no grupo, melhor que ano passado onde éramos o 2º pior. Então, esse ano devemos buscar a classificação para as eliminatórias, no mínimo.

  •  Anápolis - 79º
  • Aparecidense – 98º
  • Democrata – 64º
  • Itumbiara – 96º
  • Novo Horizonte – 116º
  • Uberlândia – 108º
  • União Rondonópolis – 77º
  • URT – 56º

Antes de encerrar por hoje, é bom deixar registrado que nos desfizemos de alguns jogadores e contratamos o lateral-direito Lucas César, que vem para ser um reserva mais qualificado que o anterior, que foi vendido.

2-Transfer-ncias-At-in-cio-da-S-rie-D.pn

Transferências Democrata GV

Domingo começamos nossa caminhada na Série D, espero que bem sucedida, do início ao fim.

 

20 de junho de 2022

O início posso dizer que foi bem sucedido. Nossa estreia foi contra o time que tirou nosso 2º lugar no ano passado, o União Rondonópolis. Evidente que seria um jogo duro. Os times foram muito parecidos (inclusive tiveram mesma nota pela imprensa). Abrimos o placar num chutaço de Anderson Mello, mas aos 39 eles empataram e nada mais ocorreu depois, além de muita marcação, chutes de longe e erros, encerrando-se o jogo em 1x1. Depois, pegamos o Anápolis, time recém promovido, mas que vinha bem cotado pela imprensa. Porém, conseguimos nossa primeira vitória com 3 gols originados de bola parada. O primeiro de uma falta lateral, Deniro passou de cabeça para Antônio Carlos, que testou para o gol. No final do jogo, aos 46 do segundo tempo, quando o jogo ainda estava ainda 1x0, o Anápolis quase empatou, mandando uma bola na trave. No contra-ataque, conseguimos o escanteio e em mais uma linha de passe de cabeça, Bickel passou para Deniro fazer o dele. Ainda deu tempo de fazer um terceiro depois de nova cobrança de escanteio, num bate-reate a bola sobra para Matheus Rodrigues finalizar o placar em 3x0. O 3º jogo foi contra o Aparecidense. Foi um jogo que dominamos do início ao fim e pode se dizer que o placar final ficou barato, 14 chutes certos e 4 gols feitos fazendo 4x0, pra continuar uma boa arrancada antes do jogo contra o candidato ao 1º lugar no grupo, o URT. As duas equipes começaram um pouco mal, sem criar e errando muitos botes, gerando 3 cartões amarelos no início do jogo. Mas a partir dos 20 minutos o jogo tomou forma. Fizemos dois gols um atrás do outro, eles diminuíram em seguida com William. Eu bem que estava achando-o familiar e depois do jogo fui buscar mais informações sobre o atacante do URT e é o mesmo William que jogava no Guarani de Palhoça até o ano passado. Fui buscar o nº exato e notei que meus times já tomaram 5 gols dele (contando os dessa partida), que cara enjoado. Quanto ao jogo, fizemos mais um no 1º tempo. No segundo tempo, conseguimos mais dois gols e levamos mais dois (um de William). Placar final: um movimentado 5x3. Contra o Itumbiara, enfrentamos o time que tinha campanha quase idêntica à nossa, porém, com menos saldo de gols. Eu esperava um jogo difícil, e não poderia estar mais certo, conseguimos abrir 2x0, eles descontaram num chutaço e pressionaram no final. Felizmente nosso time sabe catimbar. Até o Dr. Luiz Lourenço, que entrou no campo ao final para tratar de um machucado em Natan, o conduziu à linha lateral à nossa direita e, depois que ele voltou à campo, o médico resolveu atravessar o gramado para voltar à casamata com a bola rolando. Quando até o médico tá nessa, significa que o time tá unido. Placar final: 2x1 e liderança isolada.

Os dois jogos que fechavam o primeiro turno reservavam times que não estavam tão bem. Primeiro, contra o Novo Horizonte, era o jogo que colocava o líder do grupo, contra o lanterna. Esses jogos sempre reservam surpresas desagradáveis para os favoritos. Mesmo sabendo disso, poupei dois jogadores que já tinham dois amarelos, para preservá-los para a última rodada. Felizmente conseguimos fazer valer nossa força e ganhamos por uma margem confortável. 4x1 e a 5ª vitória seguida. Pra terminar o 1º turno, pegamos o Uberlândia. De novo deixei alguns jogadores de fora para contar com eles contra o União Rondonópolis no 1º jogo do returno, já que o União estava em 3º lugar no início da rodada e seria um confronto direto. O time jogou muito bem, quase não deu espaço para o adversário e tivemos até gol de fora da área do zagueirão Roger Deniro. Terminamos o 1º turno vencendo por 4x0.

5-Resultados-1-Turno.png

Resultados Democrata GV - Campeonato Brasileiro Série D 2022 - Grupo H - 1º Turno

Assim termina a primeira metade da fase de grupos, com a liderança isolada e uma boa perspectiva para a sequência do campeonato. Mas já conhecemos essa história, não podemos, de modo algum, repetir 2021.

1-Classifica-o-1-Turno.png

Classificação 1º turno - Campeonato Brasileiro Série D 2022 - Grupo H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quem diria que ficando em 6º, o Democrata pegaria um adversário mais acessível, hein?

Passou pelo Tupi em partida equilibrada na casa do advesário e chegou às semis. Mas aí, já é demais, né? Tomou duas pauladas e foi eliminado. Normal. Faz parte. 

Sugestão: quando for eliminado, informe como foi o restante da competição pode ser com aquela imagem do diagrama ou em texto. Você coloca várias imagens que repetem informações que você já colocou no texto, mas não informa por exemplo, o andamento final da competição que é muito mais importante. O Mineiro deste ano é esse caso.😉

Para esta temporada, o Democrata é favorito a passar de fase. Depois vem o mata-mata e muita coisa pode acontecer. Começou muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ggpofm disse:

E quem diria que ficando em 6º, o Democrata pegaria um adversário mais acessível, hein?

Passou pelo Tupi em partida equilibrada na casa do advesário e chegou às semis. Mas aí, já é demais, né? Tomou duas pauladas e foi eliminado. Normal. Faz parte. 

Sugestão: quando for eliminado, informe como foi o restante da competição pode ser com aquela imagem do diagrama ou em texto. Você coloca várias imagens que repetem informações que você já colocou no texto, mas não informa por exemplo, o andamento final da competição que é muito mais importante. O Mineiro deste ano é esse caso.😉

Para esta temporada, o Democrata é favorito a passar de fase. Depois vem o mata-mata e muita coisa pode acontecer. Começou muito bem.

E aí, GG.

Pois é, foi melhor ficar em 6º que em 4º hehehe

Contra o Tupi o nosso goleiro nos salvou, além de pegar 2 pênaltis, conseguiu segurar o 0x0. Depois contra o Cruzeiro, as coisas até estavam indo bem, mas ficando com um a menos, a banca cobra. Aí no 2º jogo não demos nem pro cheiro, mas não dá pra lamentar, esses adversários vai ser muito difícil superar de qualquer forma.

Pode deixar, vou começar a colocar essas informações. Valeu pela dica.

Esse ano estou até mais confiante que no passado, além do time estar parecendo melhor e termos 1 pontinho a mais que na mesma rodada do ano passado, sinto que os adversários estão um pouco mais fracos também, tanto é que só na estreia não fizemos 2 ou mais gols.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas andam muito estranhas nesse universo...

Esse prêmios de treinadores bem alternativos, time jogando com 12 em campo sem ser punido...

mas o fato é que vem se consolidando no Mineiro, e a série C já é uma realidade. Ou não?

e o doce sabor da vingança? veremos se o Michel não cruzará o caminho de André novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a questão da demissão, passo pelo mesmo problema frequentemente: no momento que seu contrato acaba, você passa a assinar como um "freela" e recebe mês a mês. O que soluciona isso é mesmo pedir demissão ou, antes do fim do contrato, avisar que vai sair ao final da temporada.

O primeiro Mineiro foi bem disputado, mas chegar ao mata-mata é uma grande glória e fazer isso em dois anos, conseguindo inclusive superar o Tupi é uma conquista e tanto. O Democrata foi uma excelente escolha e essa evolução só confirma, o primeiro ano de adaptação já foi bom e poderia sonhar com algo acima e a atual temporada promete um mata-mata nacional, e quem chega lá tá pronto pra brigar pelo acesso.

O detalhe da recusa de transferência é sensacional, são os pequenos prazeres que a vida nos dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2020 em 12:05, Andreh68 disse:

As coisas andam muito estranhas nesse universo...

Esse prêmios de treinadores bem alternativos, time jogando com 12 em campo sem ser punido...

mas o fato é que vem se consolidando no Mineiro, e a série C já é uma realidade. Ou não?

e o doce sabor da vingança? veremos se o Michel não cruzará o caminho de André novamente.

E aí, Andreh

A coisa mais bizarra ainda nem relatei aqui. Fica aí na imaginação haha

Conseguimos melhorar no mineiro, mas até que achei que faríamos mais pontos na primeira fase esse ano, fizemos só 1 a mais que no anterior. Na série D o complicado é que tem 3 fases de mata mata antes de classificar, mas acho que estamos mais fortes que ano passado, não descartaria a subida.

Vamos torcer para o Michel se dar bem, o coitado não tinha nada a ver com a briga entre André e Guarani de Palhoça haha

Valeu por comentar!

Em 19/09/2020 em 23:30, Peepe disse:

Com relação a questão da demissão, passo pelo mesmo problema frequentemente: no momento que seu contrato acaba, você passa a assinar como um "freela" e recebe mês a mês. O que soluciona isso é mesmo pedir demissão ou, antes do fim do contrato, avisar que vai sair ao final da temporada.

O primeiro Mineiro foi bem disputado, mas chegar ao mata-mata é uma grande glória e fazer isso em dois anos, conseguindo inclusive superar o Tupi é uma conquista e tanto. O Democrata foi uma excelente escolha e essa evolução só confirma, o primeiro ano de adaptação já foi bom e poderia sonhar com algo acima e a atual temporada promete um mata-mata nacional, e quem chega lá tá pronto pra brigar pelo acesso.

O detalhe da recusa de transferência é sensacional, são os pequenos prazeres que a vida nos dá.

E aí, Peepe.

Essa questão da demissão eu tinha passado num save no FM 17, mas achei que já tinha sido arrumada hehe. Avisar que vão sair eu nem vi que tinha essa opção haha, vou procurar fazer isso quando quiser sair do Democrata.

No mineiro, como falei pro Andreh, achei que faríamos mais pontos na primeira fase em razão da melhora no elenco, mas passar de fase já é um avanço, o problema é que passar das semis depende muito da sorte de ter um dos grandes eliminados cedo ou fazer dois jogos espetaculares. No nacional, eu diria que o mata mata é previsto, não quero acreditar que aconteça o mesmo do ano passado haha

Nada como um dia após o outro na questão da transferência.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-16.png

 

09 de setembro de 2022

Com o segundo turno terminado, fico feliz em registrar aqui que meus temores não se concretizaram. Embora tenha havido novamente uma certa queda de rendimento, não foi tão grande quanto a do ano passado. E novamente o segundo turno da Série D coincidiu com a Taça Minas Gerais, de modo que precisei utilizar melhor o elenco. O que é bom, porque sempre tem aquele burburinho no vestiário, de jogadores reclamando que não têm oportunidades, etc. Alguns até chegaram a falar comigo e eu expliquei que não posso simplesmente tirar o titular porque eles querem, especialmente se o titular está fazendo por merecer a condição, o que, posso dizer, estão. Acredito que tenho conseguido contornar razoavelmente bem essas situações.

Quanto aos jogos do segundo turno da Série D, começamos contra o União Rondonópolis. Com 22 minutos de jogo já abrimos 3x0. No segundo tempo eles logo descontaram, mas na sequência já colocamos de novo a diferença novamente em 3 gols. Ainda deu tempo para eles fazerem mais um, mas não mudou muito do jogo. 4x2 para manter a boa fase e espantar o fantasma do returno de 2021. A notícia ruim está por conta da lesão do zagueiro titular Oracius Wilmond, que ficará de fora por até 6 semanas. Com a vitória abrimos 8 pontos sobre o 3º colocado (o próprio União Rondonópolis). Em seguida, fomos pro jogo contra o Anápolis sem a dupla de zaga e o lateral esquerdo titulares. Felizmente o adversário não ofereceu muitos perigos e com dois de Alex Santiago e um de Antônio Carlos, conseguimos embalar um 3x1 pra já garantir melhor pontuação que no ano anterior. Contra o Aparecidense, novamente fiz um rodízio daqueles que acumulavam 2 cartões, pois o próximo jogo reservava, em teoria, um adversário mais forte. E mesmo com alguns reservas, conseguimos um bom jogo e uma vitória satisfatória por 3x1. Na 11ª rodada, contra o URT, tínhamos a chance de conseguir a 10º vitória consecutiva. E falei certo mesmo, tínhamos. Não conseguimos concretizar nossas chances e eles marcaram nas poucas vezes que chegaram com efetivo perigo fazendo 0x2. Meu trabalho então era fazer com que essa derrota não afetasse o moral da equipe no próximo jogo, que seria nossa estreia na Taça Minas Gerais contra o Jacutinga, mas isso fica para o próximo parágrafo, vamos manter minha linha de raciocínio na Série D. O jogo da 12ª rodada foi contra o Itumbiara. Num jogo onde a vitória garantiria a classificação, começamos o jogo com tudo, abrimos o placar no primeiro tempo em uma bela tabela na área. Na segunda metade, o Itumbiara melhorou bastante, martelou, mas soubemos segurar. Num contra-ataque fizemos o 2º gol pra dar mais tranquilidade pro final do jogo. Ainda conseguimos ampliar numa bola parada. O jogo nos traz um bom indício do mental do time. Mesmo fazendo nosso pior jogo, especialmente na defesa, ganhamos por 3x0. Pra melhorar, garantimos o 1º lugar no grupo com duas rodadas de antecedência. Depois, contra o Novo Horizonte, no jogo que seguiu o confronto contra a Tombense na Copa Minas Gerais, voltamos a jogar bem, fizemos dois gols ainda no primeiro tempo e no segundo administramos, ganhando o jogo por 2x0. Por fim, enfrentamos novamente o Uberlândia, e digo novamente não por ter jogado contra eles no 1º turno, mas por termos acabado de nos enfrentar na Taça Minas Gerais. Em um jogo onde os times foram bem equilibrados e conseguiram criar boas chances, acabamos sofrendo a derrota em dois gols com bolas nas costas da zaga. Um risco conhecido quando se joga com as linhas mais adiantadas. Final de jogo: 0x2. Com a finalização da fase de grupos, ficamos com a 2ª melhor campanha geral, garantindo a decisão no Mamudão em praticamente todos os cenários (exceto, obviamente, em caso de enfrentamento contra o melhor time da fase de grupos, o Imperatriz, do Maranhão, que fez 37 pontos no seu grupo).

6-Resultados-2-turno.png

Resultados – Democrata GV – Brasileirão Série D 2022 – 2º Turno

2-Classifica-o-Final.png

Classificação Série D 2022 – Grupo H

Na Taça Minas Gerais, como já deve ter dado para entender, nosso grupo era formado por Jacutinga, Tombense e Uberlândia, e os enfrentamos nesta ordem. Pelo nível dos outros times, acreditava na classificação para as quartas de final. Para a estreia contra o Jacutinga era esperada uma vitória, por se tratar de um jogo contra uma equipe muito mais fraca. Então aproveitei para botar um time reserva e tentar dar oportunidades para esses jogadores. E eles não decepcionaram, conseguimos mais uma vitória por 3x1. Na segunda rodada enfrentamos a Tombense. Fui com titulares para tentar classificar. Porém, estava sem o lateral direito titular e o reserva, ambos lesionados. Tive que jogar com um garoto da base na posição, pois o zagueiro que poderia jogar por ali, já estava sendo utilizado e os outros estavam indisponíveis. Com um minuto de jogo eles fizeram gol nas costas do nosso lateral direito, demonstrando exatamente o que pretendiam explorar. Fechei ainda mais aquele lado, mas com isso o time acabou ficando enfraquecido e não conseguimos reagir. Num jogo que foi difícil de assistir, eles levaram a melhor por 0x1. Pra fechar a primeira fase, encaramos o Uberlândia. Precisando da vitória para classificar, fomos pra cima do adversário desde o 1º minuto e fomos premiados com dois gols no início do jogo. Depois, foi só administrar a vantagem para garantir a vitória por 4x1. Com o resultado garantimos a classificação na 2ª posição.

2-Classifica-o.png

Classificação Taça Minas Gerais 2022 – Grupo A

Mantendo o foco de raciocínio na Taça Minas Gerais, já vou relatar nosso último jogo até o momento em que escrevo aqui, as quartas de final contra o Boa Esporte. Pela pior campanha, jogamos o 1º jogo em casa. Foi um jogo em que, apesar das estatísticas mostrarem uma paridade de forças, nós fomos bem superiores e conseguimos converter 3 das nossas chances, mas sofremos um gol de pênalti no início do jogo, terminando com o placar de 3x1 e uma boa vantagem para a volta. No jogo de volta, nosso time foi irreconhecível. Tivemos muitos desfalques novamente por lesões, suspensões e convocação (Oracius é convocado regularmente pela seleção do Haiti, não tinha pensado nessa possibilidade ao contratá-lo), tendo apenas 1 dos nossos 4 zagueiros à disposição, tendo que improvisar um volante na zaga. Deixamos o Boa tomar conta da partida e martelar, e martelar, e martelar. Eles abriram o marcador aos 20. Conseguimos segurar a pressão até os 40 do segundo tempo, quando eles conseguiram trocar passes na nossa área e empataram. Com esse resultado o jogo iria para a prorrogação. Mas eles trataram de fechar o caixão dois minutos depois, fazendo o 3º, para selar o 0x3 e nos eliminar do torneio.

7-Resultados-Copa-MG.png

Resultados Democrata GV – Taça Minas Gerais 2022

Pra terminar por hoje, cabe destacar que meu nome vem sendo reconhecido por outros clubes, de divisões superiores, o que é muito bom. O primeiro a me oferecer uma entrevista de emprego foi o Santo André, que estava em 6º no seu grupo na Série C. Depois, o Botafogo (SP), que estava em 17º na Série B. E, por fim, o 18º colocado na Série B, um antigo conhecido meu dos tempos de Operário de Mafra, time contra o qual tenho minha melhor lembrança até o momento, o Criciúma. Porém... rejeitei todas as entrevistas. A razão é simples, estamos chegando nos finalmentes da temporada, o time vem jogando bem e acredito na força desse grupo para me nos levar à Série C. E acredito que será melhor para a minha carreira não pegar atalhos por enquanto. Além disso, os clubes conversam e a notícia da minha lealdade ao clube pode acabar me rendendo frutos futuros se for necessário.

*Anotação no rodapé da página: Pelo menos não perdemos para qualquer time, o Boa Esporte parece ter se recuperado do início de ano em que quase caíram no mineiro e ganharam a Taça Minas Gerais.

 

11 de outubro de 2022

O sorteio da fase eliminatória da Série D nos colocou para jogar contra o Princesa de Solimões, um time do Amazonas, que marcaria meu primeiro jogo, ao menos que me lembre, contra um time que não seja do Sul-Sudeste. Pode ser um desafio diferente, o futebol jogado mais ao norte do país tende a ser diferente do futebol jogado ao sul e isso pode gerar alguma adaptação para o jogo.

18-Democrata-x-Princesa.png

Democrata GV enfrenta Princesa de Solimões nos 16 avos de final da Série D 2022

Com o primeiro jogo fora e valendo a regra do gol qualificado, é muito importante marcar gols na casa do adversário. Quer dizer... sempre é importante fazer gols, mas quando temos essa regra é ainda mais importante, derrota por 1x2 é menos pior que derrota por 0x1. Com tudo isso em mente, mantive o time jogando da forma que está acostumado, jogando em cima, pressionando e não dando sossego pros adversários. E isso deu resultado imediato. Talvez tenhamos sido subestimados e o adversário esperasse que fôssemos ficar atrás, mas a verdade é que com menos de 5 minutos, Gustavo Schutz apareceu livre na área pra abrir o placar. O mesmo Gustavo Schutz recebeu a bola de Antônio Carlos e fuzilou para decretar o 2x0. Ainda tivemos a oportunidade de ampliar, mas desperdiçamos um pênalti. Felizmente não fez falta. No jogo de volta, tivemos uma montanha-russa de emoções. Começando quando eles abriram o placar com 3 minutos de jogo, numa falha de Matheus Kayser que foi recolher a bola na entrada da área, ficou com medo de pegar com a mão fora e ser marcada falta, se embananou e deixou a bola nos pés do atacante adversário. Ainda no primeiro Antônio Carlos empatou e o segundo tempo ia bem morno, parecendo que o Princesa já não teria forças para muito mais, quando, aos 26 minutos, Oracius perdeu bola no meio-campo, um dos atacantes adversários tentou ligar rapidamente com o outro, Mailton chegou para cortar e a bola explodiu no nosso zagueiro Eduardo Bickel, para fazer o 2º gol do Princesa. Nesse momento, me veio a dúvida, retranco e tento segurar ou vou pra cima e tento garantir? Resolvi deixar o time como estava, pois foi um lance fortuito e o Democrata jogava bem. Fomos premiados aos 31, quando Maílton achou Antônio Carlos na pequena área pra empatar. Ainda conseguimos mais dois gols ao final do jogo para fazer um bom 4x2 e passar de fase.

Antes das oitavas de final, Manaças, digo, o presidente veio falar comigo.

- Boa tarde, André.

- Olá Manaç... presidente. A que devo a honra? Por favor, sente-se. – Disse eu.

- Obrigado. – Disse ele, se sentando. – André, eu gostaria de discutir contigo uma renovação de contrato, acredito que você excedeu nossas expectativas este ano e fez por merecer.

Como eu disse que faria no início do ano”, pensei.

- Então, em nome do clube, quero te oferecer uma extensão do contrato para o próximo ano. – Complementou ele.

- Presidente, agradeço a confiança. Sim, tenho interesse em continuar aqui em 2023, mas precisamos conversar sobre as cifras.

- Nossa proposta mantém o seu salário.

- Acredito que não vai ser suficiente. Com todo o respeito, presidente, tu já deve saber que recebi ligações de clubes das Séries B e C, não sabe?

- Sim, fiquei sabendo, e já até te agradeci pela lealdade. Não sei onde você está querendo chegar.

- Acredito que saiba sim. Mereço uma nova valorização.

- Mais uma? Você já teve uma valorização ano passado. E seu salário inicial ao ser contratado já era um absurdo, não sei como o antigo presidente aceitou suas condições. Nossa proposta é essa, manter seu salário.

Eu imaginava que o presidente seria osso duro de roer, mas às vezes é bom testar os limites.

- Não estou falando de uma valorização absurda, presidente. 20% do meu atual salário, pra ficar em R$ 60.000,00.

- Nem pensar, André, o clube não vive a melhor fase financeira.

- Não minta pra mim, presidente. Eu tenho contatos dentro da tesouraria e sei que clube está por receber uma grana federal da revenda de um jogador. – Joguei um verde. Tinha ouvido rumores, mas não sabia se eram verdadeiros.

- Como voc...? Isso não vem ao caso. Nem pensar que te daremos 20% de aumento.

- Ok, 15% então.

- Não temos como, André.

-  Tá bem, minha oferta final é de 10%. Gostaria de ficar, mas também gosto de estar onde sou valorizado. Se o Democrata não entende que mereço uma valorização, tem clubes que pensam o contrário.

- Está bem, está bem. Você ganhou. Te daremos 10% de aumento e seu salário ficará em R$ 55.000,00.

- Perfeito. Quando posso assinar?

- Passe na minha sala ao final do dia. – Disse ele, se levantando. – Faça por merecer esse seu aumento. – Falou ao sair, sem me dar chance de responder. Aparentemente eu não sou o único que faz isso.

23-Andr-Renova.png

André renova com o Democrata para 2023

Voltando ao gramado, nas oitavas da Série D, fomos sorteados para enfrentar o River-PI.

22-Democrata-e-River.png

Democrata enfrenta River do Piauí nas oitavas de final da Série D 2022

Com a eliminação do Imperatriz na fase anterior, era certo que a partir desse momento, nós sempre decidiríamos em casa. Assim, no jogo de ida, tínhamos tudo para fazer um bom resultado e sair do Piauí com uma vantagem para a volta, mas o juiz caseiro atrapalhou tudo. Abrimos o placar com 27 minutos de jogo e ficamos o primeiro tempo inteiro sem sofrer na defesa. Não bastassem os recorrentes problemas de lesões que estamos tendo, o juiz desandou a dar amarelos para os nossos jogadores. Aos 17 do segundo tempo, Anderson Mello foi expulso, aos 19, Oracius também foi mais cedo pro vestiário, aos 22, ele marca um pênalti mandrake e o River empata o jogo. Ao todo, recebemos 8 cartões amarelos, 2 vermelhos e tivemos um pênalti marcado contra. Mesmo assim, apesar do juizão, conseguimos sair com um empate, que poderia ser uma vitória. 1x1 e fomos com muitos desfalques para a volta. Ao todo, não tivemos 6 titulares à disposição. Pior, nenhum dos 4 jogadores que podem jogar como meio-campista ofensivo poderia jogar, o que me fez ter que mudar levemente a escalação para jogar com 2 atacantes. Confesso que quando me deparei com a lista de desfalques, temi pela classificação. Mas felizmente o River fez um jogo pior e nosso time misto deu conta do recado, fazendo dois gols ao final do 1º tempo e complementando no 2º, fazendo 3x0 e garantindo a vaga nas quartas de final.

As quartas de finais decidirão os clubes que serão promovidos para a Série C de 2023 e nosso adversário não me traz boas lembranças.

26-Democrata-x-Rio-Branco.png

Democrata enfrenta Rio Branco, do Paraná, nas quartas de final da Série D 2022

O Rio Branco (PR) foi um clube que enfrentei na Série Regional em 2020, com o Operário de Mafra, no ano em que conseguimos o acesso. Eles causaram a nossa única derrota na fase de grupos daquele ano e foi a única vez que os enfrentei. Interessante revê-los, mas preferia um clube que me trouxesse lembranças melhores. Espero fazer frente e pegar uma das 4 vagas para a Série C.

 

24 de outubro de 2022

Os jogos contra o Rio Branco foram exatamente como eu imaginava que seriam: uma peleia braba decidida no detalhe. Num jogo em que tivemos “apenas” 3 desfalques no time titular, até jogamos melhor, fomos pra cima, mas enfrentamos um goleiro inspirado. E como diria a frase... quem não faz, leva. Aos 7 minutos do segundo tempo, Antônio, centroavante do Rio Branco aproveitou bobeira de Eduardo Bickel, que demorou para avançar e formar a última linha, deixando o atacante em condições de receber, avançar e tirar de Matheus Kayser. Quando o jogo parecia se encaminhar para uma derrota, uma jogada de improváveis nos deu esperança para a volta. Matheus Rodrigues, que quase nunca joga (exceto quando temos lesões e suspensões), fez grande jogada pela direita e limpou o marcador na intermediária adversária. Ele, então, virou o jogo para Olea, que perdeu a titularidade esse ano. O argentino pegou a bola, foi à linha de fundo e rolou atrás para outro jogador que perdera a titularidade no decorrer do ano, Emerson Carioca, que dominou e com muita frieza colocou a bola no fundo da rede. 1x1 que nos deu a menor das vantagens possíveis para a volta. A menor das vantagens também é uma vantagem e foi nisso que nos apegamos. Num jogo de pouca criatividade, a falta dela pelo Rio Branco nos rendeu o empate em 0x0, que nos deu o acesso à Série C de 2023.

30-Democrata-sobe.png

Democrata GV garante promoção

Fizemos um grande ano e com o acesso garantido, podemos ir mais leves para os próximos jogos. O que não significa que não queira ganhar.

 

10 de novembro de 2022

Pode parecer uma frase meio estranha, mas acredito que seja a primeira vez que disputo jogos em novembro. Parece algo meio bobo notar isso, mas este está sendo o primeiro novembro desde que virei treinador que não tenho todo o mês livre para programar o próximo ano.

Mas voltando ao presente, a semifinal reservou os enfrentamentos contra o Sergipe. E olha, haja coração, amigo. No jogo de ida, fizemos nossa pior partida desde o começo do mata-mata. Não dá pra dizer que o adversário jogou muito melhor, mas conseguiram dois gols em cobrança de falta direta de Max Willian. Conseguimos descontar em uma jogada pela esquerda, onde Schutz cruzou, o zagueiro deles tentou afastar e acertou em cheio o companheiro, com o desvio, a bola entrou no gol pra fechar o jogo em derrota por 1x2. Talvez seja poético que no nosso pior jogo, quem marque nosso gol seja o adversário. Já no jogo de volta, foi um massacre nosso, dominamos do início ao fim, apesar de somente conseguirmos abrir o marcador aos 40 minutos. Quando eles começaram a se engraçar na partida, ao final do jogo, Antônio Carlos tratou de dar números finais. 2x0 e vaga na final.

E a final será contra o tradicional Remo, do Pará.

spacer.png

Democrata enfrenta Remo na final da Série D 2022

Serão dois jogos muito difíceis, não tenho dúvidas, mas, agora que estamos aqui, temos que ganhar. Não apenas pelo dinheiro envolvido (cerca de R$ 5 milhões de reais), mas pela glória de ser campeão de uma divisão nacional, algo incrível não apenas para o clube, mas para mim e para os jogadores. É uma grande oportunidade para demonstrar que somos vencedores.

 

13 de novembro de 2022

Acabamos de chegar no hotel. De cara, posso dizer que na minha carreira de treinador nunca vi tanta gente num estádio, mais de 35 mil pessoas empurrando o Remo. Nosso time evidentemente sentiu o peso do jogo, talvez eu também, pois não fui capaz de extrair deles aquilo que se espera dos jogadores em uma final. Fizemos um jogo fraco e sem inspiração. Na verdade, é possível dizer isso sobre as duas equipes, mas ganhou quem teve um pênalti a favor, que foram os mandantes, obviamente. Assim, acabamos sendo derrotados no primeiro jogo, sem marcar gols, o que agrava a situação. 0x1 e teremos que reverter o marcador, mas o pior é não ter feito gols fora de casa. Vamos ter que jogar muito melhor se queremos ser campeões.

 

20 de novembro de 2022

Hoje cheguei para o time antes do jogo e disse a eles que era nossa chance, nossa chance de marcar nossos nomes na história do Democrata. E que se eles almejavam um dia chegar na elite do futebol, não nada melhor que ser campeão para mostrar a todos o seu valor. Esse foi o primeiro jogo em muito tempo que tivemos o time titular completo. Alex Santiago não estava ainda totalmente recuperado de sua longa lesão, mas era agora ou nunca, não havia outro jogo depois, para ser necessário poupá-lo. Então, tratei de ter uma conversa com ele:

- Alex, vem aqui um pouquinho. – Chamei ele, na noite de ontem após a janta.

- Sim, professor.

- Como tu tá te sentindo? Ainda dói muito para caminhar?

- Tô bem professor, não sinto quase nada pra caminhar.

- E pra correr, tá bem?

- Tá dando pra correr sim, dói um pouquinho, mas não atrapalha.

- Acha que consegue aguentar o jogo todo?

- Acho que sim, professor.

- Que bom. Quero te colocar de titular amanhã, vamos precisar da tua experiência. E tu sabe que é o nosso melhor cobrador de bolas paradas, vamos precisar disso amanhã também.

- Pode deixar, professor, tô a disposição. Não vejo a hora de entrar em campo.

- Então amanhã tu vai fazer o seguinte: tu vai entrar em campo, depois de dois meses parado, praticamente, e vai jogar todo o futebol que tu não conseguiu por causa da lesão, tá bem?

- Tá bem, professor. – Disse ele, contendo uma certa euforia.

- Fala mais alto, até parece que não quer jogar.

- TÁ BEM, PROFESSOR! – Disse ele gritando no refeitório, quando todas as conversas se calaram e nos olharam. Dei um sorriso e disse:

- É isso que espero, faça a diferença amanhã.

Ele acenou de cabeça e pelo olhar eu sabia que ele tinha entendido o recado (não que fosse alguma mensagem subliminar ou algo do tipo, mas ele pegou o espírito da coisa).

Chegamos no estádio bem cedo, mas já dava pra sentir que estava diferente. Cambistas na frente do estádio gritando: “compro ingresso, vendo ingresso”; pessoas vendendo camisas falsificadas penduradas em varais nas esquinas próximas ao estádio; cheiro do famoso “churrasquinho de gato”, enfim, clima de decisão. O time subiu ao gramado para fazer a preparação física e eu fiquei no vestiário, terminando minhas preparações para o jogo e, mesmo dali, consegui ouvir a ovação aos jogadores quando chegaram no gramado. Depois do aquecimento eles desceram e fiz minha preleção final. Disse a eles que aquele poderia ser o melhor momento da vida deles, mas certamente não seria o pior, não teriam por que estarem nervosos, a pressão era toda do Remo, um time com mais tradição e que tinha vindo pra cá com a vantagem. Eles poderiam jogar leves, que o que quer que acontecesse, aqueles mais de 5.500 torcedores os aplaudiriam. Quando terminei e os jogadores se cumprimentaram, não falei nada, só olhei para Alex Santiago e balancei a cabeça, para relembrá-lo da nossa conversa ontem. Ele correspondeu acenando com a cabeça de volta e fomos ao gramado.

Com menos de 1 minuto de jogo, já deu pra ver que Santiago estava afim de jogo, pegou a bola duas vezes na jogada individual e tentou o cruzamento nas duas vezes. Aos 22, bola na área do Remo, e Santiago, escondido no lado direito recebe a bola e chuta forte pra abrir o placar. Aos 35, jogada muito parecida, mas pelo outro lado, cruzamento de Mailton, a bola passa por todo mundo, mas não por Santiago, que chuta de primeira, no contrapé do goleiro, pra fazer o 2º. Fomos para o intervalo com a vantagem de dois gols e o time parecia confiante. Disse para eles continuarem indo pra cima que o adversário estava fragilizado e sequer chegou perto da nossa área, era nossa chance de fazer mais. E o time não decepcionou, 28 segundos depois do apito inicial da segunda etapa, Gustavo Schutz entrou com a bola dominada na área do Remo e chutou forte cruzado para fazer o 3º. Com 12 minutos, uma cena recorrente na partida. Alex Santiago livre no 2º poste. Mailton cruzou, a zaga afastou, mas a sobra ficou com Anderson Mello, que passou para Santiago mandar novamente pro fundo do gol. Hat-trick do jogador que era dúvida pro jogo. Logo em seguida, o Remo descontou numa falha da nossa marcação, Roger Deniro saiu da posição para marcar no meio-campo, deixou espaço atrás e eles conseguiram um lançamento para o atacante receber ali e fazer o gol de honra. Apesar do susto, nada de recuar, o time continuou indo pra cima, mas não tivemos mais gols na partida. Final de jogo, 4x1 e o DEMOCRATA É CAMPEÃO DA SÉRIE D 2022!

34-Democrata-Campe-o.png

Democrata GV se sagra campeão da Série D 2022

Após uma longa jornada nos mata-matas, conseguimos uma grande campanha, eliminando 5 concorrentes e garantindo nosso lugar no topo. Ano que vem disputaremos a Série C, que contará com o Democrata, a Caldense e o Boa Esporte representando Minas Gerais. Mas pra 2023 a gente começa a pensar amanhã, hoje é dia de festa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu não só passar pela fase de grupos como conseguiu o título da Série D. Ainda tentou uma graça na Taça Minas, mas não deu, mas foi por pouco que não avançou. contra o Boa, que acabou conquistando o campeonato. Na série D teve momentos de aflição contra o Imperatriz e contra o Rio Branco. Mas passou por eles e por outros adversários e na partida de volta fez uma bela partida contra o Remo. Parabéns pelo título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2020 em 16:41, ggpofm disse:

Conseguiu não só passar pela fase de grupos como conseguiu o título da Série D. Ainda tentou uma graça na Taça Minas, mas não deu, mas foi por pouco que não avançou. contra o Boa, que acabou conquistando o campeonato. Na série D teve momentos de aflição contra o Imperatriz e contra o Rio Branco. Mas passou por eles e por outros adversários e na partida de volta fez uma bela partida contra o Remo. Parabéns pelo título.

E aí, GG.

Na Taça MG aquele golzinho sofrido em casa nos condenou, mas considerando os resultados na Série D, não lamento muito haha. Possivelmente se tivéssemos passado do Boa, teríamos grandes chances de título.

Acho que tu deves estar pensando no Sergipe, não enfrentamos o Imperatriz, eles seriam o único time que teríamos que decidir fora de casa (por ter a melhor campanha geral), mas felizmente foram eliminados cedo e pudemos decidir todas em casa, o que acho que nos ajudou bastante. A partida de volta contra o Remo foi impressionante. Sinceramente, não esperava ganhar aquele jogo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...