Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

23 horas atrás, Felipe Coutinho disse:

Fala meu amigo... passei as últimas semanas lendo o diário é concluí hoje.

Parabéns pelas conquistas!

Excelente trajetória! 

Boa sorte na série A!

E aí, Felipe.

Bah, valeu pela leitura. Tem que ter perseverança para ler tudo haha, espero que esteja gostando.

Obrigado, a carreira ainda está no início, mas já temos alguns canecos no armário.

Valeu, e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHAH Sério que entregou pro Democrata? Mito demais.

Na CdB foi quase, fez o mais difícil que era levar o confronto pra Arena Conda, mas acabou tremendo na hora H. No fim das contas, foi uma boa participação e serve de experiência para os próximos anos.

Chateado pelo Cru ter entregado dessa maneira, mas ao mesmo tempo feliz pelo seu título e pelo Galo continuar na B e tomara que fique por muitos anos heheh. 

Parece que o prêmio do mineiro que te deram, tiraram nesse aí da B, bem complicado perder pra Antonio Carlos Zago. 

Sem dúvidas, esse filé de borboleta não renderá como zagueiro, mas tem potencial pra ser um ótimo volante. 

Qual a expectativa pro ano que vem? Libertadores? 

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ElPerroMG disse:

HAHAHAHAH Sério que entregou pro Democrata? Mito demais.

Na CdB foi quase, fez o mais difícil que era levar o confronto pra Arena Conda, mas acabou tremendo na hora H. No fim das contas, foi umPoisa boa participação e serve de experiência para os próximos anos.

Chateado pelo Cru ter entregado dessa maneira, mas ao mesmo tempo feliz pelo seu título e pelo Galo continuar na B e tomara que fique por muitos anos heheh. 

Parece que o prêmio do mineiro que te deram, tiraram nesse aí da B, bem complicado perder pra Antonio Carlos Zago. 

Sem dúvidas, esse filé de borboleta não renderá como zagueiro, mas tem potencial pra ser um ótimo volante. 

Qual a expectativa pro ano que vem? Libertadores? 

Boa sorte na sequência!!

E aí El Perro.

Era o mínimo que eu podia fazer pra retribuir o time haha

Pois é, na CdB tivemos um grande primeiro tempo no Beira-Rio, mas o time acabou não conseguindo segurar o ataque colorado. E no segundo jogo, fomos amarrados, quase não causamos problemas para o goleiro deles.

O Cruzeiro deu uma tirada de pé no final do campeonato, o que foi bom pra nós, deu margem pra ajudar o Democrata hehehe. O Galo me rejeitou no começo do ano, que fiquem na B haha

Pois então, acho que o GG tá certo e o André precisa de um RP urgente, sacanagem essa premiação.

Libertadores eu acho que já é demais, mas acredito num meio de tabela, uma sul-americana já tá de bom tamanho.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-25.png

 

Resumo do último capítulo:

No 24º capítulo, André relata sobre o final da Série B, com título da Chapecoense e uma ajuda para o antigo clube. Fala ainda sobre a eliminação na Copa do Brasil para o Internacional nas semifinais. Faz uma análise do elenco e identifica posições carentes e demonstra as finanças do time.

Com a temporada de 2025 batendo na porta, quais serão as expectativas da direção para a temporada? André concordará com elas? E os reforços, será que André conseguiu reforçar todas as áreas que queria?

***

27 de janeiro de 2025

Aqui no Brasil as coisas acontecem tudo de maneira muito rápida no começo do ano, em pouco mais de um mês desde que escrevi da última vez já: tivemos férias, pré-temporada, 5 jogos oficiais, contratamos 8 jogadores, nos desfizemos de mais 19 (8 com compensação financeira, 3 acertando vínculo com outros ao final do contrato e 8 por empréstimo) e daqui cerca de uma semana já estreamos na Copa do Brasil (vai entender, na Série B a gente entrava nas oitavas, na Série A entra desde o começo). Vou deixar para descrever os jogos quando acabar o primeiro turno, por enquanto quero apenas relatar uma coisa que aconteceu esses dias.

Antes do começo do campeonato, o presidente resolveu fazer um novo happy hour, só que desta vez apenas alguns membros da diretoria e comissão técnica, eu incluso. Acho que a ideia do presidente era ter apenas aqueles que ele mais confiaria ou algo do gênero. Antes mesmo da chegada da porção de batatinhas, o presidente já estava ficando vermelho. Ele me comentou que ouviu a minha conversa com Barroso da outra vez e que isso foi determinante para o investimento nas instalações de treino. Disse ainda que era pra eu ter ido falar com ele sobre o assunto, que poderia ter começado as obras mais cedo.

Enquanto a noite virava madrugada, o presidente não deixava os copos ficarem vazios. Um simples aceno aos garçons e eles já sabiam: mais uma rodada. Às vezes é bom beber às custas do chefe. Certa hora, Barroso lembrou da última vez que estivemos ali:

- E então, André? Como estão as coisas, já se mexeu?

- Mexi o que? – Respondi, sem saber do que ele estava falando.

- Com a repórter? Foi pra Criciúma agora nas férias? Mandou um “oi sumida” pra ela?

- É... – Respondi, pensando em algo menos constrangedor do que ser sincero e dizer que não tive coragem.

- Não, né? Pelo amor de Deus, André. Tome uma atitude, homem.

- O que houve? – Falou o presidente, notando o tom enfático de Barroso.

- O André, não tem medo da pressão da torcida quando ele insiste em colocar um meia pra jogar no ataque, mas tem medo de uma única repórter. Não sei o que mais me ofendeu nesse comentário: se a corneta pelo posicionamento do Wilson, ou se a outra corneta.

- Entendo, repórteres podem ser assustadores. – Respondeu o presidente, sem que eu soubesse se ele estava falando sério ou não.

- Não, não. Ele tem medo de chamar essa repórter pra sair. Tem nada a ver com as perguntas.

- Ah bom... quem é essa repórter? – Perguntou o presidente ao Barroso.

- A Isabelle, do TN Sul.

- A Isa? Nossa, André, ela é super gente boa. Quer o telefone dela? – Falou o presidente.

- Acho que... pode ser. – Ele nem esperou eu terminar de responder e já sacou o celular para me mandar o telefone dela pelo whatsapp.

- Agora não tem desculpa, André. Vai, manda uma mensagem! – Falou Barroso, num entusiasmo que eu nunca tinha visto.

Lembrando das palavras dele, resolvi enviar uma mensagem.

2-Mensagem.png

Não sei por que ela não me respondeu.

Ainda no pub, algumas horas mais tarde, falamos um pouco sobre trabalho:

- Como estão... – Uma leve pausa para segurar um possível arroto. – indo as contratações? – Perguntou-me o presidente.

- Acho que vamos montar um bom time, presidente. Quem sabe nem ficamos preocupados com o rebaixamento.

- Não exagera, Andrrréé – Disse ele, enrolando a língua na difícil pronúncia das letras N D R E em sequência.

- Não tô exagerando, meu querido presida. – A intimidade que a bebida traz é algo perigoso. – Olha só, se com o time que tínhamos ano passado, já ganhamos a Série B e fomos pra semifinal da Copa do Brasil... esse ano, melhorando o time, temos tudo pra fazer um bom campeonato na Série A, talvez até ficar na metade superior.

- Cê é maluco, meu querido treinador. – Falei que era perigosa essa intimidade. – Nós acabamos de subir.

- Não acho, pode me cobrar depois: ficaremos na metade superior do campeonato brasileiro e chegamos de novo nas semifinais da Copa do Brasil. – Disse, animado.

- Então são essas as expectativas que você quer fixar? Saiba que vamos te cobrar de acordo.

- Sim. – Disse eu, chamando um garçom e pedindo uma caneta. – Ó... pra mostrar meu comprometimento. – Disse eu, enquanto escrevia e assinava em um guardanapo:

 

Metade Superior – Campeonato Brasileiro / Semifinais – Copa do Brasil

Ass.: André Bittencourt

Nisso, Barroso se intrometeu:

- E o campeonato catarinense? – Disse ele, esticando o pescoço para ler o que estava escrito no guardanapo.

Eu e o presidente olhamos seriamente para o Barroso e quase que ao mesmo tempo começamos a rir. Não havia outra opção esse ano. É vencer ou vencer.

1-Expectativas.png

Expectativas da Chapecoense para 2025

 

12 de março de 2025

Um antigo colega meu de faculdade costumava dizer que “viver sem ler é perigoso... te obriga a crer no que te dizem”. Tenho certeza de que ele roubou esta frase de alguma comunidade do Orkut. Mas o que quero dizer é que esta frase poderia ser aplicada perfeitamente para mim. Chegaremos lá, mas antes, vamos ver como mudou o nosso elenco:

Começando por quem nos deixou. Além daqueles que já estavam acertados para saírem desde o ano passado e dos jovens emprestados, tivemos as saídas do ponta Willyan, que seria a 4ª opção da posição; do lateral esquerdo Paulo Otávio; do meia atacante Moya; e a principal, de um dos destaques do time ano passado, do Bruno Cosendey. Porém, o Fluminense ofereceu R$ 22,5M (que podem chegar em R$ 28,5M) e havia uma oportunidade muito boa no mercado para suprir esta perda (inclusive ela chegou antes da saída de Cosendey).

Nas chegadas, também tivemos muitos jogadores. Primeiro, demos prioridade (desculpe a redundância) para o time principal. Seguindo minha avaliação do elenco ao final da última temporada contratamos Alexandre Cajuru para ser a 3ª opção no gol; Fábio Luís, zagueiro, que veio em definitivo depois do empréstimo, mas isso eu já tinha comentado antes, Cedirc, lateral direito que veio do Atlético-MG; Borges, lateral esquerdo que veio do Santos por uma fortuna; Alberto , volante/meia-central de 20 anos que veio do Santos; Bruno Guimarães, aquele mesmo, que jogou no Lyon e passou pela Chape em 2020, retornando agora em definitivo; o ponta Erick, canhoto que joga dos dois lados, vindo do Palmeiras; e o ponta colombiano de 20 anos Julián Santamaría.

Depois de reforçar o elenco principal, continuei aquela ideia de trazer jovens jogadores para o clube desenvolver. Consegui acordo com: o lateral esquerdo Fábio Henrique, o volante Ticão, o meia-central Arílton, os meia-atacantes Embu e Ezequiel Diaz, os pontas Anderson Simplício e Edson Mira, e o centroavante Rodrigo. Mercado movimentado da Chape, sem grandes prejuízos financeiros e muito lucro técnico.

1-Transf.png

Transferências - Chapecoense

Agora vamos aos jogos do campeonato catarinense:

Iniciamos o campeonato contra o Metropolitano e mesmo com os jogadores ainda longe da forma física e técnica ideal, além da grande mudança do elenco promovida nesta virada de ano, conseguimos fazer um bom jogo, vencendo por 2x1, com um incrível número de 31 finalizações. Aquele que um dia foi um grande adversário, hoje oferece menos perigo que um passeio no parque domingo à tarde. A segunda rodada foi para o time de Santa Catarina que trocou conosco as divisões nacionais (nós saímos da B e fomos para a A, eles fizeram o caminho inverso), o Figueirense. Novamente com um jogo sólido, mesmo mudando um pouco a equipe para dar ritmo a todos, já que a pré-temporada é muito curta e não conseguimos fazer muitos amistosos, conseguimos ganhar por 1x0. A 3ª rodada reservava meu eterno rival Guarani de Palhoça, porém, agora sem a figura de Jaílton como presidente. Me perguntava se teria a mesma graça ganhar sem ele. Não teve, o 4x0 ficou um pouco mais azedo sem poder esfregá-lo na cara do Janílton. Assim como o Batman precisa de seus vilões para ter sentido, eu preciso do Jaílton no Guarani para alegrar ainda mais a goleada. O jogo seguinte foi contra um adversário que, mesmo após 3 temporadas em Santa Catarina, dirigindo dois clubes em 3 divisões, eu ainda não havia enfrentado, o Atlético Tubarão. E eles não caíram à 2ª divisão estadual, retornando este ano, a toa. É um time bem limitado e um novo 4x0 mostrou isso, embora tenham dado um pouco mais de trabalho que o Guarani.

Se a 4ª rodada me reservou um adversário inédito, a 5ª me reservou um adversário que enfrentei apenas na minha 1ª temporada como treinador, na 3ª divisão do estado. Tratava-se do Carlos Renaux. Confesso que negligenciei totalmente a 2ª divisão estadual ano passado, apenas procurei onde estava o Operário (um consolidado meio de tabela) e não me atentei para ver quais times subiram, sabendo apenas quando fui olhar o calendário este ano. Lembro-me que vencemos naquela oportunidade e já imaginava que nosso jogo na 1ª divisão não seria tão diferente. E não foi, vitória tranquila por 2x0, que poderia ser mais se eu não tivesse pedido para o time baixar o ritmo e administrar o jogo no segundo tempo. Em seguida, confronto contra o Avaí. Os meus 100% de aproveitamento, com apenas um gol sofrido em 5 jogos e a lembrança do 6x1 do ano passado me fez acabar acreditando um pouco demais nas nossas capacidades e poupei alguns jogadores. O resultado foi uma derrota por 2x3 e uma lição para a bagagem: deixe para poupar jogadores em confrontos contra times mais fracos, não contra aqueles que tem condições de te vencer.

6-Ava.png

Avaí x Chapecoense

Lição aprendida, recebemos o Joiville na 7ª rodada. Fazendo um jogo seguro, sofremos dois gols em duas falhas individuais, sendo a segunda a mais bizarra: Parisoto, zagueiro, foi até a lateral para fazer a cobertura e, com classe, desarmou o adversário e saiu jogando. Sem opções de passe para frente, recuou a bola para Sosa, lateral, que estava na entrada da área. Sosa deixou a bola passar e o centroavante adversário ficou livre para marcar o 2º gol deles. Felizmente já tínhamos feito 4 e o jogo terminou em 4x2.

A 8ª rodada reservou o confronto contra o Criciúma, fora de casa. Além do jogo, seria hora de tomar uma atitude, frente a frente ela não poderia não me responder (pensava eu). Mas, primeiro, o trabalho: Em termos de oportunidades criadas, foi nosso jogo mais fraco, o que se deve à dificuldade do adversário, que vem se provando um time complicado de se combater. Porém, Wilson acertou um balaço na entrada da área e marcou o nosso gol. Se na frente não produzimos muito, também não os deixamos produzir e o placar ficou num magro 1x0.

8-Crici-ma.png

Criciúma x Chapecoense

Porém, contudo, todavia, entretanto, minha expectativa estava mesmo na entrevista coletiva. Tomei um banho, passei gel, perfume, botei minha melhor camisa e fui para a sala de conferência de imprensa. Já tinha tudo na mente, responderia a todas as perguntas e ao final, quando ela estivesse sozinha, iria elogiar a pergunta dela e puxar algum assunto. Só faltou uma coisa para tudo correr como planejado: Ela ainda estar empregada. As notícias que ouvi depois da coletiva foram de que ela pediu demissão da TN Sul. Aparentemente ela já tem um novo emprego, mas ninguém sabia dizer onde. Voltei para a estaca zero. Era torcer para o destino funcionar a meu favor, já que no celular ela não me respondia.

Para finalizar o 1º turno, do mesmo modo que aconteceu ano passado, voltamos a enfrentar o adversário da 1ª rodada, restando um adversário para ser enfrentado ainda duas vezes. Este ano será o Brusque. O jogo da 9ª rodada contra o Metropolitano, apresentou exorbitantes 37 finalizações contra nenhuma. Tá certo que 13 foram de longe, mas mesmo assim, criamos muitas oportunidades. Concretizamos apenas duas, fechando o placar em 2x0, pra terminar o 1º turno na liderança, com 4 pontos de vantagem para o vice-líder. Já sabemos que a liderança na verdade pode ser um fardo nesse campeonato, pois o líder não joga a final em casa.

1-Cat-1-Fase.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Catarinense 2025 – 1º turno

1-1-Turno.png

Classificação – Campeonato Catarinense 2025 – 1º turno

Confesso que já jogamos dois jogos desde então, mas vou deixar para escrever sobre eles quando terminar a 1ª fase. Agora quero escrever sobre a Copa do Brasil.

A primeira fase da Copa do Brasil reservou nosso confronto contra o Brasiliense, equipe tradicional da capital federal, mas que disputa a Série C. Nós éramos favoritos e jogávamos em partida única fora de casa. Começamos o jogo, como diria minha mãe, “à mil, pelo Brasil”. Com um pênalti aos 4 e mais gols aos 7 e aos 9, já fazíamos 3x0 com menos de 10 minutos de jogo, mostrando nossa força. Porém, o que eu não imaginava é que o jogo mostraria também nossa fraqueza ao não fazer mais gols apesar das oportunidades perdidas, uma atrás da outra. E a frase “quem não faz, leva” nunca foi tão verdadeira. Aos 14 o primeiro do time da casa, aos 26 o segundo e o primeiro tempo terminou em 3x2 a nosso favor. Voltamos para o segundo tempo do mesmo modo que terminamos o primeiro: perdendo chances e sofrendo na defesa. Aos 9 minutos, o empate e uma dúvida me vinha à cabeça. Virei-me para o banco, chamei o Barroso, e perguntei:

- O empate é nosso ou deles?

- É deles.

- Certeza?

- Sim!

- Tá bem, manda chamar o viado do Somália o Santamaria.

Com a certeza de que estava sendo eliminado, mandei meu time, que já é naturalmente ofensivo, ir mais à frente. Conseguimos restringir os ataques do Brasiliense e ocupamos ainda mais o campo adversário, mas sem conseguir produzir, terminando o jogo num decepcionante 3x3.

1-Brasiliense.png

Brasiliense x Chapecoense

Consternado, fui cumprimentar Luciano Netter, treinador adversário:

- Parabéns, André. – Disse-me ele.

- Igual...igualmente. – Respondi, estranhando porque ele me parabenizou.

Ao me dirigir para os vestiários, um tanto cabisbaixo, o presidente passa do meu lado e fala:

- Foi duro, mas foi o primeiro passo para cumprir seu objetivo de chegar nas semifinais.

- Mas... presidente?

- O que?

- O empate não nos eliminava?

- Quê? Tá maluco? O empate é do visitante.

Nesse momento me lembrei a célebre frase que escrevi aqui no começo: “viver sem ler é perigoso... te obriga a crer no que te dizem”. No meu caso, era ler o regulamento da competição e acreditar no Barroso. Mas pensando melhor, talvez até tenha sido bom eu não saber disso. Depois que mandei o time mais pra frente eles não incomodaram.

Na 2ª fase visitamos o Operário (PR), também em jogo único e, desta vez, conferi o regulamento antes. O empate era nosso. Mas nem precisou, novamente abrimos 3 gols de diferença, porém, desta vez, o adversário não conseguiu igualar. 3x0 e menos um obstáculo no caminho.

Para a 3ª fase, o adversário era o Juazeirense, da Bahia. A partir desta fase os jogos voltam a ser em duas partidas. No jogo de ida, fora de casa, levei time 100% titular para tentar garantir a vaga e cumprimos as expectativas. Fizemos mais um 3x0, placar construído antes dos 20 minutos. Depois disso pedi pro time administrar o jogo e não se desgastar muito. O placar na ida me autorizou a poupar alguns jogadores para a volta e foi o que fiz. O que não quer dizer que o time tenha jogado mal, pelo contrário, manteve a pegada e aplicou um novo 3x0 no time baiano, qualificando-nos para a 4ª fase.

4-Juazeirense.png

Chapecoense x Juazeirense

Em decorrência do sorteio, nosso último adversário antes das oitavas de final será o Goiás, que passou por Luverdense, Boavista (RJ) e Criciúma.

1-CDB-1.png

Caminho da Chapecoense na Copa do Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra temporada importante para o André. Você quem escolheu terminar na parte de cima da tabela no Brasileirão ou foi opção da diretoria?

Campanha quase perfeita no Catarinense. Muito ruim o fato do mando de campo na final estar assim. Acho que valeria a pena avisar o pessoal do update. Claramente deve ter sido um erro de configuração.

Tomou um susto com o Brasiliense, mas avançou muito bem nas outras fases e quase pega o Criciúma pela frente.

Acho que o Catarinense vai ser da Chape.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ggpofm disse:

Outra temporada importante para o André. Você quem escolheu terminar na parte de cima da tabela no Brasileirão ou foi opção da diretoria?

Campanha quase perfeita no Catarinense. Muito ruim o fato do mando de campo na final estar assim. Acho que valeria a pena avisar o pessoal do update. Claramente deve ter sido um erro de configuração.

Tomou um susto com o Brasiliense, mas avançou muito bem nas outras fases e quase pega o Criciúma pela frente.

Acho que o Catarinense vai ser da Chape.

 

E aí, GG.

Fui eu sim, se não me engano tinham 3 opções e escolhi a mais alta (eu ia tirar print da tela de escolha, mas não me liguei que sumiam as opções depois que clicasse em confirmar). Na Copa do Brasil também coloquei no mais alto que tinha.

Pois é, consta que o time de índice mais baixo decide em casa, imagino que seja a reputação naquela tela da seleção brasileira. Acho que eles não estão atualizando os updates do FM 2019, o que eu usei foi atualizado até novembro ou dezembro do ano passado, se não me engano.

Contra o Brasiliense eu sinceramente achei que tava eliminado, aí apareceu no texto ali embaixo algo que mostrou que tínhamos classificado. Se pegamos o Criciúma, seria problema haha.

Vencer o catarinense é a única opção, depois do ano passado.

Valeu pelo comentário!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 hours ago, div said:

Fui eu sim, se não me engano tinham 3 opções e escolhi a mais alta (eu ia tirar print da tela de escolha, mas não me liguei que sumiam as opções depois que clicasse em confirmar). Na Copa do Brasil também coloquei no mais alto que tinha.

Parabéns, por ter escolhido assim. Torna tudo mais desafiador e arriscado para o técnico. Atitude louvável do treinador.

Minha maior frustração até agora no meu save é justamente essa, não conseguir escolher as expectativas, elas sempre surgem definidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, parabéns pela taça! O Título da Série B é merecido e veio num jogo que me assustou, o Atlético Mg está mal assim mesmo? Que tristeza é Minas Gerais nesse teu save, até por isso o Democrata merecia mesmo um carinho no jogo da entrega.

No mais, promessa de bêbado vale menos e achei até um plano bem ousado de prometer semi de Copa do Brasil, tanto que quase ficou pelo caminho, imagino que a diretoria não vai ficar magoada desde quw garanta o que prometeu no Brasileirão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2020 em 17:39, ggpofm disse:

Parabéns, por ter escolhido assim. Torna tudo mais desafiador e arriscado para o técnico. Atitude louvável do treinador.

Minha maior frustração até agora no meu save é justamente essa, não conseguir escolher as expectativas, elas sempre surgem definidas.

E aí, GG.

Valeu, quis dar um tempero a mais para essa temporada, vamos ver se o tiro não sai pela culatra haha

Pois é, acho que já te vi falando sobre a impossibilidade de escolher os objetivos da temporada, é uma coisa que acho que o FM podia deixar sempre aberto pro treinador escolher (embora entenda que às vezes pelo "realismo" possa se achar que é mais crível que a diretoria deve escolher). Deixar nas mãos da IA normalmente tende a ficar no mínimo possível.

Valeu pelo comentário!

Em 20/10/2020 em 12:26, Peepe disse:

Antes de mais nada, parabéns pela taça! O Título da Série B é merecido e veio num jogo que me assustou, o Atlético Mg está mal assim mesmo? Que tristeza é Minas Gerais nesse teu save, até por isso o Democrata merecia mesmo um carinho no jogo da entrega.

No mais, promessa de bêbado vale menos e achei até um plano bem ousado de prometer semi de Copa do Brasil, tanto que quase ficou pelo caminho, imagino que a diretoria não vai ficar magoada desde quw garanta o que prometeu no Brasileirão

E aí Peepe.

Valeu! O Galo tá bem mal das pernas no meu save, estão lutando na Série B há alguns anos (e olha que o save nem é tão longo assim haha) e não dão nem sinal de brigar para subir.

Aham, Minas tá uma desgraça haha, em 2024 só tinha o América na 1ª divisão. E era o mínimo que eu podia fazer pro Democrata (no fim das contas não mudou nada e eles escapariam pelas próprias forças, mas é bom pro ego poder dizer que fiz alguma coisa haha).

Eu quis tentar colocar uma repetição da campanha no ano passado na CdB, o problema é isso que aconteceu, mata-mata é mais imprevisível e um jogo ruim pode complicar as coisas. Felizmente depois do jogo contra o Brasiliense, passamos tranquilamente pelos outros, mas agora começa a apertar.

Valeu pelo comentário!

Em 20/10/2020 em 16:59, Felipe Coutinho disse:

Bom início de temporada, apesar do susto na primeira fase da CB.

E boa sorte pra cumprir o prometido hehee.

 

E aí Felipe.

No catarinense estamos jogando muito bem, mas tivemos essa quase eliminação precoce na CdB que serviu pra abrir os olhos. Menos mal que o time se encontrou na competição depois do susto.

Obrigado, vou precisar haha;

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-26.png

 

Resumo do último capítulo:

No 25º capítulo, André conta uma fracassada tentativa romântica, uma saída para beber às custas do mandatário do clube, apresenta os reforços da Chapecoense para 2025, incluindo mais uma série de jovens que serão lapidados no clube. Comenta o ótimo início no campeonato catarinense, e os avanços na Copa do Brasil, refletindo que deve começar a ler o regulamento das competições antes de disputá-las.

A Chapecoense continuará passando por cima de todos no campeonato catarinense e conseguirá o título que não veio no último ano? Na Copa do Brasil, passará de fases e chegará nas rodadas mais agudas?

***

30 de abril de 2025

Antes de tratar dos jogos que finalizaram a fase de grupos do campeonato Catarinense, queria deixar registrado aqui quando o clube fez um evento beneficente em prol da Amigos dos Bichos, uma associação sem fins lucrativos que está completando 20 anos. O evento tinha propósito levantar fundos para que a associação pudesse distribuir casinhas, ração, remédios, vermífugos, etc., para pessoas carentes que têm animais de estimação. De acordo com o que me falaram depois, o evento, que contava com um jantar, um leilão e uma espécie de baile, arrecadou uma boa grana para a entidade.

Em determinado momento, enquanto ouvia o presidente discursar sobre a importância do clube se integrar nas ações da comunidade, ouço uma voz falando comigo:

- Olá! André, não é mesmo? – Disse um rapaz de não mais de 25 anos, estendendo a mão para me cumprimentar. – Meu nome é Lincoln, trabalho com relações públicas, como vai?

- Opa, isso mesmo. – Respondi, estendendo a mão em retorno. – Tudo bem? – Respondi a pergunta com uma pergunta, engraçado como perguntamos se está tudo bem, mas normalmente não respondemos.

- Tudo ótimo! Belo evento, não?

- Ah sim, acho muito legal o que esse pessoal vem fazendo pelos animais, especialmente os de rua.

Falamos um pouco mais sobre o evento e amenidades. Quando ouvi no que ele trabalhava, eu já sabia onde ele queria chegar, mas não quis ser grosseiro, então o deixei fazer toda aquela ladainha e papo-furado para que ele sentisse como se estivesse “amaciando a carne”. Agora que escrevi isso percebi que pode ter um duplo sentido, mas quis escrever no sentido de me preparar para oferecer algum serviço. Isso também ficou com duplo sentido, vou direto ao ponto: Ninguém se apresenta falando sua profissão se não tiver uma segunda intenção:

- Grandes campanhas da Chapecoense ano passado, hein? – Disse ele. – Aqueles pênaltis contra o Criciúma foram de cortar o coração.

- O futebol tem dessas coisas, e é isso que faz as pessoas se apaixonarem pelo esporte.

- Claro, claro. Achei um absurdo você não ter ganho a premiação da Série B ano passado.

- Se tu achou isso, imagina eu. – Respondi, dando uma risada.

- Já pensou que sua ascensão meteórica pode te fazer não ser conhecido pelo grande público e isso está te atrapalhando nas premiações? – Disse ele, que complementou ao ver minha cara de espanto por ele conhecer minha história. – Eu pesquisei sobre a sua carreira, começou aqui em Santa Catarina mesmo, trouxe o Operário de Mafra pra primeira divisão do estado e quando saiu o time voltou para a 2ª.

- Ah, sim... Respondendo à sua pergunta, talvez a falta de um “nome” pode ter tido relação com isso sim.

- Então por que não criamos um nome para você?

- Criamos?

- Sim, olha só o que eu pensei...

E ele discursou por um longo período sobre os planos que ele tinha para minha carreira, como ele ia me colocar na mídia e como a minha carreira poderia decolar ainda mais com ele me assessorando. O tempo ia passando e ele ia falando e as pessoas já iam embora, quando o salão estava quase vazio e eu vi que ele não pararia tão cedo, disse:

- Tá, e valores. Tu falou, falou, mas não me disse o que quer. Ou é uma ação beneficente como esse evento? – Falei, já sem paciência.

- É... ah, sim. Posso fazer um valorzinho mensal baratinho pra você e uma bonificação em caso de assinatura com algum clube ou premiação.

- Sei não.

- Vamos fazer o seguinte: Trabalho de graça até o final do catarinense, se você não gostar do meu trabalho, não precisa me pagar nada.

- Tá certo, mas quero isso num contrato.

- Claro, me dê seu e-mail. Assim que chegar em casa já te mando.

E o contrato veio realmente logo em seguida, serviços pactuados até o final do campeonato catarinense sem remuneração. Vamos ver no que isso vai dar. Mal não vai fazer, creio eu. Na verdade, já comecei a ver algum efeito, meu nome é mais falado na mídia, as matérias passam a falar mais sobre o treinador. Acho que talvez tenha futuro isso aí.

Agora, no campo:

Começamos o 2º turno do campeonato catarinense enfrentando o Brusque pela 1ª vez. Apesar da nossa insistência e do nosso esforço, não conseguimos tirar o 0 do placar. Os visitantes nem tentaram fazer gol, então o placar final ficou em 0x0. Sem ter conseguido fazer gol em 23 finalizações, critiquei o time no vestiário e os fiz treinar finalizações exaustivamente durante a semana. O resultado veio diante do Figueirense. Mesmo jogando fora de casa e tendo menos finalizações do que no jogo anterior, conseguimos emplacar um 4x0 no time da capital. Depois, um novo jogo de 23 finalizações, agora contra o Guarani de Palhoça. E se tivemos o mesmo nº de finalizações do jogo contra o Brusque, tivemos a mesma quantidade de gols daquele jogo: 0. Porém, desta vez o adversário encaixou um contra-ataque e fez 0x1. Contra o Atlético Tubarão repetimos o placar contra o Figueirense, 4x0, ajudados pela fragilidade do adversário. As expulsões nem acabaram interferindo tanto no placar, o jogo já estava resolvido.

13-Tubar-o.png

Chapecoense x Atlético Tubarão

Contra o Carlos Renaux, outra equipe bastante frágil, mais um placar confortável: 3x0. Na soma dos dois jogos, tivemos 55 finalizações contra 0 do adversário, o que comprova sua fragilidade. Logo depois da ida da Copa do Brasil contra o Goiás, enfrentamos o Avaí. Mesmo com os jogadores um pouco desgastados pelo jogo do meio de semana, resolvi levar time titular para revidar a derrota no 1º turno. E com direito à Guilherme Alexandre pegando pênalti quando o placar estava em 0x0, conseguimos fazer 3 gols no segundo tempo e resolver a partida em 3x0. A 16ª rodada foi contra o Criciúma e quando Evanardo abriu o placar no final do primeiro tempo e a Chape não jogava bem, achei que teríamos mais uma derrota para o Tigre. Consegui mexer com o ânimo dos jogadores no intervalo e logo aos 2 minutos do 2º tempo Bruno Guimarães recebeu bola no meio, abriu para o lateral Sosa, que cruzou. A zaga afastou, mas o próprio Bruno Guimarães pegou o rebote, tirou dois com um drible na entrada da área e soltou um chute forte sem chance para o goleiro, empatando o jogo. Fomos bastante superiores no 2º tempo, porém não conseguimos fazer mais um e o resultado final ficou no 1x1.

16-Crici-ma.png

Chapecoense x Criciúma

Contra o Joinville, mais um passeio no estadual, 3x1. Na última rodada, contra o Brusque, um jogo bastante eficiente do nosso ataque, contrariando o que ocorreu no 1º jogo, fazendo 5x1 pra fechar com chave de ouro a primeira fase.

2-Final.png

Classificação – Campeonato Catarinense 2025 – 1ª Fase

 

12 de maio de 2025

Quando montei esse elenco jovem que temos hoje na Chapecoense, não tinha me vindo à cabeça um problema que poderíamos ter durante as temporadas. Já experimentamos um pouco disso no começo do ano, mas agora parece que durará mais. No começo do ano perdemos Guilherme Alexandre, Amaral e Nelson para a seleção sub-20 na disputa do sul-americano da categoria. Aquele torneio durou de 17 de janeiro a 09 de fevereiro, então perdemos esses jogadores pouco menos de um mês. Além do tempo de convocação não ser tão grande, era início de disputa num campeonato mais fraco, que é o estadual e só um desses jogadores eu tinha planos de tornar titular: Guilherme Alexandre, mas Bamberg deu conta do recado no gol. O campeonato sul-americano sub-20 terminou com o título da seleção brasileira e a qualificação da nossa seleção para a Copa do Mundo Sub-20. Porém, agora o buraco é mais embaixo por três fatores:

1) O tempo de convocação é maior: os jogadores se apresentaram em 05/05/2025, um dia depois do jogo contra o Avaí nas semifinais do Catarinense, e se forem até a final, só voltam depois de 17/06/2025, ou seja, mais de um mês fora;

2) Ao invés de 03 convocados, tivemos 05 selecionados, dos quais 3 são titulares do meu time: Guilherme Alexandre, Jomar Jorge e José Henrique. Essas convocações me fizeram puxar diversos jovens da base para conseguir compor o banco de reservas (afinal lesões e suspensões também continuam a todo vapor);

3) Enquanto daquela vez os desfalques eram nas rodadas iniciais de estadual e Copa do Brasil, agora vão nos desfalcar na parte decisiva do estadual, em fase mais aguda da Copa do Brasil e no começo da Série A.

Complicado isso hein. Espero que os jovens da base consigam mostrar seu futebol, mesmo não estando preparados para o time profissional.

Mas chega de reclamações, vamos aos resultados dos poucos jogos do momento. Na verdade, percebi antes de escrever que esqueci de falar sobre os jogos contra o Goiás pelos 16 avos de final da Copa do Brasil. Diferente do ano passado, este ano não demos a sorte de decidir em casa. Portanto, o jogo de ida foi na Arena Condá, então sabíamos que um resultado positivo era extremamente necessário. Abrimos o placar aos 22, porém o empate veio logo depois. O Goiás parecia confortável com o resultado e pouco atacou desde então, o problema era que não conseguíamos criar perigos também. Até que aos 41 do segundo tempo, Luíz Otávio completou de cabeça a cobrança de escanteio para nos dar a vantagem. Aos 44, o Goiás tentou uma última estocada, o lateral esquerdo Diego avançou até a linha de fundo, cruzou, e o nosso lateral esquerdo, Borges, tirou de cabeça. Alberto pegou o rebote, passou rapidamente para Carlinhos Júnior, que entregou para Erick, próximo ao círculo central. De primeira o ponta lançou José Henrique, que ganhou na velocidade, invadiu a área e bateu cruzado para fazer o 3x1.

5-Goi-s.png

Chapecoense x Goiás

No jogo de volta, mandei os jogadores fazerem o que fizeram no 1º jogo. O Goiás pouco criou e aos 18 do segundo tempo fizemos o gol da vitória com José Henrique de novo, garantindo a classificação com duas vitórias. Desta vez por 1x0.

Apesar de não termos começado nesta fase, chegamos novamente às oitavas de final. Mais duas eliminatórias e eu posso considerar o trabalho feito. O adversário da vez é o Bahia. Enfrentamos eles em casa no jogo de ida essa semana. Como a volta é só em 02/07/2025, já vou colocar aqui o que aconteceu no jogo de ida. E que jogo! O nosso time entrou em campo só de corpo, nosso 1º tempo foi horrível. Acho que nunca tinha visto um tempo tão ruim da Chapecoense desde que cheguei. Talvez fosse a falta dos jogadores convocados, pois este foi o primeiro jogo sem eles. E um goleiro sem ritmo de jogo voltava a ser titular na figura de Bamberg. O primeiro gol do Bahia passou diretamente por ele, que foi com a mão mole na bola e deixou o chute de Wytallo entrar. O segundo gol dos visitantes veio pouco depois. O Bahia trocou passes no meio-campo, nos atraindo para que o ponta direito Danilo invertesse o jogo, achando Rosemberg na área. O argentino chutou cruzado e marcou o gol. Com um time completamente apático em campo, dei uma senhora bronca no intervalo e surtiu efeito. O time parece ter acordado no 2º tempo e começou a finalizar mais. Aos 29 Wilson, atento, cortou recuo infeliz de José Gabriel para o goleiro e marcou nosso 1º. Aos 36, Luiz Otávio aparece no 1º poste para converter o 2º após cobrança de escanteio. Dois minutos mais tarde, novamente em um escanteio, Luiz Otávio aparece no 2º poste, cabeceia pro meio, o goleiro não consegue cortar, Santamaría e Fábio Luís brigam com a zaga baiana e, no final, o nosso zagueiro consegue empurrar para as redes, decretando a virada e resultado final em 3x2.

7-Bahia.png

Chapecoense x Bahia

Depois da partida, Banberg admitiu que minha bronca fez o time acordar. Com esse resultado, levamos uma pequena vantagem para a Bahia. Felizmente, não há critério do gol qualificado, o que significa que qualquer derrota por 1 gol de diferença leva a partida para os pênaltis.

2-CDB-2.png

Caminho da Chape na Copa do Brasil 2025

Além da Copa do Brasil, tivemos o desfecho do campeonato catarinense. Na semifinal, o adversário foi o Avaí e, como ano passado, não tivemos muitas dificuldades para chegar à final. O placar, entretanto, não foi tão alargado quanto contra o Guarani em 2024, mas o 3x1 garantiu a vaga, que era o mais importante. A final foi contra o Figueirense, que desbancou o Criciúma, para nossa alegria. Final é sempre um jogo tenso e complicado. Não é meu costume reclamar da arbitragem, mas o juiz de ontem me pareceu querer controlar o jogo pelos cartões, mais que pela postura. Foram um total de 12 amarelos e 1 vermelho. Neste jogo também já estávamos desfalcados pelos convocados, o que me levou a escalar Wilson novamente no ataque (após a corneta do Barroso aquela vez no pub, resolvi colocar o jovem para jogar no meio na maioria do campeonato, mas sem José Henrique ele era nosso melhor centroavante), devolvendo Pedrinho à equipe titular. E foi dos pés desses jogadores que saiu nosso primeiro gol. Pedrinho recebeu pelo centro, na intermediária adversária, e de primeira lançou rasteiro para Wilson chutar forte no canto do goleiro. Aos 45 do primeiro tempo, Santamaria cobrou escanteio curto, Pedrinho dominou, olhou na área e colocou na cabeça de Bruno Guimarães, que testou sem chances para o goleiro (quem disse que escanteio curto não dá nada?). Elogiei o time no intervalo e pedi para manterem a pegada. Wilson parece não ter entendido direito o que eu quis dizer e com um cartão aos 9 e outro 27 do segundo tempo, nos deixou com 1 a menos para o final do jogo. Para piorar as coisas, o juiz marcou um pênalti muito duvidoso de Bigode aos 34. Para nossa felicidade, Bamberg acertou o canto e defendeu. Com o título praticamente garantido, tivemos uma notícia péssima no final do jogo, Pedrinho se lesionou e ficará até 4 semanas fora. Terminamos o jogo com 2 jogadores a menos (já tinha feito todas as trocas), mas GARANTIMOS O TÍTULO ESTADUAL DE 2025! Meu primeiro título em uma primeira divisão.

20-Figueirense.png

Figueirense x Chapecoense

2-Cat-Final.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Catarinense 2025 – Final

Hoje recebi uma ligação de Lincoln, primeiro ele me parabenizou pela conquista do campeonato, disse que sempre soube que seríamos campeões e coisa e tal. Então me falou para a abrir o site do Jornal dos Sports. Sem ter acessado qualquer site de esportes depois da final de ontem, resolvi seguir o que ele me disse e me deparei com uma notícia na capa da página:

12-T-cnico.png

André é o melhor treinador do campeonato catarinense 2025

E não era só isso, Pedrinho foi o melhor jogador; Wilson, o artilheiro; Fábio Luís e Jomar Jorge, as duas revelações, Bamberg, o melhor goleiro; e ainda tivemos 5 jogadores no time do campeonato. Nem preciso dizer que Lincoln foi contratado, né?

Além dos premiados, posso destacar no nosso elenco os laterais, que tem conseguido contribuir muito ofensivamente, Luíz Otávio, que foi mais vezes o melhor em campo e tem a melhor nota média do elenco, José Henrique, que além de gols tem dado assistências e Carlinhos Júnior com 5 assistências mesmo sendo reserva.

14-Plantel.png

Plantel da Chapecoense – Para mais informações, clique aqui

Pra terminar por hoje, porque já escrevi demais, estreamos na Série A neste final de semana, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. A imprensa tem nos cotado para a 13ª colocação, o que não é tão longe do que prometi ao presidente. Conseguindo exceder um pouco a previsão da imprensa, ficamos na 1ª metade da tabela. De acordo com as últimas edições do campeonato, na pior das hipóteses são necessários 44 pontos para não ser rebaixado, 56 para ficar no top 10, 74 para o G4 e 84 para o título (considerando o time que mais fez pontos e ficou em cada uma dessas posições nos últimos anos). Mas essas duas últimas são só por curiosidade mesmo, não acredito que vamos brigar por G4 ou título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegando agora ao save. Não li tudo, mas pelo que vi do histórico de títulos tem sido uma carreira bastante vitoriosa até aqui.

Parabéns pelo título estadual, ainda que contando com uma ajudinha do Figueirense em tirar o Criciúma do teu caminho.

Na Copa do Brasil precisou dar um sacode na equipe, mas no fim a vitória sobre o Bahia tem muito a ser comemorada. Ainda mais que não tem gol qualificado - de outro modo o 3 a 2 ia ser bem mais perigoso.

Curioso para ver como se sai na Série A. Pelo pouco que vi, aposto em uma colocação na primeira metade da tabela mesmo.

 

Uma dúvida só: como é que tu tem feito para colocar as imagens no post? Pergunto porque elas estão quase todas meio desfocadas. Mas quando abro elas em outra aba aparece normal, então o problema provavelmente é em relação a colocar elas aqui no fórum.

EDIT: Eu testei aqui no fim do post colocar duas das imagens que tu usou e elas apareceram normais, sem ficarem desfocadas do jeito que as tuas estão. Só não sei se fiz algo diferente do que tu faz...

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Danut disse:

Chegando agora ao save. Não li tudo, mas pelo que vi do histórico de títulos tem sido uma carreira bastante vitoriosa até aqui.

Parabéns pelo título estadual, ainda que contando com uma ajudinha do Figueirense em tirar o Criciúma do teu caminho.

Na Copa do Brasil precisou dar um sacode na equipe, mas no fim a vitória sobre o Bahia tem muito a ser comemorada. Ainda mais que não tem gol qualificado - de outro modo o 3 a 2 ia ser bem mais perigoso.

Curioso para ver como se sai na Série A. Pelo pouco que vi, aposto em uma colocação na primeira metade da tabela mesmo.

 

Uma dúvida só: como é que tu tem feito para colocar as imagens no post? Pergunto porque elas estão quase todas meio desfocadas. Mas quando abro elas em outra aba aparece normal, então o problema provavelmente é em relação a colocar elas aqui no fórum.

EDIT: Eu testei aqui no fim do post colocar duas das imagens que tu usou e elas apareceram normais, sem ficarem desfocadas do jeito que as tuas estão. Só não sei se fiz algo diferente do que tu faz...

E aí, Danut, seja bem-vindo.

Tô conseguindo construir uma carreira bem boa em termos de títulos, salvo engano, não fiquei de mão abanando em nenhuma temporada, exceto 2021 (1ª no Democrata), espero que continue assim haha.

Valeu, o Figueira ajudou mesmo, Criciúma tem me dado trabalho.

Usei a velha "questionar a paixão pelo jogo", no FM 08 era tão apelão que era melhor ir pro intervalo perdendo por 1x0 do que empatando. Nos FM's mais novos não é tão apelão, mas ainda funciona boa parte das vezes. Sim, o fato de não ter gol qualificado nos ajuda e vitória do Bahia por 1x0 leva pra pênaltis (ou prorrogação, preciso ver o regulamento antes do jogo de volta haha).

Eu também, por enquanto fizemos bons jogos contra os times de Série A esse ano e ano passado, acho que dá pra fazer um bom campeonato, e a previsão da imprensa me anima também.

Quanto às imagens, eu percebi que ficaram desfocadas e achei que seria por causa do tamanho delas, aí optei por deixar assim do que diminuir o tamanho. Como eu escrevo o save no word, eu coloco os links junto do texto lá, porque daí fica mais fácil copiar e colar tudo de uma vez aqui (e até pra ficar salvo como "backup" da história). Só que quando eu colo o texto aqui no editor do site, as imagens não abrem automaticamente, elas ainda aparecem como link. Eu formato todo o texto e depois recorto os links das imagens que vão aparecer no texto, colo em outra aba e arrasto a imagem pro editor do site no local correto do texto. Provavelmente eu devo estar fazendo do jeito mais difícil (e errado!) haha.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa questão da imagem é relacionada ao tamanho sim. Mas também à forma como tu coloca aqui. Isso de arrastar pra cá deixa do jeito que tá nos teus posts. Se só copiar o link da imagem e colar o link aqui, ele vai certinho (mas não dá pra colar o link junto com o texto todo realmente, tem que colar só o link). Aí ele fica melhor o foco. Mas muda o tamanho da imagem também. Pra exemplificar, colei abaixo duas das imagens do teu último post.

20-Figueirense.png

 

14-Plantel.png

 

Tu pode ver que ambas tão com definição bem melhor do que no teu post. Mas também com tamanho diferente do que tá lá. No caso da segunda acabou ficando bastante informação junta e daí o texto fica pequeno, o que também não é tão legal. Mas acho (vou confirmar assim que postar) que dá pra só clicar em cima que abre uma versão maior dela. Edit: não ficou como achei que ia ficar, aí não sei também, rs. Mas em todo caso ficou bem mais nítida que a do teu post. Nesse caso eu consideraria tirar alguma informação que não seja tão necessária da imagem pra deixar ela de uma forma que fique ok de ler mesmo em um tamanho menor (pessoalmente, acho que a informação de moral do jogador não tem razão de ser apresentada - exceto se tu tiver algo de especial pra falar sobre ela, tipo um momento ruim que destroçou o espírito da equipe, algo assim).

Enfim, tu que tem que ver como acha que fica melhor.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutes ago, div said:

Valeu pelas dicas, vou ir ajeitando alguns posts antigos pra testar uma maneira que fique bem.

Essa questão da moral faz sentido nem tinha pensado que ocupa um espaço desnecessário na imagem.

É algo que eu vejo muito o pessoal deixar. Não sei se já vem por padrão e o pessoal deixa por isso, ou se tem algum outro motivo. Mas é algo que vejo em vários saves, e que na minha opinião não tem razão de ser. A tela de elenco já costuma ter um monte de informação, então eu sempre prefiro tirar aquelas que pouco acrescentam.

A moral é o principal, porque é um negócio que, na minha opinião, tem zero impacto na qualidade das informações em 99% do tempo (é basicamente só um reflexo da situação de resultados da equipe, e ainda por cima muda rapidamente, ficando meio deslocada em uma tela que apresenta informações mais duradouras). Mas eu também não curto muito trazer a personalidade dos jogadores (valendo a mesma regra que para a moral - trago se tiver algo pra falar sobre isso).

E, pessoalmente, gosto de colocar idade mais pra perto das informações tipo CA/PA - pra mim são coisas que estão bem ligadas, tu olhar pro cara que é o craque do time e já ver se ele tá em fim de carreira ou no auge, ver aquele cara com PA alto e descobrir se tá virando promessa não cumprida ou ainda é bem novo, essas coisas.

Enfim, juro que esse é o último post te enchendo o saco 😛

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Danut disse:

É algo que eu vejo muito o pessoal deixar. Não sei se já vem por padrão e o pessoal deixa por isso, ou se tem algum outro motivo. Mas é algo que vejo em vários saves, e que na minha opinião não tem razão de ser. A tela de elenco já costuma ter um monte de informação, então eu sempre prefiro tirar aquelas que pouco acrescentam.

A moral é o principal, porque é um negócio que, na minha opinião, tem zero impacto na qualidade das informações em 99% do tempo (é basicamente só um reflexo da situação de resultados da equipe, e ainda por cima muda rapidamente, ficando meio deslocada em uma tela que apresenta informações mais duradouras). Mas eu também não curto muito trazer a personalidade dos jogadores (valendo a mesma regra que para a moral - trago se tiver algo pra falar sobre isso).

E, pessoalmente, gosto de colocar idade mais pra perto das informações tipo CA/PA - pra mim são coisas que estão bem ligadas, tu olhar pro cara que é o craque do time e já ver se ele tá em fim de carreira ou no auge, ver aquele cara com PA alto e descobrir se tá virando promessa não cumprida ou ainda é bem novo, essas coisas.

Enfim, juro que esse é o último post te enchendo o saco 😛

Capaz, não é encheção de saco, não. É como eu já disse antes, toda crítica é bem vinda porque ajuda a melhorar. Ainda mais sendo o primeiro save que compartilho, é sempre bom ter essas dicas pra saber o que agrada e o que acaba sendo desnecessário.

Quanto às informações da tela do plantel, eu gosto de deixar a moral ali enquanto jogo pois se tenho um jogador que está pra baixo posso ver isso rapidamente e tentar melhorar elogiando o treino ou algo parecido, porque, na minha humilde opinião, moral é uma das coisas mais importantes no desempenho da equipe no jogo (pega os mesmos jogadores, mesmas instruções táticas e mesmo adversário, o time tem muito mais chance de ganhar com moral alto). Por isso pra mim é importante ter ali. Mas concordo que pra trazer aqui não faz diferença alguma pra quem tá lendo se os jogadores estão com moral alta ou baixa. Já a personalidade eu realmente não olho também porque nunca notei diferença no jogo. Mas percebi em outros saves que o pessoal gosta de analisar e conhecer as personalidades do elenco, então optei por deixar também.

E essa questão da idade ao lado do CA e PA é um bom ponto, vou dar uma reformulada na visão que eu uso pra tirar print pra deixar essas questões que tem mais relação mais próximas umas das outras. Devo trazer isso ao final da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, div said:

Capaz, não é encheção de saco, não. É como eu já disse antes, toda crítica é bem vinda porque ajuda a melhorar. Ainda mais sendo o primeiro save que compartilho, é sempre bom ter essas dicas pra saber o que agrada e o que acaba sendo desnecessário.

Quanto às informações da tela do plantel, eu gosto de deixar a moral ali enquanto jogo pois se tenho um jogador que está pra baixo posso ver isso rapidamente e tentar melhorar elogiando o treino ou algo parecido, porque, na minha humilde opinião, moral é uma das coisas mais importantes no desempenho da equipe no jogo (pega os mesmos jogadores, mesmas instruções táticas e mesmo adversário, o time tem muito mais chance de ganhar com moral alto). Por isso pra mim é importante ter ali. Mas concordo que pra trazer aqui não faz diferença alguma pra quem tá lendo se os jogadores estão com moral alta ou baixa. Já a personalidade eu realmente não olho também porque nunca notei diferença no jogo. Mas percebi em outros saves que o pessoal gosta de analisar e conhecer as personalidades do elenco, então optei por deixar também.

E essa questão da idade ao lado do CA e PA é um bom ponto, vou dar uma reformulada na visão que eu uso pra tirar print pra deixar essas questões que tem mais relação mais próximas umas das outras. Devo trazer isso ao final da temporada.

Tá, menti no último post, não era o último 😛

Realmente, pro dia a dia a moral é muito útil. Eu tenho ela sempre visível aqui. Mas acho ela útil para o dia a dia do treinador, não para o leitor que tá querendo uma perspectiva mais de médio/longo prazo do elenco. Aí a minha solução é usar telas diferentes - uma pra trazer pro tópico com os dados que julgo relevantes de serem apresentados aqui, outra pra quando quero tomar decisões de dia a dia no save. É bem fácil copiar a tela e criar uma versão mudando uma coluna ou outra.

Sobre a personalidade, ela é bem importante em saves que se voltam para o desenvolvimento de atletas da base, porque o impacto da personalidade no desenvolvimento dos atletas é alto. No dia a dia de jogo tem menos relevância. Mas enfim, é verdade que por vezes é interessante poder dar uma olhada em como está essa parte no elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Brasil, os grandes clubes pouco fazem ações nas comunidades as quais pertencem e se fazem não divulgam. Na Premier League, isso é sempre divulgado.

Campanha ótima em toda a fase de classificação do Catarinense. Forte ofensivamente e forte defensivamente. Dessa vez não deixou ninguém atrapalhar a caminhada rumo ao título e agora com um RP, as coisas já começam a ter outra cara. Parabéns pela conquista.

Na Copa do Brasil, o 3 a 2 contra o Bahia foi um resultado pequeno diante da partida que a Chape fez no geral, mas com o 1º tempo ruim, o resultado pode ser visto como positivo.

Obrigado pelas estatísticas.

Cotado para o 13º lugar, acredito que ficará no mínimo em 8º. 

 

13 hours ago, div said:

Valeu, quis dar um tempero a mais para essa temporada, vamos ver se o tiro não sai pela culatra haha

Se der errado é só trocar de clube.

10 hours ago, Danut said:

É algo que eu vejo muito o pessoal deixar. Não sei se já vem por padrão e o pessoal deixa por isso, ou se tem algum outro motivo. Mas é algo que vejo em vários saves, e que na minha opinião não tem razão de ser. A tela de elenco já costuma ter um monte de informação, então eu sempre prefiro tirar aquelas que pouco acrescentam.

A moral é o principal, porque é um negócio que, na minha opinião, tem zero impacto na qualidade das informações em 99% do tempo (é basicamente só um reflexo da situação de resultados da equipe, e ainda por cima muda rapidamente, ficando meio deslocada em uma tela que apresenta informações mais duradouras). Mas eu também não curto muito trazer a personalidade dos jogadores (valendo a mesma regra que para a moral - trago se tiver algo pra falar sobre isso).

E, pessoalmente, gosto de colocar idade mais pra perto das informações tipo CA/PA - pra mim são coisas que estão bem ligadas, tu olhar pro cara que é o craque do time e já ver se ele tá em fim de carreira ou no auge, ver aquele cara com PA alto e descobrir se tá virando promessa não cumprida ou ainda é bem novo, essas coisas.

Gostei dos questionamentos e reflexões. Vou ajustar algumas colunas nas minas imagens.

Como eu sei que você não se incomoda, lá vai: a moral ou o moral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Danut disse:

Tá, menti no último post, não era o último 😛

Realmente, pro dia a dia a moral é muito útil. Eu tenho ela sempre visível aqui. Mas acho ela útil para o dia a dia do treinador, não para o leitor que tá querendo uma perspectiva mais de médio/longo prazo do elenco. Aí a minha solução é usar telas diferentes - uma pra trazer pro tópico com os dados que julgo relevantes de serem apresentados aqui, outra pra quando quero tomar decisões de dia a dia no save. É bem fácil copiar a tela e criar uma versão mudando uma coluna ou outra.

Sobre a personalidade, ela é bem importante em saves que se voltam para o desenvolvimento de atletas da base, porque o impacto da personalidade no desenvolvimento dos atletas é alto. No dia a dia de jogo tem menos relevância. Mas enfim, é verdade que por vezes é interessante poder dar uma olhada em como está essa parte no elenco.

Sim sim, foi isso que quis dizer, fazer uma visão especificamente com informações pra trazer aqui sobre o elenco. A personalidade confesso que nunca notei uma mudança drástica, mas pode ser importante e eu só não vejo hehe

2 horas atrás, ggpofm disse:

Aqui no Brasil, os grandes clubes pouco fazem ações nas comunidades as quais pertencem e se fazem não divulgam. Na Premier League, isso é sempre divulgado.

Campanha ótima em toda a fase de classificação do Catarinense. Forte ofensivamente e forte defensivamente. Dessa vez não deixou ninguém atrapalhar a caminhada rumo ao título e agora com um RP, as coisas já começam a ter outra cara. Parabéns pela conquista.

Na Copa do Brasil, o 3 a 2 contra o Bahia foi um resultado pequeno diante da partida que a Chape fez no geral, mas com o 1º tempo ruim, o resultado pode ser visto como positivo.

Obrigado pelas estatísticas.

Cotado para o 13º lugar, acredito que ficará no mínimo em 8º. 

 

Se der errado é só trocar de clube.

Gostei dos questionamentos e reflexões. Vou ajustar algumas colunas nas minas imagens.

Como eu sei que você não se incomoda, lá vai: a moral ou o moral.

E aí, GG.

Realmente, aqui no Brasil (falo mais dos clubes do RS, que são os que mais acompanho, principalmente em redes sociais) as únicas ações que vejo são algumas visitas em hospitais, entrega de camisa, etc. No começo da pandemia alguns jogadores da dupla Grenal se uniram para distribuir alimentos para famílias carentes, mas era uma ação individualizada dos jogadores, salvo engano. Na Inglaterra confesso que não conhecia essa questão, mas na NFL tem até uma premiação para atletas por suas ações voluntárias. Acho que os clubes poderiam (e deveriam) divulgar mais essas campanhas, inclusive como meio de inspirar os torcedores a ajudarem.

Pois é, tivemos um grande estadual e a defesa me surpreendeu positivamente, não esperava passar tantos jogos sem levar gols, mesmo levando em conta o nível dos adversários. O RP já mostrou serviço e garantiu não só o prêmio do técnico, como dos jogadores hehe. Valeu!

Pois então, essa partida contra o Bahia, se levado no geral, parece que amassamos o Bahia, mas vendo os números, dá pra ver uma melhora considerável no 2º tempo, então 3 gols naquele período tava de bom tamanho, a pena foi levar 2 no primeiro.

Para o final do ano, pretendo fazer o inverso nas telas do plantel. Trazer as estatísticas no post e as outras informações no link e ir alternando assim.

É mais ou menos isso que eu espero também. Tinha falado que não esperava libertadores, mas não me liguei que vai tanto time, talvez até dê pra sonhar haha.

Sim, num save de carreira o positivo é que ser demitido por não cumprir as expectativas é que dá pra mudar de time, mas a ideia é cumprir os objetivos hehehe.

Falei "a" moral errado minha vida toda hahaha. O problema é que essa discussão sobre "o" moral ou "a" moral me trouxe à mente esta música, e não há jeito de sair hahaha

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27% de aproveitamento e o treinador do Tubarão levando o prêmio de segundo melhor do campeonato, inacreditável...

Parabéns pela conquista do estadual, um título tranquilo, dominante e que merece entrar no currículo até por esse caráter inicial da Chape. Se tudo der certo a Copa do Brasil ainda vai dar uma ofuscada, o time engrenou bem e acho que aquela previsão de semifinal vai terminar em título... Pelo menos jogando igual campeão você está e muito bem por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2020 em 21:17, Peepe disse:

27% de aproveitamento e o treinador do Tubarão levando o prêmio de segundo melhor do campeonato, inacreditável...

Parabéns pela conquista do estadual, um título tranquilo, dominante e que merece entrar no currículo até por esse caráter inicial da Chape. Se tudo der certo a Copa do Brasil ainda vai dar uma ofuscada, o time engrenou bem e acho que aquela previsão de semifinal vai terminar em título... Pelo menos jogando igual campeão você está e muito bem por sinal.

E aí, Peepe.

Imagino que seja porque eles deveriam estar cotados ao rebaixamento (não olhei a previsão do campeonato antes, mas creio que fossem cotados para 8º pra baixo) e acabaram ficando em 6º lugar, mas mesmo assim, tiveram campanhas melhores para serem premiadas.

Valeu, esse ano foi como eu imaginei que seria ano passado haha. Será que vem título da CdB aí? Estamos bem por enquanto e, se passar do Bahia, tem um caminho relativamente fácil até a final, só com o Vasco representando perigo. Fora o primeiro tempo contra o Bahia, temos vindo muito bem e até aquele jogo que estava bem complicado o time superou, dá uma boa perspectiva pro resto da temporada.

Valeu pelo comentário!

7 horas atrás, ggpofm disse:

Mas o pior é o "houveram" e "fazem".

Esse eu imagino que cometo bastante também, sempre fico na dúvida quando utilizo o o verbo haver no passado, normalmente tento trocar por outra palavra, mas provavelmente alguns erros passam 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-27.png

 

Resumo do último capítulo:

No 26º Capítulo, a Chapecoense jogou os jogos finais do Campeonato Catarinense de 2025, levando a melhor campanha na 1ª fase. Vencendo Avaí e Figueirense na semifinal e final, respectivamente, levou o caneco do campeonato catarinense, o primeiro em uma 1ª divisão para André. O treinador e boa parte do time da Chapecoense foi premiado ao final do campeonato, com André contratando um assessor de relações públicas, que parece ter feito seu trabalho. Na Copa do Brasil, a Chapecoense jogou mais 3 jogos, eliminando o Goiás nos 16 avos de final, com duas vitórias e vencendo o primeiro jogo das oitavas de final contra o Bahia, numa virada no 2º tempo.

Com o início da Série A se aproximando, conseguirá André repetir o bom trabalho dos anos anteriores nos maiores palcos do futebol brasileiro? E na Copa do Brasil, confirmará a vaga nas quartas de final?

***

18 de maio de 2025

Hoje é dia da nossa estreia no campeonato brasileiro. Vai ser um jogo muito complicado, contra o Palmeiras no Allianz Parque. Acho que podemos dizer que é a prova de fogo para mim e para nosso jovem time. Para piorar, nem sinal de termos nossos jogadores de volta da seleção, tanto é que já falei para o jovem Petruschky, que até pouco tempo treinava com o sub-20, que ele começará a partida como titular. O time do Palmeiras é muito forte e tem nomes bastante conhecidos, como Igor Rabello, Gustavo Blanco, Jaílson, Tetê e Douglas Costa (curiosamente os 3 últimos, formados no Grêmio). Acho interessante registrar aqui que em razão da final do campeonato catarinense nossa estreia mudou, antes jogaríamos contra o Vasco em casa no 1º jogo, mas foi adiado. A federação catarinense precisa rever esse campeonato, não há necessidade nenhuma de 20 jogos. Agora é melhor fechar esse diário e me concentrar na partida.

Lendo o que escrevi mais cedo, eu estava parcialmente certo. O jogo não foi simples, mas creio que fizemos uma boa exibição. Acredito que o time sentiu o peso da estreia, mas se fôssemos falar de justiça, a vitória deveria ser nossa. Mas como não existe justiça no futebol, o Palmeiras nos derrotou pelo placar de 1x3, os três gols do time da casa saíram em lançamentos para Oviedo, talvez precise recuar minhas linhas quando jogar contra times mais fortes, mas vou esperar alguns jogos para fazer isso, pode ser uma coincidência ou um jogo ruim da zaga. A boa notícia fica por conta de Petruschky, que fez seu 1º gol logo na estreia.

1-Palmeiras.png

Palmeiras x Chapecoense

 

11 de junho de 2025

Acho que nunca fiquei tão feliz em ver uma seleção brasileira sendo eliminada precocemente de um torneio quanto fiquei ao ver a seleção sub-20 sendo eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo da categoria. Infelizmente, ainda tivemos que jogar mais 3 jogos antes do efetivo retorno dos jogadores.

A 2ª rodada foi contra o Bahia. Confesso que estava confiante para o jogo em razão do nosso confronto na Copa do Brasil, onde levamos a melhor no jogo de ida. Porém, não foi bem assim. Apesar de criamos mais chances, a falta dos principais jogadores de frente nos tem atrapalhado e não estamos conseguindo concretizar nossas oportunidades. Somado a isso, temos um goleiro reserva que falha no começo do jogo e uma zaga com média de mais de 1,90m de altura que deixa o adversário marcar duas vezes pelo alto, e a derrota por 0x3 está formada. Tendo perdido os dois primeiros jogos, tínhamos que marcar nossos primeiros pontos contra o Náutico, nos Aflitos. Começamos o jogo muito bem e logo aos 15 minutos já tínhamos marcado duas vezes. Parecia que a ansiedade dos primeiros jogos na Série A tinha nos deixado. Parecia. No começo do 2º tempo cometemos um pênalti bobo em um escanteio, pra deixá-los diminuir a vantagem. E quando já passava dos 35, Biro Biro chutou de longe, a bola bateu em Fábio Luís e entrou. Pensei que o time não teria forças para sair dali com a vitória e felizmente estava errado. Erick arrancou pela esquerda, soltou a bomba e garantiu a vitória por 3x2, nossa primeira no campeonato, minha primeira na Série A. O problema eram os dois jogos seguintes. Primeiro, contra o Internacional. Os jogadores da seleção já tinham voltado, mas não pude utilizar eles por estarem cansados da viagem e precisarem de descanso. Depois de sair atrás no placar quando Ratão lançou Peglow para inaugurar o marcador, conseguimos virar o jogo com dois de Bruno Silva. Porém as duplas Ratão-Peglow e Mamute-Peglow estavam endiabradas e com dois gols de cada combinação (em todas Peglow saiu com o gol) acabamos derrotados por 2x4. Além do Inter, tivemos o São Paulo hoje. Era um jogo que eu temia pois os paulistas estavam na liderança e nossa defesa havia falhado em todos os jogos. O que me alentava era que finalmente voltavam os convocados. Fizemos um jogo de igual para igual contra o líder e chegamos a ganhar por 2 gols no começo do segundo tempo, mas não conseguimos segurar o placar e os deixamos empatar para terminar em 2x2.

5-S-o-Paulo.png

Chapecoense x São Paulo

Se o time não está indo como o esperado, pelo menos uma coisa tem ido bem para mim. Depois de ter desistido de qualquer coisa com a repórter, tive a grata surpresa de vê-la em uma coletiva, trabalhando na RBS TV de Chapecó. Se não tinha me preparado como da última vez que esperei vê-la em uma coletiva, tive que trabalhar com o que tinha e segui o plano que tinha traçado. Quando acabou a coletiva, ao invés de pegar minhas coisas (que hoje ficam no meu colo) e ir embora, resolvi ficar mais um pouco e quando vi que ela estava se liberando depois de instruir o estagiário, resolvi falar com ela:

- Oi! Isabelle, não?

- Ah – Disse ela, meio assustada. – Desculpe, estava distraída. Sim, isso.

- Muito boa a tua pergunta sobre a inexperiência do time em grandes campeonatos. É algo que temos que pensar mesmo na montagem do elenco, mas acho que a gurizada é boa.

- Obrigada. – Disse ela, que continuava arrumando as coisas para sair do estádio.

- Tu trabalhava em Criciúma, não? Acho que me lembro de ti em uma entrevista lá.

- Sim, sim. Trabalhava no TN Sul, entrei na RBS não faz muito tempo.

Eu gostaria de dizer que já sabia disso, mas achei que poderia parecer um pouco estranho.

- É mesmo? Quanto tempo tá aqui em Chapecó?

- Algumas semanas eu acho, não mais do que isso. Estava trabalhando dentro da redação, só hoje que me escalaram para as coletivas. – Disse ela, olhando para o celular. – Desculpe, mas eu tenho que ir, minha carona chegou.

- Ah, claro, claro.  – Falei, e, sem saber o que dizer, complementei. – Devíamos fazer isso mais vezes. – Disse, me arrependendo já no meio da frase.

- É... sim, é o meu trabalho. – Respondeu ela, rindo. – Enfim, bom conversar com você, até mais.

- Igualmente. – Respondi, ainda arrependido da minha última frase.

No que ela saiu, Barroso chegou do meu lado e me falou:

- Cara, ela tá tão na sua. Até que enfim, hein?

- Pessoalmente é mais fácil.

- Sério? Acho que só você pensa isso. Mas bom para você. Vê se não demora muito pra tomar uma ação mais incisiva, ou vai ter gente te passando na fila.

Olhei seriamente pra ele e nada respondi, falei que estava indo embora e saí.

 

17 de julho de 2025

É estranho quando se enfrenta o time do coração, uma sensação diferente posso dizer. Mas isso foi na 10ª rodada, ainda preciso falar sobre o elefante branco na sala. E sobre os jogos anteriores, mas vamos começar pelo mais impactante. Antes do jogo contra o Grêmio, tivemos o jogo de volta da Copa do Brasil contra o Bahia. O que falar desse jogo? Fico até sem palavras e genuinamente não sabia o que dizer na coletiva. Não acho que merecíamos uma derrota tão pesada, afinal, não fomos tão mal no jogo, mas deu simplesmente tudo certo para o time da casa. Teve gol de contra-ataque, gol de escanteio, gol de falta, gol de pênalti, só faltou ter gol da minha vó. Uma das piores derrotas da minha carreira, num 0x5, que, evidentemente, nos tirou da Copa do Brasil.

8-Bahia.png

Bahia x Chapecoense

E já ia me esquecendo, fizemos duas contratações entre a última vez que escrevi e hoje. Fazendo nossa maior contratação, em termos de valores, da temporada, contratamos o zagueiro Kaíque Rocha, pois eu estava sentindo uma grande falta de qualidade na defesa (o que não parece ter adiantado muito, pois Kaíque foi titular contra o Bahia). Além dele, chegou o lateral direito Emerson Royal, que veio ao final do contrato contra o Barcelona, mas este já estava acertado desde o início do ano.

Agora sim, pelo brasileirão:

Depois do jogo contra o São Paulo, um velho conhecido: Cruzeiro. O jogo era no Mineirão e se o conhecido era de longa data, os resultados também. Para provar que aquele 7x2 da temporada passada foi um ponto fora da curva, o cabuloso simplesmente nos patrolou no 1º tempo, abrindo 3x0 em 25 minutos. Depois administraram o jogo e com um gol para cada lado, o resultado ficou em 1x4. Já ficamos por Belo Horizonte, pois o jogo seguinte era contra o América (MG) e pude acompanhar os canais locais, que reprisavam incessantemente os gols da vitória do Cruzeiro e minha frase quando ainda estava no Democrata. Mas faz parte. Com 4 derrotas em 6 jogos no campeonato, eu precisava muito da vitória, e ela veio. Com o 4x1 a favor desta vez, conseguimos somar 3 pontos para finalmente sair da zona de rebaixamento. Na 8ª rodada, enfrentamos o Flamengo, na Arena Condá. É impressionante vê-los atualmente na zona de rebaixamento, pelo retrospecto recente. Mas, se eles estão em má fase, nós tínhamos que aproveitar. E foi isso que fizemos, com direito à “lei do ex”. Com dois gols de Wilson, que ficou pouco tempo no Flamengo, mas tempo o suficiente para a famosa lei se aplicar a ele. O jogo terminou em 3s1 e finalmente emplacamos duas vitórias seguidas. Na penúltima rodada até o momento, chegou o dia do meu jogo de nº 100 pela Chapecoense, que foi contra o Corinthians. Com dois minutos de jogo, Ademir, o centroavante de 1,98m, testou para o fundo das redes para nos dar uma amostra do que viria pela frente. O timão ainda fez mais dois no primeiro tempo, conosco descontando no finalzinho da primeira etapa. Pedi mais comprometimento no intervalo e o time voltou bem pro 2º tempo e aos 44 minutos conseguimos o gol de empate e a dúvida veio: atacar ou defender? Optei pela primeira. Me dei mal. Aos 48, Ademir recebeu lançamento nas costas da zaga e chutou no canto, decretando a nossa derrota por 3x4.

A 10ª rodada reservou meu primeiro jogo contra o Grêmio. Quando se está aguardando o jogo, a gente pergunta como vai reagir ao ver o time do coração do outro lado, mas na hora que a bola rola, é só mais uma partida e a gente foca no jogo. Só que parece que eu não devo ser o único gremista do grupo, Borges fez questão de empatar o jogo para o tricolor pouco depois de abrirmos o marcador com Wilson. Sem muita criação dos dois lados, terminamos em 1x1.

10-Gr-mio.png

Chapecoense x Grêmio

Além das alterações do elenco, pois ainda estou buscando um time ideal para o brasileirão (já que o time base que ganhou o catarinense parece não ter funcionado a nível nacional), fiz algumas mudanças na mentalidade do time. Pedi para serem um pouco menos ofensivos e recuei nossas linhas. Confesso que não me lembro para qual jogo pedi isso. Nos últimos 5 jogos sofremos 3 gols a menos do que no mesmo recorte do início, não parece muito, mas acho que o time ainda está se acostumando às mudanças.

Com as primeiras 10 rodadas já resolvidas, conseguimos deixar o Z4 um pouquinho para trás. O problema é que está bem difícil fazer a comparação com os adversários pois tem times com 12, 11, 10, 9 e 8 jogos, o que complica qualquer previsão por enquanto.

 

06 de agosto de 2025

Existe uma expressão chamada de “cobertor curto”, que descreve aqueles cobertores que para tapar o tronco, se destapa os pés e vice-versa. Minhas mudanças no time parecem terem surtido esse efeito. Se é verdade que temos sofrido menos gols nos últimos jogos, nosso ataque parou de ser tão prolífico também. E claro que quando eu digo que sofremos menos gols, é em comparação ao começo do campeonato, ainda não tivemos um “clean sheet”. Vamos aos jogos:

O primeiro jogo depois do jogo contra o Grêmio foi contra o Fluminense. Se tínhamos esperança de não levar gols nesse jogo (temos essa esperança em todos os jogos, mas tendo jogado 10 rodadas levando gols em todos os jogos, começa-se a criar a expectativa sobre quando não levaremos gols), ela se esvaiu com poucos segundos de jogo. Miguel Ângelo sofreu falta na entrada da área, ele mesmo cobrou e fez, continuando nossa sina. O próprio Miguel Ângelo protagonizou também a expulsão do jogo, nos deixando com um a mais. Nós crescemos no jogo depois disso, mas não conseguimos ter chances efetivas e o placar terminou em 0x1. Contra o Athlético (PR), tivemos mais uma chance de não levar gols e ganhar a partida, mas no final do jogo deixamos escapar tais possibilidades, empatando em 1x1. Contra o Vasco, tivemos uma boa exibição, criamos muitas chances, mas quase cedemos o empate no último lance do jogo. Felizmente Tales Magno cabeceou nas mãos de Guilherme Alexandre e conseguimos sair com a vitória por 2x1. Contra o Santos, tivemos um jogo ruim contra um time que está entre os ponteiros do campeonato. Tuta, que não é aquele, abriu o placar pro Peixe, mas felizmente tivemos um pênalti logo depois e conseguimos o empate por 1x1. Na 15ª rodada, fomos à Ilha do Retiro enfrentar o Sport. O jogo foi bastante equilibrado e tivemos o 4º 1x1 nos últimos 6 jogos.

15-Sport.png

Sport x Chapecoense

 

24 de agosto de 2025

Nos últimos dias tivemos eleições no clube e o presidente do happy hour já sentia que não conseguiria manter seu mandato. Ele veio falar comigo, me agradecer pela parceria dos últimos anos e dizer que tinha sido uma honra trabalhar comigo. Notei uma leve vermelhidão no seu rosto, mas não quis apontar na hora, ele merece. Nosso clube tem tido lucro em todos os meses do ano e vai ter um caixa extraordinário para o ano que vem, quando entrar a premiação do brasileirão. Infelizmente, o sentimento dele estava correto e ele foi preterido nas eleições. O novo presidente veio falar comigo, dizendo para que eu continuasse o bom trabalho e essas coisas. Vamos ver como as coisas se desenrolam com o novo mandatário.

No campo, 4 jogos fecharam o primeiro turno e tivemos uma primeira vez. Na 16ª rodada, contra o Atlético (GO), tivemos nosso primeiro jogo sem levar gols no campeonato. Um tabu que incomodava tanto os torcedores que eles comemoraram mais que o normal o apito final do 4x0. Contra o Botafogo, desperdiçamos uma chance de fazer duas vitórias seguidas na busca pela parte superior da tabela. Abrimos 2x0 e tivemos um pênalti a favor, mas o Botafogo conseguiu buscar o empate em 2x2. Chegávamos a 6 jogos sem derrotas no campeonato, 4 desses jogos, contudo, eram empates. Enfrentando um time que não estava bem no campeonato, fomos ao Ceará e enfrentamos o time com o nome do estado. Num jogo sem graça, José Henrique decidiu com assistência e gol para nos dar o 2x0. O próximo jogo, nosso 19º, já era contra o Palmeiras. Em razão dos avanços do Vitória na Copa do Brasil, estamos com um jogo atrasado contra eles. Esse jogo contra o verdão também marcou meu jogo de nº 300 como treinador. E eu me lembro bem quando comemorei meu jogo nº 200, num jogo contra o Avaí. Posso dizer que surpreendentemente, esse jogo me lembrou aquele: No começo do jogo, Bigode abriu o placar de pênalti, para aplicar a “lei do ex”. Aos 15, Emerson cobrou lateral para a área, José Henrique deu uma casquinha e Mansilla fez o 2º. Aos 45, Wilson dominou, entrou na área e marcou o 3º. A volta pro 2º tempo foi surreal. Em 7 minutos Jose Henrique marcou 3 gols em lançamentos nas costas da zaga. Ao final do jogo, os dois times perderam jogadores por lesão depois das 3 substituições, terminando a partida com um a menos pra cada lado. Final de jogo, 6x0.

19-Palmeiras.png

Chapecoense x Palmeiras

A grande mudança que fiz nos últimos 5 jogos foi a troca da dupla de zaga. Joguei boa parte do ano com Luiz Otávio e Fábio Luís, com a chegada de Kaíque Rocha, o coloquei ao lado de Fábio. Agora resolvi colocar Parisoto para formar dupla com Kaíque. Eu o estava preterindo por não ser tão bom no jogo aéreo, mas percebi que foi um erro, já que todos os outros são altos e bons pelo ar, de modo que posso colocar um zagueiro não tão dominante pelo alto, mas que tenha mais qualidade no desarme.

3-BR-1.png

Resultados Chapecoense – Campeonato Brasileiro Série A 2025 – 1º turno

Após o término do “1º turno” (fica difícil chamar de 1º turno, quando tem times com muitos jogos a mais que outros), estamos basicamente onde eu esperava ficar durante o campeonato, um meio pra cima da tabela.

2-1-turno.png

Classificação 1º Turno – Campeonato Brasileiro Série A 2025

Tivemos uma boa evolução depois de um início complicado e espero que possamos continuar evoluindo.

E pra encerrar por hoje, só queria registrar aqui que tenho conseguido mais contato com a Isa. Ela tem parecido bem simpática e já combinamos um chopp para a próxima semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evoluiu bem mesmo depois de um começo bastante complicado.

Não achei o Parisoto tão grande coisa pra justificar essa melhora toda na zaga. Os outros me parecem de mesmo nível ou melhores. Acha que a mudança é mesmo pela troca de pessoal?

Kaíque Rocha jogou comigo no save que estou postando na área 😄 Mas no FM18 e no começo de carreira, quando era garoto ainda. Não foi muito relevante pra minha equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...