Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática


Leonardo Castello

Posts Recomendados

image.thumb.png.87c27152bde54657f40bbca714a7a440.png

https://ratemytactic.web.app/?fbclid=IwAR16WyCjTCbTr_VHnXwR_EgGf3ADbK4bKHEsCHU9EXRuPdUu7-7KirnaV78

Pessoal, esse site foi compartilhado no grupo de FM do Facebook ontem, pra quem entende um pouquinho de inglês recomendo muito. Você pode utilizar pra entender como está sua tática atual e identificar pontos negativos que podem ser melhorados, eu particularmente achei genial, utilizei ontem pra montar uma tática de posse e confesso que me surpreendi.

---

As linhas de parcerias:

Low risk: jogadores fazem o básico, não inventam muito, o foco é em manter a solidez

Medium risk overlapping partnerships: para um estilo mais ofensivo e de jogadas curtas, criação de espaço por meio de posse/troca de passe

Medium risk direct partnerships: útil pra um futebol defensivo ou contra ataque rápido, jogadas diretas em um estilo ofensivo ou em estilo ofensivo com passes curtos para penetrar rapidamente pelo meio

Balanced interchanging partnerships (linha branca): Essa parceria torna o jogo na área atribuída mais fluído, os jogadores vão alternar suas funções de modo a cooperar mais de acordo com a necessidade, mesmo que em outras áreas o sistema seja mais estruturado.

High risk overlapping partnerships: útil para um futebol de alto risco e criatividade, mais condizente com jogadas curtas e um estilo ofensivo

High risk direct partnerships: Parecido com medium risk direct, essas combinações são úteis para um estilo de jogo direto e rápido

 

Fonte: 

 

2 hours ago, felipevalle said:

para quem curte planejar a tática na planilha, essa tabela dá um panorama bom.

y8srhx5g7d541.png

legenda: 

d - defender, s - apoiar, a - atacar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô dando uma brincada aqui, apesar de fazer tempo que eu não jogo FM.

Recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Tô dando uma brincada aqui, apesar de fazer tempo que eu não jogo FM.

Recomendo!

pena que não fizeram ainda um app com o conteúdo em offline. Tomara que pensem na ideia.

Eu testei a 4-2-3-1 wide e a 4-1-4-1 wide, e ambas em 3 partidas seguidas deram nota 7 pra cima pra todos os meus jogadores. Detalhe, testei na Ligue 1 com Lille, na primeira temporada.

Como ele só mostra as táticas padrões, alguma maluquice assimétrica, por enquanto está de fora de análise. Mas acho que dá pra montar táticas apelonas só de ir escolhendo as melhores ligações pras funções, e ir arrumando as instruções conforme apontam algum contraste.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

pena que não fizeram ainda um app com o conteúdo em offline. Tomara que pensem na ideia.

Eu testei a 4-2-3-1 wide e a 4-1-4-1 wide, e ambas em 3 partidas seguidas deram nota 7 pra cima pra todos os meus jogadores. Detalhe, testei na Ligue 1 com Lille, na primeira temporada.

Como ele só mostra as táticas padrões, alguma maluquice assimétrica, por enquanto está de fora de análise. Mas acho que dá pra montar táticas apelonas só de ir escolhendo as melhores ligações pras funções, e ir arrumando as instruções conforme apontam algum contraste.

A minha é assimétrica, pelo celular não consegui alterar mas pelo pc é de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, felipevalle disse:

pena que não fizeram ainda um app com o conteúdo em offline. Tomara que pensem na ideia.

Eu testei a 4-2-3-1 wide e a 4-1-4-1 wide, e ambas em 3 partidas seguidas deram nota 7 pra cima pra todos os meus jogadores. Detalhe, testei na Ligue 1 com Lille, na primeira temporada.

Como ele só mostra as táticas padrões, alguma maluquice assimétrica, por enquanto está de fora de análise. Mas acho que dá pra montar táticas apelonas só de ir escolhendo as melhores ligações pras funções, e ir arrumando as instruções conforme apontam algum contraste.

Dá pra fazer assimétrica sim, basta deslocar os jogadores para as posições que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Lowko é Powko disse:

Dá pra fazer assimétrica sim, basta deslocar os jogadores para as posições que você quer.

Acho q ele falou isso por tentar pelo navegador do celular. Pelo celular de fato não dá pra fazer. Pelo PC da tranquilo. 

A única questão é: quão confiável é isso? Quais parâmetros utilizaram? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

Acho q ele falou isso por tentar pelo navegador do celular. Pelo celular de fato não dá pra fazer. Pelo PC da tranquilo. 

A única questão é: quão confiável é isso? Quais parâmetros utilizaram? 

Em tese, utilizaram o Guide to Football e o Guide to FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

Acho q ele falou isso por tentar pelo navegador do celular. Pelo celular de fato não dá pra fazer. Pelo PC da tranquilo. 

A única questão é: quão confiável é isso? Quais parâmetros utilizaram? 

funciona sim. Chega a ser ridiculo de quão fácil ficou o jogo depois que editei a formação por lá antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

têm alguns detalhes que achei interessante. Por exemplo, eu achava que o atacante avançado era bom pra parceria com os atacantes interiores. Na teoria pensava que por ele se movimentar pelos corredores, abriria espaço pros pontas cortarem pra dentro. E como na descrição dizia que ele criava oportunidades (alguma tabela, um-dois) aí usava. Mas tinha jogo que finalizavam muito e pouco ou nenhum gol marcavam.

Outro detalhe bobo que só saquei de vez agora foi sobre ultrapassagem. Se só tem os alas, vai ultrapassar quem? Quer dizer, não é que mesmo setado pra ultrapassar ou sobrepor não vá fazer, mas acontecerá bem pouco, então melhor desmarcar essa opção.

E por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, felipevalle disse:

têm alguns detalhes que achei interessante. Por exemplo, eu achava que o atacante avançado era bom pra parceria com os atacantes interiores. Na teoria pensava que por ele se movimentar pelos corredores, abriria espaço pros pontas cortarem pra dentro. E como na descrição dizia que ele criava oportunidades (alguma tabela, um-dois) aí usava. Mas tinha jogo que finalizavam muito e pouco ou nenhum gol marcavam.

Outro detalhe bobo que só saquei de vez agora foi sobre ultrapassagem. Se só tem os alas, vai ultrapassar quem? Quer dizer, não é que mesmo setado pra ultrapassar ou sobrepor não vá fazer, mas acontecerá bem pouco, então melhor desmarcar essa opção.

E por aí vai.

Outra coisa é o "ser mais expressivo" e "passar para o espaço", não combina com um estilo de posse e paciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

têm alguns detalhes que achei interessante. Por exemplo, eu achava que o atacante avançado era bom pra parceria com os atacantes interiores. Na teoria pensava que por ele se movimentar pelos corredores, abriria espaço pros pontas cortarem pra dentro. E como na descrição dizia que ele criava oportunidades (alguma tabela, um-dois) aí usava. Mas tinha jogo que finalizavam muito e pouco ou nenhum gol marcavam.

Outro detalhe bobo que só saquei de vez agora foi sobre ultrapassagem. Se só tem os alas, vai ultrapassar quem? Quer dizer, não é que mesmo setado pra ultrapassar ou sobrepor não vá fazer, mas acontecerá bem pouco, então melhor desmarcar essa opção.

E por aí vai.

Faz sentido.

Eu notei apenas depois de um tempo que não fazia sentido ter um avançado interior pra atacar e setar o overlapping, porque isso fazia com que o jogador na posse da bola aguardasse o movimento de quem ia fazer as ultrapassagem por fora, e não que avançasse por dentro ofensivamente como eu queria. Isso segurava meu interior, o que era contraditório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, felipevalle disse:

funciona sim. Chega a ser ridiculo de quão fácil ficou o jogo depois que editei a formação por lá antes.

Boa. Como ficaram os números lá e a tática em si? Ganhei tudo com meu 442, no site ele diz q tá muito errado, daí corrigi pelo q eles dizem e no campo ficou ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Boa. Como ficaram os números lá e a tática em si? Ganhei tudo com meu 442, no site ele diz q tá muito errado, daí corrigi pelo q eles dizem e no campo ficou ruim...

hehe. Alguns conselhos que dão são mais a respeito dos riscos desnecessários que a tática ocasiona. Eu, por exemplo, montei uma ontem na base do improviso, só me atentando em fazer várias ligações boas pelos setores. E ela me deu ótimos resultados.

(Não consegui vincular o site da tática montada lá, por aqui, só vai até a página inicial)

Irei explicar um pouco da minha e aí dou minha opinião sobre a sua.

20200717-190620.jpg

 

20200717-190602.jpg

Como pôde ver, na solidez dela ficou um pouco abaixo do recomendado. Então quem a usar, que se prepare, pois levará de vez em quando alguns gols. Mas fará muitos também. Fora que o time joga bonito, e era isso que eu tanto queria. Uma 4-2-3-1 que dominasse de verdade nas ações e marcasse vários gols. E nem era o meu intuito atuar com um atacante recuado e dois arnadores pelas pontas, mas eles se interligaram bem assim, e assim ficou. Lembrando que se eu encontrar alguma outra tática mais equilibrada e com resultados iguais à essa mudo na hora (brincadeira, gostei mesmo dela) 😅🤣

Algumas instruções são até contraditórias, como no caso da ultrapassagem e tempo alto, mas surtiu efeito muito bom, então deixei assim.

Eu montei algumas hoje mais equilibradas, como duas variantes da 4-1-4-1 wide, e em ambas o site diz como sendo 5 estrelas. Nas pontuações todas ficaram verde claro e não apontando nenhum contraste, e de resultados bem consistentes. Levando pouquíssimos gols. Numa era de posse agressiva com mentalidade ofensiva e outra defensiva, ganhando sempre na posse.

Agora, sobre a tua 4-4-2, penso que seja o mesmo caso da minha 4-2-3-1. Você talvez tenha as peças certas, e jogue priorizando marcar gols do que evitando sofrer gols. Mas se mesmo adotando as medidas deles não surtiu efeito logo de cara não será porque falta algum jogador pra cumprir a função, ou é baixa a penetração da sua tática, ainda que a solidez esteja ok? Ou até mesmo o suporte esteja abaixo? Vale lembrar que a 4-4-2 precisará de bom apoio vindo do meio. Eu acho que a 4-4-2 difere da 4-2-3-1 por que a segunda já tem mais probabilidade de marcar mais, pois tem mais gente próxima perto da área, e já a 4-4-2, caso jogue mais pelo chão, contar com apoiadores tanto do meio quanto da primeira linha. Em outras palavras, acho (não testei a fundo ainda ela) que tu precisará equilibrar todas as pontuações. Se deixá-la muito ofensiva, vai sofrer muitos gols, e se lá na frente teus avantes não pressionarem a defesa adversária, a bola pode chegar nas tuas entrelinhas, facilitando para o adversário marcar os gols ou mesmo te atrapalhar na tua saída de jogo.

Penso que precisaria postar aqui tua tática inicial e a que refez pelo site, para a gente entender se elas são de posse, de reciclagem, de contra-ataque direto ou até mesmo mais lento. Digamos assim, tu tinha uma de jogo paciente e foi para uma de ataque mais direto, só que têm jogadores mais lentos, então talvez tenha tido dificuldades até conseguir jogadores mais rápidos.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Movi o tópico para o sub-fórum adequado. ✔️

Excelente dica, @Leonardo Castello! Ela parece realmente detalhar mt bem os prós e contras da tática, interessantíssimo. Já favoritei aqui, depois vou tentar emular algumas das minhas táticas nela, pra saber como estão e o que dá pra melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessantíssimo! Uma das minhas táticas deu 5 estrelas de potencial, tô me sentindo o Klopp 🤣

Mas a minha tática atual, de acordo com o site, tem problemas na criação de gols, até que ponto isso é realmente preciso?

Editado por Lucas.Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, Leho. said:

Uma pergunta aos senhores: dá pra chamar essa ferramenta de cheat?

Não acho. Vejo apenas como um guia mais "nutella", apenas isso. Da umas direções, umas ideias mas nada que vá alterar o resultado final do jogo, mesmo porque tem outros fatores que não são levados em consideração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Leho. disse:

Uma pergunta aos senhores: dá pra chamar essa ferramenta de cheat?

acho que não chega a tanto. Ela, na verdade, não mostra nada de tão misterioso, que ficasse guardado a 7 chaves e que de repente mostrassem os segredos da IA. Basicamente ela pega alguns conceitos lá dos sites e, ao montar a tática se fizer algo de diferente da premissa deles apontará contraste. Por exemplo, se quer se defender partindo mais direto para o ataque, jogue em linha baixa e se defenda aberto. Se caso colocar o oposto, apontará problema. 

Mas isso não quer dizer que não vá ganhar campeonatos com um ou outro contraste. O pessoal vive ganhando troféus aqui montando táticas originais e com inúmeros contrastes. E lembrando que há contrastes intencionais. Por exemplo, eu tenho um AI na PE, mas nem setei enfrentar defesa. Se for uma ou outra função não tem problema, porque a ideia é dar um pouco de liberdade pra um ou outro setor.

Então, acho que é mais pra ter como base pra reduzir os erros mesmo.

Eu, por exemplo testei a 4-2-3-1 Wide com o Lille, que é um time mediano da primeira divisão. E deu certo. Mas acho que com um da segunda enfrentando os times na Copa da França jogando do mesmo jeito seria suicídio ou até ganharia, mas levando muitos gols.

Lá, apontava falta de solidez no time, e acontecia isso mesmo em campo. Apesar de fazer muitos gols e tabelarem bonito na área adversária. Na verdade, já joguei com o mesmo time em diferentes saves, e rara foram as vezes que ficava sem tomar muitos gols. Então, o fator da qualidade do meio e até mesmo da zaga contam muito também. Eu sei que para enfrentar PSG, OM, Lyon e outros tem que ou atacar rapido ou se defender bem e explorar um lance ou outro. E sinceramente não sei se por ser a mesma tática seguida os adversários se adequaram a ela. Pois, se fosse, por que meus jogadores tinham boas notas e as jogadas e os gols continuavam a ocorrer? Penso que eventualmente levar gols era do avanço das linhas mesmo e não de adequação do adversário.

Em todo caso, digamos que estivesse perdendo por 2 ou mais gols numa partida. Ficaria nela ou teria um plano b? Se eu fosse levar a sério o save teria que ter. Aliás, certo mesmo seria ver o jogo no modo extendido, mas mesmo no chave, ao ver que não estaria jogando nada nos primeiros 30min. alguma coisa seria boa de se fazer. Tem treinador que não faz quando sabe que o time é bom, e tem média baixa de derrotas e, ainda consegue virar um resultado atípico na segunda etapa. Mas acho mais divertido ter a leitura de jogo e mudar.

Além disso, fiz mais testes hoje. Estou quebrando a cabeça com a 4-2-3-1 DM Wide. Ela é muito engraçada. Até monto as funções certas, mas é difícil equilibrar suporte com penetração sem baixar muito na solidez. Os volantes não se interligam com o ataque, então pra passe curto vai ser chato de casar as funções. Aí sobra apoio e apoio, porque se por apoio e defesa, vai ter que fazer os laterais e pontas terem que apoiar, só que aí tu perde na penetração, porque o MA e CA são difíceis de se interligarem bem. Basicamente atacante avançado, oportunista ou outra função em atacar não se liga bem com o armador avançado ou outra no suporte. E realmente tentei em campo, e não é boa mesmo. Vai ter jogo que teu MA vai resolver, mas terá jogo que tanto teu MA não chegará pra marcar gols  nem teu CA receberá boas bolas dele ou sequer dos pontas. Parece que funciona um pouco melhor quando o atacante atua numa função mais solidária e o MA atua como um segundo atacante de fato. Resumindo, fazê-los se apoiarem irá afetar o estilo de passe, pois passes mais diretos ou mais curtos irão atrapalhar essa dupla de ataque e até mesmo em instruções como levar a bola até a área. Enfim, acho que é uma das táticas mais difíceis de se montar, comparada com a 3-4-3, ou 4-1-4-1 wide, por exemplo.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

O que cada cor representa ? nao consegui deixar 2 atacantes com ligação verde, intendo que o verde seja bom né ? 

posso estar errado, mas atacantes que atuam na mesma linha horizontal só chegam a cor branca. Só consegui verde quando um atuava atrás do outro. Por exemplo, Target Man support Shadow Striker attack 

Acho que tem a tabela dos níveis das cores, mas básicamente a verde é a melhor, seguida da branca. A laranja é mediana, e à partir dela ficando ruim como a roxa até chegar na vermelha que é a que atrapalha a outra função. Por exemplo, um ala invertido em ataque indo ocupar o mesmo espaço de um ponta invertido em ataque, ao invés de ir aproveitar o espaço que o ponta deixa.

Não sei tu já jogou uma partida na qual tu chuta pro gol e tem um na frente pra te atrapalhar. Isso é o que dá mais raiva. Acho que isso ilustra bem.

Já não ter ligação nenhuma duma posição pra outra quer dizer que é neutra. Quer dizer, se ele vacilar no lance, provavelmente não terá muita ajuda. E nem pra se auxiliarem muito na saída de bola, ou construção de jogadas.

Talvez pense assim: mas meus zagueiros não têm ligações e mesmo assim levo pouco gols. Mas ai pergunto, quando viu um zagueiro teu errar uma bola o outro ajudou mesmo? Agora acrescenta lateral que sobe, linha alta da defesa, e veja se vale a pena. Têm vezes que sim, pois é do contra da tática pra se ganhar, mas pra quem joga em linha baixa tem que ver se os outros defensores ajudam mesmo. 

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leho. disse:

Uma pergunta aos senhores: dá pra chamar essa ferramenta de cheat?

Não diria isso.

Ao invés da clássica tentativa e erro dentro do FM, com essa ferramenta você pode chegar em uma tática sem fraquezas, mas tira um pouco da graça na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

A linha vermelha, esta relacionada a um passe direto, ou ela é ruim?

Esta difícil entender a mecânica do site só com a tradução do google hehe

está mais relacionada a movimentação dos jogadores que se atrapalham por dividir o mesmo espaço e assim se sobrecarrega o time com movimentos parecidos. 

Vamos supor assim, imagina tu jogando bola na quadra do clube com teus amigos. Aí tu fica na ponta esquerda. Aliás, é sempre a posição que o pessoal mais curte jogar quando deixam jogar na frente 🤣🤣

Agora pensa no seguinte, tem um outro zagueiro que fica subindo atrás de você, então surge um ataque, e você parte em diagonal, só que não vê ele subindo atrás já bem perto de você, aí a zaga rebate a bola e vocês se atrapalham pra ver quem irá pegar a sobra. Percebe que ambos disputam o mesmo espaço sem necessidade?

Seria diferente se tu estivesse de costas pro gol e fizesse o pivô pra ele subir e rematar pro gol ou dar continuidade na jogada. Nesse caso, cada um respeitou seu espaço, sabendo onde estava cada companheiro.

Hehe, com a tradução fica bem esquisito mesmo.

Optaria por tu colar o texto na tradução do Word que fica um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2020 em 17:16, (SPFC)Coach disse:

Boa. Como ficaram os números lá e a tática em si? Ganhei tudo com meu 442, no site ele diz q tá muito errado, daí corrigi pelo q eles dizem e no campo ficou ruim...

testei aqui a 4-4-2 com o Greuther Fürth e o Wolfsburg da 🇩🇪

Com o Fürth atuei de modo cauteloso, comprimento estreito, passes curtos, baixo tempo, defender estreito, linha baixa, marcação leve.

Nas funções penei um pouco. Mas encontrei equilíbrio com x2 dc, ala apoiar, no meio x1 mc apoiar e outro mrb apoiar, nas médios alas, x1 médio ala e x1 ponta, e no ataque x1 PLfixo e x1 avançado. 

No site só aponta que falta penetração dos atacantes, mas o ponta na direita municia bem eles. Também tenho a impressão que na zaga tem que deixar com o mínimo de erro possível e o ZcB atrapalhe um pouco. Pois tinha tentado sem sucesso usar ele, com x2 ML.

E já com o Wolfs fui defensivo e direto, agredindo o adversário na bola parada e nos contra-ataques. Nas funções só muda de que ala passa a ser LDef apoiar e nas meias laterais x2 Pta. Joguei vários jogos com ambos e não perdi nenhum jogo 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática
  • Leho. featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...