Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

No post histórico do Ibis acho que vc digitou errado o século de fundação. E deixando de se levar em consideração as vitórias no tapetão foi uma incrível sequência de 118 jogos com uma unica vitória, não é isso?

Como diria o Januário, o Centro foi crueelll. menos mal que foi o titulo so, e conseguiu a promoção. Nossa, mas que absurdo esse coliseu do sertão...😪

Pior que o Centro acabou rebaixado de novo. Tira um mico do ombro do Tião, talvez a culpa não tenha sido tão dele.

Mas esse Íbis nutela ta difícil. Transformou ele no Vasco. Mas olha que depois da era dos vices vem a dos rebaixamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutes ago, Andreh68 said:

No post histórico do Ibis acho que vc digitou errado o século de fundação. E deixando de se levar em consideração as vitórias no tapetão foi uma incrível sequência de 118 jogos com uma unica vitória, não é isso?

Como diria o Januário, o Centro foi crueelll. menos mal que foi o titulo so, e conseguiu a promoção. Nossa, mas que absurdo esse coliseu do sertão...😪

Pior que o Centro acabou rebaixado de novo. Tira um mico do ombro do Tião, talvez a culpa não tenha sido tão dele.

Mas esse Íbis nutela ta difícil. Transformou ele no Vasco. Mas olha que depois da era dos vices vem a dos rebaixamentos.

Você está certo. Corrigi. Obrigado. É isso mesmo. Se não fosse o tapetão a coisa seria ainda mais fantástica.

Crueeeel, muito crueeel. Era um título que não poderia ser perdido, já que o Íbis era favoritaço. Pelo menos foi para o Centro.

Loucura o Coliseu, né? Muito dinheiro indo para o ralo. Totalmente sem sentido.

Fez, fez e acabou rebaixado. Pelo menos conquistou o título da A2. Fico feliz pelo Centro. Ainda acho que dava para não ter sido rebaixado com eles daquela vez. Acho que vacilei.

Para você ver como são as coisas. Se o time tivesse sido só vice-campeão da A2 e tivesse feito uma campanha mediana na A1, você não tava falando isso. Aí ele vai, faz uma campanha excelente no Pernambucano e conquista o vice-campeonato de forma brilhante e aí já passa a ser comparado ao Vasco. É muita maldade. 😛Mas vou falar sério, prefiro chegar e perder o título do que ficar pelo meio do caminho sempre.😁 Espero não ver outro rebaixamento neste save.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2029: Vale nada para quem tem muito

Copa Pernambuco: Decisão em casa

Eliminado da Série D na primeira fase do mata-mata, o Íbis ficou com o calendário descongestionado para se preocupar com a Copa Pernambuco, última competição do ano para o Rubro-negro Suburbano.

Na Copa Pernambuco, as 10 equipes são dividas em dois grupos de cinco equipes que jogam entre si uma única vez. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a semifinal e depois para a final, ambas em duas partidas.

No Grupo A ficaram três equipes que disputaram a Série A1 Pernambucana nesta temporada, Íbis, Central, Centro e Porto, sendo que as duas últimas foram rebaixadas. Além delas, teve o Barreiros da A2. No Grupo B ficaram Cabense, Retrô e Afogados da Ingazeira da Série A1 e as equipes reservas de Santa Cruz e Náutico.

Para o Sebastião Oliveira, só o título poderia ser o objetivo do Íbis, mesmo com a diretoria desconsiderando a competição.

Na fase de grupos, o Íbis quase conquistou o 100% dos pontos, só não conquistou porque na última rodada, apesar do domínio sobre o Central (4-2-2-2), o placar final foi 1 a 1, mas mesmo assim, valeu o 1º lugar do grupo para o Íbis.

ACtC-3ehyX1iSaCGdpe92S7qEK_HxCNt_MilLsD0

A competição teve início com uma partida bastante equilibrada em Caruaru, mas com vitória do Íbis por 2 a 0 sobre o Porto (4-2-3-1 MD). Na rodada seguinte, um encontro que sempre tem sido difícil para o Íbis de Tião Oliveira. Contra o Centro Limoeirense (4-2-3-1 MD), o Pássaro Preto começou muito forte e em 20 minutos fez 3 a 0. Depois administrou a vantagem e marcou mais dois gols no 2º tempo e fechou a goleada em 5 a 0. Uma surpresa.

ACtC-3cwaYDGmvfV2R9wv506cd_vKOqABra92FLI

Na partida 300 de Tião Oliveira, vitória por 2 a 1 sobre o Barreiros (4-2-3-1 MD), equipe da A2. Curiosamente, a partida só definida nos minutos finais. Primeiro com um gol de Valmor aos 88. Nos acréscimos, o Barreiros empatou, aos 92,  e ainda houve tempo para o Íbis marcar com Gabriel Xavier, aos 93, e vencer por 2 a 1.

ACtC-3eNEzEowMix0xfISqOr0QFPHoITlyPspZIL

Classificado juntamente com o Central, o Íbis pegou o 2º lugar do Grupo B, os Reservas do Náutico (4-4-1-1). Na semifinal duas partidas equilibradas com resultados opostos para os mandantes. Na ida, jogada nos Aflitos, vitória por 1 a 0 do Íbis. Na volta, foi a vez dos Reservas do Náutico devolverem a derrota por 1 a 0 e igualar a eliminatória. A decisão do finalista foi para as penalidades e o Íbis avançou para a decisão.

ACtC-3feBX-2dxDkJ420KOAlaytAOHGT7WX7NEGq

O adversário da decisão foi o Central, que também precisou dos pênaltis para passar pelos  Reservas dos Santa Cruz. A primeira partida da decisão foi em Caruaru. O Íbis foi dominante e não deixou o Central (4-2-2-2) jogar, contudo, apenas com um pênalti o Íbis conseguiu vencer pelo placar mínimo.

ACtC-3fcW5okMeIwuwZu3cV1iXTCup2EHjDfkugF

Acostumado a sofrer revezes na partida de volta, o Íbis conseguiu abrir o placar aos 18. No 2º tempo, o Íbis foi mais intenso e fez outros dois gols, fechando o placar em 3 a 0 e conquistando o 2º título para o clube, um título pequeno para muitos clubes, mas valioso o Íbis.

ACtC-3emDj_DyukNUpFfUGTS6Mhk3AlOhVp6jCxq

A Copa Pernambuco também foi o 2º título da carreira de Sebastião Oliveira, que entrou como pessoal favorito do Íbis

Elenco, transferências e estatísticas: três goleiros lesionados

Eu não disse nada na última atualização por conta das informações sobre as transações da diretoria, mas Thiago Braga (diretor de futebol) fez outras contratações durante a Série D, sendo algumas por empréstimo, talvez por achar que o elenco precisa de mais reforços.

A contratação mais interessante foi a do goleiro Milton Souza. Ele foi contratado por empréstimo depois que os três goleiros do Íbis se contundiram. As contusões começaram com Cacau (13/07), depois Ricardo(06/08) e por último Kito (15/08). Sebastião Oliveira que só gosta de ter dois goleiros no elenco foi obrigado a chamar Liedson Costa, de 17 anos) para jogar e ele atuou na última rodada da fase de grupos da Série D contra o Globo. Mas a partir daquele momento, Milton Souza assumiu a titularidade até o término da temporada.

ACtC-3c5BG1GvuMG7JwJiXHARD_h3J8eiKdju7VcACtC-3dtGU5BvbNOdJpLCdwIZjrHxnwvnPxgqsBw

A temporada terminou, novamente, com poucos jogadores com média acima de 7, apenas Pedro Lucas (emprestado pelo Vitória), Fabiano e o Gustavo Pena, jovem atacante que fez 10 gols, mas seis deles de pênalti. 

ACtC-3dcqUKdT-ULAw2XQcMevOBp-MpGWlo12rri

Na Copa Pernambuco, houve outros destaques com média acima de 7. Além desses três jogadores citados, Gabriel Xavier, Rhuan Salles, Paulo Vinícius, Alberto e Montrezol.

Finanças: fechando o ano

Com as transações realizadas pela diretoria anteriormente, o Íbis fechou o ano com um saldo positivo de mais de 27 milhões.

ACtC-3czqi8q0iQppoTG56IzhZA_mUqsxwWPGQ7v

Agora é esperar o início da 2ª década da carreira de Sebastião Oliveira. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2029: Vale nada para quem tem muito | atualizado: 19/09

Parabéns pelo vice campeonato, GG!

Acredito que esse vice tenha um peso importante pra carreira do Sebastião e pode se tornar um marco importante na carreira do técnico.

Na série D o time fui muito bem na primeira fase, conseguiu uma classificação sem muitos sustos e com uma defesa sólida. O primeiro jogo da segunda fase foi também muito bom, levou a decisão pra casa, mas como em outras ocasiões acabou perdendo. Acredita que é o fator tamanho do campo mesmo ou algum outro fator psicológico? A idade do elenco ou até mesmo algumas personalidades negativas.

Uma pena perder o Manoelzinho. Porém, colocando em uma balança com as contratações, acredito que o time tenha saído ate bem. Gostei de mais dos 3 que chegaram, o lateral tem um físico excepcional para uma Série D e o Gustavo Pena pode ser uma sombra a altura pro Valmor.

Muito bacana essa linha do tempo das finanças, deve ter dado um trabalhão pra organizar isso aí. Parabéns pelo empenho, GG! No mais, achei bem interessante como o clube se desfaz do centro do treinamento e aluga outro, trazendo isso para a realidade, será mesmo que compensaria? O clube teria gasto com aluguel, gasto com academia e outros. 

Temporada 2029: Vale nada para quem tem muito

Caraca, que lindo ver o Íbis ser campeão da Copa Pernambuco, ainda mais eliminado um grande time local na decisão. Parabéns, GG!!

A cada atualização parece mais nítida a sintonia entre Sebastião Oliveira e Íbis, tomara que essa parceria possa continuar dando sucesso.

Olha só o Gustavo Pena, não demorou pra mostrar serviço. Jogando apenas parte da temporada, quase alcançou o Valmor em número de gols, esse menino promete. Quem ta substituindo o Manoelzinho no meio? Já nem deixou saudades né? hahah

Boa sorte na sequência, GG!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, ElPerroMG said:

Parabéns pelo vice campeonato, GG!

Acredito que esse vice tenha um peso importante pra carreira do Sebastião e pode se tornar um marco importante na carreira do técnico.

Na série D o time fui muito bem na primeira fase, conseguiu uma classificação sem muitos sustos e com uma defesa sólida. O primeiro jogo da segunda fase foi também muito bom, levou a decisão pra casa, mas como em outras ocasiões acabou perdendo. Acredita que é o fator tamanho do campo mesmo ou algum outro fator psicológico? A idade do elenco ou até mesmo algumas personalidades negativas.

Uma pena perder o Manoelzinho. Porém, colocando em uma balança com as contratações, acredito que o time tenha saído ate bem. Gostei de mais dos 3 que chegaram, o lateral tem um físico excepcional para uma Série D e o Gustavo Pena pode ser uma sombra a altura pro Valmor.

Muito bacana essa linha do tempo das finanças, deve ter dado um trabalhão pra organizar isso aí. Parabéns pelo empenho, GG! No mais, achei bem interessante como o clube se desfaz do centro do treinamento e aluga outro, trazendo isso para a realidade, será mesmo que compensaria? O clube teria gasto com aluguel, gasto com academia e outros. 

Temporada 2029: Vale nada para quem tem muito

Caraca, que lindo ver o Íbis ser campeão da Copa Pernambuco, ainda mais eliminado um grande time local na decisão. Parabéns, GG!!

A cada atualização parece mais nítida a sintonia entre Sebastião Oliveira e Íbis, tomara que essa parceria possa continuar dando sucesso.

Olha só o Gustavo Pena, não demorou pra mostrar serviço. Jogando apenas parte da temporada, quase alcançou o Valmor em número de gols, esse menino promete. Quem ta substituindo o Manoelzinho no meio? Já nem deixou saudades né? hahah

Boa sorte na sequência, GG!!

 

Valeu, obrigado.

Eu também acho. Uma coisa é ser vice de uma divisão inferior, outra é ser do "campeonato estadual".

A Série D foi de "surpresa" também. É claro, que depois do ótimo Pernambucano, fiquei mais confiante de que algo melhor, do que lutar pelo meio de tabela, poderia ser feito na Série D. Deu certo. Porém os problemas observados anteriormente se manifestaram no mata-mata. Eu colocaria a conta no campo, mas você apontou variáveis que podem ter afetado também. Por exemplo, o Íbis tem a menor média de idade do campeonato, 21,77. A maior é 26,83. Sobre a mentalidade do elenco, ela é profissional e individualmente não tem nenhuma daquelas personalidade negativas que já tive em início de carreira. O que pode ter pesado mesmo é a qualidade dos jogadores. Tenho a ideia de que é possível melhorar o desempenho de uma equipe com o que fazemos de tática, escolha de jogadores, gestão da partida, afinal essa é a ideia do jogo,  mas existem limites extremos que não serão rompidos, ou serão muito raramente, com por exemplo, ganhar do Sport, que está na Série A, na decisão com uma equipe que acabou de entrar na Série D. Então, eu não esquento muito a cabeça com isso. Acho que faz parte.

Também achei até porque ele melhorou bastante na última temporada. Quem jogou no lugar dele foi o Gilvan Sutil. Ele até entrou na equipe do ano do Íbis. O Paulo Vinícius foi muito bem, inclusive com assistências, mas no fim da temporada veio o Pedro Lucas, por empréstimo, e jogou muito. O Pena aproveitou uma brecha e deixei ele jogando mais vezes até para poder conhecê-lo melhor. Fez muitos gols, mas de pênalti. Mas ter uma sombra para o Valmor é importate. Concordo com você.

Eu tive que ficar abrindo vários arquivos antes e depois da data da negociação. Ainda tenho esses arquivos, mas terei que desfazer deles mais adiante. Por enquanto dá para recuperar informações interessantes. Bem, depois de abrir os arquivos, tirei print de tudo. Pensei em postá-los em um gif animado, mas achei melhor não. Legal que tenha gostado. Achei que seria mais interessante do que apenas falar do que o Íbis conseguiu com a negociação. Por isso mesmo, deixei para terminar a temporada em outro post. Eu não sei se compensaria, mas volta e meia leio pessoas que defendem que alugar e mais barato que comprar. Não sei se isso se aplicar para empresas e indivíduos.

Eu gostei de ganhar a Copa PE. São 10 anos e apenas dois títulos. Faz bem para o ego do Tião. Pode parecer que os reservas são ruins, mas eu não achei. Valeu.

Essa parceria vai emperrar em alguma hora não é mesmo? Sem contar que mais cedo ou mais tarde haverá o desejo de buscar novos desafios. Por enquanto, o Íbis e o Tião cresceram juntos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, parabéns pelo título da Copa Pernambuco.

Ainda bem que a diretoria não te deixou na mão com as lesões dos goleiros, precisar usar aqueles cinzas é complicado.

Aliás, uma dúvida, já que nos meus saves sempre eu mesmo fiz as contratações: tu pode pedir pra direção a contratação de um jogador específico ou de alguma posição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, div said:

Primeiramente, parabéns pelo título da Copa Pernambuco.

Ainda bem que a diretoria não te deixou na mão com as lesões dos goleiros, precisar usar aqueles cinzas é complicado.

Aliás, uma dúvida, já que nos meus saves sempre eu mesmo fiz as contratações: tu pode pedir pra direção a contratação de um jogador específico ou de alguma posição?

Valeu. div. É um título pequeno, mas o Íbis é pequeno.

Tomei um susto quando fui perdendo seguidamente os goleiros. Achei legal a IA ter corrido para ajustar isso. Ponto para ela.

Eu tenho adotado a prática de interferir o mínimo possível, então não estou indicando ninguém para ser contratado. Quero, no futuro, quando o Sebastião tiver mais reputação, que ele indique um ou outro jogador para contratar, ou que ele indique quais jogadores devem ter ou não os contratos renovados, quais devem ser dispensados, mas por enquanto, eu não fiz nada disso. Fico apenas torcendo para trazerem jogadores certos para equipe. As contratações são feitas pelo diretor de futebol e eu não tenho poder de impedi-las, mesmo se achar que há jogadores demais para uma posição. Acho que respondi. Se tiver outra dúvida como estou jogando, pode perguntar. 

😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Título é título, e tornam-se mais valiosos em um nível mais baixo do futebol nacional. Parabéns. 

Agora fiquei curioso com a média do time. Tenho a impressão de que é um time bastante coletivo, em que os destaques individuais ficam em segundo plano. Porém as notas dão uma imagem inversa. O que você acha disso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutes ago, #Vini said:

Título é título, e tornam-se mais valiosos em um nível mais baixo do futebol nacional. Parabéns. 

Agora fiquei curioso com a média do time. Tenho a impressão de que é um time bastante coletivo, em que os destaques individuais ficam em segundo plano. Porém as notas dão uma imagem inversa. O que você acha disso?

 

Também acho, ainda mais para quem até outro dia não tinha nenhum. Valeu.

O time joga bem e creio que isso possa ser visto em algumas das imagens que coloco nos posts. E sua impressão de jogo coletivo não é enganosa, é real. Contudo, eles não se destacam acima da média. Mesmo sendo uma das equipes mais fracas, no que diz respeito aos atributos, a equipe sofre só em algumas partidas. Na maioria, o time consegue equilibrar ou até mesmo ser superior aos adversários. Acho que isso é possível ser visto no que escrevo e nas imagens que tenho postado. Contudo, o time tem dificuldade para marcar gols e acho que possa ser o efeito do gramado estreito, mas não descarto a qualidade dos jogadores, o que faria bastante sentido. Quando conseguimos marcar gols, como por exemplo, na Copa Pernambuco, as médias sobem e passamos a ter vários jogadores com média acima de 7. No caso dessa competição tivemos oito jogadores com média acima de 7. Mas o que tem ocorrido é que o time é bastante econômico ao marcar gols e aí acho que, como jogamos poucas partidas sendo muito assediados, até os defensores têm dificuldades para conseguir médias altas. Só consigo entender essas médias baixas nesse sentido. Eu não tenho outra explicação. Você teria alguma outra ideia?

Valeu pela pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

O primeiro decênio (2020-2029)

O save “Profissão: Técnico” completou 10 temporadas (2020-2029) com Sebastião Oliveira ainda nas divisões mais baixas do futebol brasileiro. Mesmo com três experiências em primeiras divisões estaduais (2025, 2026 e 2029), ele ainda é um técnico que está buscando espaço na carreira e só no último ano desse decênio ele disputou a Série D pela 1ª vez.

Ainda com 31 anos, Oliveira é um técnico jovem, se levarmos em conta que muitos jogadores de futebol só começam a carreira de técnico depois da aposentadoria dos gramados, o que para muitos ocorre depois dos 30 e poucos anos. 

Dos nomes mais recentes que tiveram oportunidades em clubes com destaque no futebol brasileiro, todos se enquadram nessa faixa de idade: Jair Ventura (37), Maurício Barbieri (38), Rodrigo Santana (37), Eduardo Barroca (37) e Thiago Nunes (38). Outros que apareceram mais recentemente também já estão na casa do 40 anos, tais como Roger Machado, Odair Hellman, Ramon Menezes, Zé Ricardo, Alberto Valentim, Osmar Loss, Fábio Carille, Fernando Diniz e Rogério Ceni. Sendo assim, é possível que o próximo decênio possa indicar qual será o caminho que Sebastião Oliveira percorrerá na carreira.

ACtC-3f5bkrEVnfYxBEXYHjAwTfHeM4LW067JtZ6
Clique na imagem para ampliá-la

Nesses primeiros 10 anos, Sebastião Oliveira passou por cinco clubes e para quem se interessa, segue abaixo, um resumo de como estão esses clubes após a passagem dele pelo comando técnico dessas equipes:

  • Jaboticabal Atlético (2020-21): depois do vice-campeonato e da promoção na 2ª Divisão B de São Paulo em 2021 com Sebastião Oliveira, o Jaboticabal permanece na 2ª Divisão há oito temporadas (2022-29). Com a promoção para a Série Regional em 2021 também com ele, o Jaboticabal permaneceu dois anos na Série Regional (2022-23) e foi rebaixado. Passou mais dois anos na Pré-Regional (2024-25) e voltou à Série Regional (2026) e depois foi novamente rebaixado e desde então está na Pré-Regional (2027-2029).
  • Jabaquara (2022-23): Sebastião Oliveira deixou a equipe quando ela estava na 2ª Divisão de São Paulo e na Série Regional. Depois, a equipe de Santos passou mais três temporadas na 2ª Divisão de São Paulo (2024-26) e foi promovida com o título (2026). Desde então, o Jabaquara está na Série A3 (2027-29). Depois da primeira participação na Série Regional em 2023 pelas mãos de Sebastião Oliveira, o Jabaquara permaneceu mais duas temporadas (2024-25), mas foi rebaixado. Disputou a Pré-Regional (2026), voltou por dois anos à Série Regional (2027-28) e agora está na Pré-Regional (2029) novamente.
  • Centro Limoeirense (2024-25): rebaixado para a Série A2 de Pernambuco sob o comando de Sebastião Oliveira (2025), o Centro passou três anos na Série A2 de Pernambuco (2026-28) e subiu com o título em 2028. Disputou o Campeonato Pernambucano (Série A1) em 2029 e foi rebaixado no mesmo ano. Nacionalmente, está na Série Regional desde 2025 quando a equipe foi promovida com Sebastião Oliveira.
  • Sul América(2026): Depois de ser semifinalista do Campeonato Amazonense (2026) sob o comando do técnico pernambucano, o Sulão disputou o Campeonato Amazonense (1ª Divisão) em 2027 e foi rebaixado. Ficou um ano na 2ª Divisão (2028), subiu e está novamente na 1ª Divisão do Amazonas (2029). Depois de ter conseguido a permanência na Série Regional com Sebastião Oliveira, o Sul América permaneceu nela entre 2025 e 2027, mas com o rebaixamento em 2027 voltou ao Pré-Regional e ainda está lá.

Não tenho falado do que ocorre nos demais campeonatos pelo País e pelo mundo para focar mais na carreira de Sebastião Oliveira, mas darei um pouco mais de atenção aos campeonato que disputar para que se possa ter uma visão do que tem acontecido neles. Por enquanto, segue uma síntese do que aconteceu nesse decênio em alguns campeonatos.

No Campeonato Brasileiro (Série A), quem manda é o Flamengo. Desde 2020, o Flamengo perdeu apenas uma edição, a mais recente (2029), quando terminou empatado em pontos com o Palmeiras, mas perdeu no critério de desempate, número de vitórias. Contando com o título brasileiro conquistado com o português Jorge Jesus, o Flamengo se tornou decacampeão brasileiro, sem contar os outros títulos anteriores.

ACtC-3d8Rlyr9cRZbZxD-0EmqFZdzuvCtJCDiHLH

Nesses anos, 19 equipes foram rebaixadas na Série A. A equipe que mais vezes foi rebaixada foi o Fortaleza com cinco rebaixamentos (2020, 2022, 2025, 2027, 2029), seguido por três equipes com três rebaixamentos: Chapecoense (2023, 2025, 2027), Paraná (2022, 2026, 2028), Ponte Preta (2021, 2027, 2029) e Atlético-GO (2021, 2026,2029). Na Série B, tivemos clubes que nunca haviam disputado a competição: Cruzeiro (2020) e São Paulo (2029).

Na 2ª competição mais importante do País, a Copa do Brasil, o seu caráter eliminatório se fez presente e a hegemonia do Flamengo vista no Campeonato Brasileiro não se repetiu. Mesmo assim, o Flamengo conquistou quatro dos 10 títulos, seguido pelo Palmeiras que venceu três vezes.

ACtC-3fyioNi1V6KTvcpsx7V11KgbSTW0u6tsgYW

Continentalmente, a Copa Libertadores teve quatro campeões nesses 10 anos. O Flamengo como o maior vencedor com seis títulos, seguido por Boca Juniors (Argentina) com três, Santos e River Plate (Argentina) com um cada. Infelizmente, a disputa tem sido monopolizada entre clubes brasileiros e argentinos. Apenas em duas edições houve clubes de outros países nas semifinais. Em 2021, o Atlético Nacional (Colômbia), e em 2029, O’Higgins (Chile) e o Milonarios (Colômbia).

ACtC-3fHTfBRC4nvq1NKbD_fsrCa93yNxbgnFK96

A Copa Sul-Americana se mostrou bem mais diversificada. No decênio 2020-29, apenas em 2023 e 2024 houve apenas equipes brasileiras e argentinas na semifinal. Essa diversificação tem se refletido nos campeões da competição. Em 10 anos, 10 vencedores diferentes, alguns inéditos em conquistas internacionais: Sporting Cristal (Peru), Fluminense e Bahia.

ACtC-3fVgrUuyirpSID4EbF6v8CehRY1vO3grKoA

Por conta das conquistas da Copa Libertadores (quatro), da Série A (sete), da Copa do Brasil (duas), do Campeonato Carioca (seis), da Recopa Sul-americana (quatro) e da Supercopa do Brasil (cinco), o técnico argentino Marcelo Gallardo (32 títulos) se tornou o técnico mais vitorioso da América do Sul à frente de outro argentino, Miguel Ángel Russo (15 títulos), que se aposentou em 2023. Gallardo assumiu o Flamengo após a saída de Jorge Jesus e permaneceu mais de seis anos no clube e pediu demissão do Flamengo, fez uma pausa de 18 meses e assumiu o comando do Atlético de Madrid em junho de 2029 no lugar do italiano Massimiliano Alegri, que havia substituído o espanhol Pep Guardiola, que havia substituído o português Jorge Jesus, que por sua vez substituiu o argentino Diego Simeone, que ficou mais de 9 anos nos Colchoneros.

No Mundial de Clubes, o formato antigo foi disputado até 2020. A partir de 2021 passou a ser disputado de quatro em quatro anos por 24 equipes. Nas três edições não houve espaço para surpresas. As semifinais sempre foram disputadas por equipes europeias.

ACtC-3dyYQ0DvJPqGj3FTGyb6ddG-rSrdVM0we01

Na Liga dos Campeões só há espaço para os superclubes. Seis clubes diferentes venceram-na no período com destaque para o Liverpool com quatro conquistas. Nas semifinais apenas clubes da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França participaram delas.

A Liga Europa também seguiu o padrão da Liga dos Campeões. Desde que Porto (2010/11), Shakhtar Donetesk (2008/09) e Zenit (2007/08) venceram a competição, apenas clubes do Top 5 europeu conquistam a 2ª competição mais importante da Europa. Isso já estava bem claro nos anos seguintes aos títulos dessas três equipes. No save, a tendência foi seguida. A única equipe que venceu mais de uma vez a competição foi a Internazionale (2019/20, 2021/22). As semifinais também indicam o predomínio de equipes da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. Apenas nas duas últimas temporadas, o semifinalista foi um clube português, o Porto (2027/28) e o Benfica (2028/29).

Na nova competição europeia, a Liga Conferência, apenas uma vez o campeão foi diferente das cinco nações já citadas. Em 2024/25, o Zenit (Rússia) conquistou o título. É bem verdade que em outras quatro oportunidades, equipes de países fora do Top 5 alcançaram a decisão, mas não conquistaram o título. 

Jürgen Klopp e Pep Guardiola continuam na ativa. O alemão Klopp foi despedido do Liverpool em 2028, ao término da temporada, com 20 títulos conquistados no clube inglês. Um ano depois assumiu a seleção francesa no lugar do francês Sabri Lamouchi, que em 2020 dirige o Nottingham Forest (Inglaterra) e que no save passou também pelos franceses Bordeaux e Lille. Guardiola foi despedido do City em 2024, com 13 títulos com o clube de Manchester. Depois passou pelo Atlético de Madrid (2024-26), pela seleção espanhola (2026-29) e agora está no Tottenham no lugar do italiano Roberto Mancini.

Contudo, o técnico mais vitorioso do momento é Carlo Ancelotti, que superou em pontos as conquistas de Alex Ferguson e lidera o Quadro de Honra. Depois de passar mais recentemente por Napoli e Everton, ele assumiu pela 2ª vez, o Real Madrid e desde então, está no clube em uma sequência de oito títulos da Liga Espanhola, quatro Copas do Rei, um Mundial de Clubes, um Supercopa UEFA, três Supercopas da Espanha,  mas apenas uma Liga do Campeões em 2028/29. 

Até o próximo decênio. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | O primeiro decênio (2020-2029) | atualizado: 21/09

Bastante interessante essa retrospectiva, deu pra ver que sem o Tião, os clubes não conseguiram seguir em evolução, mostrando o bom trabalho do treinador. Que, pelas estatísticas (alias, bela imagem, diga-se de passagem) só teve um momento realmente baixo, que foi no Sol de América, de resto sempre com bom percentual de vitórias.

Nas outras competições, impressionante a campanha do Flamengo. E engraçado que de 2026 a 2028 os "pódio" foi exatamente igual.

Só uma correçãozinha ali quanto à Série B... O Inter já foi rebaixado, em 2016, disputando a Série B de 2017 (subindo nesse ano, sem o título, contudo).

Aproveitando que está nesse clima de reviver esse período, como foram as Copas do Mundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutes ago, div said:

Bastante interessante essa retrospectiva, deu pra ver que sem o Tião, os clubes não conseguiram seguir em evolução, mostrando o bom trabalho do treinador. Que, pelas estatísticas (alias, bela imagem, diga-se de passagem) só teve um momento realmente baixo, que foi no Sol de América, de resto sempre com bom percentual de vitórias.

Nas outras competições, impressionante a campanha do Flamengo. E engraçado que de 2026 a 2028 os "pódio" foi exatamente igual.

Só uma correçãozinha ali quanto à Série B... O Inter já foi rebaixado, em 2016, disputando a Série B de 2017 (subindo nesse ano, sem o título, contudo).

Aproveitando que está nesse clima de reviver esse período, como foram as Copas do Mundo?

Acho que não tinha como as equipes seguirem em evolução depois da saída do Tião. Ao usar o diretor de futebol, a dinâmica do clube muda. Um treinador humano, quase sempre organiza as finanças do clube e paralelamente deixa o elenco mais equilibrado. A IA dão faz esse ajuste. O pior momento foi realmente com o Sul América, apesar de ter sido até o fim do estadual o melhor desempenho, já que Tião havia chegado à semifinal do Amazonense. Mas, depois, a coisa desandou com a negociações dos jogadores para outros clubes.

No save, o Flamengo está passando o rodo. Vamos ver como ele estará na daqui a alguns anos.

E eu havia esquecido completamente do rebaixamento do Inter. Já corrigi, muito obrigado pelo alerta.

Deixei para postar sobre a Copa do Mundo em outro momento, mais adiante, mas passo para você. Em 2022, Brasil, e 2026, Itália.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2030: Dá para ir mais longe?

Novo contrato: Só um ano?

A temporada 2029 foi uma temporada de “estreias”. Foram três competições jogadas nas quais o Íbis era estreante ou praticamente um estreante pelo tempo ausente da competição. Esse foi o caso do Campeonato Pernambucano, que o Íbis disputou pela primeira vez no século XXI e fez uma campanha memorável e ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo tricampeão Sport. Outra competição que o Íbis estava ausente havia muito tempo foi a Copa Pernambuco. Sem disputá-la desde desde 2020, o Pássaro Preto retornou para conquistá-la pela primeira vez derrotando o Central na decisão. Contudo, foi na Série D, que o Íbis realmente estreou. Como a equipe pior cotada entre os 68 participantes, o Íbis surpreendeu, ficou em 2º lugar em seu grupo e avançou para as fases eliminatórias, mas foi eliminado pelo Bahia de Feira (BA).

ACtC-3dIRWFvuzOFGjUVgzQvxmkyHPyFHHJxRJmp23cQ4odDgJasjd9iv2095Or3Kf3qby6tUg_n9My9B8rQMMBJ1V_5KAbojmbE2ScXsVZFRO8BnqB_iM6ffFtHYieKNWcCLKOD-cwVOrLEl-pEwm5e9vVL-Q=w800-h427-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la. Clique no link para ouvir o hino do Íbis

Diante do desempenho na temporada passada, não havia muitas dúvidas que Sebastião Oliveira renovaria o contrato com o Íbis mais uma vez. E foi renovado. Mas chama atenção que, mesmo como “favorito do clube” e com tudo o que conquistou com o Íbis, não houve oferta de um contrato com uma duração maior e a renovação foi por apenas um ano. 

Para a temporada 2030, o Íbis disputará quatro competições, as três disputadas em 2029 e a participação inédita na Copa do Brasil. Mas a questão principal que se coloca é sobre o que é possível fazer nesta temporada que seja melhor do que foi feito na temporada passada.

ACtC-3fdLW_1d5XkG_neIBY0o7mKAQt7sDjbrd59

As expectativas da diretoria são bastante modestas, mas Sebastião Oliveira é ambicioso e só pensa em avançar, levando o Íbis à frente. Diante disso, será que é possível sonhar com o título pernambucano ou ficar entre os semifinalistas seria o bastante? Na Série D, será possível conseguir a promoção ou ir ao mata-mata novamente seria o suficiente? E na Copa Pernambuco? O bicampeonato será obrigação? E na Copa do Brasil? Dá para fazer algo mais do que disputar a 1ª eliminatória?

Elenco e transferências: 28 jogadores

Para o início da temporada 2030, o Íbis dispensou cinco jogadores, apenas um titular, o goleiro Cacau, que jogou duas temporadas pelo clube. Para o seu lugar, o diretor de futebol contratou o goleiro Nicão, que passou todos os seus sete anos de carreira no São Bento (SP).

O elenco iniciou a temporada com 20 jogadores e dois novos contratados, o extremos Revite e Cleison, vindos respectivamente do Penedense (AL) e Portuguesa Londrinense (PR). No decorrer de janeiro e fevereiro, o Íbis foi às compras e contratou mais seis jogadores, totalizando 28 jogadores. 

ACtC-3faigvL-VqdQFoDFFngtlZQZ76VdRZ-_H36ACtC-3eib8uy92pulc5Rc9ydsDmC9Y8mw2Ssbq-H

Diante do tamanho do elenco que terminou a temporada anterior, Sebastião Oliveira não esperava essas contratações. Todavia, ele não nega que vários deles adicionaram qualidade ao elenco, tais como Nicão (goleiro), Mariano (zagueiro), Givanildo (centroavante), Cleison (extremo), Johnathan (lateral).

E essa adição de qualidade pode ser vista com a utilização da ferramenta de comparação de elencos que existe em “Relatório de Equipe”. Em comparação às outras 67 equipes da Série D, na atual temporada, o Íbis teve um pequeno aumento e passou de dois para cinco atributos entre os 10 melhores. Entre os piores atributos houve uma diminuição de 38 para 25 entre os 10 piores e com relação aos atributos na média ou acima dela o Íbis aumentou de 11 para 23. 

Tática: Carrilero e carrinhos

A primeira mudança para a temporada não é tática, mas impacta nela. É a dimensão do gramado, que volta a ter as medidas consideradas padrão de 105 por 68 metros. Já foi comentado anteriormente que acho que o campo estreito pode ter afetado negativamente a ofensividade da equipe do Íbis. Por isso, acho que é um bom momento para testar essa possibilidade com a mudança das dimensões do gramado. A expectativa é que a equipe melhore o desempenho ofensivo e de preferência, com o mesmo desempenho defensivo.

Um dos objetivos particulares do save é utilizar táticas, mas principalmente, funções diferentes. Às vezes, os hábitos e os receios nos impedem de fazer essas mudanças e ficamos com o que nos traz mais segurança, mas eu tenho tentado levar objetivo de experimentar novas funções adiante. E vou promover mais uma mudança tática na equipe.

ACtC-3fqoa1g7N6XUQf1wNqjsTto6mu-u92ZTKiO

A formação tática do Íbis seguirá a mesma, mas com duas mudanças nas funções de dois jogadores e a principal será a utilização de um Carrilero (apoiar) na equipe. Estou consciente de que as sugestões para essa função indicam a utilização com um meio-campo em diamante ou com três jogadores em linha e sem jogadores pelo lado, extremos ou meia-alas, mas a minha ideia é que ao utilizar o carrilero, ele ajude sobrecarregar o lado esquerdo da equipe com os outros dois jogadores que atuam por ali, o lateral e o extremo, e que ajude a criar mais jogadas ofensivas por ali. Estou curioso para ver como ele se comportará no Íbis. 

A outra mudança de função será com o volante que passará a jogar como Médio Recuperador de Bolas (defender) que é a função mais adequada aos volantes que tenho. Aumentará a pressão sobre os jogadores adversários, será mais agressivo nos desarmes e evitará passes mais arriscados, ações que o Médio Defensivo (defender) não possui.

Também há uma instrução que foi modificada. Nesta temporada, a opção por “Evitar Carrinhos” foi desmarcada e os jogadores estão liberados para tentar essa ação. O que deve acabar gerando, no decorrer da temporada, uma ou outra expulsão.

Copa do Brasil: Surpresa

Com o vice-campeonato pernambucano em 2029, o Íbis garantiu uma vaga para a Copa do Brasil que tem com o atual campeão, o Flamengo em decisão contra o Vasco em um placar agregado de 5 a 4. 

Para o Íbis, a participação na 2ª competição mais importante do Brasil foi um prêmio e Sebastião Oliveira levou o que tinha de melhor para a partida da 1ª fase, sonhando com a possibilidade de surpreender o adversário em 90 minutos, Coritiba. 

O Coritiba, desde 2022, não conquista o título paranaense e nesta temporada disputará a Série C, após o rebaixamento na temporada passada. Além disso, tem que conviver com Athletico, Paraná e Londrina na Série A. Por conta do regulamento, o Coritiba (4-1-4-1), do técnico Edson José Teixeira (newgen), jogou fora de casa contra o Íbis, mas com a vantagem do empate ao término dos 90 minutos. O Íbis teve mais posse de bola, mas o Coritiba foi mais agressivo, principalmente no 1º tempo, mas um chute de fora da área de Alberto, definiu a vitória do Íbis por 1 a 0.

ACtC-3fJYPZ0HzjJHzW3QJsxLFea7XStpNnZ-frH

Com a zebra na 1ª eliminatória, o próximo adversário foi outro clube paranaense, o Londrina, recém-promovido para a Série A (4º lugar na Série B em 2029) e vice-campeão paranaense nas duas últimas edições. Intercalado com o Campeonato Pernambucano, o Íbis jogou novamente em casa, mas sem a desvantagem do empate para o adversário. A partida foi mais complicada. O Londrina, do técnico Moisés Egert, teve mais posse de bola e mais arremates que o Íbis. Contudo o empate inicial foi até o fim da partida e levou a decisão da vaga para os pênaltis. Com muita sorte, depois de ter perdido dois pênaltis, o Íbis venceu por 4-3 e avançou novamente.

ACtC-3fRAjFovHK5g_iLcns3xtQsBKqULkkSZPtj

Depois de passar por dois adversários, o Íbis ficou na fase seguinte, a primeira fase disputada em duas partidas. O Figueirense (4-2-3-1) está na Série B desde 2026, mas não ganha um Campeonato Catarinense desde 2018. A equipe do técnico Vagner Mancini conseguiu uma importante vantagem na partida de ida, disputada em Goiana (PE), com um gol de cabeça em uma cobrança de falta, mesmo sem ter sido superior na partida. A vantagem de 1 a 0 na ida acabou se tornando decisiva porque o Figueirense não conseguiu vencer em casa e o 0 a 0 da partida de volta, em outra partida equilibrada, acabou desclassificando o Íbis.

ACtC-3ehXyKnzOndIzAOrLYaVoPGlCm6NUSBGXev

Para quem imaginava a eliminação na 1ª eliminatória, ter avançado até a 3ª eliminatória foi um ótimo resultado esportivo para o Íbis, que nunca havia disputado a competição, isso sem contar o resultado financeiro.

Finanças: Recursos bem-vindos

Uma das principais dificuldades de um clube nas divisões inferiores do futebol brasileiro é conseguir recursos. Sebastião Oliveira tem vivenciado isso em praticamente todos os clubes e eles se viram como podem. Empréstimos bancários, vendas e/ou abandonos das instalações têm sido as práticas mais comum dos clubes para conseguir recursos.

ACtC-3ff603iHiKa7gCfp-UX92rFgmZYkLIdz6EU

A participação do Íbis na Copa do Brasil rendeu muitos recursos para o clube. Ao conseguir avançar três fases, arrecadou mais 3,4 milhões de reais:

  • 1ª fase: 938 mil
  • 2ª fase: 1 milhão
  • 3ª fase: 1,47 milhão

Excluindo os 35,7 milhões conseguidos com o empréstimo bancário e o abandono das instalações, o Íbis teve 5,7 milhões de receitas na temporada passada. Neste ano, só com a Copa do Brasil, o Íbis já arrecadou quase 60% dos 5,7 milhões. É bastante provável que supere esse valor até dezembro.

Peço mais uma vez, que se puderem, participem da enquete sobre os uniformes no topo da página. Obrigado. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2030: Dá para ir mais longe? | atualizado: 24/09

Grande surpresa a vitória sobre o Coritiba, que já não é mais aqueleeee Coritiba.. E certamente o lucro deste ano será ótimo para o time.

Parabéns pela campanha na Copa e sucesso no resto da temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As camisas ficaram bacanas. Esse estilo de mockup é muito realista.

Excelente arrancada na Copa do Brasil. Bateu dois times superiores e caiu por detalhes para um terceiro. A premiação vem em boa hora. 

Boa sorte para a continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande início de temporada avançando não uma, mas duas vezes na CdB.

Quando vi a imagem da tática fiquei me perguntando por que o Carrillero não estava na direita onde tem um ala com a função atacar, mas depois da sua explicação, faz sentindo povoar o lado esquerdo. Tem sentido algum impacto da função no lado esquerdo?

Boa sorte no campeonato pernambucano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, div said:

Grande início de temporada avançando não uma, mas duas vezes na CdB.

Quando vi a imagem da tática fiquei me perguntando por que o Carrillero não estava na direita onde tem um ala com a função atacar, mas depois da sua explicação, faz sentindo povoar o lado esquerdo. Tem sentido algum impacto da função no lado esquerdo?

Boa sorte no campeonato pernambucano.

Apesar de não gostar do regulamento da 1ª fase da CdB por conta da vantagem para o visitante, o fato é que as fases com eliminatórias simples são sempre bem legais e tensas. Contra equipe grandes tem sido um desafio conciliar tentar chegar ao gol adversário e ao mesmo tempo não ter uma posse de bola muito baixa. Fiquei feliz com o fato do Íbis ter sofrido apenas um gol em cinco partidas.

Meu lado direito está bem resolvido, vamos dizer. A questão era mesmo o lado direito. E como eu disse, a ideia é poder testar e fugir um pouco das mesmas soluções que usamos, mesmo que isso produza alguma situação ruim. Por enquanto, não tenho uma opinião. Por conta da disputa de duas competições simultâneas, isso pode estar atrapalhando a equipe no estadual, mas por outro lado, o fato de termos feito jogos duros contra os adversários me deixa satisfeito. Vou ter que jogar mais para dar uma opinião melhor.

Valeu. Obrigado.

 

13 hours ago, Khroiskantis said:

As camisas ficaram bacanas. Esse estilo de mockup é muito realista.

Excelente arrancada na Copa do Brasil. Bateu dois times superiores e caiu por detalhes para um terceiro. A premiação vem em boa hora. 

Boa sorte para a continuidade.

Legal que tenha gostado. Esse primeiro uniforme é o inverso do que utilizei na temporada passada. Também acho bem realista.

Essa primeira experiência na Copa do Brasil foi excelente, mesmo. Poderíamos até ter passado do Figueirense, mas sem marcar gols, complica. Fizemos apenas um em cinco jogos. Eu dei atenção especial à CdB por conta da premiação até deixando um pouco o Pernambucano de lado.

Valeu. Obrigado.

 

13 hours ago, Rodrigo Violim said:

Grande surpresa a vitória sobre o Coritiba, que já não é mais aqueleeee Coritiba.. E certamente o lucro deste ano será ótimo para o time.

Parabéns pela campanha na Copa e sucesso no resto da temporada!

O Coritiba está bem atrás do que já foi. Está faltando o Tião lá. Esses recursos vão ajudar a segurar por mais um tempo o retorno do Íbis aos problemas financeiros. 

Valeu e obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A relação dos clubes menores com a venda do espaço de treinos me parece ser uma estratégia do jogo para equilibrar a finança dos clubes menores, acontece mesmo com alguma frequência mesmo em outros países. Como os clubes são mesmo deficitários, e não há como se tornarem, acaba sendo gerado essa ferramenta que acho irreal mas entendo a necessidade. 

Foi uma temporada na D acima do que era esperado, uma estreia bem digna de um time forte que vai conseguir se consolidar no clube. Terminou com um título que, pode não significar nada, mas é título e isso que importa. Já comentei outras vezes e reforço agora, grandes treinadores no Brasil tem a carreira marcada pelas conquistas regionais e não tem razão para o Tião ser diferente.

Os gráficos comparativos são excelentes inclusive para deixar ainda mais evidente como o Ibis é um marco na vida do Tião, ele vinha do clube de pior percentual e alcança o seu auge até aqui com um trabalho exemplar. Nada mais futebol brasileiro do que esse tipo de alternância.

E claro, não poderia deixar de exaltar a belíssima campanha na Copa do Brasil: causou o terror e deixou paranaenses com pesadelos, o jogo contra o Londrina, por ser um time de Série A, tem números excelentes e venceu com justiça. Chega a ser engraçado que contra o Figueirense fez dois jogos mais parelhos que nas fases anteriores mas faltou aquela eficácia a mais na hora de converter as oportunidades. De todo modo, é para ficar ansioso com esse time assombrando os campeonatos nacionais, os clubes da Série D que aguardem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/25/2020 at 9:35 PM, Peepe said:

A relação dos clubes menores com a venda do espaço de treinos me parece ser uma estratégia do jogo para equilibrar a finança dos clubes menores, acontece mesmo com alguma frequência mesmo em outros países. Como os clubes são mesmo deficitários, e não há como se tornarem, acaba sendo gerado essa ferramenta que acho irreal mas entendo a necessidade. 

Foi uma temporada na D acima do que era esperado, uma estreia bem digna de um time forte que vai conseguir se consolidar no clube. Terminou com um título que, pode não significar nada, mas é título e isso que importa. Já comentei outras vezes e reforço agora, grandes treinadores no Brasil tem a carreira marcada pelas conquistas regionais e não tem razão para o Tião ser diferente.

Os gráficos comparativos são excelentes inclusive para deixar ainda mais evidente como o Ibis é um marco na vida do Tião, ele vinha do clube de pior percentual e alcança o seu auge até aqui com um trabalho exemplar. Nada mais futebol brasileiro do que esse tipo de alternância.

E claro, não poderia deixar de exaltar a belíssima campanha na Copa do Brasil: causou o terror e deixou paranaenses com pesadelos, o jogo contra o Londrina, por ser um time de Série A, tem números excelentes e venceu com justiça. Chega a ser engraçado que contra o Figueirense fez dois jogos mais parelhos que nas fases anteriores mas faltou aquela eficácia a mais na hora de converter as oportunidades. De todo modo, é para ficar ansioso com esse time assombrando os campeonatos nacionais, os clubes da Série D que aguardem...

Concordo com você com a ideia da estratégia do FM, mas a venda de propriedades dos clubes, quando eles as possuem, para saldar dívidas é algo que ocorreu e ainda ocorre, logicamente não na quantidade que ocorre no jogo. O FM tem essas estratégias mesmo. Quantas vezes a diretoria não injeta dinheiro para fechar o rombo de contas de um clube? Isso ocorre em clubes maiores, que possuem sócios ricos, mas no FM ocorre em clubes pequenos que, muito provavelmente, não possuem sócios ricos com capacidade para fazer essa doação. Eu não sei se é o seu caso, mas são coisas que não me incomodam.

A temporada de estreia na D foi bem acima do que eu esperava, se bem que o Pernambucano deu a dica do que poderia acontecer. Fiquei bem feliz. E a Copa PE, é como você disse, não vale nada, mas eu prefiro ganhá-la a perdê-la. E concordo com você. É essa a dinâmica do futebol no Brasil e carreiras são construídas dessa maneira com várias conquistas regionais.

Legal que tenha gostado do infográfico. Achei que valeria a penas depois de 10 temporadas de save. O Íbis pode ser um ponto de virada mesmo, dependendo do que vier à diante na carreira dele. Pois é, a ideia de colocar algumas "barreiras" no save foi justamente para não fazer um caminho muito linear que estou acostumado a fazer em meus saves. Por enquanto, tenho gostado.

Quando eu olho as duas partida contra o Figueirense fico com a sensação que dava para ter passado. Mas gostei muito da participação do Íbis em sua primeira Copa do Brasil. Sem contar a grana. Agora verermos como foi o Pernambucano e a Série D que está próxima de começar.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, desde a minha última passagem por aqui muita coisa rolou, saiu do Centro, foi para o Sul América, voltou para Pernambuco em um time tradicionalíssimo. E tirando a última temporada com Centro e a temporada no Amazonas, a carreira do Tião foi espetada para cima nos últimos anos. Uma pena somente é o grande número de vices, alguns torcedores já chamam o técnico de Vasco Oliveira no twitter. 

Votei na enquete na opção 'gostei só do uniforme secundário', na real os dois são muito bonitos, mas o secundário é mais, e tem um estilo que eu gosto, já o estilo degradê do uniforme principal não é algo me incomoda, mas também não me cativa, prefiro uniformes mais raízes.

Irônico que algumas temporadas atrás você tenha falado sobre usar só dois goleiros e agora seu Diretor de Futebol adora contratar arqueiros, acho que ele leu seu texto e está te sacaneando.

Boa sorte na sequência, o save está espetacular!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro decênio (2020-2029)

10 anos de muitas aventuras do Tião até aqui e foi um prazer poder acompanhar de perto. Acredito que depois de alguns anos, hoje o treinador vive o melhor momento da carreira e os próximos 10 anos tendem a ser ainda mais fantásticos. 

Gostei demais da arte que você fez, conseguiu resumir tudo em um banner bem bacana, parabéns GG!!

Esse domínio do Flamengo é de chamar atenção realmente de chamar atenção. JJ está la até hoje? Outra coisa bacana foi a volta por cima do Boca Juniors depois de uma década de derrotas para o Rival River. Um time peruano campeão internacional também é bem legal.

Gallardo tá no top4 já hahah, pode onde ele anda aí?

Temporada 2030: Dá para ir mais longe?

Eu tenho a ligeira impressão de que esse diretor do Íbis é o melhor que você já teve até aqui, também concorda? Mais uma vez com ótimas contratações. O gigante Givanildo pode dar uma jogo aéreo excelente no ataque da equipe e o zagueirão Mariano, embora não tenha atributos técnicos defensivos muito bons e uma baixa estatura, tem atributos físicos excepcionais e pode fazer bem o papel de cobertura. Já testou usar um zagueiro cobrir e outro bloquear? 

Tô ansioso pra ver como o Carrilero vai se sair.

Participação fantástica na CdB, eliminando times nitidamente superiores no papel, até pela divisão e tudo mais. No entanto, futebol se resolve dentro das 4 linhas e lá o Íbis foi gigante, parabéns!! E com certeza, dá pra ir mais longe.

Boa sorte na sequência, GG!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, AllMight said:

Caramba, desde a minha última passagem por aqui muita coisa rolou, saiu do Centro, foi para o Sul América, voltou para Pernambuco em um time tradicionalíssimo. E tirando a última temporada com Centro e a temporada no Amazonas, a carreira do Tião foi espetada para cima nos últimos anos. Uma pena somente é o grande número de vices, alguns torcedores já chamam o técnico de Vasco Oliveira no twitter. 

Votei na enquete na opção 'gostei só do uniforme secundário', na real os dois são muito bonitos, mas o secundário é mais, e tem um estilo que eu gosto, já o estilo degradê do uniforme principal não é algo me incomoda, mas também não me cativa, prefiro uniformes mais raízes.

Irônico que algumas temporadas atrás você tenha falado sobre usar só dois goleiros e agora seu Diretor de Futebol adora contratar arqueiros, acho que ele leu seu texto e está te sacaneando.

Boa sorte na sequência, o save está espetacular!

Eita, se você parou quando o Tião estava no Centro, a coisa andou muito. Tem cinco temporadas mais ou menos. Quem diria que seria com o Íbis que a carreira do Tião seria espetada para cima?! Na carreira toda são muitos vices mesmo. Se pensar no títulos do save são 2 e 4 vices. Vai que a carreira do Tião vai ficar marcada por isso?

Obrigado pelo voto. Esse degradê na realidade é o negativo do outro uniforme que fiz para temporada anterior. Entendo perfeitamente, tem gente que gosta do mais clássico. Agradeço por ter deixado a opinião.

Coincidência, né? Achei superengraçado, ainda mais que tive as contusões que falo que são raras.😁 Sorte que ele trouxe um por empréstimo para me salvar.

Valeu. Muito obrigado.

 

 

7 hours ago, ElPerroMG said:

O primeiro decênio (2020-2029)

10 anos de muitas aventuras do Tião até aqui e foi um prazer poder acompanhar de perto. Acredito que depois de alguns anos, hoje o treinador vive o melhor momento da carreira e os próximos 10 anos tendem a ser ainda mais fantásticos. 

Gostei demais da arte que você fez, conseguiu resumir tudo em um banner bem bacana, parabéns GG!!

Esse domínio do Flamengo é de chamar atenção realmente de chamar atenção. JJ está la até hoje? Outra coisa bacana foi a volta por cima do Boca Juniors depois de uma década de derrotas para o Rival River. Um time peruano campeão internacional também é bem legal.

Gallardo tá no top4 já hahah, pode onde ele anda aí?

Temporada 2030: Dá para ir mais longe?

Eu tenho a ligeira impressão de que esse diretor do Íbis é o melhor que você já teve até aqui, também concorda? Mais uma vez com ótimas contratações. O gigante Givanildo pode dar uma jogo aéreo excelente no ataque da equipe e o zagueirão Mariano, embora não tenha atributos técnicos defensivos muito bons e uma baixa estatura, tem atributos físicos excepcionais e pode fazer bem o papel de cobertura. Já testou usar um zagueiro cobrir e outro bloquear? 

Tô ansioso pra ver como o Carrilero vai se sair.

Participação fantástica na CdB, eliminando times nitidamente superiores no papel, até pela divisão e tudo mais. No entanto, futebol se resolve dentro das 4 linhas e lá o Íbis foi gigante, parabéns!! E com certeza, dá pra ir mais longe.

Boa sorte na sequência, GG!!

 

Legal. Agradeço também por seus comentários. Esse é o melhor momento mesmo. Vamos ver se a coisa para ele vai continuar subindo ou se vai parar ou até regredir.

Que bom que tenha gostado. Achei que seria legal fazer um infográfico com esses dados nesse número redondo de 10 anos. Valeu pela opinião.

Acho que você deve ter lido muito rápido e pulou parte do texto. Vou colocar aqui:

Por conta das conquistas da Copa Libertadores (quatro), da Série A (sete), da Copa do Brasil (duas), do Campeonato Carioca (seis), da Recopa Sul-americana (quatro) e da Supercopa do Brasil (cinco), o técnico argentino Marcelo Gallardo (32 títulos) se tornou o técnico mais vitorioso da América do Sul à frente de outro argentino, Miguel Ángel Russo (15 títulos), que se aposentou em 2023. Gallardo assumiu o Flamengo após a saída de Jorge Jesus e permaneceu mais de seis anos no clube e pediu demissão do Flamengo, fez uma pausa de 18 meses e assumiu o comando do Atlético de Madrid em junho de 2029 no lugar do italiano Massimiliano Alegri, que havia substituído o espanhol Pep Guardiola, que havia substituído o português Jorge Jesus, que por sua vez substituiu o argentino Diego Simeone, que ficou mais de 9 anos nos Colchoneros.

 

Sabe que o Zezinho Botafogo é histórico, né? Mas falando sério, acho que é o melhor até o momento. Concordo com você. Pois é, o bicho é grande, mas não tem resolvido com gols. Já o Mariano me preocupa justamente por essa ausência de bons atributos defensivos e da baixa impulsão (11). Me desculpe, se você já sabe, mas a altura do jogador não conta, o que conta é a impulsão. Mas ele está bem cotado e quero vê-lo em campo para ter uma opinião melhor. Sobre o zagueiros cobrir/bloquear, só os uso quando não tenho um volante à frente deles porque eles não funcionam, na realidade, como um bloqueador e um fazendo a cobertura.

Eu também quero ver. Tenho que aproveitar o save para essas brincadeiras.

Eu gostei muito também. Esperava ficar na 1ª eliminatória, pensei que iria cair na 2ª quando o time perdeu os dois pênaltis e só ficamos na 3ª. Um pouquinho mais dava para ter passado.

Valeu, Perro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ 

 

Temporada 2030: Mudanças não funcionam

Campeonato Pernambucano - Série A1: O suficiente

Na temporada passada, o Íbis conquistou um improvável vice-campeonato pernambucano e para a edição de 2030, a pergunta foi se a equipe seria capaz de repetir a dose. O campeonato foi disputado por uma equipe da Série A (Sport), uma da B (Náutico), cinco da D (Santa Cruz, Retrô, Central, Íbis e Cabense), duas da Regional (Sete de Garanhuns e Afogados da Ingazeira) e uma da Pré-Regional (Salgueiro na Pré-Regional).

O Íbis não conseguiu repetir a 1ª fase do ano anterior. Na duas primeiras rodadas, o Íbis foi superior aos adversários e conquistou duas vitórias. Na 1ª rodada, derrotou o recém-promovido Sete de Garanhuns (4-1-4-1) por 2 a 0 e depois, o Afogados da Ingazeira (3-4-2-1) por 2 a 1. Seis pontos previstos e conquistados pelo Íbis.

ACtC-3cCM4LcyeWq2329pz4vtKToSv8lnKDpdr3z

Na 3ª rodada, antes da estreia na Copa do Brasil, o Íbis fez uma partida muito equilibrada contra o Náutico (4-2-3-1). Teve a chance de abrir o placar em um pênalti, aos 58, mas desperdiçou. E acabou punido com um pênalti logo depois, aos 60, e depois sofreu outro gol, aos 76, e perdeu por 2 a 0.

Perder para o Náutico era algo até previsível, mas foram os resultados das três rodadas seguintes que desagradaram Sebastião Oliveira. O Íbis enfrentou três equipes da Série D e não saiu vencedor em nenhuma das três partidas. Fora de casa, contra o Retrô (4-1-4-1), o Íbis foi derrotado por 1 a 0. 

ACtC-3cMteMEPRhKHuhVAXU4vvfVCTGsyIW0y5Um

Nas duas rodadas seguintes contra Central e Santa Cruz, o Íbis conquistou apenas dois empates. Contra o Central (4-2-2-2), domínio sobre o adversário, mesmo jogando em Caruaru, mas sem conseguir convertê-lo em gols. Contra o Santa Cruz (4-2-3-1 MD), no Recife, a situação foi inversa. Domínio do adversário sobre o Íbis, mas empate de 1 a 1 no final.

ACtC-3e9Pg7jpIuZGII7-4zh7JdPTV5UHrotJRAU

Mesmo tendo conquistado apenas dois dos nove pontos disputados contra equipes da Série D, o Íbis acabou por amenizar esse desconforto diante do Sport (4-2-3-1). O líder da 1ª fase sofreu um gol aos 18, de Gabriel Xavier, de fora da área, e se viu em dificuldades ao perder um jogador, por expulsão, aos 43 minutos. Com um a menos, a partida ficou equilibrada e o placar mínimo seguiu até o fim da partida com o Íbis conquistando três pontos importantes.

ACtC-3e5rgcTqV1lOGwwuz5UzuKAKhWjfBMWio1C

Em 5º lugar, o Íbis perdeu a chance de dar um salto na tabela de classificação nas duas últimas rodadas contra Cabense e Salgueiro. Talvez pela participação na Copa do Brasil e também pelo desempenho de alguns jogadores, a equipe não conseguiu se impor à Cabense (4-2-3-1), por acaso outra equipe da Série D, e nem ao Salgueiro (4-3-3 em linha) e ficou no empate em 1 a 1 contra ambas as equipes.

Apesar de um desempenho abaixo do desejado, a colocação final da 1ª fase ficou com o Íbis em 5º lugar, colocando-o para enfrentar o Retrô, na casa do adversário, enquanto o Santa Cruz enfrenta o Central. Sport e Náutico aguardam os vencedores dessas duas partidas.

ACtC-3cu7e4BigeUkIR0S0wL2gIbhZUMXM5ESPOQ

Cabense, Sete de Garanhuns, Afogados da Ingazeira e o Salgueiro disputam o “torneio da morte”. 

ACtC-3fXdg4S4iKvgVTTRoiwibdMVCR1g4kZux3L

Na disputa por uma vaga na semifinal, o Íbis enfrentou o Retrô (4-1-4-1) em Camaragibe, casa do adversário. O 1º tempo foi do Íbis, que controlou a partida, e fez um gol aos 42, com Givanildo. No 2º tempo, a partida se equilibrou e o resultado ficou indefinido até o gol de Glauciano nos acréscimos para o Íbis.

ACtC-3eWP3f14n_g3OsO3vzz0tHP_y80r9jXFx9X

Na semifinal, o Íbis enfrentou o Náutico nos Aflitos. O Náutico (4-2-3-1) foi melhor durante os 90 minutos.O Íbis não conseguiu fazer frente e foi derrotado, até com certa facilidade, pelo Timbu. 

ACtC-3cd8v4IYwOig77LnSyPCYBVszH4wmhE888r

Com a vitória, o Náutico enfrentou o Sport na decisão, mas o melhor time da competição não conseguiu fazer frente ao Leão e foi derrotado por 5 a 0 no valor agregado e não conseguiu impedir que o Sport conquistasse o tetracampeonato pernambucano. O Salgueiro e Afogados da Ingazeira foram rebaixados.

O Íbis não conseguiu repetir o excelente desempenho do campeonato do ano passado, quando foi vice-campeão. Era algo previsível que se concretizou nesta edição. Contudo, alcançar a semifinal é uma campanha muito boa, porém a grande competição do ano é a Série D que começará em poucos dias.

Elenco, transferências e estatísticas: Menos de um gol por partida

A expectativa que a ampliação das dimensões do gramado colaborasse para uma maior ofensividade da equipe do Íbis não se concretizou até o momento. Mesmo com os bons resultados da Copa do Brasil e a semifinal do Campeonato Pernambucano, o Íbis tem tido um desempenho ofensivo ruim, com média de menos de um gol marcado por partida, e que só tem sido equilibrado por conta de uma média de menos de um gol sofrido por partida. 

ACtC-3fGq1mqN6W9xUVqQZFQSfMNeYdOpqQjBfsgACtC-3dTbwqUiUrhWE7rgFtHZsUv2FZHKt9_n8EA

As médias não estão boas e nenhum dos três atacantes têm vindo bem. Sebastião Oliveira tem dado oportunidades iguais para Gustavo Pena e o recém-contratado Givanildo, mas ninguém tem correspondido. Valmor, contundido desde a 2ª rodada do Campeonato Pernambucano, ainda procura a melhor forma. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2030: Mudanças não funcionam | atualizado: 28/09

Desempenho bastante oscilante do Íbis nessa primeira parte da temporada, fez boa campanha na CdB (dentro das possibilidades), passou aperto na 1ª fase do estadual, mas chegou até as semifinais. Repetir o desempenho do ano passado, como vc mesmo disse, era improvável mesmo. Agora vai precisar de mais consistência para a Série D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...