Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

Colocando a leitura em dia, e me surpreendi com a guinada do Ibis. A ultima, em especial, com direito a goleadas e 2 acessos coloca o "pior Time do Mundo" no cenário nacional, série D e o que pode trazer boas surpresas e bons contos. Espero que consiga fazer uma boa temporada e quem sabe até subir para C né? Também espero, que minha analise esteja certa e o time consiga manter regularidade e organização, mesmo com a saída do Tião, e continuar lutando fora do apelido de "pior time". 

Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada 2028: Reparação

Engraçado como as coisas são, em outra oportunidade você perdeu o título jogando com o Centro, agora o Centro te venceu em uma final, será a lei do ex reversa? hahah

No fim das contas foi ótimo, pelo menos ao meu ver. Foram dois acessos seguidos e o time do Íbis voltará a elite do futebol regional, deixando um pouco a fama de melhor time do mundo. Outro que segue fazendo por onde é o Valmor, não para de fazer gol esse menino? Parabéns pelo acesso, GG!

Na Regional começou lindamente bem, como sempre tem começado nas competições, torcer para que consiga manter essa forma e se classifique o mais rapidamente.

Temporada 2028: A Rede Globo como inspiração

Sempre vi esse time do Globo e não sabia desse relação com a rede globo, mais um motivo pra não torcer por eles uhahua.

Como eu imaginava, se classificou muito bem, e por sobra com o melhor ataque do grupo. Acredito que o mais importante seja mesmo a promoção, disputar a Série D vai dar mais visibilidade pro Tião, ainda mais com a disputa da elite estadual, essa temporada promete. Parabéns pelo acesso, GG!!

Só uma coisa, me chamou atenção o Manoelzinho como líder de assistências. Ele tá jogando em que posição? Sempre meus extremos ou laterais que são líderes de assistência, provavelmente por explorar as pontas.

Fiquei feliz pela renovação, to gostando de ver o Tião se encontrando na carreira junto com o Íbis, está sendo o casamento perfeito!!

Filhos de Israel

Interessante a história, mais uma entre tantas outras que a gente descobre. Seria até mesmo interessante se tivesse esse time em uma DB e fazer uma história parecida.

Boa sorte na sequência, GG!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, ElPerroMG said:

Temporada 2028: Reparação

Engraçado como as coisas são, em outra oportunidade você perdeu o título jogando com o Centro, agora o Centro te venceu em uma final, será a lei do ex reversa? hahah

No fim das contas foi ótimo, pelo menos ao meu ver. Foram dois acessos seguidos e o time do Íbis voltará a elite do futebol regional, deixando um pouco a fama de melhor time do mundo. Outro que segue fazendo por onde é o Valmor, não para de fazer gol esse menino? Parabéns pelo acesso, GG!

Na Regional começou lindamente bem, como sempre tem começado nas competições, torcer para que consiga manter essa forma e se classifique o mais rapidamente.

Temporada 2028: A Rede Globo como inspiração

Sempre vi esse time do Globo e não sabia desse relação com a rede globo, mais um motivo pra não torcer por eles uhahua.

Como eu imaginava, se classificou muito bem, e por sobra com o melhor ataque do grupo. Acredito que o mais importante seja mesmo a promoção, disputar a Série D vai dar mais visibilidade pro Tião, ainda mais com a disputa da elite estadual, essa temporada promete. Parabéns pelo acesso, GG!!

Só uma coisa, me chamou atenção o Manoelzinho como líder de assistências. Ele tá jogando em que posição? Sempre meus extremos ou laterais que são líderes de assistência, provavelmente por explorar as pontas.

Fiquei feliz pela renovação, to gostando de ver o Tião se encontrando na carreira junto com o Íbis, está sendo o casamento perfeito!!

Filhos de Israel

Interessante a história, mais uma entre tantas outras que a gente descobre. Seria até mesmo interessante se tivesse esse time em uma DB e fazer uma história parecida.

Boa sorte na sequência, GG!

 

Exato. Só não fiquei mais triste porque o vencedor foi o Centro. De certa maneira fiquei feliz.

O ano foi ótimo mesmo. Poderia ter sido melhor com o título, mas as promoções valeram muito.

Você acabou me chamando a atenção para a imagem das estatísticas que foi cortada errada e nem aparece o Valmor. É melhor que a média do Paolo Guerrero, mas não é assim tão boa, né?

Vou corrigi-la.

Imaginei que o Coliseu do Sertão fosse chamar atenção também, afinal foram milhares de reais gastos no estádio e ninguém nem notou. Apesar do ódio disseminado contra a Globo, ela é uma empresa muito organizada e trabalha com excelência em vários aspectos. No momento do País, eu acho que a Rede Globo é o menor dos problemas. Mas eu não colocaria o nome do meu time de Globo.😉

Queria ter avançado mais na Regional, porém a promoção, como você disse é o mais importante. A próxima temporada promete. Valeu.

O Manoelzinho joga de meia central, mas ele cobra faltas também e isso ajudou nas assistências.

Também achei legal o Íbis ter aparecido.

Legal que tenha gostado.

O @Bruno Trink fez no passado um excelente save em Israel.

Valeu, Perro.

 

2 hours ago, Valismaalane said:

Colocando a leitura em dia, e me surpreendi com a guinada do Ibis. A ultima, em especial, com direito a goleadas e 2 acessos coloca o "pior Time do Mundo" no cenário nacional, série D e o que pode trazer boas surpresas e bons contos. Espero que consiga fazer uma boa temporada e quem sabe até subir para C né? Também espero, que minha analise esteja certa e o time consiga manter regularidade e organização, mesmo com a saída do Tião, e continuar lutando fora do apelido de "pior time". 

Boa sorte na sequencia!

Olá, Valis.

Que bom que teve surpresa na leitura. Também achei bem legal ter conseguido o acesso, mesmo que depois tenha perdido para o Globo. Você tem razão, com o Íbis podem surgir boas surpresas. Vamos ver se é possível, mas acho mais complicado duas subidas seguidas em divisões nacionais. Porém vou tentar. Eu também gosto que os clubes consigam manter um bom desempenho quando saio, mas infelizmente isso não é muito comum no save porque tenho passado pouco tempo neles.

Valeu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2029: Surpresa no Pernambucano

Licença Nacional B

Como eu registrei ao término da temporada passada, Sebastião Oliveira renovou o contrato por mais um temporada. Até o momento no save, nenhum clube ofereceu um contrato com uma duração maior.

ACtC-3eD_fiXbanycBP6NSzPeRN1SnNi7onRcnzX

Aos 30 anos, Tião completa seu 10º ano de carreira e agora tem a licença Nacional B, conseguida no ano passado.  Ele também teve um aumento considerável dos atributos no último ano. Na temporada passada eram dois acima de 11 e agora são sete.

Nesta temporada, tudo indica que o Íbis disputará três campeonatos, a Série A1 de Pernambuco, a Série D e agora, com toda certeza, a Copa Pernambuco, que inclusive aparece no calendário de partidas da equipe, coisa que não aconteceu na temporada passada.

ACtC-3cWPP7DfVNaDVP18lO4QTGbgWE-M4o95c2oN0jlvkOD1S_-5QaPajejPQ8bnSzq5vo5KuydoFFXXIVbZjBaaK4kIrEje3yxoAs3gT7DeajuUpZMLeoUPAFpBohVFCPTpIA_UrOibVPnod6IMjyzbw0vbA=w800-h427-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la. Clique no link para ouvir o hino do Íbis

Para a temporada 2029, a diretoria do Íbis espera pouco da equipe. Lutar pela manutenção no Campeonato Pernambucano e também na Série D é o que ela espera. A Copa Pernambuco é algo que não faz diferença para ela.

Finanças: 50%

Depois do empréstimo feito pela diretoria, o início da temporada é no caminho conhecido. A cada mês, o saldo negativo aumenta. A boa notícia é que a folha salarial que representou 73% quando Sebastião Oliveira assumiu o Íbis, atualmente representa 50% dos gastos do clube.

Tática: Estreito e longo

Não faço parte do grupo que acredita que o jogo aprenda nossa tática depois de algumas partidas, porém acredito no ranqueamento dos clubes e no rerranqueamento que ocorre na metade de uma temporada e isso provoca mudanças na forma como os adversários encaram nossa equipe. 

A tática utilizada no Íbis segue praticamente inalterada. Vamos para 3ª temporada com ela. No que diz respeito às instruções da equipe, ela inalterada. O que tem mudado é um ou outro posicionamento dos jogadores. Por exemplo, nesta temporada o meia-atacante não jogará centralizado, mas deslocado à esquerda. Quem estará centralizado será o meia central.

Em todas as equipes nas quais havia trabalhado, Sebastião Oliveira sempre havia adotado o tamanho padrão de 105 por 68 metros, mas quando o trabalho no Íbis teve início, observou-se que a equipe utilizava um campo estreito com 105 metros comprimento por 55 de largura. Oliveira resolveu mudar sua prática e seguir com o tamanho de 105 por 55 que o Íbis utilizava, principalmente com o objetivo de reduzir o número de gols sofridos e assim, dificultar a derrotas.

ACtC-3cremav70I2iiSjMZwzzT1-56kBX75UQRjH9qjF7FTARVHwehiZILWWPWj763AnWWC6FF2guLNLmsdIAukOeM5CL52pDuc5Bw_NO6G65roOFyacizRe9M9t3AQrlz06yzL0MaWArdz6qhUCpYQ2Wx1A-Q=w627-h580-no?authuser=0

Creio que a estreiteza do gramado colaborou sensivelmente para o bom registro defensivo da equipe na temporada 2027 (0,38 gol/partida) e na temporada 2028 (0,83 gol/partida), o que colaborou para o desempenho positivo da equipe, mesmo com um média de gols favoráveis baixa, 1,16 gol/partida (2027) e 1,64 gol/partida (2028).

Para a atual temporada, Sebastião Oliveira mudou as dimensões do campo. Ele continua estreito, mas ficou mais longo. Ele terá 115 por 55 metros na tentativa de que esses 10 metros adicionais no comprimento possam ajudar a equipe no ataque, sempre prejudicá-la defensivamente.

Campeonato Pernambucano - Série A1: Estratégia acertada

Sebastião Oliveira já disputou a Série A1 de Pernambuco uma vez. Foi em 2025 com o Centro Limoeirense. A equipe fez uma boa 1ª fase, ficando em 7º lugar, mas por conta do regulamento, acabou disputando um “torneio da morte” com outras três equipes e acabou rebaixado.

O campeonato tem uma fórmula na qual todos os times têm algo a disputar. Não há equipes que não disputam nada e podem ficar apenas administrando a competição. Na 1ª fase, as 10 equipes jogam entre si uma única vez. Os seis melhores seguem adiante em busca do título e os quatro últimos jogam entre si uma única vez e os dois com menos pontos são rebaixados.

Das seis equipes classificadas na 1ª fase, o 1º e 2º lugares vão direto para a semifinal. O 3º lugar enfrenta o 6º lugar e o 4º lugar enfrenta o 5º lugar em partida única com disputa de pênaltis em caso de empate após os 90 minutos. As duas equipes que avançaram enfrentam o 1º e 2º lugares na semifinal em partida única com disputa de pênaltis em caso de empate após os 90 minutos. A duas equipes que passarem da semifinal se enfrentam na decisão em duas partidas.

Das 10 equipes que disputam o campeonato desta temporada, apenas o bicampeão estadual, o Sport, está na Série A. O Náutico está na Série B. Santa Cruz, Retrô, Central e Íbis estão na Série D e Centro, Afogados da Ingazeira, Cabense e Porto estão na Série Regional.

O campeonato do Íbis não era contra Sport e Náutico, mas contra as equipes da Série Regional (Centro, Afogados da Ingazeira, Cabense e Porto) e também as equipes da Série D (Santa Cruz, Retrô, Central). Contra essas sete equipes seria preciso conquistar, pelo menos, 13 pontos para não disputar o “torneio da morte”.

o Íbis entrou disposto a conseguir uma das seis vagas para a fase seguinte e na estreia, no Arruda, fez uma partida equilibrada com o Santa Cruz (4-2-3-1 MD) e com um pênalti, aos 76, conquistou três pontos inesperados.

ACtC-3c2yGVOfc7fOmpU6LgIgajldrP6TCLgDa03

Ganhar do Sport, do Náutico e Santa Cruz não estavam nas contas de Tião Oliveira, mas ganhar dos demais adversários era fundamental para escapar do “torneio da morte”. Depois da boa estreia, o Íbis seguiu em frente e venceu bem o Porto (4-2-3-1), de Caruaru, por 3 a 0, mas contra o Retrô (4-1-4-1) ficou em um empate de 1 a 1. 

Na vice-liderança, o Íbis deu passos importantes, não só para garantir uma vaga para o mata-mata, mas para conseguir antecipadamente, a vaga na semifinal. Em fevereiro, passou por cima da Cabense (4-2-3-1 MD), ainda no 1º tempo, por 3 a 0, derrotou o Centro (4-2-3-1 MD), em Limoeiro, por 2 a 1, em partida equilibrada, e passou também pelos Afogados da Ingazeira (3-4-1-2) por 3 a 1.

ACtC-3dwzkF2RBkHNhuoB5wdDe1w9ltwdBphnJID

A sensação do campeonato não conseguiu resistir ao Náutico (4-1-4-1). Foi pressionado durante os 90 minutos e perdeu por 3 a 0, derrota que custou a invencibilidade, mas não a vice-liderança. A partida contra o Sport (4-2-3-1), que entrou com o time misto, também foi muito complicado para o Íbis, que acabou beneficiado por uma expulsão aos 31 minutos e arrancou uma vitória, aos 86, em uma cobrança de falta com Manoelzinho.

ACtC-3djoq5XKChDEhHLT4Hc0HDbX4IiWZe_Wi3b

Com o empate na última rodada diante do Central (4-2-2-2 MD), o Íbis garantiu a vaga na semifinal com o 2º lugar.

ACtC-3eQj4bBVAiX4oFcZ9aN-LLrL0kYDhn0RCE2

ACtC-3eHw9ivc_yzKLEz7YcDiO2w95KEvthMP9Eh

Agora será preciso esperar os confrontos entre Santa Cruz e Náutico no Arruda e Retrô e Afogados da Ingazeira no Luiz Alexandrino para ver quais serão as equipes que disputarão a semifinal com Sport e Íbis. O adversário do Íbis sairá do Clássico das Emoções entre Santa e Náutico.

Elenco, transferências e estatísticas: Poucas contratações

Na virada do ano, nove jogadores foram dispensados. Dois deles, atuavam com certa regularidade na equipe titular, o goleiro Diogenes e o volante Dhouglas.

As contratações foram bem moderadas no início desta temporada. Até o fim da 1ª fase do Campeonato Pernambucano, dois jogadores foram contratados para compor o elenco, Rhuan Salles (volante) e Isidoro (zagueiro) que pode jogar em todas as posições da defesa. Outros três jogadores deixaram o clube, o titular Élvis (volante) e dois reservas, Sabiá (lateral) e Arthur (zagueiro).

ACtC-3e-f4ntGKqnALYUBba9V_vLM8q1qIP1A1kg
ACtC-3eWjQ2MBfCyqJYAONULi3VVlIxth8Tmc8GX

O campeonato começou com um elenco de 21 jogadores. E no momento, ao término o mês de março, o Íbis tem cinco jogadores com médias superiores a sete:  Silva (lateral-direito), Montrezol (lateral-esquerdo) e Fabiano (zagueiro), Manoelzinho (meia central) e Valmor (centroavante).

Novamente, se puder, vote na enquete sobre os uniformes para a temporada 2029. Antecipadamente, agradeço. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2029: Surpresa no Pernambucano | atualizado: 13/09

Com exceção do jogo contra o Náutico, a defesa vem fazendo a sua parte novamente. O time continuou engrenado nas mãos de Tião e fez, realmente, uma campanha surpreendente no estadual. Olha que a vitória sobre o Sport nem foi determinante para garantir a vaga, foi um "plus a mais".

Será que tem desconto da camisa na Fut Fanatics? hahaha

E olha, sempre que vejo as estatísticas do Íbis fico pensando que se alguém me dissesse que Cacau, Montrezol, Izidoro, Adalvo, Alberto, Gilvan, Palito e Valmor faziam parte de algum elenco de sucesso nas décadas de 50/60, eu totalmente acreditaria hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To atrasado, na primeira temporada no IBIS

Cara, será que o Tião conseguiu esculhambar o Ibis raiz?

Que delícia, o cara foi demitido em menos de 24 horas. Imagino o que ele fez para conseguir isso...

Se com um diretor de futebol a IA ja apronta, imagina com 2!

No Regional assustou, de pinta que ia passar!. Amanhã espero conseguir ficar em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, div said:

Com exceção do jogo contra o Náutico, a defesa vem fazendo a sua parte novamente. O time continuou engrenado nas mãos de Tião e fez, realmente, uma campanha surpreendente no estadual. Olha que a vitória sobre o Sport nem foi determinante para garantir a vaga, foi um "plus a mais".

Será que tem desconto da camisa na Fut Fanatics? hahaha

E olha, sempre que vejo as estatísticas do Íbis fico pensando que se alguém me dissesse que Cacau, Montrezol, Izidoro, Adalvo, Alberto, Gilvan, Palito e Valmor faziam parte de algum elenco de sucesso nas décadas de 50/60, eu totalmente acreditaria hahaha

Pois é, outro dia você falou de como foi estranho jogar em campos com dimensões diferentes, coisa que não ocorre nas divisões mais altas por conta da padronização no regulamento. Aqui no Íbis estou usando o estreito e agora, também o longo e acho que tem tido um impacto positivo defensivamente, mas isso só em casa. Fora, pode acontecer como aconteceu com o Náutico e levar três gols.

Eu não esperava o 2º lugar. Esperava não disputar novamente o "torneio de rebaixamento" e até um 5º lugar era bastante possível, mas 2º me surpreendeu. Ganhamos do Santa e do Sport. Isso chama atenção. Contra o Sport rolou uma ajuda da sorte.

O pior é que ela "patrocina" o Íbis de verdade.

Adoro esses nomes cutos e apelidos. Se eu fizesse um save de base, meu time teria só jogadores com nomes curtos e apelidos. Um ou outro com nome composto. Montrezol foi um nome que encurtei. De vez em quando encurto outros.

 

9 hours ago, Andreh68 said:

To atrasado, na primeira temporada no IBIS

Cara, será que o Tião conseguiu esculhambar o Ibis raiz?

Que delícia, o cara foi demitido em menos de 24 horas. Imagino o que ele fez para conseguir isso...

Se com um diretor de futebol a IA ja apronta, imagina com 2!

No Regional assustou, de pinta que ia passar!. Amanhã espero conseguir ficar em dia.

Tô vendo, mas ainda dá para pegar a xepa.

Não vou adiantar, mas eu diria que sim.

Achei super estranho, mas divertido. Se fosse um save ficcional dava para fazer uma graça com o fato.

Com dois? Não entendi. Talvez você esteja se confundindo com o DD jovem. 

No Regional, o time fez bonito, mas faltou mais coisas para ir adiante.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente início, GG!!

Já classificado para as semis dá pra trabalhar tranquilo nessa reta final já preparando o time para as fases finais. Já pensou em como encarar os grandes do estado? Aquele negócio né, na na primeira fase deu certo, insistir ou tentar mudar? Decisão difícil pro Tião, espero que dê certo.

Valmor continua comandando o ataque, que homem!

O Centro parece que não vai cair né?! Impressão minha ou o Centro melhorou bem dps da sua passagem lá?

Abraços e boa sorte, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutes ago, ElPerroMG said:

Excelente início, GG!!

Já classificado para as semis dá pra trabalhar tranquilo nessa reta final já preparando o time para as fases finais. Já pensou em como encarar os grandes do estado? Aquele negócio né, na na primeira fase deu certo, insistir ou tentar mudar? Decisão difícil pro Tião, espero que dê certo.

Valmor continua comandando o ataque, que homem!

O Centro parece que não vai cair né?! Impressão minha ou o Centro melhorou bem dps da sua passagem lá?

Abraços e boa sorte, GG!

Acima do esparado, Perro. Não pensava em ficar tão bem colocado ao ponto de estar na semifinal antecipadamente.

Contra  o Santa até que deu alguma coisa, mas contra o Náutico e o Sport foi mais complicado. Não sei se conseguirei fazer algo. Vou contar com o campo estreito e longo para tentar avançar. Não pretendo mudar não.

Valmor continua marcando.

Esse torneio da morte é cruel, eu sei bem como ele funciona. O Centro segue na Série Regional desde 2025. Melhor do que estar na Pré-Regional.

Valeu, Perro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2029: Conquista inédita

Campeonato Pernambucano - Série A1: Vice e com orgulho

A classificação em 2º lugar na 1ª fase foi uma surpresa até para Sebastião Oliveira. Contra as equipes da Série Regional (Centro, Afogados da Ingazeira, Cabense e Porto), o Íbis conquistou 12 pontos e contra as equipes da Série D (Santa Cruz, Retrô, Central) conquistou cinco e de quebra conquistou um resultado improvável contra o Sport, única equipe pernambucana na Série A.

Com a vaga antecipada para semifinal, o Íbis esperou o vencedor do confronto entre Santa Cruz e Náutico. O Santa venceu o Náutico por 1 a 0 e enfrentou o Íbis em partida única. Foi uma partida equilibrada, definida com um gol de Valmor, que daria a artilharia do Campeonato Pernambucano para ele.

ACtC-3frn56paqg6fM2rPpp9erWyX0Y0qy4nmZcz

Na outra semifinal, o Sport confirmou o favoritismo e derrotou o Retrô, que havia eliminado o  Afogados da Ingazeira na fase anterior. Na partida de ida, disputada no Agamenon Magalhães, o Sport jogou com metade dos titulares em campo. O Íbis fez um bom 1º tempo e abriu o placar, mas no 2º tempo, o Sport dominou e chegou ao empate.

ACtC-3cjpExvbv_ISYJOUPgpMcfh20-nvaxVHehj

Na partida de volta, o Sport entrou novamente com meia equipe titular, mas deu poucas chances para o Íbis. O placar final de 3 a 1 garantiu o tricampeonato pernambucano. Com o vice-campeonato, o Íbis garantiu vaga na Copa do Brasil. Infelizmente, o Centro foi rebaixado, juntamente com o Porto, de Caruaru.

ACtC-3e65rsdMK0wbP-KHamALVSGtYyplla6hgXe

Sebastião Oliveira foi escolhido como o 2º Melhor Técnico do Campeonato Pernambucano, atrás de Fernando Miguel, ex-goleiro do Vasco (2018-21), que depois da aposentadoria iniciou a carreira de técnico. Foi assistente técnico do CSA (AL) (2022-23), depois assistente técnico do Vasco (RJ) (2023-24) e técnico do Avaí (2024-25) e desde 2025 está no Sport.

Série D Poucos gols sofridos e marcados

Para o Íbis, o vice-campeonato foi comemorado como uma grande conquista que marca o retorno do clube à principal divisão do futebol pernambucano, 29 anos depois do rebaixamento. Além disso, o vice-campeonato deu ânimo para a Série D que começou algumas semanas depois.

A Série D é disputada desde 2009 no Brasil e neste ano por 64 equipes. No Brasil Mundi Up, ela tem 68 equipes e segue o formato da edição deste ano, com exceção do número de participantes. As equipes estão divididas em oito grupos com oito ou nove equipes que jogam entre si duas vezes. As duas piores equipes dos grupos (16 equipes) são rebaixadas. As quatro equipes com mais pontos de cada grupo avançam para as fases eliminatórias.

Essas 32 equipes classificadas (4 equipes por grupo) participam de fases eliminatórias em eliminatórias duplas até restarem duas equipes que disputarão do título da Série D. O campeão, o vice-campeão e os semifinalistas derrotados são promovidos à Série C.

O Íbis ficou no Grupo C com outras oito equipes, uma do Ceará, uma de Alagoas, três do Rio Grande do Norte e três de Pernambuco. Três equipes estão entre os favoritos à promoção: Santa Cruz (PE), América (RN) e o Central (PE). Ainda estão no mesmo grupo duas equipes que eliminaram o Íbis na Série Regional, o Baraúnas (RN) e o Globo (RN). O Íbis é a última equipe (68º lugar) na opinião dos apostadores:

  • Santa Cruz (PE) (3º): semifinalista do Campeonato Pernambucano
  • América (RN) (5º): vice-campeão Potiguar
  • Central (PE) (6º): 7º lugar do Campeonato Pernambucano
  • Ferroviário (CE) (16º): semifinalista do Campeonato Cearense
  • Retrô (PE) (30º): semifinalista do Campeonato Pernambucano
  • Murici (AL) (55º): eliminado na 1ª fase do Campeonato Alagoano
  • Globo (RN) (60º): 5º lugar do Campeonato Potiguar
  • Baraúnas (RN) (62º): 3º lugar do Campeonato Potiguar

Lutar contra o rebaixamento é tudo que se espera de uma equipe recém-promovida, mas é possível sonhar com mais, ainda mais com a empolgação conseguida pelo vice-campeonato pernambucano, que alimentou a esperança de uma boa participação na Série D. Na 1ª rodada, o Íbis pegou o Murici (4-1-4-1), em Alagoas. Um gol antes do 1º minuto, mais de 60% de posse de bola, mas o placar ficou no 1 a 1.

Na rodada seguinte, novo encontro com o Santa Cruz (PE) (4-2-3-1 MD), o terceiro da temporada. Em partida equilibrada com cada equipe mandando em um tempo, o Íbis saiu com a vitória, gol de Valmor. Nas duas partidas seguintes, empates em 0 a 0 contra Central (PE) (4-2-2-2 MD) e o Baraúnas (RN) (4-2-3-1), mas em partidas diferentes. Contra o Central, equilíbrio, contra o Baraúnas, o Íbis foi superior. 

ACtC-3cif6hZ1YKAj-S9t6hIc3SZXN62bqBxcVdk

Em 5º lugar, o Íbis enfrentou na o líder do grupo na 5ª rodada. Difícil partida na Arena das Dunas, em Natal. Domínio do América (RN) (4-1-4-1), que errou muito e perdeu por 1 a 0, gol de fora da área de Gilvan Sutil.

ACtC-3eJ3UVkK7xGnjDHNRhTfoD2eJiV2kqsLQrn

As dificuldades seguiram na rodada seguinte. Em nova partida bastante equilibrada, o Íbis conquistou outra vitória magra, mas importante. Vitória por 1 a 0 sobre o Ferroviário (CE) (4-1-4-1). A empolgação ibiense foi interrompida diante do Retrô (PE) (4-1-4-1), que dominou as ações da partida e merecidamente venceu por 1 a 0. 

ACtC-3fthjN2Yp9urlRLXEWOPUx3jdmXl8Q0JjHm

Na última rodada do turno, domínio completo do Íbis sobre o Globo (RN) (4-1-4-1), algoz da última temporada. Dois gols de Glauciano deram a vitória ao Íbis.

ACtC-3caQ7QcRZIig8zN27KD9QmeAazUfIxeVERr

O Íbis faz uma campanha muito boa para um recém-promovido. A equipe sofreu apenas dois gols, um para o Murici (AL) e outro para o Retrô (PE). Marcou pouco também, apenas seis gols, mas ocupa a 2ª posição atrás do América (RN) que tem quatro pontos de vantagem.

ACtC-3erAh2PdtHRNGnr1OjUxjYLmZhkpjL0mCaM

Não dá para garantir nada ainda porque das oito partidas, apenas as partidas contra o Murici, o Baraúnas e o Globo, o Íbis se mostrou superior em campo. Ou seja, é preciso manter a concentração, jogar as partidas sem imaginar facilidades para continuar conquistando pontos.

Elenco, transferências e estatísticas: Venderam o melhor do ano

Infelizmente, o Íbis vendeu o melhor jogador da temporada passada, o meia central Manoelzinho. Mas não dá para reclamar, pois ele foi jogar no Bangu (RJ) na Série B. Outro titular também foi vendido. O lateral Silva, que deixa o Íbis também por outra equipe da Série B, o River (PI).

ACtC-3ew31MwcfYy2APRE8I0r499JUBNCeZrTgzk
ACtC-3fGtNxoiwJHMsd0wK3FHiDDuwHmK2shjH4X

Apesar das perdas importantes, foram contratados um novo lateral para substituir Silva, Paulo Vinícius, que veio do Brasilis (SP). Também foi contratado um volante para ser titular da equipe, Jackson. E também foi contratado um centroavante com potencial para disputar posição com Valmor em pouco tempo, Gustavo Pena, 18 anos.

O elenco do Íbis é dos mais fracos da Série D. Com a ferramenta de comparação de elenco o quadro entre as 68 equipes que disputam o campeonato é o seguinte: dois atributos entre os 10 melhores, 38 entre os 10 piores e apenas 11 atributos na média ou acima dela. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2029: Conquista inédita | atualizado: 15/09

Perdi tanta atualização que até fiquei atordoado vendo o Íbis vice-campeão pernambucano logo após subir. E vai ser a primeira participação do Íbis na Copa do Brasil em toda a sua história, né?

E a surpresa não para, pois o time vai indo bem também na Série D. Será que o pássaro preto vai voar pelas divisões?

Me parece que o diretor está trabalhando bem e isso vem sendo primordial para as boas campanhas. Mas as táticas que você vem usando também são bem legais e concordo com você, não acho que o jogo aprende nossa tática, tanto que quase sempre jogo com a mesma tática, independente da divisão.

Boa sorte para a sequência, espero que suba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, marciof89 said:

Perdi tanta atualização que até fiquei atordoado vendo o Íbis vice-campeão pernambucano logo após subir. E vai ser a primeira participação do Íbis na Copa do Brasil em toda a sua história, né?

E a surpresa não para, pois o time vai indo bem também na Série D. Será que o pássaro preto vai voar pelas divisões?

Me parece que o diretor está trabalhando bem e isso vem sendo primordial para as boas campanhas. Mas as táticas que você vem usando também são bem legais e concordo com você, não acho que o jogo aprende nossa tática, tanto que quase sempre jogo com a mesma tática, independente da divisão.

Boa sorte para a sequência, espero que suba.

A coisa por aqui está andando rápido. Para mim, totalmente inesperado o vice. Mas muito saboroso. Sim, vai ser a primeira.

Não creio Márcio. Se você observar bem, o time marca poucos gols e é a defesa que está propiciando vitórias. Além disso, como eu disse, só contra três equipes o Íbis foi superior. Caso venha passar, qual a possibilidade de encontrar mais facilidades no mata-mata? Praticamente nenhuma. Então, não elevo as expectativas. Já está sendo muito surpreendente a campanha que o Íbis está fazendo.

A relação com ele tem sido boa. É bem verdade que acabou de vender o melhor jogador do ano passado, mas na medida do possível tenho gostado do trabalho dele.

Queria brincar mais com as táticas, mas não posso fica inventando só para aparecer, mas também não quero ficar me repetindo em cada clube. Espero ter a oportunidade de tentar coisas diferentes mais adiante.

Acho que essa ideia de "aprender a tática" serve de muleta para as falhas nossas de cada dia. É mais fácil falar que é o jogo que nos derrotou, do que a gente que perdeu. Valeu pela opinião.

Valeu. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pude, enfim, ver o curta sobre o Israelita, história sensacional e esquecida até pelos familiares dos jogadores. Fiz uma breve pesquisa na internet, aparentemente o clube foi extinto em 1945 apenas e chegou a conquistar o título da Copa da Torre em 42. A única fonte sobre o assunto era um site do próprio diário de Pernambuco, imagino que reunindo tudo que foi encontrado para fazer a matéria, mas o site saiu do ar e sobrou uma página na Wikipedia, que tem toda a falta de confiança que a Wikipedia oferece. 

Quanto a sequência do Ibis, parabéns pelo vice campeonato, um feito espetacular para um clube tão sofrido como o Ibis e que merece colocar o Tião nas lendas do clube. Sobre a D, acho que o caminho natural para o sucesso é subir, se consolidar num ano e na temporada seguinte chegar fortalecido para pensar em acesso, a Série D é uma novidade para o Ibis e para o Tião. Pode ser até que queime essas etapas, mata-mata é algo imprevisível mas só o ano impecável já é algo satisfatório, chegar a C de primeira seria a cereja de um grande bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutes ago, Peepe said:

Pude, enfim, ver o curta sobre o Israelita, história sensacional e esquecida até pelos familiares dos jogadores. Fiz uma breve pesquisa na internet, aparentemente o clube foi extinto em 1945 apenas e chegou a conquistar o título da Copa da Torre em 42. A única fonte sobre o assunto era um site do próprio diário de Pernambuco, imagino que reunindo tudo que foi encontrado para fazer a matéria, mas o site saiu do ar e sobrou uma página na Wikipedia, que tem toda a falta de confiança que a Wikipedia oferece. 

Quanto a sequência do Ibis, parabéns pelo vice campeonato, um feito espetacular para um clube tão sofrido como o Ibis e que merece colocar o Tião nas lendas do clube. Sobre a D, acho que o caminho natural para o sucesso é subir, se consolidar num ano e na temporada seguinte chegar fortalecido para pensar em acesso, a Série D é uma novidade para o Ibis e para o Tião. Pode ser até que queime essas etapas, mata-mata é algo imprevisível mas só o ano impecável já é algo satisfatório, chegar a C de primeira seria a cereja de um grande bolo.

Legal que tenha gostado. Eu fiquei curioso sobre a nossa conversa e entrei em contato com um dos autores do documentário, o Brenno Costa e fiz a seguinte pergunta para ele:

P: "Quais foram as fontes? Apenas jornais? Existem atas ou outros documentos do clube? Depoimentos de parentes? Algum outro tipo de documento?"
R: "As fontes foram jornais e entrevistados que aparecem. Alguns são filhos de jogadores. Outra fonte é o pessoal da sinagoga que tem na Rua do Bom Jesus. Lá, eles têm a história dos judeus no Recife. Já os números do time são do pesquisador Carlos Celso."

Ou seja, as informações são esparsas, mesmo. Faltou, por exemplo, eles pesquisarem nas atas da Federação Pernambucana de Futebol, lá deve ter um bom material. Por exemplo, pelos jornais vi que na primeira tentativa de se filiarem à liga pernambucana, o Israelita foi recusado, entre outros motivos porque a ata de fundação do clube estava em língua estrangeira, arrisco dizer, em iídiche. Então, se ele olhassem o material da FPF, provavelmente encontrariam mais coisas, mas vamos dar um desconto, pois não era uma pesquisa historiográfica, mas uma reportagem, jornalista tem prazos muito apertados e nem sempre muito interesse em vasculhar "tudo" e etc.

Essa Copa Torre me intriga. Não existe uma linha sequer sobre ela nas páginas dos jornais do Recife que estão na Hemeroteca Digital Brasileira. Não estou dizendo que ela não tenha existido, mas tem uma sequência muito grande de títulos para não existir nenhuma linha. Nada em jornais e aí, você olha na Wikipedia e sobre os clubes, tem listas de campeões em um longo período. Aí, você pode pensar que estão em livros. Acho pouco provável porque são poucos os autores de livros sobre o futebol pernambucano e geralmente eles focam apenas no que chamamos de primeira divisão. Conheço os livros deles. Então, de onde vem essa informação, ainda não sei. Pode ter vindo de um depoimento oral? Pode, mas acho tudo muito vago. Ninguém se preocupa em mostrar as fontes e aí as dúvidas ficam grandes. Tem algo que não bate.

Eu também fique feliz com o vice. Ainda mais na primeira temporada no Pernambucano. Nada de lenda para o Tião. Nem pessoal favorito.  Também penso como você, mas sem controlar as negociações isso se torna bem mais complicado. Então, a súbida do Íbis da Regional foi algo até imprevisto. Como eu disse para o Márcio antes do seu post, macho muito difícil pensar em promoção. Vou repetir:

"Se você observar bem, o time marca poucos gols e é a defesa que está propiciando vitórias. Além disso, como eu disse, só contra três equipes o Íbis foi superior. Caso venha passar, qual a possibilidade de encontrar mais facilidades no mata-mata? Praticamente nenhuma. Então, não elevo as expectativas. Já está sendo muito surpreendente a campanha que o Íbis está fazendo."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente início de temporada pro Íbis. Enquanto a maioria provavelmente esperava ver o Íbis no meio da tabela (ou mesmo buscando a manutenção), a equipe vai até a final. Cair para o Sport foi natural, mas sequer arranha a grande campanha feita por Tião e seus comandados. Já na Série D, você vem tendo uma proposta inversa a minha, com a solidez defensiva sendo um dos pilares para uma campanha que também vem sendo excelente, encaminhando a vaga para o mata-mata. É claro que, como você pontuou, uma hora que a defesa não mantiver o desempenho as coisas podem ruir, ainda mais em jogos eliminatórios. 

Sobre a enquete, adorei a camisa home, mas penso que a away poderia ter uns detalhes vermelhos e dourados, coisa pequena, mas também está bonita, diferente do que meu voto possa indicar.

Força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Legal que tenha gostado. Eu fiquei curioso sobre a nossa conversa e entrei em contato com um dos autores do documentário, o Brenno Costa e fiz a seguinte pergunta para ele:

P: "Quais foram as fontes? Apenas jornais? Existem atas ou outros documentos do clube? Depoimentos de parentes? Algum outro tipo de documento?"
R: "As fontes foram jornais e entrevistados que aparecem. Alguns são filhos de jogadores. Outra fonte é o pessoal da sinagoga que tem na Rua do Bom Jesus. Lá, eles têm a história dos judeus no Recife. Já os números do time são do pesquisador Carlos Celso."

Ou seja, as informações são esparsas, mesmo. Faltou, por exemplo, eles pesquisarem nas atas da Federação Pernambucana de Futebol, lá deve ter um bom material. Por exemplo, pelos jornais vi que na primeira tentativa de se filiarem à liga pernambucana, o Israelita foi recusado, entre outros motivos porque a ata de fundação do clube estava em língua estrangeira, arrisco dizer, em iídiche. Então, se ele olhassem o material da FPF, provavelmente encontrariam mais coisas, mas vamos dar um desconto, pois não era uma pesquisa historiográfica, mas uma reportagem, jornalista tem prazos muito apertados e nem sempre muito interesse em vasculhar "tudo" e etc.

Essa Copa Torre me intriga. Não existe uma linha sequer sobre ela nas páginas dos jornais do Recife que estão na Hemeroteca Digital Brasileira. Não estou dizendo que ela não tenha existido, mas tem uma sequência muito grande de títulos para não existir nenhuma linha. Nada em jornais e aí, você olha na Wikipedia e sobre os clubes, tem listas de campeões em um longo período. Aí, você pode pensar que estão em livros. Acho pouco provável porque são poucos os autores de livros sobre o futebol pernambucano e geralmente eles focam apenas no que chamamos de primeira divisão. Conheço os livros deles. Então, de onde vem essa informação, ainda não sei. Pode ter vindo de um depoimento oral? Pode, mas acho tudo muito vago. Ninguém se preocupa em mostrar as fontes e aí as dúvidas ficam grandes. Tem algo que não bate.

Não dá pra exigir mesmo a especificidade de um estudo historiográfico para algo jornalístico mas, por ser um tema bem interessante e de uma comunidade que é bem estudada, tive a esperança de que existisse um maior estudo sobre isso. De todo modo, as entrevistas e o curta metragem reuniram um material riquíssimo, embora seja um lamento que os registros da Copa Torre tenham sumido, custava nada ter uma taça ou uma medalha que fosse.

Com relação as fontes da Copa Torre, pelo pouco que li tratava-se de um torneio praticamente de várzea, com equipes de menor escalão. Acho natural que os clubes campeões guardem esse orgulho em modestos registros ao passo que não chamava a atenção dos grandes jornais da época e perderam-se ao longo do tempo. Claro que é motivo suficiente pra desconfiar dessas informações, mas acho possível que as fontes tenham se perdido pelo caminho sim.

De qualquer forma, te agradeço mais uma vez por compartilhar a história e o aprofundamento dela. Ficarei mais atento as produções nesse sentido, na esperança de que mais iniciativas como a do Diário de Pernambuco tragam a tona um pouco mais da trajetória do clube mesmo, muito além do futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente campanha até aqui e o melhor é que está consciente que é um desempenho acima das expectativas e que isso pode mudar ao final do returno. 

Vamos ver quem se destacará para aliviar o peso de ser a referência técnica da equipe, que hoje fica nas costas de Valmor. A saída de Manoelzinho, se não for bem coberta, poderá ser um ponto de inflexão na campanha do Pássaro Preto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, Wancho said:

Excelente início de temporada pro Íbis. Enquanto a maioria provavelmente esperava ver o Íbis no meio da tabela (ou mesmo buscando a manutenção), a equipe vai até a final. Cair para o Sport foi natural, mas sequer arranha a grande campanha feita por Tião e seus comandados. Já na Série D, você vem tendo uma proposta inversa a minha, com a solidez defensiva sendo um dos pilares para uma campanha que também vem sendo excelente, encaminhando a vaga para o mata-mata. É claro que, como você pontuou, uma hora que a defesa não mantiver o desempenho as coisas podem ruir, ainda mais em jogos eliminatórios. 

Sobre a enquete, adorei a camisa home, mas penso que a away poderia ter uns detalhes vermelhos e dourados, coisa pequena, mas também está bonita, diferente do que meu voto possa indicar.

Força.

Excelente, mesmo. Eu pelo menos considero assim. Sabia, pela experiência anterior com o Centro Limoeirense que precisa ir além do que ficar jogando para não cair. Eu também achava que o meio da tabela era algo viável, mas o Íbis foi até a final e acho que o gramado estreito ajudou.

O time é muito fraco em relação aos demais e dá para ter noção disso quando se usa a ferramenta de comparação de elencos. Não temos nem um gol por partida de média. Eu vou jogando jogo a jogo, mas sem sonhar com a promoção que é muito difícil já que sobem apenas quatro. Valeu pela força.

Eu coloquei uns detalhes vermelho e preto nas mangas, mas com certeza diferentes do que você imaginou. Acho que o dourado só devia ser usado se houvesse alguma comemoração importante. Um cinquentenário de um título, alguma outra data importante. Acho que há um uso exagerado de dourado em uniformes. As opiniões divergentes não me incomodam. Isso faz parte, né? Obrigado pelo voto.

Valeu.

17 hours ago, Peepe said:

Não dá pra exigir mesmo a especificidade de um estudo historiográfico para algo jornalístico mas, por ser um tema bem interessante e de uma comunidade que é bem estudada, tive a esperança de que existisse um maior estudo sobre isso. De todo modo, as entrevistas e o curta metragem reuniram um material riquíssimo, embora seja um lamento que os registros da Copa Torre tenham sumido, custava nada ter uma taça ou uma medalha que fosse.

Com relação as fontes da Copa Torre, pelo pouco que li tratava-se de um torneio praticamente de várzea, com equipes de menor escalão. Acho natural que os clubes campeões guardem esse orgulho em modestos registros ao passo que não chamava a atenção dos grandes jornais da época e perderam-se ao longo do tempo. Claro que é motivo suficiente pra desconfiar dessas informações, mas acho possível que as fontes tenham se perdido pelo caminho sim.

De qualquer forma, te agradeço mais uma vez por compartilhar a história e o aprofundamento dela. Ficarei mais atento as produções nesse sentido, na esperança de que mais iniciativas como a do Diário de Pernambuco tragam a tona um pouco mais da trajetória do clube mesmo, muito além do futebol.

Você sabe que esse negócio de Copa Torre já rendeu. Entrei em contato com o jornalista que fez essa reportagem aqui. Fiz a pergunta para ele e ele respondeu. Depois fiz outra pergunta:

P: "Voltando ao assunto... Estou lhe perguntando isso porque nos livros do Givanildo Alves e do Celso Cordeiro não há nada sobre ela já que eles se preocupam mais com a "1ª divisão" e nas pesquisas na Hemeroteca Digital que eu fiz também não retornam nada. Aí, surgiu a dúvida. Será que ela existiu mesmo em época tão recuada? Ou alguém está propagando erros por meio de sites de futebol?"

R: "Não não. Existiu sim. Eles não registraram porque não era uma competição oficial. Era uma torneio paralelo, amador, bancado por comerciantes e líderes sociais do bairro na época."

Aí eu pergunto, se não tem registro como se sabe dela? Tem taça? Depoimento? E aí, eles pecam nisso. 

Seu raciocínio é perfeito. Se bobear, essa copa nem era jogada pelo 1ºquadro, mas pelo 2º quadro, como eles diziam na época, e aí seria mais um motivo para não ter registro em jornais. Tudo bem, faz sentido. Mas mesmo com pouquíssimas informações sobre ela, temos que ter alguma coisa, afinal há uma lista com vários campeões dessa competição. Ela tem que estar em algum lugar, mesmo que seja um só.

Não precisa agradecer. Eu também gosto de ler sobre isso e compartilhar com vocês é legal. Acho que você vai ter que fazer a pesquisa sobre o Israelita se quiser mais coisa. Que tal a ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, #Vini said:

Excelente campanha até aqui e o melhor é que está consciente que é um desempenho acima das expectativas e que isso pode mudar ao final do returno. 

Vamos ver quem se destacará para aliviar o peso de ser a referência técnica da equipe, que hoje fica nas costas de Valmor. A saída de Manoelzinho, se não for bem coberta, poderá ser um ponto de inflexão na campanha do Pássaro Preto. 

Pois é. Acho difícil ir muito além, mas para um recém-promovido estar entre os quatro já é bom demais. A luta é para mante ro ritmo e fazer uma campanha sem sustos. Se vacilarem, o Íbis belisca um vaga.

Se você observar nas outras temporadas do Íbis, Tião consegue montar times que competem bem, sem necessariamente terem destaques. Não queria a saída do Manoelzinho, mas fazer o que, né? Acho que a saída de Manoelzinho não pesará tanto. Depois dela, o Íbis já jogou seis partidas. Venceu 3, empatou 2 e perdeu uma. Vamos ver se no returno segue assim.

Valeu, Vinny.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A derrota na final do estadual era de certa forma esperada, apesar do bom resultado na 1ª fase, mas não apaga o brilho de chegar na final.

Só pude pensar que o Santa Cruz virou saco de pancada do Íbis, hein? Três jogos e três derrotas, se não estou enganado. 

Acredito que se não houver uma hecatombe,  o Íbis passa de fase na Série D, aí no mata-mata é aquela coisa, tudo pode acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, div said:

A derrota na final do estadual era de certa forma esperada, apesar do bom resultado na 1ª fase, mas não apaga o brilho de chegar na final.

Só pude pensar que o Santa Cruz virou saco de pancada do Íbis, hein? Três jogos e três derrotas, se não estou enganado. 

Acredito que se não houver uma hecatombe,  o Íbis passa de fase na Série D, aí no mata-mata é aquela coisa, tudo pode acontecer.

Exato. Perder para o Sport (Série A) não apaga o brilho da campanha.

O Santa está virando freguês. São três derrotas em três partida. Você acertou.

Estou trabalho com isso. Que a equipe seguirá a solidez defensiva e marcará os gols necessários, mesmo poucos,  para as vitórias. No mata-mata "tudo" pode acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2029: Transações e mais transações

Série D : Classificação e eliminação

Mais uma vez, agradeço a quem votou na enquete sobre os uniformes. Dessa vez foram 10 votos, o maior número de votantes até o momento. Sei que eles são apenas um cosmético para o save, mas gosto de saber da opinião de quem acompanha o tópico, mesmo se não gostar dos uniformes. O importante é a opinião.

O returno do Grupo C guardou semelhanças com as primeiras oito rodadas. O Íbis teve poucas partidas nas quais foi superior, apenas três, contra Murici, Central e Ferroviário. Foi inferior contra o Santa Cruz e teve equilíbrio contra Baraúnas, América, Retrô e Globo. Se for feito uma contagem de três pontos para partidas com superioridade, nenhum ponto em partidas em inferioridade e um ponto em partidas com equilíbrio, o Íbis teria somado 13 pontos. Contudo, o Íbis somou 17 pontos.

Contra o Murici (AL) (4-1-4-1), uma goleada por 4 a 0 para ajudar a melhorar o saldo de gols do Pássaro Preto. Depois enfrentou o Santa Cruz (PE) (4-2-3-1 MD) que buscou sua primeira vitória contra o Íbis em quatro partidas no ano. Atacou mais, foi dominante, mas saiu apenas com o 1 a 1.

O Íbis voltou a jogar com domínio contra o adversário diante de outro adversário pernambucano, o Central (4-2-2-2). Vitória por 1 a 0, seguida por um novo encontro com o Baraúnas. Mesmo em uma partida equilibrada, o Íbis venceu por 2 a 1, uma derrota que mais, somada a outras levaria o clube potiguar ao rebaixamento.

ACtC-3fW9fmOJwPw_4ZPnUFlFAYC6yhKgxNcpR0-

Em 2º lugar desde a 5ª rodada, o Íbis levou o troco do líder América (RN) (4-1-4-1) no Agamenon Magalhães. Em partida bastante equilibrada e com poucos arremates, o América venceu por 1 a 0, o mesmo placar da partida na Arena das Dunas, em Natal

ACtC-3f6sY56RrwiACC4UnxI22flDUYOfhsjG2d7

A classificação do time de Sebastião Oliveira veio nas duas rodadas seguintes com vitórias por 1 a 0 e 4 a 0, respectivamente contra o Ferroviário (CE) (4-2-3-1 MD) e o Retrô (PE) (4-1-4-1).

ACtC-3fLAemmCZ5N01jYzvg6hKROs5uCRxbd_ooH

Na última rodada, o Íbis também poderia ter somado mais três pontos contra o Globo (RN) (4-1-4-1), mas levou a virada nos acréscimos, quando vencia por 2 a 1.

A campanha na fase de grupos foi ótima, bem diferente do que se podia imaginar antes da bola rolar. Com apenas oito gols sofridos em 16 partidas e com uma média de gols que melhorou um pouco com as goleadas aplicadas no Murici e Retrô.

ACtC-3c9a-eF18tJViMkTA0c1bz7N02eMpKx4Ly6

O Baraúnas, algoz do Íbis na temporada 2027, e o Ferroviário foram rebaixados. O Globo, que eliminou o Íbis nas oitavas de final da Série Regional em 2028, também se classificou para o mata-mata.

ACtC-3dMRqO8vUmkPTztS6mUyJ82GYvyAurvNmRF

E por falar em fases eliminatórias, o primeiro adversário do Íbis foi o Bahia de Feira (BA) (4-2-2-2), equipe rebaixada no Campeonato Baiano desta temporada. Entretanto, na Série D, o Bahia de Feira fez uma boa campanha e ficou em 3º lugar no Grupo D, atrás de Asa de Arapiraca (AL) e CRB (AL).

Na partida de ida, disputada em Feira de Santana, houve equilíbrio, com o Bahia arrematando mais vezes, mas com o Íbis tendo as melhores chances e mais posse de bola, perto dos 60%. Contudo, o 0 a 0 não saiu do placar.

ACtC-3e2C13SPBl2OMbryfapuv92iKIW_2tr2rXP

Na volta, o Íbis não conseguiu se impor ao adversário. A partida foi ainda mais equilibrada que na ida, mas o Bahia de Feira (BA) (4-2-2-2) conseguiu marcar quando a partida entrou nos 10 minutos finais e segurou a vantagem até o apito final.

ACtC-3fQ0GmHZwWAoe3zmnT0ambdJwJs54iaIoOu

Com a derrota, o Íbis foi eliminado. Uma pena, mas já era sabido que iria ser complicado para uma equipe recém-promovida e que marca poucos gols. No entanto percebo que, novamente, o Íbis teve dificuldades para se impor em casa, diante dos adversários. Isso já havia ocorrido na temporada passada e mesmo deixando o campo mais longo, parece não ter surtido o efeito desejado. Sebastião Oliveira terá que pensar mais detidamente sobre isso.

Agora é se preocupar com a última competição do ano, a desprestigiada Copa Pernambuco, que para o Íbis pode ser valiosa.

Finanças: Caixa cheio

Como tem sido comum durante a temporada, as despesas do clube são maiores do que as receitas que ele possui. No início de agosto deste ano, o clube já possuía um saldo negativo de 4,4 milhões, mas a diretoria surpreendeu mais uma vez. Ela fez um novo empréstimo, o 4º, no valor de 5,2 milhões. Ao todo, o Íbis tem empréstimos no valor de 17,5 milhões, que chegam perto de 21 milhões com os juros a pagar.

ACtC-3fP9ldPh7mh6Cm-epMC0AJpbpPH2Q6Xv298

Além do empréstimo, o clube abandonou as instalações de treino. Com isso, o clube saiu de um saldo negativo de mais de 4 milhões, para um saldo positivo de 30,6 milhões.

ACtC-3da29T2tfdSV4JiiZQVshWftCpOOTHsrXd4

Diante de mais uma negociação das instalações procurei entender melhor o que estava acontecendo no Íbis, o que serviria também para outros clubes do save, que dão saltos financeiros a passam a ser vistos com status de "seguro" e "OK". O que pude perceber é que além dos empréstimos, eles vendem e também abandonam as instalações de treino. No caso do Íbis, por exemplo, desde o início do save, ele já se envolveu em cinco negociações envolvendo as instalações de treino como é possível ver em amarelo na imagem.

Fiz uma pesquisa nos arquivos anteriores do save para poder ter uma ideia melhor do que aconteceia antes e depois dessas vendas. Registro abaixo, por ordem cronológica, o dia da negociação, a negociação efetuada, o estado em que estavam as instalações do clube antes da negociação e o estado posterior após a transação para que você possa entender melhor:

  • 13.08.2023: Instalação de treino das camadas jovens do clube vendidas: o clube tinha “más condições de treino para camadas jovens” passou a ter “más condições de treino para camadas jovens (alugadas).
  • 15.09.2024: Instalação de treino de camadas jovens do clube abandonadas: o clube tinha “más condições de treino para camadas jovens (alugadas)” passou a ter “condições de treino para camadas jovens abaixo da média (alugadas)”.
  • 22.02.25 e 15.03.2026: Melhoria na academia de jovens e Instalações de treino e academia de jovens: de “academia básica” para “treino bastante básico de camadas jovens”, de “condições de treino para camadas jovens abaixo da média (alugadas)” para “condições básicas de trabalho para camadas jovens”, de “más condições de treino” para “condições de treino básicas”.
  • 19.12.2027: Instalação de treino das camadas jovens vendidas: o clube tinha “condições básicas de trabalho para camadas jovens” passou a ter “más condições de treino para camadas jovens (alugadas)”.
  • 05.08.2029: Instalação de treino das camadas jovens do clube abandonadas: o clube tinha “más condições de treino para camadas jovens (alugadas)” passou a ter "condições de treino medianas (alugadas)".

Esse é um bom exemplo do que ocorre com vários clubes no save. Como no Brasil os clubes não são adquiridos, por exemplo, por uma magnata, como ocorre em outras ligas do FM, vários clubes brasileiros têm adotado práticas semelhantes ao que foi feito pelo Íbis para enriquecer por alguns anos e isso tem ocorrido, principalmente, com clubes das Séries D, Regional e Pré-Regional. Enquanto estão “ricos”, alguns clubes também conseguem desempenho esportivo e acabam subindo de divisão e se estabelecendo na Série D, já que na Série C, no momento, não há nenhum clube que tenha adotado essa estratégia de crescimento financeiro/esportivo.

Mais uma informação. Sebastião Oliveira aproveitou o caixa cheio e conseguiu a permissão para iniciar um novo curso: Licença Nacional AACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2029: Transações e mais transações | atualizado: 17/09

Com uma campanha tão boa na primeira fase, até pensei que poderia surpreender nessa primeira eliminatória, mas não deu. No fim, resultado justo para uma temporada de estreia na divisão.

O ano foi bom e se contar com a presença do DdF atual, tem tudo para continuar assim em 2030.

Agora, curioso esse mecanismo de venda das infraestruturas dos clubes de divisões inferiores. Sendo um save carreira, imagino que não seja exatamente um problema para você. Ainda assim, curioso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha foi mais ou menos aquilo que se esperava, classificou com sobras pra próxima fase, mas a falta de gols cobrou caro. Acredito que irá passar o rodo na Copa Pernambuco. E voltará mais forte pro próximo ano (pelo menos é o que se espera do diretor esportivo com todo esse dinheiro).

Interessante o jeito como os clubes tentam se virar vendendo as instalações, o que, creio eu, deve ser pior pro clube no longo prazo, pagando aluguel para treinar (sabe dizer quanto custa no save as condições alugadas?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, #Vini said:

Com uma campanha tão boa na primeira fase, até pensei que poderia surpreender nessa primeira eliminatória, mas não deu. No fim, resultado justo para uma temporada de estreia na divisão.

O ano foi bom e se contar com a presença do DdF atual, tem tudo para continuar assim em 2030.

Agora, curioso esse mecanismo de venda das infraestruturas dos clubes de divisões inferiores. Sendo um save carreira, imagino que não seja exatamente um problema para você. Ainda assim, curioso.

 

Pois é, Vinny. O que eu tinha receio que poderia acontecer, aconteceu. A equipe foi eliminada. Por pouco é bem verdade, mas aconteceu. Não fazer o resultado em casa é bem frustrante. Mas no geral, a estreia na Série D foi ótima.

Até agora, a relação entre o Tião e o DdF é boa. Claro que sempre esperamos melhores jogadores, mas a IA tem lá suas preferências com cada DdF. Isso é divertido.

Também achei curioso, mas interessante porque foge do previsível empréstimo. Não é um problema, até gosto, movimenta um pouco a hierarquia dos clubes, permite que apareçam alguns clubes com nomes que pouco conheço se destacando e permite, por exemplo, que eu leve o Íbis de volta para a elite pernambucana e também para a Série D. Cheguei a pensar em mais adiante no save, liberar a aquisições de clubes no Brasil só para ver como seria o dinheiro estrangeiro chegando por aqui.

 

8 hours ago, div said:

A campanha foi mais ou menos aquilo que se esperava, classificou com sobras pra próxima fase, mas a falta de gols cobrou caro. Acredito que irá passar o rodo na Copa Pernambuco. E voltará mais forte pro próximo ano (pelo menos é o que se espera do diretor esportivo com todo esse dinheiro).

Interessante o jeito como os clubes tentam se virar vendendo as instalações, o que, creio eu, deve ser pior pro clube no longo prazo, pagando aluguel para treinar (sabe dizer quanto custa no save as condições alugadas?).

Essa falta de gols era um aviso. Já havia percebido isso nas temporadas passadas na Série Regional e também, por exemplo, ao perder o título da A2 para o Centro. 

A Copa PE é um objetivo. Quero que o Íbis conquiste-a. Seria legal fechar o ano com esse troféu.

A experiência com o Jabaquara com muito dinheiro não foi tão favorável assim, mas com dinheiro, pelo menos, há uma resistência do clube ao vender jogadores e ainda permite o Tião conseguir umas licenças.

Eu também achei. Dá uma movimentada nas coisas já que aqui os clubes não podem ser adquiridos. Olhei nas finanças e em receitas aparece em "outros". Em despesas, esses gastos aparecem "custos extraordinários".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...