Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

17 hours ago, Valismaalane said:

Eu ficaria. Acho que corresponde bem aos técnicos brasileiros, de permanecer em uma zona de conforto enquanto segue sendo bancado pelo clube e só sair se chegar propostas interessantes e quando mandam embora. Difícil um técnico que é bancada por mais de um ano no clube, sair, ainda mais por cima. No mais, acho que tem que ser a decisão que mais te anime nesse momento do save tambrm.

Obrigado pela opinião. Falta saber se o Tião quer permanecer nessa zona de conforto, né? Mas você tem razão no que disse.

Com certeza, tem se algo que irá me animar. 

Valeu pela opinião.

 

16 hours ago, LC said:

Acredito que sim. Quando você perguntou se deveria ficar no clube eu achei que sim e falei que ao final da temporada deveria sair. Como você conquistou a promoção eu acho que deveria abraçar outro projeto sendo você o contratante e não um Zezinho da vida. Experimentar essa função, pois sabemos que tem clubes que os treinadores fazem isso. Ligam para os jogadores, verificam a disponibilidade do atleta e pedem sua contratação.  Como você pediu minha opinião...

Obrigado pela opinião. Contudo, caso saia, não será ainda que o Tião assumirá essa função de contratar, assumi-la integralmente foge da proposta do save. Acho que no Brasil isso cada vez acontece menos. Acho que foi mais forte nos anos 90, mas na atualidade com agentes, advogados de um lado e diretores de futebol, diretores executivos profissionais, analistas de desempenho de outro, acho que o espaço que o treinador tinha para atuar como alguém que contrata acabou, pois nem conhecimento suficiente ele tem para lidar com tantas questões legais, financeiras, técnicas e etc.

Mas agradeço muito sua opinião, independentemente de concordarmos ou não.

 

12 hours ago, Bega Gomes said:

Ótima campanha do Jotão e de Tião. A continuação no clube parece que deu confiança ao técnico e ao elenco. Zezinho "vc sabe o que" não perdeu a linha na hora de fazer o que mais gosta, porém, inovou, literalmente, kkk. Lucas segurou bem a Ponta de Lança e terminou com 12 gols, contudo, os dados mostram que a onda dele eh arrematar, não tem essa de ajeitar pro companheiro ou ser garçom de ninguém. As "0" assistências não me deixam mentir. Parabéns pela sequência e pela compreensão das fraquezas do Jotão mudando assim as táticas para enfrentar adversários mais sagazes.

Obrigado. O Zezinho não consegue ser outra pessoa. Pelo menos é autêntico. Para mim, centroavante tem que ser fominha, tem que ter fome de gol. Brincadeira, ele realmente deixa a desejar nesse quesito, seria mais completo se fizesse assistências.

Valeu, Bega. Adaptar é parte do processo de um técnico, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um bom campeonato paulista e conseguiu a promoção merecida. Diante deste fato eu me pergunto: Tião ou Guardiola? O futuro dirá quem foi melhor.

Brincadeiras a parte, acho que diante da qualidade do elenco já era esperado este acesso? Por mais que ele tenha vindo com dificuldades não acho que foi uma surpresa pra você. O que não tira seu mérito e nem do Zezinho.

E sobre o empréstimo, preciso arranjar um banco destes. Nem meu pai me emprestaria dinheiro nessas condições hehehehe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Obrigado pela opinião. Contudo, caso saia, não será ainda que o Tião assumirá essa função de contratar, assumi-la integralmente foge da proposta do save. Acho que no Brasil isso cada vez acontece menos. Acho que foi mais forte nos anos 90, mas na atualidade com agentes, advogados de um lado e diretores de futebol, diretores executivos profissionais, analistas de desempenho de outro, acho que o espaço que o treinador tinha para atuar como alguém que contrata acabou, pois nem conhecimento suficiente ele tem para lidar com tantas questões legais, financeiras, técnicas e etc.

Mas agradeço muito sua opinião, independentemente de concordarmos ou não.

 

Opiniões divergentes é sempre bom e faz parte do processo democrático. Eu entendo que a ideia de uma saída agora seria contrário a proposta do save, mas vamos continuar acompanhando e quando possível dar pitacos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, AllMight said:

Fez um bom campeonato paulista e conseguiu a promoção merecida. Diante deste fato eu me pergunto: Tião ou Guardiola? O futuro dirá quem foi melhor.

Brincadeiras a parte, acho que diante da qualidade do elenco já era esperado este acesso? Por mais que ele tenha vindo com dificuldades não acho que foi uma surpresa pra você. O que não tira seu mérito e nem do Zezinho.

E sobre o empréstimo, preciso arranjar um banco destes. Nem meu pai me emprestaria dinheiro nessas condições hehehehe.

 

A campanha foi muito boa. Nas duas fases ficamos em 2º e muito próximos dos respectivos líderes. E não foi fácil, o equilíbrio das partidas me dizem isso. Só o futuro mesmo.😀

Eu já queria o acesso desde a renovação do contrato, mas depois das dispensas e da comparação de elencos da  Pré-Regional vi que o Jaboticabal havia melhorado muito na média e também nos piores atributos, então eu fiquei confiante e imaginando que de temporada em temporada devemos evoluir no save e não regredir, eu esperava o acesso. Surpresa não, mesmo com as dificuldades por conta da fórmula do campeonato. O que manda mesmo é a 1ª fase. Na fase final é preciso tomar conta dos vacilos e achar que tá promovido.

Banco Regional sempre tem uns esquemas, né? Grande empréstimo e pagamento a perder de vista.

 

 

2 hours ago, LC said:

Opiniões divergentes é sempre bom e faz parte do processo democrático. Eu entendo que a ideia de uma saída agora seria contrário a proposta do save, mas vamos continuar acompanhando e quando possível dar pitacos.

Exato, LC. Discordâncias com mas com Democracia. Veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela campanha. O time conseguiu manter a boa fase e conseguiu chegar à promoção. Sebastião e Zezinho, a dupla dinâmica, se ambos se mantiverem no clube, o Jaboticabal tem chances de fazer mais campanhas memoráveis daqui pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutes ago, PedroJr14 said:

Parabéns pela campanha. O time conseguiu manter a boa fase e conseguiu chegar à promoção. Sebastião e Zezinho, a dupla dinâmica, se ambos se mantiverem no clube, o Jaboticabal tem chances de fazer mais campanhas memoráveis daqui pra frente.

Obrigado. Eu preferia um DdF mais econômico, mas o presidente é quem sabe não é mesmo? Agora vem a Pré-Regional.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2021: Um time de jovens comandado por um jovem

Elenco e Transferências: O adeus de Lucas

Durante os amistosos entre o fim da 2ª B e o início da Pré-Regional veio a negociação para atrapalhar a trajetória do Jaboticabal Atlético, a saída do artilheiro da equipe, Lucas, para o Lusitano Vildemoinhos que disputa o Campeonato Nacional de Seniores (3ª divisão) de Portugal. No Atlético, Lucas jogou 29(1) partidas, marcou 19 gols (média 0,63 gol/por jogo), fez 3 assistências e foi cinco vezes melhor em campo. Uma perda pesada em um momento importante da temporada. 

ACtC-3dkA8xfDdhjKHc3nFMwfACuyF4UOcj-mXOk

Quem não deixou passar a oportunidade de trazer mais alguns jogadores para o elenco foi o diretor de futebol, Zezinho Botafogo. Dessa vez, ele contratou um pouco menos do que nessa mesma época da temporada passada, seis. Entretanto, no total foram 16 jogadores contratados na temporada 2021 um número próximo dos 21 contratados de 2020. Além da pouca idade dos seis contratados, todos eles estão com contrato até o fim de 2022, algo que não ocorreu anteriormente e ocasionou a saída de vários jogadores ao término da temporada 2021.

Táticas: Mudanças para a Pré-Regional

Depois da promoção na 2ª Divisão B do Campeonato Paulista, pensou-se em uma abordagem mais ofensiva para a Pré-Regional e alguns ajustes táticos foram promovidos para a competição. A tática principal (4-1-2-2-1) da equipe passou a ser treinada com algumas mudanças: 

  • Mentalidade: de “cautelosa” para “positiva”
  • Largura Atacante: de “com extremos” para “extremamente largo”
  • Caráter Direto dos Passes: de “normal” para “mais curtos”
  • Último Terço: retirada de “Antecipar Cruzamentos”

A tática utilizava apenas dois jogadores em tarefa atacar: o centroavante (Jocerlan Guedes) e o meia-atacante (Cairo) que está pelo lado esquerdo. Durante as partidas da Pré-Regional, também foi adicionado em alguns momentos um terceiro jogador com tarefa atacar, o meia externo direito (Adolpho). Em outros momentos, o meia-atacante (Cairo) também passava para tarefa apoiar, enquanto o meia eterno direito (Adolpho) recebia a tarefa atacar.

Fora essa mudanças houve outras alterações que diziam mais respeito ao adversário enfrentado, principalmente ao estilo de jogo dos técnicos adversários e dos principais jogadores de cada equipe. Os cuidados eram para evitar uma nova eliminação na Pré-Regional.  

Pré-Regional: Alguma dúvida? 

A Pré-Regional 2021 começou menos de um mês após o término da 2ª Divisão B do Campeonato Paulista com o Jaboticabal cotado em 167º (416º em 2020). O objetivo desde a renovação do contrato, ainda ano passado, era conquistar a vaga para a Série Regional em 2022 (5ª Divisão) e foi com intenção que a equipe disputou a seletiva.

O adversário da 1ª fase foi o Samambaense (DF),  último colocado da 2ª Divisão do Distrito Federal deste ano e cotado em 339º pelos apostadores. Nas duas partidas o domínio do Atlético foi enorme. No total foram 37 arremates do Jotão contra sete do Samambaense. Se na partida de ida, o Jaboticabal errou muito e fez apenas 1 a 0. Na partida de volta, jogada na casa do adversário, a goleada por 5 a 0 compensou o placar magro da ida.

ACtC-3chfx6mpiiy7kARZFmdHGXMdPPFWH1-Msog

Na 2ª fase, o adversário foi o Guaxupé (MG), 6º colocado da 4ª divisão do Campeonato Mineiro deste ano e que havia passado pelo Soledade (RS), nos pênaltis, depois de dois empates em 1 a 1 na 1ª fase da Pré-Regional. Cotado como 487º fez duas partidas desequilibradas contra o Atlético, mas não saiu goleado em nenhuma delas. Na ida, perdeu por 1 a 0 com um gol nos acréscimos e na partida de volta, em Guaxupé, perdeu por 2 a 1, mas sem dar qualquer sinal que poderia se classificar.

ACtC-3eXIp5Ma35LPDDBd4oraIB_CD9QQXmFnT_q

Depois de passar pelas duas fases eliminatórias o Jaboticabal Atlético foi sorteado para o  Grupo 22 juntamente com outras duas equipes paulistas, Olé Brasil (58º) e Guariba (440º), e uma carioca, o São José (116º):

  • Olé Brasil (SP): a equipe com sede em Ribeirão Preto disputou a 2ª Divisão B do Campeonato Paulista e terminou em 13º lugar em seu grupo. Na Pré-Regional passou pelo Íbis (PE) e Centenário (RN).
  • São José (RJ): a equipe de Itaperuna disputou a Série B2 (3ª Divisão) do Campeonato Carioca e foi eliminada na fase de grupos. Também disputou a Copa Rio e também foi eliminada na fase de grupos. Na Pré-Regional passou pelo Pirassununguense (SP) e Boquinhense (SE).
  • Guariba (SP): o Guariba ficou em 7º lugar no mesmo grupo do Jaboticabal na 2ª B. Na Pré-Regional passou pela Sociedade Ação (MT) e Chapadinha (MA).

Na estreia, fora de casa, o São José foi com o conhecido 4-1-2-3. mas não funcionou diante do 5-3-1-1 do Atlético. A vitória por 2 a 1 deu força para o Jaboticabal na rodada seguinte contra o Olé Brasil (4-2-3-1 MD) que acabou goleado por 4 a 0

ACtC-3ej561_Wa1SzimdHv-91foAafpiMtRoy4yB

A 3ª rodada teve cara de decisão por conta das duas vitórias nas rodadas anteriores do Guariba e do Jaboticabal. A partida ganhou em emoção porque os visitantes abriram o placar, mas no 2º tempo, o Jaboticabal buscou o placar e virou para 2 a 1 e assumiu a liderança isolada do grupo.

ACtC-3e2vlxeKeLT8DZePIbTDc-5ODiUCzyetV6B

No returno, o São José visitou o Jaboticabal, sem o 4-1-2-3. Jogou no 4-2-3-1 MD, mas ficou abaixo do Atlético e foi derrotado por 2 a 0. Na penúltima rodada houve outro encontro com o Guariba (4-2-3-1 MD), três pontos atrás do Jotão e precisando ganhar para continuar com o sonho da vaga da Série Regional. Novamente saiu na frente, em um pênalti, mas sofreu o empate e no fim da partida sofreu a virada, também em um pênalti e deu adeus ao sonho da Série Regional.

ACtC-3dbXKxBj5zB218hMRL1p7NaP7_qyWNGWOzE

Com a vaga garantida, a última partida foi para cumprir e fechar a excelente e Adolpho marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Olé Brasil.

ACtC-3femm3r3oBVIW9lg8ennVySZA8gRVk-vHOt

Com 100% de aproveitamento, o Jaboticabal Atlético conseguiu a classificação para a Série Regional de 2022 com uma média de idade de 20,14. Além das 10 vitórias em 10 partidas, o Jaboticabal sofreu apenas 4 gols e marcou 22 gols. 

ACtC-3cGakwZ80Me4O7t9wdTNp9MBeg91AVp631e

O Guariba foi a equipe que esteve próxima de conquistar a vaga, porém falhou nos dois momentos que teve para chegar à liderança, ambas em partidas contra o Jaboticabal.

Estatísticas: Triple-double

A temporada terminou com a perda do atacante Lucas, mas com seis jogadores com média acima de 7. Alguns já se destacavam desde a 2ªB: Adolpho (19D), Marcelino, Igor e Tadeu. Outros dois tiveram um crescimento na Pré-Regional e conseguiram médias superiores a 7: Cairo (19A) e Jocerlan Guedes, o substituto de Lucas.

Se observamos apenas as estatísticas da Pré-Regional é possível ver oito jogadores jogaram com médias acima de 7 na competição. Além dos nomes citados, Valbinho e Geílson.

ACtC-3eAoyk_CjP3Z98S4zGNaxyRqcKc2GWkW6Po

O grande destaque tem um nome, Adolpho (19D). Não é todo dia que se tem um triple-double (gols-assistências-melhor em campo) na equipe. Na temporada, Adolpho fez 10 gols, 12 assistências e foi 10 vezes melhor em campo. Adolpho também é um motorzinho. Foi o jogador que mais distância percorreu na Pré-Regional (12,93Km/90 minutos). Sem contar que dos seis pênaltis sofridos na competição, quatro foram sofridos por ele. Na Pré-Regional teve média 7,94, a maior da equipe, a 3ª de toda a Pré-Regional. Abaixo um gif com imagens de Adolpho em três momentos, janeiro/20, janeiro/21 e outubro/21.

ACtC-3dQyJiz2m7j4SARxqSVq1G3Ui_X3x8jFkEU

Algumas mudanças importantes aconteceram na Pré-Regional e vale a pena registrá-las.

Na zaga, a dupla preferida era Marcelino e Tadeu, contudo o assistente sugeriu a colocação de Marcelino como lateral direito, abrindo espaço para Geílson fazer dupla com Tadeu. Essa sugestão fazia sentido porque os laterais direitos Éverton Luís (6,59) e Paulo César (6,78) não jogavam tão bem. Um teste foi feito na partida de volta contra o Samambaense e a substituição foi efetivada na fase de grupos. Isso permitiu que os três zagueiros conseguissem médias acima de 7 e melhorassem o desempenho da defesa do Jaboticabal: Tadeu (7,08), Geílson (7,03) e Marcelino (7,01).

ACtC-3fTeYpXXZWO8vOvIPWjMxLDqdcj8BmVim18
ACtC-3d23EtvLilqVOCvn0iyZ4t5pCFoM6MINyLf

Na dupla de meias-atacantes, Valbinho fazia dupla com Roni. Durante parte da temporada, Roni esteve muito bem, mas com a aposentadoria anunciada e o declínio físico, teve uma queda de rendimento e abriu espaço para o retorno de Cairo (19A), que havia jogado 1(2) partidas na 2ªB. Cairo (19A) voltou nos amistosos e quando a Pré-Regional começou ele já era o companheiro de Valbinho. Os dois jogaram acima de 7: Valbinho (7,05) e Cairo (7,60).

No ataque, o grande problema foi como cobrir a saída de Lucas às vésperas do início da competição. Fábio Luiz já havia sido testado, mas sem convencer. Jocerlan ganhou a vaga no amistoso contra a Catanduva, quando marcou dois gols. Jogou razoavelmente na ida contra o Samambaense e na volta marcou um. Contra o Guaxupé perdeu um pênalti na ida e passou em branco na volta, mas depois disso marcou sete gols nas outras seis partidas. Na Pré-Regional a média foi de 0,9 gol/por partida, na temporada toda, 0,69. 

ACtC-3cz7wgSmK4-uwG_alm9ap53gzttJiHqkUWK

Dessa vez, a situação dos contratados de última hora foi melhor administrada por Sebastião Oliveira. Ele sequer pensou nos recém-contratados para jogar, diferentemente do ano passado. Tião procurou colocá-los apenas em forma e só aí avaliou se havia espaço para eles estrearem, tanto que apenas Uander chegou a estrear.

Finanças: Buraco sem fim

As partidas terminaram, mas o ano ainda tem três meses. A situação financeira está se deteriorando novamente, ainda mais com a folha salarial que se aproxima de 100 mil reais por mês. A projeção é que o saldo global ao final da atual temporada seja de 1,13 milhão negativo. 

  • Saldo global: R$ -821.060
  • Orçamento de transferências: R$ 0
  • Folha salarial: R$ 95.504 (Orçamento salarial: R$ 23.540)
  • Orçamento de olheiros: R$ 96.150 ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Época muito boa, pois passeou no Pré-Regional.As finanças que são um problema com esse aspirador pegando todas as moedinhas do clube. Se não for resolvido essa situação vai bater R$1 Milhão fácil, mesmo porque a previsão é de 1,13 milhão. Alguma ideia para resolver essa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelos acessos, o time evoluiu bastante e sobrou durante a temporada. Merecida a classificação para o Regional, e veio com 100% de aproveitamento. 

Como a vida nessa história é sempre uma caixinha de surpresas, vamos esperar pra ver se vão abastecer o Tião com bons jogadores para a próxima temporada. Uma campanha tão bem feita enche de confiança para a divisão seguinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada perfeita no Pré-Regional para coroar o ótimo trabalho que teve início no Paulista. Sebastião soube controlar bem a saída do Lucas, encontrando um bom substituto em tempo hábil para o time não perder qualidade em campo. Adolpho mais uma vez surpreendendo, é surreal o que ele fez na temporada, levando o Jaboticabal a grandes feitos. Como está a procura de outros times por ele? Já surgiu algum contato? A dupla de zaga cresceu no final também, e o Tadeu correspondeu as expectativas que todos tínhamos em relação a ele.

Parabéns pela ótima temporada, e boa sorte no futuro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente temporada! Realmente, não deixou dúvidas. Zezinho Botafogo fez uma temporada abaixo da outra,mas mesmo assim deixou sua marca. Dessa vez com estratégia diferente, e quem sabe não contrata menos já que o vínculo é maior. Bom que dessa vez vc não precisou mexer na equipe que estava arrumadinha para colocar os cabras que iam chegando. Mas vai ter bastante tempo para conhecê-los;

Adolpho desenvolveu  bem. Não só subiu ao time titular, como foi um dos principais jogadores. Muito legal ver isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que essa saída de Lucas eh algo que não aconteceria no mundo real, principalmente no meio de temporada pode ele estava voando e a expectativa era que ele fosse tão bem qt na Pré-Regional. Se estivesse saindo pra um clube ao menos da segunda divisão... Bom, não sei, não conheço a realidade de times como o Jotão.

Segue o jogo pq Jocerlan tratou de preencher o espaço deixado por Lucas. Confesso que Tião tem méritos nisso por não ter desistido do jogador mesmo após 4 jogos meia-boca, se bem que não havia muitas opções neh?! Kkk.

Rapaz, acho que vc devia levar Zezinho "aquele time lah" pra onde quer q vc fosse.  Ele eh uma figura não perde tempo algum nas janelas, porém, dessa vez eu percebi sagacidade, pois contratou a galera por mais tempo sinalizando a Sebastião que gostaria que ele ficasse pra 2022.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro de campo temporada incontestável!

Passeou no regional com um pé nas costas... agora fora de campo situação ainda se encontra ruim na parte financeira né.

Acha que aguenta mais um temporada no ou vai partir para outra aventura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Jaboticabal mostrou estar um nível acima das equipes da Pré-Regional, mantendo 100% de aproveitamento sem muitas dificuldades. E tudo isso sem o Lucas. Parabéns pela campanha e pela qualificação à Divisão Regional. Totalmente merecida!

O jogador que sempre vinha me chamando atenção foi o Adolpho. E revendo os atributos dele, torna-se ainda mais curioso como consegue marcar gols sem saber chutar uma lata. Ele deu bem certo numa função que tenho gostado de utilizar bastante (MD/ME). Cairo também teve grande importância em todas essas campanhas.

Tião tem mais um ano de contrato com o Jaboticabal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, LC said:

Época muito boa, pois passeou no Pré-Regional.As finanças que são um problema com esse aspirador pegando todas as moedinhas do clube. Se não for resolvido essa situação vai bater R$1 Milhão fácil, mesmo porque a previsão é de 1,13 milhão. Alguma ideia para resolver essa situação?

Foi um "passeio", mesmo perdendo o artilheiro às vésperas da competição.  É melhor fechar os olhos para finanças e fingir que o time é rico.

No save, não. Quem cuida disso é a diretoria.

 

14 hours ago, Peepe said:

Parabéns pelos acessos, o time evoluiu bastante e sobrou durante a temporada. Merecida a classificação para o Regional, e veio com 100% de aproveitamento. 

Como a vida nessa história é sempre uma caixinha de surpresas, vamos esperar pra ver se vão abastecer o Tião com bons jogadores para a próxima temporada. Uma campanha tão bem feita enche de confiança para a divisão seguinte.

Valeu, Peepe. O time fez uma competição excelente, mas esperar o 100% é difícil porque sempre tem um empate ali ou acolá.

Tem que esperar mesmo porque há o Zezinho e ele sempre pode aprontar. Será que terá campanha na divisão seguinte? O que você faria? @Peepe

 

14 hours ago, ElPeroMG said:

Temporada perfeita no Pré-Regional para coroar o ótimo trabalho que teve início no Paulista. Sebastião soube controlar bem a saída do Lucas, encontrando um bom substituto em tempo hábil para o time não perder qualidade em campo. Adolpho mais uma vez surpreendendo, é surreal o que ele fez na temporada, levando o Jaboticabal a grandes feitos. Como está a procura de outros times por ele? Já surgiu algum contato? A dupla de zaga cresceu no final também, e o Tadeu correspondeu as expectativas que todos tínhamos em relação a ele.

Parabéns pela ótima temporada, e boa sorte no futuro!

Bem falado. 

Eu fico feliz porque todos os três atacantes que jogaram no esquema viraram artilheiros: Wellington, Lucas e o Jocerlan. Ou seja, o esquema estava bem ajustado.  O Adolpho foi uma excelente surpresa. Marcante no save. Nenhuma procura por ele. E até agora não teve o contrato renovado.

Sim, você apostou no Tadeu e acertou. Ele foi importante para fechar a dupla com o Marcelino e depois com o Geílson. Poís, quem não percebeu o potencial dele poderia nem tê-lo contratado, não é?

Obrigado. Valeu.

 

12 hours ago, Jirimias said:

Excelente temporada! Realmente, não deixou dúvidas. Zezinho Botafogo fez uma temporada abaixo da outra,mas mesmo assim deixou sua marca. Dessa vez com estratégia diferente, e quem sabe não contrata menos já que o vínculo é maior. Bom que dessa vez vc não precisou mexer na equipe que estava arrumadinha para colocar os cabras que iam chegando. Mas vai ter bastante tempo para conhecê-los;

Adolpho desenvolveu  bem. Não só subiu ao time titular, como foi um dos principais jogadores. Muito legal ver isso. 

Foi mesmo. Faltou um título para marcar mais. O Zezinho discorda de você.😀 Mas parece isso mesmo, parece uma mudança no caminho que ele quer seguir. Deixe eles de lado. Na outra temporada fiquei querendo melhorar o desempenho da equipe e isso atrapalhou.

O Adolpho foi uma grata surpresa desde a primeira partida no Jaboticabal.  Muito gratificante ver um jovem do clube tornando-se um dos melhores do elenco e do ano.

 

11 hours ago, Bega Gomes said:

Penso que essa saída de Lucas eh algo que não aconteceria no mundo real, principalmente no meio de temporada pode ele estava voando e a expectativa era que ele fosse tão bem qt na Pré-Regional. Se estivesse saindo pra um clube ao menos da segunda divisão... Bom, não sei, não conheço a realidade de times como o Jotão.

Segue o jogo pq Jocerlan tratou de preencher o espaço deixado por Lucas. Confesso que Tião tem méritos nisso por não ter desistido do jogador mesmo após 4 jogos meia-boca, se bem que não havia muitas opções neh?! Kkk.

Rapaz, acho que vc devia levar Zezinho "aquele time lah" pra onde quer q vc fosse.  Ele eh uma figura não perde tempo algum nas janelas, porém, dessa vez eu percebi sagacidade, pois contratou a galera por mais tempo sinalizando a Sebastião que gostaria que ele ficasse pra 2022.

O Lucas, que é um jogador real, tem a carreira toda nas divisões inferiores de Portugal. Entendo e concordo com sua argumentação, mas se fosse na realidade, ele ganharia mal e aí, pensar em ir para Portugal nem seria tão irreal assim. O Jotão não consegue participar dos campeonatos da FPF porque tem dividas com ela. Ele participa apenas de campeonato promovidos pela Liga de Futebol Nacional do Brasil. Não tem estádio. Joga em um campo com uns lances de arquibancada. A coisa é feia.

Como eu disse acima, eu fico feliz porque todos os três atacantes que jogaram no esquema viraram artilheiros: Wellington, Lucas e o Jocerlan. O Lucas era o melhor, depois Wellington e Jocerlan. Ou seja, o esquema estava bem ajustado. Tinha que optar por um e com a equipe jogando bem não fiquei pressionado para fazê-lo funcionar e pude dar um tempo. Tinha mais um atacante, o Fábio Luiz.

O Tião ainda não tem essa moral de sair levando "a equipe dele" para os clubes. Quem sabe no futuro? Mas com certeza é um dos personagens do save, mesmo com tão pouco tempo.

Pode ser isso mesmo que ele esteja pensando e você @Bega Gomes Acha que Tião deve ficar? 

 

9 hours ago, Rodrigo Violim said:

Dentro de campo temporada incontestável!

Passeou no regional com um pé nas costas... agora fora de campo situação ainda se encontra ruim na parte financeira né.

Acha que aguenta mais um temporada no ou vai partir para outra aventura?

Poderia ter tido um título, né? Mas as promoções são mais importantes nesses casos.

No Pré-Regional aprendi com a temporada anterior. Mesmo sendo um grupo é preciso levar a coisa como se fosse mata-mata. As finanças estão bem "realistas" no sentido das dificuldades.

@Rodrigo Violim  Você o que acha? Mais uma ou procura outro time?

 

2 minutes ago, mfeitosa said:

O Jaboticabal mostrou estar um nível acima das equipes da Pré-Regional, mantendo 100% de aproveitamento sem muitas dificuldades. E tudo isso sem o Lucas. Parabéns pela campanha e pela qualificação à Divisão Regional. Totalmente merecida!

O jogador que sempre vinha me chamando atenção foi o Adolpho. E revendo os atributos dele, torna-se ainda mais curioso como consegue marcar gols sem saber chutar uma lata. Ele deu bem certo numa função que tenho gostado de utilizar bastante (MD/ME). Cairo também teve grande importância em todas essas campanhas.

Tião tem mais um ano de contrato com o Jaboticabal?

Estava confiante em subir, mas não esperava os 100%, é difícil ganharmos tudo, não é mesmo? E sem o Lucas, bem lembrado. Valeu.

você tem toda razão. Marcar gols sem saber chutar. Eu seria mais propenso a usá-lo como MA D, mas foi muito bom deixá-lo em MD porque ele e o Igor se mostraram incansáveis pelas pontas. Subindo e descendo o tempo todo. O Adolpho também é um fenômeno nos dribles também, 3,30 por partida, mesmo sem saber fintar.  É por isso que gosto de jogar nas divisões baixas. Acabamos nos desligando de certos atributos e olhando para outros, sem contar que paramos de reclamar que o jogador A não tem isso ou aquilo e por isso não fará isso ou aquilo. E tem o Cairo, né? Que parece que está evoluindo.

@mfeitosa O que você faria? Mais um ano?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ver o Tião tão bem adaptado à realidade do Jaboticabal fez a minha opinião, dada ao final da última temporada, "derreter". A permanência no clube mostrou-se totalmente acertada e realmente não sei o que dizer. É difícil ter o feeling certo para a analisar as possibilidades assistindo da arquibancada. Dessa vez, vou ficar em cima do muro. 😎

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É @mfeitosa, titulos são importantes, mas acho que os acessos para essas equipes e o como se montam digo pela qualidade dos jogadores já é um titulo kkkkk... A questão das finanças me lembra muito em meu save a passagem pela Inter de Limeira, o time não saia do negativo mais nem com reza brava kkkkkk

Mas.. eu acho que o Tião fez muito pelo Jabiticabal e que não mudaria muito o plantel na qualidade dos jogadores que poderia te levar a ter uma temporada dura, e como os times são bem equilibrados quando se trata de divisões de acesso estaduais, talvez poderia te complicar.

Acho que se estiver um time de qualidade maior ou até de tradição que esteja na pindaiba pq não tentar... abraço e continuo acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, ggpofm disse:
  • Mentalidade: de “cautelosa” para “positiva”
  • Largura Atacante: de “com extremos” para “extremamente largo”
  • Caráter Direto dos Passes: de “normal” para “mais curtos”
  • Último Terço: retirada de “Antecipar Cruzamentos”

Me atentei a esses detalhes, essas mudanças feitas surtiram o efeito esperado, pois ao olhar a tática, achei que o time ficaria exposto uma vez que concentrou 3 jogadores no último terço do campo. Corre o risco de ter que dispensar (ou deixar sair) jogadores por causa da situação financeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, mfeitosa said:

Ver o Tião tão bem adaptado à realidade do Jaboticabal fez a minha opinião, dada ao final da última temporada, "derreter". A permanência no clube mostrou-se totalmente acertada e realmente não sei o que dizer. É difícil ter o feeling certo para a analisar as possibilidades assistindo da arquibancada. Dessa vez, vou ficar em cima do muro. 😎

Obrigado pela opinião mesmo sem pender para nenhum lado. Compreendo o que você quer dizer.

 

5 hours ago, Rodrigo Violim said:

É @mfeitosa, titulos são importantes, mas acho que os acessos para essas equipes e o como se montam digo pela qualidade dos jogadores já é um titulo kkkkk... A questão das finanças me lembra muito em meu save a passagem pela Inter de Limeira, o time não saia do negativo mais nem com reza brava kkkkkk

Mas.. eu acho que o Tião fez muito pelo Jabiticabal e que não mudaria muito o plantel na qualidade dos jogadores que poderia te levar a ter uma temporada dura, e como os times são bem equilibrados quando se trata de divisões de acesso estaduais, talvez poderia te complicar.

Acho que se estiver um time de qualidade maior ou até de tradição que esteja na pindaiba pq não tentar... abraço e continuo acompanhando.

E como as contratações são feitas totalmente pelo diretor de futebol não há como fazer quando estamos no comando e contratamos para fechar carências quando subimos de divisão.

Obrigado pela opinião.  Valeu, Violim.

 

32 minutes ago, Vannces said:

Me atentei a esses detalhes, essas mudanças feitas surtiram o efeito esperado, pois ao olhar a tática, achei que o time ficaria exposto uma vez que concentrou 3 jogadores no último terço do campo. Corre o risco de ter que dispensar (ou deixar sair) jogadores por causa da situação financeira?

Na realidade só o atacante não voltava. Se você visse o mapa de posicionamento sem bola, veria que a equipe se formava no 4-1-4-1, mesmo jogando com dois meias atacantes. Talvez você não tenha visto, mas o técnico não controla as finanças e as contratações. Isso está nas mãos do diretor de futebol, o famoso Zezinho Botafogo. Sendo assim,  contratações e dispensas é com ele, então tudo pode acontecer.

Valeu, Vannces.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bela campanha fez no Pré-Reginal @ggpofm. De fato, a situação financeira é de se preucupar. Ja tem alguma idéia de como irá resolver para sair do negativo? E agora, virá a Série Regional que é bem mais dura e complicada de disputar. Obviamente, terá que dar uma reformulada no elenco. Teu diretor de futebol terá que se mecher para contratar, sem afetar ainda mais as finanças.

No mais, parabéns pelo save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, adriano roberto said:

Que bela campanha fez no Pré-Reginal @ggpofm. De fato, a situação financeira é de se preucupar. Ja tem alguma idéia de como irá resolver para sair do negativo? E agora, virá a Série Regional que é bem mais dura e complicada de disputar. Obviamente, terá que dar uma reformulada no elenco. Teu diretor de futebol terá que se mecher para contratar, sem afetar ainda mais as finanças.

No mais, parabéns pelo save!

Obrigado, Adriano. Foi uma bela campanha. Se for resolvido não será com minha interferência. Como tudo está nas mãos do Diretor de Futebol, então se ele seguir contratando jogadores e pagando os salários que paga, o clube seguirá no vermelho.

Outro nível de complicação a Regional trará, mas a reformulação dependerá do DdF e como vários jogadores já estão com contrato até 2022, acho que o diretor já tem algo em mente. O diretor é gastador.

Valeu mais uma vez e obrigado pela visita e força para seguir com o trabalho do Mundi Up.

 

9 hours ago, Valismaalane said:

Adolphinho, "O IMPARAVEL"! Que jogador!

Mandou muito bem nos torneios para terminar invicto, parabéns!

Ele foi marcante mesmo nesse nível que estamos.

Dessa vez sem espaço para vacilos. Uma campanha excelente que seria melhor se tivéssemos marcado mais gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

A maior cidade brasileira sem um time profissional

Eu não disse no post introdutório do save, mas disse na outra tentativa do save que fiz. A ideia era fazer um save de clube, mas acabei seguindo o caminho de um save de carreira. Eu iria jogar em Pernambuco com o América do Recife, mas mesmo tendo deixado essa ideia para trás, ela ainda ocupa um espaço importante na carreira de Sebastião Oliveira. Não é por acaso que ele é pernambucano e torcedor do América.

Quando a ideia ainda era jogar com o América do Recife também havia planejado apresentar algumas histórias do futebol pernambucano, de forma semelhante ao que fiz com a do estádio Dr. Robert Todd Locke, do Jaboticabal Atlético. Minha intenção é trazê-las ao término da temporadas, enquanto me preparo para um nova. Nem sempre terão relação com o clube no qual estou treinando ou que irei treinar. Espero que esse conteúdo adicional seja proveitoso para você que acompanha o tópico. 

No último dia 27, o jornalista Cássio Zirpoli levantou dados de clubes nos municípios brasileiros e alguns chamam bastante atenção. Dos 5.750 municípios brasileiros, 92,4% não possuem sequer um clube profissional. De todos os 5.148 municípios sem clubes de futebol profissional, o maior deles é um município pernambucano, Jaboatão dos Guararapes, cidade com mais de 700 mil habitantes. Existem outras cidades no próprio estado de Pernambuco, mas também no Pará, Minas Gerais, Bahia e logicamente, em São Paulo. Fora a questão populacional existem também aquelas com um PIB alto, que poderiam receber um clube profissional, caso houvesse um investidor interessado nisso. Por isso, sugiro a leitura rápida do texto que citei no início deste parágrafo. Vale a pena

O Campeonato Pernambucano tem mais de 100 anos, sendo disputado desde 1915 e durante décadas, se limitou a ser um campeonato da cidade do Recife, sendo chamado até o início da década de 1960 de Campeonato Citadino, algo comum em vários estados brasileiros, nos quais os campeonato estaduais basicamente envolviam equipes da capital, principalmente por conta das deficiências de transporte no Brasil. Não foi à toa que somente em 1937, o Campeonato Pernambucano contou com um participante de outra cidade, o Central, de Caruaru. Depois daquela participação única do Central, o campeonato só voltou a ter equipes de outras cidades com a participação dos clubes de Jaboatão, que trocaram o Campeonato Suburbano (amador) pelo Campeonato Pernambucano (profissional).

O primeiro representante da cidade foi a Associação Esportiva Companhia Portela, fundada em 1937 por funcionários de uma fábrica de papel de mesmo nome. O Portela participou apenas de duas edições do Campeonato Pernambucano, 1944 e 1945,  e ficou, respectivamente, em 6º (penúltimo lugar) e 5º lugar (antepenúltimo lugar). Ao todo nessas duas temporadas foram 37 partidas com seis vitórias, seis empates e 25 derrotas, tendo marcado 64 gols e sofrido 140 gols.

ACtC-3cqwesLHCgMuzNpRDsb_nwTyB-SiaySWK4L

Nas duas edições das quais participou, o Portela conseguiu incomodar o Trio de Ferro (Náutico, Santa Cruz e Sport) e roubou pontos dele com vitórias e empates, mas o grande feito foi a incrível vitória contra o Santa Cruz por 6 a 4 em sua 4ª partida pelo campeonato de 1944 e a vitória sobre o América por 2 a 1 em 1945, praticamente afastando-o da luta pelo bicampeonato. 

O outro representante de Jaboatão no Campeonato Pernambucano foi o Asas Esporte Clube ligado a funcionários e militares da Base Aérea do Recife. Fundado em 1956 como Paraer Esporte Clube, mudou de nome para Asas, quando iniciou sua participação no Campeonato Pernambucano e participou de quatro edições. Em 1958, ficou em 6º lugar (último), em 1959 em 6º lugar (último lugar), em 1960 em 5º lugar (penúltimo) e em 1961 em 7º lugar (último lugar). 

ACtC-3cBIPhHX2xQPTnpsEoHitASO6fmUltXRCHI 

Ao todo, o Asas jogou 78 partidas com 11 vitórias, nove empates e 58 derrotas com 78 gols marcados e 278 sofridos. Ao contrário do Portela, que conseguiu roubar pontos dos grandes clubes pernambucanos, o Asas nunca conseguiu sequer um empate com um dos integrantes do Trio de Ferro e pelo contrário, foi vítima constante de goleadas, muitas delas constrangedoras, com seis, sete, oito, nove gols de diferença e três com 10 ou mais gols sofridos. A maior delas foi o 13 a 2 para o Náutico em 1961, sendo que já havia sofrido outra no início do campeonato por 10 a 1, também para o Náutico.

O último clube de Jaboatão a disputar um campeonato profissional em Pernambuco foi o Jaguar, o nome da Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes, que se profissionalizou em 2012. Diferentemente do Portela e do Asas, nunca disputou a principal divisão do campeonato estadual. O Jaguar participou de três temporadas na Série A2 do Campeonato Pernambucano. Em 2012, ficou em 10º lugar; em 2013, ficou em 7º lugar e em 2014 teve sua melhor participação. Chegou até a semifinal e depois de dois empates em 0 a 0 com o Vera Cruz foi eliminado nas penalidades, que acabaria promovido juntamente com o Atlético Pernambucano.

No ranking permanente do Campeonato Pernambucano mantido pelo jornalista Cássio Zirpoli, o Asas ocupa a 45ª posição e o Portela em 51ª posição. O Jaguar, que nunca passou da 2ª divisão pernambucana não está no ranking. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que Jaboatão não tem times, eu imagino que Jaboatão desistiu de ter times profissionais depois desse retrospecto. É tão curiosa a história que Jaboatão tem uma liga própria em plena atividade mas não tenta se profissionalizar (encontrei a informação buscando em que estádio os times jogavam). Gostei muito desse parenteses na história, achei a informação muito rica mas confesso que lado historiador curte demais essas passagens e referências históricas e sou suspeito para falar. 

Com relação ao Tião, eu defendo novamente que ele permaneça até o Estadual e veja no que vai dar. Acho que se a ideia é reproduzir a cultura brasileira, gostaria de ver vitórias ou derrotas justificando a permanência dele. E, claro, estou curioso para ver o desempenho da dupla Tião e Zezinho com o sarrafo mais no alto, se sair agora é provável que abaixe um pouco o nível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima informação. É interessante abordar esse fato de que muitos estaduais são formados predominantemente por times da capital e de cidades muito próximas. Aqui no Piauí, dos 8 times da primeira divisão, 4 são da capital (contando com o Timon, que é da cidade homônima do Maranhão que faz fronteira com Teresina, mas joga o Piauiense) e ainda tem o Altos, que é de uma cidade a 40 km de distância. Longe mesmo só o 4 de Julho, o Parnahyba e o SEP.

É sempre gostoso ver um time do "interiorzão" vencendo o estadual e é isso que esperamos ver do Jaboatão, no futuro. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...