Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

Eu tenho um problema com essa abordagem do DoF, e quando fiz assim ha muito tempo atrás eu fazia com que as contratações tivessem que ser autorizadas por mim, somente pela questão financeira. É muito injusto a direção arrebentar com o banco e depois te demitir por ma gestão financeira! Mas como o seu save é de carreira, é um risco que dá para seguir, especialmente levando em consideração o contexto que vc colocou.

Esse 4222 do União São João foi estreito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está entre os 10 como havia planejado, mas até o Paulínia parece que está tudo embolado. E teve um mês de março tenebroso, tomara que o time consiga logo uma recuperação já em abril.

Sobre as contratações, nessa sua abordagem não tem muito o que fazer, a não ser arregaçar as mangas e tentar tirar leite de pedra.

Sobre o União São João, já passei na frente da Usina São João em Araras, senão me engano o time foi formado lá.

Em tempo, Paulínia e Sumaré também são cidades vizinhas daqui. Achei legal ter três times da região no seu grupo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Andreh68 said:

Eu tenho um problema com essa abordagem do DoF, e quando fiz assim ha muito tempo atrás eu fazia com que as contratações tivessem que ser autorizadas por mim, somente pela questão financeira. É muito injusto a direção arrebentar com o banco e depois te demitir por ma gestão financeira! Mas como o seu save é de carreira, é um risco que dá para seguir, especialmente levando em consideração o contexto que vc colocou.

Esse 4222 do União São João foi estreito?

Essa possibilidade que você citou existe para o futuro, quando o Tião for mais famoso. Por ora, não. Se a diretoria demitisse o Tião por conta de dinheiro seria bem legal. Existem técnicos que já foram demitidos no Brasil por conta de salários altos. Lembro do Dorival Junior no Flamengo. Quando entrou o Bandeira, ele foi demitido, em parte pelo alto salário. Eu acharia legal ter esses riscos no save.

Sim, o 4-2-2-2 que você deseja.

 

9 hours ago, DiogoHernandes said:

Está entre os 10 como havia planejado, mas até o Paulínia parece que está tudo embolado. E teve um mês de março tenebroso, tomara que o time consiga logo uma recuperação já em abril.

Sobre as contratações, nessa sua abordagem não tem muito o que fazer, a não ser arregaçar as mangas e tentar tirar leite de pedra.

Sobre o União São João, já passei na frente da Usina São João em Araras, senão me engano o time foi formado lá.

Em tempo, Paulínia e Sumaré também são cidades vizinhas daqui. Achei legal ter três times da região no seu grupo. 

Mesmo se o Jotão não for bem, pode ficar ali próximo da expectativa, mas vamos para ganhar.

Exato, Diogo, é isso que eu quero. Instabilidade e forçar a tirar leite de pedra, fazer limonada sem limão.

Você tem razão. Quem fundou o clube foi o dono da usina.

Está sendo legal que existem pessoas que moram próximos a essas cidades. Você é mais um.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu li. hehe

Achei legal a proposta e com certeza concordo contigo que as contratações são o principal recurso para melhorar o time no curto prazo. Entretanto, eu considero esse FM mais difícil que os anteriores, e isso, pra mim, acaba equilibrando um pouco o jogo. Eu não sou bom no FM, e as contratações servem para equilibrar o jogo e torná-lo mais interessante pra mim. De outra forma, teria que apelar para os editores ou voltar os jogos vez ou outra quando fico puto. Gostaria de ver opções de dificuldade, embora não tenha pensado em como isso pode ser implementado.

Inclusive alguém disse recentemente, não lembro quem nem em qual tópico, que os desequilíbrios que deixam alguns jogadores putos, como excesso de chutes errados, pra fora, etc., servem na verdade para dar equilíbrio ao jogo no balanço geral. Acho que faz sentido, mas isso poderia ser melhor aplicado.

Agora, já praticamente eliminado, acho que podemos esperar uma mudança de time em breve, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2020: A chance existe

Contratar para vencer: Encarando o próprio "sucesso" ou "fracasso"

Se há concordância com a ideia de que as contratações de jogadores são um fator desequilibrante do jogo favoravelmente ao treinador humano, então é preciso ficar atento e refletir sobre determinadas situações que podem acontecer seguidamente e levar ao desânimo com o FM.

Vitórias, títulos, promoções consecutivas fazem parte da rotina do treinador humano no FM. É o que desejamos, mas isso é algo excepcional ou apenas uma expectativa se cumprindo a partir do momento que contratamos seguidamente a cada janela de transferências? Por que se consegue levar times cotados para as últimas posições tão rápido ao topo? Por que os saves possuem trajetórias parecidas independentemente do clube, liga ou país que se jogue? Por que se conquistam dobradinhas, triplas e outras sequências de títulos tão comumente e de forma consecutiva?

Se imaginarmos uma equipe recém-promovida para a 1ª divisão de um campeonato com 20 clubes e planejar que ela consiga subir cinco posições a cada temporada, na 4ª temporada ela estará disputando o título nacional. Por isso mesmo, acredito que até sete temporadas na 1ª Divisão seja o prazo máximo e sem atropelos para conquistar a Champions League com uma equipe das ligas principais da Europa. Na América do Sul, com um clube brasileiro ou argentino, o prazo é menor. Existem outros que jogam FM e acham sete temporadas um prazo dilatado e falam em cinco. Em qualquer caso, os títulos virão, mas de forma previsível. 

Outra situação é quando mesmo contratando a cada período de transferências o desempenho não melhora e as conquistas não vêm. Se fosse na vida real, o torcedor diria que o técnico não é muito bom porque contrata, contrata e contrata e o time nunca melhora seu desempenho e algumas vezes até piora. No FM, quando se está nessa posição também é preciso refletir. Por que mesmo contratando não se consegue vencer? Os jogadores contratados são mal escolhidos? Qual é a parcela de responsabilidade do treinador humano nessas escolhas? Ou a questão é tática e não se consegue fazer a equipe render mais, como é o esperado? Ou são todos esses fatores agindo ao mesmo tempo? Qual é a responsabilidade do treinador humano em tudo isso?

Ficar insatisfeito com um save que se joga é algo mais comum do que parece. Chegar à conclusão de que eles estão se repetindo também. E quando se chega nesse momento é preciso refletir a respeito. Só aí faz sentido compreender o que provoca essa sensação e tentar encontrar soluções para sair dela, porém é possível que essa reflexão mexa com muitas certezas cristalizadas.  

Elenco e transferências: Quer mais?

Quem imaginou que o diretor de futebol ia parar de contratar se enganou. Ele contratou Lucas (atacante) e Joel (meia externo esquerdo), totalizando quatro para a posição: Igor, Rubenilson, Thiago Heleno e Joel. Pelo jeito não está satisfeito com o que o Jaboticabal tem por ali.

ACtC-3egwYP9su-1idtG-8nr1EJWOvIxetFmKSLI

Cabe destacar que ele contratou um jogador com 4,5 estrelas, segundo avaliação do assistente técnico. Lucas é um jogador real e estava livre e jogou em dois clubes portugueses, o Lousada e um Palmeiras, da cidade de Braga. Como comparação, o artilheiro da equipe, Wellington, está avaliado em duas estrelas.

ACtC-3e_8fu0BrUx7nzkqEV0Ir3D7XB_wTMwjWBi

Com as contratações que já totalizam 10 jogadores a folha salarial fica ainda mais estourada, passando em 25 mil reais mensais do limite que é pouco mais de 19 mil mensais.

Finanças: Ninguém parece preocupado

A ideia de que o Jaboticabal teria problemas vem se concretizando até o momento. Desde março o clube tem mais gastos do que receitas e em agosto ultrapassa 550 mil reais negativo. Os salários dos jogadores e da comissão técnica puxam as despesas e representam quase 71% dos gastos.

O Jaboticabal foi a 4ª equipe em gastos com salários na 2ªB.

  • Saldo global: R$ -550.568
  • Orçamento de transferências: R$ 0
  • Folha salarial: R$ 54.880 (Orçamento salarial: R$ 19.230)
  • Orçamento de olheiros: R$ 73.737

No momento há uma projeção de prejuízo de 990 mil reais ao término da temporada 2020.

Campeonato Paulista - 2ªB: Partidas equilibradas, mas com vitórias

Para as últimas rodadas não havia chance de classificação. Se o Atlético vencesse as três partidas faria 21 pontos, mas precisava contar que Diadema e ECUS não ganhassem dois pontos em três partidas, sem contar ainda o Palmeirinha, o Fernandópolis…

As três partidas do Jaboticabal foram equilibradas. Contra o Ilha Solteira (4-1-4-1) a peculiaridade de jogar em um campo estreito, contra o Palmeirinha (4-2-2-2), o Atlético jogou com três zagueiros para tirar o mano a mano do ataque alviverde e na última rodada, o Paulínia (4-2-3-1). Dessa vez, mesmo com o equilíbrio da partidas, o Jaboticabal se saiu melhor em todas elas e conquistou três vitórias, encerrando aquela sequência ruim de quatro partidas sem vencer.

ACtC-3fCgjEDC1PtQ8wSpfRI6itl99dfV8mBzX33

Com as vitórias o Atlético subiu duas posições e terminou em 7º lugar em uma campanha sem sustos e acima do 10º lugar, o mínimo previsto pelo técnico. 

ACtC-3d-JJMHjHKxtfE7cOopzxFACk50Gabsa4-N
Grupo A

No decorrer das partidas do campeonato algumas alterações foram realizadas, mas pontuais e temporárias. Mudanças de mentalidade, aumento da largura da equipe ao atacar, diminuição do caráter direto dos passes, retirada dos cruzamentos antecipados e também da distribuição para o zagueiros. 

ACtC-3eEs1144sw8EaNDgfylke97zU9_sjEnduyr

Na fase final da 2B, Atlético Sorocaba, Diadema, ECUS, Garça, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, Olé Brasil e União São João se enfrentaram por seis vagas. O Grêmio Barueri foi o campeão e o Olé Brasil e o Diadema não conseguiram subir.

Entre todas as 31 equipes do campeonato, o Jaboticabal foi o 17º ataque mais positivo (20 gols) e a 7ª defesa menos vazada (16 gols), sendo o 9º lugar em partidas sem sofrer gols (6 partidas).

Acredito que o campeonato do Jaboticabal Atlético foi muito bom. A tática utilizada se mostrou confiável e a equipe fez muitas partidas equilibradas. Se levarmos em conta, que ela era mal avaliada e que a equipe não era das melhores, fico satisfeito com o resultado e também o desempenho do time. Poderia ter feito mais pontos? Poderia. Mas também poderia perdê-los, já que as partidas eram equilibradas.

Que venha a Pré-Regional.

Estatísticas: Wellington, o atacante que funciona

O campeonato terminou e o Jaboticabal Atlético teve cinco jogadores com média acima de nota 7. Wellington (atacante), Marcelino (zagueiro), Igor (meia externo esquerdo), Adolpho (19D) (meia externo direito) e Palito (meia externo direito). Em uma equipe com tão poucos jogadores com média acima de 7 é esperado que existam problemas. E eles existem e incomodam. Há problemas no gol, com os laterais direitos e meias-atacantes. Basta ter em mente que dos sete jogadores dessas três posições, apenas um teve média superior 6,70, Cairo (19A) (meia-atacante) com média 6,79.

O dados abaixo dizem respeito às partidas disputadas na 2ªB do Campeonato Paulista.

ACtC-3eYTzCrLj00h6tfLfrn0RZaWEk2i-znkhznACtC-3eXV0FntRGY7SQjuYn9hL4q40dw370VZx1S

Dos 10 contratados apenas três jogaram mais de cinco partidas, Riello, Lucas Ybom e Ivan. Acho cedo para opinar sobre os demais, porém alguns terão dificuldades para encontrar espaço para jogar por conta das médias de alguns titulares.

Com o término da 2ªB seguem alguns dados positivos sobre alguns jogadores. Os dados incluem as partidas da fase final:

  • Wellington: 4º artilheiro (12 gols), 5º mais vezes escolhido como melhor em campo (4 vezes), 14ª melhor classificação média (7,27)
  • Marcelino: 1º em cabeceamentos ganhos (184), 15ª melhor classificação média (7,23),13º em desarmes decisivos (4), 3º cabeceamentos decisivos (40) e 6º em interceptações efetuadas (126)
  • Vitor Hugo: 12º menos vazado (16 gols), 6º em partidas sem sofrer gols (6 partidas)
  • Igor: 3º distância percorrida por 90 minutos (12,84 Km)
  • Adolpho (19D): 7º em oportunidades criadas (9).
  • Antonio (19B): 6º em passes certos (86%)


Pré-Regional: Muitos gols e classificação

No Brasil Mundi UP, a pirâmide do futebol brasileiro tem uma estrutura diferente da realidade, ela é ampliada. Além das quatro séries reais, existe a Série Regional com 256 equipes e uma seletiva para essa divisão, chamada Pré-Regional com 512 equipes. Nessa seletiva existem duas fases eliminatórias em partidas de ida e volta, na qual as 512 equipes são reduzidas a 256 equipes e depois a 128 equipes. Essas 128 equipes são distribuídas em 32 grupos de quatro equipes cada. Elas jogam entre si duas vezes em um total de seis partidas para cada uma. O 1º lugar de cada grupo (32 equipes) da Pré-Regional ganha vaga na Série Regional do ano seguinte. Não há campeão na seletiva apenas 32 equipes classificadas.

O Jaboticabal Atlético está cotado como 416º lugar, mas na verdade tem a mesma cotação de outras 154 equipes.

Depois de mais de três meses sem partidas oficiais, na 1ª Eliminatória, o Jaboticabal enfrentou o Ubiratan cotado em 398º, mas com a mesma cotação do Jotão. O Ubiratan é um clube sul-mato-grossense, de Dourados. Disputou a Série B do Campeonato Sul-Mato-grossense, mas não conseguiu ficar entre os dois primeiros de seu grupo e tentar uma das duas vagas para a Série A.

As duas partidas contra o Ubiratan (4-2-3-1) foram parecidas no aspecto geral. O Jaboticabal terminou os 90 minutos com uma grande vantagem de arremates, mas isso não impediu que os placares fossem apertados. Na partida de ida, em Jaboticabal, o Atlético fez 2 a 0, mas sofreu um gol nos acréscimos e venceu por 2 a 1. Esse gol acabou favorecendo o Ubiratan que marcou aos 3 na partida de volta, mas o Atlético mostrou tranquilidade para virar o placar. O Ubiratan ainda empatou, mas com justiça o Atlético fez 3 a 2.

ACtC-3dovSrXYH6U1_PVIKdo_jeeZHoIJx8TzZrW

A seguir, o adversário foi o Rioverdense cotado em 120º. O clube goiano da cidade de Rio Verde disputou o Campeonato Goiano da 3ª Divisão e conquistou o título e a promoção. Chegou bem cotado, apesar de ter passado pelo Pirapora apenas nas penalidades. A ida foi novamente em Jaboticabal e o Rioverdense saiu na frente. Com calma, o Jaboticabal empatou, virou e fez 3 a 1. Perto do fim, o Rioverdense diminuiu, mas em um pênalti nos acréscimos, o Atlético fez 4 a 2.

A vantagem de dois gols foi levada para Goiás e foi ampliada no início da partida, mas o Rioverdense empatou a partida e virou para 2 a 1. Aí foi a vez do Jaboticabal empatar e perto do fim da partida virar para 3 a 2 garantido a vaga na fase de grupos.

ACtC-3eOVfd8jG3WD-fYf8va21auhRZtbL5ty5AI

O Jaboticabal está no Grupo 19 e como adversários terá o Poços de Caldas (104º), o Carapebus (210º) e o Américo (325º). ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8LXMY5-Rum3ujonaLyF72siF6y059E1xGWGXHcPABbJWkPFIHQbZhXV_uQT0iAUYcXSVgFdDrcnosrX5ITy9fehjIsJopRQEkIdI_U20rXgfC67NKbt7c9w=s15-no?authuser=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dale, Gilson! Eu gostei bastante da proposta do save, até porque realmente foge muito dos clichês de contratação que normalmente se observam nos nichos de carreira do jogo; sempre tem um jogador específico que "quebra" o jogo porque dá uma vantagem massa em relação aos demais times do mesmo patamar. Sem contar que é a forma que praticamente todos os treinadores no mundo têm para atuar, afinal são pouquíssimos mesmo os managers - ainda mais em se tratando de Brasil.

Eu esperava bastante para ver a sugestão do André do 4-2-2-2 à brasileira, mas entendo perfeitamente sua ressalva com o esquema neste momento inicial porque faltavam peças de reposição. De qualquer forma achei o esquema escolhido interessante e tem se mostrado bastante eficaz ao longo dos jogos, porque tem feito uma campanha acima do nível esperado para o Jaboticabal. Não acho que vá brigar pela vaga, mas tem tudo para encerrar a campanha com um saldo ainda mais positivo; apostaria em uns 5 pontos dos 9 em jogo.

Só fiquei com uma dúvida: por que você não assume a liderança dos treinamentos do time principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja cedo para afirmar algo do tipo mas de fato, o nível no Paulista parece bem acima do Pré-Regional. Inclusive o time encaixou bem e demonstra segurança nesses últimos jogos, apesar do número de gols sofridos ser bem alto. É até curioso comparar com a reta final do Paulista que praticamente não sofria gols.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão das contratações sempre serão o principal fator de desequilíbrio no futebol, não só no FM, como também na vida real. Aqui no Brasil temos dois casos que exemplificam isso muito bem: Palmeiras e Flamengo. Feitos como o do Leicester são cada vez mais raros.

O problema é que no FM, como você bem colocou, o treinador humano consegue movimentar o mercado de forma muito mais planejada e metódica do que o jogo. Aí não tem jeito. Por outro lado, deixar as transferências na mão do DD nem sempre funciona de uma forma verossimilhante. Com esse recurso do FM, as contratações (geralmente) acabam sendo bem aleatórias, apenas parecendo ter como base o relatório do plantel (profundidade do elenco). Às vezes até temos boas surpresas, como aconteceu comigo no Montevideo City. Quando assumi o clube, já haviam duas transferências programadas que atendiam justamente as posições mais carentes do elenco. Acredito que a chegada do Ivan, Lucas Ybom e Marco Antônio ocorreram de forma semelhante.

Fiz um save em off com o Ceará, onde eu deixava tudo na mão do DD. Era evidente que as contratações eram realizadas em cima do relatório do elenco, no entanto, ocorriam em excesso e o tempo todo. Por exemplo, o time precisava de um MAD e os caras traziam dois ou três para a mesma posição. E o pior, sempre ultrapassando o limite da folha salarial desnecessariamente. Eu ainda consegui dar sequência ao save por algumas semanas, cancelando algumas propostas que o DD fazia. Mas uma hora encheu o saco e larguei mão. 

Passando para os jogos, tem conseguido tirar leite de pedra com o Jaboticabal. A campanha foi surpreendente na 2ª Divisão B, o que nos dá uma esperança para a próxima temporada.

No Pré-Regional, teve duas classificações com uma boa dose de emoção. Contra o Ubiratan, virou a partida, mas cedeu o empate. Mesmo com o susto, o garoto Cairo definiu a parada para o Jaboticabal. Contra o Rioverdense, um confronto que se mostrou ainda mais complicado, com direito a uma bola na trave. E foi a vez de Igor brilhar, já próximo ao final do jogo. 

Parabéns pela classificação e boa sorte para sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei interessante pontuar duas coisas. A primeira é que não liga tanto pra posse, mas com essa formação não seria o caso de exercer o domínio no campo do adversário? 

E a segunda, é por jogar pra frente, leva gols, mas conseguiu viradas sensacionais.

Eu gosto da 4-2-3-1 por isso. Dá susto atrás, mas castiga na mesma moeda 🤣👊

E não é por nada, mas será que não dá para sonhar com uma classificação num grupo com Carapebus e Américo? Só pelos nomes tem que levar surra de chinela de pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, esse Lucas é bom demais, pelo menos pela visão do olheiro. Esse Palmeiras de Portugal eu encontrei sem querer um tempo desses, até então eu nem sabia da existência.

No Paulista o time não conseguiu brigar pelo acesso, mas ficou acima das expectativas, o que dá alguma confiança para a disputa do regional, onde você vai certamente encontrar times de regiões menos Desenvolvidas para o futebol, espero que o time se saia bem. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sakposakpoask e o DD não para! O cara gosta memo é de contratar! 

Pra variar não achei as contratações nada de mais, achei até excessiva na real. De qualquer forma, boa temporada. Agora rumo a uma boa temporada no Pre-Regional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe fez um péssimo estadual, ficando 3 posições abaixo do seu gasto salarial, mas vai indo bem no Pré-Regional, e dos clubes que vai enfrentar, só conheço o Poço de Caldas, porque vivia fazendo amistosos contra eles na época da Caldense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 hours ago, Lowko é Powko said:

Agora eu li. hehe

Achei legal a proposta e com certeza concordo contigo que as contratações são o principal recurso para melhorar o time no curto prazo. Entretanto, eu considero esse FM mais difícil que os anteriores, e isso, pra mim, acaba equilibrando um pouco o jogo. Eu não sou bom no FM, e as contratações servem para equilibrar o jogo e torná-lo mais interessante pra mim. De outra forma, teria que apelar para os editores ou voltar os jogos vez ou outra quando fico puto. Gostaria de ver opções de dificuldade, embora não tenha pensado em como isso pode ser implementado.

Inclusive alguém disse recentemente, não lembro quem nem em qual tópico, que os desequilíbrios que deixam alguns jogadores putos, como excesso de chutes errados, pra fora, etc., servem na verdade para dar equilíbrio ao jogo no balanço geral. Acho que faz sentido, mas isso poderia ser melhor aplicado.

Agora, já praticamente eliminado, acho que podemos esperar uma mudança de time em breve, né?

Eu vi que você havia postado, enquanto eu atualizada o save. Valeu.

Eu nem sei se as contratações são só utilizadas para melhorar as equipes em curto prazo. Acho que usam até como "estilo de vida". Interessante esse relato porque eu estou voltando a jogar e ainda estou vendo o que há de diferente e se há algo diferente.

Pelo que você diz, você não parece se enquadrar nos casos que exemplifiquei no que escrevi. Você ainda se considera como alguém que tem espaço para evoluir, ou seja, ainda não domina a dinâmica do FM e isso é bem legal porque você encontra desafios ao jogar. Eu diria que no seu caso, você até já sabe que se usar menos as contratações, você tem o jogo mais desequilibrado para você.

Eu também não tenho ideia de como essa questão da dificuldade seria implantada, até mesmo porque o pessoal da SI já falou repetidamente que níveis de dificuldade não fazem parte da ideia deles.

Interessante essa perspectiva. Eu gosto dessa variabilidade. Dessa instabilidade. Se fosse tudo muito certinho no FM seria chato.

Eu vou jogar a Pré-Regional que você não viu ainda e vamos ver como ela será. E aí veremos se haverá renovação ou demissão.

 

20 hours ago, Herr Jones said:

Dale, Gilson! Eu gostei bastante da proposta do save, até porque realmente foge muito dos clichês de contratação que normalmente se observam nos nichos de carreira do jogo; sempre tem um jogador específico que "quebra" o jogo porque dá uma vantagem massa em relação aos demais times do mesmo patamar. Sem contar que é a forma que praticamente todos os treinadores no mundo têm para atuar, afinal são pouquíssimos mesmo os managers - ainda mais em se tratando de Brasil.

Eu esperava bastante para ver a sugestão do André do 4-2-2-2 à brasileira, mas entendo perfeitamente sua ressalva com o esquema neste momento inicial porque faltavam peças de reposição. De qualquer forma achei o esquema escolhido interessante e tem se mostrado bastante eficaz ao longo dos jogos, porque tem feito uma campanha acima do nível esperado para o Jaboticabal. Não acho que vá brigar pela vaga, mas tem tudo para encerrar a campanha com um saldo ainda mais positivo; apostaria em uns 5 pontos dos 9 em jogo.

Só fiquei com uma dúvida: por que você não assume a liderança dos treinamentos do time principal?

Faala, Herr Jones.

É uma experiência. Eu nunca joguei dessa forma e quero ver como ela funciona e se funciona para mim. Não sei como funcionam os DdF. Eles atuam da mesma forma independentemente dos atributos? Ou em time grande ele age diferente do time pequeno? Na Europa é igual na América do Sul? E você disse uma coisa muito importante. Managers como idealizamos são pouquíssimos. Talvez nem existam mais, nem na Premier League. O Ferguson em um livro disse que nunca negociou bases salariais com jogadores. O Ancelotti, diz que na Europa Continental não existem managers e ele nunca foi um. Já procurei sobre isso e vi um texto que falava de vários clubes da Premier League e havia uma boa variedade na maneira de administrar a questão das transferências, mas nenhuma era com um manager.

Acho que mais cedo ou mais tarde terei que usá-lo, mas é como você ressaltou, não dava para eu usar no momento. Faltam peças. Claro que o Tião poderia ser loucão, mas até isso precisa de ter uma certa medida de realidade. A ideia não é ganhar fácil, mas também não é perder fácil. Eu gostei de tentar fazer algo diferente do que já fiz e ver como funciona. Eu também estou gostando. 

Depois, se puder, dê uma olhada acima do seu post, acho que você perdeu a atualização final da 2ªB.

Eu ainda não li sobre a mudança nos treinos que a SI fez algum tempo atrás. A impressão que tenho é que para atender a uma demanda, tudo ficou mais complicado em uma área, que eu acho que poderia ser mais simples com era. Pode ser que no futuro do save, eu leia algo e interfira nessa questão, mas não sei se farei, pois terei que usar uma parte do tempo que tenho para cuidar disso.

Devolvo a pergunta. E por que você acha que eu deveria assumir os treinos?

 

18 hours ago, Peepe said:

Talvez seja cedo para afirmar algo do tipo mas de fato, o nível no Paulista parece bem acima do Pré-Regional. Inclusive o time encaixou bem e demonstra segurança nesses últimos jogos, apesar do número de gols sofridos ser bem alto. É até curioso comparar com a reta final do Paulista que praticamente não sofria gols.

 

Eu não tenho nenhuma certeza, mas se levarmos em conta que a 2ªB é uma competição entre as 10 menos reputadas do Mundi UP, eu diria que você pode estar enganado, mas teria que ver a reputação do clubes para ter uma ideia melhor e nesse caso não quero fazer novamente porque acho que vai perder a graça para mim. Estou jogando com a máscara de atributos e isso já ajuda eu não saber muito sobre os clubes.

Acho que os gols que a equipe vem sofrendo na Pré-Regional  podem ter relação com o fato de ser mata-mata ou pela qualidade dos adversários, já que não fiz nenhuma alteração tática que pudesse impactar nisso e nem perdi jogadores que pudessem quebrar algum entrosamento.

17 hours ago, mfeitosa said:

A questão das contratações sempre serão o principal fator de desequilíbrio no futebol, não só no FM, como também na vida real. Aqui no Brasil temos dois casos que exemplificam isso muito bem: Palmeiras e Flamengo. Feitos como o do Leicester são cada vez mais raros.

O problema é que no FM, como você bem colocou, o treinador humano consegue movimentar o mercado de forma muito mais planejada e metódica do que o jogo. Aí não tem jeito. Por outro lado, deixar as transferências na mão do DD nem sempre funciona de uma forma verossimilhante. Com esse recurso do FM, as contratações (geralmente) acabam sendo bem aleatórias, apenas parecendo ter como base o relatório do plantel (profundidade do elenco). Às vezes até temos boas surpresas, como aconteceu comigo no Montevideo City. Quando assumi o clube, já haviam duas transferências programadas que atendiam justamente as posições mais carentes do elenco. Acredito que a chegada do Ivan, Lucas Ybom e Marco Antônio ocorreram de forma semelhante.

Fiz um save em off com o Ceará, onde eu deixava tudo na mão do DD. Era evidente que as contratações eram realizadas em cima do relatório do elenco, no entanto, ocorriam em excesso e o tempo todo. Por exemplo, o time precisava de um MAD e os caras traziam dois ou três para a mesma posição. E o pior, sempre ultrapassando o limite da folha salarial desnecessariamente. Eu ainda consegui dar sequência ao save por algumas semanas, cancelando algumas propostas que o DD fazia. Mas uma hora encheu o saco e larguei mão. 

Passando para os jogos, tem conseguido tirar leite de pedra com o Jaboticabal. A campanha foi surpreendente na 2ª Divisão B, o que nos dá uma esperança para a próxima temporada.

No Pré-Regional, teve duas classificações com uma boa dose de emoção. Contra o Ubiratan, virou a partida, mas cedeu o empate. Mesmo com o susto, o garoto Cairo definiu a parada para o Jaboticabal. Contra o Rioverdense, um confronto que se mostrou ainda mais complicado, com direito a uma bola na trave. E foi a vez de Igor brilhar, já próximo ao final do jogo. 

Parabéns pela classificação e boa sorte para sequência!

A questão no mundo real é bastante complexa e cheia de nuances, que em certa medida estão presentes no FM, mas como você mesmo disse é o principal fator de desequilíbrio. Conhece o CIES Football Observatory? Tem um relatório deles bem interessante sobre isso: The importance of squad stability: evidence from European football.

Eu nunca joguei dessa forma, então o que tenho é curiosidade apenas. Não sei como os DD funcionam em situações diferentes, como pro exemplo, clube rico/clube pobre, elenco equilibrado/elenco desequilibrado, elenco jovem/elenco maduro, Europa/América do Su. Como jogarei muito com o DD terei uma visão mais ampla de como eles funcionam, pois nem sei se os atributos e a personalidade deles influencia nisso. Estou curioso, mas é interessante ver esse seu relato.

Como você disse, somos mais planejados e metódicos e o DD não funciona assim. Acho que eu estou querendo é isso mesmo, fugir desse planejamento nosso. Como o @LC bem disse, muitas vezes chegamos em um time e nem damos temos dos jogadores mostrarem do que são capazes e saímos procurando substitutos no mercado para eles. Lembro de um cara, que dizia que só se dispunha se desfazer de jogadores quando eles entravam no último ano de contrato, justamente para evitar cair no sistema de comprar-vender-comprar que caracteriza  muitos saves. Mas é questão de insatisfação. Só quem está insatisfeito deve procurar soluções para sua insatisfação.

Acho que a campanha foi muito boa. Como eu disse, dava para subir algumas posições e nas últimas rodadas, mesmo com partidas equilibradas, conseguimos algo que antes não havia rolada, ganhar partidas seguidas. Eu quero ver como será a Pré-Regional para ver se o Tião segue no Jaboticabal.

Como eu disse para o Peepe, essa emoção pode ter relação com ser mata-mata ou pela qualidade dos adversários, que podem ser melhores. Mas não vou negar teve emoção. 

16 hours ago, felipevalle said:

achei interessante pontuar duas coisas. A primeira é que não liga tanto pra posse, mas com essa formação não seria o caso de exercer o domínio no campo do adversário? 

E a segunda, é por jogar pra frente, leva gols, mas conseguiu viradas sensacionais.

Eu gosto da 4-2-3-1 por isso. Dá susto atrás, mas castiga na mesma moeda 🤣👊

E não é por nada, mas será que não dá para sonhar com uma classificação num grupo com Carapebus e Américo? Só pelos nomes tem que levar surra de chinela de pau.

Por que você acha que o Atlético não liga tanto para posse? O que você acha que eu deveria fazer para exercer esse domínio no campo adversário?

Teve bastante emoção nessas fases da Pré-Regional. Preferia não ter tomado os gols, mas aí obriga a isso, né? Viradas.

Mais cedo ou mais tarde terei que usar o 4-2-3-1 também no save. Acho meio inevitável.

Sonhar eu sonho, mas não por conta do nome dos clubes.😁

 

14 hours ago, PedroJr14 said:

Caraca, esse Lucas é bom demais, pelo menos pela visão do olheiro. Esse Palmeiras de Portugal eu encontrei sem querer um tempo desses, até então eu nem sabia da existência.

No Paulista o time não conseguiu brigar pelo acesso, mas ficou acima das expectativas, o que dá alguma confiança para a disputa do regional, onde você vai certamente encontrar times de regiões menos Desenvolvidas para o futebol, espero que o time se saia bem. Boa sorte!

Olheiro, não. Assistente. O time ainda não olheiro.😉

Eu também nunca havia ouvido falar de Palmeiras de Portugal. Não se se você notou, mas no grupo do Paulista teve um simpático Palmeirinha.

Minha expectativa de que não daria para a promoção se concretizou. Fizemos um campeonato bom. Agora vem a Pré-Regional. Vai ser legal para se medir com outras equipes, várias deles até desconhecidas.

Obrigado.

 

12 hours ago, Valismaalane said:

sakposakpoask e o DD não para! O cara gosta memo é de contratar! 

Pra variar não achei as contratações nada de mais, achei até excessiva na real. De qualquer forma, boa temporada. Agora rumo a uma boa temporada no Pre-Regional

Incansável. Eu quero ver quem é que vai pagar essa conta no final. Será que o presidente tem grana?

Eu também não, exceto o Lucas. Precisava de mais um atacante. No geral, vamos dizer que elas têm tirado o time de uma qualidade ruim para mediana. 

Valeu pela força. Agora é a Pré-Regional.

 

7 hours ago, Henrique M. said:

A equipe fez um péssimo estadual, ficando 3 posições abaixo do seu gasto salarial, mas vai indo bem no Pré-Regional, e dos clubes que vai enfrentar, só conheço o Poço de Caldas, porque vivia fazendo amistosos contra eles na época da Caldense.

É uma análise que pode ser feita, não é mesmo? Analisar a colocação pelo gasto salarial, eu mesmo já fiz isso várias vezes. Se eu fosse o presidente, eu pensaria em demitir o técnico, diria que não cumprir as expectativas é muita incompetência. Seria legal para o save. Se fosse eu ou você ou outro treinador humano controlando as finanças tenho certeza que faríamos mais gastando menos que outras equipes e aí ficaria mais complicado justificar a diferença entre gasto salarial e posição na tabela. Por curiosidade, dei uma olhada na folha salarial das equipes. Na média estão pagando 800 reais para os jovens e 475 reais para os profissionais. A diferença acontece nesses jogadores que são contratados.  O que eu não sei nessa história toda porque é a 1ª temporada com DD é se todos os DD vão atuar assim ou é porque o Zezinho Botafogo é gastador. 

Até agora avançamos, mas a Pré-Regional é cruel, me faz lembrar a Libertadores quando passava apenas uma equipe por grupo. O Poços de Caldas eu conheço por conta da tentativa de contrata o ex-goleiro Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a leitura. Fez uma boa campanha no Paulistinha, especialmente na reta final, e está fazendo uma melhor ainda no Pré-Regional. Eu acho que, se o time mantiver a pegada, pode brigar ou até conseguir a subida.

Enquanto isso, o diretor está gastando a torto e a direito. Eu espero sinceramente que a direção não corte os orçamentos - como faz quando nós gerimos as finanças no FM - e deixe seu time sem jogadores. No seu caso e tendo em vista o que você está buscando, pode ser uma dificuldade adicional e até interessante para o save.

Posso dizer também que eu nunca conseguiria jogar assim. Eu adoro pesquisar e contratar jogadores, é minha parte favorita, e deixar de fazer isso pra mim tira totalmente a graça do jogo. E também penso um pouco diferente de você: pra mim o FM é um jogo absurdamente difícil, porque ao contrário de um FIFA da vida, simplesmente não tem como você controlar o que acontece no campo, que no fim é o que determina a progressão. Enquanto essa aleatoriedade é o que torna interessante enquanto jogo de técnico, você na prática interfere muito pouco nos acontecimentos, ainda mais porque entendo que a tática é totalmente secundária e o que determina o sucesso é a qualidade dos jogadores. Então não só eu vejo a parte de contratações como fundamental mas também extremamente necessária para ter alguma chance de ganhar. Admiro muito quem faz save de base, por exemplo, mas não é para mim.

Veja bem, não estou questionando sua escolha nem suas motivações, pelo contrário, cada um tem que jogar como se diverte, é apenas um outro ponto de vista. É interessante ver como outro jogador que pensa diferente está jogando diferente, e o que acontece quando ele faz isso.

E boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma boa campanha no estadual, superando as expectativas da direção e do próprio treinador. Caso continue no clube, já tem ideia de quais serão as tuas expectativas para o próximo estadual ou ainda não está pensando nisso?

Fiquei surpreso com o Jotão ter terminado o estadual com a oitava melhor posse de bola, sendo que as instruções de equipe não são muito voltadas para esse estilo de jogo. Ainda sobre as estatísticas, acredito que você se enganou ao informar que a equipe foi a 29ª que mais cometeu faltas, certo?

Também fiquei um pouco surpreso com a quantidade de reforços trazidos pelo diretor de futebol e pelo pouco que você conseguiu aproveitá-los. Também sobre o elenco, você tem muitos jogadores encerrando o contrato ao fim da temporada? E o diretor já começou a renovar alguns contratos ou está mesmo focado em trazer mais reforços?

Desculpe a ignorância, mas você citou que na Divisão Regional o líder de cada grupo garante vaga na própria fase de grupos da Regional no ano seguinte, correto? Então não temos promoção para a Série D? Como funciona para um clube conseguir participar? Não estou acostumado a jogar no Brasil e nem acompanhar as divisões mais baixas.

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Tsuru said:

Seguindo a leitura. Fez uma boa campanha no Paulistinha, especialmente na reta final, e está fazendo uma melhor ainda no Pré-Regional. Eu acho que, se o time mantiver a pegada, pode brigar ou até conseguir a subida.

Enquanto isso, o diretor está gastando a torto e a direito. Eu espero sinceramente que a direção não corte os orçamentos - como faz quando nós gerimos as finanças no FM - e deixe seu time sem jogadores. No seu caso e tendo em vista o que você está buscando, pode ser uma dificuldade adicional e até interessante para o save.

Posso dizer também que eu nunca conseguiria jogar assim. Eu adoro pesquisar e contratar jogadores, é minha parte favorita, e deixar de fazer isso pra mim tira totalmente a graça do jogo. E também penso um pouco diferente de você: pra mim o FM é um jogo absurdamente difícil, porque ao contrário de um FIFA da vida, simplesmente não tem como você controlar o que acontece no campo, que no fim é o que determina a progressão. Enquanto essa aleatoriedade é o que torna interessante enquanto jogo de técnico, você na prática interfere muito pouco nos acontecimentos, ainda mais porque entendo que a tática é totalmente secundária e o que determina o sucesso é a qualidade dos jogadores. Então não só eu vejo a parte de contratações como fundamental mas também extremamente necessária para ter alguma chance de ganhar. Admiro muito quem faz save de base, por exemplo, mas não é para mim.

Veja bem, não estou questionando sua escolha nem suas motivações, pelo contrário, cada um tem que jogar como se diverte, é apenas um outro ponto de vista. É interessante ver como outro jogador que pensa diferente está jogando diferente, e o que acontece quando ele faz isso.

E boa sorte na continuação!

Eu também acho que foi boa. Algumas posições acima do que achei possível chegar. Até agora estamos indo bem na Pré-Regional, mas agora a coisa será complicada porque será uma vaga para quatro equipes. Minha expectativa também é essa, lutar pela vaga.

Eu espero que uma hora o presidente dê um basta para o diretor e ordene que ele comece a vencer jogadores para poder fechar as contas. É nisso que eu espero que um jogo que permite transferir uma série de responsabilidade para a diretoria e comissão técnica funcione. Vai ser bom porque poderei ver como tudo isso funciona.

Pois é, mudanças na forma de jogar só precisam ocorrer quando há insatisfação com alguma coisa. Se não há insatisfação, não há motivos para experimentar. Como lhe disse, se eu tiver oportunidade de contratar sei que chegarei ao topo, assim como ocorre com muitos saves jogados, não sou o único a conseguir isso. Contudo, não acho a tática secundária no FM como você defende porque se fosse assim, muitos que contratam seguidamente em seus saves não teriam dificuldades para vencer e se isso acontece, precisamos pensar que, talvez não contratem bem ou que a tática exerça um papel importante no jogo.

Nem pensei nisso, mas também se estivesse questionando não vejo problema, aceitar pontos de vista diferentes do nosso faz parte das "delícias e dores" de frequentar um fórum. Você foi preciso, ver como jogar diferente. E eu acrescentaria poder falar sobre isso.

Obrigado, Tsuru.

18 minutes ago, guigasparotto said:

Fez uma boa campanha no estadual, superando as expectativas da direção e do próprio treinador. Caso continue no clube, já tem ideia de quais serão as tuas expectativas para o próximo estadual ou ainda não está pensando nisso?

Fiquei surpreso com o Jotão ter terminado o estadual com a oitava melhor posse de bola, sendo que as instruções de equipe não são muito voltadas para esse estilo de jogo. Ainda sobre as estatísticas, acredito que você se enganou ao informar que a equipe foi a 29ª que mais cometeu faltas, certo?

Também fiquei um pouco surpreso com a quantidade de reforços trazidos pelo diretor de futebol e pelo pouco que você conseguiu aproveitá-los. Também sobre o elenco, você tem muitos jogadores encerrando o contrato ao fim da temporada? E o diretor já começou a renovar alguns contratos ou está mesmo focado em trazer mais reforços?

Desculpe a ignorância, mas você citou que na Divisão Regional o líder de cada grupo garante vaga na própria fase de grupos da Regional no ano seguinte, correto? Então não temos promoção para a Série D? Como funciona para um clube conseguir participar? Não estou acostumado a jogar no Brasil e nem acompanhar as divisões mais baixas.

Boa sorte na continuação.

Eu acho que foi boa. Não passei aperto em nenhum momento, creio que avaliei precisamente o significado dos resultados. Ainda não pensei. Quero ver o que acontece na Pré-Regional. Sem contar que tem eleição no clube em novembro.

Talvez essa posse tenha sido fruto da forma como o time iniciava as jogadas com o goleiro distribuindo para os defensores e aí o time ia subindo a jogada e também a mentalidade cautelosa que acaba incentivando mais passes para trás e para os lados. Acredito que tenha sido isso, mas como não tenho analistas, não olhei nada a respeito disso sobre o time.

Não errei não. É 29ª mais faltosa ou 3ª menos faltosa se preferir. É que preferi seguir a informação disponível no jogo que lista as equipes por ordem de faltas cometidas. O Jabotical está lá no fundo da lista, mas concordo com você que pode dar uma impressão errada. Vou corrigir isso para ficar mais legal.

Eu também fiquei, não esperava isso. Mas como o @mfeitosa disse, deve ter relação com a avaliação que fizeram da equipe. Acho que times mais fortes e equilibrados não devem estar passando por isso. Eu vi essa questão dos contratos desde o começo da temporada, mas não mexo nisso. Nem estou pedindo para renovar o contrato de A ou B. Por enquanto, acho que o Tião Oliveira não tem condições para fazer isso. Ainda mais agora que chegaram outros jogadores. Quero ver o que passa na cabeça do DdF. Vamos fingir que essa decisão é uma questão que envolve ele e ideia de clube que o presidente tem. Não é minha. Eles já estão reclamando e o pior, vindo até mim, o que não deveria acontecer. Estou conversando, mas a coisa não vai dar certo porque não posso prometer renovação. Já começou o processo de renovação de contratos. Igor e Marcelino renovaram.

Li e acho que você entendeu errado. O líder de cada um dos 32 grupos da Pré-Regional ganha vaga para a Série Regional do ano que vem. Mas aproveitei e melhorei o texto para ficar mais claro. Obrigado.

No FM não tem Série D. No Brasil Mundi UP tem conexão entre todas as cinco séries (A, B, C, D e Regional) e também com a seletiva Pré-Regional. Que não vou chamar de divisão porque nem tem campeão. Ou seja tudo é conquistado no campo.

Obrigado, gasparotto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia pensado sobre a forma de distribuição que você escolheu ter influenciado para a posse de bola, porém não havia pensado na mentalidade, que de fato também deve ter tido uma influência considerável.

Na pergunta sobre os contratos, eu me referia exatamente ao diretor de futebol. Quando comecei a ler o tópico, havia justamente pensado que podia acontecer essa situação que você relatou, tanto em situações de fim do contrato próximo, quanto em pedidos de aumentos de salário. Parece ser um erro importante do FM não passar essa "bronca" pra quem está como responsável pela atividade. Espero que não atrapalhe dentro de campo, o que é bem possível.

Sobre a Série Pré-Regional e Regional, acho que agora eu entendi hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutes ago, guigasparotto said:

Eu havia pensado sobre a forma de distribuição que você escolheu ter influenciado para a posse de bola, porém não havia pensado na mentalidade, que de fato também deve ter tido uma influência considerável.

Na pergunta sobre os contratos, eu me referia exatamente ao diretor de futebol. Quando comecei a ler o tópico, havia justamente pensado que podia acontecer essa situação que você relatou, tanto em situações de fim do contrato próximo, quanto em pedidos de aumentos de salário. Parece ser um erro importante do FM não passar essa "bronca" pra quem está como responsável pela atividade. Espero que não atrapalhe dentro de campo, o que é bem possível.

Sobre a Série Pré-Regional e Regional, acho que agora eu entendi hahaha.

Então estamos pensando mais ou menos em sintonia. Quando eu tiver analistas, eu passarei a ver as informações de mapa de calor, direção de passes e etc. e aí terei mais informações na temporada.

Eu também acho um erro. O jogador sabe que eu não negocio salário e ele vem reclamar comigo que quer um novo salário. Eu só posso dizer, entendo também acho, mas você tem que ir conversar com quem tem a chave do cofre. Vamos ver onde isso vai dar, mas como você deve imaginar, estou me divertindo mesmo assim. Não são coisas que me incomodam muito.

O texto também ficou melhor agora.😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei desse café filosófico sobre contratar ou não, mas falando sério, acho que é uma reflexão bem propícia com quem acaba desanimando do save seja pela facilidade (quase sempre), ou também pela dificuldade de não obter bons resultados. Eu fiquei extremamente surpreso com a forma como a IA tem contratado, pelo menos no meu save, coisa que não via tanto no FM18, que foi o último que joguei. Mas não fiquei mais surpreso que o seu diretor de futebol, ele gosta mesmo de fazer compras e nem liga para o orçamento. Parabéns pela classificação e sorte na continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira parte da sua última atualização me fez pensar em como encaramos o FM. Acabamos caindo numa espécie de trilha mental do sucesso na simulação, ou seja, estamos dispostos a seguir um determinado caminho que nos leva às conquistas. O quanto toleramos seguir nesse caminho varia, mas se algo fica muito fácil ou muito difícil geralmente os jogadores se desanimam. Um dos pontos altos dos jogos de simulação, assim como os bons RPGs, é que eles te permitem dar um sentido próprio para cada experiência. Jogar com um avatar ofensivo, fazer um desafio de jovens, começar do zero como um treinador absolutamente iniciante, enfim... as possibilidades são inúmeras. Eu gosto criar histórias em torno do meu treinador, é algo que me mantém constantemente interessado. Por isso mantenho que o custo benefício do FM, de outros jogos de simulação ou de jogos de estratégia é o melhor que existe.

Não estava ligado do funcionamento do MundiUp nesse nível. Achava que não haveria nada pro resto da temporada.

Continue fazendo essa divagações no início de cada atualização. Curti bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Jirimias said:

Gostei desse café filosófico sobre contratar ou não, mas falando sério, acho que é uma reflexão bem propícia com quem acaba desanimando do save seja pela facilidade (quase sempre), ou também pela dificuldade de não obter bons resultados. Eu fiquei extremamente surpreso com a forma como a IA tem contratado, pelo menos no meu save, coisa que não via tanto no FM18, que foi o último que joguei. Mas não fiquei mais surpreso que o seu diretor de futebol, ele gosta mesmo de fazer compras e nem liga para o orçamento. Parabéns pela classificação e sorte na continuidade.

Café Filosófico. Essa foi demais. Contratar ou não, eis a questão.😅

Exato, como eu disse, se há insatisfação e desânimo pelo caminho que o save toma, vale refletir, não é mesmo? Se a IA consegui contrabalançar o treinador humano...

O clube deve estar lavando dinheiro, não é possível.

Valeu, Jiri.

 

 

1 hour ago, Lowko é Powko said:

A primeira parte da sua última atualização me fez pensar em como encaramos o FM. Acabamos caindo numa espécie de trilha mental do sucesso na simulação, ou seja, estamos dispostos a seguir um determinado caminho que nos leva às conquistas. O quanto toleramos seguir nesse caminho varia, mas se algo fica muito fácil ou muito difícil geralmente os jogadores se desanimam. Um dos pontos altos dos jogos de simulação, assim como os bons RPGs, é que eles te permitem dar um sentido próprio para cada experiência. Jogar com um avatar ofensivo, fazer um desafio de jovens, começar do zero como um treinador absolutamente iniciante, enfim... as possibilidades são inúmeras. Eu gosto criar histórias em torno do meu treinador, é algo que me mantém constantemente interessado. Por isso mantenho que o custo benefício do FM, de outros jogos de simulação ou de jogos de estratégia é o melhor que existe.

Não estava ligado do funcionamento do MundiUp nesse nível. Achava que não haveria nada pro resto da temporada.

Continue fazendo essa divagações no início de cada atualização. Curti bastante.

A ideia era essa mesmo. Por que eu também já me perguntei bastante. Essa possibilidade que você citou que o FM permite dar um sentido próprio para cada experiência é bem legal, principalmente quando é diferente, como o Youth Challenge, por exemplo, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado porque algumas são apenas uma roupagem diferente para repetir essa espécie de trilha mental rumo ao sucesso que você citou.

O Mundi Up é um mundo mesmo. Essa inovação é bem recente. Sem ela,  ficar seis meses ou mais sem calendário é desanimante porque ao contrário do real, onde os clubes fecham, no FM temos que ficar com todo os jogadores no clube, pagando salários, tem treino e aí faz o quê? Fica sem jogar ou faz amistosos?

Pode deixar, se eu tiver outras coisa para divagar eu escrevo. Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ


Temporada 2020: Renovação à vista?

Elenco e transferências: Quer mais?

Depois de contratar 10 jogadores desde o início do ano, imaginar que o Jaboticabal Atlético não contraria mais ou que contrataria mais um ou dois jogadores era algo razoável, mas quem apostou nisso estava totalmente enganado. No dia 28 de agosto, um dia antes do fim do período de transferências e dois dias antes do início da fase de grupos, o Atlético comandado pelo diretor de futebol, Zezinho Botafogo, apresentou 10 novos jogadores de uma vez, sendo quatro por empréstimo.

ACtC-3eQq3FOWtd8nIy0NuEj-Ecdz3EmSzQAl5KO

Ao todo eram 20 jogadores que o clube havia contratado na temporada e mesmo movendo alguns jogadores para a equipe reserva, o elenco ficou inchado com 34 jogadores, sendo que vários contratados estavam distantes da forma para jogar partidas decisivas.

Finanças: Ninguém parece preocupado

Com as contratações, o Jaboticabal se tornou a 12ª equipe em gastos com salários na Pré-Regional entre as 512 participantes da seletiva.

  • Saldo global: R$ -672.647
  • Orçamento de transferências: R$ 0
  • Folha salarial: R$ 74.367 (Orçamento salarial: R$ 19.230)
  • Orçamento de olheiros: R$ 73.737

No momento há uma projeção de prejuízo de 1,03 milhão de reais ao término da temporada 2020.

Pré-Regional: Falha no momento decisivo

Depois de passar por Ubiratan (MS) e Rioverdense (GO), o Atlético chegou ao momento de disputar a vaga para a Série Regional de 2021. No grupo com quatro equipes, apenas uma conseguiria a classificação. No Grupo 19, além do Jaboticabal Atlético (416º) estavam:

  • Poços de Caldas (104º): a equipe da cidade de mesmo nome disputou a 4ª Divisão do Campeonato Mineiro e esteve próxima da promoção, mas não conseguiu. Na Pré-Regional passou por duas equipes sergipanas, o Socorro e o Rosario Central.
  • Carapebus (210º): a equipe também é da cidade do mesmo nome. Disputou a Série B2 do Campeonato Carioca e foi vice-campeão e promovido à Serie B1 (2ª Divisão). Na Pré-Regional passou pelo Caiçara (PI) e 14 de Julho (RS).
  • Américo (325º): a equipe paulista de Américo Brasiliense também participou da 2ª Divisão B do Campeonato Paulista e ficou em 12º lugar do Grupo A. Na Pré-Regional passou pelo Ypiranga (BA) e Formiga (MG).

A perspectiva que o grupo poderia ser complicado começou com um empate contra o Poços de Caldas (4-1-4-1). A partida foi equilibrada e o gol sofrido aos 3, colocou o Atlético correndo atrás do placar até empatar em 1 a 1.

Na rodada seguinte, o Carapebus (4-1-2-3 ) procurou se isolar na liderança ao jogar em casa contra o Jaboticabal, mas foi surpreendido pelo 5-4-1 e com três gols no 1º tempo viu a derrota diante de seus torcedores.

ACtC-3eYAT1BYxCOci6aGNMMsPKxvsgT0YzZkS7-

Naquele momento, Poços de Caldas, Jaboticabal e Carapebus lutavam pela liderança do grupo, enquanto o Américo não havia marcado pontos. A 3ª rodada colocou o Jaboticabal como líder ao derrotar o Américo (4-2-3-1 MD) e Carapebus um ponto atrás dele, ao derrotar o Poços de Caldas, fora de casa.

O início do returno teve uma nova virada na classificação. O Carapebus assumiu a liderança ao bater o Américo, enquanto o Poços de Caldas (4-1-4-1) e o Jaboticabal ficaram em um empate em 2 a 2. 

ACtC-3ejUM_VVj0S7o-otF8mtTOeA-kGnlqfF2fM

O empate colocou o Poços de Caldas dependente de resultados de outras equipes para tentar a classificação, enquanto Carapebus e Jaboticabal se encaminhavam para uma decisão na última rodada, mas para isso, as duas equipes precisavam vencer na 5ª rodada. O Carapebus fez sua parte e venceu por 3 a 0 o Poços de Caldas, mas Jaboticabal  fez apenas uma partida equilibrada contra o Américo (4-2-3-1 MD), mas não só não venceu, perdeu por 1 a 0, com um pênalti desperdiçado por Lucas e foi eliminado pelo clube do estado do Rio de Janeiro.

ACtC-3eAuKpQ90A-AbIc-bGMFtb79hnELgfg6nrA

O Atlético termina a temporada sem conseguir a vaga para a Série Regional com a derrota na penúltima rodada. Na última rodada, já sem valer nada, empatou com o Carapebus (4-1-2-3), o 1º lugar do grupo.

ACtC-3f5pOHCFVnqqEa0YpQ3aCLJSz2htTUSZBFp

ACtC-3evCPqKU2eIVnNuKOwLChTHjDJFTYnZizVy

O Jaboticabal Atlético fez uma boa campanha na fase de grupos da Pré-Regional, mas falhou no momento decisivo. Uma pena.


Estatísticas: Lucas substitui Wellington no ataque

A temporada do Jaboticabal termina com sete jogadores com média superior a 7. A curiosidade foi que três jogadores que atingiram essa média jogam como meia externo direito, Adolpho, Palito e Matheus. Dos jogadores que foram bem toda a temporada cabe citar Marcelino (zagueiro), Adolpho (19D) (meia externo direito) e Igor (meia externo esquerdo).

A grande história dessa metade da temporada foi a contusão de Wellington no início da Pré-Regional e a substituição dele por Lucas. O substituto mostrou que a tática funciona e marcou sete gols e fez três assistências, terminando a temporada com média 7,27, a maior média do elenco.

ACtC-3e6O2qp-q70l7DBS03pj0tKwE9udhuwvkTQACtC-3fXzn38SFwtJG8rVr4KQ8cX__dHfzBj4I2w

Durante a temporada, três jovens jogaram bastante na equipe. Cairo (19A), Antônio (19B) e Adolpho (19D) tiveram destaque na equipe. Adolpho (19D) já vinha se destacando desde a 2ªB do Campeonato Paulista, mas quem melhorou na parte final da temporada foi o meia-atacante Antônio 919B). Ele tinha na 2ªB apenas uma assistência e a média de 6,64. Na Pré-Regional, ele fez cinco gols, outra assistência e chegou próximo de 7, mas terminou a temporada em 6,95. O crescimento de Antônio (19B) eu credito a uma pequena mudança tática que fiz que foi adicionar as instruções “movimentar pelos espaços” e “deambular da posição” na função de Médio Ofensivo (Atacar).

ACtC-3eWhmEZPTIQUk3Oh1I34xKV05TY1G1Wz3tR


Novo contrato: A oferta

Com a eliminação antecipada não seria nada estranho se o técnico fosse demitido, afinal os 20 jogadores contratados e a 12ª folha salarial mais alta da Pré-Regional indicam que, se inicialmente o Jaboticabal Atlético almejava objetivos modestos, a chegada do diretor de futebol, Zezinho Botafogo, modificou essa panorama. É totalmente possível imaginar que a direção almejava, pelo menos, a promoção para a Série Regional e que ao não consegui-la, Sebastião Oliveira se tornaria o alvo principal para pagar a conta. Entretanto a surpresa aconteceu um dia antes (04/10) da última rodada da Pré-Regional. O Jaboticabal Atlético fez uma oferta de renovação de contrato para Sebastião Oliveira. Ele pediu e recebeu adiamento de uma semana

Como eu disse na introdução do save, cada mudança de clube não seria automática e seria analisada em sua especificidade, levando-se em conta a situação do técnico, clube e o contexto no qual estavam inseridos.

Pensei em algumas possibilidades e as compartilho com vocês. Para Sebastião Oliveira, o convite depois de uma eliminação foi muito bem recebido. Ele sentiu-se reconhecido pela direção do clube e para quem teve sua primeira experiência como técnico seguir por mais uma temporada no Jaboticabal Atlético seria uma opção muito bem-vinda. Contudo o clube está em processo eleitoral (17/11) e o atual presidente, Vitorino Afif é candidato à reeleição. 

ACtC-3fWpmf4CUPhsf-w984dEVyi_wQ8XsP48U_3

Posso imaginar que, se o convite veio agora é porque o presidente gostou do trabalho do técnico e deseja dar a Sebastião Oliveira, pelo menos, mais um ano para mostrar sua qualidade e o convite nesse momento significa não deixar dúvidas de que o nome para 2021 é o dele. Por outro lado, penso se Afif for derrotado em novembro, se o novo presidente gostaria de trabalhar com um técnico que não foi escolhido por ele e sua equipe e ainda por cima com um contrato recém-renovado? 

Então, renova ou não renova? ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião: Renova por 1 ano e depois sai. Provavelmente o clube deve evoluir em termos táticos e técnicos com a manutenção do treinador humano. Como está o nível do treinador? Receberia ofertas de emprego de clubes melhores ou pelo menos semelhantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Expectativa: Trabalhar de acordo com o orçamento.

Só faltou avisarem ao Zezinho Botafogo, o cara ligou a metralhadora de contratações.

 

Eu acho uma boa permanecer e coerente com o que você procura, mas entraria com uma cobrança própria redobrada dentro do Campeonato Paulista. Só permaneceria por lá caso a campanha fosse muito boa, alguns deslizes seriam passíveis de procurar um novo time, caindo de paraquedas, as vésperas do pré-Regional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zezinho ta on fire no mercado paoskpoaskposakpoaskpoask. Credo oaspkposakpoaskpoaskpoask, como tu fez pra rodar bem o elenco e nao ter problema com rachaduras no elenco? (Evitar aqueles caras que vem todas as semanas pedir pra jogar)

Fez uma boa campanha e foi uma vacilada normal ao perder pro Américo. Uma pena, pois dava para ir mais longe. Acho a proposta de renovação agradável, de qualquer forma beneficia o save o que é muito bom. 

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...