Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

Que delícia acompanhar a sua trajetória. Muito divertida. Mas fiquei com pena do seu rango. Só um dogão seco fica duro de manter as broncas no decorrer da partida 🤣🤣😂

E muito boa sorte na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o rapaz foi lá e não deu margem para dúvidas, garantindo o acesso!

[ironia]Que puta geração de ouro que te deram nessa fornada ein? Ótimos! [/ironia]

E agora ein, como vai ser a vida na divisão de cima agora que conseguiu um super contrato melhor que o anterior? HAHAHAHA mas falando sério, já viu qual o nível que te espera?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Khroiskantis disse:

Essa foto é do Alex Dias Ribeiro?

É. Ele foi CEO do atletas de Cristo por anos. Não simpatizo com nenhum dos 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alternativo impossível! Que loucura é essa divisão inferior venezuelana. Time de loteria, time da polícia... hahaha! Muito legal! Parabéns pela campanha do título e acesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, hein? Em uma final cheia de gols o time da loteria vence e Hernández Fernández dá o seu primeiro passo rumo à glória internacional. O homem é diferenciado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2020 em 17:57, Bruno Trink disse:

Um salto de qualidade excepcional! 🤣

Mas, na verdade, só de poder pagar salários decentes para seus jogadores, já dá para montar um elenco razoável para o nível de competição que você encontra nesses cafundós. A campanha na fase de classificação foi arrebatadora e o acesso foi muito justo. Ainda ganhou uma merrequinha para renovar o contrato.

Vamos ver na divisão de cima agora!

Obrigado por acompanhar, Bruno!

A questão financeira realmente me possibilitou conhecer jogadores profissionais e minimamente capazes, também foi diferencial porque peguei alguns times com elencos incompletos pelo meio do caminho. Merecia até mais de renovação, mas infelizmente não aconteceu.

 

Em 11/05/2020 em 18:25, LC disse:

Eu te disse, eu te disse, mas eu te disse. Leva a parede com você. Ela é melhor que o seu auxiliar.🤣🤣🤣

HAHAHAHA é verdade, LC, mas ia ficar pesado demais tirar tijolinho por tijolinho da parede pra levar. Pelo menos a telepatia segue em dia, me salvando das ordens de um auxiliar de enfeite.

 

Em 11/05/2020 em 18:28, felipevalle disse:

Que delícia acompanhar a sua trajetória. Muito divertida. Mas fiquei com pena do seu rango. Só um dogão seco fica duro de manter as broncas no decorrer da partida 🤣🤣😂

E muito boa sorte na próxima temporada.

Muito obrigado, Felipe, fico feliz com a repercussão e tem sido muito divertido contar essa história.

 

Em 12/05/2020 em 00:53, marciof89 disse:

E o rapaz foi lá e não deu margem para dúvidas, garantindo o acesso!

[ironia]Que puta geração de ouro que te deram nessa fornada ein? Ótimos! [/ironia]

E agora ein, como vai ser a vida na divisão de cima agora que conseguiu um super contrato melhor que o anterior? HAHAHAHA mas falando sério, já viu qual o nível que te espera?

Obrigado pela participação, Márcio!

A geração é realmente uma vergonha e o nível dos dois craques diz tudo, não vai ser dessa vez que vou usar os garotos. Quanto ao nível da divisão de cima, é bem acima mesmo da terceira e acima também do Loterías. Como são todos times com elenco completo e uma capacidade financeira melhor, não vou ter a moleza que tive na primeira fase da 3ª, por exemplo. Acho que dá pra fazer uma graça mas sem maiores expectativas por título ou coisa do tipo.

 

Em 12/05/2020 em 11:11, mfeitosa disse:

Mais alternativo impossível! Que loucura é essa divisão inferior venezuelana. Time de loteria, time da polícia... hahaha! Muito legal! Parabéns pela campanha do título e acesso!

Obrigado por acompanhar, Feitosa, tem sido bem divertido navegar pelas profundezas do continente.

 

9 horas atrás, PedroJr14 disse:

Que isso, hein? Em uma final cheia de gols o time da loteria vence e Hernández Fernández dá o seu primeiro passo rumo à glória internacional. O homem é diferenciado!

Grande manchete essa! Glória internacional talvez seja exagero kkkkk mas quem sabe um dia!

 Muito obrigado por acompanhar, xará!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-loteria182327b3ebff5691.png

Os Primeiros Passos do Imperialismo Lotérico!

A rotina de final de ano foi diferente do habitual. A temporada na Venezuela acaba em novembro, os jogadores tem 20 dias de férias e pouco antes do natal, as atividades retornam. Com isso, eu não consegui voltar pra casa a tempo das festas e decidi nem ir, mas mandei um presente para os primos chatos: um boneco de 1 metro do Kino Táchira.

- Homem de Ferro é coisa do passado – expliquei no telefone para eles – nesse novo ano o que vocês devem fazer é se divertir como um grande Lotero.

Ainda bem que eu não estava lá na ceia. Segundo relatos da família, fizeram uma fogueira com o pobre boneco e quase incendiaram a casa, além de empestear tudo com cheiro de plástico queimado. Uma pena que essa criançada não saiba mais o valor do lúdico.

No nosso retorno, era preciso remontar todo o elenco. A primeira coisa foi rever aquela vergonha contra o Zamora Sub-21, amistoso marcado em que só os jogadores da nova fornada foram escalados: ok que eu elevei demais o nível para uma geração tão ruim, mas a perspectiva era medonha e a atuação só confirmou o esperado, 6x0 ficou barato. Romero não pareceu gostar muito, quis reclamar mas não teve conversa:

- Todo um trabalho, um custo alto pra captar jovem e você não aproveita ninguém? Sabe quanto foi o carro de som rodando pela cidade? Quantos pães nós compramos para servir de lanche?

- Óscar, muito bem observado, nós não temos dinheiro e nem tempo pra evoluir barangas. E, pelo amor de Deus, some com o Rentería da minha frente porque o tal do Ascanio que ele recomendou errou até o nome na súmula, escreveu Acsanio.

- Pelo menos alguém você tem que contratar, pra não desvalorizar nosso trabalho e nem desmoralizar o time na região. Escolhe o menos pior e tentaremos melhorar ano que vem…

- Ok, ok! Vou analisar e te aviso na hora do contrato.

Eu poderia dizer que passei horas analisando atributo por atributo, e quem havia se destacado, mas não serei hipócrita. Abri as redes sociais, joguei meu nome e o goleirão Héctor Acosta se dizia muito feliz em ter sido comandado por alguém como eu, querendo estabelecer uma amizade.

hector-acosta-amigo7063579eed93c1fe.png

Liguei na hora pro presidente e mandei fechar com o garoto. O volante José Vallejo, que nem chegou a jogar, foi o outro aproveitado da fornada: depois que eu observei melhor o mercado, percebi que ele tinha valor para o banco. Aproveitei o embalo para dispensar também o Rentería, antigo auxiliar, e fazer a única mudança na comissão técnica com a contratação de Jean García para o cargo.

Na volta das férias, o presidente também aproveitou para fazer uma sugestão peculiar…

- Fomos tão bem com os gols do Angarita, fora a dupla de zaga artilheira. Acho que o clube pode evoluir se focar mais nas bolas paradas.

E a partir de então, um dos nossos novos objetivos é tirar o máximo dos lances de bola parada. Quem diria que o começo da vida de técnico agradecendo ao Muricy Ramalho pela sorte nos escanteios me traria até aqui. Além disso, não é pra menos, o objetivo é sobreviver a Segundona e não voltar para a Terceira.

visao-do-clube-nova4da19943795d0711.png

Por falar nela, como funciona a Segundona? Dessa vez, para não ser pego desprevenido, fui atrás dos mínimos detalhes. E tem a mesma lógica de título que a División Inferior: o campeão é o líder dos grupos, a semifinal e final definem “apenas” o acesso. A diferença maior é que ela se divide em 3 grupos regionais: Oriental, Central e Ocidental, com o número variando em 6 ou 7 times. Nós estamos no maldito grupo Oriental.

grupo-oriental9c965fc045cd220b.png

Os times jogam entre si 4 vezes também. Os 3 melhores de cada grupo avançam para um mata-mata de 9 times dividido assim: os terceiros dos grupos Central e Oriental (independente dos pontos) fazem as únicas quartas de final. O vencedor e os demais classificados são sorteados em 4 semifinais, que levam a 2 finais e definem os 2 times que sobem para a elite do futebol venezuelano. Sigo impressionado com a habilidade da Federação em criar mata-matas alternativos. Mas isso é assunto para quem quer subir, para nós o importante é: o pior de cada grupo é rebaixado diretamente. Em relação ao nosso grupo, a previsão da imprensa fala por si só.

previsao-da-imprensaf711949315ee90a9.png

Análise Completa da Imprensa

(valores estão diferentes porque a notícia completa foi tirada na véspera da estreia, mas a ordem não muda)

Carabobo e Angostura são dois times rebaixados na última temporada e vieram parar aqui por conta da posição geográfica, e em análise superficial é fácil entender que são muito favoritos para sobrar no grupo. Dynamo Puerto bateu na trave na última temporada e também tem um bom nível. Na parte de baixo, como líder isolado de apostas ao time rebaixado, estamos nós e um pouquinho acima, o Deportivo Anzoatégui. Observem como em previsão o Tucanes, o 5º cotado, é 10 vezes melhor que o Anzoatégui, o 6º, e a minha matemática não me permite dizer qual a diferença para o Loterías, pobre lanterna.

Eu sabia que a barca era furada, mas ao observar que nosso jogador mais caro custa 12,5m enquanto todo o time titular dos times médios do grupo custam mais do que isso, o desespero bateu e se somou a certa curiosidade. Resolvi espalhar currículos de forma tão despretensiosa quanto a minha chegada ao Loterías. Fui atrás de oportunidades na Bolívia, Uruguai e Colômbia.

- Por que não voltar pra casa? A gente ia gostar tanto de te ver treinar perto de casa

- Mãe, o Paraguai paga pior do que a Venezuela, ê país mão de vaca esse. Os clubes sem treinador não podem pagar grandes coisas e eu não vou dar pra trás agora na minha carreira. Se ninguém me quer, os Loteros me aguardam felizes.

Sem muito alarde, no maior sigilo possível e com grande expectativa a cada vez que o telefone tocava, recebi respostas de Deportivo Kala da Bolívia e Rocha F.C do Uruguai. Ambas respostas negativas, agradecendo e explicando que admiram meu trabalho mas optaram por treinadores mais habituados ao futebol local. Pelo menos responderam: o Quíndio da Colômbia nem se deu ao trabalho, eu só descobri a recusa quando pesquisei sobre o time e vi que o cargo estava ocupado.

Hora de aceitar a realidade: o Planejamento de pré-temporada

A partir do ano novo, eu comecei a trabalhar de verdade. Tirei o cavalinho da chuva e entendi que meu destino era mesmo Lotero. O time tinha várias deficiências e eu fui rabiscando papel e caneta para desenhar o que acreditava para o elenco: como financeiramente o time está morto, era fundamental ser preciso nas contratações. Não fomos, mas tentamos. Tracei como meta 8 jogadores: 4 titulares (DD, DC, MDC e MAC) e 4 reservas (DE, 2 Mcs e MAC). Isso ressaltando que o Gabriel Serrano assinou no último dia de atividades da última temporada, e fechou idealmente nosso ataque.

transferenciase34b311e4d749ff0.png

Richard Angarita | Abelardo BaylouneGabriel Serrano | Kevin Sequera | José Vallejo | Héctor Acosta

Não tenho muito o que destacar, a janela foi bem difícil. O primeiro complicador foi a questão financeira: praticamente todos esses jogadores recebem 525 reais por semana, e isso impediu muita gente boa de vir; o segundo é que por mais que a procura tenha sido intensa, o nível dos listados para empréstimo é ainda mais feio que o dos jogadores sem contrato e dispostos a vir. Sem ter para o que recorrer, buscamos 12 jogadores (10 na imagem, 2 ainda em 2021). Entre eles, o retorno do grande craque da División Inferior: Richard Angarita. A oportunidade de jogar uma divisão acima do antigo clube fez com que ele forçasse um pouco a barra para voltar. E, além dele, Aaron Rodrigues, também jogador na campanha de acesso, foi dispensado, estava sem clube e aceitando qualquer coisa para jogar. Como a posição de meia ofensivo foi a mais difícil do mercado, nos coube aceitar mesmo ciente de que ele não é grande jogador.

A única saída foi de partir o coração mas não tinha como: Carlos Alberto Díaz, o folclórico jogador, recebia um salário muito acima do nosso teto e pesava em nossas finanças. Quando a primeira proposta de transferência chegou, a custo zero, ele mesmo pressionou para sair. Eu fui firme, não vendi de graça, mas acabei emprestando ao Pellícanos F.C com o clube da División Inferior custeando integralmente o salário de Díaz.

elenco-oficialf656183bb6777334.png

Tática e Escalação pra Temporada | Vista Geral do Elenco

Nosso elenco é bem mais encorpado que o da última temporada, são 24 jogadores, todas as posições tem reservas mas ainda assim formei uma base titular, sem pretensões de mudar. Sigo com a mesma postura tática e a única mudança foi posicional: o 41212 se tornou um 4312 para que William Lugo se adeque melhor ao time. Do time titular da última temporada e o que pretendo utilizar nessa, mudamos apenas 6 jogadores, quem permaneceu foram verdadeiros destaques no acesso e já tem nosso jogo bem assimilado, pois a ideia de maior posse e defesa alta também permanece, inclusive pudemos alterar nosso campo para favorecer o jogo: nessa temporada optei por um gramado curto, com 90m de comprimento e 70m de largura, para que nossos defesas não fiquem sofrendo com bola nas costas o tempo todo. Também é interessante observar a alta capacidade potencial desse time, que é um sintoma de muita juventude, mas a baixa avaliação da capacidade atual, especialmente nos jogadores de banco.

amistososd02b71c37c856ca3.png

Em relação aos testes de pré-temporada, diferente do que foi feito na última temporada, eu procurei dar uma sequência positiva para pegar embalo rumo a Segunda División, ou seja, escolhi adversários mais acessíveis na reta final.

Nosso primeiro jogo foi a partida tradicional do clube satélite contra o Zamora, que vem em baixa na Liga mas ainda é um dos clubes mais fortes do país: foi uma derrota honrosa porque criamos tanto quanto eles e os gols só vieram no final. Depois veio o Boyacá Chicó, diretamente da primeira colombiana, e uma partida também abaixo do adversário porém, com mais sorte ao finalizar.

Os últimos 3 jogos foram marcados na expectativa de vencer: REDI Colón e San Antônio nos deram trabalho e exploraram bem os problemas defensivos, mas com Angarita e Korbaj roubando a cena, as vitórias vieram e foram bem expressivas. Por último, o sempre conhecido PoliTáchira, que tanto nos gerou problemas e alegrias. A expulsão de Bayloune nos deixou com um a menos logo no primeiro tempo e, por mais que tenhamos aberto o placar, não deu pra segurar a vitória.

Os amistosos serviram mais para colocar uma dúvida sobre a dupla de ataque ideal: Jesús Aular segue o pior atacante a primeira vista mas é participativo e criou mais jogadas que seus concorrentes. É provável que a gente vá experimentando ao longo dos jogos, e é o único setor passível de mudanças por ora.

--

O Início na Segunda División.

Pouco antes da temporada começar, o presidente Romero manda me chamar. Ele me serve um café antes de conversar. Logo vi que vinha bomba…

- Então, Nandéz, é uma nova proposta da empresa que nos comanda usar o esporte para alavancar as vendas e crescer nossa loteria. A gente vai dominar o país ainda e você é o braço do imperialismo lotérico

- Imperialismo Lotérico? - Admito, que criatividade tinha nosso presidente – E o que isso significa na minha vida?

- A partir de agora, você vai forçar toda e qualquer aparição na imprensa e nós vamos colocar um Kino Táchira ao seu lado. Você tem tantos amigos entre os jornalistas, sei que vai conseguir disfarçar os interesses.

- Então, quer dizer que foi por isso que no último dia da janela, ficaram me ligando até meia-noite esperando anúncio de reforços?

- Hehehehe – o risinho confirmava a minha suspeita – e vamos falar de dinheiro?

Não respondi com palavras, apenas olhos arregalados.

- Estou em um projeto inovador que utiliza apostas esportivas recém-criadas aqui na Venezuela. Confio em você e no projeto. Como o Lotería é azarão, a cotação é sempre alta e a cada jogo colocarei uma quantia de 1000 Bolívares Venezuelanos na nossa vitória e 10% é teu, inclusive do prejuízo.

- Mas, pera aí, eu não concordo!

- Po*** você tava enchendo o saco na renovação, implorando por dinheiro. Resolvi teu problema, 100 bolívares em cada vitória é um valor justo, não acha?

- O problema não é na vitória, e sim o das derrotas...

O resto da conversa foi lenga-lenga, Óscar me convenceu que era boa ideia e o investimento inicial era todo dele. Eu tão adepto de bingos clandestinos no Paraguai, gostava da emoção das apostas. Vamos aos jogos…

calendario-segundabf9d37b0b45336a6.png

2-0 Anzóategui | 1-5 Carabobo | 3-2 Angostura | 0-5 U. Central Venezuela

Com dinheiro não se brinca, e eu menos ainda. Abrir o campeonato contra o Deportivo Anzoatégui era uma boa oportunidade para ganhar um saldo, afinal, o jogo parelho colocava nossa cotação a 2,63. O dia 26 de fevereiro foi daqueles que eu lustro a careca, faço gargarejo na garganta para gritar bem e vou ao vestiário com um livro filosófico debaixo do braço. Me ajudou muito a notícia em um jornal local informando sobre nosso possível recorde.

- Muitos aqui não fizeram parte da história até agora. Fica meu convite para fazerem. Vamos pra cima ganhar esse jogo! - Palestra entusiasmada refletia minha empolgação

E tudo pareceu um conto de fadas: Pepino Acosta com bom público, um laranja marcante nas arquibancadas e o já tradicional boneco do Kino Táchira alegrando as crianças na arquibancada. O primeiro tempo foi morno mas de superioridade nossa, confirmada logo de cara na volta para o segundo tempo: aos 46’ Jesús Aular recebeu de Lugo e bateu na saída do goleiro, 1x0. Mais 15 minutos, Angarita chuta da entrada da área, fraco, mas o goleiro aceita, 2x0. Depois foi administrar e ofender o bandeira quando Aúlar, em posição legal, fez o 3x0 e foi anulado. Nada que estragasse a festa da primeira vitória na Segunda División!

Eu dispenso comentários sobre o segundo jogo: empolgados pelos jornais, fomos sem nenhuma mudança em relação a estréia. O Carabobo foi amplamente superior, aproveitou de um gramado sem laterais e mais longo que o normal para enfiar 5x0 com facilidade. Ainda descontamos num lindo gol de Lugo, mas não foi o suficiente para impedir o esporro no vestiário. Tônica de jogo semelhante vivemos no fechamento do mês contra o Central Venezuela, um campo mais aberto que o nosso deu espaço para o adversário impôr sua superioridade e com muita felicidade nas finalizações, fomos presas fáceis e o 5x0 doeu. 2 jogos fora de casa: 10 gols sofridos e 1 marcado.

O mês só não foi trágico porque teve seu momento épico, e o jogo no meio das tragédias garantiu moedas para meu porquinho. O Angostura vinha da Primera División como rebaixado, é o segundo melhor time do grupo e mesmo assim fomos pra cima de modo inconsequente. O primeiro tempo foi um toma-lá-dá-cá e o placar diz isso: marcamos com Aúlar, sofremos o empate e fizemos o 2x1 já aos 21’. Só que o segundo tempo foi todo deles, o empate inclusive tardou: só aos 79’ conseguiram com gol de Guerrero.

Eu tinha aceitado o empate, mantive os pedidos para perder tempo, gritava pro time fazer cera e aos 96’ fazíamos muito bem: Jiménez demorou a bater o lateral e Aúlar já dominou sendo derrubado. A partir daí é história, Angarita levantou no segundo poste e a aura vencedora de Muricy Ramalho voltou a me iluminar. Janggen conferiu de cabeça aos 90+7’ e nos deu uma vitória ÉPICA em um jogo que deveria ter 4 minutos de acréscimo.

A cotação que abriu o mercado pagando 5.5 engordou meu cofrinho em 550 bolívares. Dinheiro na mão? Festa para celebrar?

- Nada disso, Nandéz, eu tô deixando tudo junto no site para tirar de uma vez e pagar menos taxas. Fica tranquilo – Foi essa a resposta do presidente ao ser questionado.

classificacao9d73b5556a948fd9.png

Após o primeiro mês (considerando que fevereiro foi apenas um jogo) nós temos uma classificação bastante confusa e sem a superioridade que era esperada: todos os clubes já perderam em algum momento, nenhum deles venceu mais da metade dos jogos e a liderança se divide em 3 times com 7 pontos, mais os azaraões buscando surpreender com até então 6, que é o nosso caso. Ainda é muito cedo para dizer se estou sonhando, mas talvez eu esteja. Pelo menos, olhando para baixo, já temos 2 pontos a mais e 1 jogo a menos que o lanterna. Fato que é preciso melhorar nos jogos fora, adaptar um pouco a escalação e sofrer um pouco menos: o saldo de -6 assusta pela quantidade de jogos.

- Sabe, Rivaldo - eu na narração da minha biografia com meu colega jornalista - sigo buscando entender um pouco melhor as novidades da Segunda División, é possível fechar essa parte otimista e pessimista ao mesmo tempo. A classificação mostra que os Loteros estão cumprindo bem a média mas duas derrotas de 5 gols em tão pouco escancaram uma fragilidade que ninguém teve até agora. Você, pensando nisso tudo, está otimista ou pessimista?

Um silêncio do outro lado da linha, até que:

- Roooon - Rivaldo estava roncando do outro lado da linha

- Sacanagem, mas pelo menos ele deve ter gravado a conversa para arquivar o material - como ele dormia, eu podia pensar em voz alta - Boa noite, Riva, até a próxima.

Dito isso, a ligação foi desligada do lado de lá. O cara não sabe nem fingir direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz tomou duas piabas de 5. Uma para a Central Venezuelae a outra para o Carabobo, que de bobo não tem nada. Vai ser complicado esta temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Pepe. 

Estou me atualizando aqui do save. Por um minuto pensei que você perderia a vaga na segundona. Sorte que um dejavu da parede fez com que vc encontrasse Jesus no banco de reservas. Parabéns pelo acesso! 

A fornada não te possibilitou aproveitar ninguém de imediato. Em contrapartida tu foi bem no mercado, fez o que dava. Tomara que o time consiga se encontrar no restante do torneio, tá realmente mt embolado e qualquer sequência de 3 vitórias te afasta da zona maldita e ao mesmo tempo te coloca no topo. 

Sucesso no restante da temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente coloquei a leitura em dia, e está passeando no relvado venezuelano hein?

Parabens pelos acessos.

Está indo bem na segundona, e que fase do Anzoategui hein? Os Tucanes (meu time favorito da Venezuela), ta indo bem, mas a surpresa mesmo fica por conta do time do menino Kino. O Loterias, ta indo muito bem, embora so tenha feito 4 jogos. Pelo visto vai ser ainda mais complicado, espero que tenha sucesso!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

História muito legal até aqui, tanto em campo como fora dele.

Agora, o rapaz foi ganhar dinheiro na Venezuela? hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, que azar essa de distribuição geográfica. Podendo não ter nenhum recem rebaixado no seu grupo ficou logo com 2! E tradicionais.

Ganhou em casa e perdeu fora... mas não podia ser qualquer derrotinha né? Tinha que perder com estilo! Mas o legal é que uma dessas vitória foi contra o Angostura! Bicho, aos 97, parece juiz de jogo do flaminthians!

Chato que com 2 vitorias achei que ia estar respirando um pouco, mas não. Espero que esse jogo a menos renda mais alguma gordurinha.

Agora, eu quero saber se na hora de comparecer com os cenzinho nas derrotas fica pro final também ou o prejuízo é a vista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2020 em 19:32, LC disse:

Rapaz tomou duas piabas de 5. Uma para a Central Venezuelae a outra para o Carabobo, que de bobo não tem nada. Vai ser complicado esta temporada.

Está sendo, Lc, está sendo...

Muito obrigado por acompanhar!

 

Em 13/05/2020 em 22:17, ElPeroMG disse:

Fala, Pepe. 

Estou me atualizando aqui do save. Por um minuto pensei que você perderia a vaga na segundona. Sorte que um dejavu da parede fez com que vc encontrasse Jesus no banco de reservas. Parabéns pelo acesso! 

A fornada não te possibilitou aproveitar ninguém de imediato. Em contrapartida tu foi bem no mercado, fez o que dava. Tomara que o time consiga se encontrar no restante do torneio, tá realmente mt embolado e qualquer sequência de 3 vitórias te afasta da zona maldita e ao mesmo tempo te coloca no topo. 

Sucesso no restante da temporada!

Valeu, ElPero, obrigado por acompanhar.

O começo foi bem embolado sim, resta saber se os favoritos vão despontar em algum momento. Como os grupos são pequenos e tem sido nivelado, toda vitória é paraíso e toda derrota é um inferno.

 

21 horas atrás, Valismaalane disse:

Finalmente coloquei a leitura em dia, e está passeando no relvado venezuelano hein?

Parabens pelos acessos.

Está indo bem na segundona, e que fase do Anzoategui hein? Os Tucanes (meu time favorito da Venezuela), ta indo bem, mas a surpresa mesmo fica por conta do time do menino Kino. O Loterias, ta indo muito bem, embora so tenha feito 4 jogos. Pelo visto vai ser ainda mais complicado, espero que tenha sucesso!

 

Opa, amigo, muito obrigado por acompanhar!

Curte futebol venezuelano? Conhece mesmo o Tucanes? Eu também achava o Anzoatégui tradicional e é bem surpreendente vê-lo tão mal cotado.

 

12 horas atrás, Neynaocai disse:

História muito legal até aqui, tanto em campo como fora dele.

Agora, o rapaz9 foi ganhar dinheiro na Venezuela? hahahaha

Muito obrigado pelo elogio e por acompanhar, Ney.

Eu sei que a Venezuela não é o sonho de enriquecimento mas era necessário sair do fundo do poço, e mais ainda aproveitando a onda da segundona.

 

5 horas atrás, Andreh68 disse:

Putz, que azar essa de distribuição geográfica. Podendo não ter nenhum recem rebaixado no seu grupo ficou logo com 2! E tradicionais.

Ganhou em casa e perdeu fora... mas não podia ser qualquer derrotinha né? Tinha que perder com estilo! Mas o legal é que uma dessas vitória foi contra o Angostura! Bicho, aos 97, parece juiz de jogo do flaminthians!

Chato que com 2 vitorias achei que ia estar respirando um pouco, mas não. Espero que esse jogo a menos renda mais alguma gordurinha.

Agora, eu quero saber se na hora de comparecer com os cenzinho nas derrotas fica pro final também ou o prejuízo é a vista?

Valeu, André! A geografia não nos favoreceu mesmo, e o Carabobo é muito favorito até pro acesso. 

Bom, ganhar aos 97 tem sempre aquela dose épica de jogo, fiquei sem acreditar olhando pra tela, mas o chá de realidade veio com outro 5 na sequência. E, em relação aos cenzinho, é tudo no saldo final: ganhei uma de 2.6 e outra de 5.5, perdi 2 jogos = lucro até agora está na casa de 610 pesos. Quem sabe o Nandéz não dá entrada num carrinho com esse dinheiro no final do campeonato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-loteria182327b3ebff5691.png

Saudades daquilo que mal vivemos...

Domingo, 31 de julho, quase segunda 1º de agosto.

Estávamos em um boteco, eu, nosso olheiro Santiago Lugo e Leonardo, o cara por trás do boneco de KinoTáchira, que vinha de uma campanha no centro da cidade e ainda estava fantasiado. A cabeça ocupava a quarta cadeira daquela mesa. Nos reunimos ali para acompanhar, e torcer contra, o Deportivo Anzoatégui no jogo contra o Carabobo.

O jogo aconteceu às 15h e foi a partida do título para o Carabobo, que venceu fácil por 5x0. Era possível ouvir alguns festejos tímidos, inclusive no bar que ficamos uma dupla de torcedores mais empolgados assava carne e compartilhava como se não soubesse quem somos nós. Até pela tradição, o time tinha bons adeptos espalhados pela região. O clima fez a gente permanecer um pouco mais, e mais um pouco…

23:30 da noite e ainda estávamos lá, completamente alterados e eu, que nem fumo, estava indo para o segundo maço de cigarro, enquanto Lugo curtia devaneios da vida. Foi nessa hora que me levantei e comecei a declamar:

- Eu era muito feliz!

Saudade de tudo que fiz,

eu era feliz e não sabia.

A pouco tempo atrás, meu mundo era cheio de paz

E o campeonato era pra ser do Lotería.

- Cala boca aí, Nandéz, tá passando vergonha – Leonardo, vestido de KinoTáchira, falando sobre passar vergonha – você quando bebe fica chato pra cacete.

Não posso dizer como a discussão terminou, eu não lembro. O álcool tem dessas. O fato é que o saudosismo em mim era um sentimento vivo: saudades daquelas 4 primeiras rodadas da Segunda División em que eu, humildemente, dizia “não posso sonhar mas já estou sonhando”. Se eu soubesse como tudo acabaria, talvez tivesse aproveitado mais aqueles momentos.

Abril/2022

abrilf7090a42e6869426.png

2-2 Tucanes de Amazonas | 2-1 Deportivo Anzoatégui

Em abril, ninguém desconfiava do que vinha pela frente. Apesar da evidente fraqueza fora de casa, seguíamos a vida como pequenos destemidos: enfrentamos os Tucanes e pusemos um ritmo interessante, abrimos o placar mas sofremos a virada em 2 erros individuais de Kevin Sequera. O empate aos 90+1’ fez com que os lamentos na verdade fossem comemorações, Aúlar acertou lindo chute cruzado e gol nos acréscimos sempre amolece o coração, 2-2. A fragilidade fora foi a tônica do jogo contra o Dynamo Puerto, 0-2 fácil e rápido, sem muitas ameaças. Na partida seguinte, o Anzoatégui até faz uma partida equilibrada mas, com 1 a menos desde os 32’, não foi capaz de segurar nosso ímpeto ofensivo: Serrano e Angarita, os destaques dessa temporada, marcaram uma vez cada e confirmaram o 2-1 no placar. Fechamos o mês contra o Carabobo que já despontava como o grande time do grupo, cumprindo as expectativas iniciais, e ao menos fizemos 2 gols e um jogo duro, 2-4.

Apesar da irregularidade, tudo parecia dentro da normalidade e, ao olhar a classificação, vinha sempre aquela sensação de “se ganhar dois jogos, a gente encosta em cima”. Mas veio maio e junto uma saudade dos meses anteriores…

Maio/2022

maiocb99b80ad6f796fe.png

2-2 U. Central Venezuela

Olhando para trás, maio foi o mês que marcou nossa derrocada: não sofremos nenhuma goleada e, apesar de inferior em todas as partidas, foram jogos duros e competitivos. Uma derrota mínima para o Angostura, no final do jogo e após erro grotesco de Janggen. Um empate disputado contra o Universidad Central Venezuela, dentro de casa. Uma derrota contra o Tucanes só confirmada nos minutos finais. E um 0x0 brigado contra o Dynamo Puerto, que era segundo lugar a época. Não foram resultados absurdos e nem exibições terríveis para o que podemos fazer, o fato de ser inferior é pra ser visto com naturalidade, o importante é não ser entregue, mas a moral do time desceu, os jogadores perderam motivação e a tabela criou um abismo entre os times para cair, nós e o Anzoatégui, com o resto da competição.

Junho/2022

junho324d8c9ea7e29bb4.png

1-2 Deportivo Anzoatégui | 0-3 Carabobo

O fundo do poço veio em junho. Primeiro jogo do mês contra o lanterna Deportivo Anzoatégui, era confronto direto contra o rebaixamento: aos 27’ Victor González fechava o placar em favor do Anzoatégui, 2x1. Passamos os outros 70 minutos em cima, criando ótimas oportunidades e desperdiçando-as por nervosismo. Aquela derrota nos colocou na lanterna da competição. Seguimos nosso calvário com nova derrota para o Carabobo, 0-3, e eles emplacavam uma série imbatível que levaria a taça.

No meio de junho, com tudo dando errado, o presidente Romero quis conversar:

- Bom, Nandéz, eu não estou insatisfeito com seu trabalho mas eu não quero cair. E nós estamos virando piada, o dono da Lotería está puto da vida que o Kino tem virado piada por aí, o Imperialismo Lotérico é um grande fracasso. Todo o crescimento que era esperado com o time acabou.

Eu também morria de pena do Leo, o cara por trás do nosso mascote, estava virando moda entre os adversários mandar crianças chutarem o meio das pernas do KinoTáchira. Todo jogo era um relato diferente: “elas vêm, pedem uma foto e do nada, me chutam. Eu não vou conseguir mais ser pai”. Sem saber o que dizer, fiquei calado enquanto Romero falava mais:

- Eu sei que o elenco está com problemas por conta dos atrasos salariais, o nosso orçamento não comporta mas eu andei conversando com uns amigos e vou colocar 600 mil para que o clube sobreviva até o final do ano.

- SEISCENTOS MIL?? DE ONDE SAIU TANTO DINHEIRO?

- Esse dinheiro saiu de um fundo de investimento da nossa empresa, digamos assim, e é bem precioso, não vá querendo gastar tudo em pereba na janela de transferências

Sem-titulo6e3aa86a7cda4ebc.png

Pouco tempo depois, ao ler o jornal, eu descobri que um conjunto habitacional construído pelo setor de assistência social de Loterías del Táchira tinha interrompido suas obras por sumiço de verbas. Passei a entender tudo…

Mas a conversa não tinha acabado ali.

- Por falar em verbas – continuou Romero – não estou gostando nada do meu prejuízo no banco de apostas. 900 pesos negativos! Espero que você vá ao elenco e converse com eles sobre isso…

Eu chamei novamente os garotos pra conversar. Era a segunda vez nessa fase ruim e a primeira tinha sido um fiasco: todo mundo entrou pior do que saiu. Eu já nem tinha mais criatividade para usar palavras motivacionais, fiz um discurso simples que colocava fé neles e pedia um pouco mais de vontade. Aquilo encheu os olhos de Richard Angarita e o garoto se consolidando como líder da equipe, motivou os demais jogadores. Ânimo renovado, agora vai! Não foi. Fizemos até bom jogo contra o Angostura, tivemos a vantagem até o minuto 75’ quando Yohalex, em contra ataque, fez um lindo gol e fechou a conta em 2x2. Nossa sorte é que o Anzoatégui não ganhava de ninguém também, então aquele pontinho nos colocou empatados em pontos mas ainda na lanterna.

Julho/2022

julho2b7ef627be95ba98.png

2-1 Tucanes de Amazonas | 1-0 Deportivo Anzoatégui

Fomos para julho e começamos tomando um novo vareio da Universidad Central Venezuela, 4-0 em um placar muito mais elástico do que as estatísticas apontam, mas que se justifica na força mental dos dois times: os gols se explicam no excesso de confiança que eles tiveram diante do goleiro, ao passo que nós cometíamos erros capitais defensivos e concluímos mal demais as oportunidades criadas.

Nove jogos sem ganhar. A imprensa esfregava isso em nossas caras diariamente. Era impossível não lembrar dos tempos de Humaitá e a comparação era evidente: sem nenhuma esperança, em busca de um milagre e com um time muito inferior. As coincidências eram tantas que até Arnaldo Gamarra estava presente nas duas.

Na verdade, eu explico: com a janela de transferências aberta em julho, eu não podia reformular todo o time, então, fui atrás de nossas maiores fragilidades: trouxe o zagueiro Gamarra, revelado por mim no Deportivo Humaitá; o meia Cristian Meza, já que ao falta de opção no meio causava problemas; e fechamos com o lateral direito Douglas Martínez, essa era a posição do 11 titular mais mal avaliada e Douglas chega para assumir a titularidade.

Arnaldo Gamarra | Douglas Martínez | Cristián Meza

Não sei se foi o gás novo dado pelos novos jogadores ou se foi meramente a ajuda divina, mas o clima pareceu melhor às vésperas do jogo contra o Tucanes: os treinos renderam bem, os jogadores respeitaram a preleção e até a fiel torcida compareceu em bom número (339 pagantes). Na saída para o intervalo, Gabriel Serrano foi as redes após rebote em chute de Angarita e nós abrimos vantagem, que praticamente não durou, visto que aos 47’ Regalado empatou tudo. O jogo foi bem aberto, optei por 4411 na reta final e o time correspondeu: criava muito ao mesmo tempo que também permitia criar. Aos 87’ infelizmente, Bayloune se precipita e empurra Regalado dentro da área. Pênalti para o Tucanes.

- Eu não acredito. Justo hoje que era empatar e sair da lanterna.

Meus lamentos a beira do campo exalavam a frustração que eu sentia. Mas futebol é apaixonante porque coisas loucas acontecem: Graterol bateu mal e Figuera defendeu. Aquilo levantou nossos adeptos e num último gesto de confiança, gritei para o time avançar. Não sei se alguém ouviu, o fato é que aos 90+1’, Richard Angarita, sempre ele, chutou de longe. A bola não foi forte e nem no canto, mas venceu o goleiro. 2-1 pra gente numa vitória pra lá de improvável (que pagou 7.50 na casa de apostas do Romero).

Abrimos três pontos para o Anzoatégui, justo nosso adversário na sequência. Tendo em vista as campanhas e a tabela, eu sabia que aquela era a grande chance dos dois times de vencerem alguém até o fim do ano. Mais importante ainda era não perder. O jogo foi um horror, mas o que importa é bola na rede: na volta do intervalo, Serrano acertou lindo chute de fora e marcou o nosso 1x0. Após isso, não teve mais jogo: nenhuma finalização foi vista na partida, jogo apenas disputado no meio campo e a vitória confirmada para os Loteros. Com o sentimento de dever cumprido, fechamos essa sequência com mais uma pesada derrota, dessa vez para o Dynamo Puerto: a esperança de fechar a casinha como fizemos contra o Anzoatégui caiu por terra, e o Puerto pode aproveitar a partida pra fazer saldo.

1classificacaob0b9510ae404d9bd.png

Restando apenas 5 rodadas, o Grupo Oriental está praticamente definido. A grande surpresa fica por conta do Angostura, que fez campanha bastante irregular e não cumpriu o favoritismo após a queda da Primeira, só um milagre possibilita a sua classificação. O Carabobo, sempre apontado como favorito, demorou mas engrenou: campanha irretocável e título garantido com 4 rodadas de antecedência.

Para nós, Loterías del Táchira, resta cumprir com o objetivo inicial de não cair. Os 6 pontos de vantagem para o Deportivo Anzoatégui são espetaculares nesse sentido: com 4 jogos restantes, o Anzoatégui precisaria ganhar metade, sendo que sua média é de 1 vitória a cada 5 jogos. Lembrando que o primeiro critério de desempate é número de vitórias, e dado os empates do Lotería, o empate em pontos favoreceria o Anzoatégui.

estatisticas-equipe1d6af7cb3f6785e4.png

Ranking de Passes Completados | Estatísticas do Elenco

A curiosidade interessante dessa sequência é que, ao observar as estatísticas gerais da equipe, apesar de todas as porradas sofridas, o Loterías del Táchira tem a melhor média de posse de bola do grupo, com 53%, e o maior número de passes trocados, mesmo com um jogo a menos. É claro que existem diversos estilos dentro do grupo, algumas equipes não valorizam tanto a bola como nós tentamos, mas é um número para ser exaltado, e sempre dando destaque a quem merece: Richard Angarita, como se vê nas estatísticas do plantel, é nosso melhor jogador na temporada e um verdadeiro termômetro, todas as vitórias até aqui vieram em dias inspirados do nosso meia.

--

 

E o meu saldo? 

Considerando os 7.50 do jogo contra o Tucanes e os 2.60 do Anzoatégui, meu cofrinho está com aproximadamente 620 bolívares. Fui lá cobrar o presidente:

- Tudo bem, presidente? - a cara dele estava séria - Vim conversar sobre o dinheiro das apostas, acho prudente a gente parar de jogar agora.

- Nandéz, não é bem assim, não posso parar.

- Óscar, pelo amor de Deus, esse dinheiro que é meu, é um fim de semana de férias no Paraguai. Esquece essas apostas, a gente nem vai ganhar de alguém daqui pro final do campeonato.

- Nandéz, eu bem que queria pegar tudo e te devolver, mas aqueles 600 mil precisam ser repostos de alguma forma.

- E você pretende ganhar 600 mil pesos em apostas?? Você é um brincalhão, só pode.

- Eu não, mas os caras que me emprestaram sim. Eles querem pelo menos 3 empates ou vitórias nesses últimos 5 jogos pra recuperar o prejuízo, sem desculpas. - o tom de voz do Romero estava diferente - Você sabe que coisas ruins podem acontecer, não sabe? Volta lá pro campo, prepara o time e alcança o que a gente pediu...

Pra quem tinha a expectativa de ver a temporada acabada logo cedo, e só cumprir tabela nas partidas que faltavam, o presidente logo tratou de me ameaçar para forçar uma motivação. E o final da temporada promete ser animado. Se a aposta vai render algo para Hernández Fernández? Se as ameaças são sérias? Se o Loterías vai conseguir atingir os objetivos? Isso tudo a gente descobre na próxima atualização...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dura realidade de uma divisão superior escancarou as fragilidades do time. Por sorte, o presidente deu uma injetada financeira no time, e no final das contas, mesmo faltando 5 rodadas, a campanha vem sendo boa para as realidades atuais. Angarita e Serrano chamando a responsabilidade e levando o time em frente, ainda mais depois da vitória aos 46 da etapa final, emocionante. 

Vamos aguardar essas rodadas finais, mas a expectativa é boa, ainda mais depois da confiança ter voltado com 2 vitórias. 

Abraços, Pepe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, parece que o dinheiro injetado pode trazer problemas para sua cabeça. Famoso emprestimo por agiotagem aposkpsokpoaskpoaskosakaskpok

A campanha estava muito boa, mas o time parou de render, houve alguma mudança tatica para retomar as vitorias ou so aqueles esporros e conversas com a equipe?

Vem mais um jogador do Humaita, para um time tao ruim, parece que conseguiu retirar peças boas para o venezuelão heim? Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara que veste de boneco fala do em passar vergonha. Coitado do Léo, fiquei com pena da violência que havia sendo cometida contra ele. Acabou encontra do uma motivação extra para esses jogos finais. Carabobo é muito engraçado esse nome RS, mas eles mandaram no campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ElPeroMG disse:

A dura realidade de uma divisão superior escancarou as fragilidades do time. Por sorte, o presidente deu uma injetada financeira no time, e no final das contas, mesmo faltando 5 rodadas, a campanha vem sendo boa para as realidades atuais. Angarita e Serrano chamando a responsabilidade e levando o time em frente, ainda mais depois da vitória aos 46 da etapa final, emocionante. 

Vamos aguardar essas rodadas finais, mas a expectativa é boa, ainda mais depois da confiança ter voltado com 2 vitórias. 

Abraços, Pepe.

 

Valeu, ELPero, acho que o resumo é bem esse: por mais que a gente tenha sido destemido no começo, as diferenças de plantel foram cobrando com o tempo. Eu já me sinto agraciado em escapar do rebaixamento com folgas, como deve acontecer.

E em relação ao Angarita, sempre soube que ele era o cara do time e ele correspondeu bem, já o Serrano demorou pra vingar, passou um tempo no banco mas encontrou a posição e é nosso artilheiro.

 

1 hora atrás, Valismaalane disse:

é, parece que o dinheiro injetado pode trazer problemas para sua cabeça. Famoso emprestimo por agiotagem aposkpsokpoaskpoaskosakaskpok

A campanha estava muito boa, mas o time parou de render, houve alguma mudança tatica para retomar as vitorias ou so aqueles esporros e conversas com a equipe?

Vem mais um jogador do Humaita, para um time tao ruim, parece que conseguiu retirar peças boas para o venezuelão heim? Boa sorte na sequencia!

Foi muito dinheiro e muito do nada, praticamente metade do orçamento anual assim, do bolso do presidente. Claro que tem algo suspeito kkkk

Então, eu fiz alguns testes táticos mas consolidei a solução mais pro final e vou trazer no último post o print certinho. O que eu fiz basicamente foi trocar para um 4132 e coloquei 2 meias centrais como Mezzala e Carillero, pra compensar os laterais defensivos, e ter uma saída de jogo pelas pontas. Até então eu tentava fazer isso com os 2 atacantes, mas senti que eles estavam muito isolados e que abri-los só facilitava esse isolamento.

Quanto ao Gamarra, ele veio na última fornada, finalzinho da passagem no Humaitá. Eu tive pouco contato mas gostei dele e como seguia com contrato amador, achei que seria uma boa aquisição pra evoluir no Loterías. O Humaitá em si era ruim, mas vinha melhorando e alguns jovens tinham futuro.

 

1 hora atrás, Jirimias disse:

O cara que veste de boneco fala do em passar vergonha. Coitado do Léo, fiquei com pena da violência que havia sendo cometida contra ele. Acabou encontra do uma motivação extra para esses jogos finais. Carabobo é muito engraçado esse nome RS, mas eles mandaram no campeonato.

Pois é, criança é sempre sem limite.

Em relação ao Carabobo, eu sempre ria quando via o clube em Sulamericanas por aí, mas o nome é indígena e não tem nenhuma relação com bobagens. Eles lideraram de ponta a ponta e não é pra menos, o time é bem tradicional na Venezuela, tem um poder aquisitivo forte. O susto foi vê-los na segundona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

@Peepe disse: "Pouco tempo depois, ao ler o jornal, eu descobri que um conjunto habitacional construído pelo setor de assistência social de Loterías del Táchira tinha interrompido suas obras por sumiço de verbas. Passei a entender tudo…"

Eu avisei que essa Lotería era viciada. Agora ou ganha os jogos finais ou vai acabar levando uma surra. Igualzinho a um certo MacCachaça( @marciof89 ). Boa sorte na sequência e torcendo pela sua demissão, pois quem sabe vai para um clube melhor e sem problemas com apostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Xará.

Esse é realmente um campeonato de manutenção e o Loteria dele Tachira vai cumprindo o seu papel se mantendo acima do Deportivo Azontegui, time que eu realmente acredito que não tenha forças pra uma arrancada nessa reta final.

Boa sorte na sequência, mano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... sonhar não custa nada...

Eu ia dizer que um empate em 5 jogos resolveria a vida do Loteria.  Mas pelo jeito não resolverá do Nandez²!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2020 em 11:41, LC disse:

Eu avisei que essa Lotería era viciada. Agora ou ganha os jogos finais ou vai acabar levando uma surra. Igualzinho a um certo MacCachaça( @marciof89 ). Boa sorte na sequência e torcendo pela sua demissão, pois quem sabe vai para um clube melhor e sem problemas com apostas.

HAHAHAHAHA o presidente seguiu o jargão "Copa não se faz com hospitais".

Valeu, LC, e cuidado com o que você deseja... (não pretendo dar spoilers, mas olha.....)

 

22 horas atrás, PedroJr14 disse:

Fala, Xará.

Esse é realmente um campeonato de manutenção e o Loteria dele Tachira vai cumprindo o seu papel se mantendo acima do Deportivo Azontegui, time que eu realmente acredito que não tenha forças pra uma arrancada nessa reta final.

Boa sorte na sequência, mano.

 

Valeu, Pedrão. Obrigado por acompanhar.

É isso, fizemos bem o papel de casa até aqui e apesar da frustração de não brigar em cima, a meta sempre foi não cair.

 

18 horas atrás, Andreh68 disse:

É... sonhar não custa nada...

Eu ia dizer que um empate em 5 jogos resolveria a vida do Loteria.  Mas pelo jeito não resolverá do Nandez²!

Pois é, André, muito obrigado por acompanhar.

O Nandez é um cara safo, deve se virar bem nessa sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-loteria182327b3ebff5691.png

O último ato: salvar a vida do Presidente!

calendarioc993cdb9cce12257.png

1-0 Carabobo | 2-2 U Central Venezuela | 2-1 Tucanes de Amazonas | 1-0 Dynamo Puerto

Com a corda no pescoço e sem entender muito bem do que se tratavam as ameaças do Romero, começamos o mês de agosto em busca das 3 não-derrotas. Financeiramente a situação aliviou um pouco com o clube fechando um acordo de patrocínio: 160 mil por ano que cairiam como uma luva na vida do Romero.

Ele estava tão comprometido que até viajou a Ciudad Bolívar com a gente. Coitado, antes tivesse ficado em casa. O Angostura atropelou-nos em um 0-2 que ficou barato tendo em vista as circunstâncias.

Motivado a mudar, eu procurei algumas variações táticas que se adequassem ao time. Comecei optando por um novo 4132, com maior consistência defensiva e tentei compensar o pouco ímpeto ofensivo dos laterais com 2 meias que jogam aberto: Angarita sempre de Mezzala e Korbaj ou Meza de Carillero. Ofensivamente as mudanças passaram a chamar mais os laterais pro jogo, mesmo com postura de defender, e os cruzamentos longos viraram nossa arma. Defensivamente que foi uma melhora considerável: até então, sofríamos muito com viradas de jogo. A posição dos meias centrais, uma baixa pressão e instruções ao adversário resolveram, em partes, esses problemas.

O jogo seguinte era contra o campeão, favorito pro acesso e mega time, Carabobo. A cobertura da imprensa naquela semana nos colocou parcialmente nos holofotes: tivemos coletiva pré-jogo, contato com jornalistas e até entrevista na beira do campo. A cidade estava ansiosa para ver o campeão jogar. Para mim, o jogo ganhou um contorno diferente: Carlos García, treinador adversário, menosprezou nosso trabalho durante a semana: “Ganhamos as 3 contra eles, podemos ganhar a próxima também”. Aproveitei o ambiente e fiz questão de provocar e dizer que agora não seria assim. Quando a bola rolou, eu estava pilhado enquanto o Carabobo estava tranquilo e relaxado. Aproveitamos bem o estado das coisas, não deixamos o adversário crescer e marcamos nosso gol aos 41’ num petardo de Cristian Meza. Se alguém mereceu marcar no segundo tempo, certamente fomos nós que tivemos 2 chances cara a cara defendidas por Arruda, mas não fizemos. E nem eles. Em uma entrega fantástica na etapa final, seguramos o 1x0 até o último apito do juíz. Daí foi só celebrar a permanência na Segundona, confirmada com a vitória, e aproveitar o KinoTáchira mostrando a bunda para o treinador García na saída para o vestiário.

A sequência contra o Universidad Central Venezuela foi um momento chave para o crescimento final: abrimos o placar aos 2’, sofremos o empate antes dos 10’. Quando eu esperava o time desestabilizado, vi um grupo sereno, calmo e capaz de “trocar chumbo” com o adversário. Fizemos 2x1 em um momento de grande orgulho pessoal: bola no goleiro, nossa equipe recuou para saída curta e a deles veio junto marcar pressão. Figuera viu bem o Rodrigues na faixa central, deu nele, que adiantou a bola para o ataque. Troca de passes rápida e o próprio Aaron Rodrigues acertou um balaço de fora para marcar o 2x1. Ver um gol trabalhado daquela forma, naquele grau de dificuldade, valeu a temporada.

Infelizmente o roteiro não era perfeito e o mesmo Rodrigues vacilou, permitindo o empate nos acréscimos ao tirar o pé de uma dividida, mas vencer era secundário nesse momento. Importante era não perder para alegria do Romero.

Foi nesse espírito que fomos em frente: os 2 últimos jogos eram contra os dois já classificados para os playoffs. O menor favoritismo e o relaxamento natural adversário, criava uma possibilidade ao mesmo tempo que mantinha as cotações lá em cima.

Contra o Tucanes, fomos bombardeados mas desenvolvemos bem a maturidade defensiva e a letalidade ofensiva: Serrano abriu o placar aos 23’ após escanteio e converteu pênalti sofrido por Aúlar aos 41’. O 2x0 nos deixou confortável em campo e sentamos no relógio. O desconto até veio no final, mas goleiro Figuera garantiu o 2x1, nossa vitória e a paz do presidente.

- O churrasco é por conta do presidente depois de hoje!! E a propina do policial tá garantida pra não acontecer igual ano passado…- aquela foi uma palestra pós-jogo animada

Os festejos ficaram marcados para a rodada final, após a despedida contra o Dynamo Puerto. Antes disso, ao longo daquela semana, Romero parecia bem aliviado:

- Sabe, Nandéz, eu nunca tive problemas com a firma de empréstimo, mas dessa vez eles estavam até na porta da minha casa fazendo plantão. Ainda bem que você resolveu tudo com os resultados. E foi um grande final de campeonato, sabia?

- Eu sei, eu sei - se tem uma coisa que aprendi, é que pilantras nunca terminam uma ideia com uma pergunta - Aonde você quer chegar?

- Final de temporada. Eu quero te dar um contrato novo! O que você acha?

E como num filme repetido do último ano, eu disse que era fantástico, ele concordou e no dia seguinte veio com uma proposta semelhante a que eu já tinha. Pedi 5 mil, tentei diálogo e não chegamos em acordo. As negociações foram suspensas.

Nesse clima estranho, recebemos o Dynamo Puerto para a última partida da temporada. Uma partida parelha, com leve superioridade aos azuis, mas não teve como, a fase é boa e a letalidade ofensiva está em alta: aos 63’ Gabriel Serrano, o dono dessa boa fase final, subiu mais alto que todo mundo e conferiu para as redes após cruzamento de Angarita, 1-0. Seguramos bem o resultado e tive uma inesperada notícia ao final do jogo: com vacilos frequentes do Angostura, a nossa vitória significou uma subida e a 5ª colocação na tabela. Além disso, vencer completou meu saldo em 2.720 bolívares venezuelanos. E eu já tinha um gasto certo para aquele dinheiro.

classificacao-finalb9f265a2d99c7442.png

Prêmios do Final de Temporada | Estatísticas Finais do Plantel

Mata-Mata do Acesso

No final das contas, o rebaixamento não só não veio, como ainda conseguimos colocar alguém entre nós e a lanterna. Foi uma campanha mais segura do que parece: ficamos na zona por pouco tempo e a fraqueza do Anzoatégui sempre nos deu a ideia de que era possível cumprir as expectativas da direção (talvez eles pensassem igual sobre nós). Fato é que os 29 pontos são aquilo que eu imaginava: um “meio de tabela” tranquilo e os lamentos de saber que talvez desse pra ir mais longe. Confesso aqui que as rodadas finais balançaram (de novo) meu coração, e ver que eu sou um dos favoritos no Loterías é um reconhecimento inesperado mas que me deixa orgulhoso.

Quanto ao acesso, o Carabobo que varreu nosso grupo tremeu na final e acabou ficando na Segunda División. Subiram Libertador FC e TFC Maracaibo, nenhum dos dois campeão de seus grupos (2º e 3º respectivamente). Curiosidade: C.A Furrial e Real Frontera, que subiram junto com o Lotería, estiveram juntos no grupo Ocidental e o Frontera acabou rebaixado, com o Furrial em penúltimo.

 

Mais tarde, no churrasco, dessa vez mais contido para servir de exemplo para os jogadores, eu puxei o presidente num canto:

- Romero, a temporada acabou e vamos aguardar os playoffs pra entrar de férias. Quero aproveitar esse tempo para estudar um pouco e tirar minha primeira licença de treinador.

- Eu não posso concordar com isso, Hernández – ele sempre usava o nome completo quando estava contrariado – um curso vai chamar a atenção de times melhores. E não queremos te perder…

- Se você não quer, eu vou embora e faço sozinho. Estou informando apenas, o boleto já foi pago com a grana que você me deu das apostas.
Romero não gostou, mas aceitou. Aquilo balançou mais a relação com o presidente.  Segue a conversa sobre o curso.

licenca-curso93fd37075f63352a.png

 

Dias depois, houve a segunda tentativa de renovação. De novo, sem melhora salarial. Pouco a pouco, ficava claro o fim da minha vida lotera...

- Romero, me escuta, 4 mil e 200 eu aceito. - um pedido desesperado de minha parte, na nossa segunda e derradeira conversa.

- Me escuta você, Hernández, seu salário é o maior dessa divisão. Eu não posso e nem vou aumentar a proposta. Mantenho os 3 e 700.

- Não quero, não aceito.

Eu saí da conversa, as coisas não estavam fluindo. Meu coração pesava um pouco mas era preciso pensar grande para continuar e o clube, na sua resistência de não me deixar crescer pelos estudos, demonstrava uma incompatibilidade de gênios.

Quando as férias começaram, em 13 de novembro e a direção veio atrás de mim cobrando expectativas pela próxima temporada, eu achei injusto preparar algo que eu não comandaria. Comuniquei minha saída ao Romero, 1 mês e meio antes do contrato expirar definitivamente.

No jornal do dia seguinte, lá estava estampado:

Chega ao fim a passagem de Hernández Fernández pelo Loterías Del Táchira

Treinador se recusa a renovar e Loteros busca novo treinador para 2023.

Na manhã deste domingo quando todo o elenco se apresentou apenas para assinar a papelada de férias, o treinador Hernández Fernández acompanhou os jogadores e despediu-se de um a um, de forma bastante carinhosa. O gesto insinuava o que foi confirmado mais tarde: Nández pediu a rescisão de seu contrato com os Loteros. Questionado sobre a saída, ele comentou por telefone:

- Guardo com muito carinho tudo que foi conquistado aqui, sei que o time é muito capaz e que estamos nos consolidando na Segunda División. Mas senti que o trabalho foi muito mais complexo do que pareceu e queria uma maior valorização sobre minha pessoa, o clube não estava disposto e a renovação de contrato não aconteceria, de forma que é justo que se encerre logo aqui amigavelmente. Agora ambos procurarão alguém que se encaixe melhor nas suas expectativas.

Hernández Fernández sai do Loterías após 2 temporadas e diversos sucessos: o clube Lotero conquistou o título e o acesso na División Inferior, além de boa campanha na fuga do rebaixamento na Segunda División. Com relação ao futuro, o treinador pediu para não gravar mas deixou claro que não há nenhuma negociação avançada.

O clube Lotero passa a pensar em 2023 a partir da volta das férias. Até lá, a definição do treinador deve acontecer e os favoritos são José Nabollan ou José Luis Dolgetta. O presidente Óscar Romero não atendeu nenhuma das ligações para comentar essa fase atual.”

 

Eu não podia ir embora da Venezuela antes de terminar meu curso, ou até podia mas a transferência de localidade é paga e eu só estava disposto a fazer uma, então mandei lembranças a família novamente por telefone e avisei aos sobrinhos que eles tinham sido crianças ruins nesse ano e eu não enviaria presente. Até porque não esqueci o que os ingratos fizeram com o KinoTáchira. Aproveitei o final de ano ainda em Táchira, e comemorei timidamente as datas especiais. Na verdade, passei o dia 25/12 no telefone com o Rivaldo Rojas, jornalista e freelancer de meu biógrafo / assessor de imprensa:

- Então, Riva, eu confesso que não sei mesmo o que esperar do futuro. Tenho mantido os contatos mas agora eu não posso aceitar qualquer coisa, sabe?

- E o que você pode aceitar? - jornalista nunca pergunta nada sem maiores intenções – Até pra que eu saiba em quais locais eu posso te cogitar.

- A única coisa que eu faço questão no novo clube é receber mais do que o Lotería me pagava, pelo menos 3,8 milPagando bem, eu tô disposto a tudo.

- Isso pode te colocar em cada furada, você já parou para pensar nisso?

- Furada é ganhar mal, amigo! Sou adepto da frase “Pra trás, nem pra pegar impulso”. E eu sei que se o Loterías não valorizou, tem quem valorize.

- Bom, desejo sorte nessa lógica.. - Rivaldo deu aquela pausa dramática antes de uma bomba - Por falar nisso, o treinador novo do Loterías, Richard Ruíz, chegou recebendo 4,2 mil por semana, sabia?

Eu nem consegui responder. E não, eu não sabia. A minha vontade naquele momento era ligar pro Romero e xingá-lo de todo nome possível, mas me contive. O mundo dá voltas, ele não vai falhar comigo agora…

Ou será que vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente o enredo da história, muito bem trabalhado e bastante divertido pra se ler! Fiquei bastante chateado com a saída do Humaitá, sobretudo pela ligação excepcional de Nández com a parede, mas entendo a decisão de sair. É difícil passar aquele perrengue todo sem receber nenhum dinheiro em troca.

Os nomes dos times venezuelanos são maravilhosos e morri quando vi que Nández recebeu uma proposta pra Loteria. Fez duas temporadas memoráveis por lá e ainda conseguiu tirar um por fora com a máfia dos resultados, mas, infelizmente faltou ao presidente um pouco de sensibilidade para entregar as pretensões salariais e a saída era o caminho mais plausível mesmo. Ainda mais depois de descobrir a sacanagem do novo treinador receber acima do que se pretendia como mínimo para permanecer.

Aliás, eu acho essas negociações salariais do treinador com a diretoria no FM bastante ruins. Os caras são sempre irredutíveis: é aquilo ou vaza. Acho que os clubes poderiam ser um pouco mais maleáveis na hora de estabelecer as bases contratuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...