Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

Apesar de ainda estar no início, eu acredito que possa ficar no meio da tabela. O que não pode é dar mole de levar gol no apagar das luzes. Bem ou mal o jogo contra o General estava empatado. Seria um ponto que o deixaria a frente do General. Vida que segue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que ouço "Riva" penso no Rivellino. Seria proposital? HAHAHHAHA

Olha, parabéns, agora é oto patamá de salário. Daqui a pouco aparece treinando o mengaum.

Zueiras a parte, começo animador na divisão, arrancou até empate com time tradicional! Ok que são 4 turnos (acho chaaaaaaaaato essa parte do campeonato paraguaio), mas dá pra sonhar, viu? Tem totais condições de ficar na divisão.

E se aparecer uma boa proposta, você larga a Resistencia e deixa o chuveiro queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut unfeatured this tópico
Em 31/07/2020 em 14:08, Danut disse:

Tava lendo meio por cima o início (texto ficcional não é minha paixão) e li essa parte aqui antes de ler o que vinha antes. Já achei que tinha ganhado na mega sena com uma renovação completamente absurda de contrato, mas aí logo vi a explicação, rs.

Quanto aos acontecimentos de campo, com tanto confronto direto não tem desculpa pra não escapar do rebaixamento. Pode ter várias equipes fortes na divisão, mas os rivais da parte de baixo também enfrentam essas equipes (e também devem trazer poucos pontos desses jogos). Então o confronto direto deve ser o que decide mesmo. Não acredito que vá cair.

Obrigado por acompanhar, Danut!

A renovação milagrosa não veio e achei bom trazer a evolução porque o JJ era inalcançável pensando no futuro do save, ele era o 15° salário do mundo. Como esse pagamento não é um padrão do jogo, as coisas ficam mais fáceis.

Eu concordo com essa dinâmica dos confrontos diretos, eles vão resolver o futuro. O problema que o Resi não está melhor que eles, não entramos como favoritos e todo jogo vai ser duro.

Em 31/07/2020 em 17:38, Valismaalane disse:

opakspoksaopksapokaspokas coitado do Rojas, foi jogar verde e saiu maduro, porque saiu sem nenhum guarani posakoakspoksapo;

3 jogos, e impossivel dizer se vai bem ou não, conseguiu um "misto", V/E/D po. poakspokapoksapo

Mas acho que o empate com o Olimpia diz muito sobre o que pode acontecer no decorrer do ano, da sim pra beliscar um meio de tabela, e se empolgar, fizer aquele strike digno de fm, que acumula 8, 9 vitórias consecutivas, coloca o pé na libertadores! Boa sorte na sequencia!

VAMOS RESI!

Obrigado por sempre acompanhar, Vali!!

9 vitórias consecutivas dentro de um campeonato com 11 jogos por turno significa ganhar de praticamente todo mundo kkkkkk acho que é um sonho um pouco ousado demais, só não cair é bom e o começo aponta isso: roubamos ponto ali, perdemos da mesma forma. Como eu apontei, o campeonato é imprevisível a primeira vista mas pretendo manter essa distância pra zona.

 

Em 01/08/2020 em 10:13, Andreh68 disse:

Convenhamos, 7 anos esperando para começar a viver um sonho foi muito tempo, o Nandez foi bem persistente.

Não gostei dessa derrota. Diria inaceitável. Especialmente por ser em casa e num período de definição de temporadas. Tudo bem que a temporada será longa, e que outras equipes assumam o posto de prováveis rebaixados (Rubio Nu e San Lorenzo), mas não pode dar mole pro General assim. O empate já seria mais ou menos.

Sinal amarelo.

 

 

Valeu pelos comentários e sempre acompanhar, André!

Confesso, e já disse isso outras vezes, que eu achei que o caminho seria mais fácil quando comecei. 7 anos pra atingir o primeiro objetivo é realmente muita coisa, no entanto, agora é só subida, só vitória e o Nandez vai, enfim, encher seu cofre pra nadar no dinheiro, igual Tio Patinhas.

Em 01/08/2020 em 10:19, LC disse:

Apesar de ainda estar no início, eu acredito que possa ficar no meio da tabela. O que não pode é dar mole de levar gol no apagar das luzes. Bem ou mal o jogo contra o General estava empatado. Seria um ponto que o deixaria a frente do General. Vida que segue.

Obrigado por comentar, LC!

Concordo plenamente, o jogo contra o General Diaz é daqueles que a gente salva e desliga o jogo pra ficar remoendo o erro que começou toda a jogada. Infelizmente o gol aconteceu mas nos resta não baixar a cabeça, crescer e seguir com fé no objetivo de não cair, que esses percalços acontecem mas não podem resumir a campanha.

Em 02/08/2020 em 01:00, marciof89 disse:

Sempre que ouço "Riva" penso no Rivellino. Seria proposital? HAHAHHAHA

Olha, parabéns, agora é oto patamá de salário. Daqui a pouco aparece treinando o mengaum.

Zueiras a parte, começo animador na divisão, arrancou até empate com time tradicional! Ok que são 4 turnos (acho chaaaaaaaaato essa parte do campeonato paraguaio), mas dá pra sonhar, viu? Tem totais condições de ficar na divisão.

E se aparecer uma boa proposta, você larga a Resistencia e deixa o chuveiro queimar?

Valeu, Marcio, muito obrigado por acompanhar!

Sobre o Riva, foi sem nenhuma intenção mesmo hahaha mas fica a homenagem pro @Andreh68 que ele merece.

Eu gosto da estrutura do Paraguaio em 4 turnos, por ser um futebol bem disputado acho excelente a ideia de repetir os clássicos tantas vezes pra decidir o campeão. Só acho muito curioso um país com 100 times na terceira, ter tão poucos na segunda (16) e só 12 na primeira.

No mais, belíssima sacada e a proposta do save é sair pela janela assim que o dinheiro chamar. Quem sabe os holofotes atraiam algo agora? Se pintar, eu vou mesmo sentindo saudades do velho clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim da pra começar a viver bem com esse salário. Primeiro tem que pagar a dívida no bar e dps contratar um personal pro Nandez perder a pança heheheh.

Gostei muito do Yeghos, acredito que tem tudo pra ser o grande nome do setor ofensivo. Você passar horas pesquisando esses jogadores ou são recomendações dos olheiros? Tem contratado muito bem, meus parabéns!!

Dentro de campo tá tudo equilibrado, mas concordo com o André, essa derrota pro General não podia ter acontecido, ainda mais agora. Por outro lado, ainda é início e pode reverter mais na frente. O mais importante é somar pontos e se afastar do Z-2. 

Interessante essa tabela da COPA TIGO, confesso que não conhecia ainda. Ao meu ver, tem o mesmo padrão da Série D do MundiUp, se vc se afastar do rebaixamento, praticamente já entra na briga por uma vaga continental. Então acredito que dê pra matar 2 coelhos com 1 cajadada aí e vc faz bem em pensar também na Sula. 

Porra, Nandez é melhor que o Gilson Kleina em? Tá de brincadeira esse FM. Depois traz como tá a Série A e a Liberta nesses anos, se não for pedir muito, claro hahaha.

Boa sorte na sequência, Pepe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/08/2020 em 23:06, ElPerroMG disse:

Agora sim da pra começar a viver bem com esse salário. Primeiro tem que pagar a dívida no bar e dps contratar um personal pro Nandez perder a pança heheheh.

Gostei muito do Yeghos, acredito que tem tudo pra ser o grande nome do setor ofensivo. Você passar horas pesquisando esses jogadores ou são recomendações dos olheiros? Tem contratado muito bem, meus parabéns!!

Dentro de campo tá tudo equilibrado, mas concordo com o André, essa derrota pro General não podia ter acontecido, ainda mais agora. Por outro lado, ainda é início e pode reverter mais na frente. O mais importante é somar pontos e se afastar do Z-2. 

Interessante essa tabela da COPA TIGO, confesso que não conhecia ainda. Ao meu ver, tem o mesmo padrão da Série D do MundiUp, se vc se afastar do rebaixamento, praticamente já entra na briga por uma vaga continental. Então acredito que dê pra matar 2 coelhos com 1 cajadada aí e vc faz bem em pensar também na Sula. 

Porra, Nandez é melhor que o Gilson Kleina em? Tá de brincadeira esse FM. Depois traz como tá a Série A e a Liberta nesses anos, se não for pedir muito, claro hahaha.

Boa sorte na sequência, Pepe!

Obrigado pelo comentário, ElPerro, e perdão pela demora em responder.

Obrigado pelo elogio sobre os reforços. Eu faço de tudo um pouco, gosto de começar pesquisando e revirando a DB atrás de jogadores, mas infelizmente os filtros tem limitado bastante a busca e nem sempre encontro quem eu preciso, de forma que aproveito muito o que os olheiros observam e quem os empresários oferecem, essa última é a verdadeira galinha dos ovos de ouro: encontrei ótimos nomes dessa forma, inclusive o Yegros, mas como o empresário oferece para todo mundo, a contratação vira um leilão praticamente.

Sobre a Copa TIGO, eu achei o formato bem interessante pra criar um save vindo de baixo, em pouco tempo dá pra chegar numa competição sul americana e você vai se aventurando por aí. Me fez pensar muito também nos times paraguaios que vez ou outra aparecem, é um modelo difícil pois não é tão bipolar quando a Série D do MundiUp (nunca joguei mas observo que os rebaixados pontuam muito pouco) mas que acaba recompensando quem sobrevive.

E pode deixar que no próximo post trago a Série A e a Libertadores sim, mas já adianto que a Série A é um Flamengo vs Palmeiras eterno.

Editando pois esqueci mas merece ser dito: é realmente vergonhoso estar atrás do Gilson Kleina! HAHAHA ele que se cuide pois Nandéz está chegando.

Editado por Peepe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistencia-Sport-Cluba62674f601459d53.p

Vencendo Pouco, Resistindo Sempre.

Todo marinheiro de primeira viagem sofre um pouco, não seria diferente com Hernandéz Fernandéz na sua nova missão: a permanência na Primeira Divisão. Sem tempo para pensar e respirar, mal terminamos janeiro e já tínhamos um fevereiro repleeeto de jogos. Estava cada vez mais difícil me concentrar na vida e eu estava com saudades de ser careca: é complicada essa vida de ficar 2 meses sem cortar o cabelo e já parecer um morador de rua. Quem sabe, depois que eu fizer muita fama, não opte por leiloar o cabelo de uma lenda? Estou pensando nisso mas meus amigos dizem ser má ideia.

Sem maiores delongas, vamos ao que realmente interessa: futebol! O campeonato desenrolou exatamente como dentro do planejado, porrada para os gigantes, com um ou outro empate, e embates acirrados contra os debaixo.

Fevereiro/2028

calendario---fevereirof5457b99dd08394c.p

4-3 San Lorenzo | 2-1 Sol de América | 2-2 Sportivo Luqueño

Enquanto título e resumo, fevereiro pode ser considerado o mês dos minutos finais, foram neles que a vida se resolveu a nosso favor.

Começamos pelo dia 2/2, fora de casa, diante do San Lorenzo: que partida maravilhosa de nossa parte, aos 19’ Martínez cobrava a sua segunda falta com perfeição e marcava nosso terceiro gol, o 3-1 fazia justiça e aparentava tranquilidade. Só que o futebol é mesmo muito cruel, aos 31’ Ramírez descontou, 3-2. Dois minutos mais tarde, Matessich recebeu em posição legal, fintou o goleiro e marcou, seria o 4-2 mas o bandeirinha deve ter ficado cego e marcou impedimento. Eu fui a loucura no banco e senti que o caldo entornaria.

Entornou...

Na volta para o segundo tempo, David Fleitas converteu penalidade e empatou em 3-3. Eu passei o segundo tempo enraivecido, xingando o bandeirinha a beira de campo e isso se refletiu no time, as mexidas surtiram pouco efeito e o placar parecia se encaminhar para um amargo empate, mas de vez em quando o futebol sabe fazer justiça: aos 90+1’ Denis recebe bola na intermediária e faz um cruzamento sem ter muita gente na área, lance tão despretensioso que a defesa não acompanhou a movimentação de Yegros. O interior esquerdo apareceu livre no segundo pau, testou firme e nos deu mais 3 pontos, 4-3. Vencer é bom mas no minuto final, contra um adversário direto e fora de casa, é ainda melhor.

Recebemos o Libertad na sequência e foi o jogo para engordar os cofres apenas, o gigante paraguaio impôs toda sua superioridade, foi empurrado por uma torcida que era maioria, e conseguiu abrir 2-0 com Lucas Sanabria, aos 68’ e 79’.

Na linha de viver a loucura na reta final, tivemos uma sequência de alucinar o torcedor: contra o Sol de América, Benítez voltou a falhar na saída de gol em faltas laterais e eles abriram a contagem já aos 14’ com Leguizamón. Mantive a postura, vi uma partida equilibrada e aberta e fui mexendo mais por cansaço do que por melhoria técnica. Acabou que deu certo: aos 79’ Rivero, que entrou na vaga de Yegros, desviou de cabeça como um autêntico centroavante e empatou o jogo, 1-1. Aos 90+3’, já com torcedores se encaminhando para a saída, o próprio Rivero levantou na área, de novo despretensiosamente, Quintana afastou mal e nos pés de quem sabe, José Enrique Martínez acertou um sem pulo espetacular, firme e forte, no cantinho e foi pra galera, 2-1, e uma euforia até de quem já estava no estacionamento.

O segundo jogo dessa sequência ocorreu diante do Sportivo Luqueño. Já aos 50 segundos, Enzo Giménez abria o placar para o time da casa numa cobrança de pênalti. A desatenção defensiva era algo que me alarmava desde o início. Só viemos alcançar o empate no segundo tempo em lindo chute de Rivero, que iniciou um segundo tempo bem positivo de nossa parte, que transformamos o jogo de um massacre adversário para um duelo de iguais. Mesmo assim, o clube de Luque voltou a frente com Kevin Cardozo aos 82’. Os 10 minutos finais foi de um Resistência tentando ser incansável e pecando por excessos na correria. De novo, quando o estádio já olhava para o juíz e nossos bravos visitantes mais ansiosos já engatavam a primeira marcha nos seus carros, Maciel recuperou a bola na saída do Luqueño, avançou e rolou para Izquierdo, nosso centroavante acertou um chute de muita força vencendo o goleiro Muñoz, 2-2.

Fechamos o mês contra o Nacional, dentro de nossa casa, e toda aquela loucura foi trocada por um marasmo impressionante: o adversário gosta de um jogo mais controlado, tomou conta da posse de bola, abriu o placar aos 25’ e não conseguimos reagir: a partida chegou ao total de 10 finalizações, foi um espetáculo triste e, para piorar, sem nenhum pontinho para o Resi.

 

Março/2028

calendario---marco8a6a6f43315012d0.png

1-3 Cerro Porteño | 1-2 Guaraní

Se fevereiro foi o carnaval do minuto final, março foi aquela ressaca saudosa típica de março: 3 jogos, 3 porradas! Essa é uma sequência de campeonato que é bem mais complicada normalmente mesmo, os adversários são mais fortes e até o Trinidense, relativamente mais fraco, fez uma campanha de briga pelo título em alguns momentos.

Abrimos o mês contra o Cerro, defensivamente não conseguimos impedir a criação deles embora a nossa ofensiva tenha sido satisfatória: 7 finalizações, 6 ao alvo e 5 próxima ao gol. 3-1 Cerro foi o resultado final, eu não estive satisfeito mas estive conformado: por ora é o que temos.

Na sequência, veio outro potencial candidato ao título, o Guaraní. Casa cheia, torcida visitante empolgada e, por um milagre inexplicável, fomos para o intervalo vencendo por 1-0, Brítez converteu pênalti sofrido por ele mesmo na única finalização na primeira etapa. No segundo tempo, melhoramos ofensivamente para ver Antonío Ramírez, enfim, achar o caminho do nosso gol: em 3 minutos o centroavante guaraní virou o jogo e decretou a vitória, 2-1.Fechamos contra o Sportivo Trinidense, o adversário mais “fácil” nessa sequência mas que vem numa campanha surpreendente. Em campo entendi os motivos, eles adotam uma estrutura ofensiva e criaram bastante, embora só tenham encontrado o gol aos 66’ numa penalidade. Empatamos aos 76’ e cometi o erro de acreditar na virada: aos 90+2’, em contra ataque com nossa defesa exposta, Pérez apareceu livre diante do goleiro para dar a vitória a El Triqui, 1-2.

 

Abril/2028

calendario---abril00b2fed7d079026b.png

3-1 Rubio Ñu | 0-0 General Díaz | 1-1 Libertad2-0 San Lorenzo

Após fechar o primeiro turno fora da zona, eu começava a ter uma ideia sobre pontuação estimada para escapar e tinha consciência do quanto era importante voltar a ganhar de Rubio Ñu e San Lorenzo em abril. Partimos para este mês com praticamente só esse objetivo: deu certo.

Na abertura contra o Rubio Ñu fizemos um bom jogo, eles saíram na frente logo no começo mas a força mental do time me impressionava: aos 19’ já empatamos e o jogo entrou no modo tiroteio. A vitória veio no velho conhecido minuto final, ou melhor minutos: aos 90’ Juan Silva voa de cabeça após cobrança de falta e nos coloca a frente no placar. Sobrou tempo suficiente pra Matessich, de ponta esquerda, também deixar o seu e fechar o 3-1. Para a sequência, contra o Olimpia, eu passei a adaptar o time, coloquei Yegros a frente como um Avançado Trabalhador, recuei os pontas e testei possibilidades mais defensivas, buscando o empate contra o gigante. De primeira não funcionou, o Olimpia foi muito melhor e mesmo que Florián tenha empatado no minuto final do primeiro tempo, logo Léo deu números finais, 1-2, com a vitória do Olimpia.

Contra o também surpreendente General Díaz, voltamos ao esquema de sempre mas uma mentalidade mais cautelosa, que resultou em um jogo sem grandes chances, pouco aberto, onde o 0-0 era o único placar possível. A proposta de mais pressão e cautelosa seguiu sem dar certo em campo mas deu resultado: o Libertad chegou a abrir o placar com Guasone, e criou para fazer o segundo, mas isso não aconteceu. Na volta pro segundo tempo, o craque Martínez conduziu, entrou na área e dividiu, a bola sobrou e foi chutada por Brítez, 1-1. Terminei o jogo mentalmente ajoelhado e implorando pro relógio correr, não sei qual foi minha participação mas o resultado foi excelente: o jogo acabou mesmo 1-1 e pudemos celebrar dentro do estádio Nicolás Leóz.

Fechamos em mais uma “final de campeonato” contra o San Lorenzo, era isso que eu gritava pelos vestiários. Nesses jogos eu me inspirava, pedia ao time para orgulhar os torcedores, para entrar com sangue nos olhos e definir o quanto antes. O time entrou pilhado de maneira positiva: aos 22’ Brítez abria o placar, convertendo penalidade, e aos 28’ Coronel marcava um golaço, o nosso ponta direita conduziu em diagonal, entrou na área e acertou um balaço cruzado, 2-0. Ao abrir o placar e dilatar assim tão cedo, segurei o ímpeto, chamei o San Lorenzo e apenas pedi para o time controlar melhor a bola, isso explica o segundo tempo avassalador dos visitantes mas com baixa qualidade ofensiva e em momento algum ameaçou nosso placar.

 

Maio/2028

calendario---maio8c01e781d2c9c479.png

1-1 Sportivo Luqueño 1-4 Nacional | 0-0 Guaraní

No mês de maio, diante da sequência que nos aterrorizou no primeiro turno, eu mudei a ideia da postura cautelosa: saquei nosso avançado sombra (função feita por Flórian ou Brítez), coloquei Martínez recuado como volante, fechei mais um meia central e liberei o time para jogar mais longo, na esperança dos pontas tirarem um gol da cartola.

Começamos com uma pesada derrota para o Sol de América, o adversário impôs seu domínio e tratou de resolver logo o jogo, aos 33’ Centurión ia para as redes finalizando o 0-2. Na sequência, o Sportivo Luqueño aproveitou da nossa grande deficiência defensiva para abrir o placar: a bola parada. O zagueirão Miadosqui foi as redes de cabeça após falta lateral. Só que a bola parada de lá reflete cá e Oliver Matessich, sempre ele, fuzilou o gol após bate-rebate derivada de uma cobrança de escanteio.

Nas duas semanas entre o jogo contra o Luqueño e a partida contra o Nacional, eu fui parar na boca do povo: o nosso futuro adversário demitiu seu treinador e não tardou para eu receber a ligação do amigo jornalista querendo saber o que eu achava:

- Riva, você só pode estar de sacanagem que eu vou cair nesse teu papinho furado. Pode colocar na capa do site amanhã que eu me recusei a comentar o assunto, não falo mais nada pois conheço o teu caráter – falei de modo descontraído mas toda brincadeira tem seu fundo de verdade.

Confesso aqui que o coração balançou, o Nacional tem uma condição financeira superior e o silêncio foi a forma mais sutil de dizer “se vocês pagarem, eu quero”. Não me candidatei a vaga pois o presidente aqui estava desconfiado desde que o Olimpia demitiu o treinador e eu, humildemente, usei de meus contatos para entregar meu currículo lá. Aquele seria um passo maior que minha perna, não aconteceu, e quando o passo possível se apresentou, minha perna estava cansada.

especulacao-imprensae80fec0a416ed843.png

Fomos ao Arsenio Erico enfrentar o Nacional ainda sem treinador. Se existia alguma expectativa, ela foi por água abaixo cedo: aos 27’ o atacante Carlos fazia seu hat trick e abria 4-0 para o clube da casa. Não posso dizer que jogamos mal, pelo contrário, mas a felicidade do ataque adversário naquela primeira metade foi impressionante e destroçou nossas esperanças, ainda que tenhamos descontado ainda na primeira etapa com Martínez de pênalti. Ao final da partida, depois de gritos da arquibancada com “Hernandéz No! Hernandéz No!”, o Nacional apresentou Jesús Araújo para o seu comando técnico.

Apesar do vareio, não mudei a forma de jogar e fomos ao Rogelio Lorenzo enfrentar o então líder Guaraní e eu fiquei me perguntando por que eles eram líderes? Não que o time fosse ruim mas a capacidade de finalização era lastimável, não a toa Ybañez teve a chance de abrir o placar e cobrou pênalti na mão de Benítez. A nós restou uma produção ofensiva tímida mas bem eficaz, ao longo do segundo tempo conseguimos entrar na área, tomar conta da posse e ameaçamos, mas sem muita força. No final o 0-0 acabou refletindo a tônica do jogo.

 

Junho/2028

calendario---junhoe79f9e4bce6802b2.png

0-1 Sportivo Trinidense | 1-0 Cerro Porteño

Pra Junho, o começo veio com uma cruel derrota para o Sportivo Trinidense: por mais posse que tivessemos, o 451 esbarrou na dificuldade de fazer a transição ofensiva, o ataque nada fez e a defesa cedeu demais, aos 33’ Juan Vera empurrou para as redes mais uma cobrança lateral e fez o gol da vitória Triqui, 0-1.

Eram 5 jogos sem vencer, a zona de rebaixamento seguia uma realidade distante por ruindade dos rivais e mesmo assim nosso torcedor encheu o estádio no último jogo do turno, diante do Cerro Porteño, ou melhor, a carreata da torcida deles encheu e nosso torcedor dividiu o estádio. Cinco mil pessoas, capacidade máxima, e um massacre do Ciclón: por cima, por baixo, de longe, o Cerro atacava de todas as formas e criava meias oportunidades com frequência, embora sem nenhuma chance clara. Para aquele dia, eu não tinha Martínez, então optei por um trinco a frente da defesa e levei Brítez como atacante isolado de Falso 9, para ter mais participação na construção da jogada.

Eu senti que aquele jogo poderia ser nosso quando, na única finalização da primeira etapa, Diego Fernández, carimbou a trave e levantou os hinchas de Resi. O que eu senti foi confirmado aos 53’: Brítez saiu da área, abriu para Yegros, que levou ao fundo, cruzou e encontrou Brítez para cabecear, a bola não chegou a ser forte mas tinha direção, caiu no canto do goleiro Agüero, 1-0. Que loucura foi aquele final de jogo, o Cerro colocou o time em um 433, eu passei a recuar os pontas e a controlar como podia o ímpeto adversário mas o time vacilou: aos 88’ cedemos contra ataque e Alegría partiu em velocidade, deu uma ginga de corpo em Souza mas o nosso zagueirão, como um herói, deu no meio da perna de Alegría, dando alegria ao povo de Resistencia. Souza foi expulso, já tinha amarelo inclusive, mas pouco importava, ao final do jogo eu garanti que a multa no salário fosse na verdade uma bonificação. Seguramos o 1-0 e derrubamos um gigante, o torcedor eufórico entoava “Caiu no Gorea, a gente atropela” no momento de celebração. Rima não era o forte da nossa torcida…

Fecharemos o mês de junho contra o Rubio Ñu na estreia do segundo turno. Por enquanto, metade do campeonato, estamos assim:

classificacaod345a81bbae55519.png

Se o objetivo é não cair, os 6 pontos de vantagem sobre o Rubio Ñu nos colocam numa posição confortável com os dois confrontos diretos pela frente, e a superioridade que tivemos até aqui me deixa otimista. É possível até olhar para cima e pensar nessa oitava vaga, uma chance de jogar a Sul Americana, mas eu sinto que o Nacional pode vencer jogos que nós não conseguimos e evito criar expectativas, permaneço firme e forte torcendo contra os dois da zona. Na parte de cima, eu percebi que o Paraguaio é um campeonato curiosoo: só nesse último turno eu vi General Díaz, Trinidense, Cerro, Guaraní e agora o Sol de América brigando nas três posições de cima, e apesar de alguns vacilos, o Libertad mantém a liderança pela maior parte do campeonato.

A nota de corte da primeira metade foi 18 pontos, a previsão inicial que eu tinha era de, no minimo, 40 pontos para escapar com tranquilidade. Tendo em vista que a tendência são as campanhas se repetirem, com uma ou outra alteração, mantenho o objetivo de chegar logo aos 40 pontos para garantir a Série A e imagino que a Sul Americana tenha um corte por volta de 55 pontos, o que nos obriga a fazer pelo menos 30 pontos nesses terceiro e quarto turnos.

 

Taça do Paraguai

copa---calendario30ef744371f375a9.png

2-0 Cristóbal Colón | 4-1 Martín Ledesma 3-2 12 de Octubre

Oitavas de Final até aqui

Com relação a Copa, temos obtido sucesso em campo e nas bolinhas do sorteio, que muito justifica o primeiro sucesso. O grande desafio tem relação com o calendário: estreamos contra o Cristóbal Colón dois dias após um jogo, numa terça-feira, após rodada de sábado. Isso me obrigou a poupar boa parte do time, e o fato de só poder levar 5 no banco de reservas torna tudo mais complicado, é preciso prever do inicio quem vai cansar para já levar um substituto.

Não fizemos um grande jogo de estreia mas contra um adversário de terceira divisão, o básico já era suficiente, e foi. Aos 41’ Sosa, 5ª opção para a zaga, fez de cabeça após falta de Coronel, e na volta para o segundo tempo, Coronel fez um bonito gol após triangulação e passe de Maciel. O 2-0 significou o avanço para a fase seguinte e o adversário era o Martin Ledesma.

A segunda fase aconteceu numa segunda feira após a rodada normal de sábado, ou seja, de novo um time inteiramente reserva. Dessa vez a superioridade foi constatada do início ao fim, massacramos o adversário e os gols foram saindo: aos 15’ perdemos um pênalti, aos 17’ Souza abriu o placar, aos 49’ Fernández fez o 2-0. Sofremos o desconto aos 86’, em um momento que poderia nos assustar, mas Izquierdo e Fernández fecharam a conta em 4-1 garantindo a classificação.

Na terceira fase, diante do 12 de Octubre, organizei para ter uma equipe mais titular e dar chance a alguns renegados que pouco jogavam na Liga. O renegado José Izquierdo aproveitou e muito a chance que teve, foi um centroavante digno de nota na partida, finalizou 10 vezes, provocou um inferno e saiu de campo com um hat trick. O placar pode até demonstrar um aperto mas o adversário descontou nas duas vezes quando o placar era de dois gols de vantagem, e o último gol deles saiu no último lance de jogo. Vitória tranquila, classificação assegurada, chegamos as quartas! O adversário só deve sair no meio do próximo mês.

plantel---estatisticas1889052473f9ec4f.p

Em uma temporada onde sofrer é necessário, é natural que destaques individuais sejam mínimos e dentro do nosso 11 ideal, apenas José Enrique Martínez está bem avaliado, o construtor de jogo segue fundamental e é um dos grandes que eu tive o prazer de trabalhar. Ainda é mera especulação mas eu sinto que vou sofrer para mantê-lo quando a janela abrir, ao menos a reposição já foi pensada: lembram quando eu disse que fevereiro viria com algumas contratações, suprindo necessidades que eu encontrasse? Pois bem, mais 6 jogadores chegaram para a meia central e a linha defensiva. São eles: Jhostín Medranda, zagueiro colombiano que vem mostrando muita habilidade na saída de bola e faz as vias de lateral quando necessário; Milton Maciel, meio campista paraguaio, a provável reposição de Martínez; Cristian Tarqui, mais um zagueiro estrangeiro, este é boliviano, e tem revezado na dupla de zaga com Rodriguez; o meia chileno Diego Fernández, que os torcedores torcem o nariz mas considero um valor interessante pois faz bem tudo no meio; e Juan Florián, veio para ameaçar Brítez e fazer a função de avançado sombra, dei algumas oportunidades como titular e ele chegou a marcar diante do Olimpia, mas ainda não atingiu um nível que justificasse a titularidade frequente. A nota triste fica pelo retorno ao Trinidense do ponta direito Juan Silva, o treinador dele pediu mais tempo de jogo mas Juan era um titular regular que perdeu espaço quando Coronel subiu de produção, mas mesmo assim eu fazia o esforço de colocá-lo 1 em cada 3 jogos, não foi suficiente e ele foi chamado de volta. É pouco provável que venha alguém para completar na janela de meio do ano, estou satisfeito com meu time.

__

A pedido do @ElPerroMG eu deixo o desenrolar de alguns torneios com os vencedores anteriores para finalizar a postagem. Destaque para o Brasileirão que é um Flamengo vs Palmeiras e teve o Athletico Paranaense de intruso em 2021. O que acho interessante na atual temporada é ver o Boa Esporte na Série A.

Pela Libertadores, tivemos um GreNal na penúltima final em pleno Defensores del Chaco, os brasileiros bem que tentam dominar mas o Boca Jrs é a maior força continental desse período. Na Sula, o Bahia é bicampeão consecutivo e o continente segue dominado por Brasil e Argentina, uma marca característica do jogo. Na Copa do Mundo, França e Portugal ganharam os dois torneios, marcados por um predomínio europeu.

Série A | Série B | Libertadores | Sul-Americana | Mundial de Clubes | Copa do Mundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Vencendo Pouco, Resistindo Sempre. 13/08

Foi uma campanha boa e consistente para um time que acabou de subir, tanto na primeira divisão quanto na copa. Apesar da distância não ser muito grande, não acredito que caia tanto de desempenho na próxima sequência, acho que permanece. E de quebra talvez ainda dê pra aprontar na copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Dome Hernandez no é sacanagem!

E bônus por cartão vermelho não fica atrás. Fazendo o dever de casa, não pode perder ponto pros 2 lanternas. Pode até ser que suba uma posição, mas a preocupação é sempre não cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2020 em 12:08, Tsuru disse:

Foi uma campanha boa e consistente para um time que acabou de subir, tanto na primeira divisão quanto na copa. Apesar da distância não ser muito grande, não acredito que caia tanto de desempenho na próxima sequência, acho que permanece. E de quebra talvez ainda dê pra aprontar na copa.

Obrigado pelo comentário, Tsuru!

Pois é, o grande desafio de quem sobe é se manter competitivo e pontuando, até mesmo para não deixar o moral dos jogadores vir abaixo quando se deparar com uma sequência de derrotas. Apesar da ausência de vitórias, acho que cumpri esse objetivo e me mantenho tranquilo na disputa pra não cair. Quanto a Copa, é preciso melhorar contra os grandes mas vamos em frente, mata-mata em jogo único é sempre uma insanidade pois tudo pode acontecer.

 

23 horas atrás, Andreh68 disse:

Cara, Dome Hernandez no é sacanagem!

E bônus por cartão vermelho não fica atrás. Fazendo o dever de casa, não pode perder ponto pros 2 lanternas. Pode até ser que suba uma posição, mas a preocupação é sempre não cair.

Obrigado por acompanhar, André!

Tem que respeitar o Nandéz, comparar ao Dome não dá kkkkkkkkk

O bônus por cartão vermelho foi digno, é daquelas jogadas que você sabe que se o zagueiro não dá a porrada, o atacante sai na cara do gol. Pra utilizar uma referência tricolor, é mais ou menos como a falta do Sorley no Sávio no final do jogo do gol de barriga (eu nem era nascido mas essa é uma referência para a eternidade)

 

22 horas atrás, Henrique.C disse:

Bela campanha !! Agora é só melhorar um pouco essa defesa que já dá pra sonhar com vaga na Sula.

Valeu, Henrique! Bom te ver comentando!

Melhorar a defesa é arriscar fechar o time e perder o ataque, vivo nesse eterno dilema mas espero encontrar sim um melhor equilibrio. De todo modo, Sula não é meu sonho não, estou satisfeito em não cair e, se der tudo certo, quem sabe a vaga continental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O corte para a Sula vai exigir realmente uma melhora do setor defensivo, por outro lado, sendo o objetivo evitar a descida, creio que fará sem riscos. Doideira a posição dos medalhões na tabela, não está fácil para ninguém

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo dentro do esperado até aqui, mesmo aos trancos e barrancos o time vai resistindo e ao que tudo indica brigará ali pela oitava vaga da Tigo. O que me surpreendeu foi essa campanha do Deportivo Trinidense, loucura em? 

Na copa tudo tranquilo até aqui, o negócio deve ir apertando quando os grandes forem aparecendo. Tomara que o espírito Copeiro do Nandez gordiola apareça.

Gostei do zagueirao boliviano, tem ótimos atributos defensivos e promete incomodar muito no ataque com esse cabeceio 16.

Obrigado por trazer os campeões recentes. Realmente nenhuma novidade do Brasileiro e Libertadores, mas na Sul-americana aparecem alguns campeões improváveis, o que dar um ar legal para o save.

Boa sorte na sequência, Pepe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza! Mas eu também gostaria de saber como anda o financeiro da Resi. Tudo suave ou opera no vermelho? E outra, seria legal saber qual o maior salário de um treinador paraguaio, pra comparar com o Nandéz. Sobre os reforços, tenho a mesma opinião do amigo acima, esse boliviano vai ajudar bastante a resistir ali na defesa. VAMO RESI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2020 em 14:24, Jirimias disse:

O corte para a Sula vai exigir realmente uma melhora do setor defensivo, por outro lado, sendo o objetivo evitar a descida, creio que fará sem riscos. Doideira a posição dos medalhões na tabela, não está fácil para ninguém

Obrigado por comentar e acompanhar, Jiri!

Sobre a nossa tabela, o negócio é jogar sem olhar a tabela pra Sula né? Se der ótimo, se não vida que segue...

Quanto aos medalhões, Olimpia brincou na zona de rebaixamento no início. Ok que tinha jogos a menos e fez 3 jogos enquanto o resto tinha 5, mas pontuou 1 vez nesses 3 jogos e vinha bem mal. Dos medalhões todos ja trocaram de tecnico inclusive, temporada repleta de crises para eles.

 

Em 16/08/2020 em 07:56, ElPerroMG disse:

Tudo dentro do esperado até aqui, mesmo aos trancos e barrancos o time vai resistindo e ao que tudo indica brigará ali pela oitava vaga da Tigo. O que me surpreendeu foi essa campanha do Deportivo Trinidense, loucura em? 

Na copa tudo tranquilo até aqui, o negócio deve ir apertando quando os grandes forem aparecendo. Tomara que o espírito Copeiro do Nandez gordiola apareça.

Gostei do zagueirao boliviano, tem ótimos atributos defensivos e promete incomodar muito no ataque com esse cabeceio 16.

Obrigado por trazer os campeões recentes. Realmente nenhuma novidade do Brasileiro e Libertadores, mas na Sul-americana aparecem alguns campeões improváveis, o que dar um ar legal para o save.

Boa sorte na sequência, Pepe!

Valeu por sempr acompanhar, ElPerro!

O Paraguaio tem sido uma grande surpresa, até o General Diaz me surpreende em estar tão estavel na zona de Sula sem nem ter flertado com a queda, o Trinidense também impressiona. No meio disso tudo sobra ao Resi a busca pela sobrevivência sendo azarão em todos os jogos.

O boliviano é mais um que o empresário bateu aqui oferecendo, e nem aparecia nos filtros. Só reforça a questão da estratégia pra contratar.

Quanto aos campeões, o save tem sido bem pragmático mesmo, achei legar ver o Bahia 2 vezes campeão de Sula mas fora isso o domínio Brasil e Argentina é evidente.

 

Em 16/08/2020 em 19:02, Valismaalane disse:

Tinha esperanças qie fosse um pouco melhor, mas ruim não esta, ta conseguindo a permanencia. VAMO VAMO RESI!

Valeu, Vali!

Temporada de adaptação é assim mesmo infelizmente. Numa próxima podemos pensar em ir melhor...

 

12 horas atrás, Henrique.C disse:

Beleza! Mas eu também gostaria de saber como anda o financeiro da Resi. Tudo suave ou opera no vermelho? E outra, seria legal saber qual o maior salário de um treinador paraguaio, pra comparar com o Nandéz. Sobre os reforços, tenho a mesma opinião do amigo acima, esse boliviano vai ajudar bastante a resistir ali na defesa. VAMO RESI

Henrique, obrigado pela participação ativa

Confesso que vacilei nesse sentido, achei que a melhor decisão era jogar meio campeonato e dar 2 atualizações nessa temporada mas isso é inviável tendo em vista a quantidade de jogos, a att ficou longa e não sobrou espaço para os detalhes. Levarei comigo as sugestões e já até imagino os ganchos para utilizá-las.

Sobre a questão financeira, cheguei a tratar no começo da temporada e já adianto que as torcidas de Olimpia, Libertad, Cerro e Guaraní sustentam o clube quando vem jogar de visitante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistencia-Sport-Cluba62674f601459d53.p

Resistir é derrubar e ser derrubado.

31 de agosto de 2028.

Naquele dia eu era o convidado do maior programa esportivo do Paraguai, o Tigo Convida Sports. Usei meu melhor terno e era fácil saber o porque da alcunha, era o único que eu tinha. Velho de Guerra aquele terno, era utilizado 2 ou 3 vezes por ano, nas cerimônias que sorteavam os confrontos mais agudos de Copa e vez ou outra em festa de abertura do Campeonato, experiência que fui viver aqui no Paraguai por ser minha primeira vez na elite.

Com toda pompa que um treinador como eu merecia, passei duas horas respondendo perguntas e revivendo minha carreira. Naquela semana, coincidentemente, completava aniversário de uma grande partida em minha vida, revivida pelos telões da emissora: Loterías 1x0 Carabobo, o dia que vencemos o maior clube da divisão em uma partidaça. Foi difícil não conter a voz embargada quando me deparei com o belo gol de Meza, e logo os comentaristas passaram a me chamar de “El Mamute que arroja Elefantes”, afinal, a minha trajetória estava marcada por ser gordo e levar os pequenos a ter essas pequenas glórias.

- Não creio ser merecido, também apanho muito dos elefantes…

- É verdade – Salvador Cabañas, o herói de 2008, estava na bancada – Fora que eu acho injusto piadas com gordos, mas não podemos negar a sua capacidade de disputar com pouco, Nandéz. Esperamos que você siga repetindo esses feitos, não é isso, Larissa?

- Sim, Caba – Larissa Riquelme, ela mesma, apresentava o programa – as derrotas nos ensinam, e aqui no Paraguai você tem conseguido dar glórias improváveis ao povo de Chacarita. Então conta, Nandéz, você tem essa esperança mesmo no futuro? Vai continuar sendo nosso mamutito contra os elefantes? Todo mundo quer saber!

No fundo eu só pensava “Não fala assim, Larissa, não fala nosso mamutito que eu não quero sair daqui apaixonado” e nem consegui raciocinar sobre a pergunta. Futuro? Que futuro? Deixemos o futuro para outrora…

 

Julho/2028

julho---calendariof7ba07863cbd8d60.png

0-1 Olimpia | 1-0 Libertad | 1-2 General Díaz | 3-1 San Lorenzo

Antes da aparição na TV e de toda a pompa, é importante deixar o aviso ao caro leitor: que turno terrível! Apanhamos mais do que o normal e eu devia saber que algo estava errado na estreia: enfrentamos o sempre conhecido Rubio Ñu em uma das poucas ocasiões que nosso torcedor sente que vai vencer. Não vencemos. O Rubio apostou todas as suas fichas na partida, pela pressão do torcedor, veio para cima e nós não soubemos reagir com força para contra ataque, criamos pouco mas resistimos ao manter o placar intacto em 0-0.

Na sequência, por uma calendarização que não sei explicar, enfrentaríamos Olimpia e Libertad dentro de casa. Medo em campo, felicidade nos cofres. O saldo global financeiro do clube gira em torno de 1,2 milhões negativos, entretanto, só nessa temporada atingimos até o final de outubro um lucro de 1 milhão de reais, e isso se deve MUITO a bilheteria: nesta temporada já chegamos a 4,6 milhões em arrecadação. Em termos comparativos, na última temporada, mesmo com acesso, arrecadamos ao todo 532 mil reais com bilheteria e ainda em termos comparativos, a segunda fonte de renda hoje são os patrocínios que renderam 927 mil reais até aqui. Basicamente sobrevivemos sustentados pelas torcidas visitantes.

Relatório Financeiro do Resistencia

Ter um estádio para 5 mil pessoas onde 3500 são visitantes não é um orgulho, mas é preciso aproveitar dentro do possível, e nessa ocasião fizemos valer o fator casa: contra o Olimpia o resultado de 1-0 para eles foi muito injusto, tivemos mais posse, trocamos mais passe, finalizamos mais e ainda construímos mais chances claras de gol. Quando, aos 71’, Joel Ortíz aproveitou cobrança de escanteio para marcar o tento da nossa derrota, eu só soube chutar longe o que vi pela frente. O roteiro era tão de mamute derrubando um elefante que eu não acreditei quando o elefante nos derrubou

Na sequência, ainda remoendo, eu fiz um dos discursos mais bonitos de minha trajetória, tirei motivação de dentro de mim e coloquei no vestiário, inflei os ânimos e repeti “pouco importa a maioria deles na arquibancada, hoje é pelos nossos 1.500”. Em campo, a gente não conseguiu nada ofensivamente, em compensação nem o Libertad. Aos 45’ José Enrique Martínez cobrou uma falta nas mãos do goleiro e aquele foi o único lance que entrou nos melhores momentos dentro dos 90’. Só que existe vida após os 90’: foi um contra ataque rápido, Brítez saiu como falso 9 e ganhou o chutão no meio, a nossa transição funcionou e Coronel recebeu livre na ponta direita, próximo a risca da área. Ele olhou pra área e cruzou, Rivero estava nas costas do lateral, o ponta não dominou, optou por bater direto com a bola no ar. A pelota cutucou a trave e morreu nas redes… O time inteiro correu para atrás do gol abraçando Rivero, eu bem que tentei mas a distância era grande demais, quando cheguei na metade o juiz já estava apitando o reinicio. O Libertad teve a bola pra empatar nos acréscimos, mas Benítez interviu bem e o juizão apitou logo em seguida. Mamutito derrubou o maior elefante do Paraguai, e ali foi consagrado o grande apelido da carreira até agora.

gol-rivero88ec417273fc808d.png

(Rivero partindo para a comemoração, a bola no fundo do gol e a incredulidade da zaga adversária)

Aquela foi a semana das semanas, a que marcou minha vida e será marco em minha carreira. Imagino que essa falta de concentração tenha tido impacto no jogo seguinte: enfrentamos o General Díaz fora de casa, empatamos o jogo cedo, 1-1, com Brítez de pênalti e na saída para o intervalo eles perderam um jogador expulso. O ânimo de ganhar do Libertad, o jogador a menos e a necessidade de pontuar pra sonhar com a Sula me fizeram pensar muito no ataque, pouco na defesa. Aos 90+2’, depois de muito bater na porta do General, eles reagiram e Junior Noguera acertou um chutaço de fora da área, marcando o gol da vitória numa partida cruel, o placar em 1-2 foi um balde de água fria.

Na partida seguinte mantivemos a linha de ganhar dos candidatos diretos ao rebaixamento: mais uma vez o San Lorenzo fez um jogo bem aberto mas nós tomamos as rédeas da partida logo cedo ao marcar o 1-0 com Martínez, de pênalti, aos 31’. Abrimos 2-0, Rodrigo Rivero, e vimos o adversário descontar quando faltava pouco mais de 10 minutos. No fim, Abramovich acertou um canudo da entrada da área, fechou a conta em 3-1 e nos deu um suspiro de alívio. Ali eu ainda não sabia, mas o resto do turno seria um pesadelo.

Começamos o martírio ainda em julho diante do Sportivo Luqueño: num jogo com 49 finalizações somadas dos dois times, foram 2 bolas paradas que resolveram a vida para o time da casa, o Luqueño marcou com Laboranti e Cardozo após faltas laterais e venceu por 2-0.

 

Agosto/2028

agosto---calendariob8b026024f3bdded.png

0-2 Sol de América | 1-1 Guaraní | 0-3 Cerro Porteño

No mês de agosto, tudo deu errado: começamos contra o líder até então, Sol de América, que impôs a posição que tinha, engoliu o nosso time e fez com que tivessemos uma das piores atuações no campeonato. O 2-0 foi justo e ficou barato.

Quando enfrentamos o Nacional, a diferença de pontos estava em 2 e vencer era entrar na zona da Sulamericana. O jogo em si é frustrante, o adversário foi melhor mas venceu pela capacidade de converter aquilo que criou: aos 24’ Ocampos marcava depois de 23 jogos e abria o placar. O Resi lutou pelo empate: tentamos um jogo mais ofensivo, que se aproximou do gol mas não marcamos. O golpe de misericórdia veio aos 87’ nos pés de Daniel Sosa, 0-2. Contra o Guaraní mais uma partida com 3500 visitantes, cofre cheio e boa lotação (embora não máxima pois o nosso torcedor não compareceu) e um jogo mais parelho, inclusive no placar: aos 46’ Rodney Redes vai as redes marcar o gol dos amarelos e 5 minutos mais tarde, Izquierdo recebeu nas costas da defesa e rolou para o gol, empatando a peleja, 1-1. A reta final foi animada, ambos os times tiveram suas chances mas o placar se manteve. A última partida da Copa Tigo foi diante do Cerro Porteño, nosso próximo adversário na Taça do Paraguai, e diferente dos últimos jogos, foi uma partida onde a criação ofensiva me deixou satisfeito: apesar de estar longe de ser o melhor time, fomos bastante criativos e algumas oportunidades foram desperdiçadas. Do lado de lá, Cañete e Alegría não tiveram bondade, marcaram 3-0 e deram números finais passando a sensação de que o Resistencia será favas contadas pela Copa. Cañete inclusive veio até mim no final do jogo, parabenizou pela partida e gastou elogios ao Resistencia. Diria eu que o corporativismo é mesmo uma arte.

O jogo da Taça já deveria ter acontecido mas infelizmente alagamentos impediram a partida de ocorrer na data inicial, causando o adiamento para 03/09, que também foi impedido de acontecer por conta da convocação de jogadores do Cerro para a seleção paraguaia. Maldito treinador da seleção, não é mesmo? Ao menos sabemos que o vencedor dessas quartas enfrentará o Sol de América na semifinal.

classificacao2cbbd62e88d3b1ce.png

Com relação a classificação, existe um temor natural por conta da fase recente, a distância chegou a ser de 11 pontos quando vencemos o San Lorenzo, mas de lá pra cá eles tiraram 5 pontos e hoje a diferença fica em 6. Considerando que vencemos os confrontos diretos até aqui e jogaremos em casa o confronto direto, essa é nossa carta na manga pra confirmar a permanência. Restam 11 jogos, todos enfrentam todos, e por pior que seja nossa fase, evitar o rebaixamento segue como prioridade mas o caminho para fazê-lo é bem claro. Infelizmente, nessa reta final, deixamos o Nacional escapar com a vaga na Sula e o Luqueño foi junto, hoje a classificação continental é um objetivo praticamente impossível, mas a direção parece bem contente com a campanha na Taça e com o que estamos fazendo na Copa Tigo, não a toa, no meio do ano as expectativas foram trocadas e hoje a meta é “evitar a descida”, não mais "tentar evitar descida".

Ainda sobre o meio de temporada, a janela abriu, cedemos alguns encostados do time reserva por empréstimo e não contratamos ninguém, entendi que o elenco era suficiente pro que almejamos e estou compromissado em gastar pouco para a saúde financeira do clube. O mais importante da janela foi garantir a renovação de José Enrique Martínez, nosso craque e construtor de jogo fica por mais 2 anos, algumas propostas até chegaram mas ele sequer quis ouvir, renovou e caminha para se tornar o grande ídolo da atual geração do Resistencia, ao lado de Hernandéz Fernandéz, el Mamutito que arroja Elefantes.

Ao final dessa sequência e já no camarim para ir embora da emissora TigoSports, não pude deixar de abraçar e agradecer ao Rivaldo Rojas que, como um autêntico assessor de imprensa, me forneceu essa excelente oportunidade.

- Meu amigo Riva, que honra e muito obrigado!

- Fica tranquilo, Nandéz, eu só fiz isso para ter o contato da Larissa Riquelme hahahaha

- Mas ué, e sua namorada? Cadê a desgraçada que achou legal me ver beijando árvores?

- Ih, Nandéz! Digamos que as coisas não deram muito certo – senti que o tema era delicado pela voz dele – Vamos falar de outra coisa...

- Bom, sabe o que vai curar sua dor de corno? Trabalho! Eu quero te fazer a proposta de ser o meu assessor permanente, ser oficialmente e remunerado como tal, o que acha? - até eu estava surpreso com aquela proposta, veio espontaneamente, mas no fundo era merecida – Você bem ou mal já faz isso, e eu sinto necessidade agora de ter mais contato com o mundo, com o planeta, de criar um perfil na internet, sabe? Quero alguém para me ajudar…

- Nandéz, eu não sei como agradecer... - a felicidade no olhar de quem parece já ter esquecido que foi traído pela namorada valeu meu dia - Eu vou comunicar ao jornal, amanhã mesmo eu já inicio.

- Fico feliz com o sim, sei que você será um grande personagem ainda nessa trajetória. Agradeça recebendo pouco de salário, é mais do que suficiente.

Um abraço finalizou aquela negociação. Deixamos combinado que no dia seguinte eu teria um Instagram e um Twitter para melhor interagir, e quem sabe ser ofendido pelos torcedores. Fechamos o mês, o turno e, apesar dos pesares, em alta e olhando para o futuro.

E que futuro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Resistir é derrubar e ser derrubado. 20/08
1 hora atrás, Peepe disse:

Eu quero te fazer a proposta de ser o meu assessor permanente, ser oficialmente e remunerado como tal, o que acha?

Da última vez que eu vi isso por aqui no fórum, o cara virou fantasma de cabeceira do cara. HAHAHAHHAHA

A campanha é bem regular né? Oscila entre meses bons e meses sem vitória alguma, não tem como reclamar da regularidade!

Bom, faltam 11 jogos pra acabar a temporada e eu não acho que o San Lorenzo falsificado consiga tirar esses 6 pontos de vocês. Se continuar pontuando quando der, tu se safa.

E esse jogo da taça que não sai, ein? Daqui a pouco acaba a temporada e não vai ter mais desculpa pra dar 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Derrotas doloridas para todo torcedor do Resi! 

Conseguiu o contato da Larissa? Não espalha! poaskposakposak

Boa sorte na sequencia, infelizmente o time não vem bem, diferente do extra campo do treinador, que até funcionario ta contratando bixo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante não foi dito, cadê o contato da Larissa no privado? Hahah

Julho foi um mês bom para a torcida do Resistência, mas Agosto foi triste, 1 ponto em 12 disputados. O mais importante agora vai ser recuperar a moral do elenco para a reta final, porque futebol já demostrou que tem em vários momentos da temporada.

A renovação do Martinez é importante demais para os futuros objetivos do time, com certeza sera ídolo.

Boa sorte no restante da TIGO e na Copa, Pepe!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2020 em 19:58, marciof89 disse:

Da última vez que eu vi isso por aqui no fórum, o cara virou fantasma de cabeceira do cara. HAHAHAHHAHA

A campanha é bem regular né? Oscila entre meses bons e meses sem vitória alguma, não tem como reclamar da regularidade!

Bom, faltam 11 jogos pra acabar a temporada e eu não acho que o San Lorenzo falsificado consiga tirar esses 6 pontos de vocês. Se continuar pontuando quando der, tu se safa.

E esse jogo da taça que não sai, ein? Daqui a pouco acaba a temporada e não vai ter mais desculpa pra dar 😛

HAHAHAHAHAHA não tinha associado uma coisa a outra mas será que Rivaldo será o Digão do Nandéz? Eu espero muito que ele não morra...

Eu diria que a regularidade é fruto da tabela,  o começo é mais acessível e o final é um Deus nos acuda, mas a lógica é essa: seguir pontuando, não perder pro San Lorenzo e escapar do rebaixamento nessa toada. Sobre a Copa, eu não aguento mais a espera e estava mais confiante na primeira data, depois de perder pro Cerro na Liga, eu tô pessimista para a Copa.

Valeu por comentar, Márcio!

Em 21/08/2020 em 02:42, Valismaalane disse:

Derrotas doloridas para todo torcedor do Resi! 

Conseguiu o contato da Larissa? Não espalha! poaskposakposak

Boa sorte na sequencia, infelizmente o time não vem bem, diferente do extra campo do treinador, que até funcionario ta contratando bixo!

 

Obrigado por acompanhar, Vali!

Rapaz, o extra campo.... Vou deixar para os próximos posts mas você tem razão, a vida tá prosperando e até contato de Larissa Riquelme o Nandéz tem hahahaha

 

Em 21/08/2020 em 08:04, ElPerroMG disse:

O mais importante não foi dito, cadê o contato da Larissa no privado? Hahah

Julho foi um mês bom para a torcida do Resistência, mas Agosto foi triste, 1 ponto em 12 disputados. O mais importante agora vai ser recuperar a moral do elenco para a reta final, porque futebol já demostrou que tem em vários momentos da temporada.

A renovação do Martinez é importante demais para os futuros objetivos do time, com certeza sera ídolo.

Boa sorte no restante da TIGO e na Copa, Pepe!

 

Obrigado por acompanhar, ElPerro!

Estamos todos ansiosos pela interação com a Larissa, quem sabe o Nandéz comece a vencer na vida amorosa, não é mesmo??

A irregularidade incomoda muito, a sequência era difícil mas eu esperava resistir melhor aos bons adversários. Como isso acabou com as aspirações para cima, só nos resta fechar a temporada bem, na elite e começar a pensar no futuro mais pra frente. Fiquei feliz com a renovação do Martínez também, é o nosso melhor jogador disparado desde a temporada passada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente em dia o/
Bastante interessante a proposta. Sempre me intrigou o fato de nenhum jogo de esporte dar alguma finalidade para o salário do jogador/treinador (nem que fosse pra comprar algum upgrade, por exemplo), o que faz com que a maioria dos jogadores não ligue muito para o salário e, no caso do Fm, por vezes até coloque o salário como mais baixo possível pra aumentar a margem do elenco/staff (eu mesmo fiz isso várias vezes haha).
Lá no início do save descobri que era possível assinar um contrato amador como treinador, sabe se é uma novidade do FM 20 ou já tinha antes? Nunca tinha visto, achei interessante, ainda mais considerando a proposta do save.
Cara, as ligações do Polícia de Lara e Loteria del Táchira foram sensacionais hahaha.
Já no Sagrado Corazón, quando o presidente-padre falou: "O objetivo é inspirar jovens fazendo outros jovens", pensei algo muito errado haha.
Rafinha, o torcedor do ano, cantei junto a música do Jesús Vargas.
E por fim no Resistencia, tem feito uma grande campanha ao subir e, até o momento, resistir. Impressionante a campanha do Sol de América.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seis pontos é uma distância boa e ao mesmo tempo perigosa. Óbvio que é melhor que 1 ou 2 pontos, ou ser o primeiro da zona de rebaixamento, mas não dá pro time relaxar e achar que já está salvo. De qualquer forma, com essa margem, a 11 rodadas, acho que escapa. 

Rapaz, já entrevistei a Larissa Riquelme...por telefone hahahaha, virou essa matéria aqui (é uma reprodução, a original era para o jornal Meia Hora). Mas nem adianta o Nández pedir o telefone, fui ligar de novo um tempo depois e já não consegui falar. Mas se ele quiser o número é só ir na redação do diário ABC, do Paraguai, que eles têm, são (ou eram) o veículo mais próximo dela. De repente ele troca por uma exclusiva, né, vai que...hehehe.

Boa sorte na continuação!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, div disse:

Finalmente em dia o/
Bastante interessante a proposta. Sempre me intrigou o fato de nenhum jogo de esporte dar alguma finalidade para o salário do jogador/treinador (nem que fosse pra comprar algum upgrade, por exemplo), o que faz com que a maioria dos jogadores não ligue muito para o salário e, no caso do Fm, por vezes até coloque o salário como mais baixo possível pra aumentar a margem do elenco/staff (eu mesmo fiz isso várias vezes haha).
Lá no início do save descobri que era possível assinar um contrato amador como treinador, sabe se é uma novidade do FM 20 ou já tinha antes? Nunca tinha visto, achei interessante, ainda mais considerando a proposta do save.
Cara, as ligações do Polícia de Lara e Loteria del Táchira foram sensacionais hahaha.
Já no Sagrado Corazón, quando o presidente-padre falou: "O objetivo é inspirar jovens fazendo outros jovens", pensei algo muito errado haha.
Rafinha, o torcedor do ano, cantei junto a música do Jesús Vargas.
E por fim no Resistencia, tem feito uma grande campanha ao subir e, até o momento, resistir. Impressionante a campanha do Sol de América.

A relação com os salários é aquele sentimento dúbio: por um lado seria ótimo incrementar uma funcionalidade a ele, por outro a chance de virar mais uma "perfumaria" é enorme. Como é algo bem relevante na carreira de um treinador, achei a ideia bem bolada para ser desenvolvida.

Sobre o contrato amador, ele sempre existiu, eu acho. Pelo menos me recordo de experiências no FM 2012 e 2011 onde treinei times amadores, com contratos desse tipo.

A lembrança de Jesus Vargas é boa hahaha a música ficou ótima mas o infeliz foi embora rápido, preciso até ver onde ele foi parar.

No mais, o Paraguai tem reservado boas surpresas, o Resi é um time muito simpático. Sobre o Sol, surpreende mesmo até porque o time não vinha figurando tão bem nos últimos anos mas nesse embalaram.

Obrigado por acompanhar e por ficar em dia!!

10 horas atrás, Tsuru disse:

Seis pontos é uma distância boa e ao mesmo tempo perigosa. Óbvio que é melhor que 1 ou 2 pontos, ou ser o primeiro da zona de rebaixamento, mas não dá pro time relaxar e achar que já está salvo. De qualquer forma, com essa margem, a 11 rodadas, acho que escapa. 

Rapaz, já entrevistei a Larissa Riquelme...por telefone hahahaha, virou essa matéria aqui (é uma reprodução, a original era para o jornal Meia Hora). Mas nem adianta o Nández pedir o telefone, fui ligar de novo um tempo depois e já não consegui falar. Mas se ele quiser o número é só ir na redação do diário ABC, do Paraguai, que eles têm, são (ou eram) o veículo mais próximo dela. De repente ele troca por uma exclusiva, né, vai que...hehehe.

Boa sorte na continuação!

 

Valeu por acompanhar, Tsuru!

Eu diria que a chave é mesmo o confronto direto. Se perder, vira briga de foice no escuro, se ganhar ou empatar, só cai numa tragédia, e como o jogo é em nossa casa, existe um certo otimismo.

Sobre a Larissa, o telefone dela valia ouro nessa época hahahaha vamos ver como o Nandez se sai, mas a galera tá numa expectativa fora do normal, em 2028 ela já terá quase 50 anos. Trabalho dela na história é meramente jornalístico kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-sagae792e0c9f1caab80.png

O primeiro passo no futuro.

Se este fosse um roteiro de filme clichê nesse momento eu estaria deitado, pensando e uma pequena nuvem apareceria na tela contando um pouco sobre o passado. Como não é, sejamos diretos: é preciso voltar no tempo, precisamente para os dias seguintes a vitória contra o Libertad no mês de julho.

Aquela foi uma semana gloriosa, o mundo parecia mais colorido, o time correspondia e visivelmente confiava em minhas ordens, o carinho em Chacarita era considerável e a principal hinchada já organizava planos para viajar pela América, confiantes numa vaga para a Sulamericana, afinal, “se ganhamos dos melhores do país, ganharemos de todo o resto!”. Minhas palavras pedindo calma pouco convenciam, mas eu também era pouco convincente, o torcedor merece sonhar e se iludir.

Ainda naquela semana, por volta de terça-feira, eu observei estranha movimentação em campo, o presidente sentou a sombra de nosso ipê junto a um senhor de meia idade. Aquilo surpreendeu pois o presidente avisara anteriormente que os compromissos pessoais lhe afastariam do clube, e ele realmente estava afastado, aparecia pouco e quase nunca era visto na sede. Não dei bola mas liguei para o Rivinha, sabe como é, jornalista sempre ouve falar alguma coisa:

- Olha, Nandéz, dessa vez eu não posso te ajudar – Malditos jornalistas desinformados! - Eu me dediquei integralmente a Copa América, estive a maior parte desses últimos tempos na Argentina, não lembra? O estagiário que está a par do Resistencia nesses últimos dias.

Pois é, julho foi mês de Copa América e, por mais que parecesse, Rivaldo teve vida fácil: o Paraguai passou vergonha, ganhou 1 jogo em 6 e não conseguiu classificar em um grupo de 6 times onde 4 avançavam, ou seja, ele acabou voltando cedo pra casa. O título ficou com o Brasil, que encerrou uma seca de 9 anos sem títulos, desde a Copa América de 2019. Nesse entretempo a Copa América foi vencida por Austrália e México, ganhando a sutil alcunha de Copa Estrangeros dentro da imprensa regional.

No dia seguinte a visita daquele senhor misterioso, tudo voltou ao normal: o presidente Romero desapareceu, o elenco seguia empolgado e eu era a referência dentro daquela sede. Até por isso que, ao meio-dia, meu relógio biológico chamou e a primeira parte do treino acabou. Eu de uniforme e tudo me dirigi ao simpático restaurante na porta de nosso estádio, para almoçar e curtir os programas esportivos: eu havia ganho do Libertad naquela semana, merecia todo tipo de massagem de ego que fosse possível. Notícia vai, garfada no frango com batatas vem, um homem puxa assunto:

- Jogaço esse do Brasil, concorda? Ganharam o título sobre a Argentina, vitória bastante convincente apesar da inferioridade nos números…

- Jogaço eu não diria, mas foram cirúrgicos, dois gols rápidos e só administraram.

A conversa rendeu por mais uns 15 minutos e o homem me pagou um bolinho de milho com café na sobremesa para prolongar o papo. No início eu estranhei, mas venderia o Martínez se o comprador viesse com o bolo de milho e café na dona Florinda. Terminamos a conversa falando da seleção nacional superficialmente, o homem se chamava Ernesto Mancucci, era argentino mas falava com propriedade:

- O problema da seleção paraguaia é o atraso, Nandéz, todos os treinadores que passaram por aqui já se aposentaram, ou seja, um fim de carreira completo. É preciso investir em alguém que queira crescer.

- Concordo, meu caro, o futebol é moderno e temos clubes aqui que optam pela modernidade, mas é preciso entender o custo disso, nem todos podem investir e clubes como o nosso – apontei para a nossa humilde sede – não pode acompanhar a evolução, nem formar profissionais mais modernos, mas tentamos como é possível permanecer competitivos.

Levantei para ir, Ernesto me segurou e disse:

- Você tem razão, a federação precisa facilitar o processo de especialização mas não é só isso, nosso atraso também está nas ideias. De todo modo, foi um prazer, Nandéz, e antes que eu me esqueça – ele começou a vasculhar a bolsa que carregava até encontrar um envelope – gostaria de te deixar isso. Obrigado pela conversa, bom treino, me ligue.

Sujeito curioso aquele, depois de toda a conversa eu fiquei em dúvida se aquele “me ligue” tinha uma conotação de interesse em meu trabalho ou em meu corpo. De toda forma, guardei o envelope e voltei para a segunda parte do treino, afinal, se o interesse era em meu trabalho, eu não queria um trambiqueiro para agenciar minha carreira e se o interesse era em meu corpo, muito menos. Apenas na hora de ir embora que eu fui olhar o que tinha ali dentro, era uma carta e um contrato.

 

Querido Nandéz,

Eu acredito que o futuro de nossa seleção passa por uma valorização de quem trabalha por aqui. A Federação crê nisso e a aposta em José Saturnino Cardozo, se errada, não foi por esse motivo. Sabemos da sua falta de reputação mas também sei que o seu futuro é o topo do país, e para isso lhe ofereço essa escada.

Leia o contrato com atenção, aguardo seu contato de retorno.

 

Atenciosamente,

Ernesto Mancucci

Diretor Esportivo da Federação Paraguaia de Futebol”

Paraguai0cddbbed08c00590.png

Eu fiquei incrédulo, me tremi completamente e tentei ligar três vezes mas gaguejava ao falar “alô?”. Depois de respirar, tomar outro banho gelado, sentei na arquibancada e disquei o telefone que constava no contrato.

- Boa noite, Nandéz! Demorou para retornar, não acha?

- De-de-desculpa, eu só nã-não esperava isso. - mais um respiro fundo, pra evitar gaguejar - Tenho ganhado tanta coisa que eu não sei quem inventou que treinador de futebol gosta de urso de pelúcia, só essa semana ganhei 6. Cartas então, você nem imagina.

- Ok, faz parte. Leu o contrato? Gostou?

Eu não li nada, o contrato era curto mas o salário me chamou a atenção: 17 mil era o passo 2 dos objetivos na história, eu jamais esperaria avançar tão rápido em 7 meses.

- Claro que li, estou de acordo com tudo. Adorei a proposta salarial, inclusive, muito obrigado. Podemos assinar quando?

- Não vai nem perguntar do Resistencia, meu caro? Como assim?

- Ih Rapaz! - coloquei a mão na cabeça e até esqueci onde eu estava – Preciso conversar com você e com o presidente, mas eu fecharei com a seleção, fica tranquilo.

- Ontem o presidente da Federação esteve aí conversando com o Romero, está tudo certo: você fecha a temporada no Resistencia, concilia conosco, e em janeiro te queremos! Os maiores detalhes eu lhe informo quando assinarmos contrato.

No dia seguinte, as 6 horas da manhã, eu já estava na porta da federação, ansioso para assinar o meu contrato. O presidente, Nicolás Leóz Jr, só veio a chegar depois das 10h mas eu pouco me importava, aquele foi o dia mais feliz da minha vida. A coroação é pensar que até o final do ano eu serei o treinador paraguaio mais bem pago da atualidade: com os 17 mil da federação mais os 5 mil do Resistencia, estarei a frente com 22 mil reais semanais. No ano que vem Raúl Bobadilla, técnico da Universidad Católica, com seus 19 mil semanais, volta ao posto. Confira aqui a lista de técnicos paraguaios mais bem pagos.

(Aqui cabe uma justificativa pessoal: não consegui me incluir na busca)

Assinei sem muito papo, percebe-se que o presidente é pouco ativo no planejamento do futebol no país. Dei uma rápida palavra com a imprensa e passei o resto da tarde entendendo a que pé andava o Paraguai como seleção. Patriotismo nunca foi meu forte e eu estava afastado da seleção, confesso que não sabia nada sobre o futuro.  

noticia-paraguai0a1199e1f942b444.png

 

banner-py0a029ad7cdf4f8e1.png

A pesquisa ainda é superficial, foi acordado que minha dedicação maior será dada a partir do final de 2028, quando a Copa TIGO acabar e eu me dedicar integralmente a seleção. Por ora, me mantenho com os pés no Beyron Gorea, nos treinos de Resi, e a cabeça no Defensores del Chaco, com a montagem da nova Máquina Paraguaia. O que eu pude perceber de cara segue abaixo:

Atualidade

Como já dito, o Paraguai fez uma péssima campanha na Copa América e caiu na Primeira Fase. Dentro das Eliminatórias, la Albiroja tem 6 jogos, 1 vitória (Venezuela), 1 empate (Uruguai) e 4 derrotas (Brasil, Colômbia, Chile e Perú), amargando uma dolorida 8ª colocação com 4 pontos, ao passo que o Perú, em 6º, tem 7 pontos. Minha expectativa pessoal é usufruir dos luxos que a federação oferece com esse salário e classificar para a Copa do Mundo, até porque a Conmebol tem um festival de vagas que permite a toda seleção mais ou menos arrumada sonhar.

Passado Recente

A Copa do Mundo é um verdadeiro desafio para os paraguaios até aqui, a última participação foi na África do Sul em 2010. Nas últimas duas copas, o fracasso veio direto nas eliminatórias: pra 2022 os paraguaios ficaram em 6º, 3 pontos atrás do Chile, o último classificado, e em 2028, mesmo com as 6 vagas disponíveis, o Paraguai ficou pra trás, terminou as eliminatórias na 9ª colocação, a vice lanterna, empatado em 12 pontos com o lanterna Chile.

Tais resultados fizeram uma seleção que em 2020 era top 20 no ranking da FIFA alcançar a sua pior posição desde então, o 68º lugar. O viés de baixa faz com que o patamar tenha caído e, talvez por isso, Hernandéz Fernandéz tenha entrado no radar da federação. A proposta muito me assustou mas ninguém na imprensa pareceu incomodado, pelo contrário, trataram o discurso de “fazer o novo inovando” com a maior naturalidade.

Seleções da América do Sul no Ranking FIFA | Os 26 Melhores do Ranking FIFA | Evolução do Paraguai no Ranking FIFA ao longo dos anos

Os Destaques

Bom, como é tendência dentro do continente, os melhores jogadores paraguaios pulam fora do país cedo. Nem entre os melhores e nem entre os mais caros temos referências dentro dos grandes. O melhor e mais caro jogador é o atacante William Riveros, do Manchester United, o nível do jogador logo se percebe pelos atributos que o permitem fazer bem qualquer função de ataque. O atleta saiu do Libertad para o Palmeiras ainda jovem e de lá foi para o United numa transferência de 160 milhões de reais.

O segundo mais bem avaliado é o meia Sérgio Avalos, que se destaca fácil pelos atributos mentais coletivos que tem, o jogo sem bola, o trabalho de equipe e a visão de jogo são típicas de um homem pronto para comandar a equipe dentro de campo. Ávalos se transferiu na última temporada do Newells para o Flamengo por 25 milhões de reais, e no que depender de mim, ele vai seguir o caminho de Riveros com uma transferência na casa da centena de milhões para a Europa. O terceiro na avaliação de nossa equipe técnica é o também meia Iván Franco (jogador existente na vida real). A queda de nível é evidente e não podemos falar que Franco é um extra classe como os dois acima mas é bom jogador e digno da confiança nesse primeiro momento. Ivan se transferiu há duas temporadas para o Corinthians vindo do Libertad por módicos 4,7 milhões. Inacreditável um valor desses…

Com relação a carreira, a dupla de zaga Saúl Saucedo e Omar Alderete, respectivamente no Watford e no Bologna, são referências: os jogadores tem 30 e 31 anos, carregam consigo grande experiência e mantém um nível físico suficiente para chegar bem em 2030. Resta saber se tudo correrá como o esperado.

Com relação a idade, o plantel da Copa América tem uma média que eu gosto de trabalhar: apenas 1 jogador está acima dos 31 anos, o atacante Derlís González, enquanto 15 atletas tem 24 anos ou menos. Sinal que o potencial dessa geração é o de mais alto crescimento.

A minha estreia, por assim dizer, como treinador da seleção paraguaia foi nas oitavas de final da Libertadores, na partida entre Libertad x Flamengo. O presidente da federação chamou, a Larissa Riquelme estaria presente e eu estaria no camarote do estádio para observar alguns bons nomes do futebol paraguaio, pensando na convocação para as eliminatórias. Acontece que o simpático Doctor Nicolas Leóz, a cancha do Libertad, é modesto mas tem os melhores camarotes do país: o 3-1 rubro negro, com grande atuação de Sérgio Ávalos e Jeronimo Cacciabue, passou desapercebido numa noite repleta a todo tipo de distração possível, inclusive Larissa Riquelme:

- Ei, Nandéz, tudo bem? Sou muuuito sua fã, acho seu jeito enérgico tão incrível… - lembrando que esses eventos são anteriores ao último post – Estou muito confiante no seu projeto para a nossa seleção, e quero te levar para uma entrevista em meu programa, o que acha?

- Bom, procure o Rivinha – apontei para o jornalista no canto da sala, que roubava salgadinhos da mesa do bufê – ele está responsável pela minha agenda. Mas fique com meu número, a gente combina algo por fora…

O sorriso dela ao receber minha piscadinha foi um indício de que aquela noite foi longa, cheguei em casa aos trancos e barrancos, e errando a chave na fechadura, mas cheguei em casa de limousine: gastos superficiais eram o forte do Nicolas Leóz Jr e ele fez questão de me tirar do estádio em alto nível.

convocatorua35a4a17caea9d95a.png

Avaliação da Equipe Técnica sobre os Convocados

Quando falamos de bola, a convocação saiu dias antes de minha aparição na TV. Nenhuma grande surpresa, nenhuma grande mudança da seleção que fora a Copa América recentemente. Convoquei Cañete e García do Cerro Porteño, o que causou um pedido de adiamento da partida de quartas da Taça do Paraguai.

Desde minha primeira avaliação entendi que o elenco não permite a utilização de pontas, ao passo que existe grande qualidade com os meio campistas: criei então um 4312 privilegiando o jogo do Rivero no ataque. É um esquema que não usei ao longo da minha carreira, e vamos precisar de um ajuste ou outro para pensar o time sem pontas, entretanto é o que vejo para melhor aproveitar os melhores jogadores. A ideia é ter um jogo curto, paciente e no campo ofensivo, para que isso seja privilegiado aposto em 2 construtores de jogo ocupando a faixa central, e vejo nos meios de lado homens para compensar a ausência de pontas: o Estigarribia de Mezzala subindo com um lateral que pouco apoia, ao passo que o Ávalos funciona como um apoio para o lateral que sobe e um atacante que joga aberto. Mudanças em funções devem acontecer ao longo do tempo e dos testes, meu perfil é privilegiar a função favorita dos jogadores, mas por ora intensifiquei os treinos nesse estilo para que o time aprenda rápido.

tatica184e61e35ca92a6a.png

Sem muito o que testar e com dois jogos fora de casa para a estreia, anunciei a convocação, logo reuni o time e passei a treinar o esquema que acredito como o ideal. Nossa estreia foi diante do Equador no Olímpico Atahualpa, em Quito. Típico jogo de 6 pontos e por isso eu fiz questão de reunir o elenco de véspera e pedir o máximo de atenção:

- Vocês estão bem, o time é bom e eu sou ciente da capacidade individual de cada um de vocês e agora é mostrar isso em campo, vamos fazer nosso jogo com inteligência e manter o bom nível dos clubes dentro da seleção.

Eu estava pouco inspirado mas também não queria assustá-los, optei pelo básico, não pressionei e obtive uma resposta positiva de todos. O Equador apostou no 433 com uma postura mais propositiva, ocupando os espaços e forçando bola longa para o trio de frente, Brayan Angulo, com 32 anos, ainda é o dono do ataque. Em compensação, o meio de campo curto nos deu espaço para jogar: aos 40’, depois de 2 minutos trocando passes, Ávalos deu em Franco, que de primeira soltou para Rivas que entregou em Riveros. Nosso craque deslocou o goleiro equatoriano e abriu o marcador, 1-0.

O segundo tempo foi uma literal loucura: aos 56’ Jackson Porozo aproveitou falha de Martínez após escanteio e empatou, 1-1. Seis minutos mais tarde foi a nossa vez de aproveitar uma bola parada para voltar a frente: Saúl Saucedo cabeceou firme uma falta lateral e fez o 2-1. Coincidentemente, 6 minutos foram o tempo entre o gol de Saucedo e o empate, Angulo cobrou pênalti com categoria e marcou o 2-2.

Apesar de pouco segurar a vantagem, eu tinha otimismo e sabia do valor de nosso time. Gritei e incentivei a beira de campo, o time reagiu positivamente e logo foi compensado: aos 72’ Adolfo Rodríguez bateu bola na área, Salcedo testou em direção do gol mas a bola desviou em Castillo, meia equatoriano, e acabou sobrando para Rojas sem goleiro decretar o placar final, 3-2. Loucura total a beira de campo, no vestiário e em minha vida: aquela já era a grande vitória de minha carreira.

jogo---equador343625d755099bbc.png

Em seguida o adversário era a Argentina no Monumental de Nuñez. Entrar naquele estádio era respirar o futebol de mais alto nível no continente, sabíamos das dificuldades e naquele momento eu só desejava aproveitar a sensação de estar tão bem. Não mexi no time taticamente mas a questão física pesou e fui forçado a trocar Franco por Estigarribia.

Os argentinos começaram a mil por hora no seu 352 organizado por Ramón Díaz, que inclusive foi treinador do Paraguai entre 2014 e 2016. Já aos 4’ percebi que a tarefa seria difícil: grande jogada de Leonel Benítez e pênalti cometido por Alderete. Lautaro Martínez partiu para a bola, deslocou o goleiro e abriu a contagem, 0-1.

Os argentinos detiveram domínio nas ações durante toda a partida, ainda assim o andamento do jogo foi frustrante: 2 minutos após o gol Cañete puxou contra ataque e serviu Riveros, o craque diante do goleiro bateu mal e a bola saiu. Mais 10 minutos, roteiro repetido: de Cañete para Riveros na cara do gol e bola para fora. Naquele contexto o vacilo custou caro e o zagueiro Nehuén Pérez marcou 2 vezes seguidas ampliando a vantagem argentina para 3-0.

Antes do fim da primeira etapa, roteiro invertido, Riveros achou Cañete e o centroavante do Cerro Porteño mostrou como se faz, vencendo o goleiro e diminuindo o placar, 1-3. Na volta do intervalo os argentinos continuaram em cima e o cenário não mudou, nem a vantagem do placar: Lisandro Martínez abriu o 1-4 e no minuto seguinte finalmente Riveros superou o goleiro e marcou o seu, 2-4 foi mesmo o placar final.

jogo---argentina08a26635a52638b1.png

O panorama não mudou muito sobre a classificação com esses 3 pontos conquistados: seguimos fora da zona de classificação e somente a 2 pontos da Venezuela, o que é uma melhora. Arrisco dizer inclusive que nossos principais adversários são mesmo Venezuela e Peru, não há porque almejar chegar na Colômbia que está bem na classificação e os uruguaios, apesar da escolha por Óscar Abascal (criação do jogo) no comando técnico, permanecem com uma camisa pesada e uma geração muito boa em fim de carreira (Betancur, Torreira, Arezo, etc). Os times abaixo são bons, tem o mesmo nível, mas eu confio que falte um William Riveros, atacante pronto para ser melhor do mundo, dentro do plantel deles. Com o tempo, apresentarei mais detalhadamente as seleções do continente.

jogo---classificacaoc27278bc221b1701.png

E as redes sociais? Segue lá @MrNandézOficial… Eu acompanho o mundo mas dei uma bola fora em meu primeiro dia de Instagram e fui recomendado pelo Rivinha a usar só quando tivesse mais tempo para aprender. Isso porque eu fui gravar a vista da janela, algo que está na moda entre os jovens, e guardei o celular mas infelizmente o celular não parou de gravar, acabou filmando também meu quarto e passei 3 dias respondendo a jornal de fofoca sobre o fato de dormir com a Larissa Riquelme.

- Cacete, Nandéz, quando eu topei virar seu assessor eu não sabia que você ia me dar tanto trabalho – Riva esbravejava comigo – Levar ela para a concentração? Você sabe o problema que isso vai dar com a federação? E com a torcida?

- Com a torcida, o problema é seu. Com a federação o Leóz Jr veio até me felicitar, o filho do velho disse que sonha com ela desde criança… Sobre isso eu já até resolvi. Eles só não engoliram muito bem o caso do Twitter

Pois é, as redes eram mesmo um problema. Logo após vencer o Equador, abri a rede e joguei meu nome na busca. Encontrei uma dupla de adolescentes torcedores do Resistencia revoltados: o primeiro dizia “Não ganhamos a 5 jogos e as pessoas querem que eu fique feliz com a seleção.”, o segundo respondia “É a falta de atenção por conta da seleção que causou a queda de rendimento do time, isso se não convocar nossos jogadores para serem vendidos. Agradecemos ao Nandéz mas chegou a hora dele ir embora enquanto não nos prejudicou tanto” e eu, claro, tive de comentar:

Agradeço a preocupação de ambos, caso queiram organizar minha agenda coloquem minha consulta ao dentista na quinta-feira.

 

Abraços!”

Aquele sutil desabafo não veio bem a calhar, a repercussão foi negativa e até o presidente do clube me ligou exigindo desculpas públicas. Eu até dei, a famosa notinha oficial onde aleguei que hackers tomaram minha senha, e me afastei das redes sociais por enquanto: essa vida de modernidade não combina com meu trabalho. Entretanto, como gosto tanto de uma câmera, sinto que mais cedo ou mais tarde vou me dedicar mais a isso. Quem sabe no futuro.

Ah, o futuro...

----

 

 

Um pequeno espaço para uma pergunta pessoal, qual futuro vocês esperam para a história? Abandonar a vida de clubes, seguir na seleção até receber uma proposta melhor ou conciliar a vida de um clube com uma seleção? Eu confesso estar bem animado para a trajetória na seleção mas tento deixar a história sempre verossímil e acho injusto que eu seja o único personagem de toda a Db com 2 empregos. Por outro lado, também entendo que histórias com seleções apenas podem se tornar monótonas e as vezes complicadas de serem jogadas. Abro esse espaço mesmo para perguntar aos contadores experientes se vale a tentativa ou se é mais aconselhado manter conciliando a vida no clube e na seleção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...