Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

E o Resistência continua resistindo.

Como já falaram acima a tática encaixou bem com a equipe e agora é torcer pelo título. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2020 em 12:17, Henrique M. disse:

Excepcional trabalho no Resistencia, mesmo com o General Díaz também fazendo uma grande campanha, a equipe continua invicta e está no topo da tabela, agora, é manter a boa forma e buscar o acesso.

Obrigado por acompanhar, Henrique!

Os dois descolaram rápido e impõe superioridade nos jogos, vai ser uma boa disputa e espero ser campeão, apesar de estar bem feliz caso o acesso se confirme.

 

Em 14/07/2020 em 12:52, Valismaalane disse:

Grande temporada, INVICTO! Acho que esse elenco promete e já to ansioso para ver na primeira divisão!

Mzz no FM20 ta muito forte, fazuma baita diferença no meio campo. 

De qualquer forma, vai ser gato e rato com o general ate o final da temporada, RESISTA!

Obrigado por sempre acompanhar, Vali!

Quanto ao Mezzala, é a segunda vez que utilizo e os resultados são muito satisfatórios, é o sempre um dos meias mais participativos do time, que consegue jogar de acordo com as instruções coletivas: tive o Angarita no Loterías que era mais finalizador, e pisava na área, e agora o Abramovich que quase não finaliza mas tem esse expressivo número consigo.

Ansioso para o fim da temporada eu também estou, não sei se o Resistencia tem bala na agulha para segurar o Nandéz mas sei que 2028 vai ser ainda melhor.

 

23 horas atrás, Tsuru disse:

Que temporada de sonho. O Resistência parece ter algo de mágico mesmo, o time encaixou, a tática também e até agora não tem pra ninguém.

Que venham o título e o acesso para a primeira divisão!

Valeu por acompanhar, Tsuru!

Vamos fechar a temporada bem, mantendo o nível e aí penso em primeira, mas claro que estou ansioso com a possível primeira elite da carreira do Nandéz.

 

23 horas atrás, LC disse:

E o Resistência continua resistindo.

Como já falaram acima a tática encaixou bem com a equipe e agora é torcer pelo título. Boa sorte.

Obrigado pelo comentário, LC!

Resistiremos até o final, em busca do título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2020 em 16:43, Peepe disse:

Me enganei se achei que era melhor sair direto. Na Rodoviária, lá estava minha dupla de pai e filho, os mesmos que vieram me receber quando cheguei. Dei um beijo em Rafinha, abracei o Pedro.

- Então, é isso? - Hermoza me perguntou

- Sim, é isso! Preciso ir, mas foi um prazer o tempo que passei aqui.

- Sucesso, Nandéz, sucesso! Quando estiver passando por aqui, liga que eu sempre terei um copo especial para você naquele armário.

- Tchau, Nandito, a banda jamais te esquecerá! - Rafinha falava com toda a emoção que era possível.

 

Ainda estou e atualizando mas tive que pontuar aqui.

Parabéns. Me arrancou 2 lágrimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já considero o Youtube a nova TV e estamos ainda em 2020 hahahaha

Cara, que campanha magnífica, tem nem o que pontuar, tudo funciona e tudo conspira para o acesso com título. Se for invicto então, melhor ainda ahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora atualizado:

Caraca, que que tinha nessa coca boliviana? Olha a cabeleira do sujeito!

Acho que nunca vi tantos times desconhecidos como nesse save!

Bela historia desse Resistência hein. Mas também, prof de Historia... tinha que ser comunista!

E nem no começo do seculo 20 esses anarcocomunas se deram tão bem na vida hein. Que jornada! Mesmo depois da escorregada dos empates conseguiu retomar a dianteira. Ta na Hora do Nandez se dar bem de verdade! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Andreh68 disse:

Ainda estou e atualizando mas tive que pontuar aqui.

Parabéns. Me arrancou 2 lágrimas.

Hahahaha fico feliz com a emoção, eu gosto de transmitir meu sentimento pela ficção e me senti emocionado nesse caso.

6 horas atrás, marciof89 disse:

Eu já considero o Youtube a nova TV e estamos ainda em 2020 hahahaha

Cara, que campanha magnífica, tem nem o que pontuar, tudo funciona e tudo conspira para o acesso com título. Se for invicto então, melhor ainda ahahah

Obrigado por acompanhar, Marcio

O Youtube é a minha nova TV em 2020 mas me considero moderno, falta muito ainda pra popularizar. Quem sabe em 2027.

Campeão pela primeira vez e invicto? Talvez seja esperar demais do destino kkkkk se confirmar o acesso já posso comemorar.

6 horas atrás, Andreh68 disse:

Agora atualizado:

Caraca, que que tinha nessa coca boliviana? Olha a cabeleira do sujeito!

Acho que nunca vi tantos times desconhecidos como nesse save!

Bela historia desse Resistência hein. Mas também, prof de Historia... tinha que ser comunista!

E nem no começo do seculo 20 esses anarcocomunas se deram tão bem na vida hein. Que jornada! Mesmo depois da escorregada dos empates conseguiu retomar a dianteira. Ta na Hora do Nandez se dar bem de verdade! Boa sorte!

Obrigado pelos comentários, André!

Medicina alternativa é vida, os indígenas sabem das coisas na Bolívia.

O save tem sido uma descoberta pra mim também e olha que gosto muito de futebol sulamericano, mas não esperava encontrar um time anarquista com árvore na arquibancada nessa trajetória. 

A confirmar o acesso então para alçar voos mais altos, o campeonato tem sido perfeito mas tem alguma água a correr por baixo dessa ponte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campeonato perfeito até aqui, Pepe. Principalmente os jogos contra alguns dos favoritos o Resistência mostrou que não treme e, pelo contrário, cresce em jogos assim. 

Achei interessante sua mudança no ritmo de jogo, tocando mais passes e sendo mais paciente. São modificações assim que tornam um time campeão, saber fazer a leitura certa do jogo. 

Valeu por trazer a campanha do AS, tá com uma média alta e parece que vem fazendo um bom trabalho. Por incrível que pareça na última fornada veio um AS aqui, quem sabe eu não o teste? Hahah 

Boa sorte na sequência, Pepe! Traz esse título aí pra "nois".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2020 em 07:32, ElPerroMG disse:

Campeonato perfeito até aqui, Pepe. Principalmente os jogos contra alguns dos favoritos o Resistência mostrou que não treme e, pelo contrário, cresce em jogos assim. 

Achei interessante sua mudança no ritmo de jogo, tocando mais passes e sendo mais paciente. São modificações assim que tornam um time campeão, saber fazer a leitura certa do jogo. 

Valeu por trazer a campanha do AS, tá com uma média alta e parece que vem fazendo um bom trabalho. Por incrível que pareça na última fornada veio um AS aqui, quem sabe eu não o teste? Hahah 

Boa sorte na sequência, Pepe! Traz esse título aí pra "nois".

Pois é, ElPerro, estamos numa campanha que me surpreende pela força.

Quanto a mudança no ritmo de jogo, é uma observação que eu fiz a partir dos comentários constantes do adjunto sobre "trocar mais passes curtos" mesmo com a temporização baixa, aí eu comecei a reparar que queimar a bola cedo demais facilitava o contra ataque adversário. Deu certo, estamos prosperando e vida que segue!

Sobre o Sombra, vale a pena utilizar mas já fica o aviso, ele é uma posição fácil de ser marcado e o ideal é dar toda liberdade criativa para jogar.

Obrigado pela sorte e por sempre acompanhar!

Em 18/07/2020 em 13:01, felipevalle disse:

Estão deixando o Nandéz sonhar.

Finalmente!! Chegou a horas dos humilhados serem exaltados.

Obrigado por sempre acompanhar, Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistencia-Sport-Cluba62674f601459d53.p

Resistir em ritmo de música!

Podemos dizer que a sequência final começa no dia pós-hospital, com meus lábios desinchando pouco a pouco. Volto a dizer, eu era feliz e isso ficava claro diariamente, eu chegava cantarolando um dos meus sucessos favoritos de minha infância e que vinha a calhar com o clube onde estava.

- “Resistiré, para seguir viviendo

Soportaré los golpes y jamás me rendiré

Y aunque los sueños se me rompan en pedazos

Resistiré, resistiré.

- Professor, você fala sozinho? - fui interpelado por Hugo Denis, nosso jovem lateral – Ser treinador faz a gente pirar mesmo?

- Meu menino, isso é sucesso dos tempos que seu pai era criança. - peguei meu celular, abri a música e dei na mão dele – Curte essa canção, não é possível que não te inspire.

Ele ouviu atentamente, e meio minuto depois:

- Ruim! Música de velho mesmo.

Pois é, a juventude de hoje em dia não sabe apreciar um Duo Dinamico, nem entende a beleza da letra. Ou pelo menos, não entendiam mas a hora certa ia chegar...

Agosto/2027

calendario---agosto3e67ea86c2e7b187.png

1-1 3 de Febrero CE | 3-0 Cerro Porteño PF | 0-2 Sportivo Iteño

Agosto começou na partida contra o Atyrá, que fechou o primeiro turno, já detalhada anteriormente. Nossa vida inicia de fato na partida contra o 3 de Febrero, dentro de nossa casa. Junto com o segundo turno, começavam as verdadeiras preocupações e o drama digno de novela…

Nossa estreia não foi boa, tentamos nos enganar quando Matessich abriu a contagem aos 28’ aproveitando falta batida por Martinez, 1-0, só que o tempo passou e nossa criatividade era mínima: o ataque não produzia e a defesa cedia espaços pouco a pouco. Comecei a identificar algumas peças chaves abaixo, tentei trocá-las durante o jogo mas água mole e pedra dura, tanto bate que o empate sai: aos 68’ Rodrigo Rivero ganha de Hugo Denis e acerta um chutaço na gaveta, 1-1. Por mais que o gol tenha sido casual, ele fez justiça com o 3 de Febrero, que jogou para chegar ao empate o tempo inteiro.

Meu consolo era pensar que, apesar da classificação, o 3 de Febrero ainda era mais time e aquilo tinha sido uma exceção. Contra o Atlântida, que atropelamos no 1º turno, o alerta voltou a piscar: aos 28’, como no último jogo, Olmedo acerta uma chutaço da entrada da área, no ângulo, e abre a contagem para eles, 0-1. Sem Matessich e sem Brítez suspensos, coube aos seus reservas aproveitarem as chances: Luís Martínez seguia mal no meio mas o centroavante Jorge González resolveu. Aos 57’ aproveitou pênalti sofrido por Cabañas para empatar e, aos 78’, após nova jogada de Cabañas, o centroavante reserva bateu firme da entrada da área e virou a partida, 2-1. Os números daquele jogo mostram nossa superioridade, mas a forma como o placar foi construído seguia martelando dúvidas na minha cabeça.

O jogo contra o Cerro Porteño PF, time localizado em Presidente Franco (razão do PF) homônimo ao gigante paraguaio, foi o copo d’água nesse deserto: aos 2’ Brítez cobrava pênalti com a categoria e força habituais para abrir o marcador, 1-0. A partida em si foi perfeita, o meio campo dominou o jogo, nosso ataque forçou o goleiro adversário a trabalhar e a defesa passou sem sustos. No segundo tempo, com Matessich em grande, fechamos a conta: aos 62’ nosso 9 fez linda jogada individual e rolou para trás, Hugo Romero chegou batendo e ampliou, 2-0; aos 80’, após cruzamento de Samudio, foi a vez do próprio Matessich correr pro abraço após cabeçada firme, que o goleiro tocou na bola mas não a impediu de entrar, 3-0.

Fechamos o mês com a certeza das dúvidas: a partida em Salvador Morga, contra o Sportivo Iteño foi nossa primeira derrota na competição e, apesar dos números estatísticos parelhos, sou incapaz de acusar injustiça no placar. O 433 adversário e o jogo longo nos atormentou. Foi assim, aos 22’, que Bareiro subiu nas costas do lateral Denis aproveitando cruzamento longo e fez o primeiro, 0-1. O desespero fica evidente quando olhamos para a quantidade de faltas e os cartões amarelos: os 4 da linha defensiva terminaram o jogo na súmula. Em uma delas, feita por Samudio nos acréscimos do primeiro tempo, o Iteño cobrou ensaiada, Pereira recebeu em diagonal de fora da área e cumpriu a rotina do segundo turno: chutaço, no ângulo, gol deles, 0-2. Bastou então explorar os contra ataques e realizar um trabalho defensivo exemplar para aguentar o 2-0 e confirmar a primeira derrota de Resi na competiçãoAquele jogo marcou o fim de 21 partidas de invencibilidade.

A liderança não estava de todo perdida, na verdade ela foi trocada o tempo todo em agosto: assumimos o primeiro lugar dia 3 no fim do turno, perdemos com o empate do dia 7, retomamos com a vitória do 21, já que o General Díaz empatou justamente contra o Iteño, que deu a liderança de volta a eles ao nos vencer no último jogo do mês.

Setembro/2027

calendario---setembro6c0f95548605b690.pn

3-2 3 Corrales | 1-1 General Díaz

O que vimos em setembro foi o surgimento de um novo rival: o Independiente FBC. O clube que virou o turno fedendo a morto ganhou todas em agosto e encostou oficialmente no começo do mês, ao derrotar fora de casa o General Díaz por 2-1.

Nós que, pouco tínhamos a ver, vencemos o 12 de Octubre pelo placar mínimo, gol de Ulises Coronel, e voltamos a liderança, que foi ainda confirmada na rodada seguinte, com vitória sobre o 3 Corrales por 3-2, novo placar mínimo, numa atuação ofensivamente satisfatória, pois criamos muito e marcamos 3 gols, mas que defensivamente chamava a atenção, a famosa resistência defensiva estava em falta e o adversário fez pouco esforço para construir os seus 2 gols.

Naquele momento, a tabela estava assim:

classificacao-vespera-decisao7f074208a29

Sabe o mais curioso? Nós enfrentaríamos, seguidamente, o General Díaz em casa e o Independiente fora, justamente no que eu considerava ser a nossa pior fase na competição. Por mais que os resultados fossem bons, em 6 jogos de segundo turno eram 6 gols sofridos, 1 empate, 1 derrota e 4 vitórias. Uma diferença e tanto para a campanha de 5 gols sofridos em todo o primeiro turno. Se o desespero bateu? É claro!

Na véspera do jogo contra o General Díaz meu grande amigo era para ser o terapeuta, só que eu não gostei muito da consulta:

- Hernandéz, a vida não pode se resumir a vencer. Você precisa aceitar que outros times existem e podem te superar, não se apegue as vitórias. - foi assim que ele tentou me motivar.

Como assim me contentar? Como assim largar minha ambição? Depois de sair puto da sala, de cancelar o pacote e de ser obrigado a pagar 50% das 10 consultas agendadas, mesmo só indo a duas, eu fiz a única coisa que poderia me ajudar, conversar com a predestinada parede! Saí dali, peguei o telefone:

- Alô, Saucedo? Como vai a vida no Humaitá?

2 minutos de conversa banal, eu perguntei como ia a casa/dormitório, saudei a família e fingi prestar atenção sobre o clube. Em seguida, pedi o impossível

- Amigo, coloca o celular no viva voz, deixa do lado da parede e sai que eu preciso de um conselho. Pede com carinho que o proprietário vai deixar…

- Você já procurou terapia? É isso que você precisa, tá maluco, Nandéz!

Mais 2 minutos de outras conversas banais, expliquei que foi justamente a terapia que me levou até ali, e o Saucedo topou. Eu duvido que ele tenha feito isso acreditando em minha palavra, provavelmente fez para rir um pouco, mas e daí? Eu só precisei perguntar uma coisa e o meu subconsciente voltou a falar comigo.

- O que eu faço agora? - era essa a pergunta do milhão

- FECHA A CASA, SEU IMPRESTÁVEL!

- Nossa, direta ela, não é mesmo?

- Não, Nandéz – Saucedo tomou a palavra – é porque eu entrei escondido e o cara que mora aqui está gritando mesmo, achando que foi o filho que deixou a porta aberta. Acho melhor você e a parede se comunicarem do lado de fora, ela fala de costas para você.

O telefone foi desligado e em mensagem posterior, Saucedo disse que o emprego dele estava em risco pois o presidente não achou nada engraçado ele invadindo a casa do clube, alugada para levantar verbas. O contato com a parede seria impossível. Mas eu não precisava mais, a mensagem era clara: fecha a casa, seu imprestável!

Fui para os jogos consciente de que ganhar as duas era subir antecipadamente e perder as duas era correr sérios riscos de nem subir. Como eu gosto de atingir os objetivos e sentir emoção simultaneamente, entendi que empatar as duas talvez fosse uma ótima alternativa e, para isso, FECHEI A CASA!

Tudo daria errado logo de cara, já que aos 4’ Aldo Zárate abriu o marcador para o General Díaz, após cobrança de falta na área. Nossos jogadores não estavam preparados para o ataque e fizemos o pior primeiro tempo na competição, só que o Díaz não teve chances de ampliar e eu entendi que as mudanças precisariam conservar nossa defesa. Por sorte, aos 48’, na volta do intervalo, Blas Franco chutou após bate-rebate na área e Rodríguez na pequena área desviou para as redes e empatou o jogo, 1-1. Fizemos por onde virar a peleja, nossa torcida esperava por isso, mas o empate foi o suficiente para manter a liderança por enquanto.

Em seguida, o grande desafio: o Independiente (PAR) estava a 2 pontos de distância, jogaria dentro de casa e vinha de uma sequência impressionante de 13 vitórias consecutivas. Parecia impossível ser alcançado por eles há menos de um mês e agora tornava-se uma realidade dura e cruel. As casas de apostas pagavam 4.00 na nossa vitória, tamanha era a certeza da qualidade do Independiente.

Armei o time no 4141, reuni o elenco as vésperas do jogo e pedi um esforço a mais, não podíamos perder! Aproveitei para explicar que o 4141 era apenas uma forma dos pontas acompanharem melhor a evolução defensiva necessária para segurar o jogo, não consistia em nenhuma revolução tática, e fechei a reunião com Duo Dinâmico no máximo, afinal “Resistiré para seguir viviendo”.

Não me orgulho da postura mas muito me orgulho da partida: mesmo diante de 1400 pessoas, muita pressão e um adversário autoconfiante, nossa defesa foi implacável, não cedeu nenhuma grande chance ao adversário e o nosso ataque, coitado, tentou, especialmente no primeiro tempo mas pouco fez. O 0-0 é o placar justo para fechar um confronto tão bem disputado. Ao final daquele dia, em coletiva para o Rivaldo Rojas, eu expressei da melhor forma possível o sentimento:

- Não vencemos por 0x0, como você me pergunta, o 0x0 foi nosso, e apesar da liderança perdida para o Díaz, estamos satisfeitos. A palavra que resume o jogo é que copamos o 0x0, seguimos na zona de classificação e será assim até o final…

setembro---independiente01fa5f1fe3be89e9

 

Outubro/2027

calendario---outubro7f5c37874bf26ffc.png

3-1 General Caballero (ZC) | 3-1 Deportivo Santaní | 4-1 Deportivo Paranaense | 1-0 Fulgencio Yegros

Pois é, começamos outubro sem a liderança: o General Díaz aproveitou o último empate para abrir dois pontos de vantagem, lamentei mas entendi que a briga maior era garantir o acesso. Em meio aquele pequeno pânico, Blas Franco, nosso ponta direita, quebrou o braço e virou desfalque. O jogador vinha em queda de rendimento, junto com outras peças do time, especialmente o trio de meias a frente. Comecei a testar outras possibilidades, sem trocar as funções para não atrapalhar a equipe coletivamente, e outubro virou o mês do Coronelismo!

Contra o General Caballero, a estrategia mostrou-se acertada: o substituto de Franco, Ulises Coronel, começou a desfilar categoria e passou a ser o cara da reta final. Aos 4’ foi dele a assistência para o gol de Rodríguez, 1-0. Aos 10’, José Enrique Martínez ampliava em bela finalização cruzada, 2-0. Sofremos o desconto na saída para o intervalo, e convivemos com o medo de um lance vadio pôr tudo a perder no segundo tempo. Não só não aconteceu como a estratégia voltou a dar resultados: uma das peças barradas neste jogo foi Abramovich, e o meia entrou no intervalo em lugar do lesionado Martínez. Nos acréscimos, aos 90+2’ Abramovich acertou passe rasteiro de 25 metros, colocou Matessich na cara do gol e ele deu números finais a partida, 3-1. Melhor ainda foi chegar ao vestiário e descobrir que o Deportivo Santaní venceu o Independiente por 2-1. Depois de todo sufoco que passamos, a distância voltou a ser “controlável” em 5 pontos.

Mais do que controle, se eu pudesse definir outubro em uma palavra seria maturidade, no momento de maior crise, o time respondeu, resistiu e venceu! Mesmo em partidas como a do Guaireña, que sofremos defensivamente, soubemos sofrer e estocamos nos momentos certos: Coronel deu mais uma assistência, Cabanãs abriu o placar cedo, aos 19’, e Sosa fez o 2-0 após escanteio, aos 65’. Sofremos o desconto dois minutos depois, o Guaireña voltou a nos pressionar, mas o jogo não saiu de nosso controle. Na sequência, contra o Santaní, abrimos 2-0 em gols seguidos com Coronel e Matessich, explorando contra ataque e bola parada. Na volta do intervalo, Coronel, de novo, criou o gol para Cabañas e, só a partir do 3-0, que vimos o adversário esboçar reação: até marcaram com Guido Galeano, mas nada que nos assustasse. O sonho continuava.

Em seguida, recebemos o Deportivo Paranaense e, como em um lampejo de primeiro turno, fizemos o 4-0 ainda no primeiro tempo: Brítez de cabeça abriu o placar, Cabañas, de avançado interior, na pequena área concluiu cruzamento de Coronel, Fontenla manteve a eficácia nas faltas laterais ao marcar de cabeça e Coronel marcou o quarto após rebote do goleiro. Uma partida gigantesca que não foi diminuída no desconto de Porfirio Amarilla, aos 62’, que deu números finais ao jogo, 4-1.

Assim como vencemos todas, os concorrentes General Díaz e Independiente também venceram todas. A distância de 2 pontos para o líder e 5 de vantagem para o terceiro colocado permaneceu, e no último dia de outubro, a 3 rodadas do fim, enfim o nervosismo bateu…

O Fulgencio Yegros era um dos times mais fracos do torneio, não ofereceu resistência ao nosso domínio apesar de algumas escapadas em contra ataque, mas naquele dia em específico estava difícil do gol sair. Quando, aos 54’ Aldama deixou o Yegros com um a menos, o treinador deles optou por um 450 e nós partimos para um ataque total. O gol ainda assim não saía, o time dava sinais de impaciência e eu de desespero: a 3 jogos do fim uma combinação de resultados positiva podia nos dar o acesso, e a negativa aumentaria demais a nossa pressão. Aos 80’, então, para 213 torcedores, mais da metade a nosso favor, vem o lance da temporada: Coronel parte para cima da defesa, levando a bola para o fundo pela direita, Matessich se posiciona na área e Brítez vai junto, a defesa acompanha, e não percebe Martínez, que vem de trás livre. Nosso construtor recebe passe em diagonal ao gol, domina e bate, no ângulo, indefensável e marca o tento da vitória, 1-0. Que alívio!

outubro---yegros---gol-martinez8e5a29984

(um lindo, salvador e mais marcante gol da campanha)

 

Novembro/2027

calendario---novembrod3790b35f3d11f6a.pn

1-1 Deportivo Ovetense | 3-0 Atyrá

Para novembro restavam os dois jogos finais, vencer um era garantir o acesso. Vencer os dois e secar poderia nos render o título.

E tudo começou as mil maravilhas diante do Deportivo Ovetense, quando Coronel cruzou e Matessich testou firme para abrir o placar aos 10’, 1-0. Aos 33’, Jesús Duarte é desarmado por Hugo Denis na área e o juiz dá pênalti, convertido pelo próprio Duarte, 1-1. Apesar da minha insatisfação com o placar e com o pênalti mal marcado, vozes do banco me diziam que o Independiente perdia seu jogo, o que garantiria por si só nosso acesso. Tivemos boas oportunidades para ganhar, o goleiro Aranda fez grandes intervenções e foi feliz ao segurar o 1-1. Apesar do empate, tudo foi festa: o Independiente até chegou a empatar seu jogo nos minutos finais, mas a distância se manteve em 5 pontos com apenas 3 em disputa. Naquela fatídica rodada, o Resistencia conquistou o tão festejado acesso!

subidad15d4bf38f81e3ca.png

Claro que perder 2 pontos deu caminho livre para o General Díaz quase confirmar o título. Digo quase porque o primeiro critério de desempate da Intermedia é o saldo de gols, então, como a diferença estava em 3 pontos, caso eles perdessem na rodada final, nos restaria vencer e tirar 3 gols de saldo, difícil e improvável mas não impossível.

Hoje eu quero que cada um de vocês aproveite o jogo, aproveite a casa cheia, a torcida cantando o nome de vocês e façam uma partida inesquecível, sem se preocupar com o que vem do lado de lá. A tarefa foi cumprida!” a preleção da última rodada foi nesse tom, descontraído e consciente de que o General Díaz não perderia: além da campanha perfeita, eles vinham de 7 vitórias consecutivas sem sofrer gols, o último tento sofrido foi o de Rodríguez, no empate com a gente no Tomás Beygon Gorea. Tanto que na hora do jogo final, o General Díaz venceu o 3 de Febrero por 2-1 sem sustos, com o 2-0 antes dos 30’ e confirmaram o título.

Dessa forma, fomos para o campo leves e felizes, a temporada foi de sonhos e “otra vez em primera van a ver a Resi” como cantavam nossos hinchas. O jogo foi fácil, uma das melhores atuações nessa reta final: aos 27’ Brítez fez a sua especialidade, conduziu com velocidade e finalizou com força da entrada da área, 1-0; aos 64’ Coronel marcou de falta um lindo gol, e coroou um segundo turno espetacular com mais uma assistência, dessa vez para Matías Rodríguez, o zagueirão, que marcou de peixinho, 3-0, marcando o último gol de nossa grande campanha e já garantindo a ligação do agente no dia seguinte pedindo uma renovação com melhoria salarial...

Classificação

classificacao-final56b258a45c45bd64.png

Estatísticas Gerais dos Jogadores | Classificação do Segundo Turno

Ao final do campeonato, a regularidade do General Díaz foi premiada: enquanto no primeiro turno as duas campanhas de 40 pontos assustaram o país, no segundo o Resistencia fez “só” 34 pontos, teve a 4ª campanha e chegou a ser ameaçado pelo Independiente. Enquanto isso, o General Díaz fez 38 pontos, liderou o segundo turno e fez uma reta final impressionante, conquistando um merecido título. No meu currículo não colocarei “Campeón” mas o vice e o acesso, sonhado a quase 30 anos pelos de Resi, é um feito gigantesco e do qual me orgulharei durante toda minha carreira.

Em análise geral da temporada, eu lamento ter subestimado o Independiente na virada de turno. Na segunda metade do campeonato, eles ficaram a uma vitória, contra o Santaní onde foram melhores, de fazer a nossa campanha no 1º turno e terminar invicto, algo que eu jamais esperaria. Então, ao vê-los com números tão avassaladores as vésperas do confronto direto, tive medo e hoje sinto que copamos o acesso naquele 0-0, ainda que isso significasse abdicar de vencer e perder na liderança. No mais, irretocável a nossa campanha, que ainda nos coloca no livro dos recordes com a menor quantidade de derrotas da história da Intermedia e, apesar do alto número de gols sofridos na segunda metade, Benítez termina como o goleiro que mais jogos ficou sem sofrer gols na história da Intermedia, 17 ao todo.

plantel---estatisticas465b362213bc10ab.p

Sobre o plantel, a diferença de primeiro pro segundo turno nas atuações individuais é impressionante, do quarteto de frente nenhum deles manteve o nível e a média. Richard Brítez, nosso avançado sombra, é o maior exemplo disso e se terminou com 7.04 foi graças aos shows que deu no início da contagem dessa média. Outro que caiu consideravelmente foi Abramovich, o mezzala que atingiu 96% na taxa de acerto total de passes, termina com 91% de acerto e 6.92 de média, ainda assim a maior taxa com folga de nosso elenco. Embora a queda tenha sido considerável, terminamos o ano com 7 titulares acima do 7.00 de nota, o que demonstra quanto o coletivo foi responsável por esse acesso jogando em alto nível, a destacar 3 peças: José Enrique Martínez, craque e dono do meio, que fez exatamente o que se espera de um construtor em alto nível, terminou com média de 7.53 em 24 jogos; Oliver Matessich, dono da maior quantidade de gols em uma única edição da Intermedia, que podia não ser participativo em alguns momentos mas foi regular na hora de guardar os gols, e fecho com Ulises Coronel, o ponta que foi minha contratação, reserva em metade do campeonato, mas assumiu a vaga na reta final, instituiu o Coronelismo sendo uma válvula de escape, a mudança que eu estava a procura. Para melhor exemplificar, nos últimos 7 jogos, Coronel deu 1 assistência pra gol em cada jogo, numa regularidade impressionante. Foi o líder do campeonato no quesito com 12 ao todo, sendo que só fez 14 partidas como titular. Abençoada seja a lesão do Blas Franco, titular até então, e que também terminou com média positiva.

A festa do título aconteceu logo após a partida contra o Atyrá, foi regada a muito whiskey paraguaio, que me deu muita saudade da Bolívia, cerveja e churrasco. As perguntas sobre renovação bombavam no meu celular, até porque eu tenho um amigo jornalista que estava louco para ser o primeiro a informar mas eu não estava preocupado, só quis aproveitar, a renovação seria discutida outra hora, meus termos todo mundo no clube já sabia: 5 mil por semana era suficiente para essa empreitada.

Naquele dia, minha verdadeira preocupação estava no Karaokê. É inadmissível que um produto que diz ter 8000 músicas só tem Anitta, músicas coreanas e outras coisas que não deveriam ser conhecidas por aqui. Onde está a sessão com Perla? Luís Alberto del Paraná? As polcas nacionais? Enquanto eu discursava revoltado com a globalização, fruto de leituras da biblioteca pessoal do presidente do Resistencia, o lateral Hugo Denis me chamou e pediu para olhar a TV, deu o microfone em minha mão e eu comecei a ouvir uma guitarrinha famosa (ou pelo menos acho que esse som é uma guitarra) e me levantei. Ele conseguiu colocar Duo Dinamico no karaokê!

- Vamo Nandéz! - alguém dizia empolgado – O show hoje é teu!

E a temporada acabou da melhor forma possível: 6 horas da manhã, metade dos convidados dos festejos tinham ido embora, outra metade estava desmaiada dormindo no chão e eu, Hernandéz Fernandéz, cantando pela 18ª vez a música “Resistiré”, com direito a dança, performance e coreografia. Eu merecia, afinal, resisti, subi e o ano que vem promete!

(Pra quem ficou curioso com a trilha sonora, é só clicar aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Resistir em ritmo de música! 20/07

O coitado do Blas Franco tava feliz lá se segurando na titularidade, enquanto o treinador não percebia que o reserva era craque. Aí veio a lesão e deu pra bola do Franco.

No mais, o time deu uma balançada ali no começo do segundo turno que acabou custando o título, mas a campanha de modo geral foi muito segura. Sobe com moral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela subida de divisão. Agora é preparar bem para não virar clube ioiô. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, massa! A música caiu mesmo como uma luva: resistiu a uma reta final bastante emocionante e também aos festejos haha. Ainda que não tenha vindo com título, o acesso merece a celebração. Que cante a mesma música na nova divisão, que certamente, vai exigir bastante resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2020 em 14:37, Danut disse:

O coitado do Blas Franco tava feliz lá se segurando na titularidade, enquanto o treinador não percebia que o reserva era craque. Aí veio a lesão e deu pra bola do Franco.

No mais, o time deu uma balançada ali no começo do segundo turno que acabou custando o título, mas a campanha de modo geral foi muito segura. Sobe com moral.

Obrigado por acompanhar, Danut!

O caso do Franco e do Coronel é engraçado, porque quando eu contratei o Coronel eu já esperava mais dele mas comecei com o Franco titular pq ele era o capitão do time, e fui deixando. Por sorte o destino deu esse sopro de acaso e deixou o Coronel jogar.

 

Em 20/07/2020 em 15:39, LC disse:

Parabéns pela subida de divisão. Agora é preparar bem para não virar clube ioiô. Boa sorte na sequência.

Obrigado por acompanhar, LC!

Toda primeira divisão é difícil, no caso do Paraguai ainda mais difícil, mas vamos tentar melhorar o time pra sobreviver. 

Em 20/07/2020 em 17:10, Jirimias disse:

haha, massa! A música caiu mesmo como uma luva: resistiu a uma reta final bastante emocionante e também aos festejos haha. Ainda que não tenha vindo com título, o acesso merece a celebração. Que cante a mesma música na nova divisão, que certamente, vai exigir bastante resistência.

Obrigado por sempre acompanhar, Jiri!

Pois é, Resistiré é a obsessão do momento hahaha na primeira divisão vai ser complicado mas com a mesma mentalidade de agora, acima de tudo resistir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô falando...com paciência e persistência, seremos Resistência! Parabéns pelo acesso e pelo vice campeonato.

Essa foi daquelas temporadas onde até quando dá errado dá certo - tipo o titular que se machuca e entra o reserva que rouba a cena, o adversário que joga melhor mas não marca, enfim. Daquelas coisas incríveis que só o futebol consegue fazer.

Quais os planos para a primeira divisão? Considerando o nível em geral, acha que consegue evitar o rebaixamento ou vai ser uma briga de foice até o fim?

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tsuru disse:

Tô falando...com paciência e persistência, seremos Resistência! Parabéns pelo acesso e pelo vice campeonato.

Essa foi daquelas temporadas onde até quando dá errado dá certo - tipo o titular que se machuca e entra o reserva que rouba a cena, o adversário que joga melhor mas não marca, enfim. Daquelas coisas incríveis que só o futebol consegue fazer.

Quais os planos para a primeira divisão? Considerando o nível em geral, acha que consegue evitar o rebaixamento ou vai ser uma briga de foice até o fim?

Boa sorte na continuação!

Valeu por acompanhar sempre, Tsuru!

Então, sobre os planos, a Copa Tigo (primeirona paraguaia) tem uma peculiaridade: é disputada por 12 times que se enfrentam 4 vezes, o nível do torneio é bem afunilado e, na média, quem sobe um ano, desce no outro. Prevejo uma briga de foice no escuro até o final e a estratégia é montar um time minimamente melhor do que outros 2 e deitar nos confrontos diretos pra permanecer. O curioso é que são 12 times e 8 vagas continentais, se for um pouquinho melhor que o imaginado dá pra sonhar até com uma Sula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mensagem para os jogadores do Resistencia:

Spoiler

 

Siempre estaremos Juntos y te apoyaré! Vamos Resi!

Grande temporada e fico muito feliz que conseguiu o acesso! Vamos direto para a primeira, rumo a libertadores! Tudo nosso, nada deles caraio! aspokaspokaspokaspokaspo

Assunção em festa, vou para o bar encher a cara até falar com parede e arvores! Ole ole ola! Aupa Resi! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Resistencia mostrou que não era favas contadas, essa expressão magnífica que o FM nos traz. hahahah acho que subiu com muita moral mesmo ficando em segundo, moral o suficiente para fazer um bom papel na primeirona. Quem sabe não consegue ir pra Sula?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blanco é aquela esperança que veio do banco heheh. 

Parabéns pela promoção, Pepe! O time jogou demais durante a competição, Nandez se redescobriu em alguns momentos tento que reinventar o sistema de jogo e não poderia dar outra coisa. O próprio time oscilou destaques ao longo da campanha e isso mostra que tem vários valores em mãos para o futuro.

Espero que consiga um aumento salarial com a promoção, e quem sabe propostas de alguns grandes?

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ao ouvir a parede abriu mão do título. Se tivesse partido para cima a história poderia ser outra. Melhor ou pior! Mas apesar de armários precisando de taças, nessa situação o mais importante é o acesso mesmo, e Nandez terá pela primeira vez na carreira a chance de jogar numa primeira né? Isso se aumentarem o salário dele.

Seria terrível, de volta ao Paraguai, numa primeira divisão, numa equipe tão simpática e que finalmente deu alegrias, essa alegria extravasada na festa ir por água abaixo por causa de alguns Guaranis.

Sensacional o Duo Dinâmico. Sensacional

Que festa.

18 repetições... ai... que ressaca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2020 em 20:00, Valismaalane disse:

Mensagem para os jogadores do Resistencia:

  Mostrar conteúdo oculto

 

Siempre estaremos Juntos y te apoyaré! Vamos Resi!

Grande temporada e fico muito feliz que conseguiu o acesso! Vamos direto para a primeira, rumo a libertadores! Tudo nosso, nada deles caraio! aspokaspokaspokaspokaspo

Assunção em festa, vou para o bar encher a cara até falar com parede e arvores! Ole ole ola! Aupa Resi! 

Valeu, amigo, muito obrigado por acompanhar!

Libertadores é um sonho muito alto hahahaha vamos ser humildes a princípio

Em 23/07/2020 em 23:59, marciof89 disse:

E o Resistencia mostrou que não era favas contadas, essa expressão magnífica que o FM nos traz. hahahah acho que subiu com muita moral mesmo ficando em segundo, moral o suficiente para fazer um bom papel na primeirona. Quem sabe não consegue ir pra Sula?

 

Obrigado pelo comentário, Marcio!

Confesso que sou fã da expressão também, as vezes adoto na vida e ninguém entende o que diabos é favas contadas.

É aquilo que comentei, a dinâmica do Paraguaio permite que qualquer clube que escape do rebaixamento possa sonhar mas não quero sonhar alto demais, não cair me basta

Em 24/07/2020 em 07:17, ElPerroMG disse:

Blanco é aquela esperança que veio do banco heheh. 

Parabéns pela promoção, Pepe! O time jogou demais durante a competição, Nandez se redescobriu em alguns momentos tento que reinventar o sistema de jogo e não poderia dar outra coisa. O próprio time oscilou destaques ao longo da campanha e isso mostra que tem vários valores em mãos para o futuro.

Espero que consiga um aumento salarial com a promoção, e quem sabe propostas de alguns grandes?

Boa sorte na sequência!!

Valeu, ElPerro!

O espirito da coisa é financeiro mas não quero sair agora de Resi onde posso engordar minha reputação e jogar em alto nível. Se a proposta pintar, eu vou mas não quero hahahah fora que o clube tem o dever de aumentar bem a proposta salarial

Em 25/07/2020 em 20:06, Andreh68 disse:

Realmente, ao ouvir a parede abriu mão do título. Se tivesse partido para cima a história poderia ser outra. Melhor ou pior! Mas apesar de armários precisando de taças, nessa situação o mais importante é o acesso mesmo, e Nandez terá pela primeira vez na carreira a chance de jogar numa primeira né? Isso se aumentarem o salário dele.

Seria terrível, de volta ao Paraguai, numa primeira divisão, numa equipe tão simpática e que finalmente deu alegrias, essa alegria extravasada na festa ir por água abaixo por causa de alguns Guaranis.

Sensacional o Duo Dinâmico. Sensacional

Que festa.

18 repetições... ai... que ressaca

Obrigado pelo comentário, Andre!

De taças, por enquanto, apenas a fase de grupos venezuelana a umas longínquas páginas desse tópico. Falando assim eu fico até triste de não ter levado meus povos as glórias, mas o importante é dinheiro no bolso.

Veremos o que os Guaranis resolveram, e quw venham outras 19 repetições pois Nandez é cantor.

 

 

Gostaria de agradecer a todos que acompanham e dizer que o save não morreu, só estou com o tempo cada vez mais comprometido. De todo modo, tentarei postar o andamento ainda essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistencia-Sport-Cluba62674f601459d53.p

Um pouco mais perto do sonho!

- Onde foi que eu parei mesmo, Riva? - mais uma sessão de chamada telefônica para registar na minha futura biografia – Lembro de falar do jogo final na Segundona, foi isso?

- Parou no show no karaokê e o Duo Dinâmico – Riva sempre com tom entediado – Ninguém quer saber dos seus supostos talentos artísticos.

Do outro lado da linha eu dei de ombros e prossegui.

Pois é, essa parte começa pelo óbvio: a renovação contratual. A bem da verdade que eu queria conhecer uma Primeira Divisão e o clube me queria. Diferente das longas novelas de negociação vistas até aqui, o presidente do Resistencia, Alex Romero, estava super bem disposto e uma semana depois do fim da Segundona, me chamou para conversar:

- Bom, a sua química com nossa comunidade é inegável, basta ver o trapo de todo jogo pendurado na arquibancada com um símbolo de proibido formigas e tudo que vivemos ao longo do último ano... – o discurso durou mais uns dois minutos – tendo em vista tudo isso, o Resistência propõe a sua renovação em 4,7 mil semanais, uma melhoria de praticamente 20% do seu atual contrato. O que acha?

Eu não estava disposto a receber apenas 4,7 mil, pedi 5,5 mil já ciente de que ele não aceitaria. No fim, fechamos o contrato por 5 mil semanais. Depois de longas 7 temporadas e meia, enfim, o primeiro objetivo da história foi cumprido: receber 5 mil reais semanais! A onda financeira era tão positiva que ao final do ano, em dezembro, Jorge Jesus anunciou sua aposentadoria e o Flamengo contratou Antonio Mohamed para o seu lugar, recebendo módicos 54 mil semanais. Jorge Sampaoli no Internacional (94 mil) e Marcelo Gallardo no São Paulo (71 mil) passaram a ser os mais bem pagos do continente, ou seja, em uma renovação contratual, a diferença de salário para o topo do continente caiu de 300 mil por semana para 89 mil. Evolução que fala, não é mesmo?

(Observação curiosa: o treinador brasileiro mais bem pago é Gilson Kleina no comando do Vitória com um salário de 38 mil semanais. Coisas que só o FM nos proporciona...)

direcao-renovacao-2a5c2795b23df057b.png

Pra coroar aquele ano espetacular, fiz a maior festa de fim de ano que aquela família já viu: foi praticamente uma rave no quintal de casa que durou do natal até o ano novo, com direito a muito chá de coca para Tia Dolores, os sobrinhos pediram garrafas de vodka para, segundo eles, montarem coquetéis molotov mas eu não queria dar bebida alcoolica a menores de idade, e eles ficaram satisfeitos com os pares de meias que ganharam, a vantagem do anarquismo juvenil é que eles dão menos valor ao preço e mais valor ao gesto. Rolou também muito whiskey falsificado para lembrar das piadas feitas na Bolívia e o máximo possível de distrações para o Rivinha não me encher a paciência querendo saber de notícias para o novo ano. Oras, tem tempo de sobra para pensar nisso, no momento eu só queria usufruir das felicidades que o dinheiro me dava. Era isso o que eu achava…

No dia 1 de janeiro, com uma infernal ressaca e uma pontada no coração que eu nunca antes sentira, entendi que tempo passa e a gente nem vê, afinal, eu estava ficando velho e no dia seguinte, nós tínhamos um amistoso marcado contra o Sol de América.

- Poxa, Romero, não foi um pouco cedo pra esse jogo? Nem nos movimentamos direito nessa janela e o Sol é de primeira. - tão logo recobrei a consciência, questionei o presidente

- Primeiramente, foi você quem aceitou esse desafio, ou vai dizer que não lembra de me ligar visivelmente bêbado em plena tarde de uma quinta-feira e informar que a secretária do clube te deu bola só porque ela te ligou pra marcar o jogo?

Pois é, eu não lembrava, e o jogo tinha que acontecer. Mas o pior estava por vir, com a continuação de Romero:

- Outra coisa, seu beberrão maldito, o campeonato se inicia dia 19 deste mês. Aquela molezinha de jogar a partir de março e só 6 meses por ano acabou, acho bom você preparar algo além de dispensas e montar um time de verdade.

- Mas, me entenda…

Ele desligou na hora que eu ia explicar que o movimento para reforços estava esperando a temporada acabar para negociar com os dispensados dos outros clubes.

A fala sobre as dispensas tinha uma razão: antes de eu fingir que o mundo era uma rave infinita, deixei acordado uma lista com quem não iria ser aproveitado além de fechar as renovações necessárias. Em resumo, 18 jogadores foram embora ao final da temporada se levarmos em conta o sub-20, os reservas e o elenco profissional. Quando cheguei, 1 ano atrás, me deparei com um elenco bem extenso e de bom nível para a Intermedia, e conservei isso mas os bons reservas de Intermedia não teriam espaço nessa temporada e fui dando adeus ao longo de dezembro. Apenas Gustavo Fontenla, titular de nossa zaga, foi uma perda realmente relevante, só que ele era emprestado e eu não fiz força pela renovação, na esperança de encontrar alguém bom e disponível no mercado.

transferencias---entradas75d15d3ddf31fe4

Dispensas do Elenco

Engana-se quem entendeu isso como um sinal de intensa movimentação. Até o final de janeiro, somente 6 jogadores foram apresentados: Edgar Curtido, para assumir a lateral esquerda e elevar o nível de nossa posição mais fraca na última temporada; Fernando Souza, zagueiro para cobrir a saída de Fontenla, que se destaca pela experiência e técnica; os pontas Rodrigo Rivero, Hernán Yegros e Juan Silva, o ataque foi o setor que mais caiu ao longo da última temporada e, por mais que Coronel tenha se destacado, o objetivo foi encontrar opções que ofereçam segurança e alternância, além deles terem versatilidade para jogar no ataque e na meia ofensiva central. Por fim, e não menos importante, José Izquierdo, ponta de lança argentino, uma aposta caso Mattessich não mantenha o nível de gols da última temporada.

Fizemos um esforço financeiro, os maiores salários do elenco são dos novos jogadores e as dispensas impactaram na dinâmica com o time, que se manteve positiva mas não no máximo como foi no ano do acesso, tudo isso para o time atingir um bom nível e cumprir o que a diretoria espera de nós: brigar incansavelmente contra o descenso. Sinto ainda falta de uma opção para a lateral direita reserva, um zagueiro e um meia central, principalmente porque a temporada é cheia de jogos por aqui e a janela ficará aberta até março. Ou seja, é provável que em fevereiro, algumas peças ainda cheguem em Tomás Beyron Gorea apenas para a composição do elenco. O time, em si, tem poucas diferenças para a forma como jogamos na última temporada e entendo que o elenco segue bem avaliado dentro dessa proposta, embora bem mais enxuto. Permanecemos com a mesma lógica: nenhum jogador é fora de série e vai resolver nossa vida mas nenhum jogador é abaixo da média e vai ser o elo fraco nesse time.

Plantel-com-avaliacao898065aba7adaa41.pn

Comissão Técnica | Tática Utilizada

Dentro daquelas 24 horas iniciais do novo ano eu pensei “Como armar um time defensivo para sobreviver a Copa TIGO?” e entre um remédio pra dor de cabeça e outro para enxaqueca, eu levei o time para dois amistosos em sequência: Sol de América e Olimpia. Nessas partidas observei que o jogo ofensivo do 4231 nos tornava competitivos, principalmente contra o Olimpia quando os reforços estiveram em campo e tivemos uma vingança parcial da eliminação na Copa ao vencer por 2-0. Decidi, então, manter o mesmo padrão e a única mudança aparente é a função do MOE, o titular Yegros é atacante de ofício e a função de avançado interior combina mais com o que eu espero dele. Frequentemente, quando conquistamos a vantagem, busco aumentar a perda de tempo com a bola apenas como forma de controle. Se vai dar certo eu não sei, fato é que os prognósticos para a Copa TIGO são os piores possíveis:

probabilidades-da-epoca58ca3f041642ebf8.

Sobre a primeirona paraguaia, ele segue uma lógica simples: funciona em pontos corridos, o primeiro é campeão, os dois últimos são rebaixados e os 8 primeiros beliscam uma vaguinha continental. “Dá pra sonhar?” foi a pergunta que eu mais ouvi em Chacarita ao longo de janeiro, as vezes do presidente, as vezes dos torcedores, muitas vezes dos jornalistas e até mesmo a árvore parecia perguntar isso de vez em quando. A Copa TIGO tem uma peculiaridade em comparação ao resto do continente, ela é disputada por 12 times que se enfrentam 4 vezes entre si. O baixo número de times eleva consideravelmente a qualidade da competição: basta pensar que se Libertad, Cerro Porteño, Guaraní e Olimpia são gigantes e sempre favoritos, 1/3 do campeonato é quase invencível. Com isso em mente, acho improvável beliscar uma Sul Americana mas é interessante pensar que o país torna-se convidativo a longo prazo por essa característica, é fácil de se aventurar pelo continente com um clube médio. Como para tudo é necessário enxergar o lado positivo, a fórmula faz com que os confrontos diretos contra Rubio Ñu, San Lorenzo e General Díaz aconteçam por 4 vezes cada e a superioridade nos confrontos diretos pode fazer com que eles se afundem ao mesmo tempo que nos dá distância do perigo.

Gosto de trabalhar com previsão de pontos, funciona como bom objeto motivador, mas novamente a Copa TIGO põe meus planos por água abaixo. A menor pontuação de um 11º colocado foi de 32 pontos, o River Plate em 2023; o problema que a maior pontuação de um 11º colocado veio em 2024, com o 3 de Febrero, fazendo 46 pontos. Ou seja, sequer é possível pensar numa meta que garanta com certeza a permanência.

Sobre essa preparação, a grande vantagem de estar na Copa TIGO é a diferença no patamar financeiro: o Resistencia viveu momentos complicados ao longo das últimas temporadas, tem um saldo global de 1 milhão negativo mas começou 2028 com excelentes acordos comerciais para o ano que se inicia, bem acima do que era padrão, e com apenas 1 jogo em casa em janeiro, arrecadou com bilheteria o equivalente a 4 ou 5 jogos na Intermedia. Talvez isso explique o efeito ioiô dos clubes, a permanência em um ano na elite paraguaia eleva o patamar dos clubes que, ao caírem, voltam para a Intermedia com recursos bem maiores que os clubes daquela divisão. 

Relatório Financeiro | Acordos Comerciais

Janeiro/2028

calendario---copa-tigo6de1b68e89da379b.p

1-1 Olimpia | 1-2 General Díaz

No meio disso tudo, depois de pegar um pouquinho de confiança pelos testes iniciais, só nos restava jogar. Por uma pequena obra do destino, nosso início tende a resolver nossa vida: a estreia é contra o Rubio Ñu e o terceiro jogo contra o General Díaz, dois confrontos diretos logo de cara.

A ansiedade era fácil de ser percebida no dia 19/01/2028, no vestiário do simpático Don Eduardo Acosta Caballero. Seria minha primeira partida em um torneio de elite e eu estava ansioso para mostrar que cheguei para ficar, que aquele era o primeiro de muitos. Quase 3 mil pessoas no estádio, mais de 1000 ao nosso lado, superando com folga nossa média de público inclusive, o que me deixou reflexivo por uns instantes. Toda a pompa digna de um campeonato nacional, hino nacional, equipes perfiladas e até entrevista a beira do campo eu concedi naquele dia. Tudo parecia até uma cena de filme e eu deslumbrei por alguns instantes.

Quando dei por mim, Rodrigo Rivero estava estendido no chão e o nosso médico fazia o sinal de alteração já aos 4’. Maldito azar. Apesar da dúvida, chamei Yegros e deixei o experiente Cabañas no banco. Aos 22’, Martínez recuou para a linha de zaga e lançou Coronel, o ponta direita seguiu sua predestinação, entrou na área e cruzou: Yegros subiu de cabeça, botou no contrapé do goleiro e foi pra galera, 1-0. Bendita sorte…

O jogo prosseguiu e o Rubio Ñu fez um primeiro tempo de almanaque: as sucessivas viradas de jogo, o estilo intenso de atacar e os três atacantes permitiram que eles criassem sucessivas chances de gol. Acontece que a sorte estava do nosso lado, aos 45+2’ Martínez bate escanteio e Mattessich quase na pequena área testa firme, 2-0, festa no banco, alegria no vestiário. Se aquilo era um sonho, eu não queria acordar. O mais engraçado era ouvir que, naquele momento, nós éramos os líderes da competição. Durou pouco, logo o Libertad tratou de fazer 7x2 em sua estreia e assumir a ponta pelo saldo, mas valeu sentir esse gostinho nos 15 minutos de intervalo.

Podemos dizer que o jogo acabou aos 62’ quando Mattessich puxou contra ataque e foi puxado pela camisa por Sandoval. O zagueiro adversário já tinha cartão amarelo, tomou o segundo e foi expulso. Dali em diante, o nosso controle de posse nos deu relativa vantagem e o jogo se acalmou, salvo um remate de Abramovich, pouco aconteceu. Aos 80’, em um erro de Souza, o Rubio descontou com Juan Pereira e até tentaram ameaçar na reta final mas nada podia estragar aquele dia, Resistencia 2-1 foi o placar final.

1-1-rubio-nub8f1646e4159f480.png

A partida seguinte, nossa estreia em casa, nos reservou o Olimpia, as visitas em Tomas Beygon Gorea tem se tornado frequentes. A nossa vitória no amistoso de pré-temporada dava o tom de que não seríamos favas contadas, como fomos na última edição da Taça do Paraguai, embora o favoritismo continuasse do lado de lá.

Aquele jogo marcou o recorde de público da história do nosso estádio, atingimos a capacidade máxima de 5 mil pessoas, e apesar da maioria Olimpia, nossa fiel torcida estava lá abraçada a árvore, feliz por nos ver outra vez em Primeira. Ouvir a renda do jogo soou como música aos ouvidos do presidente Romero.

Em campo o que se viu foi um Olimpia superior mas não implacável, nós jogamos mais fechados e demos campo sem abdicar do ataque. A recompensa veio cedo, aos 25’, quando Yegros foi lançado. O ponta rolou para trás, Abramovich recebeu, abriu e bateu. Bola rasteira, forte, no canto e no gol, 1-0. A postura adversária não se modificou, o respeito era evidente e o roteiro do gol cedo era semelhante ao amistoso que vencemos. O que aconteceu de diferente foi aos 50’, quando o Olimpia teve uma falta para cobrar a seu favor. Colmán jogou na área, o goleiro Benítez catou borboleta e Ortíz apareceu na segunda trave para desviar para o gol vazio, 1-1. Com o empate, ambos os times pareceram satisfeitos e buscaram jogar de modo seguro, a partida acabou arrastada e o placar não foi alterado. Não é muito mas beliscar pontos do Olimpia, nessas condições, mostra um Resistencia disposto a resistir.

Fechamos janeiro contra o velho conhecido General Díaz. A equipe é também uma velha conhecida da Copa TIGO e entrou no sistema de ioiô, cai em um ano e sobe no outro, o que coloca seu plantel com uma qualificação maior e não os deixa tão mal avaliados pela imprensa. Como a partida era fora de casa, eu alimentava esperanças mas sabia das nossas dificuldades, toda chance devia ser aproveitada e o erro precisava ser zero.

Tudo começou as mil maravilhas quando Brítez recuperou uma bola em nossa intermediária, avançou sozinho por mais ou menos 70 metros, chegou na cara do gol e abriu o placar, 1-0. O General Díaz veio pra cima, especialmente após a volta do intervalo, acabaram recompensado aos 68’ quando Cristian Nuti concluiu de cabeça uma falta cobrada do meio campo, 1-1. Os 10 minutos seguintes foram de marasmo, os 10 minutos finais foram uma loucura. Em jogada semelhante ao gol, Brítez desperdiçou o 2-1, depois vimos Benítez fazer boa intervenção em chute de Noé Hernández. O problema todo foi o minuto final: na ânsia de buscar o gol, Rodríguez saiu de forma longa e deu a bola de graça ao General Díaz, que na mesma ânsia de marcar, deu a bola de graça a Hugo Denis, nosso lateral rebateu mal e a bola voltou ao adversário, que inverteu a jogada, Ricciardi foi ao fundo, cruzou e Nuti, o homem que havia recuperado a bola de Denis, empurrou de carrinho no apagar das luzes para marcar o gol da vitória do General Díaz, 1-2. Não foi uma catástrofe mas é claro que eu cheguei esbravejando no vestiário, ainda bem que o time esbravejou junto e saímos um pouquinho mais calejados dessa situação.

classificacao58021526429b122d.png

É impossível fazer qualquer previsão que seja dentro desse início, mas a classificação serve para conhecer um pouco mais os times que disputam essa Copa Tigo. Aliás, uma previsão é possível e fácil de fazer: o Libertad é o grande favorito ao título sempre, são 7 conquistas consecutivas do torneio e o começo arrasador mostram que o oitavo título é uma possibilidade concreta. Mas como nosso olhar é para baixo, nos resta implorar para que a fase de Rubio Ñu e Sol de América continue assim pelo máximo de tempo possível para que a tarefa de escapar seja facilitada.

- A temporada se iniciou e o começo jogou a expectativa pra cima: sabemos que não somos favoritos a nada mas competimos nas três partidas que fizemos, o fator casa intimidou o Olimpia e os rivais parecem não ter começado a jogar ainda. Estou confiante em permanecer na Copa TIGO e quero que o Resi tenha o futuro brilhante que esse povo merece! - uma pausa reflexiva - acho que deu, não foi, Riva? Esse capítulo da futura biografia está fechado.

- Ficou bom, Nandéz, não vai vender, se bobear ninguém vai nem ler mas tenho pauta para amanhã e já estou com a busca aberta pelos laterais direitos sem clube, a capa do jornal no final de semana vai ser ventilando algum nome que você não quer no seu time.

- Impressionante como se faz jornalismo nesse país...

- Por falar nisso, agora ganhando mais, o que você acha da gente discutir um pagamento digno pelos meus serviços. Eu fico aqui te ouvindo por horas há mais de 7 anos, e agora você pode pagar, afinal, está ganhando bem...

Tive que desligar a chamada e não terminei de ouvir o Rivaldo Rojas, tentei me despedir mas a internet no futuro é muito instável, ela sempre cai em vídeo chamadas, mas o que ele vinha falando não parecia nada de importante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul - Um pouco mais perto dos sonhos! 31/07
1 hour ago, Peepe said:

ou seja, em uma renovação contratual, a diferença de salário para o topo do continente caiu de 300 mil por semana para 89 mil. Evolução que fala, não é mesmo?

Tava lendo meio por cima o início (texto ficcional não é minha paixão) e li essa parte aqui antes de ler o que vinha antes. Já achei que tinha ganhado na mega sena com uma renovação completamente absurda de contrato, mas aí logo vi a explicação, rs.

Quanto aos acontecimentos de campo, com tanto confronto direto não tem desculpa pra não escapar do rebaixamento. Pode ter várias equipes fortes na divisão, mas os rivais da parte de baixo também enfrentam essas equipes (e também devem trazer poucos pontos desses jogos). Então o confronto direto deve ser o que decide mesmo. Não acredito que vá cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opakspoksaopksapokaspokas coitado do Rojas, foi jogar verde e saiu maduro, porque saiu sem nenhum guarani posakoakspoksapo;

3 jogos, e impossivel dizer se vai bem ou não, conseguiu um "misto", V/E/D po. poakspokapoksapo

Mas acho que o empate com o Olimpia diz muito sobre o que pode acontecer no decorrer do ano, da sim pra beliscar um meio de tabela, e se empolgar, fizer aquele strike digno de fm, que acumula 8, 9 vitórias consecutivas, coloca o pé na libertadores! Boa sorte na sequencia!

VAMOS RESI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Convenhamos, 7 anos esperando para começar a viver um sonho foi muito tempo, o Nandez foi bem persistente.

Não gostei dessa derrota. Diria inaceitável. Especialmente por ser em casa e num período de definição de temporadas. Tudo bem que a temporada será longa, e que outras equipes assumam o posto de prováveis rebaixados (Rubio Nu e San Lorenzo), mas não pode dar mole pro General assim. O empate já seria mais ou menos.

Sinal amarelo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...