Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul


Peepe

Posts Recomendados

banner-sagae792e0c9f1caab80.png

 

Apresentação Pessoal

Bom, vamos começar do começo. Sou novo na área, tenho interagido aos poucos e acho justo que eu seja minimamente conhecido antes de começar a minha primeira história aqui. Meu nome é Pedro Ribeiro, sou do Rio de Janeiro, tenho 24 anos e torcedor do Fluminense. 

Sempre fui fã do Football Manager e joguei ativamente o 10, 11 e o 12 durante a adolescência, mas tive problemas no meu computador e acabei passando anos com o 2010. Ou seja, não joguei as novas versões, até o período free do FM20 que foi liberado no início da quarentena. Peguei ainda mais gosto pelo jogo, decidi comprar e cá estou eu intensificando meu vício. Também sou um grande fã das histórias desde os tempos do falecido Orkut, e lembro que criei minha conta aqui quando aquela rede social foi abandonada, mas como acabei um bom tempo sem jogar FM/com versões antigas, esqueci um pouco do fórum e reativei minha conta recentemente. Por isso, não estranhem em ver meu perfil com 7 anos e menos de 50 postagens. 

Enfim, falando do save, eu sou um "tapa-buraco" por natureza nesse jogo e busco sempre saves que não oferecem estabilidade, com mudanças drásticas sempre que me seja permitido. É a primeira vez que farei isso no FM20, então posso cometer algum erro pelo caminho, mas tenho grandes histórias de jogos nesse formato nos outros FMs que joguei.

 

Sonho

Me tornar o treinador mais bem pago do mundo

 

Objetivos

Receber mais de 5 mil por semana.

Receber mais de 15 mil por semana.

Receber mais de 25 mil por semana.

Me tornar o treinador mais bem pago da América do Sul

Dentro desse save, a ideia maior é construir a história em cima das regras e não dos objetivos. Apesar disso, coloquei um sonho gigantesco, que é o fator motivador do nosso personagem, e alguns objetivos palpáveis para medir o sucesso.

 

Regras

1) O save gira em torno de dinheiro, e meu objetivo é sempre arrecadar o máximo para mim e meus times. Portanto, eu não posso dispensar nenhuma proposta por nenhum jogador, devo sempre tentar negociar. É claro que isso não significa vender todo meu time a preço de banana, mas para os mais procurados, eu devo fixar um valor “justo” e vender sempre que a proposta atingir o que eu espero. A reposição, é claro, não deve ser mais cara que a venda.

2) Independente de onde eu estiver, de como eu estiver, dos meus objetivos pessoais, profissionais e gosto pelo jogo, sempre devo sair de um clube quando receber uma proposta salarial melhor em outro clube.

3) Após 1 ano de clube, independente de qualquer coisa, eu devo iniciar negociações para renovação contratual com um aumento salarial. Se a diretoria se recusar, eu ainda me permito ficar mais 2 meses como forma de me valorizar no mercado mas sempre buscando um novo clube.

 

Base de Dados

1basededados59812522d7fd991d.png

 

Aqui cabe uma pequena explicação dos motivos para a escolha desse desenho de save, são 2 coisas principais: 1) eu gosto muito da América do Sul, e queria começar aqui com um save no continente; 2) a ideia de fazer algo mundial é ótima e eu confesso que pensei, mas exigiria uma base de dados muito maior, o que deixaria o computador pesado, a história voltada para a Europa e tornaria o desafio muito irreal para esse momento.

Como meio de contornar isso, fiz o save baseado na América do Sul, com o objetivo local, mas para caso eu anime, deixei em aberto como sonho. Carreguei para ver apenas as ligas com os treinadores mais bem pagos do mundo: Inglaterra, Espanha, Itália e China. Se eu chutar o balde em algum momento, fica mais fácil redesenhar o save para a busca desse título mundial.

--

 

Tarde de sábado, janeiro de 2020, em algum vilarejo do interior paraguaio…

Sento eu na cadeira de uma pequena praça e aguardo. Olho o celular em busca de respostas, nenhuma aparente, mas nem preciso. Cruzando a esquina vem os dois rapazes, bem vestidos e apessoados, apertam minha mão e se apresentam timidamente:

- Errr, eu sou o Rivaldo Rojas, nos falamos pelo telefone. Este é meu amigo e parceiro, Andy Gomez. Como vai, señor Hernandéz?

Eu retribuo, seguimos as trivialidades e o Andy abre seu notebook na praça, começa a me fazer perguntas:

- Então, você é o Hernandéz Fernandéz Salvio, há algo de errado no seu nome, não?

- Bom, tenho pais brasileiros e eles não entendiam muito bem a lógica de nomes hispânicos quando nasci. Acabei ganhando um sobrenome como nome, mas me chamei Nandéz em maior parte da carreira justamente para driblar esse problema.

- Nascido quando mesmo? Me ajuda…

Olhei desconfiado, sem entender a razão daquilo e logo fui cortado por Rivaldo

- É que achamos boa a ideia de fazer uma página no wikipedia pra você. Vai dar uma impressionada nos nossos leitores, eu acho, mas a gente promete que é rapidinho. Até adiantamos os times da sua carreira, vê se faltou algum

Abri um pequeno sorriso. Ao longo da minha carreira de futebolista amador nas divisões inferiores de Paraguai, Venezuela, Peru e Bolívia, eu tive 27 clubes na carreira e 35 transferências. Uma vez fui até entrevistado como recordista sulamericano de transferências no futebol, mas a Conmebol se recusou a me premiar (uma pena, eu adoraria ter derretido o ouro de uma possível medalha). Até olhei despreocupado para a lista dos garotos e devolvi:

- Um clube a mais, um a menos na minha carreira não faria grande diferença. Façam como quiserem, mas vamos logo.

- Tudo bem! Só me conta o que você faz da vida, pra deixar o seu wikipedia um pouco mais atualizado.

- Eu sou treinador de futebol!

- O que? E quantos clubes já treinou?

- Nenhum até agora!

Na verdade eu não era, ou melhor, eu queria ser. Quando se passa por 27 clubes em uma carreira, você naturalmente faz contatos diversos e eu queria aproveitar essa faceta para tentar a vida no futebol. Tive tantos amigos ricos, vi tanta gente aproveitar a vida de forma confortável e eu sabia que o futebol era uma mina de ouro, bastava ter sorte. E toda a sorte que eu não tive como jogador, quem sabe eu tivesse como técnico? Eu já tinha 46 anos, parado há 4 e precisava pagar as minhas contas, crescer, construir o meu legado.

A entrevista foi algo um tanto quanto clichê e eu realmente não entendia o que dois jornalistas tão jovens, de um jornal relevante em Assunção, faziam comigo, num vilarejo interiorano do Paraguai. Deixei as coisas correrem, foi aquele lenga-lenga de sempre “Qual foi seu time favorito?” ou “As condições atrapalharam muito em suas lesões” ou “Por que tantos clubes em tão pouco tempo”, os garotos não entendem que na vida você enriquece trabalhando ou sendo esperto, e a cada rescisão que eu pegava, eu ficava um pouco mais cheio de Guaranís, ou de Sóis, ou de Pesos. Não importava a moeda, o que eu queria saber era da quantidade.

No finalzinho, já com gravador desligado, notebook carregando em uma tomada ligada diretamente do poste e toda a improvisação de uma mesa de praça com amendoim e coca-cola, eu perguntei:

- Mas vem cá, o que vocês, tão importantes e moradores da capital, jornalistas com algum prestígio, vieram fazer nesse fim de mundo com um jogador fracassado? Isso tudo é por que o Roque Santa Cruz estava ocupado?

- Então, aconteceu um pequeno desvio de comunicação – a troca de olhares entre os dois foi ficando nervosa – nós somos de Assunção, até vamos escrever em um jornal mas é o da faculdade. Na verdade mesmo, a gente mora aqui na cidade, estamos de férias escrevendo o TCC e você foi a única referência que a gente conhecia disponível pra falar sobre as dificuldades da transmissão esportiva radiofônica do século 21 no Paraguai. Pela sua experiência, por viver tão intensamente esse país, afinal jogou nele todo, achamos que era boa ideia

- P**** moleques, vocês estão de sacanagem? Eu não autorizo o uso da minha imagem sem o pagamento devido – blefei, mas um bom golpe é composto de blefes – E eu achando que o episódio da ameaça de morte ao jornalista que eu fiz na coletiva tinha chamado atenção por isso a pergunta...

O medo e o desespero da dupla foi perceptível, eles tentaram argumentar mas eu me fiz forte. Talvez nem tanto assim pois cedi: de 1000 guaranís como pedida inicial, aceitei os 100 que eles tinham pra me oferecer na hora. É melhor um pássaro no bolso do que dois voando. 

Já anoitecia quando eles, enfim, aceitaram que deviam me pagar, sem nenhum tipo de consulta jurídica antes. Jovens sempre inocentes, doces e na crença que o mundo é um arco-íris. Eles ainda pediram uma foto pra guardar como recordação.

- Me desculpa, Hernandéz, foi só um deslize. Pra compensar o desconto, eu prometo que vou publicar na capa do nosso jornal.

- E que diabos de jornal é esse?

- Ah, é interno da faculdade, serve como espaço para os alunos publicarem seus trabalhos em forma jornalística. Eu gostei da sua história e vou aproveitar.

- Mas aí, são mais 200… - Mais um blefe, queria testá-los

- Obrigado, seu Nandéz – o Andy já veio se despedindo - caso a gente realmente publique, conversaremos mas sem o pagamento

- Tudo bem, farei essa bondade a vocês. E afinal, isso impulsionaria minha carreira de técnico!

- Então adeus, e boa sorte na carreira de técnico – despediu-se Rivaldo

- Boa sorte na carreira de jornalista!

Eu podia não saber, mas aquele moleque me valeu muito mais que os 100 pesos daquela tarde. E já que eu não sabia, nada mais justo que pedir uma pizza pra celebrar a vitória do dia (de mussarela que é mais barato)

Perfil do Treinador

--

(É isso, gente, se eu tiver esquecido alguma coisa, me avisem)

Spoiler

Desculpem o spoiler do primeiro time, mas estou começando agora e acabei falhando nos prints que eu tirei. Esqueci de pegar o perfil na hora de criar o treinador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pedro, seja bem-vindo a área, bom ver que decidiu compartilhar com a gente uma história, ainda mais uma história com um objetivo bem diferente e criativo, estarei acompanhando.

A tag do jogo estava errada, já corrigi para você. Não sei se chegaram a recomendar, mas aconselho que, caso não tenha lido ainda, dê uma passada na Central de Informações, lá você vai encontrar as regras da área e dicas sobre as postagens, vantagens de se tornar membro VIP entre outras coisas.

No mais, te desejo boa sorte com o save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, xará. Seja bem-vindo, é sempre bom ver novas histórias por aqui e com idéias diferentes.

Eu acho que no FM as renovações de contrato nem sempre oferecem a valorização que o treinador merece, por isso eu nunca aceito um contrato de primeira e sempre encho o saco pra renovar. Na minha última história aqui eu peguei o Racing Santander na terceira divisão da Espanha e levei até a conquista do mundo, ganhei 18 milhões de euros em 9 anos de save, mas acho que dava pra ser mais kkkk

Boa sorte na sequência, estaremos acompanhando. Vê se manda um abraço pro Ronaldinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, felipevalle disse:

quero ver se compra uma Parati pelo menos.

HAHAHAHAHAH só quando a gasolina ficar mais barata. Por enquanto, o ônibus resolve nossos problemas.

 

3 horas atrás, marciof89 disse:

Fala Pedro, seja bem-vindo a área, bom ver que decidiu compartilhar com a gente uma história, ainda mais uma história com um objetivo bem diferente e criativo, estarei acompanhando.

A tag do jogo estava errada, já corrigi para você. Não sei se chegaram a recomendar, mas aconselho que, caso não tenha lido ainda, dê uma passada na Central de Informações, lá você vai encontrar as regras da área e dicas sobre as postagens, vantagens de se tornar membro VIP entre outras coisas.

No mais, te desejo boa sorte com o save!

Obrigado pela correção, Márcio. Eu cheguei a ler a Central de Informações um tempo atrás, já pensando na criação dessa história, e tô sempre dando uma olhada com medo de ter esquecido algo (tipo a tag kkkk).

Valeu mesmo, espero chegar ao sucesso do Elliott!

 

3 horas atrás, Neynaocai disse:

Curti a ideia. Boa sorte!

Muito obrigado!

 

3 horas atrás, PedroJr14 disse:

Fala, xará. Seja bem-vindo, é sempre bom ver novas histórias por aqui e com idéias diferentes.

Eu acho que no FM as renovações de contrato nem sempre oferecem a valorização que o treinador merece, por isso eu nunca aceito um contrato de primeira e sempre encho o saco pra renovar. Na minha última história aqui eu peguei o Racing Santander na terceira divisão da Espanha e levei até a conquista do mundo, ganhei 18 milhões de euros em 9 anos de save, mas acho que dava pra ser mais kkkk

Boa sorte na sequência, estaremos acompanhando. Vê se manda um abraço pro Ronaldinho.

Valeu, xará! 

A ideia é curiosa porque normalmente a gente (me incluo nessa) não se atenta ao nosso contrato nos ganhos pessoais, e isso é uma das coisas mais relevantes na vida real, e realmente perde a oportunidade de ficar rico numa realidade paralela.

Agradeço o apoio e pode deixar que farei referências sempre que possível aos ídolos do dinheiro.

 

3 horas atrás, Wecio disse:

Interessante sua proposta. A história realmente me prendeu, boa sorte na continuação. Estarei acompanhando em

Muito obrigado, Wecio!

 

2 horas atrás, Danut disse:

É sempre bom ver gente estreando na área. Bom save pra ti 🙂

Muito obrigado! Estou começando aqui mas quero deixar boa impressão.

 

24 minutos atrás, Bruno Trink disse:

Ótimo início, bem escrito, seja bem-vindo à PM.

Torço para que essas regras todas não te engessem muito. 

Valeu, Bruno!

As regras são muitas mas são bem simples, não acho que me engesse não. E se elas me obrigarem a fazer loucuras, é mais ou menos isso que eu quero mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-sagae792e0c9f1caab80.png

Julho de 2020. 7 Meses Depois…

A vida não tinha decolado e minha carreira seguia mais parada que eu mesmo nos últimos anos de jogador, com a diferença que naquela época eu podia levantar o atacante com um pontapé. É impressionante e vergonhoso que clubes de futebol não anunciem vagas nos sites de emprego grátis desse país.

Em um dia como qualquer outro, toca o telefone e era o glorioso Rivaldo Rojas, meu amigo entrevistador do começo da história.

- E aí, seu Hernandéz, como vai a vida de treinador?

- Que jornalista mal informado é esse que não sabe? Sigo desempregado, meu filho

- Eu sei e é por isso que eu te liguei. Eu entreguei o trabalho, finalizei a faculdade e comecei a trabalhar no jornal Correo de Assunción, agora é sério. Mas tô cobrindo o interior paraguaio, o senhor sabe como é ruim essa vida?

- Meu filho joguei anos lá – fui interrompido, o jornalista demonstrava ansiedade

- Então quero vender, crescer e pra isso preciso cavar notícia boa. O senhor tá acompanhando a fase do Humaitá? O treinador lá abandonou em janeiro e os caras estão sem ninguém desde então… Vai dizer que você não toparia ir pra lá?

- Isso tudo é pra cavar notícia? Hehehe vocês jornalistas paraguaios não mudaram nada. Pode falar que eu tô afim sim, até porque é um começo e algo melhor do que eu tenho hoje, mas coloca palavras bonitas na matéria.

A conversa ainda prolongou o básico, dele me contando sobre a publicação no jornal da faculdade que não aconteceu porque chefe do jornal achou ruim. Enfim, o importante é que no mesmo dia a matéria do meu interesse estava no ar.

Aproveitei a aba de comentários anônimos e coloquei a alcunha de “Señor S.” para elogiar o treinador Nandéz. Marquei no relógio mais duas horas e criei nova alcunha, repetindo comentários positivos. Fiz isso mais 3 vezes e fui dormir, triste pelo fundo do poço que me encontrei mas esperançoso que logo logo mudaria.

E mudou.

No dia seguinte, segui minha rotina e meio-dia estava de pé. Quando abri o celular tinham 2 áudios de um número estranho e eu fui ouvir. Consistia basicamente no presidente do Deportivo Humaitá respondendo meu interesse e se entusiasmando com o feedback que a torcida deu no site (aparentemente internet não é o forte dele), ele queria marcar uma reunião o mais rápido possível para decidirmos o acordo de contratação.

Só que nossas distâncias eram bem grandes, eu não tinha a menor chance de dirigir até Mariano Roque Alonso porque os telefonemas do banco tem sido meu maior companheiro nessa fase de crise, e ele também não queria custear. No fim das contas, ele apenas disse: “te ofereço um abraço por semana, custeio sua vida e te bonifico por vitória. Se quiser vir, te espero amanhã com tudo certo e você já começa”.

A proposta era um sonho? Não.

Era melhor do que eu tinha? Com certeza.

E foi assim que a vida de treinador de Nandéz² começou: em Mariano Roque Alonso sob o comando do grande Deportivo Humaitá.

O PRIMEIRO CONTRATO DE HERNANDÉZ FERNANDÉZ

 

banner-humaitab4af40bb6a2072ad.png

Por dentro do Caos.

Antes mesmo de chegar na sede do clube, ao longo da viagem, eu já pedi aquele relatório esperto para meu grande amigo Rivaldo Rojas, convidando-o para fazer a apresentação do novo técnico.

- Cara, o Humaitá só não vai cair porque não existe rebaixamento, a torcida não existe e isso me renderia pouca visibilidade. Vou ficar te devendo essa presença por lá, mas pode deixar que já estou lançando no site a matéria da tua chegada. Abraços.

A resposta fria era uma dica do que me aguardava por lá: o caos! Até porque as divisões inferiores são caóticas. Vamos em partes:

O Paraguai tem 4 níveis de divisão, nomearemos de div. 1, 2, 3 e 4. As divisões 1, 2 e 4 tem apenas um único torneio (detalharei a 4ª divisão mais a frente), e a 3ª divisão é dividida em outras três: uma para times de Assunção, que tem 14 times, chamada Primeira Divisão B; outra para times do interior, que tem outros 18 times, chamada Primeira Divisão B Nacional; e uma terceira composta por federações que montam seleções amadoras, disputam entre si esse campeonato e o campeão precisa FUNDAR um novo time para jogar a segundona. Cada uma dessas 3 metades só dá o acesso ao time campeão, ou seja, de quase 40 times envolvidos, apenas 3 conquistam o acesso.

Já a 4ª Divisão, esta em que o meu novo time se encontra, tem 16 times, funciona em torneio de pontos corridos direto em que os dois primeiros conquistam o acesso, sem nenhuma hipótese de mata-mata. O lado bom é que não existe rebaixamento, até porque todo conjunto de atletas capaz de chutar uma bola já tem seu espaço reservado no gigantesco futebol paraguaio.

E o meu time? O Deportivo Humaitá Football Club, el león de Corumbá, é um clube bastante tradicional no regionalismo. Foi fundado em 1932 e ficou até os anos 80 ganhando títulos regionais, quando se uniu ao profissionalismo. Teve anos gloriosos ao conquistar a Segundona em 1993 e permaneceu na elite até 1996. Mas por razões inexplicáveis, em 1999 foi rebaixado à quarta divisão em uma queda vertiginosa. Foi campeão da Quartona em 2001 no seu último lampejo de glória. Em 2006 voltou a ser rebaixado e já são 14 anos nessa lamúria, vivendo hoje um status completo de amadorismo. Que não deve mudar muito em breve, já que assumo o time na penúltima posição com apenas 8 pontos em 10 jogos.

 

Logo que cheguei a belíssima Mariano Roque Alonso, o presidente Michel Sanchéz veio me recepcionar com a chave de casa. Como meu contrato era amador, não estava previsto nenhum tipo de salário mas a moradia era o mínimo, então ele me apontou o endereço e pediu que eu voltasse logo. Não demorou muito pois, na verdade, eu estava morando dentro do estádio e nossa casa Pioneros de Corumbá Cué. “Fica tranquilo que você está morando na área mais nobre da cidade, se eu alugasse esse quartinho mensalmente o clube teria até um centroavante de verdade” foi o que me disse o presida quando comentei a situação da moradia. O Pioneros realmente é um campo relativamente grande e com bom gramado, não é nenhum luxo mas o campo não vai servir como desculpa para o mau futebol.

Ao voltar para o campo, Michelzinho (já ganhei intimidade) aponta pro campo feliz, fazendo breves comentários dos atletas.

- A garotada é nova mas gostam e sabem jogar, você precisa ver o Yegros correndo. É lindo! E só tem 16 anos, eu ainda vou ver esse moleque no Libertad.

- Presida, por que só tem 8 jogadores em campo?

- São os nossos 8 guerreiros! Mas fica tranquilo que amanhã chega uma garotada boa, do colégio aqui da cidade, pra completar o time.

- Então eles vem contratados?

- Não, você é louco! Nem tenho dinheiro pra isso. Amanhã eles vêm, jogam, de forma totalmente voluntária e você volta com nossos 8 no domingo pra treinar.

Sim, três notas importantes: o elenco só tem 8 jogadores, o resto é tudo cinza; no dia seguinte a minha apresentação eu já faria a estreia no campeonato; e não existe comissão técnica, sou eu o dono do time praticamente.

- Mas fica tranquilo – voltou o presidente – a janela abre dia 4, hoje é dia 3. Vou te passar alguns contatos de bons jogadores, eles fazem um contrato ok e a gente encontra 11.

- Quanto a isso, estou acostumado, conheço praticamente todos os empresários trambiqueiros desse país. Mas autoriza para ter pelo menos 15, que tal?

- Eu só trabalho com números, Nandéz, se você quer 15, encontre 15 que aceitem jogar de graça e avisa que não tem cama pra todo mundo no teu apartamento, eles que se virem. - ele parou, refletiu e finalizou – uma pena que você engordou hein, a gente precisava mesmo de um zagueiro treinador HAHAHAHAHA.

Eu recolhi meus 110 kgs, de fato muito mais do que eu tinha quando jogava, e fui para o campo, pensando em formas de treinar um time de futsal em um campo para onze. 

ELENCO | INFORMAÇÕES DO ESTÁDIO | CLASSIFICAÇÃO 

 

Pelo menos na estreia tudo tinha que valer a pena, eu estava motivado, era o início da minha vida profissional, levei toda paixão possível para os atletas. Dois me olharam entusiasmados, o resto ignorou qualquer sentimento.

Um time apático desde o vestiário, uma surra dentro de campo: 5x0 para o 12 de Octubre, fora o baile. É preciso ser justo, não fomos mal, mas tecnicamente o time sofre demais: erros de passe, péssimos desarmes e todo chute forte era gol, fora o desespero para lançamentos só porque eu pedi um pouco de bolas longas e um jogo defensivo. O placar foi justo e me deu como primeira impressão que é fundamental envelhecer esse bando de garotos ou sempre seremos vulneráveis.

 

1estreiae6b665be17e039a8.png

 

 

O jogo do time principal às 15h, encerrou-se às 17h e eu fui buscar conforto do meu lar. Meia hora depois, escuto alguém socando a porta.

- Já vai, já vai! Essa imprensa descobriu onde mo… - porta se abrindo, pausa dramática – opa presidente, como vamos?

- Meu filho, você leu seu contrato? Você conhece seu clube? Tá de sacanagem? Os garotos do Sub-21 estão aí pra jogar já, estão te esperando, vamos!

Sim, amigos, eu sou o treinador do sub-21 e do time reserva também, os dois compostos por jogadores amadores, inexistentes no jogo. 3 horas depois de perder de 5x0 lá estava eu e mais garotos, esses tão ruins que sequer conseguiram a vaga no time profissional.

Dei uma pesquisada básica, descobri que nós éramos azarões completos, as apostas pagavam 10.00 pela nossa vitória. O dia prometia ser longo…

Aos 27, o Deportivo Liberación sub-21 abria o placar. Até que suportamos bem, inclusive era interessante ver o nosso 442 em campo. 2 minutos depois, empatamos no escanteio com falha do goleiro adversário. Eu vibrei mais que todos os 23 torcedores naquele estádio (provavelmente esquecidos do jogo de mais cedo). Aos 52’ novo escanteio a nosso favor: bola bate, rebate e Santiago Rolón vira o jogo. Eu beijava uma foto do Muricy Ramalho agradecendo aos deuses pela sorte no escanteio. Não demorou muito e sofremos o empate, de novo o Coronel maldito. Só que nossa garotada era aguerrida.

Eu me esgoelava na beira do campo, os 23 adeptos gritavam juntos e a casa de apostas estava desesperada. Até que aos 81’, Vázquez e Rolón, dupla de ataque, fizeram 1-2 na entrada da área e o Mr Desodorante acertou um balaço no ângulo. VITÓRIA! A primeira vitória da carreira foi épica: depois com mais calma percebi que o Liberación era 3º lugar e vinha de 5 vitórias seguidas, enquanto nós perdemos as últimas 7. Abracei os meus meninos e dei contrato pro Mr Desodorante, Rolón, pois ele é bom e do nível dos atacantes que tínhamos.

 

1estreiasub21e01e25f50ec48239.png 

 

No dia seguinte, eu já estava preparado para o jogo dos reservas, dei lá minha motivada neles mas não adianta: o clima era de pelada total em ambas as equipes. Até fizemos bom jogo, pressionamos mas o empate foi a tônica do jogo: 1x1.

Até que não era um mal início, 3 jogos com 1 vitória, 1 derrota e 1 empate. Mas o profissional, realmente importante, precisava de ajuda e sem ninguém na comissão técnica eu nem sabia por onde começar. Fiz o que adultos a beira do desespero fazem num momento de pânico: bebi. Assaltei a geladeira do bar do clube (cláusula fundamental no contrato) e fui dormir de porre às 4h da manhã isolado no meu quarto. Ao acordar, vi que no meio daquela loucura solitária na madrugada, eu escrevi de caneta na parede: “No seremos los últimos”. Eu estava realmente muito louco, mas no meio daquela dor de cabeça eu decidi que aquela era a minha promessa pessoal, impedir que o Deportivo Humaitá terminasse na zona de rebaixamento fictícia da 4ª divisão, para isso considerei os 2 últimos lugares, ou seja, pelo menos antepenúltimo a gente seria. Pode parecer fácil, mas empatado no lanterna e com esse time, ganhar pontos é tarefa impossível.

Com isso levantei, afinal, segunda-feira era um novo dia e eu tinha fé que tudo mudaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Peepe disse:

Dei uma pesquisada básica, descobri que nós éramos azarões completos, as apostas pagavam 10.00 pela nossa vitória. O dia prometia ser longo…

Você pode aproveitar pra ganhar um dinheiro por aqui. Mas tome cuidado, que outros já entraram por esse caminho e sempre rola uma máfia por trás.

cito @marciof89 @thyagocda @LC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O caminho até a fama e o dinheiro vai ser longo, ainda mais começando em uma divisão bem inferior e fora dos grandes centros, mas com um pouquinho de paciência o gordinho chega lá. O Paraguai tem uns gordinhos que fizeram sucesso, o Cabanas mesmo destruiu o Flamengo no maraca, bons tempos kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo!

“Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se distingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora.”

Interessante a visão monetária da vida, no FM pelo menos. Mas começar pro bono é de doer.

Quarta divisão paraguai assusta... tomara que de certo...será que vai rolar mala preta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreh68 disse:

Seja bem-vindo!

“Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se distingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora.”

Interessante a visão monetária da vida, no FM pelo menos. Mas começar pro bono é de doer.

Quarta divisão paraguai assusta... tomara que de certo...será que vai rolar mala preta?

Não sei se tu zuou  ou fez um elogio. Vou deixar minha 5ª série de lado para não parecer Bulling.🤣🤣🤣

Seja bem vindo a área @Peepe. Aqui agente comenta, dá pitaco, sacaneia, mas principalmente com respeito.

Quarta divisão do Paraguai? Parabéns. É muito raiz.kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, que buraco você se meteu para ganhar uns trocados. Ainda bem que o treinador tem a motivação de ganhar dinheiro porque vai precisar de muito disso para sair dessa pasmaceira.

No mais, seja bem-vindo cara. Curti a ideia do save e espero que você continue por aqui durante um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo! 

Gostei da ideia do save e espero que leve adiante. Jogar em divisões como a 4 do paraguai as vezes desanima, então espero que a grana incentive. 

A história ta interessante, vamos ver o que mais rola, como já citaram ai, mafia do apito ia ser engraçado. aspoksapokaposkposakopask

Boa sorte mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom de ter ido para a quarta divisão paraguaia, para a sua história, é que pra baixo não vai. Então, qualquer proposta, o gordito vai embora! Quero ver como você vai fazer para reforçar esse time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 28/04/2020 em 23:30, Neynaocai disse:

Você pode aproveitar pra ganhar um dinheiro por aqui. Mas tome cuidado, que outros já entraram por esse caminho e sempre rola uma máfia por trás.

cito @marciof89 @thyagocda @LC

HAHAHAHAHA a história do Márcio eu conheço. Admito que pra um mercenário, apostas são sempre um caminho fácil mas vou tentar manter meu personagem longe disso,.

 

Em 29/04/2020 em 00:32, Henrique M. disse:

Bem-vindo e boa sorte. Quarta divisão paraguaia é para poucos.

Valeu, Henrique! É pra poucos mas é divertida, eu recomendo.

 

Em 29/04/2020 em 09:33, PedroJr14 disse:

O caminho até a fama e o dinheiro vai ser longo, ainda mais começando em uma divisão bem inferior e fora dos grandes centros, mas com um pouquinho de paciência o gordinho chega lá. O Paraguai tem uns gordinhos que fizeram sucesso, o Cabanas mesmo destruiu o Flamengo no maraca, bons tempos kkk

O ditado "de grão em grão a galinha enche o papo" é o lema dessa história. E que saudades daquele Flamengo histórico, Cabañas virou meu ídolo particular naquele dia.

 

Em 29/04/2020 em 10:21, mfeitosa disse:

Seja muito bem-vindo e boa sorte com o save, Pedro!

Como bem falou o Henrique, a quarta divisão do Paraguai é para poucos. 

Muito obrigado!

 

20 horas atrás, Andreh68 disse:

Seja bem-vindo!

“Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se distingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora.”

Interessante a visão monetária da vida, no FM pelo menos. Mas começar pro bono é de doer.

Quarta divisão paraguai assusta... tomara que de certo...será que vai rolar mala preta?

Pois é, André, sempre bom ver tricolores espalhados.

Temos que começar de um lugar, mesmo que ele seja o mais aleatório possível. A Quartona é complicada mas encarar esses desafios é sempre bom.

Saudações Tricolores!

 

19 horas atrás, LC disse:

Não sei se tu zuou  ou fez um elogio. Vou deixar minha 5ª série de lado para não parecer Bulling.🤣🤣🤣

Seja bem vindo a área @Peepe. Aqui agente comenta, dá pitaco, sacaneia, mas principalmente com respeito.

Quarta divisão do Paraguai? Parabéns. É muito raiz.kkkkk

Valeu, LC!! Tem sido ótima a receptividade da galera sobre a história, obrigado mesmo.

E a Quartona é bem feia, mas é o tipo de campeonato que eu assistiria fácil.

 

12 horas atrás, vinny_dp (17x1) disse:

Meu amigo, que buraco você se meteu para ganhar uns trocados. Ainda bem que o treinador tem a motivação de ganhar dinheiro porque vai precisar de muito disso para sair dessa pasmaceira.

No mais, seja bem-vindo cara. Curti a ideia do save e espero que você continue por aqui durante um bom tempo.

Muito obrigado, Vinny! 

Cada um ganha a vida com o que pode, no meu caso é com futebol amador paraguaio.

 

10 horas atrás, Valismaalane disse:

Bem vindo! 

Gostei da ideia do save e espero que leve adiante. Jogar em divisões como a 4 do paraguai as vezes desanima, então espero que a grana incentive. 

A história ta interessante, vamos ver o que mais rola, como já citaram ai, mafia do apito ia ser engraçado. aspoksapokaposkposakopask

Boa sorte mano!

Valeu, cara! 

Em relação a desanimar, acho improvável porque a ideia do save é algo que eu tô acostumado e o fato de estar escrevendo pra cá me anima também. Fica tranquilo que você ainda verá muita coisa sobre busca por dinheiro aqui kkkk

 

4 minutos atrás, Bruno Trink disse:

O bom de ter ido para a quarta divisão paraguaia, para a sua história, é que pra baixo não vai. Então, qualquer proposta, o gordito vai embora! Quero ver como você vai fazer para reforçar esse time.

HAHAHAHA é isso, a vantagem de estar no fundo do poço é que sempre há uma chance de melhora. E assim, eu vou até postar hoje ainda, mas contratar jogador tem sido tarefa impossível, praticamente ninguém aceita jogar em nível tão baixo e os filtros não funcionam muito bem tão abaixo do radar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-humaitab4af40bb6a2072ad.png

Será mesmo que não seremos últimos?

Todos os dias quando acordo e leio a frase “No seremos los últimos” na parede, eu fico um pouco mais choroso. Não que alguém por aqui esteja preocupado, o presidente segue pleno tanto quanto a torcida, mas eu estou muito frustrado com esses meus primeiros 30 dias e os resultados explicam o porquê: 3 derrotas, 2 empates e toda semana o jornal estampa a quantidade de jogos sem ganhar que vai o Humaitá (10 ao todo).

Em um dia embriagado, eu mandei áudio para meu antigo amigo Rivaldo

- Vem pra Mariano, os jornais daqui precisam nos ajudar – e fechei os últimos 3 minutos do áudio cantando música sertaneja paraguaia, em muito sofrimento.

Ele não me respondeu.

 

A grande dificuldade foi, sem dúvidas, contratar jogadores. Fiz um esforço com antigos colegas da vida de jogador, mapeei o mercado e simplesmente ninguém aceitava jogar aqui. A situação era tão crítica que em uma das minhas muito tentativas, encontrei o Raúl Saucedo, zagueirão, 36 anos, bom perfil para gente e ele só aceitou negociar a vaga para comissão de observadores.

- Meu querido, você sabe como a vida é dura quando a gente envelhece. As lesões me mataram e eu quero um pouco de paz e experiência. Tô vendo que você tá mal no mercado, mexendo no elenco, não seria melhor me contratar como olheiro?

- Bom, você é a primeira pessoa que atende minhas ligações. Se tiver disposto a trabalhar de graça e ser meu vizinho de cama, no dormitório aqui do Corumbá Cué, que virou meu apartamento, o Deportivo Humaitá ficará feliz com seu trabalho!

E foi assim que eu e Saucedo fomos atrás de jogadores no mercado.

A primeira atitude pensada por nós foi aproveitar os amadores que vinham jogar sazonalmente, os cinzas. Fechamos 7 contratos. Não eram uma grande opção mas ao menos oferecia certa estabilidade. Minha vida não mudou muito com o Saucedo e ainda era quase impossível encontrar atletas, de modo que nossa busca passou a ser pelos jornais: íamos atrás de notícias de movimentação de clubes do mesmo escalão, víamos quem eles queriam e oferecíamos uma proposta nova pelo cara. Ter contatos no jornal adiantou muito nosso lado.

Toda essa dificuldade teve como resultado: 9 jogadores contratados, praticamente todos na segunda metade do mês. Para piorar, não conseguimos contratar para todas as posições, seguimos com o goleiro que já tínhamos e nos falta um bom centroavante. Apesar disso, hoje já contamos com 22 jogadores no elenco e todos eles presos a nós por um aperto de mão, fora os vinculados dos reservas e da base que estão quebrando um galho. Nenhum que mereça grande destaque mas, em consenso com Saucedo, a gente põe mais fé em José Gonzalez e Iván Paniagua. Infelizmente para meu planejamento, todos eles abaixo dos 25 anos: aquela conversa de deixar o time experiente foi pelo ralo, ninguém mais velho aceitou sequer conversar comigo.

1entradase971ed28a004901d.png

ELENCO ATUAL | NOSSO 4-4-2

Eu reclamei do elenco no início, é verdade, mas não posso negar a vontade dos garotos. Depois do traumático 5x0, eu tive a semana completa e optei por simplificar a vida deles: fui em 2 linhas de 4, pouca liberdade ofensiva pros meus laterais e um jogo baseado no contra-ataque longo. Tentei, em vão, a contratação de atacantes mais rápidos exatamente para encaixar nesse esquema.

1calendario4eac665d92982adb.png

O primeiro jogo da sequência foi simbólico: em 28 minutos, já perdíamos de 2x0. Apesar disso, o desespero da semana anterior não aconteceu, a gente foi organizado dentro do possível e empatou em 6 minutos: Palacíos já começa a se destacar como nosso grande jogador, vezes de meia central, outras vezes de atacante. A segunda partida que brochou totalmente, o Sportivo Colonial era o lanterna à época e venceu o confronto direto. Nós até tentamos, mas Guido Torres fez o gol adversário no rebote de um pênalti inexistente que ele mesmo perdeu. Aquilo foi uma ducha de água fria completa, e naquele momento as paredes começaram a falar comigo: o Deportivo Humaitá era lanterna e cada dia aquela pichação na parede parecia maior.

Apesar de tudo, o 442 deu resultado, ficamos mais competitivos mas ainda faltava aquela frieza vitoriosa. Acontece que nosso time deve ser o pior da competição, tecnicamente nós perdemos muito na defesa e quando o adversário passa do meio campo, eu já olho pra cima e peço a Deus para que o atacante adversário chute pra fora.

As duas últimas partidas foram o grão de esperança, 2 times melhores e partidas que não vencemos porque o futebol é cruel e o atacante deles sabe chutar pra dentro do gol. A partida final, contra o 1 de Marzo foi tão frustrante quanto esperançosa: abrimos 2x0 em 10 minutos, fora de casa, eu já estava louco. Fiquei ainda mais quando, após algumas oportunidades perdidas, o 1 de Marzo chegou ao empate aos 60’. Foi nossa primeira partida com todos os reforços e nosso melhor jogo no mês. Apesar da lanterna, dos 10 jogos sem vencer, da imprensa batendo na gente e da parede falante, eu saio desse mês com um sentimento positivo.

1 DE MARZO 2-2 DEPORTIVO HUMAITÁ | CLASSIFICAÇÃO

E os meus xodós da base? O time de pelada reserva que eu era obrigado a treinar? Mantive o mesmo 442 para ele e fiz os jogos como balão de ensaio: procurei ver as funções mais adequadas para os meias, estudando duplas de ataque funcionais.

Consegui alguma vitória? Não! E as paredes estavam até gozando com a minha cara até nos jogos obscuros do Deportivo Humaitá. Mas para ser justo, eu tava P*** da vida com o presidente que marcava amistosos para os times de pelada nos finais de semana que não tinha campeonato, achando que eu era burro de carga:

- Seu Nandéz, não tem conversa, os caras precisam dessa pelada para abstrair da semana dura que tiveram no trabalho, eles pedem e eu marco jogo. Não deixo você ficar responsável por isso, e acabou.

- Mas eu tô cansado, Michel, eu quero descansar e os caras nunca seguem o que eu peço. Me libera dos jogos então, pelo amor de Deus.

- Ok, quando não tiver campeonato, vai dar uma volta por aí.

Dessa forma, sempre que rolava amistoso, eu ia caçar o que fazer, ate porque os jogadores sabiam onde eu morava e teimavam em me querer no banco. Adotei essa estratégia até durante o campeonato dos reservas, mas fiquem quietos porque o presidente nem pode saber que isso aconteceu. E quem treinou eles? Bem vindos a tática Anarquia: sem treinador, sem poder e os caras se organizaram. Óbvio que não deu certo, e as derrotas se amontoam nas minhas estatísticas, mas eu sigo confiante.

Tanto que, em um final de noite, bêbado com o Saucedo, nós compramos um balde de tinta pela internet. Uma pechincha.

- Nandito, nós vamos pintar essa parede quando sairmos dessa, eu te prometo!!

E abraçados, emocionados e um tanto quanto iludidos, fechamos o mês.

Jogos do Sub-21  |  Jogos dos Reservas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, é uma derrota atrás da outra. Imagino o quão complicado está além de achar jogadores, achar quem queira jogar ai. Também é complicado achar comissão né?

Realmente é um desafio. Mas logo tira isso de letra. Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Valismaalane disse:

Caramba, é uma derrota atrás da outra. Imagino o quão complicado está além de achar jogadores, achar quem queira jogar ai. Também é complicado achar comissão né?

Realmente é um desafio. Mas logo tira isso de letra. Boa sorte na sequencia!

A inexperiência no FM me fez cometer essa burrada, a comissão faz uma diferença absurda. Tudo bem que é muito difícil achar qualquer um , em qualquer cargo, que tope vir mas eu deveria ter insistido mais. Tentei ir só com um olheiro e paguei caro por isso.

Muito obrigado por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Eu não costumo frequentar muito essa área, apesar de gostar da ideia dos saves e de vez em quando ler uma história, mas essa proposta do save é muito bacana. Fora que a história tá top, tô rindo horrores com o Nandéz, um pão-duro de mão cheia, do jeito que eu gosto hahaha

Boa sorte com o save, e seja bem-vindo ao fórum! Se interessar, dê uma passadinha na área de esportes pra ver se algum tópico chama sua atenção, tamo precisando de tricolores por aqui, chega de gremista e flamenguista, pelamor.

Brincadeirinha, gremistas e flamenguistas, amo vocês seus lindos. (A não ser quando ganham do Vaxco, aí eu odeio).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Eu amo o Dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...