Jump to content
Sign in to follow this  
Vitor Jaú

WhatsApp limita reenvio de mensagens a 1 destinatário por vez em meio à crise do novo coronavírus

Recommended Posts

Vitor Jaú

O WhatsApp informou nesta terça-feira (7) que adotou novas medidas para evitar o compartilhamento de informações falsas pela plataforma em meio à pandemia do novo coronavírus. Agora uma mensagem que não foi criada pela pessoa que irá reenviá-la só poderá ser encaminhada para um destinatário por vez.

Por meio de nota divulgada em seu site, o aplicativo informou que também passará a usar a sinalização de setas duplas para indicar que a mensagem recebida não foi criada por quem a enviou.

Whatsapp tem mudança no encaminhamento de mensagens para evitar fake news

"Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez", diz comunicado.

Segundo o WhatsApp, não é ruim que os usuários encaminhem informações úteis, vídeos divertidos, pensamentos ou orações. "Entretanto, temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas."

Redução do limite de reenvio em 2019
Em janeiro de 2019, o WhatsApp já tinha decidido mudar as regras de encaminhamento de mensagens. Na ocasião, caiu para cinco o total de destinatários por vez que poderiam receber uma mensagem encaminhada por alguém que a recebeu de outra pessoa.

"No ano passado, quando criamos o limite de encaminhamento para conter a disseminação de notícias falsas, ajudamos a diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo", diz a nota.

Função 'lupa' em testes
Os usuários da versão beta do aplicativo já podem utilizar uma função que busca oferecer mais informações sobre as mensagens encaminhadas.

Nelas, um ícone de lupa permite que os usuários busquem mais detalhes, notícias ou outras fontes sobre a informação compartilhada, checando assim sua veracidade.

O recurso está atualmente em testes e não tem data para chegar a todos os usuários do WhatsApp.

Fonte

Eu fiquei em dúvida se postava dentro do tópico sobre o Corona, mas acho que dá uma boa discussão sobre a disseminação de fake news. O que acham sobre a atitude do WhatsApp?

Pra mim é uma mistura de gente mal intencionada com um povo despreparado, eu vou usar minha própria mãe de exemplo, pra ela, todo  mal do mundo foi e é causado pelo PT, ela compartilha qualquer informação que tenha relação com o Lula por exemplo, seja verdadeira ou falsa.

Eu amo a "véiinha", mas ela não tem o menor preparo pra enxurrada de informação que temos hoje em dia,  infelizmente. E não tem argumento que faça ela ser mais crítica sobre as postagens.

Sobre o WhatsApp e outras empresas que estão agindo mais firme contra as fake news e desinformação, estão mais que certas em fazer isso. Mas mesmo assim eu me desanimo cada vez mais em ver as pessoas lutando contra a ciência e os fatos concretos, por exemplo. É foda!

OBS: Caso a moderação ache que o tópico não é o mais correto, podem mesclar ao tópico sobre o Corona sem problemas e me desculpem se for esse o caso.

Edited by Vitor Jaú

ZMB

Cara, sei lá.

Isso dificulta a manifestação do sintoma, mas não acaba com a doença (ignorância).

Ajudar, até ajuda. Mas não resolve.

Vitor Jaú
9 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Cara, sei lá.

Isso dificulta a manifestação do sintoma, mas não acaba com a doença (ignorância).

Ajudar, até ajuda. Mas não resolve.

Verdade, mas pelo menos "voltamos uma casa", como até um tempo atrás onde as pessoas eram (e ainda são) escrotas mas não disseminavam tanta desinformação, se é que tem jeito de voltar perto do que era, acho que nem rola. Questão de ignorância especialmente aqui no BR, sei lá se estaremos vivos pra ver isso melhorar...

Edited by Vitor Jaú

Lowko é Powko
1 hora atrás, Vitor Jaú disse:

Pra mim é uma mistura de gente mal intencionada com um povo despreparado, eu vou usar minha própria mãe de exemplo, pra ela, todo  mal do mundo foi e é causado pelo PT, ela compartilha qualquer informação que tenha relação com o Lula por exemplo, seja verdadeira ou falsa.

Idem, mas talvez minha mãe vá ainda mais longe. Esses dias recebi um áudio de quase 10 minutos de um cara falando sobre o vírusm a nova ordem mundial, a cabala negra (???), a China, a Rússia, entre outras coisas. É simplesmente surreal.

LucasGuitar
Agora, Lowko é Powko disse:

Idem, mas talvez minha mãe vá ainda mais longe. Esses dias recebi um áudio de quase 10 minutos de um cara falando sobre o vírusm a nova ordem mundial, a cabala negra (???), a China, a Rússia, entre outras coisas. É simplesmente surreal.

Essa semana, um conhecido meu postou que "o Corona é uma invenção da esquerda comunista que quer tirar o presidente do governo"...

Lowko é Powko
1 minuto atrás, LucasGuitar disse:

Essa semana, um conhecido meu postou que "o Corona é uma invenção da esquerda comunista que quer tirar o presidente do governo"...

A esquerda nunca teve tanto sucesso.

Thiago

Isso era pra ter sido antes das eleições ou durante. Tarde demais.

Henrique M.

Só vai adicionar mais trabalho ao processo, não vão parar de encaminhar fake news por conta disso.

Aleef

n muda nada.

o cara entra na galeria e manda img  e a putaria continua.

fora que tbm tem o lance do twitter e facebook.

Dinheiro Tardelli

Resolve? Não. Mas pelo menos caminho num sentido de contenção de danos. Gostei da postura do zip zop.

Vitor Jaú
11 horas atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Resolve? Não. Mas pelo menos caminho num sentido de contenção de danos. Gostei da postura do zip zop.

Exato, é o que penso.

Como disseram acima, "fake news" virou um ramo de atividade. 🤷🏼‍♂️

Parar tudo não rola, o que as empresas tem que fazer é achar um jeito de frear a disseminação.

Léo R.
38 minutos atrás, Vitor Jaú disse:

Exato, é o que penso.

Como disseram acima, "fake news" virou um ramo de atividade. 🤷🏼‍♂️

Parar tudo não rola, o que as empresas tem que fazer é achar um jeito de frear a disseminação.

É bem difícil, tecnicamente falando. Tem que achar um padrão no envio das mensagens sem verificar o conteúdo dela (questão de privacidade de dados, em teoria eles não podem ver o conteúdo). O mais óbvio, nesse caso, é uma pessoa encaminhar a mensagem para vários grupos/pessoas de uma vez só. O que eles querem fazer limitando o número de encaminhamentos (além de dificultar a disseminação), utilizando as vozes da minha cabeça como fonte, é tentar, no futuro, é "monitorar" quem repete essa mesma ação de encaminhar mensagens em um curto espaço de tempo. Assim, você consegue, através de verificações na execução do app, "detectar" bots programados para tal e também quem faz isso.

Quando eu falo monitorar e detectar, é fazer isso sem olhar os logs, é com um padrão que uma heurística local consegue "identificar". Com certeza não é algo que vai acabar com esse problema, mas pode ajudar a diminuir a propagação. Pode afetar também quem utiliza os mecanismos do whatsapp para trabalhar.

Edited by Léo R.

F J

É pouco

tinha que ter um questionario mostrava 50 noticias, vidoes etc e tem que falar qual é fake qual nao é, se nao acerta 70% é suspenso e tem a chance de tentar 3 meses depois

Head Coche Z

Os usuários poderiam reportar mensagens encaminhadas, e mensagens autênticas, escritas pelos interlocutores, não.

Mas é fácil burlar o encaminhamento. É só clicar em 'compartilhar' que o usuário consegue tirar a tarja de 'Encaminhado'.

Lowko é Powko

Já aprenderam a driblar. É algum tipo de lista barra grupo no whats que dá pra mandar pra um monte de gente.