Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Soy Loco Por Ti América


mfeitosa

Posts Recomendados

Superou bem os desfalques, aliás, nem sentiu falta deles, o time sobrou nesse acesso. 

Vamos ver o que nos reserva a próxima temporada numa divisão que exigirá um bom planejamento. Creio que tenha uma base no qual ajudará na temporada, você vê assim? Ou acha que terá que buscar muitos titulares usando a criatividade, já que o dinheiro tá curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 364
  • Criado
  • Última resposta
  • Vice-Presidente

Parabéns pela conquista, principalmente considerando os desfalques. O objetivo foi conquistado, agora é evitar que a crise financeira impeça a equipe de ficar na nova divisão no ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2020 em 11:05, LC disse:

Parabéns pelo acesso. Uma pergunta: A direção está preocupada com as exibições do Luis Felipe. Ele está jogando tão mal assim?

Vinha quebrando a bola mesmo! Tanto que evitei de utilizá-lo ao máximo nessa reta final de competição. Preferi deslocar o Sepúlveda para a ponta-direita e joguei o Soto como centroavante. O time rendeu muito mais assim, vide o que fez nesses playoffs. Valeu, LC!

Em 22/03/2020 em 11:42, Andreh68 disse:

Parabéns. Definitivamente , derrubar o general foi fundamental na  conquista, mas tb não deu nenhum mole com os outros adversários.

Bom q apesar dos desfalques quem entrava segurava o Rojão. 

Essa paura é um dos grandes desafios de equipes pequenas. Boa Sorte

Sim, o Fernández Vial pegou no tranco nesses playoffs e não deu chances pra ninguém. Eu sinceramente achava que não conseguiríamos subir nessa temporada, mas a vitória sobre o General Velásquez me fez mudar de opinião. Valeu, André!

Em 22/03/2020 em 17:57, ggpofm disse:

Aproveitando o título do post ia fazer uma piadinha com patentes militares, mas preferi deixar de lado.

Minha aposta não deu certo. 😉

Grande fase final do Vial fez. Invicto e com pouquíssimos gols sofridos. Fez uma campanha invicta e de forma antecipada conquistou o título e a promoção. A equipe conseguiu superar os desfalques e agora vai enfrentar novos desafios na próxima temporada. Parabéns.

Agora fiquei curioso por saber qual seria essa piadinha? 😆

A equipe foi completamente outra nesses playoffs. Assim como respondi acima para o André, eu tinha a clara impressão de que não subiríamos. Para mim, o General Velásquez seria a equipe promovida. Mas a equipe encaixou muito bem e deslanchou na hora certa. Posso dizer que "ganhei" uma temporada no save, pois não pretendia sair do Vial antes de tirá-lo, pelo menos, do terceiro escalão chileno. Valeu, GG!

Em 23/03/2020 em 13:24, Valismaalane disse:

Promoção perfeita! Invicto, desbancou todos os clubes que poderia ameaça-lo. Vem uma semana de trabalho menos estressante. Boa sorte na próxima temporada!

Obrigado, amigo! Próxima temporada promete para o Fernández Vial. Estou ansioso por começar!

20 horas atrás, Jirimias disse:

Superou bem os desfalques, aliás, nem sentiu falta deles, o time sobrou nesse acesso. 

Vamos ver o que nos reserva a próxima temporada numa divisão que exigirá um bom planejamento. Creio que tenha uma base no qual ajudará na temporada, você vê assim? Ou acha que terá que buscar muitos titulares usando a criatividade, já que o dinheiro tá curto?

É realmente mais justo dizer que não sentimos faltas dos desfalques. Até eu me impressionei com a forma que a equipe reagiu nos playoffs. Não esperava tanto!

Como já tenho o costume de comandar equipes de divisões inferiores, eu preciso admitir que já tenho um "roteiro" por seguir após uma promoção. O que eu gosto de fazer é basicamente manter todos os titulares da temporada anterior e montar um "segundo time" do mesmo nível desses remanescentes, se possível, incluindo algumas peças de nível superior. Essa é uma parâmetro que eu encontro de não "esfolar" as finanças do clube e ainda assim montar uma equipe competitiva. Valeu, Jiri!

20 horas atrás, Henrique M. disse:

Parabéns pela conquista, principalmente considerando os desfalques. O objetivo foi conquistado, agora é evitar que a crise financeira impeça a equipe de ficar na nova divisão no ano que vem.

Valeu, Henrique! É muito difícil se adaptar à dinâmica das finanças dos clubes pequenos. Por mais que a gente tenha cuidado com certos aspectos, como seria a folha salarial, a tendência é sempre afundar o balanço até encontrar um lugar ao Sol, na divisão de topo do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DIARIOCONCEPCION.pnglinha.pngdebandada.png

harbpinilla.png

A chegada a uma nova divisão faz com que muitos clubes decidam por reformular radicalmente seus elencos a fim de suportar a prenunciada mudança de nível técnico. O recém-promovido Fernández Vial seguiu tal mandamento à risca e acabou por provocar uma verdadeira debandada em seu plantel com a saída de treze jogadores.

Todavia, alguns nomes da lista de dispensas chamam atenção. O meia-atacante Kevin Harbottle, um dos destaques da equipe em 2019, não teve seu vínculo renovado junto ao "Almirante" em razão de 80% dos seus direitos estarem atrelados a um empresário. Apesar do interesse por adquirir o passe do jogador, o clube aurinegro não pôde concretizar a transação em função de sua frágil condição financeira.

Outros três titulares também figuram nessa lista. O ponta Luis Felipe Pinilla chegou ao clube com status de estrela, mas decepcionou com exibições irregulares e pouco inspiradas. Já o zagueiro Jeriberth Carrasco e o lateral-esquerdo Miguel Binimelis podem ser considerados perdas importantes. A renovação de Carrasco esbarrou na alta pedida salarial do jogador e Binimelis foi chamado de volta ao Universidad de Chile.

thin-1584-signature-sign-16.png Por: Carlos Campos (Diario Concepción)

DIARIOCONCEPCION.png
linha.pngNOTIZIE-diario.png

Rápido no mercado, o Fernández Vial precisou de apenas um mês para reformular seu elenco para as disputas da Primera División B. Foram treze contratações, em clara compensação ao número de saídas anunciadas na virada do ano.

Entre os novos contratados, os veteranos se destacam. A iniciar por Luis Pedro Figueroa, jogador com vasta experiência acumulada por passagens por Colo-Colo, Universidad de Chile, Palmeiras, seleção chilena, e muitas outras equipes. Seu último clube foi o Coquimbo Unido, da Primera División, onde não encontrou espaço. Prestes a completar 37 anos, Figueroa chega ao Fernández Vial com data marcada para sua aposentadoria, prevista para o final da temporada.

figueroa.png

Por outro lado, os aurinegros também trouxeram uma opção mais jovem com capacidade de exercer as mesmas funções de Figueroa. Trata-se de Matías Fernández, jogador de 24 anos revelado pelo Santiago Wanderers. Fernández possui características semelhantes às de Figueroa, no início de sua carreira, podendo atuar em qualquer posição pelo flanco direito

Para ocupar a vaga deixada por Kevin Harbottle, o "Almirante" apostou na contratação do experiente José Huentelaf, de 31 anos, que esteve no Deportes Melipilla, onde marcou 6 gols e fez duas assistências na Primera B 2019. Huentelaf chega como figura de destaque ao elenco vialino. 

huentelaf.png

Com a mesma idade, o lateral-esquerdo Fernando Lazcano chega para cobrir as lesões de outros dois jogadores contratados para posição, Mario Larenas e o colombiano Yonatan Murillo, que perderá a temporada quase inteira em razão de uma fratura.

Fecham a lista de reforços: o goleiro Dilan Nicoletti, o zagueiro Franco Bechtholdt, os volantes Álvaro Césped e William Alarcón (por empréstimo), e os pontas Luciano Guaycochea, Felipe Escobar e Pedro Campos (por empréstimo).

thin-1584-signature-sign-16.png Por: Carlos Campos (Diario Concepción)

DIARIOCONCEPCION.png
linha.png
sanhueza.png

SANHUEZA.png

A chegada de novos reforços ao Fernández Vial parece ter agradado e muito o técnico Arturo Sanhueza. Em sua última coletiva, antes da estreia na Primera División B, o treinador aurinegro demonstrou muita confiança e prevê um ano bastante positivo para o Almirante. 

"Rebaixamento? Sem chances. Não cairemos. Conseguimos atrair ótimos valores para o clube e podemos bater de frente com a maioria das equipes da divisão. Meu objetivo pessoal é classificar o Fernández Vial para os playoffs, ainda nessa temporada. Temos totais condições de brigar por isto e não vejo motivo para considerar o contrário. Seria uma grande decepção para mim", declarou Sanhueza.

Apesar do entusiasmo de Sanhueza, a diretoria do Fernández Vial tem mantido uma postura mais comedida. "Seria ótimo chegar aos playoffs, mas temos que ter os pés no chão. Nossa preocupação e maior objetivo em 2020 é não cair. Todos sabem o quanto batalhamos para retornar à Primera B", disse Sergio Rebolledo, vice-presidente do clube.

thin-1584-signature-sign-16.png Por: Carlos Campos (Diario Concepción)

linha.png
pointer_go_next-16.png PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO: O início da Temporada 2020.
linha.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, roteiro e gráficos dignos de Oscar, e não vou deixar de mencionar isso sempre, pois já disse em meus saves que você é um dos que me inspiram a evoluir.

No mais, um planejamento muito bem feito da parte do Sanhueza resultou num desempenho bem acima do esperado, culminando no acesso.

Minhas perguntas são: quais as suas expectativas para a Primera B ? O seu novo elenco foi montado para a permanência somente, ou diante desse sucesso pretende ir mais além com um novo acesso e até uma disputa pelo título ?

Deus continue te abençoando e sucesso na próxima temporada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AlexVivas disse:

Como sempre, roteiro e gráficos dignos de Oscar, e não vou deixar de mencionar isso sempre, pois já disse em meus saves que você é um dos que me inspiram a evoluir.

No mais, um planejamento muito bem feito da parte do Sanhueza resultou num desempenho bem acima do esperado, culminando no acesso.

Minhas perguntas são: quais as suas expectativas para a Primera B ? O seu novo elenco foi montado para a permanência somente, ou diante desse sucesso pretende ir mais além com um novo acesso e até uma disputa pelo título ?

Deus continue te abençoando e sucesso na próxima temporada !

Opa Alex, muito obrigado pelos elogios e apoio de sempre! Fico feliz que essas postagens possam servir de inspiração para você! 

Quanto à ultima temporada, desde o início que sabia que tinha em mãos uma equipe forte o suficiente para subir, mas a fase regulamentar mostrou que eu teria pelo menos dois grandes adversários, o Dep. Recoleta e o Gen. Velásquez. Cheguei aos playoffs com a clara impressão de que o Gen. Velásquez subiria com folgas, mas o jogo virou pro nosso lado. Levamos e melhor nos confrontos diretos e alcançamos a promoção. 

Respondendo às perguntas, eu diria que temos condições novamente de alcançar os playoffs. O acesso já acho bem improvável. Darei-me por (muitíssimo) satisfeito em alcançar os playoffs e vou me esforçar pra isso. Acredito até que as previsões da imprensa estão bem infladas para o nosso lado. Colocar o Fernández Vial à frente do Cobreloa, por exemplo. Não vejo tanto sentido nisso.

Quanto iniciei a montagem do elenco para 2020, eu estava pensando unicamente na permanência. Mas quando concluí o processo e fui comparar o plantel com as demais equipes da divisão, percebi que estávamos além de uma "briga pelo rebaixamento" e não seria honesto dizer que não passaríamos desse patamar. Afinal, apenas uma equipe cai. Precisaremos fazer uma campanha extremamente desastrosa para alcançar a proeza do rebaixamento. Acredito que não vem ao caso.

Abraço! Que Deus lhe abençoe! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Você realmente acha que uma equipe recém-promovida vai ter vida fácil assim? Quanta confiança, espero que você esteja errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Você realmente acha que uma equipe recém-promovida vai ter vida fácil assim? Quanta confiança, espero que você esteja errado.

Não é bem isso, amigo Henrique. Eu apenas considerei as expectativas da imprensa (7º) e montei uma matéria com base nessa suposição, entende? Penso que eu não seria justo em afirmar que brigaremos para não cair, quando o FM aponta justamente o contrário.

Também fiquei surpreendido em ver o Fernández Vial ser colocado numa posição tão confortável na Primera B. Vamos esperar os jogos e ver no que tudo isso vai dar. 

Valeu, Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, fez dispensa e contratações para a temporada que se inicia, mas qual tática pretende usar? Esses novos jogadores se encaixam na antiga tática ou vai ter que mudar a formação tática para favorece-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, LC disse:

Ok, fez dispensa e contratações para a temporada que se inicia, mas qual tática pretende usar? Esses novos jogadores se encaixam na antiga tática ou vai ter que mudar a formação tática para favorece-los?

É algo que abordarei com mais calma na próxima atualização. A janela de transferência foi tão movimentada que resolvi dividir algumas informações, caso contrário a postagem ficaria gigantesca, pois gosto de passar o máximo de informações possível. 

Mas, sim, sempre contrato jogadores em proveito às táticas que já estão em uso. Em teoria, não seria necessário realizar nenhum grande ajuste na formação, pois os jogadores que chegaram possuem as características necessárias para realizar tais funções. Mesmo assim, perdi profundidade em alguns setores, o que é impressionante. Fazia tempo que não sabia o que era ter que contratar tanta gente e, mesmo assim, saber que ainda falta algo. 

Valeu, LC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdi foi é atualização. hahahaha

Já subiu (mandando bem nos playoffs) e agora chega à Primera B com gana e sede de já pegar o elevador de novo. Se vai conseguir isso eu não sei (e nem acredito muito) mas é importante ter confiança. Gostei da contratação do Figueroa, vai somar bem nesse elenco reformulado, só torcer para a equipe entrosar rápido.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, marciof89 disse:

Perdi foi é atualização. hahahaha

Já subiu (mandando bem nos playoffs) e agora chega à Primera B com gana e sede de já pegar o elevador de novo. Se vai conseguir isso eu não sei (e nem acredito muito) mas é importante ter confiança. Gostei da contratação do Figueroa, vai somar bem nesse elenco reformulado, só torcer para a equipe entrosar rápido.

Boa sorte!

Não é pra menos! Essa quarentena me fez jogar mais FM do que o normal. Hahaha!! E já já tem mais atualização.

Mas acho que deu pra ter uma noção do que se passou, mesmo olhando por cima. Fomos bem demais nos playoffs de acesso e chegamos à Primera B num nível além do esperado. Mesmo assim, estou contigo e acho que não dá pra subir. Meu objetivo pessoal é colocar o Vial nos playoffs, muito em razão da previsão da imprensa. O que vier depois é lucro. 

Figueroa é um jogador bem versátil e ainda tem muita qualidade para render no segundo escalação do futebol chileno. Vai ser muito útil!

Valeu, Marcio!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-fvial.pngfvial2020.png

primerab.png

0110.png

Apesar do placar magro, a boa exibição na primeira rodada da Primera B, contra o Barnechea, parecia confirmar a tese de que o Fernández Vial já chegou pronto para brigar pelos playoffs. Até mesmo a derrota na rodada seguinte, diante do Rangers de Talca, parecia confirmar isso. Afinal, a equipe jogou muito bem, né? 

Era o que parecia, mas aquelas duas boas exibições logo se transformariam numa série de seis jogos com resultados, no geral, bastante ruins. Fazendo um recorte entre a 2ª e a 7ª rodada, é preocupante ver como a equipe perdeu quatro partidas, sendo goleado na última delas, o que nos deixou momentaneamente a um ponto da lanterna. 

huachipato.png

Mas a reação veio ainda no primeiro terço da competição e da forma mais inesperada possível, com uma goleada sobre o Huachipato, então líder e grande favorito ao título. Para isso, precisei sair da zona de conforto para buscar novas alternativas de jogo para a equipe.

Spoiler

RESUMO.png

VITORIA.png (C) 1 a 0 Barnechea (1ª rodada)

Fizemos uma estreia bastante sólida, onde sufocamos o adversário em seu campo de defesa, desde o primeiro minuto. O veterano Figueroa (8.7) iniciou o jogo na ponta-direita e marcou o gol da vitória aos 17'. Para a segunda etapa, recuei Figueroa para a lateral-direita e testei Matías Fernández (6.8) pela primeira vez.

DERROTA.png (F) 1 a 2 Rangers de Talca (2ª rodada)

Mais uma partida de amplo domíno do "El Vial", mas com final decepcionante. Sofremos um gol bem cedo e empatamos rapidamente com Figueroa (7.5), aos 8'. Seguimos pressionando e chegamos a mandar duas bolas na trave. Aos 82', tivemos o azar de sofrer mais um gol, em outro lampejo do adversário.

EMPATE.png (C) 1 a 1 Deportes Puerto Montt (3ª rodada)

Dando sequência ao que ocorreu contra o Rangers, voltamos a vacilar em lances-chave da partida. Sofremos um gol aos 10' e empatamos em seguida com Alarcón (8.3). Nosso ataque falhou bastante e as alterações não surtiram o efeito esperado. Huentelaf (6.3) decepcionou pela terceira rodada seguida.

DERROTA.png (F) 0 a 1 Deportes Santa Cruz (4ª rodada)

Partida bastante equilibrada diante do Deportes Santa Cruz, onde um lance de bola parada decidiu seu desfecho. Aos 39', a bola foi alçada em nossa área após cobrança de falta e Arenas subiu mais que todo mundo, decretando mais uma derrota para os vialinos.

VITORIA.png (C) 1 a 0 Deportes Valdivia (5ª rodada)

Contra a atual equipe de Kevin Harbottle, então lanterna da competição, sofremos bastante para garantir a vitória. Tivemos amplo domínio da partida, mas se não fosse o penâlti convertido por Figueroa (6.9), aos 93', o Fernández Vial amargaria mais um resultado negativo.

DERROTA.png (F) 1 a 2 Deportivo Ñublense (6ª rodada)

Com os desfalques de Alarcón (Chile Sub-20) e Campos (Cuba), convocados para suas seleções, reencontramos a equipe que nos eliminou na Copa Chile de 2019. E o resultado não foi diferente. Voltamos a perder para os "Diablos Rojos", mesmo jogando no mesmo nível. O gol do Fernández Vial foi marcado por Figueroa (6.9), novamente de pênalti.

DERROTA.png (C) 1 a 4 Unión San Felipe (7ª rodada)

Aqui a coisa desandou de vez. Fiz mudanças táticas, tentando ajustar a forma de jogar do Fernández Vial ao que vinha percebendo nas outras equipes da divisão, mas o resultado foi desastroso. Derrota pesada, mas que serviria para abrir os meus olhos, definitivamente. Alarcón (7.0) fez o gol de honra do "Almirante".

VITORIA.png (F) 3 a 0 Huachipato (8ª rodada)

A perspectiva era a pior possível para enfrentar o então líder da competição, mas reagimos de forma inacreditável. Alinhado num 3-1-4-2, o Fernández Vial esteve mais seguro do que nunca e deu um baile no Huachipato, com gols de Fernández (8.2), Huentelaf (8.0) e Alarcón (7.6), todos ainda nos primeiros 30 minutos de jogo. Foi ótimo ver Matías Fernández e José Huentelaf finalmente desencantarem com a camisa aurinegra.

VITORIA.png (F) 2 a 1 Deportes Magallanes (9ª rodada)

O gol sofrido aos 10' veio como um assombro. Depois de uma exibição tão poderosa contra o Huachipato, parecia mesmo que voltaríamos às derrotas. E que sufoco tomamos. Mas felizmente pudemos contar com toda a inspiração de Fernández (8.5), que fez as assistências para os gols de Pacheco (8.3) e Huentelaf (7.6), garantindo uma virada heroica para o "El Vial".

VITORIA.png (C) 2 a 0 Deportes Temuco (10ª rodada) youtube.png VER GOLS

Com moral em alta, Matías Fernández (8.8) comandou mais uma vitória do Vial, com dois golaços, sendo o segundo deles "de placa". Aos 66', Fernández arrancou com a bola pela direita, ainda na linha de meio-campo, livrou-se de dois marcadores, entrou na área e chutou colocado, no contrapé do goleiro. Uma pintura!

CLASS.png

Após o susto de chegar próximo à lanterna da Primera B, conseguimos emplacar uma boa sequência com três vitórias e alcançamos a 7ª colocação, situação que nos coloca na prevista briga pela zona dos playoffs.

Lembrando que a expectativa da diretoria é apenas de evitar o rebaixamento, enquanto a previsão da imprensa desde o início nos colocou na exata posição que estamos.

class-01.png
class-02.png

Na liderança, temos três equipes com campanhas idênticas, o que representa bem o equilíbrio que tem sido a competição neste primeiro terço da fase regulamentar. Ainda restam vinte rodadas e muita coisa pode acontecer.

copachile.png

SORTEIO.png

Como expliquei numa das postagens da última temporada, a Primeira Eliminatória da Copa Chile conta apenas com equipes da Primera B (1DB), Segunda División (D2) e Tercera División A (3ªA).

O sorteio nos colocou diante do Lautaro de Buin, equipe que conhecemos bem e enfrentamos quatro vezes em 2019, contabilizando duas vitórias para o "El Vial" e dois empates. 

SORTEIO-01.png
SORTEIO-02.png

A expectativa da diretoria em relação à Copa Chile permanece como na temporada passada, ou seja, alcançar a Segunda Eliminatória, objetivo que falhamos em 2019. De momento, não pretendo priorizar essa competição e, se possível, escalarei todos os reservas para encarar o Lautaro de Buin. 

DESEMPENHO.png

TEXTO.png

O veterano Luis Pedro Figueroa (6.99) foi a válvula de escape dos aurinegros até a sétima rodada da Primera B, período em que marcou quase todos os gols da equipe. Enquanto isso, o meia-atacante Huentelaf parecia ser a contratação mais equivocada de todos os tempos.

Após a goleada sofrida para o Unión San Felipe, a estrela de Matías Fernández (7.22) finalmente começou a aparecer. Fernández aproveitou o desgaste físico de Figueroa e assumiu de vez a titularidade no "Almirante" com espetaculares atuações nas últimas três rodadas. Até então, ele vinha sendo sacrificado na lateral-direita, como forma de privilegiar a fase goleadora de Figueroa. 

elenco-01.pngelenco-02.png

A boa forma de Fernández também fez José Huentelaf (6.82) desencantar com a camisa do "El Vial". Assim, vieram seus dois primeiros gols e, ao que tudo indica, vem mais por aí. É o que espero.

Além dos três supracitados, não podemos deixar de destacar a regularidade e garra de Álvaro Césped (7.40), que tem realizado muito bem a função outrora ocupada por Gerson Valle. Quem lembra da última temporada, sabe o quanto Valle foi importante. Agora, o bastão foi passado para Césped.

Por fim, Luis Pacheco (7.13) começa a dar indícios de que pode voltar a ser "aquele cara" do Fernández Vial, assim como aconteceu na temporada 2019.

tatico.png

3142.png

Na última temporada, o Fernández Vial quase sempre atuou num 4-1-2-3, com mentalidade "positiva", onde os ajustes sempre eram muito pontuais, ou alterando a função de algum jogador específico, ou alternando o estilo tático entre "tiki-taka" e "gegenpressing". Até então, eu não havia arriscado criar nada (personalizado).

Encerramos o ano de 2019 com um ótimo resultado utilizando o "tiki-taka" e essa foi a formação que escolhi para iniciar os trabalhos na temporada 2020. No entanto, não demorei tanto para perceber que aquilo não estava funcionando. Não da forma como deveria.

Também percebi que a maioria das equipes da Primera B vinha utilizando esquemas sem os adorados "pontas-avançados", optando por jogar em linhas simples (ex: 4-4-2, 4-5-1 ou 4-3-3), o que não me agrada, mas estava funcionando (contra mim). Decidido a abandonar o antigo esquema, testei inicialmente um 4-4-2 assimétrico contra o Unión San Felipe, que foi um desastre defensivo. Mas havia algo ali.

Com o esboço das mudanças que havia feito durante aquela partida, cheguei a um 3-1-4-2 que me agradou muito. Vi que uma forma eficiente de atuar com três zagueiros é manter dois deles "abertos" (adicionando a instrução individual), enquanto o defensor mais centralizado permanece com a função de "cobrir", ainda podendo contar com a proteção do volante, que por enquanto tenho mantido como um construtor de jogo recuado, em razão do bom rendimento de Césped na função.

352-2020-01.png352-2020-02.png

Na meia, mantive o mezzala, que tenho utilizado desde o início do save, ao lado de um "médio área-a-área", enquanto deixo os dois extremos livres para receber a bola e atacar. Campos e Fernández possuem boa velocidade, o que nos faz chegar à área adversária com muita rapidez e perigo, mesmo vindo muito de trás.

No ataque, ter alguém ao lado de Huentelaf tem feito toda a diferença. Enquanto ele jogava mais isolado, necessitando basicamente dos pontas para lhe entregar a bola, a coisa estava bem feia. 

quali.png

NACIONALAB.png

O último semestre foi bastante produtivo para Arturo Sanhueza, que conseguiu concluir os cursos para a Licença Nacional B e Licença Nacional A. Os atributos de Sanhueza tiveram uma considerável evolução, onde o atributo de "Nível de Disciplina" atingiu seu máximo. Se tiver curiosidade, aconselho ver com calma o GIF abaixo, onde mostro toda a evolução de Sanhueza.

EVOLUCAO-SANHUEZA.gif

Agora iniciaremos o curso para aquisição da Licença Continental C, que será meu último no Fernández Vial. Sanheuza está evoluindo muito rápido e isso pode ser prejudicial para o futuro do save.

linha.png
pointer_go_next-16.png PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO: Continuação da Primera División B e o início da Copa Chile.
linha.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, reagiu bem as mudanças do tipo de jogo dos adversários. QUando jogava com 3 zagueiros e sem extremos fazia o mesmo com as intruções individuais, e dependendo dos adversários ajustava algo com instruções de marcação homem a homem.

Depois de uma rateada inicial, melhorou e está numa posição de atingir as expectativas e de até lutar por algo melhor. 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante que no início usou a 4-1-2-3, mas tanto o volante(Césped),como os alas, sendo apoiadores. Talvez fosse mais eficaz se usasse dois laterais defensores e o volante como recuperador d ebola defensivo. Vida que segue e ainda bem que mudou e isso foi fundamental, até agora, na 7ª posição e a 2 pontos do Curicó Unido( No meu save é um time muito chato). Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois tu dizes que eu jogo rápido, Marcelo, hehehe. Alguns dias e perdi várias atualizações, já estando no meio da até agora boa segunda temporada. Gostei do esquema tático novo, pois sou adepto da linha de 3, apesar de não conseguir fazê-la funcionar desde o FM17. Acho que vai conseguir pelo menos o playoff, e é daqueles "achos' com 90% ou mais de certeza, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou do time que pensava que, após o encerramento do último save, você não voltaria tão cedo. Que bom que nos enganamos.

Ano passado fiz um save com a proposta de passar por todos os 10 países da Conmebol e cheguei a treinar na Venezuela e Bolívia, antes de perder o save. Acho que a sua premissa é boa, principalmente ao não se exigir tanto. Acho que o top 10 quadro de honra como objetivo está de bom tamanho e as restrições serviram de norte e não como impeditivos. 

O desempenho no Fernández Vial é bom, com um acesso logo de cara e um desempenho estável na segunda divisão. Acredito que essa segunda parte da temporada irá reservar um final feliz. 

Boa sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2020 em 00:36, Andreh68 disse:

Muito bem, reagiu bem as mudanças do tipo de jogo dos adversários. QUando jogava com 3 zagueiros e sem extremos fazia o mesmo com as intruções individuais, e dependendo dos adversários ajustava algo com instruções de marcação homem a homem.

Depois de uma rateada inicial, melhorou e está numa posição de atingir as expectativas e de até lutar por algo melhor. 

Boa sorte

Precisei pesquisar para saber a melhor forma de utilizar esses três zagueiros e tive a sorte de puder testar os ajustes com a tática já funcionando muito bem desde o início, caso contrário, teria abandonado e insistido no 4-1-2-3. Acabei pegando gosto pela nova formação e pretendo utilizá-la pelo decorrer do save. 

Valeu, André!

Em 28/03/2020 em 13:10, LC disse:

Interessante que no início usou a 4-1-2-3, mas tanto o volante(Césped),como os alas, sendo apoiadores. Talvez fosse mais eficaz se usasse dois laterais defensores e o volante como recuperador d ebola defensivo. Vida que segue e ainda bem que mudou e isso foi fundamental, até agora, na 7ª posição e a 2 pontos do Curicó Unido( No meu save é um time muito chato). Boa sorte na sequência.

Pois é, as laterais vinham sendo um problema nessa temporada. Não a toa, contratei três laterais-esquerdos. Em contraponto, não consegui trazer nenhum lateral-direito, de ofício. O Matías Fernández é um "médio-ala", assim como o Figueroa. Não gostei nenhum pouco deles como laterais.

O Curicó Unido é realmente um time chato e vem bem por aqui, mas não deram muita sorte contra o Fernández Vial (spoiler).

Valeu, LC!

Em 28/03/2020 em 16:01, Luiz | 🇦🇩 🇦🇷 disse:

Depois tu dizes que eu jogo rápido, Marcelo, hehehe. Alguns dias e perdi várias atualizações, já estando no meio da até agora boa segunda temporada. Gostei do esquema tático novo, pois sou adepto da linha de 3, apesar de não conseguir fazê-la funcionar desde o FM17. Acho que vai conseguir pelo menos o playoff, e é daqueles "achos' com 90% ou mais de certeza, hehehe.

É o efeito da quarentena em nossas vidas! Hahaha! Tenho postado bastante, mas os avanços dentro do save contemplam períodos não tão longos.

Acho que o grande segredo de fazer a linha de três funcionar, é deixar os zagueiros das pontas com "manter-se abertos". Isso compensa demais a falta dos laterais, até mesmo na saída de bola. 

Vamos em frente! Valeu, Lucho!

Em 29/03/2020 em 14:15, vinny_dp disse:

Sou do time que pensava que, após o encerramento do último save, você não voltaria tão cedo. Que bom que nos enganamos.

Ano passado fiz um save com a proposta de passar por todos os 10 países da Conmebol e cheguei a treinar na Venezuela e Bolívia, antes de perder o save. Acho que a sua premissa é boa, principalmente ao não se exigir tanto. Acho que o top 10 quadro de honra como objetivo está de bom tamanho e as restrições serviram de norte e não como impeditivos. 

O desempenho no Fernández Vial é bom, com um acesso logo de cara e um desempenho estável na segunda divisão. Acredito que essa segunda parte da temporada irá reservar um final feliz. 

Boa sorte. 

A tendência era essa mesmo e faltou pouquíssimo para que esse save não acontecesse. Insisti na ideia e até agora tem funcionado bem, sem problemas técnicos.

Cara, acho que lembro do seu save. Você jogava com o Caracas? Citei esse save em algum dos comentários por aqui, justamente pelos problemas que teve, mas não consegui lembrar quem o havia criado. É uma pena perder um save. Já aconteceu comigo, mas sou teimoso. 

Pois é, a questão do "objetivo único" tem sido fundamental para me manter motivado. É como o @ggpofm comentou também por aqui. Alguns saves acabam ficando bem "amarrados" por conta dos objetivos, e o desenrolar de tudo se torna apenas "protocolar". 

Valeu, Vinny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-fvial.pngfvial2020.png

primerab.png

1120.png

Com rendimento muito acima da média, o Fernández Vial deslanchou de vez neste segundo terço da Primera División B. A equipe de Arturo Sanhueza transformou o "Estadio Municipal" num verdadeiro caldeirão aurinegro, onde tem construído resultados espantosos. Nem mesmo o líder Curicó Unido resistiu à intensidade dos vialinos e saiu de Concepción com uma duríssima goleada na sacola.

Ainda considerando os números da equipe em seu terreno de jogo, foram 21 gols marcados nas últimas seis partidas, o que nos dá uma média superior a três gols por jogo (3.5 p/j). Atuando fora de seus domínios, essa média cai para praticamente um gol por jogo (1.25 p/j), o que reforça ainda mais o diferencial que tem sido as partidas dentro de casa para o "El Vial".

depnublense.png

Spoiler

RESUMO.png

VITORIA.png (C) 1 a 0 Santiago Wanderers (11ª rodada)

A partida marcou o reencontro de Matías Fernández (6.7) com seu antigo técnico, de quem guarda grandes mágoas por não ter sido aproveitado no Santiago Wanderers, seu clube de formação. Mas a motivação "extra", na realidade, atrapalhou o meia, que teve atuação apagada. O gol da vitória do "Almirante" veio apenas aos 90', com Huentelaf (7.8).

EMPATE.png (F) 1 a 1 Cobreloa (12ª rodada)

Diante de uma das mais qualificadas equipes da competição, dominamos a partida, mas quase saímos com uma derrota. Sofremos um gol aos 70', após cobrança de escanteio. O empate do "El Vial" veio aos 79' com Villalobos (7.9), também em cobrança de escanteio. Um resultado não menos importante para os aurinegros.

VITORIA.png (C) 3 a 1 Deportes Melipilla (13ª rodada)

Apesar do espírito de luta dos visitantes, garantimos mais três pontos em casa. Abrimos o placar com Sepúlveda (7.4), no primeiro minuto da partida, e ampliamos aos 16' com Huentelaf (8.3). O Melipilla diminuiu o prejuízo aos 32' e ainda teve uma bola na trave no lance seguinte, o que poderia ter mudado a história do jogo. Passado o susto, Hidalgo (7.8) deu números finais à partida aos 67'. 

DERROTA.png (F) 0 a 2 San Luis de Quillota (14ª rodada)

Um resultado surpreendente que pode ser considerado um "acidente de percurso". Criamos bastante, mas o desfalque de Huentelaf fez toda a diferença. Sofremos gols aos 66' e 74', em dois lances de escanteio. E quase saiu o terceiro, também de escanteio. 

VITORIA.png (C) 4 a 0 Curicó Unido (15ª rodada) youtube.png VER GOLS

Para encerrar o primeiro turno, recebemos o então líder da competição e resolvemos a partida ainda na primeira etapa, onde os lances de bola parada foram decisivos. O primeiro gol, marcado por Villalobos (8.6), saiu após cobrança de escanteio. Em seguida, Huentelaf (8.7) marcou de pênalti. Aos 29', Valle (8.9) interceptou a falta cobrada por Pacheco e ampliou. Apenas o gol de Sepúlveda (7.9), aos 32', saiu com bola rolando.

(FIM DO PRIMEIRO TURNO)

VITORIA.png (F) 1 a 0 AC Barnechea (16ª rodada)

Após um intervalo de quase dois meses, iniciamos o segundo turno com vitória diante da fraca equipe do Barnechea, pelo placar mínimo. O gol da vitória aurinegra veio aos 9', com Sepúlveda (8.3).

VITORIA.png (F) 3 a 0 Deportes Puerto Montt (17ª rodada)

O lanterna Puerto Montt recebeu o "El Vial" com uma retranca maluca, que não deu certo. Como já tem sido marca dos vialinos, resolvemos o jogo já no primeiro tempo, com gols de Sepúlveda (7.7), Bechtholdt (8.5) e Huentelaf (7.5). 

VITORIA.png (C) 4 a 1 Rangers de Talca (18ª rodada)

Após uma pressão inicial do Rangers de Talca, Fernández (8.2) abriu a "porteira" aos 37' com um esquisito gol de fora da área. Fernández cruzou a bola na área, Huentelaf fez o movimento de cabeceio, mas deixou a bola passar direto para o fundo das redes. Em seguida, Pacheco (8.4) e Alarcón (8.4) ampliaram, em em dois lances bem parecidos. O Rangers diminuiu aos 70' e Biskupovic (7.8) fechou a conta aos 78'.

VITORIA.png (C) 3 a 0 Deportes Santa Cruz (19ª rodada)

Diante de um de nossos principais concorrentes por uma vaga nos playoffs, o Fernández Vial mais uma vez foi massacrante. A insistência do nosso ataque deu resultado aos 50', quando Huentelaf (7.6) aproveitou uma falha impressionante da defesa adversária. Com a porteira aberta, Campos (8.6) e Sepúlveda (8.3) fecharam o caixão do Santa Cruz.

VITORIA.png (C) 6 a 0 Deportivo Ñublense (20ª rodada) youtube.png VER GOLS

Comandados pelo veterano Figueroa (9.5), o "El Vial" construiu sua maior goleada na temporada. O próprio Figueroa abriu o placar aos 26' e Huentelaf (9.2) ampliou aos 33'. De falta, Figueroa marcou o terceiro dos vialinos e ainda deu a assistência para Alarcón (9.3) marcar o quarto. O quinto gol veio aos 58', com Sepúlveda (9.3).  Aos 71', o zagueirão Jorge Ampuero ainda conseguiu marcar contra. Um desastre total para os "Diablos Rojos".

CLASS.png

Dono do melhor aproveitamento do segundo terço da competição, o Fernández Vial revirou todas as previsões para a temporada, passando a ser tratado como um dos favoritos ao título da Primera División B, ao lado de Curicó Unido e, com muita boa vontade, o Cobreloa, que vem de uma sequência bastante positiva.

class-01.png
class-02.png

Um pouco abaixo, a briga pelos playoffs segue bastante disputada, com seis ou sete equipes brigando por três vagas, levando em conta que Curicó Unido, Fernández Vial e Cobreloa dificilmente não passarão adiante na competição. Restam dez rodadas para o fim da fase regulamentar.

copachile.png

primeiraeliminatoria.png

Assim como prometido, encaramos as duas partidas contra o Lautaro de Buin (Segunda División) com nossa equipe reserva. E tomamos um sufoco para conseguir a classificação. Conseguimos um bom resultado na partida de ida, com gols de Escobar e Soto, mas o gol sofrido aos 87' quase custou muito caro para o "Almirante", VITORIA.png 2 a 1.

lautaro.png

Para complicar ainda mais, cedemos um gol no final do jogo de volta, aos 86', o que levou a decisão para os pênaltis, DERROTA.png 0 a 1. Nosso goleiro reserva, Merino (6.8) brilhou ao defender duas cobranças e levou o Vial adiante na Copa Chile.

segundaeliminatoria.png

Como vínhamos de uma campanha tranquila na Primera B, resolvi dar a devida atenção à Copa Chile. Enfrentamos a boa equipe do O'Higgins, atualmente na Primera División. Fomos com força total para o jogo de ida, que foi marcado por muita disputa. Aos 35', Figueroa (7.4) desempatou a partida, quando o placar indicava um gol para cada lado. Aos 62', Hidalgo (7.9) deu números finais ao confronto, VITORIA.png 3 a 1.

ohiggins.png

Mas não foi fácil segurar a vantagem na partida de volta. O O'Higgins foi superior e o gol marcado aos 28' nos deixou em situação delicada. No início da segunda etapa, ainda sofremos uma bola na trave. Criamos algumas boas chances na sequência, mas nosso ataque estava irreconhecível. Posso dizer que demos sorte e garantimos a vaga, apesar da derrota, DERROTA.png 0 a 1.

oitavas.png

Quis o destino colocar o Colo-Colo no caminho de Arturo Sanhueza que, enquanto jogador, viveu o auge de sua carreira defendendo as cores do "Cacique". Não imaginava que isso fosse acontecer tão cedo, muito menos o desfecho que tal encontro nos traria.

Sabíamos que só haveria uma chance de surpreender a forte equipe do Colo-Colo. Precisaríamos aproveitar o fator casa como nunca para buscar um bom resultado. Mas infelizmente não poderíamos contar com nosso melhor atacante, Huentelaf, e seu substituto direto, Soto, que também estava fora. Nossa solução foi recorrer à base e subir, emergencialmente, o garoto Jaime Lobos à equipe principal.

colocolo1.png

E assim recebemos os "Albos" para o jogo de ida, que também trouxeram sua melhor formação disponível. Mas assim que a bola começou a rolar, o medo passou. A equipe com uniforme branco e preto parecia ser a "da Primera B", enquanto os aurinegros jogavam como um time de elite. Fernández (9.2) abriu o placar aos 22', 1 a 0. Não havia bicho-papão. O segundo golpe veio aos 24', com Campos (8.2), 2 a 0.

Já estava difícil de acreditar em tudo aquilo e foi quando presenciamos a maior surpresa da noite. Aquele garoto da base... aquele mesmo... aquele que subimos por total falta de opções. Bem, acreditem se quiser, mas o garoto deixou o seu. Aos 53', Jaime Lobos (8.2) recebeu bom passe de Lazcano e chutou de primeira youtube.png, 3 a 0. Sem palavras! E ainda deu tempo para mais um. Aos 85', Alarcón (8.7) fechou a conta, VITORIA.png 4 a 0.

colocolo2.png

Depois de tal feito, fomos para o Estadio Monumental com a simples missão de não sermos goleados na partida de volta. E ainda pudemos contar com o retorno de Huentelaf, o que nos deixou mais confiantes. Jogamos bem e com personalidade, mas ali ficou clara a real diferença entre as duas equipes. Nicoletti (6.9) fez oito boas defesas e foi nosso melhor jogador em campo. 

Aos 84' e 86', o Colo-Colo finalmente conseguiu superar o arqueiro aurinegro, com gols de Vicente Pizarro e Emanuel Oliveira. Mas já era tarde, DERROTA.png 0 a 2. Fim de jogo, a vaga é nossa! 

sorteioquartas.png

Nosso adversário nas Quartas de Final será o Unión La Calera, equipe que atualmente está no meio da tabela da Primera División. Apesar da campanha irregular na liga, os "Rojos" ainda estão invictos na Copa Chile e eliminaram Curicó Unido (1DB) e Universidad de Concepción (1D) nas fases anteriores.

sorteioquartas.png

O Fernández Vial é a unica equipe da Primera B a permanecer na Copa Chile.

barra-fvial.png

reposicao.png

Aproveitamos a abertura da janela de transferências de meia temporada para reforçar a nossa defesa com mais dois jogadores, em função de estarmos utilizando três zagueiros. O primeiro deles foi Marko Biskupovic (sem clube), ou apenas "Bisku", defensor com longa passagem pela Universidad de Chile e que também esteve no Kalmar-SUE.

Em seguida, acertamos com o versátil Mario Pardo (Cobresal, $8.5m), que também poderá ser utilizado como lateral, caso precisemos. Pagamos 50% do seu passe à vista e o restante será pago em seis prestações.

reforcos.gif

Por outro lado, negociamos a saída de Matías Figueroa para o Lota Schwager (Tercera División A), a custo zero, após zagueiro exigir sua titularidade. Curiosamente, Figueroa foi o substituto de Ignacio "Canalha" Canales na temporada passada, e acabou por fazer a mesma coisa

DESEMPENHO.png

A imagem fala por si. Todos os jogadores considerados titulares e vários suplentes estão em ótima fase, não sendo possível apontar qualquer aspecto negativo no plantel, no quesito técnico. Jose Huentelaf (7.25) assumiu a artilharia da equipe com 8 gols, seguido de Carlos Sepúlveda (7.21) e Luis Pedro Figueroa (7.13), ambos com 7 gols no ano.

Huentelaf também é o jogador com mais assistências, totalizando seis na temporada. Pedro Campos (6.99), William Alarcón (7.25), Matías Fernández (7.19) e Fernando Lazcano (6.78) também têm dado passes para gol com frequência. Fernández sofreu uma lesão que o atrapalhou na sequência.

elenco-01.png
elenco-02.png

No setor de marcação, Gerson Valle (7.78) soube aproveitar a brecha deixada por Álvaro Césped (7.31) e praticamente recuperou sua titularidade na posição, onde foi uma unanimidade em 2019.

Na zaga, os recém-contratados Mario Pardo (7.30) e Marko Biskupovic (7.23) chegaram muito bem e "subiram o sarrafo" de um setor que eu já considerava bastante seguro na equipe aurinegra. Assumiram a titularidade e são os principais destaques do setor defensivo.

quali.png

licencaccontinental.png

Concluímos o curso para aquisição da Licença Continental C, ocasionando a evolução de diversos atributos de Arturo Sanhueza que, inclusive, já alcançou o status de reputação continental. Lembrando que ter uma licença "continental" não levará você a ter uma reputação "continental", necessariamente. 

EVOLUCAO-SANHUEZA.gif

Devido à rápida evolução de Sanhueza, limitarei os últimos três cursos disponíveis (Licenças Continental B, A e Pro) para que só sejam realizados a cada duas temporadas. Como estamos em 2020, o próximo curso só poderá ser concluído em 2022.

gestaodecarreira.png

TEXTO.png

O contrato de Sanhueza se encerra ao final da atual temporada e a renovação com o Fernández Vial parece cada vez mais distante. O "El Vial" tenta ampliar o vínculo do treinador com base numa diminuição infundada de salário, o que não faria qualquer sentido na vida real. Afinal, qual técnico aceitaria ganhar menos para dar sequência a um projeto que está em plena evolução, inclusive financeira?

Por outro lado, o sucesso do trabalho de Arturo Sanhueza tem atraído os olhares de diversas equipes adversárias. Nos últimos meses, recebemos quatro propostas para sair do "Almirante", todas de equipes da Primera División B de Chile. A primeira delas veio do San Luis de Quillota e foi prontamente recusada. Pouco depois, fomos abordados pelo Deportes Temuco, clube que tem como presidente ninguém menos que Marcelo Salas. Participamos da entrevista, mas a proposta financeira não agradou.

Foi então que surgiram mais duas propostas tentadoras. Uma delas veio do Huachipato, equipe recém-rebaixada da Primera División, e a outra do tradicional Santiago Wanderers, um dos times que Sanhueza possui grande identificação. Participamos das duas entrevistas, sendo descartado pela diretoria do Huachipato e aceito pela do Santiago Wanderers, mas, novamente, esbarramos na questão financeira.

santiagowanderers.png

O salário atual de Arturo Sanhueza no Fernández Vial é $6.5m, no entanto, nem os aurinegros, nem seus concorrentes, aceitam equiparar este valor, muito menos superá-lo.
linha.png
opiniao.png DÊ A SUA OPINIÃO: Caso haja oportunidade de assumir o Santiago Wanderers, que ainda não conseguiu um novo treinador, Sanhueza deveria aceitar a proposta e tentar superar/igualar a boa equipe que ele mesmo montou no "Almirante"? Ou deveria permanecer no Fernández Vial, fazer a melhor temporada possível e analisar as opções posteriormente?
linha.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a renovação está distante eu  assumiria o Santiago Wanderes. Possuem uma boa equipe e tem condições de brigar na parte de cima da tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez muitas mudanças no elenco de uma temporada para outra, mas a mudança que gostei mesmo foi o uso de uma tática menos comum por aqui, o 3-5-2 (3-1-4-2). A campanha  do time vem em ascensão e há possibilidade de uma campanha história no campeonato e na copa.

De forma geral, acho que continuamos subestimando a capacidade do técnicos humanos no FM, mesmo diante dos vários exemplos de sucesso aqui e fora da área. O Almirante é só mais um exemplo dessa subestimação.

Sobre a pergunta, vejo o Sanhueza em uma situação complicada emocionalmente. De primeira, eu diria que deveria sair para não ficar enfileirando títulos e que qualquer treinador ficaria tentado a mudar de clube, ainda mais para um que ele teve relação no passado. Contudo, a ligação do técnico com o Vial é muito forte. No início e no fim da carreira, ele passou pelo clube e no save até se tornou técnico dele. Eu diria que ficar até o fim da temporada seria o ideal e aí deixar o clube com o serviço feito, mas aí, vem outra questão. E se conquistar a promoção, deixa o clube? Não seria estranho deixar o clube depois de mais uma promoção e sendo a pessoa mais capacitada para levá-lo adiante? E aí vem o problema de se perpetuar na equipe e cada ano será mais difícil deixá-lo. Por tudo isso, eu diria que o melhor para a carreira do Sanhueza é deixar o clube assim que puder, independentemente dos custos que isso irá geral para sua imagem no Almirante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que impressionante essa subida meteórica depois das alterações táticas. Sempre tenho o pé atrás com mudanças muito radicais no meio de uma temporada mas, pelo jeito, a vaquinha estava indo para o brejo. Minhas mudanças são mais sutis, prefiro esperar para grandes modificações no fim do ano. Arriscou e fez muito bem.

Sobre futuro, eu aguardaria o fim da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para responder sua pergunta, o legal seria, se possível, postar a tabela da Primera División e fale como estão as equipes chilenas nas competições continentais. Elas servem de parâmetro para analisarmos se alguma equipe poderá demitir treinador ao término da mesma.

Mas, analisando desta forma, deixaria para responder isso somente ao término da temporada. Tendo acesso a elite, renovaria com a equipe.
Não tendo acesso, buscaria um novo time, mas preferencialmente, equipes da Primera División. Retomar uma equipe da Primera B, somente em caso de forte ligação emocional, que é o do Santiago Wanderers, mas apenas após a temporada acabar. Acertar antes sem saber o que acontecerá na próxima curva só tende a prejudicar ao clube, que está em duas frentes, podendo inclusive, ir para a elite, com possibilidade de já disputar uma competição continental.

Compensa mais ir com calma do que se tornar uma versão chilena do Jair Ventura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, LC disse:

Se a renovação está distante eu  assumiria o Santiago Wanderes. Possuem uma boa equipe e tem condições de brigar na parte de cima da tabela.

4 horas atrás, Johann Duwe disse:

Deveria renovar com o Vial por mais uma temporada ou esperar encerrar o contrato e aí vir o que pode surgir.

Muito obrigado pela participação, LC e Johann! São dois caminhos a serem considerados!

4 horas atrás, ggpofm disse:

Fez muitas mudanças no elenco de uma temporada para outra, mas a mudança que gostei mesmo foi o uso de uma tática menos comum por aqui, o 3-5-2 (3-1-4-2). A campanha  do time vem em ascensão e há possibilidade de uma campanha história no campeonato e na copa.

De forma geral, acho que continuamos subestimando a capacidade do técnicos humanos no FM, mesmo diante dos vários exemplos de sucesso aqui e fora da área. O Almirante é só mais um exemplo dessa subestimação.

Sobre a pergunta, vejo o Sanhueza em uma situação complicada emocionalmente. De primeira, eu diria que deveria sair para não ficar enfileirando títulos e que qualquer treinador ficaria tentado a mudar de clube, ainda mais para um que ele teve relação no passado. Contudo, a ligação do técnico com o Vial é muito forte. No início e no fim da carreira, ele passou pelo clube e no save até se tornou técnico dele. Eu diria que ficar até o fim da temporada seria o ideal e aí deixar o clube com o serviço feito, mas aí, vem outra questão. E se conquistar a promoção, deixa o clube? Não seria estranho deixar o clube depois de mais uma promoção e sendo a pessoa mais capacitada para levá-lo adiante? E aí vem o problema de se perpetuar na equipe e cada ano será mais difícil deixá-lo. Por tudo isso, eu diria que o melhor para a carreira do Sanhueza é deixar o clube assim que puder, independentemente dos custos que isso irá geral para sua imagem no Almirante.

É uma decisão difícil de ser tomada e a suas colocações apenas reforçaram o meu pensamento. Você apontou bem os pontos fracos e fortes de cada caminho, mas não há uma escolha unânime.

Quanto à parte que destaquei no seu comentário, eu posso antecipar que haveria uma enorme chance de Sanhueza sair do Vial, mesmo com a promoção. Acho que não seria tão estranho assim. Por exemplo, vejamos o que ocorre com frequência no Brasil. O que geralmente vemos são clubes "menores", quando alcançam uma promoção para a Série A, dificilmente conseguindo manter seus técnicos. Um exemplo recente foi o Bragantino, que perdeu o Antônio Carlos para o futebol japonês, mesmo sendo um clube com muita condição de investimento. Jorginho também saiu do Coritiba e o Barroca do Atlético Goianiense, mesmo com o acesso. Aliás, nenhuma das quatro equipes que subiram da Serie B para a A, ano passado, mantiveram seus técnicos.

Baseado nisso, acho que não seria um destino incoerente para Sanhueza sair do Almirante após uma nova promoção, caso aconteça. Talvez seja a chance do treinador começar a buscar saídas em outras ligas do continente, com reputação inferior à Primera División do Chile.

Meu receio em jogar uma Primera División de Chile, logo de cara, se dá pelo fato da liga chilena ser a terceira maior na América do Sul, em termos de reputação. E sabemos bem como isso interfere na dinâmica do FM. Caso Sanhueza participe dela e, principalmente, consiga bons resultados, sua reputação subiria tão rápido que seria improvável que clubes de países como Venezuela, Equador, Peru, ou até mesmo do Paraguai e Uruguai, se interessem pelos serviços dele por considerar o tamanho do treinador maior que o necessário.

As exceções seriam os clubes de ponta de cada liga. Como a proposta do save é tentar circular por ligas diferentes, em clubes pequenos ou medianos, precisarei ter muito cuidado com qualquer mudança de clube. 

Em relação ao 3-5-2, acabou sendo uma grande surpresa ter dado tão certo. Estou até pensando em comprar a briga dessa formação durante todo o save, adotando-a como um padrão de jogo de Sanhueza. Dando certo ou errado lá na frente, eu teria que me virar para fazê-la funcionar. Pode ser interessante!

Valeu, GG! Obrigado pela participação! Serviu de reflexão!

2 horas atrás, Bruno Trink disse:

Que impressionante essa subida meteórica depois das alterações táticas. Sempre tenho o pé atrás com mudanças muito radicais no meio de uma temporada mas, pelo jeito, a vaquinha estava indo para o brejo. Minhas mudanças são mais sutis, prefiro esperar para grandes modificações no fim do ano. Arriscou e fez muito bem.

Sobre futuro, eu aguardaria o fim da temporada.

Pois é, eu também não sou adepto de grandes mudanças, mas senti que era a hora pra isso. Essa tática parece que bugou o FM, mas sabemos que cedo ou tarde o jogo arrumará uma forma de pregar várias pegadinhas e essa festa vai acabar. Pelo menos, terei um ponto de partida mais sólido para fazer essas mudanças sutis, daqui pra frente.

Valeu, Bruno! E obrigado pela opinião!

1 hora atrás, CCSantos disse:

Para responder sua pergunta, o legal seria, se possível, postar a tabela da Primera División e fale como estão as equipes chilenas nas competições continentais. Elas servem de parâmetro para analisarmos se alguma equipe poderá demitir treinador ao término da mesma.

Mas, analisando desta forma, deixaria para responder isso somente ao término da temporada. Tendo acesso a elite, renovaria com a equipe.
Não tendo acesso, buscaria um novo time, mas preferencialmente, equipes da Primera División. Retomar uma equipe da Primera B, somente em caso de forte ligação emocional, que é o do Santiago Wanderers, mas apenas após a temporada acabar. Acertar antes sem saber o que acontecerá na próxima curva só tende a prejudicar ao clube, que está em duas frentes, podendo inclusive, ir para a elite, com possibilidade de já disputar uma competição continental.

Compensa mais ir com calma do que se tornar uma versão chilena do Jair Ventura.

Consegui separar alguns prints que acho que o ajudarão com as dúvidas que surgiram: Classificação da Primera División, Libertadores, Sul-americana e Segurança de Emprego

Perceba que não há mais nenhuma equipe chilena em disputa nas competições continentais e que, dos clubes da Primera División, dois possuem técnicos já na "corda bamba" e um, inclusive, está sem treinador (o Cobresal). Mas já antecipo, assim como expliquei na resposta para o @ggpofm, que a minha intenção, neste início de save, é "fugir" um pouco dessa Primera División de Chile, pela reputação que ela traria a Arturo Sanhueza. Imagine ainda se o Fernández Vial fosse para a Libertadores da América? Em termos de resultado, seria algo incrível e tentador, mas totalmente prejudicial para a longevidade do save.

Por outro lado, a ideia que você colocou de assumir uma equipe como o Santiago Wanderers, pelo fator emocional, após um novo acesso com o Fernández Vial, seria algo bacana de se ver e jogar. Vejo com bons olhos essa ideia, o que poderia servir de alternativa caso Sanhueza não consiga emprego em outras ligas.

No mais, é esperar pra ver no que tudo isso pode dar. Trata-se de uma decisão complicada. Deixarei para avançar o save amanhã ou depois, para caso mais alguém queira compartilhar sua opinião. Todos os comentários foram bem produtivos e inspiradores pra mim.

Valeu pela participação, CC! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Soy Loco Por Ti América
  • Fujarra featured this tópico
  • Danut unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • Leho.
      Por Leho.
      🔰 Grupos sorteados das duas competições que englobam os times do continente:
      (Clique nas imagens para ampliar)
       
      🔰 Chaveamento de Mata-Mata sorteado:
      (Clique nas imagens para ampliar)
       
       
      Semifinais definidas:
       

      ---

      E aí, o que acharam do grupo do teu time?
      SPFC já tem vexames agendados agora, graças a Deus. Acabou a espera, já sabemos quem irá nos humilhar.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...