Jump to content
Sign in to follow this  
Valismaalane

Kogemus Jalgpall - Bienvenue (01/05)

Recommended Posts

#Vini

Grandes jogos nas eliminatórias até chegar a UEL. Essas remontadas ficarão na memória do torcedor do Paide.

O grupo pode proporcionar surpresas positivas, eu acredito nisso. Acho que vai ficar mais legal quando a UEFA Conference League for iniciada, será um caminho um tanto mais acessível para os clubes estonianos.

Nacionalmente, caminha a passos largos para o bicampeonato e só uma tragédia tira a taça de você.

Peepe

Muito boa essa contextualizada sobre o jogo com o Qarabag, parabéns! E que remontadas épicas, na base do seja o que Deus quiser e todos pra frente venceu partidas memoráveis e cumpriu o verdadeiro objetivo do ano. O grupo vai ser duro mas dá pra sonhar com uma vitória, pelo menos.

E no Nacional, acho justo começar a próxima temporada com objetivo de quebrar recordes ou até terminar invicto. Ninguém mais faz frente, vai ser campeão com muitas sobras

Andreh68

Porque o negocio ficou tão ruim no final do jogo com o Craiova? tava todo mundo abaixo de 60%? Pq? O preparo físico do time é mal feito? Naõ teve rotação para descansar os titulares?

Essa do Azerbaijão é foda. No caso do Arsenal eles deveriam ter sido proibidos de jogar em casa. É o fim da picada.

Dificil a situação nesse grupo, a impressão é que ja fizeram historia. Mas como o Kang é amigo dos homi, tudo pode acontecer né?

marciof89

De fato já fez história, a campanha é altamente positiva e nada mudará isso. E ainda caiu num grupo "acessível" na Euro. Pode passar, mas vai ter trabalho.

Aliás, belos jogos de recuperação nas eliminatórias, fiquei surpreso com como conseguiu tirar 2 gols de vantagem na casa do adversário. E contra o time azeri, nada além da mais pura felicidade em vê-los eliminados.

Boa sorte para a sequência!

Rodrigo Violim

Caraca que viradas na Europa League, e na fase de grupo só orar pros deuses do futebol kkkk, muito difícil para passar mais tudo é possível boa sorte!

mfeitosa

Grande trajetória até a fase de grupos da UEL, revertendo dois placares bem complicados. A equipe mostrou muita garra! Parabéns!

Agora já não sei o que esperar desse grupo que, teoricamente, é MUITO complicado com CSKA e Feyenoord pela frente. Desejo sorte!

Valismaalane
Em 04/05/2020 em 11:38, LC disse:

Apesar de ter feito bons jogos contra a Craiova e contra o Qarabag, eu acho complicado passar de fase num grupo aonde se tem o Feyenoord e o CSKA. Mesmo assim boa sorte.

Nem sonho com isso. Não sendo goleado todos os jogos já está bom aspokspokpasokpoaskaspkasoksapo. A vantagem de pegar o Qarabag e o Craiova é que la o time era praticamente cinza, agora, apenas o Boys tem jogador cinza, Feyenoord e CSKA tem time. Vamos ver o que acontece!

Obrigado por acompanhar!

Em 04/05/2020 em 11:51, PedroJr14 disse:

O time sobra no "Estonianão", mas nas competições Europeias as coisas ainda estão complicadas. Aos trancos e barrancos vocês estão na fase de grupos da UEL, vamos ver até onde podem chegar, o time já mostrou que tem estrela, mas deverá ser o saco de pancadas frente aos bons times do Young Boys, CSKA e Feyenoord. Espero que vocês surpreendam.

O estonianão ta me decepcionando. Esperava mais resistencia das equipes. Mas vamos ver até onde iremos!

A competição europeia é muito complicado, já fiquei preocupado em não conseguir me classificar, mas deu tudo certo na base de ir todos para cima. Os times cinzas que enfrentamos ainda aliviou a barra, mas agora com times que estao na base do jogo, e os jogadores não são cinzentos, quero só ver o que vai rolar. Não sendo goleado, já ficarei feliz!

Mas vamos em busca sempre da melhor posição possível!

Obrigado por acompanhar!

Em 04/05/2020 em 15:58, vinny_dp (17x1) disse:

Grandes jogos nas eliminatórias até chegar a UEL. Essas remontadas ficarão na memória do torcedor do Paide.

O grupo pode proporcionar surpresas positivas, eu acredito nisso. Acho que vai ficar mais legal quando a UEFA Conference League for iniciada, será um caminho um tanto mais acessível para os clubes estonianos.

Nacionalmente, caminha a passos largos para o bicampeonato e só uma tragédia tira a taça de você.

Na minha também. Essas remontadas, mostra 2 coisas: Kauber e Kase são fundamentais na equipe. Se não fosse por eles, teriamos ficado pelo caminho.

Acredito que a Conference League será a nossa competição, principalmente no começo, mas não lembro quando começa, se ta ativo no save e coisas assim. Mas é um caminho interessante e acessivel para nós. O grupo da UEL, embora não pareça, pro nosso nivel é complicado. Qarabag e Craiova eram formados por jogadores cinzas, então isso facilita contra a IA, agora, CSKA e Feyenoord estão fofos e voando! Young Boys, tem elenco cinza, acho que será nosso jogo para passar de fase. Fazer um +6 aqui e ver o que rola, mas também podemos apanhar, como ocorreu com Sheriff (que tinha mais jogadores ativos do que cinzas), e com os outros que dificultaram pra nós, mas foram pragmaticos pela limitação que disse. Quanto ao nacional, esperava mais resistencia. Mas vamos ver o que acontece!

Em 04/05/2020 em 17:59, Peepe disse:

Muito boa essa contextualizada sobre o jogo com o Qarabag, parabéns! E que remontadas épicas, na base do seja o que Deus quiser e todos pra frente venceu partidas memoráveis e cumpriu o verdadeiro objetivo do ano. O grupo vai ser duro mas dá pra sonhar com uma vitória, pelo menos.

E no Nacional, acho justo começar a próxima temporada com objetivo de quebrar recordes ou até terminar invicto. Ninguém mais faz frente, vai ser campeão com muitas sobras

Obrigado! Achei que seria interessante expressar como me sinto em relação ao Azerbaijão e a Turquia enquanto jogador, então acabei inventando essa historia naquelas "viajadas" que damos enquanto jogamos, imaginando o tunel, as entrevistas, como seria a viagem e etc.

As remontadas foram isso. Na base do desespero. Pensei: "Um time estoniano ser goleado é comum e perder por perder, fodase. Vamos pra cima "Muito atacante" seja o que Deus quiser e o que acontecer, acontecerá.", Kauber e Kase tem muita estrela, e colocam o patamar do clube um nível acima, são jogadores extraordinarios pro nivel que estamos. Fizeram toda diferença.

O objetivo alcançamos, agora vamos em busca da nossa primeira vitoria oficial, televisionada pra toda a europa (e quem sabe pro mundo), em um grupo continental. Quanto ao nacional, estou um pouco decepcionado, esperava um desafio maior, mas to feliz em estar dominando o campeonato. Me permite uma manobra maior na abordagem dos jogos, testar jovens, testar tatica e assim por diante. Vamos ver o que aconteece. Obrigado por estar acompanhando!

Em 04/05/2020 em 22:49, Andreh68 disse:

Porque o negocio ficou tão ruim no final do jogo com o Craiova? tava todo mundo abaixo de 60%? Pq? O preparo físico do time é mal feito? Naõ teve rotação para descansar os titulares?

Essa do Azerbaijão é foda. No caso do Arsenal eles deveriam ter sido proibidos de jogar em casa. É o fim da picada.

Dificil a situação nesse grupo, a impressão é que ja fizeram historia. Mas como o Kang é amigo dos homi, tudo pode acontecer né?

Os dois. O preparo do time é muito meia boca (por isso as lesões), os centros de treinos também são bem modestos, além da condição fisica deles já nao ser a melhor devido ao nivel da liga. Tambem rodei pouco o elenco, não tenho tantas opções no elenco, em especial pro meio campo. Então acabamos cansando mesmo. Mas agora que vamos melhorar as instalações, contratamos novos fisio e preparadores, espero que melhore um pouco. 

Eu acho que o Azerbaijão nem deveria existir rsrsrsrsrs. Mas opiniões polemicas a parte, a FIFA gosta de "respeitar" essas rixas para algum tipo de entretenimento, rivalidade. Tanto que ocorre com Albania, Bosnia, Kosovo e etc. A FIFA alimenta essas rivalidades e quando acontece a situação, fica tentando dar uma de pai e abafar. Porém, não tem o que fazer. Se o Mrkhtaryan tivesse ido ao Azerbaijão, mesmo que tivesse um sistema de segurança e etc, poderia acontecer uma tragédia. Até porque a Armenia e o Azerbaijão continuam violando o cessar fogo em Karabakh. Então o sentimento de "ódio" entre os dois é incompreensivel. Seria pior do que um palestino jogando o campeonato de Israel. Ou um norte-coreano na coreia do sul. Um japones em algum clube da Manchuria. Algo além disso. Por exemplo a Turquia ainda aceita jogadores Armênios (tem uma região dentro da turquia que tem resistencia armenia e até joga a CONIFA), eles não gostam, mas ta lá né? Fazer o que? Azerbaijão e Armênia são muito mais extremos. A Armênia pela herança cultural não COSTUMA, queimar bandeiras e ameaçar, tenta ser mais aberta nessa relação, inclusive lidera com a Russia, as reuniões do Conflito. O Azerbaijão, por outro lado é bem mais sangue no olho, mas nos ultimos anos aceitou conversar. 

Acredito que é a maior façanha de um clube estoniano até o momento e estou muito feliz. Agora vamos o mais longe que der. Kang é um personagem engraçado, não existe nada dele na internet (diferente daquele monstrinho da Juventus, Peruggia e daquele que joga no Japão). Como as historias de jogadores norte-coreanos fora do país são interessantes, em especial pelo fato da melhor coreia ter alegado que iria ter um Messi em 25 anos, algo assim, e que teriam um seleção forte. Os emprestimos/cessões são complicadas, normalmente nao podem aparecer em publico e etc. Varias coisas, e eu acho interessante. Então quis colocar um fantasy, porque ele é um jogador de caracteristicas decisivas, quando o time ta apertado, ele tira uma carta que muda o jogo. E já aconteceu algumas vezes. Quando ele abriu o placar com uma bicuda de fora da area, ja me veio na cabeça de fazer dele um personagem marcante para essa fase do save. 

Obrigado por estar acompanhando!

23 horas atrás, marciof89 disse:

De fato já fez história, a campanha é altamente positiva e nada mudará isso. E ainda caiu num grupo "acessível" na Euro. Pode passar, mas vai ter trabalho.

Aliás, belos jogos de recuperação nas eliminatórias, fiquei surpreso com como conseguiu tirar 2 gols de vantagem na casa do adversário. E contra o time azeri, nada além da mais pura felicidade em vê-los eliminados.

Boa sorte para a sequência!

Pse. Maré de sorte ou de trabalho recompensado, ainda não descobri. asokpsaokopask. Mas estamos muito bem, e acho que é nosso auge. O grupo parece acessivel, mas tenho Holanda(Acho) e Russia na base, então os times não estarão cinzas e os times vão estar fortes para o nosso nivel. Se o Sheriff que tinha meio time cinza e metade não ja foi complicadissimo, quero nem pensar em CSKA e Feyenoord poaskposakposakposak. Imagino que o Young Boys seja o jogo acessivel para somar 6 pontos e contar com a sorte! paskpoaskpoaskopskpoaskpaosk

A recuperação foi magica, fomos no tudo ou nada, e deu certo. Mas admito, os times estarem cinzas e terem sido pragmaticos (o Qarabag entrou nos dois jogos com 2 volantes), deu para amarrar o jogo e ir pra cima sem medo. Golear não estava nos planos, como ocorreu, mas aconteceu naturalmente. Kauber e Kase mostraram que são essenciais no elenco e sobem o nivel do time. Kang também fez uns jogos, uma arma secreta. Me surpreende como ele consegue ser decisivo em jogos que estamos F*%@#.

Contra o Azeri, fiquei muito contente mesmo, era um dos unicos clubes que eu nao queria enfrentar no começo do save, e provavelmente não quero voltar a enfrentar, nunca é bom enfrenta-los. Exceto, claro, quando posso golear (como no save em off que da pra encaixar 8, 9). Quando tenho jogador turco e azeri, idependente de jogarem bem ou não, costumo vender ou dispensar. Então são movimentações que não ocorrera nesse save. 

Agradeço e obrigado por seguir acompanhando!

14 horas atrás, Rodrigo Violim disse:

Caraca que viradas na Europa League, e na fase de grupo só orar pros deuses do futebol kkkk, muito difícil para passar mais tudo é possível boa sorte!

Pse, só na base da oração agora! minha esperança é fazer um +6 pra cima do Young Boys. asokposakpoaskpoaskpoaskpoak

Obrigado por seguir acompanhando!

1 hora atrás, mfeitosa disse:

Grande trajetória até a fase de grupos da UEL, revertendo dois placares bem complicados. A equipe mostrou muita garra! Parabéns!

Agora já não sei o que esperar desse grupo que, teoricamente, é MUITO complicado com CSKA e Feyenoord pela frente. Desejo sorte!

Sim, foi bem mágico e surpreendente. Os elencos serem praticamente todos cinzas (exceto um ou outro gringo), diferente do Sheriff (que metade do time eram jogadores mesmo da base do jogo), foram pragmaticos, então deu pra ir pra cima igual louco e ver o que dava. A goleada foi surpreendente, Kauber e Kase elevam o nivel do time, e eles são fundamentais na equipe. Estou ansioso para jogar a fase de grupo ver o que acontece.

O grupo é complicado mesmo, Young Boys é o jogo mais acessivel do jogo, se fizermos um +6, há possibilidade até de passar de fase. Depende de como desenrolar o grupo.

Obrigado por estar acompanhando 🙂

Valismaalane

N8detah.png&key=83c2e52124063482850bfd0c

CAP. 15 - Não nos acorde, a sorte está do nosso lado!

Chegamos ao fim de mais um ano, Ano cheio e cheio de emoções, jogamos a EURO pela primeira vez e é sobre ela que eu quero abrir o post de hoje. Como me animei muito, deixei para comentar ao fim da temporada, então acumulamos diversas coisas interessantes e para não ficar extenso, resumirei o maximo possível. 

Na EURO, caimos em um grupo complicado, CSKA, Feyenoord e Young Boys. Young Boys claramente era o adversário mais fraco do grupo, e era nossa oportunidade para garantir nossa primeira vitória e gol no torneio. 

Estava na minha casa em Paide, quando o presidente ligou animado, dizendo que caímos em um grupo bom, "evitamos os favoritos", gritava ele. Os dias se passaram os treinos eram vivos e eu não poderia reclamar. Portanto, só aguardar os jogos. O primeiro jogo seria em Tallin. Lá fomos nós, ansiosos, mas cheios de vontade!

Jogo 1:

7YYh5OQ.jpg

O primeiro jogo contra o Feyenoord, a torcida, o clima, tudo era especial. A beira do campo parecia maior que o de costume, parecia que havia de gritar mais alto para os jogadores poderem me ouvir. Aos 32', veio o inevitável. Não me recordo que jogador foi derrubado quando avançou pela direita, mas falta marcada próxima a grande area, tensionada, Toornstra cobrou e Bruma de cabeça, deu os números do primeiro tempo. 1x0. O publico continuou animado, Feyenoord era um clube respeitado, famoso e nós, bem, eramos da Estônia. Então era clima de festa. 

Isso me deixou mais aliviado, ver que não importava o placar, que eles estavam ali para prestigiar o clube. Repassei meu sentimento no vestiario, e deixei o time mais leve, mais solto. Um pouco mais "Freestyle". O clube bateu as mãos no adesivo dos deuses do futebol, e subiram pra campo. Aos 47', boa jogada de Luts e Vainumae abriu o placar com um gol modesto, mas é como dizem "Feio é não fazer gol". A partir daí, o clube sentiu que poderia jogar de igual pra igual, e começamos a melhorar muito mais em campo, igualando o jogo. Aos 65' Kauber tentou um chute, que rebateu e voltou para ele, que sem jeito deu um bom primeiro passe para Peitre que vinha invadindo a área pela esquerda e sentou o pé, em uma bola cruzada, sem chances para Vermeer. 2x1 e os estonianos estavam indo a loucura. 

O jogo ainda teve muita emoção com o Peitre sendo expulso, gol anulado deles, pelo VAR. E o jogo foi uma loucura. Mas o placar final foi 2x1. O Feyenoord, de cabeça baixa, mostrou respeito por nós, os jogadores trocaram camisas, tiraram as self. O técnico deles conversou comigo um pouco e elogiou o trabalho feito. Bem, realizei um sonho. 

Jogo 2:

O segundo jogo seria na Suiça, para ser mais exato, na cidade de Berna. O jogo seria contra o Young Boys. Depois da primeira vitória, pensamos que tudo era possível, e o clima era o melhor possível no balneário. 

Chegamos em Berna, e diferente dos outros países que visitamos, que havia guias, hotéis agendados e afim, em Berna, tivemos que correr atras de tudo. Nossa diretoria que reservou o hotel, o ônibus para transportar equipe e comissão, e nenhuma carta ou algo do tipo do Young Boys. Enquanto passeava pelas ruas da cidade, aproveitei para ler um jornal, e a capa do jornal colocava o Young Boys como favoritos contra o "surpreendente Paide", e uma pequena coluna sobre nós e o jogo contra o Feyenoord. A análise colocava meio que como sorte, nossa vitória, ou "Um Feyenoord muito fraco e abaixo do esperado é superado pela modesta equipe da Estonia, o Paide.". Decidi levar o jornal para os jogadores, comprei apenas um, e pedi para eles irem passando na hora do almoço, que daria uma pausa para que eles pudessem ler, só esqueci um detalhe importante: o jornal estava em Alemão. Eu leio um pouco em alemão pelo tempo que passei em Gelsenkirschen, mas isso me fugiu no momento, e acabei traduzindo posteriormente para os jogadores.

hotel-berna-suica.jpg

Os jogadores passearam pela cidade velha, novamente fomos atras da liberação do Kang que pode dar uma rápida entrevista para uma jornalista suiça que estava cobrindo o jogo e nos abordou na rua. Ele ficou meio nervoso no começo, mas como seu "cuidador", como chamamos por aqui o tradutor enviado pela Coreia do Norte que é quase a sombra do Kang, liberou, significava que estava liberado pelo lado de lá. Depois de todas as formalidades, veio a primeira e unica pergunta:

Jornalista: "O que vocês esperam desta Euro e do jogo contra o Young Boys?"

Kang: "Eu não sei, acho que não esperamos nada, estamos aqui pra aprender, acho que é isso. Aprender. O professor falou que esse time era o mais fácil, para nos esforçarmos e fazer um 6 pontos. Mas não s..."

Prontamente, junto com a comissão técnica encerramos a entrevistas e tentamos justificar a resposta. Mas sem sucesso, passou tudo no canal local e gerou muitos memes na internet. Espero que a Coreia do Norte não fique brava com isso.

Spoiler

keyimg20071121_8449649_0-data.jpg

Estadio do Young Boys

p8gAMbT.jpg

Depois de todas as polêmicas relacionadas a entrevista na cidade, fomos a campo em um estádio cheio. O jogo começou tenso, e embora equilibrada, utilizamos uma alta quantidade de faltas estratégicas para parar os avanços do Young Boys. Sabiamos que haveriam jogadores velozes do lado deles, e alguns totózinhos, não ia dar em nada. Mool encontrou uma boa jogada no meio de campo e em um toque longo e rasteiro encontrou Luts, que dominou e só escolheu o canto. 1x0 no placar.

Segundo tempo morno, nenhum time arriscando muito, estavamos confortáveis com o placar que nos colocaria na primeira posição do grupo. Aos 91', Frolov que havia entrado no segundo tempo rouba a bola na defesa adversária e mata o jogo com um bom gol, surpreendendo a toda europa com 2 vitórias seguidas na EURO.

na área mista, os jogadores, exceto Kang, deram entrevistas para a mídia de toda a europa, alguns da ásia e américa do sul, em especial do Brasil. 

Nascia a nova sensação da Europa, que inclusive, começou ter as primeiras vendas de camisa fora do país, pelo nosso site oficial!

Voamos de volta para Estônia, aguardando o jogo contra o CSKA.

Jogo 3

Eu já estive frente ao CSKA algumas vezes no tempo que joguei na Russia, e Moscou é um lugar que conheço bem. Meu pai era Russo, e as vezes vinhamos visitar a família dele e sempre passeavamos por Moscou, antes de seguir para Tyumen. Era muito bom enfrentar alguém conhecido. Novamente o jogo seria em Tallin, mas devo admitir que estava ansioso para jogar em Moscou. 

Recebemos os russos como sempre, com camisas, guias e hotel próximo ao estádio. Toda nossa simpátia. Gocharenko, técnico do CSKA, falou muito sobre a equipe surpresa do Paide, sobre a competição e também sobre mim. Sim, sobre mim. Disse muito bem e até completou dizendo que seria uma boa adição para o campeonato russo. 

Será? Sair da Estonia para ir treinar na Russia? Não sei, acredito que não esteja na minha prioridade no momento.

IERXEgH.jpg

Durante o jogo, se comprovou o esperado, o CSKA é o time mais forte e complicado do grupo, dominou o jogo todo e se não fosse o Karofeld, teriamos tomado muitos outros, no minimo, mais 2. 

Aos 8 min de jogo, Chalov rouba a bola e avança meio campo sozinho, concretizando em gol no final do jogo. Um verdadeiro golaço. Complicamos e amarramos o jogo, mas longe de fazer gol. Tomamos ainda alguns "apavoros". mas Karofeld e Kase seguraram bem as pontas e perdemos apenas de 1x0. Placar bom, para não perder saldo de gols.

Depois do jogo, conversando com os jogadores e com o técnico, aquela confraternização padrão, o técnico Russo, elogiou a postura guerreira do time e me convidou para conversar, no jogo em Moscou.

Nas entrevistas depois do jogo, ainda soltou essa na coletiva:

XNu1Rfp.jpg

Jogo 4

Fiquei com aquilo na cabeça. "O que será que Goncharenko quer comigo?".O jogo de volta chegou, finalmente! Vir a Moscou é sempre relembrar das vindas com meu pai para cá e a primeira coisa que fiz foi pegar o metrô rumo a praça vermelha, onde encontraria alguns conhecidos, para beber algo e comer. Claro que preferia onde tinha turistas, e seria melhor atendido que nos bares russos, que não tem o tato que tem com os turistas. De qualquer forma, passei a noite bebendo e conversando, procurando nas conversas alguma ideia mirabolante para vencer o jogo contra o CSKA.

Quando chegamos na Russia, o tratamento não foi diferente de Berna. Quando indaguei isso na roda, um dos colegas citou que era comum até, as equipes não serem tão "calorosas" depois de um certo estatuto. Não vou contestar, o cara virou diretor esportivo do Spartak Moscou.

arbat.jpg

Chegando no dia do jogo, fomos antes para o reconhecimento do gramado e conversar com Goncharenko. Goncharenko quis saber o porque de não deixar o projeto da estonia e ir treinar em uma liga mais forte.

Goncharenko: "Porra, blin. Sei que você terminou o tal curso lá"

Dragunov: "O continental A. Sim, terminei recentemente o curso, fui validar na Suiça pouco tempo depois do jogo contra o Young Boys."

Goncharenko: "Isso, esse mesmo. Veja, a Russia tem ótimas oportunidades para você, técnico jovem, muito potencial. Se precisar posso tentar te ajudar a encontrar clubes por aqui. Pelo trabalho apresentado até aqui, deve conseguir com facilidade. Se me vencer com seu modesto elenco, capaz até do presidente do CSKA me expulsar para trazer você xaxaxaxaxaxaxaxa (Risadas em russo)"

Dragunov: dei um riso timido para não manda-lo a merda. Que filho da puta chama meu elenco de mediocre? Seu atacante faz 29 gols no campeonato local? "Bem senhor Goncharenko, meu plano no momento é melhorar no nível do campeonato estoniano. Para ser sincero, penso até dar um ou dois passos atrás e colocar outro clube no patamar que coloquei o Paide, já que o Flora, Kalju e Levadia, possuem boas infraestruturas e um bom dinheiro para o campeonato local, para se manterém bem e participando de competições europeias. Então acho que mais um clube não faria mal. Deixaria o campeonato mais atrativo, e interessante. Queremos que o campeonato estoniano atinja um patamar interessante e seja mais presente nos torneios continentais."

Goncharenko: "Percebo o que quer dizer. É um sonho um tanto quanto, altruista né? Não julgo. Depois dessa loucura, ou se mudar de ideia e eu ainda estiver vivo, me procure. Pode contar comigo, será um prazer dividir com você meu conhecimento, as infraestruturas do clube que eu estiver e dividir uma cerveja. Nunca vi um técnico tão apaixonado pelo seu trabalho como você e eu respeito isso. Espero que faça um grande jogo hoje e não me decepcione. Acredito que seja um dos grandes técnicos do futuro."

E foi assim, com um aperto de mãos que quase fui trabalhar na russia.

(Recebi duas propostas russas, Asenal Tula e Ufa. Esqueci de printar na empolgação de acabar a temporada e não achei mais. Mas neguei as duas propostas. Quem sabe no futuro?)

Spoiler

CSKA_Moscow_stadium_2016-09-04.jpg

VEB Stadium - Estádio do CSKA Moscou.

spevOpu.jpg

Entramos em campo, e era o estádio mais lotado até agora. A gigante torcida do CSKA presente. No tunel avisei meus jogadores, em especial o Sanneh e o Kang. "O CSKA tem uma torcida com episódios de racismo. Se ocorrer com vocês, por favor, ignorem. Eu resolverei isso após o jogo, fiquem tranquilos! Não revidem em campo e nem se abalem. São pessoas medíocres!" - Eles apenas concordaram com a cabeça, mas a verdade é que nem eu sabia como lidar com a situação. Nunca passei por isso e tampouco sei o sentimento. Meu primeiro instinto é mandar o time se retirar e assumir o WO, se for o caso, mas na dúvida, sem entender bem, vamos para o jogo e tentar resolver no tribunal, se for o caso.

O jogo correu normalmente, sem nenhum problema de racismo, claro que por ser um time pouco multicultural, não sofreriamos, mas quis me precaver. Em campo, o resultado foi pior que o primeiro jogo, mas acho que jogamos melhor, equilibramos melhor o jogo. Oblyakov, deu duas assistências, a primeira aos 28' onde saiu o gol do Vlasic, que foi anulado, mas o VAR acabou dando o gol, e nos acréscimos do primeiro tempo Sorokin deu os números finais depois de ganhar de cabeça na grande área. Uma cabeçada no contra pé do Karofeld, sem chances para nosso goleirão. Dessa forma, duas derrotas e ainda assim, seguimos na zona de classificação da Euro!

Jogo 5:

O time que se mostrava mais fraco até agora era o Feyenoord que havia ganho apenas um jogo no grupo até agora, justamente contra o Young Boys. Fomos confiantes para holanda e os meninos acreditavam na classificação.

Chegando em Rotterdam, fomos diretos para o hotel, e novamente, precisamos nos virar para hotel, transporte e etc. Saudades da recepção do pré-torneio. Mas não mudaremos nossa postura com eles, em solo estoniano. No hotel já convoquei a primeira reunião, pela fama do país e deixei claro que não toleraria escandalos. 

"Vejam bem, eu não sou pai de ninguém aqui, então espero responsabilidade! Nunca proibi de passear, ir em festa, desde que estivesse nada mais e nada menos que 110% nos treinos e nos jogos! Aqui não é diferente. Se acontecer algo no dopping, escandalo com mulheres, e coisas assim, vou colocar o responsável ou os, no primeiro avião de volta para Estonia, em um caixote no melhor estilo Madagascar! Compreendido?" - Todos disseram sim, e tocaram a própria vida.

Dividiamos o nosso tempo em passeios para conhecer as cidades e treinos, até finalmente vir o jogo e voltar para casa, então, tentei aproveitar o tempo o melhor que eu podia, para dar uma experiência legal a todos os jogadores e comissão.

92492cdabb1fbd1533554d2e7d87b929.jpg?s=1

A cidade parece uma cidade como qualquer outra europeia. Tem uns prédios esquisitos e é isso. Admito que nunca estive em Rotterdam antes e só a conheço do boca a boca e do Feyenoord.

Se eu trocaria a Estonia por Rotterdam? Não.

De qualquer forma o dia do jogo chegou, Feyenoord empatou todos os jogos e venceu apenas 1 contra o Young Boys e ainda jogava com nós e com o CSKA. Tinhamos que empatar ou vencer para ir a próxima fase da Euro. 

Pms1zFt.jpg

O dia do jogo chegou. Tomamos muita pressão no primeiro tempo, mas no organizamos bem e evitamos sair atrás do placar. No segundo tempo, cruzamento para nós e Kase de cabeça fechou a fatura! Nos fechamos e em um jogo sem nenhum tipo de emoção, fizemos o placar minimo, em um lance de sorte. 

A torcida do Feyenoord ficou calada os ultimos 15 min de jogo, e pareciam não acreditar no que estava acontecendo, os jornais já colocavam o Paide na próxima fase da EURO.

Muita bajulação na área mista, até que fossemos liberados para voltar a Estônia. Eramos a sensação da europa!

Jogo 6:

Paide_keskv%C3%A4ljak.jpg

De volta para casa. Estava em Paide, e meu celular não parava de tocar. Era entrevista para todos os canais, jornais e rádios que eu poderia imaginar, em especial na Estônia. Tinha falado com minha esposa, que sairia do Paide após a fase de grupos, alias, não imaginava me classificar e já estava de olho em outros clubes, interessado em saber se haveria lugar vago, como o Vaprus e o Kalev. Queria evitar clubes como Flora, Levadia e Kalju nesse momento. Porém, o presidente já havia feito tanto pelo clube.E gostava muito de mim. A primeira vez que tentou renovar meu contrato, eu disse que ele faria melhor se investisse na modernização da analise de dados. Ele ficou meio relutante, já que meu contrato acabaria no dia 31 de dezembro, mas fez.

kaN4HvN.jpg

No ultimo jogo do ano, ele veio de novo me cobrar sobre o contrato e queria saber se eu iria sair do clube no final da temporada para rumar a Russia, se os boatos eram verdadeiros, falei para ele das propostas, claro, mas também fui sincero quando falei que queria desenvolver o futebol estoniano, e o Paide já estava bem encaminhado. E como passamos de fase, de forma antecipada, eu aceitaria renovar por mais 1 ano o contrato, mas apenas isso! 

Ele com um largo sorriso, nem argumentou, mandou passar na sala dele mais tarde que o contrato estaria pronto.E assim, foi feito. A proposta inicial era receber 800$, aproximadamente, mas pedi para reduzir drasticamente, para ter oportunidade em outros clubes, mais condizente a realidade deles. Então, renovei.

GwjTJZx.jpg

O último jogo era contra o Young Boys, recebemos eles com camisas, guias, separamos hotéis, tudo como de costume.

IXOl3yx.jpg

Jogamos dando a vida! Kink de cabeça após um escanteio de Alliku aos 17' nos colocou na frente do Young Boys, o jogo era equilibrado e ambas as equipes tinham chances.

O estadio estava cheio para os padrões estonianos. A comoção do país e o apoio da federação dos clubes, dos torcedores rivais era incrivel e criava uma atmosfera diferente de qualquer outro lugar que eu já estive, era algo histórico para os estonianos. Essa era a nossa maior força e usamos ela o maximo que dava. Eu estava realmente feliz!

Eggert ainda encontrou espaço no final do jogo, quando eu ainda estava pensando se valia a pena enfiar dois volantes, recuar as linhas e segurar o jogo até terminar, até por isso segurei uma substituição que acabei não usando. De qualquer forma, foi uma maneira muito especial de terminar a temporada e em casa!

Agora para sair nas ruas, é quase um problema. Eu e os jogadores somos tratados como celebridades, o que não ocorria antes, jogadores de hockey aqui, são mais famosos do que nós, mas não agora, não nesse momento! O Paide está revolucionando o futebol estoniano!

4kV4XFG.jpg

Estatisticas Clube // Estatisticas Jogadores

Pouco tempo depois, vimos pela TV o sorteio da próxima fase e enfrentaremos a Fiorentina!

AdjND8M.jpg

Nada é impossível para nós e vamos com tudo para cima da Fiorentina! RUMO AO TITULO KURAT!

Curiosidade do Save:

Spoiler

4Ul8E1n.jpg

O Zalgiris da Lituânia quase se classificou na ultima rodada. Precisava vencer, e fez um jogão contra o Ajax, empatando em 3-3. Infelizmente não rolou de um time Lituano ir para a próxima fase, mas me surpreendeu ter chego nos grupos e por pouco, não ter se classificado!

LIGA E COPA:

Durante a liga, havia a necessidade de rodar bastante o elenco para conseguir bons resultados na EURO, e como estávamos muito bem, não teria problema perder um ponto ali, ou um ponto lá, mas precisavamos fazer o possível na EURO! 

As FINANÇAS estão perfeitas. Temos muito dinheiro, quase obsceno pra Estonia. Podemos contar com qualquer jogador da liga que queira vir para ca, praticamente.
Finalmente saiu a nossa FORNADA e infelizmente é muito fraca. Mas tem 2 jogadores, que achei interessantes e que podem evoluir muito bem, e se tornarem bons jogadores do país. O jovem lateral Nikita Zarikov e o jovem meia Nikolai Saal. O Zarikov, se treinar de zagueiro, provavelmente será um monstrinho polivalente, e o Saal, é um jogador rapido e ousado. Não tem os melhores atributos para ser um Construtor de Jogo (CJ), mas com certeza é um jogador que jogando de frente pro gol, pode dar muita dor de cabeça para os adversários. Fora isso, outros jogadores que vamos dar oportunidades, mas que dificilmente serão grandes jogadores.

Nesse meio tempo dos jogos da liga e da copa, parei para ver alguns jogadores brasileiros, que estariam velhos e dava para tentar trazer. Ralf, Muriqui, Bruno Gallo, Bonfim, Roger e etc. Como esqueci de adicionar o Brasil na base, perdi muitos desses jogadores, mas fui lembrando o nome e não custava sair pesquisando. Tudo porque chegou um relatório do Jadson, mas ele estava literalmente péssimo. E porque não aproveitar o embalo? Eis que contratamos uma lenda:

Spoiler

SE ALGUEM QUISER FAZER UMA MONTAGEM DELE COM A CAMISA DO PAIDE PODE FICAR AVONTS PORQUE É SIMPLESMENTE EPICO!

robinho-sivasspor_1frt2pi1beilz191wbtqjz

A LENDA ESTA ENTRE NÓS!

Com o maior salário do elenco, Robinho chega com 36 anos, para ser peça fundamental e estrela do Paide e disputar a EURO! Ele se aposentará no final da janela europeia, ou seja, no mês 6! Mas até lá, já contribuiu muito para o clube, espero!

wu4fTDo.jpg

EzQfxZ3.jpg

Como não pode ser inscrito para nenhuma competição e só poderia jogar os jogos restantes da Copa, iniciou os trabalhos tutorando jovens, e fazendo o Marketing da equipe e projeção.

ESPN Brasil, FOX e todo meio de comunicação brasileiro, anunciou a contratação como se fosse a coisa mais estranha e surpreendente do mundo. Muitos esperavam o jogador encerrar a carreira no Santos ou em outro clube do Brasil, mas após ficar sem contrato no meio do ano, o jogador foi recusado por diversos clubes, até que a curiosidade trouxe ele para o Paide.

A midia estoniana também está euforica, foi como se tivessemos trazido o Messi! O esporte está girando em torno do Paide e do Robinho!

BEM VINDO Robishowzinho!

Depois dessa bomba, vamos ao que importa: A COPA

A copa foi adiada muitas vezes, pela preocupação da federação com o calendário do Paide na EURO e sem nenhuma surpresa, fomos campeões:

tht7D6o.jpg

Jogos em Spoiler:

Tirando o jogo com o Levadia, que foi no sufoco a classificação, só veio nos penaltis, o resto foi bem tranquilo.

E na liga sem surpresas. Mantivemos nossa vantagem e continuamos lideres do campeonato.

bFFdS8C.jpg

Perdemos alguns jogos por ter priorizado a EURO, se fosse com força total, acredito que não tropeçariamos em 3 jogos pelo menos.

Jogos em spoiler:

Desta forma, somos BICAMPEÕES NACIONAL E DA COPA!

A tabela ficou da seguinte maneira:

HR2stGJ.jpg

Estatisticas Clube // Estatisticas de jogadores

Detalhe que o Levadia se salvou na última rodada de disputar os Playoffs. Acho que a mudança na temporada não fez bem para o time. Destaque para o Maardu que se classificou para o continental, e o Vaprus, que se livrou do rebaixamento. Flora fez uma boa temporada, mas empatou muitos jogos, se torna uma equipe perigosa para a próxima temporada se conseguir encaixar. Kalju também esteve na disputa durante toda a temporada, sendo um adversário complicado. 

ir2ZmlE.jpg

FAMOSO SEXTOU!

y195ycv.jpg

Ou seja, próxima época o foco é o TRI! E eu acredito que seja uma realidade. Nas ultimas duas temporadas, eu me surpreendi, nesta, já entro com a cabeça no título e acho pouco provável alguma equipe conseguir lutar conosco, vai depender muito do mercado.

Também entramos na galeria de pessoal favorito, finalmente! Faremos companhia para o Mool!

BsIjU8t.jpg

A equipe da época:

gdfzp2F.jpg

A nossa melhor escalação realmente é o 4-3-3 e a forma como mais jogamos. O time é literalmente o titular. O que me surpreendeu, foi o Kan Nam-Gwon, ser o segundo jogador favorito da torcida, realmente ficou marcado como um dos personagens dessa temporada. Kaldma e Kase são jogadores excelentes e surpreendentes. Não me espanta também terem sido os melhores, até pelo que fizeram!

5p9pSeB.jpg

Kauber não chegou aos 30 gols na temporada, mas fez INCRIVEIS 29! E quebrou seu próprio recorde, fazendo quase o dobro de gols! Lembrando que ele pegou ainda algumas lesões, e rodei ele com o Sorga durante a temporada. Um monstro!

Alguns recordes da liga:

bGy4ukh.jpg

Agora vamos aos encerramentos.

Classificação do Elenco 1 // Elenco 2, o desempenho do treinador 

nsKya4U.jpg

Para a próxima temporada devemos nos preocupar em melhorar o elenco, e mandar uma galera embora. Sei que vai ser complicado, porque temos pouca visibilidade, reputação baixa ainda (tentei alguns jogadores com o contrato encerrando como o Ainsalu do Flora), e eles não quiseram vir. Alguns coloquei na lista de transferência e eles ficaram meio que putos. Mas em um geral já estamos trabalhando para renovar diversos contratos e trazer mais jogadores. Quero deixar a casa em ordem, ainda não é certeza que eu saia do Paide, ele é o caminho mais rapido para os continentais e continuar evoluindo na estonia e tudo mais. Mas sinto que está na hora de abraçar outro desafio, até mesmo para não ficar massante para quem lê e não fugir dos objetivos que eu tenho em mente para esse save. Claro, que se não aparecer nenhuma oportunidade interessante na estonia ou fora, eu permaneço no Paide por mais 1 temporada. Mas se aparecer a oportunidade certa, também aceitarei. É importante frisar que o próximo clube que eu assumir na estônia é provavelmente o ultimo no país, nessa fase do save, e claro, que vou desenvolve-lo o maximo possível, como estou fazendo com o Paide, para que possam continuar constantes e crescendo se não, não faz sentido. Por querer assumir a seleção preciso treinar alguns outros clubes e esperar a oportunidade de ser convidado, e pra isso, vou precisar melhorar meus cursos e rodar um pouco. Não descarto assumir outras seleções, mais meu foco é 100% em melhorar o futebol estoniano!

Agradeço a todos que estão acompanhando e a próxima atualização deve vir em breve e será só sobre a pré-temporada!

Espero que estejam gostando, Aitah!

Bônus:

Lowko é Powko

Essa situação do Qarabag é interessante, porque o time mantém sua força mesmo jogando fora do seu local de criação. Imagino que a própria emigração forçada tenha levado a base também para Baku. Isso torna o Qarabag um clube único, com torcida e desterrado.

O sorteio não foi o pior do mundo mas com certeza foi um dos piores. Acho que deve existir apenas um ou dois grupos mais forte. Parabéns pela dobradinha da dobradinha e pela passagem, mas a lógica diz que você será massacrado na próxima fase. hehehe

Já foi uma sorte incrível passar nesse grupo.

Peepe

Robinho claramente PIPOCOU na final da Copa. Pode mandar correr mais que a torcida vai cobrar brasileiro que acredita estar de férias até a aposentadoria.

Parabéns pela campanha espetacular na Euro, tudo bem a Fiorentina é jogo muito duro mas ter a Estônia nos holofotes dos torneios europeus, assim tão avançado, é o primeiro dos grandes objetivos. O fato da temporada ter acabado agora, no meio da Euro, pode atrapalhar o time fisicamente pro jogo chave?

E você vai me perdoar, mas diante de todo o relato sobre o jogo contra o CSKA, só me veio uma coisa em mente:

Se o Dragunov não fez igual, ele falhou e precisa voltar no ano que vem.

LC

Excelente temporada. Não esperava essa classificação em segundo no grupo, mas o Feyeenord deu mole...Problema deles.

PedroJr14

Desde já fica aqui o relato da minha total surpresa com o avanço da equipa na Europa League, meus parabéns! O Feyenoord, campeão da Champions League, deixado para trás por um time da Estônia, que lindo!

Dentro da Estônia o Flora até que se esforçou muito, fez uma campanha excelente, mas não conseguiu tirar o título de vocês.

Andreh68

Ficou a curiosidade, como é a relação da Estônia com o antigo Urso Soviético. Imagino que exista um certo ressentimento?

Não era impossível, mas foi grandiosa a passagem de fase. Talvez a Fiorentina seja muito para os alegres bálticos. Em casa fez o esperado. Não sei se conseguirá elevar a liga como um todo, tenho visto mudanças de time na área com a equipe anterior ruindo quando cai nas mãos da IA.

Esse negócio de calendário atravessado com o continente é uma chatice!

#Vini

Na Estônia fez o esperado do Paide, com a dobradinha. Agora na UEL excedeu as expectativas e tem a chance de se testar contra uma equipe média de uma liga maior, e acho que dá para aprontar!

Kauber, Luts e Alliku. Que trio! Espero que continuem afiados na próxima temporada. 

marciof89

E a campanha segue incrível! Conseguiu superar 2x o Feyenoord, o momento é ótimo e como já foi falado, agora vai ter a chance de se testar contra uma equipe tradicional, mas que é acessível ainda. O céu é o limite.

Rodrigo Violim

Cara que campanha sensacional!!!!!!

Uma campanha incrível na Europa League e a Dobradinha Nacional... você levou o Paide a outro patamar parabéns!!!

Agora jogo duro na próxima fase da Europa League.. boa sorte!!!

mfeitosa

Grande campanha na fase de grupos. Assim como a maioria, fiquei surpreendido com a classificação e os resultados obtidos. Foi bem consistente, perdendo apenas as partidas para o CSKA. 

A dobradinha pode servir como uma motivação a mais para enfrentar a Fiorentina. Como a liga italiana não foi carregada, talvez eles venham um pouco mais enfraquecidos do que o usual. Logo, há uma chance extra para o Paide surpreender mais uma vez. 

Pra cima deles!

Henrique M.

Parabéns pela grande performance num grupo extremamente complicado da Liga Europa, conseguiu uma classificação heroica contra equipes de muita maior qualidade no contexto futebolístico e também em termos de reputação europeia.

Valismaalane
Em 08/05/2020 em 15:26, Lowko é Powko disse:

Essa situação do Qarabag é interessante, porque o time mantém sua força mesmo jogando fora do seu local de criação. Imagino que a própria emigração forçada tenha levado a base também para Baku. Isso torna o Qarabag um clube único, com torcida e desterrado.

O sorteio não foi o pior do mundo mas com certeza foi um dos piores. Acho que deve existir apenas um ou dois grupos mais forte. Parabéns pela dobradinha da dobradinha e pela passagem, mas a lógica diz que você será massacrado na próxima fase. hehehe

Já foi uma sorte incrível passar nesse grupo.

Sim, o Qarabag é um time que enraizou e se criou em Baku. Todos os seus torcedores e afins, acabaram migrando para Baku e além disso, tem uma influencia do governo e investimentos para o clube se desenvolver. É um clube com historia interessante! 🙂

O sorteio foi bom, a Fiorentina é um time forte, mas tudo bem. Jogaremos de igual pra igual, se der, deu ksaiojkaposkpoask, se nao der, paciencia, ja fomos alem do que pretendiamos!

Vlw mano! A dobradinha se desenhou a temporada toda ne? lideramos de cabo a rabo aposkposakpoaks

Sim, o Feyenoord foi simplesmente patetico em todos os jogos, Young Boys ja esperava fazer entre 3 e 6 pontos, saimos com 4, esta otimo! Vacilo do Feyenoord, sorte a nossa!

Obrigado por acompanhar!

Em 08/05/2020 em 16:05, Peepe disse:

Robinho claramente PIPOCOU na final da Copa. Pode mandar correr mais que a torcida vai cobrar brasileiro que acredita estar de férias até a aposentadoria.

Parabéns pela campanha espetacular na Euro, tudo bem a Fiorentina é jogo muito duro mas ter a Estônia nos holofotes dos torneios europeus, assim tão avançado, é o primeiro dos grandes objetivos. O fato da temporada ter acabado agora, no meio da Euro, pode atrapalhar o time fisicamente pro jogo chave?

E você vai me perdoar, mas diante de todo o relato sobre o jogo contra o CSKA, só me veio uma coisa em mente:

Se o Dragunov não fez igual, ele falhou e precisa voltar no ano que vem.

akpaoskaokapsok, Robinho tinha acabado de chegar, então nem imagino como ele vai se sair na temporada regular. Mas se achar que é ferias vai ouvir uns gritos! sapoksapokpsakposakposak

A pausa liga e euro, nao foi tao ruim. Se nao me engano deu 12 dias de diferença entre os jogos. O que é normal na estonia ate. Entao o fisico tava padrao. Ai so volta a euro quando volta o campeonato, entao nao sei, mas acho que nao vai interferir tanto nao. Vou descobrir em breve oapskpoaskposakpsakposa.

A Fiorentina é um clube complicado, e não espero passar, ja fomos alem do que eu esperava entao ja tabom. Claro que entraremos pra jogar e se possivel passar de fase, mas acho quase impossivel paokpoaskposakposakposakposk Só passamos porque o Feyenoord decepcionou mesmo. Azar deles, sorte a nossa.

asopkpoaskspaok, nao fizemos a comemoração do Galvao, infelizmente nao tinha clima de festa, e o frio nao colabora. Mas esta nos objetivos aoskpasokspoakpoaskspokpsaokapsokposakpo. Voltar ano que vem pela Champions, quem sabe? saopaskposakoaks

Em 08/05/2020 em 16:21, LC disse:

Excelente temporada. Não esperava essa classificação em segundo no grupo, mas o Feyeenord deu mole...Problema deles.

Obrigado mano! Tambem não esperava, mas o Feyenoord vacilou muito! Quando joguei contra eles, achei que era sorte, mas nao. O Feyenoord tropeçou em todos os jogos praticamente. Sorte nossa, azar o deles! aopskspaokpoaskpsak

Vamo pra cima da Viola e obrigado por acompanhar!

Em 08/05/2020 em 19:47, PedroJr14 disse:

Desde já fica aqui o relato da minha total surpresa com o avanço da equipa na Europa League, meus parabéns! O Feyenoord, campeão da Champions League, deixado para trás por um time da Estônia, que lindo!

Dentro da Estônia o Flora até que se esforçou muito, fez uma campanha excelente, mas não conseguiu tirar o título de vocês.

Te acompanho nesta surpresa! Foi lindo mesmo, mas o Feyenoord tropeçou em praticamente todos os jogos, inclusive contra nós, jogando bem meia boca. Eles poderiam ter se recuperado contra o Young Boys, e ainda assim, tropeçou. Agora vamo contra a viola! 

Obrigado por acompanhar!

Em 08/05/2020 em 21:26, Andreh68 disse:

Ficou a curiosidade, como é a relação da Estônia com o antigo Urso Soviético. Imagino que exista um certo ressentimento?

Não era impossível, mas foi grandiosa a passagem de fase. Talvez a Fiorentina seja muito para os alegres bálticos. Em casa fez o esperado. Não sei se conseguirá elevar a liga como um todo, tenho visto mudanças de time na área com a equipe anterior ruindo quando cai nas mãos da IA.

Esse negócio de calendário atravessado com o continente é uma chatice!

A Estonia tem alguns sovieticos que vivem e se criaram no país, como Armenios, Bielorrussos, Letoes, Lituanos e etc. Mas o problema mesmo sao os Russos, e tem varias tretas internas como por exemplo a historia dos passaportes cinzas (Apatridos), a impossibilidade da dupla nacionalidade, a obrigatoriedade de se falar estoniano fluente para ter direito ao passaporte e coisas do tipo. A Estonia, embora tenha o partido comunista e afins, eles flertam mais com o modo de governo dos nordicos que dos "comunistas". Com o medo pelos refugiados e tal, acabaram colocando um governo que é contra migração de todas as formas e intensificou alguns problemas especialmente para brasileiros (e outros que nao sao da UE e da Schengen) que moram la, por exemplo. (Se perder o emprego tem que sair do país em um determinado tempo. Dificultaram os vistos e coisas do tipo). Os russos de passaporte cinza tambem tao encontrando resistencia para adquirir os direitos.

Estonianos flertaram com o nazismo, e lutaram pela Alemanha nazista e tiveram muitos problemas com o Comunismo, ja que a estonia é pequena, e da saida pro mar baltico, o desenvolvimento foi muito diferente, mais como base militar e estrategica, do que ponto de desenvolvimento, e foi tardio, tanto que em 2013 fizeram uma homenagem aos "Guerreiros da liberdade" ou algo assim, em relação ao nazismo. É explicado pela ocupação da Alemanha na segunda guerra,e logo após tomada pela URSS. Então a historia é meio complicada e complexa, dai tu consegue tirar algumas conclusões. É um pouco dificil achar artigos sobre, mas nada que uma buscada no google, nao ache umas materias boas sobre o assunto. Quando falamos de Estonia, temos que nos atentar a muitas coisas, por exemplo Elva, é uma cidade praticamente russa, Paide, tem alguns russos, Tallin e assim por diante. Entao tem uma certa polarização em relaçao a historia ja que os nacionalistas agem como um bando de Pau no cu, e uma galera que entrou no Sec XXI. Mas quando falamos de comunismo, la é unanimidade ser contra. (exceto pelos russos e outros sovieticos que criaram vida no país).

Nossa sorte foi um Feyenoord patetico ne? Eles tropeçaram em todos os jogos, e nós que nao temos nada haver com isso, fizemos nossa parte ospakposakposa. Sim, é complicado. Uma das minhas inspirações foi um save aqui da area do @Darknite, "Uma Aventura no Leste Europeu", onde alguns times que ele passou, posteriormente alcançaram bons resultados e as ligas cresceram razoavelmente, atraindo melhores jogadores, e revelando jogadores melhores. Então vamos ver no que vai dar opkapoksapoksapok. Então espero que de certo de algum jeito. A maior dificuldade no momento sao jogadores para elevar a liga. 

Tambem nao gosto do calendario assim, mas até entendo. Jogar em campos quase de varzea com -10, -15 e at[e -20, deve ser uma porra. Então até faz sentido. Embora a Estonia esteja sempre mudando o calendario. (na Meistriliiga era calendario europeu, mas tinha umas pausas de 1 mes, 2 meses, 3 meses (entre setembro e fevereiro), entao era bem pior e mais espaçado. Quando vira Premium Liiga, entra este calendario anual, menos espaçado e mais focado na liga e copa que no continental (ja que eles tem um projeto de melhorar o futebol local antes de pensar em Champions e Euro).

Vlw por acompanhae!

Em 10/05/2020 em 19:51, vinny_dp (17x1) disse:

Na Estônia fez o esperado do Paide, com a dobradinha. Agora na UEL excedeu as expectativas e tem a chance de se testar contra uma equipe média de uma liga maior, e acho que dá para aprontar!

Kauber, Luts e Alliku. Que trio! Espero que continuem afiados na próxima temporada. 

Sim, Paide está sendo fantastico, mas aproveitamos mesmo o Feyenoord que foi patetico. O YB nós tinhamos boas chances de fazer 3 e até 6 pontos, e fizemos 4, ou seja, o esperado. Agora o Feyenoord, tropeçou contra todos os times, e acabou decepcionando. Nós que nao temos nada haver com isso, só aproveitamos.

Ja nos testamos contra um time medio de uma liga maior, e deu no que deu, duas vitorias do CSKA e 2 vitorias pro Paide em cima do Feyenoord. aposkposakposakposakpoaskposa. Entao tudo pode acontecer, acho dificil, mas nao impossivel. Vamos dar o nosso melhor.

Kauber e Alliku são uns monstros! Luts sempre joga bem, mas não é tao decisivo quanto os dois. Mas tambem espero que eles continuem voando! Sao jogadores importantes e que tenho sorte de ter no meu clube! 

Em 10/05/2020 em 21:00, marciof89 disse:

E a campanha segue incrível! Conseguiu superar 2x o Feyenoord, o momento é ótimo e como já foi falado, agora vai ter a chance de se testar contra uma equipe tradicional, mas que é acessível ainda. O céu é o limite.

Sim, estamos nao sei como, em um momento magico! Feyenoord perdeu 2 jogos para eles e dois jogos para nós. Nós tinhamos nossa meta e conseguimos conquistar 4 pontos do YB. Agora o Feyenoord, tropeçou pro CSKA e pro YB, chegou a nossa vez, eles tropeçaram de novo, nesse sentido, apenas aproveitamos um +6 enquanto o Feyenoord, amargou ficar para tras. Reparei que nao trouxe a tabela final do grupo, mas vou trazer no proximo post.

A Fiorentina é complicada, mas nada é impossivel. Vamos fazer nossa parte e ver o que acontece. Acho que sera muito dificil, mas ne? O ceu é o limite!

Em 10/05/2020 em 21:02, Rodrigo Violim disse:

Cara que campanha sensacional!!!!!!

Uma campanha incrível na Europa League e a Dobradinha Nacional... você levou o Paide a outro patamar parabéns!!!

Agora jogo duro na próxima fase da Europa League.. boa sorte!!!

Obrigado mano! Realmente é uma das melhores campanhas que ja fiz no FM. Kauber, Alliku, Luts, Mool e cia. Estao jogando muito acima do que eu esperava, na EURO, vacilo de um, sucesso do outro, que foi nosso caso, e temos chances de tudo nesse momento! entao vamos partir pra cima da Fiorentina e ver o que acontece!

Obrigado por acompanhar!

Em 12/05/2020 em 17:27, mfeitosa disse:

Grande campanha na fase de grupos. Assim como a maioria, fiquei surpreendido com a classificação e os resultados obtidos. Foi bem consistente, perdendo apenas as partidas para o CSKA. 

A dobradinha pode servir como uma motivação a mais para enfrentar a Fiorentina. Como a liga italiana não foi carregada, talvez eles venham um pouco mais enfraquecidos do que o usual. Logo, há uma chance extra para o Paide surpreender mais uma vez. 

Pra cima deles!

O CSKA ja nos deu provas de que pode ser complicado, felizmente o Feyenoord tropeçou em todos os jogos, e nos que nao temos nada haver com isso, fizemos nossa parte. Honestamente, tambem estou surpreso, e empolgado para ver o que vem a seguir. O time é consistente e bem equilibrado no balneario, acho que é o melhor elenco estoniano, desconsiderando jogadores como Mets e Klavan. Entao acho que da pra fazer ainda melhor aoksposakpoaskposakpoa.

Espero poder surpreender mas acho muito dificil. Em breve atualizo! Obrigado!

Em 13/05/2020 em 02:21, Henrique M. disse:

Parabéns pela grande performance num grupo extremamente complicado da Liga Europa, conseguiu uma classificação heroica contra equipes de muita maior qualidade no contexto futebolístico e também em termos de reputação europeia.

Obrigado! Realmente, fizemos historia! Contra o YB ja era esperado fazer 3 ou 6 pontos, fizemos 4 o que estava programado mesmo. A surpresa ficou pelos tropeços do Feyenoord emtodos os jogos da UEL. Ai como temos nada haver com isso, fizemos nossa parte e passamos. Quanto a viola, acho que nao teremos essa facilidade. Mas teremos que dar noss omelhor e se der, passaremos!

Obrigado por acompanhar!

Valismaalane

Cap. 16 - O Mercado

Chegamos ao momento mágico da temporada, as contratações. Muitos estavam ansiosos para saberem o que a sensação estoniana traria para o jogo contra a Fiorentina e para a nova temporada do campeonato estoniano que se aproximava. 

sHC1txF.jpg

O clube não se movimentou muito para o time principal, mas optou por trazer algumas peças para o time sub19. A surpresa ficou por conta da saída do jovem Yañes, lateral argentino para o Kalju por um valor que dizem ter sido baixo, e o empréstimo do zagueiro espanhol Gurrutxaga, que foi um jogador de presença nas últimas temporadas. 

Com exceção da contratação de Robinho, o time não trouxe nenhum nome de peso, como na temporada passada. A maior dificuldade foram os nãos recebidos por jogadores como Ragnar Klavan, Karol Mets, Ainsalu, Paartalu e outros. O time foi atrás de muitos jogadores gabaritados, mas esbarrou em muitas negativas, o que fez recorrer ao mercado de livres e jogadores que estavam sendo monitorados em fim de contrato.

Jogadores:

Kevin Kruglov (Newgen)

Spoiler

zx3WIDK.jpg

Jalka (Revista focada em futebol, semelhante a placar. Jalka significa pé em estôniano) - Jogador com muito potencial e que se destacou no Sub19 chega nesse momento para reforçar o elenco do Paide u19. Provavelmente o time está pensando no futuro.

Mark Oliver Roosnupp

Spoiler

30-Mark-Oliver-ROOSNUPP.jpg

Jalka - De volta ao lar. Roosnupp que já foi jogador do Paide, após rodar um pouco pela europa, retorna para o Paide e tem expectativa para que assuma um lugar no meio de campo da equipe.

Ernestas Jankauskas (Newgen)

Spoiler

mKEW6bX.jpg

Jogador sugerido pelo olheiro do clube, achei os atributos interessantes e trouxe para integrar o time u19. Embora ele até tenha potêncial para já estar no time titular, optei por segurar um pouco e manter o desenvolvimento dele na categoria base. 

Nikita Nikolaevich

Spoiler

nikolaevich-torpedo-belaz-1586793660-363

Um dos meus alvos para esta nova temporada. O jogador chega para ser titular.

Jalka - O meia Bielorrusso chega para melhorar o meio campo do Paide. Jogador jovem e pedido pelo técnico, Nikita chega para assumir a titularidade, resta saber no lugar de quem. Nós da revista Jalka, acreditamos que seja um acréscimo a equipe. 

Andre Paju

Spoiler

22623.286097ffca76278375ecc45f1b110212

Jalka - Depois de quase 6 meses sem clube, o jovem lateral Andre Paju chega ao Paide para o lugar de Yañes e para ser reserva de Mool. É um lateral com características semelhantes a do argentino, ofensivo e que gosta de jogar para frente. O jogador não chegou a um acordo com o Tammeka e nem com outro clube, jogador vai precisar fazer um trabalho físico para compensar os meses parado. 

Markus Pelt (Newgen)

Spoiler

MayNgHg.jpg

Jogador que encontrei por acaso por causa do sobrenome Pelt, como do nosso zagueiro que saiu da base. como ele tinha bons atributos, optei por trazer para time u19, mas ele não aceitou vir exceto se fosse pra ser do time principal. Concretizei mesmo assim, mas o jogador foi empurrado para o time u19 e não para de reclamar. Mas logo ele acostuma.

NA EURO a tabela que prometi ficou da seguinte maneira:

0tDGbpR.jpg

E com isso vamos adiante:

Meu perfil de treinador

O clube também melhorou significativamente o recrutamento de jovens e o investimento, ou seja, poderemos ter boa fornada neste ano

wvZhg1m.jpg

E alguns marcos históricos do clube. 

L4wWUn1.jpg

Na próxima atualização trago o jogo com a Fiorentina, acredito que mais tarde se eu terminar o mês inteiro de jogos para atualizar de uma só vez 🙂

Obrigado a todos que acompanham e comentam!

Peepe

Imagino que apenas o Nikita tenha capacidade pra brigar pela titularidade, ou você tem outras ideias na cabeça?

Esse aumento de reputação dentro da Estónia é bastante complicado, um desafio a parte sem dúvidas, até que jogadores de maior gabarito aceitem conversar. 

LC

Tô nem preocupado quem vai sair, mas Nikita é nome de matador. Coloca ele de Construtor de Jogo Avançado atacando e seja feliz.

Valismaalane
Spoiler

3 horas atrás, Peepe disse:

Imagino que apenas o Nikita tenha capacidade pra brigar pela titularidade, ou você tem outras ideias na cabeça?

Esse aumento de reputação dentro da Estónia é bastante complicado, um desafio a parte sem dúvidas, até que jogadores de maior gabarito aceitem conversar. 

E por incrivel que pareça ele não vem jogando muito bem. Vou dar mais um tempo para ele, mas no momento ando preferindo o Kang e até mesmo o Roosnupp. Mas ideia era mesmo trazer o Nikita para ser titular. Espero que ele se recupere igual o Kink. 

3 horas atrás, LC disse:

Tô nem preocupado quem vai sair, mas Nikita é nome de matador. Coloca ele de Construtor de Jogo Avançado atacando e seja feliz.

osakpaoskpoask no fim, Nikita não conseguiu bancar ninguém. Vou começar fazer com calma a transição de função de CJ para MZZ. Acho que vai dar mais certo. Mas por enquanto o Roosnupp vem jogando melhor e ando preferindo ele e o Kang que o Nikita pokaspoksapksaopk. 

Ele tava jogando como CJ Avançado, que é a função que uso no meu elenco com o Kaldma, mas ele não rendeu. Vou por de Mezzalla, que ele é fluente e ver o que da poakspokasposkao

Cap. 17 - O Ano de 2021

Vamos começar pela EURO que é o que todos estão esperando. Jogo complicado contra a Fiorentina!

O primeiro jogo é em casa, não exatamente em Paide, mas em Tallinn, onde mandamos os jogos internacionais. Por motivos de logistica, o Estadio é maior e mais moderno, e essas coisas.

Inicio de ano, e aquele frio brabo. O estádio já começava juntar os torcedores da Fiorentina que chegavam ao país. Como de costume, fizemos o procedimento de indicar hotéis na cidade, demos camiseta para o responsável pela comunicação da Fiorentina, cedemos guias para levar a galera para conhecer a cidade.

bea31746e832e32ec7f54f9809518b7a.jpg

Chegou o momento tão esperado. Entrariamos em campo em um mata-mata de EURO! O campo estava completamente branco, e o time entrava em campo com roupas termica e pé congelando! Eu, que estava agasalhado, estava com frio. Talvez seja um dos dias mais frios que já entrei em campo.

Curiosamente, por azar do destino, ou falta de planejamento, o time da Fiorentina levou apenas o uniforme branco com a numeração roxa, e pela neve que caia e se acumulava em campo, eles praticamente ficavam camuflados, mas como ninguem disse nada, bola em campo!

bklTFeO.jpg

Durante o jogo nos primeiros 2 minutos, o jogo foi paralizado, o juíz solicitou para que a Fiorentina trocasse de uniforme para continuar o jogo, após toda confusão, foi sugerido que a Fiorentina vestisse coletes numerados, que o Flora tinha guardado no estádio, e após alguns minutos de espera, assim foi feito. A Fiorentina trajava coletes verdes com numero e se tornou uma curiosidade meio que bizarra na história do futebol que só poderia ser protagonizada contra um time estoniano e na Estonia! 

A bola continuou rolando e aos 5 minutos, penalti para Fiorentina. Pulgar bateu para fora e reclamou da neve que tinha atrapalhado a cobrança. Já nos acrescimos do primeiro tempo, João Carvalho abre o placar pra Fiorentina, após boa troca de passes. O jogador pegou a bola a meia altura de voleio e marcou um belo gol.

No vestiario, lembramos de toda nossa trajetória até aqui, que aqui é nossa casa e coisas do tipo. Voltamos ao segundo tempo e logo aos 48', escanteio no meio da bagunça e Kase, de cabeça deixa os números iguais entre Paide x Fiorentina. 1x1 no placar, e começavamos crescer no jogo. Não demorou e Boateng recebeu belo lançamento de Pulgar e saiu de frente com Karofeld, onde só teve o trabalho de escolher o lado e ampliar para os Italianos. O resto de jogo foi basicamente sair pra contra-ataque e aguentar a pressão da Fiorentina.

O jogo acabou com muitos aplausos dos pouco mais de 2000 torcedores que compareceram ao estadio, sendo pouco mais de 1000, torcedores da Fiorentina, que aplaudiram o estranho jogo, que embora tenha tido os seus problemas, foi um grande jogo de futebol!

b1T787c.jpg

xKvGVQz.jpg

Jasem Ahmed, jornalista marroquino, erradicado na Itália, cobriu a Fiorentina na Estonia e deixou esse tweet, enaltecendo a raça do time estoniano frente a uma equipe bem mais forte.

Jogo 2:

Chegou a volta do jogo. Estavamos ansiosos e treinando bem para este jogo, poderiamos buscar um placar para levar para os penaltis. Depois do primeiro jogo, e das voltas que demos até chegar aqui, tudo era possível. Claro que armei o clube pro tudo ou nada! Iamos pra frente, sempre com os deuses do futebol. Não tinha o que dar errado. 

Chegamos ao aeroporto com um grande apoio da torcida!

tours-firenze.jpg

Chegamos em Florença, cidade da Fiorentina. Depois de toda repercussão do jogo, a Fiorentina se encarregou de fazer por nós, o que fizemos por eles. Trouxeram guias para nos apresentar a cidade, a mais cultural da Italia, como chamaram.

Aproveitamos o maximo possível, o tempo para treinar e conhecer a cidade.

Estádio da Fiorentina:

Spoiler

Stadio-Comunale-Firenze-1960.jpg

O estádio Artemio Franchi, era realmente diferenciado. O estádio parecia aquelas obras que só eram vistas em livros de história. O Coliseum que um pequeno poderia fazer história!

O ônibus parava na frente do "Coliseum" de florença, casa cheia para o jogo contra nós. Pouco mais de  torcedores otimistas tinham viajado para Itália, esperando se repetir outro milagre como o da classificação da Euro!

Com a bola rolando, aos 2 min, Pulgar marcou o primeiro gol do jogo. Aos 8 Boateng ampliou e dai pra frente, começou sair um gol atrás do outro. Quando o jogo chegava nos acréscimos do segundo tempo, 91 minutos, já marcava 5x0 para os donos da casa, fomos esmagados pela qualidade deles e não havia muito o que fazer. Fizemos nossa parte, fomos pra cima e criamos oportunidades, mas eles estavam inspirados. Então, Kauber deixou a sua marca após jogada individual e disparou um belo chute após limpar dois jogadores já dentro da área e deu os números finais do jogo com um golaço: 5x1. 

Fomos muito aplaudidos pelos torcedores presentes e bajulados pela mídia. Fomos agradecer os torcedores e voltariamos para casa. Foi uma viagem memorável até aqui, mas infelizmente, não se pode ganhar todas, e já fomos mais longe do que era previsto. Encerrando assim, nosso conto de fadas, finalmente!

Fbf3l7m.jpg

De volta a Estônia, já vamos emendar rapidamente como que andava a liga. No inicio do ano, preparamos alguns amistosos rapidamente para pegar ritmo de jogo, e deu tudo certo, não atrapalhou a preparação para o jogo contra a Fiorentina, mas acho que se estivessemos no embalo de campeonato, poderiamos ter jogado melhor.

Ganhamos a Supercopa, dessa vez contra o Flora e fizemos resultados interessantes.

RNbT3fy.jpg

Estreia na liga contra o Tammeka. Jogo razoavelmente facil onde vencemos por 2x0! 

Em Março, começamos contra o Ajax, recém promovido, e fizemos mais um bom mês, como esperado.

ukG8T99.jpg

Em Abril, jogo contra o Flora, quase em casa, é o jogo que pode complicar e definir o que será essa temporada. Se vamos correr como na ultima temporada, sozinhos o tempo todo no topo, ou se teremos um adversário até o titulo!

xlRDiUk.jpg

Jogos em Spoiler:

As finanças do clube andam bem, acredito que tenhamos o melhor caixa atualmente da liga e tende a melhorar, porque participaremos novamente de campeonatos internacionais, com possibilidade de fazer caixa.

A Tabela ficou assim:

eGER6iz.jpg

Estatisticas Clubes // Estatisticas Jogadores

E trago atualizações de outras ligas:

EURO // Champions // Euro u19 - Desempenho Estonia 

8DqGlQt.jpg

A Estonia vence a Servia, e já mostra melhoras na seleção nacional e u19. Tivemos 13 jogadores convocados, a maioria no time u19 e u21. Os 3 jogadores convocados para seleção principal Kauber, Roosnupp, Kase, não entraram em campo contra a Sérvia.

Servia 0 x 1 Estonia

Obrigado a todos que acompanham e comentam! 

Edited by Valismaalane

PedroJr14

A eliminação frente à viola já era meio que esperada, mas esse time já tá fazendo história ao levar a Estônia tão longe. O campeonato local já está virando meta formalidade para o clube, que ainda não perdeu. Boa sorte na sequência!

Andreh68

A derrota para a Fiorentina só enaltecem os jogos anteriores. Talvez o Paide tenha andado mais que as próprias pernas.

Talvez devesse ter encarado o jogo com a Fiorentina com outra postura? ou foi mais um acidente.

Em casa é rei, e o Robinho até que ta sendo de algum valor ne.