Jump to content
Sign in to follow this  
Valismaalane

Kogemus Jalgpall - Bienvenue (01/05)

Recommended Posts

LC

Fez bons jogos e está na liderança da liga. Existe a preocupação da diretoria com relação aos salários de dois jogadores. Já que o Kink vem decepcionando, não estaria na hora de vendê-lo para fazer caixa?

Valismaalane
1 hora atrás, LC disse:

Fez bons jogos e está na liderança da liga. Existe a preocupação da diretoria com relação aos salários de dois jogadores. Já que o Kink vem decepcionando, não estaria na hora de vendê-lo para fazer caixa?

O time está bem redondinho, joga muito bem desde o início do save. Jogadores como Frolov, Kauber, Sidorenkov... se destacam muito no campeonato. 

O problema é que o Kink chegou agora como um jogador importante. Vender ele com apenas 1 ou 2 meses é um tiro no pé. Mas provavelmente no meio da temporada ou no fim, ele entre no rolo. Infelizmente ele tá jogando pior do que eu esperava.

Obrigado pela participação 🙂

Lowko é Powko

Jogar com campo branco e bola amarela me lembra muito meus saves na Islândia.

Posso te dar um conselho? Se puder, sugiro passar mais tempo por atualização da história. Quero ver, por exemplo, como será o desempenho nas competições europeias, dado que o estonianão já vai começar a ficar sem graça.

Valismaalane
Em 25/04/2020 em 18:32, Lowko é Powko disse:

Jogar com campo branco e bola amarela me lembra muito meus saves na Islândia.

Posso te dar um conselho? Se puder, sugiro passar mais tempo por atualização da história. Quero ver, por exemplo, como será o desempenho nas competições europeias, dado que o estonianão já vai começar a ficar sem graça.

sopkopakpoaskpoak pior que aqui foi quase todos, e o que não foi, a bola estava lá. Curiosamente, a bola aqui é laranja posakpoaskpoaskpoaskospak. 

Estou ansioso também. Mas como sigo trabalhando ainda, jogar so um mes de save acaba não ficando pesado pra atualizar. Mas vou tentar dar um gás até o fds que vem! 

O estonianão realmente perderá a graça em breve. Ainda estamos naquela de nos firmarmos como o "novo grande" da estonia. Então seremos obrigados a ganhar tudo o que for possível nesta temporada. Se conseguirmos, daqui para as próximas temporadas, será um dominio completo mesmo. Vlw por estar acompanhando! 

Valismaalane

N8detah.png&key=83c2e52124063482850bfd0c

Cap. 12 - Está chegando a hora. Todos aguardando a nova temporada europeia!

A Champions League se aproxima do seu final. Combinei com os meninos de nos reunirmos e assistirmos o jogo no Kreisi Trahter. Um restaurante/Pub em Paide. Que por ser uma cidade pequena, não tem muita diversidade, sendo este, o melhor para quem quiser beber e comer. Desta forma, nos reuniremos para ver a final da champions e quebrar um pouco o ritmo da ansiedade de disputar a competição. Por mais estranho que pareça, precisamos da autorização da Coreia do Norte, para levar um dos jogadores, e tudo deu certo, quando disse que seria parte do treinamento analisar os finalistas da champions.

kreisi-trahter.jpg

O mês de abril foi o mês mais complicado para nós em termos de lesões. O clima frio, nossas péssimas camadas de treinos e preparadores nível local, dificultaram um pouco. Infelizmente, na véspera do jogo contra o Flora, havia 6 jogadores lesionados!

A bruxa estava a solta em Paide!

aoPZtlx.jpg

Das lesões devo salientar a falta que faz o Frolov, que não vai voltar nunca (saudades), Sanneh que é um ótimo lateral, Siim Luts que é nosso ponta titular, Mool que é nosso melhor lateral e peça chave da equipe e Kang Nam-Gwon que vem se tornando uma peça interessante no nosso clube. 

Ou seja, dos 6, pelo menos 5 jogadores são titulares no elenco, o que é complicado, pois fazem muita falta. Um azar danado!

As finanças seguem descontroladas.

Abril foi um mês com muitos jogos (o que acho bacana), e também muito complicado, ainda mais quando tem um surto de lesões no elenco.

Desta forma, os jogos de abril ficaram da seguinte maneira:

RUOJqpB.jpg

Com o frio diminuindo durante o mês, conseguimos resultados melhores, em especial contra o Levadia.

A diretoria acha que temos que ser invenciveis, mas nada preocupante no momento

8Rix0Zp.jpg

Vamos aos jogos!

Kalev 1 x 2 Paide - Jornada 7

Jogo complicado e o Kalev tentou e quase conseguiu nos complicar a vida, mas nosso talento individual falou mais alto e saimos com uma vitoria apertada.

Paide 1 x 0 - Jornada 8

Depois da guerra de palavras entre os técnicos das duas equipes, um jogo pegado em campo. Saímos com um resultado apático em um jogo que com certeza dava para ter feito mais. 

As manchetes esportivas, se perguntam se Paide e Tulevik pode virar um classico pessoal para o técnico Dragunov.

Paide 0 x 1 Flora - Jornada 9

Um jogo com gosto amargo. Amassamos o Flora o jogo inteiro e não conseguimos um único tento, enquanto o time da capital, aproveitando-se da nossa ineficacia, fez um gol de penalti, depois de um contra-ataque e praticamente matou o jogo, se fechando na defesa e dificultando o jogo para nós, vencendo um confronto quase que direto pela liga já que o clube é vice-lider do campeonato. Além de termos falhado em um penal também.

Paide 4 x 0 Levadia - Jornada 10

Terceiro jogo em casa, o que é muito confortável e deu tempo de aumentar o indice de treino pra recuperar a fase boa na temporada. Goleamos e passamos o trator em cima do Levadia que não conseguiu nem anotar a placa.

Vaprus 1 x 4 Paide - Jornada 11

Jogo fácil com um time que deve entrar na gangorra essa temporada. Subiu e já deve cair. Mas uma cena emblematica foi os jogadores dando a bola pro Kink bater o penalti para ver se melhorava a moral dele e incentivava o jogador. Desta forma, Kink fez o seu primeiro gol pelo nosso clube e comemorou com os jogadores, em meio a muitos sorrisos e sendo ovacionado pelos poucos torcedores presentes, inclusive, os rivais.

Tammeka 0 x 3 Paide - Jornada 12

Neste jogo não aconteceu nada de mais, apenas fizemos nossa parte e os gols começaram a aparecer. Alliku é uma contratação muito acertada e vem fazendo uma temporada impecavel! 

Paide 4 x 1 Maardu - Jornada 13

Mais um gol do Kink de penalti, e Kink já começou a dar umas assistencias também. A confiança do jogador começou a aumentar e com isso suas atuações. Ainda está longe do aguardado, mas já é um começo. Fizemos nossa parte, e goleamos em casa. Desta forma, seguimos mais lider do que nunca!

A tabela ficou desta maneira:

4Jqb6p7.jpg

Estatisticas Jogadores // Estatisticas Times

Seguimos com 4 pontos de vantagem e o Kalju ta querendo vir buscar enquanto o Flora perdeu o ritmo. Levadia vem decepcionando e não ocupa nem o G5.

Os jogos de Maio:

iwdM5ef.jpg

Já abrimos o mês contra o vice Kalju, time que sempre temos dificuldade, seguido do Trans e encerramos com o Flora. Mês complicado mas que podemos fazer um bom mês. 

Como o @Lowko é Powko sugeriu, vou tentar dar um gás e fazer mais jogos invés do mensal, sempre que possível. Como estes jogos eu já havia feito no fim de semana, só faltava postar, a próxima att, vamos ver como vai ficar. 🙂

Nas redes sociais Kauber, Kang e Alliku foram escolhidos como os jogadores dos torcedores do mês (primeira vez que vejo isso neste save.)

DWRnA8d.jpg

Também ficou desta forma para nós os as nossas estatisticas

wbliETD.jpg

Kauber segue sendo nosso artilheiro e Alliku o jogadores com a melhor média e jogador com mais assistências.
Elenco 1  // Elenco 2

Obrigado a todos que seguem acompanhando!

Lowko é Powko

Cara, você vai ter que assumir a seleção estoniana, não tem jeito. A diferença do Paide já é abissal. Eu acha que o Levadia ou o Flora começariam mais dominantes, mas tão uma merda.

Danut

É, no país o domínio já é absoluto, não tem muito o que dizer. Infelizmente isso é parte de jogar nessas ligas mais fracas.

#Vini

Esperava alguns tropeços com a quantidade de lesões que teve no período, mas o Paide nem de longe sentiu isso e conseguiu ser dominante. O caminho para o bi está bem pavimentado, vamos ver o que apronta na UCL.

Tô curtindo o save, continue assim.

Valismaalane
Em 28/04/2020 em 12:45, Lowko é Powko disse:

Cara, você vai ter que assumir a seleção estoniana, não tem jeito. A diferença do Paide já é abissal. Eu acha que o Levadia ou o Flora começariam mais dominantes, mas tão uma merda.

Já esperava algo do tipo, de o primeiro time que eu assumisse disparasse em relação aos outros, por isso não me preocupo TANTO, até porque não imaginei que seria tão rapido, imaginei que isso aconteceria em umas 3 temporadas e daria tempo de melhorar bases e surgir um ou outro newgen bom, alguns times como o Flora disparar. Mas no fim, com duas temporadas estamos reinando com sobras. Mas tudo bem, o plano é primeiro melhorar o nível do campeonato estoniano, e ainda passarei por outros clubes, se for o caso, mudo os objetivos do save e vou a treinar outros paises, quem sabe?

Mas passar por outros clubes da estonia para melhora-los também e assumir a seleção está nos planos. Mas não sei como ficará a dinâmica do save. Qualquer coisa vamos mudando as coisas. aopskspaokspoakspoakospako

Em 28/04/2020 em 20:52, Danut disse:

É, no país o domínio já é absoluto, não tem muito o que dizer. Infelizmente isso é parte de jogar nessas ligas mais fracas.

Pior que é. Mas esperava que demorasse mais pra ser honesto. Quero melhorar as infraestruturas do clube, ver uns newgen e jovens jogadores e depois ir para outro clube para fortalecer o campeonato nacional e ter mais clubes lutando ativamente pela vaga nos grupos da Euro e da Champions, antes de assumir a seleção. Porém, como foi mais rapido do que o planejado, não sei como farei, mas acho que manterei o plano, mesmo dominando a estonia. Como disse acima, qualquer coisa a gente vai mudando os objetivos. Obrigado e fico feliz que esteja acompanhando!

Em 28/04/2020 em 22:39, vinny_dp (17x1) disse:

Esperava alguns tropeços com a quantidade de lesões que teve no período, mas o Paide nem de longe sentiu isso e conseguiu ser dominante. O caminho para o bi está bem pavimentado, vamos ver o que apronta na UCL.

Tô curtindo o save, continue assim.

É que a lesão foram até o pré jogo com o Flora, e como os jogos tem uma janela grande de 1 semana ou mais entre eles, deu tempo de jogar com jogadores que não estavam prontos para jogar os 90, mas alguns jogaram, não teve jeito.

O elenco também é bem equilibrado, por exemplo o Mool, tem o Yañes na sombra. O Luts, tem o jovem Meinhard (que joga bem), então meio que deu para dar jeito. O campeonato estoniano tem um nivel muito fraco, e os times fracos estao cada vez mais fracos pois reforçam times como Flora e o Levadia. 

Acredito que o Bicampeonato vem e talvez o bi da copa. 

Já fiz os jogos da Champions e faltam poucos jogos para acabar o mês que vou fazer agora de madrugada, rapidinho. Amanhã a hora que eu pausar o trampo, já devo atualizar aqui e ta interessante os desdobramentos.

Obrigado a todos que acompanham e amanhã atualizo! Aitah!

Valismaalane

Cap. 13 - Do céu ao inferno

O tempo passa rápido quando estamos ansiosos então vou dividir em duas passagens: Liga e Champions. Deixando o melhor para o final! Vamos lá!

Assistimos a final da Champions entre Liverpool e Juventus, e eu podia ver a empolgação dos jogadores, treino após treino e jogo após jogo. Todos sabem que não chegaremos a final da Champions, mas só pela possibilidade de disputar alguns jogos com algumas destas grandes equipes, já era o suficiente para nós. Então voltamos ao trabalho.

Pn5ndV9.jpg

O mês de maio foi perfeito, sem muitas lesões. sem muito frio ou neve, e muita empolgação. Já no mês de junho, embora não tivessemos tantas lesões, ainda entramos no salto alto e tomamos duas derrotas pra voltarmos espertos para o mês de julho. Onde reencontramos o caminho da vitória.

Os jogos vou deixar em spoiler para quem quiser analisar, como foram muitos, achei melhor não comentar para o post não ficar muito extenso. 

O mais complicado é que neste meio tempo houve uma queda infeliz no coeficiente da estonia o que pode complicar algumas coisas para o desenvolvimento dos times da liga

ewanVYZ.jpg

Além disso também saiu a lista de clubes líderes de desenvolvimento, com o Flora liderando como sempre. Pelo menos, passamos o Levadia. Já é um começo.

Após o fim dessa sequencia de jogos, a tabela ficou da seguinte maneira:

g3C9aQ0.jpg

Estatisticas de Clubes // Estatistica de Jogadores

Elenco 1 // Elenco 2
(Obs: a imagem dos elencos é após os ultimos jogos feitos, antes de iniciar o mês de agosto.)

Vamos entrar em agosto, destroçados, cheios de lesões, e teremos que sobreviver!

MZ9bfuW.jpg

Os jogadores não mudaram praticamente nada, e o Kauber continua empilhando gols!

Nossa base também resolveu dar frutos, e estão saindo mais newgen

bKES3FZ.jpg

Ainda não teve nenhum que olhei e me chamou muita atenção, aliás, ainda estou focado em outras competições e isso não me pareceu importante no primeiro momento, mas trarei as promessas em breve, quando ver melhor quem veio.

Os próximos jogos da equipe são relativamente tranquilos, e iniciaremos na copa

vuX08F4.jpg

Estamos fazendo uma campanha muito boa, e provavelmente seremos bicampeoes!

CHAMPIONS - O que todos aguardavam!

Chegamos finalmente na data mais esperada do ano! Nosso primeiro sorteio nos colocou frente a uma equipe de habilidade duvidosa como a nossa. 

E6ycB6K.jpg

Nosso primeiro jogo seria contra o KF Partizani Tirana, da Albânia. Não tinhamos muitas informações da equipe, com exceção o que encontrava-se com facilidade na internet, mas ainda era pouco para nos prepararmos como deveria. Então focamos no que podiamos fazer, analisar o primeiro jogo, em casa, e buscar a vitória no racional ou no emocional. 

Fizemos nossa preparação e nossa ansiedade aumentava, o que deixou alguns jogadores propensos a lesões.

Como o normal, não vieram muitos torcedores de Tirana para Paide, mas os poucos que vieram acabaram se sentindo desapontados.

KwuESYw.jpg

No primeiro jogo da champions, o gol de Kauber acabou tirando a tensão dos jogadores, que pareciam flutuar em campo. Dominamos tudo, do inicio ao final. Os gols saiam um atrás do outro de forma tão natural, que parecia um jogo treino, contra qualquer time de divisões mais baixas da Estonia. Dessa forma, criamos uma vantagem muito boa, basicamente nos classificamos no primeiro jogo contra o Partizani. Iriamos a Tirana, apenas cumprir tabela.

tirana-albania-prac%CC%A7a.jpg

Viajamos a Tirana, para muitos jogadores era a primeira vez fora da Estonia, fomos guiados por toda a viagem, e os locais mostrados eram limpos, bonitos e organizados. Mesmo com os históricos de guerra e problemas da Albânia.

Spoiler

Em "Tirona" (Como pronunciam no idioma local, é a maior cidade do país, a mais rica e desenvolvida. A cidade tem 4 lagos (lago Tirana, o lago Kodër-Kamëz, lago Farka, e o lago Tufina), o que deixa a paisagem do país visto de cima, muito bonita, além dos dois rios que cortam a cidade, o Tirana e Lana. 

300px-Tirana_from_South.jpg

Durante o império Otomano, a cidade de Tirana foi uma importante rota de Caravanas, que ligava com a Europa. Tendo uma grande população e uma das mesquitas construida pelos melhores artesões da época, além de ter um grande hamã (sauna turca). No séc XIX, a importância da cidade era tanta, que as pessoas começaram a se fixar em volta do lago artificial de Tirana. A bandeira da Albânia foi levantada pela primeira vez aqui, pelo grupo nacionalista "Bashkimi", em 26 de Novembro no ano de 1912. Durante a guerra dos balcãs, além do país ficar destruido, Tirana, a cidade mais importante, foi ocupada pelos Sérvios de 1914 a 1915.

Durante o Comunismo (parte da discórdia), a Albânia viu o país voltar a crescer rapidamente, em especial a capital Tirana, onde se localiza os três poderes, e agora, oficialmente a capital da Albânia. Foi levantado vários prédios, modernos na época, com arquitetura soviética, várias fabricas e o desenvolvimento era nitido (sair do século XVIII e XIX, para entrar no futuro, ou, no século XX, como diziam.), o desenvolvimento do período comunista albanês, foi fundamental para a existência do país até os dias de hoje e a não anexação as nações vizinhas. A praça também foi redesenhada para receber estatuas e ficar semelhante a praça vermelha.

Porém, como nem tudo é utópico, o ditador Enver Hoxha era um pirado da cabeça e embora tenha levado o desenvolvimento a Albânia através das alianças, e seu estilo Stalinista, acabou levando a Albânia a um isolamento também. Rompeu com os Maoistas, tretou com os Iugoslavia (ta achando que ser o país com mais bunkers do mundo era atoa?), mas eu gosto de dividir essa história em duas partes. A primeira: de 1945 a 1960, que foi onde as coisas estavam bem e indo de maneira quase perfeita, taxa de analfabetismo saindo dos 90% aos 30, a criação da universidade estatal de Tirana em 1957, e a forte relação com a união soviética, atraves de auxilio, compartilhamento de inteligencia e todas essas paradas. 

Mas o cara começou a ficar surtado e com mania de perseguição. E ai os negócios começaram a desandar. Com a ruptura da Iugoslavia com o bloco comunista, Hoxha comprou a briga, foi chamado de traidor e bem, o negócio ficou louco. Hoxha em 1961 disse que Stalin foi o ultimo verdadeiro líder da união Sovietica e declarou a Albânia independente. Dessa forma, claro que Nikita Khrushchev, fez grandes discursos chamando Hoxha de traidor e tudo mais, onde Hoxha o colocou como anticomunista, e anti-marxista, ou seja, negócio ficou louco!

E bem, foi dai pra pior, disse ter embaixadores antisovieticos em Tirana e etc. Em 78 ele escreveu teses condenando o maoismo chinês (sim o cara tretou com Mao). Mandou construir bunkers infinitos por todo o país, hoje o país possui 750 mil bunkers, para umas 3Mi de pessoas. 

Mas enfim, para quem se interessar por esta parte da história, tem muitos trabalhos, documentarios e etc. na internet. Só dar uma procurada. 

Voltando a Tirana, após o final do comunismo, a cidade enfrentou o pior momento de sua história. Casas e vielas ilegais eram construidas a todo o vapor, a urbanização descontrolada foi um dos maiores problemas na cidade, que vivem até os dias de hoje. A partir dos anos 2000, o processo de revitalização e devolver espaços publicos para o o povo, ganhou força, então algumas estruturas ilegais, e tal, foram destruidas para dar espaço a parques, areas verdes e etc. Mas está longe de alcançar as periferias ainda. 

1000px-Skanderbeg_Square_in_Tirana.jpg

Ficamos em um hotel agradavel, próximo do estádio do Partizani, e que estádio lindo, digasse de passaji. Todos estavam parecendo viver um dos melhores dias da vida. 

652491_med_air_albania_stadium.jpg.jpg

Em entrevista cedida aos jornais europeus e locais, respondi como manda a cartilha. Dizendo que não estamos complacentes, que vamos buscar jogar o nosso jogo habitual e que tudo pode acontecer. Mas o resultado de 6-1 na Estônia já falava muito sobre o que aconteceria.

WR41n2R.jpg

Após uma falha bizarra de Toom, aos 7 min, o Partizani abriu o placar, mas nada além disso. Após algumas broncas e xingos a beira do campo, o time se recompôs e fez o básico, dois gols de Kauber, calou os Ultras do Partizani que já não esperavam muita coisa deste jogo. Os poucos estonianos que foram para Tirana, assistiram um jogo morno e que o Paide jogou controlando do inicio ao fim. 

hotelsdotcom-398098-f32437c1_w-459215.jp

No restaurante do hotel, nos preparavamos para voltar para casa, e ansiosos para descobrir nosso próximo oponente!

Chegando na estonia, todos estavam eufóricos, e ansiosos. Quando o sorteio saiu, fiquei um pouco preocupado.

NndT3Pn.jpg

Vamos enfrentar o Sheriff Tiraspol da Moldávia, time complicado e com boa tradição em campeonatos continentais. O primeiro jogo seria em casa, mas o estadio ainda está em reforma e devido ao resultado positivo contra o Partizani, os torcedores ficaram emocionados e tivemos até torcedores de outros clubes da estonia nos apoiando, e o jogo foi feito em Tallinn, além de toda midia estoniana estar contente com nós e nos apoiando, fazendo coberturas mais detalhadas e acreditando no nosso potencial.

Entramos em campo com nosso tradicional 4231, e com a expulsão do jogador do Sheriff o jogo ficou mais tranquilo, e pudemos fazer 2 x 0 com tranquilidade. Karofeld fez boas defesas, e não tem como. Ele tem que ser nosso titular.

fCXPWz3.jpg

A festa na estonia durou por quase dois dias, o apoio ao clube é bem surpreendente.

Nos preparamos para a viagem para Tiraspol, no jogo de volta. O clima do balneario estava ótimo, e fomos para nossa segunda viagem no velho continente.

nSbD25Z8shEVgtSfqB2IZjuOfJWwH5QJqu9Ml4px

Chegando na cidade, um representante do Sheriff, nos levou para conhecer alguns pontos turisticos da cidade, além de me presentear com uma camisa do Sheriff, assim como fizemos com eles na estonia. Ele nos colocou em um hotel proximo ao estadio do Sheriff, onde podiamos ver o estadio e apenas sonhar com o próximo jogo.

Sheriff-Tiraspol.jpg

Spoiler

Assim como Tirana, Tiraspol também foi uma cidade da união soviética e carrega muitas heranças até o dia de hoje e é a capital da Tansnistira (uma região autoproclamada independente, uma republica socialista no coração da Moldávia), também é a segunda maior cidade do país com quase 200 mil habitantes.

A capital da Moldavia não é Tiraspol, mas sim Chișinău, o país é pequeno e ficou independente da URSS em 1991. Curiosamente, o país fala romeno e tem muita influência do país vizinho.

A cidade foi conquistada do império otomano, ainda no século XVIII, lembrando que no final do séc XVIII e por quase todo o século XIX, uma das maiores crises do império Otomano, era por causa da independencia de alguns países como a própria romenia, bulgaria e etc, que representavam grande parte das taxas arrecadadas pelo império, e esses movimentos eram financiados pela própria russia. Um desses países, foi a Moldavia, e a região de Tiraspol, foi uma das primeiras cidades sovieticas. Durante a revolução russa, Tiraspol também foi a capital da Modavia ASSR (Moldavia Socialista). 

Para quem se interessar, também tem uns trabalhos interessantes que falam sobre a Moldavia sovietica e a importância de Tiraspol, para varios tratados como o pacto molotov, a treta com a Romenia e etc.

800px-TIraspol_Transnistria_(11360017904

Fizemos o tradicional reconhecimento do gramado e fomos dormir ansiosos. No dia do jogo, demos algumas entrevistas e dava pra notar a ansiedade nos jogadores.

Em campo, tomamos um sonoro 3 x 0. Toom, no lugar do Karofeld lesionado, frangou em 2 dos 3 lances, o que ocasionou uma rachadura do goleiro com o técnico. Uma vez que a falta de titularidade do jogador já estava gerando alguns problemas. Quando culpei o jogador, parece que tudo piorou. Toom, após este jogo também foi colocado no mercado de transferência e alguns sites sugerem que há uma crise interna no Paide, o que prejudicou o elenco no jogo contra o Sheriff.

Porém, o time de Tiraspol, jogou muito melhor que nós e aproveitou melhor suas chances, infelizmente 2 x 0 no placar em casa, não foi o suficiente para nos manter na competição.

GuuIaKK.jpg

Desta maneira, voltamos para casa arrasados. Além da briga interna com Toom, o elenco segue desmotivado, com o resultado, embora ainda tenhamos a oportunidade de nos classificar para a EURO.

ildcfHs.jpg

Onde podemos enfrentar, justamente um Romeno, ou o CSKA Sofia da Bulgaria. de qualquer maneira, dois jogos muito complicados. Mas ainda temos uma chance.

Pelas duas fases que disputamos, também ganhamos um troco, o que permitiu que nossas finanças dessem uma regulada

lUosHCy.jpg

Dessa forma, encerramos da seguinte maneira nossa primeira participação na Champions:

e1oYjZF.jpg

Agora seguiremos nosso treinamento para conseguir uma vaga na Euro!

Obrigado a todos que estão comentando e interagindo!

Edited by Valismaalane

Peepe

Que pecado esse jogo da volta depois de uma ida tão segura. Faltou um pouco de experiência, imagino, tomou 2 gols já no final do jogo e acabou perdendo de vez na prorrogação. 

Fica a tristeza até pela questão financeira, avançar um pouquinho mais renderia uma grana melhor pra deixar o time mais competitivo lá pra frente. Mas vida que segue, as portas se fecham mas se abrem as janelas e a Euro é a sua janela.

Rodrigo Violim

Nossa cara que derrota dura essa no jogo de volta da Champions.

Muito legal pegar uma liga que nem a Estônia acompanho essa liga quando as vezes faço umas apostas em futebol kkkkkk

Boa sorte na Europa League jogos difíceis contra quem passar.

Valismaalane
1 hora atrás, Peepe disse:

Que pecado esse jogo da volta depois de uma ida tão segura. Faltou um pouco de experiência, imagino, tomou 2 gols já no final do jogo e acabou perdendo de vez na prorrogação. 

Fica a tristeza até pela questão financeira, avançar um pouquinho mais renderia uma grana melhor pra deixar o time mais competitivo lá pra frente. Mas vida que segue, as portas se fecham mas se abrem as janelas e a Euro é a sua janela.

A ida foi muito boa, mas admito, a expulsão ajudou muito a tirar a pressão do Sheriff. Conseguimos um bom placar, e a volta fomos bem, o jogo todo. Porém, o Toom, frangou feio. (Aquelas jogadas nível a ficar com a bola no pé e ser desarmado pelo atacante, a bola bater no peito e sobrar pro atacante), que não vou mentir, me deixou muito bravo. Mas tudo bem, o Sheriff é um time um pouco mais forte que o nosso, mas tenho certeza que em breve não será. 

As finanças agora não estão mais vermelhas, grazadeus! Mas não sei até quando, espero que sobre uma grana na Euro aposkpsaokposakopasksakop. 

Obrigado por acompanhar!

39 minutos atrás, Rodrigo Violim disse:

Nossa cara que derrota dura essa no jogo de volta da Champions.

Muito legal pegar uma liga que nem a Estônia acompanho essa liga quando as vezes faço umas apostas em futebol kkkkkk

Boa sorte na Europa League jogos difíceis contra quem passar.

sakposakpoaskpo, o que mais doeu, foram os frangos do Toom. Não foram normais, e não é normal ele falhar assim. Mas aconteceu. O Sheriff é um adversario complicado, mas tenho certeza que logo menos, estaremos superando times como ele, para nos focar em jogos mais "serios". 

Eu gosto muito da liga estoniana, jogo ela a um tempo, e acompanho na vida real pelo stream da liga. É uma liga que aos poucos vem crescendo, mas a passos lentos. poaskposakposak Em apostas deve ser mais tranquilo né? so 4 times jogam e desses 4 fica entre 2 o titulo, conforme a temporada se desenha sapkposakpoaskposakopsak. tem que ter coragem pra apostar em alguns jogos.

Valeu! Se vier o CSKA acho que é mais complicado que o Romeno. Mas, qualquer um dos dois é pedreira.

Obrigado por acompanhar!

Rodrigo Violim

Sim é uma liga que pelo menos nas apostas é difícil ter surpresas coloco mais para aumentar cotas nos bilhetes, mais to por dentro kkkk

É acho tbm que os bulgaros seriam uma parada mais tranquila. Boa sorte!! Seguindo!

#Vini

Na liga, com dois terços de campeonato completos, já pode-se dizer que nada de braçada rumo ao bi. Kauber tá bem demais!

Na Champions, foi um pecado ter sido eliminado da maneira que foi para o Sheriff, mas fica o aprendizado para a próxima temporada. 

Gostei do apanhado que você fez sobre os países. A Albânia, o primeiro estado ateu do mundo e a Moldávia, com a relação complicada com a Romênia (se não me engano tem times localizados em um país e que jogam no outro, devido a separação). 

Enfim, depois dessas orelhadas que dei, fica o meu boa sorte para a sequência.

marciof89

Nem vou falar muito do nacional pois como os colegas já falaram, vai de braçada rumo ao título e assim será daqui pra frente. A brincadeira fica mesmo para a UCL, onde fez uma boa partida na primeira fase. Agora enfrentará um time tradicional que sinceramente, acho que dá para encarar também.

Gostei também das informações que trouxe, a Albânia é um país que eu sempre quis fazer um save no FM. Um dia eu trago pra área algo de lá hauhuauha

Boa sorte pra sequência!

LC

No duelo final o Sheriff levou a melhor.🤣

Eu sei que essa foi péssima, mas retrata o que foi o duelo entre as duas equipes. O qe houve? O goleiro não almoçou direito? Inadmissível o cara levar frango numa disputa continental.Deveria ficar na reserva do sub-15.

Andreh68

Essa derrota pro Sheriff foi de doer, com os frangos e as estatísticas do jogo bem equilibradas. É certo q a expulsão no primeiro jogo ajudou, mas ficou a impressão que com menos azar pulado a mais uma casa.

De qqer forma certamente temporada q vem tem mais

mfeitosa

Na Primeira Liga, não tem pra ninguém. O Paide já alcançou um outro patamar dentro da competição nacional. Kevin Kauber tem uma média impressionante de gols, assim como Martin Kase tem sido bastante consistente no comando da zaga.

Vi que alguns jogadores estão chamando a atenção de alguns clubes. Chegou alguma proposta por eles?

Na "pré-UCL", a equipe vinha muito bem até tomar esse tombo no jogo de volta contra o Sheriff. Uma pena! Pelo menos terá a chance de disputar a Euro, embora tenha um adversário duro pela frente. Boa sorte!

Danut

O Toom foi pra Transnístria fazer turismo em vez de jogar futebol... Uma pena a eliminação, dava pra ter passado por eles depois do ótimo resultado no primeiro jogo.

Valismaalane
Em 30/04/2020 em 22:03, Rodrigo Violim disse:

Sim é uma liga que pelo menos nas apostas é difícil ter surpresas coloco mais para aumentar cotas nos bilhetes, mais to por dentro kkkk

É acho tbm que os bulgaros seriam uma parada mais tranquila. Boa sorte!! Seguindo!

Vlw mano!

Em 30/04/2020 em 23:08, vinny_dp (17x1) disse:

Na liga, com dois terços de campeonato completos, já pode-se dizer que nada de braçada rumo ao bi. Kauber tá bem demais!

Na Champions, foi um pecado ter sido eliminado da maneira que foi para o Sheriff, mas fica o aprendizado para a próxima temporada. 

Gostei do apanhado que você fez sobre os países. A Albânia, o primeiro estado ateu do mundo e a Moldávia, com a relação complicada com a Romênia (se não me engano tem times localizados em um país e que jogam no outro, devido a separação). 

Enfim, depois dessas orelhadas que dei, fica o meu boa sorte para a sequência.

Psé. Agora é só não vacilar, pra não morrer na praia. Mas o titulo ja ta bem encaminhado. Kauber está jogando cada vez melhor, está me surpreendendo a cada temporada.

Infelizmente essas coisas acontecem no futebol. Mas tudo bem, ainda temos a chance da euro, se o time parar de se lesionar, não vejo porque não chegar longe por la. 

Vlw, eu fiz bem por cima, mas é algo que pretendo trazer nos jogos fora, um apanhado da cidade. Bom que gostaram 🙂

Obrigado!

Em 01/05/2020 em 01:53, marciof89 disse:

Nem vou falar muito do nacional pois como os colegas já falaram, vai de braçada rumo ao título e assim será daqui pra frente. A brincadeira fica mesmo para a UCL, onde fez uma boa partida na primeira fase. Agora enfrentará um time tradicional que sinceramente, acho que dá para encarar também.

Gostei também das informações que trouxe, a Albânia é um país que eu sempre quis fazer um save no FM. Um dia eu trago pra área algo de lá hauhuauha

Boa sorte pra sequência!

askpoksapokpoka, se for o Sofia é mais complicado, mas como disse, se o time parar de se quebrar a todo momento, da pra jogar de igual pra igual. 

Fico feliz que tenha gostado, é algo que quero trazer pro save, um apanhado das cidades por onde passaremos pela champions. Quanto a Albania, é um campeonato interessante. Sempre que ativa a albania na base de paises (pra aparecer jogadores daquela nacionalidade), sempre aparecem otimos jogadores. Eu particularmente gosto do Teuta, por ter um escudo bonito, belos uniformes, mas admito que não sei nada sobre a historia do clube aposkpoaskposak. Mas o campeonato é bem interessante!

Obrigado!

Em 01/05/2020 em 10:03, LC disse:

No duelo final o Sheriff levou a melhor.🤣

Eu sei que essa foi péssima, mas retrata o que foi o duelo entre as duas equipes. O qe houve? O goleiro não almoçou direito? Inadmissível o cara levar frango numa disputa continental.Deveria ficar na reserva do sub-15.

poaskpoakpoksapokaspokaspokpk. Sheriffão nos despachou. ksapokas

Então, não sei o que aconteceu. Mas isso começou acontecer no fm online também (do goleiro ficar meio burro e tomar alguns frangos com bola no pé). Mas de qualquer forma, Toom ja ta na lista de transferencia e já nos ajudou muito. Acredito que por ele estar brigando pela titularidade, e falando na midia que deve ser titular, e tal, afetaram. Psicologico falou mais alto, ansiedade, nervosismo. Vai saber? Depois de tretar com ele no vestiario, ai que o bixim quis sair mesmo. Então já que vai ficar pra nos prejudicar, melhor ir embora. É um jogador facil de vender e tem um cara da base que pode ficar com tranquilidade no lugar dele.

Obrigado mano!

Em 01/05/2020 em 11:52, Andreh68 disse:

Essa derrota pro Sheriff foi de doer, com os frangos e as estatísticas do jogo bem equilibradas. É certo q a expulsão no primeiro jogo ajudou, mas ficou a impressão que com menos azar pulado a mais uma casa.

De qqer forma certamente temporada q vem tem mais

Pse. Doeu no começo, pelo jeito que foi. Infelizmente não é do Toom falhar assim, mas a pressao dele por querer ser titular, o que ele falou na midia, antes do jogo e tudo mais, pode ter influenciado em tudo isso. Agora ja ta na lista e vai embora no fim do ano. Clima com ele ficou pesado, e nao quero contaminar o elenco.

Acho que dava pra ter passado, mas tudo bem. Ainda tem a Euro ai, vamos ver o que da.

Obrigado!

12 horas atrás, mfeitosa disse:

Na Primeira Liga, não tem pra ninguém. O Paide já alcançou um outro patamar dentro da competição nacional. Kevin Kauber tem uma média impressionante de gols, assim como Martin Kase tem sido bastante consistente no comando da zaga.

Vi que alguns jogadores estão chamando a atenção de alguns clubes. Chegou alguma proposta por eles?

Na "pré-UCL", a equipe vinha muito bem até tomar esse tombo no jogo de volta contra o Sheriff. Uma pena! Pelo menos terá a chance de disputar a Euro, embora tenha um adversário duro pela frente. Boa sorte!

Bom, realmente a distancia vem aumentando. E a expectativa é que a próxima temporada aumente ainda mais. Kauber é um jogador fantastico, e ja sao duas temporadas marcando bem, nem deu chances pro Sorga, que na minha opniao é melhor do que ele. Kase é titular, não tem como, ele e Morozov fizeram uma dupla fantastica! O Garru, vai sair na proxima leva com o Toom, e o Pelt seguira sendo nossa opção pra reserva, gosto muito do moleque. 

Por enquanto proposta não chegou. Mas tem uns russos atras do Kauber, que ta chamando atenção da midia. Acho que só chegara em dezembro as propostas, mas chegando, não pretendo segurar quase ninguem, em especial os estrangeiros. 

A Euro é nossa melhor opção ate agora e a mais segura. Na euro eu realmente acredito em uma chance de chegar nos grupos. Mas para isso, o clube nao pode continuar as lesoes tao em alta. 

Obrigado!

3 horas atrás, Danut disse:

O Toom foi pra Transnístria fazer turismo em vez de jogar futebol... Uma pena a eliminação, dava pra ter passado por eles depois do ótimo resultado no primeiro jogo.

Pse. Como disse, ele tava insatisfeito com a reserva, e isso refletiu na "boa vontade" dele de jogar. Uma pena, mas vida que segue. Euro ta logo ai!

Eu fiquei com essa sensação tambem, pelo jeito que foi. Mas quando sorteou o Sheriff eu ja fiquei meio bolado pois sei que eles sao um time complicadissimo

obrigado!

Lowko é Powko

Essas queda no coeficiente por si mesma não representa muito coisa. As vagas e as fases nas competições europeia continuam as mesmas pra praticamente todas as equipes a partir da 30ª colocação no ranking.

A melhor curiosidade sobre a Albânia de Hoxha é a quantidade de bunkers que o país possui - por volta de 700 mil, um pra cada quatro habitantes. Literalmente destruiu a já combalida economia comunista com construções absolutamente desnecessárias e irrelevantes. Pelo menos hoje em dia o país consegue tirar alguma coisa dessa loucura com turismo.

Muito azar não passar do Sheriff, dado como você dominou o primeiro jogo. Mas acho que dificilmente passará de fase na UEL.

Quanto o prêmio representou pras tuas finanças?

Valismaalane
Spoiler
12 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Essas queda no coeficiente por si mesma não representa muito coisa. As vagas e as fases nas competições europeia continuam as mesmas pra praticamente todas as equipes a partir da 30ª colocação no ranking.

A melhor curiosidade sobre a Albânia de Hoxha é a quantidade de bunkers que o país possui - por volta de 700 mil, um pra cada quatro habitantes. Literalmente destruiu a já combalida economia comunista com construções absolutamente desnecessárias e irrelevantes. Pelo menos hoje em dia o país consegue tirar alguma coisa dessa loucura com turismo.

Muito azar não passar do Sheriff, dado como você dominou o primeiro jogo. Mas acho que dificilmente passará de fase na UEL.

Quanto o prêmio representou pras tuas finanças?

Pior que não muda muito, mas para os objetivos do save é complicado. Se não me engano, interfere diretamente no nível dos jogadores que saem da base. (Se não me engano), mas de qualquer forma, logo deve subir novamente. Você vai descobrir com esta atualização o porquê.

Pois é, o Hoxha teve um complexo de perseguição, além de ter uma teoria autocratica e extremista do partido comunisto. Era o famoso "Stalin matou foi pouco". Tanto que isso se refletiu na sociedade albanesa e nas construções bizarras. 

Os deuses do futebol assistiram o jogo, tenho certeza. Foi uma pena mas a UEL tava ai na porta. 

O premio chegou em 731 mil (jogo em dolares), e por conta disso, não fecharemos no vermelho. Salvou a economia!

Obrigado por seguir acompanhando!

Cap 14 - Oremos aos deuses do futebol

Agosto foi um mês cheio de compromissos. UEL, definições da liga e primeira partida da copa. Houve uma entrevista entre o presidente do Paide e do Kalju na ESPN UK, para comentar sobre a fase dos dois times rumo a UEL, aliás, eram os únicos dois times vivos na competição, enquanto o Paide tomava surra de pica mole do Sheriff, o Kalju fazia a parte dele e vencia o AEK do Chipre com muita catchiguria!

jTe7YH7.jpg

Desta forma, entrariamos em agosto com ambos os times, tendo chances de disputar mais 2 jogos mata-mata,rumo a fase de grupos da UEL. 

O presidente do Paide afirmou que o clube estava fazendo o possível e o impossível para melhorar as estruturas do clube, então fechou uma parceria com um hospital de Tallinn, e com novos preparadores e fisioterapeutas para trabalhar com os jogadores do Paide, e evitar que a tragédia das lesões voltem a afetar o clube. (Eu não contrato funcionários então foi a própria diretoria que trouxe alguns profissionais)

Enquanto o presidente do Kalju demonstrava sua alegria por estar com o Paide, representando a Estônia e que esperava chegar a fase de grupos. Também elogiou o trabalho do técnico Dragunov do Paide, que lidera o campeonato estoniano desde a primeira rodada e está com muita folga dos outros times, rumo ao bicampeonato. 

A ESPN UK, chegou a fazer uma matéria rápida sobre os clubes, nada relevante, mas que alegrou os torcedores estonianos, que neste momento, não havia rivalidade, apenas alegria por ter dois clubes bem no cenário europeu.

Vamos a liga:

uQFtgsG.jpg

O mês de agosto houveram poucas lesões mas foi mais estressante que os demais devido aos jogos continentais. A copa foi adiada para setembro devido ao jogo da UEL.

O problema de lesões foi tão grave, que nosso estagiário estava até comemorando nas redes sociais quando um jogador se recuperava:

4tqOW0e.jpg

Jogos em Spoiler para quem se interessar e comentados

Spoiler

Kalev 0 x 2 Paide - Jornada 25

Jogo complicado, e muito parelho, porém, Kase resolveu ser o homem do mês de agosto, e resolveu a parada. Conseguimos aproveitar melhor nossas chances e marcar 2 gols que nos garantiram uma certa segurança.

Paide 4 x 0 Tulevik - Jornada 26

Com Kauber lesionado, sobrou ao Sorga liderar o ataque e o jogador não consegui desenvolver o jogo. Porém, Kase novamente tomou a responsabilidade junto com Alliku e ficaram responsaveis por levar o time a vitória. A briga de palavras entre os técnicos dos dois clubes, foi deixada de lado, pois era gritante a diferença de nível das equipes, e o Tulevik era espancado jogo após jogo. Após a vitória convincente do Paide, os tecnicos se cumprimentaram e conversaram a beira do gramado.

Paide 1 x 1 Flora - Jornada 27

Pensando na UEL, o Paide entrou em campo mais calmo e tranquilo, para evitar mais lesões. Fez um jogo morno e conseguiu até a liderar o jogo, mas o Flora, que só tem a liga para disputar, correu até conseguir o empate.

Paide 2 x 1 Levadia - Jornada 28

Levadia segue sendo saco de pancada nessa temporada e novamente nem apresentou resistencia. Apenas tomou os gols.

Vaprus 0 x 0 Paide - Jornada 29

Jogo pós UEL, time cansado, ultimo jogo do mês. Jogamos nos arrastando e o resultado não poderia ser outro. Uma pena que o Vaprus seja o lanterna do campeonato.

Desta forma, a tabela de classificação ficou assim:

C3Tc4m2.jpg

Garantimos nossa classificação antecipada para os continentais. No campeonato, sem surpresas, apenas rumando a passos largos para o bi. Podemos quebrar inclusive um recorde da liga de 23 vitórias e estamos quase la. Alliku tambem pode quebrar o recorde de assistências mas honestamente, não sei qual é. 

A diretoria segue feliz conosco, mas não ofereceu renovação de contrato ainda. Depois tenho que confirmar como está o meu vinculo com a equipe.

Os jogadores estão da seguinte maneira por enquanto:

Elenco 1 // Elenco 2

ZKi7VJR.jpg

E as estatisticas do campeonato:

Estatisticas de Clubes // Estatisticas de Jogadores

Desta forma, os próximos jogos ficarão da seguinte maneira:

saf45em.jpg

A Taça da Estonia, jogaremos com o fraquissimo Puuma, e devemos passar com certa tranquilidade. Este jogo estava marcado para Agosto, mas a federação optou por adiar o jogo 2 vezes por causa da UEL, para o Paide poder respirar.

Maardu, Tammeka e Trans são jogos tranquilos.

Outubro não deveremos ter problemas, exceto por Kalju e Flora, embora o Kalev esteja se mostrando um adversario complicado. Justamente com o Flora, encerraremos nossa participação na liga estoniana.

O jogador Karl Mool também entrou na lista de pessoal favorito do clube. (Foi o único até agora)

I1XH0Jv.jpg

MOPD-OuXO7SzjHzZKWn50_pmJMAvS-4UrPpt-VoN

UEL, a Saga!

O mundo é feito de milagres, e os deuses do futebol são justos. Tivemos tanto medo de enfrentar o poderoso CSKA Sofia, da Bulgária, time super tradicional, que vamos jogar contra o Craiova, da Romênia.

OoOxyfM.jpg

O Craiova, foi muito popular na europa entre 80 e 90, mas nada além disso. Portanto já sabia que seria uma puta pedreira para nós.

Fomos bombardeados por perguntas dos meios de comunicação estonianas, sobre escalação, como fariamos sem Kauber e coisas do tipo. Nos esgueiramos como deu. Apenas disse que o apoio da torcida era o mais importante no momento. E assim foi.

JPGE1.jpg

1.060 torcedores compareceram ao jogo contra o Craiova em casa, para apoiar o clube. O que foi muito importante para mostrar o quão apaixonada pode ser a torcida estoniana.

Embora pequena, muito barulhenta!

Mas não foi assim o jogo todo. A torcida se calou, sem entender o que estava acontecendo nos últimos 10 minutos de jogo e os jogadores sentiram.

4G2hri7.jpg

Jogo truncado até os 60 min, de jogo, quando Kaldma colocou o Paide na frente. Até este momento, dominavamos o jogo, embora criasse pouco devido a forte marcação do Craiova.

Aos 80 o time acabou tomando um gol após jogada bem construida do Craiova, e simplesmente apagou. Parece que as pernas começaram a pesar em campo, e isso abriu a oportunidade do Craiova ampliar o placar, aos 88 e aos 91. A torcida apagou junto com o clube, e até mesmo o técnico Ragnar, ficou parado na beira do campo, com a mão no queixo pensando no que estava acontecendo. Kauber inclusive, fez muita falta. Kauber-dependência?

O jogo terminou e o clima ficou como de um velório. Muito silêncio, exceto pelos visitantes que gritavam e a festa do time adversário.

Todos nos cumprimentamos e conversamos. 

Nas entrevistas pós jogo, fomos perguntados sobre a queda de rendimento nos últimos 10min de jogo. "Bem, nós cansamos. Foi simplesmente isso, e com um adversário tão exigente e experiente como o Craiova, qualquer deslize é fatal, e isso acabou nos levando a tomar 3 gols em casa, onde somos fortes. Teremos muitos problemas para o jogo de volta, mas ainda acredito nos meus meninos, se conseguimos marcar aqui, devemos marcar lá. Agora com licença." - Disse despistando os jornalistas.

Nos preparando para a viagem, no ultimo treino na estonia antes do jogo, alguns jogadores estavam desmotivados. Tive que conversar com a equipe. "Não desanimem. Iremos para o jogo de nossas vidas, vamos para o tudo ou nada! E agora vamos ver do que somos feitos! Golear ou sermos goleados. De heróis a um bando de lixo!" E com essa frase de golear e ser goleado, que quase se tornou um mantra, que pegamos nosso avião para Bucuresti, e de lá, seguiremos de ônibus para Craiova. 

Chegando em Craiova, passamos em frente ao lindo estádio do Craiova, onde jogaremos tudo ou nada. Golear ou ser goleado!

1A6_05_289_IMG-1024x576.jpg

A tatica treinada foi a 4321, mas com o Volante de CJ apoiar, e "muito atacante". Literalmente tudo ou nada.

Chegamos ao jogo e pouquissimos torcedores do Paide viajaram para a Romenia, só um punhado da torcida que está sempre em todos os jogos.

SgfxY6l.jpg

Fizemos o jogo das nossas vidas. Kase, que vem jogando muita bola e é zagueiro-artilheiro, novamente fez gol, e dessa vez 2 em bola levantada na área! Luts e Kauber também guardaram os seus. Fizemos tanta pressão no Craiova, que eles mal reagiam, e quando esboçavam algo, Karofeld estava lá para fazer milagres se tornarem reais.

No final do jogo, seguimos pressionando porque nem eu sabia o que fazer, estava me sentindo o próprio guardiola após os gols do Lewa. 

Já no vestiario, Kang, o norte-coreano, o jogador mais sério e reservado do elenco, pediu para conversarmos. Então ele soltou uma frase que deixou todos no vestiário gargalhando, e prometemos achar um espaço na nova expansão do estádio para ela. "Golear ou sermos goleados? Eu estava cagado de nervoso, o dia todo com dor de barriga. Precisamos orar para os deuses do futebol agora! Os deuses do futebol olharam por nós e mais nada pode nos impedir. Amém!".

E foi o que ocorreu conosco, no jogo contra o Sheriff, e agora ocorre o contrário, realmente, quando se fecha uma porta, abre-se janelas!

Fizemos um jogo tão surpreendente que fomos muito elogiados pela mídia Romena. Infelizmente, saiu quebra pau no final do jogo.

u-craiova-and-dinamo-bucharest-fans-clas

Um pouco sobre Craiova:

Spoiler

A cidade de Craiova tem aproximadamente 300 mil habitantes, e muitas das noticias que se encontra na internet, refere-se ao fato de ser lar do clube Universitatea Craiova. A pequena cidade fica as margens do rio Jiu e é uma das principais cidades agricolas da romenia, além de ser uma cidade universitária. 

Não encontrei mais informações sobre a cidade.

99e1febba6009711f45aba61beab6b4d.jpg

Voamos de volta para casa cantando e agradecendo aos deuses do futebol. O estado de euforia era tanta, que não poderiamos deixar de citar sempre o que havia ocorrido. 

Na estonia, aproveitamos para descansar, dei descanso dos treinos de um dia, fui beber com outros e aproveitar um pouco minha familia. 

Também recebemos a noticia que infelizmente o Kalju fora eliminado pelo Ludogorets da Bulgaria.

VHI1gTv.jpg

Enquanto esperavamos nosso próximo adversário, passeavamos na liga.

1503526685599dff1d4c8616.59819649.jpg

O adversário não poderia ser pior. Não por ser o Qarabag e sua crescente em competições continentais, mas por ser um time Azeri. Durante meus tempos de universidade, nos corredores da universidade de tallinn, o que briguei com turco e azeri não estava escrito, aliás, sempre trabalhei sobre genocídios, começando pelo genocídio cigano na estonia e apresentando meu TCC sobre genocídio armênio, o que ocasionou algumas confusões. Na época alternava entre jogar futebol e estudar. Era mais facil em uma liga como a estoniana, ainda mais, anos atrás. 

Conto a minha carreira a vocês mas vocês sabem pouco sobre mim. Então contarei um pouco da minha trajetória. Joguei por anos na estonia. Base do Flora, Sillamae, Vaprus, Valga e outros times. Nunca fui um grande jogador, embora ja tenha ido para base do Schalke, acabei jogando na Armênia por muito tempo, antes de ir pra russia, Cazaquistão, e finalmente me aposentar no Valga Warriors. Na Armenia, me casei, tive meus filhos, apliquei ao meu mestrado, então estou muito acostumado com o que significa Qarabag, e o que é esse confronto para minha familia, meus amigos e para mim. Não estava confortável. No pré-jogo, acabei recebendo algumas ameaças de morte, e coisas similares. Estava pensando em não viajar para o jogo, e deixar meu assistente fazer o trabalho. Felizmente, não possuo nenhum armênio no time. 

O presidente me acalmou e praticamente implorou para que eu fosse, e não poderia ser diferente, me disse as palavras certas: "Desconte seu ódio em campo!". E lá fomos nós. De viagem para o Azerbaijão!

Um pouco sobre Qarabag

Spoiler

Karabakh (como é escrito originalmente), foi fundado em 1951, quando a cidade de Quzanli (Kuzanly) ainda fazia parte da URSS. Grafado em Azeri, Qarabag. Atualmente o time disputa os jogos em Baku.

Agdan, é uma cidade localizada atualmente na Republica de Artsakh (Nagorno-Karabakh). O time foi fundado nessa cidade, originalmente e era um time misto, entre armênios, azeris e russos.. Porém, pelas instabilidades e guerras que persistem até hoje no território, o time de Karabakh Agdan, ficou para o Azerbaijão. Os azeris tentam apagar até hoje esse histórico do time. Agdan hoje, é só um vilarejo fantasma, tomado pela destruição.

https://trivela.com.br/um-drone-com-manifestacao-politica-causou-confusao-e-interrompeu-o-jogo-do-qarabag-na-liga-europa/

artsakh-800x385.jpg

(Bandeira de Artsakh)

Ainda há um sentimento anti-armênia muito forte no Azerbaijão e na Turquia, o que prejudica muito várias relações (como Turquia e Brasil - Quando o Brasil flertou com o reconhecimento do genocídio), como com o futebol. Porém, o Azerbaijão tem esse sentimento muito mais forte do que a Turquia, em especial pela região de Karabakh (NKR) que está em conflito pelos dois países até hoje e perpetuado pelos Aliyev a anos.

Um dos jogadores mais famosos da armênia, Yura Movsisyan, boatos, que sua familia era de Artsakh e na guerra se refugiou em Baku, de onde tiveram que fugir para os Estados Unidos, portanto, Yura Movsisyan é um caso de um jogador armênio, nascido no Azerbaijão, mas que não tem nacionalidade Azeri, além de ser refugiado. 

Henrikh Mrkhtaryan naquela famosa final, não pode participar por ser armênio e o governo Azeri dizer que não era possível garantir a segurança do jogador. Embora tenham apresentado um plano de segurança ao Arsenal. 

De qualquer maneira, o jogo será em Baku. Que curiosamente é a cidade onde foram construidos quase todo poder belico da russia, e é, até os dias de hoje. Baku já chegou a fazer parte do Irã, antes de ser cedido a russia, e é rico em petroleo. Banhado pelo mar cáspio. Além de muitas pessoas serem refugiadas aqui pela guerra de Artsakh, o clube Karabakh Agdam também é refugiado aqui, já que sua cidade natal é administrada pela Armênia, mesmo que indiretamente.

Baku foi eleita a capital da cultura islamica em 2009 e é uma cidade super moderna, e rica, que o governo nos ultimos anos, tenta abrir para o mundo, promovendo eventos como UFC, Formula 1, final da UEL entre outros. Além de investir no futebol local, para se projetar mundialmente, como é o caso do proprio Qarabag.

Em 1917, a cidade ficou sob poder dos Bolcheviques, antes da revolução de outubro, e o grupo armado Dashnak, armênio, e o azeri Musavat entraram em conflito, uma guerra civil tolerada pela comuna de Baku, para que os grupos etnicos da região se matassem, inclusive, incentivada pelos Bolcheviques responsaveis. 

Desta maneira, houve um massacre azeri, mas não pelas mãos dos Dashnak, mas pelos Bolcheviques, porém, a culpa foi jogada para os armenios, já que os segundos, ajudaram os mesmos. Em 1918, veio o troco, o Azerbaijao se proclamou independente, na cidade de Ganja, e com o apoio do exército otomano (o mesmo do genocídio armenio), liderados por Nuru Paxa, e com auxilio dos Azeris de Baku, iniciaram o genocídio na região, utilizando como pretexto o ocorrido em 1917, tomando também a cidade. Pouco tempo depois, o exercito vermelho, voltou a tomar e marchar a cidade, e declarou Baku a capital do Azerbaijao sovietico.

baku-azerbaijan-travel-ap.jpg

Tive alguns problemas para entrar no país. Tanto pelo visto da Armênia no meu passaporte, como pela minha história, como pelos meus trabalhos publicados. Mas como o evento era futebol, e eu não sou armênio, tudo foi resolvido de uma maneira mais fácil, embora tenha parado na policia no aeroporto de Baku para responder diversas perguntas. De fato, já começava a imaginar que não deveria estar ali. 

Os azeris, fizeram um inferno na frente do hotel todos os dias, a ida para o campo de treino, era aterrorizador, arremessavam coisas no nosso onibus e diziam coisas que não entendiamos. Até uma bandeira da armenia, vimos queimarem na frente do onibus, com uma foto minha, com a camisa do Shirak. 

No dia do jogo, o estádio foi iluminado com as cores da bandeira azeri.

gdgccSieFfchdw_main.jpg

Eu não consegui me concentrar e a minha confiança foi contaminando a equipe, que a todo momento vinha perguntar se eu estava bem.

De qualquer forma, levantei a cabeça e fui para campo com a equipe. Preferi não falar com a imprensa em nenhum momento e pedi para me blindarem. Kase ficou responsável por falar pela equipe, para evitar mais confusões.

Fomos para campo no 433 e estavamos prontos para o jogo!

wyyCe8F.jpg

Tentamos jogar de igual para igual, mas tinhamos pouca posse de bola, e trabalhamos muito mal sem a bola, já que uma das nossas caracteristicas é a posse de bola, e jogar com a bola nos pés. Um time nervoso, que fez muitas faltas, combinado com um técnico desconcentrado, não poderia ocasionar nada diferente. Qarabag abriu o placar aos 40, em uma boa jogada pela lateral, um bom cruzamento para Morozov que empatou o jogo aos 57. E depois Romero limpou dois dos nossos defensores e fez facil, e de penalti Quintana deu os números finais para o Qarabag. 

Sai de campo destroçado. Por um lado feliz, pois meu time jogou bem, mesmo eu tendo instruido mal e ter sido inocente na escolha tatica e nos papeis, reagindo pouco nas instruções. Só não via a hora de sair daquele inferno de país!

A saída também foi burocratica, ficamos horas discutindo na policia do aeroporto sobre nossa saida, até que finalmente, conseguimos sair.

Chegando na Estonia, havia pelo menos 1000 pessoas aguardando nosso clube no aeroporto. Alguns com camisas e cachecol do paide, outros com camisas de outros clubes, mas todos com a bandeira da estonia. Talvez tenha sido a maior festa de recepção na história do futebol estoniano. A estonia abraçou o clube e a chance de ter o primeiro representante em uma fase de grupos da UEL, uma vitória em casa, por 2 gols era tudo o que precisavamos e a torcida sabia disso. Além disso, foi muito divulgado na estonia os problemas que tivemos em solo Azeri, e foi prometido que teria volta.

Disse em algumas entrevistas na volta, que não gostaria que ocorresse o mesmo, e coisas do tipo, mas no fundo eu queria sim. 

38931429_314221469139704_198665153238007

Casa cheia para Paide x Qarabag. Torcida da estonia inteira apareceram para o jogo em Tallin. (Imagem retirada do Google - Picpanzee).

E meus amigos, o que teve de carreata e buzinasso na frente do hotel do Qarabag na noite anterior não foi brincadeira. A policia foi acionada diversas vezes, mas pouco Quiseram puderam fazer. 

Em campo, a torcida toda a nosso favor, levaram faixas com a bandeira da armenia, com o escudo do Ararat-Tallinn (time armenio da estonia, fundado por jogadores armenios e filhos da diaspora), atualmente há 1600 armenios na estonia, os primeiros, estudantes na universidade de Tartu, e eles compareceram em peso!

https://www.armenianow.com/society/features/53389/armenians_estonia_tallinn

Com muita provocação, bandeiras e apoio até do atacante do Levadia, nos sentiamos invenciveis. "Golear ou sermos Goleados", gritei no vestiario, seguido pelos jogadores. Batemos a mão no "Que os deuses do futebol nos ilumine", no vestiario, sugerido pelo Kang e subimos ao relvado.

0Afl81K.jpg

O jogo foi um verdadeiro massacre, batemos neles como gente grande, mas não de forma estupida como no primeiro jogo, mas com consciência. Amedrontamos eles do inicio ao fim, cada chute no gol, era uma bicuda de deixar azeri desdentado, e assim foi o primeiro gol, um petardo de Kang, que não era religioso, mas naquele momento, se ajoelhou em campo e apontou para os céus, claramente agradencendo aos deuses do futebol e se tornando um personagem folclorico do nosso balneario. Kauber deixou o dele e claro, que Kase também. Luts fez dois e Alliku deu 3 assistencias dos 5 gols. Qarabag descontou aos 86, mas estava rendido no campo. A policia também orientou os torcedores e jogadores do Qarabag a se retirarem para não haver confusões. Torcedores invadiram o gramado, poderia dizer com tranquilidade, que naquele dia que foi como a Estonia ter ganho uma copa do mundo. Nunca vi uma festa dessas na minha vida!

Pela primeira vez, na história, um clube estoniano entrava para a fase de grupos da UEL, ainda mais no segundo ano, e uma equipe não tradicional como Flora. Um milagre, como destacava todas as midias possiveis. 

Estampamos a capa de todos jornais e revistas estonianas, eramos manchetes em todos os sites. A comoção foi imensa e intensa, como só um dos melhores jogos que ja fiz na minha vida poderiam proporcionar.

(Obrigado FM, eu te amo! Obs: Apenas os jogadores gringos do Qarabag nao sao cinzas, isso deu uma facilitada.)

EGlWve1.jpg

A curiosidade fica pelos dois jogos que perdemos de 3-1 e vencemos por 4 gols de diferença o segundo jogo.

2c5La4z.jpg

As FINANÇAS? Vão bem, obrigado!

DEW0fpc.jpg

O presidente ficou tão feliz que nos proporcionou uma melhora no centro de treinamento, na base dos jovens e aumentou nosso raio de observação.

O sorteio não foi o pior do mundo

lFLCrlW.jpg

Enfrentaremos o CSKA e o Feyenoord de fortes, claro que os 3 clubes aqui são infinitamente melhores que o nosso, mas já estamos onde precisavamos estar. Uma coisa que me preocupou é ter jogo até dezembro, onde na estonia ja esta muito frio e os jogadores de ferias. Não sei como vai ficar no jogo, mas vamos abrir contra o Feyenoord!

ReAA9wA.jpg

Agora é foco total na EURO inédita!

Obrigado a todos que seguem acompanhando!

Edited by Valismaalane

LC

Apesar de ter feito bons jogos contra a Craiova e contra o Qarabag, eu acho complicado passar de fase num grupo aonde se tem o Feyenoord e o CSKA. Mesmo assim boa sorte.

PedroJr14

O time sobra no "Estonianão", mas nas competições Europeias as coisas ainda estão complicadas. Aos trancos e barrancos vocês estão na fase de grupos da UEL, vamos ver até onde podem chegar, o time já mostrou que tem estrela, mas deverá ser o saco de pancadas frente aos bons times do Young Boys, CSKA e Feyenoord. Espero que vocês surpreendam.