Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência


Dinheiro Tardelli

Posts Recomendados

3 horas atrás, ZaMBiA disse:

Gostam do Uber aqui porque o serviço de táxi conseguia ser pior (mais caro e atendimento horrível).

Mais caro é elogio. Aqui o Uber é uns 60% do preço do táxi, ou era até alguns meses atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mantrax disse:

Pra quem não tá ligado. Quando a Uber começou suas operações a divisão era 75% motorista e 25% pro aplicativo. Após isso começaram mudanças e não existe mais porcentagem, já que a Uber trabalha com uma tarifa pra cada motorista. Sendo assim, ela pode cobrar o valor que quiser q nossos ganhos não são afetados pelo pagamento do cliente.

Mas não entendi a pergunta @Temujin do falando sério. Em q sentido foi isso?

Porque pra realidade do Uber isso não é viável, não tem/tinha como subsidiar gastos eternamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Temujin disse:

Porque pra realidade do Uber isso não é viável, não tem/tinha como subsidiar gastos eternamente.

Continuo sem entender direito. Pq não acho q vc acredite que o motorista deva subsidiar essa conta. Logo, o "ta falando sério" ainda não fez sentido na minha cabeça. 

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Mantrax disse:

Continuo sem entender direito. Pq não acho q vc acredite que o motorista deva subsidiar essa conta. Logo, o "ta falando sério" ainda não fez sentido na minha cabeça. 

Não dá pra querermos o bônus sem ao menos entendermos o ônus. Falei aquilo no sentido de que não tem como desejar aquela divisão E ainda querer que o sistema funcione como funciona hoje. 

Alguém precisa pagar a conta, seja o motorista e/ou nós como clientes no valor das viagens. Não dá pra ter o melhor dos dois mundos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Temujin disse:

Não dá pra querermos o bônus sem ao menos entendermos o ônus. Falei aquilo no sentido de que não tem como desejar aquela divisão E ainda querer que o sistema funcione como funciona hoje. 

Alguém precisa pagar a conta, seja o motorista e/ou nós como clientes no valor das viagens. Não dá pra ter o melhor dos dois mundos. 

Creio que você desconheça muito a realidade dos ganhos de um motorista de aplicativo se chama de "melhor de dois mundos" esses 75%.

Não existe o melhor de dois mundos. Existe muitos motoristas que estão pagando a conta da Uber e dos passageiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra quem acha que o serviço não é rentável, existem investidores só aguardando o Uber quebrar pra entrar nisso. 
Quem paga a conta do Uber investir em entregas por drones, em carros autônomos, em helicópteros autônomos, quando todos sabem que isso é uma realidade MUUUUUUUUUUUITO distante, é o Uber. 
 

Enquanto isso foram empurrando trolha no cu dos motoristas, o CEO ganhando bônus milionário, ano após ano. 
 

Não existe isso de melhor dos dois mundos. 
Quem já dirigiu sabe dos riscos que corre ao dirigir, diariamente, e eu dirigi numa realidade muito tranquila até, mas ainda assim tive nego querendo cheirar pó no meu carro, me ameacando e puxando arma pra mim. 
 

isso tudo pra no final ficar com uma corrida de 30$ que o sujeito pagou 80. 
Justíssimo. Afinal, alguém tem que chorar, né? Viva o capitalismo e a meritocracia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
On 8/29/2020 at 3:46 AM, _Biofa said:

Bom, pra quem acha que o serviço não é rentável, existem investidores só aguardando o Uber quebrar pra entrar nisso. 
Quem paga a conta do Uber investir em entregas por drones, em carros autônomos, em helicópteros autônomos, quando todos sabem que isso é uma realidade MUUUUUUUUUUUITO distante, é o Uber. 
 

Enquanto isso foram empurrando trolha no cu dos motoristas, o CEO ganhando bônus milionário, ano após ano. 
 

Não existe isso de melhor dos dois mundos. 
Quem já dirigiu sabe dos riscos que corre ao dirigir, diariamente, e eu dirigi numa realidade muito tranquila até, mas ainda assim tive nego querendo cheirar pó no meu carro, me ameacando e puxando arma pra mim. 
 

isso tudo pra no final ficar com uma corrida de 30$ que o sujeito pagou 80. 
Justíssimo. Afinal, alguém tem que chorar, né? Viva o capitalismo e a meritocracia. 

Mas cara... é aquilo, né? Enquanto tem motorista fazendo corrida por esse preço (e são MUITOS) tem gente ofertando por esse preço. Assim como tu falou no tópico da China, o que mataria essa "exploração" do Uber é a liberdade de empreender e criar concorrência NÃO obrigar o Uber (ou qualquer aplicativo) a pagar determinado valor ou % por serviço. Isso daí só desestimula novos entrantes no mercado, afinal se o governo simplesmente achar que eu pago pouco, vou ser OBRIGADO a pagar mais? Melhor empreender em outro setor menos visado então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ariel' disse:

Mas cara... é aquilo, né? Enquanto tem motorista fazendo corrida por esse preço (e são MUITOS) tem gente ofertando por esse preço. Assim como tu falou no tópico da China, o que mataria essa "exploração" do Uber é a liberdade de empreender e criar concorrência NÃO obrigar o Uber (ou qualquer aplicativo) a pagar determinado valor ou % por serviço. Isso daí só desestimula novos entrantes no mercado, afinal se o governo simplesmente achar que eu pago pouco, vou ser OBRIGADO a pagar mais? Melhor empreender em outro setor menos visado então.

Meu amigo, EUA tem 50 milhoes de desempregados devido a pandemia. Vao fazer o que pra se sustentarem?
So sobra aplicativos.
Ai sabe o que os aplicativos fazem? Aumentam a margem de lucro deles e diminuem os ganhos dos entregadores/motoristas. Eles sao TODOS iguais.
Como tu vai querer que uma pessoa desempregada, precisando pagar aluguel, tenha isso de "so nao trabalhar"?

A vida real eh diferente, Ariel. As coisas nao sao tao simples nao, infelizmente.

 

Sobre concorrencia. Ja houve concorrencia em lugares como NYC que tinha uma empresa chamada JUNO. A proposta deles era um pouco diferente.

A grande questao eh que essas empresas utilizam o desespero dos motoristas ao favor deles. Isso eh escravidao. A pessoa nao tem meios de sair do buraco sem o aplicativo e eles fazem de tudo para que a pessoa permaneça nele, trabalhando com eles, até o fim.
Por isso aqui apareciam muitos casos de pessoas, motoristas, que dirigiam por 6h pra vir de Los Angeles a San Francisco, trabalhar, ficavam dormindo nos carros, tomando banho em academia(eu ja fiz tudo isso) e acabavam morrendo de trombose, ou até do coração.

Os aplicativos não desenvolvem meios de essas pessoas sairem disso, pelo contrário, só pioram o trabalho.

Te dou exemplo aqui de San Francisco que os passageiros chegavam a ""reclamar"" do preço baixo em comparação com taxi. Enquanto taxi cobrava 60$ para uma viagem do SFO(aeroporto) pra San Francisco, o Uber cobrava 25$ e passava 14 para o motorista.

A concorrencia? É o Lyft que fazia e faz as mesmas coisas. Se o Uber quebra o preço, eles fazem igual.

Esse papo de concorrência só funciona em livro, amigo. Na realidade nós entramos com o cu e as grandes empresas com a piroca.

Editado por _Biofa
Adição.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, _Biofa said:

Meu amigo, EUA tem 50 milhoes de desempregados devido a pandemia. Vao fazer o que pra se sustentarem?
So sobra aplicativos.
Ai sabe o que os aplicativos fazem? Aumentam a margem de lucro deles e diminuem os ganhos dos entregadores/motoristas. Eles sao TODOS iguais.
Como tu vai querer que uma pessoa desempregada, precisando pagar aluguel, tenha isso de "so nao trabalhar"?

A vida real eh diferente, Ariel. As coisas nao sao tao simples nao, infelizmente.

 

Sobre concorrencia. Ja houve concorrencia em lugares como NYC que tinha uma empresa chamada JUNO. A proposta deles era um pouco diferente.

A grande questao eh que essas empresas utilizam o desespero dos motoristas ao favor deles. Isso eh escravidao. A pessoa nao tem meios de sair do buraco sem o aplicativo e eles fazem de tudo para que a pessoa permaneça nele, trabalhando com eles, até o fim.
Por isso aqui apareciam muitos casos de pessoas, motoristas, que dirigiam por 6h pra vir de Los Angeles a San Francisco, trabalhar, ficavam dormindo nos carros, tomando banho em academia(eu ja fiz tudo isso) e acabavam morrendo de trombose, ou até do coração.

Os aplicativos não desenvolvem meios de essas pessoas sairem disso, pelo contrário, só pioram o trabalho.

Te dou exemplo aqui de San Francisco que os passageiros chegavam a ""reclamar"" do preço baixo em comparação com taxi. Enquanto taxi cobrava 60$ para uma viagem do SFO(aeroporto) pra San Francisco, o Uber cobrava 25$ e passava 14 para o motorista.

A concorrencia? É o Lyft que fazia e faz as mesmas coisas. Se o Uber quebra o preço, eles fazem igual.

Esse papo de concorrência só funciona em livro, amigo. Na realidade nós entramos com o cu e as grandes empresas com a piroca.

Eu sei que é. Por isso mesmo não podemos colocar a realidade à prova baseada em lei. Por exemplo todo mundo sabe que um salário mínimo não dá qualidade de vida nenhuma pra quem ganha isso, mas infelizmente a outra opção é a pessoa não ganhar nada. E se ela pudesse ganhar 500 ou 600 reais? Seria uma merda? Sim. Mas entre 0 e 500...

Sobre o segundo ponto: é o cálculo de recompensa. Tu imagina então o desespero do cara pra ele fazer tudo isso pra conseguir essa renda baixa que tu comenta? Que tal a gente falar sobre o porque de ter chegado a esse ponto ao invés de atacar a ponta do iceberg (não estou defendendo a Uber em si, sei que o pagamento deles é péssimo, mas pq é tão ruim assim?). Se o cara prefere passar todo esse perrengue a NÃO fazer, é porque ele realmente está sem opção. E pq tá sem opção?

E o último ponto vamos entrar nessa discussão novamente. Como acabar com isso? Liberdade para empreender. 2/3 dos empregos do Brasil são gerados por pequenas empresas, isso porque o BR é um lugar horrível pra fazer negócio. Imagina onde é fácil? Será que essas pessoas não teriam outras oportunidades?

O ponto principal aqui, que é o pagamento da Uber (iFood, enfim), nós concordamos. O meu questionamento é: ruim com eles, pior sem eles. E ainda: como chegamos até aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos lá... não existe fórmula magica. O que existe é o que temos e o que já experenciamos. Qualquer coisa além disso é teoria e imaginação.
Entendendo esse ponto, podemos traçar algumas coisas.

O que existe até agora?
Empresas de aplicativo que aumentaram o lucro durante a pandemia e diminuiram o pagamento dos motoristas.

É justo? O teorico do home-office, que assiste Ideias Radicais, vai dizer que sim, que a falta de concorrência leva a isso.
Ok.
Quantos aplicativos de comida tem no Brasil?
Rappi, iFood, UberEats e mais quantos? Mais dois?

Blz.

Qual país exemplo de empreendedorismo e capitalismo?

EUA.
Quantos apps tem aqui?

UberEats, GrubHub, Doordash e Postmates.

Como eles operam?
De maneira similar e TODOS tiveram o mesmo comportamento durante a pandemia.

"Ah ms temos que deixar as empresas entrarem"

Mas os EUA dificultam a vida dessas empresas?
Muito pelo contrário.
Elas entraram aqui e se mostraram, TODAS, serem farinha do mesmo saco.

O que está acontecendo?

Todos cansaram de dialogar, cansaram de tentar algo com essas empresas e decidiram ir à justiça e politicos pegaram essa causa.

Mas pq disso?
Uber chegou aqui em SF por volta de 2010(se n me engano) e só aceitava motoristas com carros de luxo. Pessoas compraram carros assim, se endividaram e começaram a trabalhar. Tudo compensava, era essa proposta e a Uber fechou parceria com lojas como Lincoln para vender carros de luxo aos motoristas com boas taxas. Semanas depois o Uber apresentou o Uber Select.

Antes era só Uber Black. Com Select vc podia ter um carro menos qualificado que o Black e a tarifa era significantemente menor. O que aconteceu? Todos esses motoristas que adentraram ao Uber Black sofreram e protestaram, até que surgiu aquele famoso vídeo que o motorista discutia com um CEO do Uber. Eles tinham liberdade naquela época.

Então o Uber deixou de mostrar para onde a corrida ia e quanto o motorista ganharia, tornou tudo uma loteria(muito importante isso e vou explicar depois o pq).
Muitos protestos aconteceram.

Eis que o Uber, em mais um movimento ousado, decide entrar e tomar o mercado do Taxi em San Francisco e em todos EUA. O que fazem?

Pra dirigir em SF como limosine(uber black, carros de mais de 7 lugares como Lincoln Navigator, Cadillac Escalade, etc) vc precisa de uma autorização da prefeitura chamada TCP, então o Uber não podia encher as ruas de uber dessa maneira. O que fizeram? Conseguiram uma autorização da prefeitura para ter carros normais, desde que passando por um background check etc etc etc.

Criaram uma empresa chamada "checkr" que se encarrega de fazer background check dos motoristas.

 

Com esse passo, desenvolveram o Uber X e Uber Pool.

Pronto, todo mundo que comprou carro Select e Black, oficialmente, faliram. Ok. Afinal, é uma empresa e ela visa lucros, certo? O que precisamos? De mais liberdade, para que tenhamos concorrência e essa concorrência ofereça algo melhor aos motoristas, certo? Afinal, faz todo sentido.

Ok.

 

Esse mesmo checkr aceitava imigrantes ilegais, estupradores, pessoas com passagem pela polícia, pq pra vc cadastrar no Uber e no Lyft(usam o mesmo sistema), bastava colocar um numero aleatório no Social Security Number e xablau. Vc estava dentro.

Começaram os escandalos de estupros, roubos etc etc etc.

Isso chamou mais atenção dos políticos.

 

Lembra que eu disse acima que explicaria algo? Então...

Aqui nos EUA, quem faz esse tipo de trabalho é chamado de "Independent Contractor". Quando vc trabalha sob essas condições, é como um autonomo. Vc tem DIREITO de saber quanto será pago por aquele trabalho, para onde ele vai, quantas pessoas vão e direito de REJEITAR ou CANCELAR sem ser penalizado, afinal, é seu carro e SEU contrato.

O que o Uber conseguiu ao bloquear o destino e valor e outras informações? Que vc ficasse online o máximo possível e preso ao aplicativo.

Ok, mas isso não é o bastante. O Uber desativava pessoas por cancelamento ou por rejeitar corridas.
A questão que isso tudo infringe as regras de "independent contractor", entende? Se vc não é um "independent contractor" vc é empregado, certo? E cadê seus direitos como empregado?

 

Eu dei exemplo do Uber, mas isso acontece de maneira IGUAL com todos os aplicativos, de comida, de mercado, de tudo.

 

AGORA, com um movimento inevitavel que aconteceu em NYC e esta acontecendo na California, eles decidiram mudar e respeitar os direitos individuais dos motoristas. Tratando como independent de verdade.
Pq n fizeram antes? Eles tinham liberdade e como usaram?

Eu quis contextualizar pra vc entender que esse papo de liberdade, de achar que elas vão competir entre elas, que vão brigar por um serviço melhor e melhorias de trabalho, é mundo ideal, é coisa teorica, sonho. A realidade é que se tu pegar 4 empresas e as deixarem soltas, farão as mesmas praticas de maneira igual. Todas as conquistas e melhorias conquistadas com esses aplicativos, foi na JUSTIÇA.

 

"ah mas eles n dão lucro, alguém tem que pagar".
Aí, amigo, o problema n eh do motoristas, é problemas deles. Se operam com prejuízo, eles que lambam a própria caceta. Se aumentam a margem deles e diminuem dos motoristas, ao meu ver, se torna escravidão moderna.

Eu quis contextualizar pra vc entender todo meu ponto e experiência observando esses aplicativos e vale lembrar: isso tudo baseado na terra que eles "nasceram". San Francisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, _Biofa disse:

Então, vamos lá... não existe fórmula magica. O que existe é o que temos e o que já experenciamos. Qualquer coisa além disso é teoria e imaginação.
Entendendo esse ponto, podemos traçar algumas coisas.

O que existe até agora?
Empresas de aplicativo que aumentaram o lucro durante a pandemia e diminuiram o pagamento dos motoristas.

É justo? O teorico do home-office, que assiste Ideias Radicais, vai dizer que sim, que a falta de concorrência leva a isso.
Ok.
Quantos aplicativos de comida tem no Brasil?
Rappi, iFood, UberEats e mais quantos? Mais dois?

Blz.

Qual país exemplo de empreendedorismo e capitalismo?

EUA.
Quantos apps tem aqui?

UberEats, GrubHub, Doordash e Postmates.

Como eles operam?
De maneira similar e TODOS tiveram o mesmo comportamento durante a pandemia.

"Ah ms temos que deixar as empresas entrarem"

Mas os EUA dificultam a vida dessas empresas?
Muito pelo contrário.
Elas entraram aqui e se mostraram, TODAS, serem farinha do mesmo saco.

O que está acontecendo?

Todos cansaram de dialogar, cansaram de tentar algo com essas empresas e decidiram ir à justiça e politicos pegaram essa causa.

Mas pq disso?
Uber chegou aqui em SF por volta de 2010(se n me engano) e só aceitava motoristas com carros de luxo. Pessoas compraram carros assim, se endividaram e começaram a trabalhar. Tudo compensava, era essa proposta e a Uber fechou parceria com lojas como Lincoln para vender carros de luxo aos motoristas com boas taxas. Semanas depois o Uber apresentou o Uber Select.

Antes era só Uber Black. Com Select vc podia ter um carro menos qualificado que o Black e a tarifa era significantemente menor. O que aconteceu? Todos esses motoristas que adentraram ao Uber Black sofreram e protestaram, até que surgiu aquele famoso vídeo que o motorista discutia com um CEO do Uber. Eles tinham liberdade naquela época.

Então o Uber deixou de mostrar para onde a corrida ia e quanto o motorista ganharia, tornou tudo uma loteria(muito importante isso e vou explicar depois o pq).
Muitos protestos aconteceram.

Eis que o Uber, em mais um movimento ousado, decide entrar e tomar o mercado do Taxi em San Francisco e em todos EUA. O que fazem?

Pra dirigir em SF como limosine(uber black, carros de mais de 7 lugares como Lincoln Navigator, Cadillac Escalade, etc) vc precisa de uma autorização da prefeitura chamada TCP, então o Uber não podia encher as ruas de uber dessa maneira. O que fizeram? Conseguiram uma autorização da prefeitura para ter carros normais, desde que passando por um background check etc etc etc.

Criaram uma empresa chamada "checkr" que se encarrega de fazer background check dos motoristas.

 

Com esse passo, desenvolveram o Uber X e Uber Pool.

Pronto, todo mundo que comprou carro Select e Black, oficialmente, faliram. Ok. Afinal, é uma empresa e ela visa lucros, certo? O que precisamos? De mais liberdade, para que tenhamos concorrência e essa concorrência ofereça algo melhor aos motoristas, certo? Afinal, faz todo sentido.

Ok.

 

Esse mesmo checkr aceitava imigrantes ilegais, estupradores, pessoas com passagem pela polícia, pq pra vc cadastrar no Uber e no Lyft(usam o mesmo sistema), bastava colocar um numero aleatório no Social Security Number e xablau. Vc estava dentro.

Começaram os escandalos de estupros, roubos etc etc etc.

Isso chamou mais atenção dos políticos.

 

Lembra que eu disse acima que explicaria algo? Então...

Aqui nos EUA, quem faz esse tipo de trabalho é chamado de "Independent Contractor". Quando vc trabalha sob essas condições, é como um autonomo. Vc tem DIREITO de saber quanto será pago por aquele trabalho, para onde ele vai, quantas pessoas vão e direito de REJEITAR ou CANCELAR sem ser penalizado, afinal, é seu carro e SEU contrato.

O que o Uber conseguiu ao bloquear o destino e valor e outras informações? Que vc ficasse online o máximo possível e preso ao aplicativo.

Ok, mas isso não é o bastante. O Uber desativava pessoas por cancelamento ou por rejeitar corridas.
A questão que isso tudo infringe as regras de "independent contractor", entende? Se vc não é um "independent contractor" vc é empregado, certo? E cadê seus direitos como empregado?

 

Eu dei exemplo do Uber, mas isso acontece de maneira IGUAL com todos os aplicativos, de comida, de mercado, de tudo.

 

AGORA, com um movimento inevitavel que aconteceu em NYC e esta acontecendo na California, eles decidiram mudar e respeitar os direitos individuais dos motoristas. Tratando como independent de verdade.
Pq n fizeram antes? Eles tinham liberdade e como usaram?

Eu quis contextualizar pra vc entender que esse papo de liberdade, de achar que elas vão competir entre elas, que vão brigar por um serviço melhor e melhorias de trabalho, é mundo ideal, é coisa teorica, sonho. A realidade é que se tu pegar 4 empresas e as deixarem soltas, farão as mesmas praticas de maneira igual. Todas as conquistas e melhorias conquistadas com esses aplicativos, foi na JUSTIÇA.

 

"ah mas eles n dão lucro, alguém tem que pagar".
Aí, amigo, o problema n eh do motoristas, é problemas deles. Se operam com prejuízo, eles que lambam a própria caceta. Se aumentam a margem deles e diminuem dos motoristas, ao meu ver, se torna escravidão moderna.

Eu quis contextualizar pra vc entender todo meu ponto e experiência observando esses aplicativos e vale lembrar: isso tudo baseado na terra que eles "nasceram". San Francisco.

Antes de mais nada quero agradecer porque não sabia desse método utilizado pela Califórnia para diferenciar empregado de independente. hehe Estou ajudando numa competição de direito tributário internacional que envolve uma companhia fictícia nos moldes da Uber.

Quanto ao valor pago, me parece que tem muito mais a ver com uma visão sobre como as relações devem se dar entre os donos do capital e o proletariado, em termos marxistas. O que o Ariel escreveu é uma extensão da visão sobre, por exemplo, o quão justo ou necessário é salário mínimo: a visão de que é melhor trabalhar por um valor menor do que o salário mínimo do que simplesmente não ter trabalho. Nesse caso, se o Estado forçar uma atividade a pagar um valor mínimo, pode ser que simplesmente não seja interessante exercer essa atividade.

Então, depende do ponto de partida filosófico. Imagina se eu abro um escritório aqui e ofereço uma vaga que paga um salário mínimo para trabalhar com casos de alta complexidade. Podem me chamar de pau no cu e os caralho, mas eu não estou obrigando alguém a aceitar a vaga. A ideia de que a justiça pode vir me dizer quanto eu devo pagar me parece bizarra.

O grande problema aí, nesse caso que você expôs, é a questão legal. Caracterizando a relação como uma relação não trabalhista, o mesmo argumento se aplica ao motorista: ninguém obrigou a trabalhar, está dirigindo porque quer, porque é a melhor opção que tinha. E daí cada cachorro que lamba sua caceta.

No fim, é uma discussão sobre o que significa a justiça. É justo que você me diga quais devem ser os meus gastos relacionados a um serviço que nem existiria se eu não tivesse criado? É justo que eu pague o que eu quiser se há pessoa morrendo de fome aqui do lado? Enfim, é um tema interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Antes de mais nada quero agradecer porque não sabia desse método utilizado pela Califórnia para diferenciar empregado de independente. hehe Estou ajudando numa competição de direito tributário internacional que envolve uma companhia fictícia nos moldes da Uber.

Quanto ao valor pago, me parece que tem muito mais a ver com uma visão sobre como as relações devem se dar entre os donos do capital e o proletariado, em termos marxistas. O que o Ariel escreveu é uma extensão da visão sobre, por exemplo, o quão justo ou necessário é salário mínimo: a visão de que é melhor trabalhar por um valor menor do que o salário mínimo do que simplesmente não ter trabalho. Nesse caso, se o Estado forçar uma atividade a pagar um valor mínimo, pode ser que simplesmente não seja interessante exercer essa atividade.

Então, depende do ponto de partida filosófico. Imagina se eu abro um escritório aqui e ofereço uma vaga que paga um salário mínimo para trabalhar com casos de alta complexidade. Podem me chamar de pau no cu e os caralho, mas eu não estou obrigando alguém a aceitar a vaga. A ideia de que a justiça pode vir me dizer quanto eu devo pagar me parece bizarra.

O grande problema aí, nesse caso que você expôs, é a questão legal. Caracterizando a relação como uma relação não trabalhista, o mesmo argumento se aplica ao motorista: ninguém obrigou a trabalhar, está dirigindo porque quer, porque é a melhor opção que tinha. E daí cada cachorro que lamba sua caceta.

No fim, é uma discussão sobre o que significa a justiça. É justo que você me diga quais devem ser os meus gastos relacionados a um serviço que nem existiria se eu não tivesse criado? É justo que eu pague o que eu quiser se há pessoa morrendo de fome aqui do lado? Enfim, é um tema interessante.

Estou digitando com meu teclado americano, logo, n terei acentos hahaha... vamos la.

A grande questao n eh o salario minimo. A grande questao nisso tudo sao os encargos para as empresas empregarem.
O salario minimo se faz necessario quando, historicamente, houve abusos em cima de trabalhadores vulneraveis. Quando digo vulneraveis digo: todos aqueles que nao fazem parte da mao de obra extremamente qualificada.

Quem tem condicoes e quem pode negociar salarios, empregos etc, sao a minoria, inclusive aqui. Imagina em um pais como o Brasil que nem a educacao basica presta?
Entao, faz-se necessario o vinculo de CLT E salario minimo, afinal, nao podemos esquecer que o Brasil eh um pais composto por arrombados metidos a empreendedores que acham que um desempregado, um pobre, um fudido, deve se contentar com gratidao e se alimentar da caridade do empregador, certo?

Acho que uma reforma tributaria, de verdade, seria necessaria para que estimulasse mais empregos no pais.
Mas junto disso seria necessario seguranca juridica para as empresas exercerem seu pleno funcionamento de maneira correta. Derrubar CLT e consequentemente derrubar o salario minimo, so interessa a um tipo de gente: empresarios. Sao os mesmos que em todas as oportunidades de fazerem algo melhor, foram pelo caminho de botar no cu dos vulneraveis e a pandemia esta ai.

Os """""grandes empresarios brasileiros""""" querendo funcionar durante a pandemia justificando que economia valia mais que as vidas. Nao as deles, que tem dinheiro e condicoes para irem pra uma UTI particular, mas as dos seus funcionarios que morreriam numa fila de espera.
Como que se cogita ir contra salario minimo e CLT num pais assim?


O negocio eh que aqui nos EUA as pessoas estao cansadas e querem sim ter estabilidade, ter possibilidade de ter um vinculo. Existe uma onda muito grande de pessoas pedindo por isso.

E como vc esta pesquisando sobre isso. Pesquise sobre as LLC, se souber ingles vai te ajudar muito. Um LLC pode ser um motorista de Uber ou simplesmente um fotografo que trabalha a parte.
Tbm sao independent contractors.

 

Boa sorte ai no seu projeto.

Editado por _Biofa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/9/2020 at 2:25 PM, _Biofa said:

Como que se cogita ir contra salario minimo e CLT num pais assim?

 

De novo você aplaude o remendo porque "é o que tem pra hoje". Foi o que eu disse no outro tópico sobre a reforma administrativa: de remendo em remendo a gente vai ficar cada vez mais medíocre. "como não defender o SUS num país tão desigual", "como não defender a universidade grátis num país tão pobre" e assim a gente vai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ariel' disse:

De novo você aplaude o remendo porque "é o que tem pra hoje". Foi o que eu disse no outro tópico sobre a reforma administrativa: de remendo em remendo a gente vai ficar cada vez mais medíocre. "como não defender o SUS num país tão desigual", "como não defender a universidade grátis num país tão pobre" e assim a gente vai..

Isso não é remendo, meu amigo. 
Não se combate desigualdade com liberdade pra gente rica. 
 

desigualdade se combate com assistência aos mais vulneráveis e menos favorecidos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ariel' disse:

De novo você aplaude o remendo porque "é o que tem pra hoje". Foi o que eu disse no outro tópico sobre a reforma administrativa: de remendo em remendo a gente vai ficar cada vez mais medíocre. "como não defender o SUS num país tão desigual", "como não defender a universidade grátis num país tão pobre" e assim a gente vai..

Só por curiosidade, Arielzinho, quais seriam SUAS soluções para a desigualdade e a pobreza no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que um dos pontos principais dessa discussão e que não foi tão abordada foi que: empresas como essas podem auxiliar a criar situações de ganhos mesmo que baixos pra pessoas. Porém, quando nós da esquerda defendemos uma remuneração maior e justa estamos focando em diminuir a desigualdade social.

Oportunidades precarizadas como essas só vão na contramão disso e só aumentam a desigualdade. Por isso, não consigo aceitar esse papo de liberal quando estamos falando da situação que se dá nesses app's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mantrax disse:

Acredito que um dos pontos principais dessa discussão e que não foi tão abordada foi que: empresas como essas podem auxiliar a criar situações de ganhos mesmo que baixos pra pessoas. Porém, quando nós da esquerda defendemos uma remuneração maior e justa estamos focando em diminuir a desigualdade social.

Oportunidades precarizadas como essas só vão na contramão disso e só aumentam a desigualdade. Por isso, não consigo aceitar esse papo de liberal quando estamos falando da situação que se dá nesses app's.

As pessoas que não tem renda não entram nas estatísticas de desigualdade? Se for assim que se mede a desigualdade, realmente é melhor deixar quem ganharia pouco sem renda. O nro fica muito mais bonito.

Eu duvido que qualquer motorista ou entregador de aplicativo faça menos por mês que um bolsa família ou auxílio emergencial. Se fosse assim, nenhum aplicativo vingaria no país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas isso não é motivo para os donos dos apps continuarem tendo essa facilidade tributária toda em cima dos colaboradores

Desigualdade independe de ideologia, por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Psicopinto disse:

As pessoas que não tem renda não entram nas estatísticas de desigualdade? Se for assim que se mede a desigualdade, realmente é melhor deixar quem ganharia pouco sem renda. O nro fica muito mais bonito.

Eu duvido que qualquer motorista ou entregador de aplicativo faça menos por mês que um bolsa família ou auxílio emergencial. Se fosse assim, nenhum aplicativo vingaria no país.

Desigualdade social é um termo muito amplo.  Errei ao não definir no que estava focando q é a desigualdade de renda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Em 15/11/2020 em 07:27, felipevalle disse:

que triste...

os trabalhadores de aplicativos nao querem ser funcionarios, querem um pagamento justo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...