Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

#Vini

Posts Recomendados

Em 29/01/2021 em 19:05, marciof89 disse:

Perdi 3 atualizações do seu retorno: A instabilidade, a reação e a queda (nessa ordem).

Foram tantas pragas que dá quase pra chamar de "pregas do Egito" hahahah

Mas a real é que não vinha fazendo boas campanhas e não dá pra dizer que foi mandado embora a toa (apesar da boa temporada anterior). O que fica é a expectativa de se manter no Egito.

Hehe, gostei da ordem. 

Pô, cê puxou essa piada daquela @ de standup do twitter né hahaha

Ah, com o parênteses eu concordo com o todo. Mas já adianto que santo de casa não faz milagre (lembrando aqui que Lawrence é Egípcio). 

Valeu, Marcio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MN-USM-Alger8adfa591a660f182.png

TEMPORADA 2030-31 - Na terra dos Berberes

O contrato

Não fiquei nem duas semanas desempregado, visto que comecei a receber algumas propostas bem interessantes e não perdi tempo. Dentre elas estava a do USM Alger, um dos principais clubes da Argélia.

Fazendo uma temporada abaixo do esperado para um time grande - agravado pelo fato da equipe ter conquistado 12 das 15 ligas disputadas no save até aqui, estando no 8º lugar na Algerian Ligue Professionelle 1 (ou Algerian Ligue 1), sua Diretoria resolveu que era hora de um fato novo, para garantir ao menos uma vaga nas competições continentais, faltando 11 rodadas para o término da liga.

L1-Classif-Chegada-Lawrencebdf489ea7331d

(classificação atual)

Meu contrato terá a duração de uma temporada e meia, com a expectativa que fiquemos perto do topo da liga, além de trabalhar bem o desenvolvimento de jogadores, sejam eles de perfil elevado ou aqueles vindo da base.

Contratoa18d907d33057691.png

 

mn-barra-alger5ee2e152bcbce0af.png

O clube

Multicampeão argelino, o Union Sportive de la Médina d’Alger foi fundado em 1937, sob o nome de Union Sportive Musulmane d’Alger, denominação que durou até 1963 – após a guerra de independência do país. O time conquistou seu primeiro título da liga em 1962-63 e depois só voltou a vencer em 1995-96. Venceu mais 3 campeonatos na década de 2000, até ser comprado pelo empresário Ali Haddad em 2010, quando venceu mais três títulos (no FM dois, porque o save se inicia em 2016-17).

Essa compra explica um pouco o desequílibrio da liga, mencionado no tópcio acima, tanto que o motivo da demissão do treinador anterior foi não ter chegado nem perto da conquista da Ligue 1. Isso dá uma noção da pressão que Lawrence irá encarar nessa passagem pela Argélia. Outro ponto que é interessante destacar é que Lawrence irá comandar pela primeira vez um clube muito forte financeiramente. Mesmo no Étoile du Sahel não havia esse poderio financeiro, algo que faz com que exista mais um ponto para análise sob o trabalho do treinador, visto que anteriormente muitas movimentações no mercado de transferências ou o desempenho esportivo da equipe eram "desculpados" pela situação financeira.

Financas7174e5d9480ee2f1.png

Temos ótimas infraestruturas, com excelentes condições de treino e margem para melhoria nas condições de treino para as categorias de base, ponto importante para o clube visto que na Ligue 1 só podem jogar argelinos, com regras de seleção exigindo que uma parte do elenco seja composta por jogadores formados no clube.

Essa questão das regras da liga acaba prevalecendo na formação do elenco, com 15 jogadores tendo no máximo 23 anos. Vejo isso como um ponto positivo para a implementação de ideias ousadas, ainda mais considerando a qualidade que encontro aqui. Claro que a pressão em caso de maus resultados será enorme, mas estamos aqui para isso, não?

A equipe participou da última edição de clubes, ficando no 6º lugar ao perder para o Los Angeles Galaxy. Na liga, duas derrotas e um empate, enquanto que na Algerian Cup, uma eliminação para o WA Boufarik. Estamos no 8º lugar, com 27 pontos e 13 atrás do primeiro colocado, o MC Alger.

O-clube4b04ff071a341e0d.png

Elenco | Calendário Pré-Lawrence | Algerian Cup | Algerian Ligue 1 | Algerian Super Cup

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Mare Nostrum - Na terra dos berberes - (atualizado em 30/01)

Pegou um time de massa, mas que passa por um momento menos bom. Apesar das finanças não estarem grande coisa, dá pra recuperar tranquilamente. Argélia é um país top de jogar e o desafio foi bem escolhido, to acompanhando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, proibição total de utilização de atletas estrangeiros é algo que eu não tinha visto ainda. O mais próximo que eu sei é a 3ª divisão alemã, que não permite ninguém de fora da UE. Mas aí é 3ª divisão só né. E a proibição é só pra atletas de fora da UE, então sobra muita gente ainda.

A tua sorte é que pegou quem tem condições financeiras de comprar os destaques do resto da liga. Para os clubes menores deve ser complicado ter que atuar com uma base tão reduzida de atletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São regras esquisitas mas potenciam os jogadores locais. Tens um clube grande nas mãos e vão exigir imenso de ti.

@Danut proibição de atletas estrangeiros numa liga também nunca tinha visto, mas salta-me sempre à memória o Athletic Bilbao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente fala que essas regras são limitadoras, mas na real na maior parte das vezes nessas ligas a gente só contrata mesmo gente da mesma nacionalidade por limitação de olheiros e etc. No fim acho que isso nem influencia tanto hauhauhauahua

Tu acha que é possível buscar a vaga nas competições africanas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lawrence quis continuar no Egito mas não deu.

Gostei das regras. Primeiro que é pra todo mundo, isso que importa. Lembro da Serie A em que cada time podia ter no maximo 3 estrangeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2021 em 00:13, El Bagda disse:

Pegou um time de massa, mas que passa por um momento menos bom. Apesar das finanças não estarem grande coisa, dá pra recuperar tranquilamente. Argélia é um país top de jogar e o desafio foi bem escolhido, to acompanhando

Sim, e o fator pressão traz um ingrediente interessante para o desafio. As finanças eu acho que estão ok, uma campanha boa já deve deixar as coisas melhores. Argélia é um lugar que estava querendo jogar há algum tempo, espero curtir. 

Valeu, El Bagda.

Em 31/01/2021 em 02:36, Danut disse:

Eita, proibição total de utilização de atletas estrangeiros é algo que eu não tinha visto ainda. O mais próximo que eu sei é a 3ª divisão alemã, que não permite ninguém de fora da UE. Mas aí é 3ª divisão só né. E a proibição é só pra atletas de fora da UE, então sobra muita gente ainda.

A tua sorte é que pegou quem tem condições financeiras de comprar os destaques do resto da liga. Para os clubes menores deve ser complicado ter que atuar com uma base tão reduzida de atletas.

Rapaz, eu já tinha visto, mas não lembro em qual país. O @CCSantos manja dessas regras. 

Mais do que apenas comprar, quero aproveitar o fato de ser um time grande e usar as categorias de base. Dá para criar uma proporção 60/40 entre base e contratações. 

Valeu, Danut. 

Em 31/01/2021 em 05:44, Cadete213 disse:

São regras esquisitas mas potenciam os jogadores locais. Tens um clube grande nas mãos e vão exigir imenso de ti.

@Danut proibição de atletas estrangeiros numa liga também nunca tinha visto, mas salta-me sempre à memória o Athletic Bilbao.

Regras assim muitas vezes são criadas para desenvolver o futebol local, e consequentemente, a seleção. De fato, a pressão será enorme em cima do Lawrence dessa vez. 

Valeu, Cadete.

Em 31/01/2021 em 17:31, marciof89 disse:

A gente fala que essas regras são limitadoras, mas na real na maior parte das vezes nessas ligas a gente só contrata mesmo gente da mesma nacionalidade por limitação de olheiros e etc. No fim acho que isso nem influencia tanto hauhauhauahua

Tu acha que é possível buscar a vaga nas competições africanas?

Olha, até aqui eu tenho feito o contrário, rs. Contrato bastante localmente, mas quando preciso elevar o nível do time, trago estrangeiros pontuais, ainda mais porque carreguei uma boa base de dados do continente africano. 

Cara, eu suspeito que se eu não conseguir já nem fico para a próxima temporada. Então, já entro no fio da navalha haha

Valeu, Marcio.

Em 31/01/2021 em 17:56, Andreh68 disse:

Lawrence quis continuar no Egito mas não deu.

Gostei das regras. Primeiro que é pra todo mundo, isso que importa. Lembro da Serie A em que cada time podia ter no maximo 3 estrangeiros.

Sim, uma pena. Mas voltaremos. 

É verdade, é uma regra para todos e bastante interessante. Sim, inclusive pelo que vi, foi um lobby do futuro diretor do SP, o Rui Costa, o aumento para 5 estrangeiros.

Valeu, André.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MN-USM-Alger8adfa591a660f182.png

Temporada 2031-32 – Do jeito que deu

Na atualização anterior, vimos a chegada de Lawrence ao quarto país do pote 1, a Argélia, após sua demissão do Aswan. Agora vamos ver como o treinador se saiu no restante da temporada em um clube que só sabe ficar no topo e nada menos que isso.

mn-barra-alger5ee2e152bcbce0af.png

Uma tática diferente

Quando cheguei ao clube, desenhei a equipe em um 4-2-3-1 bem padrão, apostando na força do elenco em relação aos demais adversários da liga. No entanto, não contava com a venda de Ferhat – que sofreu um assédio absurdo e terminou fechando com o PSG por £600k, meu único lateral-direito, o que me obrigou a pensar em novas soluções.

Sem querer sair ao mercado para contratar, visto que teríamos apenas mais três meses de temporada e eu queria avaliar o elenco, resolvi apostar em um 3-4-3 losango, baseado no controle das ações ofensivas, também servindo como uma forma de se defender.

Taticadb713e3185d02a87.png

 

Algerian Ligue 1: deu para o gasto

Logo em minha estreia encaramos o ES Sétif, um dos grandes rivais do USM Alger e atuais vice-líderes da competição. Ainda no 4-2-3-1 (a venda de Ferhat só aconteceria duas semanas depois), chegamos a fazer um jogo franco e com mais domínio das ações na primeira etapa, ainda que o empate tenha sido o resultado.

Na segunda etapa, fizemos 2 a 1 logo cedo, mas não suportamos o cansaço e a pressão do adversário, que virou para 3 a 2 e deu números finais à partida.

x-Setif44593524ad01e4e5.png

Já sob o esquema novo, passamos fevereiro invictos, com duas vitórias fora de casa. Entramos em março no mesmo ritmo, abrindo o mês com um empate contra o JSM Béjaïa e depois visitamos o USM Bel Abbès, em um duelo alucinante.

Abrimos o placar com Toual aos 20’, pressionamos em busca do segundo gol ainda na primeira etapa, mas terminamos por passar apenas com o 1 a 0 os 45 minutos iniciais. No segundo tempo, sofremos o empate e a virada em 13 minutos e, com 75’ jogados, nossas chances de vitória iam diminuindo. Até que Hamidi e Habi tiraram dois coelhos da cartola, aos 83’ e 88’, nos dando mais três pontos.

x-Bel-Abbesdaeb885ba3938f7b.png

Fizemos mais sete pontos nas partidas seguintes, com destaque para vitória no clássico contra o MC Alger, por 2 a 1. Na penúltima partida de abril, nosso último triunfo na competição, contra o ASO Chlef, fazendo um duelo emocionante, com duas viradas e o gol derradeiro aos 89’.Depois disso, já garantidos em uma competição continental, o time relaxou e perdemos as duas partidas finais, para Constantine e Saoura, esse numa vexaminosa goleada por 4 a 1.

Calendário

Calendario41959fbe5d35e87c.png

 

Classficação

No fim, ganhamos quatro posições em relação ao momento da minha chegada. Conquistamos 21 pontos em 36 e isso seria o suficiente para abocanhar a vaga para a próxima Confederations Cup, caso o vencedor da Algerian Cup fosse um time do top-3. Não foi o que aconteceu (o Constantine foi o campeão) e assim ficamos de fora de uma competição continental em 2033 (lembrando que o calendário continental é anual). A Diretoria parece ter olhado pelo lado positivo, com a melhora na tabela, e me manteve no cargo. 

O ES Sétif ganhou um título e quebra uma escrita de 11 temporadas seguidas vencidas pelo USM Alger. É uma equipe que vem forte para 2032-33 e que sobe ainda mais o nosso sarrafo.

Classificacaocf701b609cf7c3cc.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Mare Nostrum - Do jeito que deu - (atualizado em 04/02)

Foi um início positivo e notou-se a melhoria nos resultados. Essa tática é mesmo arrojada. Jogar pelo meio e com muita gente na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cadete213 disse:

Foi um início positivo e notou-se a melhoria nos resultados. Essa tática é mesmo arrojada. Jogar pelo meio e com muita gente na frente.

Mesmo com a tática arrojada, conseguimos fazer o básico, que era colocar o USM Alger entre os quatro melhores. O esquema só foi utilizado porque quis esperar a janela de fim de temporada para mexer na equipe, e assim conhecer melhor o material humano que tenho em mãos. 

Valeu, Cadete! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, #Vini disse:

Rapaz, eu já tinha visto, mas não lembro em qual país. O @CCSantos manja dessas regras. 

Mais do que apenas comprar, quero aproveitar o fato de ser um time grande e usar as categorias de base. Dá para criar uma proporção 60/40 entre base e contratações. 

É na Argélia mesmo que você viu, eu acho, Vinny.

Eu cheguei a te mostrar - ou te falei, sei lá - que peguei uma DB que ia até a 4ªdivisão, e que pensei em fazer save de base, né?

Pois bem, essa foi uma decisão de 2015, que obrigou todas as equipes a utilizarem somente atletas locais. A decisão foi por motivos financeiros.

Réunion du bureau fédéral du 25 juillet 2015 - Site officiel de la Fédération Algérienne de Football (FAF) (archive.org)

Dois anos depois, ela (felizmente) foi revogada.

Algerian FA reverses their 'no foreign player' policy - 2019 Africa Cup of Nations Qualifiers (africanfootball.com)

E valeu pela citação @#Vini. Obrigado pela lembrança, meu caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tatica foi bem Stiatchkov hein. Mas eu não tinha esse tanto de atacante 🙂

E agora, que funcionou tão bem, vai ter peito de manter? 

no fim das coisas me parece que fez o que a direção esperava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/02/2021 em 17:46, CCSantos disse:

É na Argélia mesmo que você viu, eu acho, Vinny.

Eu cheguei a te mostrar - ou te falei, sei lá - que peguei uma DB que ia até a 4ªdivisão, e que pensei em fazer save de base, né?

Pois bem, essa foi uma decisão de 2015, que obrigou todas as equipes a utilizarem somente atletas locais. A decisão foi por motivos financeiros.

Réunion du bureau fédéral du 25 juillet 2015 - Site officiel de la Fédération Algérienne de Football (FAF) (archive.org)

Dois anos depois, ela (felizmente) foi revogada.

Algerian FA reverses their 'no foreign player' policy - 2019 Africa Cup of Nations Qualifiers (africanfootball.com)

E valeu pela citação @#Vini. Obrigado pela lembrança, meu caro.

Sim! Agora lembrei desse papo, foi isso mesmo. 

É, acho que hoje em dia qualquer decisão que seja restritiva a esse ponto é inviável, mas, para fins de FM é um prato cheio. 

Valeu, Cleyton!

Em 05/02/2021 em 19:22, Andreh68 disse:

Essa tatica foi bem Stiatchkov hein. Mas eu não tinha esse tanto de atacante 🙂

E agora, que funcionou tão bem, vai ter peito de manter? 

no fim das coisas me parece que fez o que a direção esperava.

Hehehe, fiz uma boa omelete com o que tinha em mãos. O material bruto desse elenco é bastante bom. 

Eu quero migrar para um esquema mais estável na próxima temporada, a princípio. Algo com uma linha de 4.

Se não fizesse eu já podia preparar outro banner e barra porque iria ser demitido hehe

Valeu, André!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ousadia da tática, mas seria bom dar uma olhada nas duas derrotas consecutivas: Constantino e Saoura. Isso mostra que seus adversários(Leia-se I.A do jogo) começam a entender a tática usada. Boa sorte na sequência Vini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LC disse:

Gostei da ousadia da tática, mas seria bom dar uma olhada nas duas derrotas consecutivas: Constantino e Saoura. Isso mostra que seus adversários(Leia-se I.A do jogo) começam a entender a tática usada. Boa sorte na sequência Vini.

Tinha que fazer omelete com os ovos que tinha em mãos. Quanto às derrotas consecutivas, considero que foram tropeços circunstanciais e que ainda devem ser analisados dentro do contexto que foi esse final de temporada. 

Valeu, LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MN-USM-Alger8adfa591a660f182.png

TEMPORADA 2032-33 – “El Loco” Lawrence

Na atualização anterior, acompanhamos a chegada de Lawrence no USM Alger e a conquista de uma vaga continental nos jogos restantes da Ligue 1, objetivo mínimo estabelecido pela Diretoria. Agora, com uma temporada toda pela frente, vamos ver como o treinador se saiu nesse desafio. 

mn-barra-alger5ee2e152bcbce0af.png

Mercado de Transferências e expectativas da Diretoria

Para a minha primeira temporada completa sob o comando do Alger, a intenção principal no mercado de transferências era trazer dois laterais, um para cada lado, de forma a poder atuar em esquemas com 4 na linha de zaga. Pensando assim, trouxe Samadi e Bouzid. Ambos maduros, sendo que o primeiro é mais ala e o segundo um lateral mais defensivo, trazendo um balanço ideal para combinações com os pontas da equipe, que podem ser avançados interiores e/ou pontas.

Transferenciasac3fa3276659c838.png

Kherbache é um nome mais jovem e que veio inicialmente para atuar no meio-campo, de preferência em sua função, MRB. Mas os caminhos que tomamos foram outros e ele se mostrou importante em outras funções. Para o meio-campo, vieram Benlaredj e Arroussi. Um mais experiente e servindo para compor elenco, enquanto o segundo vem para brigar por titularidade, destacando-se pelos seus bons atributos técnicos e mentais.

Como deixamos sair apenas Medjahed, por £24k, nosso gasto líquido nessa janela foi de um pouco mais de £700k. Considerando que temos em torno de £9mi no balanço, entendo que fizemos um bom uso do dinheiro. Depois dessa movimentação, disse à Diretoria quais seriam as nossas expectativas para a temporada, que terá a nossa participação na CAF Champions League.

Elenco0caf3b359c6af8a5.png

 

CAF Champions League

Começando pelo torneio mais importante do continente, é válido lembrar que suas fases preliminares começam na temporada anterior e a fase de grupos inicia-se na seguinte. Isso porque a organização é feita sob o calendário anual. Então, um time que se classifique para a CAF CL em 2030/31, começará a jogar em 2031/32 e terminará já em 2032/33.

Por esse motivo, acabei quase não jogando a competição até aqui. E existe um outro complicador, que é a fase de grupos acontecer durante as férias dos jogadores, gerando situações inusitadas. Mas voltemos aos jogos. Ainda na temporada anterior, jogamos três fases preliminares contra AS Port (Djibuti), Assante Kotoko (Gana) e ASKO (Togo). A dificuldade foi na segunda eliminatória, contra o clube ganês, maior vencedor da liga local, em que foi necessário vencer fora de casa para compensar a derrota em nossos domínios.

Contra os djibutianos e togoleses nem suamos e vencemos ambos por 11-0 no agregado. Assim, estaríamos na fase de grupos, juntamente com Al-Ahly, Espèrance Túnis e Kaizer Chiefs. Dureza. Vale lembrar que nesta fase são dois grupos de quatro equipes, na qual os dois melhores de cada chave passam às semis.

CAF-CL---Calendario4bd459cba6cb2d52.png

Relembrando que aqui os jogadores tinham acabado de voltar de férias – desta vez selecionei corretamente a data de retorno e não jogamos com atletas cinzas – e não podíamos contar com os reforços da janela de transferências. Sendo assim, fomos a campo com o 3-4-3 em losango testar a nossa sorte. Esta não apareceu contra o Al-Ahly e perdemos por 2 a 0 depois de segurá-los por quase 70 minutos. Diomandé foi o nome do jogo, marcando os gols da partida. Estava claro que o time sofreria bastante com a falta de ritmo.

x-Al-Ahly6ca69ca365ccc14c.png

Não foi diferente contra o Kaizer Chiefs. Uma desatenção permitiu que os sul-africanos abrissem o placar aos 6’, embora nem tivessem tido o gostinho de aproveitar a vantagem, pois empatamos aos 10’. No fim, o jogo ficou por isso mesmo e conquistamos nosso primeiro ponto. O problema é que faltavam 4 jogos e tínhamos apenas um ponto, em clara desvantagem para Al-Ahly e Espèrance Túnis, nosso próximo adversário, que também aproveitou da nossa fragilidade física e venceu por 1 a 0, sem dificuldades de controlar o duelo.

Já no final de julho, o time estava com um mês de treino e chegando a boa forma física, algo que foi bem aproveitado na vitória contra o Kaizer Chiefs, em casa. Nos empolgamos e passamos a acreditar no milagre contra o Al-Ahly; mas não à toa eles são o maior clube do continente e fizeram jus ao seu status, vencendo novamente por 2 a 0 e nos eliminando com uma rodada de antecipação. Na rodada final, estávamos com o esquema novo e isso fez bastante diferença, visto que fomos bem mais agressivos contra os tunisianos e, principalmente, efetivos. O placar de 5 a 1 foi bem dilatado, dando confiança para o seguimento da temporada.

x-ES-Tunis46b57ea8df7c993b.png

 

Classificação

No fim das contas, terminamos no terceiro lugar e a um ponto do Espèrance, o que significa que se tivéssemos roubado pelo menos um ponto contra o Al-Ahly, estaríamos classificados pelo saldo de gols. Paciência.

Junto dos dois, foram os egípcios do El Gouna e os marroquinos do Raja Casablanca. Mas no fim das contas, o título foi para o maior deles, o Al-Ahly.

CAF-CLf12c9644c364c881.png

Calendário USM Alger

 

Ligue 1

Começamos a Ligue 1 emendando cinco vitórias seguidas, sendo que três desses duelos foram fora de casa. Já na segunda rodada encaramos o maior campeão argelino (na vida real), o JS Kabylie. Com 17 chutes na partida, sendo que 7 viraram oportunidades de gol, fomos bastante efetivos e guardamos 4 deles na rede. Assim construímos a goleada ainda na primeira etapa e só administramos nos 45 minutos finais.

x-Kabylie08ffd7f8f762f5b8.png

Na sequência, uma chuva de gols ainda maior contra o CR Belouizdad. Em 20 minutos de jogo, 5 gols foram marcados – com a vantagem para o nosso lado – e não paramos por aí, marcando mais um antes do intervalo. Na segunda etapa, fechamos o caixão com mais dois gols e selamos uma bela goleada para aumentar ainda mais os ânimos.

Depois dessa ótima sequência, iniciamos o segundo terço do turno com duas derrotas seguidas, algo que estava fora dos meus planos. A primeira derrota veio no clássico contra o MC Alger, duelo no qual as oportunidades foram iguais para ambas as equipes, porém desatenções nossas permitiram a virada e não fomos capazes de voltar ao jogo, mesmo com um a mais na metade final do segundo tempo.

A segunda derrota foi ainda mais surpreendente pois o Constantine vinha mal das pernas na liga, mas parece ter criado brios e fez uma partida de manual contra nós.

x-MC-Alger6c38b5e21cd7096e.png

Na terceira perna do turno, a tônica foi vencer em casa e perder fora. Dentre esses duelos, outro clássico, desta vez contra o ES Sétif. Mais uma vez, erros individuais comprometeram o resultado, como no pênalti perdido por Farid Hamidi ainda com o placar zerado, e depois na pane da zaga que deixou Bachi livre para completar cruzamento rasteiro e decretar a vitória dos alvinegros.

x-Setif901e5597350f40ed.png

 

Calendário

Calendario4984d4ecb8cc4ec5.png

 

Classificação

Com 15 jogos disputados, estamos na vice-liderança, três pontos atrás do ES Sétif, que vem com uma defesa quase intransponível, tendo sofrido apenas 4 gols até aqui, enquanto nós já fomos buscar a bola na rede 15 vezes nesse turno.

Por outro lado, somos o ataque mais positivo da competição, com 38 gols marcados, 10 à frente do segundo melhor, o JS Kabylie. Refinando o balanço entre ataque e defesa teremos um time ainda mais sólido e poderemos nos consolidar na briga pelo título. O curioso é que até agora não empatamos.

Classificacaoe05c25dd21fabb2e.png

Estatísticas

 

Estatísticas do Alger: Toual +10

Nosso time está rendendo bastante no ataque e isso é graças a Sid Ali Toual. Nosso centroavante está guardando tudo e já conta com 15 gols em 16 partidas, um rendimento excelente e que o coloca com uma média de 7,49 até aqui.

Conto com ele para seguirmos na boa fase, mas também conto com o bom desempenho de Amrouche, que já participou de 14 gols em 18 jogos e também da melhora de Farid Hamidi, nosso camisa 10 que pode render bem mais do que tem jogado até agora.

Estatisticas-1114d7cc7c41c0520f.png

 

A Tática: uma pitada de loucura

Quero falar mais sobre a tática que estamos utilizando, mas devo jogar mais com ela e ir aprimorando-a aos poucos para então trazer mais detalhes dela. Por agora, quero detalhar o processo de escolha desse esquema.

Como disse a vocês na atualização anterior, tinha apenas um LD e um LE no elenco e 15 dias após a minha chegada, o primeiro – Ferhat – foi vendido ao PSG. Sem laterais, recorri a um 3-4-3 losango com prazo de validade. No entanto, ao desenhar o que seria a tática para essa temporada, resolvi buscar inspiração no 3-3-1-3 do Bielsa.

Foi apenas uma inspiração leve, com a pressão incessante e o jogo muito fluído, onde todos são um. Fiz ajustes para trazer mais força ao meio, visto que antes jogava com dois pontas, como atacantes interiores. Outra inspiração veio de uma sugestão do @Tsuru, ainda quando estava no Aswan, do uso de um volante como Regista. Kherbache e Betrouni revezam-se na função, que é como se fosse o metrônomo da equipe, ditando o ritmo das partidas.

Tatica026d61acdef892dc.png

Uma adição interessante ao repertório foi o defensor com bola, para qualificar a saída de bola da equipe e sair da pressão inicial do time adversário, seja pelo passe curto ou através de lançamentos longos.

De resto, tudo muito simples nas instruções, respeitando a fluidez do time. Vocês vão notar que jogo com dois extremos pela direita, um apoiando e guardando posição, enquanto o outro é o criador de jogadas ofensivas. É redundante, mas tem dado proteção defensiva, superioridade numérica no meio e ainda tem sido importante para aproveitar a capacidade de finalização de Toual.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Mare Nostrum - "El Loco" Lawrence - (atualizado em 10/02)

Essa tática é mesmo loucura. Muito bem na Liga e a lutar pelo título. Resultados interessantes mas é necessário ganhar mais jogos contra equipas de topo. Na Champions estiveste bem na qualificação mas depois tiveste um grupo super complicado. Nada fácil mas há que louvar o bom trabalho feito e faltou tão pouco para a qualificação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cadete213 disse:

Essa tática é mesmo loucura. Muito bem na Liga e a lutar pelo título. Resultados interessantes mas é necessário ganhar mais jogos contra equipas de topo. Na Champions estiveste bem na qualificação mas depois tiveste um grupo super complicado. Nada fácil mas há que louvar o bom trabalho feito e faltou tão pouco para a qualificação...

Uma loucura com um pezinho na realidade hehe 

O USM Alger é um dos maiores clubes argelinos, então estamos dentro do que se espera dele na Ligue 1. E você pontuou bem o que precisamos fazer a partir de agora, ganhar confrontos diretos, para não comprometer a nossa corrida pelo título. 

A Champions tem o fator calendário que complica bastante, mais o grupo díficil foi algo que acabou se revelando demais para uma equipe em formação. Mas concordo que fizemos um bom trabalho e foi por pouco. 

Obrigado, Cadete! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, não li o resto da atualização ainda pois teve algo que me deixou bastante confuso e queria esclarecer antes de continuar a leitura: no post anterior, tu falou que tua equipe só conseguiu a vaga na Conference Cup. Mas aí agora postou falando de participação na Champions. O que é que rolou ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Danut disse:

Vini, não li o resto da atualização ainda pois teve algo que me deixou bastante confuso e queria esclarecer antes de continuar a leitura: no post anterior, tu falou que tua equipe só conseguiu a vaga na Conference Cup. Mas aí agora postou falando de participação na Champions. O que é que rolou ali?

Então, o calendário nacional e continental seguem periodicidades distintas, sendo que a segunda competição é anual. Então em 2031-32 conquistei a vaga para a Confederations Cup, a qual só jogarei em 2033-34. Essa CAF CL que joguei em 2033, refere-se a vaga conquistada na temporada anterior à minha chegada, em 2030-31. 

É como se fosse o calendário do campeonato argentino. Vou acompanhar a próxima temporada para revisar esse texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutes ago, #Vini said:

Então, o calendário nacional e continental seguem periodicidades distintas, sendo que a segunda competição é anual. Então em 2031-32 conquistei a vaga para a Confederations Cup, a qual só jogarei em 2033-34. Essa CAF CL que joguei em 2033, refere-se a vaga conquistada na temporada anterior à minha chegada, em 2030-31. 

É como se fosse o calendário do campeonato argentino. Vou acompanhar a próxima temporada para revisar esse texto.

Ahhh tá. É, isso ficou meio confuso pra mim. Não sei se tu adicionou a explicação ao texto agora ou se tava ali antes e eu não vi, mas ok, agora entendi 😄

--------

Bem, com as coisas esclarecidas, meus comentários ao post em si:

Pena a eliminação no grupo da competição continental. Faltou pouco. Essa história de jogar direto na volta das férias é bem complicado. Em tudo que é lugar que isso acontece as equipes costumam se complicar bem mais do que se os jogos fossem mais adiante na temporada.

Na liga o time tá indo bem, mas os pontos perdidos - especialmente contra o Constantine - machucam. Em todo caso, legal ver que tá com um ataque muito produtivo. Só precisa dar uma atenção pra defesa mesmo.

Sobre a tática, se alguém me mostrasse esse esquema aí sem mais contexto eu diria que a pessoa tá louca e/ou não tem a menor noção de futebol/FM. Que que são aqueles dois extremos ali do lado direito? Mas olha, tá funcionando né. Então acho que quem não entende de futebol/FM sou eu 😛

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Danut disse:

Ahhh tá. É, isso ficou meio confuso pra mim. Não sei se tu adicionou a explicação ao texto agora ou se tava ali antes e eu não vi, mas ok, agora entendi 😄

--------

Bem, com as coisas esclarecidas, meus comentários ao post em si:

Pena a eliminação no grupo da competição continental. Faltou pouco. Essa história de jogar direto na volta das férias é bem complicado. Em tudo que é lugar que isso acontece as equipes costumam se complicar bem mais do que se os jogos fossem mais adiante na temporada.

Na liga o time tá indo bem, mas os pontos perdidos - especialmente contra o Constantine - machucam. Em todo caso, legal ver que tá com um ataque muito produtivo. Só precisa dar uma atenção pra defesa mesmo.

Sobre a tática, se alguém me mostrasse esse esquema aí sem mais contexto eu diria que a pessoa tá louca e/ou não tem a menor noção de futebol/FM. Que que são aqueles dois extremos ali do lado direito? Mas olha, tá funcionando né. Então acho que quem não entende de futebol/FM sou eu 😛

 

Eu até comento sobre o calendário da CAF CL, mas sem fazer o link que a sua pergunta trouxe. Vou aproveitar hoje que devo jogar e olhar esse ponto direitinho para reformular os textos. Obrigado pela observação 🙂

Não foi a primeira vez que me compliquei assim. Quando ainda treinava o Ètoile du Sahel, setei mais tempo de férias e joguei duas partidas da Confederations Cup com jogadores cinzas, tendo a sorte de ser um grupo mais fraco que me permitiu uma recuperação na sequência. Por isso pensei em continuar mais tempo no Alger, independentemente de título, pois assim terei uma tática bem sólida que compense a falta de aptidão física da equipe nesse retorno de recesso. 

De fato, o ataque tá uma coisa bonita de se ver. A troca de passes rápidos até chegar ao gol, ou então o encurtamento da jogada com lançamentos longos do defensor e/ou do regista são uma pérola. Mas tem a defesa né, que é o que ganha campeonatos. Acho que com os 15 jogos disputados, a assimilação tática foi boa e agora a tendência é termos uma curva de evolução mais acentuada, respingando na defesa também. 

Quanto aos dois jogadores do lado direito com funções iguais, devo dizer que fui setando tudo e aí deixei assim. Em algum momento (acho) o MAD era um atacante interior, o que faria certo sentido com o MD de extremo, ainda que super arriscado. Mas realmente não tenho certeza e quando vi que estava caminhando bem, resolvi não mexer. Só que isso me deixou com a pulga atrás da orelha e quero trazer mais detalhes táticos para quem sabe explicar o porquê disso estar dando certo.

Valeu, Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Alger é rubro-negro e de massa, não tem como não torcer por ele. Hahahahahaha

Chegou, arrumou a casa e as coisas estão indo bem, agora com a vice-liderança. Considerando o tempo que tem á frente do clube achei até rápido, e ao mesmo tempo é legal porque o trabalho vem dando bons resultados.

Sobre a tática, não posso deixar de dar meus pitacos 😛: eu não gosto muito da função Extremo como meia lateral, com algumas exceções - se você usa um volante ou se tem um outro jogador no centro do meio campo com mais presença no ataque (tipo um MC Atacar ou um Organizador Móvel). Até vinha usando o Husen Fernandes assim no Café, mas já estou repensando porque no meu sistema atual ele fica muito distante do ataque.

Qualquer hora dessas experimenta um Extremo Defensivo Apoiar ou um Médio Ala Apoiar. Eles defendem melhor e você não perde nada na fase ofensiva, além de sobrecarregar menos os zagueiros e dar mais apoio defensivo ao Regista. Acho inclusive que pode favorecer sua estratégia de sobrecarga (que eu não sei se foi intencional, mas sei que tá funcionando hahaha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tática maluca. Mas se tá dando certo, siga!

Uma pena que tenha caído na competição africana, ainda mais pq senti que dava pra arrumar ali um pontinho. Porém faz parte do processo de amadurecimento da equipe. O mais importante é que está ganhando cancha no nacional, onde tá prestes a cometer o crime. A veia goleadora é nítida, tu vai logo logo dar um jeito no Setif. Sobre defesa, é aquilo que eu falo no save do Emilio: Se for pra tomar 5 gols, que marque 6. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Mare Nostrum
  • Fujarra locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo D da Copa do Mundo FIFA 2022
       

    • cheirador
      Por cheirador
      O mesmo megapack do FM2016, com algumas adições e updates. Mais de 1000 imagens. 

      Método de instalação:
      1. Extraia o arquivo
      2. Coloque em Meus Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2016 (ou 17)\graphics\pictures
      3. Abra o Football Manager 2017
      Download
      PRÉVIAS:

×
×
  • Criar Novo...