Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A história de Olímpio Celeste


Tsuru

Posts Recomendados

  • Respostas 197
  • Criado
  • Última resposta
9 minutos atrás, Andreh68 disse:

Voce ainda nao consegue tirar jogadores amadores das outras equpes? So contrata os livres?

Oi Andre.

Tiro sim. O problema é que a maioria deles, os bons de fato, não aceita vir, por conta da reputação do Albion, e renova com suas equipes. Normalmente consigo uns encostados e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo save até aqui, Tsuru! Gostei da escolha do time.

Pouco a pouco o time vai mostrando que terá força para uma subida de divisão e manutenção na próxima.

Estou simpatizando cada vez mais com o 4-4-1-1, embora ache ele cause um pouco mais de cadência em relação a fluidez natural das variações do 4-5-1. Quando você não tem pontas e/ou alas rápidos, pode ser uma boa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2020 em 10:25, LuisSilveira disse:

Belo save até aqui, Tsuru! Gostei da escolha do time.

Pouco a pouco o time vai mostrando que terá força para uma subida de divisão e manutenção na próxima.

Estou simpatizando cada vez mais com o 4-4-1-1, embora ache ele cause um pouco mais de cadência em relação a fluidez natural das variações do 4-5-1. Quando você não tem pontas e/ou alas rápidos, pode ser uma boa mesmo.

Oi Luis. Seja bem-vindo e obrigado!

O Albion é mesmo muito legal, vamos ver se conseguimos subir e nos manter. Do jeito que é a diretoria, é capaz de mesmo com uma promoção eles decidirem manter o clube amador...

Eu gosto bastante do 4-4-1-1, pra mim ele evita a inferioridade numérica do 4-4-2 (já que a maioria dos adversários usa cinco no meio) e ao mesmo tempo traz as duas linhas de quatro que protegem a defesa e dão solidez á equipe. Eu diria que é uma espécie de "4-2-3-1 dos pobres", porque expõe muito menos a zaga sem perder força nas fases ofensivas. A grande questão é que, em divisões inferiores, pode ser difícil jogar com um atacante só, pela qualidade baixa dos jogadores. Com um centroavante fora de série (para o nível dessas equipes) pode funcionar bem.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerolimpio2387926126f8438de.png


Os três baldes de água fria
Temporada 4, parte 2
 

Depois de levar o Albion a dois sextos lugares, conseguimos uma campanha melhor na terceira divisão uruguaia, chegamos no quadrangular final e conquistamos o vice-campeonato. Agora era hora de iniciar a quarta época buscando repetir o mesmo sucesso da anterior.

 

amateurea249cc3cd412c23.png

 

Nossa estreia era contra o fraco Los Halcones, e uma vitória era fundamental para iniciar a competição com o pé direito.

Começamos melhor e ao fim do primeiro tempo já vencíamos por 2 a 0, dois gols de Sosa: o primeiro desviando cruzamento de Marcio Benítez, e o segundo chutando da intermediária no ângulo do goleiro adversário.

Relaxamos no segundo tempo e o Los Halcones cresceu no jogo, chegando ao empate com dois gols do atacante Lavié, em dois lances parecidos. No primeiro, nossa zaga não cortou lançamento longo, permitiu ao jogador adversário dominar, avançar e chutar do meio da rua; no segundo, o balão dos beques rivais encontrou o atacante Damiani, que chutou, Bergara espalmou para o lado, e Lavié só empurrou para as redes.

Fim de jogo e empate contra um dos times mais fracos da divisão - uma péssima forma de começar.

 

jogo---loshalcones879c180072eed19e.png

 

Na rodada seguinte recebemos o Potencia. O adversário veio num 4-5-1 sem pontas, com volante, meia ofensivo e atacante único, e travava todo o meio campo. Sem conseguir jogar, vimos um show de Santiago Saúl: ele marcou o primeiro de falta, fez o pivô para Maximiliano Benítez ampliar, depois guardou o terceiro avançando desde a intermediária e batendo no canto, e por fim deu outro bom passe para o mesmo Benítez invadir a área e fechar o placar.

Derrota pesada e amargávamos o nono lugar, entre doze times, na segunda rodada do campeonato. Numa competição tão equilibrada, isso para mim significava que seria quase impossível voltar à liguilla, muito menos brigar para subir. O mau início foi o primeiro e gelado balde de água fria.

 

jogo---potencia8fa499496656c3e0.png

 

Tentei fazer alguns ajustes para a partida seguinte, contra o Huracán del Paso, mas não funcionou: eles abriram o placar de pênalti e ampliaram no fim da primeira etapa, quando o meia adversário Fernandez aproveitou que nossa zaga bateu cabeça, pegou a sobra, e chutou no canto de Bergara.

Mesmo vencendo o Huracán não tirou o pé, e fomos completamente amassados. Ainda sofremos o terceiro em nova falha da nossa defesa, que ficou olhando o atacante Waller receber na direita, dominar com toda a calma, avançar e chutar para as redes.

 

jogo---huracan292b280f006dbd42.png

 

Parecia que a história seria diferente contra o Platense, quando aos 8 minutos Silvera cobrou falta, o goleiro adversário foi recuando, recuando e caiu com a pelota dentro do gol: 1 a 0. O adversário empatou oito minutos depois, com Correa, que recebeu passe dentro da área e chutou no contrapé de Bergara.

O gol não nos desanimou e voltamos a frente no placar com dois gols de Pellejero: o primeiro de pênalti, sofrido e convertido por ele, e o segundo num chute cruzado já dentro da área, após bom passe de Cánepa.

Já em cima do apito final, nossa zaga falhou de novo e cortou uma bola nos pés de López, que teve todo o espaço para avançar e chutar na saída do goleiro. Menos mal que tínhamos uma vantagem de dois gols e conseguimos nos segurar até o apito final. Enfim a primeira vitória no campeonato.

 

jogo---platense06eb4b3449b8e4c7.png

 

O adversário seguinte era o tradicional Villa Española, que já disputou a segunda e a primeira divisão uruguaias algumas vezes, e que foi rebaixado no fim da temporada passada. São, portanto, um time fortíssimo, e fizeram valer isso abrindo o placar com Diego Silveira, recebendo passe, vencendo nossos zagueiros e finalizando com categoria. Empatamos com gol do jovem Diego Cuello, empurrando para as redes após bate-rebate dentro da área, mas sofremos o segundo aos 45 do segundo tempo, quando Diego Silveira recebeu na direita, foi à linha de fundo e cruzou para Pizzichillo cabecear para o gol.

Não fizemos um jogo de todo ruim, mas o adversário parecia ter força para resolver a qualquer momento - e isso faz toda a diferença.

 

jogo---villa759b4d26ada3f6bd.png

 

Com uma vitória em cinco jogos e um amargo oitavo lugar, confesso que já estava bem desanimado. Para subir na tabela e brigar por quem sabe uma quarta posição, teríamos que jogar muito bem, o que não havíamos feito ainda, e torcer por resultados favoráveis. Eu achava praticamente impossível, para não dizer impossível em si. 

E estava certo. Após três vitórias nas três rodadas seguintes - 3 a 2 sobre o Oriental, 2 a 1 sobre o Alto Peru, e 4 a 2 sobre o Salus - que nos fizeram subir para a sexta posição, empatamos em 0 a 0 com o líder Colón, caímos para sétimo outra vez e demos adeus a qualquer chance de classificação. 

Após os amistosos de inverno, fechamos nossa participação vencendo o Artigas por 3 a 0 e o Mar de Fondo por 2 a 1, subindo para a quinta posição. Foi um campeonato de recuperação mas insuficiente para alcançar o Potencia, que ficou com a última vaga para a liguilla.

 

jogo---faseregulare62e6490f806ea25.png

 

Ainda tínhamos de cumprir tabela com os outros oito eliminados, e decidi aproveitar para fazer uma pré-temporada antecipada. Porém, aqui veio o segundo balde de água fria: além das saídas das jovens promessas que não vingaram e do meia Diego Rodriguez, Brandon Sosa também deixou o clube, seduzido por uma proposta do Potencia.

 

saidasd15c4a4127dc858f.png

 

Rei morto, rei posto. Olhando para a frente, fiz contratações - sobre as quais falarei mais na próxima postagem - experimentei ajustes no time e já me preparava para a temporada seguinte. Gostei bastante do que vi em campo, considerando que eram jogos oficiais, e achei, mesmo, que as coisas poderiam ser diferentes. 

Aí veio o último jogo dessa fase “cumprir tabela”, contra o Villa Española. Não valia nada, já estava tudo decidido, mas o que vi em campo me deixou bem preocupado. Um time afobado, desarrumado, totalmente entregue e incapaz sequer de enfrentar o adversário. E, como resultado, uma dura goleada por 5 a 0. Foi o terceiro e último balde de água fria.

Enquanto isso, o Colón venceu o quadrangular final nos critérios de desempate, e conquistou o título e a subida de divisão.

 

classificacao26444af1db3bf5f6.png

 

O sétimo lugar me fez pensar que nosso vice-campeonato foi muito mais fruto do acaso, um momento único, do que de fato o resultado de um trabalho consistente. Cheguei a pensar, sinceramente, em ir embora, porque não vejo muito mais futuro no Albion. O mercado continua bem ruim e a Segunda Amateur está cada vez mais difícil - os times que têm subido não caíram de volta, e os que caíram não têm conseguido subir. Como resultado de tudo isso, não conseguimos aumentar nossa qualidade, que acredito ser a grande responsável pelas dificuldades - porque a gestão de vestiário melhorou muito do início do save para cá, e a formação/tática tem sido praticamente a mesma.

Porém, não sei se sair é a decisão mais correta. Um dos motivos é que temos hoje uma das melhores estruturas técnicas da terceira divisão, inclusive com olheiros garimpando jogadores - vejam abaixo o corpo de funcionários do início da temporada, na primeira imagem, e na segunda, como ele evoluiu ao final da época. Fico pensando o quão poderoso isso poderia ser se conseguíssemos a subida.

 

funcionarios---antesf141e3a608014c74.png 

funcionarios---depoise9f166f6c28a67bd.pn

 

Além disso, nossa situação financeira é boa, e provavelmente se saísse iria para outra equipe do mesmo tamanho ou talvez até pior, quem sabe com mais dificuldades. Pesa ainda o fato de que gosto do Albion e seria muito legal ver o clube alçar voos mais altos.

Então decidi pelo seguinte: vou continuar até o meu limite, que considero cinco temporadas, ou seja, o fim da próxima. E aí, dependendo de como forem as coisas, decido o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de duas temporadas em 6º lugar e uma participando da Liguilla era de se esperar, ou pelo menos se desejar, que o Albion fosse brigar novamente por uma vaga entre as equipes que disputariam o título e a promoção. Porém as coisas não começaram bem e logo na 2ª rodada (!!!!) veio o seu decreto: " (...) isso para mim significava que seria quase impossível voltar à liguilla". Por estar jogando o save e com mais conhecimento do que tem em mãos, suas expectativas sobre o desempenho do Albion se confirmaram, ficando bem longe da vaga para a Liguilla.

No fim da disputa ficou em uma colocação próxima de outras vezes, o que talvez mostre o que você mesmo disse: "O sétimo lugar me fez pensar que nosso vice-campeonato foi muito mais fruto do acaso, um momento único, do que de fato o resultado de um trabalho consistente." Talvez valha a pena mudar de clube, como você já tem pensado, por outro lado jogar mais uma temporada apenas para se dar mais oportunidade também não é ruim, afinal você criou uma ligação sentimental com o Albion e pensa que está em um clube em situação equivalente ou melhor do que outros da mesma divisão. Com certeza será uma temporada interessante para se confirmar o que vem se desenhando em quatro temporadas ou mostrar que a persistência pode render frutos, mesmo quando não se espera mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih rapaz, tá feia a coisa. Time perdeu muitas partidas por placares amplos, com números que indicam que não chegou perto de ameaçar os adversários.

Ainda por cima perdeu a estrela. O que era meio esperado já, mas certamente não vai ajudar nesse momento complicado.

Essa questão da qualidade dos jogadores é bem difícil mesmo. Lembro que fiz uma vez um save com o pior time de uma divisão inferior, numa situação meio parecida com essa do Albion, e acabou que o save não deu em nada porque não consegui atrair jogadores pra sair do lugar. É ruim quando ninguém aceita jogar no clube, por mais que tu procure opções.

Imagino que tu já tenha tentado fazer uso de empréstimos, né? Acho até que tu já falou disso no save, mas não fui procurar.

No mais, uma coisa que tu falou me chamou a atenção:

4 hours ago, Tsuru said:

Como resultado de tudo isso, não conseguimos aumentar nossa qualidade, que acredito ser a grande responsável pelas dificuldades - porque a gestão de vestiário melhorou muito do início do save para cá, e a formação/tática tem sido praticamente a mesma.

Ora, se tu não tá conseguindo aumentar os resultados e os resultados não estão sendo satisfatórios, então não é o caso de trocar a tática? Entendo que tenha buscado manter as coisas semelhantes depois da temporada de segundo lugar, fazia todo sentido ali. Mas de resto parece que tu tá dando com a cabeça na parede. Porque essa qualidade que tu precisaria não vai chegar, tu já viu que o Albion não te dá condições pra isso. Então eu tentaria fazer alguma coisa radicalmente diferente, e ver no que dá. Ainda mais considerando que tu tá pensando em sair do clube mesmo, se der totalmente errado azar. Porque do jeito que tá não me parece que o clube tenha condições de ganhar o campeonato - talvez chegar ali na disputa de novo, terceiro ou quarto lugar, mas não ganhar.

E quando falo em mudança tática, não é no sentido das mudanças que tu diz que testou ali, variar do 4-4-1-1 pra um 4-4-2. É pensando em algo radicalmente diferente mesmo. Pra dar um exemplo de um save meu (não que eu seja um grande mestre da tática, só porque posso falar melhor das minhas próprias experiências), veja o caso do FC United que treinei. Aquele time chegou muito mais longe do que o potencial dos seus jogadores indicaria, e acho que um dos principais motivos é que na minha segunda passagem pelo clube eu não tentei utilizar uma tática convencional. Parti logo pra um 4-3-3 (com três atacantes mesmo), chutão pros lados do campo e seja o que deus quiser. Acabou dando certo, acho que justamente por ser uma tática tão desequilibrada - se tentasse um esquema convencional, que deixasse o time equilibrado, ia acabar sofrendo muito mais com a falta de qualidade dos jogadores do que nesse esquema bumba-meu-boi.

Não precisa ser exatamente esse tipo de tática né. Até porque a opção pelo chutão para as laterais no meu caso ali tinha muito a ver com a ME do FM16, que favorecia demais esse tipo de jogo. Mas me parece que se tu só repetir a mesma tática (mesmo que mude uma ou outra posição na formação, é essencialmente a mesma tática) tu só vai repetir os mesmos resultados. Se o fato novo não vem da qualidade dos jogadores, então precisa vir de outro lugar.

 

EDIT: Ah, e só pra complementar: se sentir que não chegou em lugar algum essa temporada (não digo necessariamente subir, mas sentir que avançou de algum modo) acho que trocar de clube pode acabar sendo o correto mesmo. Me chamou a atenção que tu já tava falando que as coisas iam dar errado na segunda rodada, e acho que isso indica um desgaste com o clube que não é bom para o save. Se nada mudar nesse sentido, acho que é o caso de tentar a sorte em outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca Tsuru, espero que em 2020 você seja exaltado, porque é só bucha meu amigo hahaha

Eu acho que certas coisas tem limites. Se em quatro temporadas você sentiu que as coisas não avançaram do jeito que você esperava, é hora de começar a olhar para fora do Albion. No entanto, as ponderações do @Danut foram bastante certeiras e eu daria uma última chance nos moldes que ele comentou.

No aguardo da sua decisão.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a campanha foi um fiasco, mas divisões inferiores são isso aí mesmo. E o pior é que tu perdeu seu craque né, vai ser complicado repor.

Eu to bem curioso pra ver qual vai ser a sua solução para o time na próxima temporada.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2020 em 14:43, ggpofm disse:

Depois de duas temporadas em 6º lugar e uma participando da Liguilla era de se esperar, ou pelo menos se desejar, que o Albion fosse brigar novamente por uma vaga entre as equipes que disputariam o título e a promoção. Porém as coisas não começaram bem e logo na 2ª rodada (!!!!) veio o seu decreto: " (...) isso para mim significava que seria quase impossível voltar à liguilla". Por estar jogando o save e com mais conhecimento do que tem em mãos, suas expectativas sobre o desempenho do Albion se confirmaram, ficando bem longe da vaga para a Liguilla.

No fim da disputa ficou em uma colocação próxima de outras vezes, o que talvez mostre o que você mesmo disse: "O sétimo lugar me fez pensar que nosso vice-campeonato foi muito mais fruto do acaso, um momento único, do que de fato o resultado de um trabalho consistente." Talvez valha a pena mudar de clube, como você já tem pensado, por outro lado jogar mais uma temporada apenas para se dar mais oportunidade também não é ruim, afinal você criou uma ligação sentimental com o Albion e pensa que está em um clube em situação equivalente ou melhor do que outros da mesma divisão. Com certeza será uma temporada interessante para se confirmar o que vem se desenhando em quatro temporadas ou mostrar que a persistência pode render frutos, mesmo quando não se espera mais.

Oi Gilson.

Era o que eu esperava também, ao menos brigar em cima. Mas não consegui montar um time forte o suficiente e a divisão é muito difícil, tão difícil que se perder duas partidas logo de cara pode meio que dar adeus à liguilla. Veja bem, não estou justificando a campanha - existe um problema que é como disputar um campeonato assim, e cabe ao treinador encontrar uma forma de resolver isso. Ou, se achar que não é capaz, pedir o boné e tentar em outro clube ou numa divisão superior.

Vou mesmo dar mais uma oportunidade a mim e ao clube pois, como você disse, existe uma ligação sentimental e não acho que estejamos tão abaixo, em termos de organização, das demais equipes. Fora que não quero me afobar e acabar saindo antes da hora, como já aconteceu antes. Mais uma temporada no clube não fará mal algum.

Obrigado pelo comentário.

Em 12/01/2020 em 14:59, Danut disse:

Ih rapaz, tá feia a coisa. Time perdeu muitas partidas por placares amplos, com números que indicam que não chegou perto de ameaçar os adversários.

Ainda por cima perdeu a estrela. O que era meio esperado já, mas certamente não vai ajudar nesse momento complicado.

Essa questão da qualidade dos jogadores é bem difícil mesmo. Lembro que fiz uma vez um save com o pior time de uma divisão inferior, numa situação meio parecida com essa do Albion, e acabou que o save não deu em nada porque não consegui atrair jogadores pra sair do lugar. É ruim quando ninguém aceita jogar no clube, por mais que tu procure opções.

Imagino que tu já tenha tentado fazer uso de empréstimos, né? Acho até que tu já falou disso no save, mas não fui procurar.

No mais, uma coisa que tu falou me chamou a atenção:

Ora, se tu não tá conseguindo aumentar os resultados e os resultados não estão sendo satisfatórios, então não é o caso de trocar a tática? Entendo que tenha buscado manter as coisas semelhantes depois da temporada de segundo lugar, fazia todo sentido ali. Mas de resto parece que tu tá dando com a cabeça na parede. Porque essa qualidade que tu precisaria não vai chegar, tu já viu que o Albion não te dá condições pra isso. Então eu tentaria fazer alguma coisa radicalmente diferente, e ver no que dá. Ainda mais considerando que tu tá pensando em sair do clube mesmo, se der totalmente errado azar. Porque do jeito que tá não me parece que o clube tenha condições de ganhar o campeonato - talvez chegar ali na disputa de novo, terceiro ou quarto lugar, mas não ganhar.

E quando falo em mudança tática, não é no sentido das mudanças que tu diz que testou ali, variar do 4-4-1-1 pra um 4-4-2. É pensando em algo radicalmente diferente mesmo. Pra dar um exemplo de um save meu (não que eu seja um grande mestre da tática, só porque posso falar melhor das minhas próprias experiências), veja o caso do FC United que treinei. Aquele time chegou muito mais longe do que o potencial dos seus jogadores indicaria, e acho que um dos principais motivos é que na minha segunda passagem pelo clube eu não tentei utilizar uma tática convencional. Parti logo pra um 4-3-3 (com três atacantes mesmo), chutão pros lados do campo e seja o que deus quiser. Acabou dando certo, acho que justamente por ser uma tática tão desequilibrada - se tentasse um esquema convencional, que deixasse o time equilibrado, ia acabar sofrendo muito mais com a falta de qualidade dos jogadores do que nesse esquema bumba-meu-boi.

Não precisa ser exatamente esse tipo de tática né. Até porque a opção pelo chutão para as laterais no meu caso ali tinha muito a ver com a ME do FM16, que favorecia demais esse tipo de jogo. Mas me parece que se tu só repetir a mesma tática (mesmo que mude uma ou outra posição na formação, é essencialmente a mesma tática) tu só vai repetir os mesmos resultados. Se o fato novo não vem da qualidade dos jogadores, então precisa vir de outro lugar.

EDIT: Ah, e só pra complementar: se sentir que não chegou em lugar algum essa temporada (não digo necessariamente subir, mas sentir que avançou de algum modo) acho que trocar de clube pode acabar sendo o correto mesmo. Me chamou a atenção que tu já tava falando que as coisas iam dar errado na segunda rodada, e acho que isso indica um desgaste com o clube que não é bom para o save. Se nada mudar nesse sentido, acho que é o caso de tentar a sorte em outro lugar.

Oi Danut.

Então, focando a resposta mais na questão da tática, eu fico num dilema. Atacantes de divisões inferiores geralmente são muito ruins, tão ruins que não consigo ver eles jogando sozinhos e/ou sem MAC. Pode-se argumentar que coloquei um atacante único no 4-4-1-1, mas ali era uma variação do 4-4-2 e o meia ofensivo normalmente fazia o papel de segundo atacante. 

O dilema prossegue: se eu usar um MAC e puser dois atacantes, vai virar outra variação do 4-4-2 e não terei pontas. Se eu puser pontas, MAC e um atacante só, vai virar um 4-2-3-1, e não enxergo o Albion com estrutura defensiva boa o suficiente pra atuar dessa forma (tendo por exemplo dois meias centrais realmente capazes de executar bem as funções defensiva, de criação e ajudar o ataque, por exemplo). 

Se eu tirar o MAC e deixar os pontas, o atacante vai ter que se virar sozinho num 4-1-2-3, e nos testes que fiz os resultados foram bem ruins. Nem falo da tática lá do início do save não, eu fiz vários testes nessas fases do campeonato só de cumprir tabela e também nas pré-temporadas, usando dois pontas abertos, mas a coisa não encaixa. O cara basicamente tem que se virar contra dois, as vezes três zagueiros e ainda um volante, porque os extremos estão naturalmente nas beiradas do campo, e aí o que acontece? Perde a bola o tempo todo.

Também já testei um 4-4-2 losango aberto (volante, meias laterais e um MAC), um 4-2-3-1 profundo (dois volantes, MAC, dois pontas e um atacante) e, sinceramente, não gostei dos resultados. Acabo ficando no 4-4-2 tradicional e variações mesmo, não vejo muito para onde correr.

Tem ainda outra questão: os jogadores estão demorando demais para aprender a tática. Depois de quatro temporadas, a barrinha ainda esta em "capaz" e chegando na metade. Qualquer mudança gera um problema enorme porque eles levam muito tempo para se adaptar.

Justifica? Não. Como eu disse ao Gilson, existe um problema que cabe ao treinador resolver - ou, se achar que não dá, pedir o boné e tentar em outro clube, em outra situação, enfim.

Eu poderia tentar armar o time pra jogar um futebol defensivo, fechadinho e esperando uma bola, mas tem duas questões aí. A primeira é que a defesa do Albion é tão ruim que não tem capacidade de absorver pressão, e o meio e o ataque não têm velocidade para contragolpear. A segunda é que eu odeio jogar dessa forma e isso basta para não fazer.

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

Em 12/01/2020 em 23:37, vinny_dp disse:

Caraca Tsuru, espero que em 2020 você seja exaltado, porque é só bucha meu amigo hahaha

Eu acho que certas coisas tem limites. Se em quatro temporadas você sentiu que as coisas não avançaram do jeito que você esperava, é hora de começar a olhar para fora do Albion. No entanto, as ponderações do @Danut foram bastante certeiras e eu daria uma última chance nos moldes que ele comentou.

No aguardo da sua decisão.

Boa sorte!

Fala Vinny. Eu gosto de desafios né? Acho que não teria muita graça num time grande e cheio de dinheiro hehehe

Vou dar mais uma chance sim, ainda fico no Albion pelo menos mais uma temporada. Depois veremos.

Obrigado pelo comentário!

30 minutos atrás, marciof89 disse:

Bom, a campanha foi um fiasco, mas divisões inferiores são isso aí mesmo. E o pior é que tu perdeu seu craque né, vai ser complicado repor.

Eu to bem curioso pra ver qual vai ser a sua solução para o time na próxima temporada.

Boa sorte!

Oi Marcio.

É difícil pra caramba, mas como eu disse ao Vinny, gosto de desafios. Vamos ter que nos virar sem o Sosa e tentando uma ultima cartada, antes que o treinador decida se continua ou se pede o boné.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o nível da divisão tá subindo e o Albion não está acompanhando. A temporada foi aquém do esperado, mas você como amante dos desafios vai conseguir algo melhor na próxima temporada. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2020 em 07:46, Tsuru disse:

Cheguei a pensar, sinceramente, em ir embora, porque não vejo muito mais futuro no Albion

Depois do verbo "Danutar", que define a entrega da paçoca em fases decisivas, proponho a criação do "Tsurar", que corresponde ao ato de entregar o boné.

Brincadeiras a parte, você tem realmente um faro para pegar pedreiras nesse jogo. Uma pena a perda de Sosa e a dificuldade de encontrar peças de reposição.

Como sempre, torço para seu sucesso e vou aprendendo aqui com seus reveses. Bom jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2020 em 18:54, PedroJr14 disse:

Parece que o nível da divisão tá subindo e o Albion não está acompanhando. A temporada foi aquém do esperado, mas você como amante dos desafios vai conseguir algo melhor na próxima temporada. Boa sorte!

Será que vamos mesmo? Confira aí embaixo o que aconteceu.

Obrigado Pedro!

6 horas atrás, LuisSilveira disse:

Depois do verbo "Danutar", que define a entrega da paçoca em fases decisivas, proponho a criação do "Tsurar", que corresponde ao ato de entregar o boné.

Brincadeiras a parte, você tem realmente um faro para pegar pedreiras nesse jogo. Uma pena a perda de Sosa e a dificuldade de encontrar peças de reposição.

Como sempre, torço para seu sucesso e vou aprendendo aqui com seus reveses. Bom jogo!

Hahahahahahaha. Mas para ser Tsurada tem que pedir demissão no meio da temporada e por nenhum motivo hahahaha

Como comentei, eu gosto de desafios e acabo me metendo em uns buracos que nem eu sei como. Confira aí embaixo o que aconteceu na sequência.

Obrigado Luis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

A quinta temporada
Temporada 5, parte 1
 

spacer.png

 

Dei mais uma chance a mim e ao Albion, mas infelizmente as coisas não correram como o esperado. Quer dizer, ao menos não para o treinador.

Apostamos em um 4-4-1-1/4-4-2 mais simples, com dois pontas e um jogo mais veloz pelos lados do campo, e em uma mentalidade “Contra-Atacar” para tentarmos correr menos riscos. Até deu certo no início da fase regular, mas parecíamos ganhar os jogos muito mais por sorte do que por competência, vencendo times fracos jogando muito abaixo do que sei que poderíamos.

E eu estava certo pois, quando enfrentamos equipes mais fortes, as dificuldades ficaram visíveis, não raro resultando em derrotas.

 

spacer.png

 

Ainda assim, conseguimos nos classificar para a liguilla. O problema é que a distância para o primeiro colocado era tão grande, em número de pontos, que alcançá-lo era praticamente impossível. Nesse caso, a fase final viraria assim uma espécie de pré-temporada antecipada. De novo.

Veio então o primeiro jogo do quadrangular, contra o Villa Española, e fizemos uma partida horrorosa, perdendo por 2 a 0. Mas para a diretoria estava tudo bem e eu estava “Muito Seguro” no cargo - ou seja, para eles alcançar a liguilla era o suficiente.

Me senti como o treinador que de fato toma as dores do time, lamenta as derrotas e acha que a equipe merecia mais, enquanto os dirigentes estão brindando com champanhe e não estão nem aí. 

E, já que a liguilla era mesmo uma pré-temporada de luxo, decidi ir embora e permitir ao próximo treinador usar esses jogos para implementar suas ideias. Não que tenha feito alguma diferença, porque o Albion perdeu (quase) todas. 

 

spacer.png

 

É claro que o treinador tem responsabilidades, como aliás já comentei aqui, mas acho que nesse caso ficou bem claro que eu não era o único problema. Na verdade para a diretoria não há nenhum problema e talvez esse seja o maior de todos.

Enquanto isso, o Basáñez venceu o campeonato com tranquilidade, sete pontos a frente do Oriental, e retorna à divisão superior na temporada que vem. 
 

classificacaodc5b88cc8548d5a7.png

 

Já na segunda divisão, o Danubio venceu e retorna à primeira junto com o Tanque Sisley e o Miramar Misiones, enquanto o tradicional Progreso foi rebaixado. Por sua vez, na elite do país, o campeão foi o Rentistas, com Tacuarembó, Sud America e Central Español não conseguindo evitar a degola.

Já sobre mim, não fiquei muito tempo desempregado. E posso antecipar que continuei em Montevidéu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos resultados do time depois da saída do treinador parece que tu não tava exagerando ao reclamar da qualidade do elenco. Aí é complicado mesmo.

Diante de todas as circunstâncias acho que fez o certo em deixar o clube. Não era o lugar para ti.

Curioso para ver o próximo clube. Não sei que outras opções existem na cidade, então não me diz muito que vai ficar por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acho que esgotou suas possibilidades no Albion e agora é hora de explorar o sofrimento em outros horizontes hehe

No aguardo da próxima equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo torcendo pelo Albion, o retrospecto mostrava que seria difícil conseguir o título na 5ª temporada. E não deu mesmo. Começou bem, mas como você disse, quando as equipes mais fortes foram enfrentadas, a irregularidade do Albion apareceu. Depois das 11 partidas (São 11 ou 10?) a equipe ainda conseguiu a vaga para a Liguilla, o que não deixa de ser uma posição respeitável para o seu trabalho no Albion.

E como era de se esperar, você pediu demissão, acertadamente. Torço para que consiga mostrar toda sua potência na próxima equipe.😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é que você tava levando o time nas costas? Acho que saiu acertadamente mesmo.

Embora tenha simpatizado com o Albion, acredito que ele está no lugar que merece. Uma pena.

Pegou outra equipe na mesma divisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Danut disse:

Pelos resultados do time depois da saída do treinador parece que tu não tava exagerando ao reclamar da qualidade do elenco. Aí é complicado mesmo.

Diante de todas as circunstâncias acho que fez o certo em deixar o clube. Não era o lugar para ti.

Curioso para ver o próximo clube. Não sei que outras opções existem na cidade, então não me diz muito que vai ficar por lá.

Oi Danut.

Pois é, por mais que a gente se esforce, tente tirar um coelho da cartola, com jogadores limitados demais é complicado. E piorou nas últimas temporadas, porque times tradicionalmente fortes da segunda divisão não estão conseguindo subir de volta. Competir com eles é difícil em campo e fora também, porque são mais atrativos para os jogadores.

Apesar de gostar muito do Albion, também acho que já era hora de seguir em frente - e, ao contrário do save do Druida, dessa vez entendo que foi na hora certa.

Eu diria que 98% dos clubes são de Montevidéu, que é o centro financeiro, econômico e político do país e concentra 30% de toda a população uruguaia. Tipo, não foi uma pista muito forte. Mas nessa última postagem tem um easter egg e, por ele, dá pra saber qual é o novo clube.

Obrigado pelo comentário!

11 horas atrás, vinny_dp disse:

É, acho que esgotou suas possibilidades no Albion e agora é hora de explorar o sofrimento em outros horizontes hehe

No aguardo da próxima equipe.

Oi Vinny!

Hehehehe, acabou a cota de sofrimento no Enrique Falco, vamos passar perrengue em outro lugar. 

Ou não. Vai que pinta um clube melhor, com mais possibilidades...

Logo logo trago a atualização com os detalhes do novo clube.

Obrigado Vinny!

10 horas atrás, ggpofm disse:

Mesmo torcendo pelo Albion, o retrospecto mostrava que seria difícil conseguir o título na 5ª temporada. E não deu mesmo. Começou bem, mas como você disse, quando as equipes mais fortes foram enfrentadas, a irregularidade do Albion apareceu. Depois das 11 partidas (São 11 ou 10?) a equipe ainda conseguiu a vaga para a Liguilla, o que não deixa de ser uma posição respeitável para o seu trabalho no Albion.

E como era de se esperar, você pediu demissão, acertadamente. Torço para que consiga mostrar toda sua potência na próxima equipe.😉

Oi Gilson.

É, eu também achava muito difícil. Até existia certa expectativa por conta da pré-temporada antecipada, que começou ainda na fase "cumprir tabela" da época anterior, mas não fez diferença alguma.

São 10 jogos na fase regular. Infelizmente - acho que um turno e returno cairia bem, porque permitiria maior regularidade e evitaria que fases ruins influenciassem tanto. Da mesma forma que subirem dois, em vez de apenas o campeão. Mas quem fez o regulamento não pensava assim.

Se formos considerar as expectativas da diretoria, que são normalmente ficar em 6-7º lugar, até saí por cima. O próximo desafio certamente não será mais fácil e vamos precisar de bastante potencia hehehe. Tem inclusive uma curiosidade legal sobre o clube que acho que você vai gostar, explicarei melhor na próxima postagem.

Obrigado pelo comentário! 

9 horas atrás, LuisSilveira disse:

E não é que você tava levando o time nas costas? Acho que saiu acertadamente mesmo.

Embora tenha simpatizado com o Albion, acredito que ele está no lugar que merece. Uma pena.

Pegou outra equipe na mesma divisão?

Oi Luis.

Dessa vez não foi Tsurada hehehe. Estava na hora de seguir adiante, era muito trabalho para pouco resultado.

Fico triste, de verdade, de ver um clube com a importância e a camisa do Albion relegado a um meio de tabela de terceira divisão. Mas infelizmente, acontece e não é tão raro assim, o futebol está cheio de "tradicionais adormecidos".

Boa a pergunta sobre continuar na mesma divisão. Sim, continuei. Eu cheguei a fazer até algumas entrevistas em equipes da segundona, mas quem me chamou primeiro foi um da terceira. Achei legal porque ficou bem realista. Entendo que um treinador sem experiência, como eu era quando comecei o jogo, dificilmente subiria de divisão logo depois do primeiro time. O mais comum seria ir para um mais forte da terceirona e a partir daí sim, poderia seguir caminhos mais variados: subir com essa equipe mais forte, ou ir para um top da terceira divisão, ou assumir um clube da segundona ameaçado de cair etc.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Tsuru said:

Boa a pergunta sobre continuar na mesma divisão. Sim, continuei. Eu cheguei a fazer até algumas entrevistas em equipes da segundona, mas quem me chamou primeiro foi um da terceira. Achei legal porque ficou bem realista. Entendo que um treinador sem experiência, como eu era quando comecei o jogo, dificilmente subiria de divisão logo depois do primeiro time. O mais comum seria ir para um mais forte da terceirona e a partir daí sim, poderia seguir caminhos mais variados: subir com essa equipe mais forte, ou ir para um top da terceira divisão, ou assumir um clube da segundona ameaçado de cair etc.

Me metendo na resposta alheia, mas queria dizer que gostei de ler isso aqui. Tava com um pouco de medo que tu fosse assumir uma equipe da segundona já. Como leitor, acho que ficaria a sensação de que tu "pulou" uma etapa, pois estava tendo lá suas dificuldades na terceirona. Gostaria de ter ver ganhar esse campeonato ainda. Espero que na próxima equipe seja possível (e mesmo se não for, ok, mas daí ao menos o treinador já vai ter um pouco mais de currículo para assumir uma equipe maior).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Quando vi seu desânimo ao final da quarta temporada, iria sugerir que ao menos tentasse jogar a quinta temporada, avaliasse e optasse por sair, caso não tivesse sido ao seu gosto. Mas fiquei satisfeito que você optou por esse caminho naturalmente, o que já é uma grande melhora, dado a sua tendência a sair dos clubes antes da hora. Não tem como dizer que um treinador que ficou 5 temporadas em um clube não conhece a realidade do mesmo, e se você acha que não dá, então, é melhor abrir passagem e buscar uma nova oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdi a penúltima atualização. e concordo que seria bom mais uma tentativa, afinal tinha chegado a Liguilla na temporada anterior. Desafio complicado, mas talvez o time no momento não tivesse muito mais a oferecer alem de chegara liguilla. Normalmente acharia que devia continuar, mas essa instabilidade de elenco do futebol amador pode ser bem desanimadora mesmo.

Dito isto, chutaria o CAP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2020 em 23:50, Danut disse:

Me metendo na resposta alheia, mas queria dizer que gostei de ler isso aqui. Tava com um pouco de medo que tu fosse assumir uma equipe da segundona já. Como leitor, acho que ficaria a sensação de que tu "pulou" uma etapa, pois estava tendo lá suas dificuldades na terceirona. Gostaria de ter ver ganhar esse campeonato ainda. Espero que na próxima equipe seja possível (e mesmo se não for, ok, mas daí ao menos o treinador já vai ter um pouco mais de currículo para assumir uma equipe maior).

É, eu estava um pouco dividido, seria tentador subir de divisão - ao mesmo tempo que permanecer na terceira seria mais realista. Acabou que a proposta refletiu bem aquilo que era melhor para o save.

Em 17/01/2020 em 01:48, Henrique M. disse:

Quando vi seu desânimo ao final da quarta temporada, iria sugerir que ao menos tentasse jogar a quinta temporada, avaliasse e optasse por sair, caso não tivesse sido ao seu gosto. Mas fiquei satisfeito que você optou por esse caminho naturalmente, o que já é uma grande melhora, dado a sua tendência a sair dos clubes antes da hora. Não tem como dizer que um treinador que ficou 5 temporadas em um clube não conhece a realidade do mesmo, e se você acha que não dá, então, é melhor abrir passagem e buscar uma nova oportunidade.

Oi Henrique, seja bem vindo!

Pois é, acho que aprendi bastante com as saídas antes da hora. Se há dúvida sobre continuar ou não, é preciso avaliar se o tempo decorrido já forneceu tudo o que tinha em termos de experiência, e quais as perspectivas futuras. No caso do Albion, provavelmente ia continuar brigando no meio da tabela, talvez subisse com sorte, mas seria muito mais ocasional do que algo sólido. Considerando a missão cumprida, era hora de seguir adiante.

Obrigado pelo comentário!

Em 17/01/2020 em 21:08, Andreh68 disse:

Perdi a penúltima atualização. e concordo que seria bom mais uma tentativa, afinal tinha chegado a Liguilla na temporada anterior. Desafio complicado, mas talvez o time no momento não tivesse muito mais a oferecer alem de chegara liguilla. Normalmente acharia que devia continuar, mas essa instabilidade de elenco do futebol amador pode ser bem desanimadora mesmo.

Dito isto, chutaria o CAP

Oi Andre.

Pois é, faltava um pouquinho de ambição e sobrava comodismo. Eu entendo que estar à beira da extinção, como o Albion estava há cinco temporadas, faz com que um meio de tabela/uma liguilla pareça ótimo, mas entendo que é o mínimo que se espera de uma equipe média/grande da terceira divisão. O clube até investiu em termos de equipe, mas era insuficiente para conter as instabilidades e as saídas de jogadores, aí complica.

Não é o CAP...mas tem a ver com ele. Daqui a pouco explico melhor na atualização.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerolimpio2387926126f8438de.png

 

O técnico no Pote
Temporada 6, parte 1

Após cinco temporadas e um vice-campeonato com o Albion, decidi que era hora de Olímpio Celeste seguir outros rumos. Deixando as dificuldades de lado, fico satisfeito por ter ajudado o Decano uruguaio a sair da beira da extinção, e tê-lo tornado um time competitivo para o nível da terceira divisão do país.

Como já comentei, não fiquei muito tempo desempregado. Após algumas entrevistas com clubes da segunda divisão, um outro da terceira me chamou para conversar e foi o primeiro a fazer uma proposta. Foi, ao mesmo tempo, oportunista e realista, considerando a extensão da carreira do treinador.

 

contrato553090ac25843ddf.png

 

E, assim, eu teria a oportunidade de iniciar a sexta temporada no comando de uma equipe, com tempo para avaliar o elenco, organizar o time e fazer as contratações necessárias. Para mim, o melhor cenário possível.

 

CLUBbf63e5cea2ac5995.png

 

O Institución Atlética Potencia ou simplesmente Potencia, chamado também pelo apelido carinhoso El Pote, é uma equipe bastante jovem de Montevidéu, que desde 2010 disputa a terceira divisão uruguaia. Suas cores são verde e branco, as mesmas que predominam nos dois uniformes.

 

potencia---geral22d59068e58fb32f.png

 

O Potencia nasceu no dia 13 de fevereiro de 2001, no bairro de La Teja, zona oeste da cidade. Os fundadores eram amigos que queriam competir nos campeonatos de bairro, sendo a equipe uma extensão de um antigo time do Colégio Salesiano La Divina Providencia. Aos poucos o clube foi crescendo e aumentando sua participação em vários esportes, até sua estreia na terceirona de futebol - da qual nunca foi promovido ou rebaixado.

O interessante é que La Teja é um bairro com bastante tradição futebolística, sendo o Club Atlético Progreso a equipe mais conhecida. Vários fundadores do Potencia são (ou eram) torcedores do Progreso e as relações entre os clubes são boas, numa espécie de “amigos e rivais”. É mais um detalhe que acaba por ligar este save ao ótimo “El Gaucho del Pantanoso”, do @guigasparotto.

Na vida real, o Pote manda seus jogos no Parque 13 de Febrero. No FM o estádio é o Parque Pedro Alejandro Bossio, que pelo que eu saiba, é no mundo real a sede dos jogos do Huracán FC e do Huracán Buceo. Para nós, em termos de save, será chamado carinhosamente de “Alejandro Bossio”.

 

potencia---funcionariosa378eb632316d945.

 

A infraestrutura do Potencia é bem básica e o clube parece nunca ter revelado um jogador de grande destaque. Mas chama atenção que, em dez anos na terceira divisão já esteja sempre no topo, disputando ali o terceiro/quarto lugar e sendo atrativo para os jogadores. A diretoria também é bem exigente: o treinador anterior terminou em sétimo lugar na temporada passada - o que não é nenhum desastre - e foi sumariamente demitido.

 

finanzas1a68b9d0046ed1e8.png

 

Como a maioria dos outros clubes da divisão, o Potencia é totalmente amador e, assim, praticamente não gasta o que arrecada.

 

financas38492acf1e59b335.png

 

As contas estão equilibradas e há perspectiva de aumento nas receitas. Quando cheguei, havia jogadores reservas e no sub-19 recebendo salários; como nenhum deles jogava e nem tinha perspectiva disso, os dispensei e a folha ficou zerada.

 

equipo4e016876a62fefad.png

 

Após conhecer melhor o clube e ajeitar o lado financeiro, fui dar uma olhada nas equipes principal, reserva e sub-19. Subi dois jogadores para o time principal, para serem alternativa aos titulares - o lateral direito Fran Lázaro e o volante Fernando Vega - e depois me concentrei no que havia no time principal.

Pelos relatórios do auxiliar técnico, o destaque do Potencia hoje é o ponta Andrew Zamorano. Me chama atenção que, apesar dos bons atributos mentais e técnicos, ele fisicamente deixa um pouco a desejar, mesmo tendo apenas 24 anos.

 

equipe---zamorano5e36b51b3cee8cd7.png

 

Outro jogador fundamental é o zagueiro Joel Bregonis - esse sim, bom fisicamente, mentalmente e mesmo tecnicamente. E só tem 23 anos. Para o nível atual da divisão, eu diria que ele é excelente.

 

equipe---bregonisdc1aaf2d72dacde1.png

 

Quando o assunto é marcar gols, o Potencia está bem servido. A começar por Santiago Suárez que, se render em campo o que os atributos mostram, é um artilheiro frio, veloz e inteligente.

 

equipe---suarezdaf4ecbd5937af3d.png

 

E, fechando esse grupo dos “quatro pilares” da equipe, está ele, Brandon Sosa. Depois de ter saído do Albion, parece ter se firmado por aqui e, aos 27 anos, está no auge da carreira. Tem tudo para formar uma dupla mortal com Suárez.

 

equipe---sosa10378946d049c142.png

 

Usar Sosa e Suárez juntos (a dupla Sosu) e explorar toda a capacidade de Zamorano exigiria um esquema com um ponta/meia lateral e dois atacantes na frente - considerando que não quero adaptar um dos centroavantes para jogar como atacante aberto. Isso me deixaria basicamente com duas opções, um 4-2-4 e um 4-4-2 inglês. Mesmo tendo ressalvas sobre a tradicional formação britânica - e o espaço entre as linhas que é super explorado pelos adversários - me pareceu que era a melhor opção. 

Observando o restante do time, vi que o 4-4-2 encaixava certinho - faltava apenas um meia mais defensivo e um ponta direita, que decidi que seria um canhoto que jogaria afunilando. Então, fui ao mercado.

 

transferencias6ae39963e23a8080.png
 

Ao mesmo tempo que buscava reforços, também dispensei alguns jogadores que estavam recebendo sem jogar - como já comentei - e tivemos a saída do ponta Edison Gómez, seduzido por uma proposta do Huracán del Paso.

 

jogador---saidas2cb2b176327783eb.png

 

Uma curiosidade é que houve assédio em cima de outros jogadores do time principal, mas consegui segurá-los oferecendo novos contratos. Foi um alívio ver que, ao menos por enquanto, as coisas estão diferentes do que eram no clube anterior.

 

jogador---entradas89686371b1df17c5.png

 

O primeiro contratado foi Facundo Moreira, que chega do Oriental de La Paz para ser titular na vaga de meia central mais defensivo.

 

jogador---moreiraf5d7b6a3e61e4de5.png

 

O segundo nome foi San Martín, que deixou o Platense para ser nosso meia direita canhoto que corta para dentro.

 

jogador---san-martin53322206681ac04a.png

 

E o terceiro, Guillermo Mendez, que veio para ser opção a Christian Armada (outro ex-jogador do Albion). Eu pretendia, sinceramente, parar por aí, porque queria manter a base que encontrei e achava que tinha um elenco bom o suficiente. Foi quando Zamorano se machucou gravemente - só volta a jogar no final da fase regular da terceirona.

Então, achei que valia buscar um outro ponta esquerda para substituí-lo, e fechei com Maximiliano Montero. O problema é que Montero também se machucou gravemente e por quase o mesmo período que Zamorano, e precisei contratar o terceiro ponta esquerda do elenco, Salvador Sassón. Haja paciência.

 

jogador---sassonc7c41d28033e3349.png

 

A bruxa estava solta também do lado direito: San Martin foi mais um que se machucou gravemente durante a pré-temporada e eu precisei contratar um substituto, Washington Lencina, que inclusive já foi jogador do Potencia.

 

jogador---lencinae0dafced1d39fe81.png

 

E o que aconteceu? Lencina foi mais um a ir para o departamento médico, embora não de forma tão grave, e vamos iniciar a temporada com Juan Duarte, que já estava no clube e que é destro, nessa função de afunilar.

Eu queria demitir o fisioterapeuta e o preparador físico, mas o acordo com a diretoria era que não haveria mudanças no corpo técnico nesta primeira temporada. Então, nada feito. O máximo que consegui foi diminuir a intensidade do treino, individual e coletivo, para ver se consigo minimizar esses problemas.

Fechando as contratações - que foram em número maior do que eu gostaria - trouxe o experiente zagueiro Alejandro Rodríguez, porque o antigo titular Roberto Hernández fez uma pré-temporada pavorosa.

 

jogador---rodriguez7a270b165029e3b2.png

 

Ficamos com um elenco de 26 jogadores, tendo opções bastante variadas e de bom nível. Vai continuar valendo a velha máxima: reclamou e não está jogando o suficiente, vai ser dispensado antes de criar problema.

 

equipe551fee83973e210e.png

 

Com o elenco fechado, era hora de definir o time titular dentro da tática escolhida.

 

tacticas03cd9ad39ff10fa2.png

 

As contratações que fizemos conseguiram preencher os espaços vagos no time titular e o resultado final é uma tática relativamente simples. Fora o movimento do meia que afunila e do lateral que sobe, não há outras pardalzices.

 

taticae73b1f4ca9b18535.png

 

Como o meia direita tende a jogar pelo centro do campo, usando as instruções “Afunilar o Jogo” e “Cortar para Dentro”, abre o corredor para a subida do lateral - no caso Asconeguy, que é um ala por natureza. 

Observando o time nos amistosos de pré-temporada, decidi acrescentar duas instruções: “Mais Intensidade” e “Pressionar Mais”. A ideia é extrapolar as características naturais dessa formação, onde as linhas acabam por ser naturalmente mais espaçadas, e propor um futebol rápido, intenso e direto: recuperarmos a bola e, com dois ou três toques, já estarmos na cara do gol. Aí é a vez de Sosa e Suárez usarem sua habilidade e velocidade para abrir espaço nas defesas adversárias e marcarem os gols.

É arriscado? Sim. Usar mais pressão pode significar quebras mais constantes de formação, e o ritmo mais intenso pode virar afobação. Mas acredito que, com o treino e o tempo de jogo, os jogadores se adaptarão, e há boas chances de dar certo. E, se não der, ajustamos depois. Só vamos saber se tentarmos.

E agora...que venha a primeira temporada do Potencia sob o comando de Olímpio Celeste, com a bola rolando para valer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse no inicio do save torceria por Potencia e Colon. Bom que vc achou o caminho 🙂

Bom também que apesar de amador ele tira jogadores dos outros ao invés de perdê-los, e tem uma direção mais ambiciosa, Parece estar pronta para o próximo passo.

Esse Zamorano parece o cara bom de bola, mas como não e profissional, não virou atleta e se entregou a cerveja e as chicas! Tem o meu respeito!

 

2 horas atrás, Tsuru disse:

Observando o restante do time, vi que o 4-4-2 encaixava certinho - faltava apenas um meia mais defensivo e um ponta direita, que decidi que seria um canhoto que jogaria afunilando.

Onde será que já vi isso?  🤨

Brincadeiras a parte, também lanço mão desse expediente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to A história de Olímpio Celeste
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo H da Copa do Mundo FIFA 2022
       

    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Tópico destinado aos comentários dos campeonatos nacionais de toda a América: desde os sul-americanos até a MLS.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      🗓️ quinta-feira, 14 de outubro
      ⏰ 21h30
      🏟️ Arena Amazônia
      📺 Globo e SporTV
       
      Equipes escaladas:

    • rafagaucho
      Por rafagaucho
      Boa Tarde!
      Peço desculpas por criar um tópico novo para realizar o questionamento, mas pesquisei e não encontrei resposta.
      As últimas atualizações são compatíveis para o FM15?
      Caso negativo, onde posso encontrar as últimas atualizações compatíveis?
      Obrigado!
×
×
  • Criar Novo...