Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A história de Olímpio Celeste


Tsuru

Posts Recomendados

bannerolimpio2387926126f8438de.png

 

Olímpio Celeste é um uruguaio que carrega, no nome e na alma, a paixão pelo futebol de seu país. Batizado em homenagem aos anos dourados da Celeste - décadas de 20 e 30 -, ele cresceu ouvindo histórias sobre a seleção que ganhava tudo e encantava o mundo, que calou o Maracanã em 1950 e que, desde então, viu a ascensão de forças como Brasil, Argentina, Itália e Alemanha. 

Também ouviu falar do grande Peñarol dos anos 60, três vezes campeão da Libertadores da América. Teve ainda a oportunidade de ver os dois títulos continentais dos aurinegros na década de 80 (1982 e 1987), que quase foi um novo tricampeonato, impedido em 1983 pelo Grêmio de Renato Gaúcho. Somadas às três conquistas do arquirrival, o Nacional (1970, 1980 e 1988), são oito taças, que colocam o Uruguai como o terceiro país mais vitorioso da competição - atrás apenas da Argentina e do Brasil. Porém, o sucesso dos clubes charruas parece ser apenas uma lembrança de um passado cada vez mais distante.

O sonho de Olimpio é, através da carreira de técnico, levar os clubes e a Celeste Olímpica a dominarem novamente o mundo do futebol. E, inspirado pelos saves Projeto Holanda, do @gq-tricolor, e Cerro Corá, do @CCSantos, encarnarei o personagem para contar aqui essa jornada.

 

objetivosf7b1c9a6589faf1b.png

 

  • Vencer três vezes a Libertadores da América comandando clubes uruguaios;
     
  • Vencer o Mundial de Clubes com um time uruguaio;
     
  • Levar um time uruguaio a vencer, numa temporada, todos os títulos em disputa;
     
  • Assumir a Celeste Olimpica;
     
  • Vencer a Copa América;
     
  • Vencer a Olimpíada;
     
  • Vencer a Copa do Mundo;
     
  • Ser o maior treinador uruguaio no quadro de honra.
     

(Outras sugestões são muito bem-vindas).

 

dados076967ac59bcc007.png

 

Como podem ver, optei pelo FM 15. Não tenho interesse nas versões mais recentes e, no 17, as ligas uruguaias só possuem um turno, de agosto a dezembro. Isto significa que, no restante do ano, eu teria que ficar organizando excursões aleatórias para não deixar os jogadores parados. Poderia funcionar se fosse apenas um período, mas ficar o save todo fazendo isso, inclusive na primeira divisão, não tem sentido.

 

ligascarregadas7ddaf3f2dd9e545a.png

 

Carreguei todas as ligas da América do Sul e do Norte presentes na db original, com a primeira divisão jogável, exceto o Uruguai - que tem as três primeiras divisões ativas e mais as regionais visíveis, por meio do update do blog Uruguay Football Manager. Também instalei o name fix do Sortitoutsi, para que as cores e os nomes dos clubes não licenciados apareçam corretamente. Por fim, coloquei a moeda em pesos uruguaios, para tornar mais condizente com a proposta de jogo. 

 

historicef54ba44dcf4af68.png

 

Temporada 1: 2014-2015

  • Albion FC: Segunda Amateur - 6º colocado
     

Temporada 2: 2015-2016

  • Albion FC: Segunda Amateur - 6º colocado
     

Temporada 3: 2016-2017

  • Albion FC: Segunda Amateur - vice-campeão

 

Temporada 4: 2017-2018

  • Albion FC: Segunda Amateur - 7º colocado
     

Temporada 5: 2018-2019

  • Albion FC: Segunda Amateur - 4º colocado
     

Temporada 6: 2019-2020

  • IA Potencia: Segunda Amateur - 4º colocado


Temporada 7: 2020-2021

  • IA Potencia: Segunda Amateur - 5º colocado


Temporada 8: 2021-2022

  • Central Español: Segunda Profesional - 4º colocado (eliminado na semifinal dos playoffs para o Rampla Juniors)

 

trofeus113fd4652ab574df.png

 

Em breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 197
  • Criado
  • Última resposta
1 hora atrás, Danut disse:

Te desejo um bom save, Tsuru 🙂

Obrigado!

1 hora atrás, Neynaocai disse:

Grande tesouru. Faz uma parceria com a federação @Bruno Trink

Não se misture com a gentalha. Hahahha

Vou falar com o Trink pra fazermos um crossover, um encontro de treinadores da Celeste de realidades paralelas. Com direito a papo de boteco no melhor estilo "Que História É Essa, Porchat". Hahaha

Obrigado Ney!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte no novo save, Tsuru. Vc citou o gq-tricolor, se não me engano tb tinha um save dele no Uruguai que foi épico. O seu promete bastante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Save puramente no Uruguai, que interessante. Passei por lá recentemente, e adorei jogar no país. Tive que forçar minha saída ou ainda tava lá hahahaha. Acho que agora você vai curtir bastante e vai se empolgar. Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2019 em 01:02, Jirimias disse:

Boa sorte no novo save, Tsuru. Vc citou o gq-tricolor, se não me engano tb tinha um save dele no Uruguai que foi épico. O seu promete bastante.

Obrigado Jiri!

É verdade, eu acho que era "O Continente - A Saga de Nicolás Millan". Mas citei o Projeto Holanda por ser mais parecido em termos de objetivos.

18 horas atrás, Lanko disse:

Save puramente no Uruguai, que interessante. Passei por lá recentemente, e adorei jogar no país. Tive que forçar minha saída ou ainda tava lá hahahaha. Acho que agora você vai curtir bastante e vai se empolgar. Boa sorte!

Já empolguei haha. Também tô adorando jogar no Uruguai...a liga, os clubes...acho que esse tem tudo para ser um save bem legal.

Obrigado Lanko!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerolimpio2387926126f8438de.png

 

O mais antigo do Uruguai
8/9/2014

Quando idealizei esse save, eu pensava jogar com o Atenas de San Carlos, um time que gosto bastante. Mas, no update que uso, ele está na elite uruguaia e briga inclusive por títulos - e eu queria um desafio maior.

Comecei então a procurar alternativas na segunda divisão, dando preferência a clubes de fora de Montevidéu - cidade que é quase hegemônica no futebol local. Isso me deixou com duas opções: o Plaza Colonia, da cidade histórica de Colonia Del Sacramento, ou o Rocha FC, da cidade de mesmo nome e cujo apelido é…”Os Celestes”. Nesse cenário, o Rocha parecia a opção natural.

Mas aí fui dar uma olhada na terceira divisão (cujo nome oficial é Segunda B Amateur) e encontrei um outro clube muito interessante, sobre o qual já tinha lido e que tem grande importância histórica, o que para mim valia mais do que ser ou não de Montevidéu. Além disso, ele representa um grande desafio, justamente o que eu estava procurando. E foi ele o escolhido.

 

albion72f66d1071220a69.png

 

A história do Albion se confunde com a do próprio futebol uruguaio. Fundado em 1891, é o clube mais antigo do país e um dos mais antigos do mundo ainda em atividade, fazendo parte do seleto Club of The Pioneers - junto com Sheffield FC, Wrexham, Genoa e Royal Antwerp, entre outros. Por isso mesmo, o Albion tem o apelido de Decano.

Os fundadores eram alunos da English High School de Montevidéu, e quiseram homenaegar a pátria onde nasceu o futebol. Daí o nome “Albion”, que era a forma como os gregos chamavam a Grã-Bretanha.

A equipe esteve presente na fundação da Associação de Futebol Uruguaio e, em sua primeira década de vida, foi o principal clube do país. Também foi o primeiro a disputar partidas internacionais (contra o Retiro Athletic Club e o Belgrano AC, ambos de Buenos Aires) e fez o primeiro clássico local, contra o Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC), equipe que mais tarde deu origem ao Peñarol.

Com o crescimento da popularidade do futebol, o primeiro campeonato não demorou: foi disputado em 1900, com o CURCC campeão e o Albion vice. Nessa época, dois grupos de jogadores já haviam deixado o Albion e integrariam o elenco do recém-fundado Club Nacional de Fútbol ou simplesmente Nacional.

A partir de 1901, o Nacional pediu para integrar a liga e passou a dividir o posto de time mais popular com o CURCC. Foi o início do declínio do Albion, que em 1905 fez um campeonato horroroso, terminando sem nenhum ponto ganho; e, três anos depois, disputou a primeira divisão pela última vez em sua história. 

Hoje a equipe ainda está ativa, com o status totalmente amador e, como já comentei, militando na terceira divisão. Esse será, portanto, o ponto de partida.
 

estrutura3f8274da6df72f39.png


Ao assumir o comando, algumas coisas me chamaram atenção - além da infraestrutura deficiente (para não dizer nenhuma). Por ser um clube totalmente amador, não há dinheiro para nada - nem transferências, nem salários. Os contratos são todos 0800, o que tem dois lados: é fácil contratar os jogadores que aceitam atuar nessas condições, mas também é fácil perdê-los para outras equipes.
 

finanzas942f99255e266d76.png


Em seguida, fui analisar o elenco inicial e levei um susto - menos por causa da situação em si e mais porque nunca tinha passado por ela. Foi quando eu me dei conta, de fato, do tamanho do desafio que teria pela frente.
 

elencooriginal7b83fca9d301ef97.png


Havia apenas sete jogadores com contrato, e os demais eram cinza. Pelo sim, pelo não, ofereci vínculos a todos os “cinzentos”, e em seguida fui ao mercado para tentar montar um elenco ao menos competitivo.
 

entradasfaf1ddd2e0cf121e.png


Como podem ver, foram ao todo 17 jogadores. Houve até algumas contratações curiosas, como a de Tan Jin, que é um zagueiro chinês, e Mike Rodriguez, atacante cubano. Mas os dois fizeram uma pré-temporada horrível e, antes que inventassem alguma revolução ou coisa assim, eu me aproveitei do fato de terem contrato amador e os dispensei, junto com outros dois atletas que também não me agradaram.

Sobraram, portanto, 13 contratados. Destaque para o goleiro Thiago Cardozo, emprestado pelo Peñarol e que joga na seleção Sub-20 do Uruguai…
 

thiagoabefaa0c93db9507.png


...para o meia Marcio Benítez, das categorias de base do Nacional, que tem ótimos atributos para a terceira divisão e pode jogar tanto de ponta aberto quanto de segundo atacante...
 

marcio652e7f395b1314b0.png

 

...e para o nigeriano Babajide, que é um segundo atacante de ofício.

 

babajide3d9d6fd6d145c7bd.png


Esse é o nosso elenco final, com 30 jogadores. Está um pouquinho grande, mas dependendo do rendimento dos atletas, pode haver dispensas durante a temporada. Não tem sentido ficar segurando jogador amador que fica reclamando espaço no clube e passa a fazer pirraça mesmo sem render em campo.
 

elenco6d117bff88b35f22.png


A tática escolhida variou um pouco. Iniciei em um 4-3-3 com três atacantes de ofício, tentando aproveitar os três centroavantes que estavam disponíveis no clube, mas o esquema se revelou muito instável. Tentei um 4-4-2, mas apareceu o velho problema da superioridade numérica - como os adversários costumam usar cinco no meio, esse jogador a mais ficava sempre desmarcado e nos causava problemas.

Por fim, optei mesmo por um 4-1-2-3 básico, que é relativamente fácil de montar e de encontrar jogadores para as principais posições. A mentalidade é “Normal” e a única instrução é “Passes mais Curtos”.
 

taticaae776483c0a30351.png


Fizemos onze amistosos durante os quase dois meses de preparação, enfrentando principalmente equipes das ligas regionais.
 

amistosos23e9b7c5486e9fca.png


Sei que os resultados não importam muito, mas mesmo assim, eu esperava um pouco mais da equipe - em termos de regularidade, principalmente. De qualquer forma, acho que a evolução foi visível e que chegamos ao início do campeonato com um time mais definido.

No próximo post falarei um pouco mais sobre a Segunda Amateur: as equipes, o regulamento e o formato, e contarei como foi nossa campanha na minha primeira temporada à frente do clube. Até lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse jogar com o Rocha FC tinha que falar com o @DiogoHernandes, que teve um save bem interessante com o clube (infelizmente encerrado prematuramente).

Mas gostei da equipe escolhida no fim das contas. História interessante. Fiquei pensando que é bem curioso uma equipe que já tá no buraco a tanto tempo continuar existindo. Os caras saíram das divisões principais mais de cem anos atrás!

Com essa história pouco gloriosa, tem bastante espaço para crescer. Acho um pouco difícil avaliar o tamanho do desafio nesse primeiro momento - é verdade que tua equipe começou quase sem jogadores, mas a situação dos adversários é melhor? Em todo caso, será um desafio e tanto a partir de quando enfrentar equipes mais consolidadas.

Sobre a montagem do elenco, gostei bastante dos jogadores que tu apresentou como destaques. Para uma divisão inferior eles jogam muito bem.

Quanto à tática, eu nunca vou entender esse teu amor pelo segundo atacante. Mas torço para que dê certo (mesmo achando que não vai).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FM15 tem PT-BR? Outro ponto positivo pra versão, que vejo falarem muito bem.

O clube é mesmo histórico e simpático, tomara que chegue ao topo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um desafio e tanto pela frente!

Que legal que já conseguiu empréstimo de jogadores de Peñarol e Nacional. Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

Se fosse jogar com o Rocha FC tinha que falar com o @DiogoHernandes, que teve um save bem interessante com o clube (infelizmente encerrado prematuramente).

Mas gostei da equipe escolhida no fim das contas. História interessante. Fiquei pensando que é bem curioso uma equipe que já tá no buraco a tanto tempo continuar existindo. Os caras saíram das divisões principais mais de cem anos atrás!

Com essa história pouco gloriosa, tem bastante espaço para crescer. Acho um pouco difícil avaliar o tamanho do desafio nesse primeiro momento - é verdade que tua equipe começou quase sem jogadores, mas a situação dos adversários é melhor? Em todo caso, será um desafio e tanto a partir de quando enfrentar equipes mais consolidadas.

Sobre a montagem do elenco, gostei bastante dos jogadores que tu apresentou como destaques. Para uma divisão inferior eles jogam muito bem.

Quanto à tática, eu nunca vou entender esse teu amor pelo segundo atacante. Mas torço para que dê certo (mesmo achando que não vai).

Eu cheguei a falar com ele e trocamos uma ideia, sim. O Rocha teria sido legal, mas o Albion também é interessante pelo desafio e pela importância histórica. Ainda que seja só isso, mesmo - o clube continua ativo, mas parece que é muito mais uma questão de honra do que qualquer outra coisa. Nem títulos relevantes a equipe tem e, como você comentou, faz mais de um século que não joga a primeira divisão.

O tamanho do desafio em si, eu nem digo só pela ausência de jogadores. É claro que ter de montar um elenco do zero exige paciência em termos táticos e de entrosamento, mas isso dá pra driblar, e como você comentou, até conseguimos bons jogadores. O difícil é ser totalmente amador, não ter estrutura nem dinheiro e nem muita perspectiva. Eu quero muito subir para a segunda divisão e ir daí além, mas tenho dúvidas sinceras se o clube aguentaria. Há diferenças sim para outros rivais da Segunda Amateur, mas falarei melhor sobre isso no próximo post.

E confesso que a escolha da tática foi um pouco falta de imaginação, mesmo. Eu queria uma formação que usasse cinco no meio e não queria jogar no 4-2-3-1; tentei o 4-1-2-3 com dois pontas abertos mas não estava legal, daí coloquei o Segundo Atacante. Vamos ver no que vai dar.

Obrigado Danut!

3 horas atrás, Lanko disse:

FM15 tem PT-BR? Outro ponto positivo pra versão, que vejo falarem muito bem.

O clube é mesmo histórico e simpático, tomara que chegue ao topo.

Tem, rapaz. Também fiquei surpreso e ainda estou tentando me acostumar, porque eu jogava em PT-PT hahaha

Vamos ver até onde consigo levar o Albion.

Obrigado Lanko!

24 minutos atrás, Gabriel Kanaan disse:

Um desafio e tanto pela frente!

Que legal que já conseguiu empréstimo de jogadores de Peñarol e Nacional. Boa sorte!

Sim...temos muito trabalho a fazer. Menos mal que a reputação do clube nos garantiu alguns empréstimos.

Obrigado Gabriel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela escolha, Tsuru. Espero que tenha mais sorte com este save do que com os anteriores. Joguei com o Albion no save Atacar. Pressionar .Protagonizar. Não sei se ainda será assim, mas até joguei em campo de terra.

Não lembro onde li, mas em várias oportunidades o Nacional bancou o Albion para evitar que o clube fechasse e o Peñarol assumisse o posto de mais antigo em atividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ggpofm disse:

Parabéns pela escolha, Tsuru. Espero que tenha mais sorte com este save do que com os anteriores. Joguei com o Albion no save Atacar. Pressionar .Protagonizar. Não sei se ainda será assim, mas até joguei em campo de terra.

Não lembro onde li, mas em várias oportunidades o Nacional bancou o Albion para evitar que o clube fechasse e o Peñarol assumisse o posto de mais antigo em atividade.

Oi Gilson, obrigado e seja bem-vindo 🙂

Eu acho que com esse save eu encontrei um desafio legal, numa liga interessante de jogar, com formato adequado e objetivos interessantes. Fora o do Nacional, os outros dois me pareciam boas ideias mas com erros de montagem e de formato - o que não impediu que eu me divertisse por algum tempo.

Não sabia que você já tinha jogado com o Albion. Até agora não apareceram campos de terra, parece tudo certinho, mas na prática devem ser, mesmo, considerando a estrutura do clube.

E não duvido que o Nacional tenha feito isso mesmo. Há uma ligação entre os dois clubes, com o êxodo de vários jogadores do Decano para o Nacional no início do século, e explicaria porque o Albion continua sobrevivendo mesmo nas condições em que está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutes ago, Tsuru said:

Oi Gilson, obrigado e seja bem-vindo 🙂

Eu acho que com esse save eu encontrei um desafio legal, numa liga interessante de jogar, com formato adequado e objetivos interessantes. Fora o do Nacional, os outros dois me pareciam boas ideias mas com erros de montagem e de formato - o que não impediu que eu me divertisse por algum tempo.

Não sabia que você já tinha jogado com o Albion. Até agora não apareceram campos de terra, parece tudo certinho, mas na prática devem ser, mesmo, considerando a estrutura do clube.

E não duvido que o Nacional tenha feito isso mesmo. Há uma ligação entre os dois clubes, com o êxodo de vários jogadores do Decano para o Nacional no início do século, e explicaria porque o Albion continua sobrevivendo mesmo nas condições em que está.

Achei onde eu li a informação. Foi em uma reportagem do Globoesporte.com

Eu não disse, mas mesmo com a ajuda do Nacional, o Albion já foi fechado e refundado uma série de vezes. Mesmo assim, é um clube legal para se jogar no Uruguai.

Boa sorte e divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2019 em 11:56, ggpofm disse:

Achei onde eu li a informação. Foi em uma reportagem do Globoesporte.com

Eu não disse, mas mesmo com a ajuda do Nacional, o Albion já foi fechado e refundado uma série de vezes. Mesmo assim, é um clube legal para se jogar no Uruguai.

Boa sorte e divirta-se.

Muito legal a reportagem, obrigado. Eu não tinha chegado a pesquisar a questão a fundo.

Tenho me divertido bastante com o clube e a liga, fazia tempo que isso não acontecia. Espero que vocês se divirtam também.

Em 07/12/2019 em 21:21, beto7 disse:

Um baita desafio em. Boa sorte na jornada! 

Gosto de desafios. Hehehe

Obrigado Beto!

11 horas atrás, marciof89 disse:

Demorei pra vir aqui desejar, mas boa sorte com o save, e longa vida para ele! 🙂 

O importante é que veio. Seja bem vindo e obrigado, Marcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerolimpio2387926126f8438de.png


Rola a bola no Uruguai
03/11/2014

Reforços contratados, tática escolhida, time em condições físicas boas. Depois de uma pré-temporada de muitas mudanças - novo treinador, novos jogadores, nova filosofia - o Albion estava pronto para iniciar mais um campeonato.

 

amateurea249cc3cd412c23.png

 

O futebol do país se divide em três níveis principais: o Campeonato Uruguayo (primeiro), a Segunda División Profesional (segundo) e a Segunda División Amateur (terceiro). Abaixo disso existem ligas regionais mas, como elas não estão ativas nesse update, nenhum clube pode ser rebaixado para elas.

Como o nome sugere, a Segunda Amateur é formada basicamente por...amadores. São doze clubes, a saber:

 

escudoscacc9fae7d125807.png

 

A fórmula de disputa é bastante simples: todos jogam todos contra todos em turno único. Após os doze jogos iniciais, os quatro melhores colocados disputam uma liguilla entre eles, e aquele que terminar em primeiro conquista o título e a subida de divisão. Já as outras oito equipes jogam algumas partidas entre si, apenas para cumprir tabela.

A competição começa em setembro e vai até maio do ano seguinte, com duas janelas de transferências: uma de agosto a setembro (fechando antes do início da competição) e outra entre janeiro e abril (com transferências livres ilimitadas, e não-livres limitadas a cinco atletas). Entre dezembro e março o campeonato pára e os jogadores inclusive tiram mini-férias, existindo espaço para uma intertemporada. 

A distribuição dos jogos, porém, é meio ruim - há fases onde os intervalos entre as partidas chegam a duas semanas, o que faz com que haja poucos jogos para serem disputados em março, antes da liguilla. Para os times que já se garantiram entre os primeiros colocados pode ser uma boa - chegam descansados - mas, para quem não disputa mais nada, as férias e a intertemporada acabam sendo inúteis.

 

previsao8f7b0d2e6e32a8d3.png

 

Segundo a imprensa, o Albion está fora da briga para subir de divisão - que em teoria fica entre Oriental, Montevideo, Potencia e Basañez. Ao mesmo tempo que coloco nessa briga também o Colon, que tem um time bem forte, eu tiraria o Salus, que considero num nível um pouco abaixo dos outros cinco.

Nossa diretoria, por sua vez, ficaria satisfeita com um meio de tabela. E eu também, embora ache que temos condições de brigar por um pouco mais, talvez uma vaga entre os quatro.

E foi com essa perspectiva que iniciamos nossa participação, contra o Los Halcones, fora de casa. A estreia era nervosa, até o ponta Parlacino abrir o placar num chute cruzado após boa troca de passes. No segundo tempo eles tiveram um jogador expulso e facilitaram nossa vida; foi quando o volante Romaña pegou o rebote de um escanteio adversário, dominou, atravessou o campo inteiro, driblou um zagueiro e chutou na saída do goleiro para marcar o segundo - golaço! E, logo depois, Parlacino fez o terceiro numa jogada muito parecida com a do primeiro, fechando o placar.

Começar vencendo, e bem, é sempre bom.

 

jogo---halcones02ac45c2cfcaa0e8.png

 

Depois recebemos o Salus na nossa casa (que vou chamar de Enrique Falco, para facilitar). Com dificuldades para furar a zaga adversária, o atacante Leandro Fernandez abriu o placar para nós num chute de longe. O gol acordou o adversário, que veio para cima; na pressão, o zagueiro Rojas cometeu pênalti e o Salus empatou. Já no finzinho do jogo, o lateral Espino recuou mal uma bola para o goleiro e o adversário aproveitou para marcar o gol da virada. Jogamos bem, mas os erros individuais custaram caro.
 

jogo---salus60701348ac66d0a2.png

 

Contra o bom time do Montevideo, fizemos um primeiro tempo muito pegado, amarrado, onde nada de muito relevante aconteceu, até Parlacino abrir o placar em uma cobrança de falta perfeita. Nosso outro ponta, Marcio Benitez, ampliou num chute cruzado e despertou o adversário, que diminuiu dez minutos depois - temi pelo empate, afinal jogávamos fora de casa. Mas Benitez, em tarde inspirada, aproveitou chance dentro da área para chutar forte, fazer o terceiro e matar qualquer chance de reação adversária.

 

jogo---montevideo595a2b6006ee18c7.png

 

De volta ao Enrique Falco, encaramos o Mar de Fondo, uma das equipes cotadas para a parte de baixo da tabela. Armados num 4-2-2-2 muito fechado, com dois volantes no campo de defesa e dois meias laterais, eles tiravam todo o espaço e se contentavam em tocar a bola de lado, jogando literalmente para não perder. Observem que terminaram o jogo sem dar um chute sequer!

Do nosso lado, até criamos chances mas não soubemos aproveitar. Resultado: empatamos um jogo que deveríamos vencer.

 

jogo---fondo98c28170c4a59de9.png

 

O adversário seguinte era o Potencia, que para mim tem um dos elencos mais fortes e entrosados da competição. Saímos na frente com um gol contra do goleiro adversário - a bola bateu na trave, nas costas dele e entrou, ao melhor estilo Carlos na Copa de 86. Porém, os donos da casa viraram o jogo com dois gols do capitão deles, Federico Mederos, primeiro num chute dentro da área, depois, numa bomba do meio da rua. Parecia que a nossa vaca ia para o brejo, mas a do Mederos é que foi: logo após marcar o segundo, ele fez uma falta feia e foi expulso. 

Com um a menos, o Potencia se fechou no segundo tempo e nós fomos para cima em busca, ao menos, do empate. Foi quando brilhou a estrela de Leandro Fernandez, que empatou de cabeça, já dentro da pequena área, e três minutos depois virou o jogo num chute rasteiro.

Com o 3 a 2 no placar e o apito final se aproximando, recuamos para segurar o resultado. O Albion relaxou e acabou castigado: após cruzamento despretensioso, nosso zagueiro Guelmo foi desviar a bola e marcou contra. 

Quando eu já me conformava com o empate e o cronômetro marcava o último minuto dos acréscimos, o Potencia cometeu pênalti. Foi a vez de Guelmo ir do inferno ao céu: cobrou com raiva, mandou a bola para o fundo da rede e marcou o gol de uma vitória sensacional.

 

jogo---potencia2ae3e87aa4248239.png

 

Fechando essa primeira sequência de jogos, recebemos o Colon. Saímos atrás no placar no primeiro tempo, mas Espino empatou de cabeça na segunda etapa. E depois Benitez, em mais uma boa cobrança de falta, virou o jogo e colocou mais três pontos na conta.

 

jogo---colon10ee33cbbe2cd878.png

 

Até agora são quatro vitórias, um empate e uma derrota. É uma campanha boa para quem era cotado para a parte de baixo/meio da tabela e, ainda que sinta alguma instabilidade em campo, estou satisfeito com a forma do time em geral.

 

jogosdisputados37320b5f6c4e168e.png

 

Dividimos a vice-liderança da competição com o Oriental, enquanto o Basañez vai surpreendendo e liderando com três pontos de vantagem, sem ter perdido nenhuma vez. Num campeonato tão curto e equilibrado, a regularidade é fundamental para quem sonha em brigar por alguma coisa - uma sequência ruim, por exemplo, é muito difícil de reverter, e todo jogo é de seis pontos.

 

classificacao6e554ddb60d23192.png

 

Faltam cinco partidas para fecharmos o calendário regular antes da liguilla - depois do Alto Peru, outro time cotado para a parte de baixo, teremos dois jogos importantíssimos contra o Oriental e o Basañez.

 

proximosjogos6b1f3dd6aae3b3ff.png

 

Só a vitória interessa para continuarmos sonhando com uma vaga entre os quatro melhores.

 

equipo4e016876a62fefad.png
 

Enquanto isso, nos vestiários, as coisas não andam muito bem. Nosso elenco é grande e há um excesso de reclamações por parte dos atletas que não têm jogado regularmente. Houve inclusive ameaça de motim, fizemos reuniões e o elenco não aceita que ninguém fique de fora, mesmo sendo injusto colocar no banco alguém que está jogando bem. Postura ridícula, diga-se de passagem, mas não há nada que eu possa fazer.

Bem, na verdade há, e já fiz: jogador que não está rendendo e reclama vai para o olho da rua. Foi assim que seis integrantes do plantel tiveram o contrato sumariamente rescindido, aproveitando que é um acordo amador e, portanto, não há nenhum tipo de multa envolvida.

 

saidas2185d5e84d1169da.png

 

Porém, as reuniões causaram efeito ruim no moral dos que permaneceram, e ainda não sei em que medida esse desgaste, num momento chave do campeonato, fará alguma diferença. Eu espero, sinceramente, que isso não afete nosso desempenho dentro das quatro linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Time tá indo bem até agora. Apesar da minha praga, o Benítez tá fazendo uns golzinhos.

Me chamou a atenção a quantidade de gols contra ou de erros de saída de bola. E viva às divisões inferiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Danut disse:

Time tá indo bem até agora. Apesar da minha praga, o Benítez tá fazendo uns golzinhos.

Me chamou a atenção a quantidade de gols contra ou de erros de saída de bola. E viva às divisões inferiores.

Benítez tá fazendo a diferença mesmo, ele se sobressai no nível em que estamos. 

Jogar nas divisões inferiores tem dessas coisas, tem horas que os caras fazem umas jogadas dignas do Messi - vide o gol do Romana - e outras dignas de Rockgol. Tem sido bem divertido.

Obrigado Danut!

13 horas atrás, LC disse:

Mesmo que tardio: Boa sorte no novo save, Tsuru.

Seja bem vindo e obrigado, LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve um começo de campeonato muito bom, o time parece ter totais condições de brigar pelo acesso apesar dessa pulguinha atrás da orelha que a moral baixa traz para o ambiente.

Estarei acompanhando Tsuru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2019 em 14:19, lakers20 disse:

Acompanhando sua nova saga aqui. Boa sorte, achei ótima a escolha do Albion para começar .

Olá Lakers, seja bem vindo e obrigado. Espero que curtam o clube tanto quanto eu.

Em 11/12/2019 em 19:17, DiogoHernandes disse:

Teve um começo de campeonato muito bom, o time parece ter totais condições de brigar pelo acesso apesar dessa pulguinha atrás da orelha que a moral baixa traz para o ambiente.

Estarei acompanhando Tsuru.

Olá Diogo! Seja muito bem vindo.

Vamos ver, a equipe está passando por essas questões de vestiários e ainda temos os confrontos diretos. Vejamos como o Albion se comporta na hora da verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to A história de Olímpio Celeste
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo H da Copa do Mundo FIFA 2022
       

    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Tópico destinado aos comentários dos campeonatos nacionais de toda a América: desde os sul-americanos até a MLS.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      🗓️ quinta-feira, 14 de outubro
      ⏰ 21h30
      🏟️ Arena Amazônia
      📺 Globo e SporTV
       
      Equipes escaladas:

    • rafagaucho
      Por rafagaucho
      Boa Tarde!
      Peço desculpas por criar um tópico novo para realizar o questionamento, mas pesquisei e não encontrei resposta.
      As últimas atualizações são compatíveis para o FM15?
      Caso negativo, onde posso encontrar as últimas atualizações compatíveis?
      Obrigado!
×
×
  • Criar Novo...