Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

image.thumb.png.786c5e890e2462e49908dbc5c504f589.png

 

“Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.

Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.

 

Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.

A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.

Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.

Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.

A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.

 

Makkabi Berlin

Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).

Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.

A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.

Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).

Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.

O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

German-Sistem-League.png

 

Índice:

Spoiler

Capítulo 01 - Biografia

Capítulo 02 - AC/DC

Capítulo 03 - Diabos da Tasmania

Capítulo 04 - Kristallnacht

Capítulo 05 - Férias Forçadas

Capítulo 06 - Aprimorando

Capítulo 07 - Catarse

Capítulo 08 - Culpa e Responsabilidade

Capítulo 09 - Novos Caminhos, Velhos Erros

Capítulo 10 - O Caminho do Lobo

Capítulo 11 - Perspectivas

Capítulo 12 - Sobre amor e outras drogas

Capítulo 13 - Sabedoria

Capítulo 14 - Controle

Capítulo 15 - Fugaz

Capítulo 16 - Paixão

Capítulo 17 - Zica

Capítulo 18 - Esperança

Capítulo 19 - Time da Virada

Capítulo 20 - Frankfurt

Capítulo 21 - Lar

Capítulo 22 - Promessas

Capítulo 23 - Pressão

Capítulo 24 - Meu Homem

Capítulo 25 - O Catalano

Capítulo 26 - Cartões de racionamento (ou cheat)

Capítulo 27 - Ano novo, vida nova

Capítulo 28 - Copo meio vazio

Capítulo 29 - Estudante

Capítulo 30 - Fraude

Capítulo 31 - Stasi

Capítulo 32 - Promessas

Capítulo 33 - Mais do mesmo

Capítulo 34 - E lá vamos nós de novo

Capítulo 35 - Uma ponte

Capítulo 36 - Inacreditável

Capítulo 37 - Líder

Capítulo 38 - Inverno em Berlim

Capítulo 39 - Die ziellinie

Capítulo 40 - Diário de Pedro Van Pels

Capítulo 41 - E tudo parecia um sonho

Capítulo 42 - Alagados, Trenchtown

Capítulo 43 - Segunda chance

Capítulo 44 - A dura face da realidade

Capítulo 45 - Time grande

Capítulo 46 - Brasil 1970

Capítulo 47 - Brazylijska magia

Capítulo 48 - Bodas de Caná

Capítulo 49 - O Ancião da Bavária

Capítulo 50 - O casamento

Capítulo 51 - Lua de Mel

Capítulo 52 - Contra tudo e contra todos

Capítulo 53 - Sportliche Würde

Capítulo 54 - Superação

Capítulo 55 - Novos tempos

Capítulo 56 - A três passos do paraíso

Capítulo 57 - Frankenderby

Capítulo 58 - Judas

Capítulo 59 - A reta final

Capítulo 60 - Shalom Zachar

Capítulo 61 - Paternidade

Capítulo 62 - Lança o teu pão

Capítulo 63 - Regular

Capítulo 64 - Quase lá

Capítulo 65 - Veni, vidi, vici

Capítulo 66 - A primeira vez

Capítulo 67 - Nove em dezoito

Capítulo 68 - A queda

Capítulo 69 - Bate e volta

Capítulo 70 - A volta

Capítulo 71 - Cumprindo as expectativas

Capítulo 72 - Brazylijska magia ou deixando uma marca

Capítulo 73 - Movendo as linhas

Capítulo 74 - Os meninos, os meninos: decisões erradas à parte.

Capítulo 75 - O pós-guerra

Capítulo 77 - Carpe Diem

Capítulo 78 - Quando acerto

Capítulo 79 - O conflito de Wuzburg

Capítulo 80 - Equilíbrio

Histórico:

Spoiler

2018/2019

  • Berlin Liga - 6ª Divisão - Makkabi Berlin: demitido na 29ª rodada.
  • Berlin Liga - 6ª Divisão - Reinnickendorf: terminamos em 10º lugar.

2019/2020

  • Berlin Liga - 6ª Divisão - Reinnickendorf: terminamos em 4º lugar. Eliminados na Copa de Berlim na segunda rodada.

2020/2021

  • Berlin Liga - 6ª Divisão - Reinnickendorf: demitido na 25ª rodada

2020/2021

  • Bayern Mitte Liga - 6ª Divisão - Bad Kotzting: demitido na última rodada, após rebaixar o time no ano do seu centenário.

2021/2022

  • Bayern Mitte Liga - 6ª Divisão - VfB Bach: terminamos em 4º. Eliminados na Copa na segunda rodada

2022/2023

  • Bayern Mitte Liga - 6ª Divisão - VfB Bach: terminamos em 4º. Eliminados na Copa na segunda rodada

2023/2024

  • Bayern Mitte Liga - 6ª Divisão - VfB Bach: demitido na 22ª rodada.
  • Brandenburg Liga - 6ª Divisão - FC Frankfurt: assumi na 22ª rodada, terminamos em 2º lugar.

2024/2025

  • Brandenburg Liga - 6ª Divisão - FC Frankfurt: CAMPEÃO!

2025/2026

  • Oberliga Nordost - 5ª Divisão - FC Frankfurt: terminamos em 8º lugar. 

2026/2027

  • Oberliga Nordost - 5ª Divisão - FC Frankfurt: demitido na 15ª rodada. 
  • Oberliga Nordost - 5ª Divisão - BFC: terminamos em 2º lugar.

2027/2028

  • Oberliga Nordost - 5ª Divisão - BFC: demitido na 17ª rodada. 
  • Oberliga Schleswig-Holstein - 5ª Divisão - Kilia KielSaí do clube na 26ª rodada.
  • Berlin-Liga - 6ª Divisão - Makkabi Berlin - : Cheguei na 27ª rodada, terminamos em 3º lugar.

2028/2029

  • Berlin-Liga - 6ª Divisão - Makkabi Berlin - : Terminamos em 2º Lugar.

2029/2030

  • Berlin-Liga - 6ª Divisão - Makkabi Berlin - : CAMPEÃO da Berlin Liga; Vice da Berliner Landespokal.

2030/2031

  • Oberliga Nordost - 5ª Divisão - Makkabi Berlin - : Terminamos em 15º lugar, salvos do rebaixamento.

2031/2032

  • Regionalliga West - 4ª Divisão - Fortuna Dusseldorf II CAMPEÃO da Regionalliga West.

2032/2033

  • 3.Bundesliga - 3ª Divisão - Fortuna Dusseldorf II saí na 5ª rodada, com o time em 2º lugar.
  • 3.Bundesliga - 3ª Divisão - Greuther Furth terminamos em terceiro lugar, porém conseguimos o acesso à 2.Bundesliga.

2033/2034

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 14º lugar, nos salvando do rebaixamento.

2034/2035

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 11º lugar, tranquilos e calmos.

2035/2036

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 12º lugar, decepcionados.

2036/2037

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth terminamos em segundo lugar, conseguindo o acesso direto à Bundesliga.

2037/2038

  • Bundesliga - 1ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 17º lugar, rebaixados.

2038/2039

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth terminamos em segundo lugar, conseguindo o acesso direto à Bundesliga.

2039/2040

  • Bundesliga - 1ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 17º lugar, rebaixados.

2040/2041

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth CAMPEÃO da 2.Bundesliga.

2041/2042

  • Bundesliga - 1ª Divisão - Greuther Furth terminamos em 18º lugar, rebaixados.

2042/2043

  • Bundesliga - 1ª Divisão - FC Nurnberg terminamos em 18º lugar, rebaixados.

2043/2044

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Arminia Bielefeld terminamos em quarto lugar, a seis pontos dos playoffs .

2043/2046

  • Selecionador da África do Sul: Demissão após Copa do Mundo da China em 2046.

2046/2047

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Greuther Furth CAMPEÃO da 2.Bundesliga. Com a situação Baviera x Wuzburg, o campeonato alemão não teve jogos, então pedi demissão.

2047/2048

  • Eredivise (Holanda) - 1ª Divisão - Groningen demitido na 17ª rodada.

2048/2049

  • 2.Bundesliga - 2ª Divisão - Werder Bremen: 2º Colocado na 2.Bundelisga. Com a nova situação Baviera x Wuzburg, o campeonato alemão não teve jogos, mas continuei no clube.

2049/2050

  • Sem divisão - Werder Bremen:  Com a nova situação Baviera x Wuzburg, o campeonato alemão não teve jogos, jogamos amistosos. Disputamos a final da Pokal.

 

2050/2051

  • Bundesliga - 1ª Divisão - Werder Bremen: 

 

Ligas selecionadas:

Spoiler

image.thumb.png.878928a1d5e9a702aa398e46f3b2dbb5.png

 

Spoiler

banneraafd2a20e99b9758.png

A queda

 

As riquezas podem perder-se, esta felicidade que vem do próprio coração pode velar- se, mas nunca deixará de existir enquanto a vida durar. Enquanto se puder olhar sem temor para os céus, enquanto soubermos que somos puros de coração, teremos sempre a felicidade em nós. Diário de Anne Frank. Quarta-feira, 23 de fevereiro de 1944.

 

Segunda-feira, 15 de agosto de 2039. Berlim, Alemanha.

 

 

770403e6495e88820.png

 

 

 

5e78fd2d2e2112e5f.png

 

 

ELENCO.png.0090fb98ef6245e05c0ffcd8993f5117.png

 

 

 

 

61e9ffdd4ca8cc341.png

 

 

ÍNTEGRA | JOGADORES | EQUIPES

 

1368548410_ELENCO(1).png.fc7dc5577ee67265a9eabf14fbd7a4c5.png

 

 

144c0ac03c06b3556.png

 


 

 

Dinâmica

Confiança

Finanças

4570bd6b4b3aad0f2.png

 

 

Auf Wiedersehen, Fürth.

 

 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente uma história dura de lembrar, mas que não pode ser esquecida. Legal essa iniciativa e muito boa tua apresentação.

Agora, pela divisão do clube escolhido, boa sorte! 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua intro na história, relembrando o passado dos judeus. História que, afinal, foi triste, e viver um futebol dessa época é melhor para relembrarmos mais um pouco das histórias de vida deles. Boa sorte na sua carreira. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela introdução ao save. Em tempos irracionais que vivemos tanto aqui,quanto na Europa e Estados Unidos é sempre bom lembrar a história. O preconceito é umas das piores coisas que aconteceram na história da humanidade e pior que mesmo com esses acontecimentos históricos, parece que não aprendemos nada. 

Em relação ao save, seria interessante incluir a Polônia(Gueto de Varsóvia e os maiores campos de concentração nazistas) e a Itália(Fascismo, leis anti-semitas e preconceito contra os judeus). Boa sorte com o save.

PS: Outro país importante foi a França. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, tava achando que era o novo pôjeto, mas agora a coisa é séria! O cara tá esperando ganhar títulos dessa vez, porque agora tem até histórico reservado!

Será que dá pra fazer um estilo Bilbao de só contratar judeus/descendentes? Ou pouco importa?

Anne Frank foi livro obrigatório de ler quando tava na escola, curioso, achava que também era em outras escolas, imagino o que leem agora nas aulas de Português, se é que leem algo.

6º nível do futebol alemão, hein. Pelo menos deve ser tudo super organizado e com uma grana razoável.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2019 em 14:51, Gabriel Kanaan disse:

É realmente uma história dura de lembrar, mas que não pode ser esquecida. Legal essa iniciativa e muito boa tua apresentação.

Agora, pela divisão do clube escolhido, boa sorte! 😅

Não podemos esquecer. Até porque continuam tendo tais ideias idiotas.

Nunca joguei em uma divisão mais baixa que a segunda brasileira. Ou seja, será um desafio e tanto.

Em 20/11/2019 em 16:24, LucasPettine disse:

Muito boa sua intro na história, relembrando o passado dos judeus. História que, afinal, foi triste, e viver um futebol dessa época é melhor para relembrarmos mais um pouco das histórias de vida deles. Boa sorte na sua carreira. 

 

Obrigado!

Em 20/11/2019 em 17:08, PedroJr14 disse:

Intro sensacional, acredito que o resto da história não deixará a desejar. Boa sorte, Ney!

 

Espero fazer jus à expectativa.

Em 20/11/2019 em 19:28, LC disse:

Parabéns pela introdução ao save. Em tempos irracionais que vivemos tanto aqui,quanto na Europa e Estados Unidos é sempre bom lembrar a história. O preconceito é umas das piores coisas que aconteceram na história da humanidade e pior que mesmo com esses acontecimentos históricos, parece que não aprendemos nada. 

Em relação ao save, seria interessante incluir a Polônia(Gueto de Varsóvia e os maiores campos de concentração nazistas) e a Itália(Fascismo, leis anti-semitas e preconceito contra os judeus). Boa sorte com o save.

PS: Outro país importante foi a França. 

A irracionalidade faz parte da nossa vida e quanto mais pessoas no mundo, mais ela aparece. Repetimos os erros por ignorância e/ou desconhecimento.

Polônia e Itália seriam interessantes e fazem sentido em relação aos judeus. Todavia, busquei limitar em relação ao caminho de Anne Frank.

Israel e EUA servem como refúgio ou ponto final, dependendo do decorrer da história. Mas espero que o FM me brinde com um trajeto mais tranquilo e um final em Ajax ou Tottenham (o que conhecendo minha retrospectiva não deve acontecer hahaha).

Quem sabe não rola uma continuação na Polônia, Itália, França....

Valeu.

Em 21/11/2019 em 18:44, Lanko disse:

Eita, tava achando que era o novo pôjeto, mas agora a coisa é séria! O cara tá esperando ganhar títulos dessa vez, porque agora tem até histórico reservado!

Será que dá pra fazer um estilo Bilbao de só contratar judeus/descendentes? Ou pouco importa?

Anne Frank foi livro obrigatório de ler quando tava na escola, curioso, achava que também era em outras escolas, imagino o que leem agora nas aulas de Português, se é que leem algo.

6º nível do futebol alemão, hein. Pelo menos deve ser tudo super organizado e com uma grana razoável.

 

Eu sempre espero ganhar títulos hahaha

Eu até pensei em limitar as contratações. Porém, isso dificultaria ainda mais o meu jogo (já que eu sou ruim sem muito esforço). Além disso, com todo respeito à cultura judia, eu considero um dos obstáculos - e o que os torna alvo fácil - essa separação que há entre judeus e gentios. A ideia é acolher todos, como se poderá ver com um Alemão com ascendência árabe contratado como técnico adjunto.

Eu já ouvi falar muito sobre a Anne, mas nunca li. E por mais que se sabe a história, é a riqueza de detalhes que torna sensacional o diário.

Além de organizado, pelo menos na questão financeira está mais real que o Brasil. Nada de salário de milhares de euros pra técnico/jogador nas divisões baixas.

 

Em 23/11/2019 em 23:17, DiegoCosta7 disse:

Mano, que história, estou no aguardo.

Boa leitura !

13 horas atrás, marciof89 disse:

Uma história séria do criador de Alex "the big head" Cabeção? Não perco por nada.

Promete ser Adam Sandler fazendo filme de drama hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

image.png.380e4ab94f047c7de1f5fc2b412e381f.png 

“Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje, e espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.” Diário de Anne Frank, página 7.

 

 

Domingo, 22 de julho de 2018.

 

Ainda me parece estranha a ideia de escrever um diário, mas a psicóloga falou que seria bom para minha saúde mensal. O trabalho ao que me propus a partir deste ano seria deveras estressante, então não vejo alternativa senão seguir os conselhos delas. O ideal era ter escrito desde o primeiro dia que iniciei esta jornada, no entanto – por diversos motivos, alguns descrevo aqui – até hoje não havia conseguido.

Mas para que qualquer coisa faça sentido, preciso descrever um pouco sobre quem sou (vai que um dia junto tudo e publico uma biografia?). Também, a partir de agora irei me referir a você – querido diário – como Tio Pep (meio óbvio, não?).

 

Who I am?

Sim, estou exercitando meu inglês, porque o alemão está difícil. Eu nasci Pedro Ferreira da Silva em Engenheiro Beltrão, uma pequena cidade no Noroeste do Paraná. Aos três anos fui adotado pelos meus pais Hermann e Auguste, um casal de holandeses que emigrou para o Brasil na década de oitenta – a história deles eu conto outra hora. Não conheci meus pais biológicos.

Cresci numa família judaica e o meu Bar Mitzvah coincidiu com um evento interessante na cidade, a criação da Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão, clube em que tive minha primeira aventura no mundo do futebol. Eu tentei ser jogador, tinha muita determinação e vigor físico, mas qualidade zero. Foram dois anos cansativos e divertidos, onde aprendi o pouco que sei sobre o futebol. Estreei em 2009, caímos em 2010. Fiz três jogos como titular e cinco entrando no segundo tempo. Três derrotas.

Como não tinha muito apoio em casa, voltei aos estudos. Me formei em 2014, em História. Fui conhecer familiares em Frankfurt an Main e decidi continuar os estudos por lá. Fiz mestrado em Antropologia, onde conheci Philipp Ehrmann.

O alemão se tornou um grande amigo e minha ponte ao mundo de meus antepassados por adoção. Mas eu queria mais, eu queria me destacar no mundo com o nome judeu pelo qual fui adotado e pela religião que adotei para mim.

Nas conversas após o futebol de quinta, conversava com Philipp sobre o desejo de trabalhar com o futebol. Um dia, como que por brincadeira, ele me passou o contato do seu tio, sugerindo que eu trocasse uma ideia com ele sobre meus sonhos no futebol. Foi o início da minha volta a um clube de futebol.

_ Alles gut, Herr Thomas? Foi primeira frase ao presidente do Makkabi Berlin.

Para falar bem a verdade, eu já tinha tentado trabalhar em um clube de Frankfurt mesmo, mas descobri rapidamente que não seria fácil conquistar meu lugar. Mas é para isso que criamos uma rede de contatos, não é mesmo? Marquei uma reunião para a próxima semana com o Thomas, que se mostrou muito disposto.

Quando cheguei em Berlim, Thomas me esperava no aeroporto. Me levaria ao escritório e depois para conhecer o clube. O escritório era uma sala em sua própria casa e durante a reunião fomos interrompidos por sua esposa, Sarah, que nos convidou para almoçar.

_ Fiz gefilte fish, espero que goste Herr Pedra.

_ Ist Pedro.

_ Ja, ja, sente-se Pedra.

É uma família amigável e franca, me senti em casa. Depois do almoço, expressei a Thomas o desejo de fechar um contrato e trabalhar com eles. Esperava algo como analista de dados, quem sabe – com muita sorte – um auxiliar do treinador.

_ Então, Pedro, non sei se Pipe te adiantou, mas non podemos pagar muito para nosso treinador. Precisamos discutir este ponto de imediato. Posso chegar no máximo em quinze mil euros.

Minha cabeça chegou a rodar com aquela frase. Poderia ser o vinho, o cargo ou o salário. Tudo me pegou desprevenido. Fiz cara de paisagem.

_ Entendo Herr Thomas, entendo. Fico feliz de podermos conversar francamente.

E tentando não transparecer a ansiedade respondi:

_ Gostei da proposta, podemos fechar. Nem precisa falar mais.

Eu comecei a entender um pouco melhor o que estava acontecendo quando ele telefonou para um membro do conselho de administração do clube, anunciando a contratação:

_ Fechamos, Max, fechamos com o Pedro. Sim, com certeza... Vai fazer diferença ter alguém com experiência no futebol profissional... É, do Brasil, jogou futebol na primeira divisão brasileira... Exato, Philipp recomendou...

Phillip deve ter dado uma pequena exagerada em minhas qualificações, mas agora que estou ajoelhado, o negócio é orar.

 

Makkabi Berlim

estadio-entrada.jpg

Quando estacionamos no Julius-Hirsch-Sportanlage, “estádio” do Makkabi, senti o primeiro impacto do que seria o clube. O complexo esportivo é dividido com o SC Brandenburg, clube que não tem em suas atividades o futebol de campo. Infelizmente, no entanto, parece que o Makkabi não se preocupa muito com os fãs, as arquibancadas estavam tomadas pelo mato.

Max, o conselheireiro/zelador/porteiro, veio nos chamar.

_ Os jogadores estão esperando o novo treinador.

Na minha inocência, lancei no ar a pergunta:

_ Herr Thomas, eu poderia conversar com a equipe técnica antecipadamente?

Tinha preparado um discurso para explicar que apesar de jovem estava muito motivado com a oportunidade, estava aberto para ouvir e disposto a melhorar. Quando o Max interpelou:

_ Realmente Herr Pedra é muito espirituoso, Thomas. Hahaha, equipe técnica.

_ Sou eu e você no futebol do clube, Pedro. Finalizou Thomas.

Eita.

 

Das Team

Sim, eu já joguei algumas horas de FM. E já joguei no profissional, mas estar na gerência no mundo real é outra coisa. Fiquei olhando para os jogadores na esperança de ver as estrelas indicando o potencial e a capacidade de cada um. Thomas me chamou:

_ Odong é o único que já jogou profissionalmente, mas assim que conseguirmos vender o passe dele, deve sair. Nem me pergunte por quê. Coisas do conselho. Mas pudera, toma todo o orçamento de salário do clube.

Orcamento-Salarial.png

_ Percebi nos documentos que me passou, sou obrigado a concordar com o conselho, não para colocar um cara ganhando noventa por cento do elenco. Falando nisso não achei o salário do restante.

_ Os meninos jogam por prazer, Pedro. Não ganham nada não e pagam pelo uniforme. E as bolas e cortam a grama.

_ Ah entendi.

 

O Auxiliar e a Base

Após os primeiros dias, percebi que não daria conta de tocar o time sozinho. Cheguei para Thomas e falei que precisava de um auxiliar. Ele negou. Então, fui direto ao conselho e pedi para reduzir meu salário.

_ Eu não posso ganhar quinze mil euros por mês, quando esse é todo o orçamento anual para a equipe. Sou capaz de gerenciar um grupo de pessoas, mas além da injustiça, se um dia descobrem que o meu salário é tão exorbitante, perderia todo o respeito dos jogadores.

Fui aplaudido de pé. Até Herr Benjamin, 95 anos, levantou-se da cadeira de rodas para me saudar. Com isso, consegui dinheiro para contratar meu auxiliar. Yannic Mehlem, um alemão mais velho que eu, que serviria para traduzir alguma coisa que eu não soubesse e me substituir aos sábados.

Por outro lado, após o fatídico desentendimento, pedi a Thomas usar o dinheiro que iria sobrar do meu salário (reduzi de 15.000 para 1.500 euros – sim, sou louco), porque não havia nem uma cobertura para treinar quando chovia. A resposta demonstrava claramente o estado de espírito de Herr. Ehrmann:

clube-mae.png

 

Die work

O melhor jeito de conhecer aquela gente toda seria treinando. Organizei um belo calendário e apresentei à equipe. Segunda físico, Terça táticas, Quarta coesão, Quinta preparação e Sexta descanso. Sábado é Shabat e domingo dia de jogo. Franck, o goleiro, levantou a mão:

_ Herr Van Pels, eu não posso participar de todos os treinos, pelo menos esta semana. Tenho prova e... Ah não, essa hora eu trabalho com meu pai, só posso vir a noite.

E os reclames seguiram e percebi que as coisas funcionam muito diferente na Berlin Liga. Por mais amor que tivessem, os jogadores tinham suas vidas para levar, trabalho, escola, não eram profissionais. Fiz o melhor que pude para ouvi-los e organizar o calendário de treinos.

 

Das game

A Berlin Liga possui 18 equipes que jogam entre si em dois turnos. O vencedor sobe de divisão, os três últimos caem. Ponto positivo: praticamente todos os jogos acontecem ao domingo, portanto não deve atrapalhar a minha rotina. Negativo: todos os jogos acontecendo ao domingo limitam um pouco minha vida social.

Na preparação ao campeonato, jogamos diversos amistosos que não serviram de nada. Tanto as derrotas quanto as vitórias pareciam ter mais a ver com a questão física do que técnica. Que meus jogadores não saibam, mas é todo mundo tão ruim que eu tenho vontade de entrar em campo. Problema que sou tão ruim quanto eles e fisicamente pior.

 

Pra surpresa de ninguém não há imprensa cobrindo os jogos, apenas quando tem algum caso de preconceito. Não temos nem como saber qual a previsão de nossos torcedores para a temporada. Pelo que ouvi, querem apenas passar um tempo no domingo a tarde.

1343253470_proximosjogos.PNG.b775c702578092824a344947fc64ed38.PNG

Primeiros jogos da Berlim Liga.

 

Um abraço,

Pedro.

 

Ps.: Tio Pep, peço desculpas por tanto escrever. Prometo-lhe que os próximos escritos serão mais sucintos, afeitos ao desempenho da equipe. Mas precisava abrir o coração e lhe expor o caminho que me trouxe até aqui.

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem surpreendido com a excelente introdução. Parabéns. Minha única ressalva é esses underlines pra indicar diálogo, talvez algo mínimo, mas é que nunca vi antes haha, talvez considere mudar pro traço normal ou por entre aspas.

A condição do estádio e das arquibancadas foi um excelente toque, além da parte dos salários. Rachei de rir com o moleque falando que não ia poder vir treinar porque tinha prova hahaha.

E se eles cortam a grama também, tão precisando levar uma bifa porque isso tá parecendo o jardim da Poison Ivy.

Eu imagino o nível da divisão haha, mal posso esperar pra ver o que acontece nos jogos pra valer.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equipe técnica... hahahaha Elliot entende muito bem isso, a maior parte dos clubes que assume é ele e uns cachorros com quem ele conversa pra fingir que alguém o ouve.

Em 06/12/2019 em 14:18, Neynaocai disse:

Pra surpresa de ninguém não há imprensa cobrindo os jogos, apenas quando tem algum caso de preconceito. Não temos nem como saber qual a previsão de nossos torcedores para a temporada. Pelo que ouvi, querem apenas passar um tempo no domingo a tarde.

Que triste. hauhauhauhauah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, realmente impressionado com o nível desse campeonato, ahahha.

Parabéns ao grande Van Pels pelo altruísmo em relação aos salários, mas pelo visto, não adiantou muito...

Pode apresentar os craques na próxima atualização? 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Lanko disse:

Bem surpreendido com a excelente introdução. Parabéns. Minha única ressalva é esses underlines pra indicar diálogo, talvez algo mínimo, mas é que nunca vi antes haha, talvez considere mudar pro traço normal ou por entre aspas.

A condição do estádio e das arquibancadas foi um excelente toque, além da parte dos salários. Rachei de rir com o moleque falando que não ia poder vir treinar porque tinha prova hahaha.

E se eles cortam a grama também, tão precisando levar uma bifa porque isso tá parecendo o jardim da Poison Ivy.

Eu imagino o nível da divisão haha, mal posso esperar pra ver o que acontece nos jogos pra valer.

Boa sorte!

Pelo visto, esperava uma introdução ruim hahaha Obrigado.

Mas, underline não é o mesmo que travessão (sinal que indica o diálogo): Eu tenho uma dúvida entre usá-lo ou colocar o nome de quem está falando (mas como usei muito desse recurso no save do Alex - e não quero puxar muito daquele cenário - achei melhor não colocar). As aspas são uma boa sugestão.

Eu demorei para perceber que o elenco tem no máximo 17 anos. Tudo criança.

Não sei o que aconteceu antes da chegada do Pedro, mas tava tudo zoneado por lá.

Como irei explicar ao Gabriel ali abaixo, eu perdi algumas imagens, senão já tinha mandado os jogos.

Valeu.

12 horas atrás, marciof89 disse:

Equipe técnica... hahahaha Elliot entende muito bem isso, a maior parte dos clubes que assume é ele e uns cachorros com quem ele conversa pra fingir que alguém o ouve.

Que triste. hauhauhauhauah

Eu nunca tinha jogado a esse nível. Você não sabe quem é bom jogador, qual posição jogam, qual melhor esquema, quem são os adversários.

Tem que pintar o campo, carregar as bolas, vender os ingressos (que custam 20 euros na real, se não me engano hahaha - sim, sigo eles no instagram agora).

Mas, vamos que vamos.

33 minutos atrás, Gabriel Kanaan disse:

Olha, realmente impressionado com o nível desse campeonato, ahahha.

Parabéns ao grande Van Pels pelo altruísmo em relação aos salários, mas pelo visto, não adiantou muito...

Pode apresentar os craques na próxima atualização? 😅

Eu curti, com exceção do salário do treinador o resto tava muito real.

Aí, coloquei minha primeira intervenção via editor. Não fazia o menor sentido o salário de quinze mil euros e não sou obrigado a aceitar isso passivamente hahaha

Mas, o menino Pedro tem um grande coração hahaha

Então, eu achei que tinha tirado os prints, aí não mandei pra onde eu posto. Então ficou pra próxima atualização mesmo.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente introdução, gostei muito. Promete ser um grande save.

Vai ter muito trabalho no Makkabi Berlin, mas o nível dos outros também não deve ser grande coisa. Acho que já dá para brigar pela subida logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Neynaocai said:

Pelo visto, esperava uma introdução ruim hahaha Obrigado.

Ruim não né, não fode 🤣

Pra um capítulo 01 a tendência era mais esperar por uma apresentação simples do clube, histórico, regras da divisão, etc... Mas teve uma ótima história de fundo, humor, citação do livro da Frank e realidade do clube com uma ficção muito bacana junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lanko disse:

Ruim não né, não fode 🤣

Pra um capítulo 01 a tendência era mais esperar por uma apresentação simples do clube, histórico, regras da divisão, etc... Mas teve uma ótima história de fundo, humor, citação do livro da Frank e realidade do clube com uma ficção muito bacana junto.

Ahhhh bom hahaha agora sim...

Como já disse em off achei que seria demais, mas não consegui deixar de escrever.

18 horas atrás, Tsuru disse:

Excelente introdução, gostei muito. Promete ser um grande save.

Vai ter muito trabalho no Makkabi Berlin, mas o nível dos outros também não deve ser grande coisa. Acho que já dá para brigar pela subida logo de cara.

Obrigado Tesouru.

Tendo em vista que eu não apliquei jogadores fictícios, acabou ficando todo mundo cinza, então vai da estrutura, do treinador (ou seja, Makkabi já sai perdendo hahaha).

17 horas atrás, LC disse:

Belíssima introdução. Vai ralar muito no Berlin, mas isso que é bom: O desafio.

Obrigado LC.

Se eu jogasse com o Barcelona já teria desafio hahaha Portanto, promete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

image.png

“Os resultados dos nossos exames foram anunciados no Teatro Israelita, na sexta-feira passada. Eu não poderia ter desejado coisa melhor. Meu boletim não foi nada mau. Tive um vix satis, um 5 em álgebra, dois 6, e o resto, tudo 7 ou 8. Em casa ficaram muito contentes, embora, em questão de notas, meus pais sejam diferentes da maioria. Não se importam muito com as notas do meu boletim, desde que me vejam feliz, satisfeita e não muito acomodada. Acham que o resto vem com o tempo. Eu penso exatamente o contrário. Não quero ser má aluna. Realmente eu deveria estar cursando o sétimo ano da Escola Montessori, mas fui aceita na Escola Secundária Israelita. Quando todas as crianças judias tiveram de ir para escolas israelitas, o diretor aceitou-nos, Lies e eu, condicionalmente, e após um pouco de persuasão. Confiou em nós e não quero desapontá-lo.” Diário de Anne Frank, página 14.

 

Domingo, 17 de setembro de 2018.

 

Querido Tio Pep,

 

Acho que foi o cansaço que me fez escrever-lhe tanto da última vez. Quando lhe mandei a primeira carta já tínhamos realizados alguns jogos pelo Makkabi. Eu estava num turbilhão, tirando leite de pedra e tentando entender o que acontecia no gramado. E nem em casa encontrava sossego.

O lugar mais em conta que encontrei por aqui foi um quarto por 400 euros. Um quarto em que divido com dois estudantes. Estes jovens são muito agitados, acaba que mal consigo pensar os treinos. Por isso nem te passei os relatos dos jogos na última vez, quando terminei de falar sobre meu caminho até aqui, os malucos chegaram bêbados – era só vinho, disseram eles.

Começamos muito bem na Berlin Liga. Chegamos a figurar na vice-liderança. Mas alguns erros tomados pela falta de experiência têm me obrigado a trabalhar ainda mais. E eu já disse que ando sem tempo para nada?

Para que você possa entender melhor, foi dividir o período que se passou em dois: Antes do Contrato e Depois do Contrato.

 

A.C.

Os quatro primeiros jogos da equipe foram antes dos jogadores assinarem um contrato – é bom lembrar que antes todos jogavam por amor. Explico melhor a questão dos contratos mais abaixo. Vamos aos jogos:

 

[BFC Preussen] O primeiro jogo foi interessante. Continuo sem entender muita coisa em relação aos jogadores. Faz dez anos que não pensava o futebol profissionalmente e as coisas mudaram bastante. Conversei com os jogadores durante a semana, preparei uma tática simples (3-5-2) e fomos para o jogo. Quando o zagueiro Marcell abriu o placar com um golaço de falta fiquei bem feliz. Mas logo veio o empate. No intervalo expressei minha preocupação com o domínio do Preussen e mandei o time mudar. Fomos no (4-2-3-1) e isso parece ter sido determinante. Egermann entrou e marcou. Palmas para mim.

[SFC Stern] Mais uma vez Marcell abriu o placar com um gol de falta e isso já deveria ter chamado a minha atenção, mas só percebi agora. No SFC Stern havia um jogador profissional: Lasse Dollinger. E ele empatou o jogo aos 20’ e novamente nos acréscimos. A torcida se animou no jogo, principalmente porque Mark Dietel parecia ter garantido a vitória com um gol após cobrança de escanteio aos 40’ do segundo tempo. Mas o empate veio como disse acima. Foram dois erros dos meus jogadores, o que me deixou bem chateado.

[Hellas Nordwest] Eu continuava sem entender a melhor forma de montar o time. Neste momento treinávamos o 4-4-2 (desisti do 3-5-2 depois da primeira partida) e o 4-2-3-1. Armei a equipe no esquema clássico, com duas linhas de quatro, e mandei os jogadores controlarem o jogo. E os meninos obedeceram. Dá um orgulho que só. Marlk Dietel mais uma vez se destacou e marcou os dois gols do jogo. Um 2x0 e vitória incontestável.

[Empor Berlin] E chegamos ao fim de uma lua de mel maravilhosa. Contra o time dos bombeiros, a molecada do Makkabi fez um jogo de gente grande. Suportando uma pressão absurda e a imposição física do adversário. Demos apenas um chute a gol: Sandro Ahrenstedt aproveitou um contra-ataque e deu-nos a vitória aos 76’. Os perdedores ficaram reclamando que batemos demais. O tamanho dos caras para reclamar tanto. E essa vitória nos colocou em 2º lugar. Até colocaram uma nota no informativo da Sinagoga, de tão animados.

 

2-lugar.png

 

Uma coisa ruim deste período, que segue até o momento na verdade, é não conseguir encontrar uma razão para vitória. E quando não se sabe porque ganha, não saberá porque perde também.

Para tentar resolver isso, segui o exemplo de um treinador que conheci no Uruguai, que passou por situação semelhante e contratou todos os jovens jogadores. Herr Thomas não gostou da história mas teve que aceitar.

Parra que isso, Pedra?” Perguntou ele.

“Os meninos estão dando o sangue, trabalhando bem e alguns passam dificuldades para estar aqui, se tratarmos como um trabalho, terão ainda mais motivação”. Argumentei.

Isto nein vai dar certo, mas du bist es quem manda”. Retrucou, concordando.

Diante disto ofereci um contrato para todos os jogadores. Coisa boa?

 

D.C.

Uma coisa que ainda não tinha me ligado era que os meus jogadores eram todos muito jovens. O rosto calejado enganava e julguei que tivessem todos pelo menos 18 anos. Quando anunciamos que todos receberiam contratos foi uma animação só. O problema viria a seguir.

Contrato aceito sem demora, fomos registrá-los na Berlin Liga. O burocrata recusou a inscrição de metade do time. Argumento: não tinham a idade mínima. Eu questionei veementemente, explicando que estavam todos jogando até aquele momento.

Foi quando Herr Thomas me puxou, pedindo para ficar em silêncio. Depois entendi que algumas coisas não são tão diferentes do Brasil por aqui. Jogadores sem contrato não eram inscritos e ninguém conferia idade. Mas se alguém fosse averiguar poderíamos perder os pontos.

Fato é que do dia para noite perdemos meio time e começamos a jogar com onze na linha e apenas três reservas. E assim começaram os jogos A.C., isto é, após os contratos.

 

Melhor-tatica.png

 

Depois de assinarem o contrato, alguns jogadores se transformaram. Começaram a vir para campo de chuteira nova, cabelo penteado e pulseirinha. Além disso, uma nova marca: sabiam exatamente onde iriam jogar. Egermann, por exemplo, que até de lateral já tinha jogado, agora era Meia Recuperador de Bolas e falou que jogaria mal se o tirasse dali.

O pior era que alguns teriam que ser improvisados, casos de Eiblmayr e KrauB nas laterais. São meias, na verdade, mas ninguém se apresentou como lateral.

 

[Sp. Lichtenberg] Pelo que eu li na wikipedia (link) o Sparta Lichtenberg é um dos melhores times da Berlin Liga. Então fomos para o jogo com o mesmo espírito da partida versus Empor Berlin. E desta vez o enredo foi o mesmo. Pena que no último minuto do primeiro tempo tomamos o gol da derrota. A minha primeira derrota, devo dizer. Foi meu estranho, mas sabia que viria em algum momento.

[Berliner SC] O Berliner já foi um dos maiores clubes da Alemanha, mas poucos sabem dessa história. Talvez faça mais sentido se souberam que o BSC de Hertha BSC é de Berliner Sport-Club e foram campeões em 1930. Depois da separação, o Hertha ficou com a fama e o Berliner com o passado. Mas neste jogo, décadas após o sucesso, puderam se orgulhar de uma superioridade. Que se não ficou no controle do jogo, apareceu no placar. 1x0 triste para nós. Segunda derrota. Seguida.

 

[Mahlsdorf] A partida contra o Mahlsdorf caiu no sábado e eu não fui. Explico melhor abaixo.

[Turkyiemspor Berlin] Terminando este período pegamos os turcos lá no Kreuzberg. A moral já estava baixa e sofremos uma pressão muito grande na entrada do jogo. Primeiro fomos proibidos de passar pela rua que dá acesso ao estádio. Após muita conversa, chegamos em cima da hora. A todo momento havia um tipo de xingamento. Foi muito tenso. A derrota parecia normal desde o início do jogo e eles até demoraram a marcar.

 

Partidas:

Spoiler

Calendario.png

 

Shabat

O Shabat é sempre um dia especial para mim – foi o dia em que conheci meus pais - contudo semana passada vive uma experiência diferente. Foi a primeira vez que meu acordo com Herr Thomas se tornou conhecido aos torcedores do Makkabi.

Na conversa prévia a assinatura do contrato, deixei bem claro que não comandaria a equipe em jogos no Shabat. Para isso, deixaria tudo bem acertado com os jogadores, deixando o capitão orientado de como agir (isso foi antes de contratar meu auxiliar). Não compareceria ao estádio neste dia, mas poderia acompanhar a equipe em atividades extracurriculares, que deixei acertadas no calendário de treinos.

Thomas até tentou contornar a situação, trazendo uma visão mais liberal, de que o futebol não se enquadra nos 39 trabalhos proibidos, mas eu rejeitei sua posição. Posso não ser um rabino, porém existem princípios que gosto de expressar, sendo o Shabat um dos mais caros.

“Minha posição não é diferente de um gestor de empresas. Se fosse jogar no lugar dos meninos até pensaria melhor, mas como técnico não treino, não comando, não venho.” Argumentei.

O que me facilitou a vida na Berlin Liga, foi que dos 34 jogos a serem disputados, apenas um seria no sábado. Os demais, todos jogados aos domingos.

Essa única situação aconteceu frente ao Mahlsdorf, em casa. E o Yannick soube se virar bem, pelo que me contaram depois. Se alguém soubesse meu critério para contratação dele poderia me xingar de racista, porque o ponto fundamental era que não fosse judeu. É cada ironia nessa vida.

O jogo em si foi bem sofrido e não perdemos por sorte. Sorte que não parece nos acompanhar nos últimos jogos.

 

Das Team

Só agora que eu parei para ler as regras para inscrição de jogadores na Berlin Liga - sim, muito amador. O que significa dizer que alguns jogadores da base devem subir nos próximos dias. Apenas pela idade, porque qualidade zero.

 

Regras-de-Convocacao.png

 

Transfermarkt

Como Herr Thomas já havia avisado, Odong Obem seria vendido na primeira oportunidade. E nem havia porque contestar, afinal seu salário tomava todo o orçamento e eu não podia inscrevê-lo por ser estrangeiro. Como o nigeriano já jogara na Polônia, as propostas chegaram de lá e apenas fui informado da viagem dele.

 

venda-Ondong.png

 

Por outro lado, com a redução do meu salário pode trazer algumas pessoas para trabalhar no clube. Praticamente de graça, é claro, mas o clube fica parecendo mais sério agora.


Equipe-Tecnica.png

Equipe-Tecnica-02.png

 

Moritz parece ser um cara bastante trabalhador. E tem um bom currículo, então fiquei bem empolgado e deixei ele responsável pela base.

Kevin Birkmann é um ex-jogador de futebol que teve seu auge em 2001, pelo SpVgg Ansbach da Baviera. O Conselho que sugeriu, argumentando uma suposta qualidade, mas pelo que eu vi é primo de alguém. Pedi a ele para fazer um relatório da equipe. Ele fez essa bizarrice aí, que não serve para nada.

 

Equipe-01.png

 

Finanças

Acabei vendo uns papéis na mesa de Herr Thomas que me deixaram preocupados. Achei que a venda de Odong nos deixaria nada no dinheiro, mas a situação não parece ser essa. O pior é que não posso questioná-lo sem deixar transparecer minha intromissão.

 

Financas.png

 

Classificação

A segunda melhor defesa, o terceiro pior ataque e segundo em posse de bola. Num campeonato de muitos gols, nossos jogos têm sido uma exceção à regra.

Lembro que na faculdade assisti um TED em que o cara falava sobre motivação e dinheiro. As coisas, para ele, não estão relacionadas. E eu pude constatar isso agora, quebrando o argumento que fiz a Herr Thomas. O desempenho caiu muito.

Por outro lado, preciso considerar que a pressão de ser um jogador profissional talvez tenha atrapalhado os meninos. Quando era brincadeira davam o sangue, agora sentem a necessidade de fazer o melhor para cumprir uma obrigação. Um tiro no pé?

É lógico que cheguei com olhos lá no topo, mas a realidade é bem diferente. Os primeiros jogos podem ser frutos do chamado “fato novo”, o pessoal empolgado com minha estreia como treinador. Quando os adversários apertaram, fomos relegados ao chão.

O 10º lugar é muito bom e temos condições de fazer uma boa temporada. Mas após o excelente começo, chega a dar um desânimo.

 

classificacao.png

 

Proximos-jogos.png

Próximos jogos na Berlin Liga

 

Alemanha x Holanda

Phillip me ligou animado semana passada: “Tenho dois ingressos pro jogo de amanhã. Vamos?” Até pensei em falar sobre treino e tudo mais, mas deixei sob o comando de Yannick que ficou todo animado. Ele queria ir de avião, mas preferi pegar um trem mesmo. A viagem seria mais demorada, porém sem tanta enrolação e risco de atraso.

Ele saiu feliz do jogo, eu nem um pouco. Pra ajudar a Holanda foi rebaixada.

Alemanha-vs-Holanda.png

 

Um abraço ou hintern, como me ensinaram aqui.

 

Pedro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o texto, estou gostando bastante. A mescla de ficcção e FM está boa e legal também a sacada do shabat.

O time começou bem, mas parece que o fator surpresa acabou rápido e aí ficou mais ou menos onde se esperava. Só não entendi o lance de antes de contrato e depois do contrato...antes de oferecer contrato os caras podiam jogar, e com contrato eles não podem? Se for isso mesmo é uma regra bem esquisita.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Muito bom o texto, estou gostando bastante. A mescla de ficcção e FM está boa e legal também a sacada do shabat.

O time começou bem, mas parece que o fator surpresa acabou rápido e aí ficou mais ou menos onde se esperava. Só não entendi o lance de antes de contrato e depois do contrato...antes de oferecer contrato os caras podiam jogar, e com contrato eles não podem? Se for isso mesmo é uma regra bem esquisita.

Boa sorte na continuação!

Valeu!

Foi o que eu falei ali, os caras fazem vistas grossas😁

Eu imagino que tenha a ver com o fato de serem jogadores cinzas. Acabou ficando apenas dez com idade suficiente.

Se ver na imagem da equipe, tem um zagueiro que é cinza, tem 15 anos e vai pro jogo normalmente. 

Vivendo e aprendendo. Acaba condizendo com a inexperiência do Pedro. 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não leu as regras cara pálida? Sei não. Essa molecada entrou de salto alto nos jogos depois que assinaram o contrato. É bom ficar de olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, LC disse:

Não leu as regras cara pálida? Sei não. Essa molecada entrou de salto alto nos jogos depois que assinaram o contrato. É bom ficar de olho.

Foi o desespero em que o seu Pedro caiu, nem sabia que ia assumir o time. Mas, vacilo do presidente também, ele que sempre mexeu com isso hahaha

Acho que é a pressão, mas vou ficar em cima.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom teu texto!

Um 10º lugar acredito que esteja de bom tamanho para a primeira temporada, mas tem que te cuidar nessa posição aí. Há pouca diferença de pontos para os times do pelotão de baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Gabriel Kanaan disse:

Muito bom teu texto!

Um 10º lugar acredito que esteja de bom tamanho para a primeira temporada, mas tem que te cuidar nessa posição aí. Há pouca diferença de pontos para os times do pelotão de baixo.

Valeu.

Sim, estou prestando atenção. Duro é não saber o que fazer. Estamos virados num Botafogo 2019...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Judeu
  • Nei of changed the title to Judeu - Capítulo 89: Calando o Wanda Metropolitano (Atualizado em 21/10/2022)
  • div featured this tópico
  • div unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
    • AllMight
      Por AllMight
      A REENCARNAÇÃO DO HERÓI
      Olá, aqui estou de volta, já faz algum tempo que estava planejando este save mas nos últimos meses não tinha motivação para jogar FM novamente, isso tudo voltou quando estava com um PC velho e resolvi baixar o FM13 para passar um tempo, foi baixar o game e vontade de jogar veio com tudo pra cima de mim. Isso já faz um tempo, fui me segurando para não começar o save sem um formato estabelecido e conversando com um pessoal daqui da área e especialmente o @Tsuru fui estabelecendo as diretrizes do save.
      O save será totalmente dentro da Dinamarca, embora eu tenha carregado mais algumas ligas elas estão como "ver apenas", e terá como objetivo principal treinar a Seleção Dinamarquesa e superar a melhor campanha da seleção em Copas do Mundo, mas para isso preciso percorrer um longo caminho, meu treinador começará sua jornada com 20 anos e sem qualificações anteriores e com um passado somente no futebol amador. O nome dele será Holger Dasnke, o mesmo nome do herói que segundo a lenda quando a Dinamarca passar por um perigo iminente ele levantará do seu trono e libertará a nação.

       
      DIRETRIZES DO SAVE
      Não sair dos clubes pedindo demissão ou se candidatando a outros clubes, só sair em fim de contrato ou sendo demitido. Não assumir clubes de divisões superiores ao meu antigo clube. Na primeira divisão até ganhar um título nacional, só assumir clubes que acabaram de subir ou da segunda divisão. Não assumir a seleção principal da Dinamarca sem antes ganhar um título nacional de primeira divisão. Não usar a barra de pesquisas para contratação de jogadores/staff, usar somente a base de dados fornecidas pelos olheiros do clube e pelos agentes.  
      OBJETIVOS DO SAVE
      Ganhar o Campeonato Dinamarquês Ganhar a Eurocopa Ganhar as Olimpíadas Chegar em uma Semi-Final de Copa do Mundo  
      ÍNDICE
      Temporada 1
      O primeiro emprego
      Os heróis improváveis
      Uma contratação mágica: Ibra chega ao Kolding!
      Um pistoleiro sem balas
      Temporada 2
      Seguindo os passos do mestre Fernando
      Um segundo turno complicado
      Um pouco de esperança
      Temporada 3
      Início muito promissor
      Consistência
      A primeira conquista do herói
      Temporada 4
      Novo lar
      Os verdes
      Trapalhões
      O azarado
      Temporada 5
      Começo decepcionante
      Um leve progresso
      A maldição da décima colocação
      Temporada 6
      O herói ainda resiste...
      Temporada 7
      De volta ao lar
      Os primeiros jogos
      O fim da batalha
      Temporada 8
      Lutando contra leões
      Choque de realidade
      De volta ao jogo
      Relações estremecidas
      Correnteza alviceleste
      Temporada 9
      Olá, Superliga!
      Recorde negativo
      Saco de pancadas
      Temporada para esquecer
      Temporada 10
      Convite inusitado
      Mudanças à vista
      A volta das férias
      A decisão
      Temporada 11
      O perigo amarelo
      Caos financeiro
      Engenharia financeira
      Empatadão
       
      RETROSPECTIVAS
      Retrospectiva 2018-2023
      Retrospectiva 2023-2028
       
      HISTÓRICO DE CLUBES
      Kolding BK (2019 - 2022)
      (2019/20) 15º na 2. Division / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2020/21) 7º na 2. Division / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      (2021/22) 1º na 2. Division 🏆 / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      Viborg FF (2022 - 2024)
      (2022/23) 3º na NordicBet Liga 🥉 / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2023/24) 5º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉
      Hobro IK (2024 - 2025)
      (2024/25) 6º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉 Assumiu na semi-final
      FC Helsingør (2026 - 2029)
      (2025/26) 3º na NordicBet Liga 🥉 Assumiu em 5º / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen Assumiu com o clube já eliminado 
      (2026/27) 1º na NordicBet Liga 🏆 / Eliminado nas quartas de final da DBU Pokalen
      (2027/28) 12º na Superliga / Eliminado na segunda eliminatória da DBU Pokalen
      (2028/29) 4º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen
      AC Horsens (2029 - ?)
      (2029/30) 3º na NordicBet Liga 🥉 (Assumiu em 3º) / Eliminado na terceira eliminatória da DBU Pokalen (Assumiu na 2ª eliminatória)
       
      TÍTULOS DO TREINADOR
      2. Division
      (2021/22) Kolding BK
      NordicBet Liga
      (2026/27) FC Helsingør 
       

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Já tinha um tempo que eu havia feito a minha pós em futebol e futsal, mas eu não estava com muito saco de sair de casa. Sou filho brasileiro de dois ingleses que vieram pro Brasil a passeio, mas que decidiram ficar por aqui mesmo. Minha família tem vida boa, não tenho do que reclamar, saca? Eles me incentivaram a fazer algo relacionado a esporte e até custearam tudo, já que meu sonho era ser jogador de futebol (porém a total ausência de habilidade com a redonda me fez desistir cedo da ideia e partir pra outro foco). Só que agora depois de formado, eu só penso em desisti dessa ideia maluca de trabalhar...
      (o celular toca, era número desconhecido)

      - Alô?
      - Fala "Mac", como ce tá irmão?
      - Quem tá falando? Eu não to reconhecendo a voz não
      - Que absurdo, não tá lembrado de mim não po? Calmaí, vou te fazer lembrar: Lembra do trote na UFF? Lembra do cara que riu da sua cara por causa do seu nome ridículo, e por isso te pintou de hambúrguer do McDonald's?
      - FAAAAAALA DIGÃO. Era pra eu ter reconhecido essa sua voz de retardado.
      - Primeiramente, vai se f****, beleza? Segundamente, eu tenho uma surpresa pra tu.
      - Lá vem merda.
      - Não, fica calmo, a parada é boa. Tá afim de um trabalho diferenciado?
      - Só de falar em trabalho eu chego a me coçar...
      - Mas tu é um vagabundo mesmo, ein? Todo mundo sabe da tua paixão e do seu sonho de treinar um time de futebol. Tu não fez pós pra dar aula em colégio, né?
      - Ah Rodrigo, a real é que...
      - Real nada meu irmão. A parada é o seguinte: Meu pai é presidente de um clube e tá querendo um técnico pra treinar o time. Não paga muito bem não, mas pô, tu vai poder participar da montagem do elenco, implementar sua filosofia, vai poder fazer o que quiser. Tu vai curtir. Melhor do que essa vida de Football Manager aí que tu vive.
      - Pô... sei não.
      - Confia no Digão que a parada é boa. Não vou aceitar um não como resposta, tu ainda me deve por causa daquela parada lá que rolou em Búzios
      - Tá, não vamos falar de Búzios não. Marca uma reunião com o teu pai e eu prometo que compareço.
      A ideia era promissora mesmo, montar uma equipe do zero, implementar meu estilo de jogo, participar de forma ativa no ambiente de um clube... acho que é o sonho de qualquer técnico, mesmo que seja num time de divisão inferior. Ele só esqueceu de avisar que o time é lá de Rondônia. E eu aqui, crente crente que seria no Rio de Janeiro. Pior: depois que fiz a entrevista com o pai dele, fiquei sem graça de negar. Aonde eu fui amarrar o meu burro?
       

      Eu falei que ia esperar até junho pra começar um novo save aqui na área, mas a real é que eu já tava me coçando pra voltar, ainda mais que eu comprei o FM19. Joguei 2 temporadas com o Vasco e já me habituei com o game. Sendo assim, cá estou eu de volta. Será um save ficcional de carreira, totalmente focado no Brasil, com a intenção de vencer todos os estaduais do Brasil. A ideia surgiu de repente, eu estava lendo uma matéria no Lance e lá falaram do Givanildo de Oliveira, treinador mais raiz desse país. O cara tem 18 estaduais. Daí eu pensei: Hm, e se eu vencesse todos os estaduais do país? Acho que isso me tornaria o rei dos estaduais.
       

      O nome do personagem é Elliot McNamara. Elliot por que eu gosto de um cantor chamado Elliott Smith (mas acho mais fácil escrever só com um T) e McNamara, sobrenome do "pai" da guerra no Vietnã. E por quê um cara também com nacionalidade inglesa? Bom, por que eu acho legal homenagear os caras que trouxeram o esporte que se tornou paixão no nosso país. Ele terá 26 anos e é recém-formado. Sendo assim, status e reputação no mínimo de tudo, basicamente.
       

       
       

      - Conquistar todos os 27 estaduais espalhados pelo Brasil.
      O objetivo é esse, e só esse. Claro que se pintar a possibilidade de vencer outros torneios, eu vou tentar. Mas o foco vai ser sempre esse: Venci um estadual, parto pro próximo estado, contanto claro que isso faça sentido. Pensei em delimitar uma regra de só assumir clubes que nunca foram campeões estaduais, mas isso tornaria o save enorme e completamente irreal já que eu levaria muitos anos pra completar, e a intenção é que o técnico se aposente tal como qualquer técnico de futebol faria na vida real.
      Sendo assim, estabeleci uma pirâmide, que deve ser respeitada para que eu possa sair de um clube para outro. Enquanto eu não terminar os meus objetivos nos estados do 5º nível, eu não posso assumir clubes do 4º nível. A intenção com isso é dar um pouco mais de realidade para as escolhas do técnico. Afinal de contas, não quero pular do Ceilândia para o Flamengo. E claro, só aceitar empregos em times sem técnico ou convites de clubes que sejam do mesmo nível da pirâmide que eu me encontrar, isso claro, se eu já tiver vencido o estadual no clube atual. Decidi começar em Rondônia pois é um dos únicos estaduais do país que não tem segunda divisão no jogo.
      5º nível: Roraima - Amapá - Rondônia - Espírito Santo - Tocantins
      4º nível: Mato Grosso do Sul - Amazonas - Brasília - Piauí - Acre - Sergipe - Paraíba - Maranhão
      3º nível: Rio Grande do Norte - Mato Grosso - Pará - Alagoas - Ceará - Goiás - Bahia - Pernambuco - Paraná
      2º nível: Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Minas Gerais
      1º nível: Rio de Janeiro - São Paulo
       

      - Versão do jogo: 2019
      - Database MRT90 Brasil, pois é o que traz a Série D mais realística possível.
      - Ligas sulamericanas ativadas, pra poder dar mais opções nas contratações.
      - Editor desativado, calendário real iniciado em 27/12/2017, sem inclusão de equipe técnica, sem inclusão de jogadores nos clubes. Primeira janela de transferências ativa normalmente
×
×
  • Criar Novo...