Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Contrata o Camembert e o Gorgonzola pra formar um trio saboroso com o Brie. Hahahaha

Excelente campanha, coroada com o título com folga em uma reta final impecável, com direito a Catalano jogando demais. Parabéns.

Quais suas expectativas para a divisão de cima? Acha que dá para se manter? Pretende mudar a forma de jogo e atuar de forma mais cautelosa, por exemplo?

Rate my Tactic não é cheat, é experimentar pra ver se sua ideia faz sentido - e mesmo que faça ainda depende do encaixe no jogo, portanto acho válido quando as dificuldades aparecem. Já o editor in-game acho que depende do uso, mas sempre digo e sempre direi, é diversão e cada um se diverte como prefere e gosta.

Que venham mais títulos e tempos gloriosos para o Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não terminei a leitura aqui ainda. Mas preciso fazer um comentário: vi que tu comentou quando assumiu o Frankfurt sobre estar de volta na cidade e tal, e que nas cartas ao tio Pep fala a localidade como Frankfurt am Main. Só que o 1. FC Frankfurt é de Frankfurt an der Oder, não Frankfurt am Main. Essa é a Frankfurt enorme que é centro financeiro da Alemanha e onde a Anne Frank nasceu. A que tu tá é uma cidade pequena na fronteira com a Polônia, próxima de Berlim.

 

 

EDIT: Caramba, eu tô sonhando ou tu foi mesmo campeão? hahaha

Parabéns pelo título.

 

Sobre a discussão dos cheats, o Rate my Tactic (aliás, site legal, não conhecia) é aprendizado. Se isso é cheat então ler qualquer guia sobre táticas também é. Já o editor realmente é. Mas aí também tem uma diferença entre roubar pra ter alguma coisa que faça sentido na história e pouco impacto no jogo em si (tipo levar o assistente que tu quer contigo), e roubar pra levar vantagem no jogo.

No fim em qualquer uma delas é tu quem tá jogando e que escolhe o que fazer. Mas se tá contando a história aqui acho importante deixar claro que tá fazendo uso disso em qualquer das situações. Só não vale enganar o leitor. Deixando claro o que tá fazendo, aí tudo bem.

Eu não acompanharia a história de alguém que usa cheat pra ter vantagens claras no jogo, por exemplo, mas não vejo problema nenhum na pessoa fazer isso desde que avise. Aí eu fico sabendo e não acompanho e deu. Ela pode se divertir como achar melhor. 

 

Ah, e aquele símbolo ao lado do nome do clube que o @div perguntou é o símbolo de que tu criou uma nota sobre a equipe. Se tu for na barra lateral em "início" vai ter um item que é Bloco de Notas. Aí vai ter ali a nota que tu fez. Se apagar some o símbolo.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/10/2020 em 16:44, Nacho Libre disse:

Disse tudo!

EU JÁ SABIA!!! Parabéns pela conquista, foi bacana ver Catalano, Thoelke e Dreschel crescendo na hora decisiva, além disse Okur, Schobler e Gartler foram muito regulares e talvez, pela maneira que ganhou, muitos vão servir p temporada que vem. Se conseguir as peças certas e pontuais, penso que dá p sonhar até c meio da tabela sem sustos de descenso.

Infelizmente a escassez de alimentos continua sendo um problema, mais ainda nos países em guerra, era evidente que a situação já incomodava Anne, mas talvez ela n imaginasse q o problema poderia ser tão grande em breve

Catalano é craque demais. E pelo relatório do olheiro nem parecia tanto. Agora na atual temporada já melhoraram a avaliaçaõ dele.

Thoelke é um cara curioso, como ressaltei na atualização. Nada justifica o tanto de bola que ele joga. 

Saio dessa divisão e espero nunca mais voltar hahaha

 

Em 16/10/2020 em 08:20, Tsuru disse:

Contrata o Camembert e o Gorgonzola pra formar um trio saboroso com o Brie. Hahahaha

Excelente campanha, coroada com o título com folga em uma reta final impecável, com direito a Catalano jogando demais. Parabéns.

Quais suas expectativas para a divisão de cima? Acha que dá para se manter? Pretende mudar a forma de jogo e atuar de forma mais cautelosa, por exemplo?

Rate my Tactic não é cheat, é experimentar pra ver se sua ideia faz sentido - e mesmo que faça ainda depende do encaixe no jogo, portanto acho válido quando as dificuldades aparecem. Já o editor in-game acho que depende do uso, mas sempre digo e sempre direi, é diversão e cada um se diverte como prefere e gosta.

Que venham mais títulos e tempos gloriosos para o Pedro.

Demorei pra entender. Devia ter aproveitado a deixa e ter ido festejar com companhia, vinho e queijos. Mas Pedro é rapaz direito.

Eu comecei já a jogar a próxima divisão, fiz dois jogos. Tenho bastante dificuldade para avaliar os times. No entanto, muitos clubes eu enfrentei tanto na Bayern-Mitte quanto em Berlim e Frankfurt. Ou seja, são times fortes porque subiram, mas não tão mais fortes que o meu.

Não consigo pensar em jogar de forma cautelosa, até porque é o ataque o nosso forte. Se tentar segurar, vamos rodar.

Para o alto e avante.

 

Em 23/10/2020 em 01:05, Danut disse:

Bom, não terminei a leitura aqui ainda. Mas preciso fazer um comentário: vi que tu comentou quando assumiu o Frankfurt sobre estar de volta na cidade e tal, e que nas cartas ao tio Pep fala a localidade como Frankfurt am Main. Só que o 1. FC Frankfurt é de Frankfurt an der Oder, não Frankfurt am Main. Essa é a Frankfurt enorme que é centro financeiro da Alemanha e onde a Anne Frank nasceu. A que tu tá é uma cidade pequena na fronteira com a Polônia, próxima de Berlim.

 

 

EDIT: Caramba, eu tô sonhando ou tu foi mesmo campeão? hahaha

Parabéns pelo título.

 

Sobre a discussão dos cheats, o Rate my Tactic (aliás, site legal, não conhecia) é aprendizado. Se isso é cheat então ler qualquer guia sobre táticas também é. Já o editor realmente é. Mas aí também tem uma diferença entre roubar pra ter alguma coisa que faça sentido na história e pouco impacto no jogo em si (tipo levar o assistente que tu quer contigo), e roubar pra levar vantagem no jogo.

No fim em qualquer uma delas é tu quem tá jogando e que escolhe o que fazer. Mas se tá contando a história aqui acho importante deixar claro que tá fazendo uso disso em qualquer das situações. Só não vale enganar o leitor. Deixando claro o que tá fazendo, aí tudo bem.

Eu não acompanharia a história de alguém que usa cheat pra ter vantagens claras no jogo, por exemplo, mas não vejo problema nenhum na pessoa fazer isso desde que avise. Aí eu fico sabendo e não acompanho e deu. Ela pode se divertir como achar melhor. 

 

Ah, e aquele símbolo ao lado do nome do clube que o @div perguntou é o símbolo de que tu criou uma nota sobre a equipe. Se tu for na barra lateral em "início" vai ter um item que é Bloco de Notas. Aí vai ter ali a nota que tu fez. Se apagar some o símbolo.

Putz, aí tu me quebra as pernas hahaha. Perdão pelo vacilo. Abre espaço para a história, pelo menos, pela proximidade com a Polonia. Vou explorar esse erro.

 

Pois é, parece que o pensamento sobre não ser cheat é o mais razoável. Abro aqui para evitar duvidas, até porque já sabia que viria o título hahaha

Fica o reclame para que todos saibam já. Até porque, tem gente que acha que até o Gegenpress do 19 é cheat, então...

 

Ah, valeu, vou apagar essa nota aí. Devo ter clicado sem querer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oscilou um pouco no inicio da competição, mas depois da derrota para o Braundenburg Sur no primeiro turno, a equipe conseguiu uma excelente sequência de vitórias e mereceu o título e o acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar desse mês de atraso para opinar, parabéns pelo título! Que comece alargando e muito esse currículo, rumo ao topo da Alemanha!

No mais, o ponto a ser avaliado no uso do editor in game é a vantagem que ele te oferece e não vejo nenhuma nesse uso, de modo que não me incomoda. E ainda que incomodasse, o problema seria meu hahahaha acho muito melhor um uso honesto com o leitor que privilegie a sua história do que esperar que o acaso lhe ajude a escrever. Posso considerar esse título um clickbait? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2020 em 19:57, IgorRod1991 disse:

Oscilou um pouco no inicio da competição, mas depois da derrota para o Braundenburg Sur no primeiro turno, a equipe conseguiu uma excelente sequência de vitórias e mereceu o título e o acesso.

É sempre assim, mas dessa vez consegui acertar antes que o líder sumisse na frente.

Obrigado.

Em 10/11/2020 em 21:59, Peepe disse:

Apesar desse mês de atraso para opinar, parabéns pelo título! Que comece alargando e muito esse currículo, rumo ao topo da Alemanha!

No mais, o ponto a ser avaliado no uso do editor in game é a vantagem que ele te oferece e não vejo nenhuma nesse uso, de modo que não me incomoda. E ainda que incomodasse, o problema seria meu hahahaha acho muito melhor um uso honesto com o leitor que privilegie a sua história do que esperar que o acaso lhe ajude a escrever. Posso considerar esse título um clickbait? 

Rumo ao topo do mundo. Mas ainda tem muito chão pela frente hahaha

Foi essa a ideia de deixar claro o uso do editor e do mytatics. Se alguém acha errado já fica sabendo.

Foi bait com certeza hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner

 

Ano novo, vida nova 

 

“Parece que se passaram anos de domingo até hoje. Tanta coisa aconteceu, que é como se o mundo tivesse virado de cabeça para baixo. Mas ainda estou viva, Kitty, e isso é o que importa, diz papai.

Sim, na verdade ainda estou viva, mas não me pergunte onde nem como. Você não entenderia uma única palavra, por isso vou começar lhe contando o que aconteceu no domingo à tarde.

Às três horas (Harry acabara de sair para voltar mais tarde) alguém tocou a campainha. Eu estava preguiçosamente deitada ao sol na varanda, lendo um livro, e por isso não ouvi. Pouco depois Margot apareceu na porta da cozinha, toda alvoroçada. — As SS mandaram uma notificação chamando papai — sussurrou ela. — Mamãe já foi falar com o sr. Van Daan. — (Van Daan é um amigo que trabalha na firma de papai.) Foi um choque para mim. Uma convocação! Todo mundo sabe o que isso significa! Pela minha imaginação começaram a passar campos de concentração, prisões. Permitiríamos que ele fosse condenado a isso? — É claro que ele não vai — disse Margot enquanto esperávamos juntas. — Mamãe já foi falar com os Van Daan para resolver se devemos ir para o esconderijo amanhã mesmo. Os Van Daan vão conosco, seremos sete ao todo.” Diário de Anne Frank, 08 de julho de 1942.

 

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

 

Querido Tio Pep,

 

Vou para o oitavo ano na Alemanha. Nunca imaginei passar tanto tempo fora do Brasil.

Quando resolvi escrever esta carta, já se ia meia temporada. Tivemos um começo razoável pra quem acabara de subir e dentro do esperado. Tanto interna como externamente. Cumprir as expectativas já seria um passo grande para o clube, que vem nas últimas temporadas golfinhando entre as divisões.

Tivemos algumas alterações na diretoria, Dinkel, que me levou pro Bach e veio comigo pra cá, disse estar cansado e pediu o boné. Para o lugar dele, os russos Nicolay e Sergev contrataram o ex-jogador de Wolfsburg e Arminia Bielefeld, Detlev Dammeier, o que é bacana, por se tratar de um cara que conhece bem clubes de primeira divisão, podendo acrescentar nessa ascensão do Frankfurt.

Falando em Frankfurt, fato curioso. Meus pais vieram me visitar e combinamos de nos encontrar no aeroporto. Até comentei de almoçarmos num restaurante de Berlim, que eles gostaram da última vez. Achei que tinha ficado claro.

No dia marcado estava eu lá, esperando. E esperando. Até que recebi uma mensagem deles avisando que já estavam no desembarque. Uma meia hora de tentativas inúteis de nos encontrarmos e fui entender: eles haviam pousado em Frankfurt am Main, enquanto eu os aguardava em Berlim (cidade próxima ao meu local de trabalho, Frankfurt an der Oder). @Danut

DESENCONTROe744fbf61026b26f.png 

 

Transferências

CHEGADAS-EM-PRE-CONTRATO6b5343fd1ad0fd77 

TRANSFERENCIASe3418e11e5ab58f2.png 

 

Antes da temporada começar já tinha o time praticamente pronto. Contudo, alguns negócios oportunos apareceram e aproveitei a folga no orçamento. Destaco Jan Geissler, zagueiro que já assumiu a titularidade, assim como o lateral esquerdo Stoilas. Os demais ainda não conseguiram se encaixar.

Na roleta do ex-jogador contratado, a bolinha caiu em Emrah Çelik, que eu lancei no Reinickendorf.

Apenas uma saída indesejada, mas vários jogadores dispensados.

Spoiler

EMRAH-CELIK5ef427c32d730cc4.png 

GEISSLER16d2c59d569e3d4f.png 

STOILAS02e42c42c177de7d.png 

 

SAIDAbb86e2fbcfa01abc.png 

JOGADORES-DISPENSADOSe65d422abeea2751.pn 

 

Brandenburg Liga e FLB-Pokal

 Considerando que acabamos de subir, não posso reclamar da posição do time na tabela. Contudo, o desempenho é bem inconstante.

Vou pegar como exemplo dois jogos que aconteceram em seguida, contra times que eu tenho bastante carinho.

Meu primeiro clube na Alemanha, que me abriu as portas pro futebol. Makkabi Berlin, campeão duas temporadas atrás, nos recebeu em casa. Eu fui um visitante ilustre, nem parecia adversário. Os Hermann já tinham marcado um almoço antes do jogo, então era praticamente um amistoso pra mim.

O jogo começou forte, com o Berlin pressionando. Senti que o gol sairia pela nossa lateral esquerda e não deu outra, Amari aproveitou o enésimo vacilo de Mbiyavanga e abriu o placar. Antes de conseguir acertar o time, o cervejeiro Beer aumentou. Na volta do intervalo, diminuímos com Okur, mas foi só.

 

 VS-MAKKABIca5a94bce5a2ce23.png 

 

No jogo seguinte, o recém vencedor da Berlim-Liga, era o querido Reinickendorf. Achille, Kruse e Pjanic vieram me abraçar no início do jogo, desejaram sorte (acho que tentaram cavar um lugar por aqui). E o que se viu foi outro time em campo – em relação ao jogo anterior. Cuneyt Bah praticamente dormiu em campo, com a nossa linha mandando e destruindo as linhas berlinenses.

 

 VS-REINCIKENDORF32f062735dbdc50c.png 

 

Classificação

 image.png.1fca6ec8f318e514e7d150cce57ff617.png

CALENDARIO53f57f365d87d859.pngCALENDARIO-02e54fdf0c13d99afb.png

 

Na copa tivemos um pouco mais de sofrimento que eu esperava no primeiro jogo. Apesar de dominar completamente o Blankelfelde, fomos vencer apenas nos pênaltis.

Contra o Furstenwalde bateu um receio de não cumprir a expectativa mínima da diretoria: chegar às quartas de final. Afinal, o adversário nos eliminara na temporada passada, com um gol no último minuto dos acréscimos, mas em um jogo em que apenas nos defendemos o tempo todo. Dessa vez, a história foi outra. Vitória tranquila.

 

Elenco

ELENCO-018d6479c9cfecd6c9.png ELENCO-02431683c1ceaba291.png

DADOS-DOS-JOGADORES8d1196bebb4ab09c.png 

 

Me tornaria repetitivo em apontar Thoelke como o destaque da equipe. Fato novo: descobri que ele tem 1,60 de altura, um Soteldo alemão.

Catalano ainda abaixo do esperado, apenas de ser o craque da equipe. Okur goleador, Ozer motor e Bah a muralha no gol (que trio turco).

 

Auf wiedersehen, Tio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha muito tranquila mesmo para quem acabou de subir. Acho que mantendo essa pegada consegue brigar por uma vaga na divisão superior temporada que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tsuru disse:

Campanha muito tranquila mesmo para quem acabou de subir. Acho que mantendo essa pegada consegue brigar por uma vaga na divisão superior temporada que vem.

E talvez o pensamento em não subir agora é que deixe tudo tranquilo. Pensando na carreira do Pedro, pretendo ficar nessa divisão pelo menos por dois anos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento campanha aceitável na competição, talvez o único mês mais "negativo" tenha sido novembro, mas mesmo assim, acho que o time segue razoavelmente bem na competição.

Na Copa, apesar dos resultados apertados, o time conseguiu o principal(até o momento) que é a classificação em ambos jogos, no último ainda teve uma pitada de "vingança" pela eliminação na temporada anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, IgorRod1991 disse:

Até o momento campanha aceitável na competição, talvez o único mês mais "negativo" tenha sido novembro, mas mesmo assim, acho que o time segue razoavelmente bem na competição.

Na Copa, apesar dos resultados apertados, o time conseguiu o principal(até o momento) que é a classificação em ambos jogos, no último ainda teve uma pitada de "vingança" pela eliminação na temporada anterior.

Ainda não consegui acertar o time. Tenho dificuldade em analisar atributos, preciso ver os jogadores ao vivo, aí normalmente vou mal até acertar 😁

Sim, apesar que as quartas de final devem ser o limite. Meu time ainda é de sexta de divisão e o próximo adversário é bem superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado teve um caso de uns torcedores do Arsenal que foram de carro pra Alemanha acompanhar o time deles contra o Eintracht Frankfurt, pela Liga Europa. Umas duas horas antes do jogo postaram foto nas redes sociais impressionados com o tamanho da cidade, dizendo que achavam que ela era maior. Dá pra imaginar onde o GPS levou eles. Acontece...

Sobre o FM, me chamou a atenção que tu já falou algumas vezes sobre dificuldade em analisar atributos. Acho isso curioso, porque o jogo te diz exatamente quais atributos são os chave de cada função. Qual é a dificuldade que tu tem? Analisar ao vivo me parece mil vezes mais difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa campanha pra uma primeira temporada na divisão, basicamente não corre riscos de rebaixamento e se fossem 4 times que sobem ou tivesse algum tipo de playoff, estaria no bolo, pq a distância do 4º até o 9º é de apenas dois pontos.

Boa sorte no final da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danut disse:

Ano passado teve um caso de uns torcedores do Arsenal que foram de carro pra Alemanha acompanhar o time deles contra o Eintracht Frankfurt, pela Liga Europa. Umas duas horas antes do jogo postaram foto nas redes sociais impressionados com o tamanho da cidade, dizendo que achavam que ela era maior. Dá pra imaginar onde o GPS levou eles. Acontece...

Sobre o FM, me chamou a atenção que tu já falou algumas vezes sobre dificuldade em analisar atributos. Acho isso curioso, porque o jogo te diz exatamente quais atributos são os chave de cada função. Qual é a dificuldade que tu tem? Analisar ao vivo me parece mil vezes mais difícil...

Hahaha acho que vi essa história também. Longe pra caramba. Mas quando fechei com o Frankfurt também tinha certeza que era o lugar certo hahaha

Então, eu me considero aqueles treinadores de distribuir coletes e fazer rachão. Consigo analisar um ou outro atributos, mas daí coloco o cara pra jogar e não faz o que espero. Contudo, não consigo desapegar de um jogador que tem atributos ruins, mas joga mais (na minha opinião) que o outro teoricamente melhor. 

Neste jogo, tenho dois caras assim. O Thoelke, que já falei bastante. Ele tem uma certa velocidade e bons livres, porém o cara da posição é melhor em vários aspectos. Eu acompanho o jogo na base dos melhores momentos (não jogo completo) e normalmente o Thoelke aparece muito mais que o Erdmann, por exemplo. 

O outro cara é o Drechsel, que eu lancei na base do Makkabi, quando era apenas um jogador cinza. Aqui, vejo que os jogadores cinzas levam a melhor porque apesar de atributos baixos, há um certo equilíbrio entre eles. Isto é, não tem um finalização 15 e impulsão 1, mas é tudo 8, 9... No jogo ele é bem regular e decisivo.

Se você ver o que eu fiz na PM United reflete bem a minha forma de pensar. O goleiro Kurt, amigo do Vinny, era de classe mundial. Mas vários jogos. Lancei o goleiro da base e ele foi seguro. Qual o raciocínio que fiz pro goleiro: tomar gol de dentro da área, no um contra um, tudo certo. Mas chute de fora da área e de longe, com o goleiro espalmando pra dentro? Poderia ser o Taffarel que eu o trocaria pelo Gallato.

Provavelmente não é o jeito certo de jogar o jogo, o que se reflete nos resultados hahaha

Edit.: Então, os comentários são muito importante, uma vez que nos fazem repensar o jogo. Vou trazer alguma coisa nesse sentido na próxima atualização.

 

1 hora atrás, div disse:

Uma boa campanha pra uma primeira temporada na divisão, basicamente não corre riscos de rebaixamento e se fossem 4 times que sobem ou tivesse algum tipo de playoff, estaria no bolo, pq a distância do 4º até o 9º é de apenas dois pontos.

Boa sorte no final da temporada.

Então, minha busca é justamente ficar naquele primeiro pelotão, porque subir demandaria uma regularidade que não apresentamos.

Obrigado, div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Vice-Presidente

Esperava uma temporada mais complicada, muito por causa do retrospecto do treinador, mas, felizmente, parece ter se encontrado nesse clube e a partir daí, talvez seja o ponto de solidificação da sua reputação para voos mais altos. A Oberliga é a última parada antes da terceira divisão, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique M. disse:

Esperava uma temporada mais complicada, muito por causa do retrospecto do treinador, mas, felizmente, parece ter se encontrado nesse clube e a partir daí, talvez seja o ponto de solidificação da sua reputação para voos mais altos. A Oberliga é a última parada antes da terceira divisão, né?

Sim, estou em casa e parece que os erros são mais fáceis de consertar.

Como não tivemos pressão de subir é fica mais tranquilo pra buscar soluções.

Acho que dá pra tentar a subida na próxima temporada.

Ainda estamos no quinto patamar, tem a regionaliga antes da 3.Bundesliga.

Penso em permanecer nesta divisão pelo menos mais uma temporada e então começar a pensar numa mudança, caso o time não avance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A campanha tá bem claudicante né? Uma hora faz uns jogos bons, nos outros apanha com vara verde. Mas pra um recém-promovido a perspectiva é até bem boa. Tem que ver se melhora para a próxima temporada, pois subir seria bacana para o técnico, que já tá a muito tempo amargando ostracismo nessa carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da instabilidade da equipe eu acredito que possa terminar essa temporada em 5º ou 6º lugar. Na próxima temporada é tentar trazer uns 2 jogadores para qualificar o elenco. Boa sorte Ney,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2020 em 15:54, marciof89 disse:

A campanha tá bem claudicante né? Uma hora faz uns jogos bons, nos outros apanha com vara verde. Mas pra um recém-promovido a perspectiva é até bem boa. Tem que ver se melhora para a próxima temporada, pois subir seria bacana para o técnico, que já tá a muito tempo amargando ostracismo nessa carreira.

Então, por um lado eu mudei o time e não conheço bem os adversários. Daria pra dizer que a campanha é boa.

Porém, agora percebi que nós gastamos muito mais em salários que todos os outros times da liga. Então.

Tenho segurado em tirar licenças, acaba vindo pouca proposta também. Quero tentar dar um ar de realidade pra história, não subir tão rápido.

Meu problema em ficar na última divisão era apenas em relação a capacidade de processamento de tantas ligas ativadas hahaha

 

23 horas atrás, LC disse:

Apesar da instabilidade da equipe eu acredito que possa terminar essa temporada em 5º ou 6º lugar. Na próxima temporada é tentar trazer uns 2 jogadores para qualificar o elenco. Boa sorte Ney,

Bem pensado. Mas o time é bom, eu que demorei pra achar o jeito.

Bem vindo de volta, LC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerc9a5113a4eec03d5.png 

Copo meio vazio 

“Abandonei-a durante o mês inteiro, mas, francamente, as novidades são tão poucas por aqui, que não encontro nada interessante ou divertido para contar a você. Os Van Daan chegaram no dia 13 de julho. Pensávamos que chegariam no dia 14, mas de 13 a 16 os alemães andaram fazendo convocações a torto e a direito, criando grande desassossego. Assim, por segurança, resolveram vir mais cedo. Melhor um dia antes, e a tempo, do que um dia depois e tarde demais. Às nove e meia da manhã (ainda estávamos tornando café) chegou Peter, o filho dos Van Daan. Ele não tem ainda dezesseis anos; é um rapazinho molenga, tímido e desajeitado. Acho que não se pode esperar muito dele como companhia.” Diário de Anne Frank, 14 de agosto de 1942.

 

Segunda-feira, 18 de maio de 2025.

 

Querido Tio Pep,

 

Terminei meu oitavo ano na carreira de treinador sem muitas novidades. Porém, aprendi algumas coisas que vou aplicar daqui pra frente.

A importância da troca de ideias, especialmente com treinadores mais experientes. Numa conversa que tivemos num fórum de treinadores, tive a oportunidade de repensar o meu jogo. A forma que eu via o meu trabalho.

Focado numa avaliação coletiva e no desempenho em campo, deixava de considerar os aspectos individuais de cada jogador. Por exemplo, Catalano teve uma queda de produção, o que fiz: o tirei do time. Afinal, ele tinha sido craque jogando na posição de Avançado Sombra, se não está rendendo é problema técnico.

Depois da conversa que tive, repensei e pude perceber que ele não vai bem no drible, o negócio dele é passar a bola e até finalizar. Tem velocidade e aceleração, porém não dribla. Ou seja, quando o coloco pra atacar, a chance é que perca a bola. Deu certo contra jogadores inferiores justamente porque eram fracos.

Ao perceber isso, adequei a posição para Construto de Jogo e pronto, o cara voltou a jogar bem. Como me aprendi em outra dimensão, estudar ajuda.

 

Oberliga Nordost e FLB-Pokal

Falando nisso, mudei o esquema para o semestre. Após tentar várias e várias formações, resolvi pensar um estilo de jogo que favorecesse os meus jogadores (o que deveria ser óbvio, mas não era pra mim até agora), independente dos adversários – pois eu ainda tenho dificuldade para avaliá-los e jogar de forma reativa.

 

TATICA2f42f596af785988.png
 

Com isso, organizei um jogo de posse de bola, com defesa estruturada e liberdade para os atacantes. Thoelke chegou a aparecer como N10 na ponta esquerda e Drechsel como Avançado Interior Atacar na direita.

Assim, fizemos excelente jogos como contra o Makkabi Berlin, devolvendo a derrota sofrida em Berlin e contra o Reineckendorf (agora nós jogamos bem e eles venceram, mas faz parte).

Ainda tivemos a oportunidade de proporcionar jogos divertidos, como na derrota contra o Schonenberg e na atropelada recebida do Energie CottBUSeste pela FLB-Pokal.

A fase de adaptação ao novo esquema ainda rendeu derrotas em fevereiro. Porém, março e abril foram excelentes e dão um certo alento para a próxima temporada. Testes realizados em maio nos tiraram de uma posição melhor, mas por aqui só importa terminar em primeiro ou nas três últimas colocações.

 
CALENDARIO21517300e3f22f41.png 

 

Classificação Oberliga Nordost

 

CLASSIFICACAO46615126ed4825c9.png 

JOGADORES | EQUIPES

 

Elenco: Desempenho, Entradas, Saídas

 

ENTRADAScc1049eb5aa192b5.png

 

Para o restante da temporada fiz apenas duas contratações, o goleiro Carlos Vinicius e o lateral direito Goran Cacic.

Carlos tem nome de brasileiro e isso me chamou a atenção. Depois percebi que o cara nasceu no meu Paraná e ainda de uma cidade com quase o mesmo nome da minha. Eu sou de Engenheiro Beltrão e ele de Francisco Beltrão.

Já Goran chegou porque eu não estava satisfeito com o desempenho dos meus laterais Minge e Movibanga.

Falando em desempenho, este segundo semestre marcou o renascimento de Drechsel. O meu xodó brigou comigo no início do ano por bobeira: não gostou que eu trouxe um atacante, com medo de perder o lugar e pediu pra sair. Não gostei da intimação e aceitei a saída. No fim ele acabou ficando e não jogou muito.

Depois as coisas mudaram e ele ganhou uma chance no novo esquema, jogando como Avançado Interior (sendo que ele era PLF). Não foi o melhor ano dele, mas acabou contribuindo com gols e assistência na reta final.

Quem também teve oportunidades foi o beltranense Carlos Vinícius, que aproveitou a lesão de Cuneyt Bah e demonstrou segurança no gol. O que pra mim é excelente, afinal tenho dois bons goleiros no elenco.

De maneira geral, os jogadores que se destacaram foram os mesmos de sempre: Schosller, Thoelke, Catalano, Ozer, Okur e os já mencionados acima, Cuneyt Bah e Drechsel.

Dos menos destacados, gostei da apresentação de Panagiotis Tzaneteas, o greco alemão que surgiu na base do Frankfurt há umas quatro temporadas e agora consegui coloca-lo pra jogar e vi que tem futuro.

 

ELENCO-0136e9253edc8221ef.png
ELENCO-02007460ab9c117cc8.png

 

Elenco: Renovações e Dispensas

Contratos encerrando e eu sem condição financeira para propor renovação. Pensei, vou ter que fazer uma limpa no elenco. E pensei o time já sem vários jogadores importante, como Ozer, Okur, Bah, Catalano, a maioria dos titulares, que tinham salários um pouco elevados e contratos encerrando.

Afinal, a situação financeira era muito ruim, com o saldo cada vez mais negativo. Ou era o que imaginava, até a diretoria informar o orçamento inicial da próxima época.

Ozer não quis renovar. E será muito difícil arranjar substituto pro jogador que era o motor do time desde que eu cheguei. O outro turco, Okur, pediu 12 mil euros por mês, no início pensei em negociar, mas desisti. Com esse valor trago três no mesmo nível dele.

De qualquer forma, resolvi fazer uma limpa no elenco, pra qualificá-lo - considerando que por menos que recebam, um elenco inchado gera custo demais.

 

DISPENSADOSa046539e4585e2aa.png 

 

Renovei o contrato após alguma demora (e obviamente uma pressão pois fui fazer entrevista em outro clube). Agora começo a ganhar um valor bem interessante, 7 mil euros por mês, o que me dá condição de planejar o futuro na profissão.

 

Finanças

Como disse acima, a situação financeira do clube não é das melhores. Contudo, a diretoria resolveu aumentar o orçamento de salários.

 

ORCAMENTO-INICIAL-PROXIMA-EPOCA5e75d9ab2

 

Curiosamente, a imprensa ainda não nos coloca como favoritos para a próxima temporada, apesar de vergonhosamente gastarmos mais que seis vezes o valor de salários do time que foi campeão da liga este ano.

 

SALARIO-POR-ANO3d66c28e272ea999.png

 

Auf wiedersehen, Tio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não gostei muito da combinação de formação + instruções + funções + tarefas, mas achei legal você usar como ponto de partida os jogadores que tem e ir observando o que eles fazem de melhor. Tenho sempre dito que vejo o FM cada vez mais exigente com isso e depois que a gente se adapta até que nem fica tão difícil.

Ficou bem tranquilo ali pelo meio da tabela, acha que dá para brigar por título e subida na temporada que vem?

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Tsuru disse:

Confesso que não gostei muito da combinação de formação + instruções + funções + tarefas, mas achei legal você usar como ponto de partida os jogadores que tem e ir observando o que eles fazem de melhor. Tenho sempre dito que vejo o FM cada vez mais exigente com isso e depois que a gente se adapta até que nem fica tão difícil.

Ficou bem tranquilo ali pelo meio da tabela, acha que dá para brigar por título e subida na temporada que vem?

Boa sorte na continuação!

Isso é coisa pra ir aprendendo aos poucos. Demorou, mas acho que começo a fazer a transição do FM 17 pra cá. 

Te respondo a pergunta em complemento ao teu comentário. Se eu conseguir entender um pouco mais do jogo e encaixar, da pra subir sim. Estou nos amistosos, fiz algumas contratações, mas nada que altere tanto esse time.

Vamos ver o que dá.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time deu um má oscilada, principalmente após o jogo da Pokal. O empate e as duas derrotas lhe tiraram 8 pontos que poderiam fazer com que terminasse em quarto lugar. Vida que segue e acredito que na próxima temporada vá brigar pela subida de divisão. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LC disse:

O time deu um má oscilada, principalmente após o jogo da Pokal. O empate e as duas derrotas lhe tiraram 8 pontos que poderiam fazer com que terminasse em quarto lugar. Vida que segue e acredito que na próxima temporada vá brigar pela subida de divisão. Boa sorte na sequência.

Tinha uma expectativa grande nesta Pokal, mas o Ennergie nos atropelou e isso deve ter mexido com o moral do time.

No final foi apenas teste mesmo, não me preocupei com a classificação. O importante foi ter conseguido jogar um bom futebol e dar um certo ânimo pra próxima temporada. 

Vamos que vamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está otimista com o time, quem somos nós para falarmos alguma coisa. A questão financeira de fato pesa e você tem o dever mesmo de reformular o elenco e garimpar dentro da própria divisão para fortalecer teu time enquanto enfraquece os adversários, é uma estratégia suja mas que funciona bem.

Ademais, interessante a visão tática e algo que tenho notado é que o Avançado Sombra cai com o tempo mesmo, não sei se o jogo começa a marcá-lo diferente, fato é que os meus Sombras são donos do time por 3/4 de uma temporada e passam o resto sem se achar em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Judeu
  • Nei of changed the title to Judeu - Capítulo 89: Calando o Wanda Metropolitano (Atualizado em 21/10/2022)
  • div featured this tópico
  • div unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
    • AllMight
      Por AllMight
      A REENCARNAÇÃO DO HERÓI
      Olá, aqui estou de volta, já faz algum tempo que estava planejando este save mas nos últimos meses não tinha motivação para jogar FM novamente, isso tudo voltou quando estava com um PC velho e resolvi baixar o FM13 para passar um tempo, foi baixar o game e vontade de jogar veio com tudo pra cima de mim. Isso já faz um tempo, fui me segurando para não começar o save sem um formato estabelecido e conversando com um pessoal daqui da área e especialmente o @Tsuru fui estabelecendo as diretrizes do save.
      O save será totalmente dentro da Dinamarca, embora eu tenha carregado mais algumas ligas elas estão como "ver apenas", e terá como objetivo principal treinar a Seleção Dinamarquesa e superar a melhor campanha da seleção em Copas do Mundo, mas para isso preciso percorrer um longo caminho, meu treinador começará sua jornada com 20 anos e sem qualificações anteriores e com um passado somente no futebol amador. O nome dele será Holger Dasnke, o mesmo nome do herói que segundo a lenda quando a Dinamarca passar por um perigo iminente ele levantará do seu trono e libertará a nação.

       
      DIRETRIZES DO SAVE
      Não sair dos clubes pedindo demissão ou se candidatando a outros clubes, só sair em fim de contrato ou sendo demitido. Não assumir clubes de divisões superiores ao meu antigo clube. Na primeira divisão até ganhar um título nacional, só assumir clubes que acabaram de subir ou da segunda divisão. Não assumir a seleção principal da Dinamarca sem antes ganhar um título nacional de primeira divisão. Não usar a barra de pesquisas para contratação de jogadores/staff, usar somente a base de dados fornecidas pelos olheiros do clube e pelos agentes.  
      OBJETIVOS DO SAVE
      Ganhar o Campeonato Dinamarquês Ganhar a Eurocopa Ganhar as Olimpíadas Chegar em uma Semi-Final de Copa do Mundo  
      ÍNDICE
      Temporada 1
      O primeiro emprego
      Os heróis improváveis
      Uma contratação mágica: Ibra chega ao Kolding!
      Um pistoleiro sem balas
      Temporada 2
      Seguindo os passos do mestre Fernando
      Um segundo turno complicado
      Um pouco de esperança
      Temporada 3
      Início muito promissor
      Consistência
      A primeira conquista do herói
      Temporada 4
      Novo lar
      Os verdes
      Trapalhões
      O azarado
      Temporada 5
      Começo decepcionante
      Um leve progresso
      A maldição da décima colocação
      Temporada 6
      O herói ainda resiste...
      Temporada 7
      De volta ao lar
      Os primeiros jogos
      O fim da batalha
      Temporada 8
      Lutando contra leões
      Choque de realidade
      De volta ao jogo
      Relações estremecidas
      Correnteza alviceleste
      Temporada 9
      Olá, Superliga!
      Recorde negativo
      Saco de pancadas
      Temporada para esquecer
      Temporada 10
      Convite inusitado
      Mudanças à vista
      A volta das férias
      A decisão
      Temporada 11
      O perigo amarelo
      Caos financeiro
      Engenharia financeira
      Empatadão
       
      RETROSPECTIVAS
      Retrospectiva 2018-2023
      Retrospectiva 2023-2028
       
      HISTÓRICO DE CLUBES
      Kolding BK (2019 - 2022)
      (2019/20) 15º na 2. Division / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2020/21) 7º na 2. Division / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      (2021/22) 1º na 2. Division 🏆 / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      Viborg FF (2022 - 2024)
      (2022/23) 3º na NordicBet Liga 🥉 / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2023/24) 5º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉
      Hobro IK (2024 - 2025)
      (2024/25) 6º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉 Assumiu na semi-final
      FC Helsingør (2026 - 2029)
      (2025/26) 3º na NordicBet Liga 🥉 Assumiu em 5º / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen Assumiu com o clube já eliminado 
      (2026/27) 1º na NordicBet Liga 🏆 / Eliminado nas quartas de final da DBU Pokalen
      (2027/28) 12º na Superliga / Eliminado na segunda eliminatória da DBU Pokalen
      (2028/29) 4º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen
      AC Horsens (2029 - ?)
      (2029/30) 3º na NordicBet Liga 🥉 (Assumiu em 3º) / Eliminado na terceira eliminatória da DBU Pokalen (Assumiu na 2ª eliminatória)
       
      TÍTULOS DO TREINADOR
      2. Division
      (2021/22) Kolding BK
      NordicBet Liga
      (2026/27) FC Helsingør 
       

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Já tinha um tempo que eu havia feito a minha pós em futebol e futsal, mas eu não estava com muito saco de sair de casa. Sou filho brasileiro de dois ingleses que vieram pro Brasil a passeio, mas que decidiram ficar por aqui mesmo. Minha família tem vida boa, não tenho do que reclamar, saca? Eles me incentivaram a fazer algo relacionado a esporte e até custearam tudo, já que meu sonho era ser jogador de futebol (porém a total ausência de habilidade com a redonda me fez desistir cedo da ideia e partir pra outro foco). Só que agora depois de formado, eu só penso em desisti dessa ideia maluca de trabalhar...
      (o celular toca, era número desconhecido)

      - Alô?
      - Fala "Mac", como ce tá irmão?
      - Quem tá falando? Eu não to reconhecendo a voz não
      - Que absurdo, não tá lembrado de mim não po? Calmaí, vou te fazer lembrar: Lembra do trote na UFF? Lembra do cara que riu da sua cara por causa do seu nome ridículo, e por isso te pintou de hambúrguer do McDonald's?
      - FAAAAAALA DIGÃO. Era pra eu ter reconhecido essa sua voz de retardado.
      - Primeiramente, vai se f****, beleza? Segundamente, eu tenho uma surpresa pra tu.
      - Lá vem merda.
      - Não, fica calmo, a parada é boa. Tá afim de um trabalho diferenciado?
      - Só de falar em trabalho eu chego a me coçar...
      - Mas tu é um vagabundo mesmo, ein? Todo mundo sabe da tua paixão e do seu sonho de treinar um time de futebol. Tu não fez pós pra dar aula em colégio, né?
      - Ah Rodrigo, a real é que...
      - Real nada meu irmão. A parada é o seguinte: Meu pai é presidente de um clube e tá querendo um técnico pra treinar o time. Não paga muito bem não, mas pô, tu vai poder participar da montagem do elenco, implementar sua filosofia, vai poder fazer o que quiser. Tu vai curtir. Melhor do que essa vida de Football Manager aí que tu vive.
      - Pô... sei não.
      - Confia no Digão que a parada é boa. Não vou aceitar um não como resposta, tu ainda me deve por causa daquela parada lá que rolou em Búzios
      - Tá, não vamos falar de Búzios não. Marca uma reunião com o teu pai e eu prometo que compareço.
      A ideia era promissora mesmo, montar uma equipe do zero, implementar meu estilo de jogo, participar de forma ativa no ambiente de um clube... acho que é o sonho de qualquer técnico, mesmo que seja num time de divisão inferior. Ele só esqueceu de avisar que o time é lá de Rondônia. E eu aqui, crente crente que seria no Rio de Janeiro. Pior: depois que fiz a entrevista com o pai dele, fiquei sem graça de negar. Aonde eu fui amarrar o meu burro?
       

      Eu falei que ia esperar até junho pra começar um novo save aqui na área, mas a real é que eu já tava me coçando pra voltar, ainda mais que eu comprei o FM19. Joguei 2 temporadas com o Vasco e já me habituei com o game. Sendo assim, cá estou eu de volta. Será um save ficcional de carreira, totalmente focado no Brasil, com a intenção de vencer todos os estaduais do Brasil. A ideia surgiu de repente, eu estava lendo uma matéria no Lance e lá falaram do Givanildo de Oliveira, treinador mais raiz desse país. O cara tem 18 estaduais. Daí eu pensei: Hm, e se eu vencesse todos os estaduais do país? Acho que isso me tornaria o rei dos estaduais.
       

      O nome do personagem é Elliot McNamara. Elliot por que eu gosto de um cantor chamado Elliott Smith (mas acho mais fácil escrever só com um T) e McNamara, sobrenome do "pai" da guerra no Vietnã. E por quê um cara também com nacionalidade inglesa? Bom, por que eu acho legal homenagear os caras que trouxeram o esporte que se tornou paixão no nosso país. Ele terá 26 anos e é recém-formado. Sendo assim, status e reputação no mínimo de tudo, basicamente.
       

       
       

      - Conquistar todos os 27 estaduais espalhados pelo Brasil.
      O objetivo é esse, e só esse. Claro que se pintar a possibilidade de vencer outros torneios, eu vou tentar. Mas o foco vai ser sempre esse: Venci um estadual, parto pro próximo estado, contanto claro que isso faça sentido. Pensei em delimitar uma regra de só assumir clubes que nunca foram campeões estaduais, mas isso tornaria o save enorme e completamente irreal já que eu levaria muitos anos pra completar, e a intenção é que o técnico se aposente tal como qualquer técnico de futebol faria na vida real.
      Sendo assim, estabeleci uma pirâmide, que deve ser respeitada para que eu possa sair de um clube para outro. Enquanto eu não terminar os meus objetivos nos estados do 5º nível, eu não posso assumir clubes do 4º nível. A intenção com isso é dar um pouco mais de realidade para as escolhas do técnico. Afinal de contas, não quero pular do Ceilândia para o Flamengo. E claro, só aceitar empregos em times sem técnico ou convites de clubes que sejam do mesmo nível da pirâmide que eu me encontrar, isso claro, se eu já tiver vencido o estadual no clube atual. Decidi começar em Rondônia pois é um dos únicos estaduais do país que não tem segunda divisão no jogo.
      5º nível: Roraima - Amapá - Rondônia - Espírito Santo - Tocantins
      4º nível: Mato Grosso do Sul - Amazonas - Brasília - Piauí - Acre - Sergipe - Paraíba - Maranhão
      3º nível: Rio Grande do Norte - Mato Grosso - Pará - Alagoas - Ceará - Goiás - Bahia - Pernambuco - Paraná
      2º nível: Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Minas Gerais
      1º nível: Rio de Janeiro - São Paulo
       

      - Versão do jogo: 2019
      - Database MRT90 Brasil, pois é o que traz a Série D mais realística possível.
      - Ligas sulamericanas ativadas, pra poder dar mais opções nas contratações.
      - Editor desativado, calendário real iniciado em 27/12/2017, sem inclusão de equipe técnica, sem inclusão de jogadores nos clubes. Primeira janela de transferências ativa normalmente
×
×
  • Criar Novo...