Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O futuro do Football Manager como um esporte eletrônico


LuizH

Posts Recomendados

[*Texto de minha autoria que gostaria de compartilhar com vocês junto a um projeto que resolvi criar no instagram. Para quem se interessar, siga  o @confrariafootballmanager no instagram.]

O futuro do Football Manager como um esporte eletrônico

A Sports Interactive parece estar atenta ao crescimento do mercado dos jogos online no cenário mundial e o Football Manager poderá caminhar nesta direção em um futuro próximo, caso assim “decidam” seus fãs.

-

Football Manager é um aclamado jogo de gestão esportiva da empresa inglesa Sports Interactive onde o jogador recebe em suas mãos a possibilidade de gerir quase que integralmente a estrutura de um clube de futebol na figura de Manager. Com uma base de dados invejável, o jogo ganha cada vez mais fãs e serve, inclusive, como base de informações para diversos clubes ao redor do mundo, haja vista a capacidade de reproduzir, com relativa fidelidade, acontecimentos futebolísticos futuros. Não são raros os casos em que o jogo conseguiu “prever” o surgimento jóias do futebol mundial, como o atual melhor jogador do mundo, Lionel Messi, “descoberto” quando o então jovem tinha apenas 16 anos de idade.

Desde o Championship Manager até chegarmos ao título hoje conhecido, o jogo esteve sempre à frente dos demais pares de mercado, baseando-se sempre em um estilo de jogo singleplayer, repleto de complexidade e apostando sempre no detalhismo que só o Football Manager é capaz de entregar.

Se por um lado o jogo pode orgulhar-se de ter conquistado e mantido sua base de fãs apostando sempre no modo de jogo singleplayer, por outro, as estruturas de jogos online oferecidas pelo mercado podem surgir como um desafio a ser encarado pela empresa nos próximos anos, caso pretenda seguir conquistando novos jogadores ao redor do mundo.

Neste sentido, a estrutura complexa de detalhes e a já consolidada estrutura de jogo, bem como a falta de uma plataforma dinâmica que permita a integração dos jogadores podem ser considerados os principais entraves ao desenvolvimento do Football Manager como uma modalidade de esporte eletrônico.

Os primeiros passos, no entanto, parecem demonstrar que a empresa inglesa já captou o “gap” de crescimento deste setor e passa, mesmo que lentamente, a dar demonstrações de que está atenta a esta mudança e aberta ao seu desenvolvimento.  A criação do modo de jogo “fantasy draft” aparenta ser a solução encontrada pela empresa para fundar as estruturas que, em um futuro próximo, podem balizar o crescimento do jogo neste aspecto.

O fantasy draft é a primeira tacada da Sports Interactive dentro de uma visão de jogos multiplayer e a aposta parece ter fôlego suficiente para engrenar, apesar das limitações ainda existentes. Hoje, o modelo ainda aparenta ser voltado a um pequeno grupo de jogadores, como o seu grupo de amigos da faculdade, que resolve juntar-se para uma jogatina de Football Manager sem grandes compromissos.

O modo fantasy traz ao jogo um conceito que parece bastante inteligente por parte da Sports Interactive quando analisamos a questão em uma visão de longo prazo. Há, sem sombra de dúvidas, uma grande atração do público por jogos ligados ao conceito de fantasy game. No Brasil, o mais conhecido deles é o Cartola FC do GloboEsporte.com, que a cada ano reúne um numero ainda maior de aficionados pelo game. Modelos de Fantasy games também são extramemente famosos nos Estados Unidos, onde um estudo prévio realizado pela FSTA, em 2013, mostrou que havia, aproximadamente, 33,5 milhões de jogadores.

A semelhança, porém, fica restrita apenas ao conceito central dos modelos de games fantasy.  A liberadade de montagem de elencos com base em orçamentos previamente estabelecidos; a criação de emblemas, nomes, cores e a dinâmica totalmente diversa dos padrões convencionais adotados nos demais modelos de jogo fazem crer que a Sports Interactive escolheu um bom caminho para seguir.

O crescimento e a possível expansão para grupos maiores em uma rede global, como acontece no título FIFA, onde o servidor da EA SPORTS é responsável por conectar os jogadores, ainda é uma possibilidade bastante distante do que a Sports Interactive oferece neste primerio momento. Aliás, parece mais sensato que a empresa siga focando seus esforços em aprimorar questões elementares na mecânica do jogo e que atendem aos anseios da grande maioria dos jogadores neste momento.

Miles Jacobson, diretor de estúdio da Sports Interactive, declarou em recente entrevista que a empresa demonstra grande expectativa com o já notado crescimento do novo modo de jogo, acreditando ser uma área com potencial de crescimento no futuro. Apesar disto, tudo dependerá da resposta obtida dos jogadores da série, afinal, são eles que decidirão se o Football Manager um dia poderá, ou não, se tornar um esporte eletrônico.

Enquanto a Sports Interactive não avoca para si a tentativa de expandir a modalidade, alguns movimentos não oficiais começam a ganhar espaço e usufruir do modo de jogo fantasy para criação de torneios online. O embrião foi a FM CUP 2017 organizada pela empresa de apostas BetBright que premiou com 5 mil libras o campeão da competição que reunia os 4 campeões regionais de algumas cidades britânicas. Em 2018, um torneio de maior proporção premiou o inglês Dan "Fryman7" Fry com 15 mil libras ao vencer o primeiro campeonato mundial de Football Manager. O torneio mundial, que se utilizou do modelo draft criado pela Sports Interactive, permitiu que 64 jogadores disputassem o considerável prêmio, incluindo dois brasileiros.  

Em um mercado que cresce cada vez mais – estima-se que 1,7 milhões de pessoas assistiram pelo Twitch a final do campeonato mundial de League Of Legends – a capacidade de expansão e desenvolvimento nesta área pode ser um fator preponderante para manutenção das capacidades competitivas da empresa londrina e do jogo em si dentro do cenário mundial nos próximos anos.  Se por um lado a empresa pode se orgulhar de ter conquistado os antigos fãs, que se manterão fiéis ao estilo de jogo offline, por outro a capacidade de captar novos fãs pode estar condicionada a capacidade do jogo se integrar às novas plataformas e exigências do público.

--

by Luiz H - @confrariafootballmanager

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • Perissé
      Por Perissé
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) da "Jogadores & Staffs":
      A arte do retreinamento [FM 2018] A importância de apostar em jogadores locais em ligas menores [FM 2017] Analista de Dados: como usá-lo no FM [FM 2018] A pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens [FM 2018] A progressão da mentoria no FM 2019 [FM 2019] Aproveitando o máximo de suas substituições [FM 2017] Categorias de base: Planejando o futuro [FM 2014] Como encontrar as melhores promessas no FM? [FM 2018] Como funciona o sistema de treinos no FM 2019? [FM 2019] Como lidar com agentes? [FM 2017] Como manter seu elenco livre de lesões? [FM 2017] Como montar um time raçudo? [FM 2017] Como o treinador adjunto define os treinos no FM? [FM 2021] Como utilizar eficientemente um goleiro-líbero no FM? [FM 2018] Criando um legado - Desenvolvimento a longo prazo [FM 2014] Descobrindo suas fraquezas e construindo um time [FM 2018] Encontrando wonderkids no FM de maneira fácil [FM 2020] Engenharia de Base: CA e PA no desenvolvimento de jogadores [FM 2017] Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? [FM 2015] Engenharia de Base: Como Gerar Mais Craques? [FM 2015] Gerenciando os treinamentos [FM 2017] Guia - Goleiros [FM 2016] Guia: Movimentos Preferidos do Jogador [FM 2018] Lidando com as Personalidades [FM 2014] O aumento da importância da comissão técnica no FM [FM 2018] O mapa das jovens promessas no FM [FM 2018] O Staff Perfeito [FM 2014] O status contratual e a harmonia do elenco [FM 2016] Palestras [FM 2014] Prodígios: Ciência exata? [FM 2018] Psicologia: Como elevar e manter a moral do seu elenco? [FM 2017] Psicologia: Transformando jogadores inconsistentes em jogadores decisivos [FM 2015] Qual o impacto da melhoria das camadas jovens no FM? [FM 2020] Treinamento no FM: um guia completo [FM 2018] Tutorial: Parcerias de Ataque [FM 2015] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      O Youth Challenge, ou desafio da base, é um tipo de save muito popular no fórum oficial da SI e já temos até algumas boas histórias no Profissão: Manager com essa temática.
      A base do sucesso - Workington A.F.C por @baltazar A base do sucesso - Araban Belediyespor Kulübü por @baltazar United we'll retake Manchester por @Danut Fэиiж aо Aтaquэ - Em busca da ressurreição nas estepes russas por @Andreh68 SC Jaraguá - O rugir do Leão do Vale por @Ari Cesar A Veterana por @Henrique M. O objetivo
      Vencer a primeira divisão do seu país de escolha e o torneio continental principal que seu clube participa (Champions, Libertadores, etc.), começando com um time da última divisão do mesmo país. Por lá, o desafio obriga que você utilize um clube que não fosse jogável na primeira temporada, e que tenha sido promovido para a última divisão. Obviamente, como o nome diz, você não pode contratar ninguém, só pode usar os jovens que vierem na fornada.

      Por aqui, seremos um pouco mais flexíveis, já que o objetivo é só narrar mesmo. Desde que o save não conte com contratações (e updates que não sejam a base de dados oficial) e seja só com a base, você é bem-vindo para compartilhar.
      Datas de reset da temporada (conforme informações do tópico da SI)
      Argentina - 15 de julho Áustria - 13 de junho (salve no dia 06/06, e vá de férias até o dia 13/06 se quiser times diferentes) Brasil - 02 de janeiro Dinamarca - 29 de junho (salve no dia 03/06, e vá de férias até o dia 29/06 se quiser times diferentes) Inglaterra - 24 de junho (salve no dia 29/05, e vá de férias até o dia 24/06 se quiser times diferentes) Finlândia - 30 de novembro Alemanha - 19 de junho (salve no dia 25/05, e vá de férias até o dia 19/06 se quiser times diferentes) Holanda - 7 de julho (salve no dia 29/05, e vá de férias até o dia 07/07 se quiser times diferentes) Hungria - 19 de junho Islândia - 25 de novembro (salve no dia 30/09, e vá de férias até o dia 25/11 se quiser times diferentes) Itália - 29 de junho (salve no dia 05/06, e vá de férias até o dia 29/06 se quiser times diferentes) Noruega - 13 de janeiro Polônia - 29 de junho Portugal - 29 de junho (salve no dia 21/06, e vá de férias até o dia 29/06 se quiser times diferentes) Rússia - 19 de junho (salve no dia 16/05, e vá de férias até o dia 19/06 se quiser times diferentes) Escócia - 3 de maio (salve no dia 01/05, e vá de férias até o dia 03/05 se quiser times diferentes) Suíca - 20 de junho (salve no dia 20/05, e vá de férias até o dia 20/06 se quiser times diferentes) País de Gales - 24 de junho (salve no dia 16/05, e vá de férias até o dia 24/06 se quiser times diferentes) Passos a seguir se quiser o desafio puro
      Crie um treinador desempregado, dê o nome que quiser; Vá de férias até a data de reset do país escolhido (ou as datas anteriores se planejar fazer reload); Aposente seu treinador; Crie um novo treinador com a mesma nacionalidade do país e as menores qualificações e reputações possíveis; Escolha o clube recém-promovido que mais lhe agrade (se quiser adicionar dificuldade ao desafio, pegue o que tiver piores infraestruturas jovens); Regras para o desafio
      Você não pode contratar ninguém (seja por transferência ou empréstimo), mas pode vender e emprestar à vontade; Se você for demitido, comece de novo; É proibido usar editores de tempo real; Não treinar seleções; É permitido contratar staff. Não é permitido contratar jogadores em períodos de experiência ou jogadores cinzas;  
       
       
×
×
  • Criar Novo...