Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[19-20] RANKING


Psicopinto

Posts Recomendados

O RANKING mais amado e odiado da liga está de volta!

Houveram mudanças tanto no layout quanto no conceito de algumas informações apresentadas.

Todos valores apresentados são referentes a soma do zScore dos jogadores de cada time. Uma mudança no zScore em relação ao ano passado, é que agora o valor "base" é calculado sobre as médias dos jogadores com contrato vigente nos time de fantasy. No passado o valor base era o de todos jogadores da NBA na temporada.

Com esta mudança estamos efetivamente comparando o jogador com a liga do fantasy, e não com a NBA inteira. Oq tende a trazer resultados mais próximos da realidade da nossa liga.

Quatro gráficos serão apresentados (veja imagem abaixo).

image.thumb.png.72fdd1c3a3d5a6592d48df82f5fc3025.png

Três deles (1, 3 e 4) são resultado da soma do zScore dos 12 melhores jogadores do time. Assim excluindo aqueles jogadores do fundo do banco que são escalados muito esporadicamente. Nestes 3 gráficos também são excluídos jogadores que não jogam a mais de 10 dias (lesão/suspensão).

O gráfico que sobra, o nro 2, apresenta uma visão do roster completo do time. Ignorar tirar ninguém.

Detalhando então cada um:

Tabela 1

  • Ranking acumulado durante a temporada dos 12 melhores zScores do roster de cada time;
  • Jogadores a mais de 10 dias sem jogar são removidos;

Tabela 2

  • Ranking acumulado durante a temporada dos zScores do roster de cada time;
  • Todos jogadores contam;

Gráfico 3

  • Ranking acumulado durante a temporada dos 12 melhores zScores do roster de cada time;
  • É agrupado por semana (eixo X), para mostrar como está a evolução dos times;
  • Jogadores a mais de 10 dias sem jogar são removidos;

Gráfico 4

  • Ranking acumulado durante a temporada dos 12 melhores zScores do roster de cada time;
  • É agrupado por posição, para mostrar as fortalezas e fraquezas de cada time;
  • Jogadores a mais de 10 dias sem jogar são removidos;

 

A figura acima é referente a semana 3. Devido a amostragem pequena, este ranking ainda não pode ser considerado estável. Os nros e posições podem variar muito ainda nas próximas semanas.

O gráfico 4 ainda está sob ajuste e não reflete a realidade. Próxima semana deve estar regularizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esquentando os motores.

Resolvi disponibilizar junto com o RANKING, algumas informações que trato como "internas". Pq... né? Eu estou competindo com vcs... então não faz sentido entregar informação para o adversário.

Como a amostragem ainda não é suficiente para gerar estatísticas totalmente confiáveis, acho que vale abrir aqui pelos flames no grupo de whatsapp.

RANKING ORIGINAL

image.thumb.png.a66bb0ce86b60e9a6032c24eaaa27b5c.png

Valore Geral dos times - Aqui é usada a média total de cada time, como se fosse 1 jogador só

image.png.a53e5446b0cf587e01eebef637b0633d.png

TOP 108 - Nro de titulares (18 times x 6 slots)

image.thumb.png.1ba84530cb2208fff0bb952183812944.png

Distribuição dos Top #108

image.png.b8b45a42f16b839be0e4c5dcac42ab55.png

 

DIVIRTAM-SE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

RANKING 09/12/2019 - TDI por uma larga margem

Estreando oficialmente o ranking.

O Toronto Dark Ice está com um time muito forte, tanto em valor individual, mas também na distribuição entre as posições. Isso que o Oladipo nem estreou ainda.

O time do Vaz mostra a força que se imaginava que ele teria e não chega a ser uma grande surpresa no segundo lugar. E a surpresa mesmo é o "Santa Monica Sharks", Bernardo Sharks para mim, que aparece em terceiro. Não que o time seja ruim. Mas com certeza temos outros times que possuem um elenco de mais nome. Estes sim são a grande surpresa da parte de cima da tabela.

Boemios, Storms e The IR estão abaixo do que se esperava deles no termo de valor individual dos jogadores. Destaque para os Storms neste caso, pois se esperava muito mais do Conley, principalmente. O valor do time do Ícaro está bem baixo pq o Vucevic está fora a mais de 10 dias, oq faz com que seja ignorado na fórmula.

A tabela "Full Roster", como já explicado anteriormente, pega todos jogadores do roster independente da situação. Ayton está jogando o valor do Taboão Dunker para cima. Mas não é a única explicação para o time estar lá no topo.  O elenco tem 10 dos 15 jogadores com valor positivo. Jonathan Isaac e Gordon Hayward estão com valores bastante altos, por mérito próprio. O time deve perder entre 0,8 e 1,2 pontos com a estabilização do Ayton assim que voltar a jogar. Oq ainda o deixa entre os dois primeiros times contando o elenco completo.


image.thumb.png.f20e25bba8d789f61ff9865d70f6708e.png

 

A parte de baixo da tabela tem poucas surpresas. O destaque fica para o time do Huk, que possui um elenco muito ruim no geral. Mas que tem dois jogadores carregando o time e aumentando o overall por posição. Oq acaba refletindo parcialmente nos resultados. Já que a flexibilidade de escalar Jrue e Ingram em 5 posições diferentes ajuda na hora de montar o time na semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

20/01/2019 - Full season x Last 2 weeks

Resolvi trazer uma uma nova informação, que é interessante para avaliar o momento dos times e comparar com a temporada toda. Portanto, desta semana em diante postarei sempre duas imagens, uma com o RANKING da temporada toda, e em seguida o RANKING das últimas duas semanas apenas.

Full Season

Eu gosto muito do gráfico de barras de baixo, pois ali mostra o real poder de cada time. Toronto Dark Ice e Bohemios tem elencos extremamente fortes, com alto valor em cada posição ao longo da temporada.

O time do Bernardo vem tendo uma queda brusca e constante desde a semana 7. Ele vem fazendo trades com certa frequência, usando bastante o waiver, então não dá para colocar a conta num motivo apenas. A queda do time do Taboão por sua vez tem explicação clara, Jonathan Isaac.

Com uma ascensão constante desde a semana 10, o time do Ícaro já começa a aparecer novamente entre os candidatos a título, como sempre.

image.thumb.png.c3e526596f3b6cf8d4f6a1cd1d7ebf18.png

 

Last 2 Weeks

Estreando então esta visão mais a curto prazo, vemos a produção dos jogadores apenas nas duas últimas semanas.

image.thumb.png.3d5cc21de0c5029550e3d4cfc8814b42.png

Algumas observações podem ser feitas ao comparar com o gráfico da temporada completa. SP Storms e Bohemios possuem valores próximos nos dois gráficos, oq mostra que o time está jogando dentro do padrão esperado.

Por outro lado, Hawkeyes, Sharks e Banned Bulls são exemplos opostos. Os times tiveram uma produção extremamente mais alta nas duas últimas semanas do que o normal dos jogadores deles na temporada. Isso pode significar uma evolução dos jogadores ao longo da temporada. Ou somente um momento de oportunidade de alguns jogadores devido lesões. Não é meu objetivo ir tão a fundo assim.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

72/01/2019 - 😞

Full Season

Atenção na linha marrom da semana 10 em diante. E tb dá para notar o impacto da trade deadline em alguns times. Sansão e Rod continuam como os times mais balanceados olhando para as posições dos 12 melhores jogadores. Olhando o roster completo, Sansão way ahead.

image.thumb.png.e30973187841035dfadc09a30319638f.png

 

Last 2 Weeks

Pela segunda semana consecutiva os Hawkeyes mostram um resultado bastante positivo comparando o valor das duas ultimas semana com a temporada inteira. Pode ser uma tendência que se confirme. Sharks e Bulls não conseguiram manter os valores do último ranking.

image.thumb.png.55662b030b6a0564298b93ee5cb13283.png

 

Como venho falando a algum tempo, Sansão é o favorito ao título olhando todos indicadores recentes. Mas como playoff não é matemática, há esperança para bastante gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

03/02/2019 - Segue o baile

Full Season

image.thumb.png.62677c32a4eac00b3e66eb5b1cc92a9a.png

 

Last 2 Weeks

image.thumb.png.b77d35050767f706d8db21ed43bcc607.png

 

 

Como venho falando a algum tempo, Sansão é o favorito ao título olhando todos indicadores recentes. Mas como playoff não é matemática, há esperança para bastante gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...