Jump to content
ggpofm

Profissão: Técnico - Jaboatão em campo (atualizado 18.10)

Recommended Posts

ggpofm

pZdD0t8gP27V7Sn0NQF96L0qpHaGmso0lu4eHW0x


Y9ww4qUJqSHMclCWMHNqSE01NEm2813B2CLjDbeh


B-Nl1NIIYVvYrCa4Y20sbNB5QzuzW3sOJKuR3QT7

Olá a todos! Depois de mais de dois anos consegui romper a inércia e estou começando um novo save e para esse recomeço vou jogar no Brasil. O desejo de voltar a jogar em nosso País surgiu faz algum tempo ao acompanhar vários saves interessantes jogados no Brasil e que merecem ser citados nominalmente: Associação Desportiva Confiança, do @Bega Gomes; Tubarão da Barra, do @mfeitosa; Cantando de Galo, do @PedroJr14; SC Jaraguá: o rugir do Leão do Vale, do @Ari Cesar; A Veterana, do @Henrique M.; Ypiranga: em busca da glória inalcançada, do @Leonardo Morenoe Canto do Galo-Carijó, do @marciof89

Por vários motivos, que não vêm ao caso agora, faz muito tempo que não jogo na liga brasileira. A última vez foi em 2009 no save “Profissão: Treinador”. Jogado no FM 09, ele foi um save de carreira no qual fui técnico do D. Pedro II e Gama (Distrito Federal), Vitória (Bahia), Cruzeiro (Minas Gerais), AEK (Grécia) e das seleções da Arábia Saudita e Qatar. Ele está no Recanto das Histórias, infelizmente sem imagens.

Para esse retorno ao Brasil utilizarei o FM 19 e o Brasil Mundi UP (13/09) do @Lohan e do @adriano roberto e também as ligas adicionais recomendadas por eles no tópico do update. Ao todo serão 23 países de três continentes (América do Sul, Europa e Ásia) e um total de 27 divisões jogáveis.


jlWbLEQO380B1pu4ItmwJpuBs2ZVsVhD2UFXprdI

Inicialmente, pensei em seguir o mesmo caminho dos saves citados anteriormente, mas optei por fazer um save de carreira que acompanhe a trajetória de um técnico de futebol com todas as alegrias e tristezas que ela proporciona.

Meu desejo é realizar a carreira integralmente no Brasil, mas não posso descartar dirigir clubes em outros países, seleções ou até assumir um projeto de longo prazo. É bem verdade que as oportunidades de emprego para técnicos brasileiros no exterior são reduzidas, mas elas ainda existem, principalmente em alguns países asiáticos. Mesmo assim, no save poderei percorrer vários caminhos com o meu personagem, mas prefiro não me antecipar a nada no momento. 

Para um save de carreira, eu gostaria que o FM simulasse a instabilidade dos técnicos brasileiros no emprego. Segundo uma pesquisa do globoesporte.com, na última década a troca de técnicos no Brasil é três vezes maior que na Europa. Além disso, esta sexta-feira (27/09) confirmou que a demissão de técnicos pelo futebol brasileiro pode ser algo bastante insano, já que quatro técnicos da Série A deixaram seus respectivos empregos entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. Ontem, Cuca, do São Paulo e Rogério Ceni, do Cruzeiro, e hoje, foi a vez de Oswaldo de Oliveira, do Fluminense e Zé Ricardo, do Fortaleza.

De outro lado, sabemos que o FM permite a construção de carreiras longevas em um único clube com relativa facilidade, mas esse não é o meu desejo, como eu já disse. Sendo assim, pretendo aumentar a pressão sobre o meu trabalho e acredito que isso possa ser feito estabelecendo filosofias nas negociações de contrato, definindo objetivos competitivos mais ambiciosos para os clubes e também pedindo demissão quando não conseguir alcançar conquistas expressivas rapidamente, algo bastante comum no futebol brasileiro. Se isso não for o bastante, espero contar com a ajuda do de vocês com ideias para gerar essa instabilidade.


1C_8XZudPecCCfIlkq__DWRRNPOx8oWlszwKlP47

O título escolhido, “Profissão: Técnico”, não foi escolhido por acaso. Poderia ter optado por “Profissão: Manager” como fez o @rafinha . em um save no FM 11 ou repetir o título do meu save anterior no Brasil, “Profissão: Treinador”, mas preferi adotar o título “Profissão: Técnico” por dois motivos: caracterizar melhor o save como uma história de um profissional brasileiro e reforçar que o meu trabalho será, preferencialmente, como técnico e não como manager, ou seja, pretendo utilizar em larga escala as atribuições da comissão técnica e diretoria, deixando o meu personagem cuidando do campo e bola.

Essa diretriz do save também não é uma obrigatoriedade. Novamente quero deixar os caminhos abertos para modificar minha carreira à medida que adquirir novas licenças e que a reputação de meu personagem aumentar. Nesse caso, se eu quiser, poderei incorporar responsabilidades, ampliando o meu lado “manager” no save.


svp_s2TlGQ3BqZX46TDxAemZOJOVcNWmjJUDv_H_

Não gosto de usar meu nome como técnico no FM. Prefiro um nome, nacionalidade e idade fictícios e que se enquadrem melhor à proposta de save que irei fazer. Novamente seguirei esse caminho. 

O técnico do save será Sebastião Oliveira ou Tião como é mais conhecido. Com 24 anos, ele nasceu no Recife em 9 de julho de 1994, dia da vitória do Brasil sobre a Holanda por 3 a 2 na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

A inspiração para começar tão jovem na carreira de técnico vem de outro técnico pernambucano, Luis Eduardo Barros Cavalcanti, mais conhecido como Dado Cavalcanti. Natural de Arcoverde, teve a primeira experiência com técnico aos 24 anos no extinto Ulbra, de Ji-Paraná (Rondônia) onde foi bicampeão estadual (2006-07). Atualmente, aos 38 anos, Dado passou por mais de 10 clubes, conquistou vários títulos e atualmente trabalha no Bahia com a equipe Sub-23, também chamada de equipe de transição.

Mesmo com essa inspiração, o começo da trajetória de Sebastião Oliveira será com eu gosto de jogar, com a qualificação mais baixa possível no FM, ou seja, um técnico com passado de futebolista amador e sem qualquer licença.

uTZUy8qlDK4rDs0t5Sj1H-umnlRPLjqCHMsxO0HN

Como não poderia deixar de ser, Tião adora futebol e também tem um time do coração, mas diferentemente da maioria da população recifense que torce para um dos clubes do Trio de Ferro de Pernambuco (Sport, Santa Cruz e Náutico), ele é torcedor do América (PE). Talvez por isso, perceba claramente como a falta de união dos três grandes do estado e a rivalidade mesquinha entre eles mais prejudica, do que ajuda o futebol pernambucano.

zJaMK5XADV976qQMSzQqePhngvLLTtpCaUBJhFXj

Apaixonado pelo seu time de infância e seu estado natal, Sebastião Oliveira deseja construir uma carreira exitosa como técnico de futebol, mas conviverá com o dilema de trabalhar em sua terra e valorizar o futebol pernambucano ou de ampliar seus horizontes para os demais estados nordestinos e outras regiões do Brasil e quem sabe, até para o exterior. CxpOUClNPzqm_DOY6NPouUVRoDAkULxX_EFEZmpq

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm

Reservado

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm

Reservado

Share this post


Link to post
Share on other sites
LC

Que bom que voltou a área Gilson. Como sempre estarei acompanhando e comentando na medida do possível. Uma dica, se me permite. Poderia começar no Íbis ou tentar conquistar os títulos no circuito nordestino, tipo nos primeiros anos treinar apenas clubes da região Norte/Nordeste.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Lanko

Muito boa a proposta. Eu ainda não estava no fórum, mas mesmo assim já ouvi bastante coisa sobre a qualidade dos seus saves por aqui. Na expectativa.

Quanto a dificuldade que pretende implantar, acho que filosofias tornariam na verdade mais fácil, especialmente se forem escolhidas por você. Por exemplo, "vou jogar futebol ofensivo" e é fácil manter isso perto do máximo, o que já é mais uma coisa que vai contar a favor do treinador na avaliação.

Talvez... e se você acatasse as filosofias do presidente do clube? Quero dizer, se na hora da entrevista o presidente parecer que gosta muito de futebol defensivo, contratar estrelas e odeia utilizar a base, então você poderia dirigir o clube seguindo essas diretrizes. Então se você pulasse de clube (ou o presidente mudasse), poderia pegar outro com uma filosofia totalmente oposta. Pra ter algo intrínseco ao treinador, poderia dar algum traço de personalidade, como sair aleatoriamente de rompante de entrevistas, sempre multar o salário de jogador com nota 6,3 em jogos, ou ter uma formação favorita...

Também gostei de deixar contratações para o Diretor de Futebol... embora a programação disso seja bem inconsistente, o que ironicamente, pode dar algum realismo e dificuldade interessantes. Jogadores saindo a rodo sem o técnico pode falar, ou chegando quem ele não pediu, ou quatro laterais de uma vez, e etc. Minhas experiências foram uma gangorra, mas eu não tive saco pra chegar pra jogar um FM e ficar brigando com IA mal programada haha, talvez se eu começasse algo novo teria, mas agora não. Vamos ver com você aqui, ainda mais no Brasil, cheio de multa baixa pra jogar no exterior.

Também concordo em colocar expectativas acima do esperado. Dependendo da experiência, é fácil escolher o mínimo e dar aquele ovearchievement maroto, se estabelecer por anos, ficar idolatrado e etc... O treinador nem sempre é demitido caso não as cumpra, sempre dá pra convencer a diretoria a continuar, é bom ressaltar isso, o que talvez assuste alguns jogadores de arriscar mais.

Vamos ver. Boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Danut

Opa, muito bom ver que tu está de volta à área (quer dizer, como leitor tu nunca saiu, mas de volta como autor). Foi uma grata surpresa.

Particularmente, saves de carreira e no Brasil ainda por cima passam longe do meu maior interesse. Mas tenho certeza que será interessante de acompanhar apesar disso.

Sobre a questão da instabilidade, tenho minhas dúvidas se isso que tu mencionou vai ser suficiente para causar a instabilidade que tu deseja, ainda mais pra um jogador experiente que nem é teu caso. Mas vamos ver como se sai na prática. Também não saberia sugerir nada melhor.

Já quanto a ficar mais na função de técnico, minhas experiências passadas com isso não foram muito boas, especialmente nas divisões inferiores - porque o diretor só contratava um nome por vez, até fechar a negociação de um não abria outra, e daí o time sofria pra fechar elenco. Espero que tua experiência seja melhor, pois em teoria é uma ideia muito legal essa de ter que se virar com os jogadores que são disponibilizados.

Por fim, entrei em crise quando vi que já tem perfil de técnico sendo criado por aqui que é nascido depois de mim. Estou ficando velho.

Share this post


Link to post
Share on other sites
marciof89

Desde que comecei a frequentar a área sempre tive interesse em ver um save seu sendo feito em tempo real e agora vou poder matar a minha curiosidade. E diferente do Danut, saves no Brasil são os meus preferidos, então estarei atento acompanhando essa sua saga em terras tupiniquins.

Fico feliz que minha história com o Tupi tenha te inspirado positivamente. Boa sorte com seu desafio!

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
7 hours ago, LC said:

Que bom que voltou a área Gilson. Como sempre estarei acompanhando e comentando na medida do possível. Uma dica, se me permite. Poderia começar no Íbis ou tentar conquistar os títulos no circuito nordestino, tipo nos primeiros anos treinar apenas clubes da região Norte/Nordeste.

Muito obrigado pela recepção, LC. Como sempre, um gentleman. Fique à vontade para comentar, cornetar e etc.

Dica anotada, mas o Íbis está na 2ª divisão estadual, mais alto do que eu pretendo começar, mas ele é uma das possibilidades para qualquer momento do save, afinal Pernambuco e o Nordeste têm uma rica história no futebol e vários times interessantes.  Valeu.

 

7 hours ago, Lanko said:

Muito boa a proposta. Eu ainda não estava no fórum, mas mesmo assim já ouvi bastante coisa sobre a qualidade dos seus saves por aqui. Na expectativa.

Quanto a dificuldade que pretende implantar, acho que filosofias tornariam na verdade mais fácil, especialmente se forem escolhidas por você. Por exemplo, "vou jogar futebol ofensivo" e é fácil manter isso perto do máximo, o que já é mais uma coisa que vai contar a favor do treinador na avaliação.

Talvez... e se você acatasse as filosofias do presidente do clube? Quero dizer, se na hora da entrevista o presidente parecer que gosta muito de futebol defensivo, contratar estrelas e odeia utilizar a base, então você poderia dirigir o clube seguindo essas diretrizes. Então se você pulasse de clube (ou o presidente mudasse), poderia pegar outro com uma filosofia totalmente oposta. Pra ter algo intrínseco ao treinador, poderia dar algum traço de personalidade, como sair aleatoriamente de rompante de entrevistas, sempre multar o salário de jogador com nota 6,3 em jogos, ou ter uma formação favorita...

Também gostei de deixar contratações para o Diretor de Futebol... embora a programação disso seja bem inconsistente, o que ironicamente, pode dar algum realismo e dificuldade interessantes. Jogadores saindo a rodo sem o técnico pode falar, ou chegando quem ele não pediu, ou quatro laterais de uma vez, e etc. Minhas experiências foram uma gangorra, mas eu não tive saco pra chegar pra jogar um FM e ficar brigando com IA mal programada haha, talvez se eu começasse algo novo teria, mas agora não. Vamos ver com você aqui, ainda mais no Brasil, cheio de multa baixa pra jogar no exterior.

Também concordo em colocar expectativas acima do esperado. Dependendo da experiência, é fácil escolher o mínimo e dar aquele ovearchievement maroto, se estabelecer por anos, ficar idolatrado e etc... O treinador nem sempre é demitido caso não as cumpra, sempre dá pra convencer a diretoria a continuar, é bom ressaltar isso, o que talvez assuste alguns jogadores de arriscar mais.

Vamos ver. Boa sorte.

Obrigado pelo incentivo e elogio. São muitos anos aqui na área compartilhando, uma história longa. Também desejo fazer algo legal para mim e para quem quiser acompanhar.

Sabe, você colocou algumas dúvidas na minha cabeça ao dizer que se as filosofias forem escolhidas por mim podem facilitar as coisas. Eu não fiz um teste prévio do save para ver como as coisas funcionariam. Minha ideia é que as filosofias fariam parte da personalidade do treinador, por isso, nesse caso, ele não estaria muito disposto a aceitar imposições de terceiros. Ou vai do jeito dele ou não tem acordo. Isso juntamente com a questão dos objetivos competitivos e da realidade do futebol brasileiro seriam o motor das mudanças de clube. Vou ter que ver como isso funcionará. Mas fiquei com um pé atrás com o seu comentário. 

Sobre o traço de personalidade que você sugeriu, achei interessante. Nunca havia pensado nisso. Está anotado, tenho que refletir. Sobre ter uma formação favorita, pensei muito nisso, mas percebi que se eu seguisse esse caminho, isso seria um ponto de desgaste para mim e que me ajudaria a desanimar. Então, eu vou aproveitar o que o jogo me oferecer para poder variar nas formações táticas, sem ficar amarrado a um desenho tático.

Eu sempre tenho a esperança que a SI cuide desse DdF, mas essa inconsistência não é algo ruim para o que eu quero. Acho que é justamente isso que eu preciso porque o caminho comum de cuidar das transferências, como geralmente fazemos, é um caminho já trilhado por mim e por outros várias vezes e eu sei aonde ele vai chegar. E eu preciso de algo para me manter desafiado. Espero que os meus DdF me ajudem.

Minha ideia de expectativas é sempre escolher o máximo disponível para ver como o jogo me cobrará. Seria legal se isso afetasse o elenco de forma negativa e intensa, mas não sei como correrá. Como eu disse na post inicial, caso o jogo não me pressione como eu gostaria, eu pedirei demissão e isso seguirá o padrão brasileiro de demissões no futebol. Não quero um save no Brasil com a estabilidade inglesa. Mais adiante no save, quando a reputação aumentar, as licenças forem adquiridas e um time muito legal surgir, posso modificar uma coisa ou outra, mas tudo está muito vago. Valeu.

 

6 hours ago, Danut said:

Opa, muito bom ver que tu está de volta à área (quer dizer, como leitor tu nunca saiu, mas de volta como autor). Foi uma grata surpresa.

Particularmente, saves de carreira e no Brasil ainda por cima passam longe do meu maior interesse. Mas tenho certeza que será interessante de acompanhar apesar disso.

Sobre a questão da instabilidade, tenho minhas dúvidas se isso que tu mencionou vai ser suficiente para causar a instabilidade que tu deseja, ainda mais pra um jogador experiente que nem é teu caso. Mas vamos ver como se sai na prática. Também não saberia sugerir nada melhor.

Já quanto a ficar mais na função de técnico, minhas experiências passadas com isso não foram muito boas, especialmente nas divisões inferiores - porque o diretor só contratava um nome por vez, até fechar a negociação de um não abria outra, e daí o time sofria pra fechar elenco. Espero que tua experiência seja melhor, pois em teoria é uma ideia muito legal essa de ter que se virar com os jogadores que são disponibilizados.

Por fim, entrei em crise quando vi que já tem perfil de técnico sendo criado por aqui que é nascido depois de mim. Estou ficando velho.

Opa, Danut. É bem verdade que até como leitor estou bem abaixo de minha atividade. Mas obrigado pela força.

Pensei muito em um save de carreira e aí, a Europa era o caminho comum. É algo legal ver o clube crescendo, mas fiquei com receio de cair no desânimo e achei que as mudanças implementadas no FM 18 e no FM 19 poderiam trazer alguma coisa diferente para mim e pensei que um save de carreira seria o melhor caminho para aproveitar isso e como a instabilidade em clubes sempre traz movimentação, algo que preciso, decidi pela carreira. Por outro lado, sei que preciso tomar cuidado, pois essa movimentação entre clubes pode se tornar apenas isso e aí vou cair em um novo vazio. Tô pagando para ver o que vai acontecer comigo.

Como eu disse, são muitos anos longe do Brasil e foi graças ao pessoal que jogou na liga brasileira que voltei a me interessar por aqui. Alguns dos saves que acompanhei foram dos melhores que vi aqui na área recentemente. Contudo, foi uma surpresa até para mim escolher o Brasil, um desejo que veio aos poucos. Então pensei em aproveitar essa vontade de pegar um calendário atolado de partidas, múltiplas competições, datas-fifa em choque com o calendário nacional e outras bizarrices do futebol brasileiro e sul-americano para jogar o FM 19.

Pois é, eu gostaria que o jogo me desse a instabilidade que eu preciso ter. Talvez ele não me dê, mas eu tenho a carta da demissão, afinal estou no futebol brasileiro. Quero vez como isso vai funcionar ou não.

Essas experiências ruins com a DdF é tudo o que eu desejo. Leio também que muitos não gostam de jogadores mimados no FM, mas uma das maiores dificuldades dos técnicos na atualidade é a gestão do vestiário e vários técnicos brasileiros e europeus relatam o mesmo problema. Então acho que o FM deveria investir muito nisso. Quero justamente isso que você disse, me virar com o que eu tenho, pois o outro caminho das transferências sob o meu comando eu sei como percorrê-lo.

Se você se assustou, imagine eu como minha idade e depois de dois anos parado? Ainda não sei será que vale a pena.

5 hours ago, marciof89 said:

Desde que comecei a frequentar a área sempre tive interesse em ver um save seu sendo feito em tempo real e agora vou poder matar a minha curiosidade. E diferente do Danut, saves no Brasil são os meus preferidos, então estarei atento acompanhando essa sua saga em terras tupiniquins.

Fico feliz que minha história com o Tupi tenha te inspirado positivamente. Boa sorte com seu desafio!

Obrigado pelo elogio/incentivo, Márcio. Espero que se divirta, caso acompanhe. Aquele papo nosso sobre a estabilidade do Brasil Mundi UP foi fundamental para eu jogar no Brasil. Espero, de verdade, que ao final do save ele possa ser comparado a uma saga. Por enquanto, é só uma história de criança.

Não tenha dúvidas disso, foi um save muito legal de acompanhar e inspirador. Você e outros colegas abriam uma porta há muito tempo fechada. Valeu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
DiogoHernandes

Apesar dos ótimos saves que área sempre tem, uma história sua já estavai fazendo falta. Quem sabe seu retorno não fisga o @guigasparottopra voltar também. 

Ansioso pra ver que caminhos vai trilhar, e por favor vai com calma quando enfrentar meu tricolor.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Jirimias

Opa! Já esperava por rever um save seu, meu caro. Gostei dessa flexibilidade em relação ao pepel do treinador, manager ou só técnico, pq acho que limitações podem até garantir desafios, mas por outro lado podem aprisionar. Condicionando a tarefa de manager ao avanço da reputação foi uma escolha bastante sábia. Que venha o primeiro degrau!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Vannces

ggpofm, ou Gilson, como disse o LC, eu não sabia seu nome verdadeiro, mas acho que posso usar esse, tudo bem? Fico contente que você vá dividir conosco seu save, pois sempre gostei do seu jeito de enxergar os saves que comenta, costuma na maioria das vezes olhar aqueles detalhes escondidos. Por ter esse olhar "clínico", acredito que compartilhará um grande save.

A ideia de que o FM poderia ser um pouco mais realista na questão das cobranças sobre os técnicos, como acontece com o futebol brasileiro, seria bem  divertido, e estressante também em alguns momentos, rs. Mas falando disso, acho que tem uma forma de você ser tratado como tal, ou seja, ser mais cobrado ao ponto de sofrer demissão se o trabalho não for bom, ou seja, basta escolher as expectativas mais altas possíveis e assim estará sempre andando na corda bamba como acontece no futebol real.

Estarei acompanhando, boa sorte e muita diversão.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
4 hours ago, DiogoHernandes said:

Apesar dos ótimos saves que área sempre tem, uma história sua já estavai fazendo falta. Quem sabe seu retorno não fisga o @guigasparottopra voltar também. 

Ansioso pra ver que caminhos vai trilhar, e por favor vai com calma quando enfrentar meu tricolor.

Obrigado pelo elogio. Se o @guigasparotto voltasse seria ótimo, ainda mais porque ele está há muito mais tempo do que eu distante da área.

Também ficou ansioso para ver por onde vou caminhar, mas não vou negar que também existem receios. Valeu, Diogo.

 

3 hours ago, Jirimias said:

Opa! Já esperava por rever um save seu, meu caro. Gostei dessa flexibilidade em relação ao pepel do treinador, manager ou só técnico, pq acho que limitações podem até garantir desafios, mas por outro lado podem aprisionar. Condicionando a tarefa de manager ao avanço da reputação foi uma escolha bastante sábia. Que venha o primeiro degrau!

Pois é, já havíamos conversado sobre isso, mas agora parece que vai. Espero que garantam desafios até o Tião crescer na carreira. Se não crescer, será um dos vários técnicos que existem pelo País que não conseguem o sucesso. Algo comum. Valeu, Jiri.

 

2 hours ago, Vannces said:

ggpofm, ou Gilson, como disse o LC, eu não sabia seu nome verdadeiro, mas acho que posso usar esse, tudo bem? Fico contente que você vá dividir conosco seu save, pois sempre gostei do seu jeito de enxergar os saves que comenta, costuma na maioria das vezes olhar aqueles detalhes escondidos. Por ter esse olhar "clínico", acredito que compartilhará um grande save.

A ideia de que o FM poderia ser um pouco mais realista na questão das cobranças sobre os técnicos, como acontece com o futebol brasileiro, seria bem  divertido, e estressante também em alguns momentos, rs. Mas falando disso, acho que tem uma forma de você ser tratado como tal, ou seja, ser mais cobrado ao ponto de sofrer demissão se o trabalho não for bom, ou seja, basta escolher as expectativas mais altas possíveis e assim estará sempre andando na corda bamba como acontece no futebol real.

Estarei acompanhando, boa sorte e muita diversão.

Pode chamar de GG também, se quiser. Obrigado pelo elogio ao conteúdo dos meus comentários feitos em seu save. Por suas respostas e os votos que você me deu para Leitor do Mês era visível para mim que você havia compreendido perfeitamente aonde eu queria chegar com eles. Vamos ver se consigo levar isso para o meu save e se conto com análises críticas ao trabalho do Tião Oliveira.  

Stress no save? Seria ótimo para mim. É isso mesmo que irei fazer. Vou colocar sempre a expectativa a mais alta possível.

Valeu, Vannces. Obrigado mais uma vez.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Lanko
13 hours ago, ggpofm said:

Sabe, você colocou algumas dúvidas na minha cabeça ao dizer que se as filosofias forem escolhidas por mim podem facilitar as coisas. Eu não fiz um teste prévio do save para ver como as coisas funcionariam. Minha ideia é que as filosofias fariam parte da personalidade do treinador, por isso, nesse caso, ele não estaria muito disposto a aceitar imposições de terceiros. Ou vai do jeito dele ou não tem acordo. Isso juntamente com a questão dos objetivos competitivos e da realidade do futebol brasileiro seriam o motor das mudanças de clube. Vou ter que ver como isso funcionará. Mas fiquei com um pé atrás com o seu comentário. 

Sobre o traço de personalidade que você sugeriu, achei interessante. Nunca havia pensado nisso. Está anotado, tenho que refletir. Sobre ter uma formação favorita, pensei muito nisso, mas percebi que se eu seguisse esse caminho, isso seria um ponto de desgaste para mim e que me ajudaria a desanimar. Então, eu vou aproveitar o que o jogo me oferecer para poder variar nas formações táticas, sem ficar amarrado a um desenho tático.

É.. por exemplo, se criar um save de base e colocar como filosofia "Usar jovens da base", a filosofia sempre vai ficar no máximo e vira um colchão de segurança extra pro treinador. Mesmo coisa de "futebol ofensivo" e "contratar jovens", que como você mencionou, é o padrão de contratações do jogo. As únicas difíceis que acho são "futebol defensivo" (porque é meio chato) e "contratar estrelas" (que são muito caros e às vezes irreais pra muitos clubes).

Talvez você possa estabelecer filosofias próprias aqui na parte do fórum, mas não dentro do jogo, o que levaria a ganhar pontos extras com a diretoria? Por exemplo, ter pelo menos um jogador da base relacionado pro jogo, como o United faz a quase 4000 jogos desde 1938? No Brasil talvez ficasse mais fácil, ainda mais podendo por mais 12 no banco, então talvez no time titular? Ou talvez a filosofia ajude um balancear um pouco caso todas expectativas sempre estejam no máximo, quem sabe.

Quanto ao caos, ele também se relaciona a montagem de elenco. É muito fácil manter o mesmo time, e sempre rendendo, por mais de uma década, várias vezes. Talvez você possa estabelecer uma regra de sempre vender jogadores acima de 21 anos caso o valor de mercado dele seja oferecido, ou um pouco a mais pra menos dessa idade. Ou levar em consideração o tamanho do clube que querer, na vida real um time pequeno não seguraria jogador contra um time maior, mas não é tão difícil no FM. Bom, isso se o DOF já não fazer por você, né. Seria interessante ter que trocar 2-3 peças-chave quase toda temporada e como você simularia isso.

Outra coisa é que no FM o jogador humano tem mais notoriedade. No save do São Caetano fiquei anos na série B sem ganhar nada e mesmo assim os gigantes da A me mandavam entrevista toda hora. Se depois de alguns anos em equipes minúsculas sem ter tido destaque e você aleatoriamente receber convites de gigantes, como vai reagir?

No mais, boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
12 hours ago, Lanko said:

É.. por exemplo, se criar um save de base e colocar como filosofia "Usar jovens da base", a filosofia sempre vai ficar no máximo e vira um colchão de segurança extra pro treinador. Mesmo coisa de "futebol ofensivo" e "contratar jovens", que como você mencionou, é o padrão de contratações do jogo. As únicas difíceis que acho são "futebol defensivo" (porque é meio chato) e "contratar estrelas" (que são muito caros e às vezes irreais pra muitos clubes).

Talvez você possa estabelecer filosofias próprias aqui na parte do fórum, mas não dentro do jogo, o que levaria a ganhar pontos extras com a diretoria? Por exemplo, ter pelo menos um jogador da base relacionado pro jogo, como o United faz a quase 4000 jogos desde 1938? No Brasil talvez ficasse mais fácil, ainda mais podendo por mais 12 no banco, então talvez no time titular? Ou talvez a filosofia ajude um balancear um pouco caso todas expectativas sempre estejam no máximo, quem sabe.

Quanto ao caos, ele também se relaciona a montagem de elenco. É muito fácil manter o mesmo time, e sempre rendendo, por mais de uma década, várias vezes. Talvez você possa estabelecer uma regra de sempre vender jogadores acima de 21 anos caso o valor de mercado dele seja oferecido, ou um pouco a mais pra menos dessa idade. Ou levar em consideração o tamanho do clube que querer, na vida real um time pequeno não seguraria jogador contra um time maior, mas não é tão difícil no FM. Bom, isso se o DOF já não fazer por você, né. Seria interessante ter que trocar 2-3 peças-chave quase toda temporada e como você simularia isso.

Outra coisa é que no FM o jogador humano tem mais notoriedade. No save do São Caetano fiquei anos na série B sem ganhar nada e mesmo assim os gigantes da A me mandavam entrevista toda hora. Se depois de alguns anos em equipes minúsculas sem ter tido destaque e você aleatoriamente receber convites de gigantes, como vai reagir?

No mais, boa sorte.

A minha ideia definitivamente não é essa de uma segurança extra. Vou ter que observar isso, mas posso adiantar que aqui não começou em 100%, mas em 50%. Futebol defensivo e contratar estrelas está descartado no momento. Só daria para usar o Futebol Defensivo se o FM não entendesse que Futebol Ofensivo e Futebol Defensivo são excludentes.

Se as filosofias internas do jogo não funcionarem, com certeza precisarei pensar em filosofias externas ao jogo e seus alertas são importantes porque esses situações podem não ficar claras no começo, mas depois de algum tempo elas podem ficar nítidas. Só tenho que lembrar que não controlarei as contratações e isso pode ser o suficiente para trazer as dificuldades que eu espero, mas não sei ainda qual será o meu veredito.

Eu não pretendo cuidar das contratações e renovações de contrato de jogadores. Só existe essa possibilidade quando meu personagem se tornar um técnico bastante reconhecido, mas isso é apenas uma possibilidade, pois se eu gostar de deixar tudo nas mãos do DdF eu não lidarei com contratações e renovações. Tudo depende das dificuldades que eu encontrar, pois sei que se eu cuidar das contratações e renovações, um treinador humano pode se tornar imparável.

Vitórias, mesmo sem títulos aumentam a reputação de um treinador no FM, mas não quero ficar me adiantando a tudo o que possa acontecer. O principal é o save não dar crash dumps. Preciso ver como o FM19 está funcionando e como esse mix de filosofias, expectativas altas, diretor de futebol vão funcionar juntos e só a partir daí fazer os julgamentos do que precisarei alterar para ter o save que desejo. E se ficar muito ruim, é só encerrá-lo.😜

Obrigado pelos questionamentos e sugestões.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Darthz

Primeiro que tudo, boa sorte. O futebol brasileiro é motivo de conversa aqui em Portugal, não só pela quantidade de jogadores brasileiros no nosso campeonato, mas também pela presença do Jorge Jesus por esses lados. Acho estimulante uma liga que promove tantas trocas de emprego, apesar de não ser muito bom para os técnicos, e se você conseguir manter a proposta vai dar um save bem interessante.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
8 hours ago, Darthz said:

Primeiro que tudo, boa sorte. O futebol brasileiro é motivo de conversa aqui em Portugal, não só pela quantidade de jogadores brasileiros no nosso campeonato, mas também pela presença do Jorge Jesus por esses lados. Acho estimulante uma liga que promove tantas trocas de emprego, apesar de não ser muito bom para os técnicos, e se você conseguir manter a proposta vai dar um save bem interessante.

Valeu, Master. Pois é, o Mister tem feito bem ao meu Flamengo e acredito que o futebol brasileiro também. Queria que o FM trouxesse essas instabilidade para o nosso trabalho, seria uma experiência, no mínimo, interessante. Valeu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm

pSo8OCfypNKGJg9A2_QhzsbU-L3Sh19Iv8guNDul

 

YsfFRblbCuGFUeLgwXsvPEEzRAM8v1QNTrEyEhTF

Um treinador totalmente inexperiente e ainda por cima jovem. Onde Sebastião Oliveira poderia dar os primeiros passado na carreira de técnico? Imaginei que o melhor início para ele seria em seu estado natal e preferencialmente em um clube daqueles com calendário competitivo por apenas alguns meses do ano, algo que atinge 70% dos 18 mil atletas profissionais do futebol segundo a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). E se essa dura realidade atinge os jogadores do futebol brasileiro, ela também atinge aqueles que desejam trabalhar como técnicos.

k5bEDy0FdTIYJe-w-Jp_aBa3tY5JHngSmp0Yj1Jm

Pesquisei na divisão mais baixa de Pernambuco, a Série A3 (3ª divisão), os clubes que poderiam se encaixar como as melhores opções de trabalho para Sebastião Oliveira e os dois clubes de menor reputação foram o Altinho e o Jaguar.

Ao começar desempregado, achei que seria interessante tentar um emprego em um clube do Recife ou de sua área metropolitana e o candidato mais adequado foi o Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes, a 2ª cidade mais populosa de Pernambuco com cerca de 700 mil habitantes.

Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes é o nome oficial do Jaguar. Das iniciais da cidade surgiu o nome do clube. Fundado em 2012, o Jaguar disputou competições oficiais até 2014, quando chegou à semifinal da Série A2 e esteve próximo da promoção para a divisão principal de Pernambuco, mas foi eliminado nos pênaltis pelo Vera Cruz, de Vitória de Santo Antão. 

yh_QBJwu1EIHuWnbFJVCI2NbjgStMI_jchbMpFO7

Quando estava ativo mandava suas partidas no estádio Jefferson de Freitas pertencente ao município de Jaboatão dos Guarapes e com capacidade para 2 mil pessoas, segundo a CBF. No FM ele tem capacidade para 5 mil pessoas e o restante da infraestrutura do clube é bastante deficiente.

PoVdSRvoHs426proxcz-Zo1LnHYJ5xA_5LUnNnv-


JXf694bnMIvjJh0mpKi2SmIKrVQcgPBI5vCvsXGA

Para dar um colorido a mais ao save, resolvi fazer os uniformes do Jaguar para a temporada 2019. Encontrei uma referência na internet e segui o que o FM 19 apresenta. O fornecedor é a Garra Team, empresa recifense que já fez uniformes para o Central (PE), o América (PE), o Treze (PB), entre outros. O patrocínio único é um apoio da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Os uniformes são bem simples. Para ver a imagem maior, clique nela. 

txUcStK-kcYE1xucdO5DAJtJDizJEGp_lI1wRKPo


iU-XDrOFXk78TvJYLr7RaSq9sB2oR536LrNKFmtY

As finanças do clube começaram no azul em pouco mais de 94 mil reais, porém a folha salarial de quase 30 mil reais e a divisão na qual o clube joga sugerem que rapidamente esse balanço ficará negativo.

AC2HttHyytS9KK8s-7U-k0oh1zgN4FceFdsUNp6N



zNnrtqDs0-UaRxTI17ex-P_-iLriV3_ITWT2YSgm

Ao começar o save, o Jaguar tinha na comissão técnica um assistente técnico, um fisioterapeuta e o olheiro chefe. Coloquei o presidente Marco Antônio Tourinho com toda a responsabilidade pelas contratações de pessoal e jogadores e ele contratou dois diretores em poucos dias. Com a chegada dos dois diretores as responsabilidades da comissão técnica foram redefinidas de uma maneira que fiquei responsável apenas pelo campo, nem ao menos cuidando dos treinamentos.

Ut8ILBNV1L4i4xS-4Q_tonDTR9a1-7JvrSJ3TVT9


vydUZ_gQB45Iw-AlTU9n-ZTJ-o6T7AkNjRdbXZcp

Para o Campeonato Pernambucano da Série A3, o Jaguar contratou apenas um jogador alguns dias antes do começo da competição, o centroavante Wallace (29 anos) com o maior salário do clube. O jogador com maior capacidade é o extremo esquerdo Robson Farias, mas tenho um jovem muito bem avaliado, o também extremo esquerdo Dácio.

kcfkfxNIxIIiWlFFc0XmyMoutZ8OtHopk0DZWv6b

Fechei o elenco para o Campeonato Pernambucano da Série A3 com 24 jogadores, sendo nove formados na base do clube. Desses quatro devem jogar frequentemente. Sobre o modelo de jogo que utilizarei no Jaguar, trarei informações na próxima atualização, bem como partidas pelo campeonato. tBYBC5zskHCHidjodH_VFxSKg1o1gs703ma5f-N6

Share this post


Link to post
Share on other sites
DiogoHernandes

Legal a escolha e bem criativo a sigla do clube. 

Tem um setor defensivo cheio de perebas mas com bom futuro, estou curioso para ver como o time vai se portar em campo. 

Uma dúvida, hoje o clube está inativo?

E bem bonito este escudo kibado dos Gunners.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Jirimias

Bonito mesmo este escudo, mas bonito que o do Arsenal haha. Aliás, que sorte conseguir homenagear a cidade com o nome do clube e ficar tão adequado. É para poucos rs.

A escolha vai te permitir simular bem a realidade de um treinador. Um desafio dos bons! Tudo testado aí nesta liga alternativa?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Besouro Azul

As divisões inferiores são uma beleza, só lá para encontrar um clube que o escudo é uma mescla de Arsenal com a Jaguar.

E nada mais Brasil que um elenco com abundancias ofensivas e uma miséria na defesa, o treinador vai ter dificuldades para equilibrar esse time.

Gostei muito dos uniformes, o padrão com listras horizontais é o meu preferido no futebol.

Força 👍

Share this post


Link to post
Share on other sites
Neynaocai

Esse gosta da Premier League: escudo do Arsenal e uniforme do QPR.

Parece um bom time, com futuro, apesar do save não ser de carreira.

Vai ser curioso ver como lida com as escolhas do presidente/diretor de futebol, porque eles costumam (tal qual no mundo real) fazer muita coisa errada.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
12 hours ago, DiogoHernandes said:

Legal a escolha e bem criativo a sigla do clube. 

Tem um setor defensivo cheio de perebas mas com bom futuro, estou curioso para ver como o time vai se portar em campo. 

Uma dúvida, hoje o clube está inativo?

E bem bonito este escudo kibado dos Gunners.

Quando eu vi o nome pela primeira vez, achei sem graça o nome, já que não chamamos a onça de jaguar. Mas depois ao entender o nome, achei muito criativo.

Nem acho a defesa ruim, pois temos 3/4 bons (Janduir, Aaron e Jefferson), o pior na minha opinião é o meio-de-campo onde não temos meias-centrais e os volantes são jovens.

Está inativo. Falaram no Face que iriam retomar as atividades, mas ficou só nisso.

Muito amador esse escudo. Existem tantos modelos, poderiam disfarçar melhor. Usar o escudo do Arsenal? Não dá, né? Sem contar a cor vermelha que não tem nada a ver com o clube. Valeu.

 

12 hours ago, Jirimias said:

Bonito mesmo este escudo, mas bonito que o do Arsenal haha. Aliás, que sorte conseguir homenagear a cidade com o nome do clube e ficar tão adequado. É para poucos rs.

A escolha vai te permitir simular bem a realidade de um treinador. Um desafio dos bons! Tudo testado aí nesta liga alternativa?

Vou fingir que é bonito. A homenagem ficou muito legal.

Espero que a coisa  funcione e o desafio exista, Jiri.

A Mundi UP tem rolado liso nos testes que fiz e outros usaram como sugerido pelos criadores e têm funcionado bem.👍

 

11 hours ago, Besouro Azul said:

As divisões inferiores são uma beleza, só lá para encontrar um clube que o escudo é uma mescla de Arsenal com a Jaguar.

E nada mais Brasil que um elenco com abundancias ofensivas e uma miséria na defesa, o treinador vai ter dificuldades para equilibrar esse time.

Gostei muito dos uniformes, o padrão com listras horizontais é o meu preferido no futebol.

Força 👍

Para não dizer outra coisa, né? Você observou bem... tem a fábrica de automóveis ali na escudo.

Essa é a ideia do save, enfrentar as dificuldades sem poder colocar nosso dedo para arrumá-las com contratações.

Obrigado, legal que tenha gostado. Esses foram os primeiros, mas virão outros à medida que mudar de clubes. Interessante essa sua predileção por listras horizontais.

Valeu.

 

22 minutes ago, Neynaocai said:

Esse gosta da Premier League: escudo do Arsenal e uniforme do QPR.

Parece um bom time, com futuro, apesar do save não ser de carreira.

Vai ser curioso ver como lida com as escolhas do presidente/diretor de futebol, porque eles costumam (tal qual no mundo real) fazer muita coisa errada.

E tem mais essa. Uniformes do QPR.😄

Pois é, o futuro vai ficar para...o futuro. O time só tem calendário para o primeiro semestre do ano.

É isso que quero, que eles façam as escolhas deles e eu tenha que lidar com elas. Espero que isso funcione, ou seja, que me dê trabalho.

Valeu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Jirimias

Esqueci de dizer que ao ver vc fazendo os kits que me trouxe um ar de saudosismo de tempos passados da área qdo fazíamos festa com a apresentação dos uniformes novos de nossos times haha ficaram bem legais, ficaria 100% se não fosse esse uniforme com cinto de segurança. Já vem com esse acessório no uniforme ou é campanha de conscientização no trânsito?

Jurava que as cores do time seriam vermelha e branca, acho que a cor do escudo que me levou a essa ideia. 

 

No mais, força pro Jaguar e pro Tião. Pro Gilson tb haha

Share this post


Link to post
Share on other sites
ggpofm
5 hours ago, Jirimias said:

Esqueci de dizer que ao ver vc fazendo os kits que me trouxe um ar de saudosismo de tempos passados da área qdo fazíamos festa com a apresentação dos uniformes novos de nossos times haha ficaram bem legais, ficaria 100% se não fosse esse uniforme com cinto de segurança. Já vem com esse acessório no uniforme ou é campanha de conscientização no trânsito?

Jurava que as cores do time seriam vermelha e branca, acho que a cor do escudo que me levou a essa ideia. 

 

No mais, força pro Jaguar e pro Tião. Pro Gilson tb haha

Grande lembrança, Jirimias. Não só os uniformes fazíamos, rolavam também as notícias de jornal. Tentei fazê-los simples partindo da ideia de um uniforme que vi. Já o 2º uniforme, fiz igual à sugestão do FM. Mas você não está em condições de ficar reclamando, não. Se esqueceu do Rayo Vallecano?😜

Pois, nada a ver o escudo, as cores do clube...poderiam ter feito bem diferente.

Valeu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
marciof89

Também estranhei o clube ter uma cor no escudo e outra nos uniformes, mas faz parte. Ficou muito bonito o kit de uniformes do clube.

O elenco tem algumas deficiências mas acredito que dê para conquistar um acesso de cara, pois essas divisões inferiores dos estaduais geralmente os times são bem ruins. Se não conseguir acesso, vai chegar próximo disso.

Boa sorte!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • CapitaoTsubasa
      By CapitaoTsubasa
      São 27 pastas contendo +de 930 kits, onde cada clube do país fica dentro da pasta do seu estado natal, facilitando a atualização dos times pequenos dos campeonatos estaduais e divisões inferiores ou que disputam o regional/divisões de acesso. Também evita necessidade de atualizar o "sobe e desce" e mudanças na config, pois os times estarão sempre na pasta certa.
      Séries A, B, C e D 100% atualizadas, além dos times pequenos de divisão de cada região que não se acha facilmente.
      O formato de referência seguido é o padrão dos FC'12 kits (420x420).
      Com apenas 92MBs, é o maior compilado de kits brasileiros já reunido em um link único para download.
      ⬇️ Download
       
      Créditos para os Kitmakers do FManager Brasil e suas equipes:
      Principais membros envolvidos e base de tudo, a galera brasileira do SS' kits: Megapack SS' kits 2017 @Clayton_Padula, @Fab Cardoso, @VictorDomingos, @yanfer, @Sheldon Cooper km 18, @lucasaplima  e, @cheirador 
      FB' kits - Série D (Cavalcanti): 
      FC'12 kits - Séries ABC (IgorNatalino, HugoFera e Blaijin) - FMSlovakia: 
      GTCamisas - Série D e Regionais (RomarioAlves): 
      👏🏽👏🏽👏🏽
       
      #=#=#=#=#=#
       
      + - 628 times já foram atualizados, contando os 128 clubes das Séries A, B, C e D feitas pelas equipes.
      Esse trabalho colaborativo inter-equipes seria de referência pra todos os FMs futuros e de grande ajuda para os kitmakers, já que essas camisas de times pequenos regionais não eram atualizadas há mais de 2 anos, algumas eram tão genéricas que nem patrocínio tinham.
      Novos kits estão sendo feitos no tópico FC'12 Kits e serão atualizados gradualmente no pack.
    • Neynaocai
      By Neynaocai
      by @ggpofm
      "Todos os dias nós nos deparamos com histórias inspiradoras de pessoas que triunfaram, mesmo quando tudo indicava que elas não iriam conseguir. Mas a gente nunca presta atenção nas histórias, em número absurdamente maior, das pessoas que quando tudo indica que elas não vão conseguir, elas de fato não conseguem." Daniel, Craque.
       
      Após uma fase de desacertos e apenas um título, Alexsandro “Big Head” de Souza precisou dar um passo atrás. Era preciso não repetir os erros anteriores, apenas trazendo deste passado recente a graciosidade e leveza que o conduziu até aqui. Um grande pensador, uma cabeça a frente de seu tempo.
      Quando o telefone tocou, o sotaque inebriante do outro lado tornava impossível de não reconhecer seu interlocutor. A fala arrastada e ausência de significativas consoantes davam um ar de charme ao dono da voz.
       
      LUXA: Tá melhor meu filho?
      ALEX: Estou pronto. Temos um projeto?
      LUXA: Sim. Está tudo encaminhado. Demorou um pouco para convencer, mas eles não tinham pra onde correr. Me deram carta branca. E eu a repasso. Enquanto estiver na frente da diretoria, ninguém te tira.
      ALEX: Obrigado, Pofexô. Você é o cara mesmo. Um dia você voltará ao Real Madrid ou num rival, como revanche. E será a minha forma de te recompensar.
      -------------------------------------------------
      Dias antes...
      Existem momentos de convergência entre necessidade e desejo. Alex saiu chateado da última entrevista de emprego e chegou a pensar em ficar apenas na ESPN. Mas tinha a necessidade de tirar o estigma de mal gestor, cavalo paraguaio, Claudio Ranieri. Precisa passar mais de dois anos num clube. Precisava de um clube que estivesse disposto a apoiar suas ideias e o projeto que havia desenvolvido neste tempo parado.
      Mais do que isso. Precisa de um time que necessitasse de mudança. De uma diretoria que já houvesse tentado de tudo e onde mesmo os opositores não tivessem proposta para contornar uma situação complicada.  
      Precisava também que o clube em questão fosse um grande clube capaz de ser desejado por bons jogadores e com uma história digna de ser levantada. O que se planeja não é algo simples e um clube pequeno jamais poderia manter a empreitada. Precisava de um diretoria e um conselho deliberativo desesperados, a ponto de entregar um clube às mãos de sonhadores, filósofos e teóricos do futebol. Com loucas ideias que podem levar o time ao sucesso ou enterrá-lo de vez.
      Um clube desesperado, com uma torcida machucada, ansiando por uma afago. Uma luz no fim do túnel. Alguém escravizado por um velho senhor, que uma vez morto teve sua família desfigurada. Um clube sem respeito dos rivais e com a moral baixa.
      Enquanto Alex e Luxa elaboravam o plano perfeito, uma notícia lhes conduziu ao destino ideal.
       
      LUXA: Você leu o Hora Extra hoje?
      ALEX: Por que faria isto?
      LUXA: Não importa, estou te mandando por e-mail.
       
      Ao abrir o e-mail, Alex percebeu um discurso inflamado, de uma figura conhecida.
       
      “Me apresente uma solução concreta, onde vamos arrumar dinheiro, onde vamos arrumar atletas para resolver o problema do nosso clube. Não vamos derrubá-lo sem ter uma solução concreta. Nenhum de nós tem. Nenhum de nós tem a solução! Eu não tenho, por isso não derrubo.
      Se eu tivesse uma solução ou se algum dos senhores... Eu conversei com todas as correntes do clube. Com todas elas! Todas! Nenhuma me apresentou UMA solução razoável para nos livrar do problema. O problema é grave.
      A probabilidade de sermos rebaixados e decretarmos o fim da nossa instituição, porque o rebaixamento desta vez não é apenas mora. Não é apenas mora. O rebaixamento desta vez é financeiro e é muito grave. Muito grave.
      José Luis Moreira, o próprio Luis Manoel, o Júlio, que está aqui. Brant, que é uma opção. Vamos estar daqui a um mês metralhando eles. Como que eles vão arrumar uma solução em 24h? Como que assume um clube que tem 600, 700, um bilhão... Não sei quanto.
      Então, sem, sem, sem nenhum carinho pessoal pelo presidente da diretoria administrativa. Nenhum. Um mísero pontinho. Não tenho. Tive uma relação muito desgostosa com ele. Muito. Pode ser que um dia volte.
      Mas pensando no clube e pensando tenho certeza que não existe outra solução."
       
      Perfeito, era o que precisávamos. Era a necessidade e o desejo se concretizando. E como diz o Professor Cortella, a soma desses fatores é a hora certa.
       
      ALEX: Precisamos falar com eles urgentemente. Tem o contato de alguém?
      LUXA: Vamos calma, pequeno cabeça. A reunião está marcada. Prepare o discurso e vamos revolucionar este pequeno rincão que costumam chamar de Vasco da Gama.
    • Neynaocai
      By Neynaocai
      Por um erro meu o tópico anterior foi arquivo/apagado, mas o save continuou firme e forte. Algumas alterações pequenas neste, para melhor acomodar a história.

      Dez anos depois
      Quando contrataram Robbie Keanne para treinar o Killie, ninguém podia imaginar o que aquilo significava para cidade de Kilmarnock. Muito menos, poderiam imaginar o que representava para o Robert Davie Keanne.
      Como poucos sabiam, apesar de nascido em Dublin, Robbie crescer nos arredores do Castelo De Turnberry e embora amasse a Irlanda e fizesse sucesso com a camisa verde, as vezes pegava-se a pensar em como teria sido se tivesse ficado em sua cidade. Se ganharia títulos, se seria convocado para seleção escocesa.
      Essa história começou em 2018, logo após ele anunciar sua aposentadoria. Muitos contam um encontro inesperado quando foi encontrar velhos amigos no pub Oceans 11. Mas a verdade, senhoras e senhores, desconhecida do público, foi revelada aos poucos, com esse final bombástico.
      Começar essa história pelo final é para te convidar a participar da epopeia que movimentou o futebol da Escócia – e do mundo, por que não? Durante os dez anos de ligação entre Robbie e Kilmarnock. Hoje ele deixa o clube, mas estará para sempre em nossos corações.
       
      A contratação
      Angus, seu amigo de longa data, começou o brinde:
      _ Ao nosso Keane, que não é o irmão do Roy! O irlandês mais escocês que essas colinas já vira. Seja bem-vindo a vida mansa, companheiro. Brincou o ruivo McDonald.
      _ Senhores, senhores, ainda não estou no ritmo de férias, passei apenas para vê-los. Amanhã, iniciarei o módulo final do curso para retirar a Licença Pro Continental. Contestou Robbie e continuou. Como anda as coisas no nosso Killie?
      Neste momento, uma figura imensa entra no pub e um silêncio se impera. Alguns cochichos nos grupos, mas ninguém volta a conversar até que o recém-chegado anuncia aos brados:
      _ Cerveja liberada até eu sair!
      E chegando-se a mesa de Robbie gritou, em bom e velho galês:
      _ Dea-oíche, mister Robbie. Serei direto, para que possamos beber tranquilamente. Meu nome é Billy Bowie, sou descendente de Arthur Guinnes e CEO da cervejaria. O nosso amigo Angus me convenceu a patrocinar um projeto em que você é a figura principal, pelo nome e história.
      Robbie demonstrou surpresa, mas aguardava aquele encontro há muito tempo. Tudo corria conforme esperado.
       
      Kilmarnock  FC
      O Clube leva o nome dessa cidadezinha bem de boas, no leste escocês, a poucos quilômetros de Glasglow. Fica próxima ao Castelo de Turnberry, onde Robert The Bruce nasceu e cresceu.
      A cidade possui pouco mais de 45.000 habitantes e deu ao mundo o whiske Jhonnie Walker. Ocorre que em 2009, a atual dona da marca tirou a centenária fábrica de Kilmarnock, o que gerou protestos, mas não teve jeito. Por isso, em nossa história, a também centenária cervejaria Guinnes é que irá patrocinar o clube. Afinal, eles estão buscando criar raízes na terra da aguardente vermelha.
      Também em Kilmarnock viveu um cara chamado Alexander Fleming que ganhou o Nobel da Medicina por criar uma coisa não muito útil chamada Penicilina.
      Já o clube é apenas o profissional mais velho da Escócia, o que me fez acreditar que eu fazia parte do Clube dos Pioneiros, mas daí eu vi que o clube mais antigo do Queens Park FC, que agora é um time semiprofissional. Já adiantando, Queens Park é nosso parceiro.
      Enfim, o Killie como é chamado, conquistou um escocesão em 1964/65, três copas da Escócia 1919/20, 1928/29 e 1996/97, além de uma copa da Liga em 2011/12.
      Jogamos no acanhado, mas aconchegante Rugby Park, com capacidade para 18.128 torcedores.
      O presidente do Clube, Billy Bowie, que na nossa história é dono da Guinnes, na vida real é dono de uma empresa de transporte de resíduos e talvez não seja um bilionário.
       
      Regras, objetivos e curiosidades do save:
       
    • Bruno Trink
      By Bruno Trink
      Em janeiro de 2013, às vésperas de mais uma edição da Copa Africana de Nações, Stephen Keshi, então treinador da seleção da Nigéria, reacendeu uma enorme polêmica. O nigeriano criticou duramente o trabalho de técnicos estrangeiros nas seleções africanas. Segundo ele, os "caras brancos" rumam para a África apenas para ganhar dinheiro. Ele também criticou o tratamento diferenciado das federações com treinadores locais e estrangeiros – segundo ele, os expatriados recebem mais tempo para se adaptar desenvolver seu trabalho – e afirmou que isso estava aniquilando o futebol africano.
      Keshi faleceu em 2016 e hoje, seis anos depois daquela declaração, muito pouco mudou. É fato que os treinadores de Argélia e Senegal, finalistas da competição de seleções africanas, defendem seus próprios países de nascimento. A bem da verdade, o argelino Djamel Belmadi nasceu em Champigny-sur-Marne, na França. No entanto, no total, 66% dos treinadores, 15 de 24, eram estrangeiros.
      A ideia é simples: explorar o futebol no continente africano com um treinador de nacionalidade africana. Para isso, foram adicionadas, além das ligas da África do Sul, originais do jogo, as ligas de outros nove países utilizando o update do @Timo@. Não pretendo me prender a objetivos. Encarnarei um treinador mauriciano, com um perfil inexperiente e começo desempregado. A nacionalidade foi escolhida por dois motivos. Primeiro, um país que não está entre as ligas selecionadas para o save. Segundo, não queria uma nação envolvida com ditaduras sanguinárias. As Ilhas Maurício, muito pelo contrário, que já foram colônia holandesa, depois francesa e, então, britânica, hoje são um exemplo de democracia, mesmo com algumas questões de corrupção, e tem um dos maiores índices no ranking da Freedom House.

      Não vou sair do continente, a intenção é fortalecer o futebol africano. A ver até onde posso chegar...
       
      Índice:
       
      Histórico:
       
      Ligas selecionadas:
    • LC
      By LC
      **** Update: 19.3.4
      **** PATCH:
      English Playable Leagues after enabling the E22 database
      01.    Premier League
      02.    Championship
      03.    League 1
      04.    League 2
      05.    Conference Premier

      06.    
      o    Conference North
      o    Conference South
      07.    
      o    Isthmian Premier
      o    Southern League South Division
      o    Southern League Central Division
      o    Northern Premier
      08.    
      o    Isthmian Division 1 North
      o    Isthmian Division 1 South East
      o    Isthmian Division 1 South Central
      o    Southern League Division 1 Central
      o    Southern League Division 1 South
      o    Northern Premier Division 1 East
      o    Northern Premier Division 1 West
      09.    
      o    Combined Counties League Premier
      o    Eastern Counties League Premier
      o    Essex Senior League
      o    Hellenic League Premier
      o    Midland Football League Premier
      o    Northern Counties East League Premier
      o    Northern League Division One
      o    North West Counties League Premier
      o    Spartan South Midlands League Premier
      o    Southern Combination League Premier Division
      o    Southern Counties East League Premier
      o    United Counties League Premier
      o    Wessex League Premier
      o    Western League Premier
      10.    
      o    Combined Counties League Division One
      o    Eastern Counties League Division One North
      o    Eastern Counties League Division One South
      o    East Midlands Counties League
      o    Hellenic League Division One East
      o    Hellenic League Division One West
      o    Midland Football League Division One
      o    Northern Counties East League Division One
      o    Northern League Division Two
      o    North West Counties League Division One North
      o    North West Counties League Division One South
      o    South West Peninsula League Premier Division
      o    Spartan South Midlands League Division One
      o    Southern Combination League Division One
      o    Southern Counties East League Division One
      o    United Counties League Division One
      o    Wessex League Division One
      o    Western League Division One
      o    West Midlands (Regional) League Premier Division
      11.    
      o    Anglian Combination Premier Division
      o    Bedfordshire County Football League Premier Division
      o    Essex Olympian League Premier Division
      o    Kent County League Premier Division
      o    Hampshire Football League Senior Division
      o    Humber Premier League Premier Division
      o    Liverpool County Premier League Premier Division
      o    Middlesex County Football League Premier Division
      o    Southern Combination League Division Two
      o    Mid Sussex League Premier Division
      o    South West Peninsula League Division One East
      o    South West Peninsula League Division One West
      o    Surrey Elite Intermediate Football League
      o    West Cheshire League Division One
      o    Manchester Football League Premier Division
      o    Midland Football League Division Two
      o    Leicestershire Senior League Premier Division
      o    Cheshire Football League Premier Division
      o    West Lancashire League Premier Division
      o    Northern Football Alliance Premier Division
      o    Wearside League
      o    Gloucestershire County Football League
      o    Essex & Suffolk Border Football League Premier Division
      o    Dorset Premier Football League
      o    Wiltshire Senior League Premier Division
      o    Lincolnshire Football League
      o    Nottinghamshire Senior League Premier Division
      o    Somerset County League Premier Division
      o    Peterborough & District Football League Premier Division
      o    Thames Valley Premier Football League Premier Division
      o    Oxfordshire Senior Football League Premier Division
      o    Central Midlands League Premier North
      o    Central Midlands League Premier South
      o    Spartan South Midlands League Division Two
      o    Cambridgeshire County League Premier Division
      o    Sheffield & Hallamshire County Senior League Premier Division
      o    Hertfordshire Senior County League Premier Division
      o    Staffordshire County Senior League Premier Division
      o    Suffolk & Ipswich Football League Senior Division
      o    Northamptonshire Combination League Premier Division
      12.    
      o    Anglian Combination Division One
      o    Bedfordshire County Football League Division One
      o    Essex Olympian Football League Division One
      o    Kent County League Division One Central & East
      o    Kent County League Division One West
      o    Hampshire Football League Division One
      o    Humber Premier League Division One
      o    Liverpool County Premier League Division One
      o    Middlesex County Football League Division One (Central & East)
      o    Middlesex County Football League Division One (West)
      o    Brighton, Worthing & District League Division One
      o    West Sussex Football League Premier Division
      o    East Sussex Football League Premier Division
      o    Mid Sussex Football League Championship
      o    Cornwall Combination League
      o    East Cornwall League Premier Division
      o    Plymouth & West Devon League Premier Division
      o    South Devon Football League Premier Division
      o    Devon & Exeter League Premier Division
      o    North Devon Football League Premier Division
      o    Surrey County Intermediate League (Western) Premier
      o    Surrey South Eastern Combination Intermediate Division One
      o    West Cheshire League Division Two
      o    Manchester Football League Division One
      o    Midland Football League Division Three
      o    Leicestershire Senior League Division One
      o    Cheshire Football League Division One
      o    West Lancashire League First Division
      o    Northern Football Alliance First Division
      o    Crook & District League Division One
      o    Gloucestershire Northern Senior League Division One
      o    Bristol Premier Combination Premier League
      o    Essex & Suffolk Border Football League Division One
      o    Dorset Football League Senior Division
      o    Swindon & District League Premier Division
      o    Trowbridge & District Football League Division One
      o    Salisbury & District Football League Premier Division
      o    Nottinghamshire Senior League Division One
      o    Somerset County League Division One
      o    Peterborough & District Football League Division One
      o    Thames Valley Premier Football League Division One
      o    Oxfordshire Senior Football League Division One
      o    Cambridgeshire County League Senior Division A
      o    Sheffield & Hallamshire County Senior League Division One
      o    Essex Alliance Football League Premier Division
      o    Hertfordshire Senior County League Division One
      o    Staffordshire County Senior League Division One
      o    Suffolk & Ipswich Football League Division One
      o    Northamptonshire Combination League Division One
      13.    
      o    Aldershot & District Football League Senior Division
      o    Andover & District Football League Division One
      o    Anglian Combination Division Two
      o    Banbury District & Lord Jersey FA Premier Division
      o    Basingstoke & District Football League Division One
      o    Bournemouth Saturday League Premier Division
      o    Brighton, Worthing & District League Division Two
      o    Bristol Premier Combination Division One
      o    Cambridgeshire County League Senior Division B
      o    Cheshire Football League Division Two
      o    Crook & District League Division Two
      o    Devon & Exeter League Division One
      o    Dorset Football League Division One
      o    East Cornwall League Division One
      o    East Riding County League Premier Division
      o    East Sussex Football League Division One
      o    Essex Alliance Football League Division One
      o    Essex & Suffolk Border Football League Division Two
      o    Essex Olympian Football League Division Two
      o    Gloucestershire Northern Senior League Division Two
      o    Hertford & District Football League Premier Division
      o    Kent County Football League Division Two Central & East
      o    Kent County Football League Division Two West
      o    Liverpool County Premier League Division Two
      o    Mid-Essex Football League Premier Division
      o    Mid Sussex Football League Division One
      o    North Devon Football League Senior Division
      o    North Leicestershire Football League Premier Division
      o    Northamptonshire Combination League Division Two

      ***** Ligas Selecionadas



      **** Início do save: 12ª Divisão Inglesa - Essex Olympian Football League Division One
      **** Apenas me divertir jogando Football Manager
      **** Save: Reboot do Save Winchester: Estrada para a Glória, com uma nova roupagem. Públicado anteriormente em Janeiro de 2016 nos diversos fóruns de FM que participo.
       
       

×
×
  • Create New...